Academic literature on the topic 'Cabra - Gestação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Cabra - Gestação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Cabra - Gestação"

1

Feitosa, F. L. F., G. I. Braga, L. C. N. Mendes, J. F. Alcindo, N. C. Souza, F. Bovino, T. A. Trein, J. T. Trevizan, and R. S. Baptista. "Avaliação da maturidade pulmonar de cabritos nascidos a termo e prematuros." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 72, no. 4 (August 2020): 1313–20. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-11522.

Full text
Abstract:
RESUMO Avaliou-se a maturidade pulmonar de cabritos no líquido amniótico de suas mães pela coloração de Shor, pelo azul de Nilo e pela contagem de corpos lamelares, bem como a vitalidade e os níveis de glicose e lactato séricos em cabritos nascidos a termo e prematuros. Para tanto, foram utilizados 32 cabritos, divididos em três grupos, a saber: grupo I: cabritos nascidos de cesarianas com 149 dias de gestação; grupo II: cabritos nascidos de cesarianas com 143 dias de gestação; e grupo III: cabritos nascidos de cesarianas com 143 dias de gestação, oriundos de mães que receberam, por via intramuscular, 20mg/cabra de dexametasona, 36 horas antes da cirurgia eletiva. A coloração de Shorr e a contagem de corpos lamelares demonstraram ser métodos diagnósticos promissores para a avaliação da maturidade pulmonar em neonatos caprinos. Contudo, a administração de dexametasona nas cabras no período antenatal não influenciou a maturidade fetal. Constatou-se, entretanto, que a avaliação física do paciente, logo após o nascimento, também se mostra fundamental no que tange à percepção da vitalidade e da viabilidade de cabritos recém-nascidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vasconcelos, Jackson S. de, Franklin Riet-Correa, Antônio Flávio M. Dantas, Rosane M. T. Medeiros, Glauco José N. Galiza, Diego M. Oliveira, and André F. A. Pessoa. "Intoxicação por Mascagnia rigida (Malpighiaceae) em ovinos e caprinos." Pesquisa Veterinária Brasileira 28, no. 10 (October 2008): 521–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2008001000013.

Full text
Abstract:
Mascagnia rigida é a planta tóxica mais importante para bovinos na região Nordeste, causando morte súbita associada ao exercício. O presente trabalho teve como objetivos descrever três surtos de intoxicação por M. rigida em ovinos e um surto em caprinos no semi-árido da Paraíba, reproduzir experimentalmente a intoxicação em ovinos e caprinos, e comprovar a passagem do princípio ativo de M. rigida pelo colostro destes pequenos ruminantes. Os surtos ocorreram no início do período chuvoso, quando a planta brota antes do que outras forrageiras ou após o final desse período, quando após secarem algumas forrageiras, M. rigida permanece verde. Na reprodução experimental da intoxicação por M. rigida, doses de 10 e 20g/kg de peso animal, com as planta proveniente de duas regiões diferentes, foram letais para três caprinos e três ovinos. Um caprino que ingeriu 20g/kg da planta um ovino que ingeriu 10g/kg, se recuperaram. Dois ovinos e dois caprinos que ingeriram 5g/kg tiveram sinais discretos e se recuperaram. Tanto os casos experimentais quanto os espontâneos apresentaram ingurgitamento das veias jugulares, relutância em caminhar, decúbito externo abdominal, incoordenação, respiração ofegante, depressão, instabilidade e tremores musculares. A morte ocorreu após um curso clínico de alguns minutos a 27h40 min. As principais lesões foram edema pulmonar e vacuolização e necrose de células epiteliais dos túbulos renais. Para testar se o princípio ativo de M. rigida é eliminado pelo leite causando morte súbita nas crias foi realizado um experimento com duas cabras e cinco ovelhas que ingeriram, diariamente, 2g/kg de M. rigida, nos 15 dias anteriores ao parto. Uma ovelha que tinha gestação gemelar abortou depois de ter ingerido a planta por 10 dias. Os cordeiros das demais ovelhas mamaram normalmente o colostro sem aprestar sinais clínicos. O cabrito de uma cabra mamou o colostro e 5 minutos após morreu subitamente. A outra cabra pariu um cabrito que morreu imediatamente após o parto, sem ter ingerido colostro. Estes resultados sugerem que o princípio ativo da planta foi eliminado pelo leite em doses tóxicas. Recomendamse medidas de controle da intoxicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Soares Filho, Guilherme, Concepta McManus, and Arthur da Silva Mariante. "Fatores genéticos e ambientais que influenciam algumas características de reprodução e produção de leite em cabras no Distrito Federal." Revista Brasileira de Zootecnia 30, no. 1 (February 2001): 133–40. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000100020.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi desenvolvido no Distrito Federal em dois capris, utilizando-se dados de 772 parições, com o objetivo de avaliar os fatores ambientais e genéticos que influenciam a reprodução e a produção leiteira em caprinos das raças Saanen, Parda Alpina, Toggenburg e seus mestiços, no período de 1995 a 1997. Os dados foram analisados usando o programa SAS com os procedimentos GLM e as herdabilidades foram estimadas usando o modelo animal individual pelo programa MTDFREML. As características avaliadas foram idade ao primeiro parto (IPP), intervalo de partos (IP), período de gestação (PG), produção de leite total (PLT) e duração da lactação (DL). O modelo estatístico incluiu como fatores fixos o capril, a raça, o mês e o ano de parto, o tipo de parto, o sexo da cria (macho e fêmea) e a covariável peso da cabra à cobertura. A raça Saanen teve a menor IPP e a maior PLT, enquanto a raça Toggenburg teve maior IP. As herdabilidades estimadas foram, em geral, baixas e variaram de acordo com a raça. Os fatores capril, raça, mês do parto e sexo da cria influenciaram os IP. A raça e o tipo de parto influenciaram a IPP. Somente a raça influenciou a PLT. Os resultados deste trabalho evidenciaram que existe grandeoportunidade para a melhoria no desempenho de caprinos no Distrito Federal, necessitando de controle mais rigoroso do rebanho e manejo para reduzir as IPP e os IP e aumentar os níveis de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Resende, Kleber Tomás de, Roberto Germano Costa, Marcelo Teixeira Rodrigues, Cláudio José Borela Espeschit, and Augusto César de Queiroz. "Exigências de minerais para cabras SRD durante a gestação: cálcio e fósforo." Revista Brasileira de Zootecnia 28, no. 6 (1999): 1397–402. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35981999000600030.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado para estimar a retenção e a exigência líquida dos minerais Ca e P em 120 cabras sem raça definida (SRD), não-gestantes, com peso médio de 42 kg. A estimativa de retenção baseou-se na diferença entre o total de cada mineral depositado no feto, no útero, nas membranas, nos fluídos fetais e na glândula mamária dos animais nas diferentes etapas da gestação e o total de cada mineral armazenado nas cabras vazias. O modelo de predição usado foi lnY=A+BX+CX², em que X = tempo de gestação. Na comparação dos valores estimados com os valores reais obtidos, foi observado que o modelo proposto explicou com coerência e precisão o comportamento biológico da retenção dos minerais durante todas as fases da gestação. O conteúdo de Ca durante a gestação foi de 38,9 e 78,7 g nas gestações de um e dois fetos, resultando em exigência líquida diária de 1,17 e 3,72 g, respectivamente. O conteúdo de P foi de 17,8 e 29,1 g, resultando em exigência líquida diária de 0,48 e 0,71 g, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Roberto Germano, Kleber Tomás de Resende, Marcelo Teixeira Rodrigues, Cláudio José Borela Espechit, and Augusto César de Queiroz. "Utilização de modelos matemáticos para estimar a retenção de minerais em cabras durante a gestação." Revista Brasileira de Zootecnia 32, no. 2 (April 2003): 425–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982003000200022.

Full text
Abstract:
O trabalho foi realizado com o objetivo de estimar a retenção de elementos minerais durante a gestação de cabras com um ou dois fetos, utilizando-se diferentes modelos matemáticos. A estimativa de retenção foi baseada na diferença entre o total de cada mineral depositado no feto, útero, membranas, fluídos fetais e glândula mamária dos animais nas diferentes etapas da gestação e o total de cada mineral armazenado nas cabras vazias, utilizando-se os modelos de predição: ln Y = A - B e -C X ; Y = A e B X e ln Y = A + Bx + Cx², em que x = tempo de gestação. Comparando-se a estimativa com os valores reais obtidos, verificou-se que o modelo proposto ln = A+Bx+Cx², explicou com coerência e precisão o comportamento biológico da retenção de minerais durante todas as fases da gestação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fonseca, Jeferson Ferreira da, Ciro Alexandre Alves Torres, Vitor Valério Maffili, Alan Maia Borges, Cláudio José Borela Espeschit, Paula de Zorzi Balbinot, Rita Flávia Miranda Oliveira, and Pedro A. G. Leite. "Desempenho reprodutivo de cabras alpinas tratadas com hCG cinco dias após o acasalamento." Revista Brasileira de Zootecnia 34, no. 2 (April 2005): 508–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982005000200018.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este estudo avaliar o efeito da administração de hCG sobre o desempenho reprodutivo de cabras Alpinas durante a estação de acasalamento natural. Trinta e duas fêmeas nulíparas e 124 lactantes, após a identificação de estro e acasalamento, foram aleatoriamente divididas, de acordo com a categoria, em dois tratamentos. Em T1 (n=75) e T2 (n=81), os animais receberam 1 mL de solução salina ou 250 UI de hCG, respectivamente, por via intramuscular cinco dias após o acasalamento. A gestação foi verificada por ultra-sonografia transabdominal (probe de 3,5 MHz) nos dias 35 e 70 após o acasalamento, para detecção e confirmação da gestação, respectivamente. As taxas de gestação não diferiram entre T1 (86,7%) e T2 (70,6%) para nulíparas e T1 (78,3 %) e T2 (84,4 %) para lactantes. Não houve diferença entre a taxa de parição (75,0 e 75,7%), o período de gestação (150,47 e 150,80 dias) e a prolificidade (1,75 e 1,80 fetos) entre os animais do T1 e T2, respectivamente. A prolificidade foi superior em cabras lactantes (1,90) que em nulíparas (1,41). A administração de hCG cinco dias após o acasalamento não elevou o desempenho reprodutivo em cabras da raça Alpina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Roberto Germano, Kleber Tomás de Resende, Marcelo Teixeira Rodrigues, Cláudio Borela Espechit, and Augusto César de Queiroz. "Exigências de minerais para cabras durante a gestação: Na, K, Mg, S, Fe e Zn." Revista Brasileira de Zootecnia 32, no. 2 (April 2003): 431–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982003000200023.

Full text
Abstract:
O trabalho foi realizado com o objetivo de estimar a retenção e a exigência líquida dos minerais Na, K, Mg, S, Fe e Zn durante a gestação de cabras com um ou dois fetos. A estimativa de retenção foi baseada na diferença entre o total de cada mineral depositado no feto, útero, membranas, fluídos fetais e glândula mamária dos animais nas diferentes etapas da gestação e o total de cada mineral armazenado nas cabras vazias, utilizando-se o modelo de predição ln=A+Bx+Cx2, em que x=tempo de gestação. Os conteúdos de Na, K, Mg, S, Fe e Zn, durante as gestações de um e dois fetos foram de: 13,2 e 21,4 mg; 13,3 e 21,3 g; 2,1 e 3,7 mg; 5,5 e 9,3 mg; 575,5 e 981,0 mg; 112,6 e 164,7 mg nas gestações, resultando em exigências líquidas diárias de 0,13 e 0,11 g; 0,21 e 0,31 g; 0,06 e 0,11g; 0,17 e 0,21 g; 22,94 e 40,51 mg; 2,63 e 2,78 mg, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Prosperi, C. P., C. A. A. Torres, J. D. Guimarães, J. H. Bruschi, P. A. G. Leite, and V. V. Maffili. "Taxa de gestação em cabras Alpinas e Saanen tratadas com hCG no terceiro dia após o estro." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 58, no. 2 (April 2006): 190–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352006000200007.

Full text
Abstract:
Avaliou-se o efeito da aplicação da gonadotrofina coriônica humana (hCG) sobre a taxa e duração da gestação e sobre a concentração plasmática de progesterona (P4) em cabras lactantes das raças Alpina (83) e Saanen (60), na estação de acasalamento induzida pelo programa de fotoperíodo artificial. Os animais foram distribuídos em dois tratamentos após a cobrição; as cabras do tratamento 1 (T1 controle) receberam solução salina via intramuscular (1ml), e as do tratamento 2 (T2) receberam 250UI do hCG, no terceiro dia no pós-estro. As taxas de gestação, detectadas por exame ultra-sonográfico, realizado no 35º após a cobrição, para as cabras das raças Alpina e Saanen controle e tratadas, foram de 80,4; 70,3; 72,7; 81,5%, respectivamente, não diferindo entre os tratamentos e entre as raças (P>0,05). A taxa média de gestação foi 77,2 e 75,0% para os animais controle e tratados, respectivamente. A duração da gestação não foi influenciada pelos tratamentos (P>0,05). As amostras de sangue para análise da concentração plasmática de progesterona (P4) foram coletadas de cinco cabras Alpina por tratamento, no dia do estro (dia 0) e aos 3, 8, 15, 21, 42 e 60 dias após o estro. Não houve diferença na concentração plasmática média de P4 entre os tratamentos (P>0,05), sendo de 5,84ng/ml para T1 e 5,76ng/ml para T2. Observou-se diferença em relação aos dias de coleta (P<0,05). O hCG aplicado no terceiro dia pós-estro não alterou a taxa de gestação e nem a concentração de P4.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pacheco, Aline, Celia R. Quirino, Aparecida F. Madella-Oliveira, Weliton Menário Costa, Miguel A. S. Rua, and Wilder H. O. Vega. "Alterações nos parâmetros hematológico durante a gestação e no pós-parto de cabras da raça Saanen criadas no sul do Espírito Santo." Pesquisa Veterinária Brasileira 36, suppl 1 (June 2016): 15–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2016001300003.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil hematológico de cabras da raça Saanen em diferentes fases da gestação e no pós-parto. Para sua realização foram utilizadas 24 cabras gestantes e 10 não gestantes da raça Saanen, criadas em condições intensivas no município de Alegre, Espírito Santo. As amostras foram coletadas dos 60 aos 135 dias de gestação, com intervalos de 15 dias entre as coletas. Após a parição foram realizadas mais duas coletas, também com intervalos de 15 dias. As amostras de sangue coletadas foram refrigeradas até a chegada ao laboratório, onde foi realizado o eritrograma e a leucometria global em analisador automático e as contagens diferenciais em esfregaço sanguíneo. Após análise dos resultados pode-se observar que, nas cabras avaliadas, houve influência do período de gestação, do pós-parto e da ordem de parto sobre os valores do eritrograma. Todos parâmetros avaliados, exceto VGM, diminuiram com o avançar da gestação até os quinze dias pós-parto, sendo que as maiores alterações ocorreram no final da gestação. A leucometria global (LG) e específica também apresentaram diferenças significativas de acordo com o estado fisiológicos das fêmeas. Os valores médios de LG foram de 10.579 a 15.836 leucócitos/mm3. Fêmeas não gestantes apresentaram maiores valores de LG, diminuindo com a gestação até os 15 dias do pós-parto. Trinta dias pós-parto o valor de LG aumentou, assemelhando-se aos valores das cabras não gestantes. Os valores absolutos de neutrófilos segmentados seguiram a mesma tendência da LG. A quantidade de linfócitos apresentou diminuição a partir dos 120 dias de gestação, aumentando a partir dos trinta dias pós-parto. A quantidade de eosinófilos não sofreu alteração de acordo com o estado fisiológico e a quantidade de basófilos foi maior em fêmeas não gestantes. Para monócitos os resultados foram em geral superiores nas cabras não gestantes e com 120 a 135 dias de gestação. Com relação a ordem de parição observou-se que fêmeas com mais de quatro partos apresentaram menores valores de VG, não havendo diferenças nos outros parâmetros do eritrograma. A LG foi maior na cabras com quatro partos, principalmente devido ao aumento de neutrófilos, enquanto que a quantidade de linfócitos foi menor nestas cabras. Os resultados encontrados evidenciaram a influência da gestação, do pós-parto e da ordem de parto das fêmeas da raça Saanen estudadas sobre os parâmetros hematológicos e também a necessidade da realização de estudos para se determinar os valores de referência do hemograma dos caprinos para cada tipo de criação, estado fisiológico e raça.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

NUNES, Deisiane Moreira, Jurandir Ferreira CRUZ, and Milton Rezende TEIXEIRA NETO. "Dinâmica de eliminação de oocistos de Eimeria sp. durante a gestação e fase inicial da lactação em cabras nativas criadas extensivamente em região semiárida." Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 16, no. 1 (March 2015): 190–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402015000100020.

Full text
Abstract:
<p>Objetivou-se com este estudo caracterizar a dinâmica de eliminação de oocistos de<italic>Eimeria</italic>sp<italic>.</italic> em cabras sem raça definida (SRD), criadas em sistema extensivo na região semiárida, durante a gestação e fase inicial da lactação. Vinte cabras adultas, criadas extensivamente na Caatinga, foram selecionadas e monitoradas durante oito meses. Os valores de Oopg (quantidade de oocistos por grama de fezes) foram acompanhados quinzenalmente do 1º mês de gestação ao 90º dia pós-parto. O Oopg variou durante a gestação, sendo as maiores e menores contagens de 3.300 ± 709 e 1.726 ± 215, respectivamente. Após elevação na primeira quinzena, o Oopg diminuiu gradualmente até o 105º dia e voltou a subir até o final da gestação. No período pós-parto, seguindo a tendência da fase final da gestação, houve aumento progressivo na eliminação de oocistos até o 90º dia de lactação. A quantidade média de oocistos liberados durante a fase inicial da lactação foi de 3.006 ± 102,3 Oopg comparado ao período gestacional de 2.312 ± 98,03 Oopg (P<0,05). A dinâmica de eliminação de oocistos de<italic>Eimeria</italic> sp. em cabras gestantes e lactantes, criadas extensivamente em região semiárida, foi caracterizada por três situações distintas: elevação brusca no início da gestação, seguida por redução gradual no período intermediário da gestação e aumento constante da eliminação de oocistos na fase final da gestação até inicial da lactação.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Cabra - Gestação"

1

Lima, Lisiane Dorneles de [UNESP]. "Desenvolvimento e composição química do útero gravídeo, da glândula mamária e as mudanças corporais em cabras durante a gestação." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/104882.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:31Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-02-17Bitstream added on 2014-06-13T20:25:08Z : No. of bitstreams: 1 lima_ld_dr_jabo.pdf: 802623 bytes, checksum: ebf43acab758d3a2a27be7dd1ac77f31 (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da restrição alimentar, tipo e a fase de gestação de cabras nas alterações que ocorrem no corpo materno e na dinâmica do desenvolvimento do útero gravídeo e da glândula mamária. Foram realizados dois experimentos, em que o primeiro, foi conduzido em delineamento interiamente casualizado com esquema fatorial (3x2x2), sendo três idades gestacionais (80; 110 e 140), duas raças (Saanen e Alpina) e dois tipos de gestação (simples e dupla); e o segundo experimento foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 3x3x2 sendo três níveis de restrição alimentar (0, 20 e 40 %), três dias de gestação (80; 110 e 140) e duas raças (Saanen e Alpina). Aos 80; 110 e 140 dias de gestação, as cabras foram abatidas. Após o abate, foi removida a glândula mamária e o útero gravídeo. Os componentes do útero grávido (útero vazio, placenta, placentomas, liquído placentário e fetos) foram separados e pesados. Nos fetos foram realizadas medidas biométricas e identificação do sexo. O corpo das fêmeas gestantes foi pesado separado em carcaça, orgãos, trato digestório, gordura intracavitária e sangue. Individualmente os fetos das cabras da raça Alpina foram mais pesados (P<0,05). Os pesos individuais dos fetos de gestação simples foram superiores aos de gestação gemelar, no entanto os pesos e as deposições de nutrientes nos componentes do útero gravídeo foram maiores para as cabras de gestação gemelar (P<0,05). A restrição alimentar não interferiu no desenvolvimento do útero gravídeo e da glândula mamária (P>0,05). Os pesos e as deposições de nutrientes nos fetos e no útero gravídeo aumentaram exponencialmente ao longo da gestação, porém na glândula este aumentou foi de forma linear (P<0,05). O peso dos depósitos de gorduras, da carcaça...
The aim of this study was to evaluate the effects of nutritional management, type and stage of gestation of goats on changes that occur in the maternal body and in the dynamics of the development of gravid uterus and mammary gland. Two experiments were conducted, being the first a factorial design, with three days of gestation (80, 110 and 140), two breeds (Saanen and Alpine) and two types of pregnancy (single and double), and second experiment was in randomized blocks with factorial 3x3x2, being three nutritional levels (0, 20 and 40% restriction), three days of gestation (80, 110 and 140) and two breeds (Saanen and Alpine). At 80, 110 and 140 days of gestation, the goats were slaughtered. After slaughter, both mammary gland and pregnant uterus were removed. The components of the pregnant uterus were separated and weighed. Biometric measures and the identification of the sex were made in the fetuses. The body of the pregnant females were separated weighed into carcass, external components, digestive tract, fat intracavitary and blood. The individual weights of fetuses of Alpine goats were heavier (P<0.05). The individual weights of fetuses of simple gestation were superior to twin gestation, however, the weights and the deposition of nutrients in the pregnant uteru’s components were higher for the goats of twin pregnancy (P<0.05). Nutritional restriction did not affect the growth of the gravid uterus and mammary gland (P>0.05). Weights and nutrients deposition in fetus and pregnant uteru’s exponentially increased throught the gestation, but in this gland was increased linearly (P<0.05).The weight of the carcass, fat and stomach of the goats were reduced in late pregnancy (P<0.05). Goats of twin gestation should receive a higher nutrient intake than goats of single pregnancy
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Lisiane Dorneles de. "Desenvolvimento e composição química do útero gravídeo, da glândula mamária e as mudanças corporais em cabras durante a gestação /." Jaboticabal : [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/11449/104882.

Full text
Abstract:
Orientador: Kleber Tomas de Resende
Banca: Izabelle Auxiliadora Molina de Almeida Texeira
Banca: Jane Maria Bertocco Ezequiel
Banca: Iraides Ferreira Furusho Garcia
Banca: Antonello Cannas
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da restrição alimentar, tipo e a fase de gestação de cabras nas alterações que ocorrem no corpo materno e na dinâmica do desenvolvimento do útero gravídeo e da glândula mamária. Foram realizados dois experimentos, em que o primeiro, foi conduzido em delineamento interiamente casualizado com esquema fatorial (3x2x2), sendo três idades gestacionais (80; 110 e 140), duas raças (Saanen e Alpina) e dois tipos de gestação (simples e dupla); e o segundo experimento foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 3x3x2 sendo três níveis de restrição alimentar (0, 20 e 40 %), três dias de gestação (80; 110 e 140) e duas raças (Saanen e Alpina). Aos 80; 110 e 140 dias de gestação, as cabras foram abatidas. Após o abate, foi removida a glândula mamária e o útero gravídeo. Os componentes do útero grávido (útero vazio, placenta, placentomas, liquído placentário e fetos) foram separados e pesados. Nos fetos foram realizadas medidas biométricas e identificação do sexo. O corpo das fêmeas gestantes foi pesado separado em carcaça, orgãos, trato digestório, gordura intracavitária e sangue. Individualmente os fetos das cabras da raça Alpina foram mais pesados (P<0,05). Os pesos individuais dos fetos de gestação simples foram superiores aos de gestação gemelar, no entanto os pesos e as deposições de nutrientes nos componentes do útero gravídeo foram maiores para as cabras de gestação gemelar (P<0,05). A restrição alimentar não interferiu no desenvolvimento do útero gravídeo e da glândula mamária (P>0,05). Os pesos e as deposições de nutrientes nos fetos e no útero gravídeo aumentaram exponencialmente ao longo da gestação, porém na glândula este aumentou foi de forma linear (P<0,05). O peso dos depósitos de gorduras, da carcaça... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The aim of this study was to evaluate the effects of nutritional management, type and stage of gestation of goats on changes that occur in the maternal body and in the dynamics of the development of gravid uterus and mammary gland. Two experiments were conducted, being the first a factorial design, with three days of gestation (80, 110 and 140), two breeds (Saanen and Alpine) and two types of pregnancy (single and double), and second experiment was in randomized blocks with factorial 3x3x2, being three nutritional levels (0, 20 and 40% restriction), three days of gestation (80, 110 and 140) and two breeds (Saanen and Alpine). At 80, 110 and 140 days of gestation, the goats were slaughtered. After slaughter, both mammary gland and pregnant uterus were removed. The components of the pregnant uterus were separated and weighed. Biometric measures and the identification of the sex were made in the fetuses. The body of the pregnant females were separated weighed into carcass, external components, digestive tract, fat intracavitary and blood. The individual weights of fetuses of Alpine goats were heavier (P<0.05). The individual weights of fetuses of simple gestation were superior to twin gestation, however, the weights and the deposition of nutrients in the pregnant uteru's components were higher for the goats of twin pregnancy (P<0.05). Nutritional restriction did not affect the growth of the gravid uterus and mammary gland (P>0.05). Weights and nutrients deposition in fetus and pregnant uteru's exponentially increased throught the gestation, but in this gland was increased linearly (P<0.05).The weight of the carcass, fat and stomach of the goats were reduced in late pregnancy (P<0.05). Goats of twin gestation should receive a higher nutrient intake than goats of single pregnancy
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rivera, Astrid Rivera [UNESP]. "Estudo da taxa de passagem de cabras em gestação." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/104073.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:32:57Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-02-26Bitstream added on 2014-06-13T20:04:44Z : No. of bitstreams: 1 rivera_ar_dr_jabo.pdf: 387270 bytes, checksum: 3259bdff37d857577baed98527c8e44d (MD5)
O objetivo deste estudo foi estimar a taxa de passagem em cabras leiteiras gestantes. O mesmo foi dividido em dois experimentos usando cabras multíparas, não lactantes, gestantes. O primeiro estudo foi realizado em 36 cabras, multíparas, com peso médio de 50,6 ± 7,7 kg, distribuídas nos tratamentos de acordo com a raça (Saanen e Alpina); tipo de prenhez (simples e gemelar) e período de gestação (80, 110 e 140 dias). O delineamento experimental foi completamente casualizado e teve como objetivo estimar a taxa de passagem de cabras leiteiras durante a gestação. O segundo estudo foi realizado em 49 cabras multíparas, não lactantes, com gestação gemelar e peso médio de 49.0 kg ± 8.9, distribuídas nos tratamentos de acordo com o período de prenhez (80,110,140 dias), tipo de restrição alimentar (sem restrição, moderada e severa), e raça (Saanen e Alpina). O delineamento experimental foi em blocos casualizados e o objetivo foi estimar a taxa de passagem em cabras leiteiras submetidas a resrição alimentar ao longo da prenhez. Para a estimativa da taxa de passagem foram fornecidos indicadores externos (itérbio para fase sólida e Cr-EDTA para fase líquida) e foi usada a metodologia do esvaziamento do trato digestório em animais abatidos para a coleta das amostras e foi mensurada a quantidade de gordura e o peso sorporal previo ao abate. A digestibilidade da MS e da MO aumenta em cabras com gestação gemelar no primeiro terço da prenhez e decresce ao final da gestação. Cabras com gestação simples apresentam maior digestibilidade da MS e do FDN na fase final da prenhez. Cabras leiterias gestantes não alteram a taxa de passagem dos sólidos no rúmen durante a prenhez. Cabras Saanen apresentaram maior taxa de diluição ruminal. A taxa de passagem dos sólidos em cabras gestantes submetidas a restrição alimentar varia entre 0.03 a 0.10/h...
The objective of this study was to estimate passage rate in pregnancy goats. It was divided in three studies using goats multiparous, no milking, pregnancy. The first study was in 36 goats multiparous and mean weight was 50,6 kg ± 7,7 distributed in the treatments according breed (Saanen and Oberhasli), gestational age (80, 110, 140 days) and type of pregnancy (simples or twin). Design experimental was completely randomized and the objective was to estimate passage rate in milking goats during the pregnancy. The second study was in 49 goats multiparous, no milking, with twin pregnancy and mean weight 49.0 kg ± 8.9, distributed in the treatments according breed (Saanen and Oberhasli), gestational age (80, 110, 140 days) and nutritional restriction (no restriction, moderate and severe). Design experimental was in blocks randomized and the objective was to estimate passage rate in milking goats with nutritional restriction during pregnancy. For both studies were given orally external markers (ytterbium for solid phase and Cr- EDTA for liquid phase). Slaughter method was used and evacuation for sample collecting from gastro-intestinal tract and quantity of fat was measured. Digestibility assay was performed and the DMI was daily measured. Milking pregnancy goats not change ruminal passage rate during the pregnancy. DM, and organic matter increased in early pregnancy in twin pregnancy goats and decreased in late gestation. Simple pregnancy goats increased DM and NDF digestibility in late gestation. Pregnancy milking goats not changed passage rate of particles in the rumen. Saanen goats showed greater ruminal dilution rate. Passage rate in nutritional restriction goats range was 0,03 to 0,10 /h. Oberhasli breed with moderate restriction increased ruminal passage rate of solid phase in the secondthird of gestation. Passage rate alteration in pregnancy goats is associated to breed, nutritional level and gestational age
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rivera, Astrid Rivera. "Estudo da taxa de passagem de cabras em gestação /." Jaboticabal, 2013. http://hdl.handle.net/11449/104073.

Full text
Abstract:
Orientador: Izabelle Auxiliadora Molina Almeida Teixeira
Coorientador: Telma Teresinha Berchielli
Banca: Ricardo Andrade Reis
Banca: Gustavo Rezende Siqueira
Banca: Alexandre Vaz Pires
Banca: Simone Gisele de Oliveira
Resumo: O objetivo deste estudo foi estimar a taxa de passagem em cabras leiteiras gestantes. O mesmo foi dividido em dois experimentos usando cabras multíparas, não lactantes, gestantes. O primeiro estudo foi realizado em 36 cabras, multíparas, com peso médio de 50,6 ± 7,7 kg, distribuídas nos tratamentos de acordo com a raça (Saanen e Alpina); tipo de prenhez (simples e gemelar) e período de gestação (80, 110 e 140 dias). O delineamento experimental foi completamente casualizado e teve como objetivo estimar a taxa de passagem de cabras leiteiras durante a gestação. O segundo estudo foi realizado em 49 cabras multíparas, não lactantes, com gestação gemelar e peso médio de 49.0 kg ± 8.9, distribuídas nos tratamentos de acordo com o período de prenhez (80,110,140 dias), tipo de restrição alimentar (sem restrição, moderada e severa), e raça (Saanen e Alpina). O delineamento experimental foi em blocos casualizados e o objetivo foi estimar a taxa de passagem em cabras leiteiras submetidas a resrição alimentar ao longo da prenhez. Para a estimativa da taxa de passagem foram fornecidos indicadores externos (itérbio para fase sólida e Cr-EDTA para fase líquida) e foi usada a metodologia do esvaziamento do trato digestório em animais abatidos para a coleta das amostras e foi mensurada a quantidade de gordura e o peso sorporal previo ao abate. A digestibilidade da MS e da MO aumenta em cabras com gestação gemelar no primeiro terço da prenhez e decresce ao final da gestação. Cabras com gestação simples apresentam maior digestibilidade da MS e do FDN na fase final da prenhez. Cabras leiterias gestantes não alteram a taxa de passagem dos sólidos no rúmen durante a prenhez. Cabras Saanen apresentaram maior taxa de diluição ruminal. A taxa de passagem dos sólidos em cabras gestantes submetidas a restrição alimentar varia entre 0.03 a 0.10/h... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The objective of this study was to estimate passage rate in pregnancy goats. It was divided in three studies using goats multiparous, no milking, pregnancy. The first study was in 36 goats multiparous and mean weight was 50,6 kg ± 7,7 distributed in the treatments according breed (Saanen and Oberhasli), gestational age (80, 110, 140 days) and type of pregnancy (simples or twin). Design experimental was completely randomized and the objective was to estimate passage rate in milking goats during the pregnancy. The second study was in 49 goats multiparous, no milking, with twin pregnancy and mean weight 49.0 kg ± 8.9, distributed in the treatments according breed (Saanen and Oberhasli), gestational age (80, 110, 140 days) and nutritional restriction (no restriction, moderate and severe). Design experimental was in blocks randomized and the objective was to estimate passage rate in milking goats with nutritional restriction during pregnancy. For both studies were given orally external markers (ytterbium for solid phase and Cr- EDTA for liquid phase). Slaughter method was used and evacuation for sample collecting from gastro-intestinal tract and quantity of fat was measured. Digestibility assay was performed and the DMI was daily measured. Milking pregnancy goats not change ruminal passage rate during the pregnancy. DM, and organic matter increased in early pregnancy in twin pregnancy goats and decreased in late gestation. Simple pregnancy goats increased DM and NDF digestibility in late gestation. Pregnancy milking goats not changed passage rate of particles in the rumen. Saanen goats showed greater ruminal dilution rate. Passage rate in nutritional restriction goats range was 0,03 to 0,10 /h. Oberhasli breed with moderate restriction increased ruminal passage rate of solid phase in the secondthird of gestation. Passage rate alteration in pregnancy goats is associated to breed, nutritional level and gestational age
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Castagnino, Douglas de Souza [UNESP]. "Mobilização de nutrientes em cabras em diferentes estágios de gestação." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/96523.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:28:21Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-07-11Bitstream added on 2014-06-13T18:57:26Z : No. of bitstreams: 1 castagnino_ds_me_jabo.pdf: 251475 bytes, checksum: 559c66e57f9a954b9f0dd39dc33a97f1 (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
O objetivo deste estudo foi avaliar a mobilização de nutrientes em cabras com diferentes tipos e estágios de gestação. Foram utilizadas 44 cabras das raças Saanen (Sa) e Alpina (Al). Destas, oito (quatro Sa e quatro Al) foram abatidas no início do experimento para representar a composição corporal de cabras não gestantes para ser aplicada a técnica do abate comparativo. O restante das cabras de cada raça e tipo de gestação (simples e gemelar) foram sorteadas de acordo com a idade gestacional (80, 110 e 140 dias de gestação) em que seriam abatidas. O procedimento de abate envolveu a separação do corpo vazio, glândula mamária, útero com membranas e fluídos fetais e feto (s). Nas fêmeas sorteadas para abate aos 140 dias de gestação foi realizada a colheita de sangue para análise de metabólicos e hormônios a cada 15 dias. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, em um arranjo fatorial 2 x 3 x 2, envolvendo os fatores: raças (2), tempo de gestação (3) e número de fetos (2). A taxa de retenção relativa diária de nutrientes (TRN) no corpo do animal ainda foi positiva aos 110 dias de gestação, entretanto, aos 140 dias (-0,18±0,25 gMS/kgPCVL/d), não diferiu (P<0,05) entre raças e nº. de fetos. A TRN nos fetos foi maior (P<0,05) aos 140 dias, enquanto as taxas de retenção (TR) de matéria seca (MS) e proteína não diferiram entre raças, número de fetos e tempo de gestação. A mobilização de nutrientes corporais ocorreu após os 110 dias de gestação e não foi influenciada pela raça ou nº. de fetos. O crescimento fetal em gestações gemelares foi 66% maior que em gestações simples. As cabras precisam de um aporte nutricional maior no terço final da gestação independentemente da raça e tipo de gestação
The aim of this study was to evaluate the mobilization of nutrients in goats with different types and stages of pregnancy. It was used 44 of Saanen goats (Sa) and Alpine (Al). Of these, eight (four Sa and four Al) were slaughtered at the beginning of the experiment to represent the body composition of nonpregnant goats to be applied to comparative slaughter technique. The remaining of the goats of each breed and type of pregnancy (single and twin) were selected according to gestational age (80, 110 and 140 days gestation) that were slaughtered. The slaughter procedure involved the separation of the empty body, mammary gland, uterus with fluid and fetal membranes and fetus (s). In females randomly selected for slaughter at 140 days of pregnancy, the blood sample for analysis of metabolites and hormones every 15 days. The experimental design was completely randomized in a factorial arrangement 2 x 3 x 2, involving the following factors: breed (2), gestational age (3) and number of fetuses (2). The retention rate relative daily of nutrients (TRN) in the body of the animal was still positive at 110 days of gestation, however, at 140 days (-0.18 ± 0.25 gDM / kgPCVL / d) did not differ (P <0 05) between breeds and nº. fetuses. NRT in the fetuses was higher (P <0.05) at 140 days, while retention rates (TR) of dry matter (DM) and protein did not differ between breeds, number of fetuses and gestational age. The mobilization of body nutrients occurred after 110 days of gestation and was not influenced by breed or nº. fetuses. Fetal growth in twin pregnancies was 66% higher than in single pregnancies. Goats need a higher nutrient intake in the final third of pregnancy regardless of breed and type of pregnancy
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Castagnino, Douglas de Souza. "Mobilização de nutrientes em cabras em diferentes estágios de gestação /." Jaboticabal, 2012. http://hdl.handle.net/11449/96523.

Full text
Abstract:
Orientador: Izabelle Auxiliadora Molina de Almeida Teixeira
Banca: Gilberto Vilmar Kozloski
Banca: Luciano Hauschild
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a mobilização de nutrientes em cabras com diferentes tipos e estágios de gestação. Foram utilizadas 44 cabras das raças Saanen (Sa) e Alpina (Al). Destas, oito (quatro Sa e quatro Al) foram abatidas no início do experimento para representar a composição corporal de cabras não gestantes para ser aplicada a técnica do abate comparativo. O restante das cabras de cada raça e tipo de gestação (simples e gemelar) foram sorteadas de acordo com a idade gestacional (80, 110 e 140 dias de gestação) em que seriam abatidas. O procedimento de abate envolveu a separação do corpo vazio, glândula mamária, útero com membranas e fluídos fetais e feto (s). Nas fêmeas sorteadas para abate aos 140 dias de gestação foi realizada a colheita de sangue para análise de metabólicos e hormônios a cada 15 dias. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, em um arranjo fatorial 2 x 3 x 2, envolvendo os fatores: raças (2), tempo de gestação (3) e número de fetos (2). A taxa de retenção relativa diária de nutrientes (TRN) no corpo do animal ainda foi positiva aos 110 dias de gestação, entretanto, aos 140 dias (-0,18±0,25 gMS/kgPCVL/d), não diferiu (P<0,05) entre raças e nº. de fetos. A TRN nos fetos foi maior (P<0,05) aos 140 dias, enquanto as taxas de retenção (TR) de matéria seca (MS) e proteína não diferiram entre raças, número de fetos e tempo de gestação. A mobilização de nutrientes corporais ocorreu após os 110 dias de gestação e não foi influenciada pela raça ou nº. de fetos. O crescimento fetal em gestações gemelares foi 66% maior que em gestações simples. As cabras precisam de um aporte nutricional maior no terço final da gestação independentemente da raça e tipo de gestação
Abstract: The aim of this study was to evaluate the mobilization of nutrients in goats with different types and stages of pregnancy. It was used 44 of Saanen goats (Sa) and Alpine (Al). Of these, eight (four Sa and four Al) were slaughtered at the beginning of the experiment to represent the body composition of nonpregnant goats to be applied to comparative slaughter technique. The remaining of the goats of each breed and type of pregnancy (single and twin) were selected according to gestational age (80, 110 and 140 days gestation) that were slaughtered. The slaughter procedure involved the separation of the empty body, mammary gland, uterus with fluid and fetal membranes and fetus (s). In females randomly selected for slaughter at 140 days of pregnancy, the blood sample for analysis of metabolites and hormones every 15 days. The experimental design was completely randomized in a factorial arrangement 2 x 3 x 2, involving the following factors: breed (2), gestational age (3) and number of fetuses (2). The retention rate relative daily of nutrients (TRN) in the body of the animal was still positive at 110 days of gestation, however, at 140 days (-0.18 ± 0.25 gDM / kgPCVL / d) did not differ (P <0 05) between breeds and nº. fetuses. NRT in the fetuses was higher (P <0.05) at 140 days, while retention rates (TR) of dry matter (DM) and protein did not differ between breeds, number of fetuses and gestational age. The mobilization of body nutrients occurred after 110 days of gestation and was not influenced by breed or nº. fetuses. Fetal growth in twin pregnancies was 66% higher than in single pregnancies. Goats need a higher nutrient intake in the final third of pregnancy regardless of breed and type of pregnancy
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Herymá Giovane de Oliveira [UNESP]. "Desenvolvimento do útero grávido e da glândula mamária e mudanças corporais em cabras leiteiras durante a gestação." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/104883.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:31Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-02-25Bitstream added on 2014-06-13T18:45:20Z : No. of bitstreams: 1 silva_hgo_dr_jabo.pdf: 869263 bytes, checksum: 0c115b6890d425ff0b1b7a9535d8a3fc (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
O objetivo do experimento foi estudar o crescimento do útero grávido e da glândula mamária e as mudanças corporais em cabras leiteiras durante a gestação. A técnica usada foi a do abate comparativo. O experimento foi em esquema fatorial, sendo quatro dias de gestação (0; 80; 110 e 140), duas raças (Saanen e Alpina) e dois tipos de gestação (simples e dupla), sendo que para os componentes do útero grávido o dia zero não foi considerado. O modelo utilizado foi Ln(Y)= (b0 + b1T + b2T2) + ε, sendo T o tempo de gestação e b os parâmetros da equação. Dez cabras não gestantes e não lactantes foram abatidas e 39 foram cobertas. As cabras cobertas, após 30 dias foram distribuídas em dois lotes conforme o número de fetos e subdivididas em seis sub-lotes, três para cada raça. Aos 80; 110 e 140 dias de gestação, um lote de cada raça foi abatido. Antes do abate foram feitas as medidas biométricas. Após o abate, foi removida a glândula mamária e o útero grávido. Os componentes do útero grávido (útero vazio, fetos, membrana placentária, placentomas e fluídos uterinos) foram separados e pesados. Nos fetos foram realizadas medidas morfométricas e identificação do sexo. A glândula mamária foi pesada após a retirada da pele e tetos. O corpo dos animais livre do peso do útero e da glândula mamária foi separado em carcaça, componentes externos (coração, fígado, baço, pulmões e pâncreas), trato digestório, gordura intracavitária, sangue e outros componentes (traquéia, esôfago, diafragma e língua). A dinâmica do crescimento do útero grávido, da glândula mamária e da mudança no corpo materno pode ser estimada por modelos matemáticos biologicamente explicáveis. As medidas morfométricas foram utilizadas com precisão na estimativa da idade e peso fetal. O peso do útero grávido pode ser estimado pelo perímetro abdominal
The aim of this experiment was to study the growth of the pregnant uterus and mammary gland and the body changes in dairy goats during pregnancy. It was used the technique of the comparative slaughter. The experimental was a 3x2x2 factorial. The model used was log (Y) = (b0 + b1T + b2T2) + ε, where T was the time of pregnancy and b the parameters of the equation. Ten empty goats and not lactating were slaughtered and 39 were covered. After 30 days this goats (the covered ones) were divided into two lots as the number of fetuses and subdivided into six sub-plots, three for each breed. At 80, 110 and 140 days of gestation, a lot of each breed was slaughtered. Biometric measurements were made before the slaughter, and after this the mammary gland and pregnant uterus were removed. The components of the pregnant uterus ( empty womb, fetuses, placental membranes, placentomes and uterine fluid) were separated and weighted. Morphometric measures and the identification of the sex were made in the fetuses. The mammary gland was weighted after the removal of the skin and ceilings. The animals' body weight without the uterus and the mammary gland was separated in carcass, external components (heart, liver, spleen, lungs and pancreas), digestive tract, intracavitary fat, blood and other components (trachea, esophagus, diaphragm and tongue). The growth dynamics of the pregnant uterus, mammary gland and the change in the maternal body can be estimated by mathematical models that are biologically explainable. The morphometric measurements were used with accuracy to estimate the age and fetal weight. The pregnant uteru’s weight can be estimated by abdominal circumference
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Herymá Giovane de Oliveira. "Desenvolvimento do útero grávido e da glândula mamária e mudanças corporais em cabras leiteiras durante a gestação /." Jaboticabal : [s.n.], 2010. http://hdl.handle.net/11449/104883.

Full text
Abstract:
Orientador: Kleber Tomás de Resende
Banca: Silvio Doria de Almeida Ribeiro
Banca: Heraldo César Gonçalves
Banca: Telma Teresinha Berchielli
Banca: Izabelle Molina de Almeida Teixeira
Resumo: O objetivo do experimento foi estudar o crescimento do útero grávido e da glândula mamária e as mudanças corporais em cabras leiteiras durante a gestação. A técnica usada foi a do abate comparativo. O experimento foi em esquema fatorial, sendo quatro dias de gestação (0; 80; 110 e 140), duas raças (Saanen e Alpina) e dois tipos de gestação (simples e dupla), sendo que para os componentes do útero grávido o dia zero não foi considerado. O modelo utilizado foi Ln(Y)= (b0 + b1T + b2T2) + ε, sendo T o tempo de gestação e b os parâmetros da equação. Dez cabras não gestantes e não lactantes foram abatidas e 39 foram cobertas. As cabras cobertas, após 30 dias foram distribuídas em dois lotes conforme o número de fetos e subdivididas em seis sub-lotes, três para cada raça. Aos 80; 110 e 140 dias de gestação, um lote de cada raça foi abatido. Antes do abate foram feitas as medidas biométricas. Após o abate, foi removida a glândula mamária e o útero grávido. Os componentes do útero grávido (útero vazio, fetos, membrana placentária, placentomas e fluídos uterinos) foram separados e pesados. Nos fetos foram realizadas medidas morfométricas e identificação do sexo. A glândula mamária foi pesada após a retirada da pele e tetos. O corpo dos animais livre do peso do útero e da glândula mamária foi separado em carcaça, componentes externos (coração, fígado, baço, pulmões e pâncreas), trato digestório, gordura intracavitária, sangue e outros componentes (traquéia, esôfago, diafragma e língua). A dinâmica do crescimento do útero grávido, da glândula mamária e da mudança no corpo materno pode ser estimada por modelos matemáticos biologicamente explicáveis. As medidas morfométricas foram utilizadas com precisão na estimativa da idade e peso fetal. O peso do útero grávido pode ser estimado pelo perímetro abdominal
Abstract: The aim of this experiment was to study the growth of the pregnant uterus and mammary gland and the body changes in dairy goats during pregnancy. It was used the technique of the comparative slaughter. The experimental was a 3x2x2 factorial. The model used was log (Y) = (b0 + b1T + b2T2) + ε, where T was the time of pregnancy and b the parameters of the equation. Ten empty goats and not lactating were slaughtered and 39 were covered. After 30 days this goats (the covered ones) were divided into two lots as the number of fetuses and subdivided into six sub-plots, three for each breed. At 80, 110 and 140 days of gestation, a lot of each breed was slaughtered. Biometric measurements were made before the slaughter, and after this the mammary gland and pregnant uterus were removed. The components of the pregnant uterus ( empty womb, fetuses, placental membranes, placentomes and uterine fluid) were separated and weighted. Morphometric measures and the identification of the sex were made in the fetuses. The mammary gland was weighted after the removal of the skin and ceilings. The animals' body weight without the uterus and the mammary gland was separated in carcass, external components (heart, liver, spleen, lungs and pancreas), digestive tract, intracavitary fat, blood and other components (trachea, esophagus, diaphragm and tongue). The growth dynamics of the pregnant uterus, mammary gland and the change in the maternal body can be estimated by mathematical models that are biologically explainable. The morphometric measurements were used with accuracy to estimate the age and fetal weight. The pregnant uteru's weight can be estimated by abdominal circumference
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Maria Catarina Rodrigues Cabral de. "Utilização de alguns parâmetros bioquímicos sanguíneos no estabelecimento do prognóstico de toxémia de gestação em cabras de leite." Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Medicina Veterinária, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/7504.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária
A toxémia de gestação é uma doença muito frequente que afeta os pequenos ruminantes no último mês da gestação. As cabras com condição corporal elevada e gestação múltipla estão predispostas a desenvolver esta doença, que está associada a elevada mortalidade e caracteriza-se pela presença de hipoglicémia, hipercetonémia e acidose metabólica. Neste estudo, avaliaram-se os sinais clínicos e parâmetros bioquímicos sanguíneos de 20 cabras diagnosticadas com toxémia de gestação, com o objetivo de determinar a associação entre as alterações clínicas e bioquímicas encontradas e a evolução e prognóstico da doença. Os principais sinais clínicos observados ao exame físico foram taquipneia, membros edemaciados, atonia ruminal, decúbito e prostração. Com menor frequência observaram-se também animais com orelhas caídas e sinais nervosos. Os resultados obtidos, por comparação das cabras que sobreviveram (grupo GV, n=8) com as cabras que vieram a morrer (GM, n=12), indicaram que os valores de glucose não foram significativamente diferentes entre os dois grupos, enquanto que os valores de BHB foram significativamente maiores no grupo GM. Os valores dos parâmetros ácido-base (pH, HCO3 -, excesso de base e pCO2) apresentaram-se significativamente diminuídos entre os animais que vieram a morrer por toxémia de gestação, bem como os valores sanguíneos de potássio. O único sinal clínico associado a mau prognóstico neste estudo foi a dificuldade com que os animais se levantaram da posição de decúbito. Embora baseados numa amostra pequena, estes resultados indicam a presença de uma marcada acidose metabólica e hipocalémia nos animais que vieram a morrer, sugerindo que valores sanguíneos de pH e potássio diminuídos, comparativamente com animais saudáveis, podem ser indicadores de pior prognóstico na toxémia de gestação.
ABSTRACT - Pregnancy toxaemia is a very common disease affecting small ruminants in the last month of gestation. Goats with high body condition score and multiple pregnancy are predisposed to develop this disease, which is associated with high mortality and is characterized by the presence of hypoglycemia, hyperketonemia, and metabolic acidosis. In this study, we evaluated the clinical signs and blood biochemical parameters of 20 goats diagnosed with pregnancy toxaemia, in order to determine the association between clinical and biochemical alterations found with the evolution and prognosis of the disease. The main clinical signs observed on physical examination were tachypnea, swollen limbs, ruminal atony, recumbency and prostration. Less frequently, it was also observed animals with drooping ears and neurological signs. The results obtained by comparison of the goats who survived (GV group, n=8) and the goats who came to die (GM, n=12) showed that glucose values were not significantly different between the two groups, whereas Beta-hydroxybutyrate values were significantly higher in the GM group. The values of acid-base parameters (pH, HCO3-, base excess and pCO2) were significantly reduced among the animals that came to die with pregnancy toxaemia, as well as blood levels of potassium. The only clinical sign associated with poor prognosis in this study was the difficulty with which the animals rose from the recumbency. Although based on a small population sample, these results indicate the presence of a marked metabolic acidosis and hypokalemia in the animals who died, suggesting that decreased values of blood pH and potassium, compared to heathy animals, can be indicators of a poor prognosis in pregnancy toxaemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Viana, Rinaldo Batista. "Influência da gestação, da parição e do puerpério sobre o hemograma de caprinos (Capra hircus) da raça Saanen, criados no Estado de São Paulo." Universidade de São Paulo, 2001. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10136/tde-22072011-145155/.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de avaliar a influência da gestação, da parição e do puerpério sobre o quadro hemático de caprinos (Capra hircus) da raça Saanen foram colhidas amostras de sangue de animais criados em sistema intensivo, de acordo com o manejo tradicional empregado nas propriedades produtoras de leite do Estado de São Paulo. Nas amostras de sangue, colhidas em frascos contendo EDTA como anticoagulante, foram realizadas as seguintes provas: contagem do numero de hemácias, em câmara de Neubauer modificada, utilizando-se líquido de Gower como diluidor; determinação do volume globular, pelo método do microematócrito; dosagem de hemoglobina, pelo método da cianometaemoglobina; cálculo dos índices hematimétricos (VCM volume corpuscular médio; HCM hemoglobina corpuscular média; CHCM concentração de hemoglobina corpuscular média), contagem do número total de leucócitos, em câmara de Neubauer modificada, utilizando-se o líquido de Thoma como diluidor; e a contagem diferencial de leucócitos, efetuada em esfregaços sanguíneos, corados pelo método de Rosenfeld. No primeiro experimento, delineado para avaliar a influência da gestação e do puerpério foram colhidas amostras de sangue de 150 cabras, divididas em 5 grupos experimentais, conforme a seguir discriminado: G1 composto por 30 cabras não prenhes; G2 - composto por 30 cabras na fase inicial da gestação, (entre 30 e 60 dias de gestação); G3 composto por 30 cabras na fase média da gestação (entre 60 e 120 dias de gestação); G4 composto 30 cabras na fase final da gestação, (com mais de 120 dias de gestação) e G5 composto por 30 cabras recém-paridas (com até 30 dias pós-parto). No segundo experimento, delineado para avaliar a influência da parição e do puerpério sobre o quadro hemático foram colhidas 198 amostras de sangue de 11 cabras, sendo os resultados apresentados em 18 grupos experimentais, conforme a seguir discriminado: 32, 16, 8, 4, 3, 2, 1 e ½ dias antes do parto, imediatamente após o parto, e ½, 1, 2, 3, 4, 8, 16, 32 e 64 dias após o parto. No primeiro experimento, a avaliação dos resultados demonstrou que o eritrograma sofreu influência da gestação, sendo o quadro eritrocitário caracterizado, na fase final da gestação, por uma diminuição do número de hemácias e um aumento nos valores do VCM e do HCM. Também se observou a influência da gestação sobre o leucograma, pois o quadro leucocitário foi caracterizado por uma diminuição gradual do número de leucócitos com o avançar da gestação, atingindo seus menores valores no final da gestação e no puerpério. Essa diminuição ocorreu devido ao comportamento observado para o número absoluto de linfócitos que também diminuiu com a evolução da gestação. Dessa forma, o quadro leucocitário tornou-se, predominantemente, neutrofílico na fase final da gestação e no puerpério. No segundo experimento, a avaliação dos resultados obtidos demonstrou que somente o leucograma sofreu influência da parição e da evolução do puerpério. Nos últimos três dias de gestação observou-se um gradual aumento do número de leucócitos, em decorrência das variações observadas no número total de neutrófilos, sendo o quadro leucocitário, no momento do parto, caracterizado por uma leucocitose por neutrofilia sem desvio à esquerda. Nas primeiras 24 horas após o parto, ainda foi possível ser observado essa leucocitose por neutrofilia que desapareceu nos dias subseqüentes, passando o quadro leucocitário a assemelhar-se, até o final do puerpério, àquele observado na fase final da gestação.
With the intention of evaluating the influence of pregnancy, parturition and puerperium in the hemogram of Saanen goats (Capra hircus), blood samples were taken from goats bred in feedlots on the State of São Paulo. The blood samples were collected with EDTA and submitted to the following tests: erythrocyte counts (in the modified Neubauer hemocytometer, using Gowers liquid as a dilute); packed cell volume (using the microhematocrit method); hemoglobin concentration (using cyanmethemoglobin method); calculated blood indices: MCV mean corpuscular volume; MCH mean corpuscular hemoglobin; MCHC mean corpuscular hemoglobin concentration; total leukocyte counts (in the modified Neubauer hemocytometer, using Thomas liquid as a dilute); and differential leukocyte count (made up with blood smears and stained with Rosenfeld method). The first experiment was designed to evaluate the influence of pregnancy and puerperium. 150 blood samples were collected from five experimental groups of 30 goats each. These were the groups: G1 non-pregnant; G2 initial pregnancy (30 to 60 days of pregnancy); G3 middle pregnancy (60 to 120 days of pregnancy); G4 late pregnancy (more than 120 days of pregnancy); G5 kidding goats (until 30 days after parturition). In the second experiment, the influence of parturition and puerperium was evaluated in the hemogram. 198 blood samples were collected from 11 goats at different moments during pregnancy or puerperium and were allotted into 18 experimental groups as described: 32, 16, 8, 4, 3, 2, 1, ½ days before parturition, immediately after parturition and ½, 1, 2, 3, 4, 8, 16, 32, 64 days after parturition. In the 1st experiment, the evaluation of the results showed that the erythrogram was influenced by the pregnancy, characterizing the hemogram by a decrease on the number of erythrocytes and a raise on the values of the MVC and the MCH. The influence of pregnancy in the leukogram was also studied, showing a gradual decrease on the number of leukocytes further on in pregnancy reaching lower values at the end of pregnancy and puerperium. This happened due to changes observed on the absolute number of lymphocytes that lowered further on in pregnancy, becoming the leukogram mostly neutrophilic at the end of pregnancy and puerperium. In the 2nd experiment, an evaluation of the results concerning the influence of parturition and puerperium in the hemogram demonstrated that only the leukogram was under the influence of these factors. On the last three days of pregnancy, a gradual raise on the number of leukocytes was observed due to same changes on the total number of neutrophils. At the moment of parturition the leukogram was characterized by a leukocytosis due to neutrophilia with no shift to the left. On the first 24 hours after parturition, it was still possible to observe this leukocytosis due to neutrophilia that disappeared on the subsequent days making the leukogram look similar to that observed at the late pregnancy until the end of puerperium.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Cabra - Gestação"

1

Victoria, Isabel Cristina Moreira, Attilio Bolivar Ourives de Figueiredo, Eliete Auxiliadora Assunção Ourives, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Giovana De Freitas Rabelo Ribeiro, and Francisco Gómez Castro. "A COMPREENSÃO SISTÊMICA E O PENSAMENTO DO DESIGN PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS PARA A CULTURA SLOW FOOD E DE PRATICAS COLABORATIVAS." In Systems & Design 2017. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/sd2017.2017.6645.

Full text
Abstract:
RESUMO A sociedade atual vive em um contexto tumultuoso, sendo comum as pessoas viverem de forma mais estressadas, se alimentando mal e convivendo cada vez menos com as pessoas, perdendo oportunidades de fazer e manter relacionamentos pessoais. Como este estilo de vida está saturado, gerando problemas de saúde aos indivíduos, existem diversos estudos que comprovam a tendência de que as pessoas buscarão um melhor aproveitamento do seu tempo, com um maior contato com a natureza, dando valor ao seu próprio bem-estar, prestando mais atenção no que consome e em como consome, assim como a valorização do prazer de estar em um meio social. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir por meio da visão sistêmica e do design, o incentivo e a prática da filosofia Slow Food, e dessa forma, promover a preocupação com uma saudável forma de alimentação e a ação colaborativa entre as pessoas, em que um indivíduo possa cooperar com o outro, resgatando o convívio e socialização. Assim, pretende-se atuar em pequenas unidades urbanas externas, como prédios, condomínios, praças e avenidas com intuito de criação de um artefato que motive a prática dessa filosofia, assim como impulsione também as práticas colaborativas nestes locais, buscando a integração social e desenvolvimento econômico e ambiental, atendendo os princípios da sustentabilidade e o desenvolvimento local. O método de pesquisa usado é descritivo, em que se observou e analisou as situações e relações dos indivíduos, tanto de forma individual quanto as relações em sociedade. Os instrumentos escolhidos para coleta de dados foram o questionário, entrevistas e observações abertas, feitas informalmente ao decorrer das entrevistas. Neste trabalho integrou-se dois métodos de projeto, a ferramenta HCD/IDEO (Human Centered Design - Design Centrado no Ser Humano), usado como base, com técnicas para o entendimento dos desejos e necessidades da comunidade estudada e o Guia de projeto NASDesign/UFSC (Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design/Universidade Federal de Santa Catarina), dividido em três fases: Sentir, Agir e Realizar, como complementação. Ao final, conclui-se que o modelo físico do produto proposto atende uma lista de requisitos divididos em três grande grupo: requisitos de produto, referentes à forma, materiais e texturas do objeto; requisitos do usuário, referente a necessidade entendida a partir do tipo de ambiente em que o produto está, e de como ele está sendo usado e aos requisitos do contexto de uso, que consiste nas necessidades do usuário observado durante a pesquisa.Palavras Chaves: design de produto, slow food, sustentabilidade. REFERÊNCIAS ANDRADE, Aurélio L. et al. Pensamento sistêmico: caderno de campo: o desafio das mudanças sustentada nas organizações e na sociedade. Porto Alegre: Bookman, 2006. AROS, Kammiri Corinaldesi. Elicitação do processo projetual do Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo – Florianópolis, SC, 2016. BARBOSA FILHO, Antonio Nunes. Projeto e Desenvolvimento de Produtos - São Paulo: Editora Atlas S.A. - 2009. BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria geral dos sistemas. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. BEST, Kathryn. Fundamentos de gestão do design. Porto Alegre: Bookman, 2012. 208 p. BISTAGNINO, Luigi. Design sistêmico: uma abordagem interdisciplinar para a inovação. p.13-30. In: BOAS, Eduardo Villas. Perfils de consumo: VALS2 aponta oito tipos de consumidores. Disponível em: &lt; http://www.audaces.com/br/educacao/falando-de-educacao/2013/10/16/perfis-de-consumo-vals2-aponta-oito-tipos-de-consumidores-2&gt;. Acesso em: 7 out. 2016. BRUNDTLAND, Gro Harlem. Nosso futuro comum: Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. 2a. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1991. BRUNEL, Felipe Kanarek; O design estratégico em nível metaprojetual como suporte para a inovação social: o caso slow food, p. 202-210 . In: Anais do 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.5]. São Paulo: Blucher, 2016. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sbds15-2st701b CAPELLO, Giuliana. Slow Life: vida mais calma, lenta e confortável. Planeta Sustentável: 16 set 2008. Disponível em: &lt;http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/gaiatos-e-gaianos/109647/&gt;. Acesso em: 4 out. 2016. CAPRA, Fritjof. Teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1998 CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgard Blucher, 2008. 56. COGO, Rodrigo. Tendências Globais de Consumo. Disponível em: &lt; http://www.aberje.com.br/blogs/post/tendencias-globais-de-consumo-para-2016/&gt;. Acesso em: 1 nov. 2016. DEHEINZELIN, Lala. Desejável Mundo novo: vida sustentável, diversa e criativa em 2042. 1ª edição. São Paulo, SP | 2012 ERLHOFF, Michael; MARSHALL, Timothy (Ed.) Design Dictionary: Perspectives on Design Terminology. Basel, Switzerland: Birkhauser Verlang Ag, 2008. (Board of International Research in Design). GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ICSID. Definition of Design. About ICSID: 2013. Disponível em: &lt;http://www.icsid.org/about/about/articles31.htm&gt;. Acesso em: 04 out. 2016. IDEO. HCD: Human Centered Design - kit de ferramentas. 2. ed. 2010. KRUCKEN, L. Design e Território: valorização de identi- dades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009. KRUCKEN, L.; TRUSEN, C. A comunicação da sustentabilidade em produtos e serviços. In: DE MORAES, D., KRUCKEN, L. Design e Sustentabilidade. Coleção Cadernos de Estudos Avançados em Design, Belo Horizonte: EdUEMG, 2009. KUEHR, R. Environmental technologies: from a misleading interpretations to an operational categorization and definition. Journal of Cleaner Production, 2007. MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. 104 p. (Caderno do Grupo de Altos Estudos do PEP/UFRJ; v.1). MANZINI, Ezio. Design, when everbody designs: an introduction to design for social innovattion. Cambridge: MIT Press Book, 2015. 241p. MANZINI, Ezio. Making Things Happen: Social Innovation and Design. Design Issues: v.30 n.1, 2014. MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp – Editora da Universidade de São Paulo, 2008. MARCONI, M. A.; Lakatos, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007. MELO FILHO, Álvaro de. Designing marketing. Fragmentos de Cultura, Goiânia, 2009. Disponível em: seer.ucg.br/index.php/fragmentos/article/viewFile/994/696. Acesso em: 14/04/2011. MORARES, Dijon de. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010. MORARES, Dijon de; KRUCKEN, Lia. Cadernos de estudos avançados em design: Sustentabilidade II. Barbacena: EdUEMG, 2009. 79p. MOZOTA, B. B. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011. POTTER, N. Qué es un diseñador: objetos, lugares,mensajes. Buenos Aires: Paidós, 1999. REID, Mariana. A contribuição do design na motivação da prática do Slow Food; Florianopolis,SC, 2014. 149 p. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008. Slow Food Brasil, 2013. Disponível em: &lt;http://www.slowfoodbrasil.com/&gt;. Acesso em: 4 out. 2016. Slow Moviment Portugal, 2014. Disponível em: &lt;http://www.slowmovementportugal.com/&gt; Acesso em: 4 de out. 2016. Slow Moviment, 2016. Disponível em &lt;http://www.slowmovement.com/slow_living.php&gt; Acesso em: 4 de out. 2016. STICKDORN,Marc. Isto é design thinking de serviços/ Marc Stickdorn, Jakob Schneider e coautores ; tradução: Mariana Bandarra ; revisão técnica : Clarissa Biolchini. Porto Alegre : Bookman, 2014. SUDJIC, Deyan. A Linguagem das Coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010. THACKARA, John. Plano B: o design e as alternativas viáveis em um mundo complexo - tradução Cristina Yamagami - São Paulo : Saraiva : Versar, 2008. 299 p. VALENTE, Edison. Slow Design. Revista Planeta: Ambiente: out.2013. Disponível em: &lt;http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/ambiente/slow-design&gt;. Acesso em: 30 out. 2016. 58 VEZZOLI, Carlo. Design de sistemas para a sustentabilidade: teoria, métodos e ferramentas para o design sustentável de sistemas de satisfação. Salvador: EDUFUBRA, 2010. 343p.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography