Academic literature on the topic 'Aves (Biologia)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Aves (Biologia).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Aves (Biologia)"

1

Faria, Luciene C. P., Lucas A. Carrara, and Marcos Rodrigues. "Biologia reprodutiva do fura-barreira Hylocryptus rectirostris (Aves: Furnariidae)." Revista Brasileira de Zoologia 25, no. 2 (June 2008): 172–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752008000200003.

Full text
Abstract:
A biologia reprodutiva de Hylocryptus rectirostris (Wied, 1831) é descrita pela primeira vez. As coletas de dados foram realizadas no período de abril de 2004 a novembro de 2005, no Parque Nacional da Serra do Cipó, Minas Gerais. Os indivíduos foram marcados com anilhas coloridas e acompanhados ao longo de duas estações reprodutivas. Ovos, ninhegos e jovens foram descritos. O sucesso reprodutivo foi avaliado em cinco categorias: construção de ninhos, ovos, ninhegos, casais e ninhos. Casos de competição por cavidades e predação também foram registrados. A atividade reprodutiva é altamente sincrônica tanto entre os casais quanto entre as estações. Foram encontrados 20 ninhos, todos construídos em barrancos localizados nas margens de rios. O período de incubação é de 17 dias e o período de ninhego varia entre 21 a 25 dias. O casal se reveza na construção do ninho, incubação e alimentação da prole, sendo que a fêmea apresenta maior desenvolvimento da placa incubatória. A porcentagem de ninhos que produziram um ou mais filhotes foi de 33% (n = 9) na estação de 2004 e 18% (n = 11) na estação de 2005. As causas dos fracassos ocorridos ao longo da atividade reprodutiva foram principalmente destruição do ninho por desabamento ou enchente do rio. Este estudo fornece conhecimentos a respeito da biologia básica de H. rectirostris e pode contribuir para futuras medidas de conservação e manejo desta espécie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Miño, Carolina Isabel, and Sílvia Nassif Del Lama. "SISTEMAS DE ACASALAMENTO E BIOLOGIA REPRODUTIVA EM AVES AQUÁTICAS NEOTROPICAIS." Oecologia Australis 13, no. 01 (March 2009): 141–52. http://dx.doi.org/10.4257/oeco.2009.1301.11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Viviane Assunção da, Josué Ribeiro da Silva Nunes, and Paulo Sérgio Lopes da Silva. "A observação de aves como facilitador do ensino de Biologia." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 6, 2021): e476101119674. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19674.

Full text
Abstract:
A escola contemporânea tem sofrido grande impacto diante das transformações ocorridas na sociedade, sendo impelida a buscar novas propostas de ensino, a fim de superar o fracasso escolar. Assim, na tentativa de imprimir significado a aprendizagem de biologia e torná-la mais eficaz, cada vez mais tem-se investido na utilização de espaços públicos não formais, afim de aproveitar a curiosidade e disponibilidade dos estudantes para que ocorra a consolidação do processo ensino-aprendizagem, aliando teoria e prática. Deste modo, este trabalho teve como objetivo evidenciar a observação de aves no Parque Lagoa da Garça em Juína-MT, como uma ferramenta válida para o ensino de biologia. Para tanto foi elaborada uma sequência didática envolvendo a realização de trilha interpretativa, onde estudantes puderam ser protagonistas do processo ensino-aprendizagem. Antes e posterior a execução do planejamento didático, os estudantes responderam questionários, denominados de pré-teste e pós-teste, que auxiliaram na verificação da validade do método didático empregado. Através das respostas dos estudantes, pode-se verificar que a atividade proposta possibilitou a eles conhecer mais sobre as espécies de aves locais, observando a importância ecológica destes animais e a estreita relação da diversidade deste grupo com o estado de conservação do ambiente em que eles vivem, oportunizando reflexões sobre atitudes humanas que impactam diretamente estes seres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rocha, Rute, Graça Viegas, Ana Colaço, Lília Vaz, Manuela Rosa Silva, and Elisabete Santos. "Biologia do medo e a aprendizagem das crianças acolhidas em instituição." revistamultidisciplinar.com 3, no. 2 (September 2021): 83–91. http://dx.doi.org/10.23882/ne2150.

Full text
Abstract:
Neste documento propomo-nos descrever uma intervenção educativa num Centro de Acolhimento de crianças, na qual implementámos um conjunto de atividades, que permitiram que um grupo de doze crianças interagisse com animais não humanos. Das diversas atividades realizadas, iremos expor duas delas, que se designam: «Atrair aves para o jardim da instituição de acolhimento» e «Formigando». Com a apresentação destas duas atividades, pretendemos demonstrar uma forma de promover diversas aprendizagens em crianças acolhidas em instituição, com elevada vulnerabilidade vivencial e emocional, fundamentando as nossas opções em estudos da neuroaprendizagem, da biologia do medo e das interações com animais. Durante toda a intervenção educativa, foi nosso propósito possibilitar às crianças momentos de aprendizagem e de bem-estar, no qual o «humano» se desenvolvesse através do «não humano» e que as mesmas estabelecessem ligações neuronais concorrentes com ligações prévias, em que o medo era prevalente. Esta intervenção educativa foi desenvolvida no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Algarve e o referido Centro de Acolhimento, na qual um grupo de doze crianças interagiu com animais não humanos, nomeadamente aves e formigas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Borges, Laura Costa, Ligia Cantarino, and Simone Perecmanis. "Difilobotríase: considerações sobre uma doença emergente." Pubvet 15, no. 4 (April 2021): 1–7. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v15n04a797.1-7.

Full text
Abstract:
A difilobotríase ou difilobotriose é uma zoonose causada pelo cestódeo Diphyllobothrium spp. através do consumo de peixes infectados crus ou mal cozidos. É uma das mais importantes doenças transmitidas por pescados, sendo amplamente distribuída pelo mundo. Mamíferos (incluindo os humanos) e aves piscívoras são hospedeiros definitivos do parasito, que possui um ciclo complexo que incluí ao menos dois hospedeiros intermediários como crustáceos, peixes, aves e mamíferos. Diversas espécies conhecidas do Diphyllobothrium spp. podem infectar o homem, podendo ser diferenciadas e identificadas por métodos de biologia molecular. O cozimento adequado do pescado e o congelamento prévio são suficientes para eliminar o parasita nos alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dias da Silva, José Antônio, and Aline Silva Dejosi Nery. "Uma proposta de uso da plataforma Wiki Aves como um facilitador na aprendizagem de temas ambientais relacionados à ornitologia." Revista Thema 16, no. 3 (October 31, 2019): 607–16. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v16.2019.607-616.1344.

Full text
Abstract:
Por meio do uso de plataformas digitais como o portal Wiki Aves, o interesse público pela atividade de observação de aves (birdwatching) tem gerado dados que têm sido úteis aos docentes, sobretudo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas ao ar livre, com vista ao conhecimento e à conservação das espécies de aves locais. Sabe-se que essa atividade, além de ser dinâmica e prazerosa, pode prestar enormes contribuições ao desenvolvimento sustentável quando associada à educação ambiental. Com base nos referenciais teóricos que enfatizam o uso de mídias digitais e novas tecnologias na prática educacional, elaboramos uma proposta pedagógica que, quando aplicada, visa contribuir para alcançar os objetivos preconizados pelas diretrizes dos programas nacionais de educação ambiental. O presente artigo propõe uma metodologia pedagógica tendo por base o portal Wiki Aves para um entendimento da composição da avifauna do município do Rio de Janeiro e projeta como esse conhecimento pode direcionar a realização de atividades pedagógicas envolvendo práticas de educação ambiental. As atividades propostas reforçam o valor da observação de aves como um incentivo para o ensino de ciências e/ou biologia, podendo contribuir para o conhecimento científico por meio da prática cidadã por alunos de diversos segmentos escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marini, Miguel Ângelo, Yonara Lobo, Leonardo Esteves Lopes, Leonardo Fernandes França, and Luciana Vieira de Paiva. "Biologia reprodutiva de Tyrannus savana (Aves, Tyrannidae) em cerrado do Brasil Central." Biota Neotropica 9, no. 1 (March 2009): 55–63. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032009000100007.

Full text
Abstract:
A tesourinha Tyrannus savana é um Passeriforme (Tyrannidae) migratório que ocorre no Planalto central entre os meses de agosto e fevereiro. Sua biologia reprodutiva é ainda pouco conhecida e foi abordada pelo presente estudo quanto aos seguintes aspectos: período reprodutivo, tamanho da ninhada, tempo de incubação e de permanência dos ninhegos no ninho, características dos ninhos e ovos, taxa de sucesso dos ninhos e taxa de predação. O estudo foi realizado na Estação Ecológica Águas Emendadas e em fragmentos do entorno, DF, nas estações reprodutivas de 2002 a 2007. Os ninhos (n = 78) foram monitorados em intervalos de 2-4 dias. O período reprodutivo estendeu-se de setembro a dezembro. O período médio de incubação foi de 13,6 ± 0,4 dias (n = 21) (média ± EP), e a permanência dos ninhegos no ninho foi de 15 ± 0,4 dias (n = 27). A maioria dos ninhos (n = 39) foi encontrada em cerrado ralo e em plantas-suporte do gênero Kielmeyera. O tamanho da ninhada variou de 1 a 3 ovos com média de 2,5 ± 0,3 ovos. O comprimento e a largura média dos ovos foram de 22,2 ± 0,2 mm e 15,8 ± 0,1 mm (n = 6), respectivamente, e o peso médio foi de 3,0 ± 0,2 g (n = 5). Trinta ninhos (52,5%) tiveram sucesso, 24 (43,8%) foram predados e apenas dois (3,7%) foram abandonados. O sucesso dos ovos foi de 39,2 ± 1,4%, sendo a taxa de eclosão de 0,6 ± 0,2 filhotes/ovo, a fecundidade de 1,5 ± 0,4 filhotes/fêmea e da produção anual de filhotes de 1,0 ± 0,3 filhotes/ninho. O sucesso dos ninhos (método de Mayfield) foi de 45,9% ± 1,1, não havendo diferença significativa entre a taxa média de sobrevivência diária nas fases de ovo e ninhego. Diversos parâmetros estimados para T. savana revelaram ser diferentes do esperado para um tiranídeo tropical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marini, Miguel, Nadinni Sousa, Fábio Borges, and Mariana Silveira. "Biologia reprodutiva de Elaenia cristata (Aves: Tyrannidae) em cerrado do Brasil central." Neotropical Biology and Conservation 4, no. 1 (May 7, 2009): 2–12. http://dx.doi.org/10.4013/nbc.2009.41.01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Andrade, R. B. de, T. Gemelli, L. P. Dall Onder, K. Cristina, T. de Brito, A. A. L. Barboza, and B. G. de Brito. "MÉTODOS DIAGNÓSTICOS PARA OS PATÓGENOS ALIMENTARES: CAMPYLOBACTER SP., SALMONELLA SP. E LISTERIA MONOCYTOGENES." Arquivos do Instituto Biológico 77, no. 4 (December 2010): 741–50. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v77p7412010.

Full text
Abstract:
RESUMO Os métodos moleculares de detecção rápida e eficaz de lotes de aves infectados por bactérias como Salmonella sp. Campylobacter sp. e Listeria monocytogenes são importantes para reduzir a frequência da transmissão destes patógenos entre os lotes de aves e aos consumidores de produtos de origem animal. Recentemente, as técnicas de biologia molecular, em especial a reação em cadeia polimerase, que permite a amplificação específica de segmentos de DNA, têm possibilitado novos rumos na identificação de bactérias supracitadas, reduzindo o tempo de cultivo e ampliando a confiabilidade das provas diagnósticas. A utilização da biologia molecular por laboratórios de diagnóstico humano e animal, assim como em programas de controle de qualidade de alimentos e produtos de origem animal, já é realidade e tende a se expandir rapidamente. O objetivo deste artigo é fazer uma breve revisão dos testes diagnósticos convencionais e moleculares para identificar Campylobacter sp., Salmonella sp. e Listeria monocytogenes. Concluindo, o diagnóstico molecular é um campo em avanço científico e tecnológico, no qual novas técnicas moleculares estão em desenvolvimento para o diagnóstico de bactérias em alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Do Vale, Patrícia Silva, Crislley Ribeiro De Souza, Patrícia Pacheco Rodrigues Donida, and Nelson Antunes De Moura. "Distribuição e comportamento de aves encontradas em três fitofisionomias do cerrado na estação ecológica serra das araras, Porto Estrela – MT / Distribution and behavior of birds found in three physiognomies of the cerrado in the serra das araras ecological station in Porto Estrela - MT." Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 4, no. 3 (August 18, 2021): 3790–96. http://dx.doi.org/10.34188/bjaerv4n3-085.

Full text
Abstract:
A Estação Ecológica Serra das Araras (EESA) é uma unidade de conservação federal localizada nos municípios de Porto Estrela e Cáceres, estado de Mato Grosso. É formada pelo Bioma cerrado e está situada na província serrana. Possui uma rica diversidade biológica, entre ela as comunidades de aves. Esse trabalho foi realizado com o intuito de analisar a abundância, distribuição e comportamento das aves de três locais diferentes da Unidade. A metodologia adotada foi através de pontos de observação em três trilhas (Boca do José, Mirante e Encontro das Águas). Foram identificadas 09 espécies, com total de 12 indivíduos observados de forma direta na paisagem. A maior ocorrência foi na trilha Boca do José (10 espécimes). O comportamento mais ocorrente foi Alimentação seguida de Voando. A EESA apresenta grande diversidade de aves que, através de estudos prolongados, ampliará os conhecimentos da biologia e ecologia destas espécies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Aves (Biologia)"

1

Mendonça, Elmiro de Carvalho. "Biologia reprodutiva de Formicivora erythronotos (Aves : Thamnophilidae)." Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001. http://hdl.handle.net/11422/3496.

Full text
Abstract:
Submitted by Alberto Vieira (martins_vieira@ibest.com.br) on 2018-01-18T20:18:05Z No. of bitstreams: 1 493365.pdf: 15989179 bytes, checksum: 9e376e8664b10cc5f18148983680b0c1 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-01-18T20:18:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 493365.pdf: 15989179 bytes, checksum: 9e376e8664b10cc5f18148983680b0c1 (MD5) Previous issue date: 2001-01-12
CAPES
A biologia reprodutiva de Formicivora erythronotos (Thamnophilidae), espécie ameaçada e endêmica do sudoeste do Estado do Rio de Janeiro, foi estudada em Angra dos Reis e Paraty, entre julho de 1997 e dezembro de 1999. Nada era conhecido sobre sua biologia reprodutiva antes deste estudo. Um total de 31 ninhos foi encontrado. A maioria deles estava posicionada à beira de trilhas e estradas, com circulação frequente de pessoas. O ninho é um pequeno cesto preso a ramos de plantas herbáceas e posicionado próximo ao chão. Ele é composto basicamente de uma fibra vermelha não identificada e pequenas raízes. A postura, que se dá em dias alternados, é de um (raramente) ou dois ovos brancacentos com máculas marrons concentradas principalmente no polo rombo. O monitoramento intensivo de alguns ninhos, totalizando cerca de 337 horas, permitiu determinar os papeis sexuais na reprodução da espécie. Cortejo nupcial, que consiste na oferta de alimento à fêmea pelo companheiro, precedeu a postura dos ovos. A divisão básica dos cuidados no ninho em F. erythronotos concorda com o padrão básico observado na família. Ambos os sexos participam na construção do ninho, alimentação dos ninhegos, incubação e choco diurnos, sendo a contribuição do macho ligeiramente superior nessas três últimas atividades. A incubação e choco noturnos são responsabilidade exclusiva da fêmea. Fora do ninho, cada filhote fica sob os cuidados exclusivos de um dos pais. A duração média das sessões de incubação em F erythronotos é bem inferior à de outras espécies de tamnofilídeos, enquanto a taxa de alimentação dos ninhegos exibe o padrão inverso. Diferenças na exposição do ninho à predação e nas estratégias de forrageio são sugeridas para explicar essas disparidades. O período de incubação e de ninhego é de cerca de 14 dias e 10 dias, respectivamente...
The breeding biology of the Black-hooded Antwren Formicivora erythronotos (Aves: Passeriformes: Thamnophilidae), an endangered species which is endemic to southwestern Rio de Janeiro State, was studied from July 1997 to December 1999 at Angra dos Reis and Paraty. Nothing was known on its breeding biology before. Most of the 31 nests found were placed by the side of trails and roads that were frequently used by people. The species' nest is a small cup made basically of an unidentified reddish fiber and rootlets, and is attached to twigs of herbaceous plants close to the ground. Clutch size is two (rarely one) eggs. These are whitish with brown markings, concentrated at the large end, and are laid on altemate days. An intensive monitoring of some nests, totaling about observation 337 hours, allowed that sexual roles on the species' breeding biology were known. Egg laying was preceded by a nuptial display, in which males offered food to their mates. As in other species of the family, male and female Black-hooded Antwrens build the nest, and also take turns incubating the eggs, and brooding and feeding the young. Male's contribution is slightly greater in the latter three activities, and female alone takes charge of nocturnal incubation and brooding. Each parent takes care exclusively of one fledgling. The average duration of incubation sessions in this species is much smaller than in other species in the family, while the feeding rate of the young was much greater. These differences may be related to different nest exposure to predation as well as to foraging strategies. Incubation lasts 14 days and nestlings stay 10 days in the nest...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gaiotti, Milene Garbim. "Antilophia bokermanni (Aves: Pipridae) : parâmetros reprodutivos, sistema de acasalamento social e genético e o papel da seleção sexual." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/22878.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2016.
Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo restrito: tabela 1 na página 128 (capitulo 3).
Submitted by Camila Duarte (camiladias@bce.unb.br) on 2017-01-25T12:45:20Z No. of bitstreams: 1 2016_MileneGarbimGaiotti.pdf: 2316094 bytes, checksum: f5adba048bcdb3009a61d1a9d310d0a0 (MD5)
Approved for entry into archive by Ruthléa Nascimento(ruthleanascimento@bce.unb.br) on 2017-03-13T16:26:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_MileneGarbimGaiotti.pdf: 2316094 bytes, checksum: f5adba048bcdb3009a61d1a9d310d0a0 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-13T16:26:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_MileneGarbimGaiotti.pdf: 2316094 bytes, checksum: f5adba048bcdb3009a61d1a9d310d0a0 (MD5)
As aves foram, por muitos anos, consideradas um grupo quase inteiramente monogâmico, uma vez que o estudo do sistema de acasalamento se restringia à observação comportamental. A abordagem molecular nas análises de paternidade, mostraram que em muitas espécies consideradas monogâmicas, ocorriam fertilizações extra-par (FEP). O presente trabalho investigou aspectos da biologia reprodutiva, sistema de acasalamento e o papel da seleção sexual em Antilophia bokermanni, ave criticamente ameaçada e endêmica da Chapada do Araripe-CE, onde foi realizada a procura e monitoramento dos ninhos, anilhamento, coleta de sangue, fezes e dados biométricos dos indivíduos, entre 2013 à 2016. Foram feitas análises genéticas de sexagem e paternidade. Capturamos 350 indivíduos e encontramos 190 ninhos. Descobrimos que a espécie possui alta sobrevivência de ninhos e baixa taxa de predação variando de acordo com os anos e áreas amostradas. Apenas a fêmea executa atividades de construção e cuidado dos ninhos, ovos e ninhegos. A dieta da espécie é predominantemente frugívora, no entanto, machos consomem mais Coleopteras que as fêmeas, enquanto que estas possuem uma dieta mais diversa. Encontramos que o índice de condição corporal (ICC) dos machos está relacionado com a quantidade de linfócitos e heterólfilos, além da saturação de UV das penas dorsais. As células de defesa também estão relacionadas à complexidade do canto dos machos. O sucesso reprodutivo dos machos é positivamente relacionado ao ICC, à complexidade do canto e à cantos curtos e baixos, porém, negativamente relacionado à quantidade de cantos incompletos. A paternidade biológica foi assinalada para 57 ninhegos, sendo que 53 foram provenientes de cópulas extra-par. A FEP foi de 90,91% por ninho. O nível de endogamia foi de 37%. Assim, não consideramos que a espécie seja socialmente ou geneticamente monogâmica, ao invés disso propomos que o sistema de acasalamento de A. bokermanni seja classificado com um lek solitário poligínico.
Birds were considered for many years an almost exclusively monogamous group, once studies on mating system were restricted to observations on behavior. The molecular approach on paternity analyses showed that many species considered monogamous presented extra-pair fertilizations (EPF). This study investigated the aspects of the reproductive biology, mating system and the role of sexual selection on Antilophia bokermanni, a bird critically endangered and endemic from Araripe Plateau-CE, where we searched and monitored nests, banded the individuals and collected blood, feces and biometric data between 2013 to 2016. Genetic analyses of sexing and paternity were realized. We catch 350 individuals and found 190 nests. The species has a high nest survival with low nest predation that varies among years and areas sampled. Only females realize nest constructions, incubation and parental care. Their diet is mostly frugivorous but males ingested more Coleoptera than females while females had a more v t. W f n th t ’ b y n t n n x (BCI) t w th th q nt ty lymphocytes and heterophile and also with UV saturation on the back feathers. Defense cells w t w th ’ n p x ty. M p t v p t v y t t BCI, song complexity and short and low songs, but is negatively related with the number of incomplete songs. Biological paternity was assigned for 57 nestlings, and 53 were prevenient from extra-pair copulation. The EPF were 90,91% per nest. The inbreeding level was 37%. Therefore we do not consider the species as socially or genetically monogamous, instead we propose that the A. bokermanni mating system be classified as a poliginc solitary lek.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rizotto, Laís Santos. "Metapneumovírus aviários em aves silvestres." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10134/tde-17052017-125020/.

Full text
Abstract:
Metapneumovírus Aviário (aMPV), família Pneumoviridae, gênero Metapneumovírus, é o agente etiológico responsável pela rinotraqueíte dos perus e também está associada à síndrome da cabeça Inchada em galinhas, duas importantes doenças respiratórias que acometem aves comerciais e levam a grandes perdas econômicas. O objetivo deste estudo foi detectar a presença de aMPV em amostras de aves silvestres e realizar a caracterização molecular dos isolados encontrados, com o intuito maior de contribuir para o entendimento da epidemiologia desse vírus. Para isso foram coletados no total, 448 suabes orofaringeanos (OP) e cloacais (C) oriundos de 234 aves silvestres em quatro locais do estado de São Paulo. Três tipos de amostras foram processadas e testadas: 1) 266 suabes agrupados de um ou até cinco animais que estavam no mesmo recinto e respeitando o mesmo tipo de suabe (OP ou C); 2)188 suabes foram agrupados na forma de pools de até dois animais, contendo os suabes OP e C de cada animal, formando então 48 pools; 3) amostras de tecido traqueal e pulmonar de três Egretta thula também foram coletados e testados. A purificação de RNA viral foi realizada utilizando o QIAmp RNA Mini Kit Kit (Qiagen). Para o teste de RT-PCR foi utilizado o kit OneStep RT-PCR (Qiagen) com primers baseados no gene N, previamente descritos, com fragmento esperado de 115 bp. As amostras foram também testadas por RT-PCR em tempo real (RRT-PCR) com primers específicos previamente descritos, para os subtipos A e B, com base no gene G com fragmentos de 116 e 135 bp, respectivamente. Os fragmentos das amostras positivas foram purificados e sequenciados pelo sequenciamento tipo Sanger para caracterização por análises filogenéticas. Das 126 amostras testadas pelo teste de RT-PCR baseado no gene N, quatorze foram positivas: oito amostras de Anseriformes (Aix sponsa, Aix galericulata, Dendrocygna viduata), três de Columbiformes (Columba livia), um de Falconiformes (Falco sparverius), um de Psittaciformes (Psittacara leucophthalma) e um de Pelecaniformes (Egretta thula). Das quatorze amostras positivas, treze eram provenientes de suabes, e a décima quarta era oriunda de tecido traqueal de Egretta thula. Pelo teste de RRT-PCR baseado no gene G nenhuma das 184 amostras testadas foi positiva. As análises filogenéticas realizadas com fragmentos de 44 e 54 bp do gene N de duas amostras positivas, que se agruparam com isolados pertencentes ao aMPV de subtipo A. Estes vírus apresentaram alta identidade com as estirpes derivadas de vacina e com estirpes vacinais, o que mostra uma possível ocorrência de escapes vacinais de aves de produção para as aves silvestres.
Avian metapneumovirus (aMPV), family Pneumoviridae, genus Metapneumovirus, it is the etiologic agent responsible for turkey rhinotracheitis and is also associated with swollen head syndrome in chickens, two important respiratory diseases in poultry which leads to large economic losses. The aim of this study was detect the presence of aMPV in wild birds samples, to perform the phylogenetic analysis of the isolates found with the major objective of contributing to the understanding of the epidemiology of this virus in poultry farms. In total, 448 oropharyngeal (OP) and cloacal (C) swabs from 234 wild birds collected in four different locations within the state of São Paulo. The samples were processed and tested in three different ways: 1) 266 swabs were in the form of pools of one up to five animals that were in the same enclosure and respecting the same type of swab (OP or C); 2) 188 remaining swabs were grouped into pools of up to two animals, containing the oropharyngeal and cloacal swabs of each animal; 3) tracheal and pulmonary tissue samples were also collected and tested. Purification was performed using the QIAmp RNA Mini Kit Kit (Qiagen). Viral detection was performed by conventional RT-PCR technique using the OneStep RT-PCR kit (Qiagen) with primers based on the N gene, previously described with expected fragment of 115 bp. The samples were also tested by a real time RT-PCR (RRT-PCR) with specific primers previously described, for subtypes A and B, based on the G gene with fragments of 116 and 135 bp, respectively. Of the 126 samples tested by the RT-PCR N gene based, fourteen were positive: eight samples of Anseriformes (Aix sponsa, Aix galericulata, Dendrocygna viduata), three Columbiformes (Columba livia), one Falconiformes (Falco sparverius), one Psittaciformes (Psittacara leucophtalma) and one Pelecaniformes (Egretta thula). Of the swab samples, five were derived from oropharyngeal swabs and four from cloacal swabs, the other four samples were detected in the samples processed in pools of up to two animals, which contained the oropharyngeal and cloacal swabs of each bird. The positive Egretta thula sample was from a tracheal tissue sample. Based on the RRT-PCR G gene based, none of the 184 samples tested were detected. Phylogenetic analyzes were performed on two positive samples that proved to belong to aMPV subtype A, showing high similarity with the strains derived from the vaccine and with vaccine strains.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gressler, Daniel Tourem. "Biologia e sucesso reprodutivo de sicalis citrina pelzeln, 1980 (Aves: Emberizidae) no Distrito Federal." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3392.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2008.
Submitted by Diogo Trindade Fóis (diogo_fois@hotmail.com) on 2009-09-10T15:15:15Z No. of bitstreams: 1 2008_DanielTouremGressler.pdf: 1567322 bytes, checksum: a35579beb920fbf00005178d79a5b4ae (MD5)
Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-01-22T17:03:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_DanielTouremGressler.pdf: 1567322 bytes, checksum: a35579beb920fbf00005178d79a5b4ae (MD5)
Made available in DSpace on 2010-01-22T17:03:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_DanielTouremGressler.pdf: 1567322 bytes, checksum: a35579beb920fbf00005178d79a5b4ae (MD5) Previous issue date: 2008
O canário-rasteiro, Sicalis citrina (Emberizidae) é uma espécie com ampla distribuição na América do Sul cuja biologia é fracamente conhecida. O primeiro capítulo deste trabalho descreve detalhadamente diversos aspectos da biologia reprodutiva de S. citrina. No segundo capítulo são testadas hipóteses ecológicas relacionadas à sobrevivência dos ninhos e são estimadas as taxas de sobrevivência diária dos ninhos e o sucesso reprodutivo da espécie através da modelagem da sobrevivência de ninhos. Entre os meses de janeiro e maio de 2007 foram realizados a procura e o monitoramento de ninhos em antigas áreas de mineração de cascalho do Parque Nacional de Brasília, locais onde ocorre a nidificação da espécie. A reprodução de S. citrina ocorre de dezembro a maio, bem após o início das chuvas, concentrando-se nos meses de janeiro a março. A biologia reprodutiva de S. citrina é bastante semelhante à dos demais emberizídeos neotropicais. O ninho é em forma de cesto aberto, construído principalmente em arbustos de pteridófitas (Dicranopteris flexuosa), onde é realizada a postura de dois ou três ovos. O período de incubação dura, em média, 12 dias e os ninhegos permanecem no ninho, em média, por 13 dias. O sucesso reprodutivo aparente da espécie e o sucesso estimado pelo método de Mayfield foram de 26 e 21%, respectivamente. A taxa de sobrevivência diária estimada pelo método de Mayfield foi de 0,94. A probabilidade de sucesso dos ninhos de S. citrina pode variar grandemente de acordo com a planta suporte e com o período da estação reprodutiva. Ninhos construídos em pteridófitas no final da estação reprodutiva possuem maior probabilidade de sucesso. A probabilidade de sobrevivência dos ninhos diminui conforme o aumento da idade dos mesmos. A distância dos sítios de nidificação em relação à borda do ambiente não afetou a sobrevivência dos ninhos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Stripe-tailed Yellow-Finch Sicalis citrina (Emberizidae) is a poorly known species with a wide range in South America. The first chapter of this study details its breeding biology. In the second chapter ecological hypothesis on the factors that possibly affect nest survival are tested. Estimates of daily survival rates and reproductive success are given as well in the last chapter. Nest search and monitoring were conducted between January and May 2007 and started after the beginning of raining season. Stripe-tailed Yellow-finches breed in abandoned mining pits in the Brasília National Park from December to May, most frequently from January to March. Its life history traits are quite similar to most Neotropical Emberizidae passerines. Eggs, from two-three, are laid in an open cup nest built mainly in Pteridophytae shrubs (Dicranopteris flexuosa). Incubation lasts 12 days and nestlings take 13 days to fledge. Nest apparent success was 26%. Daily survival rates and overall success using Mayfield’s method were 0.94 and 21%, respectively. Overall nest survival probabilities varied greatly as a function of substrate (plant species) and time of breeding season, being greater in nests built in Pteridophytae late in the breeding season. Daily survival rates also decreases as the nests get older. Edge effects did not influence nest survival. Key-words: Stripe-tailed Yellow-finch, Sicalis citrina, life history traits, nest survival, Brazilian savanna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues, Sheila Silva. "Biologia e sucesso reprodutivo de Mimus saturninus (aves: mimidae) no cerrado." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4585.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, 2009.
Submitted by Elna Araújo (elna@bce.unb.br) on 2010-04-14T21:06:24Z No. of bitstreams: 1 2009_SheilaSilvaRodrigues.pdf: 1800180 bytes, checksum: 8c111e6a38a51732822a8990fda9ea7e (MD5)
Approved for entry into archive by Daniel Ribeiro(daniel@bce.unb.br) on 2010-05-12T18:42:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_SheilaSilvaRodrigues.pdf: 1800180 bytes, checksum: 8c111e6a38a51732822a8990fda9ea7e (MD5)
Made available in DSpace on 2010-05-12T18:42:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_SheilaSilvaRodrigues.pdf: 1800180 bytes, checksum: 8c111e6a38a51732822a8990fda9ea7e (MD5) Previous issue date: 2009
O Sabiá-do-campo, Mimus saturninus (Mimidae) é bastante comum em cerrados, campos, pastos com árvores e arbustos esparsos, além de ser freqüentemente observado em ambientes urbanos. O presente trabalho teve o objetivo de estudar aspectos da sua biologia e sucesso reprodutivo em uma área natural de cerrado. A coleta de dados ocorreu na Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESECAE) entre os anos de 2003 e 2008. Localizamos 64 ninhos da espécie para os quais, foi possível determinar o destino de 55 deles. Foram utilizados 45 ninhos para análise do sucesso reprodutivo e sobrevivência dos ninhos. A maioria dos ninhos foi encontrada em Cerrado ralo (50%). A incubação é assincrônica e a reprodução ocorre de agosto a dezembro. O ninho é em formato de tigela, constituído de gravetos, confeccionado principalmente em arbustos de Davilla elliptica (Dilleniaceae). A altura média do ninho em relação ao solo foi de 1,3 0,6 m. O tamanho da ninhada variou de um a seis ovos, com predominância de ninhadas de três ovos. Tanto o período médio de incubação como o de permanência dos ninhegos no ninho foram estimados em 14 0,27 dias. Encontramos apenas um ninho parasitado por Chopim, Molothrus bonariensis. O sucesso reprodutivo aparente, o sucesso de eclosão dos ovos e o sucesso estimado pelo método de Mayfield foram de 54,5; 40,5 e 54,6 %, respectivamente. A predação foi atribuída como a principal causa do fracasso reprodutivo (88%). Dentre os ninhos predados, 86,4% foram perdidos na fase de ninhego e 13,6% na de incubação. A infestação dos ninhegos por larvas de dípteras foi freqüente, porém nenhuma perda foi atribuída a esse fator. A probabilidade de sobrevivência dos ninhos, modelada pelo método de exposição logística, mostra que a sobrevivência pode variar de acordo com a idade do ninho e o tamanho da ninhada. Ninhadas maiores apresentam sobrevivência diária relativamente maior do que ninhadas pequenas. Ninhos no fim da fase de incubação sofrem um decréscimo na sobrevivência diária e as menores probabilidades de sobrevivência foram encontradas nos primeiros dias da fase de ninhego seguidas por um aumento no fim do mesmo período. A sobrevivência diária dos ninhos não foi afetada pelas fitofisionomias escolhidas para a nidificação e ao longo da estação reprodutiva. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Chalk-browed Mockingbird, Mimus saturninus (Mimidae) is a very common bird in cerrados, grasslands, and pasturelands with scattered trees or shrubs, also occurring in urban environments. Here I studied aspects of its breeding biology and success in a natural cerrado. Data was collected at Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESECAE) from 2003 to 2008. I monitored 64 nests of which 55 had a known fate. I used 45 nests for the reproductive success and nest survival analyses. Most nests (50%) were found at open cerrado. Incubation was asynchronic and nesting lasted from August to December. Nests were an open-cup built with twigs usually on a Davilla elliptica (Dilleniaceae) shrub. Mean nest height above the ground was 1.3 0.6 m. Clutch size was invariably of three, but ranging from one to six eggs. Both the incubation and the nestling period lasted 14 0.3 days. Only one nest was parasited by the Shiny Cowbird, Molothrus bonariensis. The apparent success, the success of eggs and the Mayfield success were 54.5, 40.5 and 54.6 %, respectively. Predation was the main cause of nest failure, accounting for 88% of loses. Among the predated nests, 86.4% were lost during the nestling phase and only 13.6% were lost during the incubation phase. Nestling infestation by botflies was common but did not cause the death of nestlings. Nest survival rates, modeled by the logistic exposure method, showed that they could vary according to nest age and clutch size. Larger clutch sizes had higher survival rates than smaller clutch sizes. Nests at the end of incubation phase had a decrease in survival, had the lowest success in the first days of the nestling phase and increased again at the end of the nestling phase. Nests daily survival rates were not affected by vegetation type or by time of the season.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Joenck, Cristian Marcelo. "Utilização do espaço arbóreo no forrageio por leptasthenura setaria (Temminck, 1824) e l. striolata (Pelzen, 1856) (furnariidae, aves) em floresta ombrófila mista montana no Rio Grande do Sul, Brasil." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2005. http://hdl.handle.net/10923/5432.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T19:13:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000381920-Texto+Completo-0.pdf: 876083 bytes, checksum: ceb9bfa254d0505b754ca74de08e4b98 (MD5) Previous issue date: 2005
According to several authors, the furnariids L setaria (Araucaria Tit-spinetail) and L. striolata (Striolated Tit-spinetail) are strongly associated with the Araucaria angustifolia. (Araucaria trees) In this study, we test hypotheses of association and dependence of A. angustifolia and evaluate the degree of trophic niche overlapping between these furnariids. From November 2003 to August 2004 the behavior of these bird species was studied through the focal-animal sampling method in three transects distributed in areas varying in human disturbance (altered, conserved, and plantation) in northeastern State of Rio Grande do Sul. The variables analyzed were number of individuals foraging together, species and plant structures inspected, foraging height, height of the tree visited, and distance covered during foraging among others. Leptasthenura setaria searches for food in pairs and sometimes in small groups, it shows a strong trend to forage in A. angustifolia, mainly in the upper canopy, and its foraging is concentrated in green leaves (“grimpas”) of this coniferous species. On the other hand, L. striolata tends to forage solitarily in small branches of shrub species (e. g. , Baccharis sp. ). Leptasthenura setaria and L. striolata diverge in several aspects of their ecology that may facilitate their coexistence. Whereas the conservation of L. setaria seems to be related to Araucaria forests, the same is not true for L. striolata. This study provides information that may help elaborating management plans for the conservation of these furnariids.
Segundo vários autores, os furnariídeos L. setaria (grimpeiro) e L. striolata (grimpeirinho) apresentam uma forte associação com a Araucaria angustifolia (pinheiro-do-paraná). Neste estudo, testa-se as hipóteses de associação e dependência da A. angustifolia e avalia-se o grau de sobreposição do nicho trófico destes furnariídeos. Durante o período de novembro de 2003 a agosto de 2004 o comportamento destas espécies foi estudado através do método animal-focal em três transectos em áreas com diferentes níveis de intervenção antrópica (alterada, conservada e plantio) no nordeste do Rio Grande do Sul. As variáveis analisadas foram número de indivíduos forrageando, espécies e estruturas vegetais inspecionadas, altura de forrageio e dos espécimes vegetais visitados e distância percorrida entre outras. Leptasthenura setaria forrageia aos pares e algumas vezes em pequenos grupos, possui uma forte tendência em forragear em A. angustifolia, preferencialmente na parte superior da copa, e o seu substrato de forrageio preferencial são os ramos/grimpas verdes desta conífera. Por outro lado, L. striolata tende a forragear solitária em ramos verdes de espécies arbustivas (p. ex. , Baccharis sp. ). Leptasthenura setaria e L. striolata divergem em vários aspectos de sua ecologia alimentar, o que pode facilitar a sua coexistência. Enquanto a conservação de L. setaria parece estar relacionada às florestas com araucária, o mesmo não ocorre com L. striolata. As informações deste trabalho poderão auxiliar na elaboração de planos de manejo para a conservação destes furnariídeos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Eduardo da Silva Alves dos. "Biologia reprodutiva de Vanellus chilensis (Aves: Charadriidae) : por que reproduzir em grupo?" reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4224.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2009.
Submitted by Allan Wanick Motta (allan_wanick@hotmail.com) on 2010-03-12T19:15:09Z No. of bitstreams: 1 2009_EduardodaSilvaAlvesdosSantos.pdf: 2677700 bytes, checksum: 02a1042ac27e66681a0502c799bfd619 (MD5)
Approved for entry into archive by Daniel Ribeiro(daniel@bce.unb.br) on 2010-04-15T16:20:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_EduardodaSilvaAlvesdosSantos.pdf: 2677700 bytes, checksum: 02a1042ac27e66681a0502c799bfd619 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-04-15T16:20:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_EduardodaSilvaAlvesdosSantos.pdf: 2677700 bytes, checksum: 02a1042ac27e66681a0502c799bfd619 (MD5) Previous issue date: 2009-03
Recentemente, foi demonstrado que fêmeas reprodutoras reduzem o investimento nutricional nos ovos sem que os filhotes sejam prejudicados. Isso ocorre porque ajudantes de ninho compensam a redução de nutrientes dos ovos trazendo alimento extra para os filhotes. Usando o quero-quero (Vanellus chilensis) como objeto de estudo, esta dissertação testou o efeito da presença de indivíduos extra no investimento maternal de fêmeas reprodutoras. Para isso, este trabalho avaliou 4 hipóteses: (1) o tamanho da ninhada é maior em ninhos de grupos, (2) o período de incubação é reduzido em grupos que contém indivíduos extra, (3) a qualidade dos ovos é reduzida na presença de indivíduos extra, e (4) os filhotes de ovos de fêmeas com ajudantes possuem menor índice de massa corporal (IMC). A meta-análise flexível foi adaptada para gerar uma estimativa de tamanho de efeito médio para a relação entre tamanho do grupo e o investimento maternal. Os resultados da metaanálise indicam uma associação negativa entre a duração da incubação e o tamanho do grupo. Uma associação negativa entre o volume dos ovos e o tamanho do grupo também foi observada. Uma pequena associação negativa entre as variáveis de investimentos nutricional (massa da gema, proteínas e lipídios) nos ovos e a presença de ajudantes foi observada, porém não foi significativa. Não houve associação entre o tamanho da ninhada, o IMC dos filhotes e o tamanho do grupo. O resultado da metaanálise indica, de forma geral, uma associação entre a presença de indivíduos extra e a redução de investimentos maternais, sem que a prole seja afetada. Assim, este estudo suporta a hipótese da redução de investimento maternal em espécies cooperativas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
It has been recently demonstrated that females can reduce their egg investment without incurring costs onto the developing embryos. This happens when females breed in the presence of helpers-at-the-nest that compensate for the egg nutrient reduction by bringing more food for the chicks. Using the southern lapwing (Vanellus chilensis) as the study subject, this dissertation tested the effects of the presence of extra individuals on maternal investment. Hence, to achieve this objective the study evaluated 4 hypotheses: (1) clutch size is larger in nests of groups than in nests of pairs, (2) the incubation period is reduced in group with extra individuals, (3) egg quality is reduced by the presence of helpers in the breeding unit, and (4) chicks of mothers with helpers have lower body mass index (BMI). The flexible meta-analysis was adapted to estimate the average effect size for the association between group size and maternal investment. The results of the meta-analysis indicate a negative association between the duration of the incubation period and group size. A negative association between egg volume and group size was also observed. A small negative association between egg nutritional investment variables (yolk, protein and lipid mass) and group size was observed, however these were not significant. There was no association between clutch size, chick BMI and group size. The result of the metaanalysis shows a general association between the reduction in maternal investments and the presence of extra individuals, without affecting the offspring. This study supports the maternal investment reduction hypothesis in cooperatively breeding species.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santiago, Magalhães Vivyanne. "Biologia de aves capturadas em um fragmento de Mata Atlântica, Igarassu - PE." Universidade Federal de Pernambuco, 2005. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/859.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:05:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo1821_1.pdf: 1487090 bytes, checksum: e28a3f5d882d211cc83f1c6a40fd8ae4 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2005
Este trabalho estudou a biologia da avifauna do Refúgio Ecológico Charles Darwin, fragmento de 60 ha de Mata Atlântica, no município de Igarassu, Pernambuco. Objetivando obter informações acerca das espécies desse bioma, foram realizadas observações entre agosto de 1996 e julho de 1997 e capturas mensais utilizando redes de neblina, de julho de 2003 a junho de 2004. Entre observações, capturas, recapturas e recuperações, foram registradas 151 espécies (31 famílias) para a área, onde 456 aves de 53 espécies e 25 famílias foram capturadas com redes ornitológicas. Foram recuperadas 10 espécies (tempo de anilha de seis a oito anos). O número de capturas foi maior nos meses mais quentes. A maioria das espécies capturadas (52,8%) teve freqüência de ocorrência menor que 25%, sendo Manacus manacus (Linnaeus, 1766), Arremon taciturnus (Hermann, 1783), Neopelma pallescens (Lafresnaye, 1853) e Turdus leucomelas Vieillot 1818 as mais freqüentes. Houve correlação significativa entre médias de massa corpórea e comprimento da asa e tarso e diâmetro do tarso relacionado ao sexo do indivíduo, e de mudas com estação do ano. O maior período com muda associada à placa de incubação foi de março a maio (pico em maio). Os achados fortalecem a imprevisibilidade dos efeitos das alterações ambientais na estrutura da comunidade de aves em longo prazo. Mantém-se afirmativo que os desequilíbrios populacionais possam vir a aumentar as chances de extinção, sendo necessárias novas alternativas para a proteção da biodiversidade, sobretudo em fragmentos florestais. PALAVRAS CHAVE. Avifauna, ecologia, fragmentação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dias, Alexandre Ferreira de Souza. "Comparação e descrição de parâmetros acústicos do canto de Volatinia jacarina (Aves: Emberizidae) no contexto de seleção sexual." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4582.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, 2009.
Submitted by Larissa Ferreira dos Angelos (ferreirangelos@gmail.com) on 2010-03-01T19:53:08Z No. of bitstreams: 1 2009_AlexandreFerreiradeSouzaDias.pdf: 3282131 bytes, checksum: 5489d0c846b26c5c496091f50b9d1f96 (MD5)
Approved for entry into archive by Daniel Ribeiro(daniel@bce.unb.br) on 2010-05-12T18:17:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_AlexandreFerreiradeSouzaDias.pdf: 3282131 bytes, checksum: 5489d0c846b26c5c496091f50b9d1f96 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-05-12T18:17:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_AlexandreFerreiradeSouzaDias.pdf: 3282131 bytes, checksum: 5489d0c846b26c5c496091f50b9d1f96 (MD5) Previous issue date: 2009-03-23
O canto de aves pode transmitir informações a respeito da qualidade do macho, e as fêmeas podem acessar esta informação durante a escolha de parceiros. Este estudo testou a existência de correlações entre parâmetros acústicos do canto de machos de Volatinia jacarina e atributos físicos dos mesmos. Inicialmente foi avaliado de forma quantitativa o nível de estereotipia nos cantos de uma população no Brasil central durante duas estações reprodutivas consecutivas. A análise de correlação cruzada de espectrogramas indicou que o índice de similaridade intra-individual médio (0,70 ± 0,08) é quase três vezes maior que o índice de similaridade inter-individual médio (0,24 ± 0,05), um dos valores de estereotipia vocal mais altos já relatados até o momento em aves. Os dados sugerem que esta espécie possui micro-dialetos, consistentes entre escalas geográficas muito pequenas. Foi visto também que seu canto sofre pequenas alterações ao longo de uma mesma estação reprodutiva e entre estações, o que indica a existência de plasticidade no canto de adultos. Em seguida, foi gerado um índice de desempenho de canto com base na distribuição triangular da duração do canto vs. largura de banda de frequências, observando-se quão próximo do limite superior desta distribuição cada macho se encontrava. Pelo método de regressão por passos foi observado que existe uma relação inversa entre o índice de desempenho de canto e o índice de muda, i.e. quão precocemente um indivíduo desenvolve sua plumagem nupcial. O índice de desempenho de canto também se correlacionou positivamente com a taxa de canto, e com a abundância de comida (densidade de sementes de gramíneas) no território de cada macho. Estes dados sugerem que o canto de V. jacarina pode conter informações honestas relacionadas à qualidade dos machos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Bird songs may convey information about the quality of the male, and females can access this information during partner choice. The aim of this study was to test for correlations between acoustic parameters of songs from Volatinia jacarina males and their physical attributes. First we determined, through quantitative analysis, the degree of stereotypy in the songs of a population at central Brazil during two consecutive reproductive seasons. Spectrogram cross correlation analyses indicated that the average intra-individual similarity score (0.70 ± 0.08) is almost three times higher than the average inter-individual similarity score (0.24 ± 0.05), one of the highest stereotypy scores reported so far for birds. The data suggest that microdialects exist on this species, consistent between very small geographic scales. It was also observed that its song suffers small changes throughout the reproductive season, indicating the existence of plasticity on adult songs. In second place, a vocal performance index was generated using the triangular distribution of song duration vs. frequency bandwidth, based upon how close each male was to the upper-bound limit of this distribution. Stepwise regression analyses revealed a negative relationship between vocal performance and a molt index, i.e. how early in the season individuals molt into nuptial plumage. Vocal performance was also found to relate positively with song output, and with food abundance (density of grass seeds) within males’ territories. These data suggest that blue-black grassquit songs contain reliable information regarding male quality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Munhoz, Marília Romero. "Biologia reprodutiva de Pyrocephalus rubinus (aves: Tyrannidae) no sul do Brasil." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2015. http://hdl.handle.net/10923/7413.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-06-23T02:05:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000470849-Texto+Completo-0.pdf: 1064145 bytes, checksum: 1f8c7aca5cf14a7e21f1762b3d4597ed (MD5) Previous issue date: 2015
We studied the breeding biology of Vermilion Flycatcher (Pyrocephalus rubinus), in southern Brazil, Pampa Biome. Although there is publications available about the breeding of P. rubinus, some basic parameters remain unknown. We collect data during the breeding season (October-January 2013-2014) in Parque Estadual do Espinilho (PEE) (30° 11' S 57° 30' O), situated in the city of Barra do Quaraí, Rio Grande do Sul. We monitored 65 nests and evaluated aspects related to reproduction of the species, such as territoriality, the nesting chronology, features of nests, eggs and nestlings, clutch size, incubation, hatching rate, parental care, reproductive success and predation. Breeding starts from the earlier October, peaks in later October and lasts until early January. The average size of reproductive territories was 0. 013 ± 0. 5 ha (20). There is no distinction in the nesting territories selection associated with phytosociology, all nests were built on the same support plant (Prosopis affinis Spreng). Nests are basket-shaped and built only by female in 5-7 days, at an average height 2. 21 m above the ground. The clutch size is 2. 86 eggs. Incubation, which is perfomed only by female, lasts 13-14 days and is synchronic. The hatching rate was 83%. Nestlings remain in the nest for 12-14 days. In most nests the nestlings are fed by male and female (biparental care). The frequency visits to the nest for feeding differed according to the age of nestlings, with a higher visits rate by the male in the first days of life of the nestlings and by the female in the following days. The apparent success of the nests was 17%, while the MARK success was 9%. The model tested for nest survival includes time-specific factors (age nest) and nest site characteristics (height), the effect of these variables explains the percentage of survival. The daily survival rates (DSR) decrease along the nesting cycle, falling off sharply with the increasing of nest height to the ground. Only 11 of the 65 nests were successful (16. 9%), while 54 were unsuccessful (83%), among abandoned (7. 40%) and preyed (92. 5%). Predation was the main cause of clutches loss, affecting 76% of unsuccessful nests. No predation event was recorded, but rather agonistic behavior of P. rubinus was observed relative to other birds.
Estudamos a reprodução do príncipe (Pyrocephalus rubinus), no Sul do Brasil, Bioma Pampa. Embora haja informações disponíveis na literatura sobre a reprodução de P. rubinus, alguns parâmetros básicos permanecem desconhecidos. Coletamos dados durante a temporada reprodutiva (outubro a janeiro de 2013-2014) no Parque Estadual do Espinilho (PEE) (30° 11' S 57° 30' O), localizado no município de Barra do Quaraí, Rio Grande do Sul. Monitoramos 65 ninhos e avaliamos aspectos ligados à reprodução da espécie tais como: territorialidade, cronologia da nidificação, características dos ninhos, ovos e ninhegos, tamanho das ninhadas, incubação, taxa de eclosão, cuidado parental, sucesso reprodutivo e predação. A reprodução começa na primeira semana de outubro, tem um pico de ninhos ativos na segunda quinzena de outubro e dura até o início de janeiro. Os territórios reprodutivos têm um tamanho médio de 0,013 ± 0,5 ha. Não há distinção na seleção de territórios de nidificação associado à fitossociologia, todos os ninhos foram construídos sobre a mesma planta suporte (Prosopis affinis Spreng). Os ninhos têm formato de cesto e são construídos apenas pela fêmea em 5-7 dias, a uma altura média de 2,21 m do solo. O tamanho da ninhada é de 2,86 ovos. A incubação, que é realizada apenas pela fêmea, dura de 13 a 14 dias e é sincrônica. A taxa de eclosão dos ovos foi de 83%. Os ninhegos permanecem no ninho por 12-14 dias. Na maioria dos ninhos os ninhegos são alimentados pelo macho e pela fêmea (cuidado biparental). A frequência de visitas ao ninho para alimentação diferiu de acordo com a idade dos ninhegos, sendo maior a frequência de visitas do macho nos primeiros dias de vida dos ninhegos e da fêmea nos dias seguintes.O sucesso aparente dos ninhos foi 17%, enquanto o sucesso calculado pelo programa MARK foi 9%. O modelo testado para a sobrevivência dos ninhos inclui fatores tempo-específicos (idade do ninho) e características do local do ninho (altura), o efeito dessas variáveis explica o percentual da sobrevivência. As taxas de sobrevivência diária (TSD) diminuem ao longo do ciclo de nidificação, caindo bruscamente conforme aumenta a altura do ninho em relação ao solo. Apenas 11 dos 65 ninhos obtiveram sucesso (16,9%), enquanto 54 foram insucesso (83%), entre abandonados (7,40%) e predados (92,5%). A predação foi a principal causa de perda das ninhadas, afetando 76% dos ninhos insucesso. Nenhum evento de predação foi registrado, porém foram observados diversos comportamentos agonísticos de P. rubinus em relação á outras aves.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Aves (Biologia)"

1

Ornithology in laboratory and field. 5th ed. Orlando: Academic Press, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Belton, William. Aves do Rio Grande do Sul: Distribuição e biologia. São Leopoldo, RS, Brasil: Editora Unisinos, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bird migration. Cambridge [England]: Cambridge University Press, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

1957-, Harris Alan, and Davis John, eds. Finches & sparrows: An identification guide. Princeton, N.J: Princeton University Press, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alick, Moore, ed. A complete checklist of the birds of the world. 2nd ed. London: Academic Press, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Wiens, John A. The ecology of bird communities. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Wiens, John A. The ecology of bird communities. Cambridge [England]: Cambridge University Press, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Peter, Alden, Sill John, and Peterson Roger Tory 1908-, eds. Birds. Boston: Houghton Mifflin, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Stone, Lynn M. Aves. Vero Beach, Fla: Rourke Corp., 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Testart, Jacques. Des grenouilles et des hommes: Conversations avec Jean Rostand. Paris: Stock, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Aves (Biologia)"

1

Koyama, T., and A. J. D. Tennyson. "Respiratory Pores on Ostrich Struthio camelus (Aves: Struthionidae) Eggshells." In Advances in Experimental Medicine and Biology, 51–55. Cham: Springer International Publishing, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-38810-6_7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jeanfils, Edward. "La recherche médicale au XIXe siècle sur l'étiologie du paludisme. Liaisons avec l'histoire des mentalités concernant les marais." In Biological and Medical Sciences, 193–205. Turnhout: Brepols Publishers, 2002. http://dx.doi.org/10.1484/m.dda-eb.4.00677.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nanasombat, S., N. Piumnoppakun, D. Atikanbodee, and M. Rattanasuwan. "Combined Effect of Cinnamon Essential Oil and Water Activity on Growth Inhibition of Rhizopus stolonifer and Aspergillus fl avus and Possible Application in Extending the Shelf Life of Bread." In Water Properties in Food, Health, Pharmaceutical and Biological Systems: ISOPOW 10, 545–50. Oxford, UK: Wiley-Blackwell, 2010. http://dx.doi.org/10.1002/9780470958193.ch48.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Reis, Estéfane Cardinot, and Daphne Wrobel Goldberg. "Biologia, ecologia e conservação de tartarugas marinhas." In Mamíferos, Quelônios e Aves, Vol 7, 63–89. Elsevier, 2017. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-7661-9.50004-x.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

MOGAMI DELGADO, SIMONE. "PROJETO VOAR – CONSERVANDO AS AVES DO CERRADO: UMA EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTERVENTIVA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.474.

Full text
Abstract:
A COMUNIDADE DE SOBRADINHO II (DF) APRESENTA A CULTURA DE APRISIONAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES, EXPERIÊNCIAS, ESSAS, DISSEMINADAS ENTRE OS ALUNOS DO CENTRO EDUCACIONAL 04 DE SOBRADINHO (CED4). DENTRE OS ANIMAIS, AS AVES SÃO SEUS PRINCIPAIS ALVOS, POIS POSSUEM PLUMAGENS E CANTOS ATRATIVOS, BEM COMO POR SEREM FACILMENTE CAPTURADOS E VENDIDOS. EM 2019, PARA GERAR SENSIBILIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DAS AVES NA PRESERVAÇÃO DO BIOMA CERRADO, REALIZOU-SE O PROJETO VOAR. TAL PROJETO DESENVOLVEU-SE AO LONGO DO ANO COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E, PRINCIPALMENTE, VISANDO ATIVIDADES INCLUSIVAS E DE INTEGRAÇÃO QUE UNIRAM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTERVENTIVA (MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL) E A EDUCAÇÃO INTEGRAL. ESSE RELATO APRESENTA, PORTANTO, A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES INTEGRADAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO E A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIVERSIFICADAS NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EJA INTERVENTIVA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MARIETTE, Jérôme, and Nathalie VIALANEIX. "Des noyaux pour les omiques." In Intégration de données biologiques, 165–210. ISTE Group, 2022. http://dx.doi.org/10.51926/iste.9030.ch6.

Full text
Abstract:
En biologie des systèmes, de nombreuses méthodes ont été développées pour intégrer les données -omiques et, parmi elles, les noyaux sont une approche couramment utilisée. Dans ce chapitre, nous présentons le cadre général des approches à noyau et leur utilité pour l'analyse de divers types de données biologiques avec un focus particulier sur les approches exploratoires.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

"Avis de l’Académie des technologies." In Biotechnologies blanches et biologie de synthèse, 85–88. EDP Sciences, 2020. http://dx.doi.org/10.1051/978-2-7598-1885-3-012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

"Avis de l’Académie des technologies." In Biotechnologies blanches et biologie de synthèse, 85–88. EDP Sciences, 2020. http://dx.doi.org/10.1051/978-2-7598-1885-3.c012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

"EXPÉRIMENTER : FAIRE DE L’ADN AVEC DES BONBONS." In La biologie de la banane, 92–93. EDP Sciences, 2022. http://dx.doi.org/10.1051/978-2-7598-2756-5.c043.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

MOMEY, Fabien, Thomas OLIVIER, and Corinne FOURNIER. "Reconstruction d’échantillons en microscopie holographique numérique en ligne." In Imageries optiques non conventionnelles pour la biologie, 103–41. ISTE Group, 2023. http://dx.doi.org/10.51926/iste.9132.ch4.

Full text
Abstract:
La microscopie holographique en ligne permet l'observation d'échantillons microscopiques transparents, d’où son intérêt en microbiologie. L'information accessible de phase et d'absorption requiert des algorithmes de reconstruction robustes, à élaborer en lien étroit avec le design optique du montage. Ce chapitre propose de faire un état de l'art dans ce domaine, en s'appuyant principalement sur la méthodologie des problèmes inverses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Aves (Biologia)"

1

Garbeloto, Maíra Castro, and Naiara Tank Pereira. "FREQUÊNCIA DE INTERAÇÃO ANTRÓPICA EM AVES MARINHAS ENCALHADAS NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS - LITORAL DE SANTA CATARINA." In I Congresso On-line Brasileiro de Biologia Marinha e Oceanografia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/2274.

Full text
Abstract:
Introdução: As ações humanas no ambiente marinho e costeiro vêm aumentando cada vez mais, e com isso vários tipos de impactos negativos são gerados, alguns deles são: o descarte irregular de resíduos sólidos; o aumento do tráfico de embarcações e a colheita indiscriminada de recursos marinhos. Juntos esses impactos diminuem a saúde da vida marinha, impactando tanto as nossas vidas quanto a dos animais ou plantas que vivem nesses ecossistemas. Objetivo: Analisar a frequência dos encalhes de aves marinhas relacionados com a causa antropogênica. Metodologia: A área usada no trabalho foi o município de Florianópolis, localizado no Estado de Santa Catarina. Os dados foram retirados do SIMBA – Sistema de Informação de Monitoramento da Biota Aquática, uma plataforma pública, utilizada para conectar os dados colhidos durante os monitoramentos de praias, o PMP que é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-sal da Bacia de Santos, conduzido pelo IBAMA, onde são realizados monitoramentos diários das praias, pela equipe técnica, tendo como um dos propósitos recolher carcaças de répteis, aves e mamíferos marinhos, assim como animais vivos e debilitados. Foram recolhidos os dados de 01/01/2020 à 01/01/2021. Resultados: Durante o ano, um total de 354 aves marinhas foram encontradas encalhadas, mortas ou vivas (que vieram a óbito posteriormente), levando em consideração somente animais que passaram pela necropsia. Dessas, 55,08% foram avaliadas com indicio de interações antrópicas. A ingestão de resíduos sólidos em tetrápodes marinhos é bastante comum, sendo 6,77% as aves que continham lixo no Trato Gastrointestinal. Apenas um indivíduo (0,28%) foi colocado como impacto com atividade de exploração e produção de petróleo e gás. Classificados como agressão, caça e vandalismo tivemos um total de 9,88% dos animais impactados. A maior parte das interações antrópicas foi referente a pesca, com um total de 42,93% dos indivíduos impactados. Conclusão: Nota-se com esse estudo, que muitas aves marinhas estão morrendo devido a ações antropogênicas e principalmente a pesca, que é responsável pela maioria dos óbitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Carlos Nei Ortuzar, Jennifer Oliveira Melo, Lucas De Assis Silva Andrade, and Bruno Pereira Berto. "PREVALÊNCIA E DENSIDADE PARASITÁRIA DE ISOSPORA SPP. EM AVES SILVESTRES DA RPPN PORANGABA, ITAGUAÍ-RJ." In I Congresso Brasileiro On-line de Estudos Ecológicos. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/2699.

Full text
Abstract:
Introdução: Isospora Schneider, 1881 é um gênero de coccídio (Apicomplexa: Eimeriidae), notadamente reconhecido pelo seu parasitismo predominante na classe Aves, sendo muito comum na ordem Passeriformes. O endoparasitismo estabelecido nessa interação, por vezes, pode se tornar altamente deletério ao hospedeiro, principalmente quando associado a distúrbios ecológicos ambientais, como queimadas, confinamento das aves ou qualquer outra intervenção antrópica. Como consequência, as aves podem desenvolver a isosporose, doença decorrente do parasitismo exacerbado por esses coccídios, na qual os sintomas mais representativos são enterites com fortes episódios diarreicos. O diagnóstico pode ser realizado pela observação de oocistos nas fezes, estruturas exógenas de resistência ambiental desse parasito. Objetivo: Mensurar a prevalência de infecção natural presente nas populações de aves analisadas, bem como, estimar a densidade individual e média, por meio da quantificação de oocistos por defecação (OoPD) das amostras coproparasitológicas. Material e métodos: Foram conduzidas quatro coletas na RPPN Porangaba localizada no município de Itaguaí-RJ (22°48’29.83’’S; 43°49’38.77’’W), nas respectivas datas: 12/07/2018; 09/08/2018; 13/09/2018 e 11/10/2018. As aves foram capturadas por meio de redes de neblina e após a obtenção de amostras fecais, estas foram libertadas no mesmo local de captura. As amostras foram acondicionadas em tubos de ensaio contendo solução de dicromato de potássio (2,5%) e encaminhadas ao Laboratório Biologia de Coccídios da UFRRJ. Essas amostras foram então processadas pelo método de centrífugo-flutuação em solução de sacarose de Sheather, com a montagem de lâminas para observação em microscopia óptica. Para todas as amostras foi avaliada a presença ou ausência de oocistos, além de sua densidade nas amostras positivas, através da quantificação por OoPD. Resultados: Foram capturadas 26 aves silvestres, das quais 9 estavam positivas, correspondendo a uma prevalência geral de 34,6%. A densidade parasitária (OoPD) média foi de 21 oocistos. A espécie mais parasitada foi Coereba flaveola (Linnaeus, 1758) com OoPD médio de 142 oocistos. Conclusão: Por serem considerados biomarcadores, a densidade de coccídios pode servir como um excelente parâmetro para atestar a qualidade ambiental. As aves da RPPN Porangaba apresentaram uma prevalência moderada, porém, uma densidade parasitária baixa o que denota uma saúde ambiental do local analisado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marques, Kamila Duarte, and Milena Marta Bauer. "TOXOPLASMOSE EM CETÁCEOS." In I Congresso On-line Brasileiro de Biologia Marinha e Oceanografia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/2264.

Full text
Abstract:
Introdução: A degradação de habitats aumenta o contato entre animais e seres humanos e uma das diversas consequências é a incrementação de patologias nas populações de animais selvagens. A Toxoplasmose é uma das principais, sendo uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii que tem como hospedeiros finais felídeos e intermediários, mamíferos e aves. Apesar de acometer muitos cetáceos, os estudos ainda são escassos, principalmente no Brasil. Objetivos: Analisar as consequências da Toxoplasmose em cetáceos e nos ambientes associados. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica com materiais retirados do Google Scholar e PubMed em setembro de 2021. Os termos “Toxoplasmose em Mamíferos Marinhos”, “Toxoplasmose em Cetáceos” e “Toxoplasmose e Poluição” foram filtrados para a seleção dos trabalhos desta revisão. As literaturas selecionadas são em inglês e português, publicadas entre os anos de 2009 e 2020. Resultados: O T. gondii ocasiona encalhe e óbito em vários cetáceos, causando lesões como: hepatite necrosante, linfadenite e necrose linfóide, pneumonia intersticial, encefalite não supurativa e meningoencefalite. A via de infecção permanece desconhecida devido à baixa ingestão de água desses animais, porém uma hipótese aceita é que ela está associada a ambientes marinhos poluídos nas proximidades da costa, com escoamento de fezes de felídeos ou solo contaminado com oocistos que comprometem a água do mar, seja por drenagens fluviais, efluentes contaminados ou dos lastros de navios; sugere-se também que cetáceos podem se contaminar através da ingestão de hospedeiros paratênicos (animais ectotérmicos), os quais obtém o oocisto esporulado pela água contaminada. Conclusão: A toxoplasmose é uma patologia causada pelo protozoário T. gondii e sua presença em cetáceos gera lesões que causam o encalhe e a morte desses animais. A contaminação ocorre por fezes de felídeos ou oocistos no ambiente e por ingestão de hospedeiros paratênicos. Sendo assim, a infecção pode ser uma ferramenta para a avaliação da contaminação de ecossistemas marinhos. Por ser uma doença presente tanto em cetáceos de vida livre quanto em cativeiro, é de suma importância entendê-la e promover mais estudos, a fim de implementar uma profilaxia, analisando os impactos que podem causar no ambiente e nos cetáceos que são acometidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carvalho, Braulio Fernandes de, and GUSTAVO NOGUEIRA BARRETO. "REGISTRO DE NIDIFICAÇÃO DE SURUCUÁ-DE-BARRIGA-VERMELHA (TROGON CURUCUI) EM MURICI DOS PORTELAS-PI." In III Congresso Brasileiro de Ciências Biologicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/iii-conbracib/7598.

Full text
Abstract:
Introdução: O Piauí é marcado por zonas de tensão ecológica, onde diferentes domínios fitogeográficos se encontram e se manifestam, sob influência das condições bióticas e abióticas, como relevo, solo e umidade. Predominam formações de Cerrado e Caatinga, sob influência pré-Amazônica e litorânea, distribuídas em mosaico. Essa biodiversidade sofre pressão devido a destruição de habitat provocada pelo corte de árvores para obtenção de lenha, caça e avanço da fronteira agropecuária, que se expande rapidamente pelo estado e pelos remanescentes de vegetação nativa. Objetivos: Este trabalho teve por objetivo a busca, identificação e registro de avifauna nidificante em propriedade rural privada florestada em Murici dos Portelas-PI. Materiais e Métodos: Percorreu-se as trilhas e aceiros da Reserva Mamangaba, de 54 hectares, para registrar a avifauna presente e nidificante. Fez-se 4 visitas de campo, cada uma com 4 horas de duração, no período diurno, em janeiro de 2022. Utilizou-se câmera fotográfica digital com zoom óptico de 50x. As fotos das aves foram registradas entre 20 e 10 metros de distância e do ninho a 4 metros, a nível do solo (1,5 m). Resultados e Discussão: Encontrou-se duas espécies nidificando no local, sendo uma delas o Surucuá-de-barriga-vermelha (Trogon curucui). Fez-se o registro de casal dessa ave, juntos ao ninho em cupinzeiro arborícola. Essa ave é associada a formações florestais de Cerrado e Caatinga. Os resultados demonstram que a reserva preserva parte dos seus serviços ecossistêmicos e condições para a reprodução da espécie e biodiversidade associada. O local está sendo preparado para criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural e os dados coletados oferecem suporte a essa decisão. Conclusão: Recomenda-se o prosseguimento no processo de criação de Unidade de Conservação oficial, para garantir a perpetuidade da proteção ao local e a manutenção dos serviços ecossistêmicos, além de preservar o local de reprodução do Trogon curucui. Por fim, novas visitas de campo se fazem necessárias, em diferentes horários e estações, para registrar e identificar outras espécies da flora e da fauna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

"Production, storage and delivery of Megaselia scalaris (Diptera: Phoridae) in laboratory as potential food source for Swiftlets (Aves: Apodidae)." In 3rd International Conference on Biological, Chemical and Environmental Sciences. International Institute of Chemical, Biological & Environmental Engineering, 2015. http://dx.doi.org/10.15242/iicbe.c0915044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bao, Guangyu, Xiaomin Chen, and Ramesh K. Agarwal. "Optimization of Anastomotic Geometry for Vascular Access Fistula." In ASME/JSME/KSME 2015 Joint Fluids Engineering Conference. American Society of Mechanical Engineers, 2015. http://dx.doi.org/10.1115/ajkfluids2015-26130.

Full text
Abstract:
Arteriovenous fistula (AVF) is one type of vascular access which is a surgically created vein used to remove and return blood during hemodialysis [1]. It is a long-term treatment for kidney failure. Although clinical treatment and technology have both achieved great improvements in recent years, the vascular access for hemodialysis still has significant early failure rates after the insertion of AVF in patients [2]. Studies have shown that stenosis in the vascular access circuit is the single major cause for access morbidity. Majority of efforts to understand the mechanisms of stenosis formation, and its prevention and management have largely focused on understanding and managing this complication based on the pathophysiology, tissue histology and molecular biology; however these efforts have not resulted in significant progress to date. We believe that the major impact in this area will come from continued and accurate understanding of the hemodynamics, and by development of techniques of intervention to modulate factors such as flow rates, pressures and compliance of the circuit. The goal of this paper is to study anastomotic models of AV access using Computational Fluid Dynamics (CFD) and optimize them to minimize the wall shear stress (WSS). In order to achieve this goal, the commercial CFD software FLUENT [3] is employed in conjunction with a single objective genetic algorithm [4]. Computations for two types of AVF currently in use in clinical practice are performed. AVF with 25° angle/3–4mm diameter and 90° angle/3–5mm diameter are selected to conduct the optimization. A single-objective genetic algorithm is employed in the optimization process and a k-kl-ω turbulence model is employed in CFD simulations; this model can accurately compute transitional/turbulent flows. In order to optimize for the same flow conditions, a fixed boundary condition is used during the optimization process. Computations for 16 to 20 generations of the selected AVFs are obtained from the genetic algorithm solver. The maximum WSS in the two AVFs considered are 6997.8 and 7750 dynes/cm2; however, the maximum WSS in the shape-optimized AVFs are reduced to 3511.2 and 4293.9 dynes/cm2 respectively, which have decreased by 49.82% and 44.59% respectively. Thus, the probability of the formation of stenosis in AVFs and early failure rates of vascular access are reduced by using the optimized AVFs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bao, Guangyu, Xiaomin Chen, and Ramesh K. Agarwal. "Optimization of Anastomotic Geometry for Vascular Access Fistula." In ASME 2016 Fluids Engineering Division Summer Meeting collocated with the ASME 2016 Heat Transfer Summer Conference and the ASME 2016 14th International Conference on Nanochannels, Microchannels, and Minichannels. American Society of Mechanical Engineers, 2016. http://dx.doi.org/10.1115/fedsm2016-7612.

Full text
Abstract:
Arteriovenous fistula (AVF) is one type of vascular access which is a surgically created vein used to remove and return blood during hemodialysis [1]. It is a long-term treatment for kidney failure. Although clinical treatment and technology have both achieved great improvements in recent years, the vascular access for hemodialysis still has significant early failure rates after the insertion of AVF in patients [2]. Studies have shown that stenosis in the vascular access circuit is the single major cause for access morbidity. Majority of efforts to understand the mechanisms of stenosis formation, and its prevention and management have largely focused on understanding and managing this complication based on the pathophysiology, tissue histology and molecular biology; however these efforts have not resulted in significant progress to date. We believe that the major impact in this area will come from continued and accurate understanding of the hemodynamics, and by development of techniques of intervention to modulate factors such as flow rates, pressures and compliance of the circuit. The goal of this paper is to study anastomotic models of AV access using Computational Fluid Dynamics (CFD) and optimize them to minimize the wall shear stress (WSS). In order to achieve this goal, the commercial CFD software FLUENT [3] is employed in conjunction with a single objective genetic algorithm [4]. Computations for two types of AVF currently in use in clinical practice are performed. AVF with 25° angle/3–4mm diameter and 90° angle/3–5mm diameter are selected to conduct the optimization. A single-objective genetic algorithm is employed in the optimization process and a k-kl-ω turbulence model is employed in CFD simulations; this model can accurately compute transitional/turbulent flows. In order to optimize for the same flow conditions, a fixed boundary condition is used during the optimization process. Computations for 16 to 20 generations of the selected AVFs are obtained from the genetic algorithm solver. The maximum WSS in the two AVFs considered are 6997.8 and 7750 dynes/cm2; however, the maximum WSS in the shape-optimized AVFs are reduced to 3511.2 and 4293.9 dynes/cm2 respectively, which have decreased by 49.82% and 44.59% respectively. Thus, the probability of the formation of stenosis in AVFs and early failure rates of vascular access are reduced by using the optimized AVFs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Prusch, Fabiane, HENRIQUE FICH DE MORAES, and LUCIANA LAITANO DIAS DE CASTRO. "OBSERVAÇÃO DE FAUNA LOCAL COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE MEDICINA DE ANIMAIS SILVESTRES E EXÓTICOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UCS." In III Congresso Brasileiro de Ciências Biologicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/iii-conbracib/7573.

Full text
Abstract:
Introdução: O aprendizado teórico consolida-se pela aplicação prática dos conteúdos estudados. A importância da fauna animal e os aspectos de sua interação com o meio ambiente, incluindo a sua categorização em silvestre, exótica e doméstica, são temas discutidos e apresentados em aulas em uma disciplina do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A observação de fauna é um recurso amplamente utilizado em ciências biológicas, porém pouco aplicado no contexto da medicina veterinária. O registro fotográfico é uma forma de transmitir e compartilhar conhecimentos, assim como estudos em grupos. Objetivo: Relatar os resultados da observação de fauna animal local feita por acadêmicos de medicina veterinária. Materiais e métodos: No mês de abril de 2022, 55 alunos da disciplina de Medicina de Animais Silvestres e Exóticos do curso de Medicina Veterinária da UCS realizaram uma caminhada em torno dos dois lagos artificiais pertencentes a estrutura do campus-sede da universidade, situados à 29°09'41.8"S 51°08'48.5"W, na cidade de Caxias do Sul, RS, adjacentes a um fragmento de floresta de araucárias, para observar a composição das classes, ordens, gêneros ou espécies animais habitantes do local. Foram divididos em dois grupos, em dois horários entre 14h e 18h. Em duplas ou trios, fotografaram os indivíduos avistados, e debateram entre o grupo e a professora aspectos relacionados à sua inserção naquele habitat. Após, relataram através de registro fotográfico e taxonômico. Resultados: Obtiveram-se um total de 28 relatórios. Em todos reportaram-se indivíduos de três classes: aves, peixes e répteis. Avistaram-se espécies silvestres como quero-quero (Vanellus chilensis), bem-te-vi (Pitangus sulfuratus), carcará (Caracara plancus) e cágado tigre-d’água (Trachemys dorbigni). Espécies exóticas como cágado-de-orelha-vermelha (Trachemys scripta) e seus produtos híbridos também foram registradas. A superpopulação de peixes como tilápias (Tilapia sp.) e carpas (Cyprinus sp.) chamou atenção, assim como alguns animais apresentando injúrias. A fauna predominante do local teve característica urbana, com inserção de espécies exóticas, especialmente peixes e répteis. Conclusão: O avistamento de animais e sua integração com as estruturas naturais e artificiais onde se inserem possibilitaram uma melhor associação e compreensão do aprendizado teórico pelos acadêmicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SANTOS, LUANA LUZ DOS, VANESSA BACKES NASCIMENTO DIEL, and NILVANE GHELLAR MULLER. "VEGETAÇÃO ARBÓREA DO PARQUE URBANO INTEGRADO ELSO PILAU –ÁREA VERDE NO MUNICÍPIO DE GIRUÁ – RS." In III Congresso Brasileiro de Ciências Biologicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/iii-conbracib/8533.

Full text
Abstract:
Introdução: As florestas urbanas são definidas como redes ou sistemas que abrangem todas as florestas, em grupos de árvores ou individuais, localizadas em áreas urbanas e periurbanas, servindo diariamente à comunidade o contato com a natureza, ao realizarem suas atividades rotineiras. As áreas verdes são locais de lazer e recreação, tem a capacidade de neutralizar, os fatores urbanos estressantes como ruídos, calor e poluição do ar. Os levantamentos florísticos são importantes para o conhecimento da biodiversidade das unidades de conservação, e contribuem para a indicação dos estágios sucessionais e para melhor avaliação das influências de fatores como clima, solo e ação antrópica nas comunidades vegetais. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento e identificação das espécies arbórea existentes no Parque Urbano Integrado Elso Pilau. O parque possui uma área de 7,9 hectares dentro do perímetro urbano do município. Material e Método: O método empregado no trabalho de campo foi por meio de caminhamento com caminhadas aleatórias em toda área do parque. As espécies foram classificadas quanto a origem, nativas ou exótica do Bioma Mata Atlântica e a densidade absoluta (DA). Resultados: Foram levantadas 284 árvores, sendo elas de 44 espécies e distribuídos em 26 famílias botânicas. Quanto a observação de espécies exóticas e nativas percebeu-se a predominância das árvores nativas, correspondendo a 75% do número levantado. A família Fabaceae foi a mais representativa tanto em número de espécies como em número de indivíduos. A maior abundância de indivíduos foi da espécie Ligustrum lucidum, que é exótica invasora e apresentou 46 espécimes. Esta expressiva participação ocorreu devido à proximidade do fragmento com o meio urbano, como a planta é cultivada na arborização urbana, ela é facilmente dispersa pelas aves, indicando elevada capacidade regenerativa o que sugere que essas espécies estejam bem adaptadas ao ambiente. Conclusão: O levantamento da vegetação arbórea é de grande importância, pois há poucos estudos e conhecimento sobre as espécies existentes nos fragmentos de vegetação nas regiões singularmente no que tange a ambientes urbanizados, principalmente em pequenas cidades, essa valoração ambiental passa despercebida pela população, possivelmente, devido o contato muito próximo com as áreas rurais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gómez Salgado, Bibiana Carolina. "Desarrollo de Objetos virtuales de aprendizaje durante la práctica medios y mediaciones como una estrategia pedagógica de educación ambiental en: biodiversidad y ecosistemas aves en la Licenciatura de Biología de la Universidad Santo Tomás en el 2021." In IN-RED 2021: VII Congreso de Innovación Educativa y Docencia en Red. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2021. http://dx.doi.org/10.4995/inred2021.2021.13737.

Full text
Abstract:
The present research aims to develop pedagogical strategies through virtual learning objects that integrate the observation of birds in ecosystems within the pedagogical practice, media, and mediations in such a way that the teachers in the training of the degree in Biology in the venues from Bogotá, Chiquinquirá, and Sincelejo during 2021, incorporate into their teaching work technological elements that allow the teacher in training, to teach their academic spaces in schools using innovative tools that generate appropriation by students about the ornithological biodiversity that Colombia has, in addition to that it seeks to propose birds as a comprehensive strategy that links disciplinary and pedagogical knowledge that contributes to environmental education
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Aves (Biologia)"

1

Campbell, Bryan, and Michel Magnan. Vers la nouvelle bioéconomie: La biofabrication comme initiative stratégique de développement économique pour le Québec. CIRANO, September 2022. http://dx.doi.org/10.54932/jqgh2110.

Full text
Abstract:
Globalement, la bioéconomie peut être définie comme le domaine de l'économie basée sur les produits, services et processus dérivés des ressources biologiques. À cet égard, la biologie de synthèse réfère aux caractéristiques d’un domaine dérivé de la biologie qui s’est développé au cours des trente dernières années grâce aux progrès de la génétique appliquée et de la bio-ingénierie. Certains prédisent que l'économie future sera principalement une bioéconomie basée sur ces techniques émergentes, lesquelles sont cohérentes avec la décarbonisation de notre économie. Nous décrivons d’abord la réalité internationale de la « Révolution Bio » et tentons d’évaluer la position du Québec. Par la suite, nous présentons des politiques de soutien à la bioéconomie de diverses juridictions. Une étude de cas d’une entreprise de Montréal nous permet de mettre en évidence les problèmes auxquels elle a dû faire face pour attirer le capital financier nécessaire à sa croissance. Outre le financement, un autre enjeu critique dans le domaine est la montée en charge (scalability en anglais) des processus de transformation. Nous explorons davantage cet enjeu en agro-technologie, secteur à haut potentiel mais dont la réalisation comporte plusieurs défis socio-économiques. Cette analyse sert de toile de fond à nos recommandations qui portent sur l'élaboration d'une feuille de route pour le soutien gouvernemental à la biologie de synthèse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Beiker, Sven. Unsettled Issues Regarding Communication of Automated Vehicles with Other Road Users. SAE International, November 2020. http://dx.doi.org/10.4271/epr2020023.

Full text
Abstract:
The focus of this SAE EDGE™ Research Report is to address a topic overlooked by many who choose to view automated driving systems and AVs from a “10,000-foot” perspective: how automated vehicles (AVs) will actually communicate with other road users. Conventional (human-driven) vehicles, bicyclists, and pedestrians already have a functioning system of understating each other while on the move. Adding automated vehicles to the mix requires assessing the spectrum of existing modes of communication – both implicit and explicit, biological and technological, and how they will interact with each other in the real world. The impending deployment of AVs represents a major shift in the traditional approach to ground transportation; its effects will inevitably be felt by parties directly involved with the vehicle manufacturing and use and those that play roles in the mobility ecosystem (e.g., aftermarket and maintenance industries, infrastructure and planning organizations, automotive insurance providers, marketers, telecommunication companies). Unsettled Issues Regarding Communication of Automated Vehicles with Other Road Users brings together the multiple scenarios we are likely to see in a future not too far away and how they are likely to play out in practical ways.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography