Dissertations / Theses on the topic 'Bem-estar da criança'
Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles
Consult the top 50 dissertations / theses for your research on the topic 'Bem-estar da criança.'
Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.
You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.
Browse dissertations / theses on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.
Silva, Fernando Luiz Salgado da. "Mal-estar no bem-estar da criança." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122968.
Full textMade available in DSpace on 2014-08-06T17:37:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 324721.pdf: 1624112 bytes, checksum: 3f1015d6d16d6748705f8218acf4473e (MD5) Previous issue date: 2013
Este trabalho visa investigar discursos sobre a ação jurídica de Destituição de Poder Familiar no Brasil. DPF é uma lei civil que consiste na retirada da guarda dos pais de crianças e adolescentes em situações consideradas de extrema gravidade, tais como violência, negligência, maus-tratos e abandono. A partir do diálogo entre Psicanálise, Filosofia, Análise de Discurso e Direito, propus-me a acompanhar o plano obscuro de produção de sentidos sobre o princípio que orienta a medida de DPF: o melhor interesse da criança, o bom e o seu bem-estar. Baseando-me em Freud no Mal-estar da Cultura e Lacan no Seminário VII - A Ética psicanálise, percorri discursos jurídicos, discurso de uma política pública e também das teorias sociais críticas sobre o tema. O dispositivo metodológico utilizado foi a correlação do enunciado, advinda da Análise do Discurso francesa. Assim, o bem supremo de Aristóteles; o céu estrelado da submissão absoluta à lei moral em Kant; o bem utilitarista de Bentham; o bem da verdade da ciência positivista; e o bem cristão apareceram nas correlações de enunciado do bem-estar da criança. Ressalto, sobretudo, a ética do respeito aos fundamentos da experiência de cada sujeito humano,proposta pela psicanálise. Por considerar o sujeito um ato de resposta, o dispositivo da DPF pode ser um momento de elaboração simbólica de experiência traumática e/ou violenta. Desse modo, leva-se em conta o pedaço de real que habita o ser humano, que não cede aos formalismos do campo jurídico.
Résumé: Ce travail prétend investiguer des discours sur l'action juridique de la Destitution de Pouvoir Familial (DPF) au Brésil. La DPF est une loi civile qui consiste à retirer la garde des enfants de leurs parents dans des situations considérées d'extrême gravité, comme la violence, négligence, maltraitance et abandon. A partir du dialogue entre la Psychanalyse, la Philosophie, l'Analyse du Discours et le Droit, j'ai proposé le suivi du domaine obscur de production de sens sur le príncipe qui régit la mesure de la DPF: le meilleur intêret de l'enfant, le bon et son bien-être. Ma base théorique est Freud dans Malaise dans la Civilisation e Lacan dans le Séminaire VII - L'Éthique de la Psychanalyse, j'ai parcouru les discours jurídiques, les discours d'une politique publique et aussi les théories sociales critiques sur ce thème. La méthodologie utilisée fut la corrélation d'énoncé, que j ai tirée de l'Annalyse du Discours Française. Ainsi, le souverain bien chez Aristote, le ciel d'étoile de la soumission absolue à la loi morale chez Kant, le bien utilitariste de Bentham; le bien de la vérité de la Science positiviste; et le bien chrétien sont apparus dans les corrélations d'énoncé du bien-être de l'enfant. J'ai pointé, surtout, l'éthique du respect des fondements de l'expérience de chaque être humain, proposée par la psychanalyse. Comme je prétends considérer le sujet une acte de réponse, le dispositif de la DPF peut être un moment d'élaboration symbolique d'une experience traumatique et/ou violente. Ainsi, il est clair que la prise en compte du morceau de réel qui habite l'être humain ne cède pas aux formalismes du monde juridique.
Silva, Ana Luisa Mendes da. "A importância da família na saúde e no bem-estar da criança e do jovem." Master's thesis, [s.n.], 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/16307.
Full textA importância da família na saúde e bem-estar da criança, como preocupação daqueles que cuidam da criança e da família, é o fio condutor do meu processo para aquisição de competências enquanto Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria. Com o objetivo de desenvolver competências nesta temática, defini um percurso assente no Modelo Teórico de Betty Neuman. Da experiencia vivida e refletida, com base na evidência cientifica, verifiquei que: a família pode ser um stressor positivo ou negativo na saúde e no bem-estar da criança e do jovem; todas as famílias têm pelo menos um fator de proteção, o qual deve ser valorizado; e a abordagem da criança e família deve ser feita pela resiliência e não pela vulnerabilidade. A identificação de situações de alteração de saúde e bem-estar quer na criança, quer na família, bem como a relação entre ambas, permitiu-me verificar a importância da filosofia dos cuidados centrados na família. O desenvolvimento de habilidades para identificar situações de risco para a saúde mental da criança, situações de risco de maus tratos infantis e os seus sinais e sintomas, permitiu-me melhorar a resposta aos problemas emergente da infância na área das alterações dos comportamentos e dos maus tratos. Neste percurso de aquisição de competências, prestei cuidados à criança e família nos contextos de prestação de cuidados definidos pela Ordem dos Enfermeiros.
Rocha, Ana Margarida Alves. "O impacto do aleitamento materno no bem-estar e saúde geral da criança." Master's thesis, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, 2007. http://hdl.handle.net/10400.12/859.
Full textA assumpção generalizada e da Organização Mundial de Saúde (OMS) da imprescindibilidade da amamentação durante os primeiros seis meses de vida da criança não é confirmada pela literatura, uma vez que toda a empíria disponível se centra em efeitos benéficos muito particulares do aleitamento materno. Esta investigação tem como objectivo avaliar se a prática da amamentação decorre de uma crença de saúde ou dos seus benefícios reais para a saúde e bem-estar das crianças. O estudo, de carácter comparativo e correlacionai, assenta na análise de conteúdo de 300 fichas clínicas de crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os zero e cinco anos, facultadas por diferentes pediatras que se disponibilizaram a participar no estudo. Foi construída uma grelha de análise onde consta informação global da criança, as características do aleitamento e um instrumento de avaliação da saúde geral, do desenvolvimento e das alterações comportamentais das crianças. De acordo com os resultados obtidos, para a variável tipo de alimentação não se observam diferenças estatisticamente significativas ao nível da classificação da saúde, do desenvolvimento psicomotor e evolução estaturo-ponderal e ainda das alterações comportamentais (parasómias, perturbações alimentares, perturbações do comportamento, perturbações da linguagem e dificuldades na adaptação social) (p < 0.05). Dos outros aspectos relacionados com a saúde (ocorrência de internamentos, consultas de especialidade e/ou terapias e intervenções cirúrgicas), apenas se observa significância estatística ao nível da ocorrência de internamentos {X2 (2) = 6.390; p = 0.039; N = 300). No caso da variável duração do tipo de alimentação, também só se verifica a existência de uma associação estatisticamente significativa na ocorrência de internamentos, mas só para o leite materno (V = 0.240; p = 0.023; N = 194). Assim sendo, parece não existir uma correlação estatisticamente significativa entre o aleitamento materno e a saúde e bem-estar gerais das crianças, constituindo-se antes como uma crença de saúde, decorrente dos seus benefícios percebidos, mais do que dos benefícios reais. Palavras-chave: aleitamento materno; saúde; desenvolvimento; crenças de saúde
Costa, Sandra Sofia Bernardino da. "Intervenção do enfermeiro especialista na promoção do bem-estar e do desenvolvimento da criança de risco." Master's thesis, [s.n.], 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/16409.
Full textO presente relatório,é referente à unidade curricular “estágio com relatório” integrada no plano de estudos do 5º curso de MEESIP. Tem como objetivo a síntese do percurso formativo, das aprendizagens e das competências adquiridas numa dinâmica de reflexão sobre a prática, fundamentada pela evidência científica e diretrizes emanadas por entidades com responsabilidade na área pediátrica. O tema que norteou o projeto refere-se à importância de uma prática de cuidados promotores do desenvolvimento infantil harmonioso e do bem-estar da criança e família. Ao longo do percurso foi dado um enfase especial às crianças vulneráveis e com um desenvolvimento infantil de risco. Assim como, à compreensão das respostas existentes quando o desenvolvimento já está comprometido, mas ainda temos possibilidade de promover a sua funcionalidade e o seu bem-estar, assim como da sua família. A visão sistémica da criança e da família, conferida pela adoção do modelo teórico deBetty Neuman, permitiu a identificação de stressores que podem comprometer o bem-estar do sistema, no que concerne ao desenvolvimento infantil, bem como de intervenções que o protegem, promovem e reconstituem. A procurar de estratégias de enfermagem relacionadas com a promoção do desenvolvimento infantil foi igualmente um dos pontos-chave modeladores do percurso. Neste sentido, foi mobilizado o Modelo da Promoção da Saúde de Nola Pender, pois esta promoção é crucial na prestação de cuidados em todas as áreas, no entanto, nem sempre é efetuada de uma forma sistemática e consciente. Com este relatório conclui-se mais uma etapa mas não o fim do percurso. Etapa produtiva e engrandecedora e que possibilita prestar cuidados de maior qualidade às crianças famílias que acompanho. Assim como, me possibilita ter outro olhar para o meu dia-a-dia, procurando oportunidades de melhora e crescimento constantes.
Silva, Grazielle Roberta Freitas da. "Estimulação visual : prática educativa com mães na enfermaria mãe-canguru." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2005. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1966.
Full textSubmitted by denise santos (denise.santos@ufc.br) on 2012-01-17T13:04:33Z No. of bitstreams: 1 2005_dis_grfsilva.pdf: 477813 bytes, checksum: 3ecac964a5860fa2dd71a7461f004eb9 (MD5)
Approved for entry into archive by Eliene Nascimento(elienegvn@hotmail.com) on 2012-02-03T13:12:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2005_dis_grfsilva.pdf: 477813 bytes, checksum: 3ecac964a5860fa2dd71a7461f004eb9 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-02-03T13:12:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2005_dis_grfsilva.pdf: 477813 bytes, checksum: 3ecac964a5860fa2dd71a7461f004eb9 (MD5) Previous issue date: 2005
The lack of knowledge on the part of mothers about their children’s ocular health is a common denominator found when they are asked about this theme, mainly concerning the visual stimulation, which is a component of significant value to the newborn babies’ ocular health. Thus, one aimed to apply a handbook highlighting the visual stimulation for mothers of children with risk to visual alterations and to validate material and method for education and health applied to visual stimulation of premature children and/or with risks to visual alterations. Data collection was carried out from April to June, 2005 in three methodological moments. On the first moment, the handbook was analyzed by three experts, on the second one, the handbook was reformulated starting from the suggestions and on the third moment the handbook was applied to the mothers admitted to the kangaroo-mother ward, with record of interviews where the items of evaluation were approached after the reading of the handbook. The data were described according to Bardin (1977) and Nietsche(2000). Referring to the first moment, one suggested changes in the handbook’s back page, with the complete identification of the authors, addition of an item about the obstetric history and another about signs and symptoms of visual alterations; change of a drawing that was over the text making it difficult to read; emphasis on the topic about the participation of parents on the promotion of ocular health to their children; update on the literature; and enlargement of the material created for all the children with risks to visual alterations, not only the premature ones. Next, one carried out the second methodological moment, with the corrections suggested by the experts, being all obeyed. After the thematic analysis of the 12 interviews, one identified four themes: Perception of the handbook, Knowledge of mothers about ocular health, Handbook’s structure and Promotion of the ocular health. We concluded that the handbook facilitated the learning about visual stimulation, as well as it will make that the visual deficit, in case it appears, is noticed as precocious as possible, in the family life. Besides encouraging the stimulation at home as an indispensable factor to the development of the child, be it premature or not. By mentioning the components contemplated by the emancipatory technology, to know: the exercise of critical conscience, citizenship, freedom and autonomy; we affirm that each one of them was present at the application of the handbook about visual stimulation, what makes the handbook, as well as the practice together with the mothers as emancipatory technology.
A falta de conhecimento por parte das mães acerca da saúde ocular dos seus filhos é um denominador comum encontrado quando são abordadas sobre essa temática, principalmente relacionado à estimulação visual, componente de valor significativo na saúde ocular dos recém-nascidos. Nesse intuito, objetivamos aplicar um manual com ênfase na estimulação visual para mães de crianças com risco para alterações visuais e validar material e método para educação e saúde aplicado à estimulação visual de crianças prematuras e/ou com riscos para alterações visuais. A coleta de dados foi realizada de abril a junho de 2005 em três momentos metodológicos. No primeiro momento, o manual foi avaliado por três especialistas; no segundo, foi reformulado a partir das suas sugestões; e no terceiro, o manual foi aplicado com as mães internadas na enfermaria mãe-canguru, sendo realizadas entrevistas gravadas, as quais abordaram itens de avaliação após a leitura do manual. Os dados foram organizados segundo Bardin (1977) e analisados conforme Nietshe (2000). As sugestões, de acordo com indicação dos especialistas, contemplaram a contracapa, com a identificação completa das autoras; acréscimo de um item sobre a história obstétrica e outro sobre sinais e sintomas de alterações visuais; modificação de um desenho sobreposto ao texto que dificultava a leitura; ênfase ao tópico sobre a participação dos pais na promoção à saúde ocular dos seus filhos; atualização da literatura; e ampliação do material criado para todas as crianças com riscos para alterações visuais, não apenas para os prematuros. Em seguida foi promovido o segundo momento, com a inserção do conteúdo sugerido pelos especialistas. Após a análise temática das 12 entrevistas, identificamos quatro temas, a saber: Percepção do manual, Conhecimento das mães acerca da saúde ocular, Estrutura do manual e Promoção à saúde ocular. Concluímos que o manual facilitou a aprendizagem sobre a estimulação visual, como também facilitará a identificação de alterações visuais durante a convivência familiar, além de proporcionar incentivo à continuidade da estimulação no domicílio como fator indispensável para o desenvolvimento da criança, seja ela prematura ou não. Ao mencionar os componentes contemplados pela tecnologia emancipatória, como o exercício da consciência crítica, a cidadania, a liberdade e a autonomia, afirmamos que cada um deles esteve presente na aplicação do manual, inserindo-o na prática junto às mães como tecnologia emancipatória.
Corlis, Joseph Alan. "Perspectivas paternas sobre estruturas intrafamiliares de poder e o bem-estar de crianças no nordeste do Brasil." Universidade de Fortaleza, 2015. http://dspace.unifor.br/handle/tede/94173.
Full textMale domination, or machismo, has typified families throughout Latin societies for generations, but the economic and cultural forces that once gave rise to mancentric family dynamics may now be shifting. In Ceará, Brazil, a two-phase study of paternal perspectives on family dynamics and infant health, which took place between November 2014 and January 2015, reveals three distinct variations of fatherly participation (or lack thereof) in families: dominant, complimentary, and burdensome. As well, the study exposes the double-sided nature of new technologies: either further uniting family members or further mystifying men s roles. The variations of family dynamics show the father as dominant, complimentary, or burdensome in the family. Interviewees and respondents to the ecological study alike express the belief that families comprise a multilayered system of membership, of which the mother, father, and child roles form the most basic level. The influences on families extend, however, to overarching societal influences such as rising technologies and religious institutions. The fathers even convey their expectations that public health interventions, especially those relating to their children s wellness, capitalize on nascent technologies most explicitly, widely available cellular phone services. The conclusion that the father plays an integral role in determining child health outcomes remains clear. The fathers explanation of variations in paternal influence can help shape our understanding of emergent family trends in the region as well as guide the ways in which future public health interventions and policies should be designed.
A dominação masculina, ou machismo, tem tipificado famílias em sociedades latinas por gerações, mas as forças econômicas e culturais que, no passado, deram origem à dinâmica familiar centrada no homem estão, agora, mudando. No Ceará, Brasil, entre novembro de 2014 e janeiro de 2015, um estudo composto de duas fases sobre perspectivas paternas na dinâmica familiar e saúde infantil revela três variações distintas de participação paterna (ou falta dela) nas famílias: o pai dominante, complementar e oneroso. Ademais, o estudo expõe a função dupla de novas tecnologias: ou unir mais membros de famílias ou mistificar mais os papéis dos homens. As variações de dinâmica familiar mostram o pai como membro dominante, complementar ou oneroso na família. Os entrevistados e os respondentes ao estudo ecológico expressam a crença de que as famílias se compõem de um sistema multi-dimensionado, no qual a mãe, o pai e os filhos formam o nível mais básico. As influências sobre famílias estendem, no entanto, às influências sociais mais abrangentes, tais como instituições religiosas e novas tecnologias. Os patriarcas também explicitam suas expectativas de que as intervenções na saúde pública, em especial as que são relativas ao bem-estar de seus filhos, beneficiam das tecnologias nascentes particularmente dos serviços de telefonia celular amplamente disponíveis na região. A conclusão de que o pai tem um papel decisivo acerca da saúde dos filhos permanece clara. A explicação dos pais das variações de influência paterna pode ajudar a moldar o nosso entendimento das tendências familiares emergentes no Nordeste, bem como orientar as maneiras pelas quais as intervenções e políticas públicas de saúde devem ser projetados no futuro.
Orellana, Jesem Douglas Yamall. "Saúde e nutrição de crianças indígenas Suruí de Rondônia, Amazônia, Brasil." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2005. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5247.
Full textFoi realizado inquérito antropométrico e de dosagem de hemoglobina em crianças Suruí menores de 10 anos em 2005. Além disso, foi realizado levantamento dos registros de morbidade hospitalar disponíveis em hospitais na cidade de Cacoal para o período de 2000-2004. Este estudo buscou incluir o maior número de crianças possíveis com idade menor ou igual a 10 anos (81,6 por cento da população total). O estado nutricional foi avaliado com base na população-referência do NCHS. A dosagem de hemoglobina foi obtida mediante alfa -hemoglobinômetro portátil (Hemocue). A prevalência de anemia em crianças com idades de 6 a 119 meses foi de 80,6 por cento. As crianças com idades de 6 a 35 meses foram as que apresentaram as maiores prevalências de anemia (89,7 por cento). Na análise comparativa com inquérito similar, conduzido em 1987, foram verificadas importantes reduções nos déficits de estatura e de peso para a idade nas crianças Suruí. Contudo, os déficits de retardo do crescimento permanecem em patamares elevados nas crianças Suruí quando comparados à população de crianças não indígenas da região nordeste do país. No levantamento dos registros de morbidade hospitalar, as principais causas de internação nas crianças menor ou igual a 10 anos foram atribuídas às doenças do aparelho respiratório, com destaque para as infecções respiratórias agudas e a asma, seguidas pelas doenças infecciosas e parasitárias, especialmente as diarréias e as gastroenterites. O tempo médio de permanência das crianças Suruí internadas no hospital público revelou ser bem superior ao observado entre as crianças internadas no hospital privado. Este estudo permitiu evidenciar que as condições gerais de saúde e nutrição da criança Suruí são precárias, notando-se elevadas prevalências de retardo do crescimento e anemia. Nas internações hospitalares predominaram as causas passíveis de prevenção e manejo no nível primário, indicando problemas estruturais nos serviços de atenção à saúde.
Rodrigues, Ligia Maria Rocha. "Contribuições do brincar para a ampliação do cuidado com as crianças internadas: o caso do Instituto Fernandes Figueira no Rio de Janeiro." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2014. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14203.
Full textO presente estudo buscou compreender a importância do brincar como mecanismo promotor de saúde para as crianças internadas. Para isso, procurou-se entender como o brincar auxilia no bem-estar das crianças internadas; identificar resultados e mudanças no sentido de permitir que a criança tenha mais autonomia e participação durante a hospitalização; compreender como o brincar age sobre as interações sociais ocorridas entre a criança, profissionais de saúde e acompanhantes e analisar como o brincar pode vir a contribuir para uma ampliação do cuidado em saúde. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, privilegiando a entrevista semi-estruturada e a observação participante como instrumentos de coleta de dados. Por três meses o Programa Saúde e Brincar, existente no hospital Instituto Fernandes Figueira/RJ, foi observado durante a execução de suas atividades com as crianças internadas. Foram entrevistados 9 profissionais (integrantes do Programa Saúde e Brincar e gestores da enfermaria pediátrica) e 9 acompanhantes. Os dados foram analisados e interpretados através da articulação entre temáticas provenientes das falas dos entrevistados e das observações, em relação ao referencial teórico adotado. Os resultados obtidos pelas três diferentes percepções (pesquisador, profissionais e acompanhantes) mostraram que o brincar, enquanto recurso terapêutico utilizado pelo Programa Saúde e Brincar, possibilita à criança ocupar um papel mais ativo, com bem-estar, autonomia e participação agindo também sobre o fortalecimento das relações ocorridas entre os atores e contribuindo para um tratamento que perpassa os limites físicos do adoecimento, ampliando o olhar dos profissionais e fazendo com que a criança modifique suas percepções acerca das experiências vivenciadas dentro do hospital.
This study aimed at understanding how the play can act as a health promoting mechanism to hospitalized children. It was aimed to understand as the play helps the well-being of hospitalized children, identify outcomes and changes in order to allow the children´s autonomy and participation during the hospitalization, understand the action on the social interactions among children, hospital professional and family members and analyze how it can contribute to the expansion of health care. The research used two qualitative methods: participant observation and semi-structured interviews for collecting the data. For three months the Programa Saúde e Brincar accomplished in the pediatric wards of the Instituto Fernandes Figueira/Rio de Janeiro was observed during the execution of their activities with the hospitalized children. It was interviewed 9 hospital professionals (program members and pediatric ward managers) and 9 family members. The data were analyzed and interpreted by correlation between interviewees' statements and researcher observations in relation to the theoretical framework adopted. The obtained results by the three different perceptions (researcher, hospital professionals and family members) showed that the Play as therapeutic tool used by Programa Saúde e Brincar, enables the child to take a more active role, with well-being, autonomy and participation at work here on the strengthening of the relations occurring among the actors and contributing to a treatment that permeates the physical limits of the disease, increasing the professional look and causing the child to modify their perceptions of experiences within the hospital. (AU)^ien
Tavares, Maria de Fátima Lobato. "Saúde da criança e formaçäo no trabalho: a prática como e com saber." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 1998. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4463.
Full textEstuda a formaçäo no trabalho e de que maneira este se desenvolve no cotidiano da atuaçäo multiprofissional, por meio das açöes dos trabalhadores de saúde que lidam com a problemática saúde/doença da criança no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP/FIOCRUZ. Define como metodologia, a investigaçäo qualitativa, que teve como eixo o sentido atribuído pelos trabalhadores aos seus saberes e experiências considerados nas relaçöes que eselecem entre si, o serviço e suas crianças de referência. Compôs-se a técnica da TRIANGULAÇAO, que tem por finalidade a visualizaçao mais abrangente do objeto de pesquisa através da multiplicidade de abordagens. Foram utilizados como instrumentos metodológicos: entrevistas semi-estruturadas de trabalhadores do CSEGSF, associadas à pesquisa e análise documental, aos grupos focais, à observaçäo participante dos entrevistados e dos grupos focais e às entrevistas abertas com professores fundadores do Mestrado em Saúde da Criança/IFF/FIOCRUZ. A articulaçäo analítica dos dados mostrou o contraste entre o material empírico, as teorias e os documentos oficiais sobre o assunto. Os principais resultados evidenciam a importância de tutoria/assessoria, isto é, de formaçäo de formadores para que haja a conduçao do processo em um continuum. Por sua vez, os trabalhadores identificaram a rede de saberes, mais especificamente o saber educacional que emerge do cotidiano de suas açöes no locus de trabalho, que permanece especulativo em razäo de näo se produzir a transformaçäo do espaço dito virtual desse saber em espaço real e interprofissional de rotina para seu desenvolvimento, avaliaçäo e transmissäo. A análise do CSEGSF nesse estudo conduziu a uma percepçäo de suas potencialidades como espaço de relaçöes de trabalho e de formaçao na medida de sua integraçäo/articulaçäo em uma rede com a comunidade de referência e seu ambiente, a mediaçäo estratégica como base para a intersetorialidade.
Ramos, Nádia Raquel Proença. "A adoção e o bem-estar da criança: a perspetiva de mães e pais adotantes. Um estudo exploratório." Master's thesis, Universidade de Évora, 2016. http://hdl.handle.net/10174/18783.
Full textGuterres, Rodrigo de Azambuja. "Educação física nas séries iniciais: uma proposta de bem-estar para unidocentes do município de Alegrete-RS." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2011. http://hdl.handle.net/10923/2773.
Full textThe problems facing the teaching profession are not new, not even original, find itselves connected to the very origin, to the historical development and social value of his occupation. This study aimed to verify certain levels of satisfaction and motivation unidocent initial series of municipal public Alegrete - RS, as well as the perception of unidocents relate to the inclusion of professional physical education classes. The present study is characterized like a field research, a descriptive quantitative and qualitative. The target population of this study was composed of teachers unidocents of initial series educationrs of the city of Alegrete - RS. The sample for the quantitative analysis consisted of 106 teachers of both sexes, unidocents from initial series of municipal public. For the qualitative analysis was chosen randomly unidocentes 10 teachers. The study was divided in two parts, the first was to check the levels of satisfaction and motivation of unidocents through a questionnaire constructed by Santos (2011). The second part of the study included an interview with open questions. Looking at the data in relation to the profile of unidocents, notice the predominance of the female role in the initial series, as well as the vast experience and expertise in professional activities. The results indicate that the majority of study participants are satisfied with their chosen profession, they feel safe with their work in daily life and care about recognition from peers and the institution where their works. Highlight the importance of family and good examples of teachers in the process of training. The unidocents say they are satisfied in general, especially in relation to the load-clockwise and the autonomy and independence.The appearance of discontent unidocents focuses on wages, where there is dissatisfaction and discontent by the majority of respondents. To perform the analysis of qualitative data, we used the technique of content analysis by Bardin (2007). Having a direct relationship with the satisfaction, motivation, malaise and well-being, settled in the following categories for analysis: the atmosphere of well-being unidocent; the daily work of teachers, physical education in elementary grades. Almost all the questions out of 10 participants as a key point of the welfare unidocent affection, good relationships and job satisfaction. It was observed in the speech of unidocents as positive aspect of unidocence, interpersonal relations and the formation of bonding as a point of well-being. These considerations highlight the importance of this research, the diagnosis of the problems facing teachers and unidocents suggestion to implement a physical education professional unidocents together as a proposal for the welfare of teachers and in motor and cognitive development of students.
Os problemas que afligem a profissão docente não são algo novo, nem original, acham-se ligados à própria origem, ao desenvolvimento histórico e à valorização social dessa profissão. A presente pesquisa teve como propósito verificar os níveis de satisfação e motivação unidocente das séries iniciais da rede pública municipal de Alegrete – RS, bem como, relacionar a percepção das unidocentes quanto à inclusão de um profissional de Educação Física nas aulas. O presente estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa de campo, de caráter descritivo quanti-qualitativa. A população alvo deste estudo foi composta por professores unidocentes das séries iniciais do município de Alegrete – RS. A amostra, para a análise quantitativa, foi composta por 106 professores de ambos os sexos, unidocentes das séries iniciais da rede pública municipal. Para a análise qualitativa foi definido aleatoriamente dez (10) professores unidocentes. O estudo foi dividido em duas partes, a primeira foi à verificação dos níveis de satisfação e motivação dos unidocentes por meio de questionário construído por Santos (2011). A segunda parte do estudo englobou uma entrevista com questões abertas. Observando os dados em relação ao perfil dos unidocentes, percebe-se o predomínio do gênero feminino na atuação em séries inicias, bem como a grande experiência e qualificação na atuação profissional. Os resultados indicam que a maioria dos participantes do estudo está satisfeito com a profissão escolhida, sentem-se seguros com seu trabalho no cotidiano e importam-se com o reconhecimento dos colegas e da instituição onde trabalha. Destacam ainda a importância da família e de bons exemplos de professores no processo da formação profissional. Os unidocentes se dizem satisfeitos em geral, principalmente em relação a carga-horária e a autonomia e independência.O aspecto de descontentamento dos unidocentes se debruça sobre o salário, onde existe insatisfação e descontentamento pela maioria dos entrevistados. Para realizar a análise dos dados qualitativos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo apresentada por Bardin (2007). Tendo uma relação direta com a satisfação, motivação, mal-estar e bem-estar, estabeleceram-se as seguintes categorias para análise: o ambiente de bem-estar unidocente; o cotidiano do trabalho docente; a Educação Física nas séries iniciais. Quase a totalidade dos 10 participantes dos questionamentos destaca como ponto fundamental do bem-estar unidocente a afetividade, o bom relacionamento e a realização profissional. Observou-se na fala das unidocentes, como aspecto positivo da unidocência, as relações interpessoais e a constituição de laços afetivos como ponto de bem-estar. Essas considerações destacam a importância dessa investigação, no diagnóstico dos problemas que enfrentam os professores unidocentes e na sugestão de implantação de um profissional de Educação Física em conjunto as unidocentes como proposta de bem-estar dos professores e no desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos.
Rocha, Rodolfo Rodrigues. "A alimentação das crianças e dos adolescentes na escola na perspectiva do bem-estar alimentar." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-14022019-150814/.
Full textChild feeding at school is a topic of constant debate in different spheres of society. Given the complexity and importance of the theme, it has been studied by researchers from different areas of knowledge. One of the possible approaches is the one of the food well-being, that guides this study, that appears within the movement of the Transformative Consumer Research. In this scenario, the research question that guided this work was: how is the context and the dynamics that involve the feeding of children and adolescents in school? Thus, the objective was to explore and describe the context and dynamics of child feeding at school in the perspective of food well-being. This paper was developed in the format of three articles. In the first article, the relationship of children and adolescents with food in the \"recess time\" is discussed. In the second, focus is given to food literacy, one of the central areas of food well-being. In this sense, the debate is about the role of parents and school in the food literacy of children and adolescents. Finally, the third article sought to identify what children and adolescents eat at school and how they have access to these foods. In relation to the research methods used, the qualitative approach is the one that prevails. Data were collected through observations, interviews and questionnaires. At times, descriptive statistics were used to give more robustness to the analyzes. As a result, it was possible to know the context of child feeding at school. Relationships are, in fact, quite complex. Parents, peers, teachers, cafeteria owners and the direction/coordination of schools are the main agents that influence child feeding at school. From the point of view of food well-being, it was possible to see how each of the five core areas are present in school feeding. By exploring and describing infant feeding at school, the results indicate that children and adolescents feed poorly. At the same time, the results point to possible alternatives in the search for positive advances in this direction
Silva, Lygia Maria Pereira da. "Atendimento a crianças e adolescentes em situação de abuso sexual : o discurso dos profissionais da saúde." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2006. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1971.
Full textSubmitted by denise santos (denise.santos@ufc.br) on 2012-01-19T13:42:00Z No. of bitstreams: 1 2006_dis_lmpsilva.pdf: 726980 bytes, checksum: f672f85a5650baf589f1388bd6edb5d5 (MD5)
Approved for entry into archive by Eliene Nascimento(elienegvn@hotmail.com) on 2012-02-03T13:14:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2006_dis_lmpsilva.pdf: 726980 bytes, checksum: f672f85a5650baf589f1388bd6edb5d5 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-02-03T13:14:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006_dis_lmpsilva.pdf: 726980 bytes, checksum: f672f85a5650baf589f1388bd6edb5d5 (MD5) Previous issue date: 2006
The sexual abuse of children and adolescents consists of a risk situation and a violation of sexual and particular human rights of the person in development. In the attendance to the victims, the health professionals need to act with instrumental and theoretical resources that are beyond what undergraduate courses offer. One aimed to analyze the actions developed by health professionals in the attendance to children and adolescents who suffered sexual abuse. One aimed to know the meanings attributed by health professionals to this problem, considering the subjects’ context through the Social Representations Theory. The institution where the research was conducted was a pediatric general hospital in the city of Fortaleza – CE. One conducted a qualitative research and the subjects were 21 health professionals. The data were obtained through a recorded semi-structured interview, and for analysis and organization, the Collective Subject Discourse technique was used. The professionals were nurses, doctors, social workers, psychologists and pedagogues, most of them had never taken any training about the theme. One noticed that the subjects understand sexual abuse as a violation, a suffering experience for the children and that has several forms. The identification of the abuse happens through the signals, specific and non-specific symptoms, through the suspect starting from the child’s behavior, through the investigation for material prove and through the child’s report. The conducts after investigation are forwarding inside the institution, notification to the Guardianship Council, prevention and treatment of the traumas resulting from the abuse and the care to the child and the adolescent. The existence of an own routine is noticed by some through the actions of the Mistreatment Prevention Commission, while others notice the existence of a routine in the hospital in general and others argue that there is not a routine. The involvement of the categories is noticed starting from the actions of the Commission. Some subjects do not know how their category is involved, while others understand that there is not involvement, as there is not an own routine. The strategy for qualification of the professionals adopted by the institution is considered as regular, sporadic and non-existent activities. The attendance in the institution and in the health system is seen as possible starting from the resources existing in the service, possible from the actions of the Mistreatment Prevention Commission and hard due to the discredit in the assistance system. The difficulties identified for the attendance are the lack of emotional preparation of the professional, the omission of the family and the insufficient structure of the service. The suggestions to enhance the professionals’ actions in the theme are the preparation of the professionals and the enhancement of the service’s structure. One concludes that the health professionals in the service researched show difficulties for the attendance concerning the preparation, structure of the services and articulation of the health and intersection systems. It is necessary to empower the Commission, create rules and attendance routines, to plan trainings about sexual abuse and other forms of violence against children and adolescents and implement partnerships with similar institutions, aiming to form nets.
O abuso sexual de crianças e adolescentes representa uma situação de risco e uma violação de direitos humanos sexuais e particulares da pessoa em desenvolvimento. No atendimento às vítimas, os profissionais de saúde precisam atuar com recursos instrumentais e teóricos que estão além do que os cursos de graduação oferecem. Objetivou-se analisar as ações desenvolvidas pelos profissionais de saúde no atendimento a crianças e adolescentes que sofreram abuso sexual. Buscou-se conhecer os significados atribuídos pelos profissionais de saúde a esse problema. O local onde se deu a pesquisa foi um hospital geral pediátrico da cidade de Fortaleza – CE. Realizou-se pesquisa de cunho qualitativo e os sujeitos foram 21 profissionais de saúde. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada, gravada. Para análise e organização, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os profissionais foram enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogas, psicopedagogas. A maioria jamais participou de qualquer treinamento sobre o tema. Constatou-se que os sujeitos entendem o abuso sexual como uma violação, uma experiência de sofrimento para a criança, que se apresenta de várias formas. A identificação do abuso se dá através dos sinais e sintomas específicos e inespecíficos, da suspeita a partir do comportamento e do relato da criança e da investigação para comprovação material. As condutas, após a investigação, são encaminhamentos dentro da instituição, notificação ao Conselho Tutelar, prevenção e tratamento dos agravos resultantes do abuso e o cuidado com a criança e o adolescente. A existência de uma rotina própria é percebida por alguns através da atuação da Comissão de Prevenção aos Maus-tratos, enquanto outros percebem a existência de uma rotina no hospital em geral e outros afirmam não existir uma rotina. O envolvimento das categorias é percebido a partir da atuação na Comissão. Alguns sujeitos não sabem como sua categoria está envolvida, enquanto outros entendem que não há envolvimento, por não haver uma rotina própria. As estratégias para qualificação dos profissionais adotadas pela instituição são consideradas como atividades regulares, esporádicas ou inexistentes. O atendimento no serviço e na rede de saúde é visto como possível, a partir dos recursos já existentes no serviço, possível a partir da atuação da Comissão de Prevenção aos Maus-tratos e difícil, devido ao descrédito na rede de assistência. As dificuldades identificadas para o atendimento são a falta de preparo do profissional, emocional, a omissão da família e a insuficiente estrutura do serviço. As sugestões para melhorar a atuação dos profissionais no tema são a capacitação e a estruturação do serviço. Conclui-se que os profissionais de saúde no serviço pesquisado apresentam dificuldades para o atendimento no tocante à capacitação, à estruturação dos serviços e à articulação da rede de saúde e da rede intersetorial. Há necessidade de fortalecer a Comissão, criar normas e rotinas de atendimento, planejar treinamento sobre abuso sexual e sobre outras formas de violência contra crianças e adolescentes e implementar parcerias com instituições afins, visando à formação de redes.
Zogaib, Maria Teresa Bertoncini. "O brincar e o bem-estar da criança abrigada: sua influência no combate à depressão e ao baixo rendimento escolar." Universidade Metodista de São Paulo, 2006. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1332.
Full textThis study examines the effectiveness of play intervention among institutionalized children with learning problems and depression symptoms, analyzing the influence of play in their well being and quality of life. The study was carried out using as methodology clinical intervention among eight children of both gender, aged eight, low income group, living in support homes for 2 years, first grade of elementary public school, with school complaint. After the characterization of the institution, individually assesses children s cognitive level using Raven s Progressive Colored Matrices, Piagetian tests of conservation, classification and series and verifies the school material. Following applies the Children s Depression Inventory CDI, standardized to Brazil. Based on this information, carry out eight weekly ninety-minute group play session using sensory-motor, symbolic and social strategies with room for spontaneous activity. After the play intervention, re-assesses the children using the same instruments from previous evaluation. The results show better school performance and decrease of depressive symptoms, with increase of self-steam and emotional confidence, reflecting in their life in general, including at school. The experiences lived during the play situations contributed for a better subjective self-evaluation from children, as well as a better school evaluation in their integrated cognitive and affective-emotional aspects. The results point out the importance of early recognition of depressive symptoms by technical team to start intervention programs, using the play to facilitate institutionalized children to overcome cognitive and affective difficulties
Este estudo verifica a eficácia de intervenções lúdicas junto a crianças abrigadas com problemas de aprendizagem e quadros de depressão, analisando a influência do brincar em seu bem-estar e qualidade de vida. Realiza-se através de metodologia clínica-interventiva, junto a oito crianças de ambos os sexos, de 8 anos, de classe de baixa renda, abrigadas há dois anos, cursando a 1ª. série de escola pública, com queixa escolar. Após caracterização da instituição, avalia-se individualmente o nível cognitivo das crianças através das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, das Provas Piagetianas de conservação, classificação e seriação e verifica o material escolar. Aplica a seguir o Inventário de Depressão Infantil CDI, normatizado para o Brasil. Com base nesses dados, realiza oito sessões lúdicas grupais, semanais, de noventa minutos cada, através de estratégias sensório-motoras, simbólicas e sociais, com espaço para atividades espontâneas. Após as intervenções lúdicas, reavalia as crianças com os mesmos instrumentos da avaliação anterior. Os resultados indicam melhora no desempenho escolar e diminuição dos sintomas depressivos, com aumento da auto-estima e da segurança emocional, com reflexos em sua vida em geral, inclusive na escolar. As experiências vivenciadas nas situações lúdicas contribuíram para uma auto-avaliação subjetiva mais positiva pelas crianças, assim como para uma avaliação escolar melhor, em seus aspectos cognitivos e afetivo-emocionais integrados. Os dados apontam a importância da equipe técnica ao reconhecer precocemente os sintomas depressivos para realização de programas interventivos, utilizando o lúdico como facilitador para superação das dificuldades cognitivas e afetivas das crianças abrigadas
Brodski, Sally Karina. "Abuso emocional : suas relações com autoestima, bem-estar subjetivo e estilos parentais em universitários." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2010. http://hdl.handle.net/10183/26809.
Full textThe revision of literature showed a lack of specific instruments for the assessment of emotional abuse especially in Brazil. The present study consisted of two studies: the first one, a theoretical research about the relations between emotional abuse, self-esteem, subjective well-being and perceived parenting styles. The second study aimed to examine empirically the links between the memory of emotional abuse and self-esteem, subjective well-being and to verify the differences in the incidence of the memory of emotional abuse in the different perceived parenting styles. The participants consisted of 305 university students (64.7% women and 35.3% men), ranging from 17 to 62 years of age (M=21.6 years; SD=5.4), of Porto Alegre, Brazil. Subjects answered self-report questionnaires comprising demographics, emotional abuse in childhood, self-esteem, subjective well-being, and parenting styles. Negative correlations were found between emotional abuse and self-esteem, positive affect and life satisfaction. Positive correlations were found between emotional abuse, age and negative affect. Significant differences were found between the means of the memories of emotional abuse, self-esteem and subjective well-being between the different the parenting styles. The results shown in the second study suggest that the authoritarian and negligent parenting styles are harmful to the development of self-esteem, subjective well-being and are related with memories of emotional abuse.
Verissimo, Maria de La O. Ramallo. "Olhar de Trabalhadoras de Creches Sobre o Cuidado da Criança." Universidade de São Paulo, 2001. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-29052003-120225/.
Full textThis study aimed to ponder and analyze the representations of the professionals actuating in day nurseries concerning the care of the child. The theoretical referential adopted was the Theory of the Social Representations by Moscovici, bearing in mind that care of the child is a phenomenon ever-present in humanitys history that has been re-interpreted as much in the light of science as in that of the knowledge of common sense. The data was gathered from 7 coordinators and 9 educators (all 16 were women) from three day nurseries connected to a public university in the São Paulo municipality. The data obtained from the coordinators was collected through semi-structured individual interviews. That from the educators was effected through a pedagogical workshop structured into 4 group encounters. The topics set out for each meeting aimed at understanding what the subjects of the study think of, feel and do with reference to the care of the child. The meetings and interviews were registered on tape, integrally transcribed and the data submitted to the analysis of the contents, according to the technique of thematic analysis. The following themes were obtained: The day nursery, The work in the nursery, The care of the child in the nursery and The Nursery and the family. Based on the analysis it was shown that, for the coordinators, the care is defined as the actions taken to attend to the childs physical and emotional necessities and for the establishing of an emotional attachment. Care and education have the same value and integrate because the children learn something during the care actions. As concerns the educators, to care is to provide the childs well being (nourishment, hygiene, rest, maintain physical security). They consider the care as a preliminary step to pedagogical activities that allow the child to feel apt for learning. For both groups, the professional care differs from that given at home because it is based on scientific principles and institutional routines. It is concluded that the workers, in spite of taking extensive care of the children, do not recognize these actions as care, this being due to the fact that no theoretical-conceptional referential is being used to establish the care in the nursery.
OLIVEIRA, Luciana Barroso de. "FEBEMCE: entre meninos e histórias. Um resgate da memória da Fundação do Bem-estar do Menor do Ceará." http://www.teses.ufc.br, 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3366.
Full textSubmitted by Raul Oliveira (raulcmo@hotmail.com) on 2012-07-05T15:31:55Z No. of bitstreams: 1 2007_Dis_LBOliveira.pdf: 452294 bytes, checksum: a2037fa40632c6cf916b1f595b9d23ca (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2012-07-20T11:40:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_Dis_LBOliveira.pdf: 452294 bytes, checksum: a2037fa40632c6cf916b1f595b9d23ca (MD5)
Made available in DSpace on 2012-07-20T11:40:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_Dis_LBOliveira.pdf: 452294 bytes, checksum: a2037fa40632c6cf916b1f595b9d23ca (MD5) Previous issue date: 2007
Esta dissertação conta a história da Fundação do Bem-Estar do Menor no Ceará – FEBEMCE, com ênfase na sua atuação como instituição educacional. O estudo inicia-se no ano de 1990, por ter sido o ano da publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, lei que rege, no Brasil, esse segmento social até os dias atuais e se finda em 1999, ano de extinção da FEBEMCE como instituição de amparo às crianças e adolescentes. A pesquisa usou o método histórico e explorou técnicas de pesquisa documental e história oral.
Esta disertación habla de la historia de la “Fundação do Bem-Estar do Menor no Ceará – FEBEMCE”, con atención en su actuación como institución educacional. El estudio tiene inicio en el año de 1990, por haber este sido el año da publicación de “Estatuto da Criança e do Adolescente”, ley que, en Brasil, se aplica a este segmento social hasta los días actuales y se concluye en 1999, año de extinción de la FEBEMCE como institución de ayuda a los niños y adolescentes. La pesquisa usó el procedimiento histórico y exploró técnicas de pesquisa documental e historia oral.
Martins, Tatiana Moya. ""Validação da sessão de transtornos alimentares do DAWBA (levantamento sobre o desenvolvimento e bem-estar de crianças e adolescentes)"." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-19102006-103302/.
Full textThis thesis concerns the validation and investigation of the reliability of The Eating Disorders Section of The Development and Well-eing Assessment (DAWBA), a package of interviews and assessment techniques designed to be administered by trained interviewers without previous experience in eating disorders, for screening and diagnosis in epidemiological studies of eating disorders in female children and adolescents, from 7 to 17 years old. This study was carried out with the participation of 174 female children and adolescents, from 8 to 17 years old, recruited from three groups: (1)48 girls with eating disorders; (2) 55 clinical controls 21 in treatment for unipolar depression, 14 for obsessive compulsive disorder and 20 for gastrointestinal disease and (3) 71 community controls. One of the parents of each girl was also interviewed with the measure. Subjects were recruited from the three groups to assess the discriminant validity of the measure concerning its ability in discriminate girls with eating disorders from other mimicking psychiatric or physic disorders. The diagnosis of the presence or not of eating disorder in each subject anorexia, bulimia nervosa and partial syndromes was made using three different independent methods (1) gold standard diagnosis, based on DSM-IV and ICD-10, assigned through free clinical interview of the parent and the girl together, made by a child and adolescent psychiatrist specialized in eating disorders, blind to the group of origin of the girl; (2) preliminary computer diagnosis, generated by a specific algorithm based on ICD-0 and the DSM-IV, using the structured information collected with the measure and (3) final DAWBA diagnosis, established by a trained specialist, based on DSM-IV and ICD-10, through the careful review of the information on the reports provided by the DAWBA software, containing the abstracts of the information collected by the measure. The concurrent validity of the DAWBA diagnoses (computer preliminary and final) was assessed through the comparison with the gold standard. The test-retest reliability was assessed reassessing 55 subjects (7 with eating disorders, 20 clinical controls and 28 community controls) with the measure two or three weeks after the first assessment. The DAWBA interviewers were blind (both in test and retest) for the origin group of the subject. Internal consistency (Crombach Alpha), best cutoffs in the screening questions, sensibility and specificity were assessed. There was a significant difference in mean age between the eating disorder (mean = 16 years) and clinical control (mean = 14,5 years) groups. For the detection of any eating disorder according the DSM-IV and ICD-10, the final DAWBA diagnosis presented sensibility of 100% and specificity of 94%. There was good test-retest agreement (Kappa = 0,81) and good internal consistency in the screening questions, being the Crombach Alpha of 0,76 in the girls interview and 0,81 in the parent interview. The best cutoffs on the screening questions were two and three, noting that for a cutoff of three the sensibility was 89,8% in both interviews (girls and parents) and the specificity was 85,6% for the girls interview and 85,5% for the parent interview. The significant difference in mean age between the eating disorder and clinical control groups, not including children with eating disorders younger than 11 years old and the absence of comparisons of social economic variables between groups were limitations of this study. In summary, the present study shows that The Eating Disorders Section of the DAWBA has good validity and reliability for the screening and diagnosis of female children and adolescents with eating disorders and has applicability both in clinical and community settings.
Mello, Guilherme Arantes. "A integralidade do cuidado a criança na rede publica de saude de Campinas sob a perspectiva da atenção basica." [s.n.], 2005. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/310777.
Full textDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Made available in DSpace on 2018-08-04T03:51:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mello_GuilhermeArantes_M.pdf: 9868662 bytes, checksum: 3b83819a497776f49ae9708ac1ef5a58 (MD5) Previous issue date: 2005
Resumo: Este trabalho pretendeu realizar uma análise das relações entre serviços de saúde, tendo por base o modelo clássico de sua hierarquização em níveis primário, secundário e terciário, tratados aqui como níveis tecnológicos. A assistência pediátrica do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de Campinas-SP foi utilizada como campo de investigação. Em conformidade com a experiência do autor e objetivos iniciais, todo o estudo ocorre sob a perspectiva- posto de observação - da Atenção Básica.A partir de um senso comum sobre a desestruturaçãodo sistema público de saúde e das dificuldades de relacionamento entre os subsistemas, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e observação aberta nos três níveis tecnológicos da saúde, representados aqui, fundamentalmente pelo olhar médico sobre o processo de referência e contra-referência.As informações obtidas foram tratadas através de metodologia qualitativa, em busca de uma aproximação dos aspectos complexos da formação, comportamento, atitudes, interações e saberes prevalentes dos profissionais da saúde no cotidiano da assistência, sem perder de vista o contexto de sua construção histórica. Em outro segmento, foi realizada uma análise de 105 encaminhamentos de um Centro de Saúde (CS) da rede básica de Campinas.O conjunto de discussões originadasnos aspectos descritos conflui para o debate da "Integralidade", um dos princípios doutrinários do SUS, explicado em termos da unicidade do próprio sistema, das ações de saúde e da pessoa. A interpretação deste conceito, entretanto, não encontra homogeneidade na literatura brasileira, mesmo quando há tentativa de sua objetivação, ora sendo estabelecida em função da abrangência, ora em relação à continuidade e coordenação do cuidado. E consonância com dados da literatura internacional, Campinas apresenta dificuldades em utilizar de maneira eficiente as tecnologias de informação disponíveis em seu sistema de saúde. As dificuldades de comunicação entre os serviços foi uma percepção generalizada neste estudo, refletidas numa amostra de referências de um CS, que mostrou a ausência de qualquer form~ de retomo na maioria dos casos. A integralidade do cuidado pediátrico na rede pública de Campinas foi bem avaliada pelos profissionais de cada nível de complexidade, mas essa visão mudava em relação aos demais níveis. De maneira geral, do nível terciário para o primário houve questionamentos quanto a competência técnica do profissional, enquanto que no sentido contrário esses questionamentos versavam sobre competências relacionais e de empatia, ambas em detrimento da integralidade. Entretanto, dados oficiais mostraram que a resolubilidade da Atenção Básica em Campinas estaria dentro das médias internacionais. O desenvolvimento de relações de afetividade entre as partes aparece, em todos os contextos, como um dos fatores importantes na percepção do outro. Na busca da construção da integralidade, deve ser levado em consideração a lógica produtivista da formação universitária, conhecida como "capitalismo acadêmico". Este estudo advoga, sem pretensões de originalidade, correções no rumo do ensino médico, no sentido de formá-Io agente técnico-científico, cidadão e sujeito social, responsável por construir um novo paradigma sanitário onde a busca pelo diagnóstico não seja visto como um fim em si mesmo, e a explicação fisiopatológica não esgote as causas da doença
Abstract: This study was conducted to explore the relationship developed among health services in the public pediatric practice of the city of Campinas. It was considered the classical organization in primary, secondary and tertiary levels, treated here as technologicallevels. This study is based upon a primary care perspective, in agreement to the author's background. A qualitative approach was adopted in order to examine the common sense of comunicacional distress among parts, and to understand complex aspects of behaviors, attitudes, interactions and knowledge's among health workers in daily public practice. Semi-structured interviews were done with eight pediatricians and one nurse of all of the three technological levels of the public heath system in Campinas. An open observational study was done while waiting for the interviews, during conversations and while working as physician in this system. In another segment, 105 references of a community health center were analyzed to access the coordination of care. The prime target of this study was to discuss "integrality", one of the Unique Health System (SUS) doctrinarian principIes. Although it' s importance and prevalence in Brazilian papers dealing with health system, there are no consensus about the meaning of integrality, regarding the international literature. In one moment it deals to "comprehensiveness", in the next to "continuity" and "coordination" of care. Like it presents in others internationals heath systems, Campinas has a great difficulty in use its information technology effectively. Lack of response of patients referred to specialties is a universal complaint in Campinas. An analysis of 105 pediatric references of a health center showed less than 10% of response, but near 40% of coordination when all the medical records are considered. Campinas pediatrics public care integrality was well evaluated for each of the technological levels, although this vision changed in relation to the other levels. Roughly, ftom the tertiary to the primary level, there were concerns about technical competencies, while in the opposite way, preoccupations deals with relationships and empathy, both to the detriment of integrality. In search for integrality of care, medical curriculum redesign must be considered in order to achieve not only medical skills, but also citizenship and social responsibility. In this way, searching for diagnosis must not play the central role of the primary care teaching, as well as it do not permit the fisiopathological explanationas the final diseases cause
Mestrado
Saude da Criança e do Adolescente
Mestre em Saude da Criança e do Adolescente
Polônio, Maria Lúcia Teixeira. "Percepção de mães quanto aos riscos à saúde de seus filhos em relação ao consumo de aditivos alimentares: o caso dos pré-escolares do Município de Mesquita, RJ." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2010. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12826.
Full textO consumo de aditivos alimentares está associado a comportamentos e estilos de vida adotados pela sociedade moderna. Diversos estudos têm comprovado algumas reações adversas aos aditivos, notadamente corantes artificiais, como alergias, alterações neurocomportamentais, e carcinogenicidade. Crianças são particularmente vulneráveis,em razão de: a quantidade ingerida ser, em relação ao peso corporal, maior na criança do que no adulto; essas substâncias serem metabolizadas e excretadas de forma ineficazdevido á imaturidade fisiológica da criança; e o fato de crianças não apresentarem capacidade de autocontrole no consumo de alimentos ricos em aditivos. O presenteestudo analisa a percepção de riscos de mães de pré-escolares do município deMesquita, RJ, em relação ao consumo infantil de corantes. Caracteriza-se como estudo quanti-qualitativo, de triangulação metodológica que incluiu: identificação de perigos associados ao consumo de aditivos alimentares, através de revisão sistemática daliteratura; caracterização do consumo de aditivos alimentares pelos pré-escolares, por meio de questionário de freqüência alimentar; e análise da percepção de riscos, através de entrevistas semi-estruturadas baseada na teoria cultural da percepção de riscos. Resultados mostraram um consumo elevado de alimentos com corantes por préescolares. Tal fato apresentou relação com a baixa percepção de riscos, por parte dasmães, quanto aos efeitos nocivos desses aditivos sobre a saúde de seus filhos.
Uma das explicação dessa baixa percepção está no fato que grande parte das mães não lê os rótulos dos produtos alimentícios e, quando o fazem, não compreendem as informações ali contidas. Ressalta-se, com base nos resultados do estudo, a importância de se gerar políticas públicas que garantam uma alimentação de qualidade. Trata-se de uma questão de cidadania o acesso a informações sobre o produto, bem como sobre os efeitos adversos à saúde provocados por substâncias contidas nesses alimentos. Nesse sentido,a rotulagem de alimentos deveria subsidiar o consumidor na escolha do produto garantindo a segurança alimentar e nutricional.
Martins, Tatiana Moya. ""Criação e análise da Sessão de Transtornos Alimentares do DAWBA (levantamentos sobre o desenvolvimento e Bem-Estar de Crianças e Adolescentes)"." Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-09082005-104933/.
Full textThis study presents the creation and analysis of The Eating Disorders Section of The DAWBA, a measure designed for epidemiological studies to screen and diagnose eating disorders (ED) - anorexia and bulimia nervosa and partial syndromes - in 8 to 17 year-old girls. The study was carried out in 3 phases: (1) measure creation, (2) refinement by applying it to 45 women and their relatives and (3) fine-tuning by testing it in 30 girls and their parents. Phases 2 and 3 involved subjects with ED, obsessive-compulsive and unipolar depression disorders and gastrointestinal disease, producing the final version of the measure, which is ready for validation
Barbosa, Taís de Souza 1980. "Avaliação da qualidade de vida relacionada à saude bucal e fatores associados em crianças e pré-adolescentes." [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/287944.
Full textTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-19T03:55:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Barbosa_TaisdeSouza_D.pdf: 2256119 bytes, checksum: 3808ee42c3ee4cc2ff40e2c4e22d3027 (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: Nas últimas duas décadas, houve aumento substancial do interesse sobre a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de crianças e adolescentes, o que se deve ao fato das doenças bucais comprometerem significativamente os aspectos físicos, emocionais e sociais destes indivíduos. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar a QVRSB e fatores associados em crianças e pré-adolescentes, de oito a catorze anos, de ambos os gêneros, escolares da rede pública do município de Piracicaba, SP. Na avaliação de saúde bucal as seguintes variáveis foram consideradas: presença e severidade de cárie, maloclusão, fluorose, gengivite, de acordo com os critérios da Organização Mundial da Saúde, e sinais e sintomas de disfunção temporomandibular (DTM), por meio do Research Diagnostic Criteria/Temporomandibular Disorders - eixo I. A auto-percepção da QVRSB foi avaliada por meio de questionários específicos para os grupos etários, as versões brasileiras do Child Perceptions Questionnaire (CPQ), para crianças de oito a dez e onze anos (CPQ8-10) e pré-adolescentes de onze a catorze anos (CPQ11-14). Duas questões destes questionários também foram utilizadas para avaliar as percepções globais de saúde bucal (SB) e bem-estar (BE). Na avaliação dos fatores associados à QVRSB, as variáveis consideradas foram: características sociodemográficas (idade e gênero da criança, número de adultos em casa e nível educacional da mãe), utilização de serviços odontológicos (experiência passada e atual) e hábitos de higiene bucal (frequência de escovação). Os sintomas de ansiedade e depressão foram avaliados por meio das versões brasileiras do Revised Children's Manifest Anxiety Scale (RCMAS) e do Children's Depression Inventory (CDI), respectivamente. Para avaliar as concentrações de cortisol salivar foram coletadas amostras de saliva 30 minutos após acordar (jejum) e à noite (antes de dormir) para determinar o declínio diurno de cortisol salivar (?g/dl), calculado pela diferença entre os valores da primeira e segunda coletas. As concentrações de cortisol salivar foram determinadas por meio de análise imunoenzimática. Os dados obtidos foram discutidos em quatro estudos, denominados capítulos no presente trabalho. Os objetivos específicos do primeiro (Evaluating oral health-related quality of life measure for children and preadolescents with temporomandibular disorder) e segundo (Oral health-related quality of life in children and preadolescents with dental caries, malocclusions or temporomandibular disorders) capítulos foram, respectivamente, avaliar as propriedades psicométricas dos questionários para uso em crianças e pré-adolescentes com sinais e sintomas de DTM e comparar a percepção de QVRSB entre grupos com diferentes condições bucais (cárie, maloclusão e DTM) e grupo controle. O segundo estudo também objetivou identificar os conceitos associados às respostas sobre SB e BE em cada grupo clínico. Os questionários mostraram-se válidos e confiáveis para uso em crianças e pré-adolescentes com sinais e sintomas de DTM. Além disso, os instrumentos apresentaram propriedade discriminativa entre indivíduos com diferentes condições clínicas e o grupo controle, mas não entre os grupos clínicos. Por fim, os resultados sugeriram que as crianças e pré-adolescentes apresentam visão multidimensional sobre os conceitos de SB e BE. Estes resultados possibilitaram testar as propriedades psicométricas dos questionários em indivíduos com diferentes condições clínicas e iniciar uma série de estudos sobre os fatores associados à auto-percepção da QVRSB. Sendo assim, o terceiro estudo (Factors associated with oral health-related quality of life in children and preadolescents) objetivou avaliar os fatores associados à auto-percepção de QVRSB. Sinais e sintomas de DTM e sintomas de ansiedade em crianças e depressão em pré-adolescentes estiveram associadas com maior impacto na QVRSB destes indivíduos. Para melhorar o entendimento sobre a relação entre os fatores psicológicos e as percepções de SB e BE destes indivíduos, o quarto estudo (Relationships among oral conditions, global ratings of oral health, overall well-being and emotional statuses of children and preadolescents) objetivou avaliar a associação entre as condições bucais, percepções globais de SB e BE e variáveis psicológicas (sintomas de ansiedade e depressão) e fisiológicas (declínio diurno de cortisol salivar) desta população. O aumento na idade e maiores concentrações de cortisol salivar estiveram associados com maiores impactos na percepção global de saúde bucal, enquanto que sinais e sintomas de disfunção temporomandibular e sintomas de depressão estiveram associados ao maior comprometimento do bem-estar geral
Abstract: Over the past two decades, there has been substantial increase in concern about the impact of oral health-related quality of life (OHRQoL) of children and adolescents, which has been due to the fact that oral diseases significantly compromise the physical, emotional and social needs of these individuals. Thus, this research aimed to evaluate the OHRQoL and associated factors in 8- to 14-yr-old children and preadolescents, of both genders, students of public schools of Piracicaba, SP. To evaluate the oral health, the following variables were considered: presence and severity of dental caries, malocclusion, fluorosis, gingivitis according to World Health Organization, and signs and symptoms of temporomandibular disorder (TMD), using the Research Diagnostic Criteria/Temporomandibular Disorders - axis I. Self-perceived of OHRQoL was assessed using age-specific questionnaires, the Brazilian versions of the Child Perceptions Questionnaire (CPQ) for 8- to 10 yr-old children (CPQ8-10) and 11- to 14-yr-old preadolescents (CPQ11-14). Two questions of these questionnaires were also used to assess the global ratings of oral health (OH) and overall well-being (OWB). Sociodemographic characteristics (the child?s age and gender, the number of adults in the household and the mother's educational level), dental service utilization (past and current actual experience) and the child?s oral hygiene habits (tooth brushing frequency) were evaluated as part of the factors associated with OHRQoL. Symptoms of anxiety and depression were assessed using the Portuguese versions of the Revised Children's Manifest Anxiety Scale (RCMAS) and the Children's Depression Inventory (CDI), respectively. To evaluate the salivary cortisol concentrations, saliva sampling was collected 30 minutes after awakening (fasting) and at night (bedtime) to determine the diurnal decline of salivary cortisol (in ?g/dl), then, the difference between the values of the first and second samples were obtained. Salivary cortisol concentrations were determined by enzyme immunoassay analysis. The data were discussed in four studies, denominated as chapters in this work. The specific objectives of the first (Evaluating oral health-related quality of life measure for children and preadolescents with temporomandibular disorder) and second (Oral health-related quality of life in children and preadolescents with dental caries, malocclusions or temporomandibular disorders) chapters were to evaluate the psychometric properties of the questionnaires for using in children and preadolescents with signs and symptoms of TMD, to compare the OHRQoL of groups with different oral conditions (caries, malocclusion and TMD) and controls, respectively. The second study also aimed to identify the concepts associated with the responses of each clinical group to OH and OWB. The questionnaires showed to be valid and reliable for use in children and preadolescents with signs and symptoms of TMD. In addition, the questionnaires discriminated between individuals with different clinical conditions and controls, but not within clinical groups. Finally, the results suggested that children and preadolescents view their OH and OWB as multidimensional concepts. These results provide the opportunity to test the psychometric properties of the questionnaires among individuals presenting a variety of clinical conditions and to start a series of studies about the factors associated with the self-perception of OHRQoL. In this way, the third study (Factors associated with oral health-related quality of life in children and preadolescents) aimed to evaluate the factors associated with self-perception of OHRQoL. Signs and symptoms of TMD and symptoms of anxiety in children and depression in preadolescents were associated with higher impact on their OHRQoL. To improve the understanding about the relation between psychological factors and the perception of OH and OWB of these individuals, the fourth study ("Relationships among oral conditions, global ratings of oral health, overall well-being and emotional statuses of children and preadolescents") aimed to evaluate the associations between oral conditions, global ratings of OH and OWB and psychological (symptoms of anxiety and depression) and physiological (diurnal decline of salivary cortisol) variables. Older children and higher levels of salivary cortisol were associated with negative impacts on global ratings of OH, while signs and symptoms of TMD and symptoms of depression were associated with negative impacts on global ratings of OWB
Doutorado
Odontopediatria
Doutor em Odontologia
Rocha, Lívia. "Desnutrição e excesso de peso no meio rural de Arambaré, RS : (des)construindo idéias, repensando novos desafios." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/7384.
Full textSilveira, Aline Oliveira. "Buscando segurança para desenvolver suas competências: a experiência de interação da família." Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7133/tde-30102007-115603/.
Full textThe work with family in a pediatric care setting requires theoretical framework in order to develop itself as a family centered care philosophy. Starting from the question research about the meanings the family attributes to experienced interactions along the child\'s hospitalization, this study tries to understand the experience of family s interaction, as well to identify the interventions considered effective in the family s perspective. Symbolic Interactionism was the theoretical perspective that has oriented the mind processing and supported the Grounded Theory methodology. Six families with hospitalized children have participated in the present study. The results allowed the construction of an explanatory theoretical model of family\'s interaction experience, defined by the central category SEARCHING SECURITY TO DEVELOP COMPETENCES, which integers the both phenomena FEELING SECURE TO ASSUME RISKS and FELLING INSECURE TO ASSUME RISKS, both of them represent the relational contexts that emerge from interaction with health professional. The understanding of meanings that family attributes to interactions allowed identifying interventions considered effective, under familys perspective, to promote relief and well being. Identified concepts contribute specially to better understanding of family centered care approach as well provide a way to reflection about interaction and intervention with family in a pediatric practice.
Barreto, Ivana Cristina de Holanda Cunha. "Morbidade referida e seus condicionantes em crianças de 5 a 9 anos da zona urbana de Sobral - CE." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-18042007-095522/.
Full textThe current study was based on a slice of population base with aleatoric and representative sample of 3,276 children aged 5 to 9 years from the urban zone of Sobral - CE, municipality with 173,000 inhabitants in the Northeast of Brazil, with elevated assistance coverage from the Family Health Program (PSF). The objective of this study was to describe the referred morbidity in children aged 5 to 9 years resident in the urban area of the municipality and to analyze the existing relationships between referred morbidity and their possible conditionings. Home interviews were carried out with 3,276 children from the sample and clinical exam in a sub-sample of 2,594 children. The referred morbidities by the mothers were classified according to the Chapters from the Tenth Review of the International Disease Classification (ICD 10). The data collected were put into EPI Info 6.04 and analyzed using Stata 7.0. The outcomes analyzed were referred morbidity in the last 15 days, causes of referred hospital internment for 12 months, stature deficit for age and register in PSF. Low Stature for Age Children were those who presented a score-z <-2, calculated by the module Epi-Nut, from the software Ep-Info. The independent variables were grouped in socioeconomic, environmental, health service access and usage and nutritional state. The more prevalent morbidities in the 15 days prior to the interview were the sicknesses of the respiratory apparatus (SRA), 28.7%, non-classified sign and symptoms in other part, 5.5%, skin sicknesses, 3.4% infectious illnesses and parasitic (2.2%). The independent variables that had statistically significant relationship with the prevalence increase for SRA were being aged 5 to 7 years, residing in the main urban nucleus of the municipality and attending school. These variables remain significant after multi-varied analysis. The most frequent causes of hospital internment were infectious sicknesses, respiratory sicknesses, non-classified signs and symptoms in other part and lesions and poisonings. The children who attended school had frequency 69% lower of hospital internment for lesions and poisonings, odds ration=0.31 (IC 95% 0.10 - 0.90). The most prevalent form of malnutrition was stature deficit for age (11.6%), whose prevalence was greater in the male sex and 54% less frequent amongst children who attended school, odds ration=0.46 (IC 95% 0.31 - 0.66). Also, it reduced to the measure that income per capita and mother\'s schooling increased. As recommendations it is suggested the 100% inclusion of children in school and education for the prevention of accidents with transport and in the home. The qualification of the family health teams for integral care of children in this age range, which includes anthropometry, ophthalmologic filtering and orthopedic evaluation should be given priority, inclusive taking advantage of the frequent opportunities in which the children are taken to the health unit on occasion of simple sicknesses. The author proposes an explicative model for the referred morbidity based on ethno-epidemiological concepts, suggesting that it embody as much the illnesses, in the patient\'s perspective, as the diseases, in the medical biological perspective, especially in societies as the Brazilian one in which access to health is universal.
Gamba, Eduardo Marques 1954. "Dimorfismo sexual secundario em escolares de diferentes niveis socio-economicos de um grande centro urbano do Brasil." [s.n.], 2006. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/308334.
Full textTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Made available in DSpace on 2018-08-07T08:51:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gamba_EduardoMarques_D.pdf: 1185686 bytes, checksum: 90c3de16ce408cb1eaa3cc4a9a2e99ee (MD5) Previous issue date: 2006
Resumo: Objetivo-Avaliar as diferenças entre medidas antropométricas e composição corporal de meninos e meninas em idade escolar, em dois níveis socioeconômicos, definidos pelo tipo de escola freqüentado: escolas privadas e públicas dos bairros da periferia do Município de Campinas. Metodologia-Foram tomadas medidas do peso, estatura, índice de massa corporal, perímetro braquial, áreas de gordura e muscular do membro superior; a composição corporal foi avaliada por equação derivada da antropometria (Slaughter) e por análise de bioimpedância (BIA). O grau de dimorfismo foi avaliado pela equação de Pucciarelli (1993), que permite estimar o grau de diferença entre diversas variáveis com relação ao sexo. Medidos 550 meninos e 543 meninas estudantes de escolas privadas, 483 meninos e 520 meninas de escolas públicas, totalizando 2096 escolares com idades entre 7 anos e 10 anos, 11 meses e 29 dias. Resultados-Não foi observada diferença significativa no peso ou estatura entre sexos, mas as crianças de escolas privadas foram significativamente mais altas e mais pesadas aos sete e dez anos. O IMC mostrou diferença entre escolas aos sete e dez anos, com as crianças de escolas particulares apresentando médias próximas do percentil 85 da curva do CDC. A porcentagem de gordura por BIA foi maior no sexo feminino, mas quando calculada por método antropométrico não mostrou diferença significativa entre sexos aos nove e dez anos. A massa magra masculina foi maior que a feminina aos sete, nove e dez anos. As pregas cutâneas apresentaram diferenças não homogêneas. O estudo do dimorfismo sexual mostrou que o peso, IMC e massa gorda dos meninos apresentaram valores muito próximos aos das meninas. Conclusões- O aumento da gordura corporal dos meninos, principalmente de escolas privadas, levou a diminuição das diferenças dimórficas anteriormente verificadas em outros estudos. A população estudada sofreu redução do estresse nutricional, observada pela similaridade das médias de estatura e massa muscular em ambos os níveis socioeconômicos
Abstract: Objective- Evaluate the differences between anthropometric measurement and body composition of boys and girls with ages 7 to 10-years, in private and public schools located on poor neighborhoods in the city of Campinas, Brazil. Methods- Measurement of weight, height, body mass index, arm circumference, arm fat area, arm muscle area were taken, and body composition was estimated based on anthropometric methods (Slaughter equation), and on bioimpedance analysis. The grade of secondary sexual dimorphism was obtained in Pucciarelli¿s equation, which allows estimating the degree of difference between many variables in relation to sex. Results- Were observed no significant differences between weight, height or body mass index in relation to sex, but children of private schools were significantly higher and heavier with seven and ten years old. The BMI showed difference between schools in the ages of seven and ten years, with children of private schools means near the 85th percentile of CDC¿s curve, which suggests an overweight situation. The lean body mass of boys was bigger than female¿s by 7, 9 and 10 years old children. Skinfold showed no conclusive differences between males and females. Sexual dimorphism showed that boy¿s weight, BMI and fat mass were very close to girl¿s, with reduction of dimorphism¿s grade. Conclusion- The increase of boy¿s body fat reduced the dimorphic differences observed on previous papers. Campinas students had suffered less nutricional stress than in the past, based on height and lean body mass similarities of two socioeconomic levels
Doutorado
Pediatria
Doutor em Saude da Criança e do Adolescente
Licio, Juliana Souza Andrade. "Estado nutricional de crianças indígenas no Brasil: uma revisão sistemática da literatura científica." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2009. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2532.
Full textobserva-se um progressivo aumento no número de artigos científicos relacionados ao tema nas últimas décadas. A maioria das publicações resulta de pesquisas realizadas com comunidades localizadas nas regiões Norte e Centro-Oeste. Mesmo que geograficamente circunscritas, é possível observar que as crianças indígenas apresentam um perfil de saúde e nutrição desfavorável quando comparadas às não-indígenas. Oobjetivo desta dissertação foi avaliar, de forma crítica e sistematizada, a produção científica, sob a forma de artigos, que abordam o estado nutricional de crianças indígenas no Brasil. A partir de pesquisa sistemática em bases bibliográficas SCOPUS, LILACS, ISI e MEDLINE foram localizados 31 artigos e avaliados 29, todos publicados entre os anos de 1974 e 2007. Os resultados indicaram que apesar do aumento da produção científica abordando o tema, em particular a partir de 2001 (69 por centodos artigos publicados), ainda não existe padronização suficiente envolvendo as metodologias aplicadas, o que traz alguma dificuldade para a análise comparativa dos achados. Foi possível observar que em 89,6 por cento dos artigos foram escritos por autores sediados em instituições brasileiras. Em relação ao idioma, 75,9 por cento dos artigos foram publicados em português e 24,1 por cento em inglês. Observou-se que 57,1 por cento dos estudos foram financiados por instituições nacionais. No que diz respeito à localização das etnias avaliadas nos estudos, observou-se uma significativa concentração de estudos nas regiões Centro-Oeste (48,3 por cento) e Norte (44,9 por cento). Notou-se que 24,1 por cento dos artigos avaliaram etnias do Alto Xingu. Estes resultados demonstram que apesar do progressivo aumento do número de publicações, existe pouca diversificação das etnias e da localização das pesquisas. A ampla maioria dos estudos é de natureza transversal (96,6 por cento). Em muitos estudos não foi possível identificar quais foram os procedimentos amostrais utilizados. De fato, tendo em vista que a maioria dos estudos (62 por cento) buscava incluir nas análises a totalidade das crianças nas faixas etárias de interesse, prevaleceu, em geral, o censo. Existiu uma grande diversidade de faixas etárias entre os estudos e em 82,7 por cento dos artigos, para fins de comparação dos resultados, foram utilizadas as curvas do NCHS-1977. Como as faixas utilizadas nos artigos não são correspondentes, esse estudo concluiu ser necessário que os resultados sejam interpretados com cautela. Não obstante isso, foi possível observar que a desnutrição, em algumas comunidades, atinge cerca de 50 por cento das crianças e o sobrepeso infantil também já se faz presente. Por fim, foi ainda possível verificar a ocorrência de um substancial crescimento do número de pesquisas envolvendo a situação nutricional dos povos indígenas brasileiros, passando o tema a ocupar lugar de destaque no âmbito da saúde coletiva no Brasil.
Despite the fact that the nutritional condition of the indigenous peoples in Brazil is still poorly known, an increasing number of scientific articles related to the theme has been published over the past decades. Most publications result from research carried out in communities located in the North and Center-West regions of the country. Even though the investigations are still geographically restricted, the results suggest that indigenous children present an unfavorable health and nutritional profile when compared to non-indigenous children. This thesis aims at evaluating, in a critical and systematized way, the production of scientific articles that have been published on the nutritional status of indigenous children in Brazil. Papers were located using SCOPUS, LILACS, ISI and MEDLINE databases. A total of 31 papers were located and 29 were evaluated in this thesis, all published between 1974 and 2007. Despite the increase in scientific production on the topic, particularly from 2001 onwards (69% of articles published), lack of methodological standardization remains as a problem, resulting in difficulties to carry out comparative analyses of the findings. It was observed that 89% of the articles were written by authors affiliated to Brazilian institutions. In relation to language, 75.9% were published in Portuguese and 24.1% in English. It was observed that 57.1% of the articles were supported by Brazilian funding agencies. In relation to the localization of the indigenous groups investigated, there was a significant concentration of studies in the Center-West (48.3%) and North (44.9%) regions. Almost a quarter (24.1%) of the articles focused on ethnic groups from the Alto Xingu area. The results show that, despite the increase in the number of publications, there is little diversification concerning ethnic groups and geographical areas. The majority of the studies has employed cross-sectional procedures (96.6%). In many studies it was not possible to identify which specific sampling procedures were used. Most studies (62%) aimed at including the universe of children in the age groups under investigation. The studies presented the results using a wide diversity of age groups. The NCHS-1977 growth curves were employed in 82.7% of the articles. As the age groups used in the articles are not comparable, it is important to be careful in interpreting the results. Nonetheless, the findings indicate that undernutrition affects over 50% of the children in some communities, while overweight is emerging as a health problem in others. It is concluded that there has been a substantial growth in the scientific output related to the nutritional status of indigenous children in Brazil. The topic has become part of the debates within the Brazilian public health scientific community.
Nicolella, Alexandre Chibebe. "Um olhar econômico sobre a saúde e o trabalho infantil no Brasil." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-12072006-152637/.
Full textThe aim of this dissertation is to identify the causal relation between child labour and health. Understanding this relation can bring more resources to fight against child labour as well as to allow the responsible to readjust policies in order to recover childrens health stock where eradication of child labour was not abolished yet. The analysis utilized the PNAD, a Brazilian household survey, from 1998 and 2003. The econometric modeling was based on the pseudo-panel approach. The results of the research were reliable to those in national and international literature of child labour and health. Four models were used to access the impact of child labour on health. Each model represents a different way to analyze labour. The first model made use of the variable that indicates whether the child work or not. It was observed that any kind of labour has a negative impact on their health. The second model analysed the children working hours. The results show that the more they work, the less healthy they become. The third model takes into account the type of work a child does hazardous or not. The impact of hazardous work on the childs health is more negative than the impact obtained on the first model. The last model analyzed child labour in different work fields and it showed that children who work in commerce and in the service sector presented a worst health status. However, the same is not true for the ones who work in agriculture. This shows that families from rural areas have a bigger ability to recover their childrens health stock, probably due to the work environment where children, in general, work near to the parents. On the other hand, those people who live in rural areas could support or consider normal some kinds of disease. The government intervention in rural areas has to be different from the one implemented on the urban area to mitigate the impact of child labour on health. Other policies to increase childrens health stock should run in parallel with those of child labour and poor health alleviation, such as improvement of the access to the health system, drugs policies, maternal health education program etc.
Gonçalves, Karen dos Santos. "Queimadas e atendimentos ambulatoriais por doenças respiratórias em crianças no município de Porto Velho, Rondônia." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2010. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2489.
Full textIntrodução: As queimadas na região amazônica têm sido um problema ambiental grave. Poucos estudos relacionam seus efeitos à saúde das populações expostas. Conhecer o comportamento das doenças respiratórias na região Amazônica possibilita subsídios para as tomadas de decisão e implantação de ações e serviços em saúde e ambiente. Objetivo: Analisar a relação entre os focos de queima de biomassa florestal e os atendimentos ambulatoriais mensais por doenças respiratórias, IVAS, IVAI easma em crianças no município de Porto Velho, Rondônia, no período de 2005a 2008, considerando as condições meteorológicas como variáveis de controle. Metodologia: Estudo descritivo do tipo ecológico de série temporal. Foram trabalhados dados referentes aos atendimentos ambulatoriais mensais por doenças respiratórias e causas em crianças estratificadas por faixas etárias e residentes no município, assim como registros de focos de calor detectados por satélite e condições meteorológicas para controle. Os dados de saúde foram obtidos dos registros de ocorrências ambulatoriais disponibilizados pelo Pronto Socorro Infantil Cosme e Damião. A detecção dos focos de calor e condições climáticas se deu através das bases públicas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE e pela Organização Internacional de Meteorologia OGIMET para o período compreendido entre 01 de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2008. Resultados: As DARs foram a primeira causa de atendimento ambulatorial em crianças, o que representou 41 por cento de todas as consultas registradas no período analisado. IVAS, IVAI e asma apresentaram altas proporções com 55, 30 e 11 por cento dos registros, respectivamente. Observou-se incremento na evolução anual das taxas de atendimento com redução a partir do ano de 2007. Os focos de calor apresentaram queda para todo o período analisado. Não foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre os atendimentos e os focos de calor e as variáveis climáticas como umidade e temperatura. Conclusão: As DARs apresentaram grande magnitude em crianças no município de Porto Velho. Destaca-se a importância em acompanhar e monitorar os possíveis fatores de risco para a construção de indicadores visando o planejamento e implantação de ações e serviços. Sugere a necessidade de realização de novos estudos, com a utilização de métodos mais aprimorados, permitindo o aprofundamento da análise das variáveis envolvidas e melhor compreensão dos processos que interferem na dinâmicada situação saúde/ambiente do município.
Introduction: The forest fires in the Brazilian Amazon region have been serious an ambient problem. Few studies relate its effect to the health of the displayed populations. To know the behavior of the respiratory diseases in the Amazon region makes possible subsidies for the decision taking and implantation of action and services in health and environment. Objective: To analyze the relation between the monthly fires focuses and outpatient assistance for respiratory diseases, infection of the superior and inferior aerial ways and asthma in children in the city of Porto Velho, Rondônia, Brazil, period 2005 to 2008, considering the meteorological conditions as changeable of control. Methodology: This is a descriptive study of the type of ecological and time series. They had been worked given referring to the monthly outpatient assistance for respiratory diseases and causes in children divide by age and residents in the city, as well as registers on the focus of fires detected by satellite and metereological conditions for control. The health data had been gotten of the registers of outpatient assistance supplied by the Medical Center for children Cosme and Damião. The detention of the fires focuses and climatic conditions if gave through the public bases supplied by the National Institute of Space Research - INPE and for the International Organization of Meteorology -OGIMET for the period between January 1, 2005 to December 31, 2008. Results: The respiratory diseases (RDs) had been the first cause of outpatient assistance in children, what it represented 41% of all the consultations registered in the analyzed period. Infections of the superior and inferior aerial ways and asthma had presented high ratios with 55, 30 and 11% of the registers, respectively. Increment in the annual evolution in rates of attendance with reduction from the year of 2007 was observed. The focus of fires had all presented fall for the analyzed period. Statistical significant correlations between the attendances, focus of fires and the climatic conditions had not been found. Conclusion: The RDs had presented great magnitude in children in the city of Porto Velho. Importance in following is distinguished it and monitoring the possible factors of risk for the construction of pointers aiming at the planning and implantation of action and services. It suggests the necessity of accomplishment of new studies, with the use of improved methods, allowing to the deepening of the analysis of the variables involved and better understanding of the processes that intervene with the dynamics of the situation health/environment in the city.
Loureiro, Cátia Filipa Caldas. "Turismo e inclusão social : o caso das crianças desfavorecidas." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/15164.
Full textAtualmente o turismo é encarado como um direito social. Contudo a atividade turística está associada a vários constrangimentos que colocam em causa a sua prática por parte dos grupos mais vulneráveis da sociedade, nos quais se incluem as crianças carenciadas. Nesse sentido, recentemente vários estudos têm surgido com o interesse em investigar por um lado, os impactos negativos que a inibição da oportunidade de passar férias fora de casa pode ter na vida dos grupos mais vulneráveis da sociedade, e por outro lado, os benefícios que a prática turística pode ter no seu bem-estar e inclusão social. A presente dissertação pretende alargar o conhecimento sobre a última abordagem, apresentando resultados de uma investigação que analisa os benefícios alcançados por crianças carenciadas no âmbito da sua participação num Programa de Turismo Social em Portugal, nomeadamente, na Colónia de Férias da Fundação “O Século”. Com a aplicação de métodos de recolha de dados quantitativos e qualitativos adaptados às crianças, obtiveram-se resultados que demonstram que o acesso à prática turística proporciona o alcance de vários benefícios essenciais para o seu bem-estar e inclusão social. Verificou-se ainda que existem dois fatores que têm considerável poder explicativo sobre os benefícios alcançados pelas crianças, nomeadamente, o fator “descoberta e diversão”, e o fator “autoestima e desenvolvimento pessoal”. Estes fatores demonstram que para as crianças a importância da sua participação neste Programa passa, pela descoberta de novidades (amigos, pessoas, atividades) e de capacidades/aptidões que proporcionam a diversão e criação de memórias felizes, bem como, pela confiança em si próprias e conhecimentos que adquirem ao longo da sua estadia. Fundamentado nos resultados obtidos, este estudo, pretende ainda alertar para a necessidade de implementação de políticas sociais que visem a participação turística de crianças desfavorecidas, como forma de combate á sua situação de pobreza de exclusão social.
Currently tourism is seen as social right. However tourism activity is associated with various constraints that jeopardize their practice by the most vulnerable groups in society, which includes underprivileged children. Thereby, several studies have recently emerged with the interest in investigating. Firstly, the negative impacts that inhibition of the opportunity to spend a holiday away from home can have for the most vulnerable groups in society. On the other hand the benefits that this opportunity can have on they well-being and social inclusion. This study aims to extend the knowledge about the latter approach by reporting results of an investigation that examines the benefits achieved by poor children in their participation on the Portugal Social Tourism Program: Colónia de Férias da Fundação “O Século”. Using a qualitative and quantitative data collect methods adapted for children, the study found that the access to holidaying opportunities contributed to enhance well-being and social inclusion for the children studied. The study also identified two factors that explaining the benefits achieved by children, the first factor was "discovery and fun," and the second factor was "self-esteem and personal development." These factors show that, for the children studied, the importance of their participation in the Social Program is associated with, the discovery of new features (friends, people, activities) and new skills that provide fun and creating happy memories, and, with an increase of confidence in themselves and general knowledge that they obtained throughout their stay in the program. Substantiated in the findings, this study also aims to draw attention to the need for the implementation of social policies that provide tourist participation of disadvantaged children as a way to combat their poverty and social exclusion situation.
Worm, Naima. "Adolescentes infratores: estudo acerca da medida sócio-educativa de internação nas unidades do Centro de Atendimento Sócio Educativo ao Adolescente - CASA como defesa da cidadania." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2007. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1197.
Full textWith the promulgation of the 1908 s Federal Constitution and the development of the Children and Adolescents Statute in 1990, a phase of rights celebrations and fundamental guarantees to all citizens have started in the country. In the same way, rights that guaranteed dignity to children and teenagers have been designed, moving them from a legal object condition to a legal subject one. This work is directed to a share of the young population, to the adolescents who committed an offense and are concealed in the Units of the Centre of Socio-Educational for Adolescents Care CASA in the district of São Paulo and the execution of rights and fundamental guarantees. This dissertation starts with a brief history of the beginning of rights of children and adolescents, contrasting the teenagers rights to the Federal Constitution. Following this first part, there is a study of socio-educational measures, their nature and legal grounds. An approach concerning the Doctrine in the Integral Protection to the native right is also part of this dissertation. Finally, and perhaps more important, field researches take place and three hundred and sixty male adolescents who were concealed in eighteen Units in the capital are interviewed in order to inquire if the law is being applied in real life conditions. The main aspects observed in the research were: the socioeconomic profile and the educational formation, the aspects related to the routine in the units as part of a formal education, the professionalizing courses and sports, cultural and pedagogical activities, and, at last, the security aspect, discipline and the teenager s fall backs.
Com a promulgação da Constituição Federal em 1988 e o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 inaugurou-se no país uma fase de celebração dos direitos e garantias fundamentais a todo cidadão. Da mesma forma, foram previstos direitos que garantissem dignidade à criança e ao adolescente, tirando-os da condição de objeto de direito para torná-los sujeitos de direito. O presente trabalho tem como objetivo representar uma fatia dessa população infanto-juvenil, o adolescente autor de ato infracional internado em Unidades do Centro de Atendimento Sócio Educativo ao Adolescente CASA do município de São Paulo e a observância dos direitos e garantias fundamentais. O trabalho inicia-se com um breve histórico do surgimento do direito da infância e juventude, situando os direitos dos adolescentes em conflito com a lei na Constituição Federal. Em seguida, iniciaram-se os estudos das medidas sócio-educativas em espécie, sua natureza jurídica e fundamentos legais. Fez-se uma abordagem acerca da Doutrina da Proteção Integral no direito pátrio. Por último, e talvez mais importante, iniciaram-se as pesquisas de campo, onde foram entrevistados trezentos e sessenta adolescentes rapazes, internados em dezoito Unidades de Internação da Capital, a fim de averiguar se o disposto em lei estava se fazendo cumprir na prática. Os aspectos principais observados na pesquisa foram: o perfil sócioeconômico e a formação educacional, os aspectos relacionados à rotina da Unidade como participação no ensino formal, os cursos profissionalizantes e atividades pedagógicas, esportivas e culturais, e por último, o aspecto da segurança, disciplina e reincidência do jovem.
Barboza, Chaielen Marchiolli. "Indicadores Emocionais do Desenho da Figura Humana e sua rela??o com o Bem-Estar Subjetivo Infantil." Pontif?cia Universidade Cat?lica de Campinas, 2017. http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/1008.
Full textMade available in DSpace on 2018-02-16T16:02:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CHAIELEN MARCHIOLLI BARBOZA.pdf: 3840582 bytes, checksum: 873a64e4262506fc161b1fec5c032f59 (MD5) Previous issue date: 2017-12-13
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Cient?fico e Tecnol?gico - CNPq
The Human Figure drawing is a tool widely considered and used in the area of Psychology. There are many controversies regarding its form of interpretation and its validity of the emotional indicators presented by the test. The objective of this study was to investigate the evidences of validity of the Human Figure Drawing (HFD) as an emotional measure. The sample consisted of 310 children, 173 of the regular group, 82 of the clinical group and 55 of the regular / problem group. The regular group comprised of children attending public elementary schools, the clinical group for children attended by two private clinics in the State of S?o Paulo, coming from both public school and private school, and the regular group / problem by school children indicated by those responsible as having behavioral problems, but did not go through psychological care. The instruments used were: Identification card elaborated by the researcher, DFH evaluated by the system of emotional difficulties, Multidimensional Scale of Life Satisfaction for Children (EMSVC) and Positive Affect Scale and Negative. Data were analyzed through Pearson's Correlation, Multivariate Analysis of Variance (MANOVA) and Analysis of Variance (ANOVA). The results indicated that the variable group was significant only for the emotional indicators in the HFD. The correlations between the emotional indicators in the HFD were negative as expected between the total female figure and the positive self factor of the infant life satisfaction scale (r = -, 174; p?0.01), and with the factor of positive school (r = -, 161; p?0.01). In the total of the male figure, similar significant relationships were found, with positive self factors (r = -, 176, p?0.01) and positive schooling (r = -, 173; p?0.01). In the positive and negative affect scale only the sex/group interaction in the fact of negative affect had a significant influence (F=3,367; p?0,05), and in the income variable in Negative affect (F=3,978; p?0,01). In the Multidimensional Scale of Life Satisfaction for Children and in the Positive and Negative Affect Scale, we can see that the results are affected by income, that is, contextual indicators. It is concluded that the emotional HFD screening system is a valid measure and can be used in children's psychodiagnosis.
O desenho da Figura Humana ? uma ferramenta considerada altamente difundida e utilizada na ?rea da Psicologia. H? muitas controv?rsias em rela??o a sua forma de interpreta??o e sua validade dos indicadores emocionais apresentados pelo teste. O objetivo deste estudo foi de investigar as evid?ncias de validade do Desenho da Figura Humana (DFH) enquanto medida emocional. A amostra foi composta por 310 crian?as sendo 173 do grupo regular, 82 do grupo cl?nico e 55 do grupo regular/problema. O grupo regular formado por crian?as que frequentavam escolas p?blicas do Ensino Fundamental, o grupo cl?nico por crian?as atendidas por duas cl?nicas particulares do Estado de S?o Paulo, provenientes tanto de escola p?blica como de escola particular, e o grupo regular/problema por crian?as de escola p?blica indicadas por seus respons?veis como portadoras de problemas de comportamento, mas n?o passavam por atendimento psicol?gico. Os instrumentos utilizados foram: Ficha de identifica??o elaborada pela pesquisadora, DFH avaliado pelo sistema de dificuldades emocionais, Escala Multidimensional de Satisfa??o de Vida para Crian?as (EMSVC) e Escala de Afeto Positivo e Negativo. Os dados foram analisados por meio da Correla??o de Pearson, An?lise Multivariada da Vari?ncia (MANOVA) e An?lise de Vari?ncia (ANOVA). Os resultados encontrados indicaram que a vari?vel grupo foi significativa somente para os indicadores emocionais no DFH. As correla??es entre os indicadores emocionais no DFH foram negativas significativas como era esperado entre o total da figura feminina com o fator do eu positivo da escala satisfa??o de vida infantil (r=-,174; p?0,01), e com o fator de escola positiva (r=-,161; p?0,01). No total da figura masculina foram encontradas rela??es significativas semelhantes, com os fatores do eu positivo (r=-,176, p?0,01) e escola positiva (r=-,173; p?0,01). Na Escala de afeto positivo e negativo somente a intera??o sexo/grupo no fato de afeto negativo teve influ?ncia significativa (F=3,367; p?0,05), e na vari?vel renda no Afeto Negativo (F=3,978; p?0,01). Na Escala Multidimensional de Satisfa??o de Vida para Crian?as e na Escala de Afeto Positivo e Negativo, nota-se que os resultados s?o afetados pela renda, ou seja, indicadores contextuais. Conclui-se que o sistema de triagem do DFH emocional ? uma medida v?lida e pode ser utilizada no psicodiagn?stico infantil.
Tavares, Maria de Fatima Lobato. "Saude da crianca e formacao no trabalho: a pratica como e com saber." Rio de Janeiro : [s.n.], 1998. http://portalteses.cict.fiocruz.br/transf.php?script=thes%5Fcover&id=000093&lng=pt&nrm=iso.
Full textAnjos, Cristiana Isabel Guedes dos. "O papel do professor na promoção da autoestima no 1º Ciclo do Ensino Básico." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17146.
Full textO projeto descrito neste relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro e resulta do trabalho desenvolvido em duas unidades curriculares, Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional. O presente trabalho teve como principal objetivo compreender o papel do professor na promoção da autoestima das crianças, junto de uma turma do 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. Assim, definiram-se como objetivos deste trabalho: (1) identificar e caracterizar algumas crianças que na turma pareciam apresentar baixa autoestima e (2) junto destas crianças, e das outras crianças da turma, levar a cabo abordagens que fossem promotoras de bem-estar e autoestima. Nesta linha de trabalho, identificaram-se três crianças que pareciam evidenciar comportamentos de alguma tensão emocional, atitudes de submissão e pouca autoconfiança. Com vista a melhor compreender estas três crianças, numa primeira fase, para além da observação dos seus comportamentos no dia-a-dia, procurou-se obter mais informações através de um inquérito por questionário e através de diversas conversas informais no sentido de melhor conhecer as crianças. Numa segunda fase, atendendo às informações obtidas e conhecimento construído em torno das crianças, procurou-se levar a cabo um conjunto de iniciativas pedagógicas promotoras de bem-estar emocional e autoestima positiva. Uma vez que atuar na autoestima das crianças é um processo complexo e que exige continuidade, não podemos afirmar que com o nosso trabalho a autoestima das crianças tenha verdadeiramente aumentado. Contudo, acreditamos que ajudou a potenciar o sentimento de valor pessoal e, consequentemente, a melhorar a sua autoestima e o sentimento de bem-estar. Foi importante a preocupação em criarmos uma maior proximidade e cumplicidade com as crianças e a atenção à valorização dos seus feitos. Num clima de segurança, as crianças foram-se sentindo mais à vontade para participar e interagir em grande grupo. Por sua vez, as diversas atividades que foram realizadas tendo em conta as opiniões, interesses e ideias das crianças permitiram desenvolver o seu sentido de pertença, valorização e autonomia, além de potenciar níveis mais elevados de implicação e bem-estar emocional.
The project described in this report is the result of the combined work of two courses, the Supervised Teaching Practice and Educational Research Seminar. The main goal of this project was to understand the teacher's role in promoting the children’s self-esteem, in a group of 3rd year of primary education. Therefore, we defined as objectives of this study (1) to identify and characterize the children in the class who seemed to have low self-esteem, and (2) with these children, and also other children in the class, to develop strategies and attitudes that would promote well- being and a higher self-esteem. In this line of work, we identified three children who appeared to be demonstrating some emotional stress, attitudes of submission and a lack of confidence in themselves. In order to better understand these three children, in a first phase, apart from observing their day by day behaviour, we tried to get more information through a survey and through casual and friendly conversations, in order to know the children better. In a second phase, following the information and knowledge built around the children, we tried to carry out a series of educational initiatives promoting emotional well-being and positive self-esteem. Since developing children’s self-esteem is a complex and demanding process, we cannot be certain that our work actually increased or made any impact on the children’s self-esteem. However, we believe that it helped to enhance their sense of personal value, thus, improving their self-esteem and well-being. The concern to create greater proximity and complicity with the children and also the constant appreciation of their achievements, were highly important. In a safe environment, the children started participating and feeling more and more interactive in larger groups. In turn, the implementation of various activities taking their views, interests and ideas into account, allowed the children to develop their sense of belonging, appreciation and autonomy, and foster higher levels of involvement and emotional well-being.
Andrade, Marcelo Pereira de. "Educação fisica na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor - FEBEM/SP : uma analise da proposta de 1992 a 1994 segundo os discursos dos professores." [s.n.], 1997. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274812.
Full textDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Made available in DSpace on 2018-07-23T06:22:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andrade_MarceloPereirade_M.pdf: 4500434 bytes, checksum: b775eb31a7ad116cf044d8811a57ad3d (MD5) Previous issue date: 1997
Resumo: Nas décadas de 80 e 90 foram desenvolvidos estudos sobre a importância da Educação Física na sociedade. Porém, poucos foram os relatos sobre a inserção e atuação dos professores de Educação Física em grupos sociais (atividades fora da escola). O presente estudo tem como objetivo analisar a proposta de Educação Física implantada no período de 1992 a 1994 na Fundação do Bem-Estar do Menor em São Paulo - FEBEM/SP, responsável pelo internamento de adolescentes infratores. Como instrumento de investigação, foi utilizada a técnica análise do fenômeno situado, que possibilitou interpretar três discursos de professores de Educação Física que atuaram na FEBEM/SP no período de 1992 a 1994. Com a análise dos discursos foram estruturadas cinco Sínteses das Unidades Transformadas, as quais possibilitaram a compreensão da proposta de Educação Física de 1992 a 1994
Abstract: In the 80's and 90's emerge study above the importance ofthe Physical Education in the society. But, little narration above approximation of the teachers Physical Education in the society. The purpose of this study analysis of the proposal of Physical Education in the period of 1992/1994 in the FEBEM/SP (boarding-school of delinquent adolescents). How instrument of investigation, utilized the technics analysis situated phenomenon, which possible interpret three discourses of the teachers Physical Education of the FEBEM/SP. With the analysis of the discourses, emerge tive synthesis of transform units, which possible the understanding of the proposal of Physical Education of 1992/1994
Mestrado
Mestre em Educação Física
Resende, Ana Catarina Ferreira. "Desenvolvimento de competências sociais no jardim de infância." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14630.
Full textO presente trabalho descreve um projeto desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e Seminário de Investigação Educacional (SIE) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro. Tratou-se de um projeto de intervenção direcionado para a promoção do desenvolvimento social das crianças, em contexto de educação pré-escolar. Considerando a influência que a família tem no comportamento social e emocional da criança, já que é na família que a criança cresce e conhece as experiências mais influentes na sua vida, quer positivas quer negativas, e considerando, sobretudo, o papel que o educador pode ter no desenvolvimento social da criança, os objetivos do estudo foram: (1) identificar alguns comportamentos nas famílias destas crianças que ajudem a compreender o seu comportamento; (2) compreender de que forma o comportamento do adulto/educador pode favorecer o desenvolvimento social das crianças e o seu bem estar emocional; (3) perceber se as atividades propostas pelo adulto/educador às crianças pode facilitar o desenvolvimento da sua competência social e do seu bem estar emocional. No sentido de concretizar estes objetivos foi entregue às famílias das crianças do nosso estudo um questionário, com o qual pretendíamos obter algumas informações relevantes para melhor compreender o comportamento das crianças. O adulto/educador, sendo um modelo de referência para as crianças, adotou uma postura reflexiva em torno das suas próprias atitudes e comportamentos relacionais e procurou modelar competências sociais positivas, tentando estabelecer relações empáticas e cooperantes com todas as crianças, ajudando as crianças a apropriarem-se de comportamentos sociais positivos, recorrendo ao encorajamento e elogio sempre que era necessário; ainda, procurou-se realizar atividades que, intencionalmente, favorecessem o desenvolvimento de comportamentos sociais adequados, bem como promover a autonomia das crianças manifestando-se abertura e recetividade face às ideias e interesses das crianças. Concluímos que os comportamentos das crianças, em grande parte, parecem ser influenciados pelas suas experiências familiares, e que o comportamento adotado pelo adulto/educador também se repercute na criança, sendo importante que cada uma se sinta segura, estimada e valorizada pelo adulto. Por fim, conclui-se que as atividades propostas para facilitarem o desenvolvimento da competência social e do bem estar emocional, têm que, acima de tudo, ir ao encontro dos interesses das crianças, sendo atraentes e despertando nelas motivação e prazer.
The present work describes a project developed within the curricular units of Supervised Teaching Practice and Educational Research Seminar, part of study programme of the Masters in Pre-school education and 1st cycle of basic schooling, offered by the University of Aveiro. This consisted in an intervention project aimed to promote the social development of children in the context of pre-school education. Considering the family’s influence in the child’s social and emotional behaviour, since it is within the family context that children grow and live the most influential experiences of their lives, both positive and negative, and especially considering the role that the educator may play in the social development of the child, the purposes of this study were: (1) to identify behaviours within the family of these children that may help understand their behaviour; (2) to understand how the behaviour of the adult/educator may favour the social development of the children and their emotional well-being; (3) to understand which type of activities proposed by the adult/educator might facilitate children’s social skill and emotional well-being. In order to achieve these goals, the families of selected children were handed a questionnaire, with which we intended to obtain some relevant information to better understand the children’s behaviour. Being a reference model for the children, the adult/educator has sought to adopt a reflexive posture around his/her own attitudes and relational behaviours, trying to establish empathetic and cooperative relations with all children and helping them become aware of the positive social behaviours, resorting to encouragement and praise whenever it was necessary and also to activities that intentionally improved the development of adequate social behaviours, as well as adopting a position that promoted children autonomy and showed preoccupation in being open and receptive to the ideas and interest of children.
Fernandes, Andreia Cordeiro. "Autorregulação e indicadores de saúde mental: impacto da pandemia de COVID-19 nos indicadores de saúde mental de crianças do 1º Ciclo do ensino básico." Master's thesis, Universidade de Évora, 2021. http://hdl.handle.net/10174/29779.
Full textMARINHO, Luciana Gomes. "Avaliação da política de assistência social para crianças e adolescentes afastados do ambiente familiar: um estudo de caso da Sociedade para o Bem Estar da Família - SOBEF no Município de Maracanaú-CE." www.teses.ufc.br, 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5982.
Full textSubmitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2013-10-01T16:28:16Z No. of bitstreams: 1 2012-DIS-LGMARINHO.pdf: 6270343 bytes, checksum: aa904c167ac6619f987bf6fced3787a2 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2013-10-01T16:37:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012-DIS-LGMARINHO.pdf: 6270343 bytes, checksum: aa904c167ac6619f987bf6fced3787a2 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-10-01T16:37:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012-DIS-LGMARINHO.pdf: 6270343 bytes, checksum: aa904c167ac6619f987bf6fced3787a2 (MD5) Previous issue date: 2012
This study aims assess Assistance Policy Social facing Children and Adolescents are Reception Institutional specifically those extinct power family, destitute power family or process disempowering familiar and also outside "patterns "existing adoption in perspective right to familiar and communitarian. To accomplish such will held fieldwork where will considered will: case study considering that universe being evaluated will municipality Maracanaú primarily entity host institutional Child and adolescents - Sociedade for Wellness of Family - SOBEF which composes network provider service referred municipality and System Guaranteeing Rights; interview formal and open applied three professionals serve for collecting information, concerning activities developed in present, as about future prospects perceived by these actors; participant observation with children and adolescents welcomed assuming here one active participation researcher in meanders activities; the administered questionnaire with managing equipment help at outlining children and adolescents welcomed and own institution together abstracting thereof not understanding and appropriation of normative existing, towards warranty conviviality family and community of welcomed; bibliographical research that help deepening categories analytical and founding research; documental research for possible formatting history institutional; besides analyzing quantitative data also be harvested by documental analysis available by institution as way to chart profile boys and girls welcomed as also through data sites official dealing object and their contexts social-familial. This sense evaluation proposal is quali-quantitative and will performed evaluation process in view focus approached this work. Already method utilized be to interpreting senses checking analysis implementation Policy Welfare regarding executing programs host institutional juveniles; measuring quali-quantitatively as running service host institutional performed by SOBEF, municipality Maracanaú; assess knowledge and implementing strategies that professionals are finding social inclusion children and adolescents welcomed; verify compliance new laws about programs host institutional; assess whether teenagers welcomed being prepared for shutdown institution; and finally evaluate effectiveness skills among network actors attendance involving host institutional conducted by SOBEF in reference direction and counter. The conclusion can be described in this way: The sheltered children and adolescents, even facing a lot of legal advances are or continue immersed in a contradictory reality of non-guarantees of right against the dream of having a family and leave this situation.
O presente estudo tem como objetivo avaliar a Política de Assistência Social voltada para crianças e adolescentes que estão em Acolhimento Institucional, especificamente, aquelas extintas do poder familiar, destituídos do poder familiar ou em processo de destituição do poder familiar e também fora dos “padrões” vigentes de adoção, na perspectiva do direito à convivência familiar e comunitária. Para realizar tal estudo desenvolveu-se uma pesquisa de campo no desenho de um estudo de caso, tendo em vista que o universo a ser avaliado foi a entidade de acolhimento institucional para crianças e adolescentes – Sociedade para o Bem Estar da Família – SOBEF, localizada no município de Maracanaú - CE. Foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevista formal e aberta aplicada a três profissionais; observação participante com crianças e adolescentes acolhidos; questionário aplicado com a gestora do equipamento; levantamento nos registros da instituição e participação em rodas de conversas com os acolhidos. A pesquisa bibliográfica contribuiu para o aprofundamento das categorias analíticas e fundantes da pesquisa; a pesquisa documental para formatação do histórico institucional e a pesquisa de campo, qualiquantitativa como forma de traçar um perfil dos meninos e meninas acolhidos. Neste sentido, a avaliação proposta foi quali-quantitativa. Especificamente quanto à análise qualitativa, esta foi do tipo formativa e/ou de processo, tendo em vista o foco abordado neste trabalho. Já o método a ser utilizado foi o de interpretação de sentidos, verificando a análise da implementação da Política de Assistência Social referente à execução do Programa de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes. Quanto à pesquisa quantitativa, houve uma análise estatística descritiva dos acolhidos, contribuindo para a caracterização do público alvo. As conclusões podem ser descritas da seguinte maneira: as crianças e adolescentes acolhidos, mesmo diante de vários avanços legais estão ou continuam imersos em uma realidade contraditória de (des) garantias de direitos versus o sonho de possuir uma família e com isso sair da situação de acolhimento institucional.
Guterres, Rodrigo de Azambuja. "Educa??o f?sica nas s?ries iniciais: uma proposta de bem-estar para unidocentes do munic?pio de Alegrete-RS." Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2011. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3693.
Full textOs problemas que afligem a profiss?o docente n?o s?o algo novo, nem original, acham-se ligados ? pr?pria origem, ao desenvolvimento hist?rico e ? valoriza??o social dessa profiss?o. A presente pesquisa teve como prop?sito verificar os n?veis de satisfa??o e motiva??o unidocente das s?ries iniciais da rede p?blica municipal de Alegrete RS, bem como, relacionar a percep??o das unidocentes quanto ? inclus?o de um profissional de Educa??o F?sica nas aulas. O presente estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa de campo, de car?ter descritivo quanti-qualitativa. A popula??o alvo deste estudo foi composta por professores unidocentes das s?ries iniciais do munic?pio de Alegrete RS. A amostra, para a an?lise quantitativa, foi composta por 106 professores de ambos os sexos, unidocentes das s?ries iniciais da rede p?blica municipal. Para a an?lise qualitativa foi definido aleatoriamente dez (10) professores unidocentes. O estudo foi dividido em duas partes, a primeira foi ? verifica??o dos n?veis de satisfa??o e motiva??o dos unidocentes por meio de question?rio constru?do por Santos (2011). A segunda parte do estudo englobou uma entrevista com quest?es abertas. Observando os dados em rela??o ao perfil dos unidocentes, percebe-se o predom?nio do g?nero feminino na atua??o em s?ries inicias, bem como a grande experi?ncia e qualifica??o na atua??o profissional. Os resultados indicam que a maioria dos participantes do estudo est? satisfeito com a profiss?o escolhida, sentem-se seguros com seu trabalho no cotidiano e importam-se com o reconhecimento dos colegas e da institui??o onde trabalha. Destacam ainda a import?ncia da fam?lia e de bons exemplos de professores no processo da forma??o profissional. Os unidocentes se dizem satisfeitos em geral, principalmente em rela??o a carga-hor?ria e a autonomia e independ?ncia. O aspecto de descontentamento dos unidocentes se debru?a sobre o sal?rio, onde existe insatisfa??o e descontentamento pela maioria dos entrevistados. Para realizar a an?lise dos dados qualitativos, utilizou-se a t?cnica de an?lise de conte?do apresentada por Bardin (2007). Tendo uma rela??o direta com a satisfa??o, motiva??o, mal-estar e bem-estar, estabeleceram-se as seguintes categorias para an?lise: o ambiente de bem-estar unidocente; o cotidiano do trabalho docente; a Educa??o F?sica nas s?ries iniciais. Quase a totalidade dos 10 participantes dos questionamentos destaca como ponto fundamental do bem-estar unidocente a afetividade, o bom relacionamento e a realiza??o profissional. Observou-se na fala das unidocentes, como aspecto positivo da unidoc?ncia, as rela??es interpessoais e a constitui??o de la?os afetivos como ponto de bem-estar. Essas considera??es destacam a import?ncia dessa investiga??o, no diagn?stico dos problemas que enfrentam os professores unidocentes e na sugest?o de implanta??o de um profissional de Educa??o F?sica em conjunto as unidocentes como proposta de bem-estar dos professores e no desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos.
Marinho, Luciana Gomes. "AvaliaÃÃo da polÃtica de assistÃncia social para crianÃas e adolescentes afastados do ambiente familiar: um estudo de caso da Sociedade para o Bem Estar da FamÃlia - SOBEF no MunicÃpio de MaracanaÃ-CE." Universidade Federal do CearÃ, 2012. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8560.
Full textO presente estudo tem como objetivo avaliar a PolÃtica de AssistÃncia Social voltada para crianÃas e adolescentes que estÃo em Acolhimento Institucional, especificamente, aquelas extintas do poder familiar, destituÃdos do poder familiar ou em processo de destituiÃÃo do poder familiar e tambÃm fora dos âpadrÃesâ vigentes de adoÃÃo, na perspectiva do direito à convivÃncia familiar e comunitÃria. Para realizar tal estudo desenvolveu-se uma pesquisa de campo no desenho de um estudo de caso, tendo em vista que o universo a ser avaliado foi a entidade de acolhimento institucional para crianÃas e adolescentes â Sociedade para o Bem Estar da FamÃlia â SOBEF, localizada no municÃpio de Maracanaà - CE. Foram utilizadas as seguintes tÃcnicas: entrevista formal e aberta aplicada a trÃs profissionais; observaÃÃo participante com crianÃas e adolescentes acolhidos; questionÃrio aplicado com a gestora do equipamento; levantamento nos registros da instituiÃÃo e participaÃÃo em rodas de conversas com os acolhidos. A pesquisa bibliogrÃfica contribuiu para o aprofundamento das categorias analÃticas e fundantes da pesquisa; a pesquisa documental para formataÃÃo do histÃrico institucional e a pesquisa de campo, qualiquantitativa como forma de traÃar um perfil dos meninos e meninas acolhidos. Neste sentido, a avaliaÃÃo proposta foi quali-quantitativa. Especificamente quanto à anÃlise qualitativa, esta foi do tipo formativa e/ou de processo, tendo em vista o foco abordado neste trabalho. Jà o mÃtodo a ser utilizado foi o de interpretaÃÃo de sentidos, verificando a anÃlise da implementaÃÃo da PolÃtica de AssistÃncia Social referente à execuÃÃo do Programa de Acolhimento Institucional para crianÃas e adolescentes. Quanto à pesquisa quantitativa, houve uma anÃlise estatÃstica descritiva dos acolhidos, contribuindo para a caracterizaÃÃo do pÃblico alvo. As conclusÃes podem ser descritas da seguinte maneira: as crianÃas e adolescentes acolhidos, mesmo diante de vÃrios avanÃos legais estÃo ou continuam imersos em uma realidade contraditÃria de (des) garantias de direitos versus o sonho de possuir uma famÃlia e com isso sair da situaÃÃo de acolhimento institucional.
This study aims assess Assistance Policy Social facing Children and Adolescents are Reception Institutional specifically those extinct power family, destitute power family or process disempowering familiar and also outside "patterns "existing adoption in perspective right to familiar and communitarian. To accomplish such will held fieldwork where will considered will: case study considering that universe being evaluated will municipality Maracanaà primarily entity host institutional Child and adolescents - Sociedade for Wellness of Family - SOBEF which composes network provider service referred municipality and System Guaranteeing Rights; interview formal and open applied three professionals serve for collecting information, concerning activities developed in present, as about future prospects perceived by these actors; participant observation with children and adolescents welcomed assuming here one active participation researcher in meanders activities; the administered questionnaire with managing equipment help at outlining children and adolescents welcomed and own institution together abstracting thereof not understanding and appropriation of normative existing, towards warranty conviviality family and community of welcomed; bibliographical research that help deepening categories analytical and founding research; documental research for possible formatting history institutional; besides analyzing quantitative data also be harvested by documental analysis available by institution as way to chart profile boys and girls welcomed as also through data sites official dealing object and their contexts social-familial. This sense evaluation proposal is quali-quantitative and will performed evaluation process in view focus approached this work. Already method utilized be to interpreting senses checking analysis implementation Policy Welfare regarding executing programs host institutional juveniles; measuring quali-quantitatively as running service host institutional performed by SOBEF, municipality MaracanaÃ; assess knowledge and implementing strategies that professionals are finding social inclusion children and adolescents welcomed; verify compliance new laws about programs host institutional; assess whether teenagers welcomed being prepared for shutdown institution; and finally evaluate effectiveness skills among network actors attendance involving host institutional conducted by SOBEF in reference direction and counter. The conclusion can be described in this way: The sheltered children and adolescents, even facing a lot of legal advances are or continue immersed in a contradictory reality of non-guarantees of right against the dream of having a family and leave this situation.
Bartholo, Leticia. "Articulação trabalho-familia, bem-estar infantil e o aproveitamento da janela de oportunidades demografica : a protecção social brasileira das crianças entre 0 e 6 anos no inicio do seculo XXI." [s.n.], 2009. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281905.
Full textDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-14T14:41:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bartholo_Leticia_M.pdf: 1138767 bytes, checksum: a078b73b5e3389e861cc36d9938f9cfc (MD5) Previous issue date: 2009
Resumo: Esta pesquisa examina as políticas públicas brasileiras que facilitam a articulação trabalho-família, enfocando seu papel para o aproveitamento da janela de oportunidades demográfica em curso no País. Centralmente, argumenta-se que a ausência ou a escassa participação do Estado no compartilhamento das atividades familiares de assistência e cuidado com crianças pode gerar prejuízos a tal aproveitamento, seja por comprimir as possibilidades de engajamento produtivo das mulheres, seja por contribuir para a propagação dos riscos sociais de classe e intergeracionais que impactam negativamente as oportunidades das crianças. São analisadas as seguintes políticas de compartilhamento público das tarefas familiares de assistência aos menores de 6 anos: (i) as existentes na regulação do mundo do trabalho, basicamente, as garantias e direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e na legislação previdenciária; (ii) os benefícios assistenciais a famílias com filhos, especificamente o Programa Bolsa Família (PBF); e (iii) o acesso a creches e pré-escolas. Examina-se o acesso da população a essas políticas, assim como o modelo de família sobre o qual repousam, implícita ou explicitamente. Nota-se que, a despeito do incremento no nível de compartilhamento público das tarefas de assistência e cuidado das crianças ocorrido principalmente a partir de 1988, a família ainda mantém-se como instituição primeira de gestão dos riscos sociais para parcela representativa da população. Ademais, o modelo de família subjacente aos serviços e benefícios analisados não os aproxima integralmente da diretriz constitucional da equidade de gênero, na medida em que mantém a vinculação entre o sexo feminino e as tarefas domésticas de cuidado.
Abstract: This research analyzes Brazilian child-care policies that facilitate work-family articulation, focusing its role on the use of the demographic window opportunity afoot in the country. Mainly, it's argued that the absence or scarce public child-care may harm the use of this opportunity, firstly, by comprising the possibilities of women productive insertion, and secondly, by contributing for the propagation of class and intergenerational risks that impact negatively on children opportunities. It's analyzed the following policies of public sharing of family assistance tasks to children under six years old: (i) the existing at the regulation of labor world, basically, the guarantees and rights present at the Labor Laws Consolidation (LLC) and at the laws of social welfare; (ii) the social benefits to family with children, specifically the Family-Grant Program (FGP); and (iii) the access to crèches and kindergarten. It's evaluated the population's access to these policies, so as the family model they are based upon, implicitly or explicitly. It's noted that, despite of the increase of the level of public sharing regarding children's assistance and care tasks, that took place principally after 1988, the family still is the main institution of management of social risks to a substantial share of population. Furthermore, the family model that underpins the services and benefits.
Mestrado
Mestre em Demografia
Silva, Lygia Maria Pereira da. "Atendimento a crianÃas e adolescentes em situaÃÃo de abuso sexual: o discurso dos profissionais da saÃde." Universidade Federal do CearÃ, 2006. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=842.
Full textO abuso sexual de crianÃas e adolescentes representa uma situaÃÃo de risco e uma violaÃÃo de direitos humanos sexuais e particulares da pessoa em desenvolvimento. No atendimento Ãs vÃtimas, os profissionais de saÃde precisam atuar com recursos instrumentais e teÃricos que estÃo alÃm do que os cursos de graduaÃÃo oferecem. Objetivou-se analisar as aÃÃes desenvolvidas pelos profissionais de saÃde no atendimento a crianÃas e adolescentes que sofreram abuso sexual. Buscou-se conhecer os significados atribuÃdos pelos profissionais de saÃde a esse problema. O local onde se deu a pesquisa foi um hospital geral pediÃtrico da cidade de Fortaleza â CE. Realizou-se pesquisa de cunho qualitativo e os sujeitos foram 21 profissionais de saÃde. Os dados foram obtidos atravÃs de entrevista semi-estruturada, gravada. Para anÃlise e organizaÃÃo, utilizou-se a tÃcnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os profissionais foram enfermeiros, mÃdicos, assistentes sociais, psicÃlogas, psicopedagogas. A maioria jamais participou de qualquer treinamento sobre o tema. Constatou-se que os sujeitos entendem o abuso sexual como uma violaÃÃo, uma experiÃncia de sofrimento para a crianÃa, que se apresenta de vÃrias formas. A identificaÃÃo do abuso se dà atravÃs dos sinais e sintomas especÃficos e inespecÃficos, da suspeita a partir do comportamento e do relato da crianÃa e da investigaÃÃo para comprovaÃÃo material. As condutas, apÃs a investigaÃÃo, sÃo encaminhamentos dentro da instituiÃÃo, notificaÃÃo ao Conselho Tutelar, prevenÃÃo e tratamento dos agravos resultantes do abuso e o cuidado com a crianÃa e o adolescente. A existÃncia de uma rotina prÃpria à percebida por alguns atravÃs da atuaÃÃo da ComissÃo de PrevenÃÃo aos Maus-tratos, enquanto outros percebem a existÃncia de uma rotina no hospital em geral e outros afirmam nÃo existir uma rotina. O envolvimento das categorias à percebido a partir da atuaÃÃo na ComissÃo. Alguns sujeitos nÃo sabem como sua categoria està envolvida, enquanto outros entendem que nÃo hà envolvimento, por nÃo haver uma rotina prÃpria. As estratÃgias para qualificaÃÃo dos profissionais adotadas pela instituiÃÃo sÃo consideradas como atividades regulares, esporÃdicas ou inexistentes. O atendimento no serviÃo e na rede de saÃde à visto como possÃvel, a partir dos recursos jà existentes no serviÃo, possÃvel a partir da atuaÃÃo da ComissÃo de PrevenÃÃo aos Maus-tratos e difÃcil, devido ao descrÃdito na rede de assistÃncia. As dificuldades identificadas para o atendimento sÃo a falta de preparo do profissional, emocional, a omissÃo da famÃlia e a insuficiente estrutura do serviÃo. As sugestÃes para melhorar a atuaÃÃo dos profissionais no tema sÃo a capacitaÃÃo e a estruturaÃÃo do serviÃo. Conclui-se que os profissionais de saÃde no serviÃo pesquisado apresentam dificuldades para o atendimento no tocante à capacitaÃÃo, à estruturaÃÃo dos serviÃos e à articulaÃÃo da rede de saÃde e da rede intersetorial. Hà necessidade de fortalecer a ComissÃo, criar normas e rotinas de atendimento, planejar treinamento sobre abuso sexual e sobre outras formas de violÃncia contra crianÃas e adolescentes e implementar parcerias com instituiÃÃes afins, visando à formaÃÃo de redes.
The sexual abuse of children and adolescents consists of a risk situation and a violation of sexual and particular human rights of the person in development. In the attendance to the victims, the health professionals need to act with instrumental and theoretical resources that are beyond what undergraduate courses offer. One aimed to analyze the actions developed by health professionals in the attendance to children and adolescents who suffered sexual abuse. One aimed to know the meanings attributed by health professionals to this problem, considering the subjectsâ context through the Social Representations Theory. The institution where the research was conducted was a pediatric general hospital in the city of Fortaleza â CE. One conducted a qualitative research and the subjects were 21 health professionals. The data were obtained through a recorded semi-structured interview, and for analysis and organization, the Collective Subject Discourse technique was used. The professionals were nurses, doctors, social workers, psychologists and pedagogues, most of them had never taken any training about the theme. One noticed that the subjects understand sexual abuse as a violation, a suffering experience for the children and that has several forms. The identification of the abuse happens through the signals, specific and non-specific symptoms, through the suspect starting from the childâs behavior, through the investigation for material prove and through the childâs report. The conducts after investigation are forwarding inside the institution, notification to the Guardianship Council, prevention and treatment of the traumas resulting from the abuse and the care to the child and the adolescent. The existence of an own routine is noticed by some through the actions of the Mistreatment Prevention Commission, while others notice the existence of a routine in the hospital in general and others argue that there is not a routine. The involvement of the categories is noticed starting from the actions of the Commission. Some subjects do not know how their category is involved, while others understand that there is not involvement, as there is not an own routine. The strategy for qualification of the professionals adopted by the institution is considered as regular, sporadic and non-existent activities. The attendance in the institution and in the health system is seen as possible starting from the resources existing in the service, possible from the actions of the Mistreatment Prevention Commission and hard due to the discredit in the assistance system. The difficulties identified for the attendance are the lack of emotional preparation of the professional, the omission of the family and the insufficient structure of the service. The suggestions to enhance the professionalsâ actions in the theme are the preparation of the professionals and the enhancement of the serviceâs structure. One concludes that the health professionals in the service researched show difficulties for the attendance concerning the preparation, structure of the services and articulation of the health and intersection systems. It is necessary to empower the Commission, create rules and attendance routines, to plan trainings about sexual abuse and other forms of violence against children and adolescents and implement partnerships with similar institutions, aiming to form nets.
Silva, Grazielle Roberta Freitas da. "EstimulaÃÃo visual: prÃtica educativa com mÃes na enfermaria mÃe-canguru." Universidade Federal do CearÃ, 2005. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=973.
Full textA falta de conhecimento por parte das mÃes acerca da saÃde ocular dos seus filhos à um denominador comum encontrado quando sÃo abordadas sobre essa temÃtica, principalmente relacionado à estimulaÃÃo visual, componente de valor significativo na saÃde ocular dos recÃm-nascidos. Nesse intuito, objetivamos aplicar um manual com Ãnfase na estimulaÃÃo visual para mÃes de crianÃas com risco para alteraÃÃes visuais e validar material e mÃtodo para educaÃÃo e saÃde aplicado à estimulaÃÃo visual de crianÃas prematuras e/ou com riscos para alteraÃÃes visuais. A coleta de dados foi realizada de abril a junho de 2005 em trÃs momentos metodolÃgicos. No primeiro momento, o manual foi avaliado por trÃs especialistas; no segundo, foi reformulado a partir das suas sugestÃes; e no terceiro, o manual foi aplicado com as mÃes internadas na enfermaria mÃe-canguru, sendo realizadas entrevistas gravadas, as quais abordaram itens de avaliaÃÃo apÃs a leitura do manual. Os dados foram organizados segundo Bardin (1977) e analisados conforme Nietshe (2000). As sugestÃes, de acordo com indicaÃÃo dos especialistas, contemplaram a contracapa, com a identificaÃÃo completa das autoras; acrÃscimo de um item sobre a histÃria obstÃtrica e outro sobre sinais e sintomas de alteraÃÃes visuais; modificaÃÃo de um desenho sobreposto ao texto que dificultava a leitura; Ãnfase ao tÃpico sobre a participaÃÃo dos pais na promoÃÃo à saÃde ocular dos seus filhos; atualizaÃÃo da literatura; e ampliaÃÃo do material criado para todas as crianÃas com riscos para alteraÃÃes visuais, nÃo apenas para os prematuros. Em seguida foi promovido o segundo momento, com a inserÃÃo do conteÃdo sugerido pelos especialistas. ApÃs a anÃlise temÃtica das 12 entrevistas, identificamos quatro temas, a saber: PercepÃÃo do manual, Conhecimento das mÃes acerca da saÃde ocular, Estrutura do manual e PromoÃÃo à saÃde ocular. ConcluÃmos que o manual facilitou a aprendizagem sobre a estimulaÃÃo visual, como tambÃm facilitarà a identificaÃÃo de alteraÃÃes visuais durante a convivÃncia familiar, alÃm de proporcionar incentivo à continuidade da estimulaÃÃo no domicÃlio como fator indispensÃvel para o desenvolvimento da crianÃa, seja ela prematura ou nÃo. Ao mencionar os componentes contemplados pela tecnologia emancipatÃria, como o exercÃcio da consciÃncia crÃtica, a cidadania, a liberdade e a autonomia, afirmamos que cada um deles esteve presente na aplicaÃÃo do manual, inserindo-o na prÃtica junto Ãs mÃes como tecnologia emancipatÃria.
The lack of knowledge on the part of mothers about their childrenâs ocular health is a common denominator found when they are asked about this theme, mainly concerning the visual stimulation, which is a component of significant value to the newborn babiesâ ocular health. Thus, one aimed to apply a handbook highlighting the visual stimulation for mothers of children with risk to visual alterations and to validate material and method for education and health applied to visual stimulation of premature children and/or with risks to visual alterations. Data collection was carried out from April to June, 2005 in three methodological moments. On the first moment, the handbook was analyzed by three experts, on the second one, the handbook was reformulated starting from the suggestions and on the third moment the handbook was applied to the mothers admitted to the kangaroo-mother ward, with record of interviews where the items of evaluation were approached after the reading of the handbook. The data were described according to Bardin (1977) and Nietsche(2000). Referring to the first moment, one suggested changes in the handbookâs back page, with the complete identification of the authors, addition of an item about the obstetric history and another about signs and symptoms of visual alterations; change of a drawing that was over the text making it difficult to read; emphasis on the topic about the participation of parents on the promotion of ocular health to their children; update on the literature; and enlargement of the material created for all the children with risks to visual alterations, not only the premature ones. Next, one carried out the second methodological moment, with the corrections suggested by the experts, being all obeyed. After the thematic analysis of the 12 interviews, one identified four themes: Perception of the handbook, Knowledge of mothers about ocular health, Handbookâs structure and Promotion of the ocular health. We concluded that the handbook facilitated the learning about visual stimulation, as well as it will make that the visual deficit, in case it appears, is noticed as precocious as possible, in the family life. Besides encouraging the stimulation at home as an indispensable factor to the development of the child, be it premature or not. By mentioning the components contemplated by the emancipatory technology, to know: the exercise of critical conscience, citizenship, freedom and autonomy; we affirm that each one of them was present at the application of the handbook about visual stimulation, what makes the handbook, as well as the practice together with the mothers as emancipatory technology.
Borges, Isabel Cristina Neves. "Qualidade da parentalidade e bem-estar da criança." Master's thesis, 2010. http://hdl.handle.net/10316/15564.
Full textO principal objectivo do presente estudo foi explorar o papel mediador de três variáveis da qualidade da parentalidade durante o período pré-escolar dos filhos, nomeadamente, o nível de generatividade, o estilo de interacção familiar e o estrato socioeconómico dos pais. Deste modo, procurou-se avaliar até que ponto aquelas variáveis constituem factores de protecção e/ou de risco da parentalidade, com vista à conceptualização de medidas dirigidas à implementação do bem-estar e desenvolvimento das crianças e dos pais. A avaliação da qualidade do exercício da parentalidade realizou-se através da recolha de dados sociobiográficos e de dados sobre o grau de investimento parental e o nível de bem – estar subjectivo parental (Questionário sociobiográfico e de avaliação do investimento e do bem – estar parentais). O nível de bem – estar da criança foi avaliado a partir da percepção dos pais (ACF/PECC) e das educadoras de infância (ACA/TESC) sobre o nível de ajustamento psicológico da mesma, em contexto familiar e escolar. Procedeu-se, então, à verificação da relação entre a qualidade da parentalidade e o bem-estar da criança, bem como da relação entre a qualidade da parentalidade e o nível de generatividade (Escala de Generatividade), o estilo interacção familiar (PEP – Protocolo de Entrevista aos Pais – Estilo de Interacção Familiar) e nível socioeconómico/cultural dos pais (Questionário sociobiográfico). Os resultados confirmam parcialmente o modelo conceptual que serviu de ponto de partida ao estudo, apontando para a necessidade da prossecução da investigação em torno dos factores protectores e de risco da parentalidade
The main objective of this study was to explore the mediating role of three parental variables regarding the parenting quality near preschool children, namely the generativity level, the family interaction style, and the socioeconomic status. Thus, we sought to assess the extent to which these variables are protective and / or risk factors for parenthood, in order to conceptualize measures to implement children and parents’ welfare and development. We assessed the parenting quality trough the assessment of socio-biographical data, and of parental investment and well-being levels (Socio-biographical and Parental investment and subjective well-being Questionnaire). The children well - being was assessed trough parental perception (ACF / PECC) and kindergarten teachers’ perception (ACA / TESC) about children psychological adjustment in the family and school contexts. We tried to verify the relationship between the parenting quality and the children welfare, and the relationship between the parenting quality with the generativity level (Generativity Scale) and with the family interaction style (PEP – Parental Protocol Interview - Family Interaction Style). The results confirmed partially the conceptual model sustaining this research, pointing for further research on the protective and risk factors for parenting
Amaral, Susana Fidalgo. "Vinculação da criança/adolescente e perceção de bem-estar." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10451/46561.
Full textEste estudo aborda a auto perceção de crianças e adolescentes sobre a vinculação e o bem-estar (considerando o afeto – positivo/negativo - e a satisfação com a vida). Tem como objetivos, analisar a relação da vinculação com o bem-estar, e do afeto com a satisfação com a vida, e averiguar se ocorrem variações nas dimensões em estudo em função de variáveis da/do criança/adolescente (sexo e idade) e do contexto escolar (escolaridade e aproveitamento). A amostra era constituída por 84 participantes, 58 (69%) raparigas, com idades dos 8 aos 17 anos (M=14.3 anos; DP=2.17). Foram utilizados três instrumentos: Inventário sobre a Vinculação para a Infância e Adolescência, Questionário de Afetividade Positiva e Negativa para Crianças e Adolescentes, Escala de Satisfação com a Vida para Estudantes, e ainda um questionário para recolha de informação sociodemográfica e escolar. Os resultados indicaram uma relação da vinculação segura com o afeto positivo e negativo (positiva e negativa, respetivamente), e deste com a vinculação ansiosa/ambivalente (positiva). A vinculação segura associou-se ainda positivamente com a satisfação com a vida, associando-se a insegura negativamente. O afeto e a satisfação também se associaram de forma significativa. As raparigas reportaram níveis mais altos de vinculação evitante e de afeto negativo, e os rapazes de satisfação com a vida, não existindo diferenças com base na idade (8-12 vs. 13-18 anos). As crianças e os adolescentes com um aproveitamento suficiente (vs. bom ou muito bom) referiram níveis mais baixos de afeto positivo, de satisfação com a vida e de vinculação segura (resultados apenas tendenciais nos dois últimos casos). Os resultados contribuem para aumentar o conhecimento sobre a relação da vinculação com o bem-estar, em crianças/adolescentes, a partir da sua própria perspetiva, e sugerem a relevância destas dimensões para o aproveitamento escolar, indicando ainda que o bem-estar pode ter características diferenciais nos rapazes e raparigas.
This study addresses children and adolescents’ self-perception of attachment and well-being (considering positive and negative affect and satisfaction with life). It aims to analyze the relationship between attachment and well-being, and between affect and life satisfaction, and to ascertain whether there are variations in the dimensions under study as a function of child/adolescent (gender and age) and school context (schooling and achievement) variables. The sample consisted of 84 participants, 58 (69%) were girls, aged between 8 and 17 years (M = 14.3 years; SD = 2.17). Three instruments were used: the Childhood and Adolescence Attachment Inventory, the Positive and Negative Affect Questionnaire for Children and Adolescents, the Student’s Life Satisfaction Scale, and also a questionnaire to collect sociodemographic and school-context information. The results indicated a relationship between secure attachment and positive and negative affect (positive and negative relationship, respectively), and of the latter with anxious/ambivalent attachment (positive relationship). Secure attachment was also found to be positively associated with life satisfaction, and negatively with insecure attachment. Furthermore, affect and satisfaction were significantly related. Girls reported higher levels of avoidant attachment and negative affect while boys reported higher life satisfaction, but no differences were observed based on age (8-12 vs. 13- 18 years). Children and adolescents with “sufficient” (bare pass) school achievement (vs. good or very good) reported lower levels of positive affect, satisfaction with life and secure attachment (in the last two cases results were only a tendency). The results contribute to increasing knowledge on the relationship between attachment and well-being in children/adolescents, from their own perspective, and point to the relevance of these dimensions for school achievement, also indicating that well-being may have differential characteristics in boys and girls.
Martins, Soraia. "Alimentação e higiene oral como forma de bem estar da criança." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/17093.
Full textCruz, Maria Inês Santos Silva e. "A expressão pela arte no bem-estar da criança em internamento prolongado." Master's thesis, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/3827.
Full textGuerreiro, Ana Marlene Seita. "O papel das práticas parentais no desenvolvimento e no bem-estar subjetivo da criança." Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10400.1/3693.
Full textO principal objetivo do presente estudo foi explorar o papel das práticas parentais no bem-estar subjetivo da criança em idade pré-escolar, no sentido de identificar as práticas mais positivas e provavelmente favoráveis a um desenvolvimento harmonioso. Deste modo, procurou-se avaliar até que ponto as diferentes práticas parentais utilizadas pelos pais afetam o bem-estar dos seus filhos, ao nível da sua satisfação geral com a vida e da avaliação emocional (positiva ou negativa) que fazem em relação à mesma. Para a concretização da presente investigação foram efetuados dois estudos, um de natureza qualitativa e outro de natureza quantitativa. O estudo qualitativo, efetuado através de Entrevistas Semiestruturadas Individuais, permitiu-nos conhecer a perceção da criança acerca do conceito de felicidade e os indicadores de bem-estar subjetivo das crianças a partir das suas próprias declarações. Através deste estudo, pudemos também identificar os fatores sociodemográficos e as práticas parentais mais relevantes na variância do bem-estar subjetivo das crianças e conhecer eventuais dificuldades e necessidades sentidas pelos pais na promoção do bem-estar subjetivo dos seus filhos. O estudo quantitativo possibilitou a recolha de dados acerca do nível de bem-estar subjetivo das crianças (Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crianças e Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças; Giacomoni, 2002) e dos respetivos pais (Escala de Afetos Positivos e Negativos; Galinha & Pais Ribeiro, 2005; Escala de Satisfação de Vida; Simões, 1992). Permitiu-nos ainda fazer um levantamento das práticas parentais adotadas (Questionário de Estilos e Dimensões Parentais; Miguel, Valentim, & Carugati, 2009). Os resultados obtidos apontam para um poder preditivo das práticas parentais enquadradas no estilo parental permissivo na dimensão satisfação com os pares do bem-estar subjetivo da criança. Por outro lado, os mesmos resultados parecem indicar que as variáveis do contexto da educação pré-escolar, nomeadamente o tempo passado no jardim-de-infância e a frequência de atividades extracurriculares, o tempo de interação dos pais com os seus filhos ao fim de semana, a estrutura familiar e nível de bem-estar subjetivo dos próprios pais (a satisfação com a vida) são melhores preditores do bem-estar subjetivo da criança do que as práticas parentais.
Dias, Isabel Maria Gonçalves Teixeira. "Aprendo com a doença: O contributo da educação emocional na promoção do bem-estar das crianças hospitalizadas." Master's thesis, 2015. http://hdl.handle.net/11328/1640.
Full textEducation is an essential instrument to deal with the physical, psychological, social and emotional needs of hospitalized children. We have developed a project on emotional education, that we called “Learning with disease”, which aims to understand how hospitalized children feel and discover their emotions and to help them to use this experience positively in the development of their personality. We, therefore, created opportunities for the paediatric patient to express, clarify and regulate his/her own emotions, using dialog and pleasant activities, like relaxation, massage, laughing sessions, musical expression and others to be analysed in later publications. We have selected Joy, Affection, Shame, Sadness, Anxiety and Fear, since they were the most frequently experienced and most lasting emotions, as verified by direct observation of behaviour and verbal communication of patients. We have characterized each of these emotions in conformity to various accepted descriptions and created our own working definitions adapted to the hospital context, based on our experience. Children were asked and taught to make a record of these emotions in connection with their usual daily routines. Negative emotions, namely Fear, were studied in greater detail for their major relevance in the experience of hospitalized children and their families and also because it is our main purpose to develop strategies to provide the maximum possible comfort to the patients during their hospital stay, with maximum relief of pain and distress related both to the underlying disease and to the necessary clinical procedures. This investigation was developed within the framework of Hospital Pedagogy which is a branch of Pedagogy devoted to observe and promote child´s development in a hospital setting where, in spite of being hospitalized, patients keep on growing as human beings and have a unique opportunity to learn to cope with new and inevitable facts of life, integrating them positively in their experience and in the development of their personality. Our objectives and strategies are currently exposed on a board in our meeting room, which we have called “Pátio das Ideas” (Courtyard of Ideas).
Martinez, Maria Laura Oliveira. "O bem-estar das crianças em acolhimento institucional e o trajeto de vida." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/1822/43028.
Full textO acolhimento institucional é a última medida aplicada as crianças/jovens, como meio de proteção, visando salvaguardar os direitos das crianças/jovens. Este trabalho tem como objetivo procurar conhecer uma pouco do trajeto de vida das crianças que se encontram em acolhimento institucional, desde sua entrada na instituição, até seus desejos pós-institucionais, procurando compreender como o ambiente institucional contribui para o seu bem-estar e se o tempo de institucionalização interfere no seu desenvolvimento. Para isso, a investigação contou com uma pequena amostra, mais especificamente com seis crianças na faixa etária entre os 11 e os 13 anos. A investigação é um estudo de caso múltiplo e tem como orientação metodológica a abordagem qualitativa. As informações obtidas, a partir da voz da criança, foram analisadas e interpretadas. O resultado alcançado é fruto de um estabelecimento de cumplicidade, respeito e confiança entre investigador e investigado, sobretudo seguindo os princípios éticos da investigação com criança. A conclusão que chegamos através desta investigação é que a instituição tem que ser um ambiente que proporcione afeto, segurança e cuidados a criança, promovendo o seu bem-estar e para que isso aconteça os técnicos têm que manter uma boa relação com a criança. A relação que as mesmas estabelecem entre pares, estas quando saudáveis, tornam-se um importante contributo para o enfrentamento da sua realidade. A institucionalização deverá ser a mais breve possível, pois o tempo de acolhimento quando prolongado infringe o principal direito da criança, que é o da convivência familiar.
The institutional reception is the last measure applied to young children/kids as kind of protection, and it aims to protect the rights of the same. This job has the objective to know a little of the path of life of children who are in institutional reception, since entering the institution until their post-institutional desires, seeking to understand how the institutional environment contributes to your well-being, and if the institutionalization time changes with the development. For this investigation we had included a small sample, more specifically with 6 children aged between 11 and 13 years old. This research is a multiple study case and it’s a methodological qualitative guidance approach. The information that was obtained from child’s voice were analyzed and interpreted. The achieved result was based in complicity, respect and trust between researchers and investigated, following the ethical principles of the research with child. The conclusion that we came through in this research is that the institution, has to be an environment that provides to the child affection and safety by promoting their well being, for that to happen the technicians have to maintain a good relationship with the children. The relationship that they have when is healthy, become an important contribution to face It’s reality. Institutionalization should be short as possible because if it’s not then violates the primary right of the child that is the family coexistence.