To see the other types of publications on this topic, follow the link: Baixo custo.

Journal articles on the topic 'Baixo custo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Baixo custo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Kabbach, William. "Um tratamento de baixo custo." Journal of Clinical Dentistry and Research 14, no. 4 (2017): 22–24. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.14.4.022-024.ind.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cabral, Anne Jamylle de Almeida, Aline Ribeiro Teixeira Cavalcante, Maurício José de Matos e. Silva, Antônio Lucas das Mercês Filho, Luiz Eduardo Lemos da Silva, and Camila Glenda Dantas de Medeiros Cunha. "MUCOPEXIA ANAL DE BAIXO CUSTO." Journal of Coloproctology 38 (October 2018): 159. http://dx.doi.org/10.1016/j.jcol.2018.08.340.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Medeiros, Rebecca V. B., and Rodrigo R. Resende. "COMO FAZER UM FILTRO DE ÁGUA DE BAIXO CUSTO." Nanocell News 2, no. 5 (December 21, 2014): n/a. http://dx.doi.org/10.15729/nanocellnews.2014.12.22.016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Torres, Victor Scarparo, Wellington Tacone Bergamini, and Daltro Cella. "ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CUSTOS OPERACIONAIS DAS COMPANHIAS AÉREAS COMO ESTRATÉGIA PARA VIABILIZAR UMA EMPRESA LOW COST NO BRASIL." Revista Interface Tecnológica 17, no. 2 (December 18, 2020): 437–50. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i2.937.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo apresentar os principais custos relacionados com as operações de uma companhia aérea de baixo custo (low cost) e descrever as principais variáveis que podem viabilizar esse modelo de negócio no Brasil. Apesar de não existir uma regulamentação legal que subdivida o setor aéreo em tradicional e baixo custo, a nomenclatura low cost caracteriza-se por preço baixo na passagem aérea por meio de corte nos custos no processo de voo, aumento no número de passagens vendidas e incremento nas receitas das companhias aéreas pela cobrança de serviços como alimentação, bebidas e de atendimento especial (entretenimento, internet). A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica, com base em referências teóricas publicadas em meios eletrônicos, como artigos científicos e websites sobre os custos operacionais das companhias aéreas e de acordo com a legislação do setor aéreo. Para levantamento dos dados foram utilizados os anuários da aviação, portifólios do panorama aéreo, além de fontes e legislações fornecidas pelo portal da Agência Nacional da Aviação Civil. Para a implantação dessa estratégia de baixo custo é necessário a redução nos custos de operações por meio da atualização da legislação brasileira para o setor, redução de impostos sobre a querosene de aviação, mudanças na legislação para reduzir o excesso de processos contra as companhias aéreas e uma maior padronização de aeronaves por parte das empresas aéreas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

OLIVEIRA, HELEN BIATRIZ PEREIRA DE, Leonardo Moreli Santana, Carlos Eduardo Rodrigues dos Santos, and Renata Bachin Mazzini-Guedes. "Casa de vegetação de baixo custo: Uma opção acessível." Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade 7, no. 2 (December 2, 2019): 7. http://dx.doi.org/10.15210/rbes.v7iesp.17102.

Full text
Abstract:
O cultivo protegido de plantas vem se estabelecendo no Brasil, sendo um sistema muito utilizado para a produção de olerícolas, ornamentais e mudas. No entanto, pode ser um sistema de alto custo dependendo do material construtivo e dos equipamentos empregados. O objetivo foi desenvolver e construir uma casa de vegetação de baixo custo, e estudar sua viabilidade quanto às condições ambientais em seu interior para o cultivo de plantas. A casa de vegetação foi construída com madeira de eucalipto, perfazendo um total de 67,85 m2, e revestida com polietileno translúcido de 150 µm. Temperatura, umidade e radiação fotossinteticamente ativa foram medidas em seu interior e comparadas com os dados climáticos da região. Após a finalização da construção, verificou-se ser possível a construção a custos bem menores do que os disponíveis no mercado. Além disso, as condições ambientais em seu interior refletiram as condições naturais da região durante o período monitorado, provando ser uma estrutura versátil para o cultivo de diversas espécies vegetais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rocha, Anderson. "Plataforma para computação física de baixo custo." Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC, no. 6 (October 27, 2016): 84. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8221.

Full text
Abstract:
Diante de diversas opções e tecnologias existente atualmente para o ensino de computação e mecatrônica, a opção de utilizar apenas uma plataforma, explorar seu potencial e aprimorar alguns conceitos, foi a opção considerada. Foi sugerida a introdução de plataformas de programação baixo custo dentro do curso de mecatrônica, além de vincular este uso às disciplinas “Introdução aos Algoritmos e Programação” e “Algoritmos e Programação”. Os projetos desenvolvidos tiveram caráter de protótipos para exemplificarem alguns tipos de aplicações e tecnologias existentes no mercado, bem como sugerir algumas inovações na solução de problemas do cotidiano. Alguns deles ainda tinham como objetivo serem utilizados em, residências, indústrias, campeonatos estaduais de robótica, feiras e mostras científicas internas e externas, etc, exercendo um papel de destaque dentre outros projetos apresentados pelo colégio. Cada protótipo foi construído pelos próprios alunos, envolvendo práticas em mecânica, eletrônica e programação, bem como toda a documentação dos processos e tarefas envolvidas. Ao final, foram apresentados, além dos protótipos, banner e um resumo expandido do projeto, contendo todas as informações técnicas solicitadas. A plataforma de programação utilizada têm se demonstrado suficientemente profissional para o desenvolvimento de nossas atividades educacionais, além disso, dadas as crescentes evoluções, há um caminho longo a seguir, já que lidamos com pessoas e um conhecimento em expansão, um mundo que não para, uma demanda que se exprime na inovação e revitalização do conhecimento. Mesmo aplicada nos últimos anos do curso técnico de mecatrônica, o emprego da tecnologia apresentou-se muito eficaz, sendo uma fonte valiosa de conhecimentos e expectativas, independente do interesse específico dos alunos por determinadas áreas ou pelo nível de aprendizado e assimilação em que se encontravam. Os frutos foram projetos diversificados e de interesse bem expressivo para todo o corpo acadêmico e desenvolvedores das plataformas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rodrigues, Danielle Pereira, Aline Tiara Mota, and Paulo Victor Santos Souza. "Circuitos Elétricos com Materiais de Baixo Custo." Revista do Professor de Física 3, no. 1 (April 8, 2019): 133–54. http://dx.doi.org/10.26512/rpf.v3i1.13429.

Full text
Abstract:
Nós propomos uma sequência didática para o ensino de circuitos elétricos pautada na Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel posta em prática por meio de atividades experimentais realizadas com materiais de baixo custo. Os resultados obtidos com as diversas aplicações da sequência em diversas turmas de ensino médio em nossa instituição de origem são apresentados e discutidos. Esses resultados indicam que a sequência pode ser útil na promoção de um aprendizado significativo. Por sua simplicidade e praticidade, a sequência pode ser ajustada às mais diversas realidades escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Attilio, Lísia Borges, Aparecida Conceição Boliani, and Maria Aparecida Anselmo Tarsitano. "Custo de produção de amora-preta em região tropical." Revista Brasileira de Fruticultura 31, no. 4 (December 2009): 1042–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452009000400017.

Full text
Abstract:
O cultivo da amora-preta é recente no Brasil. A espécie apresenta elevada adaptabilidade, baixa exigência em frio, facilidade de manejo, rusticidade e pouca utilização de defensivos agrícolas. É uma fruta que vem despertando elevada atenção dos consumidores devido à presença de compostos fenólicos com propriedades antioxidantes. Com este trabalho, objetivou-se analisar o custo de produção do cultivo da amora-preta, em primeiro ano de produção. Para estimar a matriz de coeficientes técnicos e os custos de produção, em 2007, os preços de venda foram levantados junto a um produtor, e o restante das informações foi obtido de um experimento. De acordo com os dados e os cálculos de custos, a primeira produção da cultura foi de 3.000 kg.ha-1, com custo de implantação e condução, no primeiro ano, de R$ 8.710,63, e no segundo ano, apresentou custo de R$ 6.467,50. o custo de produção foi relativamente baixo comparado com outras frutíferas perenes cultivadas na região, evidenciando que esta atividade pode ser mais uma alternativa de renda para agricultura familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SALOMÃO, Gledson Renan, Renan Mastelari dos SANTOS, Carlos NASCIMENTO, and Danilo Agostini MACHADO. "OTIMIZAÇÃO DE AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO (ASBC)." REVISTA FUNEC CIENTÍFICA - MULTIDISCIPLINAR - ISSN 2318-5287 3, no. 5 (August 25, 2015): 187–204. http://dx.doi.org/10.24980/rfcm.v3i5.1589.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como propósito avaliar um aquecedor solar de baixo custo para que pudesse servir como método alternativo na obtenção de água quente nas torneiras e chuveiros das residências e ainda reduzir custos com energia elétrica. Diferente do aquecedor convencional de cobre e vidro, o aquecedor solar de baixo custo tem seu sistema basicamente inteiro de PVC o que o torna financeiramente mais viável e sua instalação muito mais econômica, chegando a ser até 5 vezes mais barata. Contudo, durante 1 (um) ano observou-se o comportamento deste e de vários coletores quanto à eficiência de absorção solar e geração de água quente para a Região Noroeste do Estado de São Paulo. De iní­cio, com base em estudos anteriores, foi desenvolvido um protótipo e coletada diversas medidas da temperatura da água. Assim pode-se deduzir um máximo rendimento para o material, PVC, já que em elevada temperatura poderia levá-lo a uma possí­vel deformação, e, até não aquecer a água na temperatura adequada caso houvesse pouca absorção de radiação solar. Os dados coletados serviram para dimensionar o sistema coletor/reservatório, e assim foram coletados valores de inclinação, temperatura e armazenamento de água aproximados do rendimento máximo. Após os dimensionamentos e a coleta de novos dados, constatou-se um ótimo rendimento do sistema, que alcançou ganho médio de 14°C, com coletor operando com inclinação de 30°, concluindo sua viabilidade na região devido à alta incidência de radiação solar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Giracca, César, Brenda Amorin, and Eugênio Andrés Díaz Merino. "Construção de Órteses em fibra de carbono de baixo custo." Plural Design 2, no. 1 (December 11, 2019): 20. http://dx.doi.org/10.21726/pd.v2i1.898.

Full text
Abstract:
Este artigo teve como objetivo definir os procedimentos de construção de um dispositivo de tecnologia assistiva (órtese) em compósito de fibra de carbono, um material de reforço fibroso e matriz polimérica epoxílica. Teve-se como foco a redução de custos, buscando um produto de qualidade, resistência mecânica, inovador e resistente às ações intempéries. Para alcançar esse objetivo, num primeiro momento foram realizados o escaneamento tridimensional do usuário, a modelagem matemática (SolidWorks ou CAD), a simulação mecânica (Abaqus) e finalmente a materialização do dispositivo. Como resultado, obteve-se uma órtese em fibra de carbono retratando fielmente a morfologia do usuário. A simulação mecânica permitiu determinar a quantidade mínima de material para construção da órtese, garantindo a sua resistência e qualidade no menor custo possível, atendendo de forma satisfatória a um dos resultados esperados. Quanto à materialização final do dispositivo, este foi testado com o usuário, para os ajustes e refinamentos. Concluiu-se que é possível desenvolver uma órtese em fibra de carbono com baixo custo, seguindo as orientações definidas neste artigo. Trata-se de uma oportunidade de atender a usuários com dispositivos de tecnologia assistiva de baixo custo, porém de elevada qualidade e durabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

César Giracca and Eugênio Andrés Díaz Merino. "CONSTRUÇÃO DE ÓRTESES EM FIBRA DE CARBONO DE BAIXO CUSTO." Plural Design 2, no. 1 (January 29, 2021): 20–25. http://dx.doi.org/10.21726/pl.v2i1.81.

Full text
Abstract:
Este artigo teve como objetivo definir os procedimentos de construção de um dispositivo de tecnologia assistiva (órtese) em compósito de fibra de carbono, um material de reforço fibroso e matriz polimérica epoxílica. Teve-se como foco a redução de custos, buscando um produto de qualidade, resistência mecânica, inovador e resistente às ações intempéries. Para alcançar esse objetivo, num primeiro momento foram realizados o escaneamento tridimensional do usuário, a modelagem matemática (SolidWorks ou CAD), a simulação mecânica (Abaqus) e finalmente a materialização do dispositivo. Como resultado, obteve-se uma órtese em fibra de carbono retratando fielmente a morfologia do usuário. A simulação mecânica permitiu determinar a quantidade mínima de material para construção da órtese, garantindo a sua resistência e qualidade no menor custo possível, atendendo de forma satisfatória a um dos resultados esperados. Quanto à materialização final do dispositivo, este foi testado com o usuário, para os ajustes e refinamentos. Concluiu-se que é possível desenvolver uma órtese em fibra de carbono com baixo custo, seguindo as orientações definidas neste artigo. Trata-se de uma oportunidade de atender a usuários com dispositivos de tecnologia assistiva de baixo custo, porém de elevada qualidade e durabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Levien, Sérgio Luiz Aguilar, and Italo Wigliff Leite Pachico. "AVALIAÇÃO DE EMISSORES DE BAIXO CUSTO DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA SUBMETIDOS À BAIXA PRESSÃO." IRRIGA 1, no. 1 (May 21, 2014): 55. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2014v1n1p55.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Alvim, Jair Pimentel, Leandro Ururahy de Carvalho, Claudio Russio de Oliveira, Carlos Kossak, Paolo Souto Maior, Gustavo Teles, and Igor Saint Clair. "Protótipo para realização de cranioplastia de baixo custo." Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery 33, no. 04 (December 2014): 318–22. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1626233.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo: O presente trabalho propõe uma técnica para realização de cranioplastia com metilmetacrilato em formas pré-moldadas e esterilizadas visando evitar cranioplastia com prototipagem pré-moldada. Método: Conforme rotina apresentada, o flap ósseo realizado para craniotomia descompressiva é armazenado em recipientes com formol e enviado para o serviço de patologia do hospital. Quando realizamos a cranioplastia, utilizamos o flap ósseo armazenado para realização dos moldes que serão utilizados na cranioplastia. Resultado: O resultado estético é muito bom e os índices de complicação e infecção são baixos. Conclusão: Apresenta resultados estéticos semelhantes aos casos de prototipagem com baixo custo na confecção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Lopes, M. A., A. L. R. Lima, F. M. Carvalho, R. P. Reis, I. C. Santos, and F. H. Saraiva. "Resultados econômicos de sistemas de produção de leite com diferentes níveis tecnológicos na região de Lavras, MG." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 57, no. 4 (August 2005): 485–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352005000400009.

Full text
Abstract:
Estudou-se a rentabilidade da atividade leiteira na região de Lavras, MG, analisando a influência do nível tecnológico sobre o custo de produção do leite. Foram identificados os componentes com maior influência sobre os custos finais da atividade e calculado o ponto de equilíbrio. Os dados, provenientes de 16 sistemas de produção, representando os níveis tecnológicos baixo, médio e alto, foram coletados mensalmente, entre janeiro de 2002 e junho de 2003. Consideraram-se a margem bruta, a margem líquida e o resultado (lucro ou prejuízo) como indicadores de eficiência econômica. O nível tecnológico influenciou o custo total de produção do leite - lucratividade e rentabilidade. Os sistemas de produção com nível tecnológico baixo apresentaram o menor custo unitário. O nível tecnológico influenciou os itens componentes do custo operacional efetivo da atividade leiteira. A margem líquida positiva e a lucratividade negativa, nos três níveis tecnológicos, indicaram que os pecuaristas estarão se descapitalizando a longo prazo, mas não a médio prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Garbossa, Luis Hamilton Pospissil, André Luis Tortato Novaes, and Katt Regina Lapa. "Automação de baixo custo como alternativa para monitoramento hidrológico." Agropecuária Catarinense 33, no. 3 (December 30, 2020): 72–76. http://dx.doi.org/10.52945/rac.v33i3.795.

Full text
Abstract:
Para gerenciar adequadamente os recursos hídricos, um componente básico é o conhecimento do comportamento hidrológico da região de interesse obtido através da aquisição de dados por meio de monitoramento ambiental automatizado. No entanto, o custo de equipamentos profissionais sofisticados de monitoramento hidrológico pode ser proibitivo para muitos locais ao redor do mundo. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e testar uma plataforma de coleta de dados de baixo custo (PCD-B) a qual pode ser usada para adensar a rede de monitoramento hidrológico para precipitação, pequenos rios e temperatura da água. As medições realizadas com os sensores de baixo custo foram comparados aos profissionais e apresentaram resultados excelentes, o pluviômetro de báscula registrou 100% das medições, o sensor de distância coletou dados corretamente em 97,3% das medições e o coeficiente de determinação foi maior que 0,99 para a temperatura da água e do ar. A PCD-B foi mantida ativada e coletando dados por mais de 150 dias sem grandes problemas. As peças usadas na solução de baixo custo tem, aproximadamente, 9% do custo de uma solução profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Neves, Yuri, and Diogo Freitas. "Construção de Controlador Lógico Programável de Baixo Custo para Fins Didáticos." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 4, no. 4 (November 10, 2019): 28–39. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v4i4.1172.

Full text
Abstract:
Os laboratórios de automação industrial de instituições de ensino público são deficitários em relação ao número de controladores lógico programáveis (CLP). A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de um CLP de baixo custo para aplicações didáticas nestas instituições. O circuito eletrônico foi baseado na plataforma de desenvolvimento Arduino, e foi utilizado o software de uso livre Ladder Maker para a programação. O circuito eletrônico foi projetado com componentes de menor custo possível. A confiabilidade dos componentes eletrônicos utilizados não foi de análise criteriosa para que o custo de fabricação não se elevasse. Realizou-se uma comparação do custo total do projeto do CLP de baixo custo com o custo de aquisição de CLPs compactos à venda no mercado, e foi possível comprovar que o custo fica em torno de 15% comparado aos equipamentos de empresas tradicionais. Mesmo com menor confiabilidade, a vantagem do valor de confecção do CLP proposto se sobressai, visto que sua aplicação se destina a fins didáticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Moraes, Rejane Mércia Siqueira, and John Harry Harwood. "Um aquecedor solar de água de baixo custo." Acta Amazonica 17 (1987): 581–88. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921987171588.

Full text
Abstract:
Um protôtipo de um aquecedor solar de água para fins domésticos com uma área de 1 m2 foi constuíudo e testado. 0 equipamento consistiu de um tanque raso pintado de pre to, isolado nas laterais e no fundo, funcionando ao mesmo tempo como coletor e reserva-tório de água quente. As curvas de resfriamento mostraram que para se obter uma reten-cão de calor adequada seria necessário utilizar-se de uma tampa transparente dupla. Variou-se-a quantidade de água no tanque. Com 50 litros de água observou-se temperaturas de até 87°C. Concluiu-se que é perfeitamente viável construir-se um coletor solar de água prático e barato para regiões equatoriais, ligando-se em série 4 unidades iguais à aqui testada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Santos, Maraiza Prescila dos, and José Kleber Costa de Oliveira. "Automação de baixo custo para reservatórios de água." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 2, no. 25 (December 1, 2014): 58. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v2n25p58-64.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Machado, Maria Cecília, José Leonardo Góes Lourenço, Wagner de Figueiredo, and Newton Kara-José. "Óculos de baixo custo: experiência em Divinolândia (SP)." Arquivos Brasileiros de Oftalmologia 73, no. 1 (February 2010): 57–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27492010000100010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bartolomucci, Antônio Carlos, and Alexandre Marotta. "Endobag: confecção artesanal segura e de baixo custo." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 27, no. 3 (June 2000): 205–6. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912000000300011.

Full text
Abstract:
Os autores enfatizam a importância do uso de endobag em cirurgia laparoscópica para retirada de peças ou resíduos cirúrgicos, na prevenção de contaminação bacteriana ou neoplásica. Descrevem um método artesanal de produção de endobag, utilizando luva de látex para procedimento, que mantém as qualidades dos materiais similares industrializados, sendo, porém, de baixo custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Dellagnelo Torres, Heloise, and Alejandro Rafael Garcia Ramirez. "Projeto de uma Cela Braille de baixo custo." Revista Educação, Psicologia e Interfaces 3, no. 4 (December 30, 2019): 135–49. http://dx.doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v3i4.189.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo projetar uma única Cela Braille que proporcione a acessibilidade a leitura para pessoas com deficiência visual, tendo como premissa o baixo custo para permitir o acesso do dispositivo para pessoas de diversas classes sociais. Este produto permite o uso tanto por usuários que estão no processo de aprendizado do código Braille, como por leitores que já possuem esta alfabetização. O dispositivo pode ser utilizado em casa, na escola e em qualquer local que disponha de um computador com porta USB. O embasamento técnico científico foi tido por meio de trabalhos precedentes onde idéias similares foram desenvolvidas, o intuito foi aprimorá-los incluindo caracteres no programa de computador e um botão auxiliar para controlar a velocidade de leitura. Realizou-se uma pesquisa de mercado para encontrar os componentes adequados para o projeto, onde priorizou-se a qualidade, as dimensões e o custo das peças. O desenho do dispositivo foi feito em um software de Desenho Auxiliado por Computador (CAD) para que fosse impresso tridimensionalmente posteriormente. Utilizou-se o software Arduino IDE para fazer a programação do hardware que traduz textos digitados no computador para caracteres Braille diferenciando letras maiúsculas, letras minúsculas e números. O projeto foi validado utilizando trabalhos antecedentes, testes que envolveram o hardware e o dispositivo físico, e com uma simulação computacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Araujo, Juliana Gonçalves, Umbelina Cravo Teixeira Lagioia, João Gabriel Nascimento Araújo, Rodrigo Vicente Prazeres, and Tiago Moura Soeiro. "Práticas gerenciais: análise dos custos e formação de preço no arranjo produtivo local de confecções - PE." REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco 2, no. 2 (January 26, 2018): 153–77. http://dx.doi.org/10.21574/remipe.v2i2.63.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é de verificar o nível de utilização das práticas relacionadas à gestão de custos e formação de preço pelos gestores do Arranjo Produtivo Local (APL) de confecções de Pernambuco. A amostra foi composta por 52 empresas, e os resultados apontam uma tendência ainda insatisfatória dos procedimentos de gestão de custos, visto que a minoria utiliza da totalidade das ferramentas e as que adotam o fazem de maneira informal. As associações significativas encontradas entre as variáveis de análise foram relativas a não negociação de preço daqueles respondentes que afirmaram adotar estratégia de diferenciação (maior qualidade), e a utilização de métodos de custeio por aqueles respondentes que não adotam a estratégia de baixo custo. Verificou-se que aqueles que utilizam quaisquer modalidades de custeio tendem a não adotar estratégias de baixo custo, preferindo não abrir mão da qualidade do produto para obter uma diminuição dos custos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Loper, Ailson Augusto, Alexandre Nascimento de Almeida, João Carlos Garzel Leodoro da Silva, and Humberto Angelo. "Determinação da Orientação Estratégica do Polo Moveleiro do Alto Vale do Rio Negro." Floresta e Ambiente 23, no. 1 (February 19, 2016): 70–79. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.038113.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo do trabalho é caracterizar e identificar a estratégia competitiva desenvolvida pelo polo moveleiro do Alto Vale do Rio Negro a partir das três estratégias genéricas propostas por Porter (1980): baixo custo, diferenciação e foco. A identificação das estratégias foi por meio da aplicação de questionário e análise de correspondência. Em geral, as empresas do polo são exportadoras, de médio ou pequeno porte, produzem móveis residenciais, retilíneos sob encomenda ou de forma seriada. A análise dos dados evidenciou que o grupo de moveleiras analisadas não apresenta uma estratégia genérica pura, pois as estratégias de baixo custo e diferenciação foram consideradas igualmente importantes. Verificou-se que as firmas com maior parte da sua produção voltada para o mercado externo adotam a estratégia de baixo custo e as moveleiras de grande porte perseguem a estratégia de baixo custo e diferenciação simultaneamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Cavalcanti, Vinícius Queiroz, and Santiago Martin Lugones. "BANCADA DE ENSAIOS AERODINÂMICOS PARA AERONAVES RÁDIO CONTROLADAS." CIMATech 1, no. 6 (December 4, 2019): 105–14. http://dx.doi.org/10.37619/issn2447-5378.v1i6.238.105-114.

Full text
Abstract:
O presente trabalho relata a concepção, detalhamento e realização de um protótipo de bancada para ensaios de sustentação e arrasto de asas de aeronaves rádio controladas de baixo custo para fins de aquisição de dados e validação de cálculos e estruturação de relatórios da equipe Megazord AeroDesign, representante da Faculdade de Tecnologia Professor Jessen Vidal de São Jose dos Campos. Mediante o uso de Arduino e redundância de componentes eletrônicos de custos relativamente baixos, pretende-se elaborar um protótipo de balança que consiga medir a sustentação e arrasto de um aeromodelo rádio controlado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

C. Boaretto, Luiz, and Eduardo T. da Silva. "Custo de produção da alface (Lactuca sativa L.) no sistema túnel baixo." Revista Acadêmica: Ciência Animal 2, no. 4 (October 15, 2004): 41. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v2i4.15123.

Full text
Abstract:
O presente trabalho avaliou o custo de produção da alface (Lactuca sativa L), em sistema tecnológico túnel baixo. Foram levantados os dados socioeconômicos para estudo do sistema em uma propriedade rural localizada no Município de Dois Vizinhos, Região Sudoeste do Paraná: Sitio São Francisco. O levantamento dos dados de custos de produção ao longo de um ano, para um montante de 10.000 cabeças de alface/mês, foi realizado de abril de 2001 a março de 2002. Os fatores que mais influenciaram nos custos de produção foram: tamanho das estruturas de produção, perdas médias de alface ao longo do ano, variações nos ciclos de produção durante as quatro estações do ano, quantidades de insumos utilizados e valor recebido por cabeça de alface comercializada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Queiroz, Alisson Maia de, and Zenobio Abel Gouvêa Perelli da Gama e. Silva. "ASPECTOS ECONÔMICOS DOS PLANTIOS COM EUCALIPTO (Eucalyptus spp.) NA REGIÃO DO BAIXO ACRE." FLORESTA 46, no. 3 (October 5, 2016): 287. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v46i3.42931.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo foi, ao gerar informações econômicas sobre a atividade de reflorestamento com Eucalipto spp, no estado do Acre, subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas à utilização dos recursos florestais locais. Em termos específicos, essa pesquisa visou: (a) identificar os custos relacionados à implantação e manutenção de povoamentos de eucalipto na região do Baixo Acre; (b) quantificar as receitas da atividade de reflorestamento nessa região e (c) avaliar a viabilidade econômica de povoamentos florestais na região. O método utilizado identificou o valor presente líquido (VPL), a taxa interna de retorno (TIR) e o valor esperado da terra (VET), válidos para os povoamentos com eucalipto nessa região. Dos resultados gerados pode-se inferir que: (a) os projetos analisados apresentaram um elevado custo de implantação e manutenção quando comparados com os custos encontrados em outros estudos; (b) os reflorestamentos avaliados geraram uma renda menor que as obtidas em projetos similares implantados em outras regiões do Brasil e (c) os povoamentos pesquisados demonstram que, nas condições propostas, produzir eucalipto para atender à geração de energia em Rio Branco não oferece viabilidade superior ao custo de oportunidade do capital, indicando assim a inviabilidade econômica dessa atividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Rocha, Ricardo Florencio Alves, and Adriana Gomes Dickman. "Ensinando Termodinâmica por meio de Experimentos de Baixo Custo." Abakós 4, no. 2 (May 19, 2016): 71. http://dx.doi.org/10.5752/p.2316-9451.2016v4n2p71.

Full text
Abstract:
<p>Neste trabalho, apresenta-se o kit Caixa Mágica com experimentos de termodinâmica para alunos do Ensino Médio. Os experimentos utiliziam material de baixo custo, incluindo materiais reciclados, facilmente adaptáveis em salas de aula. A Caixa Mágica foi testada em uma escola estadual com alunos do segundo ano do ensino médio. O impacto das experiências como estímulo no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de termodinâmica foi investigado por meio de questionários aplicados antes e após a experimentação. O nível de acerto dos questionários aumentou significativamente após os experimentos, sugerindo que a abordagem é eficiente.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Richter, Eduardo M., Fábio R. P. Rocha, and Lúcio Angnes. "Multímetro interfaceado de baixo custo para aquisição de dados." Química Nova 27, no. 2 (April 2004): 313–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422004000200023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Souza, Felipe Xavier de, Jussandra Cardoso Rodrigues, Jocyane de Souza Andrade, Cássia Maria Oliveira de Oliveira, Ana Larisse Gondim Barbosa, and André dos Santos Brandão. "Modelo simulador de baixo custo para treinamento de septoplastia." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 42 (March 5, 2020): e2827. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e2827.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Desenvolver um modelo simulador de baixo custo para treinamento de técnicas de Septoplastia para médicos residentes em Otorrinolaringologia. Métodos: Trata-se de uma pesquisa tecnológica com desenvolvimento experimental de um protótipo de cirurgia. O modelo foi constituído por um septo artificial produzido com materiais de baixo custo e fácil aquisição, associado à um suporte em formato de hemi-crânio desenvolvido e impresso em impressora 3D. Adaptações foram realizadas para garantir que o resultado final fosse o mais objetivo e prático possível, facilitando assim sua utilização. Resultados: Com o modelo, foi possível treinar as etapas iniciais de um procedimento de septoplastia, podendo ser realizado em variados ambientes, devido seu baixo peso, facilitando seu transporte. Permite que o usuário se familiarize com os instrumentais de septoplastia e o uso de fotoforo em um espaço cirúrgico limitado que é a cavidade nasal, dando-lhes a oportunidade de melhorar a destreza manual, essencial durante um procedimento real. Conclusão: O presente protótipo, oferece uma nova opção para treinamento e para melhorar as habilidades cirúrgicas do médico residente, conferindo maior segurança e destreza, mediante treinamento prévio em um modelo específico, para posterior transferência destas habilidades para um ambiente cirúrgico real.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Izola, Dawson Tadeu, Paulo Picollo, and Fernando Martini Catalano. "AEROFOTOGRAFIAS DE BAIXO CUSTO COMO INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 2, no. 2 (August 1998): 225–28. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v02n02p225-228.

Full text
Abstract:
RESUMO Atualmente, utilizam-se fotos aéreas obtidas de aviões equipados com câmaras especiais e "spots" conseguidos através de satélites de sensoriamento remoto. A proposta deste trabalho é utilizar-se um foguete de pequeno porte com alcance de 2.000m cuja carga útil é uma câmara fotográfica de 35mm com capacidade de 40 fotos. A câmara é abandonada no ponto mais alto da trajetória e retorna ao solo amparada por um pára-quedas, no período de queda, quando um circuito eletrônico dispara a câmara com intervalos controlados estabelecendo, assim, a escala da seqüência de fotos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Lima, Edcleyton José de, Raquel Maria da Silva, Raquel da Silva Teles, and Fernando Ferreira da Silva Dias. "Avaliação do funcionamento de um biodigestor de baixo custo." Diversitas Journal 5, no. 4 (October 26, 2020): 2394–407. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1262.

Full text
Abstract:
RESUMO: As ações antrópicas vêm acarretando sérios danos ao meio ambiente ao longo dos anos, como a poluição de fontes de águas subterrâneas e superficiais, derrubada de árvores e matas nativas e o descarte inadequado de esgotos e dejetos de animais. Um dos problemas mais recorrentes é a utilização de fontes não renováveis, pensando nessa problemática: novas tecnologias foram desenvolvidas, como os biodigestores. Foi elaborado um biodigestor com materiais de fácil aquisição na cidade de Garanhuns-PE, sua construção foi realizada na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco com objetivo de avaliar a adaptação desse sistema e otimizar os processos que ocorrem em seu interior. Após a montagem do sistema foram feitos ajustes de otimização para verificar vazamentos e possíveis correções no funcionamento do projeto piloto. Foram avaliados o tempo de retenção hidráulica (TRH), volume de carga diária (VC), temperatura interna e externa do sistema, cálculo da pressão interna do biodigestor juntamente com a quantidade de biogás, análise de nove sólidos e pH do esterco bruto diluído na proporção 2:1 e do biofertilizante. O tempo de retenção hidráulica (TRH) foi de 30 dias e o volume de carga diária ideal foi de um litro de esterco em diluição a cada dois dias, o pH do biofertilizante se estabilizou em 7.2 estando na faixa ideal, as temperaturas observadas foram de 25ºC no interior do biodigestor e a média na pressão do sistema foi de 0,943 atm. Houve reduções significativas no teor de sólidos, principalmente os sólidos totais e voláteis que são os principais precursores do gás metano. O biodigestor foi avaliado durante 30 dias e a produção total de biogás foi de 18 L. Conclui-se que é um sistema viável, tanto de modo técnico quanto de modo econômico, podendo ser implementando em zonas rurais ou urbanas e ser adaptado para maiores escalas. PALAVRAS-CHAVE: biofertlizante, biodigestão, biogás.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Magioni, Paula Luiza Quemelli, Natália Queirós Santos, Josilene Lopes Teixeira, Kinglston Soares, and Pablo Rodrigues Muniz. "AGING INDEX AS AN INDICATOR OF DEGRADATION OF LOW VOLTAGE ELECTRICAL CABLES INSULATED BY PVC." Revista Ifes Ciência 3, no. 1 (June 15, 2017): 4–15. http://dx.doi.org/10.36524/ric.v3i1.288.

Full text
Abstract:
Cabos elétricos de baixa tensão isolados por PVC são amplamente utilizados em instalações elétricas prediais de baixa tensão. O uso desses cabos após o final de sua vida útil pode causar danos materiais ou humanos, uma vez que, nesta condição, a instalação está sujeita a fugas de corrente elétrica, curtos-circuitos e até incêndios. Os testes atualmente empregados para avaliar o fim de vida desses cabos requerem equipamentos de alta tecnologia e mão-de-obra especializada,sendo assim de custos elevados. Este artigo avalia e conclui que o índice de envelhecimento, um teste de baixo custo, pode ser usado com confiabilidade para avaliar a degradação térmica de cabos elétricos de baixa tensão isolados por PVC, uma vez que apresenta resultados similares a outros testes atualmente empregados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Cunha, Carlos Magno Queiroz da, José Alberto Guilherme Frota Júnior, James Dantas Ferreira, Giovanni Troiani Neto, Diego Freitas Félix, and Francisco Julimar Correia de Menezes. "Montagem e aplicação de modelo de baixo custo de dissecção venosa." Revista de Medicina 96, no. 4 (December 22, 2017): 220. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i4p220-224.

Full text
Abstract:
Objetivo: Desenvolver e aplicar modelo de baixo custo para treinamento de dissecção venosa para acadêmicos de Medicina. Métodos: O modelo foi elaborado com custo fixo de 35 reais (10,5 dólares) e mais 50 centavos a cada reposição, tendo sido aprovados por 6 cirurgiões vinculados ao curso de Medicina da Universidade de Fortaleza e utilizados durante curso teórico prático. Os alunos responderam a um teste pré e pós-atividade, foram avaliados durante a prática através de check list e responderam questionário de percepção sobre o modelo. Resultados: Foi notado crescimento teórico, porém, percebeu-se a necessidade de mais treinamento procedural, o que é viável com nosso modelo de baixo custo. Em relação aos questionários de percepção, 91,95% dos alunos concordaram que os modelos mantinham boa correlação anatômica, 89,96% que o material utilizado é de boa qualidade, 95,40% que o modelo permitiu o aprendizado da dissecção venosa e 96,55% que o modelo pode ser utilizado para ensino do procedimento, números que reafirmam a eficácia e viabilidade do modelo. Conclusões: É possível a criação de modelo realista, de boa qualidade e viável para o ensino, apenas com materiais de baixo custo para treinamento de dissecção venosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Silva, Emanuelly Thays Muniz Figueiredo, Francisco George de Lima Regis, Danielle Maria Camelo Cid, Luiza Vitória Fontenelle Costa, Isabelle Rodrigues Schramm, and Daniel Souza Lima. "Treinamento para controle de sangramento por compressão direta: um simulador de baixo custo." Revista de Medicina 100, no. 1 (March 17, 2021): 15–19. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i1p15-19.

Full text
Abstract:
Contexto: O trauma representa um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo as lesões hemorrágicas não controlada a principal causa de morte prevenível tanto no ambiente militar, quanto no cenário civil. Nesse contexto, medidas efetivas de controle de sangramento tem notória relevância, tornando-se necessário o fortalecimento educacional através de treinamentos de qualidade, utilizando estratégias eficientes de ensino e aprendizagem, como os modelos sintéticos de simulação de baixo custo. Objetivo: Apresentar um modelo de baixo custo para treinamento de controle de sangramento com uso de compressão direta e seus resultados de avaliação. Método: Confeccionado um modelo sintético para aplicação da técnica de compressão direta, utilizando-se materiais de fácil aquisição e de baixo custo, como espuma de estofado, placa de E.V.A, bomba pneumática, recipiente de soro fisiológico, água, tinta escolar, equipos de soro, tubo de látex para garrote e um braço de manequim comercial. Durante a montagem, foi criado um sistema de simulação de sangramento ativo. O modelo foi então utilizado e avaliado por meio da escala Likert durante o curso Stop The Bleed do Comitê de Trauma do Colégio Americano de Cirurgiões por profissionais da área da saúde. Resultados: No manuseio e uso deste modelo de treinamento, foi observado que a aplicação adequada da técnica de compressão direta demonstrou ser eficiente para simulação da interrupção do sangramento simulado em jato e apresentou um baixo custo de desenvolvimento. Conclusão: O modelo teve excelente avaliação por aqueles que o utilizaram, considerado viável para fins educacionais e de baixo custo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Vieira Sampaio Albuquerque, Yure, Antônio José Melo Leite Junior, Gabriel Antoine Louis Paillard, Henrique Sérgio Lima Pequeno, Natal Anacleto Chicca Junior, Clemilson Costa dos Santos, Auzuir Ripardo de Alexandria, and George Allan Menezes Gomes. "AVALIAÇÃO DO USO DE UMA PROPOSTA DE LOUSA DIGITAL DE BAIXO CUSTO." RENOTE 17, no. 3 (December 31, 2019): 597–606. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.99545.

Full text
Abstract:
As lousas digitais têm se tornado um importante recurso didático onde o usuário é capaz de escrever, manipular objetos interativos e realizar apresentações com simulações ou vídeos. No entanto, os custos envolvidos com aquisição, configuração, uso e manutenção geralmente restringem o acesso a tal tipo de solução educacional. O presente trabalho propõe um modelo de lousa digital de baixo custo, baseado no emprego de captura de luz infravermelha. Para a análise de possíveis falhas e da eficiência da solução proposta em relação à manipulação de conteúdos digitais, foram realizados testes envolvendo a participação de vinte voluntários com perfis específicos, sendo dezessete estudantes e três docentes. Após avaliações de caráter quantitativo e qualitativo, os bons resultados obtidos apontaram que o sistema apresenta uma baixa taxa de falhas e uso adequado, indicando ainda possíveis desdobramentos futuros e, com seu posterior amadurecimento, viabilizando uma maior democratização do processo de ensino-aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Ozaki, Kikumi Suzete, Cor Jesus Fernandes Fontes, Hildenete Monteiro Fortes, and Francisco José Dutra Souto. "Pesquisa de anticorpos contra o vírus da hepatite C em pool de 5 soros: sua utilização em inquéritos soroepidemiológicos." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 32, no. 5 (October 1999): 577–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86821999000500016.

Full text
Abstract:
Para avaliar redução de custo da pesquisa de anticorpos contra hepatite C, por ELISA, em pool de cinco soros, realizou-se o teste em grupos de baixo e alto risco. Dois terços dos conjuntos de alto risco tiveram que ser repetidos. A redução do gasto de reagente foi de 80% na população de baixo risco e de 13% na amostra de alto risco. Estes dados sugerem que a pesquisa do anti-VHC em pool reduz o custo do procedimento em populações de baixo risco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva Júnior, Andouglas Gonçalves, Rafael Aroca, Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui, and Luiz Marcos Garcia Gonçalves. "OS DISPOSITIVOS MÓVEIS NO PROCESSAMENTO DE ROBÔS DE BAIXO CUSTO." HOLOS 1 (March 5, 2012): 164. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.811.

Full text
Abstract:
Tendo em vista a evolução da robótica, aquilo que ela representa no cenário mundial e as dificuldades enfrentadas pelo Brasil para seguir o desenvolvimento dessa área de pesquisa, principalmente com relação aos preços inacessíveis de kits de robótica à realidade brasileira, torna-se interessante desenvolver robôs de baixo custo. E ainda, levando em consideração o avanço dos dispositivos móveis em um contexto mundial, desenvolveu-se um sistema robótico de baixo custo que pode ser programado e controlado por qualquer dispositivo móvel que emita sons, utilizando seus componentes e seu processamento para uma determinada operação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Neves, Defferson Rodrigues Martins das, Bianca Alves Pereira, Sabrina Alves Pereira, Thaís Cyrino de Mello Forato, and André Amaral Gonçalves Bianco. "Uma proposta de baixo custo para experimentos com raios catódicos." Caderno Brasileiro de Ensino de Física 36, no. 1 (May 13, 2019): 256–86. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p256.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma proposta de adaptação de um dos experimentos sobre a natureza dos raios catódicos realizado ao final do século XIX, especificamente, aquele apresentado em livros didáticos e de divulgação científica como “o experimento de Thomson” para o cálculo da relação carga/massa do elétron. Nossa proposta utiliza materiais com custos inferiores aos de kits de experimentos disponíveis no mercado internacional e apresenta uma descrição pormenorizada da sua construção e operação, concorrendo, em vários aspectos, como solução para alguns dos motivos relacionados à pouca utilização dos experimentos nas aulas de ciências: o custo elevado dos materiais e dos equipamentos, a falta de laboratórios e a falta de habilidade dos professores. A elaboração do aparato experimental é ainda acompanhada do desenvolvimento matemático necessário à sua utilização e da indicação dos vários fenômenos físicos que podem ser tratados paralelamente à sua implementação. Com a adaptação experimental, fomos capazes de medir e calcular o campo magnético a que os elétrons são submetidos no interior de um tubo de raios catódicos, a diferença de potencial entre catodo e anodo no tubo (tensão de aceleração dos elétrons), a deflexão magnética que os elétrons sofrem, e, com uma boa aproximação, a velocidade de translação dos elétrons e a relação carga/massa dessas partículas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Psaltikidis, Eliane Molina, Kazuko Uchikawa Graziano, and Fábio Frezatti. "Análise dos custos do reprocessamento de pinças de uso único utilizadas em cirurgia vídeo-assistida." Revista Latino-Americana de Enfermagem 14, no. 4 (August 2006): 593–600. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692006000400018.

Full text
Abstract:
O trabalho objetivou analisar os custos do reprocessamento de pinças de uso único, utilizadas em cirurgia vídeo-assistida. O reuso freqüente desses artigos é justificado pelo alto custo, entretanto, poucos estudos foram desenvolvidos sob esse enfoque. Aplicou-se o método de estudo de casos múltiplos, em três instituições hospitalares do Estado de São Paulo, utilizando as técnicas da observação e análise documental. O custo do reprocessamento foi de R$ 9,37 no Caso nº 1, R$ 6,59 no Caso nº 2 e R$ 3,31 no Caso nº 3. O baixo custo verificado deve ser analisado com cautela, pois se verifica que o controle de qualidade tem pequena participação na composição do custo final. Quando todas as medidas de controle de qualidade são adotadas, o custo do reprocessamento passa a ser de R$ 185,19 no Caso nº 1, R$ 595,82 no Caso nº 2 e de R$ 363,10 no Caso nº 3.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Felisbino, Carlos Henrique Duarte, Jorge Rodolfo Beingolea Garay, Diego Silva Bezerra, Gustavo Gomes Pereira, Rafael Quintino Faustino, and Lincoln Marcellos. "DESENVOLVIMENTO DE UMA CÂMARA DE BAIXO CUSTO PARA ENVELHECIMENTO ACELERADO DE POLÍMEROS." South American Development Society Journal 4, no. 10 (March 13, 2018): 83. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v4i10p83-98.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é descrever o projeto, construção e testes de uma câmara de baixo custo para envelhecimento acelerado de polímeros, que atenda um ciclo de baixa e outro de alta radiação ultravioleta sobre os corpos de prova, de acordo com a norma ASTM G154. A metodologia baseou-se no levantamento das normas relacionadas aos ensaios de envelhecimento acelerado de polímeros e dos equipamentos já existentes, fornecendo os subsídios para o desenvolvimento do projeto, que foi validado pela construção e avaliação de seu desempenho. O controle da câmara é realizado por um sistema eletrônico baseado em Arduino e utiliza componentes disponíveis no mercado, que atendam as especificações do projeto. O equipamento atendeu aos requisitos previstos, tanto em relação às especificações, quanto ao baixo custo e integrará os laboratórios da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), campus Villa-Lobos, para realização de ensaios de materiais poliméricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pellicano, Marilia, Wagner Pachekoski, and José A. M. Agnelli. "Influência da adição de amido de mandioca na biodegradação da blenda polimérica PHBV/Ecoflex®." Polímeros 19, no. 3 (2009): 212–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282009000300009.

Full text
Abstract:
Os polímeros derivados do petróleo são amplamente utilizados devido à sua versatilidade, propriedades mecânicas e custo relativamente baixo, mas causam impacto ambiental como conseqüência da grande quantidade de resíduos lançados ao meio ambiente. Os problemas gerados pelo descarte de plásticos de origem petroquímica impulsionam o desenvolvimento, produção e aplicação de polímeros biodegradáveis. Entretanto, estes polímeros apresentam custo elevado e propriedades nem sempre satisfatórias. Portanto, neste trabalho fez-se um estudo do composto polimérico formado por poli(hidroxibutirato-co-valerato) - PHBV (Biocycle®), poli(butilenoadipato-tereftalato) - Ecoflex® e amido de mandioca. Este composto polimérico foi avaliado quanto ao índice de fluidez (MFI), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), ensaios mecânicos de tração e de impacto, e ensaio de biodegradação. Os resultados obtidos nas diversas técnicas indicaram: que o amido de mandioca atua como uma carga inerte; que existe uma baixa adesão matriz/carga no composto polimérico e que a adição de amido aumenta a taxa de biodegradação do composto, em relação aos polímeros puros. No estudo realizado foi possível obter um material para aplicação no curto prazo, com um custo viável, propriedades físico-mecânicas adequadas e excelente taxa de biodegradação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Brabo, Marcos Ferreira, Ana Raquel Leite da Silva, Kaio Diego das Neves Barros, Renato Pinheiro Rodrigues, Daniel Abreu Vasconcelos Campelo, and Galileu Crovatto Veras. "Custo de produção de rações alternativas para peixes onívoros no estado do Pará, Amazônia, Brasil." Agrarian 14, no. 51 (March 15, 2021): 127–35. http://dx.doi.org/10.30612/agrarian.v14i51.10670.

Full text
Abstract:
Avaliou-se o custo de produção de ração alternativa para peixes onívoros. As informações sobre ingredientes e preços (varejo) foram obtidas mensalmente de dezembro/2014 a novembro/2015 em Belém, Santa Izabel do Pará, Castanhal, Santa Maria do Pará e Bragança. Posteriormente, foram formuladas rações e calculados os custos pela estrutura de custo operacional. O processamento considerou quatro etapas, desde a “mistura” ao “resfriamento”, e tudo obedeceu a demanda hipotética de piscicultura em viveiro escavado com 0,2 hectares de lâmina d’água. Constatou-se que a maioria dos ingredientes estiveram disponíveis ao longo do ciclo de produção e outros apresentaram sazonalidade. As rações formuladas tiveram de 28 a 45% de proteína bruta e custo de R$ 1,88 a R$ 2,38 por quilo, respectivamente. Houve baixo custo de produção, sugerindo menor preço de mercado se comparado aos preços praticados para rações industrializadas na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Vidal, Suely Arruda, Isabella Chagas Samico, Paulo Germano de Frias, and Zulmira Maria de Araújo Hartz. "Estudo exploratório de custos e conseqüências do pré-natal no Programa Saúde da Família." Revista de Saúde Pública 45, no. 3 (June 2011): 467–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102011005000014.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar custos e conseqüências da assistência pré-natal na morbimortalidade perinatal. MÉTODOS: Estudo avaliativo com dois tipos de análise - de implantação e de eficiência, realizado em 11 Unidades de Saúde da Família do Recife, PE, em 2006. Os custos foram apurados pela técnica activity-based costing e a razão de custo-efetividade foi calculada para cada conseqüência. As fontes de dados foram sistemas de informação do Ministério da Saúde e planilhas de custos da Secretaria de Saúde do Recife e do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. As unidades de saúde com pré-natal implantado ou parcial foram comparadas quanto ao seu custo-efetividade e resultados perinatais. RESULTADOS: Em 64% das unidades, o pré-natal estava implantado com custo médio total de R$ 39.226,88 e variação de R$ 3.841,87 a R$ 8.765,02 por Unidade de Saúde. Nas unidades parcialmente implantadas (36%), o custo médio total foi de R$ 30.092,61 (R$ 4.272,12 a R$ 11.774,68). O custo médio por gestante foi de R$ 196,13 com pré-natal implantado e R$ 150,46 no parcial. Encontrou-se maior proporção de baixo peso ao nascer, sífilis congênita, óbitos perinatais e fetais no grupo parcialmente implantado. CONCLUSÕES: Pré-natal é custo-efetivo para várias conseqüências estudadas. Os efeitos adversos medidos pelos indicadores de saúde foram menores nas unidades com pré-natal implantado. O custo médio no grupo parcialmente implantado foi mais elevado, sugerindo possível desperdício de recursos, uma vez que a produtividade das equipes é insuficiente para a capacidade instalada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Kinshoku, Marcio Rogério, Carlos Alberto Lopez Rodriguez, Ramiro de Souza Fidalgo, Cinthya Cosme Gutierrez Duran, Pedro Luiz Squilacci Leme, and Ivone da Silva Duarte. "Uso racional de modelos animais para pesquisa e ensino de microcirurgia." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 39, no. 5 (October 2012): 414–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912012000500013.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é divulgar um modelo experimental de baixo custo, que respeita as normas regulamentadoras das experiências com animais Utilizando animais mortos em outros experimentos contribuindo com a melhora do aprendizado de microcirurgia. São utilizados cadáveres de ratos da raça Wistar, oriundo de descarte de outros cursos. Os cadáveres dos ratos descongelados são utilizados para o treinamento básico de microcirurgia dos acadêmicos do curso de medicina da Universidade Nove de Julho, visando contribuir para o treinamento de acadêmicos, sua utilização se justifica pelo baixo custo do material empregado e muitos animais são poupados durante a fase intermediária do desenvolvimento de habilidades para realização das micro-anastomoses. Este modelo experimental é de baixo custo e permite a utilização racional de animais, corroborando com as normas éticas da pesquisa experimental e contribuindo com o ensino e treinamento da microcirurgia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Pinheiro, William De Azevedo, and Wendel Mattos Pompilho. "O ENSINO DE ENZIMAS: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL DE BAIXO CUSTO." Revista de Ensino de Bioquímica 9, no. 1 (July 8, 2011): 1. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v9i1.43.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Quintella, Cristina M., Cristiane C. Gonçalves, Ângelo M. V. Lima, Alexandre K. Guimarães, José C. dos Santos, and Iuri M. Pepe. "Um banho termostático de baixo custo (temperatura ambiente até 0ºC)." Química Nova 26, no. 1 (January 2003): 130–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422003000100021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Alvarenga, Elson Santiago de, William Argolo Saliba, and Benjamin Gonçalves Milagres. "Montagem de câmara com lâmpada de ultravioleta de baixo custo." Química Nova 28, no. 5 (October 2005): 927–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422005000500034.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Gaião, Edvaldo da Nóbrega, Everaldo Paulo de Medeiros, Wellington da Silva Lyra, Pablo Nogueira Teles Moreira, Pablo Cavalcante de Vasconcelos, Edvan Cirino da Silva, and Mário César Ugulino de Araújo. "Um fotômetro multi-led microcontrolado, portátil e de baixo custo." Química Nova 28, no. 6 (December 2005): 1102–5. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422005000600026.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Kamogawa, Marcos Y., and Marcelo Alves Teixeira. "Autoamostrador de baixo custo para análise por injeção em fluxo." Química Nova 32, no. 6 (2009): 1644–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422009000600048.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Morita, Augusto T., Mário S. Toma, and Marco-Aurelio De Paoli. "Módulo de reometria capilar e auto-reforçamento de baixo custo." Polímeros 15, no. 1 (March 2005): 68–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282005000100015.

Full text
Abstract:
São reportados os testes realizados com dois módulos capazes de realizar análises de reometria capilar e também induzir a orientação molecular (também chamado como auto-reforçamento) de polímeros, os quais foram projetados e montados neste laboratório. Os módulos são acoplados a uma Máquina Universal de Ensaios, a qual é responsável pela realização dos ensaios, sendo o baixo custo o principal atrativo dos módulos. Os resultados obtidos com o módulo de reometria capilar foram comparados com os obtidos num reômetro comercial e apresentaram boa concordância. O auto-reforçamento foi capaz de induzir a orientação molecular e levar a um aumento de aproximadamente 50% nas propriedades de flexão, se comparadas às amostras não reforçadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography