Academic literature on the topic 'Bioquímica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Bioquímica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Bioquímica"

1

Villavicencio-Núñez, Marino Marino. "Semblanza de mis 37 años de servicio en la Cátedra de Bioquímica, el Instituto de Bioquímica y Nutrición y el Centro de Investigación de Bioquímica y Nutrición de la Facultad de Medicina, Universidad Nacional Mayor de San Marcos." Anales de la Facultad de Medicina 68, no. 4 (February 27, 2013): 363. http://dx.doi.org/10.15381/anales.v68i4.1204.

Full text
Abstract:
En el presente artículo, el Dr. Marino Villavicencio Núñez, profesor emérito de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, narra sus vivencias desde los primeros pasos en la docencia como profesor Jefe de prácticas a tiempo parcial y los hechos que dejaron huella en su formación, permitiendo ser considerado como uno de los más destacados investigadores bioquímicos, con reconocimiento nacional e internacional. El Dr. Villavicencio es parte y gestor de la historia del Centro de Investigación de Bioquímica y Nutrición. Quién mejor que él para relatar los detalles de la organización de los laboratorios, el equipamiento, la capacitación de sus miembros y la producción científica del más alto nivel, que llevó a que nuestra institución fuera considerada como un Centro de excelencia en Bioquímica en América Latina. El Dr. Marino Villavicencio es un auténtico Maestro y, si bien cesó a los 37 años de servicio, sigue enseñándonos a través de sus libros de bioquímica, sus compendios de actualizaciones bioquímicas y sus sabios consejos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Magalhães, Tayane Bruna Soares, Adriane Jorge Mendonça, Carolina Zorzo, Thaís Oliveira Morgado, Sandra Helena Ramiro Corrêa, Ana Letícia Prata Palemo, Emily Raquel da Silva Nardes, and Kerilen Silva Costa. "Avaliação do perfil hematológico e bioquímico de Tamanduás-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) com queimaduras térmicas graves: Relato de seis casos." Research, Society and Development 11, no. 2 (February 1, 2022): e45911224480. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i2.24480.

Full text
Abstract:
Incêndios florestais ocorrem anualmente no Pantanal Mato-grossense nos períodos de seca causando morbidade e mortalidade de inúmeras espécies animais, onde os tamanduás-bandeira enquadram-se entre as principais vítimas dessas catástrofes. Devido a difícil criação dessa espécie em cativeiro, há poucos dados na literatura veterinária a respeito dos perfis hematológicos e bioquímicos de tamanduás-bandeira sadios e não há descrição sobre as alterações encontradas nesses animais com lesões térmicas ocasionadas pelo fogo. Portanto, objetivou-se a avaliação dos perfis hematológico e bioquímico de tamanduás-bandeira provenientes de áreas incendiadas do Pantanal (MT) no ano de 2020, assim como a determinação das alterações laboratoriais mais frequentes. No Laboratório de Patologia Clínica Veterinária do HOVET-UFMT foram realizados hemograma completo e bioquímica sérica de amostras sanguíneas de seis indivíduos da espécie Myrmecophaga tridactyla após admissão hospitalar. Dentre os resultados avaliados, observou-se que: 83,3% (5/6) dos animais apresentaram anemia normocítica hipocrômica nos eritrogramas, nos leucogramas 66,7% (4/6) apresentaram desvio à esquerda e neutropenia, além de outros achados predominantes nos hemogramas como hipoproteinemia plasmática total observada em 100% (6/6) dos indivíduos e trombocitose em 66,7% (4/6). Poucas alterações foram observadas na bioquímica sérica, diferentemente dos dados encontrados na literatura humana. Concluiu-se que tamanduás-bandeira com queimaduras térmicas graves apresentam principalmente alterações laboratoriais no hemograma e poucas alterações bioquímicas na primeira avaliação pós- resgate. Salientando assim a necessidade da realização destes exames em vários intervalos de tempo pós lesão para melhor compreensão das alterações laboratoriais sofridas por esses pacientes, haja vista, que todos os indivíduos desse estudo vieram a óbito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Aziz, Abdul Samad, Payal K.Bansal, Adinath N. Suryakar, and Madurima Dikshit. "Assessment of learning urea cycle by “animated video” verses “OHP method”: perception of Ist BDS students." Revista de Ensino de Bioquímica 15, no. 2 (December 20, 2017): 7. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v15i2.735.

Full text
Abstract:
Durante o curso de odontologia, a bioquímica é considerada de menor prioridade pela maioria dos estudantes, pois supõem que ela terá um papel pequeno nas suas práticas dentárias posteriormente. Instilar o devido valor de aprender bioquímica entre os alunos e fazê-los participar de aulas de bioquímica é uma tarefa desafiadora entre os professores. Esta pesquisa foi conduzida para observar se o interesse dos estudantes em aprender bioquímica pode ser aprimorado se novas tecnologias, como vídeos animados, forem usadas. O método tradicional de ensino com retroprojetor, também foi realizado para fins de comparação dos resultados. O ciclo de ureia foi selecionado como o tópico bioquímico para esta pesquisa. O resultado foi bastante encorajador entre os estudantes, pois eles verificaram que a bioquímica tornara-se uma disciplina mais interessante do que antes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cavalcante, Gustavo Henrique, Carla Rhuama de Freitas Araújo, Felipe Sales de Lima, Marcel Setúbal Costa, Hannaly Wana Bezerra Pereira, Iara Dantas de Souza, Jéssyca Tamires da Fonseca, Sara Ester de Lima Costa, and Daniel Carlos Ferreira Lanza. "Bioquímica Médica - Casos Clínicos." Revista de Ensino de Bioquímica 15 (October 10, 2017): 31. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v15i0.708.

Full text
Abstract:
A apresentação de situações que exemplificam a aplicação prática dos conceitos de bioquímica é um dos principais desafios no desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino em bioquímica. Até agora, existe uma pequena quantidade de materiais, especialmente na língua portuguesa, que apresentam situações práticas as quais exemplificam a aplicação de vários conceitos bioquímicos na área de saúde humana. O aplicativo/ebook Bioquímica Médica-Casos Clínicos pretende fornecer a visão integrada do conhecimento básico em bioquímica e sua aplicação prática em situações do dia a dia de profissionais da saúde humana. Os conceitos de bioquímica são apresentados como casos clínicos, tornando possível o exercício da atitude analítica e a tomada de decisão para a resolução de problemas baseados em situações reais. O aplicativo está disponível gratuitamente na internet, facilitando tanto o acesso quanto o uso do material como fonte suplementar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Almeida, Martha Elisa Ferreira de, and José Antônio de Souza Cruz Ramos. "Uso do lúdico no ensino de rotas bioquímicas." Revista Docência do Ensino Superior 10 (April 22, 2020): 1–19. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15155.

Full text
Abstract:
O lúdico facilita o processo de aprendizagem pela maior interação dos alunos e os temas trabalhados. O conteúdo de Bioquímica é complexo e deve ser ministrado a vários cursos, principalmente naqueles da área da saúde. O objetivo do trabalho foi adotar um conjunto de atividades lúdicas para ensinar as principais rotas bioquímicas de interesse nutricional. Utilizaram-se de Sequências Didáticas e de atividades cooperativas e individuais para transmitir e avaliar o conhecimento. A professora caracterizou-se de diferentes personagens. Na apresentação das notas das disciplinas (Bioquímica Fundamental - CBI250 e Bioquímica da Nutrição - NUR200) utilizou-se a estatística descritiva. Houve uma grande interação entre os colegas, com os assuntos trabalhados em atividades cooperativas, e um bom trabalho individual. Não houve nenhuma reprovação, e a turma apresentou uma maior nota média final na disciplina Bioquímica da Nutrição (NUR200) em ambos os gêneros e na avaliação total. Concluiu-se que as práticas de ensino com as Sequências Didáticas e as atividades cooperativas e individuais tornaram possível a compreensão, de forma mais simples e direta, da Bioquímica e suas rotas metabólicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Resende, Luiz Antonio de Lima, and José Geraldo Speciali. "Eletrencefalograma antes e após hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal: estudo de correlações da atividade de fundo com a bioquímica plasmática." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 45, no. 3 (September 1987): 248–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1987000300005.

Full text
Abstract:
Estudamos as correlações entre atividade de fundo no EEG e anormalidades bioquímicas do plasma em 49 pacientes com insuficiência renal crônica. Foi realizado estudo do EEG e bioquímico antes e após hemodiálise em 20 pacientes, antes e após diálise peritoneal em 14 e antes e após transplante renal em 15 pacientes. Observamos piora do EEG após hemodiálise e diálise peritoneal e melhora do EEG após transplante, sugerindo que em nossos pacientes as alterações da atividade de fundo induzidas pela uremia crônica eram reversíveis. Com base em nossos resultados, consideramos difícil estabelecer correlações entre o EEG e alterações da bioquímica plasmática. Entretanto, há correlação estatística entre hipernatremia, melhora da acidose metabólica, aumento da relação zinco/cobre e piora da atividade de fundo no EEG.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cardoso, Deise de Lima, Sandra de Mamedes Costa, José Augusto Pereira Carneiro Muniz, Paulo Henrique Gomes De Castro, João Bosco Da Costa, and Hilma Lúcia Tavares Dias. "Avaliação do perfil hematológico e bioquímico de macacos de cheiro (Saimiri collinsi) cativos no Centro Nacional de Primatas no Estado do Pará / Evaluation of the hematological and biochemical profile of captive scent monkeys (Saimiri collinsi) at the National Primate Center in the State of Pará." Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 4, no. 2 (June 28, 2021): 2764–76. http://dx.doi.org/10.34188/bjaerv4n2-097.

Full text
Abstract:
As avaliações hematológicas e bioquímicas constituem uma ferramenta perspicaz no auxílio do estudo de doenças. No caso dos primatas não humanos tais técnicas são consideradas pouco invasivas e fornecem resultados rápidos para diagnóstico de enfermidades. Objetivou-se determinar os perfis hematológico e bioquímico, estabelecendo possíveis diferenças desses parâmetros relacionadas ao sexo de macacos de cheiro adultos (Saimiri collinsi) mantidos em cativeiro. Foram determinados valores hematológicos e mensurados valores bioquímicos para determinação dos perfis hepático, renal e lipídico. Foram coletadas amostras de sangue de 32 animais (18 machos e 14 fêmeas) mantidos no Centro Nacional de Primatas-CENP, localizado no município de Ananindeua, Pará. A análise estatística empregada foi a descritiva para obtenção da média, do desvio padrão, e de valores mínimos e máximos com 95% de confiança. Houve diferença para número de hemácias (6,09 ± 0,47e 5,57 ± 0,40 x106/mm3), maior nos machos, e volume globular médio (MCV) (66,67 ± 4,02 e 65,65 ± 2,67u3) e número de eosinófilos (5,11 ± 4,74 e 5,14 ± 5,21x 103/mm3), maior nas fêmeas. Verificou-se que os parâmetros relacionados à função hepática, ALT e AST, foram muito superiores nas fêmeas em comparação com os machos para a espécie em estudo. Os valores obtidos para hemograma e bioquímica sérica desta pesquisa, podem ser utilizados como parâmetros de normalidade para avaliação de higidez ou não desta espécie de primata não humano, criados sob as mesmas condições e aplicando-se metodologia similar, considerando-se que o fator sexo pode influenciar algumas diferenças nos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gerber Hornink, Gabriel, Bayardo Bapstista Torres, Eduardo Galembeck, Vera Maria Treis Trindade, and André Amaral Gonçalves Bianco. "Editorial 2018 - Especial." Revista de Ensino de Bioquímica 16 (November 21, 2018): 4–5. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v16i0.839.

Full text
Abstract:
O número especial da REB é uma iniciativa da revista e da SBBq para valorizar e divulgar os trabalhos na área de ensino, apresentados nas reuniões anuais da Sociedade. Este número especial apresenta os sete resumos inscritos na área de Educação (F), da 47ª Reunião da Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, realizada no Centro de Eventos de Joinville, SC, no período de 26 a 29 de junho de 2018. As sessões de cartazes ocorreram nos dias 27 de maio (resumos F com números ímpares) e 28 de maio (resumos F com números pares). Nestas oportunidades, os autores e visitantes discutiram temas como:F-01: Avaliações bioquímicas e fisiológicas em corredores de rua como estratégia educacional para minimizar a incidência de lesões e promover a saúde num nível inicial.F-02: Jogo de tabuleiro como recurso educacional para a compreensão dos processos bioquímicos envolvidos na Síndrome Metabólica, Diabetes Mellitus, dislipidemia e obesidade.F-03: Método colaborativo de ensino de Bioquímica, usando a literatura na forma de poesia, como ferramenta lúdica e eficiente de aprendizado.F-04: Percepção de um grupo de alunos do ensino médio a respeito dos temas de Biologia Celular.F-05: Auxílio de um monitor num programa de reforço extraclasse de bioquímica para alunos com dificuldade de aprendizado.F-06: Contribuição do uso do PBD (Programa de dados sobre proteínas) para o ensino de doenças metabólicas num curso de nutrição.F-07: Proposta de um método poligonal, no qual se representam grupamentos químicos com formas geométricas, para o ensino mais dinâmico do metabolismo.Os trabalhos foram avaliados por um grupo sócios da SBBq que elegeram como melhor cartaz o F-3 - Biochemistry in poetry: A teaching experience using collaborative learning methodology to learning Biochemistry at the Medical School - Silvia Regina Tozato Prado, Pontifical Catholic University of Paraná, Medicine School (Paraná, Brasil).No evento, também, ocorreu o simpósio “Bachelor of Biochemistry in Brazil” organizado por Bayardo Baptista Torres (IQ-USP), com os seguintes participantes: • Valeria Monteze Guimaraes - Universidade Federal de Viçosa (MG, Brasil): Current panorama and challenges of the biochemical professional. • Rafael Cesar Russo Chagas Universidade Federal de São João del-Rei (MG, Brasil): Current overview and challenges of the biochemistry course at UFSJ. • Jurandir Fernando Comar - Departamento de Bioquímica, Universidade de Maringá (PR, Brasil): The bachelor degree in biochemistry at the university of maringá: challenges and prospects. • John Donelson - Professor Emeritus of Biochemistry, University of Iowa (Iowa City, Iowa, USA) and Visiting Professor at, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, RN, Brazil): 40 years of teaching biochemistry in the United States.Devido à gentil disponibilização de um espaço na área dos expositores, por parte da SBBq, a Revista de Ensino de Bioquímica realizou divulgações detalhadas dos seus diferentes modelos submissões, utilizando banners específicos. Simultaneamente, foi aberto o Edital para o 2º Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres cujo objetivo é incentivar pesquisadores e professores a sistematizarem e compartilharem suas experiências envolvendo o ensino-aprendizagem do conteúdo abordado pelas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, seja no ensino básico ou superior.Como já está se tornando uma tradição, o estande serviu de ponto de encontro para troca de experiências de ensino-aprendizagem em Bioquímica e Biologia Molecular.AtenciosamenteGabriel G. HorninkUnifal-MGEditor-chefeBayardo B. TorresUSPEditor-sêniorVera Maria T. TrindadeUFRGSCo-editoraEduardo GalembeckUnicampCo-editorAndré Amaral BrancoUnifespCo-editor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Prazeres, Camila Segalla, and Cileide Maria Medeiros Coelho. "Divergência genética e heterose relacionada à qualidade fisiológica em sementes de milho." Bragantia 75, no. 4 (September 9, 2016): 411–17. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4499.368.

Full text
Abstract:
RESUMO Estudos precoces com relação à seleção de linhagens de milho, com base em características de qualidade de sementes, podem ser explorados em programas de melhoramento nas primeiras etapas da obtenção de híbridos. O objetivo deste estudo foi analisar a divergência genética e a heterose associadas à qualidade fisiológica de sementes, em função do vigor, para a composição bioquímica na obtenção de milho híbrido. No experimento, foram utilizadas sementes de 8 linhagens e 3 híbridos de milho (híbrido simples, triplo e triplo modificado). Avaliaram-se os componentes bioquímicos nas sementes por meio dos teores de amido, proteína total, fósforo total, ferro e zinco. Com base no método de Singh, observou-se que a variável que mais contribuiu para a divergência genética quanto à composição bioquímica das sementes foi o teor de amido, com 46,47%. Constatou-se divergência genética e heterose para a composição bioquímica das sementes, indicando que essa característica pode ser explorada em programas de melhoramento visando à qualidade das sementes. O híbrido simples, composto pelas linhagens 2 e 4, foi indicado como a melhor combinação para a composição bioquímica nas sementes, com as maiores heteroses para os teores de amido, fósforo, ferro e zinco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Irani Ferreira da, and Nildo Alves Batista. "O ENSINO DE BIOQUÍMICA E A PARTICIPAÇÃO DISCENTE NA PESQUISA: A PERSPECTIVA DOCENTE." Revista de Ensino de Bioquímica 2, no. 1 (December 20, 2004): 17. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v2i1.14.

Full text
Abstract:
A Bioquímica é uma ciência que tem se desenvolvido de forma vertiginosa, tornando cada vezmais complexo o desafio de manter-se atualizado. A pesquisa na área tem se desenvolvido emvários institutos e, principalmente, no ambiente universitário que, teoricamente, deve propiciarexperiências que motivem o aluno à produção de conhecimento, articulando ensino, pesquisa eextensão. Reconhecendo a importância do corpo docente para esta motivação, o objetivo destetrabalho é conhecer os professores responsáveis pelo ensino da Bioquímica nos cursos degraduação em saúde das universidades paulistanas, bem como os fatores que, na ótica destesdocentes, incentivam os alunos à pesquisa. Os dados foram obtidos a partir de questionárioaplicado aos professores e entrevista com uma amostra destes. Observamos um alto nível detitulação dos professores de Bioquímica dos cursos de graduação em Saúde das universidadespaulistanas que se originaram de várias áreas de graduação. Esse nível de titulação acadêmica, anatureza do conhecimento bioquímico, as atividades práticas em laboratório, a contextualizaçãodo conteúdo com a futura prática profissional e o contato com professores pesquisadores emdepartamentos com sólida pesquisa em bioquímica são fatores descritos como incentivadores dointeresse pela pesquisa pelo aluno.Isto somente ocorrerá se a forma como o conteúdo for abordado estimular a construção ativa doconhecimento pelo aluno. A motivação docente para o desenvolvimento do espírito científico noaluno deve ser o eixo condutor do processo tornando-se necessário o desenvolvimento depolíticas institucionais que propiciem uma melhor articulação ensino-pesquisa nos espaços deformação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Bioquímica"

1

(UPC), Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas. "Bioquímica Y Biología Celular - TF78 20700." Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas (UPC), 2018. http://hdl.handle.net/10757/623216.

Full text
Abstract:
Curso general de la Carrera de Terapia Física, de carácter teórico-práctico dirigido a los estudiantes del segundo ciclo que busca desarrollar la competencia general de Razonamiento Cuantitativo. El curso de Bioquímica y Biología Celular tiene como objetivo demostrar que todos los seres vivos están formados por células y moléculas, definiendo los fundamentos físico-químicos que rigen su comportamiento. Se da énfasis al conocimiento de la estructura celular, en la función de las proteínas y en los mecanismos enzimáticos, se plantea la utilización programada de energía a través de las vías metabólicas. Se estudian los sistemas moleculares que regulan la autoperpetuación de la información genética. Proporciona al estudiante los lineamientos generales de la bioquímica y la biología celular básica para desarrollar habilidades de investigación, expresión de ideas fundamentadas, aprendizaje autónomo y trabajo en equipo, que le permitirán desarrollarse y desenvolverse en la práctica clínica y la investigación científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Seiva, Fábio Rodrigues Ferreira [UNESP]. "A bioquímica do envelhecimento e obesidade." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/102642.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:32:12Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-02-08Bitstream added on 2014-06-13T20:23:13Z : No. of bitstreams: 1 seiva_fr_dr_botfm.pdf: 3896394 bytes, checksum: 25ac2f0fac725c9d2ad1833b75059c15 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O envelhecimento populacional mundial é considerado um processo relativamente novo na história da humanidade e está associado a melhorias na área de prevenção e tratamento na saúde publica, bem como à diminuição da taxa de fertilidade, elevando rapidamente assim, o número de pessoas com mais de 60 anos em vários países ao redor do mundo (ACEVEDO, 1998). Embora esse aumento possa ser visto como um ponto positivo, ainda é preciso alcançar também melhorias na qualidade de vida entre as pessoas idosas. Comorbidades e complicações advindas de processos que acompanham o envelhecimento, tais quais, diabetes, sobrepeso e obesidade, hipertensão arterial, doenças neurodegenerativas e principalmente complicações cardiovasculares, ainda são problemas, que além de onerarem o sistema único de saúde, elevam a taxa de mortalidade na população senil. GH, ou hormônio de crescimento, produzido e secretado na hipófise anterior, atua direta ou indiretamente, via IGF-I (hormônio de crescimento insulina-símile) produzido principalmente no fígado, levando ao crescimento longitudinal ósseo, muscular e das cartilagens. O GH também é um importante mediador de algumas vias metabólicas, como a oxidação lipídica. Em relação ao metabolismo dos carboidratos, o GH apresenta efeitos antagônicos aos efeitos clássicos da insulina, sendo por muitos, considerado um hormônio diabetogênico (COPELAND et al, 1990; HAJIMA et al, 2005)
Life expectancy is increasing in world population and with it, the incidence of public health problems such as obesity and cardiac alterations. Because growth hormone (GH) concentration is referred to be decreased in aging conditions, a question must be addressed: what is the effect of GH on aging related adverse changes? To investigate the effects of GH on cardiac energy metabolism and its association with calorimetric parameters, lipid profile and oxidative stress in aged and obese rats, initially 32 male Wistar rats were divided into two groups (n=16):(C) given standard-chow and water;(H) given hypercaloric-chow and receiving 30% sucrose in its drinking water. After 45 days, both C and H groups were divided into two subgroups (n=8):(C+PL) standard-chow, water and receiving saline subcutaneously;(C+GH) standard-chow, water and receiving 2 mg/kg/day rhGH subcutaneously;(H+PL) hypercaloricchow, 30% sucrose, receiving saline subcutaneously;(H+GH) hypercaloric-chow, 30% sucrose, receiving rhGH subcutaneously. After 30 days, C+GH and H+PL rats had higher body mass index, Lee-index, body fat content, percent-adiposity, serum triacylglycerol, cardiac lipid-hydroperoxide and triacylglycerol than C+PL. Energy-expenditure (RMR)/body weight, oxygen consumption and fat-oxidation were higher in H+GH than in H+PL. LDLcholesterol was highest in H+GH rats, whereas cardiac pyruvate-dehydrogenase and phosphofrutokinase activities were higher in H+GH and H+PL rats than in C+PL. In conclusion, the present study brought new insights on aging and obesity, demonstrating for the first time that GH therapy was harmful in aged and obesity conditions, impairing calorimetric parameters, lipid profile and oxidative stress. GH was disadvantageous in old rats, having undesirable effects on cardiac energy metabolism
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dias, Dácio de Castro. "Hematologia e bioquímica sérica em muares." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10136/tde-28072014-153256/.

Full text
Abstract:
Os objetivos deste trabalho foram determinar valores hematológicos e bioquímicos para muares de três faixas etárias e compará-los com os das raças formadoras. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados 288 animais, machos ou fêmeas, sendo: 10 jumentos, 30 éguas e 260 muares. Os muares foram divididos em três grupos: G1 (animais entre dois meses e um ano de idade), G2 (animais entre um e três anos de idade) e G3 (animais acima de três anos de idade). Foram realizadas as seguintes avaliações laboratoriais: hemograma, contagem de plaquetas, fibrinogênio, glicemia, ureia, creatinina, creatinoquinase, aspartato aminotransferase, gama glutamiltransferase, fosfatase alcalina, lactato desidrogenase, bilirrubinas, proteína total, albumina, triglicérides, colesterol, lactato, sódio, cloro, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e ferro. Além do estabelecimento dos valores de referência do hemograma e bioquímica sérica para muares de três faixas etárias, conclui-se também que: hematologicamente os muares estão mais próximos dos asininos que dos equinos; há diferença significativa nos valores bioquímicos e hematológicos entre as faixas etárias; há influência sexual nos valores hematológicos e bioquímicos de maures, mas é clinicamente menos significativa do que a influência etária; o hemoparasita Theileria equi pode ser encontrado no esfregaço sanguíneo de um número significativo de muares, mesmo que estes não apresentem sintomatologia clínica.
The purpose of this study was to determine hematological and biochemical values of three age groups of mules and to compare them with the forming races. For the development of this study, it was used 288 animals, males or females, as follows: 10 donkeys, 30 mares and 260 mules. The mules were divided into three groups: G1 (animals between two months and one year old), G2 (animals between one and three years old) and G3 (animals above three years old). The following laboratory evaluations were performed: blood count, platelet count, fibrinogen, glucose, urea, creatinine, creatine kinase, aspartate aminotransferase, gamma glutamyl transferase, alkaline phosphatase, lactate dehydrogenase, bilirubin, total protein, albumin, triglycerides, cholesterol, lactate, sodium, chlorine, potassium, calcium, phosphorus, magnesium and iron. In addition to the establishment of reference values for blood count and serum biochemistry for mules of three age groups, it is also concluded that: hematologically, the mules are closer to donkeys than the horses; there is a significant difference in biochemical and haematological values between age groups; there is a sexual influence in the mules haematological and biochemical values, but it is clinically less significant than the age influence; the hemoparasite Theileria equi can be found in the blood smear in a significant number of mules, even if they do not show clinical symptoms.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Seiva, Fábio Rodrigues Ferreira. "A bioquímica do envelhecimento e obesidade /." Botucatu : [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/11449/102642.

Full text
Abstract:
Orientador: Ethel Lourenzi Barbosa Novelli
Banca: Ana Angélica Fernandes
Banca: Célia Nogueira
Banca: Maria S. Marques
Banca: Haydée Moreira
Resumo: O envelhecimento populacional mundial é considerado um processo relativamente novo na história da humanidade e está associado a melhorias na área de prevenção e tratamento na saúde publica, bem como à diminuição da taxa de fertilidade, elevando rapidamente assim, o número de pessoas com mais de 60 anos em vários países ao redor do mundo (ACEVEDO, 1998). Embora esse aumento possa ser visto como um ponto positivo, ainda é preciso alcançar também melhorias na qualidade de vida entre as pessoas idosas. Comorbidades e complicações advindas de processos que acompanham o envelhecimento, tais quais, diabetes, sobrepeso e obesidade, hipertensão arterial, doenças neurodegenerativas e principalmente complicações cardiovasculares, ainda são problemas, que além de onerarem o sistema único de saúde, elevam a taxa de mortalidade na população senil. GH, ou hormônio de crescimento, produzido e secretado na hipófise anterior, atua direta ou indiretamente, via IGF-I (hormônio de crescimento insulina-símile) produzido principalmente no fígado, levando ao crescimento longitudinal ósseo, muscular e das cartilagens. O GH também é um importante mediador de algumas vias metabólicas, como a oxidação lipídica. Em relação ao metabolismo dos carboidratos, o GH apresenta efeitos antagônicos aos efeitos clássicos da insulina, sendo por muitos, considerado um hormônio diabetogênico (COPELAND et al, 1990; HAJIMA et al, 2005)
Abstract: Life expectancy is increasing in world population and with it, the incidence of public health problems such as obesity and cardiac alterations. Because growth hormone (GH) concentration is referred to be decreased in aging conditions, a question must be addressed: what is the effect of GH on aging related adverse changes? To investigate the effects of GH on cardiac energy metabolism and its association with calorimetric parameters, lipid profile and oxidative stress in aged and obese rats, initially 32 male Wistar rats were divided into two groups (n=16):(C) given standard-chow and water;(H) given hypercaloric-chow and receiving 30% sucrose in its drinking water. After 45 days, both C and H groups were divided into two subgroups (n=8):(C+PL) standard-chow, water and receiving saline subcutaneously;(C+GH) standard-chow, water and receiving 2 mg/kg/day rhGH subcutaneously;(H+PL) hypercaloricchow, 30% sucrose, receiving saline subcutaneously;(H+GH) hypercaloric-chow, 30% sucrose, receiving rhGH subcutaneously. After 30 days, C+GH and H+PL rats had higher body mass index, Lee-index, body fat content, percent-adiposity, serum triacylglycerol, cardiac lipid-hydroperoxide and triacylglycerol than C+PL. Energy-expenditure (RMR)/body weight, oxygen consumption and fat-oxidation were higher in H+GH than in H+PL. LDLcholesterol was highest in H+GH rats, whereas cardiac pyruvate-dehydrogenase and phosphofrutokinase activities were higher in H+GH and H+PL rats than in C+PL. In conclusion, the present study brought new insights on aging and obesity, demonstrating for the first time that GH therapy was harmful in aged and obesity conditions, impairing calorimetric parameters, lipid profile and oxidative stress. GH was disadvantageous in old rats, having undesirable effects on cardiac energy metabolism
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues, Dina Maria Ferreira. "Queijos simbióticos: caracterização microbiológica e bioquímica." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/3103.

Full text
Abstract:
Mestrado em Métodos Biomoleculares
Ao longo da última década o queijo tem demonstrado ser um bom suporte de microrganismos probióticos viáveis. No entanto, os estudos sobre queijos probióticos e simbióticos são ainda escassos existindo o interesse em estudar novos potenciais produtos alimentares nomeadamente na área de alimentos simbióticos. Os prebióticos inulina e frutooligossacarídeo (FOS) foram estudados de forma a analisar o seu potencial efeito sobre o crescimento/sobrevivência de bactérias probióticas (Lactobacillus casei-01 e Bifidobacterium lactis B94) em queijo, avaliando-se simultaneamente o seu potencial tecnológico através da caracterização da glicólise, proteólise e da lipólise em queijos probióticos, queijos simbióticos com adição de FOS e queijos simbióticos com adição de FOS/Inulina (50:50), ao longo de 60 dias de maturação. Adicionalmente procedeu-se ao estudo do perfil metabólico nos vários tipos de queijo ao longo da maturação. Os compostos prebióticos não afectaram significativamente o crescimento/viabilidade das estirpes em estudo tendo-se observado um crescimento exponencial de ambas as estirpes bacterianas até aos 15 dias de incubação atingido valores na ordem dos 1010 de unidades formadoras de colónias (ufc) por grama de queijo. Os índices de proteólise por sua vez revelaram uma elevada degradação da caseína em queijos probióticos e simbióticos inoculados com B. lactis B94 ou com L. casei-01, tendo-se observado um aumento da concentração de aminoácidos em especial após 30 dias de maturação. A lipólise por sua vez, caracterizou-se pelo aumento gradual de ácidos gordos livres ao longo do tempo de maturação, tendo-se observado um maior incremento nos queijos simbióticos e em especial nos inoculados com B.lactis B94. Adicionalmente, observaram-se diferenças em termos qualitativos no perfil de ácidos gordos livres, tendo-se detectado a presença de isómeros de ácido linoleico conjugado e ácidos (alpha)-linolénico e y-linolénico após 15 dias de maturação, em especial nos queijos simbióticos. O estudo dos perfis metabólicos por espectroscopia de RMN, permitiu observar diferenças entre os vários tipos de queijo inoculados com as duas estirpes probióticas que se demonstraram mais pronunciadas consoante o tempo de maturação. Através da análise de componentes principais foi possível discriminar para todos os tipos de queijo, independentemente da estirpe inoculada, amostras com diferentes tempos de maturação. Tendo em conta os objectivos deste trabalho poder-se-á concluir, de acordo com resultados obtidos, que foi demonstrado o potencial benéfico dos vários tipos de queijo estudados. ABSTRACT: Over the last decade it has been shown that cheese is a suitable vehicle to support viable probiotic microorganisms. However, studies on probiotic cheeses are still scarce and there is interest in studying new potential food products in particular the synbiotic foods. The prebiotic inulin and fructooligosaccharides (FOS) were studied in order to evaluate its potential effect on growth/survival of probiotic bacteria (Lactobacillus casei-01 and Bifidobacterium lactis B94) in cheese and simultaneously evaluate their technological potential through the characterization of glycolysis, lipolysis and proteolysis in probiotic cheeses, synbiotic cheese with the addition of FOS as well as synbiotic cheese with the addition of FOS / Inulin (50:50), over 60 days of maturation. Additionally it was performed the study of metabolic profile of the various types of cheese, throughout the period of maturation. Prebiotic compounds did not affect significantly the growth/viability of the strains under study but there has been an exponential growth of both bacterial strains up to 15 days of incubation, with an increase of about two log units, reaching values around 1010 colony forming units (cfu) per gram of cheese. Rates of proteolysis, in turn, revealed a considerable degradation of the casein on probiotic and synbiotic cheeses, inoculated with B. lactis B94 or with L. casei-01 with an increase of free aminoacids, especially after 30 days of ripening. Lipolysis, on the other hand, was characterized by a gradual increase of free fatty acids throughout the maturation period, being the increment larger in synbiotic cheeses mainly in those inoculated with B. lactis B94. Additionally it was observed differences in the qualitative profile of free fatty acids and it was detected the presence of isomers of conjugated linoleic acids, (alpha)-linolenic acid as well as y-linolenic after 15 days of ripening, especially in synbiotic cheeses. The study of metabolic profiles by NMR spectroscopy, allowed to observe differences between the various types of cheeses inoculated with the two probiotic strains that have shown to be more pronounced through the maturation time. By the principal component analysis it was possible to discriminate for all kinds of cheese, regardless of the strain inoculated, samples with different maturation times. Considering the objectives of this study it could be concluded, according to results obtained, that it was fully demonstrated the potential benefit of various types of cheese studied.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rojas, Domínguez Paulina Soledad. "Búsqueda de marcadores periféricos y genéticos predictivos de la respuesta al tratamiento de la depresión mayor con Venlafaxina." Tesis, Universidad de Chile, 2007. http://www.repositorio.uchile.cl/handle/2250/105622.

Full text
Abstract:
Memoria para optar al título de Bioquímico
En la depresión se postula una reducción en la neurotransmisión serotoninérgica y/o noradrenérgica y en péptidos neuroprotectores como el factor neurotrófico derivado de cerebro (BDNF). Además del riesgo genético, existe una relación entre el estrés y el desarrollo de la depresión. En el estrés crónico y en la depresión se observa atrofia neuronal, reducción del BDNF y fallas cognitivas. Estos efectos se relacionan con el aumento de los glucocorticoides (GCs) circulantes debido a una sobreactivación del eje hipotálamo-hipófisis-glándula adrenal (HHA). La actividad del eje HHA se controla por la secreción de la hormona liberadora de corticotropina (CRH) hipotalámica, la cual estimula la secreción de la hormona adrenocorticotropa (ACTH) de la hipófisis; este efecto es potenciado por el péptido arginina-vasopresina (AVP) durante el estrés. La ACTH estimula la secreción de los GCs adrenales los que se unen a su receptor (GR) a nivel del eje HHA inhibiendo su activación, efecto que está reducido en la depresión quizás debido a variaciones polimórficas funcionales del GR. Los fármacos antidepresivos que son inhibidores selectivos de la recaptación de noradrenalina (ISRN) y no de serotonina (ISRS) normalizan el eje HHA y aumentan el número del GR en linfocitos. Los fármacos antidepresivos aumentan la expresión de genes neuroprotectores como el gen del BDNF y el de la proteína de unión al elemento de respuesta al AMP cíclico (CREB): los sujetos depresivos tienen niveles séricos del BDNF menores que los pacientes tratados farmacológicamente. En esta memoria se determinó si los niveles periféricos del BDNF, la CREB y el GR, así como si ciertas variantes polimórficas del GR, sirven como marcadores predictivos de la respuesta clínica de pacientes con depresión mayor tratados con venlafaxina, un fármaco antidepresivo de acción dual (ISRS/ISRN). La severidad y evolución de la depresión se determinó por el test de Hamilton de depresión (HAM-D). Los sujetos depresivos (n=18) y sanos (n=10) presentaron niveles similares del cortisol en orina de 24 h y en el ritmo de secreción circadiana del cortisol salival indicando una actividad normal del eje HHA. Ambos grupos suprimieron la secreción de cortisol luego de la ingesta de dexametasona (agonista del GR). El 61% de los pacientes redujeron el puntaje del HAMD ≥ al 25% en la primera semana de tratamiento, considerándose como respondedores tempranos. El 39% restante, respondedores tardíos, comenzaron a reducir el puntaje del HAM-D a la segunda semana de tratamiento. Estos últimos presentaron niveles mayores de la ACTH basal y de la inducida por la inyección de un análogo de AVP (DDAVP) que los respondedores tempranos y los sujetos sanos, indicando una mayor sensibilidad de los receptores de AVP. La DDAVP provocó una mayor secreción del cortisol en ambos grupos de pacientes con respecto al grupo control. El 44 % de los pacientes remitieron (HAMD ≤ 7) y presentaron un nivel más bajo de la ACTH y del cortisol basal. Se buscaron polimorfismos descritos en el gen del GR en los sujetos del estudio y en una muestra poblacional de Santiago (n=105) mediante la amplificación de ADN genómico por PCR. No se encontraron los polimorfismos de los codones 22, 23, 363, 641 y 729 salvo en el codón 22 en un paciente respondedor temprano y el del codón 363 en un sujeto del grupo poblacional. Los niveles del GR en relación a la β-actina en linfocitos no variaron durante el tratamiento con venlafaxina en los dos grupos de respondedores. La relación entre las isoformas del GRα (A y B) aumentó en las primeras semanas de tratamiento en los respondedores tardíos; en contraste, esta razón disminuyó en los respondedores tempranos. En ambos grupos de pacientes se observó un leve aumento de los niveles de la CREB total en las primeras semanas, aumento que en los respondedores tardíos se mantuvo hasta la tercera semana de tratamiento. Se observó un leve aumento, aunque no significativo, en los niveles de la CREB activa (fosforilada) en la primera semana de tratamiento en el grupo de respondedores tempranos. Este resultado se correlacionó con el aumento en los niveles séricos del BDNF y la respuesta clínica del grupo de respondedores tempranos a la semana de tratamiento. Se concluye que la secreción de la ACTH basal e inducida por la DDAVP antes del tratamiento, y los niveles del BDNF durante la terapia con venlafaxina se correlacionan con la respuesta clínica. Este es el primer estudio en que se evalúan tanto potenciales marcadores periféricos y genéticos como la funcionalidad del eje HHA en relación a la respuesta al tratamiento con un solo antidepresivo en un período de seis semanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ribeiro, Caroline Fidalgo. "Caracterização bioquímica e funcional da deubiquitinase USP2a." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2016. http://hdl.handle.net/1884/45421.

Full text
Abstract:
Orientador : Prof. Dr. Silvio Marques Zanata
Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ciencias Biológicas (Microbiologia, Parasitologia e Patologia Básica). Defesa: Curitiba, 29/08/2016
Inclui referências : f. 81-84
Área de concentração: Patologia
Resumo: USP2a é uma importante enzima deubiquitinase (DUB) capaz de remover a ubiquitina de diferentes substratos, como da enzima FASN e do receptor de fator de crescimento epidermal (EGFR). Em tumores de próstata observa-se uma correlação positiva entre a expressão de USP2a e a tumorigênese, caracterizando-a como uma proteína oncogênica. Essa característica da DUB está principalmente relacionada com sua função estabilizadora da enzima FASN, responsável pela síntese de ácidos graxos na célula. A USP2a também resgata o EGFR da degradação, mantendo seus níveis celulares elevados. Sabe-se que o direcionamento de proteínas da membrana plasmática para a via do corpo multivesicular requer a ação dos complexos proteicos ESCRTs. Um deles, o ESCRT-0, possui duas subunidades: Hrs, responsável por direcionar o complexo aos endossomos precoces, e a subunidade STAM, capaz de interagir com diferentes DUBs. Sabe-se que a USP2a co-localiza com EEA1, um marcador de endossomos precoces, então decidiu-se analisar se a USP2a interage também com STAM, e identificar o sítio dessa interação. Para isso, linhagens celulares normais e tumorais de próstata foram modificadas para expressar permanentemente a forma selvagem e o mutante cataliticamente inativo de USP2a, e também foram silenciadas para a expressão de STAM. As sequências de STAM, de sua região SH3 e do mutante STAM SH3 foram clonadas, com o intuito de se obter plasmídeos de superexpressão para esses construtos. A primeira evidência de interação entre USP2a e STAM foi observada em ensaio de co-imunoprecipitação com células tumorais de próstata superexpressando USP2a, mas esse resultado ainda não foi totalmente confirmado. A região de STAM que pode contribuir para essa interação não foi identificada devido a baixos níveis de expressão dos construtos. Uma relação indireta entre USP2a e STAM foi observada, com o aumento da ubiquitinação de STAM com a superexpressão da forma selvagem da enzima em células de próstata, sem alterar os níveis celulares da proteína. Observou-se também que STAM é capaz de modular a reciclagem de EGFR em linhagens celulares de próstata, uma vez que seu silenciamento aumenta a taxa de degradação de EGFR. Analisou-se também o efeito fenotípico da deleção do gene fasn em camundongos com tumores de próstata induzidos pela perda de Pten. Verificou-se que a inibição genética de FASN reduz a incidência de formas agressivas de tumores de próstata nos animais. Os resultados obtidos sugerem que FASN, assim como USP2a, pode ser um importante alvo farmacológico para o tratamento de tumores de próstata. Palavras-chave: USP2a. ESCRT-0. STAM. EGFR. FASN.
Abstract: USP2a is an important deubiquitinating enzyme (DUB) capable of removing ubiquitin from different substrate proteins, like FASN and epidermal growth factor receptor (EGFR). In prostate tumors there is a positive correlation between USP2a expression level and tumorigenesis, which makes it an oncogenic protein. This characteristic is mainly related with its ability to stabilize FASN, the enzyme that synthesizes fatty acids in cells. USP2a also rescues EGFR from lysosomal degradation, keeping its cellular levels raised. orting of plasma membrane proteins into multivesicular body pathway requires the ESCRTs complexes. One of these, the ESCRT-0, has two subunits: the subunit Hrs, that is responsible for targeting the complex to early endosome, and the subunit STAM, which interacts with different DUBs. -localizes with EEA1, a marker of early endosomes, so we decided to analyze if USP2a also interacts with STAM, whether this interaction is needed to taking USP2a to early endosome and identify the protein site required for this interaction. For this, normal and tumoral prostate cell lines were modified to permanently overexpress USP2a wild type and its catalytically inactive mutant, these cell lines also had the STAM expression knocked down. Molecular cloning of STAM, its SH3 region and a mutant lacking SH3, all tagged with GFP, were performed in order to obtain plasmids for overexpression of this constructs. The first sign of interaction between USP2a and STAM was observed with a co-immunoprecipitation assay in prostate tumoral cells overexpressing USP2a, but it was not fully confirmed. The region of STAM constructs. Indirect relationship between USP2a and STAM was observed, since overexpression of wild type USP2a is related with enhanced ubiquitination of STAM in prostate cell lines, even though the protein level remains the same. STAM is also capable of affect EGFR recycling in prostate cell lines, since STAM knocked down cells shown enhanced degradation of EGFR. It was also analyzed the effect of fasn gene deletion on Pten loss driven prostate tumors. The genetic ablation of FASN reduced the incidence of aggressive prostate tumors in mice, suggesting that FASN, as well as USP2a, could be an important pharmacological target for treatment of prostate cancer. Key words: USP2a. ESCRT-0. STAM. EGFR. FASN.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Matos, Amanda Dupas de. "Avaliação bioquímica nutricional de cultivares de arroz." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2014. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3763.

Full text
Abstract:
Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2015-06-05T12:52:21Z No. of bitstreams: 1 Amanda Dupas de Matos.pdf: 534443 bytes, checksum: 00c5612cbb7be0307b022cbbd64abc5c (MD5)
Made available in DSpace on 2015-06-05T12:52:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Amanda Dupas de Matos.pdf: 534443 bytes, checksum: 00c5612cbb7be0307b022cbbd64abc5c (MD5) Previous issue date: 2014-07-24
Nenhuma
O arroz é um cereal reconhecido pelas suas propriedades funcionais devido principalmente aos compostos bioativos presentes nas camadas mais externas do grão. Embora exista grande variedade fenotípica de arroz, a maior parte apresenta pigmentação de pericarpo marrom-claro, podendo ser consumida na forma integral ou polida. Trabalhos científicos têm demonstrado que o arroz pode apresentar diferenças nutricionais e funcionais relacionadas à pigmentação do pericarpo. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar a quantidade de compostos fenólicos totais (CFST), atividade antioxidante (AAO) e teor proteico de diferentes cultivares de arroz com pericarpo pigmentado e não pigmentado, bem como avaliar CFST e AAO de infusões de arroz cru. A AAO foi determinada a partir da concentração de CFST e expressa em diferentes unidades. Os resultados mostraram diferença na quantidade de CFST e AAO (g grão/g DPPH) entre as cultivares de arroz analisadas (intra grupo cru e intra grupo cozido) com destaque para o arroz preto e vermelho. Após o cozimento, houve diferença nos grãos de arroz vermelho e marrom-claro quanto aos teores de CFST e no arroz integral marrom-claro quanto a AAO (g/g DPPH). Quanto à capacidade de sequestro do radical (%Inibição), não houve diferença entre os grãos de arroz vermelho e marrom-claro crus e cozidos e entre os grãos de arroz marrom-claro e polido cozidos. No ensaio de infusões, o arroz vermelho foi o grão de maior liberação de CFST para a água de embebição. Quanto à %Inibição das infusões, houve diferença nos grãos de arroz preto e vermelho quando comparados com os grãos de arroz marrom-claro e polido. Na caracterização proteica, não houve diferença entre as cultivares (intra grupo base úmida e intra grupo base seca), contudo os grãos de arroz preto, vermelho e marrom-claro diferiram quando comparados entre grupos (base úmida vs base seca). O grão de arroz preto foi o que apresentou maior estabilidade dos compostos bioativos sendo menos suscetíveis à degradação térmica. O conhecimento dos potenciais químicos e funcionais dos grãos de arroz permitirá o desenvolvimento de novas possibilidades de utilização desses grãos como veículo de substâncias antioxidantes visando a promoção da saúde.
Rice is a cereal recognized by its functional properties mainly due to the bioactive compounds present in the outer layers of the grain. Although there is great phenotypic variety of rice, most part of has light brown pericarp and canbe consumed in the whole or polished form. Researchershave reported that rice canprovide nutritional and functional differences related to pigmentation of the pericarp.Therefore, the aim of this study was to analyze the amount of total soluble phenolic compounds (TSPC), antioxidant activity (AOA) and protein content of different rice cultivars with pigmented and non-pigmented pericarp and evaluate TSPC and AOA raw rice infusions. The AOA was determined from the concentration of TSPC and expressed in different units. The results showed differences in the quantity of TSPC and AOA (g/g DPPH) between the analyzed rice cultivars (raw and cooked intragroup) with emphasis on the black and red rice. After cooking, red and light brown rice differed in levels of TSPC and light brown rice in the AOA (g/g DPPH). Regarding the capacity to radical sequester (%Inhibition), there was no difference between the red and light brown rice, cooked and raw, and between cooked light brown and polished rice. In infusions, red rice was the one with most released TSPC to soaking water. As to %Inhibition of infusions, there were differences in the black and red rice compared to the light brown and polished rice. In protein characterization, there was no difference between cultivars (dry and wet basis intragroup), owever black, red and light brown grains differed when compared between groups (dry vs wet basis). The black rice showed stability of bioactive compounds such as less susceptibility to thermal degradation. The knowledge of the chemical and functional potential of the rice will allow the development of new possibilities using these grains as means for antioxidants aimed to health promotion.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guimarães, Dimitrius Santiago Passos Simões Fróes. "Caracterização bioquímica e celular da proteína TRIM49." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17131/tde-10042018-112409/.

Full text
Abstract:
A autofagia é o processo de degradação de estruturas celulares através do seu direcionamento ao lisossomo. As proteínas TRIMs reconhecem as -cargas? autofágicas e reúnem o complexo de nucleação do fagóforo, contudo se desconhece a função de cada domínio e a importância da atividade de E3 ligase para a sua atividade. A proteína TRIM49 clonada e expressa em E. coli ou em células humanas HEK293T não apresentou atividade de E3 ubiquitina ligase in vitro e reduziu os níveis totais de ubiquitinação in vivo, indicando que não é um E3 ubiquitina ligase. Células desafiadas com Htt74Q apresentaram menores níveis de citotoxicidade quando co-transfectadas com TRIM49 selvagem, mas não com os mutantes do domínio RING ou SPRY, indicando os dois domínios são necessários para sua atividade celular. A proteína selvagem se colocaliza com o marcador autofágico LC3, após o bloqueio da autofagia com bafilomicina A1. Os resultados indicam que a TRIM49 pode atuar na degradação intracelular de proteínas, por um mecanismo não dependente de atividade de E3 ligase.
Autophagy is the process of degradation of intracellular proteins through their directioning to the lysosome. TRIM proteins can directely recognize autophagic cargo and also act as a hub for the phagophore nucleation complex, however the function of each domain and the role of the E3 ligase activity in this process is unknown. The TRIM49 protein cloned and expressed in E. coli or in human cells HEK23T showed no ubiquitin E3 ligase activity in vitro and cells transfected with the wild type protein showed lower levels of polyubiquitinated proteins, indicating that TRIM49 is not a bona fide E3 ubiquitin ligase. Cells challenged with Htt74Q presented lower cytotoxicity levels when cotransfected with wild type TRIM49, when compared with the RING domain mutant or with the truncated protein lacking the SPRY domain, indicating that both domains are required for its cellular activity. The wild type protein colocalizes with the autophagic marker LC3 after treatment with the autophagy inhibitor bafilomycin A1. Taken together, these results indicate that the TRIM49 protein plays a role in protein degradation independently of a E3 ligase activity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SOUSA, Karina Pires. "Caracterização bioquímica de metaloproteinases de parasitas tripanosomatídeos." Master's thesis, Instituto de Higiene e Medicina Tropical, 2013. http://hdl.handle.net/10362/14029.

Full text
Abstract:
A identificação e caracterização de processos mediados por metaloproteinases de uma grande variedade de eucariotas está a avançar rapidamente, tanto a nível molecular como celular – e os muitos papéis que as proteases desempenham nestes organismos estão a ser trazidas para o foco. As metaloproteinases de matriz executam tarefas de ―housekeeping” comuns a muitos organismos, bem como funcionam a um nível muito mais específico no ciclo de vida dos parasitas, por exemplo. Papéis pivotais foram propostos em diferentes processos, como invasão e egressão de células, enquistação e desenquistação, catabolismo de proteínas, diferenciação, progressão do ciclo celular, citoaderência, e ainda estimulação e evasão ao sistema imune. No presente estudo, é feito o reconhecimento e a caracterização de metaloproteinases de dois diferentes extractos de parasitas protozoários: Trypanosoma brucei brucei e Leishmania infantum. A classificação de metaloproteases foi obtida a partir da inibição diferencial da actividade destas proteases sobre diferentes substratos (gelatina e caseína), tendo sido efectuada uma prospecção de inibidores selectivos com potencial para serem empregues em novas estratégias de quimioterâpeutica contra estes agentes. Adicionalmente, é feito um estudo bioinformático sobre uma metaloproteinase comum aos parasitas aqui abordados, alargando o estudo a outros organismos relacionados. Os resultados obtidos demonstram a presença de metaloproteinases capazes de degradar proteínas de matriz em ambos os extractos estudados, sendo possível inibir a sua actividade com concentrações relativamente moderadas de inibidores. Além disso, sugerem que em todos os eventos patológicos abordados neste estudo, a presença de metaloproteinases activas é estável no seu ciclo de vida e provavelmente na progressão da patologia provocada pelos diferentes agentes em estudo. A análise de todos os resultados e observações poderá possivelmente levar à identificação e integração de elementos comuns nos processos de invasão celular e progressão parasitária aqui abordados. Por essa razão, a compreensão destas interacções permanece um desafio importante.
The identification and characterization of metalloprotease-mediated processes from a variety of eukaryotes is progressing at a rapid rate, both at the molecular and cellular levels – and the many roles that proteases play in these organisms are coming into focus. Matrix metalloproteinases carry out housekeeping tasks common to many eukaryotes, as well as functioning at a much more specific level in parasitic life cycles, for instance. Central roles have been proposed in diverse processes, such as cell invasion and egress, encystation, excystation, catabolism of proteins, differentiation, cell cycle progression, cytoadherence, and both stimulation and evasion from immune responses. In this study, a characterization of the metalloproteases from two different extracts is presented: Trypanosoma brucei brucei and Leishmania infantum. Classification into the metalloprotease class has been accomplished by means of differential inhibition of the activity of these proteases over different substrates (gelatin and casein), and a survey of selective inhibitors with potential use on new chemotherapeutical strategies against these agents was performed. Additionally, a bioinformatic study regarding a metalloprotease which is common to the parasites in study is conducted, and branches out this study to related organisms. The results herein presented demonstrate the presence of metalloproteases capable of degrading matrix proteins in all of the extracts studied, and that their activity can be inhibited with moderate concentrations of inhibitors. Furthermore, the results suggest that in all the pathological events discussed here, the presence of active metalloproteases is indeed stable to their life cycles and in the progression of the pathology caused by the diverse biological agents in study. The analysis of all the results and observations may possibly lead to the identification and integration of common elements in the processes of cellular invasion and parasitic progression explained here. For that reason, the understanding of these interactions remains an outstanding challenge.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Bioquímica"

1

L, Tymoczko John, and Stryer Lubert, eds. Bioquímica. 6th ed. Barcelona: Reverté, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pardo Rojas, Luz Briceida. Bioquímica estructural. Bogotá. Colombia: Universidad de La Salle. Ediciones Unisalle, 2014. http://dx.doi.org/10.19052/9789585136526.

Full text
Abstract:
Estos apuntes de clase recogen la experiencia de muchos años de cátedra y de la búsqueda de modelos de aprendizaje para una ciencia tan compleja como la bioquímica. Dos aportes fundamentales son el estudiar el fenómeno vital desde la perspectiva de la teoría general de sistemas y lograr el aprendizaje mediante la formación de conceptos, lo cual se logra mediante el desarrollo de talleres de aplicación, su discusión y la puesta en común mediante discusiones en clase, con participación de todos los estudiantes orientados por el profesor. Con el desarrollo de los talleres se busca que el estudiante construya secuencialmente su conocimiento. También se incluyen algunas actividades prácticas, diseñadas por la autora, destinadas a la adquisición de destrezas en la utilización de equipos de laboratorio, la obtención, el manejo y la interpretación de resultados experimentales y al refuerzo de algunos conceptos teóricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

S, Sreekumari, and Vaidyanathan Kannan, eds. Texto de bioquímica. Panama: Jaypee-Highlights Medical Publishers, Inc., 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Alemany, Marià. Bioquímica de la nutrició. Barcelona: Servei de Llengua Catalana de la Universitat de Barcelona, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Antonella Carvalho de, ed. Práticas em bioquímica analítica: -. Brazil: Atena Editora, 2022.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

PhD, Denise R. Ferrier. Bioquímica. LWW, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Stryer, Lubert. Bioquímica. Editorial Reverté, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bioquímica. Interamericana-McGraw-Hill, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bioquímica. Reverté, 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bioquímica. LWW, 2017.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Bioquímica"

1

"CARACTERIZACIÓN BIOQUÍMICA." In Métodos estandarizados para la caracterización de cepas nativas de Bacillus thuringiensis para el control de insectos plaga, 26–30. Editorial Utadeo, 2012. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv2175qf9.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rubio Calvo, Amalia. "Ciclo de Mejora en la docencia no presencial de la asignatura Bioquímica Humana del Grado en Bioquímica." In Ciclos de mejora en el aula. Año 2021 Experiencias de innovación docente de la Universidad de Sevilla, 2475–91. 2021st ed. EDITORIAL UNIVERSIDAD DE SEVILLA, 2022. http://dx.doi.org/10.12795/9788447222865.141.

Full text
Abstract:
Se presenta un CIMA (Ciclos de Mejora en el Aula) diseñado para desarro- llarse en parte de la asignatura Bioquímica Humana del grado en Bioquímica en el que se realizó la docencia de forma no presencial. El CIMA consiste en un mo- delo de clase invertida, en el que los alumnos tienen la información necesaria para trabajar los temas incluidos, previo al trabajo en clase. Los temas inclui - dos en el CIMA fueron en relación a la bioquímica del hematíe y la bioquímica del tejido hepático. El resultado de la aplicación del CIMA ha sido satisfactorio en relación al aprendizaje de los alumnos como se muestra en las escaleras de aprendizaje. Además, las actividades en grupo fueron bien puntuadas y los test de evaluación continua tuvieron un porcentaje de acierto medio superior al 75%. Palabras clave: Bioquímica Humana, Grado en Bioquímica, docencia universi- taria, experimentación docente universitaria, enseñanza no presencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

"Bioquímica del sistema dopaminérgico." In Enfermedad de Parkinson, 13–24. De Gruyter, 1991. http://dx.doi.org/10.1515/9783112315897-004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

"Caracterización bioquímica de enterobacterias." In Manual práctico de microbiología básica, 65–78. Universidad del Cauca, 2021. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv2cmr9j1.10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sampaio, Lílian Ramos, Maria da Conceição Monteiro da Silva, Andréia Nishiyamamoto de Oliveira, and Catarina Lobo Santos de Souza. "Avaliação bioquímica do estado nutricional." In Avaliação nutricional, 49–72. EDUFBA, 2012. http://dx.doi.org/10.7476/9788523218744.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, José Antonio da, Júlia Antunes Tavares Ribeiro, Thaís Paula Rodrigues Gonçalves, Vinícius Souza Tarabal, Pablo Felipe Rodrigues Gonçalves Gonçalves, and Anderson Fernandes de Melo. "ENSAIO DE HEMAGLUTINAÇÃO." In Práticas em bioquímica analítica, 55–62. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0962214118.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Granjeiro, Paulo Afonso, Diego Fernandes Livio, Maria Auxiliadora de Oliveira, Adriano Guimarães Parreira, Vinícius Souza Tarabal, and Tuânia Natacha Lopes Silva. "PRODUÇÃO E EXTRAÇÃO DE LIPÍDIOS." In Práticas em bioquímica analítica, 79–90. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.09622141111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Jose Antonio da, Maria Auxiliadora de Oliveira, Nayara Lizandra Leal Cardoso, Klédna Constância Portes Reis, Anna Kelly Moura Silva, and Júlia Antunes Tavares Ribeiro. "EXTRAÇÃO DE PROTEÍNAS DE SEMENTES." In Práticas em bioquímica analítica, 18–24. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0962214113.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gonçalves, Daniel Bonoto, Felipe Ferreira Silva, Priscila Amaral Diniz, Heloísa Carneiro Colares, Klédna Constância Portes Reis, Wanderson Duarte Penido, and Anderson Fernandes de Melo. "EXTRAÇÃO DE ÁCIDOS NUCLEICOS." In Práticas em bioquímica analítica, 121–28. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.09622141115.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gonçalves, Daniel Bonoto, Nayara Lizandra Leal Cardoso, Adriano Guimarães Parreira, Vinícius Souza Tarabal, Wanderson Duarte Penido, and Júlia Antunes Tavares Ribeiro. "PREPARO DE SOLUÇÕES." In Práticas em bioquímica analítica, 13–17. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0962214112.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Bioquímica"

1

Carvalho, Victoria Cristina de Jesus, and Caique Silveira Martins de Fonseca. "A BIOQUÍMICA DO ALZHEIMER." In I Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/664.

Full text
Abstract:
Introdução: A doença de Alzheimer é uma proteopatia, ou seja, é caracterizada por anomalias no enovelamento de proteínas. Ela é uma doença neurodegenerativa, progressiva e irreversível, sem cura nem métodos preventivos e que apresenta como uma das suas causas um fator bioquímico. Objetivo: O resumo visa buscar na literatura o entendimento sobre como ocorre a formação das placas senis, ou seja, a deposição do peptídeo beta-amilóide no cérebro, sendo ela uma das prováveis causas da doença. Material e métodos: Os artigos científicos pesquisados foram encontrados na base de dados Scielo, incluindo estudos com o uso de neurônios de camundongos transgênicos da Faculdade Médica da Universidade de Lund, na Suécia. Resultados: Para estudar a doença de Alzheimer, é importante compreender como ocorre o fator primordial da patogênese: como a proteína beta-amilóide se arranja nos depósitos extracelulares no cérebro. Essa compreensão pode resultar em novas terapias e no desenvolvimento de um novo fármaco contra a doença. Nas análises bioquímicas, o estudo também encontrou autores que defendem a tese das placas senis poderem ser encontradas em cérebros de pessoas idosas sadias como consequência do processo natural do envelhecimento, sendo isso uma possível fase assintomática da doença. No entanto, falta uma quantidade maior de estudos científicos para uma melhor veracidade do assunto. Conclusão: Embora existam estudos científicos sobre esse fator bioquímico, ainda não se pode ter uma certeza, o que demonstra a necessidade de análises científicas e maiores investimentos nessa área de pesquisa para o alcance de resultados mais eficazes e, consequentemente, a possibilidade de prevenção e de tratamentos que viabilizem a cura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marassatti, Daniel Aparecido, Prof Dr Renato Massaharu Hassunuma, and Prof a. Dr a. Patrícia Carvalho Garcia. "LIVRO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO À DISTÂNCIA DE BIOQUÍMICA METABÓLICA." In II Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbraqui/8.

Full text
Abstract:
Introdução: Durante o período da pandemia causada pelo SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, vários foram os desafios que surgiram na área educacional. Neste contexto, professores e alunos se adaptaram para utilizar novos recursos digitais. Especialmente em relação às aulas práticas, vários ajustes foram necessários para que pudessem ser realizadas de forma a manter a saúde dos alunos e a qualidade de ensino. Na disciplina de Bioquímica Metabólica, várias aulas práticas podem ser sugeridas para melhorar a compreensão de seu conteúdo, e estas tiveram também que ser repensadas durante o período da pandemia. Objetivos: o objetivo principal desta pesquisa foi desenvolver um material que apresentasse uma sequência fotográfica com instruções que pudessem auxiliar os alunos no desenvolvimento de aulas práticas na Disciplina de Bioquímica Metabólica. Material e métodos: Foi realizado um levantamento na internet de possíveis aulas práticas que poderiam ser ministradas na Disciplina de Bioquímica Metabólica. A partir das ideias propostas, foi realizada uma sessão fotográfica no Laboratório de Química da Universidade Paulista - UNIP, campus Bauru, em que vários experimentos bioquímicos foram desenvolvidos e fotografados. As fotos obtidas foram processadas em softwares de processamento de imagem e compiladas em um livro digital. Resultados: Os resultados desta pesquisa, incluindo as fotos capturadas e as instruções dos experimentos, foram publicados no livro digital intitulado “Práticas de Bioquímica Metabólica”, disponível para download gratuito no site da Canal 6 Livraria. Neste livro digital, é apresentada uma sequência fotográfica de um teste enzimático de glicemia pelo método do ponto final, uma atividade de interpretação de bulas e uma sequência fotográfica de um teste de urinálise. Conclusão: Embora os livros digitais não possam ser considerados um substituto para aulas práticas presenciais, eles podem ser utilizados como uma ferramenta de apoio no ensino pedagógico. O material desenvolvido, por ser gratuito e público, pode ser utilizado por professores e alunos de outras instituições de ensino superior, bem como auxiliar no desenvolvimento de atividades práticas durante o período da pandemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ramiro, Grazieli Cristina, Renato Massaharu Hassunuma, Kelly Colussi Pinheiro Precipito, and Patrícia Carvalho Garcia. "ACROSINA: UM ESTUDO BIOQUÍMICO ESTRUTURAL DA PRINCIPAL ENZIMA PROTEOLÍTICA PRESENTE NO ACROSSOMO DE ESPERMATOZOIDES." In II Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbraqui/12.

Full text
Abstract:
Introdução: A acrosina é uma enzima proteolítica do tipo serina protease presente no interior do acrossomo do espermatozoide. Dentro do acromosso, ela se encontra em sua forma inativa, a proacrosina e sua ativação ocorre durante o processo de fertilização. A acrosina desempenha várias funções como a destruição de glicoproteínas da zona pelúcida, facilitando o processo de fecundação e a entrada do espermatozoide no interior do ovócito. Além disso, algumas pesquisas sugerem que a atividade da acrosina esteja relacionada com possíveis casos de infertilidade masculina. Objetivos: A pesquisa teve como principal objetivo analisar a estrutura bioquímica da acrosina, por meio do desenvolvimento de scripts para o software RasMol 2.7.4.2. Material e métodos: A análise bioquímica estrutural foi realizada por meio de: 1) levantamento de arquivos PDB referentes à proteína acrosina; 2) levantamento bibliográfico de artigos relacionados aos arquivos PDB selecionados e à acrosina; e 3) desenvolvimento de scripts para o software RasMol para produção de ilustrações tridimensionais que demonstraram a estrutura da acrosina, seus domínios e outras regiões de importância funcional. Resultados: Por meio dos scripts desenvolvidos na atual pesquisa, foi possível observar a estrutura da acrosina, que é formada por uma cadeia leve (composta pelos resíduos de aminoácidos 3 a 16) e por uma cadeia pesada (composta pelos resíduos 16 a 254). Foi observado também o sítio ativo da acrosina, formado pelos resíduos de aminoácidos histidina 57, ácido aspártico 102 e serina 195, que em conjunto são denominados tríade catalítica. Ademais, foram observados dois sítios de ligação secundários denominados exosítios I e II. Os resultados desta pesquisa foram publicados como parte do livro digital intitulado “Fecundação: uma visão bioquímica das principais proteínas envolvidas”, disponível para download gratuito no site da Canal 6 Livraria. Conclusão: O estudo bioquímico estrutural da acrosina se mostra importante, pois futuras pesquisas comparando a estrutura e a atividade desta proteína, presente em espermatozoides de homens férteis e inférteis, poderão esclarecer a etiopatogenia de alguns casos de infertilidade masculina idiopática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Milanez, Érica da Cunha Maciel, Debora Barreto Teresa Gradella, and Marco Antônio Andrade de Souza. "ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE BIOQUÍMICA." In Anais do II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação. Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/125492.1-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Garcia, Luan Ednelson Soares, Fábio Aparecido Da Silva, Renato Massaharu Hassunuma, and Patrícia Carvalho Garcia. "TELOMERASE: UMA SOLUÇÃO BIOQUÍMICA PARA O ENVELHECIMENTO?" In II Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbraqui/19.

Full text
Abstract:
Introdução: O processo de envelhecimento está intimamente ligado com o encurtamento dos telômeros, que correspondem à extremidade dos cromossomos. O DNA telomérico apresenta cerca de mil repetições da sequência TTAGGG e é protegido por várias proteínas, chamadas coletivamente de “shelterin” (do inglês shelter, que significa proteger). A telomerase é uma transcriptase reversa composta por ribonucleoproteínas, capaz de adicionar DNA telomérico às extremidades de cromossomos de células eucariontes, prevenindo o envelhecimento precoce. Estudos indicam que a baixa atividade da telomerase está associada ao aumento de risco de desenvolvimento de neoplasias. Objetivos: o objetivo principal da presente pesquisa foi o desenvolvimento de scripts para o software RasMol 2.7.4.2, no intuito de produzir imagens que apresentem a estrutura da telomerase. Material e métodos: Foi realizado o levantamento e a seleção de arquivos PDB sobre a telomerase obtidos no site Protein Data Bank. A partir da análise dos arquivos PDB selecionados e da análise de artigos publicados sobre a estrutura bioquímica da telomerase, foram desenvolvidos vários scripts para o programa computacional RasMol, com o objetivo de demonstrar a estrutura molecular da telomerase. Resultados: Nos scripts desenvolvidos para o arquivo 6D6V.pdb foi observado que a telomerase corresponde a complexo formado por RNA-proteína, sendo que a sequência de RNA da telomerase (TER) é utilizada como molde para a síntese de DNA dos telômeros; enquanto que a proteína é uma transcriptase reversa especializada (TERT). A função enzimática da telomerase depende da interação de várias proteínas associadas à telomerase (TAPs). O script desenvolvido apresenta um segmento de DNA, a TER, a TERT e as TAPs: proteínas 50, 82 e p65 associadas à telomerase (TAP50, TAP82 e P65, respectivamente) e proteínas 2 e 3 de ligação a repetições teloméricas (TEB2 e TEB3). As TAPs participam da fixação do complexo junto ao telômero e da movimentação da telomerase durante a síntese de DNA. Conclusão: Os scripts desenvolvidos mostraram a disposição espacial da TER, TERT, TAPs e DNA. Futuras pesquisas sobre este assunto poderão ser importantes na busca de tratamento e prevenção das doenças relacionadas ao processo de envelhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

PEREIRA, WALDIR EDUARDO SIMIONI, Aline Ratuchne, and Adriana Knob. "Caracterização Bioquímica das Xilanases Produzidas por Trichoderma harzianum CH14." In Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia. Londrina - PR, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/simbbtec-2017-80981.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barbieri, Bruna. "ASPECTOS BIOQUÍMICOS DO PROCESSO INFLAMATÓRIO GERADO NO LÍQUEN PLANO ORAL E RELAÇÃO COM O POTENCIAL DE MALIGNIZAÇÃO DESTA PATOLOGIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." In I Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/661.

Full text
Abstract:
Introdução: O líquen plano oral é uma doença mucocutânea inflamatória crônica mediada por células T, que por induzirem apoptose de células epiteliais, levam a uma inflamação crônica. Pode se apresentar de diversas formas, como reticular, atrófica, bolhosa, eritematosa ou erosiva. Tratando-se desta doença, existem muitas controvérsias principalmente acerca do seu potencial de malignização, para o qual os fatores de risco descritos são multifatoriais, e, dentre eles, a associação com o quadro inflamatório gerado. Objetivo: Identificar na literatura os eventos bioquímicos envolvidos no quadro inflamatório crônico gerado pelo líquen plano oral e sua relação com o potencial de malignização. Material e métodos: Revisão bibliográfica, sendo a busca feita em bancos e base de dados, além de livros consagrados na área. Das leituras encontradas, foram selecionadas 10 , os quais abordavam aspectos relacionados com a etiopatogenia, patogênese, bioquímica do processo inflamatório crônico causado e potencial de malignização da doença, Resultados: Diversos trabalhos mostram que a presença de um processo inflamatório crônico nos tecidos favorece a malignização do líquen oral. Em tais circunstâncias, ocorre liberação crônica de células inflamatórias e citocinas, e esse passa a ser o microambiente local, o que pode acarretar em stress oxidativo. Consequentemente, há ativação de oncogenes e inativação de genes supressores tumorais, ou seja o conjunto de substâncias gerada pode atuar como mutagênicos e diversos mecanismos essenciais da células serão prejudicadas como a proliferação celular e apoptose. Tem-se assim, a progressão de células tumorais, e ativação de fatores de transcrição que induzem a proliferação celular, angiogênese e metástase. Conclusão: Para aqueles autores que defendem o potencial de malignização, tem-se atualmente os eventos bioquímicos associados ao curso crônico da inflamação, como principais associações a transformação maligna do líquen plano oral, pois a situação criada gera danos ao DNA celular, assim tornando ciclo celular desregulado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Amorim, Guilherme Vieira, BRUNA TOBIAS DOS SANTOS, DALYLA MARGARIDA PEREIRA, VITOR HUGO DE SOUZA GREGOLIN, and RENATO MASSAHARU HASSUNUMA. "SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DA ESTRUTURA BIOQUÍMICA DA AQUAPORINA-1." In III Congresso Brasileiro de Ciências Biologicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/iii-conbracib/6772.

Full text
Abstract:
Introdução: As aquaporinas são proteínas canais que realizam o transporte de água através da membrana plasmática em eritrócitos, células endoteliais, células do revestimento gastrointestinal, de glândulas sudoríparas e pulmões. Estruturalmente, são homotetrâmeras, ou seja, são formadas por quatro subunidades proteicas idênticas. Assim, a água é transportada por cada um destes quatro canais de cada subunidade, sendo que na entrada de cada canal existem aminoácidos que impedem a entrada de solutos e íons como o hidrônio ou hidroxila pelos canais. Objetivo: O objetivo principal da atual pesquisa foi desenvolver scripts para o software RasMol para criação de imagens que ilustram a estrutura bioquímica da aquaporina-1. Metodologia: A partir do levantamento de arquivos PDB sobre aquaporina-1, obtidos no site Protein Data Bank, foram scripts para o software RasMol no intuito de observar a estrutura secundária da proteína. Resultados: A partir do arquivo 1FQY.pdb foi desenvolvido um script para o software RasMol, em que é possível observar a estrutura bioquímica de uma das subunidades da aquaporina-1. Cada subunidade é formada por oito alfa-hélices, representadas por espirais que na figura desenvolvida estão representadas nas cores amarelo matiz, laranja, vermelho, azul matiz, verde matiz, ciano, púrpura e rosa. Estas oito alfa-hélices formam uma estrutura que possui o formato de um canal, por onde as moléculas de água são transportadas. Conclusão: Na análise da estrutura bioquímica da aquaporina-1 foi possível observar que cada subunidade dela é formada por uma proteína do tipo toda alfa, apresentando um total de oito alfa-hélices, as quais formam um canal por onde as moléculas de água são transportadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

REDICOPA, DALYLA MARGARIDA PEREIRA, LAURA SOARES DE MORAIS, RENATO MASSAHARU HASSUNUMA, PATRÍCIA CARVALHO GARCIA, and SANDRA HELOISA NUNES MESSIAS. "ANÁLISE IN SILICO DA ESTRUTURA BIOQUÍMICA DA MIOGLOBINA." In IV Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2023. http://dx.doi.org/10.51189/conbracib2023/17863.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Furtado, Adriana, and Vandor Rissoli. "Tecnologia 'Inteligente' Associada a Aprendizagem Significativa em Bioquímica." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.560.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a integração de uma metodologia educacional com uma tecnologia interativa de software educacional inteligente na superação dos desafios existentes no ensino da disciplina de Bioquímica. Um experimento foi realizado em ambiente de ensino de graduação na área da Saúde e obteve resultados promissores combinando a Teoria da Aprendizagem Significativa com o Sistema Tutor Inteligente conhecido como SAE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Bioquímica"

1

De Pablo, Flora. Retratos de Mujeres en Bioquímica: Marie Curie. Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular, September 2011. http://dx.doi.org/10.18567/sebbmdiv_rmb.2011.09.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Roy Barcelona, Rosa. Retratos de Mujeres en Bioquímica: Barbara McClintock. Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular, December 2011. http://dx.doi.org/10.18567/sebbmdiv_rmb.2011.12.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

López-Otín, Carlos. Retratos de Mujeres en Bioquímica: Margarita Salas. Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular, December 2011. http://dx.doi.org/10.18567/sebbmdiv_rmb.2011.12.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santesmases, María Jesús. Retratos de Mujeres en Bioquímica: Sara Borrell. Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular, February 2012. http://dx.doi.org/10.18567/sebbmdiv_rmb.2012.02.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bernal, Juan, and María Jesús Obregón. Retratos de Mujeres en Bioquímica: Gabriela Morreale. Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular, May 2012. http://dx.doi.org/10.18567/sebbmdiv_rmb.2012.05.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

García Ortega, Lucía. Retratos de Mujeres en Bioquímica: Ada Yonath. Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular, June 2012. http://dx.doi.org/10.18567/sebbmdiv_rmb.2012.06.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vela Olmo, Carmen. Retratos de Mujeres en Bioquímica: Mary Osborn. Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular, June 2012. http://dx.doi.org/10.18567/sebbmdiv_rmb.2012.06.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Freedman, Robert B. Retratos de Mujeres en Bioquímica: Muriel Wheldale. Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular, July 2012. http://dx.doi.org/10.18567/sebbmdiv_rmb.2012.07.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martínez Medina, Nuria. Retratos de Mujeres en Bioquímica: Carol Greider. Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular, September 2012. http://dx.doi.org/10.18567/sebbmdiv_rmb.2012.09.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ruiz-Larrea, Mª Begoña. Retratos de Mujeres en Bioquímica: Rebeca Gerschman. Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular, March 2018. http://dx.doi.org/10.18567/sebbmdiv_rmb.2018.03.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography