Academic literature on the topic 'Batalhão de Infantaria Blindado'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Batalhão de Infantaria Blindado.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Batalhão de Infantaria Blindado"

1

Estevez, Alejandra Magalhães, and Priscila Cabral Almeida. "Lugares de memória da ditadura: disputas e agenciamentos nos processos de construção do 1o BIB Barra Mansa (Rio de Janeiro) e da Casa Marighella -Salvador (Bahia)." Tempo 27, no. 1 (April 2021): 144–64. http://dx.doi.org/10.1590/tem-1980-542x2021v270108.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo discute os processos de memorialização ocorridos no Brasil a partir do processo de justiça de transição e das políticas públicas de memória. Tais processos, como veremos, são marcados por uma trajetória não linear, contenciosa, e atravessada por um emaranhado de atores, tanto no Estado como nos movimentos que atuam no campo por Memória, Verdade e Justiça, responsáveis por efetuar mudanças nas “estruturas de oportunidades políticas”. Para tal, iluminaremos dois desses processos de memorialização atualmente em curso, por meio das experiências do antigo 1° Batalhão de Infantaria Blindada do Exército (1° BIB), em Barra Mansa (RJ), e da Casa Marighella, em Salvador (BA).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carneiro, André Rocha, and Lúcia Maria De Assis. "A organização dos comunistas na região Sul Fluminense no período pré-golpe civil-militar (Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e Piraí)." Revista Maracanan, no. 20 (January 17, 2019): 224–47. http://dx.doi.org/10.12957/revmar.2019.28317.

Full text
Abstract:
Neste artigo trataremos da organização dos comunistas na região do vale do Paraíba fluminense, mais especificamente nos municípios de Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e Piraí, no período que antecede o golpe civil-militar de 1964. Esta região se encontrava com grande concentração de operários devido à presença, entre outras indústrias, da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), a maior siderúrgica da América Latina, base da política do desenvolvimentismo nacional do governo Getúlio Vargas. Devido a essa concentração de trabalhadores, os comunistas procuraram se estabelecer a fim de criar bases partidárias. Também por esse motivo foi instalado, em Barra Mansa, o Primeiro Batalhão de Infantaria Blindada (1º BIB), com o objetivo de proteger as instalações industriais da região. A presença do 1º BIB na vida cotidiana dos habitantes desses municípios foi fator fundamental para apoiar o golpe civil-militar e reprimir os seus opositores, entre eles os comunistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SILVA, LUIZ FERNANDO MANGEA DA. "A influência da Ação Católica na atuação social e pastoral de D. Waldyr Calheiros: o caso dos Direitos Humanos na cidade Volta Redonda * La influencia de la Acción Catolica..." História e Cultura 3, no. 2 (September 22, 2014): 477. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v3i2.1049.

Full text
Abstract:
<p><strong>Resumo:</strong> O presente artigo faz uma análise da influência da Ação Católica na atuação social e pastoral de D. Waldyr Calheiros de Novaes na Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, tendo como base o contexto sociopolítico nacional e local do início da década de 1950 até 1968. Essa atuação se inicia a partir do episódio referente à violação dos direitos humanos, em que operários da Companhia Siderúrgica Nacional e intelectuais volta-redondenses foram presos após uma comemoração pelos 20 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem. No evento, também foram comemorados os dois anos da chegada e posse do bispo à diocese. Houve, por parte da organização do evento, a iniciativa de incluir dramatizações que simbolizavam o universo dos trabalhadores. Não podemos esquecer que Volta Redonda era uma cidade militarizada, por causa da instalação do 1º Batalhão de Infantaria Blindada em Barra Mansa, cidade vizinha. O serviço de espionagem do regime militar identificou as lideranças operárias e intelectuais, o que resultou nas prisões dos organizadores do evento. Foi nesse episódio que o bispo se declarou preso no batalhão, em protesto contra a detenção dessas lideranças.</p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Waldyr Calheiros de Novaes – Ação Católica – Ditadura Militar e Direitos Humanos.</p><p> </p><p><strong>Resumen:</strong> Este artículo analiza la influencia de la Acción Católica en el trabajo social y pastoral D. Waldyr Calheiros de Novaes en la Diócesis de Barra do Piraí/Volta Redonda, en función del contexto socio-político nacional y local de la década de 1950 hasta 1968 . Dicha acción se inicia desde el episodio relativo a la violación de los derechos humanos, en el que los trabajadores nacionales Steel Company y los intelectuales era redondenses fueron arrestados después de una celebración para el 20 aniversario de la Declaración universal de los derechos humanos. En el evento, también se celebraron dos años de la llegada e instalación del obispo de la diócesis. Hubo, por la organización del evento, la iniciativa de incluir dramatizaciones que simbolizaban el universo de los trabajadores. No podemos olvidar que Volta Redonda era una ciudad militarizada, debido a la primera instalación de Batallón de Infantería Blindada en Barra Mansa, cerca de la ciudad. El servicio de inteligencia del régimen militar identificado el trabajador y líderes intelectuales, lo que resultó en el arresto de los organizadores del evento. Fue este episodio que el obispo declaró atascado en el batallón, en protesta contra la detención de estos dirigentes.</p><p><strong>Palabras clave:</strong> Waldyr Calheiros de Novaes – Acción Católica – La Dictadura Militar y los Derechos Humanos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

O. A. B, SOARES, and Pedro Ivo da Silveira Santos. "A transformação do destacamento de saúde pára-quedista em companhia de saúde avançada pára-quedista: proposta doutrinária." EsSEx: REVISTA CIENTÍFICA 3, no. 5 (January 28, 2021): 07–17. http://dx.doi.org/10.46848/900001.

Full text
Abstract:
A Medicina Operacional do Exército Brasileiro, no âmbito da Brigada de Infantaria Pára-quedista vem sofrendo ao longo dos três últimos anos, uma mudança nos protocolos e modus operandi nas atividades desenvolvidas tanto pelo Destacamento de Saúde Pára-quedista quanto pela Companhia Logística de Saúde Paraquedista oriundo do Batalhão Logístico Pára-quedista, que são as unidades responsáveis por esse apoio de saúde nas unidades desta Brigada. Essa crescente atualização se fez necessário no período pré-intervenção Federal ocorrido em 2018, na qual a Brigada de Infantaria Pára-quedista foi atuar junto aos órgãos federais, municipais e estaduais do Rio de Janeiro como garantia da lei e da ordem no estado do Rio de Janeiro e a saúde operacional experimentada em todas as missões de apoio aos batalhões de infantaria desta brigada. No ano de 2017 foi criado um novo Manual Logístico no qual foram extintas as Companhias Logísticas de Saúde dos Batalhões Logísticos só que em 2018 devido às particularidades necessárias para o apoio de saúde as unidades Pára-quedistas foram retomadas as atividades dentro do Batalhão Logístico da Companhia logística de Saúde só que doutrinariamente com outras características. Junto a esses processos já está em vigor a doutrina dos Batalhões de Saúde, na qual cada Comando Militar de Área terá seu Batalhão de Saúde e este será responsável pelas missões que venham a surgir no âmbito deste grande comando. Mais uma vez surge o questionamento que para atender as demandas da Brigada de Infantaria Pára-quedista os elementos de saúde têm de estar aptos a essa especialidade. Aproveitando assim a proposta de término da Companhia Logística de Saúde do B Log e a nova proposta do Batalhão de Saúde estudamos essa proposta, de extinguir a Companhia Logística de Saúde do Blog e os elementos de saúde dessa companhia integrarem o Destacamento de Saúde da Brigada, seguindo a metodologia de planejamento baseado em capacidades, otimizando a gestão de pessoal e material de saúde, com toda a sua complexidade e por fim otimizando a atuação dos operadores de saúde dentro da Brigada de Infantaria Pára-quedista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Farias, Aluísio Gonçalves de. "O Exército Brasileiro Frente Aos Improvisos do Cenário da Guerra Com o Paraguai: Surge o 21 de Infantaria." Revista Territórios e Fronteiras 2, no. 2 (March 30, 2011): 285. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v2i2.50.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa analisa a organização e mobilização de homens para o confronto, em especial o Batalhão 21 de Infantaria, unidade militar criada diante das necessidades de defender a fronteira Oeste do Império brasileiro, invadido em dezembro de 1864 pelos paraguaios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Fernanda dos Santos, Lays Pollyanne Silva, Cesário Silva Souza, and Jaime Reis Galvão Júnior. "EPIDEMIOLOGIA DAS LESÕES DOS MILITARES DO 59º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO DO EXÉRCITO BRASILEIRO." Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 6, no. 3 (June 26, 2018): 85–92. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3798.2018v6n3p85-92.

Full text
Abstract:
Introdução: Os militares do exército têm uma preparação física com a finalidade voltada às atividades próprias de sua função, especialidade, unidade e posto. As práticas de atividade física são benéficas para a saúde, porém se forem realizadas de maneira intensa, a predisposição a lesões musculoesqueléticas aumenta. Objetivo: Devido à necessidade de pesquisa nesse âmbito, este estudo tem por objetivo quantificar o índice de lesões musculoesqueléticas nos soldados em atividade do 59º Batalhão Exército Brasileiro, na cidade de Maceió-AL. Método: Foram coletados 111 prontuários de pacientes militares que realizaram tratamento de fisioterapia no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) no período de setembro de 2015 a junho de 2017. Resultados: Dos prontuários analisados, 96 foram incluídos por conterem as informações de interesse preservadas e 15 foram excluídos por não apresentar a variável idade e diagnóstico nos prontuários. O diagnóstico de lesão traumática apresentou maior índice de prevalência das lesões. O tempo de tratamento com intervalo entre um a dois meses apresentou maior percentual. Na análise das queixas principais, a limitação funcional em membro inferior (MMII) teve maior índice e a mialgia em tronco teve o segundo percentual. Conclusão: De acordo com os dados desta pesquisa, é possível descrever um número crescente de lesões musculoesqueléticas, em que as lesões classificadas como traumáticas foram as prevalentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Backes, Vanessa, Viviane Leindecker, Gabriel Mello Brunelli, and Robson Dal'Santo. "Intervenção em alimentação e nutrição com militares para incentivo a mudanças de comportamento alimentar: relato de experiência." Saúde e Desenvolvimento Humano 7, no. 2 (July 12, 2019): 55. http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v7i2.5529.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), na qual foram realizadas intervenções para auxiliar militares na identificação de escolhas alimentares mais saudáveis. Participaram 22 militares do rancho de um Batalhão de Infantaria, com idade entre 20 e 37 anos. Foram estabelecidas como metas a distinção entre comportamentos alimentares saudáveis e não saudáveis, a identificação dos fatores que influenciam as escolhas alimentares e o planejamento das mudanças que promovem saúde. As atividades realizadas durante as intervenções alcançaram resultados satisfatórios e produtivos, pois os militares foram receptivos, participativos, demostraram interesse, esclareceram dúvidas e aceitaram bem as atividades propostas, bem como as instruções passadas durante as intervenções. Os resultados apontam que a EAN é uma forma eficaz e efetiva na promoção da saúde, uma vez que a EAN tem um papel fundamental em relação aos processos de mudança, que podem proporcionar conhecimentos necessários à tomada de decisão, acarretando na aplicação de comportamentos alimentares sadios e variados, resultando na melhora da qualidade de vida em todas as fases da vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gasparete, Luiz Fernando, Carla Werlang Coelho, Helena Poffo, and Eriberto Fleischmann. "Análise da resistência aeróbia e da capacidade metabólica de atletas do futebol soçaite do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville." O Mundo da Saúde 31, no. 4 (December 6, 2007): 485–88. http://dx.doi.org/10.15343/0104-7809.200731.4.4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pinheiro, Andressa Caroline Carneiro, Juliana Minuzzi Niederauer, and Deisi Maria Vargas. "Tendência secular de crescimento em estatura no município de Florianópolis (SC), Brasil, e sua associação com o índice de desenvolvimento humano (IDH)." Ciência & Saúde Coletiva 19, no. 1 (January 2014): 227–34. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014191.1913.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é avaliar a tendência secular de crescimento (TSC) em estatura dos recrutas do 63º Batalhão de Infantaria (BI) de Florianópolis (SC) e correlacioná-la com o índice de desenvolvimento humano (IDH). Estudo transversal e retrospectivo de recrutas com 18 a 20 anos que foram incorporados ao 63º BI de Florianópolis por alistamento militar no período de 1963 a 2007. A amostra foi constituída por 600 inscritos de um total de 3000 recrutas incorporados no período mencionado. De cada década, selecionou-se três anos e destes anos foram selecionadas sistematicamente as primeiras 40 fichas para análise. Constatou-se que em Florianópolis ocorreu acréscimo de 7 cm na estatura dos recrutas nos últimos 47 anos, sendo este incremento mais evidente entre as décadas de 1990 e 2000. As estaturas médias das décadas mostraram correlação forte e positiva com o IDH de Florianópolis. No comparativo das estaturas da capital catarinense e estudos anteriores realizados em Blumenau, encontrou-se para ambas as cidades o mesmo acréscimo de 1,4 cm/década no período entre as décadas de 1960 e 2000. Encontrou-se TSC positiva para Florianópolis, havendo forte correlação com os valores de IDH da cidade entre as décadas de 1960 e 2000.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Farias, Raimundo Erasmo Souza. "Levantamento dos animais silvestres depositados no Mantenedouro de Fauna Silvestre do 7o BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) e sua história: uma amostra do tráfico de animais silvestres no Estado de Roraima." Diálogos & Ciência 11, no. 33 (March 1, 2013): 1–6. http://dx.doi.org/10.7447/dc.2013.001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Batalhão de Infantaria Blindado"

1

Barbosa, António. "Batalhão de Infantaria equipado com as Viaturas Blindadas de Rodas PANDUR II (8X8): impacto na formação dos Recursos Humanos." Master's thesis, Academia Militar. Direção de Ensino, 2008. http://hdl.handle.net/10400.26/6959.

Full text
Abstract:
Este trabalho de investigação centra-se nos Batalhões de Infantaria equipados com VBR PANDUR II 8X8. Neste contexto focalizámos as nossas atenções na formação dos Recursos Humanos. Os objectivos que nos propomos atingir, são: a explicação do programa de formação das viaturas PANDUR e sua adequação; analisar principais referenciais do curso de formação, manuais e instruções; ainda a exposição do percurso de qualquer candidato a formando antes de chegar às VBR, e a identificação das principais infraestruturas de suporte a serem construídas. A metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica, com o auxílio de entrevistas e a observação directa. De entre estes, os mais evidentes pela sua relevância na formação para esta viatura específica, são: comparações com acções de formaçãopara outras viaturas e, em termos da análise de Quadros Orgânicos de Pessoal, o número de pessoas e os diferentes cargos, especialidades e funções a elas associados. De acordo com a nossa análise, as conclusões mais significantes têm que ver com o facto da formação, no domínio das novas viaturas PANDUR II, estar bem conseguida, ou seja, bem pensada e esquematizada. Cada indivíduo adquire as ferramentas que necessitará para desempenhar, da melhor forma, as suas funções. O tempo de vida destas novas viaturas esteja directamente associada à qualidade da formação que for ministrada hoje, é uma verdade, que melhor poderá consubstanciar aafirmação anterior. Mais recomendamos, que haja a introdução de uma instrução nos cursos gerais de formação militar para Praças, Sargentos e Oficiais, voluntários e contratados, fornecendo aos instruendos a competência de poder destrinçar as diversas viaturas. Segundo esta óptica, durante os anos de frequência da Academia Militar e da Escola de Sargentos do Exército, os alunos deveriam ter contacto com as viaturas não só em termos da sua Formação Militar mas também na sua componente Académica.
Abstract The object program of this study is the impact the Wheeled Armoured Vehicle PANDUR II 8X8 will have upon the Infantry Battalions that will receive such pieces of equipment. Quite naturally, the Human Resources issues will be handled here, namely the matters involving the required personnel qualification to operate such sophisticated pieces of hardware. Having in mind that they come in eleven operational versions, each having its particularities both in hardware and personnel, gives us an idea of the impact that this will have in the Portuguese Army Organization. This means that the learning programs will be described in some detail, including study manuals, job definitions and logistics, the latter including the indispensable infrastructures to be built, in order to accommodate and maintain the incoming fleet. Being an Applied Research Paper, the underlying methodology of data collection includes Bibliographic Research, live interviews and recordings, direct observation, and comparative analysis of previous Armoured Vehicle Impacts.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Tiago. "Caraterização da eficácia dos papéis desempenhados pelos Oficiais Subalternos e/ou Capitães de Infantaria,Estudo caso: 1º Batalhão de Infantaria Paraquedista e 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado." Master's thesis, Academia Militar. Direção de Ensino, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/9829.

Full text
Abstract:
O presente estudo incidiu sobre a “Caraterização da eficácia dos papéis desempenhados pelos Oficiais Subalternos e/ou Capitães de Infantaria, Estudo Caso: 1º Batalhão de Infantaria Paraquedista e 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado”. Teve como objetivo principal caraterizar e identificar as competências de comando e liderança dos Oficiais Subalternos e Capitães de Infantaria e as dimensões da eficácia dos papéis que promovem a eficácia dos papéis para o exercício de funções de comando. Para a realização do estudo foi implementado um inquérito constituído por um questionário de competências de liderança, composto por 23 competências de liderança e de três fatores critério (esforço extraordinário, eficácia e satisfação) e um questionário da eficácia dos papéis que contempla dez dimensões da eficácia dos papéis. Foi utilizada uma amostra de 101 militares do 1º Batalhão de Infantaria Paraquedista e 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado, dividida pelas três classes (Praças, Sargentos e Oficiais). Da análise dos dados, conclui-se que os subordinados identificam que todas as competências de liderança contribuem para a eficácia do papel desempenhado pelo Oficial Subalterno e Capitão de Infantaria, com especial relevo para as competências “consideração”, “capacidade de resolver problemas”, “influência/referência”, “empatia”, “relações interpessoais”, “trabalho de equipa e coesão”, “gestão de conflitos e negociação”, “orientação para a tarefa”, “reconhecimento, feedback positivo e valorização”, “visão” e a “proatividade”. Os resultados indicam que das dez dimensões da eficácia dos papéis em estudo, os subordinados identificam as dimensões “confrontação”, “influência”, “criatividade”, “proatividade”, “entreajuda” e a "interdependência” como as que mais contribuem para a eficácia dos papéis desempenhados pelos Oficiais Subalternos e Capitães de Infantaria.
Abstract This study focused on the “Characterization of the role efficacy performed by the Junior Officers and/or Captains of Infantry, Case study: 1st Parachutist Infantry Battalion and 1st Mechanized Infantry Battalion”. This research aims to characterize and identify the command and leadership competences of Junior Officers and Captains of Infantry and the dimensions of role efficacy that promotes that efficacy for the exercise of command. For the research, it was conducted a questionnaire of leadership competences with 23 leadership competencies and three criteria factors (extraordinary effort, efficacy and satisfaction) and a survey on the role efficacy with ten dimensions of role efficacy . These questionnaires were carried out at 101 1st Military Parachutist Infantry Battalion and 1st Battalion Mechanized Infantry military men, divided by the three classes (Officers, NCOs and Privates). The major outcome from the dataset analysis is that subordinates recognize that all the leadership competences contribute to the role efficacy of the Junior Officer and Captain of Infantry, with special emphasis on the following competences, “consideration”, “ability to solve problems” “influence/reference”, “empathy”, “interpersonal relations”, “teamwork and cohesion”, “conflict management and negotiation”, “task orientation”, “recognition, positive feedback and valorization”, “vision” and “proactivity”. The results indicate that from the ten dimensions of role efficacy under study, the subordinates identify the following, “confrontation”, “influence”, “creativity”, “proactive”, “helping relationship” and “interdependence” as those that contribute most to role efficacy of the Junior Officers and Captains of Infantry.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Magalhães, João. "O Batalhão de Infantaria do Battlegroup da União Europeia." Master's thesis, Academia Militar. Direção de Ensino, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/8500.

Full text
Abstract:
O presente Trabalho de Investigação Aplicada é subordinado ao tema “O Batalhão de Infantaria do Battlegroup da União Europeia”, visando esclarecer quais as capacidades e as características que um Batalhão necessita para integrar um Battlegroup. Tem como objetivo a realização de um estudo que possibilite dar a conhecer qual a unidade de Infantaria escalão Batalhão que se encontra nas melhores condições para se formar num Battlegroup. Para a realização do estudo em questão, efetuou-se uma exaustiva pesquisa bibliográfica, que serviu de base para a elaboração de um questionário com que se pretendia verificar as hipóteses de resposta para a questão central levantada: “Qual o Batalhão de Infantaria mais adequado para constituir o Battlegroup?”. Ressalve-se que o método que foi utilizado na realização deste trabalho foi a análise qualitativa, sob a forma de estudo de caso. Após a análise dos resultados, concluiu-se que a melhor resposta reside numa unidade de infantaria ligeira, que possua uma grande capacidade de projeção e material e equipamento que confiram real proteção e mobilidade, podendo conter uma organização que lhe confira maior flexibilidade, através da conjugação de várias tipologias de meios e incluindo outras capacidades para aumentar a sua capacidade de emprego.
Abstract This Investigation paper on the theme “The Infantry Battalion of the European Union Battlegroup” aims to clarify the capabilities and features of a maneuver battalion sized unit required to integrate a BG. The aim is to carry out a study directed to identify which Infantry Battalion is more suitable to integrate a BG. To conduct this study, I went through an exhaustive bibliographical research, which was the basis for the development of a questionnaire intended to verify the hypotheses related with the main question raised: “Which Infantry Battalion is more appropriate for the Battlegroup?” The method used was a qualitative analysis, under a case study format. After analyzing the results it is concluded that a light infantry unit with a strong deployment capability, and material and equipment providing protection and mobility its the best answer, organized in order to allow more flexibility of employm ent, through combinations of several different types of assets, including suportting capabilities to increase its own potential may contain an organization that confers greater flexibility, by combining various types of media and other capabilities including the ability to increase employment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mota, Nelson. "A influência da Liderança e da Motivação no clima organizacional de uma Unidade Escalão Batalhão. Estudo de Caso: 2º Batalhão de Infantaria Paraquedista." Master's thesis, Academia Militar. Direção de Ensino, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/7493.

Full text
Abstract:
A liderança e a motivação são aspetos basilares que podem conduzir à obtenção de notáveis benefícios para o comandante (líder) e para o grupo. Nos dias de hoje, as Unidades Militares necessitam de líderes capazes de gerir adequadamente os problemas do grupo e de motivar os seus subordinados, com vista a atingir um clima organizacional positivo, fomentando o desenvolvimento dessa mesma Unidade Militar. Desta forma surge o presente trabalho de investigação subordinado ao tema: “ A Influência da Liderança e da Motivação no Clima Organizacional de uma Unidad e Escalão Batalhão. Estudo de Caso: 2º Batalhão de Infantaria Paraquedista”. O presente trabalho de investigação tem como objetivo geral determinar qual a influência da liderança e da motivação no clima organizacional, tendo como objetivos específicos: identificar os comportamentos de liderança mais comuns dos comandantes do 2º Batalhão de Infantaria Paraquedista, perceber de que forma os vários comandantes motivam os seus subordinados, perceber de que forma a liderança se relaciona com o clima organizacional, perceber de que forma a motivação se relaciona com o clima organizacional, e identificar qual a perceção do clima organizacional vivido pela força. Este trabalho de investigação encontra-se dividido em duas grandes partes, a parte teórica e a parte prática. A parte teórica diz respeito a uma revisão da literatura e teve particular incidência sobre obras de referência e estudos relacionados com o tema, de forma a poder sustentar o trabalho de campo. A parte prática teve por base a recolha de dados e informações através da aplicação de inquéritos por questionário e entrevistas, cuja análise e discussão permitiu tecer algumas conclusões e dar respost a às perguntas de investigação. Pode concluir-se com este trabalho que a liderança e a motivação se relacionam significativamente com o clima organizacional. Assim, quanto mais efetiva e eficaz for a liderança e a motivação, exercida pelo comandante sobre os subordinados, maior a possibilidade de criar condições para obter um clima organizacional positivo.
Abstract Leadership and motivation are key aspects that may lead to the achievement of remarkable benefits for the commander (leader) and the group. Nowadays, the Military Units need leaders capable of properly manage the group’s problems and motivate their subordinates, in order to achieve a positive organizational climate, fostering the Military Unit development. Therefore arises this research work on the topic: “The Leadership and Motivation Influence on the Organizational Climate of a Tier Unit Battalion. Case Study: 2 nd Infantry Battalion Parachute“ The present research work as it general purpose on the determination of the leadership and motivation influence on the organizational climate, having as specific goals: identify the 2nd Infantry Battalion Parachute commander’s most common leadership behaviors, understand how the many commanders motivate their subordinates, understand in which way the leadership relates with the organizational climate, understand how the motivation relates with the organizational climate, and identify which is the perception of the organization climate lived by strength. This investigation work is divided into two major parts, the theoretical part and the practical part. The theoretical part concerns to a literature revision and had par ticular focus on reference books and studies related to the topic, in order to sustain the fieldwork. The practical part had on its basis the gathering of data and info through the application of questionnaire surveys and interviews, whose analysis and discussion allowed achieving some conclusions and answer to the research interrogations. From this work it can be concluded that leadership and motivation relates significantly with the organizational climate. Thereby, the more effective and efficient the leadership and the motivation are carried out by the subordinate commander, the bigger is the possibility to create conditions in order to obtain a positive organizational climate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martins, José. "Caracterização da tomada de decisão num Batalhão de Infantaria nas Operações de Apoio à Paz." Master's thesis, Academia Militar. Direção de Ensino, 2009. http://hdl.handle.net/10400.26/6946.

Full text
Abstract:
Durante as missões em Teatros de Operações estrangeiros que Portugal participa, muitas vezes surgem situações que não estavam planeadas e que os comandantes são obrigados a decidir num curto espaço de tempo. O presente trabalho de investigação aplicada, seguidamente apresentado e subordinado ao tema “Caracterização da tomada de decisão das forças nacionais destacadas: estudo de caso Comandos” incide na forma como os comandantes dos vários escalões pensam e organizam as suas ideias antes de tomar uma decisão inopinada. Através desta pesquisa procurou-se verificar se existem semelhanças no processo de tomada de decisão aos vários escalões de comando, principalmente quanto ao estilo de liderança e aos modelos de tomada de decisão que cada comandante adopta neste tipo de situações. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em publicações que abordavam o tema deste trabalho, e de seguida foi feita uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, onde foram aplicadas entrevistas a oficiais que participaram na missão no Afeganistão, com o intuito de se analisar os modelos de tomada de decisão que estes perfilhavam antes de tomar decisões não-programadas. Deste estudo concluiu-se que os processos de tomada de decisão não-programada aos vários escalões é diferenciada pois a importância das decisões que estão albergadas a cada escalão é diferente e consoante aumenta o escalão mais difíceis são as decisões que têm de ser tomadas o que implica um maior planeamento e essas decisões reportam uma maior influência a toda a força. Dentro do mesmo escalão os modelos de tomada de decisão são muito semelhantes demonstrando que o tempo disponível e o tipo de decisões que são características dos vários escalões têm uma grande preponderância.
Abstract During the missions in foreign Theater of Operations in which Portugal participates, often situations arise that were not planned and that the commanders are required to decide within a short period of time. This applied research study, follow presented and subsume to the theme "Characterization of the decision making of FND: a case study Commands" focuses on how the commanders of various echelons think and organize their ideas before making a unpredictably decision. Through this research sought to verify whether there are similarities in the decision making process to various echelons of command, especially as the style of leadership and decision-making models that each commander takes in such situations. Initially was carried out a literature research in publications that addressed the theme of this work, and then was made a field research of a qualitative nature, where interviews were applied to officers who participated in the mission in Afghanistan, in order to analyze the models of decision-making that they select before taking non-programmed decisions. This study concluded that the non-programmed decision-making process to different levels is different because the importance of the decisions that are restrained at each echelon is different and as the echelon increases most difficult is to take decisions that must be taken, that requires a greater planning and that decisions relate more influence to the entire force. Within the same echelon the decision-making models are very similar showing that the time available and the type of decisions that are characteristic of the various echelons have a great preponderance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Orlando Bispo dos. "O Exército Brasileiro-34º Batalhão de Infantaria Mecanizado e as territorialidades na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina." Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2016. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2576.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-07-10T19:07:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERT Orlando Bispo dos Santos2.pdf: 2016179 bytes, checksum: 936ca50c024d581b8a2d86eb36d5cc66 (MD5) Previous issue date: 2016-03-15
This thesis main goal is to analyze Brazilian s 34th Mechanized Infantry Battalion and the territorialities on the Triple Border among Brazil, Paraguay and Argentina focusing on the cross-border relation at the military context among the armies from the three countries. The presence of military forces at border territories maintain nation-state s integrity from the geopolitical point of view. Created through the sum of political and military efforts, the connections among Armed Forces at theses cross-border territories exist in order to originate defense strategies for internal and external matters as a way of keeping each State s autonomy within South America context and continental terms. This paper has both theoretical and empirical feature and focuses on the cross border territoriality, which involves strategic joint made by military exchanges to guarantee the National State s development at the triple border. The methods used are based on a documental and descriptive research approach. The field research is bibliographical. The provided results confirm the territorialities of the Triple Border Army and the connections of Brazilian s 34th Mechanized Infantry Battalion with Paraguay and Argentina, with geographical orientation and interdisciplinary approach, contributes with the understanding among the three Nation States, thus with their integration.
Esta dissertação tem como objetivo analisar o Exército Brasileiro-34º Batalhão de Infantaria Mecanizado- BI Mec. e as territorialidades na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Faz uma abordagem das relações transfronteiriças no contexto militar entre os Exércitos dos três países. A existência de forças militares nos territórios fronteiriços permite manter a integridade do Estado-Nação do ponto de vista geopolítico. As conexões entre as Forças Armadas, nestes territórios transfronteiriços, consistem na formulação de estratégias de defesa em âmbito interno e externo, por meio da soma de esforços político-militar conjunto com vistas a manter a autonomia de cada Estado no território que abarca os Estados Nacionais no contexto da América do Sul e em termos continentais. O estudo tem caráter teórico e empírico, com abordagem nas territorialidades transfronteiriças, que envolve as articulações estratégicas pelas relações de intercâmbio militar para o desenvolvimento da Segurança dos Estados Nacionais na Tríplice Fronteira. Os métodos partem de uma abordagem de pesquisa documental e descritiva. A pesquisa de campo assume um caráter documental, bibliográfico. Os resultados da pesquisa permitem comprovar as Territorialidades do Exército na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina e as conexões do 34º BI Mec. com Paraguai e Argentina. A abordagem interdisciplinar, com viés geográfico, colabora para o entendimento das relações entre os três Estados Nacionais e quais as contribuições para a integração entre eles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Freitas, Andreia. "O Pelotão de Reconhecimento do Batalhão de Infantaria da Brigada de Intervenção : Vulnerabilidades e potencialidades no cumprimento de operações de combate." Master's thesis, Academia Militar. Direção de Ensino, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/6903.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objectivo investigar as capacidades e limitações do Pelotão de reconhecimento equipado com as viaturas PANDURII 8x8. A reestruturação dos quadros orgânicos de 2006, conduziu a alterações significativas a toda a brigada de intervenção. As alterações ocorreram ao nível de pessoal e material, devido ao grande impacto da introdução das novas viaturas PANDURII 8x8. A actual reestruturação veio alterar a doutrina aplicada até então, necessitando de reformular a condução das principais operações de combate. No caso de um pelotão de reconhecimento interferiu na condução das operações de reconhecimento e segurança. Através da análise e comparação das várias orgânicas do pelotão de reconhecimento de rodas, quer do Exército Português quer do Exército Norte-Americano, pretende-se encontrar as capacidades e limitações do pelotão. Com esta análise, conclui-se que a actual organização do PelRec perdeu a flexibilidade que mantinha devido ao número de viaturas, no entanto, aumentou a capacidade de protecção com a aquisição das viaturas Pandur. Esta investigação irá propor uma orgânica, quer de pessoal quer de material, que permita o umprimento com eficiência das missões atribuídas. O reconhecimento e vigilância são factores críticos no campo de batalha e por isso, o pelotão de reconhecimento é essencial. No entanto, o pelotão de reconhecimento deve estar preparado para as constantes mudanças do ambiente operacional visto ser o primeiro avançar no terreno.
Abstract This work aims are to investigate the capabilities and limitations of reconnaissance platoon equipped with vehicles PANDURII 8x8. The organic restructuring in 2006, brought significant changes to the entire brigade intervention. The changes occurred at the level of personnel and material, but the greatest impact was the introduction of new vehicles PANDURII 8x8. This new application has modified the doctrine applied so far, changing the way of conducting major combat operations. In the case of a reconnaissance platoon, it interfered with the conduct of reconnaissance and security operations. By analysis and comparison of different organic reconnaissance platoon wheels from both Portuguese and American Armies, it is concluded the capabilities and limitations of the platoon. This analysis confirms that the current organization has lost the flexibility that the number of tanks used to proportionate, however the protection capacity has increased due to the acquisition of Pandur vehicles. This research will offer an organic, of personnel and material that allows the efficient fulfillment of tasks assigned. The reconnaissance and surveillance are critical on the battlefield and therefore, the reconnaissance platoon is essential. However, the reconnaissance platoon must be prepared for the ever-changing operating environment since it is the first to enter in the field.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Calado, Luís. "O treino do Pelotão de Atiradores Mecanizado de um Batalhão de Infantaria Mecanizado (PRT), a fim de ser empregue no cumprimento da actual missão atribuída a Portugal no Teatro de Operações do Kosovo." Master's thesis, Academia Militar. Direção de Ensino, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/8528.

Full text
Abstract:
Portugal, enquanto membro da OTAN, possui, no sistema internacional, exigências que carecem da sua participação, em missões, fora do território nacional. Neste âmbito, o Exército Português prepara, de acordo com o quadro de forças que disponibiliza à OTAN, Unidades para se constituírem como Forças Nacionais Destacadas, com o intuito de cumprir um vasto leque de missões. No que concerne ao teatro de operações do Kosovo, tem sido hábito efectuarmos o treino e a projecção de Unidades, tendo em vista o cumprimento da missão de Reserva Táctica do Comando da Kosovo Force. O presente trabalho encontra-se subordinado ao tema: “O treino do Pelotão de Atiradores Mecanizado de um Batalhão de Infantaria Mecanizado (PRT), a fim de ser empregue no cumprimento da actual missão atribuída a Portugal no Teatro de Operações do Kosovo.” O objectivo desta investigação é a apresentação de um plano de treino, assim como o respectivo período de tempo, a aplicar a um Pelotão de Atiradores Mecanizado, que contemple bons níveis de proficiência, em tarefas inerentes à actual missão de Portugal do Kosovo. O método científico aplicado na elaboração desta investigação é baseado no “Manual de Investigação em Ciências Sociais” de Raymond Quivy e Luc Van Campenhoudt. O esquema proposto pelos autores foi devidamente adaptado à nossa investigação, no âmbito da táctica. A recolha de informação surgiu da análise documental, bem como de um conjunto de entrevistas com alguns intervenientes no planeamento, execução e avaliação do treino no 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado. Posteriormente, interceptámos toda a informação e elaborámos um plano de treino a aplicar a um Pelotão de Atiradores Mecanizado. Os resultados espelharam que a aplicação de um plano de treino, que garanta um bom nível de proficiência, além de contemplar tarefas inerentes a todo o espectro das operações, exige um período substancialmente superior ao fornecido pelo escalão superior.
Abstract Portugal, while a NATO member, owns, on the International framework, demands which lack in its participation, on missions, abroad. In this scope, the Portuguese Army prepares, according to the Forces staffer which is provided to NATO, Units to be settled as “Deployed National Forces”, aiming to accomplish a wide range of missions. Concerning the Kosovo theatre, it has been custom to carry out a training and Units’ projection, bearing in mind the accomplishment of the Kosovo’s Force Command Tactical Reserve mission. The present study is subordinated to the theme “A Mechanized Rifle Platoon’s, of a Mechanized Infantry Battalion, training in order to be employed in the accomplishment of the current mission given to Portugal in the Kosovo’s theatre. The aim of this investigation is the presentation of a training plan, as well as its correspondent period of time, to be applied to a Mechanized Rifle Platoon, which includes a wide extent of proficiency on tasks inherent to the Portugal’s current mission in Kosovo. The scientific method used on the formulation of this investigation is based upon the “Social Sciences’ research guide” by Raymond Quivy and Luc Van Campenhoudt. The schematic proposed by the authors was properly adapted to our investigation on the tactics scope. The gathering of information emerged from the document analysis, as well as from a set of interviews with some intervenients in the planning, execution and evaluation of the training on the 1 st Mechanized Infantry Battalion. Afterwards, we intercepted all the information and we came up with a training plan to be applied to a Mechanized Rifle Platoon. The results mirrored that the application of a training plan, which ensures a wide extent of proficiency, besides containing tasks inherent to all the operations spectrum, also demands a period of time substantially superior than the one given by a superior echelon.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Torres, Rui Pedro Esteves. "Batalhão de Infantaria Mecanizado Português vs Regimento de Infantaria Mecanizado Francês : Estudo comparativo." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/15163.

Full text
Abstract:
Este trabalho de investigação aplicada é o reflexo de um estudo comparativo entre duas forças mecanizadas, nomeadamente o Batalhão de Infantaria Mecanizado português e o Regimento de Infantaria Mecanizado francês. Este estudo incide sobre quatro vetores de desenvolvimento, nomeadamente, a doutrina ao nível da tipologia das forças em estudo, da organização, ou seja, dos seus quadros orgânicos, ao material, mais propriamente os principais sistemas de armas empregues pelas duas forças, assim como às infraestruturas disponíveis para treino. O presente trabalho trata de um estudo comparativo, tendo como natureza a investigação aplicada. Este estudo comparativo tem como principal objetivo confrontar a doutrina com a prática, bem como identificar e caracterizar as principais vulnerabilidades e potencialidades das duas forças em estudo, tendo em conta os vetores de desenvolvimento anteriormente apresentados, podendo assim, rentabilizar os meios em uso no Batalhão de Infantaria Mecanizado e/ou contribuir para uma futura aquisição. Verificámos que a principal diferença entre as duas forças em estudo assenta na sua tipologia, isto é, enquanto que a força francesa é considerada pesada, a força portuguesa é média, embora pretenda e esteja no caminho de vir a ser uma força pesada. O que nos leva à grande diferença, derivada da tipologia de forças, que são as viaturas empregues pelas duas forças, ou seja, uma viatura blindada de transporte de pessoal e uma viatura de combate de infantaria. Para se assumir como força pesada, o Batalhão de Infantaria Mecanizado português, precisa de adquirir uma viatura de combate de infantaria, para assim, dar o “salto” qualitativo, numa perspetiva de armas combinadas. Palavras-Chave: Mecanizado, Vetores de Desenvolvimento, Viatura Blindada Transporte Pessoal, Viatura Combate de Infantaria.
This applied research work is the reflection of a comparative study between two mechanized forces, including the Portuguese Infantry Battalion Mechanized and the French Mechanized Infantry Regiment . This study focuses on four development vectors , namely , the doctrine to the typology of the level of forces in the study, the organization of their organic conditions , the material , more specifically the main weapons systems used by the two forces and the infrastructure available to training. This study is a comparative study, with the nature applied research .This comparative study aims to confront the doctrine and practice, and to identify and characterize the main vulnerabilities and potentials of the two forces in the study taking into account the development of vectors presented above can thus monetize media in use Infantry Battalion Mechanized and/or contribute to a futur acquisition. We found that the difference between the two forces in study is its type. That is, while the French force is heavy, the Portuguese strength is average, however intended to be a heavy force . What leads us to the big difference derived from the type of forces that are the vehicles used by the two forces, is an armored personnel carrier and infantry fighting vehicle . To take as heavy force , the Portuguese Mechanized Infantry Battalion, need to purchase an infantry fighting vehicle , to thereby give a qualitative leap , a prospect of combined arms.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinto, João Carlos Luís. "A integração de atiradores especiais num batalhão de Infantaria." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/15158.

Full text
Abstract:
O presente trabalho de investigação subordinado ao tema “A integração de Atiradores Especiais num Batalhão de Infantaria” propõe investigar a integração de atiradores especiais numa unidade escalão Batalhão de Infantaria. Para a sua consecução definiu-se como objetivo geral analisar as implicações do emprego de atiradores especiais, no atual ambiente operacional, em apoio às unidades escalão Batalhão de Infantaria. De modo a concretizar o mesmo delimitou-se o trabalho ao estudo dos Batalhões de Infantaria Mecanizados de Rodas, da Brigada de Intervenção, recorrendo-se sempre que necessário aos Batalhões Stryker do Exército dos Estados Unidos da América, dada a sua experiência de combate em diversos teatros de operações. Para a realização deste trabalho estruturou-se um modelo de análise, efetuando-se uma abordagem qualitativa de natureza descritiva. Recorre-se ao método de abordagem hipotético-dedutivo, através de uma conexão descendente iniciada com a descrição do ambiente operacional, o emprego de Batalhões de Infantaria e a utilização de atiradores especiais. Da análise dos resultados verifica-se que o atual ambiente operacional apresenta uma elevada complexidade, existindo uma tendência para os futuros conflitos armados ocorrerem em Estados falhados e em áreas urbanas, existindo uma ameaça predominantemente irregular. Os Batalhões de Infantaria têm assim a necessidade de possuir atiradores especiais, de forma a poderem empregar fogos diretos com precisão. Conclui-se que com a crescente complexidade do ambiente operacional face à tipologia de ameaça, os Batalhões de Infantaria portugueses, que futuramente poderão ser empregues neste tipo de teatros de operações, devem possuir atiradores especiais, que empreguem fogos diretos com precisão a médias distâncias, sendo estes integrados ao nível das Secções de atiradores.
This research work entitled "The integration of a Designated Marksman in an Infantry Battalion" proposes to investigate the integration of a designated marksman in an Infantry Battalion level unit. For its attainment was defined as general purpose to analyze the implications of the use of designated marksman in the current operating environment, in support of Infantry Battalion units. In order to achieve it, the assignment was limited to the study of Infantry Battalions Mechanized by Wheels, from the Intervention Brigade, resorting whenever necessary to Stryker Battalions of the United States Army, given their combat experience in different theatres of operations. An analysis model was structured for this work, making a qualitative approach of a descriptive nature. The method of hypothetical-deductive approach is used through a downward connection started with the description of the operating environment, the use of Infantry Battalions and the use of designated marksman. From the analysis of the results it appears that the current operating environment is highly complex and there is a trend for the future armed conflicts to occur in failed States and urban areas and there is a predominantly irregular threat. Infantry Battalions have the need to own designated marksman, so that they can employ precisely direct fire. It was concluded that, given the typology of threat, with the increasing complexity of the operating environment, the Portuguese Infantry Battalions, that in future may be employed in this type of operations theaters, should have a designated marksman employing precisely direct fire to medium distances, and they should be integrated at the level of Section shooters.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Batalhão de Infantaria Blindado"

1

Frizanco, Orlando. História do 13 BIB "Batalhão Tristão de Alencar Araripe". Ponta Grossa: AORPG, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Frizanco, Orlando. História do 13° Ri na Revolução de 30. Ponta Grossa: AORPG, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Batalhão de Infantaria Blindado"

1

OLIVEIRA, Jhone Sampaio de. "OS ESTÁGIOS DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE MATERIAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS, NO AMBITO DO 53º BATALHÃO DE INFANTARIA DE SELVA." In I Semana de Iniciação Científica da FAI. Itaituba, Pará: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/sicfai.145720.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography