To see the other types of publications on this topic, follow the link: Bruno Estañol.

Journal articles on the topic 'Bruno Estañol'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Bruno Estañol.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva, Denise Ferreira da, and Janaína Nagata Otoch. "Em estado bruto." ARS (São Paulo) 17, no. 36 (August 31, 2019): 45–56. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.158811.

Full text
Abstract:
Nesse texto, publicado originalmente na revista e-flux [n° 93, setembro de 2018], Denise Ferreira da Silva delineia aquilo que define como uma interpretação poética, negra e feminista do trabalho de arte Majmua, de Madiha Sikander. Recusando a tradição moderna do discurso crítico, a autora busca, em vez do paradigma da abordagem analítica e a atitude de subsumir o trabalho de arte à categoria dos conceitos, a aproximação a uma matéria, por assim dizer, em estado bruto. Com tal interpretação, a autora visa uma posição que expande a relevância da arte para além dos limites da tradição filosófica crítico-kantiana, buscando libertá-la dos pilares onto-epistemológicos que alicerçam o pensamento moderno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Demattê, J. A. M., and G. J. Garcia. "Avaliação de atributos de Latossolo Bruno e de Terra Bruna Estruturada da região de Guarapuava, Paraná, por meio de sua energia refletida." Revista Brasileira de Ciência do Solo 23, no. 2 (June 1999): 343–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06831999000200018.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo estudar espectralmente amostras de Latossolo Bruno e Terra Bruna Estruturada, provenientes de rochas vulcânicas ácidas na região Centro Sul do estado do Paraná, nas profundidades de 0-20 e 40-60 cm. Foram realizadas a caracterização, discriminação e previsão dos atributos desses solos por meio de sua energia refletida, obtidas em laboratório, pelo sensor IRIS, na faixa espectral de 400 a 2.500 nm. Foi possível discriminar os solos pela intensidade de reflectância e feições de absorção, apesar de apresentarem altos teores de óxidos de ferro, matéria orgânica e textura muito argilosa. A análise discriminante foi 100% eficiente na separação dos solos por sua energia refletida. A gibbsita, a matéria orgânica, a CTC e a tonalidade e a intensidade da cor foram os atributos dos solos que apresentaram equações múltiplas com coeficientes de correlação mais elevados, para sua previsão, por meio da energia refletida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Aranda, Antonio Sánchez. "Aguilera Barchet, Bruno, Entre Estado y nación." Zeitschrift der Savigny-Stiftung für Rechtsgeschichte: Germanistische Abteilung 132, no. 1 (August 1, 2015): 498–99. http://dx.doi.org/10.7767/zrgga-2015-0119.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Chammas, Luciana Prado Hadid. "Projeto Beth Bruno: nas comunidades da Amazônia, a união do saber popular e das práticas integrativas e complementares." Revista Fitos 14, no. 3 (September 30, 2020): 355–64. http://dx.doi.org/10.32712/2446-4775.2019.872.

Full text
Abstract:
O Projeto Beth Bruno nasceu em Santarém, no Pará, em 2010, com o propósito de capacitar lideranças comunitárias, como cuidadores (terapeutas naturalistas) e agentes multiplicadores de saúde, para que pudessem cuidar de suas comunidades, utilizando como recursos as práticas integrativas e complementares. Desde então, este Projeto vem beneficiando uma população composta por pessoas de comunidades de baixa renda da periferia das cidades e moradores da zona rural, normalmente famílias que trabalham em locais distantes dos grandes centros. A proximidade da floresta, com sua força e presença marcantes, deu a essa população características próprias. Uma delas é o uso das plantas nas diferentes demandas do cotidiano: na alimentação, nos remédios naturais, na produção artesanal de utensílios domésticos e na criação de bijuterias. O meio ambiente, por sua vez, também desempenhou um papel importante na formação daquela sociedade e de seus costumes. O Projeto Beth Bruno contempla, hoje, comunidades de outras regiões do estado do Pará, e de outros estados como: Maranhão, Piauí e Roraima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

González-Estrada, Adrián. "Estimación no-paramétrica del producto interno bruto de los municipios de México." Revista Mexicana de Ciencias Agrícolas 5, no. 8 (January 31, 2018): 1391. http://dx.doi.org/10.29312/remexca.v5i8.818.

Full text
Abstract:
Las estadísticas del producto interno bruto (PIB) de las actividades económicas para cada uno de los municipios de México no son reportadas por el Instituto Nacional de Estadística, Geografía e Informática (INEGI) ni por ninguna otra institución; no obstante, que tales estadísticas son importantes, tanto para la investigación económica como para la definición de políticas públicas relacionadas con las distintas actividades económicas del país. En el presente artículo se propone un método no-paramétrico para la estimación de esos parámetros. Con el fin de mostrar la eficacia y bondades de ese método, se obtuvieron 6 640 estimadores: 650 estimadores del PIB municipal, 14 del PIB de los primeros 14 estados de la A-J y 5 976 estimadores del PIB municipal y estatal para cada una de las nueve actividades económicasdelaclasificacióndelINEGI(2012).Lassumas por estado de estos estimadores son insesgadas y tienen la misma varianza que la información correspondiente reportada por INEGI en el sistema de cuentas nacionales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Demattê, J. A. M., G. J. Garcia, and L. I. Prochnow. "Variações induzidas de atributos químicos e sua influência na reflectância espectral de três solos do estado do Paraná." Revista Brasileira de Ciência do Solo 22, no. 3 (September 1998): 479–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06831998000300014.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi verificar a influência de alterações induzidas em alguns atributos químicos da caulinita e dos solos Latossolo Roxo, Latossolo Bruno e Terra Bruna Estruturada, encontrados no Estado do Paraná, sobre a sua reflectância espectral. Foram realizados tratamentos para saturação das amostras dos solos e mineral de argila, com soluções de acetado de cálcio e acetato de sódio, bem como incubações com carbonato de cálcio e com bicarbonato de sódio. Dados espectrométricos das amostras de argila e de solos foram obtidos na faixa espectral entre 400 e 2.500 nm em laboratório. Os tratamentos com acetado de cálcio e com acetato de sódio, nas amostras dos três solos e nas amostras do mineral de argila caulinita, promoveram aumentos no teor de cálcio e de sódio em relação à testemunha, resultando numa maior reflectância. As incubações com carbonato de cálcio ou bicarbonato de sódio nas amostras de solos da camada de 40 a 60 cm promoveram aumentos nos teores de cálcio, sódio e CTC efetiva, decréscimo de matéria orgânica e precipitação de alumínio. Essas alterações contribuíram, conjuntamente, para um aumento na magnitude da reflectância em todo o espectro eletromagnético. Apesar disso, as feições espectrais de absorção dos solos não se alteraram. As análises estatísticas mostraram o nível de discriminância entre as curvas espectrais dos solos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins, Bruno Sena. "Direitos Humanos e História do Tempo Presente [Entrevista]." Revista Tempo e Argumento 12, no. 30 (August 26, 2020): e0401. http://dx.doi.org/10.5965/2175180312302020e0401.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Jacilene dos Santos, Vanessa Juliana de Mendonça Araújo, and Agnaldo Gomes da Silva. "Investimento público, concentração de renda e o crescimento do PIB no estado de Alagoas." REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO 6, no. 19 (September 4, 2019): 62. http://dx.doi.org/10.28998/repd.v6i19.8664.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do investimento público para o crescimento econômico a partir da Teoria do Crescimento Econômico, na visão de John Maynard Keynes. Examinar o investimento público estadual e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no estado de Alagoas no período de 1995-2009. Comparar nos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe se o problema do crescimento está no investimento, buscando identificar se o estado de Alagoas perdeu posição por redução do investimento com relação a estes estados. Por fim, verificar a partir do Coeficiente de Gini, inter-região, o grau de concentração de renda nos estados acima mencionados utilizando o PIB dos Estados no período de 1999-2009. Tendo reunidas as informações necessárias, pretende-se analisar como o investimento público estadual vem contribuindo para o crescimento econômico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Agricolas, Ciencias. "El producto interno bruto de los municipios de México: II. Estados M-Z." Revista Mexicana de Ciencias Agrícolas 5, no. 8 (January 31, 2018): 1405. http://dx.doi.org/10.29312/remexca.v5i8.819.

Full text
Abstract:
González-Estrada (2014) propuso un método no-paramétrico para obtener los estimadores del Producto Interno Bruto (PIB) de los municipios de la República mexicana en total y por actividad económica. Con el fin de mostrar la eficacia y bondades de ese método, se obtuvieron 6 640 estimadores: 650 estimadores del PIB municipal, 14 del PIB de los primeros 14 estados de la A-J y 5 976 estimadores del PIB municipal y estatal para de cada una de las nueve actividades económicas de la clasif icación del INEGI (2012). Tomando en cuenta que es importante disponer de tales estimadores para todos los municipios de México, el objetivo de este artículo fue obtener los 18 110 estimadores restantes: 1 811 estimadores del PIB municipal, 18 del PIB estatal y 16 299 estimadores del PIB de cada una de las nueve actividades económicas de la clasificación del INEGI (2012), para cada uno de los municipios de los últimos 18 estados del país, de M-Z, tomados en orden alfabético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cristeche, Mauro. "Menemismo y kirchnerismo frente al gasto estatal en educación y seguridad." ÁNFORA 19, no. 33 (September 14, 2016): 31–49. http://dx.doi.org/10.30854/anf.v19.n33.2012.63.

Full text
Abstract:
Objetivos: analizar la educación y la seguridad estatales en Argentina a partir del gasto público durante los gobiernos de Carlos Menem (1989-1999) y Néstor Kirchner (2003-2007). Metodología: investigación documental que tomó como fuente principal la “Serie de Gasto Público Consolidado por finalidad y función (1980-2008)” del Ministerio de Economía de la Nación, actualizada a julio de 2010. La evolución del Producto Interno Bruto a valores constantes surge de un cálculo propio. Se muestran los datos entre 1980 y 2008 para observar el auge y la caída del “modelo neoliberal” y el retorno a la estrategia estatal, y observar los momentos de crisis económicas.Resultados: a diferencia de las posiciones dominantes en torno a la cuestión, se observó que el Estado argentino no desapareció” en la década del 90, en términos de financiamiento de los rubros analizados. En educación, el gasto estatal ha crecido considerablemente, multiplicando por tres su participación en el Producto Interno Bruto. Defensa y seguridad, por el contrario, pierde peso relativo frente a otros rubros. La “descentralización” es un fenómeno que atañe a ambos rubros.Conclusiones: el gasto público depende de la capacidad recaudadora del Estado y, por tanto, de la situación general de la economía. El análisis de los períodos de crisis económica y la correspondiente caída del gasto público manifiesta que no tiene un comportamiento anti-cíclico. En el largo plazo, la participación del Estado en la economía ha crecido, pero se desploma ante las crisis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Dantas, Bruno. "Preservação da competência e autoridade das decisões do CNMP." Revista do Conselho Nacional do Ministério Público, no. 3 (June 11, 2019): 349–60. http://dx.doi.org/10.36662/revistadocnmp.i3.53.

Full text
Abstract:
Processo n° 0.00.000.0001904/2010-32 Relator: Conselheiro Bruno Dantas Requerente: Sindicato dos Servidores do Ministério Público Do Estado De Minas Gerais — SINDSEMP e outro Requerido: Ministerio Público Do Estado Do Minas Gerais Objeto: Dever de encaminhar projeto de lei que trata da revisão geral anual da remuneração dos servidores do ministério público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Germán-Soto, Vicente. "Generación del producto interno bruto mexicano por entidad federativa, 1940-1992." El Trimestre Económico 72, no. 287 (September 5, 2017): 617. http://dx.doi.org/10.20430/ete.v72i287.574.

Full text
Abstract:
Este trabajo busca mejorar las bases de datos regionales. Derivamos estimaciones del producto interno bruto estatal para cada año del periodo 1940-1992. Las estimaciones fueron calculadas a partir de datos acerca del producto publicados por el INEGI y de información no oficial. Las series generadas de esta manera son derivadas usando la sensibilidad estimada por una ecuación de regresión y posteriormente ajustándolas mediante un método de conciliación transversal. Esta relación estimada varía en el tiempo, lo que permite captar el comportamiento temporal y las fluctuaciones cíclicas de la economía de los estados. Como resultado ofrecemos series de producto homogéneas y suficientemente largas, a partir de las cuales se pueden derivar estudios regionales más completos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Téllez-León, Isela Elizabeth, and Francisco Venegas-Martínez. "Impacto de la inversión extranjera directa en el PIB mexicano por país de origen y entidad federativa de destino." PANORAMA ECONÓMICO 13, no. 26 (May 24, 2018): 33. http://dx.doi.org/10.29201/pe-ipn.v13i26.198.

Full text
Abstract:
Esta investigación estudia dos aspectos fundamentales de la inversión extranjera directa (IED), el país de origen y el Estado de destino, y evalúa el impacto de ambas variables sobre el producto interno bruto (PIB) para el caso mexicano. Para ello, la descomposición de varianza de la tasa de crecimiento, proveniente de un modelo VAR, del PIB real se utiliza para estimar cuánto de la variabilidad en la tasa de crecimiento es explicada por la IED de cada Estado tomando en cuenta el país de origen. El principal hallazgo es que algunos Estados reciben montos considerables de IED, pero no explican una variabilidad grande del crecimiento económico; esto se debe, posiblemente, a eslabonamientos en la industria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Rivas-Castillo, Cristian, Karla Rodriguez-Burgos, and Carlos Miranda-Medina. "La ciencia, tecnología e innovación en América Latina." Cuaderno Jurídico y Político 6, no. 16 (December 15, 2020): 6–17. http://dx.doi.org/10.5377/cuadernojurypol.v6i16.11105.

Full text
Abstract:
La ciencia, tecnología e innovación (CTI) es una herramienta esencial en el desarrollo económico, social y cultural de los Estados, en especial de aquellos que se encuentran en vías de desarrollo. El presente documento tiene como objetivo principal analizar la ciencia, tecnología e innovación en América Latina, en este sentido, se identificó el surgimiento de las políticas en CTI en la región, posteriormente, se analizaron los datos con relación al Producto Interno Bruto (PIB) que cada Estado invierte, así como, el número de investigadores con los que cuenta esta zona geográfica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Carmo, Carlos Roberto Souza. "Atividade Agrícola: Uma Análise sobre a sua Contribuição para a Economia do Estado de Minas Gerais e seus Possíveis Determinantes Agrícolas." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 9, no. 2 (July 1, 2016): 223. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2016v9n2p223-249.

Full text
Abstract:
A partir da aplicação da análise de regressão linear múltipla, pelo método stepwise, em um conjunto de dados tabulados pelo IBGE referentes a 849 municípios do estado de Minas Gerais, e, ainda, dos respectivos valores totais da produção agrícola de cada uma das 33 culturas permanentes e 31 culturas temporárias produzidas em cada um daqueles municípios, o presente estudo teve por objetivo, inicialmente, avaliar a influência do valor adicionado bruto da agropecuária sobre o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios mineiros, e, especificamente em relação à agricultura, identificar como os valores totais da produção agrícola dos municípios do estado de Minas Gerais poderiam constituir-se em direcionadores do valor adicionado bruto da agropecuária daqueles municípios. Entre outros resultados, observou-se indícios de que o valor adicionado bruto da agropecuária contribui para a formação do PIB dos municípios mineiros, contudo, pelo menos estatisticamente, a influência dos segmentos do setor de serviços e da indústria parece ser bem mais expressiva. Também se percebeu que o valor da produção das culturas do milho em grão, cana de açúcar, café em grão e manga, em conjunto, explicam 93,7% das observações referentes aos 849 municípios mineiros integrantes da amostra dessa pesquisa, sendo que, os valores da produção das outras 13 culturas agrícolas identificadas como possíveis determinantes do valor adicionado bruto da agropecuária municipal mineira foram capazes de explicar, em conjunto, apenas 9,4% daquelas observações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Sesso Filho, Umberto Antonio, Lucas Trindade Borges, Patrícia Pompermayer Sesso, Irene Domenes Zapparoli, and Paulo Rogério Alves Brene. "Dimensionamento do complexo agroindustrial dos estados brasileiros: geração de renda, empregos e impostos." Geosul 34, no. 71 (May 7, 2019): 18–39. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n71p18.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi dimensionar o complexo agroindustrial das unidades da federação considerando o Produto Interno Bruto, empregos e impostos gerados em quatro agregados (insumos, agropecuária, indústria e serviços). A análise foi feita a partir das matrizes de insumo-produto estaduais do ano de 2008. Os resultados mostraram que os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia possuíam maior importância do Agronegócio com no mínimo 40% do Produto Interno Bruto estadual, 50% dos empregos e 41% dos impostos indiretos líquidos. A produtividade do trabalho no Agronegócio dos estados do Norte e Nordeste é aproximadamente metade que no Sudeste/Sul do Brasil, o que mostra potencial de investimentos em tecnologia, capital e qualificação profissional. A indústria sofre a maior parte da tributação variando entre 9% e 33% e poderia beneficiar-se de desoneração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Cárdenas Núñez, Gilberto José Rafael. "¿El estado opuesto al crecimiento económico?" Pensamiento Crítico 8 (September 8, 2014): 013. http://dx.doi.org/10.15381/pc.v8i0.9143.

Full text
Abstract:
El crecimiento económico del Perú es muy diferente al incremento del Producto Bruto interno. El reciente boom exportador y la mayor recaudación tributaria no están siendo aprovechadas por el gobierno para generar inversiones que constituyan una base productiva sostenible en el largo plazo que permitan mantener la dinámica productiva al término de esta expansión exportadora. La reforma del Estado, la formación de recursos humanos calificados y el plan estratégico se convierten en criterios centrales para la economía peruana en el periodo de la globalización contemporánea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Hernández Echegaray, Luisa Aránzazu. "Esping-Andersen, Gøsta y Palier, Bruno: Los tres grandes retos del estado del bienestar." Comunitania. Revista Internacional de Trabajo Social y Ciencias Sociales, no. 2 (July 12, 2011): 149–51. http://dx.doi.org/10.5944/comunitania.2.7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Unger, Kurt, Diana Flores, and José Eduardo Ibarra. "Productividad y capital humano. Fuentes complementarias de la competitividad en los estados en México." El Trimestre Económico 81, no. 324 (October 1, 2014): 909. http://dx.doi.org/10.20430/ete.v81i324.134.

Full text
Abstract:
Este artículo caracteriza la competitividad económica de las 32 entidades del país, destacando las actividades principales por lo que respecta al producto interno bruto, la productividad, el empleo y los salarios. El principal resultado es que hay dos tipos de entidades en cuanto a condiciones de competitividad. Aquellas más competitivas cuentan con una economía más productiva y diversificada, además de tener mayores niveles de productividad y mejor capital humano, estimado a través de mayores salarios. Se trata de entidades económicamente más maduras como el Distrito Federal, Querétaro, el Estado de México, Jalisco y los estados de la frontera norte. Las de menor competitividad dependen de pocas actividades que alcanzan una mayor importancia local e intentan compensar la falta de productividad con bajos salarios, perjudicando aún más su situación al no disponer de capital humano para revertir las tendencias. Las medidas de productividad y salarios por estado se mantienen en el mismo orden entre 2003 y 2008. En otras palabras, las ganancias de productividad y mejores salarios se consolidan y transmiten en ambientes más modernos y homogéneos, creando un mejor escenario prospectivo para las entidades competitivas muy por encima de los avances moderados de los otros estados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bertol, I., and J. A. Almeida. "Tolerância de perda de solo por erosão para os principais solos do estado de Santa Catarina." Revista Brasileira de Ciência do Solo 24, no. 3 (September 2000): 657–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832000000300018.

Full text
Abstract:
A tolerância de perda de solo por erosão refere-se a um limite de perda que ainda mantenha alto nível de produtividade das culturas, econômica e indefinidamente, podendo ser utilizada na Equação Universal de Perda de Solo, além da forma usual, como um critério para definir a distância entre terraços numa lavoura. Este trabalho foi desenvolvido no Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages (SC), em 1998, com o objetivo de estabelecer a tolerância de perda de solo por erosão hídrica para 73 perfis de solo do estado de Santa Catarina, agrupados em 19 classes, utilizando três métodos. O Método I, baseado na profundidade efetiva do solo e na relação textural entre os horizontes B e A; o Método II, para o qual se incluiu no Método I o teor de argila no horizonte A, e o Método III, para o qual se incluiu no Método II o teor de matéria orgânica na camada de 0-20 cm e o grau de permeabilidade do solo. Os valores de tolerância de perda de solo variaram de 0,15 a 1,16 mm ano-1 (equivalente a 1,88 a 14,50 Mg ha ano-1, respectivamente) para os solos estudados, dependendo do tipo de solo e do método utilizado na estimativa. Os Latossolos (com exceção do Bruno/Roxo), Podzólicos, Terras Brunas Estruturadas, Cambissolos e Areias Quartzozas apresentaram menor tolerância de perda de solo pelo Método III, enquanto os Litólicos, Brunizém Avermelhado, Terras Vermelha/Brunada e Roxa Estruturadas e Latossolo Bruno/Roxo apresentaram a mesma tolerância de perda de solo em todos os métodos estudados, razão por que, para estes solos, pode ser usado qualquer um dos métodos para estimar sua tolerância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Santos Pérez, José Manuel, and Elisa Tavares Duarte. "La acción exterior de Brasil a examen. Entrevista a Bruno Ayllón Pino, especialista en el estudio de las relaciones internacionales brasileñas." Revista de Estudios Brasileños 7, no. 15 (March 18, 2021): 235–50. http://dx.doi.org/10.14201/reb2020715235250.

Full text
Abstract:
Entrevista con el politólogo y especialista en las relaciones España-Brasil, Bruno Ayllón Pino, autor del libro Las relaciones hispano-brasileñas: de la mutua irrelevancia a la asociación estratégica (1945-2005), en la que se abordan cuestiones como la trayectoria investigadora, el papel que juega Brasil en el concierto internacional, el estado de las relaciones entre Brasil y España, la acción cultural brasileña, la cooperación Sur-Sur y el presente y futuro de todos estos campos de estudios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Costa Cunha, Roberto Cesar, and Fernando Rodrigo Farias. "Dinâmica produtiva e ordenamento territorial dos agronegócios do Mato Grosso do Sul pós-2003." Geosul 34, no. 71 (May 7, 2019): 130–53. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n71p130.

Full text
Abstract:
Os diferentes agronegócios sul-mato-grossenses constituem-se em um dos principais setores econômicos geradores de renda no estado. Entre 2008-2017, o Valor Bruto da Produção dos principais produtos do agronegócio do Mato Grosso do Sul cresceu de R$ 18,3 bilhões para R$ 28,7 bilhões. Nas exportações, o valor gerado em 2018, foi de US$ 5,4 bilhões, o que representa 96,4%, do valor total do estado, e 5,3%, do valor total dos agronegócios brasileiros. Assim sendo, o objetivo geral deste texto é identificar o desempenho produtivo dos agronegócios do estado do Mato Grosso do Sul com base nos indicadores de área plantada, valor bruto da produção, produtividade e participação na pauta exportadora do estado. Para alcançar o objetivo proposto, a método de análise decorreu de a economia brasileira ter desenvolvido um ciclo dinâmico de crescimento condicionado por fatores internos e externos, entre eles: investimentos em infraestrutura, recursos naturais e consumo de massa; a liquidez financeira mundial, e a elevada demanda mundial por produtos agroalimentares e minerais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Maczkovics, C. "Book Review: The Modernisation of State Aid for Economic and Social Development by Bruno Nascimbene and Alessia Di Pascale (eds)." European State Aid Law Quarterly 20, no. 2 (2021): 315–17. http://dx.doi.org/10.21552/estal/2021/2/23.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Deciancio, Melisa. "Entrevista al Dr. Alfredo Bruno Bologna sobre el estado de la disciplina de las Relaciones Internacionales en Argentina." CUPEA Cuadernos de Política Exterior Argentina, no. 126 (May 28, 2020): 101–7. http://dx.doi.org/10.35305/cc.vi126.50.

Full text
Abstract:
Extracto de texto: "Esta entrevista forma parte de la investigación para mi tesis doctoral que buscó rastrear la historia del campo de las Relaciones Internacionales (RI) argentinas. En este marco y en ocasión de la Conferencia FLACSO-ISA, realizada en Buenos Aires en julio de 2014, tuve la grata oportunidad de entrevistar al Profesor Dr. Alfredo Bruno Bologna como uno de los referentes de la disciplina en el país. El objetivo fue poder indagar sobre su trayectoria personal en el marco del devenir histórico de la disciplina y del desarrollo de una de las principales instituciones de referencia en RI en el país como la Universidad Nacional de Rosario (UNR)..."
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Santos, Gildenir Carolino, and Rosemary Passos. "Editorial." ETD - Educação Temática Digital 2, no. 3 (January 8, 2009): 1. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v2i3.576.

Full text
Abstract:
Os trabalhos aqui apresentados estão contextualizados com as áreas temáticas que compõe a Revista Online da Biblioteca Professor Joel Martins. Na área da "Biblioteconomia" temos o artigo "Critério para avaliação de obras raras" do bibliotecário da Biblioteca Municipal Mário Andrade (SP), Rízio Bruno Sant’Ana; Ainda nesta área trazemos um relato de experiência vivenciado pela bibliotecária e especialista em bases de dados, Célia Maria Ribeiro, "Experiência internacional: uma bibliotecária brasileira na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos”. Como pode ver, ela relata o período de nove meses de estágio na biblioteca do Congresso...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Bignardi, Ingrid, and Andréia Guerini. "“Pontos de vista de uma mulher”: Giacomo Leopardi "traduzido" por Bruna Becherucci n’O Estado de São Paulo / “A Woman’s Points of View”: Giacomo Leopardi "Translated" by Bruna Becherucci in O Estado de São Paulo." O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira 28, no. 3 (September 3, 2019): 13. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.28.3.13-40.

Full text
Abstract:
Resumo: A presença do escritor italiano Giacomo Leopardi (1798-1837) na imprensa brasileira é constante desde meados do século XIX até os dias atuais. Há um vasto material produzido por escritores, intelectuais e jornalistas, que está “escondido” nas hemerotecas, bibliotecas e acervos físicos e digitais. No rastro desses materiais e com o objetivo de contribuir com o delineamento de uma história da recepção de Leopardi no Brasil, este artigo analisa o conjunto de ensaios sobre Leopardi, publicado no período de 1949 a 1967, na coluna “Pontos de vista de uma mulher”, do jornal O Estado de São Paulo, assinada por Bruna Becherucci. A análise parte dos conceitos de “tradução cultural” e dos polissistemas literários e conclui que Bruna Becherucci serviu de mediadora cultural na divulgação de Leopardi no Brasil, abordando temáticas mais ou menos conhecidas que permeiam a obra do escritor italiano e ainda fazendo aproximações pouco usuais de Leopardi com outros escritores. Os artigos de Bruna Becherucci, em suas “traduções culturais”, fazem com que os sistemas literários brasileiro e italiano não apenas conversem entre si, mas também constituam trocas de bens culturais que formam um rico repositório para a construção da história da recepção de Leopardi no Brasil.Palavras-chave: Leopardi; recepção; imprensa; sistema literário; tradução cultural.Abstract: Italian writer Giacomo Leopardi (1798-1837) has been regularly mentioned in the Brazilian press since the mid-nineteenth century. A vast amount of material produced by writers, intellectuals and journalists has been “hidden” in newspapers, libraries, and digital and physical collections. In an effort to contribute to the history of Leopardi’s reception in Brazil, this article analyzes a series of essays on Leopardi published in the newspaper O Estado de São Paulo between 1949 and 1967 in a column called “Pontos de vista de uma mulher” (A woman’s points of view), which was attributed to Bruna Becherucci. Based on concepts of “cultural translation” and literary polysystems, the analysis concludes that Becherucci served as cultural mediator in the dissemination of Leopardi in Brazil, addressing more or less known themes in Leopardi’s work and making unusual connections between him and other writers. Becherucci’s articles on “cultural translation” indicate that the Brazilian and Italian literary systems not only communicate with one another, but their exchange of cultural goods forms a rich repository for constructing the history of Leopardi’s reception in Brazil.Keywords: Leopardi; reception; the press; literary system; cultural translation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Cunha, Roberto César Costa. "RECENTE DESEMPENHO DA DINÂMICA PRODUTIVA E A DIFUSÂO TERRITORIAL DA AGROPECUÁRIA MARANHENSE." ENTRE-LUGAR 11, no. 21 (June 1, 2020): 128–58. http://dx.doi.org/10.30612/el.v11i21.12052.

Full text
Abstract:
A agropecuária no estado do Maranhão constitui-se em um dos principais setores econômicos geradores da economia estadual. Entre 2009-2018, o Valor Bruto da Produção dos principais produtos da agropecuária do Maranhão cresceu de R$ 5,1 bilhões para R$ 7,6 bilhões. Nas exportações, o valor gerado em 2018, foi de US$ 1,9 bilhão, o que representa 51% do valor total do estado, e 2% do valor total da agropecuária brasileira. Desse modo, como a agropecuária no estado do Maranhão, com ocorrência inequívoca, conseguiu dar um impulso dinâmico na sua estrutura de produção e difundir-se territorialmente? Assim sendo, a resposta para esse questionamento central é objetivada na identificação do desempenho produtivo da agropecuária do estado com base nos indicadores de área plantada, valor bruto da produção, produtividade e participação na pauta exportadora. Para alcançar essa resposta, usou-se a categoria formação socioespacial como método de análise. Toda essa performance veio acompanhada da irresignação significativa das estruturas produtivas das mesorregiões através dos processos de: concentração, desconcentração, especialização, disseminação e exclusão territoriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Mendes, Diego Teixeira, Tatyana Beltrão De Oliveira, Natália Dutra Costa, and Manuelina Maria Duarte Cândido. "RETOMANDO A PRIMEIRA COLEÇÃO ARQUEOLÓGICA DO MUSEU ANTROPOLÓGICO/UFG, O SÍTIO CACHOEIRA (GO-Ca.1) E ALGUMAS HISTÓRIAS ADORMECIDAS." Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia 17, no. 1 (August 27, 2019): 125. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v17i1.7110.

Full text
Abstract:
Na presente pesquisa retomamos a primeira coleção arqueológico do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás, relacionada ao curso ministrado por Igor Chmyz, em 1972, visando a formação de pesquisadores em arqueologia deste museu. Buscamos investigar questões relacionados à história da arqueologia no Estado de Goiás e as práticas arqueológicas efetuados durante as etapas de campo no sítio arqueológico Cachoeira (GO.Ca-01), localizado no município de Orizona/GO. na pesquisa original. Consideramos que as práticas calcadas em relações informante/arqueólogo aprofundam a estratigrafia do abandono proposto por Bruno (2014) para os acervos arqueológicos brasileiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Matias, Carlos Dos Passos Paulo, and João Henrique Zanelatto. "Da corte ao Estado Novo: singularidades em Mozart e Villa-Lobos." Dimensões 38 (June 30, 2017): 98. http://dx.doi.org/10.23871/dimensoes-n38-16808.

Full text
Abstract:
Quase um século e meio separa o nascimento de Mozart do nascimento de Villa-Lobos. Na tragédia de Bajazzo, Norbert Elias nos mostra, com maestria, o drama da vida de um músico na corte de Salzburgo. Sua análise sociológica busca compreender um pouco da vida e da obra de Mozart, desde sua formação musical, proporcionada pelo pai, até o rompimento do músico com a “sua” corte e sua corajosa busca pela independência artística em Viena. A tragédia villalobiana é outra, mas não menos dramática. Villa-Lobos não foi músico de uma corte absolutista, como foi Mozart; não sofreu pensando em como sair de serviçal da corte para tornar-se livre, um músico do mundo. No entanto, os dois sofreram a angústia de buscar um lugar na sociedade de suas épocas. Mozart queria sair do julgo do mecenas, e o fez; Villa-Lobos queria ser empregado do mecenas/governo, e o fez. Para compreender e retomar este debate, trabalhou-se com as fontes de diálogo os autores Norbert Elias, Vasco Mariz, Bruno Kieffer, José Miguel Wisnik, Anália Cherñavsky e Arnaldo Contier.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Melo, Vander de Freitas, Fernando Henrique Toledo, Rodrigo de Moura, Valmiqui Costa Lima, and André Ademir Ghidin. "Caracterização química e mineralógica de agregados de diferentes classes de tamanho de Latossolos Bruno e Vermelho localizados no estado do Paraná." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, no. 1 (February 2008): 67–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000100008.

Full text
Abstract:
O teor e a forma dos minerais da fração argila são determinantes na definição da morfologia dos agregados do solo. Objetivando estudar a mineralogia da fração argila e as propriedades químicas de diferentes classes de agregados de Latossolos (Latossolo Bruno Ácrico húmico - LBd e Latossolo Vermelho Distroférrico húmico - LVdf) originados de rochas basálticas no Estado do Paraná, coletaram-se amostras indeformadas em diferentes profundidades (horizontes Bw1 e Bw2) em perfis de solos localizados em duas toposseqüências (quatro perfis no LBd e três no LVdf). Após secagem e separação das amostras indeformadas em seis classes de agregados (2-4; 1-2; 0,5-1; 0,25-0,5; 0,105-0,25; < 0,105 mm) determinaram-se os teores de Si solúvel em ácido acético 0,5 mol L-1 e de K, Ca, Mg e Al trocáveis. A fração argila das diferentes classes de agregados também foi estudada por diferentes técnicas: difratometria de raios X, análise térmica e análises químicas. Verificou-se homogeneidade nos teores trocáveis de elementos entre as classes de tamanho de agregados dos horizontes Bw1 e Bw2 dos perfis dos Latossolos Bruno e Vermelho. A intensa e contínua pedogênese dos Latossolos não foi suficiente para homogeneizar a mineralogia da fração argila (característica mais estável que a dos teores trocáveis) dos agregados. A maior variação nos teores de minerais, em função da classe de tamanho dos agregados, foi para o perfil localizado na posição mais alta da toposseqüência do LBd: variação de 35 % nos teores de gibbsita no horizonte Bw1 e 44 % nos teores de caulinita no horizonte Bw2. Considerando, ainda, o efeito da classe de tamanho dos agregados sobre a mineralogia dos horizontes Bw1 e Bw2 do LBd e LVdf, verificaram-se variações em algumas características cristalográficos da goethita e hematita - diâmetro médio do cristal (DMC) e intensidade de substituição isomórfica de Fe por Al - e da caulinita (DMC).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva, Leonardo Henrique Amaro da, Marcia Regina Gabardo da Camara, and Tiago Santos Telles. "Evolução e distribuição espacial da produção de leite no estado do Paraná, Brasil." Acta Scientiarum. Human and Social Sciences 38, no. 1 (June 24, 2016): 37. http://dx.doi.org/10.4025/actascihumansoc.v38i1.30006.

Full text
Abstract:
A produção de leite no estado do Paraná se dá de forma heterogênea entre suas mesorregiões. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é caracterizar espacialmente as regiões dedicadas à atividade leiteira no Paraná, para os anos de 2005 e 2011. A metodologia adotada envolve a análise exploratória de dados espaciais (AEDE), para verificar a presença de autocorrelação espacial entre os municípios paranaenses e identificar clusters de valor bruto da produção de leite. Para tanto, foram utilizadas as variáveis: produtividade, produção de leite, valor bruto da agropecuária, PIB per capita municipal e índice FIRJAN de desenvolvimento econômico e social dos municípios paranaenses. Os resultados revelam a formação de um grande cluster no Oeste e Sudoeste paranaenses, para altos valores brutos da produção da pecuária de leite, nos anos de 2005 e 2011, assim como clusters com baixos valores brutos: um na região do Norte Pioneiro e Norte Central e outro na região Metropolitana de Curitiba. A fim de se promover um desenvolvimento econômico mais equânime entre os municípios paranaenses dedicados à atividade leiteira, estes resultados podem contribuir para o delineamento de ações públicas voltadas às regiões localizadas, principalmente, nos clusters Baixo-Baixo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Espinach Rueda, Monserrat. "Fondo Especial De La Educación Superior (FEES) para la Universidad Estatal a Distancia de Costa Rica: estimación de tres posibles escenarios en el período 2018-2020." Revista Nacional de Administración 8, no. 2 (December 12, 2017): 67–84. http://dx.doi.org/10.22458/rna.v8i2.1963.

Full text
Abstract:
La Universidad Estatal a Distancia (UNED) de Costa Rica es una institución que recibe sus principales ingresos monetarios del Gobierno a través del Fondo Especial de la Educación Superior (FEES) amparado por los artículos 85 y 78 de la Constitución Política de Costa Rica, los cuales determinan un presupuesto del Estado para educación nacional como un porcentaje del Producto Interno Bruto (PIB) del país. Aplicando una metodología cuantitativa para calcular las proyecciones y apoyándose con herramientas como hojas de cálculo de Excel y el software estadístico y de probabilidades MegaStat, se formulan tres posibles escenarios de montos a recibir para la UNED por concepto del FEES. Los resultados obtenidos sirven como insumo de información para tener parámetros sobre posibles escenarios de montos a recibir por concepto del FEES para los años 2018, 2019 y 2020 que permitan realizar planes de acción presupuestarias diferentes ante distintos escenarios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Nascimento, Dilene Raimundo do, and Matheus Alves Duarte da Silva. ""Não é meu intuito estabelecer polêmica": a chegada da peste ao Brasil, análise de uma controvérsia, 1899." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 20, suppl 1 (November 30, 2013): 1271–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702013000400010.

Full text
Abstract:
Analisa um debate trazido a público pelo Jornal do Commercio , entre agosto e setembro de 1899, envolvendo duas autoridades sanitárias, Nuno de Andrade, diretor-geral de Saúde Pública, e Jorge Pinto, diretor de Higiene e Assistência Pública do Estado do Rio de Janeiro. No cerne da questão as medidas tomadas pelo governo federal para evitar a chegada da peste bubônica ao Brasil, a partir de uma epidemia existente na cidade do Porto, Portugal. O referencial teórico para a análise foi a noção de campo de Pierre Bourdieu e os estudos sobre controvérsia científica de Bruno Latour.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Ávalos Flórez, Édison Duván. "Las fisuras de las críticas contra las obras de Paulo Coelho: evaluación de los antecedentes." SATHIRI, no. 8 (June 1, 2015): 242. http://dx.doi.org/10.32645/13906925.411.

Full text
Abstract:
En este trabajo se revisaron las principales críticas elaboradas en torno a la obra del escri- tor brasilero Paulo Coelho; es decir, se efectuó una crítica de la crítica o una revisión del estado de la cuestión. Las críticas que se revisaron fueron divididas en dos partes, las literarias y las sociológicas. Las críticas literarias revisadas fueron las elaboradas por Clandestino Menéndez (2005), Janilto Andrade (2005) y Héctor Abad Faciolince (2007). Las críticas sociológicas que se revisaron fueron las elaboradas por Mário Maestri (1999), Daniela Bruno y Erwin Luchtenberg (2006), Pablo Semán (2006), Carlos Calvani (2008), Isabel Mattei (2009) y Trindade Nakagome (2013).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Babilônia, Fernando Reis, and Alcido Elenor Wander. "Concentração econômica do Estado do Maranhão e do pretenso Estado do “Maranhão do Sul”, Brasil, 2007 a 2010." Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 3, no. 2 (November 16, 2015): 113. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v3n2.3586.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é analisar o grau de concentração da economia do estado do Maranhão contrapondo ao que poderia ser tal concentração no pretenso estado do “Maranhão do Sul”. O indicador utilizado para levantar o grau de concentração da economia do estado foi o produto interno bruto (PIB) de todos os municípios no período de 2007 a 2010. A ferramenta computacional utilizada para a execução do levantamento foi o software Philcarto versão 5.73 e a classificação escolhida para a realização do levantamento foi a Jenks. A economia do estado do Maranhão é altamente concentrada, em que apenas seis municípios (2,76%) possuem uma participação média superior a 1% do PIB, e 211 (97,24%) municípios não atingem sequer 1%. Já para o pretenso estado do “Maranhão do Sul” há uma situação de menor grau de concentração econômica; tem-se um número maior de municípios com participação média superior a 1% do PIB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Bovi, Marilene Leão Alves, Gentil Godoy Júnior, Sandra Heiden Spiering, and Sérgio Bueno de Camargo. "Relação entre caracteres da planta e do palmito de açaizeiros." Bragantia 49, no. 1 (1990): 69–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87051990000100006.

Full text
Abstract:
Estudaram-se caracteres vegetativos da planta e do palmito de açaizeiros (Euterpe oleracea Mart) cultivados na Estação Experimental de Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo, Brasil, com o objetivo principal de identificar caracteres não-destrutíveis que possam ser utilizados na seleção de plantas superiores no programa de melhoramento genético dessa palmeira. Entre os dez caracteres estudados, o número de perfilhos, o peso bruto do palmito e os pesos do resíduo basal e do palmito mostraram maior variabilidade (CV acima de 40%). Menor variabilidade foi encontrada para os caracteres número de folhas e circunferência da planta-mãe (CV entre 14 e 18%). O peso, os diâmetros e o comprimento do palmito mostraram-se positivamente correlacionados com a circunferência da planta. Correlação negativa foi evidenciada entre peso bruto do palmito e número de perfilhos e entre esta última variável e o peso do resíduo basal. O número de folhas mostrou correlação parcial significativa apenas com o diâmetro médio do palmito e com o peso do palmito bruto. Entre os caracteres vegetativos não-destrutíveis avaliados, a circunferência da planta foi o que mais contribuiu para a variação apresentada pelo palmito bruto e liquído (peso, diâmetro e comprimento), sendo responsável por mais de 65% da variação do peso bruto, 35% do peso líquido e em tomo de 50% de seu diâmetro. Constitui-se, assim, em um caráter útil, além de não-destrutível e facilmente mensurável, para orientar a seleção de plantas superiores de açaizeiro num programa de melhoramento genético de palmeiras desta espécie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Navarro-Chávez, José César Lenin, and Odette Virginia Delfin-Ortega. "Educación y pobreza en México. Un análisis de eficiencia a nivel de estados." Acta Universitaria 27 (December 21, 2017): 33–45. http://dx.doi.org/10.15174/au.2017.1548.

Full text
Abstract:
El objetivo de este estudio es identificar la eficiencia en la utilización de los insumos de la educación superior en la reducción de la pobreza de las entidades del país. Se aplica la metodología del Análisis Envolvente de Datos (DEA, por sus siglas en inglés) con bootstrap para robustecer los resultados; utilizando como inputs el gasto en la educación y alumnos de nivel superior del año 2010, y como output deseable el producto interno bruto (PIB) estatal y output indeseable a la población en situación de pobreza del año 2014. Los resultados revelan que si bien ninguna entidad fue eficiente en el uso de los insumos, Nuevo León fue el estado que obtuvo el nivel más cercano al óptimo con un 77%. Por el contrario, Chiapas con un 41% de eficiencia. Se concluye que la combinación de los insumos considerados en la educación superior incidió en los mayores niveles de pobreza de las entidades federativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

García Muñiz, Humberto. "Guayana: el macrodesarrollo de las fuerzas de seguridad." Secuencia, no. 08 (January 1, 1987): 145. http://dx.doi.org/10.18234/secuencia.v0i08.182.

Full text
Abstract:
<p> Ensayo sobre la intervención encubierta de Estados Unidos en el derrocamiento del Partido Progresista del Pueblo en 1953, en lo que se considera el primer acto de guerra fría en el hemisferio occidental. Contiene amplia información sobre gastos militares e incluye varios cuadros relativos al producto nacional bruto, salud pública, etc.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Tizón Humayasi, Pamela Teresa. "Relación entre capital de trabajo y rentabilidad de las empresas industriales que cotizan en la Bolsa de Valores de Lima, 2010-2015." Revista de Investigación Valor Contable 4, no. 1 (March 3, 2020): 95–108. http://dx.doi.org/10.17162/rivc.v4i1.1243.

Full text
Abstract:
El objetivo del presente trabajo de investigación es determinar la relación que existe entre capital de trabajo y rentabilidad de las empresas industriales que cotizan en la Bolsa de Valores de Lima durante los periodos 2010 al 2015. El estudio es de tipo correlacional, obedece a un diseño no experimental, transversal y retrospectivo. Se recopiló información de los estados financieros secuenciales declarados en los años de estudio. Para el análisis de datos se utilizó el coeficiente de Pearson. Los resultados muestran que tres indicadores de capital de trabajo tienen una relación inversa significativamente negativa con los indicadores de rentabilidad, excepto con días de cuentas por pagar y resultado bruto de explotación; es decir estos indicadores no tienen relación significativa. Esto explica que al reducir los días de inventario, días de cuentas por cobrar, días de cuentas por pagar y ciclo de conversión de efectivo, las empresas industriales invierten menos capital de trabajo y mejoran su rentabilidad de activos y resultado bruto de explotación; a excepción los días de cuentas por pagar que no guardan una relación inversa significativa con el resultado bruto de explotación.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Behar, Ionit. "“The world that reveals that it is a world”." Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte 16, no. 1 (June 26, 2017): 66–80. http://dx.doi.org/10.26512/vis.v16i1.20461.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute a relação entre arte, percepção e engajamento, como material da arte do Mono-ha por meio do uso do cru, materiais em estado bruto e materias industriais, em suas esculturas. A natureza das relacoes humanas em Mono-ha é reconsiderada, por meio da aproximação com o Neo Materialismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

MONZON GARCIA, ADRIAN, JOAN SERRALLACH PERARNAU, JON SERTUCHA PEREZ, and RAMON SUAREZ CREO. "CIGÜEÑALES DE FUNDICIÓN ESFEROIDAL CON PROPIEDADES MECÁNICAS MEJORADAS EN ESTADO BRUTO DE COLADA." DYNA INGENIERIA E INDUSTRIA 88, no. 3 (2013): 529–35. http://dx.doi.org/10.6036/5686.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Veras, Michelle De Oliveira Barbosa, and Sandra Maria Franco Buenafuente. "Setor Madeireiro: uma análise de sua contribuição à balança comercial e à economia de Roraima." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 5 (October 12, 2019): 22–36. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.005.0003.

Full text
Abstract:
Desde o período colonial os produtos florestais fazem parte do comércio exterior de vários estados que compõem a Amazônia legal. Este fator contribui com a economia de vários municípios, gerando empregos e renda. Inserido nesse contexto, todos os municípios do estado de Roraima estão envolvidos com a atividade madeireira e apresentam dados relevantes na produção destinada tanto ao mercado interno quanto ao externo, gerando efeitos multiplicadores na economia. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar a contribuição do setor madeireiro na balança comercial do estado de Roraima no período de 1989 a 2018, apresentando a importância do setor para a geração de emprego e renda na economia. Para alcançar esse fim, utilizou-se a pesquisa descritiva combinada com a pesquisa bibliográfica, que permitiu analisar os dados referentes ao comércio exterior, Produto Interno Bruto e Renda, com o subsídio das literaturas que tratam do tema. Os resultados apontaram que a contribuição do setor madeireiro no comércio exterior deve-se às vantagens absolutas e relativas, à abundância de fatores de produção (recursos florestais) e à capacidade de influenciar o crescimento de outras atividades ao proporcionar impactos nos níveis de produto, emprego e renda. Os dados demonstram a influência do setor madeireiro no comércio exterior com efeitos encadeantes para o mercado interno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Valverde, Sebastião Renato, Gilca Garcia de Oliveira, Rosa Maria Armond Miranda Carvalho, and Thelma Shirlen Soares. "Efeitos multiplicadores do setor florestal na economia capixaba." Revista Árvore 29, no. 1 (February 2005): 85–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622005000100010.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo avaliar a importância do setor florestal para o desenvolvimento social e econômico do Estado do Espírito Santo, por meio dos multiplicadores de impacto nos indicadores sociais e econômicos. Analisando dados do ano de 1999, observou-se que aumentos de 10% na produção florestal são suficientes para resultar na geração de mais 1.363 empregos formais no estado, de R$9,354 milhões nas remunerações salariais, de R$77,716 milhões no Produto Interno Bruto (PIB) e de R$2 milhões na arrecadação de ICMS do estado, sendo aproximadamente 90% desses valores gerados dentro do próprio setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Díaz Carreño, Miguel Ángel, Pablo Mejía Reyes, Marlen R. Reyes Hernández, and Ana Desiderio de la Cruz. "EFECTOS DEL GASTO PÚBLICO EN EL PIB EN LOS ESTADOS DE MÉXICO, 1999-2014." Investigación Económica 77, no. 305 (November 1, 2018): 74. http://dx.doi.org/10.22201/fe.01851667p.2018.305.67484.

Full text
Abstract:
<p align="center"><strong>RESUMEN</strong></p><div>El objetivo de esta investigación es analizar el efecto del gasto público en el producto interno bruto (PIB) a nivel estatal en México. El periodo de estudio abarca de 1999 a 2014 y empleamos un modelo de regresión cuantílica para explicar dichos efectos. Encontramos que el gasto público total ha sido relevante en la explicación del crecimiento económico estatal, sobre todo en aquellos estados más grandes del país. En estos casos el coeficiente resultó positivo y significativo. Por otra parte, el gasto público realizado en infraestructura resultó no significativo en la explicación del pib tanto en el caso de los estados grandes como en los pequeños.</div><div> </div><div><p align="center">EFFECTS OF PUBLIC SPENDING ON THE GDP IN THE STATES OF MEXICO, 1999-2014</p><p align="center"> <strong> </strong><strong>ABSTRACT</strong></p></div><p>The objective of this paper is to analyze the effects of public expenditure on Gross Domestic Product (GDP) over the period 1999-2014 for the Mexican states. By using a quantile regression, it is found that total public expenditure has been relevant in the explanation of economic growth, mainly in the case of the largest states with positive and significant effects. On the contrary, the public expenditure associated to infrastructure seems to have not contributed to economic growth of the states of any size.</p><p> </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Valle, Diego Gomes do. "O fim da literatura: possibilidades de enfrentamento." Revista Graphos 22, no. 2 (October 15, 2020): 199–212. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.51734.

Full text
Abstract:
Há décadas, vaticina-se e aguarda-se o fim da literatura. Muitos críticos e teóricos da literatura lamentam e se ressentem por um futuro apocalíptico, que nunca chega. Este artigo parte dessa discussão e a aprofunda com vista a uma possível resolução nos campos da crítica e do ensino de literatura. Trata-se, como desenvolvemos no artigo, de uma abordagem literária ao mesmo tempo especificizante e interdisciplinar, para assim o elemento humanizante surgir no mundo feito de papel. À guisa de exemplo, analisamos o poema “O monstrengo”, que está no livro A balada do cárcere, de Bruno Tolentino. Desse modo, almejamos reunir, a um só tempo, diagnóstico, análise e, propositivamente, uma abordagem minimamente suficiente, diante desse estado de coisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Burgorgue-Larsen, Laurence. "A internacionalização do diálogo dos juízes: missiva ao Sr. Bruno Genevois, Presidente do Conselho de Estado da França." Prismas: Direito, Políticas Públicas e Mundialização 7, no. 1 (2010): 261–304. http://dx.doi.org/10.5102/prismas.2010.07.1.09.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Melo, Vander de Freitas, Rodrigo de Moura, Fernando Henrique Toledo, Valmiqui Costa Lima, and André Ademir Ghidin. "Morfologia de agregados de Latossolos Bruno e Vermelho do estado do Paraná, avaliada por imagens obtidas em scanner." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, no. 1 (February 2008): 85–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000100009.

Full text
Abstract:
A forma e o tamanho das estruturas definem a maioria das características dos solos, principalmente a porosidade total e a distribuição dessa porosidade em macro e microporos. Objetivou-se neste trabalho o estudo da morfologia de diferentes classes de tamanho de agregados de duas toposseqüências de Latossolos (Latossolo Bruno distrófico húmico - LBd e Latossolo Vermelho distroférrico húmico - LVdf), ambos sob condições naturais e originados de rochas basálticas no Paraná, por meio de análise de imagens. Foram coletadas amostras indeformadas de dois horizontes (Bw1 e Bw2) nas toposseqüências do LBd (quatro perfis) e do LVdf (três perfis). Após secagem, as amostras foram separadas em seis classes de tamanho de agregados (2-4 mm;1-2 mm; 0,5-1 mm; 0,25-0,5 mm; 0,105-0,25 mm; e < 0,105 mm), determinando-se a distribuição percentual e o diâmetro médio geométrico (DMG). As imagens dos agregados das quatro maiores classes foram obtidas com scanner e processadas pelo programa de computador UTHSCSA Image Tool. Os agregados do LBd e do LVdf foram predominantemente poliedrais e rugosos, o que deve contribuir para aumentar a superfície externa destes. Os maiores valores de DMG, área e perímetro dos agregados foram verificados para o LBd, sobretudo para o horizonte mais profundo (Bw2). O grau de arredondamento aumentou com a diminuição da classe de tamanho dos agregados para ambos os solos, ou seja, agregados menores tendem a ser mais esféricos e menos rugosos. A qualidade da fração argila teve efeito não apenas no tamanho dos agregados, mas também na morfologia externa destes. Para algumas classes de tamanho de agregados dos horizontes do LBd e do LVdf, o aumento no DMG e na área, o crescimento preferencial em um eixo (alongamento) e a redução da rugosidade externa dos agregados foram favorecidos pelo maior teor de caulinita na fração argila. Efeito oposto foi verificado para os óxidos de Fe e Al.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Babilônia, Fernando Reis, and Alcido Elenor Wander. "Concentração econômica e desenvolvimento humano no Estado do Maranhão." Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional 6, no. 1 (December 12, 2018): 81. http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2018v6n1p81-108.

Full text
Abstract:
A concentração econômica em um país, estado ou município tem como uma de suas principais consequências a redução ou quase inexistência de serviços de qualidade nas áreas sociais, o que reflete diretamente no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O Maranhão, embora seja um estado com grande potencial econômico, vem, nos últimos anos, colocando-se nas últimas posições no ranking nacional do IDH. Entende-se que em grande medida isso é provocado pela forte concentração econômica no estado. O objetivo deste estudo é identificar e mapear os municípios maranhenses com os maiores e menores PIB (Produto Interno Bruto) e IDH. Para tanto, foram levantados dados sobre PIB e IDH junto a órgãos oficiais que, posteriormente, foram inseridos no Software de cartomática Philcarto, com a classificação Jenks, visando mapear os municípios maranhenses. Os resultados mostram que a economia estadual é altamente concentrada em São Luís, capital do estado, e o IDH do Maranhão é afetado sobremaneira devido, em grande medida, à elevada concentração econômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Zamudio Sánchez, Francisco José, and Alejandro Corona Ambriz. "Desarrollo humano en el estado de Oaxaca, 1995-2000." Secuencia, no. 72 (November 30, 2019): 113. http://dx.doi.org/10.18234/secuencia.v0i72.1055.

Full text
Abstract:
<p>Como alternativa a los métodos de medición convencionales, en el artículo se hizo una valoración del desarrollo de Oaxaca, en el periodo 1995-2000, que muestra una perspectiva del conjunto de funcionamientos estatal y municipales, utilizando tres indicadores de desarrollo: índice de desarrollo humano (idh) con producto interno bruto per cápita (idhp); idh con servicios (idhs) e idh relativo al género (idg); un estimador de inequidad (1-InQidhp), estimando el coeficiente de Gini sobre el idhp (InQidhp) y, otro de calidad, midiendo la efectividad con la que Oaxaca y sus municipios emplean su ingreso para un mejor desarrollo, contrastando el idhs con el ingreso. Los resultados muestran avances relativos, el idhp estatal creció 6.2% (7.89% el idhs), siendo menor que el nacional y el alcanzado por otras entidades; significativa desigualdad de género; poca efectividad en el empleo del ingreso para su desarrollo humano (DH) y, distribución inequitativa del mismo entre los municipios.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Lopes Júnior, José Marcelo, Marcos Antônio Lima Moura, Carlos Alexandre Santos Querino, Misael Ferreira dos Santos, and André Luiz de Carvalho. "Estimativa do balanço de radiação de ondas longas durante a estação chuvosa em área de Mata Atlântica no estado de Alagoas." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 2 (June 20, 2019): 155–68. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.002.0014.

Full text
Abstract:
Em florestas tropicais o balanço de radiação de ondas longas contribui para a manutenção da biodiversidade, através dos processos de interceptação, transferência e absorção da radiação solar tanto acima quanto abaixo do dossel das árvores, sendo possível determinar a quantidade de energia que está saindo e entrando no ecossistema. Assim, este trabalho tem por objetivo realizar uma análise acerca do comportamento das variáveis e parâmetros meteorológicos que contribuem diretamente com o balanço de radiação de ondas longas, assim como determiná-lo através da avaliação de um modelo de estimativa sob diferentes condições de nebulosidade durante a estação chuvosa em área de Mata Atlântica no estado de Alagoas. Os dados das variáveis medidas foram obtidos através de uma torre micrometeorológica instalada dentro de um fragmento da Mata Atlântica localizado no município de Coruripe, durante o período de abril de 2017 a julho de 2017. Os dados foram processados em médias horárias, diárias e mensais e foram separados em diferentes condições de nebulosidade. Para a estimativa do balanço de radiação de ondas longas foi utilizado o modelo de Penman-Brunt o qual também passou por um processo de avaliação e parametrização baseado na análise do erro médio absoluto, raiz do erro quadrático médio, erro percentual absoluto médio, coeficiente de correlação de Pearson e índice de concordância de Willmott. O modelo de Penman-Brunt antes da parametrização apresentou um desempenho moderado sem haver uma diferença significativa entre condições de nebulosidade, contudo, a condição geral teve melhor desempenho que as demais. Após a parametrização o modelo apresentou uma leve melhora em seu desempenho para todas as condições. Assim como antes da parametrização a condição geral também obteve o melhor desempenho. Portanto, conclui-se que o modelo de Penman-Brunt possui desempenho de razoável a bom para o local de estudo, podendo ser utilizado em regiões similares sem a necessidade de classificação quanto à nebulosidade, quando em períodos chuvosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography