To see the other types of publications on this topic, follow the link: Biografias De Santos.

Journal articles on the topic 'Biografias De Santos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Biografias De Santos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Ramalho, Valdir. "As biografias históricas de Santos Dumont." Scientiae Studia 11, no. 3 (2013): 687–705. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-31662013000300013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cavassin Alves, Alessandro. "AGOSTINHO JOSÉ DE OLIVEIRA MACHADO, UM BACHAREL NEGRO NO SÉCULO XIX." História e Cultura 10, no. 1 (July 27, 2021): 414–33. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v10i1.3279.

Full text
Abstract:
O presente texto tem por objetivo recuperar a biografia de um brasileiro negro no século XIX, Agostinho José de Oliveira Machado, advogado, professor, escritor e membro atuante do partido liberal. Nascido em Santos, conseguiu o título acadêmico de bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas pela faculdade de São Paulo, em 1843, o que lhe proporcionou autonomia profissional e intensa participação política. Seria mais um exemplo da referência do fenômeno da “ascensão do bacharel e do mulato” no Brasil do século XIX que Gilberto Freyre discute no seu clássico livro Sobrados e Mucambos. Tanto as biografias discutidas por Freyre, somada a de Agostinho, perpassam enfrentamentos aos preconceitos raciais, confirmando a necessidade de se forjar um novo país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Maria Aparecida Alves da, Engracia Gomes de Oliveira Lima, and Francinalda Machado Stascxak. "Biografia de Ana Maria Santos: trajetória formativa e docência de uma mulher negra." History of Education in Latin America - HistELA 6 (December 28, 2023): e33863. http://dx.doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1id33863.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa trata da biografia da professora Ana Maria Santos. Ana Maria é uma professora que dedicou sua experiência de mais de 30 anos na docência em escolas públicas do município de Tauá/CE, localizado no sertão dos Inhamuns. Este estudo objetivou biografar a professora Ana Maria com ênfase em sua trajetória formativa, bem como na sua atuação docente entre os anos de 1965 e 2018. A pesquisa amparou-se teoricamente na História Cultural e metodologicamente na História Oral, em que utilizamos como técnica de coleta as entrevistas livres em História Oral. Os resultados apontaram que Ana Maria, mulher negra e de origem humilde, enfrentou diversas dificuldades para prosseguir com seu processo de escolarização e, também, dificuldades relacionados aos problemas de gênero e raça. Além disso, a pesquisa visa a contribuir com os estudos que versam sobre as temáticas de mulheres negras, bem como com as biografias de educadoras cearenses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Hoeller, Solange Aparecida de Oliveira, Marilândes Mól Ribeiro de Melo, and Maria das Dores Daros. "Trajetórias, intelectuais e a Antropologia no Brasil: Oswaldo Rodrigues Cabral e Sílvio Coelho dos Santos." Cadernos de História da Educação 22 (March 30, 2023): e182. http://dx.doi.org/10.14393/che-v22-2023-182.

Full text
Abstract:
Este texto objetiva compreender a institucionalização da antropologia no Brasil, por meio das trajetórias de dois intelectuais catarinenses: Oswaldo Rodrigues Cabral e Silvio Coelho dos Santos. A narrativa se desenvolve a partir das seguintes questões: Como se constituíram as trajetórias, quais aproximações e distanciamentos entre eles? Em que medida as suas ações no campo educacional, podem ser avaliadas como fatores de projeção para a institucionalização da antropologia, enquanto área específica? Em que proporção estes intelectuais podem ser tomados como produtores de capital simbólico, por meio do que propuseram e instituíram e que tensões derivaram disto? O percurso teórico-metodológico mobilizou os conceitos de trajetória, campo e capital na perspectiva de Pierre Bourdieu, compreendendo que as trajetórias são resultantes de um sistema de traços que pertencem a uma biografia individual ou de um grupo de biografias, objetivadas pelas relações que se estabelecem entre os agentes e as forças próprias dos campos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Geraldello, Camilla Silva. "Colaboradores." Brazilian Journal of International Relations 8, no. 2 (September 11, 2019): 240–41. http://dx.doi.org/10.36311/2237-7743.2019.v8n2.02.p240.

Full text
Abstract:
Biografias e emails dos colaboradores desta edição: Ada Celsa Cabrera García Arturo Noel Noyola Muñoz Bruno Maciel Santos Gabriel Siracusa Gilberto Maringoni Jackson Silva Ribeiro Mariana Balau Silveira Mariana Morena Pereira Mike Omilusi Renan Holanda Montenegro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Geraldello, Camilla Silva. "Colaboradores." Brazilian Journal of International Relations 9, no. 1 (May 8, 2020): 6–7. http://dx.doi.org/10.36311/2237-7743.2020.v9n1.02.p6.

Full text
Abstract:
Biografias e emails dos colaboradores desta edição: Al Chukwuma Okoli Eunice Rafaele da Silva Machado Erbenia Lourenço Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves Guillermina Elias Gustavo Fornari Dall'Agnol Gustavo do Amaral Loureiro Henrique Zeferino de Menezes Ikenna Mike Alumona Luiz Felipy dos Santos Costa Leomil Marília Bernardes Closs Renu Rana Thiago Lima Valdir Silva Bezerra
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mello, Janaina Cardoso de. "Uma história da África “Nagô” em Sergipe." Diálogos 25, no. 3 (October 17, 2021): 249–68. http://dx.doi.org/10.4025/dialogos.v25i3.60134.

Full text
Abstract:
Uma outra História da África pode ser contada através das biografias da diáspora negra no Brasil. Desse modo, o artigo percorre as vidas de alguns personagens importantes para a resistência cultural e religiosa na cidade de Laranjeiras, em Sergipe, da segunda metade do século XIX ao século XX, perpassando pela fundação do Terreiro nagô Santa Bárbara Virgem e as lideranças do grupo de folguedo conhecido como Taieiras. Dentre nossos sujeitos históricos estão: Esméria, Ti Henrique, Ti Herculano, Calú, Umbelina, Dona Maria de Lourdes Santos e a Lôxa Bárbara Cristina dos Santos. Inicialmente contado como uma narrativa literária no limiar da micro-história ao contexto mais amplo, termina fazendo referência aos estudos contemporâneos do tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Freitas, Camila Corrêa e. Silva de. "Como fazer um santo: as biografias devotas como estratégia de canonização no século XVII." Idéias 6, no. 2 (January 21, 2016): 169. http://dx.doi.org/10.20396/ideias.v6i2.8649466.

Full text
Abstract:
No século XVII, as publicações biográficas dos pretendentes à santidade faziam parte da estratégia dos grupos de apoio para obter a canonização de seus candidatos. A Companhia de Jesus, tanto na Europa quanto no Brasil, também lançou mão deste expediente para promover seus primeiros santos, nem sempre com sucesso. A partir da análise de alguns casos de processos de canonização que se desenrolaram no século XVII, procuramos relacionar o volume de publicações biográficas de caráter hagiográfico à força da causa de canonização e ao grau de mobilização e pressão dos grupos de apoio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Paula, Rodrigo Pires. "A contranarrativa de Joel Rufino dos Santos e o mito da nação." Em Tese 20, no. 2 (August 31, 2014): 91. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.20.2.91-103.

Full text
Abstract:
<p>A Literatura Afro-Brasileira representa a desconstrução do clássico e do cânone estabelecido a partir de um conceito de arte literária calcado na estética europeia, na medida em que vem suplementar a Literatura Nacional, assim como o Quilombo de Palmares representou a busca pela construção do ideal libertário do negro escravizado.</p> <p> </p> <p>No âmbito desse contexto, é relevante o estudo da obra de Joel Rufino dos Santos, o romance histórico <em>Zumbi</em>, da Coleção Biografias, como contranarrativa da nação brasileira e fruto de um posicionamento que faz a <em>antropofagia</em> da <em>antropofagia</em> oswaldiana. Este artigo busca ressaltar a personagem Zumbi dos Palmares, que passa de vilão da nossa História, aos olhos de uma sociedade escravocrata e patriarcal a herói da Literatura, na obra de Rufino.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pereira, Maria Apparecida Franco, and Gabriela Cordeiro Santos. "Memórias da escola: acervo do LIAME (Laboratório de Informação, Arquivo e Memória da Educação)." RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo 6 (December 31, 2020): e020033. http://dx.doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14795.

Full text
Abstract:
O Laboratório de Informação, Arquivo e Memória da Educação (LIAME), instituído em 2006, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Santos, Brasil. O objetivo dessa comunicação é apresentar as práticas escolares investigadas na Baixada Santista, e suas linhas de pesquisa no âmbito da cultura escolar: a) história das instituições escolares; b) e intelectuais nela atuantes e c) topologia da cultura. Seu acervo consta de biografias, autobiografias, iconografias, documentos manuscritos e impressos e exemplares de materialidade escolar. A metodologia utilizada é a histórico-documental, tendo como referência teórica os conceitos de Escolano Benito e AntonioViñao. Pode-se afirmar que o LIAME está contribuindo para o levantamento das instituições educativas, evidenciando sua arquitetura, e materialidade escolar, arquivando inúmeros acervos de educadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Oliveira, Ricardo Costa de. "Genealogias Políticas do Judiciário." Revista NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR 4, no. 1 (June 29, 2018): 317. http://dx.doi.org/10.5380/nep.v4i1.60229.

Full text
Abstract:
Investigamos as genealogias políticas de alguns membros do poder judiciário com destaque recente. Pesquisamos as origens familiares, as narrativas genealógicas, os valores profissionais, sociais e políticos de membros do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, especialmente o presidente, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, os desembargadores João Pedro Gebran Neto, Victor Luis dos Santos Laus e Leandro Paulsen. Analisamos as biografias, formação educacional, vínculos sociais e a genealogia destes atores, como mais um elemento explicativo dos interesses, comportamentos e habitus de classe. Complementamos a investigação com a observação de algumas outras redes familiares no judiciário do Paraná. A conclusão é a visualização de uma prosopografia familiar conservadora e corporativista instalada no sistema judicial brasileiro, com grandes consequências políticas na atual conjuntura. As nossas pesquisas sempre revelam que no Brasil e no Paraná, em parte central, o poder judiciário é hereditário e familiar, bem como as mentalidades e a cultura política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Seguí Cantos, José. "Los tratados sobre las vidas de santos en el barroco: el caso de santo Tomás de Villanueva (1488-1555)." Estudio Agustiniano 55, no. 1 (July 28, 2021): 173–213. http://dx.doi.org/10.53111/estagus.v55i1.46.

Full text
Abstract:
Los tratados sobre las vidas de santos o en proceso de santidad se multiplicaron en la iglesia católica en el barroco usados como medio de propaganda del nuevo ideario tridentino frente al protestantismo, divulgando vidas de personalidades destacadas por su estudio de la Palabra de Dios, su práctica de sacramentos, oración y obras de caridad. Este fue el caso de santo Tomás de Villanueva que fue arzobispo de Valencia desde 1545 hasta 1555 y que fue beatificado en 1618 y canonizado años más tarde. El presente trabajo presenta las biografías del padre agustino Miguel Salon y de Francisco de Quevedo en torno a la vida del santo de 1620, con informaciones extraídas de las declaraciones de dicho proceso y con la finalidad de difundir a todo el pueblo cristiano las excelencias de la vida de santo Tomás de Villanueva como modelo y ejemplo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Aragüés-Aldaz, José. "Locos y simples de Cristo en las letras de la Contrarreforma: vindicación de un tema hagiográfico." Rilce. Revista de Filología Hispánica 36, no. 2 (June 14, 2020): 572–600. http://dx.doi.org/10.15581/008.36.2.572-600.

Full text
Abstract:
La figura del “loco o simple de Cristo” (el santo sometido al escarnio público a causa de una aparente estulticia, bajo la que se esconde la sabiduría de Dios) aflora en la tradición hagiográfica oriental, para asomar de una manera más discontinua en las letras de Occidente. En la frontera entre los siglos XVI y XVII, algunas obras (como el tratado De simplici obedientia del jesuita Matthaeus Rader, el Flos Sanctorum de Alonso de Villegas o varias “comedias de santos” de Lope de Vega) rescataron las biografías de esos santos “extravagantes”, y con ellas todos los ecos de una perfección basada en la inversión de las apariencias del saber. El estudio explora la presencia de ese motivo hagiográfico –el de la estulticia sagrada– en aquellos y otros textos coetáneos, como preámbulo de una más ambiciosa indagación acerca del lugar que el tema pudo haber ocupado en el discurso de la Contrarreforma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Torres de Souza, Marcos Andre. "Construindo biografias arqueológicas." Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 15, no. 2 (August 19, 2021): 231–45. http://dx.doi.org/10.31239/vtg.v15i2.32562.

Full text
Abstract:
Tomando como ponto de partida o estudo desenvolvido por Mark Leone sobre o jardim de William Paca, este artigo apresenta algumas considerações acerca da criação de narrativas sobre trajetórias de vida na Arqueologia, também conhecidas como biografias arqueológicas. Inicialmente, apresento algumas discussões de ordem metodológica e interpretativa, úteis para a construção de biografias. Em seguida, passo a dois exemplos tirados de pesquisas por mim desenvolvidas acerca da escravidão no Brasil Central: o caso de Joaquim Alves de Oliveira, proprietário do Engenho de São Joaquim, e o de Francisco Xavier Leite de Távora, proprietário do Engenho de Santo Izidro. Espero, com isso, contribuir com alguns elementos para os interessados em examinar trajetórias de vida na perspectiva da Arqueologia histórica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Oliveira, Bernardo. "Santos Dumont (2019)." Journal of Science Communication América Latina 03, no. 01 (June 23, 2020): R01. http://dx.doi.org/10.22323/3.03011001.

Full text
Abstract:
A série Santos Dumont aborda a história de um dos principais nomes e etapas da história da aviação. Em seis episódios de 60 minutos vemos a biografia do jovem milionário brasileiro que se consagrou na França com suas inovações e proezas, que lhe valeram vários prêmios e reconhecimento internacional. Se os balões sempre encantaram a população, o desenvolvimento de dirigíveis (infláveis equipados com motor e leme) e, logo em seguida, os desafios públicos para criação e apresentação de veículos voadores mais pesados que o ar, eram espetáculos que atraiam multidões e ganhavam as primeiras páginas dos jornais. Acompanhar essas cenas nos faz compreender como uma personalidade (sua motivações, receios, posturas) e suas relações sociais (familiares, amizades, trabalho e política) se entremeiam na história da tecnologia (desafios materiais, buscas de soluções, habilidades e dificuldades) e de suas representações públicas (significados, impactos, expectativas).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Setién García, Carla. "La biografía cristiana entre realidad y retórica: El caso de Gaudencio de Brescia." Studia Historica: Historia Antigua 39 (July 13, 2021): 403–23. http://dx.doi.org/10.14201/shha202139403423.

Full text
Abstract:
La biografía cristiana de los primeros siglos se caracterizaba principalmente por presentar los aspectos que hacían del biografiado un hombre santo, lo cual conllevaba, ineludiblemente, exageraciones y relatos artificiosos. En este trabajo se examina una de las primeras biografías, si no la primera, del norte de Italia. Fue escrita por Gaudencio de Brescia en el primer decenio del siglo V para conmemorar a Filastrio, predecesor suyo en la sede episcopal. Un detallado análisis histórico-filológico de este escrito junto con el de la obra del propio Filastrio y otras fuentes de la época nos permiten averiguar la historicidad de los orígenes y circunstancias vitales de este. Entre estas destacan su predicación ambulante por amplios territorios, la lucha contra el arrianismo en la ciudad de Milán y, finalmente, su labor en la constitución definitiva de la primitiva comunidad cristiana en Brescia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

SANTOS, NILA MICHELE BASTOS. "SALVE ANA, SALVE DONANA: um olhar sobre a biografia da Senhora do Maranhão, Ana Jansen." Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 21, no. 37 (January 31, 2024): 326–33. http://dx.doi.org/10.18817/ot.v21i37.1148.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Nicoletti, Maria Andrea. "La “niña santa”: Laura Vicuña en las hagiografías y biografías históricas (1911-1990)." Revista Tempo e Argumento 15, no. 39 (September 1, 2023): e0104. http://dx.doi.org/10.5965/2175180315392023e0104.

Full text
Abstract:
La santidad es una construcción histórica que nos permite indagar desde textos hagiográficos y biográficos, que nutren el proceso de canonización de la Iglesia Católica, al entorno social del santo/a, en este caso de la beata Laura del Carmen Vicuña (1891-1904). Esta niña fue alumna de las Hijas de María Auxiliadora, congregación de religiosas fundada por Don Bosco y Madre Mazzarello en Italia, en 1872. Para ello hemos seleccionado y clasificado un conjunto de hagiografías y biografías cómo fuentes históricas, para analizarlas desde la hermenéutica de esta disciplina. El objetivo es observar como la sociedad otorga a uno de sus miembros rasgos de santidad para llevarla a los altares. El primer conjunto biográfico corresponde a las primeras hagiografías escritas entre 1911 y 1945 por el salesiano Augusto Crestanello y las Hijas de María Auxiliadora M. Puttini (María Magdalena Moretti) y Alba Nembri. Estas hagiografías construyen la santidad de Laura en función de su presentación a la Causa de los Santos en el Vaticano para su beatificación. Las biografías del segundo periodo, entre 1958 y 1990, contienen debates que buscar comprobar hechos históricos y encontrar el rostro “verdadero” de Laura. Los salesianos Raúl Entraigas, Luigi Càstano y Ciro Brugna enfatizan el contexto histórico y el de las misiones salesianas. Sin dejar la sección hagiográfica, los autores buscan documentación histórica sobre algunas cuestiones relacionadas con la construcción de su santidad, como la legitimidad del nacimiento de Laura y su rostro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lacerda, Wania Maria Guimarães. "Estudantes de camadas populares e a afiliação à universidade pública (Students from working classes and their affiliation to the public university)." Revista Eletrônica de Educação 13, no. 2 (May 10, 2019): 572. http://dx.doi.org/10.14244/198271992541.

Full text
Abstract:
This article is about a work developed between 2013 and 2015 within the Sociological Observatory of Student Life at the Federal University of Viçosa –UFV – (Brazil), a research group that produces and disseminates knowledge about students from working classes’ university life. This work aimed at creating possibilities for poor students do an intellectual affiliation to the public university. First, eighteen pedagogy female students developed a self-analysis of their own school trajectories and academic experiences, describing them reflexively based on Bourdieu ideas. Then, projects and researches were done about the themes that emerged from the self-analysis stage. The method used to generate the data was the biographical stories, and, most of those who were investigated were UFV’s students, consequently, it was possible to do a connection between the knowledge from the students as researchers and as research subjects. Among the results of this work was the fact that the self-analysis enabled the students to interpret principles, which engendered their practices and the incorporation and/or updating of favorable dispositions, which constituted the academic quality of their trajectories. It also showed that the trajectories may promote the intellectual affiliation to the public university and that it can face up the effects that social origin may have on the academic trajectories. The association of self-analysis, as an interpretive work of dispositions and practices, with the research development, and the connection of knowledge among students, with affinities of habitus, made possible the constitution sociability networks and permanence at UFV.ResumoO artigo trata de um trabalho realizado nos anos de 2013 a 2015, no âmbito do Observatório Sociológico da Vida Estudantil da Universidade Federal de Viçosa – UFV – (Brasil), instância formativa, de produção e de divulgação do conhecimento sobre a vida estudantil de universitários das camadas populares. O objetivo do trabalho foi criar possibilidades para a afiliação intelectual de estudantes pobres à universidade pública. Na primeira etapa, dezoito universitárias, do curso de Pedagogia, realizaram autoanálises das trajetórias escolares e vivências acadêmicas, tendo como referência o pensamento bourdieusiano, e fzeram a descrição reflexiva delas. Na segunda etapa, foram elaborados projetos e desenvolvidas pesquisas sobre temas que emergiram dessas autoanálises. O método de geração de dados foi o relato biográfico, e os investigados, em sua maior parte, eram estudantes da UFV, o que, juntamente com as autoanálises realizadas, viabilizou a conexão de saberes entre as estudantes na condição de pesquisadoras e os sujeitos investigados. Dentre os resultados desse trabalho há o fato de que as autoanálises permitiram às estudantes a interpretação dos princípios que engendram suas práticas e a incorporação e/ou atualização de disposições favoráveis à constituição de percursos acadêmicos de qualidade e se mostraram uma forma de promover a afiliação intelectual à universidade pública e de enfrentamento dos efeitos que a origem social possa ter nos percursos acadêmicos. A associação da autoanálise, como um trabalho interpretativo das disposições e práticas, com a realização de pesquisas, e a conexão de saberes entre estudantes com afinidades de habitus, engendrou a constituição de redes de sociabilidade e a permanência na UFV.Keywords: Access to higher education, Sociology of Education, Socio-educational inequalities.Palavras-chave: Acesso à educação superior, Sociologia da Educação, Desigualdades socioeducacionais.ReferencesARIOVALDO, Thainara Cristina de Castro. O Sistema de Seleção Unificada e a escolha pelas Licenciaturas na Universidade Federal de Viçosa. 2018, 117 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.BOURDIEU, Pierre. Reprodução cultural e reprodução social. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992. p. 295-336.BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu. 2. ed. São Paulo: Ática, 1994. p. 46-81.BOURDIEU, Pierre. É possível um ato desinteressado? In: BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. p. 137-162.BOURDIEU, Pierre. Os excluídos do interior. In: BOURDIEU, Pierre. (Coord.) A miséria do mundo. Petrópolis/RJ : Vozes, 1997, p. 481-487.BOURDIEU, Pierre. Violência simbólica e lutas políticas. In: BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, p. 199-233.BOURDIEU, Pierre. Esboço de auto-análise. São Paulo: Cia. das Letras, 2005.CARVALHO, Josiane das Graças. A formação por alternância na Licenciatura em Educação do Campo da UFV: experiências e representações sociais dos educandos. 2017. 133 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2017.COULON, Alain. Reprodução e filiação. In: COULON, Alain. Etnometodologia e educação. Petrópolis, Vozes, 1995, p. 147-166.COULON, Alain. A condição de estudante. A entrada na vida universitária. Salvador/BA: EDUFBA, 2008.LACERDA, Wânia Maria Guimarães. Famílias e filhos na construção de trajetórias escolares pouco prováveis: o caso dos iteanos. 2006. 416 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, 2006.LACERDA, Wânia Maria Guimarães. Famílias e filhos na construção de percursos escolares pouco prováveis. In: SANTOS, Georgina Gonçalves dos; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha (Orgs.). Observatório da vida estudantil. Estudos sobre a vida e cultura universitárias. Salvador/BA: EDUFBA, 2012, p. 87-130.LACERDA, Wânia Maria Guimarães. Professores em formação e hierarquias simbólicas: o caso de estudantes de Pedagogia da UFV. In: BRAÚNA, Rita de Cássia de Alcântara; BARCELOS, Ana Maria Ferreira (Orgs.). Demandas contemporâneas na formação de Professores. Viçosa/MG: Editora UFV, 2013, p.12-43.LACERDA, Wânia Maria Guimarães. De escolas públicas estaduais ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). In: PIOTTO, Débora Cristina (Org.). Camadas Populares e universidades públicas. Trajetórias e experiência escolares. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014, p. 45-88.LAHIRE, Bernard. O ponto de vista do conhecimento. In: LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997. p. 17-46.LUCAS, S. R. Effectively Maintained Inequality: education transitions, track mobility, and social background effects. The American Journal of Sociology, v. 106, n. 6, p. 1642-1690, maio 2001.MONT’ALVÃO, A. A dimensão vertical e horizontal da estratificação educacional. Teoria e Cultura. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFJF, v. 11, n. 1 jan/jun. p. 13-20, 2016.PAIVANDI, Saeed. A qualidade da aprendizagem dos estudantes e a pedagogia na universidade. In: SANTOS, Georgina Gonçalves dos; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha (Orgs.). Observatório da vida estudantil. Estudos sobre a vida e cultura universitárias. Salvador/BA: EDUFBA, 2012, p. 31-59.PAIVANDI, Saeed. A avaliação do ensino pelo estudante, a pedagogia universitária e o ofício de professor. In: SANTOS, Georgina Gonçalves dos; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha (Orgs.). Observatório da vida estudantil. Universidade, responsabilidade social e juventude. Salvador/BA: EDUFBA, 2013, p. 319-352.PAIVANDI, Saeed. Que significa o desempenho acadêmico dos estudantes? In: SANTOS, Georgina Gonçalves dos; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha; CARVALHO, Ava. (Orgs.). Observatório da vida estudantil. Avaliação e qualidade no ensino superior: formar como e para que mundo? Salvador/BA: EDUFBA, 2015, p. 23-60.PASSERON, Jean-Claude. A encenação e o corpus: biografias, fluxos, itinerários, trajetórias. In: ______. O raciocínio sociológico: o espaço não-popperiano do raciocínio natural. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 204-227.PEREIRA, Aline Juliana de Souza. Três famílias de camadas populares e a escolarização dos filhos: entre estabelecimentos de ensino públicos e privados. 2016. 119 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2016.PORTES, Écio Antônio. Trajetórias e estratégias escolares do universitário das camadas populares. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1993.PORTES, Écio Antônio. Trajetórias escolares e vida acadêmica do estudante pobre na UFMG – um estudo a partir de cinco casos. 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.PORTES, Écio Antônio. A vida universitária de estudantes pobres na UFMG: possibilidades e limites. In: PIOTTO, Débora Cristina (Org.). Camadas Populares e universidades públicas. Trajetórias e experiência escolares. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014, p. 167-238.RIBEIRO, Carlos Antônio Costa; SCHLEGEL, Rogério Estratificação horizontal da educação superior no Brasil (1960 a 2010). In: ARRETCHE, Marta (Org.). Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora UNESP, 2015, p. 133-162.SANTOS, Georgina Gonçalves dos; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha (Orgs.). Observatório da vida estudantil. Estudos sobre a vida e cultura universitárias. Salvador/BA: EDUFBA, 2012.SANTOS, Georgina Gonçalves dos; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha (Orgs.). Observatório da vida estudantil. Universidade, responsabilidade social e juventude. Salvador/BA: EDUFBA, 2013.SANTOS, Georgina Gonçalves dos; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha; CARVALHO, Ava. (Orgs.). Observatório da vida estudantil. Avaliação e qualidade no ensino superior: formar como e para que mundo? Salvador/BA: EDUFBA, 2015.SILVA, Sabrina Lopes Nogueira. A formação de professores e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI): experiências de licenciandos em Letras da UFV. 2017. 239 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2017.SOARES, José Francisco. Qualidade da Educação. In: DAYRELL, Juarez et al. (Orgs.). Família, escola e juventude. Olhares cruzados Brasil-Portugal. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2016, p.231-251.TEIXEIRA, Ana Maria Freitas. A universidade entre as palavras de jovens de origem popular. In: SANTOS, Georgina Gonçalves dos; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha (Orgs.). Observatório da vida estudantil. Estudos sobre a vida e cultura universitárias. Salvador/BA: EDUFBA, 2012, p. 163-185.TEIXEIRA, Ana Maria Freitas. Aprendendo a ser estudante universitário: uma relação entre o campo disciplinar e a construção de si. In: SANTOS, Georgina Gonçalves dos; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha (Orgs.). Observatório da vida estudantil. Universidade, responsabilidade social e juventude. Salvador/BA: EDUFBA, 2013, p. 99-119.TEIXEIRA, Ana Maria Freitas; COULON, Alain. Interiorização do ensino superior público e afiliação: e se eu conseguir uma vaga, como é que vai ser? In: SANTOS, Georgina Gonçalves dos; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha; CARVALHO, Ava. (Orgs.). Observatório da vida estudantil. Avaliação e qualidade no ensino superior: formar como e para que mundo? Salvador/BA: EDUFBA, 2015, p. 209-230.TERRAIL, J. P. L’issue scolaire: de quelques histories de transfuges. In: TERRAIL, J. P. Destins ouvriers. La fin d’une classe? Paris: Presses Universitaires de France, 1990. p. 223-258.VIANA, Maria José Braga. Longevidade escolar em famílias de camadas populares: algumas condições de possibilidades. In: NOGUEIRA, Maria Alice; ROMANELLI; Geraldo, ZAGO, Nadir. Família & escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 45-60.VIANA, Maria José Braga. As práticas socializadoras familiares como locus de constituição de disposições facilitadoras de longevidade escolar em meios populares. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 90, p. 107-125, jan.-abr. 2005.VIANA, Maria José Braga. Longevidade escolar em famílias populares. Algumas condições de possibilidade. Goiânia: Editora da UFG, 2007.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Domingues, Petrônio. "O "messias" negro? Arlindo Veiga dos Santos (1902-1978): "Viva a nova monarquia brasileira; Viva Dom Pedro III !"." Varia Historia 22, no. 36 (December 2006): 517–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-87752006000200015.

Full text
Abstract:
A proposta deste artigo é fazer breves apontamentos acerca da biografia pessoal, política e intelectual de Arlindo Veiga dos Santos (1902-78), uma das principais lideranças negras na primeira metade do século XX. Abordaremos centralmente seu ativismo político e postulados ideológicos à frente do movimento negro e monarquista, consubstanciado pela Frente Negra Brasileira (1931-37) e Ação Imperial Patrianovista Brasileira (1932-37;1945-64), respectivamente. Para finalizar, ventilamos a hipótese de que Veiga dos Santos reifica a tradição de um setor da população negra brasileira manter, no período republicano, simpatia pela monarquia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Franco, Francisco. "El culto a los muertos milagrosos en Venezuela: ¿Santos, espíritus o héroes?" Márgenes. Espacio Arte y Sociedad 9, no. 10 (September 8, 2012): 25. http://dx.doi.org/10.22370/margenes.2012.9.10.355.

Full text
Abstract:
En este artículo presentamos los rasgos característicos del culto a los muertos milagrosos en Venezuela, para ello presentaremos brevemente las “biografías míticas”, resumen de los relatos de los devotos y creyentes que cuentan acerca de estos muertos de la ciudad de Mérida, de los Andes venezolano. Hemos escogido una muestra de estos muertos para caracterizar el mito y el culto a éstos, considerándolos como parte de un imaginario y una cosmovisión sobre la muerte, lo cual plantea el problema de cómo deben considerarse: ¿santos, espíritus o héroes?.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Sampaio, Mônica. "A produção intelectual de Milton Santos vista através de sua trajetória espacial: uma interpretação." GEOgraphia 13, no. 25 (January 24, 2012): 18. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2011.1325.a13614.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma interpretação da produção intelectual do grande geógrafo brasileiro, Milton de Almeida Santos, desenvolvida a partir das observações estabelecidas entre a trajetória espacial do autor e a publicação de suas obras. Conforme será demonstrada, estreita é a associação entre o desenvolvimento intelectual do autor e seus percursos espaciais. Na parte inicial são apresentadas a hipótese deste estudo e a classificação da produção intelectual estabelecida. Em seguida, é explorada a primeira fase do pensamento de Milton Santos, vivida predominantemente na Bahia. Buscando conhecer o sentido do seu pensamento, particular atenção é dada a sua biografia e ao cenário político partidário baiano, bastante marcado naquele momento pela atuação da corrente “udenista”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Sampaio, Mônica. "A produção intelectual de Milton Santos vista através de sua trajetória espacial: uma interpretação." GEOgraphia 13, no. 25 (January 24, 2012): 18. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2011.v13i25.a13614.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma interpretação da produção intelectual do grande geógrafo brasileiro, Milton de Almeida Santos, desenvolvida a partir das observações estabelecidas entre a trajetória espacial do autor e a publicação de suas obras. Conforme será demonstrada, estreita é a associação entre o desenvolvimento intelectual do autor e seus percursos espaciais. Na parte inicial são apresentadas a hipótese deste estudo e a classificação da produção intelectual estabelecida. Em seguida, é explorada a primeira fase do pensamento de Milton Santos, vivida predominantemente na Bahia. Buscando conhecer o sentido do seu pensamento, particular atenção é dada a sua biografia e ao cenário político partidário baiano, bastante marcado naquele momento pela atuação da corrente “udenista”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

SENÍS, JUAN, MONTSE PENA PRESAS, and CRISTINA DEL MORAL-BARRIGÜETE. "Vidas de santas: una aproximación a las biografías de mujeres en el campo literario peninsular." Bulletin of Hispanic Studies: Volume 99, Issue 9 99, no. 9 (October 1, 2022): 883–902. http://dx.doi.org/10.3828/bhs.2022.53.

Full text
Abstract:
Las biografías de mujeres constituyen uno de los fenómenos editoriales más destacados de los últimos años en el mercado del libro infantil. Este artículo analiza un corpus de treinta de estas obras, pertenecientes a diversos ámbitos lingüísticos en el marco peninsular, con dos objetivos principales. Por un lado, se trata de establecer cuáles son las principales tipologías textuales dentro de este género, con el fin de comprobar si se pueden identificar una serie de tendencias principales y si existen coincidencias entre los campos literarios implicados. Por otro lado, se lleva a cabo una reflexión sobre el verdadero alcance subversivo de estas biografías y hasta qué punto pueden considerarse obras feministas, tal como parecen indicar algunos de sus paratextos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Sousa Cunha Nery, Vitor. "Mestre Oscar Santos e o Território Federal do Amapá: um projeto intelectual dedicado ao ensino de música em Macapá no século XX." Fronteiras & Debates 5, no. 1 (December 13, 2018): 89. http://dx.doi.org/10.18468/fronteiras.2018v5n1.p89-117.

Full text
Abstract:
<p>O artigo analisa a atuação do Mestre Oscar Santos, no ensino de música no Território Federal do Amapá, no século XX e a sua constituição enquanto um intelectual amazônico. Compreender as formas de pensar e agir dos intelectuais/professores como, Oscar Santos, com base em um contexto histórico e cultural específico que se constituem como problema que pode ser situado nos domínios da história da educação em diálogo com as contribuições de uma nova história intelectual. Utilizou-se como fonte de pesquisa a biografia de Oscar Santos, escrita pela sua neta Lúcia Uchôa, fotografias, notícias de jornais e blogs disponíveis na internet. Apresenta-se a trajetória de vida do Mestre Oscar Santos, destacando os itinerários de formação, as redes de sociabilidade e a sua geração. No Território Federal do Amapá, Oscar Santos, transformou-se num grande educador musical e tornou-se o responsável pela Academia de Música Oscar Santos, onde formou várias gerações de músicos que tocam em bandas e tornou-se mestre e maestro das primeiras bandas do Amapá e da Orquestra Oscar Santos, de onde saíram os primeiros conjuntos musicais do Amapá. Mestre Oscar construiu seu projeto intelectual na troca de experiências e amizades com grandes personalidades da música e cultura da sua geração, como por exemplo, Bruno de Menezes, José Plácido Gonçalves, Mario Mascarenhas e Altamiro Carrilho. Mestre Oscar Santos contribuiu também na formação de uma nova geração de músicos que seguiram carreira militar. E outros que seguiram a carreira docente, e atuam em instituições renomadas de ensino de música pelo Brasil.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Cassá, Roberto. "Biografías sumarias de los diputados de Santo Domingo en las Cortes españolas." Revista ECOS UASD 20, no. 12 (March 15, 2013): 187–245. http://dx.doi.org/10.51274/ecos.v20i12.pp187-245.

Full text
Abstract:
Este trabajo recoge siete biografías sumarias de diputados de Santo Domingo en las Cortez de españolas. Fueron recopiladas por el autor para el Diccionario biográfico de Parlamentarios Españoles bajo la coordinación del profesor Mikel Urquijo. El autor afirma queestos sietes personajes fueron los únicos representantes del Santo Domingo que aparentemente recibieron ratificación de la comisión encargada al efecto de las Cortes. A saber: Álvarez de Toledo y Dubois, José; Campuzano-Polanco, Adrián, Mosquera Cabrera, Francisco; Caro Torquemada, Francisco Javier; Bernal Muñoz, José Antonio; Morell de Santa Cruz y Paredes, Manuel María, y González Regalado, Manuel. Cada biografía sumaria recoge elección y actividades parlamentarias y obras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Bocca, Francisco Verardi. "La Mettrie: nem santo, nem pecador." Sofia 6, no. 2 (December 20, 2017): 128–45. http://dx.doi.org/10.47456/sofia.v6i2.17490.

Full text
Abstract:
Neste artigo procuro desfazer a opinião compartilhada entre leitores e historiadores da filosofia que consideram imoralista tanto a pessoa como a obra do médico-filósofo Julien Offray de La Mettrie, portanto perniciosa e merecedora das censuras sofridas. De suas causas, destaco as biografias dedicadas a ele. Também o recurso que Marquês de Sade, ao adotá-lo como seu filósofo, fez de suas teses, atribuindo-lhe sua inspiração hedonista e libertina. Por último, o histrionismo de seus escritos. Todas podem ser questionadas, mas somente a leitura atenta de sua obra pode lhe fazer justiça. Quanto aos biógrafos nada tenho a dizer. Quanto a Sade, me apoio em Jean Dupran (1976), para quem realizou uma apropriação tendenciosa de suas teses. Assim, apresentarei um confronto entre as obras L`homme machine (1747) e Anti-Sénèque (1748), a fim de melhor compreender sua noção de moralidade, prazer, remorso, convívio social e o papel da filosofia na construção da felicidade virtuosa, longe da imoderação e devassidão que o público lhe atribui.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Santos, Beatriz Catão Cruz. "O Santo do Bispo." Topoi (Rio de Janeiro) 7, no. 13 (December 2006): 300–330. http://dx.doi.org/10.1590/2237-101x007013002.

Full text
Abstract:
O artigo propõe uma biografia de D. José Antonio de Guadalupe, bispo do Rio de Janeiro entre 1725 e 1740, a partir da análise de diversos documentos, sobretudo os seus escritos pastorais. Estes são considerados não só práticas religiosas, mas um gênero literário adequado a um conjunto de procedimentos e convenções previstos para sua leitura e recepção. Através da reconstrução da trajetória daquele agente, pretende-se destacar como sua ação e memória contribuem para a devoção de São Gonçalo de Amarante e conformação das práticas católicas no Rio de Janeiro e regiões circunvizinhas por diferentes grupos sociais. Objetiva-se, também, pôr em evidência a devoção e festa de São Gonçalo, discutindo a relação entre a hierarquia católica e os devotos pardos do santo, reunidos numa irmandade situada na Vila de São Sebastião, em São Paulo do século XIX. A análise do Compromisso da Irmandade de São Gonçalo aponta para as formas e modalidades da crença católica na sociedade colonial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Figueiredo, Monica. "Da vida enquanto ficção, ou algumas notas sobre Antero de Quental." Abril – NEPA / UFF 1, no. 1 (August 19, 2008): 42–51. http://dx.doi.org/10.22409/abriluff.v1i1.29836.

Full text
Abstract:
Recuperação do percurso ensaístico de Antero de Quental. Análise das principais idéias do pensamento anteriano e sua relação com o percurso biográfico do Poeta. A (re)criação ficcional de “Um Génio que era um Santo”, segundo Eça de Queirós. A biografia como forma de escritura ficcional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Cruz, Andrey Oliveira da, Camila de Brito Pontes, Farid Samaan, Jennifer Rezende, Laura Soares Tupinambá, Mauricio Hideki Yague Leite, and Viviane Regina Oliveira. "Pensamento político-econômico em saúde de Nelson Rodrigues dos Santos e o olhar para o gasto público de Thomas Porcher." Crítica Revolucionária 3 (December 5, 2023): e008. http://dx.doi.org/10.14295/2764-4979-rc_cr.2023.v3.55.

Full text
Abstract:
Neste ensaio, com olhar para o pensamento político-econômico em saúde, destacam-se as principais contribuições de Nelson Rodrigues dos Santos contidas em um de seus importantes trabalhos: “O Dilema Estatista II: Como é forjado o espaço das Políticas Públicas com exemplos da Área da Saúde”; médico e gestor público de saúde, foi um dos principais atores da Reforma Sanitária Brasileira. Ao mesmo tempo, procura-se inserir na análise de Santos, aspectos do artigo de Thomas Porcher “Gasto Público: por que tanto ódio?”, um economista e professor francês, crítico da economia ortodoxa e da austeridade fiscal. O nosso objetivo foi buscar uma articulação entre os dois autores. Como método, foi utilizada a análise de conteúdo e, estruturalmente, dividiu-se o texto em três partes: breve biografia dos autores, apresentação propriamente dita das contribuições para o campo da política econômica contidas nos textos pré-selecionados e considerações finais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Gomes, Daniel de Oliveira. "Temperança de Tonus: agora vai ser assim contra a intolerância." Letrônica 13, no. 2 (February 16, 2020): e35402. http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2020.2.35402.

Full text
Abstract:
O presente artigo estuda a poesia de Leonardo Tonus. Este autor publicou recentemente seu livro “Agora vai ser assim” pela editora Nos (2018). Investigamos uma poesia que acusa a intolerância do presente a partir de um estilo bem mesclado e complexo. Procuramos uma relação com a figura da Temperança, do Tarot. Analisamos sua biografia, enquanto desterritorializado e, também, vários de seus versos. Recorremos, teoricamente, à geografia humana de Milton Santos; à sociologia da modernidade líquida de Zigmunt Bauman. Uma poesia altamente crítica que questiona a intolerância, o preconceito e a xenofobia dos tempos atuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pinheiro, Adson Rodrigo Silva, and Veronica De Jesus Gomes. "Dossiê "Poder, intolerância e disciplina em um mundo global": duzentos anos da extinção do “Santo Ofício” português (1821-2021)." Revista de História da UEG 11, no. 01 (January 31, 2022): e112200. http://dx.doi.org/10.31668/revistaueg.v11i01.12824.

Full text
Abstract:
O objetivo do dossiê, intitulado “Poder, intolerância e disciplina em um mundo global": duzentos anos da extinção do Santo Ofício português (1821-2021), é reunir pesquisas que examinem o Santo Ofício através de diversos prismas: as relações entre a instituição e a Monarquia portuguesa (e espanhola, durante a União Ibérica), as variações da atuação persecutória relacionadas às conjunturas políticas do Reino e do Ultramar, a ocupação de cargos nos tribunais distritais, dentre outros aspectos, suscitando, debates sobre as trajetórias dos condenados, que incluíam os cristãos novos acusados de judaísmo, os denunciados por sodomia, bigamia, blasfêmia e feitiçaria, padres solicitantes, personagens cujas origens pertenceram a um eclético matiz étnico-racial, permitindo, assim, a tessitura de biografias de inúmeros “protagonistas anônimos da história” (VAINFAS, 2002).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Narro, Ángel, and Israel Muñoz Gallarte. "La Vida de santa Eufrosine (BHG 625-625b). Introducción, edición crítica y traducción." Collectanea Christiana Orientalia 20 (July 31, 2023): 143–89. http://dx.doi.org/10.21071/cco.v20i.15724.

Full text
Abstract:
La Vida de santa Eufrosine (VEuphr), originariamente escrita en griego, pertenece al grupo de narraciones denominadas de “santas travestidas” y constituye uno de los ejemplos más paradigmáticos de este tipo de biografías de mujeres piadosas, que pasan la vida en un monasterio masculino camufladas bajo la apariencia de un monje y, solo al final de la vida, se descubre su identidad para toda la comunidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Soares, Rodrigo Goyena. "O interno e o externo: o barão do Rio Branco revisitado." Tempo 25, no. 2 (August 2019): 528–35. http://dx.doi.org/10.1590/tem-1980-542x2018v250213.

Full text
Abstract:
Resumo: Patrono da diplomacia brasileira, o barão do Rio Branco permanece unanimemente celebrado em discursos oficiais do Itamaraty ou, inclusive, em textos acadêmicos. Esta nova biografia do barão, escrita pelo diplomata e historiador Luís Cláudio Villafañe G. Santos, rediscute não apenas a personalidade de Rio Branco, assinalando contradições, mas, sobretudo, reinterpreta sua ação diplomática à frente do Ministério das Relações Exteriores. Particularmente, interessa a esta resenha discutir três temas amplamente tratados por Villafañe: a interdependência entre política interna e externa, o estabelecimento de uma - suposta - aliança não escrita com os Estados Unidos e a resolução pacífica das disputas lindeiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Kuefler, Mathew. "How de Holy Grail ended up in O Cebreiro, Galicia." Brocar. Cuadernos de Investigación Histórica, no. 36 (June 21, 2012): 53–64. http://dx.doi.org/10.18172/brocar.1563.

Full text
Abstract:
Una leyenda moderna dice que el Santo Grial fue escondido a O Cebreiro en Galicia. Me encontré con una posible explicación de esta en la realización de investigaciones sobre San Gerardo de Aurillac, santo francés del siglo décimo. Había en la Edad Media un convento dedicado a él, mas tarde abandonado. Fue también un milagro recordado por haber tenido lugar allí, donde un sacerdote, no convencido de la transubstanciación, vio el pan y el vino ritual transforma en carne y sangre. Cuando San Gerardo se mencionó a los peregrinos que pasaran por O Cebreiro, cofundaron su nombre –Sant Gral en gallego– con el cáliz del milagro y lo mal identificaron como el Santo Grial-Sant Grial en gallego. La leyenda se elaboró por Ramón Cabanillas, poeta gallego moderno, de manera nostálgica que recuerda San Gerardo y sus biografías medievales: una mezcla de devoción religiosa con un código marcial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Domínguez Serna, Joaquín. "Los estudios franciscanos y la espiritualidad de San Francisco de Asís." Isidorianum 8, no. 15 (May 1, 1999): 39–72. http://dx.doi.org/10.46543/isid.9915.1003.

Full text
Abstract:
El atractivo de la figura de San Francisco de Asís ha sido permanente desde el siglo XIII hasta nuestros días. A pesar de sus biografías y leyendas, que deben ser leídas e interpretadas según sus propias estructuras literarias, en su contexto histórico y como obras interdependientes (Cuestión Franciscana), la verdadera imagen del santo se muestra preferentemente en sus escritos personales. Los estudios franciscanos han aportado no sólo una imagen renovada de san Francisco, sino también de su espiritualidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lozzi Gallo, Lorenzo. "La Vita di s. Simeone stilita nell’Inghilterra anglosassone." Mélanges de l École française de Rome Moyen Âge 119, no. 1 (2007): 43–56. http://dx.doi.org/10.3406/mefr.2007.9433.

Full text
Abstract:
Le testimonianze della tradizione agiografica anglosassone giunte fino a noi sono incomplete e lacunose. Con il presente studio si vuole offrire un contributo alla ricostruzione del culto di una figura eminente nella storia del Cristianesimo, non solo orientale, quale s. Simeone stilita seniore. La critica appare forse aver sottovalutato l’importanza del culto del santo in ambito anglosassone. Il presente studio, analizzando la tradizione anglosassone nell’ambito di quella latina occidentale, ha permesso di recuperare altre possibili tracce della tuttora problematica tradizione biografica occidentale del santo, in cui il dato reale e mistico si presentano rielaborati e intrecciati con informazioni di origine incerta quando non decisamente sospetta, tutte comunque degne di attenzione come testimonianze del fascino esercitato anche in Occidente dal carisma del santo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Angelini, Paulo Ricardo Kralik. "Vozes dos silenciados: resistência escrava e herança colonial em 'deus-dará', 'Não se pode morar nos olhos de um gato' e 'Biografia do Língua'." Convergência Lusíada 31, no. 43 (April 30, 2020): 25–37. http://dx.doi.org/10.37508/rcl.2020.n43a363.

Full text
Abstract:
Com base nos romances deus-dará, de Alexandra Lucas Coelho, Não se pode morar nos olhos de um gato, de Ana Margarida de Carvalho, e Biografia do Língua, de Mário Lúcio Sousa, neste artigo pretendo discutir o constante processo de apagamento da escravidão e seus efeitos no Brasil e Portugal. Apoiado em teóricos como Boaventura de Sousa Santos, Margarida Calafate Ribeiro, entre outros pensadores portugueses, procuro resgatar as vozes desses personagens silenciados pelo Estado e pela história oficial, problematizadores de um tempo e de um espaço sobrepostos aos ossos de uma geografia colonial, concebida a partir da exploração do escravo, da perpetuação da exploração do trabalhador negro e da institucionalização do racismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Vadico, Luiz Antonio. "Hagiografia fílmica." ALCEU 16, no. 32 (June 10, 2016): 166–82. http://dx.doi.org/10.46391/alceu.v16.ed32.2016.169.

Full text
Abstract:
O objeto deste artigo são os filmes das vidas dos santos cristãos, como: Joana d’Arc (Victor Fleming, 1948); Santa Rita de Cássia (Giorgio Capitani, 2004); Bernadette (Jean Delannoy, 1988); A canção de Bernadette (Henry King, 1943); Antonio, guerreiro de Deus (Antonello Bellucco, 2006); Irmão Sol, Irmã Lua (Zeffirelli, 1972). Inspirados pela obra de Pamela Grace que colocou estes filmes em relação direta com a cinebiografia, faremos com essa autora um diálogo crítico, e verificaremos os elementos estéticos e narrativos característicos dessas produções no cinema e no audiovisual. Neste artigo busca-se demonstrar que uma hagiografia fílmica não é uma biografia ou cinebiografia. Estabelecendo o filme hagiográfico como um dos gêneros que compõe o campo do filme religioso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Leite, Leonardo Delatorre, and Michelle Asato Junqueira. "LIÇÕES DA VIDA DE SANTA RITA DE CÁSSIA PARA ESPIRITUALIDADE PRÁTICA E PARA TEOLOGIA MORAL." UNITAS - Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões 9, no. 1 (September 13, 2021): 170–84. http://dx.doi.org/10.35521/unitas.v9i1.2500.

Full text
Abstract:
A biografia de Santa Rita de Cássia apresenta preciosas lições acerca da vida espiritual em sua dimensão holística, abrangendo a piedade prática, as virtudes teologais, as virtudes cardeais, os frutos e dons do Espírito Santo. Embora Santa Rita de Cássia não tenha escritos relevantes e obras marcantes, a sua vida representa um verdadeiro tratado de “perfeição cristã”, ou seja, uma autêntica “pedagogia do amor”. Sua caridade bem como seu apreço pelo Evangelho ficaram tão conhecidos que inúmeros fiéis lhe rendem uma devoção sincera. Ademais, Santa Rita oferece um modelo para diversos estados e particularidades da vida cristã. Portanto, compreender sua biografia é uma oportunidade para adentrar nas profundezas da teologia espiritual e da moralidade cristã, cujo centro consiste na verdadeira caridade para com Deus e com o próximo. Construído sob a metodologia de abordagem dedutiva, o trabalho foi construído com a utilização de fontes bibliográficas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi de. "PROFESSOR LEOVEGILDO CHAGAS SANTOS (1955): PATRONO DO TERCEIRO GRUPO ESCOLAR DE LIMEIRA, ESTADO DE SÃO PAULO." História da Educação 21, no. 52 (August 2017): 335–55. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/67716.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho propõe apresentar a história do patrono da Escola Estadual Professor Leovegildo Chagas Santos, o Terceiro Grupo Escolar de Limeira, estado de São Paulo, que até então se encontrava oculta, já que os alunos, professores e funcionários que atualmente convivem em seus espaços escolares desconheciam a pessoa que identifica e diferencia a instituição escolar das demais, pois inexistia busto, retrato e biografia de seu patrono. A partir da realização de um trabalho de campo que se constituiu numa intensa atividade arqueológica por meio de visitas a arquivos públicos e privados (museus, imprensa, escolas, diretoria de ensino, igreja, familiares, cartórios, município...) desvendou-se aspectos de sua vida pessoal, escolar, profissional e suas contribuições para a sociedade, em específico, para a educação, razões que justificam a sua escolha como designação patronímica para a escola, fazendo-o merecedor de tal homenagem e que poderá permitir à comunidade escolar construir uma identidade e fortalecer o vínculo com a instituição de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Rehen, Lucas Kastrup F. "TEXTO E CONTEXTO DA MÚSICA NO SANTO DAIME: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A NOÇÃO DE "EU"." Mana 22, no. 2 (August 2016): 469–92. http://dx.doi.org/10.1590/1678-49442016v22n2p469.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste artigo é refletir sobre a centralidade da música nos rituais do Santo Daime. Nesta vertente religiosa de origem amazônica, algumas cerimônias atravessam a noite, com adeptos entoando centenas de cânticos de louvor. Um determinado hinário (conjunto de hinos cantado nessas ocasiões) pode ser interpretado como a biografia de seu dono, seja ele um líder ou um seguidor da religião. O foco do texto encontra-se na análise do "eu" narrador, muitas vezes presente nessas canções religiosas. A investigação prioriza a relação entre as letras cantadas, quase sempre narradas na primeira pessoa do singular, e o contexto ritual no qual são praticadas, envolvendo o uso coletivo da bebida Santo Daime, assim como a performance corporal-musical e a disposição espacial dos frequentadores do culto no salão da igreja daimista, onde existe nítida separação por gênero e faixa etária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Dos Santos, José Waldir Coral, and Jussara Janning Xavier. "RODA MUNDO CIA DE DANÇA: UM PERCURSO DE NORTE A SUL." O Teatro Transcende 26, no. 1 (July 28, 2021): 72. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p72-87.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa investiga a trajetória da Roda Mundo Cia de Dança, fundada em 1987 pelo professor, coreógrafo e diretor mineiro Kidd Souza (1959-2021) na cidade de Porto Velho, estado de Rondônia. O grupo foi responsável pela formação e desenvolvimento artístico de vários bailarinos, bem como, pela difusão da dança no estado. A pesquisa articula biografia e autobiografia para retratar memórias de experiências vividas tanto pelo autor José Waldir Coral dos Santos quanto por outros participantes da companhia, buscando perceber e gerar significados às histórias de um corpo individual e grupal. Acredita-se que este processo de investigação seguido ao registro e análise de informações de caráter histórico contribui para o conhecimento de uma importante iniciativa no terreno da dança brasileira, com trajetória iniciada no Norte e finda no Sul do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Chaustre Fandiño, Laura Viviana. "Entre la calle y el cementerio : prácticas, rituales y religiosidad de las trabajadoras sexuales transgénero, de Bastidas, Díaz y Villamarín." Revista de Antropología y Sociología: Virajes 22, no. 1 (January 1, 2020): 189–92. http://dx.doi.org/10.17151/rasv.2020.22.1.10.

Full text
Abstract:
El Cementerio Central de Bogotá y su vecindad con el barrio Santa Fe son el núcleo articulador de un libro que cuenta encuentros diversos: entre vivos y ánimas benditas, entre mitos y biografías, entre vendedores y altares, entre ofrendas y milagros, entre trabajadoras sexuales y un espacio sagrado, entre mujeres trans, ángeles y santos. La primera parte del libro da cuenta de la milagrosa facultad de los difuntos, las ánimas benditas, para intervenir en situaciones terrenales. Dicha facultad permite una serie de intercambios en los cuales, mediante ofrendas, las personas vivas solicitan favores y crean un compromiso ritual. Flores, agua, arroz, susurros, placas, oraciones, fuego en velas, caramelos, maíz y hasta cerveza son parte de los regalos que se entregan para pedir amparo, fortuna, amor, dinero, salud o, a la vuelta, agradecer losfavores recibidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Garcia-Balañà, Albert. "Patriotismos trasatlánticos. Raza y nación en el impacto de la Guerra de África en el Caribe español de 1860." Ayer. Revista de Historia Contemporánea 106, no. 1 (March 15, 2017): 207–37. http://dx.doi.org/10.55509/ayer/106-2017-09.

Full text
Abstract:
El artículo sostiene que los lenguajes civilizatorios y raciales tuvieron un papel relevante en la circulación de discursos patrióticos y de reclamación de ciudadanía política en la España de la Unión Liberal. Argumenta que sólo una perspectiva historiográfica trasatlántica, que trascienda el espacio de la España peninsular de 1860, puede dar cuenta de un fenómeno de globalización política que apenas ha sido abordado como tal. Para ello, el artículo documenta la circulación de aquellos lenguajes entre escenarios habitualmente tratados por separado: la llamada Guerra de África o primera guerra hispano-­marroquí (1859-1860), su popularidad en la España peninsular, y su doble impacto —aquí desvelado— en Cuba y en los primeros días de la anexión española de Santo Domingo (1860-1862). A través de las biografías trasatlánticas de Francisco Fort y Antonio Serret, mandos de los Voluntarios Catalanes en Marruecos pronto celebrados en Cuba y Santo Domingo, el artículo ilumina una relación general entre nación e imperio en la era liberal que tuvo también su capítulo español.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

De Sousa, Elizeu Arruda, and Ykaro Levy Marques Rosário. "TEATRO E IDENTIDADE NEGRA: AS NUANCES DA REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA EM DESFUGA, DE UBIRAJARA FIDALGO." REVISTA DE LETRAS - JUÇARA 5, no. 01 (July 30, 2021): 398–416. http://dx.doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2580.

Full text
Abstract:
O artigo, aqui em tela, firma-se no objetivo de examinar as diferentes formas como a representação da identidade negra é encarada pela personagem protagonista do monólogo teatral Desfuga, do dramaturgo caxiense/ maranhense Ubirajara Fidalgo. A peça escrita e encenada, inicialmente, na década de 1980, traz um percurso conflituoso de rejeição e aceitação da identidade afrodescendente pelo protagonista do texto dramático. Tal trajetória acaba por se identificar com tantas outras trilhadas por negros do Brasil dos anos 80- século XX- e até mesmo os da atualidade. Ubirajara Fidalgo utiliza o teatro, em tom de denúncia, como um instrumento de resistência ao racismo estrutural que ainda hoje é muito verificado. Informando sobre o procedimentos metodológicos que alicerçaram o presente estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica voltada para teóricos que focalizam, em suas pesquisas, conceitos acerca da representação e identidade negra, tais como: Augel (2010), Bispo (2011), Hall (1997,2003, 2005), Santos (2015), Sousa (2018). Uma outra vertente de abordagem diz respeito às informações sobre a biografia e produção teatral de Ubirajara Fidalgo, fundamentadas por autores como: Fidalgo (2017), Freitas (2013), Rezende (2017), Santos (2014). Também é procedida a leitura e análise da peça teatral Desfuga, destacando-se e examinando-se os trechos em que são verificáveis as alternantes formas como o protagonista se relaciona com a identidade negra. PALAVRAS-CHAVE: Identidade negra. Resistência. Teatro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Rocha, Denise. "Vítimas fatais do salazarismo: realidade e ficção em "Balada da praia dos cães: dissertação sobre um crime" (1982), de José Cardoso Pires." Revista Desassossego 10, no. 20 (December 31, 2018): 97–119. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v10i20p97-119.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo é apresentar as variadas facetas da realidade e da ficção do crime do Guincho (1960) - o assassinato do capitão Almeida Santos, um dos líderes do Golpe da Sé (1959) para derrubar a ditadura de Salazar - que abalou a opinião pública portuguesa e motivou a escrita da Balada da Praia dos Cães (1982), de José Cardoso Pires. A narrativa polifônica (Bakhtin), que será analisada segundo reflexões de Hutcheon e Todorov, evoca o ambiente de medo e violência em Lisboa, e revela a ruptura de paradigmas consagrados do romance, ao mesclar variados registros: dossiês policiais, autos e relatórios com jargões e técnicas de inquérito e de medicina legal forenses; textos e intertextos: notas de rodapé explicativas sobre a biografia de personagens e eventos históricos, notícias de jornais, panfletos etc. Palavras-chave: Literatura portuguesa; José Cardoso Pires; Balada da Praia dos Cães; história; ficção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Xavier, Liniker. "Mulheres na genealogia de Jesus: uma história de marginalização e transgressão." Mandrágora 25, no. 2 (December 11, 2019): 21. http://dx.doi.org/10.15603/2176-0985/mandragora.v25n2p21-46.

Full text
Abstract:
O evangelho de Mateus apresenta a genealogia de Jesus repleta de particularidades, sendo a principal delas a inserção de cinco mulheres no texto. A participação delas de forma destacada em uma linhagem é algo incomum. O que torna o episódio ainda mais excepcional é o fato de que todas as quatro mulheres que antecedem Maria possuem graves questões morais em suas biografias, todas ligadas a questão sexual. Tamar, que engravidou de Judá, seu sogro; Raabe, a prostituta cananéia; Rute, que seduziu a Boaz; Betsabéia, a mulher de Urias que, antes de tornar-se esposa, foi amante do rei Davi; e, finalmente, Maria, a virgem que engravida por obra do Espírito Santo. São mulheres marginalizadas e transgressoras participando da linhagem do messias em um texto escrito especialmente para o judeu que cria em Jesus como Filho de Deus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Carletti, Vitor. "Roberto Civita." RUA 29, no. 1 (June 30, 2023): 403–9. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v29i1.8673963.

Full text
Abstract:
A resenha faz uma leitura crítica do livro Roberto Civita: o dono da banca. A vida e as ideia do editor da Veja e da Abril. Propõe-se situar a biografia escrita pelo jornalista Carlos Maranhão no contexto da globalização a partir da definição elaborada por Santos (2000). O argumento é a que obra coloca Civita como um empresário de sucesso que pautou a opinião pública, mas que não foi capaz de entender o funcionamento da sociedade em rede, de acordo com a definição de Castells (2003). Além disso, o livro relata como o dono da Veja era responsável por colocar os interesses econômicos acima dos valores deontológicos da profissão (KOVACH; ROSENSTIEL, 2004) sem, no entanto, deixar para o leitor essa transgressão da ética jornalística evidente. A obra, portanto, possui um valor de memória e é rica em informações obtidas por meio de entrevistas e pesquisa no acervo da Editora Abril, mas deixa de mencionar os processos judiciais contra a empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Robledo, Ángela Inés. "Antonia de Cabañas en su oratorio, solitaria y de todos conocida." Studia Aurea 16 (December 31, 2022): 97–113. http://dx.doi.org/10.5565/rev/studiaaurea.507.

Full text
Abstract:
Este artículo sobre la hagiografía de la beata de la Nueva Granada, Antonia de Cabañas, escrita por su confesor Diego Solano, se ocupa de dos temas. El primero, mostrar cómo esta vida se inscribe en la tradición de las biografías de santas y beatas europeas de España y Europa que circularon desde el medioevo. Escrito con lenguaje barroco y las intenciones de predicar, Solano construye un personaje modelo que enseña cómo debe vivir una católica del siglo xvii y pone a Tunja y el Nuevo Mundo en el mapa de la fe y la devoción. El segundo, mostrar que Antonia, al escoger ser beata y, por lo tanto, ser piadosa por fuera de una orden religiosa, creó un espacio singular en el cual desarrollósu propia espiritualidad y su subjetividad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography