Academic literature on the topic 'Biografias De Santos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Biografias De Santos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Biografias De Santos"

1

Ramalho, Valdir. "As biografias históricas de Santos Dumont." Scientiae Studia 11, no. 3 (2013): 687–705. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-31662013000300013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cavassin Alves, Alessandro. "AGOSTINHO JOSÉ DE OLIVEIRA MACHADO, UM BACHAREL NEGRO NO SÉCULO XIX." História e Cultura 10, no. 1 (July 27, 2021): 414–33. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v10i1.3279.

Full text
Abstract:
O presente texto tem por objetivo recuperar a biografia de um brasileiro negro no século XIX, Agostinho José de Oliveira Machado, advogado, professor, escritor e membro atuante do partido liberal. Nascido em Santos, conseguiu o título acadêmico de bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas pela faculdade de São Paulo, em 1843, o que lhe proporcionou autonomia profissional e intensa participação política. Seria mais um exemplo da referência do fenômeno da “ascensão do bacharel e do mulato” no Brasil do século XIX que Gilberto Freyre discute no seu clássico livro Sobrados e Mucambos. Tanto as biografias discutidas por Freyre, somada a de Agostinho, perpassam enfrentamentos aos preconceitos raciais, confirmando a necessidade de se forjar um novo país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Maria Aparecida Alves da, Engracia Gomes de Oliveira Lima, and Francinalda Machado Stascxak. "Biografia de Ana Maria Santos: trajetória formativa e docência de uma mulher negra." History of Education in Latin America - HistELA 6 (December 28, 2023): e33863. http://dx.doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1id33863.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa trata da biografia da professora Ana Maria Santos. Ana Maria é uma professora que dedicou sua experiência de mais de 30 anos na docência em escolas públicas do município de Tauá/CE, localizado no sertão dos Inhamuns. Este estudo objetivou biografar a professora Ana Maria com ênfase em sua trajetória formativa, bem como na sua atuação docente entre os anos de 1965 e 2018. A pesquisa amparou-se teoricamente na História Cultural e metodologicamente na História Oral, em que utilizamos como técnica de coleta as entrevistas livres em História Oral. Os resultados apontaram que Ana Maria, mulher negra e de origem humilde, enfrentou diversas dificuldades para prosseguir com seu processo de escolarização e, também, dificuldades relacionados aos problemas de gênero e raça. Além disso, a pesquisa visa a contribuir com os estudos que versam sobre as temáticas de mulheres negras, bem como com as biografias de educadoras cearenses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Hoeller, Solange Aparecida de Oliveira, Marilândes Mól Ribeiro de Melo, and Maria das Dores Daros. "Trajetórias, intelectuais e a Antropologia no Brasil: Oswaldo Rodrigues Cabral e Sílvio Coelho dos Santos." Cadernos de História da Educação 22 (March 30, 2023): e182. http://dx.doi.org/10.14393/che-v22-2023-182.

Full text
Abstract:
Este texto objetiva compreender a institucionalização da antropologia no Brasil, por meio das trajetórias de dois intelectuais catarinenses: Oswaldo Rodrigues Cabral e Silvio Coelho dos Santos. A narrativa se desenvolve a partir das seguintes questões: Como se constituíram as trajetórias, quais aproximações e distanciamentos entre eles? Em que medida as suas ações no campo educacional, podem ser avaliadas como fatores de projeção para a institucionalização da antropologia, enquanto área específica? Em que proporção estes intelectuais podem ser tomados como produtores de capital simbólico, por meio do que propuseram e instituíram e que tensões derivaram disto? O percurso teórico-metodológico mobilizou os conceitos de trajetória, campo e capital na perspectiva de Pierre Bourdieu, compreendendo que as trajetórias são resultantes de um sistema de traços que pertencem a uma biografia individual ou de um grupo de biografias, objetivadas pelas relações que se estabelecem entre os agentes e as forças próprias dos campos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Geraldello, Camilla Silva. "Colaboradores." Brazilian Journal of International Relations 8, no. 2 (September 11, 2019): 240–41. http://dx.doi.org/10.36311/2237-7743.2019.v8n2.02.p240.

Full text
Abstract:
Biografias e emails dos colaboradores desta edição: Ada Celsa Cabrera García Arturo Noel Noyola Muñoz Bruno Maciel Santos Gabriel Siracusa Gilberto Maringoni Jackson Silva Ribeiro Mariana Balau Silveira Mariana Morena Pereira Mike Omilusi Renan Holanda Montenegro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Geraldello, Camilla Silva. "Colaboradores." Brazilian Journal of International Relations 9, no. 1 (May 8, 2020): 6–7. http://dx.doi.org/10.36311/2237-7743.2020.v9n1.02.p6.

Full text
Abstract:
Biografias e emails dos colaboradores desta edição: Al Chukwuma Okoli Eunice Rafaele da Silva Machado Erbenia Lourenço Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves Guillermina Elias Gustavo Fornari Dall'Agnol Gustavo do Amaral Loureiro Henrique Zeferino de Menezes Ikenna Mike Alumona Luiz Felipy dos Santos Costa Leomil Marília Bernardes Closs Renu Rana Thiago Lima Valdir Silva Bezerra
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mello, Janaina Cardoso de. "Uma história da África “Nagô” em Sergipe." Diálogos 25, no. 3 (October 17, 2021): 249–68. http://dx.doi.org/10.4025/dialogos.v25i3.60134.

Full text
Abstract:
Uma outra História da África pode ser contada através das biografias da diáspora negra no Brasil. Desse modo, o artigo percorre as vidas de alguns personagens importantes para a resistência cultural e religiosa na cidade de Laranjeiras, em Sergipe, da segunda metade do século XIX ao século XX, perpassando pela fundação do Terreiro nagô Santa Bárbara Virgem e as lideranças do grupo de folguedo conhecido como Taieiras. Dentre nossos sujeitos históricos estão: Esméria, Ti Henrique, Ti Herculano, Calú, Umbelina, Dona Maria de Lourdes Santos e a Lôxa Bárbara Cristina dos Santos. Inicialmente contado como uma narrativa literária no limiar da micro-história ao contexto mais amplo, termina fazendo referência aos estudos contemporâneos do tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Freitas, Camila Corrêa e. Silva de. "Como fazer um santo: as biografias devotas como estratégia de canonização no século XVII." Idéias 6, no. 2 (January 21, 2016): 169. http://dx.doi.org/10.20396/ideias.v6i2.8649466.

Full text
Abstract:
No século XVII, as publicações biográficas dos pretendentes à santidade faziam parte da estratégia dos grupos de apoio para obter a canonização de seus candidatos. A Companhia de Jesus, tanto na Europa quanto no Brasil, também lançou mão deste expediente para promover seus primeiros santos, nem sempre com sucesso. A partir da análise de alguns casos de processos de canonização que se desenrolaram no século XVII, procuramos relacionar o volume de publicações biográficas de caráter hagiográfico à força da causa de canonização e ao grau de mobilização e pressão dos grupos de apoio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Paula, Rodrigo Pires. "A contranarrativa de Joel Rufino dos Santos e o mito da nação." Em Tese 20, no. 2 (August 31, 2014): 91. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.20.2.91-103.

Full text
Abstract:
<p>A Literatura Afro-Brasileira representa a desconstrução do clássico e do cânone estabelecido a partir de um conceito de arte literária calcado na estética europeia, na medida em que vem suplementar a Literatura Nacional, assim como o Quilombo de Palmares representou a busca pela construção do ideal libertário do negro escravizado.</p> <p> </p> <p>No âmbito desse contexto, é relevante o estudo da obra de Joel Rufino dos Santos, o romance histórico <em>Zumbi</em>, da Coleção Biografias, como contranarrativa da nação brasileira e fruto de um posicionamento que faz a <em>antropofagia</em> da <em>antropofagia</em> oswaldiana. Este artigo busca ressaltar a personagem Zumbi dos Palmares, que passa de vilão da nossa História, aos olhos de uma sociedade escravocrata e patriarcal a herói da Literatura, na obra de Rufino.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Maria Apparecida Franco, and Gabriela Cordeiro Santos. "Memórias da escola: acervo do LIAME (Laboratório de Informação, Arquivo e Memória da Educação)." RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo 6 (December 31, 2020): e020033. http://dx.doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14795.

Full text
Abstract:
O Laboratório de Informação, Arquivo e Memória da Educação (LIAME), instituído em 2006, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Santos, Brasil. O objetivo dessa comunicação é apresentar as práticas escolares investigadas na Baixada Santista, e suas linhas de pesquisa no âmbito da cultura escolar: a) história das instituições escolares; b) e intelectuais nela atuantes e c) topologia da cultura. Seu acervo consta de biografias, autobiografias, iconografias, documentos manuscritos e impressos e exemplares de materialidade escolar. A metodologia utilizada é a histórico-documental, tendo como referência teórica os conceitos de Escolano Benito e AntonioViñao. Pode-se afirmar que o LIAME está contribuindo para o levantamento das instituições educativas, evidenciando sua arquitetura, e materialidade escolar, arquivando inúmeros acervos de educadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Biografias De Santos"

1

Silva, Karla Karine de Jesus. "O patrão, o contador e o empregado : Delmiro Gouveia nas biografias de Adolpho Santos e Lauro Góes (1940-1970)." Pós-Graduação em História, 2014. https://ri.ufs.br/handle/riufs/5654.

Full text
Abstract:
This research reflected on the possibilities that the biography offers as a tool to product historical knowledge. To that end, two biographies are taken as object about merchant Delmiro Gouveia (1863-1917), who was from Ceará: Delmiro Gouveia (Testimony to a biographical study), by Adolpho Santos, written in 1947 and published in 1994; and Memories of a relatively well-lived past, however we wish it would never happen (1914-1917), by Lauro Alves de Campos Góes, written in 1962, never published. Gouveia was taken as a symbol of modernization in the Northeast for the regionalist discourse, icon mainly built from the memories produced about him. Owing to this, the current study investigates these two biographical productions about the industrialist, made by those ex-employees, endowed with singularities in relation to others. Aspects like language, style, structure, plot, the time that is described and the time that had been registered, the presence of cultural vestiges, politics and the economy of that time, as well as the relationship between biography and biographers are investigated. Thus, It is intended to understand whither these individual trajectories can be thought as tools to study the life of Delmiro Gouveia and his context.
Esta pesquisa refletiu sobre as possibilidades que a biografia oferece enquanto instrumento de produção do conhecimento histórico. Para isso, foram tomadas como objeto duas biografias sobre o negociante cearense Delmiro Gouveia (1863-1917): Delmiro Gouveia (Depoimento para um estudo biográfico), de Adolpho Santos, escrita em 1947 e publicada em 1994; e Recordações de um passado relativamente bem vivido, mas que jamais desejaríamos fazê-lo reviver (1914-1917), de Lauro Alves de Campos Góes, escrita em 1962, nunca publicada. Gouveia foi tomado como símbolo de modernização no Nordeste pelo discurso regionalista, ícone construído principalmente a partir das memórias produzidas sobre ele. Devido a isso, o presente estudo investigou estas duas produções biográficas sobre o industrial, feitas por estes ex-funcionários, dotadas de singularidades em relação às demais. Aspectos como linguagem, estilo, estrutura, conteúdo, o tempo que é descrito e o tempo em que foram registradas, a presença de vestígios da cultura, política e economia da época, e a relação entre os biógrafos e o biografado foram investigados. Desse modo, pretendeu-se compreender até que ponto estas trajetórias individuais podem ser pensadas como ferramentas para se estudar a vida de Delmiro Gouveia e seu contexto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Boulhosa, Tatiana Machado. "De santos e viagens: a construção comparada do conceito de santidade nas biografias de São Columba e São Columbanus." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2130.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-25T19:21:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tatiana Machado Boulhosa.pdf: 6122608 bytes, checksum: cbfa6abf071d40e1644a01f624034058 (MD5) Previous issue date: 2009-11-04
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The aim of this dissertation is to discuss comparatively the construction of the concept of sainthood based on two distinct works: The Life of St Columba, written by Adomnán, abbot of Iona, in the last decades of the 7th century and The Life of St Columban, written by Jonas of Bobbio, in the mid-7th century. In both cases it is the pursuit of the image of sainthood that gives the narrative its primary sense; therefore they can and in fact are referred to as hagiographies. However, their history cannot be fully understood if the wider context is not first comprehended. Therefore, this dissertation opens up with a sketch of the surrounding events that made them possible, that is to say, Celtic Christianity. We also aim to point out the various interpretations surrounding the phenomenon and its implications in the final shaping of a theoretical model of Medieval monastic Saints: illuminated men, withdrawn from society, capable of articulating under their wings a great number of followers, whose power flowed from their example and illustration. Such people represent part of the Medieval Imaginary, articulators of its mentality, translators in deeds as well as in words of the ways in which Medieval Society saw the world: an eternal struggle to be worthy of God´s love. Entwined both with History and Sociology, such model becomes part of the Religious Studies and ends up guiding the reading of the mentioned hagiographies, helping us understand the role these monks played during the first centuries of Christianity, not only as spiritual but also as political leaders
O objetivo dessa dissertação é discutir, de forma comparada, a construção do conceito de santidade baseado em duas obras distintas: The Life of St Columba, escrita por Adomnán, abade de Iona, nas últimas décadas do século VII e The Life of St Columban, escrita por Jonas de Bobbio, em meados do século VII. Em ambos os casos, é a busca da imagem de santidade que dá às narrativas seu sentido primário; portanto, elas podem e, de fato, devem ser chamadas de hagiografias. Entretanto, sua história não pode ser completamente entendida se o contexto mais amplo não for também compreendido. Desta forma, essa dissertação se inicia com um apanhado dos eventos ao redor desses santos que tornaram as narrativas possíveis; a saber, o Cristianismo Celta. Também objetivamos apontar as várias interpretações ao redor do fenômeno e suas implicações na forma final de um modelo teórico de santos monásticos medievais: homens iluminados, retirados da sociedade, capazes de articular sob seu domínio um grande número de seguidores, cujo poder advém de seu exemplo e sua ilustração. Tais pessoas representam parte do imaginário medieval, articuladores de sua mentalidade, tradutores em feito e em palavras das formas pelas quais a sociedade medieval vê o mundo: uma eterna luta pelo direito ao amor Divino. Imbricado entre a História e a Sociologia, tal modelo se torna parte das Ciências da Religião e termina por guiar a leitura das ditas hagiografias, ajudando a entender o papel que esses monges desempenharam durante os primeiros séculos do Cristianismo, não apenas como líderes espirituais, mas também políticos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Pedro Henrique Ferreira. "O jovem Milton Santos : personagem do protótipo metodológico : revelar [matrizes clássicas originárias] para definir [Vanguarda, Universalidade e viés geográfico] /." Rio Claro, 2013. http://hdl.handle.net/11449/104303.

Full text
Abstract:
Orientador: Paulo Roberto Teixeira de Godoy
Coorientador: Dante Flavio da Costa Reis Junior
Banca: Alice Maria de Araújo Ferreira
Banca: Vanderlei Custódio
Banca: Samuel Frederico
Banca: José Gilberto de Sousa
Resumo: A presente Tese pertence ao campo da História do Pensamento Geográfico. Nela buscamos analisar a primeira fase intelectual de Milton Santos (1948 - 1964), tendo em vista a construção de uma Matriz Clássica Originária para reconhecermos a vanguarda, a universalidade e o viés geográfico "miltonianos". Abordamos o personagem em três perspectivas: na trajetória de vida, na enunciação do discurso e no inventário linguístico. Para tanto propomos um protótipo metodológico para ajudar a organizar a Matriz Clássica Originária e encontrar aquelas "características seletivas" [vanguarda, universalidade e viés geográfico]. Este protótipo é composto por três mediadores [células identitárias, cláusulas capitais e unidades terminológicas] que permitem rastrear, respectivamente, ao longo dos materiais [biografia, produção científica / geográfica, vocabulário], evidencias para constatarmos as matrizes no discurso do jovem Milton Santos o que nos permitiu afirmarmos nossa hipótese.
Abstract: This Thesis belongs to the field of History of Geographical Thoughts. We aim to analyze Milton Santos first intellectual period (1948 - 1964) and build an Original Classic Matrix in order to recognize his vanguard, universality and geographical contributions. Our protagonist is observed from three perspectives: the life trajectory, the enunciation of discourse, and the linguistic inventory. We propose a "methodological prototype" to organize that "Matrix" [Original Classic Matrix] and find its "selective characteristics" [vanguard, universality and geographical contributions]. The prototype is composed of three mediators [identitary cells, capital clauses and terminological units] which allow the tracking of evidences along several materials [biography, scientific / geographical production, vocabulary] and at the end to confirm our hypothesis in young Santos's speech
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Pedro Henrique Ferreira [UNESP]. "O jovem Milton Santos: personagem do protótipo metodológico : revelar [matrizes clássicas originárias] para definir [Vanguarda, Universalidade e viés geográfico]." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/104303.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:18Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-10-14Bitstream added on 2014-06-13T20:24:38Z : No. of bitstreams: 1 000759477.pdf: 3145869 bytes, checksum: 55a6de8c0d83ae9e79e0893428cc1f33 (MD5)
A presente Tese pertence ao campo da História do Pensamento Geográfico. Nela buscamos analisar a primeira fase intelectual de Milton Santos (1948 – 1964), tendo em vista a construção de uma Matriz Clássica Originária para reconhecermos a vanguarda, a universalidade e o viés geográfico “miltonianos”. Abordamos o personagem em três perspectivas: na trajetória de vida, na enunciação do discurso e no inventário linguístico. Para tanto propomos um protótipo metodológico para ajudar a organizar a Matriz Clássica Originária e encontrar aquelas “características seletivas” [vanguarda, universalidade e viés geográfico]. Este protótipo é composto por três mediadores [células identitárias, cláusulas capitais e unidades terminológicas] que permitem rastrear, respectivamente, ao longo dos materiais [biografia, produção científica / geográfica, vocabulário], evidencias para constatarmos as matrizes no discurso do jovem Milton Santos o que nos permitiu afirmarmos nossa hipótese.
This Thesis belongs to the field of History of Geographical Thoughts. We aim to analyze Milton Santos first intellectual period (1948 – 1964) and build an Original Classic Matrix in order to recognize his vanguard, universality and geographical contributions. Our protagonist is observed from three perspectives: the life trajectory, the enunciation of discourse, and the linguistic inventory. We propose a “methodological prototype” to organize that “Matrix” [Original Classic Matrix] and find its selective characteristics [vanguard, universality and geographical contributions]. The prototype is composed of three mediators [identitary cells, capital clauses and terminological units] which allow the tracking of evidences along several materials [biography, scientific / geographical production, vocabulary] and at the end to confirm our hypothesis in young Santos’s speech
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Palomino, Arana Flor Isabel. "Estudio de la serie pictórica del apóstol Santiago de la iglesia Santiago de Lampa, Puno, Perú atribuida al artista Isidoro Moncada." Master's thesis, Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2017. https://hdl.handle.net/20.500.12672/7437.

Full text
Abstract:
Publicación a texto completo no autorizada por el autor
La serie de Santiago apóstol conformada por once cuadros de 3.50 por 2.50 m aproximadamente, relata la vida y obra del santo. Está distribuida por pares en la parte superior de las paredes de la epístola y el evangelio del templo Santiago Apóstol de Lampa, serie que, en la actualidad, se encuentra en mal estado de conservación y que a la fecha no ha sido trabajada de manera detenida. La presente investigación tiene por objetivo hacer un estudio de esta serie poco difundida y no analizada, así como compararla con los grabados que sirvieron de inspiración al artista. Ofrece un panorama general sobre la provincia de Lampa con el empleo de datos proporcionados por los cronistas. Asimismo, en él se describe la arquitectura del Templo de Lampa. También aborda la vida de Isidoro Francisco Moncada, su presencia en la zona del Collao y la influencia que el artista Basilio Pacheco tuvo en su obra. Para lograr lo descrito se ha hecho un análisis comparativo de la serie dedicada a la vida de San Agustín de Hipona de Pacheco, ubicada en el convento de San Agustín de Lima y la obra de Moncada. Se compara la serie de Lampa - motivo principal de esta tesis y atribuida a Moncada - con las series de Ayaviri y Azángaro elaboradas y firmadas por Moncada.
Tesis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Braga, Antônio Mendes da Costa. "Padre Cícero : sociologia de um padre : antropologia de um santo." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/10795.

Full text
Abstract:
Um dos maiores santos de devoção popular no Brasil – principalmente no Nordeste -, Padre Cícero Romão Batista foi e continua sendo um personagem capaz de suscitar muitas polêmicas dentro da Igreja Católica e no meio acadêmico brasileiro. É objeto de diversas pesquisas e sua vida suscita as mais diferentes interpretações. Inserindo-nos dentro do universo de estudos e debates acadêmicos que tem Pe. Cícero e sua devoção como temática, neste trabalho procuramos analisar sua vida e trajetória social, assim como o processo através do qual ele se converteu num importante líder religioso e, subsequentemente, num santo de devoção popular. O trabalho se inicia com uma análise de sua trajetória e vida social desde sua infância, passando por sua formação sacerdotal, sua ordenação, sua decisão de tornar-se capelão de Juazeiro do Norte e seus primeiros dezoito anos de capelania naquele povoado. Num segundo momento abordamos como o evento conhecido como o “milagre de 1889” influenciou e teve conseqüências para sua vida e a do Juazeiro, transformando esse lugar num importante centro de peregrinação no Nordeste e Pe. Cícero num grande líder religioso no Brasil das primeiras décadas do século XX.Interessa-nos também compreender como se desenvolveu a relação de Padre Cícero com seus seguidores – usualmente conhecidos como romeiros ou afilhados – pelos quais passou a ser tratado como o Padrinho Cícero. Por fim analisamos como se desenvolveu após sua morte o culto a sua santidade, notadamente em torno do Juazeiro sagrado e de suas romarias.
One of the most popular devotion saints in Brazil – especially in the northeast side of the country -, Padre Cícero Romão Batista was and keep being a personage able to raise a storm of controversies inside the Catholic Church and the Brazilian academic sphere. He is the object of many investigations and his life causes most different interpretations. This thesis analyzes his life and his social trajectory, as well as the process through he turned into an important religious leader and, subsequently, into a popular devotion saint. The introduce of this work is an analysis of his life and his social trajectory from a child to his priestly standing, his ordination, his decision to become Juazeiro do Norte´s priest and his first eighteen years of chaplainship there. Afterwards, it is studied how the well known happening “miracle of 1889” affected and brought consequences to his and Juazeiro´s life, changing this place into an important pilgrimage center in the northeast side of the country and Pe. Cícero into a religious leader in Brazil in the first decades of century XX.It´s interesting to comprehend how the relationship between Padre Cícero and his followers has grown – usually known as pilgrims or godsons – who call him Padrinho Cícero. In conclusion, the development of the worship to his sanctity after his death is examined, around sacred Juazeiro and its pilgrimages.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

LIMA, Daniel Mattos de Araujo. "Narrativas autobiográficas de Teresa de Ávila: veredas e desafios para o processo de espiritualização na contemporaneidade." www.teses.ufc.br, 2013. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7688.

Full text
Abstract:
LIMA, Daniel Mattos de Araujo. Narrativas autobiográficas de Teresa de Ávila: veredas e desafios para o processo de espiritualização na contemporaneidade. 2013. 126f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2014-03-17T11:23:38Z No. of bitstreams: 1 2013-TESE-DMALIMA.pdf: 816053 bytes, checksum: b9df35bcc33e706fc0dd451cb17773a8 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2014-03-17T12:19:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013-TESE-DMALIMA.pdf: 816053 bytes, checksum: b9df35bcc33e706fc0dd451cb17773a8 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-03-17T12:19:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013-TESE-DMALIMA.pdf: 816053 bytes, checksum: b9df35bcc33e706fc0dd451cb17773a8 (MD5) Previous issue date: 2013
This thesis deals with the autobiographical narratives of Teresa of Avila and their meeting and mismatch places with the emerging sense of spirituality of the subjects in the present. The narrative of Teresa of Avila, a 16th century Catholic saint, reveals important meanings to think about the current process of spiritualization in the field of human formation by the development of the integral human being as a paradigm. The understanding of this narrative, which bills itself as a complex whole in which they are inserted fundamental symbolic elements for recognition of spiritualizing processes of the Hispanic, occurred from the threefold mimesis model of Paul Ricoeur (1994) and demanded also a deep hermeneutic work, as Thompson (1995). The general objective of this study was to understand the autobiographical narratives of the saint in three of her main books – Book of Life (1562), Interior Castle or Addresses (1577) and Foundations (1582) – in order to get clues and possibilities to broaden the understanding about human formation in contemporary times, focusing on the process of spiritualization. The 16th century, in this sense, revealed the new qualities of experience of itself in a more dynamic and open world if compared to the medieval past. Thus, the Carmelite autobiographical production involved a complex plot that included the relationship with the confessors, with the Inquisition, with families, institutions and spiritual people of the time. Carmelita's desire of founding new monasteries was something remarkable, revealing the gradual appropriation of the uniqueness of her spiritual path and the dichotomy between action and prayer overcoming. Her narrative and life trajectory showed the body, prayer and works as constituents categories. These categories analysis developments resulted in a reflection on the possibilities contained in the spiritualizing processes in contemporary times, bringing up a kind of sensitivity of creative production of himself through the narrative that was named autopoietic sensitivity. An analysis of the beliefs subjectivation processes today revealed important composition of religious identities possibilities inserted into a dynamic historical processuality that admits more tenuous ties with the institution. The body, the prayer and the works are inserted into the ordinary people daily dynamics who seek the challenge of giving coherence to their spiritual biographic trajectories amid a current context of experiences fragmentation.
Esta tese trata das narrativas autobiográficas de Teresa de Ávila e seus pontos de encontro e desencontro com os sentidos emergentes da espiritualidade dos sujeitos na atualidade. A narrativa de Teresa de Ávila, santa católica do século XVI, revela importantes significados para se pensar o processo de espiritualização atual no campo da formação humana, tendo como paradigma o desenvolvimento do ser integral. A compreensão dessa narrativa, que se apresenta como uma totalidade complexa na qual estão inseridos elementos simbólicos fundamentais para o reconhecimento dos processos de espiritualização da espanhola, ocorreu a partir do modelo de tríplice mímese de Paul Ricoeur (1994) e exigiu também um trabalho de hermenêutica profunda, conforme Thompson (1995). O objetivo geral desse estudo consistiu em compreender as narrativas autobiográficas da santa em três dos seus principais livros – Livro da Vida (1562), Castelo Interior ou Moradas (1577) e Fundações (1582) – a fim de levantar pistas e possibilidades para se ampliar o entendimento sobre a formação humana na contemporaneidade, focando no processo de espiritualização. O século XVI, nesse sentido, revelou as novas qualidades da experiência de si em um mundo mais dinâmico e aberto, se comparado ao existente no passado medieval. Assim, a produção autobiográfica da carmelita envolveu uma complexa trama que incluiu a relação com os confessores, com a Inquisição, com familiares, instituições e pessoas espiritualizadas da época. O desejo da carmelita de fundar novos mosteiros foi algo marcante, revelando a apropriação paulatina da singularidade do seu caminho espiritual e a superação da dicotomia entre ação e oração. Sua narrativa e trajetória de vida evidenciaram o corpo, a oração e as obras como categorias constituintes. Os desdobramentos da análise dessas categorias resultaram em uma reflexão sobre as possibilidades contidas nos processos de espiritualização na contemporaneidade, trazendo à tona um tipo de sensibilidade de produção criativa de si mesmo por meio da narrativa que foi denominado de sensibilidade autopoiética. Uma análise dos processos de subjetivação das crenças na atualidade revelou importantes possibilidades de composição de identidades religiosas inseridas em uma processualidade histórica dinâmica que admite laços mais tênues com a instituição. O corpo, a oração e as obras são assim inseridos na dinâmica cotidiana de pessoas comuns que buscam o desafio de dar coerência às suas trajetórias biográfico-espirituais em meio a um contexto atual de fragmentação das experiências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Freitas, Camila Corrêa e. Silva de. "Divulgar a biografia de um santo: os usos e as apropriações da figura de José de Anchieta no Brasil e na Europa (século XVII)." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-02082017-113910/.

Full text
Abstract:
Pouco após a morte do jesuíta José de Anchieta, em 1597, na província brasileira da Companhia de Jesus, e durante todo o século seguinte, muitas biografias de caráter hagiográfico sobre o padre foram escritas e publicadas por jesuítas, no Brasil e na Europa. Em paralelo, um processo eclesiástico foi aberto na Santa Sé em princípios do Seiscentos com o fim de canonizar o religioso. A iniciativa partiu dos companheiros do Brasil, e recebeu grande apoio da Cúria Geral da Ordem. Esta, desde a década de 1580, se dedicava a propagar, interna e externamente, uma determinada memória institucional e uma identidade jesuítica comum, representada pelos santos, beatos e membros considerados mais notáveis da Companhia, como José de Anchieta. No presente trabalho, procuramos investigar as principais razões que mobilizaram tanto a Cúria romana da Ordem, quanto jesuítas que viviam em contextos missionários tão distintos, no Novo e no Velho Mundo, a se apropriarem da figura de Anchieta, divulgarem discursos sobre a sua vida e santidade e promoverem a sua canonização. Acreditamos que este estudo oferece uma nova interpretação sobre os sentidos atribuídos e os usos feitos dos discursos hagiográficos produzidos entre 1598 e 1677 sobre José de Anchieta. Tanto no contexto luso-brasileiro quanto em contextos locais na Europa, as biografias devotas do jesuíta foram dotadas de diversos significados políticos e religiosos, e utilizadas para fins que ultrapassavam o seu propósito ordinário de edificação espiritual e religiosa.
Shortly after the death of the jesuit José de Anchieta in 1597 in the brazilian province of the Society of Jesus, and throughout the following century, many biographies of a hagiographic character about the priest were written and published by jesuits in Brazil and Europe. In parallel, an ecclesiastical process was opened in the Holy See in the early seventeenth century in order to canonize the religious. The initiative came from the companions of Brazil, and received great support from the General Curia of the Order. Since the 1580s, the Curia has been dedicated to propagate, internally and externally, a certain institutional memory and a common jesuit identity, represented by the saints, blessed and members of the Company considered most remarkable, such as José de Anchieta. In the present work, we seek to investigate the main reasons that mobilized both the Roman Curia of the Order and jesuits living in such different missionary contexts, in the New and Old World, to appropriate the figure of Anchieta, to make speeches about his life and holiness and to promote his canonization. We believe that this study offers a new interpretation on the attributed meanings and uses made of the hagiographic discourses produced between 1598 and 1677 about José de Anchieta. Both in the portuguese and brazilian context and in local contexts in Europe, the devout biographies of the jesuit were endowed with various political and religious meanings and were used for purposes that went beyond their ordinary purpose of spiritual and religious edification.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Torres, Vasquez Ximena Goretty. "Narrativa biográfica de San Agustín como itinerario de conversión para el hombre contemporáneo." Bachelor's thesis, Universidad Católica Santo Toribio de Mogrovejo, 2020. http://hdl.handle.net/20.500.12423/2693.

Full text
Abstract:
La problemática en torno al hombre contemporáneo no es diferente a las dificultades que a travesó San Agustín en su contexto social, cultural y personal. Algunas de las similitudes que se pueden identificar son la dispersión del corazón humano en las cosas transitorias del mundo, la pérdida de la interioridad a causa del olvido de Dios, la desorientación del obrar humano debido a la crisis ética, la disyuntiva entre el orden natural y sobrenatural y, finalmente, la pérdida del sentido mistérico de la vida como consecuencia del materialismo. Por tales razones, se planteó como objetivo central analizar la narrativa biográfica de San Agustín, cuyo desarrollo se basó en la identificación y análisis de los medios y episodios claves de su vida y se fundamentaron en la antropología agustiniana para rescatar las notas características de la persona humana que han sido abolidas por diversas corrientes de pensamiento reduccionistas. Se trata de una tesis de tipo teórico o documental que, por medio del método analítico –sintético de diversas fuentes bibliográficas, concluye que cuando la persona humana realiza una relectura de su propia vida descubre que Dios ha obrado providentemente, conduciéndolo por la gracia divina a un momento concreto de conversión que reconfigura su modo de ser y de estar en el mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SILVA, Jandson Ferreira da. "Quem é filho de Gérson não deve temer a ninguém! Trajetória de uma mãe-da-santo na Umbanda." www.teses.ufc.br, 2009. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7169.

Full text
Abstract:
SILVA, Jandson Ferreira da. Quem é filho de Gérson não deve temer a ninguém! Trajetória de uma mãe-da-santo na Umbanda. 2009. 141f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2009.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2014-01-21T15:56:09Z No. of bitstreams: 1 2009-DIS-JFSILVA.pdf: 1893153 bytes, checksum: c72c9a666c9030bfc1fdc3b9e42f0672 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2014-01-21T16:16:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009-DIS-JFSILVA.pdf: 1893153 bytes, checksum: c72c9a666c9030bfc1fdc3b9e42f0672 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-01-21T16:16:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009-DIS-JFSILVA.pdf: 1893153 bytes, checksum: c72c9a666c9030bfc1fdc3b9e42f0672 (MD5) Previous issue date: 2009
The religion, like a form of. To know about and to organize the things of the world, appeared as question for the Anthropology and it has folloied its development since its beginning as science. Like a fact social total, the analysis of the religious field makes possible to glimpse the most varied spheres of the social life, such as: economy, politics, aesthetic, blood relations… I consider here a study of case of a place of fetichism of Umbanda located in the quarter of the Pirambu, Fortaleza. From the narratives - ritual and personal - I’ve folloied the generations of a group that does not remain the same throughout the time. Some elements enter; others (already without use) leave; others still are remeaning, however without a radical change of the cult structure. Admitting itself that all religion is a rearrangement of preexisting beliefs, the Umbanda is only used of these interrituals to reaffirm its condition since the sprouting: a flexible religion and in constant construction.
A religião, como forma de conhecer e organizar as coisas do mundo, surgiu na condição de questão para a Antropologia e tem acompanhado seus desenvolvimento desde seus primórdios como ciência. Tomado como fato social total, a análise do campo religioso possibilita vislumbrar as mais variadas esferas da vida social, tais como: economia, política, estética, relações de parentesco... Proponho aqui um estudo de caso de um terreiro de Umbanda localizado no bairro do Pirambu, em Fortaleza. A partir das narrativas - rituais e pessoais - acompanho as gerações de um grupo que não permanece o mesmo ao longo do tempo. Ritualisticamente, alguns elementos entram; outros (já sem uso) saem; outros ainda são ressignificados, porém sem uma mudança radical da estrutura de culto. Admitindose que toda religião é um rearranjo de crenças preexistentes, a Umbanda somente se utiliza destas interritualidades para reafirmar sua condição desde o surgimento: uma religião flexível e em constante construção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Biografias De Santos"

1

Galilea, Segundo. Cuando los Santos son amigos. La Florida (Santiago), Chile: Paulinas, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Clemente, Elvo. Carlos Santos: Uma biografia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Correa, Roberto Heredia. San Jerónimo: Ascetismo y filología. México: UNAM, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Craughwell, Thomas J. Santos para cada ocasión: 101 de los santos patronos más poderosos. Charlotte, N.C: Stampley, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

1933-, Kasper Walter, ed. Diccionario enciclopédico de los santos: Biografías y conceptos básicos del culto. Barcelona: Herder, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Garcia, Ana. Los santos héroes. Barcelona, España: Idea Books, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Conti, Servilio. El santo del día. Buenos Aires: Editorial Bonum, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Leticia, Leduc, ed. Directorio de los santos: Guía para reconocer los santos patronos. México, D.F: Aguilar, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

C, Toni. Sabotage, um bom lugar: Biografia oficial de Mauro Mateus Dos Santos. São Paulo: LiteraRUA, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Wills, Garry. San Agustín. Barcelona: Mondadori, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Biografias De Santos"

1

Silva, Larissa Braz da. "Joana D’Arc: pensamento medieval e a mulher no filme de Victor Fleming." In Linguística, Letras e Artes: Atualização de Área - janeiro e fevereiro de 2023. Centro de Pesquisa, 2023. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/livros/1838.

Full text
Abstract:
“Por disposição da misericórdia divina, foi feito oportunamente que Joana, filha de Deus, filha da França, seja colocada entre inúmeros santos.” Assim começa o filme Joana D’Arc de 1948, dirigido por Victor Fleming. Já no início, o filme estabelece que a história de Joana será baseada na imagem de santa, uma hagiografia. Hagiografia: Biografia de um santo Estudos dos escritos que contam a vida dos santos Figurado Biografia elogiosa que exprime grande reverência pelo retratado, abordando apenas aspectos positivos da sua vida e/ou personalidade (Infopédia – Dicionários Porto Editora) O filme nunca questiona o chamado de Joana, pelo contrário, ele fortifica mais ainda a santidade de Joana, que havia somente 28 anos que havia sido canonizada. O filme é a primeira grande produção colorida sobre Joana, que levava o grande nome de Ingrid Bergman como a protagonista, papel esse do qual ela reprisa após fazer a peça “Joan of Lorraine”, da qual é a base para o filme de Fleming. Mas, quem foi Joana para despertar tanto interesse tanto na igreja católica quanto no cinema? Joana nasceu na aldeia de Domremy na França em 1412, vinda de uma família do povo, do anonimato; anonimato esse do qual ficaria se não fosse suas visões para ajudar a França derrotar a Inglaterra na Guerra dos Cem Anos e seu chamado para coroar Delfim Carlos (Carlos VII) como rei da França, fato esse que conseguiu alcançar por conta de seus esforços nos campos de batalha. Joana passou por muitos percalços para provar que suas visões vinham de Deus e que não era uma bruxa, mas apesar de tudo, o título de bruxa que a levou a sua morte na fogueira em um julgamento muito duvidoso e posteriormente cancelado pela igreja católica (MACEDO, 2002). A história e o heroísmo de Joana ganharam as telas no filme de Fleming no contexto do final da Segunda Guerra, um período muito delicado e de grandes mudanças em todos os setores, a retratação de uma pessoa que batalhou e serviu sua missão, se tornou um exemplo e alguém para trazer identificação (SANTOS, 2014). A história de Joana foi representada nas telas nesse período, apesar de seu fim trágico, se levarmos o sentido religioso, seria até um final considerado agridoce, pois apesar de tudo, mesmo com sua condenação, Joana foi honrada por Deus por ter mantido seus ideais. A história de Joana serviria como uma inspiração para um povo que estava passando por uma guerra (assim como Joana). De acordo com Rosenstone sobre filmes dramáticos históricos (2010, p. 33-34)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

"Biografie." In Gus Van Sant, edited by Manuel Koch, 116–19. edition text + kritik im Richard Boorberg Verlag, 2011. http://dx.doi.org/10.5771/9783869168852-116.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Biografias De Santos"

1

Casellato, Stéfanie Fanelli. "Da igreja ao Museu Afro Brasil significados: da obra de Jesuíno do Monte Carmelo." In Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2013. http://dx.doi.org/10.20396/eha.9.2013.4469.

Full text
Abstract:
Incluindo produções que vão de pinturas a composições musicais, a obra de Jesuíno do Monte Carmelo (Santos, 1764-Itu, 1819) foi resgatada por Mário de Andrade em biografia de 1944 e passou a ser (re)conhecida após as pesquisas realizadas pelo modernista. Hoje, passados quase 70 anos da publicação dos estudos de Mário pela revista do Sphan, sua biografia ainda se destaca como um dos principais estudos sobre o artista. Desde obra anterior de interpretação biográfica sobre Aleijadinho, Mario de Andrade buscou recuperar um passado artístico próprio e afirmar uma identidade nacional brasileira, objetivos que estavam de acordo com o programa modernista. Assim, o escritor defendeu a tese da “imposição do mulato”, a qual explica a originalidade de nossa produção artística a partir da liberdade de criação dos artistas brasileiros frente aos modelos portugueses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography