Academic literature on the topic 'Brasil - história - revolução'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Brasil - história - revolução.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Brasil - história - revolução"

1

Pimenta, João Paulo Garrido, and Rafael Fanni. "Revolução no Brasil, séculos XVIII a XXI." Revista de História, no. 178 (October 1, 2019): 1–25. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.144249.

Full text
Abstract:
Este artigo empreende uma análise do conceito de revolução na história do Brasil, desde o século XVIII até o atual momento político do país. Entende-se que a história de um conceito jamais é bem apreendida em curtos recortes temporais, e por isso este artigo assume a forma de uma síntese interpretativa de longa duração. Tendo por base esclarecimentos teóricos iniciais, sua estratégia consiste em pontuar e articular alguns contextos históricos específicos – e não exaustivos – nos quais “revolução” expressou realidades sociais relevantes, sendo capaz de interagir com essas mesmas realidades. A tese central aqui defendida é que, a partir de certas variáveis estruturantes, o conceito de revolução desempenhou e continua a desempenhar um papel relevante na trajetória política do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Freixo, Andre de Lemos. "Um 'arquiteto' da historiografia Brasileira: história e historiadores em José Honório Rodrigues." Revista Brasileira de História 31, no. 62 (December 2011): 143–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882011000200009.

Full text
Abstract:
O artigo analisa a história da historiografia brasileira, segundo a perspectiva de José Honório Rodrigues (1913-1987), como parte dos esforços que na década de 1930 começaram a investir nos aspectos profissionais da História como disciplina no Brasil - enfatizando, por exemplo, a função central da metodologia histórica como diferencial frente às escritas amadoras. Uma das principais contribuições de Rodrigues consistiu na organização e periodização de uma história para a pesquisa histórica brasileira. Ao construir essa narrativa histórica, ele organizou um passado, mas também indicou um futuro possível para aquilo que idealizava como um campo profissionalizado. Seu projeto de um Instituto de Pesquisa Histórica, que asseguraria a formação teórica e metodológica adequada aos jovens historiadores brasileiros, faria a escrita histórica se afastar das visões mais conservadoras e tradicionalistas e desvendar os verdadeiros caminhos para uma revolução no processo histórico nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sales, Jean Rodrigues. "A Ação Libertadora Nacional, a revolução cubana e a luta armada no Brasil." Tempo 14, no. 27 (2009): 199–217. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-77042009000200013.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é analisar as relações da Ação Libertadora Nacional com a revolução cubana na década de 1960. Parte do pressuposto de que a revolução cubana representou um marco na história do socialismo no continente latino-americano. Uma das marcas distintivas dessa história foi a profunda influência que teve sobre as organizações que participaram da luta armada contra a ditadura brasileira implantada em 1964. Nesse caminho, discutiremos aqui o tipo de influência que a revolução cubana teve sobre a ALN, principalmente no que diz respeito ao seu projeto de luta armada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tiburski, Eliete Lucia. "O Passado Presente, ou como se escrevia a história do tempo presente no século XIX. Gonçalves de Magalhães e a Memória Histórica da Revolução da Província do Maranhão (1839-1840)." Diálogos 22, no. 1 (July 7, 2018): 205. http://dx.doi.org/10.4025/dialogos.v22i1.43641.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta a questão da história do tempo presente e suas relações com o conceito de história no início do século XIX no Brasil. As reflexões serão feitas a partir do trabalho de Gonçalves de Magalhães intitulado Memoria Historica e Documentada da Revolução da Provincia do Maranhão desde 1839 até 1840, publicado na Revista do IHGB em 1848. Trata-se de analisar a condição do historiador enquanto sujeito que intervém em seu próprio tempo, a delimitação do campo da história, seus procedimentos e limites. Abstract The Present Past or as it was written the history of the present time in nineteenth century. Gonçalves de Magalhães and the Memória Histórica da Revolução da Província do Maranhão (1839-1840) This paper presents the question about the history of present time and its relations with the concept of history in the early nineteenth century in Brazil. The starting point of the discussion is the article Memoria Historica e Documentada da Revolução da Provincia do Maranhão desde 1839 até 1840, published by Gonçalves de Magalhães an influential Brazilian history journal in 1848. The goal is to analyze the condition of the historian as a subject involved in his own time, the delimitation of history field, its methods and limits. Resumen El pasado presente o cómo escribir la historia del tiempo presente en el siglo XIX. Gonçalves de Magalhães y la Memória Histórica da Revolução da Província do Maranhão (1839-1840). El artículo presenta la cuestión de la historia del tiempo presente y sus relaciones con el concepto de historia, en el comienzo del siglo XIX, en Brasil. Las reflexiones están realizadas a partir de la obra de Gonçalves de Magalhães, titulada Memoria Historica e Documentada da Revolução da Provincia do Maranhão desde 1839 até 1840, publicada en la Revista IHGB en 1848. Se trata de analizar la condición del historiador como sujeto que interviene en su propio tiempo, la delimitación del campo de la historia, sus procedimientos y límites.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues, Thamara De Oliveira. "A Revolução Pernambucana e as Disputas Historiográficas: Abreu e Lima e Francisco Adolfo de Varnhagen * “Revolução Pernambucana” and the Historiographical Disputes: Abreu e Lima and Francisco Adolfo de Varnhagen." História e Cultura 6, no. 1 (March 17, 2017): 289. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v6i1.1813.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é apresentar as interpretações sobre a Revolução Pernambucana narradas por José I. de Abreu e Lima e Francisco A. Varnhagen nas obras Compêndio da História do Brasil (1842) e História Geral do Brasil (1854). A análise das respectivas sínteses auxilia na problematização de possíveis razões pelas quais certo “esquecimento” ou “marginalização” da Revolução Pernambucana como um fenômeno regional deu-se (incluindo outros fatores) também por disputas historiográficas ao longo da primeira metade do século XIX. Identifica-se que as divergentes versões relacionam-se a metanarrativas opostas acerca da Independência do Brasil – os temas e conceitos utilizados para explicação desta Revolução nestas narrativas estão diretamente relacionados às disputas pela interpretação da Independência. Identifica-se também que essas divergências associam-se a espaços historiográficos distintos, um mais próximo à experiência institucional disciplinar, como o IHGB, outro a demandas do que se tem chamado de “história popular”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Deo, Anderson. "Revolução Passiva, golpe de estado e subversivismo reacionário na história do Brasil." Revista Aurora 12, no. 2 (December 6, 2019): 9–24. http://dx.doi.org/10.36311/1982-8004.2019.v12n2.03.p9.

Full text
Abstract:
O presente trabalho discute a particularidade da Revolução Burguesa no Brasil. Procura expor como o processo de objetivação do capitalismo no país reflete uma forma específica de dominação, cuja concreção reproduz uma forma também específica de Revolução Passiva. A hipótese na qual nos pautamos aponta para a revolução brasileira como um longo processo de modernização conservadora, onde as transformações históricas foram (e são) dinamizadas pela composição entre o historicamente velho e o historicamente novo, pela subalternização da força de trabalho, amalgamados por um conteúdo ideológico igualmente conservador, que se explicita historicamente através de formas de subversivismo reacionário, reproduzindo o caráter colonial-bonapartista da autocracia burguesa que aqui se instala. O universo categorial lukasciano e gramsciano será por nós utilizado como referencial teórico. Recebido em 11/11/2019Aprovado em 20/12/2020
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gonçalves, Rodrigo Jurucê Mattos. "Gramsci e a História: uma reavaliação do conceito de revolução passiva." MovimentAção 4, no. 07 (July 13, 2017): 33–51. http://dx.doi.org/10.30612/mvt.v4i07.7573.

Full text
Abstract:
Neste artigo buscamos uma releitura do conceito de revolução passiva, elaborado por Antonio Gramsci (1891-1937), nos Cadernos do cárcere. A revolução passiva é uma importante ferramenta teórica para problematizar a História do Brasil e praticamente formou uma tradição entre os intelectuais gramscianos. Cremos que é possível enriquecer essa tradição com a contribuição de marxistas brasileiros como Francisco de Oliveira, Ruy Mauro Marini e Florestan Fernandes, trazendo à revolução passiva novas perspectivas na análise do passado e do presente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Soledade, Juliana. "Recuperando a história do léxico antroponímico brasileiro." LaborHistórico 6, no. 3 (December 20, 2020): 465–83. http://dx.doi.org/10.24206/lh.v6i3.35110.

Full text
Abstract:
Esse artigo tem por finalidade apresentar caminhos para a construção de saberes acerca da história do léxico antroponímico brasileiro. Para além de uma proposta de agenda para estudos de natureza sócio histórica dos nomes de pessoa no Brasil, apresentamos também uma investigação preliminar sobre dados do século XIX que levam a considerações relevantes sobre a chamada revolução antroponímica que teria lugar no segundo quarto do século XX. É inequívoca a afirmação de que antroponímia brasileira é ainda carente de descrição, tanto do ponto de vista sócio histórico, quanto dos pontos de vista lexicológico e lexicográfico. Existem inúmeras perguntas a serem respondidas acerca de como se constituiu historicamente o sistema antroponímico no Brasil e esse artigo traz a tentativa de oferecer uma pequena contribuição para aqueles que desejam percorrer esse caminho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Moura Filho, Heitor P. "Palavras-Chave:Demografia Histórica. Método em história. Paradigmas historiográficos." Revista Mosaico 6, no. 2 (September 28, 2016): 29. http://dx.doi.org/10.21727/rm.v6i2.137.

Full text
Abstract:
O texto usa o conceito de “revolução” cunhado por T.Kuhn com referências às ciências “duras”, para desenvolver, por analogia, os conceitos de “método em demografia histórica” e de “degraus metodológicos”, com os quais busca entender as diversas variantes metodológicas da demografia histórica. O método em demografia histórica fica definido por uma combinação de quatro componentes: um problema, as fontes escolhidaspara a análise, as técnicas de processamento dessas fontes e os resultados assim obtidos. Defende-se a validade desta definição a partir de um exame da criação da disciplina por L.Henry, para em seguida aplicá-la à obra de seus sucessores em Portugal e no Brasil. Ao contrário da evolução por contradições identificada por Kuhn nas ciências exatas, a evolução da demografia histórica se deu por modificações parciais e sem “revoluções” que destronassem sucessivos consensos vigentes. Houve, no entanto, clarasmodificações na escolha dos problemas, das fontes e das técnicas de tratamentos dos dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lira, José Tavares Correia de. "Arquitetura, Crítica Radical e Revolução no Brasil." arq.urb, no. 29 (December 8, 2020): 20–30. http://dx.doi.org/10.37916/arq.urb.vi29.484.

Full text
Abstract:
Desde os anos 1950, tornou-se um lugar-comum nacional assinalar a miséria da crítica arquitetônica no Brasil, como se o magnetismo internacional da arquitetura moderna local tivesse bloqueado qualquer possibilidade de escapar de perspectivas ora apologéticas, ora de censura. Este artigo tem como objetivo traçar uma genealogia da crítica arquitetônica radical no Brasil, conectando alguns desafios intelectuais e políticos ao surgimento, desenvolvimento e declínio (ou persistência) da arquitetura moderna entre nós. Para tanto, retornarei a dois projetos críticos distintos: primeiro, os escritos sobre arquitetura do crítico de arte Mário Pedrosa (1900-1981), que, nas décadas de 1950 e 1960, buscava compreender o lastro cultural da arquitetura moderna no Brasil; em segundo lugar, um discurso mais comprometido profissionalmente, levantado entre os anos 1960 e 1970 pelo arquiteto Sérgio Ferro (1938-), para quem o papel sociotécnico do projeto deveria ser testado diante da modernização material brasileira. Ao fazer isso, espero poder tocar alguns dos dilemas críticos contemporâneos em face da disciplina, sua história e sua atualidade intelectual e política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Brasil - história - revolução"

1

Pansardi, Marcos Vinicius. "Da revolução burguesa a modernização conservadora : a historiografia frente a revolução de 1930." [s.n.], 2002. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280196.

Full text
Abstract:
Orientador : Armando Boito Jr
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-01T05:56:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pansardi_MarcosVinicius_D.pdf: 15675291 bytes, checksum: 77ba264a0ad654c0097fd16e513988c0 (MD5) Previous issue date: 2002
Resumo: o objetivo desta tese é analisar a historiografia que se produziu sobre a Revolução de 1930. O estudo abrange desde as interpretações realizadas pelos contemporâneos aos fatos como aquelas produzidas nas últimas décadas. Este trabalho tem como núcleo compreender a constituição de um novo paradigma sobre a história brasileir~ a partir das criticas aos modelos da revolução nacional burgue~ formulada ao longo dos anos 50. A nova interpretação se insere numa corrente historiográfica reformista que teve como objetivo central, negar à Revolução de 1930 o status de uma Revolução Burguesa. Esta tese busca a análise crítica deste modelo, apontando para a sua incapacidade de reconhecer os setores populares como legítimos atores da nossa história
Abstract: The objective of this thesis is to analyze the historiography that was produced about the Revo1ution of 1930. The study embraces ftom the interpretations accomplished by the contemporaries to the facts as those produced in the last decades. This work has as nucleus to understand the constitution of a new paradigm on the Brazilian history, starting from the critics to the models of the bourgeois national revolution, formulated along the fifties. The new interpretation interferes in a current refonnist historiography that had as central objective, to deny to the Revolution of 1930 the status of a Bourgeois Revolution. This thesis looks for the critical analysis of this model, appearing for your incapacity of recognizing the popular sections as legitimate actors of our history
Doutorado
Doutor em Ciência Política
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Angelo Jose da. "A critica operaria a revolução de 1930 : comunistas e trotskistas." [s.n.], 1996. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281700.

Full text
Abstract:
Orientador: Armando Boito Jr
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-21T22:17:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_AngeloJoseda_M.pdf: 4816398 bytes, checksum: 077723f354fd77d551f89922513f9794 (MD5) Previous issue date: 1996
Resumo: Realizei neste trabalho a sistematização e análise das grandes linhas de interpretação elaboradas pelos Comunistas e Trotskistas sobre a Revolução de 1930. No primeiro capítulo fiz um comentário sobre as principais teses acadêmicas relacionadas à esta Revolução e seus antecedentes. No segundo capítulo tratei das origens do Partido Comunista do Brasil e de suas principais teses sobre aquela conjuntura. No terceiro capítulo situei o surgimento do trotskismo brasileiro a partir do debate internacional envolvendo Trotski e Stalin e da decisiva ação política de Mario Pedrosa como principal articulador dessa fração política do PCB. Ainda neste capítulo, analisei os principais document, os dessa corrente relativos ao evento revolucionário de 1930
Abstract: This thesis seeks to analyse the two important lines of interpretation about Revolution of 1930 in Brazil, likes Trotskyists and Communists. In first chapter I did a commentary about the principais academic thesis related in these Revolution and its background. In second chapter I did the research about origins of PCB and its principals orientations in these time. In third chapter the arise of trotskyism it was relate of International struggle between trotskyism and stalinism, and the decisive Mario Pedrosa' s action how the principal organiser of trotskyism fraction in PCB. Yet in these chapter, I analysed the most important documents of trotskyism group about 1930's Revolution
Mestrado
Mestre em Ciência Política
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Botosso, Marcelo [UNESP]. "A guerrilha riberão-pretana: história de uma organização armada revolucionária." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2001. http://hdl.handle.net/11449/93269.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:22Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2001-04-16Bitstream added on 2014-06-13T19:54:36Z : No. of bitstreams: 1 botosso_m_me_fran.pdf: 926167 bytes, checksum: 6f14213d74ec33516feda631261ac29e (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Botosso, Marcelo. "A guerrilha riberão-pretana : história de uma organização armada revolucionária /." Franca : [s.n.], 2001. http://hdl.handle.net/11449/93269.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Luisa Rauter. ""Substituir a revolução dos homens pela revolução do tempo" : uma história do conceito de povo no Brasil ; revolução e historicização da linguagem política (1750-1870)." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6363.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A tese propõe uma linha de interpretação acerca da história do conceito de povo no debate político luso-brasileiro entre a segunda metade do século XVIII e últimas décadas do século XIX, sob uma perspectiva teórica que busca compreender o processo de historicização das linguagens e conceitos políticos como marca do mundo moderno. Procuramos traçar o processo de abalo e desmantelamento dos significados e usos tradicionais e a incorporação crescente da temporalidade histórica na semântica conceitual, fenômeno ocorrido em meio aos conflitos e debates políticos durante a formação, consolidação e crise do estado imperial brasileiro. Acreditamos que nestes anos houve uma acentuada historicizaçao do conceito de povo, processo que teve como marca seu crescente contingenciamento, isto é, sua maior fundamentação em diagnósticos da situação histórica presente, e também sua maior inserção em visões processuais e futuristas da história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pezzonia, Rodrigo. "Revolução em DEBATE = o grupo DEBATE, o exílio e a luta armada no Brasil (1970-1974)." [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/278904.

Full text
Abstract:
Orientador: Marcelo Siqueira Ridenti
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-18T05:34:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pezzonia_Rodrigo_M.pdf: 1092446 bytes, checksum: 2016cf805a50931bcbe46c8d2e7fb90d (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: Esta pesquisa objetiva melhor entender o pensamento da militância exilada de esquerda, entre os anos de 1970 e 1974, a partir de um grupo de exilados conhecido como DEBATE, e seu órgão de divulgação, a revista DEBATE: Problemas da Revolução Brasileira, em seus primeiros anos de atividade. Acreditamos que, a partir da análise tanto das fontes escritas quanto orais, poderemos recuperar sua história e de seus colaboradores; suas posições político-ideológicas referentes tanto ao exílio quanto ao processo de luta armada que ocorria no Brasil; além de tentar situá-los como uma nova categoria social que nasce no degredo, - com a "Segunda Geração de Exilados" - que é uma nova "safra" de intelectuais que terão importância ímpar na reestruturação do "Brasil Democrático" pós a anistia
Abstract: This research has as its goal the understanding of the thinking of Brazilian lefitists exiled militants between 1970 and 1974, taking as support the first years of activity of the group known as DEBATE (Debate) and its journal DEBATE: problemas da revolução brasileira (Debate: problems of the Brazilian revolution). We believe that, by analyzing written and oral sources, we will be able to regain access to the history of the group and to that of its collaborators, to its political and ideological positions about exile as much as on the urban and rural guerrilas going on Brazil of that time. Finally, we shall try to establish this group as a new social category that arouse in banishment: that of "second generation exiles", which means a new group of intellectuals who will become highly important ones in the rebuilding of democracy in Brazil after the amnesty
Mestrado
Mestre em Sociologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sousa, Carolina Soares. "Política, a arte de lembrar e esquecer : os projetos políticos paulistas (1933-1934)." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/10748.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em História, 2012.
Submitted by Sabrina Silva de Macedo (sabrinamacedo@bce.unb.br) on 2012-06-18T15:41:38Z No. of bitstreams: 1 2012_CarolinaSoaresSousa.pdf: 7393144 bytes, checksum: 0b1f682d14cfc13e76a4de9488754246 (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-06-19T10:56:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_CarolinaSoaresSousa.pdf: 7393144 bytes, checksum: 0b1f682d14cfc13e76a4de9488754246 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-06-19T10:56:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_CarolinaSoaresSousa.pdf: 7393144 bytes, checksum: 0b1f682d14cfc13e76a4de9488754246 (MD5)
A Revolução de 1932 exigiu das forças em disputa a busca de uma base deConsenso. Visando o desarme dos paulistas, Getúlio Vargas indicou, em agosto de1933, Armando de Salles Oliveira para o cargo de interventor. Tal indicaçãoProvocou o Partido Republicano Paulista, que se encontrava como oposição,Ansioso por retomar o poder. Em 1934 uma nova constituição parecia indicar aRedefinição das alianças políticas que permitiriam, finalmente, a retomada dosProjetos políticos paulistas para o Brasil com as necessárias adaptações daRevolução de 1930. O que significou a Revolução de 1930? E o percurso entre 1932E 1934? Repensar estas questões implica retomar o diálogo e conflitos ocorridos noInterior das elites políticas paulistas e analisar o jogo político por elas praticado emTal contexto. Nesse jogo político, a imprensa oficial dos principais partidos políticosPaulistas cumprirá papel pedagógico, fazendo uso da memória das revoluções de1930 e 1932 com o intuito de formar a opinião pública. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Constitutionalist Revolution of 1932 demanded from the forces in dispute thesearch of a new base of agreement. Aiming the Paulistan disarmament, GetúlioVargas indicated, in August 1933, Armando de Salles Oliveira as Federal Intervenor.This indication generated discomfort to the Paulistan Republican Party, which was attime an opposition party, yearning to retake its place in the power. In 1934 a newConstitution seemed to indicate redefinition for political alligiances that could finallypromote the return of Paulistan political projects for Brazilian development, with thenecessary adaptation from 1930’s Revolution. With this in mind, what is the meaningof Brazilian Revolution of 1930? What about the course between 1932 and 1934? Torethink these questions we have the necessity of restore the dialogues and conflictsoccurred in the core of Paulistan élites and analyse the political game which theyhave practiced during this context. Inside this political game, the official mediaticvehicles of each party fulfilled their pedagogical rôle by utilizing the revolutionarymemories of 1930 and 1932 to constrain the pubblic opinion according to their bestinterests.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marchetti, Fabiana. "A Primeira República: a ideia de revolução na obra de Edgard Carone (1964-1985)." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-14102016-132624/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta a análise da obra do historiador Edgard Carone sobre a república brasileira. Parte-se do principio de que o autor concebeu, ao longo de sua formação intelectual, um projeto sistemático e coeso de estudo sobre o período, através do qual foram publicados 10 livros, entre os anos de 1969 a 1985. Estes conformaram uma análise pioneira da história republicana, selecionando os processos políticos que permitissem delimitar a existência de momentos distintos no regime, suas rupturas e continuidades. As publicações de Edgard Carone formaram uma série de livros publicada na coleção Corpo e Alma do Brasil, da editora Difusão Europeia do Livro (DIFEL). Dentro dela, investigou-se como o autor constrói a história deste período a partir da ideia de revolução, mais especificamente, nos livros que se referem à chamada Primeira República, que vai de 1889 a 1930. Tema recorrente na produção intelectual brasileira, a concepção de revolução será discutida no trabalho a partir das referências construídas pelo autor em sua formação e junto aos debates historiográficos que lhe são contemporâneos.
This study presents the analysis of the historian Edgard Carone\'s work on the Brazilian republic. It starts from the principle that the author has conceived over their intellectual training, a systematic and cohesive study project of the period through which 10 books were published between the years 1969 to 1985. These books conformed a pioneering analysis of the Republican history, selecting the political processes that could allow to define the existence of different times in the regime, their ruptures and continuities. The publications of the historian Edgard Carone formed a series of books published in the collection \"Corpo e Alma do Brasil\", from the publisher \"Difusão Europeia do Livro (DIFEL)\". On its inside, it was investigated how the author constructs the history of this period from the idea of revolution, more specifically, in the books that refer to the called First Republic, which runs from 1889 to 1930. A recurring theme in the Brazilian intellectual production, the conception of revolution, will be discussed at this paper from references constructed by the author in his formation and along with the historiographical debates that are contemporary to him.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Baldessar, Maria José. "A mudança anunciada: o cotidiano dos jornalistas e a revolução informacional /." Florianópolis, SC, 1998. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77367.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
Made available in DSpace on 2012-10-17T03:26:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-09T00:17:07Z : No. of bitstreams: 1 176646.pdf: 2088351 bytes, checksum: 00ac9a857d0961a4261f72d5030f2802 (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Junior Jose Alves de. "Constituição ou revolução : os projetos politicos para a emancipação de Grão-Para e a atuação politica de Filippo Patroni (1820-1823)." [s.n.], 1997. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280636.

Full text
Abstract:
Orientador: Isabel Andrade Marson
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-23T10:04:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SouzaJunior_JoseAlvesde_M.pdf: 7131004 bytes, checksum: 0efb3509c33433ac61f5c75242093451 (MD5) Previous issue date: 1997
Resumo: Não informado
Abstract: Not informed
Mestrado
Mestre em História
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Brasil - história - revolução"

1

Santos, João Marcos Leitão dos., Jaguaribe Hélio, and Universidade Estadual da Paraíba, eds. 1930, a revolução que mudou a história do Brasil. Campina Grande: EDUEPB, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

A revolução cubana: 50 anos de imprensa e história no Brasil. Porto Alegre: Est Edições, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Direitas em movimento: A Campanha da Mulher pela Democracia e a ditadura no Brasil. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brazil: Five centuries of change. 2nd ed. New York: Oxford University Press, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Skidmore, Thomas E. Brazil: Five centuries of change. New York: Oxford University Press, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigo de Sousa da Silva Pontes. Memória histórica da Revolução Farroupilha. Porto Alegre: Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Frizanco, Orlando. História do 13° Ri na Revolução de 30. Ponta Grossa: AORPG, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Skidmore, Thomas E. Brazil: Five Centuries of Change (Latin American Histories). Oxford University Press, USA, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Skidmore, Thomas E. Brazil: Five Centuries of Change (Latin American Histories). Oxford University Press, USA, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Brasil - história - revolução"

1

Luz, Alex Faverzani da. "As relações de trabalho e sua regulamentação no Brasil a partir da revolução de 1930." In IV Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2009. http://dx.doi.org/10.4025/4cih.pphuem.160.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Azevedo, Denilton Novais. "O Impacto da Revolução Russa e a Difusão do Pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels no Brasil: 1917 A 1930." In V Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2011. http://dx.doi.org/10.4025/5cih.pphuem.0617.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Missiato, Victor Augusto Ramos. "Reformismo e revolução na América Latina dos anos 1950 e 1960: as estratégias políticas dos partidos comunistas de Brasil e Chile." In VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.109.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Albuquerque, Enzo Aldo Cunha, Luisa Resende Kanno, Thaynara Lima de Oliveira, and Leonardo da Silveira Pirillo Inojosa. "Plano de execução BIM para sistema de manutenção de edificações." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.294.

Full text
Abstract:
A construção civil vem se desenvolvendo junto à revolução tecnológica e assim necessitando de uma integração com as tecnologias digitais. Nesse contexto a metodologia Building Information Modeling (BIM) permite ter informações sobre todo o ciclo de vida da construção, desde a fase de concepção do projeto até a fase de manutenção, sendo este o ponto focal da pesquisa. O uso do BIM será obrigatório no gerenciamento e na manutenção do empreendimento após a sua construção, cujos projetos de arquitetura e engenharia e cujas obras tenham sido desenvolvidos ou executados com aplicação do BIM a partir de 1° de janeiro de 2028 de acordo com o decreto n° 10.306 (BRASIL, 2020). Para a aplicação da metodologia é necessário um plano de execução BIM a fim de planejar os processos de elaboração de um modelo BIM, de monitoramento da edificação e de gerenciamento de ativos. A partir de um plano de execução BIM bem definido é possível: criar modelos virtuais tridimensionais da edificação; propor uma base de dados padrão para receber informações relativas aos sistemas e elementos construtivos com documentação, especificações técnicas e histórico de manutenções; sistematizar informações relativas às manifestações patológicas com descrição de causas, processo de degradação, método de recuperação/reparo ou substituição. Neste aspecto, foi elaborado um plano de execução e testado parte deste em um estudo de caso do Bloco C da Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília (UnB). O Bloco C abriga o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, com salas de aula, centros acadêmicos, empresa júnior e projetos de extensão. Assim, este bloco tem sido um local de intensa atividade acadêmica, social e profissional. Este trabalho pretende apresentar um plano de execução BIM e parte da sua aplicação em uma edificação existente visando o melhor gerenciamento da mesma, como também, servir de conteúdo teórico-prático da metodologia BIM sobre aplicação nas fases de operação e manutenção da edificação. A metodologia utilizada foi baseada no BIM Project Execution Planning Guide de Messner et al. (2019). A partir das metas do plano, são definidos os potenciais usos BIM e ,de acordo com estes, são propostos fluxogramas de processo de trabalho, os quais incluem as etapas do processo, a interação entre equipes e os entregáveis. Desta forma, neste estudo de caso, foi necessário realizar o as-built do Bloco C complementando com as condições atuais e desenvolver um programa de manutenção. As ferramentas utilitárias da tecnologia BIM selecionados foram: modelagem de condições existentes, modelagem de registros, análise do sistema de construção, análise estrutural, análise de outras engenharias, gestão de ativos, gerenciamento de espaços/rastreamento e planejamento de manutenção; usos estes definidos por Messner et al. (2019). Para a execução destes processos são necessários softwares BIM, como o Revit Autodesk®, para modelagem, Robot Autodesk® para análise estrutural. No primeiro momento, procurou-se utilizar o QiBuilder AltoQi® para as instalações hidráulicas, no entanto, por este não possibilitar a inserção de informações individuais em cada elemento foi utilizado o Revit. As competências necessárias predominantes foram a gestão das informações e manipulação dos softwares visando a interoperabilidade e a obtenção dos resultados estipulados. Para realizar a modelagem tridimensional foi primeiramente solicitada a documentação existente na Prefeitura do Campus no Centro de Planejamento Oscar Niemeyer, órgão responsável pelo planejamento físico e ambiental, patrimônio histórico e projetos de arquitetura do Campus Darcy Ribeiro da UnB. Porém, houve demora para conseguir o acesso à documentação, que estava incompleta, além de estar desatualizada, fato que demonstra a dificuldade enfrentada pelos gestores das edificações, o que reforça a necessidade de levantamentos e análises in loco. Com parte da documentação em mãos foi realizado o levantamento de forma presencial, usando de registros fotográficos e trena manual e a laser para modelagem das condições atuais da edificação. Foram realizadas duas visitas ao Bloco C, a primeira, antes do início da modelagem e uma posterior para obter informações mais detalhadas para a elaboração do modelo BIM. Foi definida uma nomenclatura padrão para nomear arquivos e pastas, baseada nos manuais de práticas em BIM (BLUMENSCHEIN et al., 2019 & 2020); a plataforma de hospedagem utilizada foi o Dropbox. As modelagens das disciplinas de arquitetura, estrutura e instalações hidráulicas foram realizadas no software Revit Autodesk® na versão estudantil de 2021. Através do plano de execução BIM traçado obteve-se fluxogramas para coordenar os processos. Estes foram divididos em nível 1 e nível 2, sendo o nível 1 contendo um fluxograma do processo de planejamento de execução BIM com os usos BIM previstos e os entregáveis em cada uso. Dentro do nível 2, cada uso BIM foi explorado com os processos necessários para a execução – da modelagem de condições existentes e de registro, análise do sistema de construção, planejamento de manutenção, gestão de ativos e gerenciamento de espaços – evidenciando as informações de referência e como pode ser feito o intercâmbio de informações. Este plano foi aplicado no estudo de caso, resultando em um modelo de arquitetura, estrutura e instalações hidráulicas com a possibilidade de visualização da edificação em três dimensões permitindo uma identificação e compreensão mais rápida do edifício, além de possuir as informações associados aos elementos. Foram feitas análises de deslocamento do sistema estrutural submetido ao peso próprio. As instalações foram estimadas considerando a posição das peças de utilização e os diâmetros baseados nas normas atuais. O estado de conservação dos componentes foi baseado na metodologia “Grau de Deterioração da Estrutura” (GDE/UnB) (FONSECA, 2007), a qual faz uma análise dos níveis de deterioração na estrutura e informa propostas de intervenção. Verificou-se que as tabelas do Revit são uma boa forma de compilar as informações dos ativos de forma que estejam sempre vinculadas ao modelo BIM, o qual visa representar as condições atuais da edificação. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/e0eBTM6Flko
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography