Academic literature on the topic 'Brazil. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Brazil. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Brazil. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica"

1

Abicalil, Carlos Augusto. "Sistema Nacional de Educação Básica: nó da avaliação?" Educação & Sociedade 23, no. 80 (September 2002): 253–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302002008000013.

Full text
Abstract:
Partindo da consideração dos fundamentos e dos objetivos do Estado democrático de direito preconizado pela Constituição da República Federativa do Brasil, são abordados a perspectiva do direito à educação e os vínculos com os princípios e as finalidades da educação nacional. Ao destacar a marca histórica da descentralização da oferta da educação básica, expõe-se o paradoxo da concentração do poder formulador na esfera da União. A hipertrofia do INEP ¾ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e de seus instrumentos de avaliação, assim como os resultados do SAEB ¾ Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, com base na pesquisa "Retrato da Escola II", são sinteticamente analisados como Sistema nacional de educação básica ¾ nó da avaliação?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Angela Maria Ferreira da, Pedro Isaac Ximenes Lopes, and Alda Maria Duarte Araújo Castro. "AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: A CENTRALIDADE DOS TESTES EM LARGA ESCALA." HOLOS 7 (November 12, 2016): 388. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.4939.

Full text
Abstract:
A avaliação de políticas educacionais tem se ampliado a partir da adoção do modelo gerencial na gestão pública. Diante desse contexto, teve-se como objetivo analisar a construção dos sistemas de avaliação da educação no Brasil. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se da revisão de literatura e da pesquisa documental. O artigo está estruturado em dois momentos. No primeiro, investigou-se a construção do sistema de avaliação da educação básica e, no segundo momento, examinou-se a política de avaliação para a educação superior, com ênfase na graduação. Constatou-se, na educação básica, que tem ocorrido um processo de esvaziamento da autonomia escolar e das autoavaliações diante do destaque que as provas em larga escala estandardizadas têm assumido, especialmente através da Provinha Brasil, da Prova Brasil, da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Na educação superior, os testes aplicados aos alunos, desde o Exame Nacional de Cursos (ENC) ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), têm assumido centralidade na avaliação desse nível de ensino em detrimento da avaliação institucional mais ampla. Concluiu-se que é preciso desenvolver sistemas de avaliação que entendam a educação como um direito social e dever do Estado e que deem conta da globalidade, a partir de todos os múltiplos elementos que compõem as instituições. Ressaltou-se o papel da autoavaliação, com o intuito de conquistar a valorização da autonomia institucional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Maluf, Mônica Maia Bonel. "Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica no Brasil: análise e proposições." Estudos em Avaliação Educacional, no. 14 (December 30, 1996): 5. http://dx.doi.org/10.18222/eae01419962280.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">A importância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica no Brasil, sua abrangência e possibilidades de consolidação são alguns aspectos analisados pela autora, que, ao discutir a implementação e desenvolvimento do programa, identifica dificuldades e apresenta novas alternativas para o aprimoramento desse importante sistema de avaliação.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Quadros, Melissa Jasche, and Antonia Marilia Medeiros Nardes. "O estado e a avaliação: o nascimento da política publica em busca da equidade educacional." Geografia Ensino & Pesquisa 22 (July 24, 2018): 25. http://dx.doi.org/10.5902/2236499429368.

Full text
Abstract:
Nesta discussão o espaço das políticas públicas de planejamento destaca instrumentos regulatórios como foco das políticas estatais; sob a influência, primeiramente do liberalismo e, posteriormente, do neoliberalismo. Estados passaram a reformular seu sistema de plano econômico prevendo a alocação de recursos. Neste contexto, as avaliações institucionais são assumidas como estratégia de administrar o bem público, controlando resultados e transmitindo a imagem do Estado que se preocupa e respeita o cidadão. No Brasil, organiza-se o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb). Influenciado por este modelo, a Educação compôs seu quadro, o que suscita apontamentos de sequencia dentro de um modelo que segrega a escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Horta Neto, João Luiz. "Avaliação educacional no Brasil para além dos testes cognitivos." Revista de Educação PUC-Campinas 23, no. 1 (March 12, 2018): 37. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3990.

Full text
Abstract:
O texto, com base em revisão da bibliografia, analisa o movimento da avaliação educacional no Brasil e discute uma proposta de incluir no processo avaliativo outros aspectos que não somente os resultados dos testes. Inicialmente, destaca o movimento das políticas educacionais brasileiras em direção aos testes cognitivos, principal instrumento das avaliações educacionais produzidas pelos diferentes níveis de governo. Aborda os principais movimentos que permitiram o desenvolvimento da avaliação, tanto aqueles relativos à construção de seus instrumentos, como a discussão da legislação educacional. Também destaca os princípios basilares do Sistema de Avaliação da Educação Básica, e como esse instrumento foi-se modificando ao longo do tempo para permitir a criação de um indicador educacional como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e para a definição de metas por escolas. Por fim apresenta a proposta do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, proposto pelo Plano Nacional de Educação, que amplia a avaliação para outras dimensões, que não apenas os resultados nos testes, e cria um comitê de governança, trazendo outros atores, além do governo federal, para a discussão sobre os seus instrumentos e os usos de seus resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Melo, Eliane Pimentel Camillo Barra Nova de, and Paulo Gomes Lima. "O ESTADO BRASILEIRO E AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO." LAPLAGE EM REVISTA 2, no. 2 (June 28, 2016): 111. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201622150p.111-128.

Full text
Abstract:
Este texto visa analisar historicamente a trajetória do sistema de avaliação da Educação Básica da década 1980 até a implantação da ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização). Verifica-se que no Brasil houve três gerações de avaliações, no entanto, a educação padece dos mesmos problemas dos países que não investiram em avaliações. Fica evidente a influência externa no sistema de avaliação por meio de acordos entre as instituições brasileiras e internacionais. Verifica-se que houve grandes investimentos no sistema de avaliação, mas pouco ou quase nada se muda na educação brasileira. O resultado mais direto deste sistema de avaliação foi a política de responsabilização dos profissionais da educação pelo mau desempenho dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Coelho, Maria Inês de Matos. "Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 16, no. 59 (June 2008): 229–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362008000200005.

Full text
Abstract:
O artigo analisa como a avaliação nacional da educação escolar básica insere-se historicamente na administração do sistema educacional brasileiro, de modo articulado à construção científica dos fatores de qualidade, eficiência, eqüidade e produtividade. Considera a trajetória ao longo de vinte anos que constituiu o Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb, estabelecido desde a segunda metade dos anos 90. Usando as revisões bibliográficas e os estudos do estado da arte na área temática, a pesquisa analisa os enfoques e aperfeiçoamentos do Saeb. Argumentamos que essa política de avaliação foi desenvolvida como uma parte de uma nova política de regulação e de administração competitiva no contexto do Estado Avaliador. Finalmente, propomos questões para a reflexão sobre condições ou possibilidades de mudança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa, Sandra Zákia. "Avaliação da Educação Infantil: questões controversas e suas implicações educacionais e sociais." Revista de Educação PUC-Campinas 23, no. 1 (March 12, 2018): 65. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3958.

Full text
Abstract:
O texto apresenta e discute proposições e iniciativas de avaliação da Educação Infantil que se fazem presentes no debate nacional, difundidas por gestores públicos, trabalhadores, estudiosos e pesquisadores da área. São encaminhamentos que expressam controvérsias sobre como a avaliação pode induzir a melhoria da qualidade da Educação Infantil e que, no limite, representam projetos educacionais e sociais distintos. As evidências que apoiam as considerações sobre possíveis caminhos a serem trilhados pela avaliação têm como fontes documentos produzidos por órgãos governamentais e não governamentais. Antecedendo a essas considerações, são sucintamente mencionados dados que permitem aferir a realidade da Educação Infantil no Brasil e que necessariamente devem ser tomados em conta ao se escolher qual trilha será adotada para a sua avaliação. Os elementos debatidos no texto propiciam subsídios para apontar distintas perspectivas no que concerne à incorporação da educação infantil no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, como prevê o Plano Nacional de Educação 2014–2024.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Horta Neto, João Luiz. "Os desafios da utilização dos resultados de avaliações nacionais para o Desenvolvimento de políticas educacionais por um governo subnacional no Brasil." Revista Iberoamericana de Educación 53 (May 1, 2010): 65–82. http://dx.doi.org/10.35362/rie530557.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho foi pesquisar como os governos subnacionais estariam utilizando os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, avaliação externa da educação produzida pelo governo federal no Brasil. Para tanto, escolheu-se o governo do Distrito Federal, onde se localiza Brasília, capital do Brasil, e dentro dele a Secretaria de Educação, gestora de toda a educação básica. Os resultados indicaram que os gestores dessa secretaria defendem a importância de uma avaliação nacional como a do Saeb. Paradoxalmente, os dados gerados pelo Saeb não são utilizados na formulação de suas políticas, e isso parece ter uma íntima relação com as dificuldades de se compreender os resultados produzidos pela avaliação, assim como com as práticas de gestão desses gestores que estão focadas em aspectos meramente operativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mello, Pâmela Moreira de, Taís Steffenello Ghisleni, and Elsbeth Léia Spode Becker. "Rio Grande do Sul e dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Prova Brasil." Research, Society and Development 9, no. 1 (January 1, 2020): e194911750. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1750.

Full text
Abstract:
O objetivo geral do artigo é apresentar os dados socioeconômicos dos alunos respondentes da Prova Brasil de 2015 do 5º ano do Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos são ilustrar os dados por meio de gráficos e analisar a influência das condições socioeconômicas nos hábitos de leitura dos estudantes. A metodologia é quanti/qualitativa e a fonte de dados é o questionário contextual do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB-2015), do 5º ano das escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados da Plataforma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Constatou-se, a partir dos dados socioculturais, que a etnia predominante no Estado é a branca com 48% (27.841) dos estudantes, decorrente do processo imigratório europeu. E, entre os dados socioeconômicos quantificados destaca-se que, a maior parte das famílias conseguem obter utensílios básicos, no entanto, há restrições na aquisição. Por fim, inferiu-se que a influência da família e da qualidade de vida familiar cria perspectivas e disso decorrem o desenvolvimento da linguagem e o raciocínio lógico- matemática que são instigados nas crianças a partir de motivações lúdicas e práticas que iniciam no ambiente familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Brazil. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica"

1

Santos, Regina Lúcia Lourido dos. "Sistema nacional de avaliação da educação básica: situando olhares e construindo perspectivas." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9975.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T14:31:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Regina L L Santos.pdf: 1032917 bytes, checksum: a67abef769af21d4155b1741fc8a404a (MD5) Previous issue date: 2007-05-16
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The present paper aims to analyze critically the different documental sources that refer to SAEB Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica ( National System for Evaluation of Basic Education). It tries to question and makes suggestions that contribute to the building of an alternative educational evaluation policy which opposes SAEB, taking into account its limitations to show the quality of Basic Education in Brazil. A qualitative theoretical documental survey was done. Discourse analysis elements were used based on fundamental data sources such as: official documents, educational articles in Journals, newspapers articles. Our analysis was based on some contributions of theoreticians who have a critical stand. This paper highlights that SAEB s policy represents a step back concerning the theoretical advance in the field of educational evaluation, which is worrying if its influence on evaluative policy of States and Municipals is taken into account. This paper detected that there are questionings and even some suggestions to SAEB. This paper evidenced that the logic of the examination gets stronger day by day which requires a reflection-action of the subjects that were committed to a perspective of evaluation that considered the complexity of the educative process
O presente estudo tem como objetivo básico a análise crítica de diferentes fontes documentais que tratam do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) buscando questionamentos e proposições que contribuam para a construção de uma política de avaliação educacional alternativa, que se contraponha ao referido sistema, considerando suas limitações para retratar a qualidade da Educação Básica no Brasil. Realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter teórico, documental, usando elementos da análise do discurso e que teve como fontes fundamentais de dados documentos oficiais, artigos em periódicos educacionais e artigos de jornais. Buscamos a contribuição de teóricos de linha crítica para fundamentar nossa análise. Evidenciamos que uma política como o SAEB representa um atraso em relação ao avanço teórico no campo da avaliação educacional, o que é preocupante considerando sua influência nas políticas avaliativas de estados e municípios. Verificamos que existem questionamentos e algumas proposições ao referido sistema. Constatamos que a lógica do exame se fortalece a cada dia, demandando a reflexão-ação de sujeitos que se comprometam com uma perspectiva de avaliação que considere a complexidade do processo educativo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Claudia Heloisa Schmeiske da. "Leitura na escola : as contribuições da coordenação pedagógica na formação de leitores competentes." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/19199.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Submitted by Ana Carolina Ferreira Saraiva (anacarolsaraiva11@hotmail.com) on 2016-01-20T11:56:43Z No. of bitstreams: 1 2013_ClaudiaHeloisaSchmeiskeDaSilva.pdf: 5005748 bytes, checksum: 58dddc5aeaf13875c2e5587aed3621da (MD5)
Approved for entry into archive by Patrícia Nunes da Silva(patricia@bce.unb.br) on 2016-01-20T15:02:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_ClaudiaHeloisaSchmeiskeDaSilva.pdf: 5005748 bytes, checksum: 58dddc5aeaf13875c2e5587aed3621da (MD5)
Made available in DSpace on 2016-01-20T15:02:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_ClaudiaHeloisaSchmeiskeDaSilva.pdf: 5005748 bytes, checksum: 58dddc5aeaf13875c2e5587aed3621da (MD5)
O objetivo desta pesquisa de cunho etnográfico foi analisar em que medida a escola está utilizando os indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB - Prova Brasil 2005, 2007 e 2009, Língua Portuguesa 5º ano, para melhorar o ensino de leitura na escola. Para isso, no referencial teórico, apresentaram-se um breve Histórico da Avaliação Educacional no Brasil; uma reflexão acerca da avaliação Internacional no país; uma apresentação e reflexão sobre as bases teórico-metodológicas do – SAEB e da Prova Brasil. Expuseram-se concepções de letramento e de leitura em várias perspectivas desenvolvidas por estudiosos do assunto e a concepção de leitura subjacente à Prova Brasil, bem como reflexões sobre a compreensão leitora. Ademais, apresentaram-se também questão histórico-político-social da coordenação pedagógica no Brasil e a questão da formação continuada de professor no espaço da coordenação pedagógica. Essas bases teóricas edificaram as análises dos resultados desta investigação que se tencionou à verificação do uso dos indicadores de desempenho e rendimento escolar nas reuniões de coordenação pedagógica coletiva. Para isso, foram feitas observações nessas reuniões, com professores e a equipe gestora em uma escola pública de Ensino Fundamental de Brasília-DF. Nesses encontros, verificou-se sobre a utilização dos boletins da Prova Brasil e os indicadores do Ideb para a discussão dos resultados e a proposição de mudança para melhoria no ensino de leitura na escola, e reflexões acerca da formação continuada dos professores no espaço da coordenação. Além das observações, foram analisados os boletins de desempenho da Prova Brasil e dos rendimentos do Ideb; investigou-se o projeto político-pedagógico da escola no que diz respeito ao ensino de leitura; entrevistou-se a diretora para verificar a sua concepção de avaliação externa e a sua concepção de leitura. Finalmente foram discutidos os resultados desta pesquisa etnográfica, estabelecendo-se a relação com a asserção geral e as subasserções desta investigação destacando a importância da coordenação pedagógica na formação de leitores competentes. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this ethnographic research is to analyze the extent to which the school is using the indicators of the National System for Evaluation of Basic Education – SAEB – Prova Brasil (Brazil Test) 2005, 2007 and 2009, Portuguese Language 5th grade, to improve the teaching reading at school. Thereunto, in the theoretical framework, a brief history of Brazil's education evaluation, a reflection about international evaluation in our country and a discussion about theoretical and methodological bases of SAEB and Prova Brasil were presented. Concepts of literacy and reading in many perspectives developed by scholars of the subject and the concept of reading underlying Prova Brasil, as well as reflections about reading comprehension were exposed. Moreover, the historical-political-social issue from pedagogical coordination in Brazil and the issue of continuing education for teachers within the educational coordination were presented. These theoretical bases built the results of this research which is intended to verify the use of performance indicators and academic performance in the collective pedagogical coordination meetings. Therefore, observations were made at these meetings, with teachers and the management team, in a public elementary school of Brasília-DF. In these meetings, it was verified the use of Prova Brasil reports and Brazilian Basic Education Development Index - IDEB - indicators for discussing the results and proposing changes to improve the teaching of reading at school. In addition to the observations, Prova Brasil performance reports and IDEB performance were analyzed; the political-pedagogical project of the school, with regard to the teaching of reading, was investigated; the principal was interviewed in order to verify her concept of external evaluation and her concept of reading. Finally the results of this ethnographic research are discussed, establishing the relationship with the general assertion and the specific assertions in this investigation. ___________________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
L‘objetif de cette recherche de mentions ethnografique est analyser mesure l‘école utilize les indicateurs de le systéme national de l‘évaluation de l‘éducation de Base SAEB- Évaluation Brésil dans lesans 2005, 2007 et 2009, de la langue portugaise du 5°cinquiémeannée, pour améliorer l‘enseignement de La lecture dans l‘école. Pour cette raison em la référence théorique, il est presente ici, um bref historique de l‘évaluation de l‘éducationau Brésil; et une refléxion á propos de l‘évaluation étranger dans le pays. Une présentation á propôs de les Bases théorique-méthodologique du SAEB, et de La Évaluation Brésililé tait exposé conceptions de l‘alphabétization et de La lecture en diferente avis développé pour lês chercheurs de cette théme et lacon ception derriére á Évaluation Brésil, bien comme dês refléxions sur de la compréhension em lecture. De plus, Il était presente des questions historique-politique-sociale de la pédagogique coordination au Brésil et la question de L\la continue enseignant formation de dans le lieu de la coordination pédagogique. Ces bases théorique sá souteni l‘analyses des résultats de cette investigation que avaitl‘intention á vérifier l‘utilisation d‘indicateurs de la performance et leren de ments colaire de dans réunion save cen seignants et l‘équipe de direction dans une école publique de l‘enseignement elémentaire á Brasília, DF. Dans cette réunion sil était constaté de lasur l‘utilisation de bulletins de La Brésil Évaluation et Les indicateurs Du Ideb, pour La discussion de résultats et La proposition de change ment pour améliorer dans l‘enseignement de La lecture á l‘école. Etré flexions surla continue formation dês enseignants dans Le lieu de La coordination. D‘ail leurs les observations, Il était fait des analyses Du bulletins de La Brésil Évaluation et les résultats Du Ideb; Il ya été examine le projet politique-pédagogique de l‘école á propos de l‘enseignement de la lecuture; Il ya avait une entrevue avec le directeur pour vérifier votre conception d‘évaluation exterieur e votre conception de la lecture. Enfin, sonta bordées les résultats de cette recherche ethnografique, eta blissentla relation avec la proposition générale et sub-propositions de cette enquête.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Castro, Elianice Silva. "Estudo do resultado na Prova Brasil de 2011 das escolas com estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/15890.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2014.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2014-07-10T13:18:25Z No. of bitstreams: 1 2014_ElianiceSilvaCastro.pdf: 1403442 bytes, checksum: 758349c1c1d33f2711d483722b62be00 (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2014-07-11T11:58:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_ElianiceSilvaCastro.pdf: 1403442 bytes, checksum: 758349c1c1d33f2711d483722b62be00 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-07-11T11:58:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_ElianiceSilvaCastro.pdf: 1403442 bytes, checksum: 758349c1c1d33f2711d483722b62be00 (MD5)
O presente estudo visa aprofundar o entendimento das variáveis que influenciam no desempenho escolar na Prova Brasil. Em particular, o trabalho foca as escolas que vêm recebendo alunos provenientes de famílias que têm o benefício do Programa Bolsa Família (PBF). A análise é feita dividindo-se as escolas nos seguintes grupos: o grupo 1 é composto de escolas que atendem até 80% de alunos PBF; o grupo 2, de escolas que atendem de 50% até 80%; o grupo 3, de escolas com 20% até 50%; e o grupo 4, de escolas que atendem até 20%. As análises são realizadas por meio da Modelagem por Equações Estruturais (SEM), tendo em vista evidenciar o impacto do fator extraescolar, nível socioeconômico médio da escola e vários fatores intraescolares (infraestrutura escolar, porte da escola, formação e tempo de docência dos professores) sobre o desempenho em Língua Portuguesa do 9.º ano das escolas de ensino fundamental que atendem estudantes beneficiários do PBF. O modelo teórico definido se ajustou para os quatro grupos de escolas e as variáveis apresentaram resultados diferenciados para cada um dos grupos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to deepen the understanding of the variables that influence school performance in Prova Brasil. In particular, the work focuses on schools receiving students who come from families that have the Bolsa Família Program (BFP) the benefits. The analysis is performed by dividing the schools into the following groups: group 1 consists of schools serving students up to 80% of PBF, group 2, schools serving 50 % to 80 %, Group 3 schools with 20 % to 50 %, and group 4 schools serving up to 20 %. The analyzes are performed by means of Structural Equation Modeling (SEM) in order to highlight the impact of extraescolastics factors, average socioeconomic level of the school and several intraescolastics factors (school infrastructure, school size, training and teaching time of teachers) on the Portuguese Language performance of the 9° grade of elementary schools that serve students BFP beneficiaries. The theoretical model is defined to set the four groups of schools and presented different variables for each of the group results.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Caprara, Bernardo Mattes. "A influência do capital cultural no desempenho estudantil : reflexões a partir do SAEB 2003." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2013. http://hdl.handle.net/10183/78192.

Full text
Abstract:
A presente dissertação de mestrado verificou empiricamente a influência de um conjunto de elementos nos resultados dos 52.434 educandos do terceiro ano do ensino médio nacional, obtidos através do SAEB 2003. Os objetivos perpassaram a mensuração do peso do capital cultural dos estudantes nos seus desempenhos, levando em consideração uma gama de outros aspectos. A hipótese central trabalhou com as pesquisas e teorias de Pierre Bourdieu, à medida que percebeu no capital cultural das famílias e dos discentes um impacto decisivo nos seus sucessos ou fracassos no campo escolar. O uso da metodologia quantitativa sustentou a consecução deste trabalho. Por intermédio das análises estatísticas multivariadas, os achados sociológicos demonstraram que os elementos culturais estiveram sempre entre os mais relevantes frente às demais variáveis. Sendo assim, embora as perspectivas que enumeram diversos fatores capazes de impactar nos êxitos ou fracassos escolares contenham sua inquestionável importância, concluiu-se que o contato ou a posse com um conjunto de recursos mobilizáveis associados ao arbitrário cultural dominante no seio familiar ainda representam uma promissora via de explicação.
This dissertation empirically verified the influence of a set of elements on the academic performance of 52,434 students of the third year of high school national, obtained through SAEB 2003. Its central hypothesis worked with the research and theories of Pierre Bourdieu, as we saw in the cultural capital of families and students has decisive impact on their successes or failures in the school field. Through multivariate statistical analysis, sociological findings demonstrate the cultural elements as the most important in relation to other variables. Although the prospects which listed several factors that can impact the successes or failures at school contain its unquestionable importance, it was concluded that the contact or possession of cultural capital represent a promising explanation way.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Almeida, Samantha Nunes de Oliveira. "Análise da relação entre a avaliação da aprendizagem e a Prova Brasil no 5º ano do ensino fundamental da educação municipal de São Domingos-BA a partir do conceito de competência." Faculdade de Educação, 2013. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18047.

Full text
Abstract:
Submitted by Samantha Almeida (sa.ufba@gmail.com) on 2015-08-14T18:41:57Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Samantha Nunes de Oliveira Almeida.pdf: 2241680 bytes, checksum: cc5bc7e4d8154005cb3308126579cb17 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2015-08-28T17:32:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Samantha Nunes de Oliveira Almeida.pdf: 2241680 bytes, checksum: cc5bc7e4d8154005cb3308126579cb17 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-08-28T17:32:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Samantha Nunes de Oliveira Almeida.pdf: 2241680 bytes, checksum: cc5bc7e4d8154005cb3308126579cb17 (MD5)
Entendendo que a avaliação da aprendizagem, enquanto prática pedagógica, deve ter como principal objetivo a garantia da aprendizagem do aluno, a partir da análise dos resultados e da tomada de decisões coerentes com cada realidade percebida, não devendo se limitar ao treinamento de alunos para a realização de avaliações nacionais em larga escala, este trabalho tem por objetivo identificar e analisar a relação entre a avaliação da aprendizagem realizada em sala de aula por professores do 5° ano do Ensino Fundamental e os testes aplicados pela Prova Brasil nesta mesma etapa escolar. A partir da escolha do estudo de caso enquanto método de pesquisa, o município baiano de São Domingos foi escolhido para a realização da pesquisa devido à disponibilidade, ao interesse e aos indicadores educacionais nacionais do mesmo. Para a realização da pesquisa, contou-se com a realização de entrevistas, análise de documentos escolares e análise das matrizes de referência da Prova Brasil. Como principais resultados da pesquisa, foi percebido que os participantes da mesma não possuem um conceito unificado e bem definido acerca do tema competência. Foi percebido também que há ações e orientações da Secretaria Municipal de Educação para auxiliar o trabalho em sala de aula com base nas competências e que tais ações e orientações sofrem influência direta da Prova Brasil, a partir do momento em que esta avaliação em larga escala se propõem a avaliar competências e há o interesse em alcançar melhores índices nacionais de educação. Paralelo a tal interesse, há uma preocupação com a aprendizagem dos alunos, embora sejam tomadas algumas medidas equivocadas em relação à avaliação da aprendizagem. Especificamente em relação a este processo educacional, a pesquisa evidenciou que a avaliação da aprendizagem ainda é encarada como um final de processo, sendo utilizada com maior frequência a prova como instrumento avaliativo e em momentos pontuais. A pesquisa foi concluída tendo em vista que o modelo de prova adotado pelo professor em sala de aula não é o mesmo dos testes utilizados pela Prova Brasil e que as provas possuem algumas de suas questões pautadas em competências avaliadas em larga escala, sendo a maioria dos itens de provas ainda centrada na avaliação mecânica e descontextualizada de conteúdos programáticos. Com isso, ficou evidenciado que a relação entre a avaliação da aprendizagem realizada em sala de aula e a Prova Brasil está baseada, em grande medida, nos conteúdos programáticos que dão suporte às competências abordadas por esta avaliação em larga escala e não na avaliação de competências ou no modelo de instrumento avaliativo adotado.
ABSTRACT Understanding that the learning assessment, while pedagogical practice, must have as main objective the assurance of the student’s learning, from the analysis of the results and decisions making coherent with each perceived reality, in which it should not be limited to the students’ training for the large-scale accomplishment of national assessments, this work aims to identify and analyze the relationship between the learning assessment performed in the classroom by teachers of the fifth grade of Elementary School and the Prova Brasil. From the choice of a case study, as a research method, it was chosen the city of São Domingos, a city from Bahia, for the achievement of the research due to the availability, interest and its national educational indexes. For the accomplishment of this research, interviews, analysis of school documents and analysis of the reference matrixes of Prova Brasil were made. As main results of the research, it was realized that the participants do not have a unified and well defined concept of the theme of competence. Also, it was realized that there are some actions and guidelines of the Municipal Department of Education to help the work in the classroom based in the competences and such actions and guidelines are under the direct influence of Prova Brasil, from the moment in which this large-scale assessment proposes to assess competences and also because there is an interest to achieve better national indexes of education. Besides such interest, there is a concern with the students’ learning, even though some misleading actions are taken in relation to the learning assessment. Specifically in relation to this educational process, the research highlighted that the learning assessment is still faced as a final of a process, in which the exam is being used frequently as an evaluation instrument and in a punctual moment. The research was concluded having in mind that the model of exam adopted by the teacher in the classroom is not the same from the tests used by the Prova Brasil and that exams have some of its questions guided in competences assessed in large-scale, in which the majority of the exams’ items are still centered in the mechanical assessment and not contextualized from the syllabus. Therefore, it was highlighted that the relationship between the learning assessment accomplished in the classroom and in the Prova Brasil is based, largely, in the syllabus that give a support to the competences approached by this assessment in large-scale and not in the assessment of competences or in the model of the evaluation instrument adopted.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Condé, Frederico Neves. "Relação entre características do teste educacional e estimativa de habilidade do estudante." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/1578.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2008.
Submitted by Tania Milca Carvalho Malheiros (tania@bce.unb.br) on 2009-08-12T14:46:16Z No. of bitstreams: 1 2008_FredericoNevesConde.pdf: 1651262 bytes, checksum: 3a1e79d159bbfba177b129becef5eda2 (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2009-08-12T16:03:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_FredericoNevesConde.pdf: 1651262 bytes, checksum: 3a1e79d159bbfba177b129becef5eda2 (MD5)
Made available in DSpace on 2009-08-12T16:03:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_FredericoNevesConde.pdf: 1651262 bytes, checksum: 3a1e79d159bbfba177b129becef5eda2 (MD5) Previous issue date: 2008-10
O presente estudo teve como objetivo verificar a relação de características de testes educacionais de matemática e a validade e a fidedignidade das habilidades de estudantes estimadas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Estudos prévios mostraram que dois testes de matemática aplicados em 2005 a estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental, a ANEB, contendo 155 itens, e a Prova Brasil, contendo 81 itens, apresentaram resultados de estimativas de habilidade diferentes para grupos com características semelhantes. Esses resultados não foram os esperados, já que a TRI, teoricamente, permite a estimação das habilidades dos estudantes independentemente das características do teste, uma vez que seus pressupostos são atendidos. O grau de cobertura da matriz de referência e os parâmetros psicométricos dos testes foram analisados para subsidiar a composição de testes simulados. Utilizando o teste ANEB como referência, quatro testes (formas A, B, C e D) foram simulados com diferentes números de itens (104 e 81) itens, a partir da variação de seu grau de dificuldade e de discriminação. As estimativas de habilidade dos estudantes foram comparadas entre os testes originais ANEB e Prova Brasil e entre os quatro testes simulados. Evidências de validade e de fidedignidade foram investigadas. Resultados revelaram que estudantes que responderam à Prova Brasil obtiveram estimativas de habilidade maiores em 0,2 desvios-padrão que estudantes que responderam ao teste ANEB. Essa diferença, significativa ao nível de 5%, não pode ser explicada em função de baixo grau de validade de um dos testes, já que foram encontradas evidências de bom grau de validade para ambos os testes quanto às características: grau de cobertura da matriz de referência, elaboração e revisão de itens, análise pedagógica e análise de Funcionamento Diferencial do Item. Os resultados de análise unidimensionalidade podiam ter sido utilizados para decidir quais itens seriam considerados para estimar as habilidades dos estudantes e serviriam como uma evidência adicional de validade. A comparação ente quatro testes simulados e os testes originais indicaram que o número de itens dos testes respondidos pelos estudantes, a qualidade discriminativa dos itens e a relação do parâmetro b com o parâmetro de habilidade são acompanhados de um aumento da fidedignidade dos testes. Os resultados da investigação sugerem que as diferenças observadas quanto às estimativas de habilidade entre ANEB e Prova Brasil estão associadas ao pequeno número de itens discriminativos para estudantes com estimativas baixas e médias. Com base nos resultados do estudo, recomenda-se a inclusão, nos testes de matemática, 8ª série, de um número maior de itens discriminativos para as faixas baixa e média de habilidades estimadas. Os resultados podem auxiliar o xii Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) na composição de testes para os próximos processos avaliativos. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The main purpose of this investigation was to verify the relation between psychometric properties of educational tests assessing Mathematics and the validity and reliability of the estimated proficiencies of students using Item Response Theory (IRT). Earlier studies showed that two equalized Mathematics tests applied in 2005 to students attending the 8th grade of basic education, one containing 155 items (ANEB), and the other containing 81 items (Prova Brasil) presented different outcomes for the estimated proficiencies of groups of students with similar characteristics. These results were not expected considering the fact that IRT theoretically permits the estimation of students’ proficiency independent of the characteristics of a test, once the assumptions underlying the IRT model are satisfied. The degree of coverage of the reference matrices and the psychometric parameters of the two Mathematics tests were analyzed in order to obtain a basis for the creation of simulated test forms. Taking the ANEB test as point of reference, four tests (forms A, B, C, and D) were simulated with different number of items (104 or 81) and displaying varying degrees of difficulty and discrimination. Estimated students´ proficiencies were compared among the original ANEB and Prova Brasil tests and among the four simulated test forms. Also indications of validity and reliability were compared. Results from this comparison revealed that students who took the Prova Brasil received a higher estimated proficiency than the students who took the ANEB test. The difference amounted to .2 standard deviations and was significant at the 5% level. This observed difference can´t be explained by poor validity of one of the measuring instruments because both tests present evidence of good validity based on the following characteristics: degree of coverage of the reference matrices, elaboration and revision of the items, pedagogical analysis and analysis of Differential Item Functioning. Results of the unidimensionality analysis can be used to decide which items should be included to esteem the proficiency of the students, and serve as an additional indication of the validity of the tests. Comparing the four simulated test and the original tests indicated that the number of items answered by the students, the discrimination quality of the items and the relation of the b parameter with the estimated proficiency are accompanied by an increase of the reliability of the tests. The results of this investigation suggest that the observed difference in the estimation of students’ proficiency of the ANEB and Prova Brasil test is related to the low number of highly discriminating xiv items for students with low and medium proficiences. Based on the results of this study it is recommended to include in tests assessing Mathematics for 8th grade students of basic education a greater number of good discriminating items for the low and medium proficiences in Mathematics. The results of this study can assist INEP, the National Institute for Educational Research of Brazil, in the composition and elaboration process of future tests.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Caprara, Bernardo Mattes. "Classes sociais e desempenho educacional no Brasil." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/172397.

Full text
Abstract:
La présente thèse de doctorat analyse les rapports entre les classes sociales et l'éducation de base formelle au Brésil. Afin d'examiner les effets de la classe sociale dans les résultats scolaires des jeunes Brésiliens, nous avons opté pour une méthodologie quantitative, en utilisant la base de données d'évaluation du système d'éducation de base (SAEB), tenue en 2013. Le Saeb évalue les compétences des élèves en les mathématiques et les Portugais, tous les deux ans, en plus de produire des questionnaires contextuels sur les conditions de vie des étudiants, sur les conditions de scolarisation et le travail des enseignants. Les statistiques descriptives utilisées, l'analyse de la correspondance, l'analyse de la variance (ANOVA) et la régression linéaire multiple, ce dernier étant l'axe majeur de ces analyses avec les modèles de tout le Brésil et pour chaque région spécifique. A titre d'hypothèse, nous considérons que la reproduction des inégalités de classe sociale passe par l'éducation formelle, dans la mesure où la classe sociale influe sur la performance scolaire. En sociologie, les classes sociales peuvent être définis et étudiés de différentes manières. En général, il s´agit d´une catégorie utilisée pour décrire des groupes sociaux avec une contribution similaire des ressources économiques, que ce soit dans le domaine des revenus, la consommation ou la position dans les rapports de matériel de production (Suite)Ces perspectives économiques est poursuivie par d'autres interprétations. les classes sociales peuvent être considérés aussi comme des positions relatives dans l'espace social, marqué par la possession de différents types de capitaux, dont la médiation avec les pratiques et les modes de la vie culturelle réside dans des dispositions intégrées depuis l'enfance. Ainsi, opérationnaliser le concept de classe de deux façons: d'abord, de la construction des strates de bureaux de biens de consommation, une approche économique, le classement des couches de la plus haute (“A”) aux plus vulnérables (“D/E”); puis on sélectionne des différents indicateurs de possession du capital économique et le capital culturel, les deux principaux capitaux dans les sociétés modernes, selon la théorie de Pierre Bourdieu. Les résultats empiriques ont montré la persistance des effets de la classe sociale dans l'élaboration de la performance scolaire, bien que coexistant avec les effets des variables de scolarité, carrière individuelle et caractère éducatif. Enfin, nous réfléchissons sur les possibilités théoriques de la recherche pour comprendre comment l'école fonctionne entre la reproduction des inégalités de classe et de la production culturelle ou la transmission des connaissances.
A presente tese de doutorado analisa as relações entre as classes sociais e a educação formal básica no Brasil. Com o objetivo de examinar os efeitos da classe social no desempenho educacional dos jovens brasileiros, optamos pela metodologia quantitativa, através da base de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado em 2013. O Saeb avalia as proficiências dos estudantes em Matemática e Língua Portuguesa, de dois em dois anos, além de produzir questionários contextuais sobre as condições de vida dos alunos, sobre as condições da escolarização e de trabalho dos professores. Utilizamos a estatística descritiva, a análise de correspondência, a análise de variância (ANOVA) e a regressão linear múltipla, sendo essa última o eixo principal das análises, com modelos para todo o Brasil e para cada região específica. Como hipótese, consideramos que a reprodução das desigualdades de classe passa pela educação formal, na medida em que a classe social afeta o desempenho escolar. Na Sociologia, classes sociais podem ser definidas e pesquisadas de diferentes maneiras. Em linhas gerais, trata-se de uma categoria empregada para designar grupos sociais dotados de um aporte semelhante de recursos econômicos, seja na esfera da renda, do consumo ou da posição nas relações de produção material Essa perspectiva econômica é perseguida por interpretações alternativas. Classes sociais podem ser pensadas, também, enquanto posições relativas no espaço social, marcadas pela posse de diferentes tipos de capital, cuja mediação com as práticas culturais e os estilos de vida reside em disposições incorporadas desde a infância. Dessa forma, operacionalizamos o conceito de classe de duas maneiras distintas: primeiro, a partir da construção de estratos de posse de bens de consumo, numa abordagem econômica, hierarquizando os estratos do mais alto (“A”) ao mais vulnerável (“D/E”); depois, selecionamos diferentes indicadores da posse de capital econômico e de capital cultural, os dois principais capitais nas sociedades modernas, conforme a teoria de Pierre Bourdieu. Os resultados empíricos demonstraram a persistência dos efeitos da classe social na conformação dos rendimentos acadêmicos, ainda que coexistindo com os impactos das variáveis de escolarização, de trajetória individual e de caráter pedagógico. Por fim, refletimos sobre as possibilidades teóricas na busca por compreender como a escola atua entre a reprodução das desigualdades de classe e a produção cultural ou a transmissão de saberes.
The present doctoral thesis analyzes the relations between social classes and formal basic education in Brazil. In order to examine the effects of social class on the educational performance of young Brazilians, we opted for the quantitative methodology through the database of the Basic Education Assessment System (Saeb), carried out in 2013. Saeb assesses the students' proficiency in Mathematics and Portuguese Language every two years, and also produces contextual questionnaires about their living conditions, besides the conditions of schooling and teachers' work. We used descriptive statistics, correspondence analysis, analysis of variance (ANOVA) and multiple linear regression, which is the main axis of the analysis, bringing models for the whole country and for each specific region. As a hypothesis, we consider that the reproduction of class inequalities reaches the formal education, as the social class affects school performance. In Sociology, social classes can be defined and researched in different ways. In general terms, it is a category used to designate social groups endowed with a similar provision of economic resources, either in the sphere of income, consumption or position in the relations of material production. The economic perspective is pursued by alternative interpretations Social classes can also be thought of as relative positions in social space, marked by the possession of different types of capital, whose mediation with cultural practices and lifestyles resides in dispositions embodied since childhood. Thus, we operationalize the concept of class in two different ways: first, from the construction of strata of consumer goods, in an economic approach, hierarchizing the strata from the highest ("A") to the most vulnerable ("D/E"); we then selected different indicators of the possession of economic capital and cultural capital, the two main capitals in modern societies, according to Pierre Bourdieu's theory. The empirical results showed the persistence of the social class's effects on the conformation of academic performance, although it coexists with the impacts of variables of schooling, individual pathway and pedagogical character. Finally, we reflect on the theoretical possibilities in the search for understanding how the school acts in a space between the reproduction of class inequalities and cultural production or knowledge transmission.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ussan, Jorge Lisandro Maia. "Avaliação do SAEB-1997 : infra-estrutura e variáveis organizacionais." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2000. http://hdl.handle.net/10183/9014.

Full text
Abstract:
A educação no Brasil tem se direcionado, nos últimos anos, a universalzação do ensino básico.Porém esta expansão quantitativa do sistema educacional não teve como contrapartida mudanças qualitativas. Neste contexto, surge a necessidade de avaliar a qualidade dos resultados da Educação Básica nacional. Para isso foi criado Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Atualmente o SAEB procura avaliar o desempenho escolar dos alunos, a competência docente e características da gestão escolar através de uma amostra nacional de alunos, escolas, diretores e professores. Nesse sentido, o SAEB parte da hipótese de que o desempenho dos estudantes é a medida da qualidade do sistema escolar. Este trabalho identifica, dentro das variáveis pesquisadas pelo SAEB, aquelas que se relacionam com o desempenho dos estudantes. Tratando-se de uma pesquisa avaliativa, buscou-se identificar estatisticamente a relação de variáveis referentes a infra-estrutura das escolas e aos professores sobre o desempenho dos estudantes. Conclui-se que poucas das variáveis pesquisadas relacionam-se com o desempenho dos alunos. Na prática, o desempenho dos alunos é influenciado por outros fatores. Assim que o indicador de qualidade do ensino utilizado pelo SAEB, no que tange às características de infra-estrutura e variáveis organizacionais, é pouco eficaz para cumprir seus objetivos.
The education in Brazil goes, in the last years, to the universalization of the basic education. However this quantitative expansion of the educacional system did not have, as compensation, qualitativa changes. In this context, appears the necessity to evaluate the results of the national Basic Education. For this, has been created the Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Today the SAEB seeks to evaluate the academic performance of the students, the competence of the teaching staff and characteristics of the school manegement through a national sample of students, schools, principais and teachers. In this sense, the SAEB starts of the hipothesis that the student's performance is a measure of the school system's quality. This work identifies, in the variables researched by SAEB, those which have a relationship with the sudents performance. Being a avaliative research, we search for statisticaly identifying the relationship between the scholl infraestructure and teacher's characteristcs and the student 's performance. The conclusion is that few of the researched variables have a relationship with the student 's performance. In practice, the student's performance is influenced by other factors. Therefore the quality indicator used by SAEB may be not the more effective to fulfil its objectives.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sousa, Maria do Carmo. "O Sistema SAEB e as relações de poder." Pós-Graduação em Letras, 2012. https://ri.ufs.br/handle/riufs/5776.

Full text
Abstract:
The State believes that education is essential to building a company dedicated to ethical values essential to the construction of citizenship and social justice. It is understood that a society whose guiding principles do not lead to these values hardly evolve fully. It is known that in a globalized world, fully aligned to the interests of capitalism, nations need to demonstrate the effectiveness of their education systems for the production chain. A country, where education does not correspond to the interests of the multilateral organizations and the World Bank is struggling to subsidize it. Hence the main reason that the federal government to initiate education policies aimed at "improving" the quality of teaching. These are actions to bring about change in Brazilian education. It is understood that the PCNs, Evaluation System (SAEB) represent important actions of the government, directly linked to the quality of education. SAEB defines the quality of Brazilian education is good or bad. It happens that the discourse underlying its materiality linguistic forms an order of meaning totally contrary to what is proposed. The speech is a basic element in the maintenance of power relations. The hypothesis is that by SAEB, the State, to respond to the interests described herein creates a control mechanism, which confirms the relationship of inequality and subordination. It aims to show that SAEB, as you conceives as the main instrument capable of measuring the quality of education in Brazil, reflects the policies of closure, now underway, establishing itself as a control mechanism of power and exclusion. In order to sort out some details that escape the observation of society, but that are important to understand what is hidden behind the discourse of the Federal government on the SAEB, we chose to search for a document analysis. Among the works considered important for research on the subject, it was decided by the set of linguistic materiality SAEB System (2008, 2009, 2011), the PCN of the Portuguese Language (1997, 1998, 2006) as readings give information on the corpus, and the texts of Gregolin (2007), Orlandi (2001, 2005), Smith (1996), Foucault (1999, 2006, 2008) Bakhtin (1997) among others, as illustrative readings for corpus analysis. Talks are on the History of Teaching Portuguese Language in Brazil, in order to understand how was the process of language acquisition in this country throughout its history and reveal how the language has always been used in favor of maintaining relationships of power. Lance is also a look at the theory of Bakhtin and the appropriation there of made by PCNs. Contrast to the theoretical assumptions of this author with those who have these documents. From these initial reflections addresses the research corpus. From the perspective of discourse analysis of French, we discuss about the SAEB on its effects on education in Brazil, presenting a different reading of what the MEC is the meaning of the assessments SAEB.
O Estado considera que a educacao e essencial para a edificacao de uma sociedade voltada para valores eticos imprescindiveis para a construcao da cidadania e da justica social. Compreende-se que uma sociedade cujos principios norteadores nao conduzem a esses valores dificilmente evolui plenamente. Sabe-se que, no mundo globalizado, totalmente alinhado aos interesses do capitalismo, as nacoes precisam demonstrar a eficacia dos seus sistemas de ensino para a cadeia produtiva. Um pais em que a educacao nao corresponde aos interesses dos organismos multilaterais e do Banco mundial enfrenta dificuldades para subsidia-la. Dai o principal motivo que leva o governo federal a desencadear politicas de educacao voltadas para a melhoria. na qualidade do ensino. Sao acoes no sentido de realizar a mudanca. na educacao brasileira. Entende-se que os PCNs, Sistema de Avaliacao da Educacao Basica (SAEB) representam importantes acoes do governo, diretamente ligados a qualidade da educacao. O SAEB define se a qualidade da educacao brasileira e boa ou nao. Ocorre que o discurso subjacente a sua materialidade linguistica inscreve uma ordem de significado totalmente contraria aquilo a que se propoe. O discurso e elemento basico na manutencao das relacoes de poder. A hipotese e a de que, atraves do SAEB, o Estado, ao responder aos interesses aqui mencionados, cria um mecanismo de controle, que corrobora as relacoes de desigualdade e subordinacao. Objetiva- se mostrar que o SAEB, a medida que se concebe como o principal instrumento capaz de mensurar a qualidade do ensino no Brasil, reflete as politicas de fechamento, ora em curso, constituindo-se como um mecanismo de controle de poder e exclusao. No intuito de destrincar algumas minucias que fogem a observacao da sociedade, mas que sao importantes para compreender o que subjaz ao discurso do governo Federal sobre o SAEB, optou.se por uma pesquisa de analise documental. Dentre as obras consideradas importantes para investigacao a respeito do assunto, decidiu-se pelo conjunto de materialidades linguistica do Sistema SAEB (2008, 2009, 2011); o dos PCNs de Lingua Portuguesa (1997, 1998, 2006) como leituras elucidativas sobre o corpus, e os textos de Gregolin (2007), Orlandi (2001, 2005), Soares (1996), Foucault (1999, 2006, 2008) Bakhtin (1997) entre outros, como leituras ilustrativas para a analise do corpus. Discorre-se sobre a Historia do Ensino de Lingua Portuguesa no Brasil, com a finalidade de entender como se deu o processo de aquisicao da lingua neste pais ao longo de sua historia e de revelar como a lingua sempre foi usada em favor da manutencao das relacoes de poder. Lanca-se tambem um olhar sobre a teoria de Bakhtin e sobre a apropriacao dela feita pelos PCNs. Contrastam-se os pressupostos teoricos desse autor com aqueles que se apresentam nesses documentos. A partir dessas reflexoes iniciais, aborda-se o corpus da pesquisa. Sob a perspectiva da Analise do Discurso de linha francesa, discute-se sobre o SAEB, sobre seus efeitos para a educacao no Brasil, apresentando uma leitura diferente daquela que o MEC faz sobre o significado das avaliacoes do SAEB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barcellos, Eduardo dos Santos. "Contribuições dos apontamentos do programa de fiscalização de municípios a partir de sorteios públicos da Controladoria-Geral da União para a avaliação da atenção básica do sistema único de saúde." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2011. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6633.

Full text
Abstract:
Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2017-09-22T14:27:57Z No. of bitstreams: 1 Eduardo dos Santos Barcellos_.pdf: 465737 bytes, checksum: d9d4a5a4cb77c0099146f9f80b1ae242 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-22T14:27:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo dos Santos Barcellos_.pdf: 465737 bytes, checksum: d9d4a5a4cb77c0099146f9f80b1ae242 (MD5) Previous issue date: 2011-03-31
Nenhuma
A estratégia do SUS caracteriza-se por visar à regionalização a assistência à saúde e o aprofundamento da descentralização com eqüidade no acesso. Além do SUS, outras Políticas Públicas, como por exemplo, a Política Nacional de Educação, com programas descentralizados na sua execução, tais como: o Programa Nacional da Alimentação Escolar e o Programa Nacional do Transporte Escolar. O presente estudo irá realizar uma sistematização e análise exploratória das constatações realizadas pelas equipes de fiscalização da Controladoria-Geral da União/RS, no âmbito do “Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos” com relação à Atenção Básica, mais precisamente, das constatações relacionadas aos programas PSF/PACS e Farmácia Básica. Este projeto pode ser considerado uma pesquisa de caráter básico, tendo em vista que trata de tema pouco desenvolvido no meio acadêmico; pesquisa estratégica, na medida em que visa à apropriação de um saber acadêmico e governamental acerca da área de saúde para disseminação no âmbito institucional da Controladoria-Geral da União, visando a iluminar e apontar possibilidades quanto à contribuição da ação governamental da CGU na avaliação da atenção básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Brazil. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica"

1

Bonamino, Alicia Catalano de. Tempos de avaliação educacional: O SAEB, seus agentes, referências e tendências. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. SAEB-95: Relatório final. Brasília: MEC/Bird, Projeto Nordeste, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cabral, Ana Beatriz, and Mariangela Zanetta Figueiredo. SAEB 2001: Novas perspectivas. Brasília: INEP, Ministério da Educação, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

International Institute for Higher Education in Latin America and the Caribbean and Brazil Ministério da Educação, eds. Evaluación de la educación superior en Brasil: Fundamentos, desafí́os, institucionalización e imágen pública : 2004-2006. [Brasília, Brazil]: UNESCO, Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Matrizes curriculares de referência para o SAEB: Associação dos conteúdos às competências cognitivas e habilidades instrumentais que lhes são próprias, expressa em forma de descritores do desempenho do aluno. 2nd ed. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais., ed. SAEB 97: Primeiros resultados. Brasília: MEC, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira., ed. SINAES--Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Da concepção à regulamentação. 2nd ed. Brasília: Inep, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

MATEUS, Y. G. A. S. O livro didático no Brasil: história, saberes e práticas. Edited by D. M. MARTINS. Dictio Brasil, 2020. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-86953-14-5.

Full text
Abstract:
A obra O livro didático no Brasil história, saberes e práticas reúne trabalhos sobre o livro didático em múltiplos aspectos, como história, autoria, usos, concepções, formatos, políticas etc. A proposta se justifica já que o livro didático, quanto ao seu uso, finalidade e contribuição caracteriza objeto relevante de avaliação no sistema educacional brasileiro. O processo de seleção do livro didático suscita na história da educação brasileira, vinculações ao currículo, ao mercado editorial e à política educacional, a exemplo do atual Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Além disso, é notório que o livro escolar permanece como o material didático referencial dos docentes e discentes, enquanto recurso básico para o ensino formal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Brazil. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica"

1

HECK, M. F. "Considerações sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)." In Temas em Debate: um panorama contemporâneo das pesquisas em educação, 57–84. Dictio Brasil, 2020. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-86953-12-1_57.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Mirian Souza da, Cleudilanda Paula Pimenta, and Maria Dulciléa Bezerra Chaves. "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: IMPLICAÇÕES NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA- SAEB." In Produção Científi ca e Experiências Exitosas na Educação Brasileira 3, 74–85. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5321921087.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Brazil. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica"

1

Oliveira, Joseph Andrade Borges de. "ALTERIDADE SUSTENTÁVEL E A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA REGENERATIVA." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1746.

Full text
Abstract:
Introdução: Intende-se novas medidas a preservação ambiental e nova racionalidade ambiental em inerente processo de transcrição e tradução sustentável. Eximir desigualdades e apreender as inter-relações, prioritariamente, contornar a intolerância do trato comum sobre não propor alternativas concretas para valorização das diversidades. Objetivos: Compreender geração distribuída e sustentabilidade como tecnologias sociais que caso membradas e atreladas, logram a transição energética regenerativa. Estabelecer oportunidades igualitárias de desenvolvimento sustentável, mitigar as percas do sistema interligado nacional e valores de custeio elétrico. Material e Métodos: O marco regulatório da Alteridade Sustentável é coercitivo; apropriação social aos sistemas de geração distribuída nesta concepção, demonstra-se que é tecnicamente viável e politicamente legitimo. Intervindo ao que fora estabelecido como preceitos para a agenda 2030 e novo marco para saneamento básico do Brasil. A valorização de diversidades perante os desafios da globalização e territorialidades historicamente negligenciadas, busca-se: a eficiência energética, fundamentar intervenção a aplicação horizontalizada de sustentabilidade e compensação, a problemas práticos do capital e efeitos no materialismo ou real histórico. Como tecnologia social integraliza produtividade natural à produtividade tecnológica, a renda da terra aos lucros do capital e ao desenvolvimento econômico à diminuição dos impactos negativos na natureza. Resultados: A avaliação do impacto social da geração solar; em regiões adjetivadas deterministicamente como consequência da alta irradiação, demonstram concomitantes baixos índices de desenvolvimento humano. O espectro amostral macrorregião oeste da Bahia provoca-nos, pois encontra-se sob relutância a uma aplicação integralizada. Abastece a matriz energética do estado da Bahia, em participação de 70% da garantia física de operação para geração centralizada, embora contemple apenas 8,9% da potência instalada de geração distribuída. Conclusão: O conceito desenvolve dialética com os atuais regimes de operação e integra diversidade a realização sustentável, dirimir conflitos do novo marco regulatório e eximir qualquer tipo de desmembramento dos ODS, porque a aplicação sustentável independe de conflitos externos à Agenda 2030, cujo não se deve entressachar neste debate em devidas territorialidades. Desenvolver racionalidade da requerente complexidade ambiental de entendimento ao espaço banal. Habita ao conceito de alteridade, realização de sentidos coletivos sob marco regulatório ao ambiente diferenciado, propor uma orientação epistemológica, transdisciplinar e coercitiva para apropriação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Chagas, Thainá Almeida, Natália Pereira Rodrigues De Souza, Beatriz Xavier De Menezes, Raphael Rodrigues De Paula, and Vanessa Maria Basso. "PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PROJETO SEMEANDO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS UFRRJ." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1728.

Full text
Abstract:
Introdução: Após uma década da Lei 12.305/10 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a conscientização ambiental desta ainda é um grande desafio no Brasil. Na busca por métodos que incentivem políticas sustentáveis, o projeto Semeando Práticas Sustentáveis, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, procura minimizar os impactos negativos dos resíduos sólidos no campus de Seropédica. Entretanto, tendo em vista o período de restrições em 2020 e 2021, este iniciou suas atividades com o curso Princípios Básicos para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos de forma virtual. Objetivos: O estudo propõe a análise do perfil dos participantes do curso, sob a ótica de suas vivências pessoais e formação profissional, buscando reconhecer elementos que possam servir como referenciais aderentes ao programa. Material e Métodos: A análise dos dados foi realizada a partir de abordagens metodológicas, quantitativa e qualitativa de uma amostra com 34 cursistas. Fundamenta-se nas seguintes variáveis: instituição de origem, profissão, idade, como soube do curso e mudanças de hábitos. Os dados necessários para a caracterização desse perfil foram coletados por meio de questionários enviados via Google Forms e fóruns de apresentação realizados na plataforma Moodle, onde o curso foi realizado. Resultados: Como resultado, observou-se o predomínio dos participantes ativos de estudantes (60%), seguidos por professores (22%), profissionais da área ambiental (12%) e outras profissões (6%). Dentre esses participantes 52% possuem vínculo com a universidade e 48% com outras instituições, onde é possível constatar boa participação do público externo. A média de idade foi de 33 anos. Em relação a como souberam do curso, 64% dos entrevistados responderam que havia sido por meio do site da universidade ou do Sigaa - Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas, e apenas 16% souberam pelas mídias sociais. Quanto às mudanças de hábitos, nota-se um impacto positivo em relação à gestão de resíduos sólidos residencial, muitos relatam que após (e durante) o curso começaram a separar de forma efetiva seus resíduos, destinando-os de forma correta, ou seja, às cooperativas locais, mostrando eficácia na disseminação da conscientização ambiental. Conclusão: Esta pesquisa dispõe de resultados preliminares do projeto, sendo necessária sua contínua avaliação, visando obter resultados mais consistentes e confiáveis em estudos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mattana, Leticia, and João Carlos Souza. "Concepção estrutural em BIM." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.292.

Full text
Abstract:
O ensino de estruturas para estudantes de arquitetura e urbanismo é fundamental. Entretanto, muitos são os desafios existentes, sendo alguns deles a falta de aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula e as aulas meramente expositivas. A possibilidade de simular o comportamento estrutural e desenvolver o domínio da concepção do projeto estrutural pode ser realizada com a introdução de tecnologias digitais no ensino, dentre as quais encontra-se atualmente em difusão no Brasil o BIM, ou Building Information Modelling, conhecido como a Modelagem da Informação da Construção. Este resumo aborda uma experiência de ensino-aprendizagem realizada na Universidade Federal de Santa Catarina, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento. A experiência consistiu na proposição de uma atividade extra curricular no formato de curso com duração de 15 semanas, chamada “Oficina BIM”, envolvendo cinco estudantes de Arquitetura e Urbanismo e um estudante de Engenharia Civil, de diferentes fases dos cursos de graduação. A Oficina BIM teve início em 10/09/2020 e término em 17/12/2020 e caracteriza-se como curso de formação complementar. O objetivo da experiência é realizar a concepção e análise estrutural por meio de desenvolvimento de projetos de concepção estrutural baseados em uma arquitetura pré-determinada. A Oficina BIM foi dividida em três módulos, que compreendem o lançamento e análise estrutural para os seguintes sistemas estruturais: (1) concreto armado moldado in loco, (2) concreto pré-moldado e (3) alvenaria estrutural. O objeto de estudo refere-se à uma habitação de interesse social disponível em um caderno de projetos-padrão de um banco brasileiro, com aproximadamente 42m² de área construída (GIDUR/VT, 2006), cujo projeto de arquitetura foi modelado em BIM. Para preparar os estudantes para a oficina, foram realizados seminários introdutórios sobre o tema de cada módulo. Após o nivelamento do conhecimento teórico, foram realizadas as práticas de projeto no software AltoQi Eberick 2021 e AltoQi QiBuilder 2021, para desenvolvimento dos projetos de cada módulo. Os participantes receberam as licenças dos softwares, obtidas a partir de uma parceria acadêmica com a empresa AltoQi. Foram realizadas treze aulas síncronas em ambiente virtual usando a ferramenta de videoconferência Google Meet e duas aulas de forma assíncrona. Cada aula síncrona teve duração de uma hora por semana, nas quintas-feiras das 17h às 18h. O método de ensino-aprendizagem adotado é uma experiência didática de aprendizagem baseada em projetos/problemas. Os conceitos teóricos foram desenvolvidos integrados à prática projetual e pela geração de erros e incoerências no lançamento de cada projeto. Foram desenvolvidas competências básicas pela compreensão de fundamentos e aplicação prática visando solução de problemas (demandando habilidades de articulação de conhecimentos), desenvolvimento de pensamento crítico pelo acesso e análise de diversas informações do projeto, colaboração, comunicação e curiosidade, tornando os estudantes protagonistas de seu aprendizado (SUCCAR, SHER, WILLIAMS, 2013). Os dados obtidos foram agrupados quanto ao processo e quanto ao produto oriundo do experimento. O produto refere-se à concepção estrutural desenvolvida por cada estudante e o processo são as etapas cumpridas pelo estudante para elaborar o produto. O produto foi avaliado de forma quantitativa por meio de notas baseadas em critérios, enquanto que o processo foi avaliado de forma qualitativa, por meio de questionários aplicados ao grupo para autoavaliação das habilidades adquiridas. Como resultados, foram obtidos os modelos de concepção em (1) concreto armado moldado in loco, (2) concreto pré-moldado e (3) alvenaria estrutural (Figura 1). Após a finalização da Oficina BIM, os participantes responderam ao Questionário Pós Teste, visando identificar fatores que influenciaram na aprendizagem, habilidades adquiridas no processo realizado e autoavaliação geral do experimento. Nas respostas, percebe-se forte acordo com a afirmação de que é necessário integrar BIM no ensino de estruturas para dar suporte ao ateliê de projeto de arquitetura, evidenciando a importância da aprendizagem integrada e aplicada. Além disso, todos os participantes concordam que a visualização 3D, a teoria envolvida com a prática e a relação da concepção estrutural com o modelo arquitetônico adotado foram os fatores que mais influenciaram a aprendizagem no decorrer da Oficina. Na seção de “Auto Avaliação”, para 83,3% dos participantes, o que gerou mais dificuldade no trabalho realizado na Oficina foi resolver os erros após o processamento da estrutura no software Eberick. Ao serem questionados sobre o que contribuiu para a aprendizagem durante as aulas, todos concordam que a explicação da instrutora e as atividades desenvolvidas em aula (exercícios) foram os fatores que mais contribuíram, seguidos do uso do projeto arquitetônico para aprendizagem de estruturas a partir dele (66,7%). Desta forma, esta oficina contribui com a temática de ensino de BIM no Brasil ao propor um experimento piloto e preparatório para implementação em sala de aula. A experiência ocorreu de forma colaborativa com participação de estudantes da graduação e a pesquisadora, que também é professora nesta instituição. Com o apoio dos estudantes foi possível elaborar um material didático complementar, contendo um tutorial que será distribuído aos estudantes quando a experiência se tornar uma disciplina curricular, podenser ser utilizada pela comunidade para aprendizagem das ferramentas BIM. Todas as aulas foram gravadas para que pudessem ser utilizadas posteriormente como material de apoio para os participantes desta pesquisa e para os próximos estudantes. O experimento faz parte de uma pesquisa de doutorado que estuda a inserção de BIM na etapa de concepção estrutural para estudantes de arquitetura e urbanismo. Apresenta-se como uma ação que promove a indissociabilidade entre o ensino-pesquisa-extensão pela formação complementar de estudantes de graduação de diferentes cursos, pelo caráter científico envolvendo uma pesquisa de doutorado e pela geração de uma apostila comunitária com o tutorial para uso das ferramentas BIM adotadas no experimento. Em relação às áreas de difusão BIM, propostas por Succar (2015), este experimento se enquadra nas políticas de integração e colaboração na educação. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/k8qjnNBtFRM
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography