Academic literature on the topic 'Benefícios do trabalhador'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Benefícios do trabalhador.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Benefícios do trabalhador"

1

Marques Junior, Nelson Kautzner. "Benefícios da revolução russa." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 11, no. 1 (September 16, 2019): 210. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v11i1.30690.

Full text
Abstract:
<p>O objetivo da revisão foi de apresentar os benefícios da revolução russa referente ao direito trabalhista, na saúde e na educação, no esporte. Até o século XX na Rússia o trabalhador não tinha nenhum direito trabalhista, mas com a revolução russa o povo conquistou vários benefícios – 8 horas de serviço, férias remuneradas etc. A saúde e a educação passaram a ser gratuitos na Rússia revolucionária. Em 1917 Kotov elaborou uma periodização e depois foram feitas outras pesquisas sobre esse tema onde resultaram em outros modelos. Em conclusão, o socialismo é o meio da sociedade se tornar mais igualitária e com melhor qualidade de vida. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Faria, André Fiuza. "ESTUDO DA NR - 17 E SEUS BENEFÍCIOS PARA O AMBIENTE DE PRODUÇÃO." Revista Ensaios Pioneiros 2, no. 2 (November 26, 2019): 54–62. http://dx.doi.org/10.24933/rep.v2i2.159.

Full text
Abstract:
A identificação de aspectos de saúde e segurança no trabalho tem se tornado assunto de suma importância para toda organização que se preocupa com o bem-estar de seus funcionários e colaboradores. Por isso, cada vez mais se tem buscado soluções que venham minimizar os riscos de surgimento de distúrbios físicos e emocionais que comprometam o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador no desenvolvimento de suas respectivas atividades. Este artigo traz um estudo sobre os aspectos conceituais da ergonomia e seus benefícios para o ambiente produtivo, tendo como objetivo geral mostrar sua importância para a saúde na vida diária dos trabalhadores. O foco desse estudo será a análise de alguns conceitos, aplicações e diretrizes com o intuito de demonstrar como a ergonomia pode auxiliar na incessante busca por um ambiente de alta produtividade nas empresas, sem afetar a integridade física e psicológica dos colaboradores dessas respectivas organizações. A fim de obter as referências necessárias para a compreensão do estudo, este artigo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, com a contribuição de autores consagrados que tratam do tema em questão. A ergonomia contribui de forma fundamental e significativa na produtividade, na qualidade do produto e/ou serviço e no bem-estar dos trabalhadores. Palavras-chave: Ergonomia, Produtividade, Qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinto Júnior, Afrânio Gomes, Ana Maria Cheble Bahia Braga, and Amadeu Roselli-Cruz. "Evolução da saúde do trabalhador na perícia médica previdenciária no Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 17, no. 10 (October 2012): 2841–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232012001000031.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de analisar a prática da Perícia Médica Previdenciária a partir da introdução dos paradigmas da Saúde do Trabalhador, coletaram-se informações sobre a concessão de benefícios por incapacidade, avaliando o adoecimento pela geração da Comunicação de Acidente de Trabalho no Polo Cimenteiro do Rio de Janeiro. Entre 2007 e 2009 foi encontrada apenas uma notificação envolvendo o manuseio de resíduos tóxicos utilizados como substitutos de matriz energética embora a análise mostrasse fontes e mecanismos de adoecimento não considerados pela Perícia Médica, ainda centrada na lógica unicausal da Medicina do Trabalho. Para alcançar os paradigmas da Saúde do Trabalhador são necessárias mudanças na atuação da Perícia Médica, com o restabelecimento de parcerias, formação de recursos humanos, adoção de indicadores epidemiológicos, estabelecendo e avaliando metas que avancem para além da simples concessão de benefícios por incapacidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Abrahamson, Peter. "O retorno das medidas de ativação na política de bem-estar dinamarquesa:." SER Social 11, no. 25 (May 23, 2010): 244–73. http://dx.doi.org/10.26512/ser_social.v11i25.12726.

Full text
Abstract:
A flexicurity é divulgada como a melhor forma de assegurar tanto um bom ambiente de investimentos quanto uma força de trabalho protegida. A flexicurity combina mercado de trabalho flexível, no qual os empregadores têm grande liberdade de despedir os trabalhadores, com benefícios de bem-estar generosos; e essa combinação é facilitada pSelas políticas ativas de mercado de trabalho. Na realidade, a Dinamarca possui um mercado de trabalho flexível, mas os benefícios, em caso de desemprego e ativação para o trabalho, não podem ser descritos como generosos em um contexto europeu. A ativação é frequentemente percebida como punição pelo trabalhador, por estar desempregado, e tem sido aceita por ser obrigatória, ou seja, a pessoa correrá o risco de perder os benefícios se ela recusar medidas de ativação. Há um preço a ser pago pelo alto grau de flexibilidade e esse preço se traduz em marginalização e exclusão. 25% da população dinamarquesa em idade produtiva estão por muito tempo ou permanentemente vivendo fora do apoio público generoso do mercado de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dos Santos, Kleber Luís Silva, Maria do Perpetuo Socorro Avelar Guimarães, and Paula Hentschel Lobo Da Costa. "Efeitos de um programa de Ioga na saúde do trabalhador." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 7 (June 22, 2012): 43. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc7(1)578.

Full text
Abstract:
Introdução: A prática da Ioga com suas técnicas de Asanas, Pranayamas e meditação estimula o bom funcionamento dos órgãos vitais e pode contribuir para a saúde de trabalhadores. Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar os efeitos da prática regular da Hatha Ioga em um grupo de trabalhadores saudáveis. Métodos: Os benefícios orgânicos da prática da Ioga foram avaliados através do questionário "Musculoesquelético Nórdico"; aspectos psicossociais e de envolvimento com o trabalho foram avaliados com o "Questionário do Bem Estar e Trabalho”. Trinta voluntários saudáveis (ambos os sexos, média de idade de 41,4 ± 9,1 anos), sedentários e de uma mesma empresa, por sorteio, compuseram dois grupos de 15 indivíduos: grupo experimental e grupo controle. A intervenção foi elaborada com aulas de Hatha Ioga realizadas dentro da empresa, durante o horário de trabalho, com duração de 60 minutos, por um período de oito semanas, duas vezes por semana. Esta foi desenvolvida por um único professor de Ioga, experiente e independente do estudo. Os trabalhadores tiveram autorização para se ausentar de seus postos de trabalho durante o período das aulas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da universidade (424/2011). Resultados: Foi observada uma diminuição significativa nas queixas musculoesqueléticas após o período da intervenção apenas no grupo experimental. Quanto às medidas de bem estar e satisfação com o trabalho, apenas o grupo experimental apresentou uma tendência de aumento no grau de satisfação em seu ambiente de trabalho. Esses resultados sugerem que a prática da Hatha Ioga produziu redução das queixas musculoesqueléticas e, esse fato pode estar correlacionado ao maior nível de satisfação e envolvimento do trabalhador em seu ambiente ocupacional. Conclusões: Nossos resultados são evidências de que a intervenção de oito semanas com Hatha Ioga dentro da empresa produziu benefícios musculoesqueléticos e um maior bem estar no ambiente de trabalho de indivíduos saudáveis. Assim podemos recomendar a prática regular da Hatha Ioga para a promoção da Saúde do Trabalhador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rorato, Caroline, and Antonio Carlos Estender. "Qualidade de vida no trabalho e a ergonomia como fator de influência na produtividade." Revista da Faculdade de Administração e Economia 9, no. 2 (March 2, 2019): 44. http://dx.doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v9n2p44-65.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva demonstrar como a ergonomia pode melhorar significativamente a eficiência, produtividade e a prática de tarefas com mais conforto, segurança e saúde nos postos de trabalho e na vida dos colaboradores das organizações envolvendo a relação do homem com o ambiente e as necessidades de qualidade, de produtividade e de redução de custos para a organização, mantendo a motivação e resultando em inúmeros benefícios. Visa também solucionar problemas, no caso, como os fatores ergonômicos podem trazer benefícios tanto à saúde do trabalhador quanto a produtividade da empresa. Com o objetivo de melhorar a eficiência organizacional, como a produtividade, realizando estudo de caso, entrevistas para levantar dados relevantes a respeito de como a ergonomia pode ser um fator importante para um local de trabalho saudável e para um bom andamento na produtividade da organização. Foram analisados as condições de trabalho e os sintomas mais frequentes que o trabalhador possa apresentar, pois esses fatores são sintomas de um ambiente de trabalho não ergonômico e que pode trazer prejuízos tanto à saúde do trabalhador quanto a produtividade da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Diana Vaz de, Thiago Beltrão Viana, and Marília Miranda Fortes Gomes. "Impacto das Recentes Reformas Previdenciárias nas Receitas e Despesas do RGPS: Sanção da Fórmula 85/95 Progressiva." Revista Evidenciação Contábil & Finanças 7, no. 2 (May 24, 2019): 5–22. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n2.40897.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar o impacto das recentes reformas previdenciárias nas receitas e despesas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), a partir da sanção da fórmula 85/95 progressiva para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição (ATC).Fundamento: Em novembro de 2015 o Governo brasileiro aprovou a Lei n° 13.183, sancionando a fórmula 85/95 progressiva, com vigência imediata, que passou a considerar o número de pontos alcançados somando a idade e o tempo de contribuição. Com essa alternativa, alcançados os pontos necessários, o segurado do RGPS poderá receber o benefício integral sem aplicar o fator previdenciário.Método: A pesquisa desenvolveu-se no formato de simulações por meio da extensão Crystal Ball, em três diferentes cenários adotados para a concessão do benefício para ATC visando rastrear a probabilidade de algum equilíbrio no resultado previdenciário: (i) mantendo o pagamento dos benefícios ATC com a aplicação do fator previdenciário; (ii) aplicando a nova fórmula progressiva; e (iii) aplicando a fórmula progressiva concomitantemente com o fator previdenciário.Resultados: A opção pela nova regra não só mantém a tendência de déficit das contas previdenciárias como impacta ainda mais negativamente o resultado previdenciário apurado no RGPS, quase dobrando as despesas comparativamente ao fator previdenciário, fato que prejudica a sustentabilidade do sistema previdenciário brasileiro.Contribuições: A investigação apontou que a nova medida beneficia o trabalhador em detrimento das contas públicas. Os trabalhadores poderão postergar a aposentadoria para receberem benefícios sem a incidência do fator previdenciário, fazendo com que os gastos do Governo com a previdência se elevem, visto que não há a criação de fontes de arrecadação alternativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fonseca, Danilo Da Silva, Marcela Bortotti Favero, Camila Chirnev Caobianco, and Eduardo Chierrito-Arruda. "ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS E MODALIDADES DO SEGURO DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ/PR." Práticas de Administração Pública 2, no. 2 (October 7, 2019): 52. http://dx.doi.org/10.5902/2526629237180.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo fazer uma breve análise da quantidade de benefícios de Seguro-desemprego nas modalidades Formal e Empregado Doméstico concedidos na região metropolitana de Maringá/PR. Os dados são apresentados através de gráficos comparativos em forma de três grupos de cidades com o mesmo porte populacional, e, assim, faz-se uma breve análise das concessões desses benefícios e abordam-se também as leis que regulam o programa nas cinco modalidades existentes atualmente. São as modalidades: Seguro-Desemprego Trabalhador Formal, Seguro-Desemprego de Empregado Doméstico, Seguro-Desemprego de Trabalhador Resgatado, Seguro-Desemprego de Pescador Artesanal e Bolsa Qualificação. Também, esclarece-se sobre a instituição FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que é um fundo vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego que tem por objetivo principal custear o programa de seguro-desemprego e financiar programas de desenvolvimento socioeconômico, como cursos para capacitação profissional via Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Entre os resultados, destacou-se o impacto da seguridade para a categoria das domésticas, que conquistou direitos trabalhistas recentemente. Entre as análises, compreende-se que a modalidade Formal é a mais utilizada na região. Nas cidades de maior porte populacional (35 mil habitantes), foi perceptível um movimento em ascensão do uso de seguridade entre os anos de 2016 e 2017, período que reflete a crise política e econômica nacional. Este estudo revelou a urgência de garantir direitos trabalhistas, principalmente para grupos sociais que são excluídos da possibilidade de trabalhos formais, como era o caso das domésticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gomes, Marleide da Mota. "Epilepsia e incapacidade laborativa." Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology 15, no. 3 (September 2009): 130–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-26492009000300007.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: O equilíbrio entre as exigências de uma dada ocupação e a capacidade para realizá-las, a capacidade laborativa, é uma preocupação importante a ser considerada pelo trabalhador (segurado ou não à Previdência Social)/empregador/Previdência social. O trabalhador com epilepsia (TE) pode ter incapacidade laborativa e prejuízos de inserção no mercado de trabalho. OBJETIVOS: Apresentar questões relacionadas às características relevantes da epilepsia, princípios da capacidade laborativa, benefícios/serviços concedidos pela Previdência máxime os de auxílio-doença, reabilitação profissional e perícia médica. MÉTODOS: Revisão narrativa sobre epilepsia e trabalho principalmente a partir de artigos nacionais incluídos no Pubmed com os termos epilepsy e work nos seus títulos, além de material vinculado a epilepsia, benefícios concedidos e perícia médica. RESULTADOS: Os benefícios aos TE, dentre eles os auxílio-doença, são prevalentes entre os concedidos pela Previdência Social. Os TE com farmacorresistência e os com comorbidades são os mais propensos a terem incapacidade laborativa parcial ou total, temporária ou permantemente, para uma ou várias profissões. CONCLUSÃO: Os TE podem se inserir bem no mercado de trabalho valorizada a sua qualificação profissional, mas com atenção às barreiras intencionais e não intencionais. Pacientes com farmacorresistência e com comorbidades incapacitantes podem necessitar dos benefícios previdenciários. Os clínicos, peritos, equipe de reabilitação, empregadores, educadores e legislação adequada têm papel relevante na integração do TE no mercado de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sarmento Neto, Deusdete Dos Santos, and Walter Rubini Boneli Da Silva. "PERCEPÇÃO DO TRABALHADOR POR MEIO DA FOLHA DE PAGAMENTO EM RELAÇÃO AOS BENEFÍCIOS NAS METALÚRGICAS DO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS (PA)." Acta Negócios 2, no. 1 (June 27, 2019): 116–32. http://dx.doi.org/10.19141/2594-7680.actanegocios.v2.n1.p116-132.

Full text
Abstract:
O amplo diferencial das empresas diante de seus colaboradores não está meramente na retribuição paga aos mesmos, consiste também na motivação e satisfação que é disponibilizada. Os benefícios apropriados são de suma importância para o desenvolvimento do trabalho. Mediante estudo quantitativo, com base na amostra de 82 metalúrgicos da cidade de Paragominas (PA), esta pesquisa apresenta um modelo de cinco fatores para análise dos benefícios: recompensas, desenvolvimento, integração com a segurança, bem-estar e condições de trabalho. O objetivo deste estudo foi identificar benefícios mais percebidos pelos metalúrgicos e que trazem satisfação para os colaboradores. Foi possível identificar que os ganhos salariais apresentaram maior relevância de acordo com os colaboradores juntamente à folha de pagamento. E através da matriz de correlação, os benefícios referentes a acordo salarial e adicionais de insalubridade são os que apresentaram a correlação mais alta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Benefícios do trabalhador"

1

Silva, Severina Maria da. ""Informações sobre direitos, responsabilidades, deveres e benefícios de trabalhadores de enfermagem de hospitais de Recife - PE"." Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-25052006-110720/.

Full text
Abstract:
Este estudo transversal, não experimental do tipo survey, objetivou analisar a relação de trabalho entre os trabalhadores de enfermagem de duas instituições hospitalares da cidade de Recife, Pernambuco e as informações que eles possuem quanto aos seus direitos, responsabilidades, deveres e benefícios. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas com trabalhadores de um hospital público e um privado e observação não participante da pesquisadora no período de maio a setembro de 2004. Após a coleta e a análise dos dados constatou-se que: no total dos 324 sujeitos das duas instituições, a predominância é do sexo feminino (92,6%), com pessoas mais velhas na instituição pública e predomínio de sujeitos com o segundo grau completo (66%). A instituição pública apresenta maior número de enfermeiros (29,8%) e a particular maior número das outras categorias de enfermagem. Nos dois hospitais, constatou-se trabalhadores exercendo outras funções além daquelas possíveis pela sua formação profissional; em relação ao cargo a grande maioria dos trabalhadores (96,6%) assume o cargo no qual foi contratado. Em ambas as instituições, os sujeitos trabalham mais nas enfermarias (44,1%); quanto ao tempo de serviço institucional, no cargo e na função houve predomínio de trabalhadores entre 0 e 5 anos. O tipo de contrato de trabalho existente é o regime jurídico único no hospital público e no particular o contrato de trabalho é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas. No que se refere ao fato de identificar quais os programas de promoção à saúde do trabalhador existentes nos hospitais, os entrevistados informaram, em sua maioria (51,9%) a existência de CIPA. Quando indagados sobre seus direitos, conseguiram identificá-los em sua maioria , com percentuais entre 59,3% e 96.6%; quanto aos seus deveres, identificam-nos como tais com percentuais entre 51,9% e 75,1% e os confundem, particularmente, com as suas responsabilidades. No que se refere as suas responsabilidades, não conseguem identificá-las com adequacidade, apresentando valores entre 22,5% e 47,2%, confundindo-as com seus deveres, à exceção da responsabilidade por erro cometido. Em relação aos benefícios, em sua totalidade, os confundem, principalmente com seus direitos, alcançando valores de acertos entre 14,2% e 48,8%. Os trabalhadores não acertaram muitas das respostas, confundindo direitos, responsabilidades, deveres e benefícios, o que evidencia a sua vulnerabilidade enquanto cidadão e trabalhador. Ensinamentos sobre temáticas voltadas ao trabalho – no caso os direitos, responsabilidades, deveres e benefícios dos trabalhadores deveriam ser ministrados desde os seus cursos de formação e reforçados em programas de educação continuada existentes nas instituições que os empregam. Sugestões são feitas no sentido que as informações sobre direitos, deveres, responsabilidades e benefícios sejam socializadas entre trabalhadores, dando-lhes oportunidades do real exercício da cidadania.
This cross-sectional, non experimental survey aimed to analyze the work relation among nursing workers at two hospital institutions in Recife – PE, Brazil and the information they possess about their rights, responsibilities, duties and benefits. Data were collected through interviews with workers at one public and one private hospital, as well as non participant observation by the researcher between May and September 2004. After data collection and analysis, it was observed that women predominated (92,6%) among the 324 subjects in the two institutions, with older persons at the public institution, and a predominance of people who had not finished secondary education (66%). The public institution employed a higher number of nurses (29,8%), while the private hospital revealed a greater quantity of other nursing categories. At the two hospitals, workers performed other functions apart from what they could perform through their professional training; a large majority of the workers (96,6%) assumed the post they were hired for. At both institutions, subjects worked more at the wards (44,1%); there was a predominance of workers who had spent between 0 and 5 years on the job and in their current function. The existing employment contract was the single legal system at the public hospital while, at the private institution, employment contracts were ruled by the Consolidation of Labor Laws. With respect to identifying what occupational health promotion programs existed at the hospitals, most of the interviewees (51,9%) mentioned the existence of an Internal Accident Prevention Commission. When questioned about their rights,they managed to identify most of them, with percentage scores ranging from 59,3% to 96,6%; in terms of duties, these were identified with scores from 51,9% to 75,1%, and particularly mixed up with responsibilities. Participants did not manage to identify their responsibilities adequately, with scores ranging from 22,5% to 47,2%, and mixed them up with their duties, except for the responsibility in case of error. What their benefits is concerned, participants mainly mixed them up with their rights, with correct answers ranging from 14,2% to 48,8%. Workers gave many incorrect answers, mixing up rights, responsibilities, duties and benefits, which demonstrates their vulnerability as citizens and workers. Information about work-related issues – in this case workers’ rights, responsibilities, duties and benefits must be offered in their training courses and reinforced in permanent education programs in their employment institutions. This study suggests that information about rights, duties, responsibilities and benefits should be socialized among workers, giving them the opportunity to actually exercise their citizenship.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Carlos Henrique de. "Da tutela das informações sociais do trabalhador à garantia efetiva de acesso aos benefícios previdenciários." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2138/tde-09122013-152003/.

Full text
Abstract:
Atualmente, para obter um benefício previdenciário o segurado da Previdência Social deve agendar seu comparecimento a uma agência munido de seu documento pessoal. Comprovado seu direito terá o benefício imediatamente concedido. Essa concessão de maneira tão célere e desburocratizada só é possível graças a informatização dos dados sociais dos trabalhadores brasileiros filiados à Previdência Social. O banco de dados que armazena as informações cadastrais, os vínculos, as remunerações e todos os demais dados necessários para a concessão de um benefício previdenciário é denominado Cadastro Nacional de Informações Sociais, CNIS. O abastecimento desses dados sociais do trabalhador é realizado principalmente pela Guia de Informações ao FGTS e à Previdência Social, GFIP, que é um documento preenchido mensalmente pela empresa do qual constam todos os dados dos trabalhadores que serão armazenados no Cadastro Nacional. A GFIP tem dupla natureza jurídica, natureza de obrigação tributária acessória e obrigação legal de cunho social. Essa, como visto acima, se consubstancia pela característica de instrumento de abastecimento dos dados sociais com vistas à implementação dos direitos previdenciários do trabalhador. Aquela, de obrigação tributária acessória, exsurge ao recordarmos que a GFIP contém todos os valores da remuneração percebida pelo trabalhador, que é base de cálculo das contribuições sociais previdenciárias devidas pela empresa e pelo próprio segurado. Em alteração promovida pela Lei nº 11.941, de 2009, a sanção pelo descumprimento do dever de preencher e enviar a GFIP foi alterada. Criou-se multa moratória de expressiva monta no caso de descumprimento das obrigações relacionadas à GFIP. Porém, o pagamento do tributo acrescido da multa aplicada não garante que as informações sociais necessárias à concessão dos benefícios previdenciários cheguem ao CNIS. Nem mesmo após a fiscalização e punição da empresa inadimplente. Não há, hoje em dia, proteção legal aos dados sociais dos trabalhadores brasileiros e nesse sentido, não há garantias de que a concessão dos benefícios previdenciários seja regularmente realizada. O presente estudo, após analisar com a profundidade necessária a questão, submete uma proposta de alteração legislativa objetivando a garantia das informações sociais do trabalhador e assim efetiva tutela de seus direitos sociais.
Nowadays in order to receive the retirement plan benefit, the employee needs to go to the closest office with his /her personal documents. Once it is confirmed the worker rights, the benefits will be available to the employees. This simple transaction is only possible through all Brazilian workers social data base which is linked to Social Security. CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) is the System responsible for storing all data base information and employees paychecks. The collection of all workers social data is mainly maintained by Guia de Informações to FGTS and Previdência Social (GFIP).There is a monthly document filled by employers which contains all workers data. This data afterwards will be stored at Cadastro National. GFIP has a double juridical nature since it implies in tax and social obligation. As mentioned above, it is based as an instrument of social data storage to implement employees retirement plan rights. The tax obligation is the calculation of employees and employers contributions based on all workers received paychecks. Since the approval of the law 11.941 in 2009, the obligation of filling and sending information to GFIP changed. It was imposed a heavy penalty for those not fulfilling GFIP obligations. But still heavy penalties do not guarantee that the necessary social information gets to CNIS. Not even after the companies that are failing to do so have been inspected and punished. There is not, nowadays, legal protection to the Brazilian workers social data compromising retirement benefits. The proposal of this study, after deeply analysis of the issues mentioned above, is to request a change in the legislation in order to guarantee the workers social information as well as the employees social rights.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silveira, Cristiane Aparecida. "Benefícios e malefícios do trabalho sob a ótica de adolescentes trabalhadores." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-12012009-154116/.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou identificar as repercussões do trabalho na vida de adolescentes de uma cidade do interior de Minas Gerais, segundo a ótica dos próprios trabalhadores. Trata-se de uma investigação quanti-qualitativa, com o uso de estatística descritiva e análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Participaram da pesquisa 66 adolescentes e os resultados revelaram uma composição com uma média de cinco pessoas por família, renda de um a três salários-mínimos, sendo que 27 (40,91%) realizavam o trabalho nas ruas e 39 (59,09%) em setores administrativos de diversas instituições. Quanto ao tempo de trabalho, 24 (36,36%) trabalhavam de sete a 12 meses; nove (13,64%) adolescentes referiram ter sofrido Acidente de Trabalho e quatro (6,06%) já adoeceram por causa do trabalho. As categorias abstraídas dos depoimentos para a identificação do significado do trabalho para os adolescentes foram: independência financeira; ajuda familiar; valoração pessoal e valoração profissional. As repercussões positivas apontam o desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal e de comunicação; desenvolvimento pessoal, intelectual e físico; independência e liberdade; ocupação do tempo e a melhoria na condição de vida. As repercussões negativas incluíram: cansaço e preocupação; falta de tempo para lazer, estudos, convívio familiar e com amigos e riscos do trabalho. Quanto à opinião da família acerca da condição ocupacional do adolescente emergiram três categorias temáticas: apoio, aspecto financeiro e oportunidade. Concluiu-se que o adolescente tem uma visão positiva do trabalho e reconhece os malefícios e benefícios do trabalho em sua vida
This study aimed to identify the repercussions of work in adolescents life in a city in the interior of Minas Gerais (Brazil), according to workers perspective. It is a quantitative and qualitative study, using descriptive statistics and content analysis. Subjects were 66 adolescents and results showed a family composition with an average of five people and family income from one to three minimum wages; 27 (40.91%) of them have field works and 39 (59,09%) work in administrative sectors of different institutions. Regarding time of work, 24 (36,36%) had worked from 7 to 12 months. Nine (13,64%) adolescents mentioned having Occupational Accidents and four (6,06%) have already been taken ill because of work. Financial independence, family help and personal and professional valuation were the categories attributed to the meaning of work. The positive repercussions were development of social and communicative abilities, personal, physical and intellectual development, independence and liberty, to occupy the spare time and improvement in living conditions. The negative repercussions included: tiredness, preoccupation, loss of time spent with family and friends, occupational risks and lack of time for study and leisure. Three thematic categories emerged from the opinion of the families about the occupational condition: support, financial aspect and opportunity. It is concluded that the adolescent has a positive view of work, attributing different meanings to it, family also have this viewpoint, even recognizing the interferences of work in adolescents life
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Serpa, Ruth Eleutério. "Benefícios previdenciários e assistenciais concedidos por doenças infecciosas no Brasil no período de 2007 a 2011." Universidade Federal de Pernambuco, 2012. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11133.

Full text
Abstract:
Submitted by Heitor Rapela Medeiros (heitor.rapela@ufpe.br) on 2015-03-06T14:15:34Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO RUTH ELEUTÉRIO SERPA.pdf: 2963817 bytes, checksum: 1c479f7da2205167b4f0fdaeb01f58ee (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-06T14:15:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO RUTH ELEUTÉRIO SERPA.pdf: 2963817 bytes, checksum: 1c479f7da2205167b4f0fdaeb01f58ee (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2012-11-27
O Instituto Nacional do Seguro Social concede anualmente mais da metade dos seus benefícios por doenças e existe uma lacuna de conhecimento sobre a magnitude e distribuição geográfica desses benefícios por doenças infecciosas no Brasil. Este estudo visa caracterizar os benefícios concedidos por doenças infecciosas, o perfil sócio-demográfico dos beneficiários, as causas infecciosas mais frequentes e estimar o gasto institucional, nacional e regionalmente, de 2007 a 2011. Utilizando-se o Sistema Único de Informações de Benefícios (SUIBE), foram extraídos os dados: espécie, duração, renda mensal e doença infecciosa causadora do benefício, sexo, idade, categoria, grau de instrução e local de atendimento do beneficiário. Foram selecionadas as doenças do grupo A e B da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e demais doenças infecciosas ou parasitarias incluídas em outros grupos, conforme Organização Mundial de Saúde. O modelo de regressão linear entre as taxas de benefícios e a série temporal foi aplicado, com o calculo do coeficiente de correlação (R2). Realizou-se uma estimativa de gasto e calculadas as taxas pela população apta a requerer os benefícios. Mais de 350 mil benefícios foram concedidos por doenças infecciosas no período estudado, 3% do total de benefícios por doenças. Aproximadamente metade dos benefícios previdenciários foi concedida para a população do sudeste. Foi possível agrupar as regiões norte e nordeste como as de maiores taxas, de 12 a 15 benefícios/10.000 contribuintes, comparadas as demais regiões. As taxas de benefícios previdenciários por doenças infecciosas apresentaram tendência descendente entre os anos de 2007 a 2011 para as regiões, exceto para a região norte. Os benefícios assistenciais foram concedidos em maior número nas regiões nordeste e sudeste, sendo sul e centro-oeste as regiões com maiores taxas de benefícios por morador de domicílio de baixa renda. A maior frequência de doenças infecciosas nos benefícios previdenciários por região foi: tuberculose (21% no sudeste e nordeste), hanseníase (27% e 24% no norte e centro-oeste, respectivamente) e aids (23% no sul). Para o benefício assistencial, a aids foi a doença mais prevalente (40% no centro-oeste a 64% no sul). Os benefícios apresentaram duração de média de 74 dias, maior no norte (88 dias), sendo o mais concedido o auxílio doença previdenciário (80%). Os benefícios previdenciários foram majoritariamente concedidos à população masculina (70%), da área urbana (87%), com baixa escolaridade e empregada (50%). Para os assistenciais, a razão masculino/feminino foi de 1. A média de idade dos beneficiários (previdenciários e assistências) foi de aproximadamente 39 anos. Maiores gastos com benefícios previdenciários foram registrados no sudeste, enquanto sudeste e nordeste apresentaram maiores gastos com os assistenciais. O presente estudo evidencia que as doenças infecciosas são causas de benefícios em todas as regiões brasileiras, acometendo trabalhadores em idade produtiva e de baixa escolaridade, podendo determinar afastamento temporário ou definitivo do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sant’Ana, Rhaissa Fidalgo Garcêz. "Um estudo sobre a aplicabilidade da lei nº 12.865/2013 para emissores de moeda eletrônica de benefícios de alimentação e refeição." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20620.

Full text
Abstract:
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2017-11-30T11:32:39Z No. of bitstreams: 1 Rhaissa Fidalgo Garcêz Sant_Ana.pdf: 1178156 bytes, checksum: 46130ef844df15af935789f25a4e9af4 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-11-30T11:32:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rhaissa Fidalgo Garcêz Sant_Ana.pdf: 1178156 bytes, checksum: 46130ef844df15af935789f25a4e9af4 (MD5) Previous issue date: 2017-11-09
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The card’s market in Brazil has taken relevant features over the years. Considering an expectation of the Central Bank as a controller of the financial transactions between agents independently of the payments ways, it´s necessary a closed and solid regulation and supervise of the main payment instrument nowadays: card. Attended these necessities, it was published at October, the ninety, 2013 the law nº 12.865 whose defines the Central Bank as a payments way regulator. As a consequence, this material analyses the dynamic and impacts on the area before and after this law, emphasizing emitters of alimentation benefits cards. Based on this objective, the hypothesis adopted includes that a new model of business suggesting by Central Bank’ regulation has promoted a control of the electronic money conception realized by institutes without bank’s permissions. The applied methodologies are documental and content analysis, to comprehension of the regulation and also financial demonstratives adopted by agents. As results, observes a redefinition by Central Bank about the interaction model between agents using payment arrange shows perspectives of equilibrium to finance system because of a control implantation on electronic money’s production, requisites to reports and process which validates the activity, also perspectives non-discriminatory access to submissive agents in the relation with emitters of electronic money. Moreover, it’s possible to verify an absence of rules to reduce inappropriate consume behaviors by beneficiaries of benefits cards as alimentation and meal
O mercado de cartões no Brasil tem obtido grande destaque com o passar do tempo. Considerando a expectativa do Banco Central em ser capaz de controlar as movimentações financeiras entre agentes do mercado independentemente do meio de pagamento empregado, faz-se necessária uma regulação e supervisão mais próxima e sólida do principal instrumento de pagamento utilizado atualmente: o cartão. Em observância a necessidade elencada, foi promulgada em 09 de outubro de 2013 a Lei nº 12.865 que define o Banco Central como órgão regulador do setor de meios de pagamento. Com isso, busca-se analisar a dinâmica e os impactos do setor antes e após a implantação da Lei nº 12.865, com destaque para os emissores de cartões de benefícios de alimentação. A partir desse objetivo, adota-se a hipótese de que o novo modelo de negócio proposto pela regulamentação do Banco Central promoveu o controle da geração de moeda eletrônica praticada por instituições que não se enquadram como bancos. As metodologias empregadas são pesquisa documental e análise de conteúdo, em que se tem uma compreensão dos normativos que disciplinam o setor, além de demonstrativos financeiros dos agentes que o compõe. Como resultados obtidos observa-se que a redefinição por parte do Banco Central do modelo de interação entre agentes, por meio de arranjos de pagamento trouxe perspectivas de equilíbrio ao sistema financeiro devido a implantação de controle sobre a geração de moeda eletrônica, com requisição de reportes e processos que validam a atividade, além da perspectiva de acesso não discriminatório a agentes até então submissos as delimitações dos emissores de moeda eletrônica. Ademais, constata-se a ausência de medidas que contenham comportamentos de consumo inapropriados por parte dos beneficiários dos cartões de alimentação e refeição
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kerbauy, Luis Rodrigues. "A previdência na área rural: benefício e custeio." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8113.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-26T20:27:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luis Rodrigues Kerbauy.pdf: 1526297 bytes, checksum: ae88fd84e66748643dcd5e55f1cc7023 (MD5) Previous issue date: 2008-05-19
This essay is an attempt to describe the main characteristics of rural social security, stating the differences in treatment given to urban and rural workers. In addition, it depicts the rural social security financing. First and foremost, in order to explain the law on rural social security, a thorough narrative illustrates the ineffective social protection given to rural workers throughout the history. The study states that equality is the way to achieve justice. It points out that an effective social inclusion program concerned with the achievement of social order requires a mutual action between benefits and social security financial plan. An extensive interpretation of rural workers social security rules attempts to solve controversial questions of rural workers rights by focusing on the equivalence principle among urban and rural population benefits. A distinguished financial plan for rural social security is also reckoned as a result of the unique nature of this sector s activities
Este trabalho procura descrever as principais características da previdência rural relevando os pontos que a diferenciam do tratamento conferido ao trabalhador urbano, além de expor o financiamento aplicável a esse setor. Inicia-se o estudo traçando o histórico da deficiente proteção social conferida ao trabalhador rural, para explicar as disposições atualmente encontradas nas leis referentes ao plano de benefícios e custeio da previdência social. O trabalho trilha pelo caminho da isonomia como meio na obtenção da justiça e aponta a necessidade de atuação conjunta do programa de benefícios e custeio como forma de inclusão social do trabalhador rural e busca da ordem social. Adota-se visão ampliativa na interpretação das normas que conferem tratamento previdenciário à população campesina, respondendo questões controvertidas acerca de seus direitos, em atenção ao princípio constitucional da equivalência dos benefícios devidos às populações urbana e rural. Constata, ainda, a forma diferenciada do custeio do setor agrário, em virtude da natureza diferenciada das atividades realizadas nesta área
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

NASCIMENTO, Adriana Soares. "A política previdenciária e as imagens do envelhecimento: um estudo do processo de aposentadoria rural." Universidade Federal de Campina Grande, 2009. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1766.

Full text
Abstract:
Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2018-09-20T21:31:56Z No. of bitstreams: 1 ADRIANA SOARES NASCIMENTO - DISSERTAÇÃO PPGCS 2009..pdf: 6306736 bytes, checksum: 6d2a6bd5dc6ec60e216efd3ec8e22f72 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-20T21:31:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADRIANA SOARES NASCIMENTO - DISSERTAÇÃO PPGCS 2009..pdf: 6306736 bytes, checksum: 6d2a6bd5dc6ec60e216efd3ec8e22f72 (MD5) Previous issue date: 2009-03-13
Capes
O objetivo dessa dissertação é conhecer as imagens do idoso agricultor construídas no campo das políticas públicas, tendo como foco principal para apreensão destas imagens o processo de concessão da aposentadoria rural que tramita pela previdência social e o sindicato dos trabalhadores rurais do município de Lagoa Seca. Enfocamos as imagens, enquanto categoria de análise e, para situar o tema das imagens do idoso agricultor, privilegiamos a abordagem sobre a modernidade sob o fato de que o processo de modernização de alta intensidade tem invadido todas as esferas da vida social, inclusive a esfera dos direitos e das políticas públicas. Constata-se que a teia de relações formata a política de Previdência Social, resignifica, legitima e elabora diferentes imagens dos idosos em geral, e dos idosos agricultores em particular. Estas novas imagens, criadas no contexto da modernidade tensionam e imprimem mudanças na racionalidade, que permeia a concessão dos benefícios previdenciários aos idosos agricultores no momento de receber a aposentadoria. Deste modo, as imagens foram analisadas, levando-se em consideração os processos sociais modernos e globais, traduzidos localmente, possibilitando, visualizar traços e características definidoras das imagens dos idosos agricultores na área em estudo, tentando mostrar a diversidade de interpretações e conflitos que se manifestam no processo de concessão do benefício. Como recurso metodológico, privilegiamos os relatos orais e as manifestações de como o elemento simbólico e material do benefício alteram as imagens dos sujeitos, no sentido de atribuir significados e resignificar as imagens do idoso. (QUEIROZ (1998), THOMPSOM (1992), LANG, 2006). Os dados foram analisados à luz dos conceitos sobre imaginário social, modernidade e políticas públicas. Percebemos que o INSS como instituição de concessão de benefícios elabora imagens do idoso agricultor pela atividade laboral exclusiva na terra, pelo aspecto físico desgastado pelo sol, referenciada pela caricatura histórica do "Jeca-tatu" e que não dá conta da real identidade do agricultor que hoje se apresenta no mundo moderno. Já o sindicato, enquanto órgão de representação dos agricultores e, portanto, um mediador no processo de aposentadoria legitima essas imagens. Para nós, abordar as imagens dos idosos agricultores permitiu concluir que estas fomentam um campo conflituoso acerca de saber quem é o idoso agricultor para a política pública de previdência em um cenário moderno.
The intent of this dissertation is to be informed about the images concerning the aged agriculturist that are formed in the field of public policies. In order to apprehend these images, the work have as main focus the process of concession of the old age pension whích goes through the social welfare and the union of rural workers in the city of Lagoa Seca. We focus the images as a category of analysis, and to situate the subject of the images of the aged agriculturist, we favored the discussion about modernity, because of the fact that high intensity modernization have been invading ali the áreas of social life, mcluding the area of rights and public policy. It is evidenced that the web of relations shapes the policy of social welfare, and signifies, legitimates and elaborates different images of the old aged in general and of the aged agriculturist in particular. These new images, created in the context of modernity intensify and implant changes within the rationality, which penetrates the concession of social welfare benefits to the old aged, at the moment to receive the old age pension. Therefore, the images were analyzed, taking into consideration the global and modern social processes, which are translated locally, making possible to visualize traces and defining characteristics of the old aged agriculturist in the area studied, trying to show the diversity of interpretations and conflicts that are manifested in the process of concession of the benefits. As a methodological resource, we privileged the oral accounts and the manifestations of how the symbolic and material element of the benefits, changes the images of the subjects, in the sense of attribute meanings and (re)signify the images of the old aged. The data were analyzed with the help of the concepts about social imaginary, modernity and public policy. We noticed that the INSS, as an institution to concede benefits elaborates images of the old aged agriculturist by the exclusive working activity at the land, by the wasted physical aspect, with the reference of the historical caricature of the "Jeca Tatu" (name and symbol of the simple Brazilian countryman), and it doesn't concerns the real identity of the agriculturist, that presents today in the modern world. As for the union, as an agency that represents the agriculturist and, therefore, mediates the process of retirement, legitimates these images. For us, to approach the images of the old aged agriculturist, it aílowed to conclude that these images create a field of conflicts that concerns who is the old aged agriculturist for the social welfare public policy in a modern scenario.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Teixeira, Esteves Juliana. "Fundos de pensão: benefício ou prejuízo para os trabalhadores?" Universidade Federal de Pernambuco, 2006. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1623.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:51:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo4907_1.pdf: 3040809 bytes, checksum: 56ef8bb5cf8c9d13bf72b475aa982b98 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2006
A preocupação com a invalidez e a idade avançada levou os cidadãos a criarem Caixas de Assistência de Aposentadorias. Atualmente a Previdência Pública está sendo apontada como insuficiente para responder aos anseios do povo, e a idéia de uma previdência complementar cresceu no imaginário daqueles que temem o abandono em tempos mais difíceis e nascendo para os empregados a figura dos fundos de pensão. O produto financiado a partir de recursos dos próprios trabalhadores, e apontado como a solução para todos os problemas, tem também um outro objetivo: obter fundos para que a empresa possa participar mais ativamente da vida financeira globalizada. Esses fundos sofrem forte pressão no sentido de ter liquidez suficiente para arcar com o pagamento dos benefícios dos empregados e ainda prover rendimentos para o empregador e o investidor. Deste modo, os fundos de pensão têm obrigações para com seus segurados, como liquidez e de tolerância ao risco do investimento. Ocorre que a forma encontrada pelos investidores para dar liquidez a tais fundos reflete diretamente nos valores que os beneficiários receberão em casos de invalidez ou aposentadoria. O estudo dos fundos de pensão e sua repercussão na vida dos trabalhadores diz respeito não só no aspecto previdenciário, mas principalmente na análise sob a perspectiva da utilização deste na acumulação de capitais e na financeirização das empresas e este é o tema deste trabalho, que, inicialmente, analisa o sistema previdenciário brasileiro e o chileno da atualidade para então, fazer uma análise de como os fundo de pensão estão sendo tratados no Brasil na perspectiva da fiscalização, transparência para os participantes, e atuação no mercado econômico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Freitag, Karin Cristiane 1980, Leonardo 1977 Brandão, and Universidade Regional de Blumenau Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. "Entre as contradições das políticas públicas e dos benefícios industriais : onde ficam os trabalhadores? /." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações FURB, 2017. http://www.bc.furb.br/docs/DS/2017/363031_1_1.pdf.

Full text
Abstract:
Orientador: Leonardo Brandão.
Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Centro de Ciências Humanas e da Comunicação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mauro, Marina Pedigoni. "A mulher trabalhadora : questões de gênero na Previdência Social /." Franca, 2016. http://hdl.handle.net/11449/148771.

Full text
Abstract:
Orientador: Juliana Presotto Pereira Netto
Resumo: A Constituição Federal de 1988 e o Plano de Benefícios da Previdência Social, Lei nº 8.213/1991, estabelecem as prestações do Regime Geral de Previdência Social brasileira. Em determinados benefícios, a legislação prevê requisitos como idade e tempo de contribuição mínimo para sua concessão. Porém, as prescrições acerca de salário-maternidade, aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição e pensão por morte trazem requisitos mais brandos às mulheres, para fazerem jus às prestações. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar as razões de tal diferenciação, de modo a verificar se tais questões de gênero constituem elemento de promoção da igualdade entre os sexos, diante das características de desigualdade existentes no mercado de trabalho. Tal análise busca relacionar a trajetória das legislações brasileiras e das normas de direito internacional com o histórico social de discriminação feminina. Possui como marco teórico os conhecimentos trazidos pelas teorias de gênero, mormente o feminismo, e pela sistemática jurídica fundamentada na teoria dos princípios, de caráter pós-positivista.
Abstract: A Constituição Federal de 1988 e o Plano de Benefícios da Previdência Social, Lei nº 8.213/1991, estabelecem as prestações do Regime Geral de Previdência Social brasileira. Em determinados benefícios, a legislação prevê requisitos como idade e tempo de contribuição mínimo para sua concessão. Porém, as prescrições acerca de salário-maternidade, aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição e pensão por morte trazem requisitos mais brandos às mulheres, para fazerem jus às prestações. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar as razões de tal diferenciação, de modo a verificar se tais questões de gênero constituem elemento de promoção da igualdade entre os sexos, diante das características de desigualdade existentes no mercado de trabalho. Tal análise busca relacionar a trajetória das legislações brasileiras e das normas de direito internacional com o histórico social de discriminação feminina. Possui como marco teórico os conhecimentos trazidos pelas teorias de gênero, mormente o feminismo, e pela sistemática jurídica fundamentada na teoria dos princípios, de caráter pós-positivista.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Benefícios do trabalhador"

1

Treviso, Marco Aurélio Marsiglia. A competência da justiça do trabalho, a incapacidade laborativa do trabalhador e o restabelecimento de benefícios previdenciários. São Paulo, SP, Brasil: LTr, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Junior, Hilário Bocchi. A igualdade (uniformidade e equivalência) dos trabalhadores urbanos e rurais no acesso aos benefícios previdenciários. São Paulo, SP, Brasil: LTr, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

The Compensation Solution: How to Develop an Employee-Driven Rewards System. Jossey-Bass, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tropman, John E. Compensation Solution: How to Develop an Employee-Driven Rewards System. Wiley & Sons, Incorporated, John, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tópicos em Gestão de Pessoas – Volume 2. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2017.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tópicos em Gestão de Pessoas – Volume 1. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2017.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Benefícios do trabalhador"

1

Torres, Vanderléia Aparecida Thuler, and Luciano José Pires. "Flexibilização da jornada de trabalho: benefícios, efeitos e desvantagens." In Administração Contemporânea 2, 55–63. Editora Zh4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh420212-3-p-55-63.

Full text
Abstract:
O objeto de estudo deste trabalho é mostrar que a flexibilização da jornada vem sendo estudada como uma alternativa para as empresas enfrentarem a crise, porém não é o que tem se observado. Este não seria o único meio de escapar da crise econômica. A pesquisa conceitua que a jornada de trabalho sofreu algumas mudanças no decorrer dos anos e que esta flexibilização deve ter o mínimo de limite para a proteção ao trabalhador, pois essa modalidade traz desvantagens para ele. Por fim, o alcance da diminuição da competitividade e aumento de postos de trabalho não serão conquistados através da flexibilização, ou seja, da contratação de novos empregados. O desemprego deve ser combatido de alguma outra forma viável que não cause o desequilíbrio nos interesses de ambos os lados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Woiciekoski, Sandra Mara Da Silva, and Zélia Halicki. "QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO DE UM HOSPITAL DE ENSINO." In Administração Contemporânea Vol 4, 77–86. 4th ed. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20218-8-p77-86.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo a investigação dos fatores que interferem na qualidade de vida no trabalho das secretárias que atuam no setor administrativo de um hospital de ensino de Curitiba, bem como identificar fatores que geram estresse e propor a implantação de um programa que promova a qualidade de vida no trabalho. O trabalho caracteriza-se como estudo de caso, de abordagem qualitativa. Foram entrevistadas 15 secretárias, que responderam um questionário, com questões relacionadas ao modelo de Watson. Os resultados demonstraram que grande parte é do sexo feminino e trabalham há mais de 10 anos na atividade, idade de 44 a 60 anos, com ensino médio e superior completo. Acerca do salário, este foi considerado o elemento mais motivador. Há discordância de opiniões quanto a preocupação na segurança, saúde e prevenção de acidentes, assim como no reconhecimento profissional pela chefia A maioria refere ter autonomia e poder tomar decisões nas suas competências, e também se destacou que o convívio familiar não é prejudicado pelo trabalho. Considerando que o trabalhador passa a maior parte do seu tempo no trabalho, a implementação de programas de atividades que aliviem o estresse do dia a dia pode trazer benefícios aos participantes, bem como promover a qualidade de vida no trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Proença, Camila Soares de, Eliza Miguel Cordeiro, Karina Lanziloti da Silva, Letícia Goulart Souto, Rúbia Luíza Savastano, Fernanda de Oliveira Silva, and Maximilian Espuny. "Análise dos pacotes de benefícios oferecidos aos trabalhadores da cidade de São José dos Campos." In Tópicos em Administração - Volume 38. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-042-2.cap.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Lillian Elizama de Abreu, Alzinete da Silva Pedroza Godoy, Celileane Simplício Moreira, Flávio Barreto de Souza, Hiagda Thaís Dias Cavalcante, Josielly Samara Costa, Maria Gildenia de Moura, Maykon Douglas de Oliveira Evangelista, Vanessa Maria de Araújo, and Paula Beatriz de Souza Mendonça. "O USO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES EM BENEFÍCIO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL DO TRABALHADOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA." In Políticas de Envelhecimento Populacional 5, 27–31. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8021913114.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

PEREIRA, Adriana A. "EDUCAÇÃO FISCAL: CONSTRUINDO CIDADANIA." In AUTORIA E SABERES DOCENTES, 121–30. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-20-14588-5.

Full text
Abstract:
O momento em que vivemos nos obriga a pensar nas dificuldades e benefícios inerentes à rapidez dos avanços tecnológicos. A quantidade de informação diversificada causa fenômenos, sejam eles positivos e/ou negativos, que se projetam no campo da educação. O método pedagógico e os instrumentos didáticos utilizados para a construção do conhecimento são a base desta proposta, sustentado pelo tema transversal e integrador Educação Fiscal (BNCC 2017), com a intencionalidade de formar estudantes/cidadãos. Consideramos a tecnologia como um componente fundamental para a elaboração cognição/subjetiva no processo de aprendizagens. Nesse contexto, os vídeos são instrumentos que permitem evidenciar o entrelaçar de áreas do saber. Nessa direção, operando uma desfragmentação dos saberes especializados e contribuindo para a construção do conhecimento autopoiético nos diferentes componentes curriculares e seus objetos do conhecimento. A proposta de trabalho está sustentada no paradigma da complexidade, focalizado na proposta teórica de Maturana, Varela, Morin. Os fenômenos referem-se ao estudo que está sendo realizado com os estudantes da EJA diurna14 , etapas III e IV, onde a teoria e a prática comungam. Os filmes de curta metragem “História dos tributos” e “Tributos: que história é essa” serão os primeiros a serem trabalhados para um despertar dos estudantes/sujeitos, sugerindo a eles serem de fato protagonistas de seu próprio processo de construção do conhecimento. Os demais filmes serão escolhidos pelo grupo, delegando a ele responsabilidades e autonomia. O contexto educativo ofertado a estudantes da EJA diurna é capaz de produzir cognição e subjetivação a partir da narrativa cinematográfica e suas linguagens e, assim, identificar os indicadores que participaram da construção do conhecimento através das auto narrativas produzidas pelos estudantes, como forma de se descobrirem como agentes de fato.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Benefícios do trabalhador"

1

Menezes, Tássia Mirelly da Conceição. "IMPACTOS DO ESTRESSE LABORAL NA SAÚDE DO TRABALHADOR." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1433.

Full text
Abstract:
Introdução: O Trabalho é considerado um determinante do bem-estar e da saúde do trabalhador e de sua família. Mas, além dos benefícios, pode causar prejuízos à saúde desses, levando ao adoecimento e até a morte. Os trabalhadores podem desenvolver desequilíbrio psíquico e somático, quando não são capazes de superar os sofrimentos causados pelo trabalho. Esse desequilíbrio refletirá não só na saúde do trabalhador como também no produto do seu trabalho. Objetivos: O presente estudo objetivou conhecer a relação entre estresse laboral e adoecimento profissional. Tendo como objetivos especificar as consequências desse estresse para a saúde do trabalhador; os fatores do trabalho que os desencadeiam e os métodos não farmacológicos eficazes na prevenção/controle desse estresse. Material e métodos: A busca foi realizada no período entre 01 de Agosto de 2020 e 17 de março de 2021 nas bases de dados LILACS e SciELO através da BVS (Biblioteca Virtual de Saúde). Nesse estudo utilizou-se um total de 21 artigos. Adotaram-se como critérios de inclusão: artigos nacionais, originais, gratuitos, disponíveis na íntegra e publicados a partir de 2011. Resultados: O indivíduo que sofre estresse pode desenvolver distúrbios no aparelho digestivo, respiratório, gênito-urinário, circulatório e até mesmo na pele. E ainda, doenças psiquiátricas, infarto do miocárdio, úlceras pépticas, hemorragias e quadros depressivos. Alguns gatilhos para o estresse laboral seriam: incapacidade de alcançar metas, pressão dos superiores, exigência de respostas rápidas, relacionamento entre profissionais, complexidade e sobrecargas na assistência e etc. Conclusão: Os profissionais de saúde foram os mais estudados, sendo a equipe de enfermagem considerada a mais acometida pelo estresse laboral e suas consequências. O controle do estresse pode ser realizado com eficácia através dos métodos não farmacológicos: musicoterapia, auriculoterapia com sementes e agulhas e a prática de ginastica laboral. Como limitação notou-se escassez de estudos nacionais que abordassem os impactos do estresse fisiologicamente e na saúde do trabalhador, bem como um déficit de ensaios clínicos que abordassem a utilização de métodos não farmacológicos para o controle do estresse laboral. Considera-se indispensável que os profissionais da saúde laboral e aos respectivos gestores de empresas/instituições prezem pela saúde física e mental da sua equipe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Torres, Leon, Monique Trévia, and Eduardo Dias. "PRINCIPAIS BENEFÍCIOS AOS TRABALHADORES INFORMAIS ATRAVÉS DA FORMALIZAÇÃO COMO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL NO MUNICÍPIO DE SOBRAL." In X Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. São Paulo - SP, Brazil: Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/egepe-2018-84201.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

de Sousa Vidal, Letícia, Jéssica do Amarante Silva Almeida, Alice Benício do Nascimento, Danyele Holanda da Silva, Larissa Sales Teles Veras Ayrimoraes, and Vitória Gabriele Barros De Araújo. "BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS E NA QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES." In I Congresso de Medicina da Família e Comunidade do Oeste do Pará. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/anaiscmfcopa.388530.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Aparecido, Gladston J., Marcelo Nassau Malta, Humberto Mossri de Almeida, Humberto T. Marques-Neto, and Marco Túlio Valente. "Proposta e Avaliação de um Processo para Agrupamento de Solicitações de Manutenções." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2010. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2010.15429.

Full text
Abstract:
O planejamento e gerenciamento da manutenção de software é um problema tanto para usuários quanto para engenheiros de software. O processo que conduz a execução das demandas registradas pelos usuários pode interferir diretamente no custo da manutenção. O presente estudo apresenta o Processo para Agrupamento de Solicitações de Manutenção (PASM), descrevendo suas diretrizes para guiar a priorização, agrupamento e execução de diversos tipos de manutenção de software. O PASM foi aplicado na Divisão de Tecnologia da PUC Minas e entre os benefícios identificados encontram-se o aumento de 18,76% das horas trabalhadas em projetos de manutenção e um declínio de 27,73% nas horas trabalhadas em solicitações urgentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

MINÉ, TAÍS LUCIANA ROVINA, CLAUDINEIA CRISTINA VALIM SCHIAVON, and FABIANE CARNIEL. "EAD E A APRENDIZAGEM ESTRATÉGICA: DESENVOLVENDO O CAPITAL INTELECTUAL DA EMPRESA POR MEIO DA METODOLOGIA “CICLO DE APRENDIZAGEM CONECTADO À COMPETÊNCIA”." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.52121.

Full text
Abstract:
A LITERATURA É VASTA QUANDO SE TRATA DE REGISTROS CIENTÍFICOS COM DEFINIÇÕES QUE TRABALHAM OS TEMAS APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS, ASSIM, ESSE ESTUDO BUSCOU APRECIAR O USO DAS METODOLOGIAS IMERSIVAS, ATIVAS E/OU ÁGEIS COMO FORTES ALIADAS DA QUALIDADE EDUCACIONAL, AS QUAIS, PARA ALÉM DO ENSINO PURAMENTE PRESENCIAL, CONTEMPLAM SUA APLICAÇÃO NO CONTEXTO DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA (EAD). CONSCIENTE QUE A DISCUSSÃO DESSE TEMA NÃO SE ESGOTA NOS REGISTROS AQUI APRESENTADOS, ESSE ARTIGO ESTÁ DIRECIONADO A DISCUTIR O CICLO DE APRENDIZAGEM ELABORADO POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, O QUAL EXTRAPOLOU O CONTEXTO DE SALA DE AULA E É APLICADO TAMBÉM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA, BUSCANDO PROMOVER O DESENVOLVIMENTO PLENO DA EQUIPE COM RELAÇÃO ÀS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO. ESSE CICLO DE APRENDIZAGEM SE APRESENTA VIA AÇÕES METODOLÓGICAS ADOTADAS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM CONECTADA A COMPETÊNCIAS, O QUE JÁ TEM SIDO APLICADO NOS CURSOS OFERTADOS PELA INSTITUIÇÃO, TRABALHANDO A FORMAÇÃO POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS QUE VISAM PROPORCIONAR AOS GRADUANDOS UMA EXPERIÊNCIA MUITO PRÓXIMA DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL, TRABALHANDO A PARTIR DE EXERCÍCIOS DE RESOLUÇÃO DE DESAFIOS, E PROBLEMAS MUITO PRÓXIMOS DA REALIDADE PROFISSIONAL, EM FORMA DE SITUAÇÃO PROBLEMA APRESENTADA PARA SER SOLUCIONADA. ASSIM, OBSERVOU-SE QUE AS METODOLOGIAS IMERSIVAS CONTRIBUEM TAMBÉM PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DENTRO DAS INSTITUIÇÕES ORGANIZACIONAIS, PROMOVENDO BENEFÍCIOS EM VIA DE MÃO DUPLA (EMPRESA E COLABORADOR) E QUE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SE FAZ PRESENTE NAS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS, EM PLATAFORMAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MINÉ, TAÍS LUCIANA ROVINA, CLAUDINEIA CRISTINA VALIM SCHIAVON, and FABIANE CARNIEL. "EAD E A APRENDIZAGEM ESTRATÉGICA: DESENVOLVENDO O CAPITAL INTELECTUAL DA EMPRESA POR MEIO DA METODOLOGIA “CICLO DE APRENDIZAGEM CONECTADO À COMPETÊNCIA”." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.52121.

Full text
Abstract:
A LITERATURA É VASTA QUANDO SE TRATA DE REGISTROS CIENTÍFICOS COM DEFINIÇÕES QUE TRABALHAM OS TEMAS APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS, ASSIM, ESSE ESTUDO BUSCOU APRECIAR O USO DAS METODOLOGIAS IMERSIVAS, ATIVAS E/OU ÁGEIS COMO FORTES ALIADAS DA QUALIDADE EDUCACIONAL, AS QUAIS, PARA ALÉM DO ENSINO PURAMENTE PRESENCIAL, CONTEMPLAM SUA APLICAÇÃO NO CONTEXTO DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA (EAD). CONSCIENTE QUE A DISCUSSÃO DESSE TEMA NÃO SE ESGOTA NOS REGISTROS AQUI APRESENTADOS, ESSE ARTIGO ESTÁ DIRECIONADO A DISCUTIR O CICLO DE APRENDIZAGEM ELABORADO POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, O QUAL EXTRAPOLOU O CONTEXTO DE SALA DE AULA E É APLICADO TAMBÉM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA, BUSCANDO PROMOVER O DESENVOLVIMENTO PLENO DA EQUIPE COM RELAÇÃO ÀS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO. ESSE CICLO DE APRENDIZAGEM SE APRESENTA VIA AÇÕES METODOLÓGICAS ADOTADAS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM CONECTADA A COMPETÊNCIAS, O QUE JÁ TEM SIDO APLICADO NOS CURSOS OFERTADOS PELA INSTITUIÇÃO, TRABALHANDO A FORMAÇÃO POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS QUE VISAM PROPORCIONAR AOS GRADUANDOS UMA EXPERIÊNCIA MUITO PRÓXIMA DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL, TRABALHANDO A PARTIR DE EXERCÍCIOS DE RESOLUÇÃO DE DESAFIOS, E PROBLEMAS MUITO PRÓXIMOS DA REALIDADE PROFISSIONAL, EM FORMA DE SITUAÇÃO PROBLEMA APRESENTADA PARA SER SOLUCIONADA. ASSIM, OBSERVOU-SE QUE AS METODOLOGIAS IMERSIVAS CONTRIBUEM TAMBÉM PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DENTRO DAS INSTITUIÇÕES ORGANIZACIONAIS, PROMOVENDO BENEFÍCIOS EM VIA DE MÃO DUPLA (EMPRESA E COLABORADOR) E QUE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SE FAZ PRESENTE NAS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS, EM PLATAFORMAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carvalho, Dárlinton, and Samuel Moreira Abreu Araújo. "Fotossenti: Um aplicativo para auxiliar em tratamentos psicológicos." In XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2015.5855.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um inovador sistema de informação para auxiliar em tratamentos psicológicos por meio de fotos feitas pela câmera de smartphones ou tablets, em que se cria um novo canal de comunicação entre paciente e terapeuta por meio do aplicativo proposto Fotossenti. A proposta deste aplicativo é ajudar na geração e gestão de informações para serem trabalhadas nas sessões de terapias do paciente, que poderiam passar despercebidas no contato tradicional com o terapeuta. Neste artigo apresenta-se uma breve fundamentação teórica acerca de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à Saúde, especialmente aquelas voltadas para psicologia e consideradas no desenvolvimento deste trabalho, bem como características ímpares do Fotossenti, uma avaliação do aplicativo feita por especialista da área de psicologia e, por fim, os desafios e oportunidades encontrados. A conclusão reitera a importância do desenvolvimento e uso de novas TICs, em especial novos sistemas de informação, no campo da saúde psicológica, e coloca o aplicativo Fotossenti como um instrumento para contribuir na geração de informações para o tratamento psicológico, e consequentemente nas decisões tomadas pelo terapeuta aumentando o benefício do tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography