Academic literature on the topic 'Bibliotecas públicas (século 20)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Bibliotecas públicas (século 20).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Bibliotecas públicas (século 20)"

1

Apolaro, Raquel Da Costa, and Kuézia Apolaro Do Nascimento. "BIBLIOTECAS DA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XIX: MEMÓRIA E HISTÓRIA." Semioses 12, no. 4 (December 19, 2018): 77–97. http://dx.doi.org/10.15202/1981996x.2018v12n4p77.

Full text
Abstract:
O objetivo neste artigo é traçar um breve panorama das principais iniciativas referentes à criação de Bibliotecas Populares na Província do Rio de Janeiro no século XIX, assim como seus principais idealizadores por meio de um estudo histórico-documental dos Relatórios endereçados à Assembleia Legislativa Provincial do Rio de Janeiro. Recupera informações julgadas relevantes sobre a criação das bibliotecas públicas localizadas nesta Província. Serão apresentados os documentos referentes à criação das bibliotecas públicas, identificar os principais objetivos que impulsionaram a sua criação, entender o processo de planejamento, estrutura e funcionamento das bibliotecas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferraz, Marina Nogueira. "O papel social das bibliotecas públicas no século XXI e o caso da superintendência de bibliotecas públicas de Minas Gerais." Perspectivas em Ciência da Informação 19, spe (December 2014): 18–30. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2280.

Full text
Abstract:
O presente trabalho aborda a biblioteca pública, seu significado, importância social e desafios na contemporaneidade e tenta esclarecer, ainda que de forma sucinta, o surgimento das bibliotecas públicas e os conceitos utilizados para este termo, que irão embasar sua atuação e a construção de suas políticas. Discute qual a importância social da biblioteca pública no século XXI e como sua atuação tem se tornado fundamental como espaço de diálogo e exercício da cidadania, além de se configurar em um centro de promoção cultural, na medida em que acolhe e articula as diversas manifestações artísticas e cultuais. Aponta os principais desafios que as bibliotecas públicas enfrentam hoje, seja na elaboração de políticas públicas voltadas para o livro e para leitura, seja na captação de recursos via mecanismos alternativos de financiamento, como forma de viabilizarem suas ações. Ao final, descreve a atuação da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário de Minas Gerais como gestora da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, considerada a maior biblioteca do estado, e também as ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, que possui uma rede de 839 bibliotecas, distribuídas em 801 municípios mineiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Warde, Mirian Jorge. "PERIODISMO EDUCACIONAL: ESTADOS UNIDOS, DO SÉCULO 19 ÀS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO 20." História da Educação 20, no. 48 (April 2016): 95–120. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/204895.16.

Full text
Abstract:
Este artigo está apoiado em pesquisa de periódicos educacionais lançados nos Estados Unidos entre o século 19 e as primeiras décadas do século 20. Para este estudo foram rastreados repositórios de arquivos e bibliotecas norte-americanos e levantada bibliografia pertinente ao assunto do período referido. A lista de periódicos contemplada neste trabalho inclui 653 títulos dos quais foram analisadas, a partir de tendências predominantes em diferentes conjunturas, características tais como o local de produção, o editor, o público pretendido e seus objetivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Flávia Silvestre, and Maria Da Conceição Carvalho. "Práticas leitoras em Minas Gerais, século XIX: bibliotecas públicas e a leitura de jornais." Informação & Informação 21, no. 1 (June 24, 2016): 426. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p426.

Full text
Abstract:
<p> </p><p> </p><p><strong>Introdução</strong>: O fim da proibição das atividades de impressão no Brasil, em 1808, provocou o aparecimento de grande número de jornais, deflagrando debates políticos e a propagação da prática de leitura informativa e literária.</p><p><strong>Objetivo: </strong>Investigar a ocorrência de práticas de leitura em Minas Gerais, no século XIX, especialmente a leitura de jornais em bibliotecas públicas das cidades de Ouro Prêto e São João del Rey.</p><p><strong>Metodologia</strong>: Revisão de literatura sobre História da Leitura, dialogando, sobretudo, com Darnton, Chartier, Abreu, Lajolo e Zilberman. Enquanto estudo com características de micro-história, definiu-se para a coleta de dados jornais publicados naqueles locais, no período, assim como documentos oficiais, e impressões de viajantes estrangeiros. Para a análise dos dados utilizou-se a análise documental.</p><p><strong>Resultados</strong>: As bibliotecas públicas foram responsáveis por facilitar o acesso dos habitantes da província à prática da leitura, em especial a leitura de jornais. Através das colunas do leitor criou-se um canal de participação política e de sociabilidade entre cidadãos de diferentes cidades do país.</p><p><strong>Conclusões</strong>: A sociedade mineira do século XIX, como já vinha acontecendo desde os movimentos da Inconfidência, fez da leitura de jornais um ato cotidiano vivido por indivíduos de diferentes classes sociais. Nas bibliotecas e sociedades literárias, como nas praças públicas, jornais e folhetos eram lidos em voz alta para proveito das pessoas mais pobres e iletradas que foram, de alguma forma, socialmente inseridas naquele momento de mudanças sociais e políticas.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pinto, Maria de Fátima M. M. "D. ANTÓNIO DA COSTA, PALADINO DA INSTRUÇÃO POPULAR EM PORTUGAL NO SÉCULO XIX." História da Educação 21, no. 53 (December 2017): 144–57. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/65288.

Full text
Abstract:
Resumo Neste artigo analisa-se o papel de D. António da Costa no desenvolvimento do ensino público e popular em Portugal, na segunda metade do século XIX. Destaca-se a criação das bibliotecas populares, um dos instrumentos da instrução popular previstos no projeto concebido pelo homem que inaugurou o cargo de ministro da Instrução Pública em Portugal. A sua intervenção ultrapassou a duração deste cargo, iniciando-se uma década antes e prolongando-se depois, através da implementação das bibliotecas populares. Conhecedor da realidade do seu tempo e do seu país, D. António da Costa assumiu posições conciliadoras, acreditando que o sucesso das suas propostas dependia da articulação das iniciativas públicas e privadas, laicas e religiosas, num contexto de intervenção política descentralizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Soares, Gabriela Pellegrino. "Conformando uma Argentina leitora: educação pública, bibliotecas e mercado editorial entre fins do século XIX e meados do século XX." História (São Paulo) 22, no. 2 (2003): 133–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742003000200008.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende lançar luz sobre políticas públicas de promoção da leitura que tiveram lugar na Argentina de fins do século XIX e primeira metade do XX, e sobre a forma como essas interagiram com o mercado editorial em desenvolvimento no país. A preocupação em cultivar e orientar desde cedo nos cidadãos a prática da leitura fez das crianças alvo privilegiado de iniciativas educacionais e editoriais, às quais dedicarei particular atenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moraes, Marcos Antonio de, Zoraide Aparecida Gasparini, and Leda Maria Araújo. "Catálogo online em bibliotecas públicas municipais do estado do Paraná." Informação@Profissões 9, no. 1 (May 22, 2020): 108. http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n1p108.

Full text
Abstract:
Introduão: No contexto das bibliotecas, sejam públicas ou de outros tipos, o catálogo sempre desempenhou importante papel nas tarefas de localizar, descrever e inventariar os conteúdos informacionais. Atualmente, com as amplas possibilidades de uso dos Online Public Access Catalogs, ou simplesmente OPACs, as bibliotecas podem utilizar essa ferramenta, não mais somente para recuperar, descrever ou inventariar os acervos, mas também como importante canal de divulgação e de comunicação com usuários reais e potenciais das bibliotecas. Entretanto, o contexto das bibliotecas públicas brasileiras impõe barreiras à adoção dos OPACs, visto que os custos de compra e manutenção de softwares voltados para essa finalidade não são considerados como prioritários para muitas dessas instituições. Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a situação das bibliotecas públicas municipais das maiores cidades do estado do Paraná, no que se refere a adoção ou não dos OPACs, observando ainda, quando o caso, quais softwares e funcionalidades existentes nos OPACs. Metodologia: Levando-se em consideração os objetivos propostos para esse trabalho, trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa. Resultados: Percebeu-se que metade das 20 cidades pesquisadas, ou seja, 10 cidades mantêm OPACs, ao passo que em outras 10 cidades não foi percebida a existência dessa ferramenta. Conclusões: Destaca-se de maneira positiva, o esforço conjunto liderado pela Biblioteca Pública do Paraná, que é um órgão estadual, no que se refere a oportunizar que algumas cidades paranaenses possam utilizar o software Pergamun para prover acesso público online aos catálogos de suas bibliotecas. Da mesma maneira que Londrina, Araucária, Arapongas e Cambé, cujas bibliotecas públicas municipais utilizam diferentes softwares para administrar seus OPACs. Todavia, a ausência dos OPACs em bibliotecas públicas de 10 das maiores cidades do Paraná, dentre elas a capital Curitiba, indica que há muito que avançar no sentido de oportunizar o uso dessa importante ferramenta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dias, Débora. "A longa “República das Letras” e o século dos intelectuais: notas para a história das bibliotecas no Ocidente." Investigación Bibliotecológica: archivonomía, bibliotecología e información 33, no. 81 (October 25, 2019): 157. http://dx.doi.org/10.22201/iibi.24488321xe.2019.81.58065.

Full text
Abstract:
Este artículo se propone crear conexiones entre las metamorfosis de las bibliotecas occidentales acorde con el ideal cosmopolita de formación de una “República de las Letras” y la emergencia de la figura del intelectual. Buscaremos comprender cómo y cuáles transformaciones en el mundo del conocimiento repercutieron en el universo de las bibliotecas así como sobre sus concepciones e idealizaciones esenciales. Enfatizaremos el caso portugués, examinando la amplia revisión bibliográfica y de fuentes generales para reflexionar sobre el concepto de una “República de las Letras” dentro del ambiente intelectual y sus imbricaciones en el estudio de las bibliotecas. Precisamente, a lo largo del “Siglo de las Luces” se consolidó el ideal enciclopédico del saber bajo una acepción cosmopolita junto a la lucha por la libertad de crítica. En este mismo contexto se produjo la renovación de las estructuras universitarias europeas y de sus respectivas infraestructuras bibliotecarias, así como el alargamiento de las redes públicas de lectura, el crecimiento de la “domiciliación” del acceso a los libros y la consecuente propagación de las bibliotecas privadas y especializadas. En este ámbito, la biblioteca intensificó su vocación totalizadora. Aunque se haya especializado, su “democratización” gracias a la prensa hizo imperativa la necesidad de reunir, aunque no todo, sí aquello de esencia mutable que realmente importa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Nayara Célia Ribeiro, and Renato Pinto Venâncio. "A biblioteca na província de Minas Gerais." Informação & Informação 21, no. 1 (June 24, 2016): 448. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p448.

Full text
Abstract:
<p><strong>Introdução</strong>: Com a vinda da Família Real e da Corte portuguesa para o Brasil, além do crescimento do hábito de ler e da venda de livros, houve também a criação de instituições, como de biblioteca pública, teatro, imprensa e academias literárias e científicas. Mais especificamente em Minas Gerais, no século XIX, houve na capital da província a criação de bibliotecas.</p><p><strong>Objetivo</strong>: Baseando-se em um estudo feito por Luiz Antonio Gonçalves da Silva (2010) sobre as bibliotecas brasileiras vistas pelos viajantes no século XIX, pretende-se com este artigo apresentar informações sobre as bibliotecas encontradas em Minas Gerais nesse período.</p><p><strong>Metodologia</strong>: A metodologia se dá por meio da análise documental mediante leitura, análise e interpretação de periódicos mineiros disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira.</p><p><strong>Resultados:</strong> Fragmentos que fazem alusão à biblioteca em Minas Gerais foram identificados nos periódicos “O Universal”, “O Astro de Minas”, “Abelha do Itaculumy”, constituindo elementos importantes para constatação do objetivo proposto.</p><p><strong>Conclusão</strong>: Foi possível constatar que em Minas Gerais houve bibliotecas particulares, públicas, escolares e acadêmicas, sociedades literárias e gabinetes de leitura.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Paiva, Marília de Abreu Martins de, and Maria Eugênia Albino Andrade. "Biblioteca pública no Brasil: políticas federais de 1990-2006." Perspectivas em Ciência da Informação 19, spe (December 2014): 95–114. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2278.

Full text
Abstract:
As bibliotecas públicas tem sido objeto de discussões e políticas governamentais em todo o mundo, principalmente na chamada era da informação. No Brasil, elas estiveram presentes no discurso de políticas públicas governamentais desde a redemocratização do país, em fins do século XX. A análise dessas políticas demonstra que não foi possível ainda prover o básico: não existe ainda, finda a primeira década do século seguinte, pelo menos uma biblioteca em cada município do país. O fracasso dessa meta básica pode ser explicado por questões conceituais, direcionamento dos investimentos, inconsistências nos marcos legais, distribuição de funções entre os agentes institucionais, falta de formação de pessoal para a implementação das políticas, além de problemas estruturais e arraigados da forma de fazer política no Brasil, que se mantém ao longo dos governos, ditatoriais ou democráticos. O Plano Nacional do Livro e da Leitura, lançado no final do ano 2006, se apresenta com um discurso inovador cuja implementação real, contudo, não faz parte desse estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Bibliotecas públicas (século 20)"

1

Pinheiro, Filho José Humberto Carneiro. "Um lugar para o tempo dos letrados: leituras, leitores e a Biblioteca Provincial do Ceará na segunda metade do século XIX." www.teses.ufc.br, 2014. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8991.

Full text
Abstract:
PINHEIRO FILHO, José Humberto Carneiro. Um lugar para o tempo dos letrados: leituras, leitores e a Biblioteca Provincial do Ceará na segunda metade do século XIX. 2014. 144f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2014.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2014-09-02T14:51:53Z No. of bitstreams: 1 2014_dis_jhcpfilho.pdf: 1311021 bytes, checksum: f170c1ed33059b4e9c7f3badc7aa9b74 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2014-09-02T16:47:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_dis_jhcpfilho.pdf: 1311021 bytes, checksum: f170c1ed33059b4e9c7f3badc7aa9b74 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-09-02T16:47:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_dis_jhcpfilho.pdf: 1311021 bytes, checksum: f170c1ed33059b4e9c7f3badc7aa9b74 (MD5) Previous issue date: 2014
In 1915, one of the most widely read novels in the Provincial Library of Ceará from 1878 to 1887, The Adulterous Woman, by the Spanish Enrique Perez Escrich, was defined, in a kind of index, as "an unworthy work for household". Definitions like that one were not uncommon during the XIX century, when there was talk of novelistic stories. At that time, reading a novel was done among several impasses and interests, that is, consuming fiction books was a practice discussed by many crossed speeches. That is why speaking about historical uses of reading is to contribute to an analyses of book culture and of its place and meaning in a particular historical situation. Our work discusses the reading practices in the Provincial Library of Ceará, in the perspective of a critical mapping of books circuit in Fortaleza in the last decades of the XIX century.
Em 1915, um dos romances mais lidos na Biblioteca Provincial do Ceará entre 1878 e 1887, A mulher adúltera, do espanhol Enrique Perez Escrich, foi definido numa espécie de índex como “uma obra indigna de um lar”. Definições como essa não foram incomuns ao longo do século XIX quando se falava das histórias romanescas. Aqui, a leitura de um romance acontecia no meio de vários impasses e interesses. Ou seja, consumir ficção impressa era uma prática de muitos discursos cruzados. Por isso que falar dos usos históricos da leitura é contribuir para uma análise da cultura do livro, seu lugar e significado numa determinada configuração histórica. Nossa pesquisa discute as práticas de leitura na Biblioteca Provincial do Ceará na perspectiva de uma cartografia crítica do circuito das letras em Fortaleza nas últimas décadas do XIX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Susana Paula Soares Pires de. "Marketing de serviços nas bibliotecas públicas portuguesas." Master's thesis, 2015. http://hdl.handle.net/10400.6/5493.

Full text
Abstract:
A internet veio revolucionar o modo como os cidadãos obtêm, consomem e partilham informação. A sua evolução para um contexto Web 2.0 obriga as bibliotecas públicas portuguesas a optarem por novas ferramentas que melhor permitam satisfazer as necessidades de informação dos seus utilizadores, num contexto 2.0, onde se destaca o seu serviço de Web site. Assim, para perceber se as BPs portuguesas oferecem serviços de Web site que satisfaçam as necessidades de informação dos seus utilizadores, este estudo tem como objetivos: conhecer os critérios de qualidade a que este serviço deve obedecer, e de que forma estes são cumpridos pelas bibliotecas em estudo, saber qual o envolvimento/ atitude dos bibliotecários portugueses face ao marketing e ainda, se o envolvimento/ atitude do bibliotecário face ao marketing, se reflete na qualidade prestada pelo serviço de Web site da biblioteca. Para tal, levaram-se a cabo dois estudos junto das bibliotecas públicas portuguesas, pertencentes à rede nacional de bibliotecas públicas e cujo serviço de Web site integra um catálogo. No Primeiro estudo, realizou-se a observação aos serviços de Web site das bibliotecas públicas portuguesas, com o intuito de quantificar a taxa de cumprimento dos critérios de qualidade. No segundo, recorreu-se a questionários aos bibliotecários portugueses, para perceber qual o seu grau de envolvimento/ atitude face ao marketing, por fim efetuou-se a correlação entre estas duas variáveis. Os resultados permitiram concluir que a qualidade dos serviços de Web site das bibliotecas públicas portuguesas, de uma maneira geral, não é satisfatória, em contrapartida os bibliotecários demonstram um bom envolvimento/ atitude face ao marketing. Quanto à correlação entre as variáveis apresentadas, qualidade do serviço de Web site e envolvimento/ atitude do bibliotecário face ao marketing, verifica-se que ela não existe, ou seja a qualidade do serviço de Web site não está dependente do envolvimento/ atitude do bibliotecário relativamente ao marketing.
The internet has revolutionized the way people obtain, consume and share information. Its evolution to a Web 2.0 context compels Portuguese public libraries to opt for new tools best suited to satisfy the information needs of its users in an environment 2.0, which highlights its Web site service. So, to figure out if Portuguese public libraries offer Web site services meeting the information needs of its users, this study aims to perceive the quality criteria that this service must follow, and how it is fulfilled by the libraries in study. It was intended to know the involvement / attitude of Portuguese librarians face marketing and if that attitude is reflected in the quality provided by the Library Web site service. In order to do this, were carried out two studies with Portuguese public libraries, belonging to the national network of public libraries and whose Web sites are included in a service catalog. At first, Portuguese public library Web sites were evaluated to quantify the rate of compliance with the quality criteria. Then, were used questionnaires to Portuguese librarians, to realize their level of involvement / attitude towards marketing, and finally it was made a correlation between these two variables. The results showed that, in general, the quality of Portuguese public library services Web site is not satisfying, nevertheless librarian’s good involvement / attitude towards marketing. With regard to the correlation between the two variables presented, the quality of the Web site service and involvement versus the attitude of the librarian face marketing, it turns out that it does not exist, i.e. the quality of the website service is not dependent on the involvement / attitude librarian relating to marketing.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Bibliotecas públicas (século 20)"

1

Robbins, Louise S. The dismissal of Miss Ruth Brown: Civil rights, censorship, and the American library. Norman: University of Oklahoma Press, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Robbins, Louise S. The Dismissal of Miss Ruth Brown: Civil Rights, Censorship, and the American Library. Univ of Oklahoma Pr, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Robbins, Louise S. The Dismissal of Miss Ruth Brown: Civil Rights, Censorship, and the American Library. University of Oklahoma Press, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Robbins, Louise S. Dismissal of Miss Ruth Brown: Civil Rights, Censorship, and the American Library. University of Oklahoma Press, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Ana Lúcia, Angelo Priori, and Camilla Samira de Simoni Bolonhezi. Ensino de história, diversidade e educação antirracista. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-305-3.

Full text
Abstract:
Nesse início do século XXI, depois de décadas de lutas e reivindicações dos movimentos sociais: negro e indígena, pressionando o Estado brasileiro por políticas públicas para o pleno exercício da cidadania, foram aprovadas as Leis n. 10. 639/2003 e n. 11.645/2008, que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDBEN), Lei n. 9.394/1996, definindo a obrigatoriedade do estudo da História e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas instituições de ensino e incluindo a data “20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no calendário escolar. No contexto histórico da pandemia de COVID-19, o livro Ensino de História, diversidade e Educação antirracista, lançado em 2020, pela editora Brazil Publishing, reuniu pesquisadoras e pesquisadores de diferentes Instituições de Educação Superior e da Educação Básica, que repensaram o ensino de História na perspectiva antirracista e decolonial, questionando o paradigma ocidental e eurocêntrico. Com base nas epistemologias do Sul, valorizando a diversidade de povos, culturas e saberes, e as lutas políticas e sociais de grupos oprimidos e/ou movimentos sociais, elas e eles buscaram combater o epistemicídio no currículo escolar, versando em seus escritos sobre: o ensino de História antirracista e decolonial; os povos indígenas e negro na História do Brasil; as Equipes Multidisciplinares nas escolas públicas estaduais do Paraná; o surgimento e o ativismo do movimento social Black Lives Matter ou “Vidas Negras Importam”; a branquitude e os professores negros; temáticas negras e a produção intelectual negra no Brasil pós-abolição; as mulheres, as mulheres negras e latino-americanas, o diálogo interseccional gênero, raça e classe; a Educação patrimonial, a Arte e a História e cultura afro-brasileira; a criança negra no Paraná provincial; a afrobetização; as relações étnico-raciais no processo de adoção; a diversidade religiosa e os orixás na escola, com Exú abrindo os caminhos; o colonialismo, o racismo e a narrativa diaspórica haitiana no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrade, Etielle B., Kássio C. Araújo, Claylton A. Costa, Felipe P. Sena, Antonia Joyce S. Santos, Sâmia Caroline M. Araújo, Lucas Rafael Uchôa, et al. Anfíbios anuros do Parque Nacional de Sete Cidades. IFPI, 2022. http://dx.doi.org/10.51361/978-65-86592-34-4.

Full text
Abstract:
O Parque Nacional de Sete Cidades - PNSC é um dos quatro PARNAs existentes no estado do Piauí e está localizado numa zona de transição entre os biomas Caatinga e Cerrado e apresenta biodiversidade típica de ambos biomas. Somado a isto, em toda área do Parque é possível observar a presença de formações rochosas únicas e inscrições rupestres que têm chamado atenção de diversos pesquisadores ao longo do tempo para as possíveis origens dessas formações. A biodiversidade do PNSC tem sido estudada desde sua criação há mais de meio século. Estes estudos incluem principalmente levantamentos de fauna e flora da região. Dentre os vertebrados tetrápodes, existe informação sobre dados de avifauna, mastofauna e herpetofauna. No entanto, apesar dos conhecimento taxonômico e científico sobre as espécies do parque, pouco se é produzido com o objetivo de aproximar a comunidade não acadêmica da biodiversidade local (PNSC). Assim, este livro tem o objetivo de aproximar os resultados obtidos pela científica ao público em geral. Apresentamos aqui um guia fotográfico das espécies de anfíbios anuros que ocorrem no PNSC, dados sobre o nome comum das espécies, dados de distribuição no Brasil e dentro do PNSC, hábitat e origem dos nomes científicos, além da descrição das características de cada espécie. Este guia fotográfico visa aumentar o conhecimento local sobre os anfíbios que ocorrem no PNSC e estimular a observação e pesquisa sobre esses animais na natureza. Esta obra é fruto de um esforço coletivo entre professores, pesquisadores e alunos de instituições públicas de ensino e pesquisa e baseada no artigo "Anurans of Sete Cidades National Park, Piauí state, northeastern Brazil" publicado no volume 20 da revista científica Biota Neotropica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Bibliotecas públicas (século 20)"

1

Conradi, Noeli da Silva Souza, Valdir Bittencourt Júnior, and Sonia Maria Ribeiro. "FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS PÚBLICAS: A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA." In AMPLAMENTE: EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI, 320–28. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2020. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2020.05-20.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mangue, Aníbal João, and Felipe André Angst. "UM OLHAR SOCIAL E EDUCACIONAL SOBRE AS BIBLIOTECAS PÚBLICAS EM MOÇAMBIQUE: BIBLIOTECA NACIONAL DE MOÇAMBIQUE." In A Educação dos Primórdios ao Século XXI: Perspectivas, Rumos e Desafios, 124–34. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.50221040310.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Ortiz Coelho da. "A atuação do professor crítico na educação do Século XXI: Considerações sobre o cenário político brasileiro à criticidade docente." In Série Educar- Volume 20 – Políticas Públicas Gestão Escolar - Reflexões. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-06-5.cap.19.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vailati, André Luiz, Veronica Gesser, and Isaura Maria Longo. "Rádios comunitárias e educação: Conteúdo versus legislação." In Educação no Século XXI - Volume 41 – Formação Docente, Gestão e Políticas Públicas. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-173-9.cap.20.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

DALMAZ, D. S. S., and Lucas MACEDO. "ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL – AMI DA UNESCO: A PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI." In EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIA E ENSINO, 183–99. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-14-oncet-9.

Full text
Abstract:
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pela coordenação de projetos de cooperação técnica internacional em educação, ciência, cultura e comunicação. A agência foi criada em 1945, e dentre os 20 países que assinaram sua Constituição, o Brasil foi um deles, promovendo ações conjuntas que resultaram na materialização de inúmeras políticas públicas educacionais no Estado brasileiro, desde a sua criação até os dias atuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Bibliotecas públicas (século 20)"

1

Bruno, Ionaldo Julian Costa. "AUSTERIDADE FISCAL E AS CONSEQUÊNCIAS PARA EFETIVAÇÃO DA META 20 NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL 2014-2024." In I Congresso Nacional On-line de Licenciaturas e Pesquisas Acadêmicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conlinps/7799.

Full text
Abstract:
Introdução: Este trabalho busca analisar os possíveis comprometimentos da meta 20 do Plano Estadual de Educação (2014-2024), diante de um cenário de limitações e aprofundamento das escolhas ideológicas neoliberais, materializados nas políticas de cortes em investimentos públicos por um longo período de vigência, na Emenda Constitucional nº. 77 de 14 de abril de 2017. Objetivo: O objetivo deste artigo é pontuar os desafios que se projetam para efetivação da meta 20 Plano Estadual de Mato Grosso do Sul, mediante a aprovação da Emenda Constitucional Estadual nº 77 de 14 de abril de 2017, intitulada de Regime de Limitação de Gastos. Material e métodos: Trabalhou-se com a legislação pertinente, levantamento bibliográfico e dados estatísticos de instituições como à Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (FINEDUCA); Instituto brasileiro de Geografia e estatísticas (IBGE) e a Secretária Municipal de Administração de Campo Grande (SEMAD), privilegiando pesquisadores na área, tais como, Nelson Cardoso do Amaral e Daniel Arias Vasquez. Resultados: A pesquisa aponta que à aprovação destas políticas públicas de austeridades criam barreiras da ordem política, ideológica e econômica na máquina do poder executivo, das quais, constatou-se que a opção por uma política de cortes atrelada a concepção neoliberal, de regulação de investimentos públicos em despesas primarias, provavelmente, inviabilizará uma grande quantidade das estratégias da meta 20 do PNE e do PEE-MS. Conclusão: Cenário posto, essa política de austeridade na educação pública no estado de Mato Grosso do Sul, em pleno século XXI, nos leva a problematizar as dificuldades em priorizar maiores recursos para a manutenção e desenvolvimento da educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Luênia Kaline Tavares da. "PANORAMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL." In Semana Online Científica de Educação. CONGRESSE.ME, 2021. http://dx.doi.org/10.54265/cpui2185.

Full text
Abstract:
A referência bibliográfica consultada para a discussão na Unidade I, de autoria de Ramos (2014), intitulado História e Política da Educação Profissional (EP), remete-se a uma contextualização histórica, política, econômica e social do desenvolvimento da EP no Brasil. As características e as finalidades da EP relacionadas aos seus marcos históricos são discutidas nos capítulos I, II e III do livro, com menção as análises sociais e políticas de Florestan Fernandes. Nessa conjuntura analítica, discute-se as principais mudanças ocorridas na educação secundária e no ensino médio no século XX, com destaque para a EP a partir da década de 1930, relacionando às leis educacionais vigentes naquele período. Nota-se a construção histórica da EP, com destaque para as ações dos últimos 20 anos, insere-se uma concepção democrática e integradora à política pública de educação tecnológica e profissional com as seguintes características: a) totalidade do sistema público que atua na EP; b) metas físicas e financeiras claras; c) documento básico que dispõe sobre princípios e diretrizes fundamentais para as ações políticas e pedagógicas. Ramos (2014), no Capítulo IV, disserta sobre “Conceitos para a construção de uma concepção de educação profissional comprometida com a formação humana”. Neste capítulo, a autora apresenta alguns conceitos importantes para o entendimento da concepção da educação profissional comprometida com a formação humana. Após a leitura do Livro de autoria de Ramos (2014), intitulado História e Política da Educação Profissional (EP), compreende-se sobre a origem, reviravoltas, formulações sociopolíticas e contextualização histórica e social para que a EP fosse institucionalizada e reconhecida como modalidade de ensino e política pública educacional aos brasileiros menos favorecidos. Além disso, depreende-se das características e finalidades da EP relacionadas aos seus marcos históricos, segundo as análises sociais e políticas de Florestan Fernandes. PALAVRAS-CHAVE: Políticas Públicas, Ensino Técnico Integrado, Trabalho, Prática Profissional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography