To see the other types of publications on this topic, follow the link: Bioquímica.

Journal articles on the topic 'Bioquímica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Bioquímica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Villavicencio-Núñez, Marino Marino. "Semblanza de mis 37 años de servicio en la Cátedra de Bioquímica, el Instituto de Bioquímica y Nutrición y el Centro de Investigación de Bioquímica y Nutrición de la Facultad de Medicina, Universidad Nacional Mayor de San Marcos." Anales de la Facultad de Medicina 68, no. 4 (February 27, 2013): 363. http://dx.doi.org/10.15381/anales.v68i4.1204.

Full text
Abstract:
En el presente artículo, el Dr. Marino Villavicencio Núñez, profesor emérito de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, narra sus vivencias desde los primeros pasos en la docencia como profesor Jefe de prácticas a tiempo parcial y los hechos que dejaron huella en su formación, permitiendo ser considerado como uno de los más destacados investigadores bioquímicos, con reconocimiento nacional e internacional. El Dr. Villavicencio es parte y gestor de la historia del Centro de Investigación de Bioquímica y Nutrición. Quién mejor que él para relatar los detalles de la organización de los laboratorios, el equipamiento, la capacitación de sus miembros y la producción científica del más alto nivel, que llevó a que nuestra institución fuera considerada como un Centro de excelencia en Bioquímica en América Latina. El Dr. Marino Villavicencio es un auténtico Maestro y, si bien cesó a los 37 años de servicio, sigue enseñándonos a través de sus libros de bioquímica, sus compendios de actualizaciones bioquímicas y sus sabios consejos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Magalhães, Tayane Bruna Soares, Adriane Jorge Mendonça, Carolina Zorzo, Thaís Oliveira Morgado, Sandra Helena Ramiro Corrêa, Ana Letícia Prata Palemo, Emily Raquel da Silva Nardes, and Kerilen Silva Costa. "Avaliação do perfil hematológico e bioquímico de Tamanduás-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) com queimaduras térmicas graves: Relato de seis casos." Research, Society and Development 11, no. 2 (February 1, 2022): e45911224480. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i2.24480.

Full text
Abstract:
Incêndios florestais ocorrem anualmente no Pantanal Mato-grossense nos períodos de seca causando morbidade e mortalidade de inúmeras espécies animais, onde os tamanduás-bandeira enquadram-se entre as principais vítimas dessas catástrofes. Devido a difícil criação dessa espécie em cativeiro, há poucos dados na literatura veterinária a respeito dos perfis hematológicos e bioquímicos de tamanduás-bandeira sadios e não há descrição sobre as alterações encontradas nesses animais com lesões térmicas ocasionadas pelo fogo. Portanto, objetivou-se a avaliação dos perfis hematológico e bioquímico de tamanduás-bandeira provenientes de áreas incendiadas do Pantanal (MT) no ano de 2020, assim como a determinação das alterações laboratoriais mais frequentes. No Laboratório de Patologia Clínica Veterinária do HOVET-UFMT foram realizados hemograma completo e bioquímica sérica de amostras sanguíneas de seis indivíduos da espécie Myrmecophaga tridactyla após admissão hospitalar. Dentre os resultados avaliados, observou-se que: 83,3% (5/6) dos animais apresentaram anemia normocítica hipocrômica nos eritrogramas, nos leucogramas 66,7% (4/6) apresentaram desvio à esquerda e neutropenia, além de outros achados predominantes nos hemogramas como hipoproteinemia plasmática total observada em 100% (6/6) dos indivíduos e trombocitose em 66,7% (4/6). Poucas alterações foram observadas na bioquímica sérica, diferentemente dos dados encontrados na literatura humana. Concluiu-se que tamanduás-bandeira com queimaduras térmicas graves apresentam principalmente alterações laboratoriais no hemograma e poucas alterações bioquímicas na primeira avaliação pós- resgate. Salientando assim a necessidade da realização destes exames em vários intervalos de tempo pós lesão para melhor compreensão das alterações laboratoriais sofridas por esses pacientes, haja vista, que todos os indivíduos desse estudo vieram a óbito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Aziz, Abdul Samad, Payal K.Bansal, Adinath N. Suryakar, and Madurima Dikshit. "Assessment of learning urea cycle by “animated video” verses “OHP method”: perception of Ist BDS students." Revista de Ensino de Bioquímica 15, no. 2 (December 20, 2017): 7. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v15i2.735.

Full text
Abstract:
Durante o curso de odontologia, a bioquímica é considerada de menor prioridade pela maioria dos estudantes, pois supõem que ela terá um papel pequeno nas suas práticas dentárias posteriormente. Instilar o devido valor de aprender bioquímica entre os alunos e fazê-los participar de aulas de bioquímica é uma tarefa desafiadora entre os professores. Esta pesquisa foi conduzida para observar se o interesse dos estudantes em aprender bioquímica pode ser aprimorado se novas tecnologias, como vídeos animados, forem usadas. O método tradicional de ensino com retroprojetor, também foi realizado para fins de comparação dos resultados. O ciclo de ureia foi selecionado como o tópico bioquímico para esta pesquisa. O resultado foi bastante encorajador entre os estudantes, pois eles verificaram que a bioquímica tornara-se uma disciplina mais interessante do que antes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cavalcante, Gustavo Henrique, Carla Rhuama de Freitas Araújo, Felipe Sales de Lima, Marcel Setúbal Costa, Hannaly Wana Bezerra Pereira, Iara Dantas de Souza, Jéssyca Tamires da Fonseca, Sara Ester de Lima Costa, and Daniel Carlos Ferreira Lanza. "Bioquímica Médica - Casos Clínicos." Revista de Ensino de Bioquímica 15 (October 10, 2017): 31. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v15i0.708.

Full text
Abstract:
A apresentação de situações que exemplificam a aplicação prática dos conceitos de bioquímica é um dos principais desafios no desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino em bioquímica. Até agora, existe uma pequena quantidade de materiais, especialmente na língua portuguesa, que apresentam situações práticas as quais exemplificam a aplicação de vários conceitos bioquímicos na área de saúde humana. O aplicativo/ebook Bioquímica Médica-Casos Clínicos pretende fornecer a visão integrada do conhecimento básico em bioquímica e sua aplicação prática em situações do dia a dia de profissionais da saúde humana. Os conceitos de bioquímica são apresentados como casos clínicos, tornando possível o exercício da atitude analítica e a tomada de decisão para a resolução de problemas baseados em situações reais. O aplicativo está disponível gratuitamente na internet, facilitando tanto o acesso quanto o uso do material como fonte suplementar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Almeida, Martha Elisa Ferreira de, and José Antônio de Souza Cruz Ramos. "Uso do lúdico no ensino de rotas bioquímicas." Revista Docência do Ensino Superior 10 (April 22, 2020): 1–19. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15155.

Full text
Abstract:
O lúdico facilita o processo de aprendizagem pela maior interação dos alunos e os temas trabalhados. O conteúdo de Bioquímica é complexo e deve ser ministrado a vários cursos, principalmente naqueles da área da saúde. O objetivo do trabalho foi adotar um conjunto de atividades lúdicas para ensinar as principais rotas bioquímicas de interesse nutricional. Utilizaram-se de Sequências Didáticas e de atividades cooperativas e individuais para transmitir e avaliar o conhecimento. A professora caracterizou-se de diferentes personagens. Na apresentação das notas das disciplinas (Bioquímica Fundamental - CBI250 e Bioquímica da Nutrição - NUR200) utilizou-se a estatística descritiva. Houve uma grande interação entre os colegas, com os assuntos trabalhados em atividades cooperativas, e um bom trabalho individual. Não houve nenhuma reprovação, e a turma apresentou uma maior nota média final na disciplina Bioquímica da Nutrição (NUR200) em ambos os gêneros e na avaliação total. Concluiu-se que as práticas de ensino com as Sequências Didáticas e as atividades cooperativas e individuais tornaram possível a compreensão, de forma mais simples e direta, da Bioquímica e suas rotas metabólicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Resende, Luiz Antonio de Lima, and José Geraldo Speciali. "Eletrencefalograma antes e após hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal: estudo de correlações da atividade de fundo com a bioquímica plasmática." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 45, no. 3 (September 1987): 248–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1987000300005.

Full text
Abstract:
Estudamos as correlações entre atividade de fundo no EEG e anormalidades bioquímicas do plasma em 49 pacientes com insuficiência renal crônica. Foi realizado estudo do EEG e bioquímico antes e após hemodiálise em 20 pacientes, antes e após diálise peritoneal em 14 e antes e após transplante renal em 15 pacientes. Observamos piora do EEG após hemodiálise e diálise peritoneal e melhora do EEG após transplante, sugerindo que em nossos pacientes as alterações da atividade de fundo induzidas pela uremia crônica eram reversíveis. Com base em nossos resultados, consideramos difícil estabelecer correlações entre o EEG e alterações da bioquímica plasmática. Entretanto, há correlação estatística entre hipernatremia, melhora da acidose metabólica, aumento da relação zinco/cobre e piora da atividade de fundo no EEG.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cardoso, Deise de Lima, Sandra de Mamedes Costa, José Augusto Pereira Carneiro Muniz, Paulo Henrique Gomes De Castro, João Bosco Da Costa, and Hilma Lúcia Tavares Dias. "Avaliação do perfil hematológico e bioquímico de macacos de cheiro (Saimiri collinsi) cativos no Centro Nacional de Primatas no Estado do Pará / Evaluation of the hematological and biochemical profile of captive scent monkeys (Saimiri collinsi) at the National Primate Center in the State of Pará." Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 4, no. 2 (June 28, 2021): 2764–76. http://dx.doi.org/10.34188/bjaerv4n2-097.

Full text
Abstract:
As avaliações hematológicas e bioquímicas constituem uma ferramenta perspicaz no auxílio do estudo de doenças. No caso dos primatas não humanos tais técnicas são consideradas pouco invasivas e fornecem resultados rápidos para diagnóstico de enfermidades. Objetivou-se determinar os perfis hematológico e bioquímico, estabelecendo possíveis diferenças desses parâmetros relacionadas ao sexo de macacos de cheiro adultos (Saimiri collinsi) mantidos em cativeiro. Foram determinados valores hematológicos e mensurados valores bioquímicos para determinação dos perfis hepático, renal e lipídico. Foram coletadas amostras de sangue de 32 animais (18 machos e 14 fêmeas) mantidos no Centro Nacional de Primatas-CENP, localizado no município de Ananindeua, Pará. A análise estatística empregada foi a descritiva para obtenção da média, do desvio padrão, e de valores mínimos e máximos com 95% de confiança. Houve diferença para número de hemácias (6,09 ± 0,47e 5,57 ± 0,40 x106/mm3), maior nos machos, e volume globular médio (MCV) (66,67 ± 4,02 e 65,65 ± 2,67u3) e número de eosinófilos (5,11 ± 4,74 e 5,14 ± 5,21x 103/mm3), maior nas fêmeas. Verificou-se que os parâmetros relacionados à função hepática, ALT e AST, foram muito superiores nas fêmeas em comparação com os machos para a espécie em estudo. Os valores obtidos para hemograma e bioquímica sérica desta pesquisa, podem ser utilizados como parâmetros de normalidade para avaliação de higidez ou não desta espécie de primata não humano, criados sob as mesmas condições e aplicando-se metodologia similar, considerando-se que o fator sexo pode influenciar algumas diferenças nos resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gerber Hornink, Gabriel, Bayardo Bapstista Torres, Eduardo Galembeck, Vera Maria Treis Trindade, and André Amaral Gonçalves Bianco. "Editorial 2018 - Especial." Revista de Ensino de Bioquímica 16 (November 21, 2018): 4–5. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v16i0.839.

Full text
Abstract:
O número especial da REB é uma iniciativa da revista e da SBBq para valorizar e divulgar os trabalhos na área de ensino, apresentados nas reuniões anuais da Sociedade. Este número especial apresenta os sete resumos inscritos na área de Educação (F), da 47ª Reunião da Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, realizada no Centro de Eventos de Joinville, SC, no período de 26 a 29 de junho de 2018. As sessões de cartazes ocorreram nos dias 27 de maio (resumos F com números ímpares) e 28 de maio (resumos F com números pares). Nestas oportunidades, os autores e visitantes discutiram temas como:F-01: Avaliações bioquímicas e fisiológicas em corredores de rua como estratégia educacional para minimizar a incidência de lesões e promover a saúde num nível inicial.F-02: Jogo de tabuleiro como recurso educacional para a compreensão dos processos bioquímicos envolvidos na Síndrome Metabólica, Diabetes Mellitus, dislipidemia e obesidade.F-03: Método colaborativo de ensino de Bioquímica, usando a literatura na forma de poesia, como ferramenta lúdica e eficiente de aprendizado.F-04: Percepção de um grupo de alunos do ensino médio a respeito dos temas de Biologia Celular.F-05: Auxílio de um monitor num programa de reforço extraclasse de bioquímica para alunos com dificuldade de aprendizado.F-06: Contribuição do uso do PBD (Programa de dados sobre proteínas) para o ensino de doenças metabólicas num curso de nutrição.F-07: Proposta de um método poligonal, no qual se representam grupamentos químicos com formas geométricas, para o ensino mais dinâmico do metabolismo.Os trabalhos foram avaliados por um grupo sócios da SBBq que elegeram como melhor cartaz o F-3 - Biochemistry in poetry: A teaching experience using collaborative learning methodology to learning Biochemistry at the Medical School - Silvia Regina Tozato Prado, Pontifical Catholic University of Paraná, Medicine School (Paraná, Brasil).No evento, também, ocorreu o simpósio “Bachelor of Biochemistry in Brazil” organizado por Bayardo Baptista Torres (IQ-USP), com os seguintes participantes: • Valeria Monteze Guimaraes - Universidade Federal de Viçosa (MG, Brasil): Current panorama and challenges of the biochemical professional. • Rafael Cesar Russo Chagas Universidade Federal de São João del-Rei (MG, Brasil): Current overview and challenges of the biochemistry course at UFSJ. • Jurandir Fernando Comar - Departamento de Bioquímica, Universidade de Maringá (PR, Brasil): The bachelor degree in biochemistry at the university of maringá: challenges and prospects. • John Donelson - Professor Emeritus of Biochemistry, University of Iowa (Iowa City, Iowa, USA) and Visiting Professor at, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, RN, Brazil): 40 years of teaching biochemistry in the United States.Devido à gentil disponibilização de um espaço na área dos expositores, por parte da SBBq, a Revista de Ensino de Bioquímica realizou divulgações detalhadas dos seus diferentes modelos submissões, utilizando banners específicos. Simultaneamente, foi aberto o Edital para o 2º Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres cujo objetivo é incentivar pesquisadores e professores a sistematizarem e compartilharem suas experiências envolvendo o ensino-aprendizagem do conteúdo abordado pelas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, seja no ensino básico ou superior.Como já está se tornando uma tradição, o estande serviu de ponto de encontro para troca de experiências de ensino-aprendizagem em Bioquímica e Biologia Molecular.AtenciosamenteGabriel G. HorninkUnifal-MGEditor-chefeBayardo B. TorresUSPEditor-sêniorVera Maria T. TrindadeUFRGSCo-editoraEduardo GalembeckUnicampCo-editorAndré Amaral BrancoUnifespCo-editor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Prazeres, Camila Segalla, and Cileide Maria Medeiros Coelho. "Divergência genética e heterose relacionada à qualidade fisiológica em sementes de milho." Bragantia 75, no. 4 (September 9, 2016): 411–17. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4499.368.

Full text
Abstract:
RESUMO Estudos precoces com relação à seleção de linhagens de milho, com base em características de qualidade de sementes, podem ser explorados em programas de melhoramento nas primeiras etapas da obtenção de híbridos. O objetivo deste estudo foi analisar a divergência genética e a heterose associadas à qualidade fisiológica de sementes, em função do vigor, para a composição bioquímica na obtenção de milho híbrido. No experimento, foram utilizadas sementes de 8 linhagens e 3 híbridos de milho (híbrido simples, triplo e triplo modificado). Avaliaram-se os componentes bioquímicos nas sementes por meio dos teores de amido, proteína total, fósforo total, ferro e zinco. Com base no método de Singh, observou-se que a variável que mais contribuiu para a divergência genética quanto à composição bioquímica das sementes foi o teor de amido, com 46,47%. Constatou-se divergência genética e heterose para a composição bioquímica das sementes, indicando que essa característica pode ser explorada em programas de melhoramento visando à qualidade das sementes. O híbrido simples, composto pelas linhagens 2 e 4, foi indicado como a melhor combinação para a composição bioquímica nas sementes, com as maiores heteroses para os teores de amido, fósforo, ferro e zinco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Irani Ferreira da, and Nildo Alves Batista. "O ENSINO DE BIOQUÍMICA E A PARTICIPAÇÃO DISCENTE NA PESQUISA: A PERSPECTIVA DOCENTE." Revista de Ensino de Bioquímica 2, no. 1 (December 20, 2004): 17. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v2i1.14.

Full text
Abstract:
A Bioquímica é uma ciência que tem se desenvolvido de forma vertiginosa, tornando cada vezmais complexo o desafio de manter-se atualizado. A pesquisa na área tem se desenvolvido emvários institutos e, principalmente, no ambiente universitário que, teoricamente, deve propiciarexperiências que motivem o aluno à produção de conhecimento, articulando ensino, pesquisa eextensão. Reconhecendo a importância do corpo docente para esta motivação, o objetivo destetrabalho é conhecer os professores responsáveis pelo ensino da Bioquímica nos cursos degraduação em saúde das universidades paulistanas, bem como os fatores que, na ótica destesdocentes, incentivam os alunos à pesquisa. Os dados foram obtidos a partir de questionárioaplicado aos professores e entrevista com uma amostra destes. Observamos um alto nível detitulação dos professores de Bioquímica dos cursos de graduação em Saúde das universidadespaulistanas que se originaram de várias áreas de graduação. Esse nível de titulação acadêmica, anatureza do conhecimento bioquímico, as atividades práticas em laboratório, a contextualizaçãodo conteúdo com a futura prática profissional e o contato com professores pesquisadores emdepartamentos com sólida pesquisa em bioquímica são fatores descritos como incentivadores dointeresse pela pesquisa pelo aluno.Isto somente ocorrerá se a forma como o conteúdo for abordado estimular a construção ativa doconhecimento pelo aluno. A motivação docente para o desenvolvimento do espírito científico noaluno deve ser o eixo condutor do processo tornando-se necessário o desenvolvimento depolíticas institucionais que propiciem uma melhor articulação ensino-pesquisa nos espaços deformação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Person, Vanessa Aina, and João Batista Teixeira Da Rocha. "Inter-relação entre metodologias didáticas, motivos e aprendizagem em Bioquímica." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 2 (August 24, 2020): 101–18. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11261.

Full text
Abstract:
A Bioquímica é uma disciplina básica de inúmeros cursos de graduação, a qual estuda as relações entre biomoléculas e reações químicas que ocorrem em diferentes organismos vivos nos estados de saúde e de doença. O domínio dos conhecimentos bioquímicos é avaliado como complexo e desafiador principalmente pela necessidade de abstração para compreensão conceitual. O objetivo deste trabalho foi analisar quais são as modalidades didáticas que estão sendo utilizadas para ensinar Bioquímica no Brasil, e, por que estas modalidades poderiam ser consideradas motivadoras de ensino e de aprendizagem, tendo como embasamento teórico a Teoria da Atividade e a psicologia Histórico-cultural. Foram analisados 36 artigos publicados na Revista de Ensino de Bioquímica (REB), entre 2015 e 2019. Emergiram da análise as categorias: motivos relacionados à interação social, motivos relacionados à aprendizagem ativa e motivos relacionados ao desempenho acadêmico. A maioria dos artigos descreveram processos ativos de ensino, apontando para uma tendência focada no aluno como protagonista da aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Oliveira, Vilma F., Joyce R. Lobo, Helton F. Oliveira, Ana Caroline S. Bertão, Daniel N. A. Moura, Maria Clorinda S. Fioravanti, and Naida Cristina Borges. "Suplementação com imunoestimulante em cadelas com neoplasia mamária maligna: aspectos hematológicos e bioquímicos." Pesquisa Veterinária Brasileira 37, no. 4 (April 2017): 346–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2017000400008.

Full text
Abstract:
RESUMO: Os alimentos funcionais têm sido empregados como adjuvantes no tratamento do câncer de mama. Neste estudo avaliaram-se as respostas hematológicas e bioquímicas clínicas à ação de um alimento funcional administrado a cadelas com diagnóstico de neoplasia mamária maligna. Após a mastectomia, 16 cadelas foram divididas em dois grupos: suplementadas (S) e não suplementadas (NS) com um composto comercial contendo Saccharomyces cerevisiae, mananoligossacarídeos e nutracêuticos. Ambos grupos receberam tratamento quimioterápico com doxorrubicina e carboplatina, alternadamente, em intervalos de 21 dias, por oito sessões, totalizando 168 dias de tratamento. As avaliações clínicas e laboratoriais foram realizadas nos momentos de aplicação do tratamento. Os resultados dos perfis hematológico (hemograma, leucograma e plaquetograma) e bioquímico sérico (ureia, creatinina, albumina, bilirrubina total e direta, alanina aminotransferase, fosfatase alcalina e gama glutamiltransferase - GGT) foram analisados pelo teste de Kruskall Wallis. No grupo S comprovou-se elevação do peso corporal e não foram observados transtornos gastrointestinais ou outros sinais de alteração clínica ao longo do tratamento. Diferentemente no grupo NS, ocorreu perda de peso e alterações clínicas, como diarreia e vômito. No quadro hematológico, constatou-se leucopenia por linfopenia no grupo de cadelas NS e preservação do valores dentro dos parâmetros considerados normais para a espécie no grupo S. Dentre todas as variáveis da bioquímica clínica, constatou-se apenas a elevação da atividade sérica da GGT nos animais do grupo NS, sem alterações no grupo S. Conclui-se que cadelas com neoplasia mamária quando suplementadas com com alimento funcional imunoestimulante apresentam melhor condição clínica, hematológica e dos níveis bioquímicos, particularmente da GGT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Da Silva Costa, Amanda Mendonça, Juliana Apolinário, Felix Barros, André Santos, and Cátia Sodré. "Uma Corrida Metabólica." Revista de Ensino de Bioquímica 15 (October 10, 2017): 100. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v15i0.711.

Full text
Abstract:
Dentre os estudantes de medicina e de outros cursos da área biomédica, é comum surgirem questionamentos sobre a aplicabilidade de determinados conceitos bioquímicos. Uma vez que tais conteúdos estarão presentes ao longo de toda a vida profissional, enfatizar a relevância do ciclo básico, etapa da formação médica na qual está inserido o ensino da bioquímica, é imprescindível. Com o objetivo de aproximar a teoria da futura prática clínica, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro baseado na abordagem bioquímica de casos clínicos sobre Síndrome Metabólica (SM). O jogo reproduz o ambiente e a rotina vivenciada pelos estudantes da Universidade Federal Fluminense, no qual os jogadores dividem-se em pacientes e médicos e movimentam-se em um mapa simplificado da cidade de Niterói. São utilizadas fichas de perguntas e desafios para testar os conhecimentos bioquímicos dos alunos e um sistema de pontuação baseado em três dos cinco critérios de diagnóstico da SM, fornecendo diagnóstico proporcional ao desempenho de cada jogador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Barbosa, Jéssica Ulisses, Murilo Cruz Leal, Samuel Quinaud Rossi, Tamara Nayara Dias, Karla Aparecida Ferreira, and Cristiane Pereira de Oliveira. "ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO." Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 14, no. 1 (April 2012): 195–208. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140113.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivos apresentar uma proposta de abordagem de temas de Bioquímica no Ensino Médio por meio de analogias, bem como avaliar a pertinência dessa proposta a partir de comentários escritos dos estudantes. O projeto "ExpoBiochimica: Compreendendo Fenômenos Bioquímicos por Meio de Analo gias" foi desenvolvido na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A apre sentação dos temas bioquímicos associados a sistemas analógicos cotidianos deu-se por meio de painéis. O material produzido, envolvendo oito temas, foi exposto em escolas públicas por alunos das licenciaturas de Ciências Biológicas e Química da UFSJ. Os comentários elaborados pelos alunos do Ensino Médio são discutidos no artigo, caracterizando uma avaliação positiva do uso de analogias para o ensino- aprendizagem de conteúdos bioquímicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

De Almeida, Durinezio José, Renata Léia Demário Vieira, and Guilherme Barroso Langoni de Freitas. "Das enzimas à análise sensorial: relato de aula prática interdisciplinar." Revista de Ensino de Bioquímica 12, no. 2 (October 27, 2014): 55. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v12i2.322.

Full text
Abstract:
Em programas acadêmicos de Nutrição, a Bioquímica é uma das disciplinas iniciais, contudo fundamental para o decorrer do aprofundamento no curso. Esta disciplina engloba aulas práticas com o objetivo de melhorar a compreensão e tornar mais eficaz o entendimento do conteúdo, pois são baseadas em observações diretas elucidando reações moleculares das quais tange o ensino da disciplina de Bioquímica.O texto pretende expor a experiência de uma aula prática multidisciplinar como contexto inicial as enzimas e, que abrange noções das disciplinas de Análise Sensorial, Estatística, Biologia Celular e Tecnologias em Nutrição. A experiência mostrou-se frutífera e efetiva demonstrando que a pedagogia da redescoberta é importante em disciplinas em que é exigido um grande nível de abstração dos alunos, como é o caso da Bioquímica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Figueiredo, Bárbara Castro-Pimentel, and Tatiana Sampaio Da Silva. "“Hataraku Saibou” para o Ensino de Bioquímica não Presencial." Revista de Ensino de Bioquímica 20, no. 2 (February 1, 2021): 30–39. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v20i2.938.

Full text
Abstract:
A animação japonesa “Hataraku Saibou” utiliza estratégias lúdicas, como a personificação de células, para explicar alguns dos processos fisiológicos do corpo humano. Em um dos seus episódios, a série desdobra o mecanismo de transporte de gases pelos eritrócitos, fazendo com que essa animação seja um importante instrumento pedagógico no estudo sobre a hemoglobina e as reações bioquímicas da hematose. Nos cursos de bioquímica, a aula sobre “hemoglobina e o transporte de oxigênio” promove a discussão de conceitos de estrutura proteica aplicados a uma proteína específica e ressalva a importância da estrutura para a função de uma proteína, associando a função da hemoglobina com os conceitos fisiológicos do transporte e da troca gasosa. O presente trabalho relata o uso da animação “Hataraku Saibou” como um recurso pedagógico em uma aula teórica para o ensino de bioquímica na modalidade remota.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Solner, Tiago Barboza, Liana da Silva Fernandes, and Leonardo Fantinel. "ensino de Bioquímica." Revista Thema 17, no. 4 (January 14, 2021): 899–911. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v17.2020.899-911.1591.

Full text
Abstract:
O presente artigo é um recorte do trabalho desenvolvido no mestrado intitulado “O Ensino de Bioquímica: Uma Proposta de Ensino a partir de uma Sequência Didática”, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT) da Universidade Franciscana (UFN), e se insere no âmbito das pesquisas. Tem como objetivo investigar como está ocorrendo o Ensino de Bioquímica, do componente curricular de Química, do ensino médio em escolas da rede pública e privada de ensino na cidade de Santa Maria – RS. Essa pesquisa de caráter qualitativo e contou com a participação de oito professores, sendo quatro da rede pública e quatro da rede privada de ensino. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista do tipo semiestruturada. Após a análise das entrevistas concluiu-se que é necessário desenvolver estratégias, para que esses professores consigam abordar todo o conteúdo programático, possivelmente por meio de uma metodologia que dê o suporte necessário, a fim de colaborar com o melhoramento de alguns problemas mencionados durante a realização deste estudo, visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, auxiliando, de maneira motivadora, os professores em exercício na Educação Básica. Palavras-chave: Ensino de química; entrevistas; educação básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ferro, Vicente de Oliveira. "Bioquímica de plantas." Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas 38, no. 3 (September 2002): 371–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-93322002000300014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Martínez-Liarte, J. H. "¿Bioquímica...? ¿Para qué?" Revista de la Fundación Educación Médica 1, no. 3 (1998): 108. http://dx.doi.org/10.33588/fem.13.300.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Sérvulo, Kátia Bonfim Leite de Moura, Regina Maria Sousa de Araújo, Lucas Gomes Ribeiro, and Maximiliano de Souza Zierer. "Elaboração de palavras-cruzadas como recurso didático para o ensino de Bioquímica em escolas públicas." Revista de Ensino de Bioquímica 19, no. 2 (March 11, 2022): 33–74. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v19i2.933.

Full text
Abstract:
A Bioquímica é a área da Biologia que estuda os processos biológicos e os elementos químicos no interior da célula, animal ou vegetal. Trata-se de uma importante area, no contexto escolar, por conta do estudo dos fenômenos bioquímicos que ocorrem em nosso corpo. Nas escolas, o feedback dos alunos no aprendizado deste conteúdo nas aulas de Biologia e Ciências é negativo, e há uma consequente falta de interesse pelo assunto. Nesse contexto, torna-se necessário buscar novas ferramentas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem, tais como os jogos didáticos. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um livreto didático intitulado “Bioquímica da vida”, contendo uma série de textos e palavras-cruzadas que facilitem a compreensão sobre Bioquímica, nas disciplinas de Biologia e Ciências, voltado para estudantes de Ensino Médio e Ensino Fundamental, respectivamente. Os conteúdos foram escolhidos com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nos livros didáticos adotados pelas escolas públicas com Ensino Médio. Os textos de apoio e as pistas foram elaborados com o uso do Microsoft Word Office 2013; as palavras-cruzadas, usando o software Hot Potatoes 6. Esta metodologia resultou em um livreto de 26 páginas dividido por seções, cada uma contendo textos de apoio, pistas e palavras-cruzadas. Concluiu-se que os objetivos propostos foram atingidos e o livreto será uma importante ferramenta pedagógica para motivar os alunos em sala de aula, servindo de auxílio para a construção de conhecimentos sobre a Bioquímica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Glem, María E., Luis Felipe Freites, Miguel Guevara, Adrián Márquez, and César Lodeiros. "Evaluación de dietas microalgales para pre-semillas de la ostra de mangle Crassostrea rhizophorae (Güilding, 1828) y su crecimiento en condiciones exteriores." AquaTechnica: Revista Iberoamericana de Acuicultura. 2, no. 2 (September 18, 2020): 107. http://dx.doi.org/10.33936/at.v2i2.2680.

Full text
Abstract:
Con el fin de garantizar un nivel adecuado de las macromoleculas energéticas, que permitan su transferencia exitosa al ambiente natural, se estudió la supervivencia, el crecimiento y la composición bioquímica (carbohidratos, lípidos y proteínas) de pre-semillas (“spat”) (talla inicial 3.77 ± 0.64 mm) de ostra de mangle Crassostrea rhizophorae, alimentada con tres microalgas tropicales: Chaetoceros sp. Cepa Araya (Ch-A), Isochrysis galbana (Ig) y Tetraselmis chui (Tc), ofertadas como dietas unialgales o mezcladas en dietas bialgales y trialgales. La composición bioquímica de las diferentes cepas de microalgas fue también determinada. En el bioensayo bajo condiciones de laboratorio (hatchery), se utilizaron tres acuarios (réplicas con 21 semillas) para cada una de las dietas. Adicionalmente tres réplicas se confinaron en el medio ambiente (control). Después de 36 días, se analizó sus contenidos bioquímicos y registraron las variables biométricas, y los juveniles se transfirieron al ambiente exterior (tres réplicas) y se cultivaron en suspensión durante 30 días. Al final del cultivo en el medioambiente se obtuvieron de nuevo sus variables bioquímicas y biométricas. Sin embargo, debido a una alta mortalidad ocurrida en las réplicas de control (≈80%), no fue posible obtener más datos de estas últimas, después de 36 días. Durante el cultivo en el medio ambiente, se tomaron muestras semanales de las variables ambientales. En general, en el cultivo en el laboratorio, los mayores valores biométricos y bioquímicos se obtuvieron en los organismos alimentados con la dieta monoalgal (Ch-A), dietas bialgales (Ch-A + Tc y Ch-A + Ig) y la trialgal (Ch-A+Ig+Tc), una tendencia que se mantuvo en el cultivo en el medio ambiente. Lo anterior se atribuyó a la contribución equilibrada de las biomoléculas ofrecidas anteriormente por estas dietas. Estos resultados evidenciaron el uso de la energía contenida en carbohidratos y lípidos, por parte de las ostras juveniles, una vez que fueron transferidas al medio ambiente, donde estas fuentes de energía probablemente fueron catabolizadas para compensar la escasa disponibilidad de alimentos (baja Clorofila a y materia orgánica) observada en el sitio de cultivo en el medio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Cardoso, Deise de Lima, Sandra de Mamedes Costa, Roberto de Faria Espinheiro, Paulo Henrique Gomes de Castro, and Hilma Lúcia Tavares Dias. "Perfil hematológico e bioquímico de primatas não humanos (Callithrix penicillata) cativos no Centro Nacional de Primatas no Estado do Pará." Biotemas 34, no. 4 (December 1, 2021): 1–9. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2021.e82367.

Full text
Abstract:
Os primatas não humanos da espécie Callithrix penicillata atuam como modelos biológicos para estudo de doenças que acometem os seres humanos, por apresentarem características filogenéticas semelhantes a estes, contribuindo para o avanço nas pesquisas biomédicas. Objetivou-se avaliar os parâmetros hematológicos e bioquímicos de primatas da espécie C. penicillata criados em cativeiro. Foram realizadas coletas de sangue de 10 machos e 14 fêmeas, todos adultos, mantidos no Centro Nacional de Primatas-CENP, localizado no município de Ananindeua, Pará. As análises hematológicas e bioquímicas foram realizadas por meio da utilização de contadores automáticos e kits bioquímicos, para o estabelecimento de prováveis diferenças entre sexo relacionadas ao perfil hepático (ALT, AST, GGT), perfil renal (creatinina e ureia), perfil lipídico (colesterol e triglicerídeo) e perfil proteico (albumina e proteínas totais). A análise estatística empregada foi a descritiva para obtenção da média, do desvio padrão, e de valores mínimos e máximos com 95% de confiança. Todos os animais deste estudo se apresentaram saudáveis e os valores hematológicos e bioquímicos para ambos os sexos se assemelham aos de outras espécies do gênero Callithrix, com variações entre machos e fêmeas. Além disso, os dados analisados podem contribuir sobremaneira com o avanço do estado de arte referente a esse assunto para a espécie em questão, principalmente no que concerne aos valores da bioquímica sérica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ribeiro, Cynthia Leão Baldini, Nelson Jorge Da Silva-Júnior, Susy Ricardo Lemes, Lilhian Alves De Araújo, and Paulo Roberto De Melo-Reis. "Perfil bioquímico de Sapajus libidinosus spix, 1923, e bugios (Alouatta caraya Humboldt, 1812) de vida livre do Sul do Estado do Tocantins." Estudos 43, no. 1 (November 8, 2016): 62. http://dx.doi.org/10.18224/est.v43i1.5201.

Full text
Abstract:
Resumo: Este estudo objetivou estabelecer valores de referência para dosagens de parâmetros sanguíneos de macaco-prego (Sapajus libidinosus) e bugios (Alouatta caraya) de vida livre no Sul do estado do Tocantins, Brasil. Foram colhidas amostras de sangue de 15 macacos-prego e 47 bugios pretos, todos capturados manualmente durante o resgate de fauna da usina hidrelétrica São Salvador situada ao sul do Estado do Tocantins, no alto rio Tocantins. Foram avaliadas variáveis distribuídas nos seguintes grupos: dosagens bioquímicas (dez variáveis), lipídicas (cinco variáveis) e hormonais (duas variáveis). Os resultados obtidos para cada variável foram apresentados e comparados por sexo usando estatística descritiva considerando os valores mínimos, máximos, média e desvio padrão. Para S. libidinosus foi observada diferenças significativas em apenas três variáveis (Peso corporal, creatinina e hormônio T3), houve diferença sexual significativa em apenas um grupo de variáveis (hormônios), enquanto que para A. caraya foi observada diferença significativa em oito variáveis (peso corporal, VLDL, triglicérides, proteínas totais, RDW, plaquetas, DHL e fosfatase alcalina), apenas o grupo de variáveis relacionado à bioquímica geral apresentou diferença sexual significativa. A importância deste trabalho científico deve-se ao seu caráter inédito relacionado à avaliação e variação sexual do perfil bioquímico de Sapajus libidinosus e Alouatta caraya de vida livre. Palavras-chave: Alouatta caraya. Dosagens bioquímicas. Sapajus libidinosus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Ribeiro, Rodrigo Martins, Patricia De Castro Duarte, Vivian Aguiar Viana, Magda Lima chagas Araújo, Heloisa De paula Pedroza, and Debora Da silva freitas Ribeiro. "HEMOGRAMA E BIOQUÍMICA SÉRICA DE JUMENTOS DA REGIÃO NORTE E NOROESTE DO CEARÁ – BRASIL." Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública 5, no. 1 (March 31, 2018): 038. http://dx.doi.org/10.4025/revcivet.v5i1.37830.

Full text
Abstract:
Os índices hematimétricos e bioquímicos séricos são exames complementares frequentemente necessários na clínica médica de equídeos, muitas vezes são utilizados valores de referência de equinos para a interpretação de exames de asininos, sendo necessário uma fonte maior de referências para os asininos. Objetivo: Avaliar os valores hematológicos e bioquímicos séricos dos jumentos da região norte e noroeste do estado do Ceará. Foram realizados exames de hemograma e bioquímica sérica de 45 jumentos apreendidos pelo Detran na região norte e noroeste do estado Ceará localizados na fazenda do Detran na cidade de Santa Quitéria - CE. A estatística foi realizada através da avaliação das médias e seus respectivos desvios padrões. Os valores observados foram, hematócrito 35% (±3,84), proteína total 7,32 g/dL (±0,81), fibrinogênio 104 mg/dL (±100), hemoglobina 11,96 g/dL (±1,28), hemácias 7,25 x106 /mm3 (± 0,80 x106), volume corpuscular média 48,58 U3 (±0,83), concentração de hemoglobina corpuscular média 33,92 g/dL (± 1,05), leucócitos totais 9,611 x103/mm3 (±3,2 x103), bastonetes 0%, neutrófilos 49,2% (±5,71%), eosinófilos 8,26% (3,64%), basófilos 0%, linfócitos 35,93% (±5,85%), monócitos 6,44% (±3,33%) e plaquetas 342.888,89 103/mm3 (± 45.232,84). As médias com seus respectivos desvios padrões do perfil bioquímico foram uréia 30,44 mg/dL (±10,66), creatinina. 1,31 mg/dL (±0,28), alanino aminotransferase 20,18 U/L (±10,23), aspartato aminotransferase 276,37 U/L (±118,79), fosfatase alcalina 268,93 U/L (±65,30) e glicose. 89 mg/dL (±12,95). Conclusão: Na avaliação individual entre os animais não foi observado alterações no eritrograma e no leucograma, e o valores estão próximos dos valores observados por outros autores em trabalhos com asininos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Neto, Juarez Bezerra Regis, Jerry Wendell Rocha Salazar, and João Batista Bottentuit Júnior. "Elaboração de recurso digital de aprendizagem como material didático para o ensino de Bioquímica." Revista Triângulo 16, no. 2 (October 31, 2023): 108–24. http://dx.doi.org/10.18554/rt.v16i2.6838.

Full text
Abstract:
A disciplina de Bioquímica é conhecida como matéria acadêmica de difícil assimilação na qual grande parte dos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem. Diante desta constatação, este trabalho buscou descrever o planejamento e elaboração de materiais didáticos baseados em ferramentas digitais multimídia para o ensino de bioquímica para alunos dos cursos superiores da área da saúde. Para subsidiar o desenvolvimento deste trabalho recorreu-se aos pressupostos teóricos defendidos por Pacheco e Coelho (2012), Aguiar e Flôres (2014) e Olinto et al. (2021), dentre outros. Para elaboração dos recursos digitais foi abordado o tema ‘Água: propriedades e importância para reações bioquímicas’. Optou-se pela elaboração de apresentação baseada em elementos de interface multimídia, do tipo linear, sendo produzidos slides, videoaula, podcast e glossário digital. A interface gráfica foi criada por meio do iSpring Suite, no formato SCORM. O glossário interativo foi estruturado com definições de diferentes termos. O podcast foi organizado com curiosidades e informações complementares a respeito do assunto. A videoaula foi gravada capturando-se a tela com apresentação de slides, e a sobreposição da imagem de webcam e voz. Diante dos materiais produzidos, supõe-se que a utilização de recursos didáticos apoiados em meios digitais, como vídeos, imagens e áudio podem colaborar para o aprimoramento das técnicas pedagógicas e expansão das experiências de aprendizado em bioquímica, frente às novas tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Castro, Douglas Guedes de, Antônio Cássio Assis Pellizzon, Michael Jenwei Chen, Inês Nobuko Nishimoto, Maria Aparecida Conte Maia, Paulo Eduardo Ribeiro dos Santos Novaes, Ricardo César Fogaroli, Robson Ferrigno, and João Victor Salvajoli. "Avaliação da resposta bioquímica no câncer inicial de próstata: experiência uninstitucional comparando teleterapia exclusiva ou associada à braquiterapia de alta taxa de dose." Radiologia Brasileira 37, no. 4 (August 2004): 265–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842004000400009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Análise comparativa da resposta bioquímica em pacientes submetidos à teleterapia exclusiva ou associada à braquiterapia de alta taxa de dose para tumores localizados da próstata. MATERIAIS E MÉTODOS: De novembro de 1997 a janeiro de 2000, 74 pacientes foram submetidos à teleterapia com 45 Gy e reforço com braquiterapia de alta taxa de dose com irídio-192 e dose de 16 Gy em quatro inserções (BT). Estes foram comparados a 29 pacientes submetidos à teleterapia com 45 Gy e reforço com arcoterapia e dose mediana de 24 Gy (RT) entre outubro de 1996 e fevereiro de 2000. Nos dois grupos houve associação ocasional de hormonioterapia neoadjuvante. Sobrevida atuarial livre de doença em três anos (SB3) e fatores prognósticos pré-tratamento da resposta bioquímica, como o antígeno prostático-específico inicial (PSAi), escore de Gleason da biópsia de próstata (EG) e estádio clínico (EC), foram analisados. RESULTADOS: O seguimento mediano foi de 25 meses para o grupo RT e 37 meses para o BT. Na análise atuarial, a SB3 foi de 51% e 73% (p = 0,032) para RT e BT, respectivamente. Na análise estratificada pelo PSAi, a SB3 para RT e BT foi de 85,7% e 79,1% (p = 0,76) para PSAi < 10 ng/mL e de 38% e 68% (p = 0,023) para PSAi > 10 ng/mL, respectivamente. Quando estratificado pelo EG, a SB3 para RT e BT foi de 37% e 80% (p = 0,001) para EG < 6 e 78% e 55% para EG > 6 (p = 0,58); estratificando-se pelo EC, a SB3 para RT e BT foi de 36% e 74% (p = 0,018) para EC < T2a e 73% e 69% para EC > T2a (p = 0,692), respectivamente. O risco relativo bruto de recidiva bioquímica foi de 2,3 (95% IC: 1,0-5,1) para os pacientes tratados com RT, em relação à BT; quando ajustado pelo PSAi e EG, o risco relativo de recidiva bioquímica foi de 2,4 (95% IC: 1,0-5,7). CONCLUSÃO: A modalidade de tratamento foi fator prognóstico independente de recidiva bioquímica, com maior controle bioquímico associado à BT. Nossos resultados preliminares sugerem que o maior benefício com BT foi obtido nos pacientes com PSAi > 10 ng/mL, EC < T2a e EG < 6.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Bedolla, Carlos Amador. "El premio Nobel de Química 2017: microscopía crio-electrónica." Educación Química 29, no. 1 (April 9, 2018): 3. http://dx.doi.org/10.22201/fq.18708404e.2018.1.63678.

Full text
Abstract:
El premio Nobel de Química 2017 se otorgó a tres científicos que, durante casi cuarenta años, han resuelto complicadísimos problemas físicos, químicos, matemáticos y computacionales para lograr que la microscopía electrónica sirva para detectar la estructura tridimensional de complejos bioquímicos, entre los que destacan las proteínas. Este intricado método analítico permite, adicionalmente, estudiar el movimiento molecular que es fundamental para la función bioquímica de las proteínas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Cordeiro, Priscila Aparecida dos Santos, Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão, and Janaína de Albuquerque Couto. "Ação pedagógica pautada numa abordagem híbrida à luz da Aprendizagem Baseada em Projetos." Revista Docência do Ensino Superior 11 (April 27, 2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24721.

Full text
Abstract:
A Bioquímica é definida pelos estudantes como uma coleção de estruturas químicas e reações dificilmente assimiladas e desintegradas da sua prática profissional. Diante desse contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência exitosa utilizando-se a Aprendizagem Baseada em Projetos para a construção de conceitos bioquímicos, configurando-se uma proposta pautada nos pressupostos do ensino híbrido. A pesquisa tem uma abordagem metodológica qualitativa e foi realizada no âmbito de uma disciplina de Bioquímica, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição de ensino superior. Para o desenvolvimento dos projetos, os estudantes receberam orientações por meio de ferramentas como Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, grupo de WhatsApp e e-mail da disciplina. Por fim, os momentos vivenciados presencial e virtualmente nos sinalizam para a potencialidade do ensino híbrido à luz da Aprendizagem Baseada em Projetos no que concerne uma elaboração conceitual contextualizada e significativa para os licenciandos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Albinati, Ana Catarina Luscher, Pierre Castro Soares, Eduardo Luiz Trindade Moreira, Ricardo Castelo Branco Albinati, Angélica Liberalino da Silva, and Silene Duarte Costa de Medeiros. "Parâmetros bioquímicos de tilápia do Nilo exposta ao tiametoxam." Research, Society and Development 9, no. 11 (December 7, 2020): e92391110475. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10475.

Full text
Abstract:
Tiametoxam é um inseticida da classe dos neonicotinóides e, apesar de estar no mercado por mais de 20 anos, ainda há poucos estudos relativos à sua toxicidade em peixes. O objetivo desse trabalho foi avaliar a toxicidade de um inseticida baseado em tiametoxam através de análise bioquímica do soro de tilápias do Nilo expostas a concentrações subletais. Um total de 96 tilápias juvenis foram utilizadas, expostos a 32mgL de tiametoxam por 24, 48, 168, e 360 horas. Na análise bioquímica, uma queda no total de proteínas com elevação dos níveis de triglicérides foi observada no grupo exposto em comparação ao grupo de controle. Os outros parâmetros não apresentaram diferença entre o grupo exposto e o grupo de controle. Concentrações subletais de Tiametoxam são capazes de causar alterações decorrentes da toxicidade em tilápias do Nilo, considerando-se que as dinâmicas de alguns parâmetros bioquímicos são influenciadas pela ação desse inseticida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Chaves-Neto, Antonio Hernandes, Maria Flávia Marques Ribeiro, and Ana Cláudia de Melo Stevanato Nakamune. "Análise bioquímica da saliva de pacientes com deficiência cognitiva e física como estratégia de aula prática de Bioquímica no curso de Odontologia." Revista da ABENO 20, no. 2 (November 10, 2020): 137–46. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.1029.

Full text
Abstract:
Diante da importância do ensino de Bioquímica na formação do futuro cirurgião-dentista, o objetivo é apresentar uma estratégia pedagógica que possibilita a articulação dos conceitos moleculares básicos da disciplina no entendimento da complexidade das doenças bucais e sistêmicas, por meio da análise bioquímica da saliva de pacientes com deficiência cognitiva e física do Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (CAOE) da Faculdade de Odontologia de Araçatuba- Universidade Estadual Paulista (UNESP). Para tanto, grupos de cinco estudantes realizaram as análises na saliva, coletada por um cirurgião-dentista do CAOE. Imediatamente após a coleta, foi determinado o fluxo salivar, pH e a capacidade tamponante. Na sequência, a saliva foi centrifugada, fracionada e armazenada a -20 °C até o momento das análises bioquímicas. Durante as aulas práticas, realizaram-se os seguintes ensaios, utilizando kits comerciais: proteína total, α-amilase, fosfatase alcalina, ácido úrico, glicose, aspartato aminotransferase, cálcio e fósforo. Ao final do ano letivo, os estudantes apresentaram relatório contextualizando os resultados com a saúde bucal e sistêmica do paciente. Plantões de dúvidas com monitores e professores auxiliaram na interpretação da ficha de anamnese e nas correlações dos parâmetros clínicos bucais e sistêmicos. Para os estudantes ingressantes, foi a primeira oportunidade de integrar o conhecimento teórico às condições clínicas de um paciente. Conclui-se que a estratégia adotada é viável e pode beneficiar educadores que buscam alternativas que permitam a integração das ciências básicas e clínicas ao ensino de Bioquímica para a Odontologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Molano Cetina, Linda Grace. "Bioquímica de parásitos protozoarios." Biomédica 31, sup3.1 (September 30, 2011): 16. http://dx.doi.org/10.7705/biomedica.v31i0.533.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Martín, Fernando, and Mireya Matamoros. "Bioquímica Postmortem. Revisión Bibliográfica." Revista de Ciencias Forenses de Honduras 5, no. 1 (June 30, 2019): 21–29. http://dx.doi.org/10.5377/rcfh.v5i1.8718.

Full text
Abstract:
Justificación: Son diversas las ocasiones en las que el médico forense requiere auxiliarse de la bioquímica postmortem para obtener información que le permita determinar la causa de muerte, especialmente en aquellos casos cuyas patologías no presentan cambios morfológicos que indiquen cuáles fueron los cambios fisiopatológicos involucrados en el proceso de muerte. Se estima que su aplicación podría contribuir a resolver hasta el 10% de las muertes naturales que se estudian en la rutina forense, sin embargo, a pesar del enorme potencial de esta disciplina, la misma aún no ha sido ampliamente aplicada. Objetivo: Presentar algunas aplicaciones de la bioquímica postmortem, sus limitaciones; así como proporcionar un breve resumen de lo publicado recientemente sobre el tema. Metodología: Se realizó la búsqueda en pub med y google académico, utilizando los términos, bioquímica post mortem y tanatoquímia. Resultados: Se encontró que, pese a que la bioquímica postmortem es una disciplina que a pesar que data desde los años 40, son pocos los avances que se han realizado, debido a factores que limitan la interpretación de los resultados entre los que destacan la falta de valores de referencia y el escaso conocimiento de la dinámica del cambio postmortem de los metabolitos. Conclusiones: A pesar de las enormes aplicaciones que, desde la conceptualización teórica, la bioquímica postmortem pueda tener, su aplicación se ha visto limitada por diversos factores por lo que se requiere realizar más investigación.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Medina, G. "Bioquímica Humana (Curso Basico)." Biochemical Education 13, no. 3 (July 1985): 149. http://dx.doi.org/10.1016/0307-4412(85)90222-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Saldaña Orejón, Italo Moisés, Miguel Angel Benites Ricra, and Francisco Javier Ortiz Canasa. "Estabilidad de constituyentes bioquímicos conservados en dos tipos de tubos primarios: estudio mediante el criterio combinado de variabilidad analítica y biológica." Anales de la Facultad de Medicina 79, no. 2 (July 29, 2018): 181. http://dx.doi.org/10.15381/anales.v79i2.14947.

Full text
Abstract:
Sr. Editor. La demora en la medición de una magnitud bioquímica puede originar errores en la interpretación de los resultados debido a la variación de los componentes de la muestra, por tal razón queremos compartir un estudio cuyo objetivo fue determinar la estabilidad de 27 constituyentes bioquímicos conservados a temperatura de refrigeración en dos tipos de tubos primarios, valorados mediante el criterio combinado de variabilidad analítica y biológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, David Attuy Vey da, Gabriela Bim Ramos, Dayane Olímpia Gomes, Karina Paes Bürger, and Anna Monteiro Correia Lima Ribeiro. "LEPTOSPIRA INTERROGANS EM EQUINOS HÍGIDOS E DOENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA." Revista Baiana de Saúde Pública 39, no. 1 (October 16, 2015): 3. http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2015.v39.n1.a771.

Full text
Abstract:
Pretendeu-se identificar anticorpos contra a sorovariedade icterohaemorrhagiae,sendo esta a mais prevalente em equinos, e contra as sorovariedades icterohaemorrhagiae,pomona, wolffi, hardjo e canicola e relacionar possíveis alterações na bioquímica sérica com ainfecção por Leptospira interrogans. Foram colhidas amostras de sangue de 17 equinos hígidose 8 enfermos, pertencentes à Universidade Federal de Uberlândia. Nenhum destes animais erasuspeito clinicamente para leptospirose. Foi realizado o teste de soroaglutinação microscópica eposterior titulação das amostras positivas. Também foram realizadas análises de bioquímica séricaquanto às concentrações de ureia, colesterol, creatinina, proteínas totais e albumina, além daatividade das enzimas hepáticas aspartato aminotransferase, gama glutamiltransferase e fosfatasealcalina. Os resultados evidenciaram que 20% dos animais estudados foram sororreagentes paraLeptospira interrogans. Os equinos foram sororreagentes para as sorovariedades hardjo, autumnalis,pomona, pyrogenes, canicola e tarassovi. Quanto às análises bioquímicas séricas, foram observadasalterações quando as concentrações foram comparadas aos intervalos sugeridos como normaispela literatura. A sorovariedade icterohaemorrhagiae não foi a mais comum nos equinos estudados,porém, as sorovariedades hardjo, pomona e canicola foram as mais frequentes e as alterações nabioquímica sérica dos animais não puderam ser relacionadas à infecção por Leptospira interrogans.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Nicoletti, Angelica, Vania Lucia Loro, and Guilherme Carlos Correa. "Percepção de graduandos de Química e Biologia sobre o ensino e aprendizagem da Bioquímica." Research, Society and Development 12, no. 3 (March 20, 2023): e29912340838. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i3.40838.

Full text
Abstract:
A bioquímica é uma disciplina que faz parte do currículo de cursos de licenciatura de química e biologia. Sua presença na grade curricular destes cursos consiste em ofertar ao aluno uma aprendizagem mais detalhada dos mundos da química e biologia que se fundem constituindo a bioquímica. Esta aprendizagem será utilizada por estes licenciados para seguir a carreira de pesquisador ou como futuros professores que irão atuar nas disciplinas de química e biologia do ensino médio. Como futuros docentes, estes alunos da licenciatura serão condutores de conhecimentos da bioquímica. Para que isto aconteça, os docentes que as ministram precisam ter a familiaridade e afinidade com a disciplina. Sendo assim, o presente trabalho buscou contextualizar como alunos de graduação dos cursos de química e biologia, se relacionam com a bioquímica, como se comporta seu gosto pelo processo de ensino e aprendizagem de seus conteúdos, quais temas na bioquímica elegem como importante um jovem conhecer. A avaliação foi efetivada mediante aplicação de um questionário para os alunos dos referidos cursos que estivessem em fase de estágio na graduação. Os alunos mostraram uma certa relação de desgosto, ao mesmo tempo que entendem a importância da bioquímica. Relataram também não ter direcionamento na disciplina de bioquímica sob o aspecto de como trabalhar com bioquímica no ensino médio. Desta forma, inferimos que há uma grande lacuna e distanciamento de saberes ofertados na Universidade aos graduandos e aqueles ofertados no ensino médio nas disciplinas de química e biologia no que diz respeito a contextualização da bioquímica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Robles, Edson, and Daniel Barragán. "TERMODINÁMICA DE LOS PROCESOS IRREVERSIBLES DE UN METABOLISMO." Revista de la Academia Colombiana de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales 30, no. 116 (November 25, 2023): 419–34. http://dx.doi.org/10.18257/raccefyn.30(116).2006.2269.

Full text
Abstract:
La célula utiliza la glicólisis para obtener la energía que requiere para llevar a cabo procesos tan complejos como la digestión, la síntesis bioquímica, contracciones musculares, división celular, control de la temperatura corporal, etc. La glicólisis en extractos citoplasmáticos de células de levaduras y en extractos de levaduras libres de células es uno de los tres primeros osciladores bioquímicos descubiertos. A partir del análisis de las posibles rutas bioquímicas involucradas en la glicólisis, Selkov propuso un modelo matemático sencillo alrededor de la enzima PFK y de la pareja ATP-ADP, que permite mostrar algunos de los rasgos característicos del comportamiento oscilatorio. A pesar de que el comportamiento oscilatorio de la glicólisis en extractos citoplasmáticos de células ha sido objeto de amplio estudio experimental, muy pocos esfuerzos se han realizado para llevar a cabo estudios termodinámicos en este sistema. En este trabajo proponemos extender el modelo de Selkov a un sistema de reacción-difusión para ser estudiado en el marco de la termodinámica generalizada de los procesos irreversibles, con el propósito de mostrar cómo se comportan los niveles de disipación termodinámica ante variaciones en la temperatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Sousa, Isadora K. F., Rejane S. Sousa, Adna C. P. Azevedo, Ilva F. C. B. Corrêa, Jairo Moura de Oliveira, Sidcley P. Matos, Clara S. Mori, Enrico L. Ortolani, and Nadia R. P. Almosny. "Variáveis hematológicas e bioquímicas de peixe-boi da Amazônia (Trichechus inungui) jovens." Pesquisa Veterinária Brasileira 36, no. 9 (September 2016): 869–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2016000900013.

Full text
Abstract:
Resumo: Peixes-boi da Amazônia (Trichechus inungui) jovens são frequentemente encontrados e resgatados de rios, no entanto para avaliar e monitorar o estado de saúde desses animais é necessário conhecer os valores de referência das variáveis hematológicas e bioquímicas nessa faixa etária. O trabalho objetivou determinar os valores hematológicos e bioquímicos de peixes-boi da amazônia jovens e saudáveis, mantidos em cativeiros. Foram coletadas 20 amostras sanguíneas de peixes-boi para a realização do hemograma e bioquímica. Os valores médios e desvio padrão das variáveis hematológicas foram: volume globular, 37±4%; eritrócitos, 4,4±0,35x106/μL; hemoglobina, 12,5±1,6g/dL; volume corpuscular médio (VCM), 85,33±4,28fL; hemoglobina corpuscular media (HCM), 28,29±1,39pg; e concentração de hemoglobina corpuscular media (CHCM), 33,13±0,20%, leucócitos totais, 9.080±1.868x103/μL; segmentados, 5.078±1.044,24x103/μL; linfócitos 3.556±1,063x103/μL; eosinófilos, 288± 215,51x103/μL; e monócitos, 165± 114,11x103/μL. A média e o intervalo (mínimo e máximo) das variáveis bioquímicas foram: creatinina quinase (CK), 112,53 (50,10-295,80) U/L; aspartato aminotransferase (AST), 6,02 (2,80-10,20) U/L; gama glutamiltransferase (GGT), 25,24 (10,80-45,30) U/L; fosfatase alcalina (FA), 98,73 (14,66-198,30) U/L; proteína total, 6,12 (5,38-7,10) g/dL; albumina, 4,23 (3,50-5,00) g/dL; colesterol, 310,13 (144-518) mg/dL; triglicerídeos, 127,98 (57,50-213,50) mg/dL; glicose, 43,63 (24,50-73,80) mg/dL; ureia, 30,21 (14,30-54,25); creatinina, 1,34 (0,93-1,76) mg/dL; cálcio, 10,08 (9,25-11,10) mg/dL; e fósforo inorgânico; 6,50 (4,10-8,80) mg/dL. No presente trabalho foi possível determinar valores hematológicos e bioquímicos de peixes-boi da Amazônia (Trichechus inungui) jovens, mantidos em cativeiro, os quais podem ser utilizados como referência para animais em cativeiro e de vida livre, mantidos em condições ambientais, e de manejo, semelhantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Fontes, Deiseane G., Maria Vivina B. Monteiro, Ediene M. Jorge, Carlos Magno C. Oliveira, Rhuan A. Ritter, José Diomedes Barbosa Neto, Ednaldo da Silva Filho, and Frederico O. B. Monteiro. "Perfil hematológico e bioquímico de búfalos ( Bubalus bubalis ) na Amazônia Oriental." Pesquisa Veterinária Brasileira 34, suppl 1 (December 2014): 57–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2014001300011.

Full text
Abstract:
Resumo: O hemograma e as dosagens bioquímicas são exames rotineiramente utilizados na avaliação da saúde dos animais domésticos, incluindo os búfalos. Na região Amazônica pesquisas nessa temática ainda são escassas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estabelecer intervalos de referência para hematologia e bioquímica sanguínea de Bubalus bubalis criados na Amazônia Oriental e avaliar os efeitos da idade e do sexo sobre os valores bioquímicos e hematológicos obtidos. Foram utilizados 73 animais da raça Murrah, divididos em três grupos, o grupo 1 (G1, n=22) com animais de dois a oito meses, grupo 2 (G2, n=23) com animais de nove a dois anos e o grupo 3 (G3, n=28) com animais com mais de dois anos. Os hemogramas e as análises bioquímicas foram realizados em equipamentos automatizados. Os intervalos de referência foram estabelecidos conforme as recomendações do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI). Para avaliar o efeito do sexo e da idade foram utilizados os testes de Tukey, e Kruskal-Wallis, sendo as diferenças consideradas significativas quando P<0,05. Houve influencia da idade sobre os valores de hemácias (He), hematócrito (Ht), hemoglobina (Hb), leucócitos, linfócitos, eosinófilos, neutrófilos, plaquetas, volume plaquetário médio (VPM), índices hematimétricos (Volume Globular Média - VGM, Hemoglobina Corpuscular Média - HCM, e Coeficiente de variação eritrocitário - RDW) e relação neutrófilo:linfócito (N:L). O sexo influenciou o valor do VGM e do índice de amplitude de distribuição do tamanho da plaqueta (PDW) que foram maiores (P<0,05) nas fêmeas, enquanto o RDW foi maior nos machos. Na comparação dos parâmetros bioquímicos entre as faixas etárias, verificou-se que a idade influenciou a atividade das enzimas aspartato aminotransferase (AST) e fosfatase alcalina (FA) e as concentrações de creatinina, proteínas totais e bilirrubina direta. As concentrações de creatinina e bilirrubina direta foram significativamente maiores nos animais da maior faixa etária. O sexo influenciou a atividade da AST e a concentração de bilirrubina direta, que foram maiores (P<0.05) nos machos. Os valores hematológicos e bioquímicos estabelecidos podem ser utilizados como referência para búfalos criados na Amazônia Oriental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Mercês, Aurenice A. D., and Jackeline C. Maciel. "Bioquímica para estudantes da área da saúde: importância e alternativas de ensino." Revista Saúde & Diversidade 2, no. 2 (December 6, 2018): 52–56. http://dx.doi.org/10.18227/hd.v2i2.7507.

Full text
Abstract:
Introdução: O estudo de bioquímica envolve assuntos complexos e abstratos, o que, muitas vezes, dificulta a apreciação dos alunos por seus conteúdos. Dessa forma, os alunos sentem-se desinteressados e não conseguem visualizar a importância dessa disciplina, que é imprescindível para o entendimento dos distúrbios metabólicos e interpretação de exames laboratoriais e clínicos. Objetivo: Buscar informações na literatura científica sobre as dificuldades e alternativas do ensino de bioquímica para estudantes da saúde. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva baseada na análise de artigos científicos publicados em língua portuguesa e inglesa no período de 2008 a 2018, orientada a partir da questão "Como o ensino das ciências básicas (bioquímica) para alunos das áreas de ciências da saúde é realizado atualmente e quais os seus objetivos, métodos alternativos e resultados?”, utilizando os descritores: educação em bioquímica, educação em ciências básicas, área da saúde e prática docente. Desenvolvimento: A disciplina de bioquímica é considerada como de difícil aprendizado pelos alunos devido à complexidade e grande quantidade de assuntos. A falta de conhecimento prévio de alguns conceitos sobre bioquímica atrapalha o desempenho na faculdade e também a omissão e passividade de alguns docentes influencia neste cenário. Materiais multimidiáticos e o ensino baseado em problemas tornam os alunos mais ativos em sala de aula, portanto são alternativas promissoras para aumentar o interesse e importância do ensino e aprendizagem da bioquímica. Conclusão: O maior desafio do ensino da bioquímica é abordar os conhecimentos básicos para os diferentes cursos de saúde unindo a construção do conhecimento com a prática profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Rein, Ana Luiza Oliveira, Filipe Fiaes Teixeira, and Bárbara Castro-Pimentel Figueiredo. "Produção de Vídeo-aula sobre uma Aula Prática sobre Atividade Enzimática." Revista de Ensino de Bioquímica 20, no. 2 (February 1, 2021): 43–48. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v20i2.941.

Full text
Abstract:
Atualmente, as universidades brasileiras suspenderam suas atividades presenciais para seguir a recomendação de distanciamento social preconizada pela Organização Mundial da Saúde. Desse modo, mesmo que o professor de Bioquímica busque novas alternativas para o ensino remoto da Bioquímica teórica, as aulas práticas não podem ser realizadas. A gravação, edição e produção de uma vídeo-aula sobre uma aula prática foi uma alternativa proposta para que os estudantes possam acompanhar os procedimentos experimentais referentes à aula sobre atividade enzimática. A vídeo-aula produzida está disponível em uma plataforma virtual de compartilhamento de vídeos para que estudantes e professores de Bioquímica possam acessá-la e incorporá-la nos cursos de Bioquímica não presencial. O presente trabalho relata a produção dessa vídeo-aula e sua utilização como um recurso pedagógico em uma aula prática na modalidade remota do ensino de Bioquímica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

REB, Equipe. "Equipe de trabalho - V. 17, N.1, 2019." Revista de Ensino de Bioquímica 17, no. 1 (August 10, 2019): ii—iii. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v17i1.881.

Full text
Abstract:
Work Team 2019(Jan-Jul)1. Editorial TeamChief-EditorGabriel Gerber Hornink, Depto. Bioquímica, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade - Federal de Alfenas (Unifal-MG), Brazil Senior-editorBayardo Bapstista Torres, Instituto de Química (USP), Brazil Co-editorsAndré Amaral Gonçalves Bianco, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), BrazilEduardo Galembeck, Depto. Bioquímica, Instituto de Biologia, Universidade de Campinas (Unicamp), BrazilVera Maria Treis Trindade, Departamento de Bioquímica, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil Editorial BoardAdriana Cassina, Department of Biochemistry, Facultad de Medicina, Universidad de la República, UruguayAngel Herráez, Departamento de Bioquímica y Biología molecular, Universidad de Alcalá de Henares, Madrid, SpainDenise Vaz de Macedo, Depto. Bioquímica, Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), BrazilEneida de Paula, Depto. Bioquímica, Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), BrazilJair Adriano Kopke de Aguiar, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil.Jose Antonio Martinez Oyanedel, Universidad de Concepción, ChileJosep Maria Fernández Novell, Department of Molecular Biology & Biochemistry, Universitat de Barcelona, SpainLeila Maria Beltramini, Instituto de Física de São Carlos, Universidade Estadual de São Paulo (USP), BrazilLeonardo Fábio Martínez Pérez, Departamento de Química, Universidad Pedagógica Nacional, ColômbiaManuel João da Costa, Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Minho, PortugalMaria Lucia Bianconi, Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), BrazilMaría Noel Alvarez, Department of Biochemistry, Facultad de Medicina, Universidad de la República, UruguayMiguel Ángel Medina Torres, Department of Molecular Biology & Biochemistry Faculty of Sciences University of Málaga, SpainNelma Regina Segnini Bossolan, Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo (USP), BrazilPaulo De Avila Junior, Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) Universidade Federal do ABC (UFABC), BrazilRaul Herrera Faúndez, Instituto de Biología Vegetal y Biotecnologia, Universidad de Talca, ChileWagner Seixas da Silva, Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brazil2. Reviewers V17. N1, 2019MonhatgnaAna Lúcia Ana Lúcia Hoefel, Centro Universitário da Serra Gaúcha, BrazilAngel Mauricio Castro Gamero: Instituto de Ciências da Natureza, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Brazil.AndrezaAndré Amaral Gonçalves Bianco, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), BrazilAndreza Costa Scatigno, Universidade de Sorocaba , Brazil.Bayardo Bapstista Torres, Instituto de Química, Universidade de São Paulo,(USP), BrazilCristiane Matte, Depto. Bioquímica, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), BrazilEduardo Galembeck, Depto. Bioquímica, Instituto de Biologia, Universidade de Campinas (Unicamp), BrazilErik Montagna, Faculdade de Medicina do ABC, Brazil.Gabriel Gerber Hornink, Depto. Bioquímica, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade - Federal de Alfenas (Unifal-MG), BrazilJair Adriano Kopke de Aguiar,Depto. Bioquímica, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brazil.Luciana Resende Allain, Depto. Ciências Básicas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brazil.Mario Roberto Barro, Instituto de Química, Universidade – Federal de Alfenas (Unifal-MG), BrazilRenata Menezes Rosat,Depto. Fisiolofia, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil.Renato Riso Ventura, Depto. Ciências Fisiológicas, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade - Federal de Alfenas (Unifal-MG), BrazilSamara Ernandes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brazil.Vera Maria Treis Trindade, Depto. Bioquímica, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), BrazilWagner Seixas da Silva, Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brazil3. Institutional supportSBBq – Brazilian Society of Biochemistry and Molecular BiologySelma Jeronimo (UFRN) – PresidentLuis Bezerra de Carvalho Jr. (UFPE) – Vice-PresidentWalter R. Terra (IQ-USP) - General SecretaryEduardo Moraes Rego Reis (IQ-USP) - First SecretaryMaurício da Silva Baptista (IQ-USP) - General treasurerAline Maria da Silva (IQ-USP) - First treasurerAnibal Eugenio Vercesi (UNICAMP) - National Policy CoordinatorRichard C. Garrat (IFSC-USP) - International Relations Coordinator Cover: André Amaral Gonçalves BiancoJournal Layout: Gabriel Gerber Hornink
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

REB, Equipe. "Equipe de trabalho." Revista de Ensino de Bioquímica 21, no. 1 (August 31, 2023): iv—v. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v21i1.1075.

Full text
Abstract:
1. Editorial TeamChief-EditorVera Maria Treis Trindade, Departamento de Bioquímica, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil Co-editorsGabriel Gerber Hornink, Depto. Bioquímica, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade - Federal de Alfenas (Unifal-MG), BrazilAndré Marques do Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), BrazilJuciano Gasparatto, Depto. Bioquímica, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade - Federal de Alfenas (Unifal-MG), Brazil Senior-editorBayardo Bapstista Torres, Instituto de Química (USP), Brazil Editorial BoardAdriana Cassina, Department of Biochemistry, Facultad de Medicina, Universidad de la República, UruguayAngel Herráez, Departamento de Bioquímica y Biología molecular, Universidad de Alcalá de Henares, Madrid, SpainDenise Vaz de Macedo, Depto. Bioquímica, Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), BrazilEneida de Paula, Depto. Bioquímica, Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), BrazilJose Antonio Martinez Oyanedel, Universidad de Concepción, ChileJosep Maria Fernández Novell, Department of Molecular Biology Biochemistry, Universitat de Barcelona, SpainLeila Maria Beltramini, Instituto de Física de São Carlos, Universidade Estadual de São Paulo (USP), BrazilLeonardo Fábio Martínez Pérez, Departamento de Química, Universidad Pedagógica Nacional, ColômbiaManuel João da Costa, Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Minho, PortugalMaria Lucia Bianconi, Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), BrazilMaría Noel Alvarez, Department of Biochemistry, Facultad de Medicina, Universidad de la República, UruguayMiguel Ángel Medina Torres, Department of Molecular Biology Biochemistry Faculty of Sciences University of Málaga, SpainNelma Regina Segnini Bossolan, Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo (USP), BrazilPaulo De Avila Junior, Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) Universidade Federal do ABC (UFABC), BrazilRaul Herrera Faúndez, Instituto de Biología Vegetal y Biotecnologia, Universidad de Talca, ChileWagner Seixas da Silva, Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brazil2. Reviewers V21. N1, 2023André Marques do Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), BrazilDenise Vaz de Macedo, Depto. Bioquímica, Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), BrazilBayardo Bapstista Torres, Instituto de Química (USP), BrazilCristiane Casagrande Denardin, Universidade Federal do Pampa, BrazilGuilhian Leipnitz, Departamento de Bioquímica, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), BrazilMarcos Roberto de Oliveira, Departamento de Bioquímica, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), BrazilMariza Boscacci Marques, Universidade Estadual de Ponta Grossa, BrazilRodrigo Maciel Lima,Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, BrazilRui Pedro Soares Oliveira, Depto. de Biologia, Universidade do Minho, Portugal 3. SBBq – Brazilian Society of Biochemistry and Molecular BiologyAcesse a diretaoria completa aqui.General secretary – Cynthia Sayuri BandoAdministrative Assistant – Arnaldo Casari Cover: Gabriel Gerber HorninkJournal Layout: Gabriel Gerber Hornink
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Rivera Benavente, Orlando Agustín, Yanela Elízabeth Paredes Espejo, Diana Paloma Coaquera Lencinas, and Gleny Betzabé Maquera Flores. "Seguimiento del egresado e integración en el mercado laboral de la E.A.P. de farmacia y bioquímica de la Universidad Nacional Jorge Basadre Grohmann. Año 2015." Revista Médica Basadrina 10, no. 1 (May 8, 2019): 24–28. http://dx.doi.org/10.33326/26176068.2016.1.592.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Establecer el seguimiento del egresado e integración en el mercado laboral de la E.A.P. de Farmacia y Bioquímica de la Universidad Nacional Jorge Basadre Grohmann. MATERIAL Y MÉTODOS: Tipo de Investigación básica, diseño de investigación descriptiva y transversal. Se realizaron encuestas físicas y virtuales a 69 egresados de la E.A.P. de Farmacia y Bioquímica. RESULTADOS: El 100% de los egresados encuestados se encuentran actualmente trabajando. Por otro lado, el 84,06% de egresados mencionaron que en el transcurso de su formación profesional la escuela les brindó una buena preparación para el desempeño laboral. Conclusión: 1. El seguimiento del egresado de la E.A.P. de Farmacia y Bioquímica e integración en el mercado laboral es regular.2. El grado de satisfacción de los egresados respecto a la calidad de la formación ofertada por la E.A.P. de Farmacia y Bioquímica es buena. 3. La integración al mercado laboral del egresado de la E.A.P. de Farmacia y Bioquímica es óptima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Soberón, María, Rosa Oriondo, Enriqueta Estrada, Inés Arnao, Adriana Cordero, Luz Velásquez, and Irene Arteaga. "Impacto de una intervención alimentaria con un concentrado proteico de Medicago sativa L (alfalfa), en niños pre escolares con desnutrición crónica." Anales de la Facultad de Medicina 70, no. 3 (December 5, 2012): 168. http://dx.doi.org/10.15381/anales.v70i3.935.

Full text
Abstract:
Introducción: Estudios realizados a nivel preclínico han demostrado el valor biológico del concentrado proteico obtenido de Medicago sativa L, alfalfa (CPA), por lo que este producto puede ser una alternativa para reducir la desnutrición. Objetivo: Evaluar el efecto del consumo de CPA por niños preescolares con desnutrición crónica, mediante indicadores bioquímicos y hematológicos. Diseño: Estudio analítico de intervención, de tipo longitudinal y prospectivo. Institución: Centro de Investigación de Bioquímica y Nutrición, Facultad de Medicina, Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Participantes: Niños preescolares con desnutrición crónica, provenientes de una comunidad de Pampas, Huancavelica, Perú. Intervenciones: Previo consentimiento informado de los padres, se evaluó el estado alimentario-nutricional, bioquímico y hematológico de 23 niños menores de seis años, para establecer la condición de desnutrición. Luego, se desarrolló una intervención alimentario nutricional con el CPA como complemento alimenticio, por 25 días, en niños seleccionados. Finalmente, se repitió la evaluación una vez concluido el período de intervención. Las determinaciones bioquímicas fueron hemoglobina, proteínas totales, albúmina y globulina, creatinina, transaminasas, y las hematológicas, hematocrito, recuento de reticulocitos. Se utilizó el programa Excel y t-student, a fin de obtener la inferencia en los resultados. Resultados: Para el indicador talla/edad, 84,5% de los niños padecía desnutrición crónica; respecto a calorías y nutrientes consumidos por los niños, los valores de energía estuvieron entre 563 kcal y 2 597 kcal; de proteína, 9,7 g a 78 g; de grasas, 5,1 g a 53,8 g; carbohidratos, 79,8 g a 495,1 g; calcio, entre 180,9 mg y 986 mg; y hierro, 1,9 mg y 21,5 mg. Los valores de hemoglobina, proteínas totales, globulinas, creatinina, transaminasas y hematocrito obtenidos antes y después de la ingesta de CPA, no presentaron variaciones (p&gt;0,05); pero, los valores de albúmina y recuento de reticulocitos se incrementaron significativamente después de la ingesta (p&lt;0,05). Conclusiones: El consumo diario de CPA por niños con desnutrición crónica por 25 días aumentó significativamente los valores de recuento de reticulocitos, así como los niveles de albúmina sérica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Leal, Mayara, Janaína Felizola, and Pedro Henrique Santos Veloso. "OS EFEITOS DÉRMICO DECORRENTES DO DECLÍNIO DE ESTROGÊNIO EM MULHERES PÓS MENOPAUSA." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 11 (November 30, 2022): 2436–44. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i11.7835.

Full text
Abstract:
Com o melhor desempenho no sistema de saúde, melhores condições de vida e expectativa de vida as mulheres vêm experienciando por cada vez mais anos o período conhecido como pós-menopausa (período marcado pelo esgotamento folicular e importantes alterações bioquímicas e hormonais). O envelhecimento e o pós-menopausa estão associados a diversos fatores (o que engloba desde as alterações bioquímica e hormonais às agressões diretas à derme) que irão influenciar na pele, gerando ressecamento dérmico, diminuição do colágeno, atrofia, má cicatrização e rugas. Este artigo tem como objetivo analisar e citar as principais alterações da derme após a menopausa e suas causas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

IIDENUT, Renut, Teresa Herrera, and Robinson Cruz. "Bioquímica nutricional de la leche." Revista especializada de Nutricion (ReNut) 12, no. 1 (March 26, 2021): 1870–84. http://dx.doi.org/10.52099/renut.v12i1.255.

Full text
Abstract:
La leche es un producto habitual en la canasta familiar de la mayoria de los hogares en América Latina. Nutricionalmente, es un alimento de caracteristicas reconocidas y de fácil acceso. No obstante, la leche también presenta una amplia lista de ideas controversiales relacionadas con su consumo. Por esta razón, el objetivo del presente artículo es revisar tanto los aspectos positivos como aquellos controversiales asociados con el consumo de este alimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Wannmacher, Clovis M. D. "Ensinando Bioquímica Para Futuros Médicos." Revista de Ensino de Bioquímica 1, no. 1 (May 25, 2001): 3. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v1i1.8.

Full text
Abstract:
The next generation of physicians will need new skills, attitudes and knowledge. They will need to acquire skills to critically evaluate medical literature and will have expertise in Public Health, and home care. Medical education will necessary be linked to a new model of Public Health. In this context, it will be important that Biochemisty may contribute to the formation of these skills. During a transient period, some modifications in teaching Biochemistry may be beneficial to the medical students. In the last fifteen years we have introduced some modifications on biochemistry teaching for medical students at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). We reduced the factual content, retaining only the medically relevant material necessary to understand the molecular approach to the most prevalent diseases, mainly those leading to failure of organs and systems. The laboratory experiments are substituted by the interpretation of biochemical data of patients found at the Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Basic Biochemistry is learned indirectly by answering the questions arised from the clinical and biochemical data of the patients. Students show permanent interest in learning biochemistry in such way and their evaluation has been highly stimulant. We think that this approach can be adapted to other fields of basic science.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Carreras, J. "¿Qué y cuánta bioquímica? Respuesta." Revista de la Fundación Educación Médica 1, no. 3 (1998): 109. http://dx.doi.org/10.33588/fem.13.301.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Coutinho Neto, Joaquim, and Ronaldo Sordi Campanini. "Departamento de Bioquímica e Imunologia." Medicina (Ribeirao Preto. Online) 35, no. 3 (September 30, 2002): 254. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v35i3p254-256.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography