To see the other types of publications on this topic, follow the link: Cabra - Gestação.

Journal articles on the topic 'Cabra - Gestação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 32 journal articles for your research on the topic 'Cabra - Gestação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Feitosa, F. L. F., G. I. Braga, L. C. N. Mendes, J. F. Alcindo, N. C. Souza, F. Bovino, T. A. Trein, J. T. Trevizan, and R. S. Baptista. "Avaliação da maturidade pulmonar de cabritos nascidos a termo e prematuros." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 72, no. 4 (August 2020): 1313–20. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-11522.

Full text
Abstract:
RESUMO Avaliou-se a maturidade pulmonar de cabritos no líquido amniótico de suas mães pela coloração de Shor, pelo azul de Nilo e pela contagem de corpos lamelares, bem como a vitalidade e os níveis de glicose e lactato séricos em cabritos nascidos a termo e prematuros. Para tanto, foram utilizados 32 cabritos, divididos em três grupos, a saber: grupo I: cabritos nascidos de cesarianas com 149 dias de gestação; grupo II: cabritos nascidos de cesarianas com 143 dias de gestação; e grupo III: cabritos nascidos de cesarianas com 143 dias de gestação, oriundos de mães que receberam, por via intramuscular, 20mg/cabra de dexametasona, 36 horas antes da cirurgia eletiva. A coloração de Shorr e a contagem de corpos lamelares demonstraram ser métodos diagnósticos promissores para a avaliação da maturidade pulmonar em neonatos caprinos. Contudo, a administração de dexametasona nas cabras no período antenatal não influenciou a maturidade fetal. Constatou-se, entretanto, que a avaliação física do paciente, logo após o nascimento, também se mostra fundamental no que tange à percepção da vitalidade e da viabilidade de cabritos recém-nascidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vasconcelos, Jackson S. de, Franklin Riet-Correa, Antônio Flávio M. Dantas, Rosane M. T. Medeiros, Glauco José N. Galiza, Diego M. Oliveira, and André F. A. Pessoa. "Intoxicação por Mascagnia rigida (Malpighiaceae) em ovinos e caprinos." Pesquisa Veterinária Brasileira 28, no. 10 (October 2008): 521–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2008001000013.

Full text
Abstract:
Mascagnia rigida é a planta tóxica mais importante para bovinos na região Nordeste, causando morte súbita associada ao exercício. O presente trabalho teve como objetivos descrever três surtos de intoxicação por M. rigida em ovinos e um surto em caprinos no semi-árido da Paraíba, reproduzir experimentalmente a intoxicação em ovinos e caprinos, e comprovar a passagem do princípio ativo de M. rigida pelo colostro destes pequenos ruminantes. Os surtos ocorreram no início do período chuvoso, quando a planta brota antes do que outras forrageiras ou após o final desse período, quando após secarem algumas forrageiras, M. rigida permanece verde. Na reprodução experimental da intoxicação por M. rigida, doses de 10 e 20g/kg de peso animal, com as planta proveniente de duas regiões diferentes, foram letais para três caprinos e três ovinos. Um caprino que ingeriu 20g/kg da planta um ovino que ingeriu 10g/kg, se recuperaram. Dois ovinos e dois caprinos que ingeriram 5g/kg tiveram sinais discretos e se recuperaram. Tanto os casos experimentais quanto os espontâneos apresentaram ingurgitamento das veias jugulares, relutância em caminhar, decúbito externo abdominal, incoordenação, respiração ofegante, depressão, instabilidade e tremores musculares. A morte ocorreu após um curso clínico de alguns minutos a 27h40 min. As principais lesões foram edema pulmonar e vacuolização e necrose de células epiteliais dos túbulos renais. Para testar se o princípio ativo de M. rigida é eliminado pelo leite causando morte súbita nas crias foi realizado um experimento com duas cabras e cinco ovelhas que ingeriram, diariamente, 2g/kg de M. rigida, nos 15 dias anteriores ao parto. Uma ovelha que tinha gestação gemelar abortou depois de ter ingerido a planta por 10 dias. Os cordeiros das demais ovelhas mamaram normalmente o colostro sem aprestar sinais clínicos. O cabrito de uma cabra mamou o colostro e 5 minutos após morreu subitamente. A outra cabra pariu um cabrito que morreu imediatamente após o parto, sem ter ingerido colostro. Estes resultados sugerem que o princípio ativo da planta foi eliminado pelo leite em doses tóxicas. Recomendamse medidas de controle da intoxicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Soares Filho, Guilherme, Concepta McManus, and Arthur da Silva Mariante. "Fatores genéticos e ambientais que influenciam algumas características de reprodução e produção de leite em cabras no Distrito Federal." Revista Brasileira de Zootecnia 30, no. 1 (February 2001): 133–40. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000100020.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi desenvolvido no Distrito Federal em dois capris, utilizando-se dados de 772 parições, com o objetivo de avaliar os fatores ambientais e genéticos que influenciam a reprodução e a produção leiteira em caprinos das raças Saanen, Parda Alpina, Toggenburg e seus mestiços, no período de 1995 a 1997. Os dados foram analisados usando o programa SAS com os procedimentos GLM e as herdabilidades foram estimadas usando o modelo animal individual pelo programa MTDFREML. As características avaliadas foram idade ao primeiro parto (IPP), intervalo de partos (IP), período de gestação (PG), produção de leite total (PLT) e duração da lactação (DL). O modelo estatístico incluiu como fatores fixos o capril, a raça, o mês e o ano de parto, o tipo de parto, o sexo da cria (macho e fêmea) e a covariável peso da cabra à cobertura. A raça Saanen teve a menor IPP e a maior PLT, enquanto a raça Toggenburg teve maior IP. As herdabilidades estimadas foram, em geral, baixas e variaram de acordo com a raça. Os fatores capril, raça, mês do parto e sexo da cria influenciaram os IP. A raça e o tipo de parto influenciaram a IPP. Somente a raça influenciou a PLT. Os resultados deste trabalho evidenciaram que existe grandeoportunidade para a melhoria no desempenho de caprinos no Distrito Federal, necessitando de controle mais rigoroso do rebanho e manejo para reduzir as IPP e os IP e aumentar os níveis de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Resende, Kleber Tomás de, Roberto Germano Costa, Marcelo Teixeira Rodrigues, Cláudio José Borela Espeschit, and Augusto César de Queiroz. "Exigências de minerais para cabras SRD durante a gestação: cálcio e fósforo." Revista Brasileira de Zootecnia 28, no. 6 (1999): 1397–402. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35981999000600030.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado para estimar a retenção e a exigência líquida dos minerais Ca e P em 120 cabras sem raça definida (SRD), não-gestantes, com peso médio de 42 kg. A estimativa de retenção baseou-se na diferença entre o total de cada mineral depositado no feto, no útero, nas membranas, nos fluídos fetais e na glândula mamária dos animais nas diferentes etapas da gestação e o total de cada mineral armazenado nas cabras vazias. O modelo de predição usado foi lnY=A+BX+CX², em que X = tempo de gestação. Na comparação dos valores estimados com os valores reais obtidos, foi observado que o modelo proposto explicou com coerência e precisão o comportamento biológico da retenção dos minerais durante todas as fases da gestação. O conteúdo de Ca durante a gestação foi de 38,9 e 78,7 g nas gestações de um e dois fetos, resultando em exigência líquida diária de 1,17 e 3,72 g, respectivamente. O conteúdo de P foi de 17,8 e 29,1 g, resultando em exigência líquida diária de 0,48 e 0,71 g, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Roberto Germano, Kleber Tomás de Resende, Marcelo Teixeira Rodrigues, Cláudio José Borela Espechit, and Augusto César de Queiroz. "Utilização de modelos matemáticos para estimar a retenção de minerais em cabras durante a gestação." Revista Brasileira de Zootecnia 32, no. 2 (April 2003): 425–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982003000200022.

Full text
Abstract:
O trabalho foi realizado com o objetivo de estimar a retenção de elementos minerais durante a gestação de cabras com um ou dois fetos, utilizando-se diferentes modelos matemáticos. A estimativa de retenção foi baseada na diferença entre o total de cada mineral depositado no feto, útero, membranas, fluídos fetais e glândula mamária dos animais nas diferentes etapas da gestação e o total de cada mineral armazenado nas cabras vazias, utilizando-se os modelos de predição: ln Y = A - B e -C X ; Y = A e B X e ln Y = A + Bx + Cx², em que x = tempo de gestação. Comparando-se a estimativa com os valores reais obtidos, verificou-se que o modelo proposto ln = A+Bx+Cx², explicou com coerência e precisão o comportamento biológico da retenção de minerais durante todas as fases da gestação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fonseca, Jeferson Ferreira da, Ciro Alexandre Alves Torres, Vitor Valério Maffili, Alan Maia Borges, Cláudio José Borela Espeschit, Paula de Zorzi Balbinot, Rita Flávia Miranda Oliveira, and Pedro A. G. Leite. "Desempenho reprodutivo de cabras alpinas tratadas com hCG cinco dias após o acasalamento." Revista Brasileira de Zootecnia 34, no. 2 (April 2005): 508–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982005000200018.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este estudo avaliar o efeito da administração de hCG sobre o desempenho reprodutivo de cabras Alpinas durante a estação de acasalamento natural. Trinta e duas fêmeas nulíparas e 124 lactantes, após a identificação de estro e acasalamento, foram aleatoriamente divididas, de acordo com a categoria, em dois tratamentos. Em T1 (n=75) e T2 (n=81), os animais receberam 1 mL de solução salina ou 250 UI de hCG, respectivamente, por via intramuscular cinco dias após o acasalamento. A gestação foi verificada por ultra-sonografia transabdominal (probe de 3,5 MHz) nos dias 35 e 70 após o acasalamento, para detecção e confirmação da gestação, respectivamente. As taxas de gestação não diferiram entre T1 (86,7%) e T2 (70,6%) para nulíparas e T1 (78,3 %) e T2 (84,4 %) para lactantes. Não houve diferença entre a taxa de parição (75,0 e 75,7%), o período de gestação (150,47 e 150,80 dias) e a prolificidade (1,75 e 1,80 fetos) entre os animais do T1 e T2, respectivamente. A prolificidade foi superior em cabras lactantes (1,90) que em nulíparas (1,41). A administração de hCG cinco dias após o acasalamento não elevou o desempenho reprodutivo em cabras da raça Alpina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Roberto Germano, Kleber Tomás de Resende, Marcelo Teixeira Rodrigues, Cláudio Borela Espechit, and Augusto César de Queiroz. "Exigências de minerais para cabras durante a gestação: Na, K, Mg, S, Fe e Zn." Revista Brasileira de Zootecnia 32, no. 2 (April 2003): 431–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982003000200023.

Full text
Abstract:
O trabalho foi realizado com o objetivo de estimar a retenção e a exigência líquida dos minerais Na, K, Mg, S, Fe e Zn durante a gestação de cabras com um ou dois fetos. A estimativa de retenção foi baseada na diferença entre o total de cada mineral depositado no feto, útero, membranas, fluídos fetais e glândula mamária dos animais nas diferentes etapas da gestação e o total de cada mineral armazenado nas cabras vazias, utilizando-se o modelo de predição ln=A+Bx+Cx2, em que x=tempo de gestação. Os conteúdos de Na, K, Mg, S, Fe e Zn, durante as gestações de um e dois fetos foram de: 13,2 e 21,4 mg; 13,3 e 21,3 g; 2,1 e 3,7 mg; 5,5 e 9,3 mg; 575,5 e 981,0 mg; 112,6 e 164,7 mg nas gestações, resultando em exigências líquidas diárias de 0,13 e 0,11 g; 0,21 e 0,31 g; 0,06 e 0,11g; 0,17 e 0,21 g; 22,94 e 40,51 mg; 2,63 e 2,78 mg, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Prosperi, C. P., C. A. A. Torres, J. D. Guimarães, J. H. Bruschi, P. A. G. Leite, and V. V. Maffili. "Taxa de gestação em cabras Alpinas e Saanen tratadas com hCG no terceiro dia após o estro." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 58, no. 2 (April 2006): 190–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352006000200007.

Full text
Abstract:
Avaliou-se o efeito da aplicação da gonadotrofina coriônica humana (hCG) sobre a taxa e duração da gestação e sobre a concentração plasmática de progesterona (P4) em cabras lactantes das raças Alpina (83) e Saanen (60), na estação de acasalamento induzida pelo programa de fotoperíodo artificial. Os animais foram distribuídos em dois tratamentos após a cobrição; as cabras do tratamento 1 (T1 controle) receberam solução salina via intramuscular (1ml), e as do tratamento 2 (T2) receberam 250UI do hCG, no terceiro dia no pós-estro. As taxas de gestação, detectadas por exame ultra-sonográfico, realizado no 35º após a cobrição, para as cabras das raças Alpina e Saanen controle e tratadas, foram de 80,4; 70,3; 72,7; 81,5%, respectivamente, não diferindo entre os tratamentos e entre as raças (P>0,05). A taxa média de gestação foi 77,2 e 75,0% para os animais controle e tratados, respectivamente. A duração da gestação não foi influenciada pelos tratamentos (P>0,05). As amostras de sangue para análise da concentração plasmática de progesterona (P4) foram coletadas de cinco cabras Alpina por tratamento, no dia do estro (dia 0) e aos 3, 8, 15, 21, 42 e 60 dias após o estro. Não houve diferença na concentração plasmática média de P4 entre os tratamentos (P>0,05), sendo de 5,84ng/ml para T1 e 5,76ng/ml para T2. Observou-se diferença em relação aos dias de coleta (P<0,05). O hCG aplicado no terceiro dia pós-estro não alterou a taxa de gestação e nem a concentração de P4.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pacheco, Aline, Celia R. Quirino, Aparecida F. Madella-Oliveira, Weliton Menário Costa, Miguel A. S. Rua, and Wilder H. O. Vega. "Alterações nos parâmetros hematológico durante a gestação e no pós-parto de cabras da raça Saanen criadas no sul do Espírito Santo." Pesquisa Veterinária Brasileira 36, suppl 1 (June 2016): 15–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2016001300003.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil hematológico de cabras da raça Saanen em diferentes fases da gestação e no pós-parto. Para sua realização foram utilizadas 24 cabras gestantes e 10 não gestantes da raça Saanen, criadas em condições intensivas no município de Alegre, Espírito Santo. As amostras foram coletadas dos 60 aos 135 dias de gestação, com intervalos de 15 dias entre as coletas. Após a parição foram realizadas mais duas coletas, também com intervalos de 15 dias. As amostras de sangue coletadas foram refrigeradas até a chegada ao laboratório, onde foi realizado o eritrograma e a leucometria global em analisador automático e as contagens diferenciais em esfregaço sanguíneo. Após análise dos resultados pode-se observar que, nas cabras avaliadas, houve influência do período de gestação, do pós-parto e da ordem de parto sobre os valores do eritrograma. Todos parâmetros avaliados, exceto VGM, diminuiram com o avançar da gestação até os quinze dias pós-parto, sendo que as maiores alterações ocorreram no final da gestação. A leucometria global (LG) e específica também apresentaram diferenças significativas de acordo com o estado fisiológicos das fêmeas. Os valores médios de LG foram de 10.579 a 15.836 leucócitos/mm3. Fêmeas não gestantes apresentaram maiores valores de LG, diminuindo com a gestação até os 15 dias do pós-parto. Trinta dias pós-parto o valor de LG aumentou, assemelhando-se aos valores das cabras não gestantes. Os valores absolutos de neutrófilos segmentados seguiram a mesma tendência da LG. A quantidade de linfócitos apresentou diminuição a partir dos 120 dias de gestação, aumentando a partir dos trinta dias pós-parto. A quantidade de eosinófilos não sofreu alteração de acordo com o estado fisiológico e a quantidade de basófilos foi maior em fêmeas não gestantes. Para monócitos os resultados foram em geral superiores nas cabras não gestantes e com 120 a 135 dias de gestação. Com relação a ordem de parição observou-se que fêmeas com mais de quatro partos apresentaram menores valores de VG, não havendo diferenças nos outros parâmetros do eritrograma. A LG foi maior na cabras com quatro partos, principalmente devido ao aumento de neutrófilos, enquanto que a quantidade de linfócitos foi menor nestas cabras. Os resultados encontrados evidenciaram a influência da gestação, do pós-parto e da ordem de parto das fêmeas da raça Saanen estudadas sobre os parâmetros hematológicos e também a necessidade da realização de estudos para se determinar os valores de referência do hemograma dos caprinos para cada tipo de criação, estado fisiológico e raça.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

NUNES, Deisiane Moreira, Jurandir Ferreira CRUZ, and Milton Rezende TEIXEIRA NETO. "Dinâmica de eliminação de oocistos de Eimeria sp. durante a gestação e fase inicial da lactação em cabras nativas criadas extensivamente em região semiárida." Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 16, no. 1 (March 2015): 190–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402015000100020.

Full text
Abstract:
<p>Objetivou-se com este estudo caracterizar a dinâmica de eliminação de oocistos de<italic>Eimeria</italic>sp<italic>.</italic> em cabras sem raça definida (SRD), criadas em sistema extensivo na região semiárida, durante a gestação e fase inicial da lactação. Vinte cabras adultas, criadas extensivamente na Caatinga, foram selecionadas e monitoradas durante oito meses. Os valores de Oopg (quantidade de oocistos por grama de fezes) foram acompanhados quinzenalmente do 1º mês de gestação ao 90º dia pós-parto. O Oopg variou durante a gestação, sendo as maiores e menores contagens de 3.300 ± 709 e 1.726 ± 215, respectivamente. Após elevação na primeira quinzena, o Oopg diminuiu gradualmente até o 105º dia e voltou a subir até o final da gestação. No período pós-parto, seguindo a tendência da fase final da gestação, houve aumento progressivo na eliminação de oocistos até o 90º dia de lactação. A quantidade média de oocistos liberados durante a fase inicial da lactação foi de 3.006 ± 102,3 Oopg comparado ao período gestacional de 2.312 ± 98,03 Oopg (P<0,05). A dinâmica de eliminação de oocistos de<italic>Eimeria</italic> sp. em cabras gestantes e lactantes, criadas extensivamente em região semiárida, foi caracterizada por três situações distintas: elevação brusca no início da gestação, seguida por redução gradual no período intermediário da gestação e aumento constante da eliminação de oocistos na fase final da gestação até inicial da lactação.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Almeida Torres, Camilo, Maria Gorete Flores Salles, Inti Campos Salles Rodrigues, and Airton Alencar de Araújo. "Estimação da idade gestacional por ultrassonografia no primeiro terço da gestação em cabras Saanen." Revista Acadêmica Ciência Animal 11, no. 1 (January 15, 2013): 27. http://dx.doi.org/10.7213/academica.7752.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou estimar a idade gestacional com base nas mensurações da vesícula embrionária e do saco gestacional no primeiro terço da gestação em cabras Saanen. Para tal, 26 cabras, sendo 16 pluríparas e 10 nulíparas, foram selecionadas e submetidas ao efeito macho durante 1 hora por dia para indução e sincronização do estro. Após a detecção do estro, as cabras foram submetidas à monta natural. A partir do 20º dia pós-cobertura, foram realizadas ultrassonografias a cada cinco dias de intervalo até o 50º dia (20, 25, 30, 40, 45, 50 dias), utilizando uma sonda linear de 5 MHz para mensurar os diâmetros da vesícula embrionária e do saco gestacional. Não houve diferença significativa entre nulíparas e pluríparas para as vesículasembrionárias e os sacos gestacionais (p > 0,05) ao longo do período gestacional avaliado. A regressão linear mostrou uma alta associação entre essas medidas e a idade gestacional, mostrando ser um método útil para estimar a idade da gestação em cabras Saanen.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Mousinho, Leeandro Rafaell Brandão, José Elivalto Guimarães Campelo, Severino Cavalcante de Sousa Júnior, Danielle Maria Machado Ribeiro Azevêdo, Tânia Maria Leal, and Rosianne Mendes de Andrade da Silva Moura. "Respostas fisiológicas de cabras Anglonubianas a condições ambientais com temperatura elevada." Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 15, no. 1 (March 2014): 160–71. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402014000100005.

Full text
Abstract:
A raça Anglonubiana foi pesquisada com o objetivo de avaliar em fêmeas de diferentes idades e condições fisiológicas, indicadores de status térmico em resposta a condições ambientais com temperatura elevada. As cabras foram agrupadas em quatro classes de idade: com mais de 72 meses, de 36 a 72, entre 18 e 36 e marrãs com 12 a 15 meses, e foram submetidas à estação de monta em agosto/setembro, com final de gestação em dezembro e lactação em fevereiro, meses nos quais registraram-se a temperatura retal, frequência cardíaca e respiratória, também o escore e peso corporal, mensurados no mesmo animal quando este se encontrava "não prenhe", "prenhe" e em "lactação", nesses meses, respectivamente. As mensurações ocorreram durante seis dias alternados em cada mês, com leituras entre 14hs e 17hs, realizadas à sombra. Adotou-se delineamento casualizado com análise estatística num fatorial 4 x 3 (idade e período), com seis repetições. Constatou-se que, independente da idade, tamanho e estágio fisiológico as cabras Anglonubianas recorrem à elevação da frequência respiratória para complementar a dissipação de calor, que se mostrou eficiente em setembro sob temperatura ambiente elevada e baixa umidade do ar. As alterações nas características indicadoras de status térmico do animal, mais acentuadamente na temperatura retal, demonstram que o período do ano mais favorável à homeotermia corporal seja destinado a ocorrência de gestação e lactação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Fonteque, Joandes H., Mere E. Saito, Graziela Barioni, Ana C. dos S. Valente, Regina K. Takahira, and Aguemi Kohayagawa. "Leucograma e metabolismo oxidativo de neutrófilos em cabras da raça Saanen nos períodos de gestação, parto e pós-parto." Pesquisa Veterinária Brasileira 33, suppl 1 (December 2013): 63–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2013001300011.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo a avaliação do leucograma e do metabolismo oxidativo de neutrófilos em fêmeas caprinas da raça Saanen, nos períodos de gestação, parto e pós-parto. Amostras de sangue foram colhidas de 20 fêmeas nulíparas da raça Saanen, clinicamente sadias por venipunção jugular aos 49 (M1), 42 (M2), 35 (M3), 28 (M4), 21 (M5), 14 (M6), sete (M7), três (M8) dias antes do parto, no dia do parto (M9), três (M10) e sete (M11) dias após o parto, para a realização do leucograma e dosagens séricas de cortisol, estradiol e progesterona. A partir de 28 dias (M4) antes do parto até sete dias do pós-parto (M11) foram colhidas amostras de sangue para a avaliação do metabolismo oxidativo de neutrófilos por meio do teste de redução do tetrazólio nitroazul (NBT). Os resultados demonstraram que no dia do parto houve aumento nas concentrações séricas de cortisol e estradiol, e diminuição da progesterona, leucocitose por neutrofilia e desvio à esquerda leve, diminuição dos linfócitos, aumento da relação neutrófilo:linfócito, eosinopenia, monocitose e basofilia. No sétimo dia do pós-parto houve leucocitose por neutrofilia e aumento da relação neutrófilo:linfócito. Não houve nos períodos de gestação, parto e pós-parto alterações significativas no metabolismo oxidativo dos neutrófilos. Conclui-se que o parto determina elevação da concentração sérica de cortisol e estradiol, e diminuição da progesterona determinando quadro de leucocitose por neutrofilia e desvio à esquerda leve, com diminuição dos linfócitos, aumento da relação neutróflo:linfócito, eosinopenia, monocitose e basofilia. Ao sétimo dia do pós-parto há leucocitose por neutrofilia, aumento da relação neutrófilo:linfócito e do fibrinogênio. A gestação, o parto e o período do pós-parto não alteram o metabolismo oxidativo de neutrófilos avaliado por meio do teste de redução do NBT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Lima, Erico Da Silva, CRISTIANE APARECIDA DOS SANTOS MEDEIROS, Tiago Neves Pereira Valente, and Bruno Borges Deminicis. "DESORDENS METABÓLICAS DE ORIGEM NUTRICIONAL, EM CABRAS LEITEIRAS – UMA REVISÃO." Nucleus Animalium 13, no. 1 (May 31, 2021): 45–57. http://dx.doi.org/10.3738/21751463.3891.

Full text
Abstract:
A caprinocultura nos últimos anos tem verificado um crescente interesse por parte dos produtores, tanto na parte de produção de carne, quanto na produção de leite e seus derivados. A presente revisão de literatura relata que o conhecimento das particularidades dentro de cada fase do ciclo produtivo é fundamental para a nutrição dos rebanhos, prevenindo desperdícios financeiros e desordens metabólicas que podem resultar na perda de animais. Estão presentes neste trabalho informações sobre as necessidades de se manter um escore de condição corporal dentro do limite, nas fases de pré-parto e pós-parto, abordando as principais desordens de origem metabólica que acometem as fêmeas nesses períodos, focando-se na toxemia da prenhez, febre do leite e acidose lática ruminal, bem como informações sobre o manejo nutricional adequado nas fases da gestação e lactação. Esses assuntos refletem diretamente na saúde e bem-estar não somente da gestante, mas também de suas crias. Vale ressaltar que a incidência no Brasil de desordens metabólicas tende a crescer conforme a intensificação dos sistemas de produção, portanto se faz necessário novas pesquisas e estudos para diminuir assim os casos e os problemas relacionados a eles. Os estudos desenvolvidos mostram que a melhor forma de controlar tais desordens é através da prevenção, principalmente no manejo alimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Sousa, Larissa Do Nascimento, Vinícius Longo Ribeiro Vilela, Thais Ferreira Feitosa, Rômulo Fylipe da Silva, Wlysse Ferreira Sarmento, Francisco Lucas Vieira de Carvalho, and Jossiara Abrantes Rodrigues. "FREQUÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Toxoplasma gondii EM CABRAS NO ALTO SERTÃO PARAIBANO." Revista de Agroecologia no Semiárido 4, no. 3 (July 19, 2020): 51. http://dx.doi.org/10.35512/ras.v4i3.4448.

Full text
Abstract:
<p><span style="font-size: medium;">Em caprinos a toxoplasmose, causada pelo protozoário <em>Toxoplasma gondii,</em> pode estar associada a problemas reprodutivos como abortos ou infertilidade, causando prejuízos produtivos e econômicos. Desta forma objetivou-se com este estudo avaliar a ocorrência de <em>Toxoplasma gondii </em>em cabras prenhes no semiárido Paraibano. O presente estudo foi realizado em oito propriedades criadoras de caprinos, localizadas nos municípios de Sousa, Aparecida e Nazarezinho, com rebanho médio de 50 animais. Foram coletadas amostras de 70 fêmeas em terço final de gestação e realizada análise sorológica através da Reação de Imuno fluorescência Indireta (RIFI), no Laboratório de Imunologia e Doenças Infectocontagiosas (LIDIC) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Sousa. A ocorrência de cabras soropositivas foi de 28,5%. Dessa forma concluiu-se que o <em>T. gondii</em> encontra-se disseminado nos rebanhos caprinos da região semiárida da Paraíba causando prejuízos reprodutivos e econômicos aos produtores.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Birgel Júnior, Eduardo Harry, Rinaldo Batista Viana, Maria Consuelo Caribé Ayres, Fernando José Benesi, Viviane Gomes, and Eduardo Harry Birgel. "Influência da parição e do puerpério no leucograma de caprinos (Capra hircus) da raça Saanen, criados no Estado de São Paulo." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 42, no. 5 (October 1, 2005): 347. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2005.26411.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de avaliar a influência da parição e do puerpério no leucograma de caprinos da raça Saanen foram colhidas 360 amostras de sangue de 20 cabras, sendo os resultados apresentados em 18 grupos experimentais: 32, 16, 8, 4, 3, 2, 1 e ½ dias antes do parto, imediatamente após a parição, ½, 1, 2, 3, 4, 8, 16, 32 e 64 dias após o parto. Nas amostras de sangue colhidas em frascos contendo EDTA, foram realizadas as seguintes provas: contagem do número total de leucócitos, em câmara de Neubauer modificada, utilizando-se o líquido de Thoma como diluidor e contagem diferencial de leucócitos, efetuada em esfregaços sangüíneos, corados pelo método de Rosenfeld. A avaliação dos resultados obtidos demonstrou que o leucograma sofreu influência da parição e do puerpério, sendo que durante todo o experimento o quadro leucocitário foi predominantemente neutrofílico. Nos últimos três dias de gestação observou-se gradual aumento do número de leucócitos, em decorrência das variações observadas no número de neutrófilos. No momento do parto o leucograma era caracterizado por leucocitose devido à neutrofilia associado a linfopenia. Nas primeiras 24 horas após o parto foi observado a existência de leucocitose por neutrofilia que desapereceu nos dias subseqüentes, passando o quadro leucocitário a assemelhar-se entre o 2º e 64º dia após o parto àquele observado na fase final da gestação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Medeiros, Geovergue Rodrigues de, Edgard Cavalcanti Pimenta Filho, Wandrick Hauss de Sousa, and Evaneusa Alves de Brito. "Peso à cobrição e ganho de peso durante a gestação de cabras nativas, exóticas e mestiças no semi-árido." Revista Brasileira de Zootecnia 33, no. 6 suppl 1 (December 2004): 1711–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982004000700010.

Full text
Abstract:
Avaliaram-se os efeitos de mês, ano, ordem de parto e tipo de parto sobre o peso à cobrição (PC) e o ganho de peso durante a gestação (GP), respectivamente, de 753 e 527 cabras nativas Canindés, 463 e 333 cabras exóticas Anglo-nubianas, 374 e 296 Alpinas, 151 e 87 de mestiças ½ Alpina (A) ½ Sem Raça Definida (SRD), 92 e 73 ¾ Alpina (A) ¼ SRD, criadas na Estação Experimental de Pendência - EMEPA-PB, Soledade-PB, na microrregião semi-árida da Paraíba, em regime semi-intensivo, no período de 1980 a 1994. O mês foi significativo sobre os pesos à cobrição das matrizes Canindés, Anglo-nubianas, ½ A ½ SRD e ¾ A ¼ SRD. O ano influenciou o PC de todos os grupos genéticos. O efeito do ano sobre o GP foi significativo para as cabras Canindés, Anglo-nubianas, ½ A ½ SRD e Alpinas. O peso à cobrição elevou-se com o aumento da ordem de parto e o GP foi mais evidente entre as cabras de primeiro parto. O tipo de parto foi significativo sobre o GP das matrizes nubianas, ¾ A ¼ SRD e Alpina, que tiveram maiores ganhos quando pariram apenas um cabrito. A raça influenciou o PC e o GP de todas as matrizes. A raça nativa foi a mais leve e com o melhor ganho de peso; as exóticas, as mais pesadas e com GP inferiores aos da raça Canindé e da mestiça ½ A ½ SRD; e a mestiça ¾ A ¼ SRD, a raça com peso corporal (PC) e GP semelhantes às exóticas. Concluiu-se que a composição genética dos animais e os fatores ambientais, como mês, ano, ordem e tipo de parto, refletiram sobre o peso à cobrição e o ganho de peso durante a gestação das matrizes estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Campos, P. P., A. C. Vasconcelos, and M. M. Melo. "Apoptose no placentomo de cabras gestantes intoxicadas experimentalmente com cipó-preto - Tetrapterys multiglandulosa." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 56, no. 1 (February 2004): 19–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352004000100004.

Full text
Abstract:
Estudou-se a ocorrência de apoptose nos placentomos de cabras gestantes intoxicadas experimentalmente com o cipó-preto (Tetrapterys multiglandulosa A.Juss.). Analisou-se morfometricamente a intensidade do processo de apoptose nas células trofoblásticas em cabras controle (grupo III) e em animais submetidos a diferentes dosagens (grupos I e II) de cipó-preto. O grupo I foi composto por quatro cabras gestantes que receberam 10gramas/kg de peso vivo de folhas verdes da referida planta. No grupo II, quatro cabras gestantes receberam 20 gramas/kg de peso vivo de folhas verdes. A quantificação morfométrica da apoptose demonstrou que nas cabras tratadas a apoptose ocorreu com maior intensidade quando comparada com a obtida em animais do grupo-controle. Diferentes dosagens da planta (10 e 20g/kg PV) não foram um fator determinante para a maior ou menor ocorrência de apoptose, apesar de acarretar morte fetal e subseqüente aborto em momentos diferentes. A intensa apoptose em fase ainda inicial da gestação compromete funções normais da placenta, possibilitando uma explicação para a morte fetal e aborto observadas. Conclui-se que a T. multiglandulosa é tóxica para cabras gestantes nas doses de 10 e 20g/kg peso vivo ingeridas durante seis e duas semanas, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Rodrigues, Carla Aparecida Florentino, Marcelo Teixeira Rodrigues, Renata Helena Branco, Giovanni Ribeiro de Carvalho, Robledo de Almeida Torres, and Rodolpho de Almeida Torres Filho. "Avaliação do consumo e de metabólitos plasmáticos de cabras gestantes com duas condições corporais alimentadas com dietas formuladas com diferentes níveis de energia." Revista Brasileira de Zootecnia 36, no. 4 (August 2007): 945–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982007000400026.

Full text
Abstract:
Este estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar as relações entre as diferentes condições corporais e os níveis de energia nas dietas sobre o consumo, a variação de peso e a concentração de ácidos graxos não-esterificados (AGNE) no plasma de cabras leiteiras. O período experimental correspondeu aos 30 dias antes da data prevista para o parto. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 3, com duas condições corporais e três níveis de energia líquida (EL) nas dietas. Os animais foram distribuídos em grupos: o valor de escore corporal para o grupo 1 foi menor e, para o grupo 2, maior que 3,25. Foram oferecidas às cabras dietas isonitrogenadas (13% de PB), com diferentes níveis de EL: 1,1; 1,4 e 1,6 Mcal/kg de MS. Durante 21 dias antes da data prevista para o parto, foram coletadas amostras de sangue, em intervalos de sete dias, para análises da concentração de AGNE. Analisada individualmente, a condição corporal influenciou os consumos de MS e FDN, de modo que os animais com maior escore (>3,25) apresentaram menor consumo. Os níveis de EL das dietas influenciaram positivamente os consumos de MS e EL no final da gestação e a concentração de AGNE aos 14 dias antes do parto e no dia do parto. As cabras que consumiram a dieta menos energética apresentaram maiores concentrações de AGNE. Portanto, o pico de AGNE durante o final da gestação ocorreu quando o consumo de MS foi reduzido, ou seja, nos últimos 21 dias antes do parto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Amorim, Thaís Vasconselos, Ívis Emília De Oliveira Souza, Maria Aparecida Vasconcelos Moura, Ana Beatriz Azevedo Queiroz, and Anna Maria Oliveira Salimena. "Perspectivas do cuidado de enfermagem na gestação de alto risco: revisão integrativa." Enfermería Global 16, no. 2 (March 28, 2017): 500. http://dx.doi.org/10.6018/eglobal.16.2.238861.

Full text
Abstract:
Revisión integrativa que analizó las perspectivas del cuidado de enfermería a la mujer que experimenta embarazo de alto riesgo a partir de las producciones científicas internacionales y nacionales, cara a la contribución del cumplimiento del quinto objetivo para el desarrollo del milenio. Búsqueda en las bases Cinahl/Medline/Lilacs/BDENF. Veinticuatro estudios permitieron la emergencia de las categorías: Cuidados de enfermería en la perspectiva de la subjetividad de la mujer que experimenta un embarazo de alto riesgo; Cuidado de las mujeres que experimentan un embarazo de alto riesgo en la perspectiva de la sistematización de la asistencia de enfermería. Si por un lado las investigaciones internacionales y nacionales consideran relevantes las percepciones y sentimientos de las embarazadas de riesgo, por otro, centraron el cuidado en aspectos fisiológicos, sustentándose en el paradigma intervencionista. Estas posiciones científicas, aunque convergentes, anuncian posibilidad de desarrollar metodologías de cuidado de enfermería que reúnan dimensiones multifacéticas, contribuyendo a la reducción de la morbimortalidad materna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Paula, Ney Rômulo de Oliveira, Jurandir Ferreira da Cruz, Edilson Soares Lopes, Dárcio ítalo Alves Teixeira, Juliana Bezerra Lima-Verde, Davide Rondina, and Vicente José de Figueirêdo Freitas. "Diagnóstico de gestação em cabras da raça Saanen através do uso do efeito Doppler e da ultra-sonografia em tempo real." Revista Brasileira de Ciência Veterinária 10, no. 3 (2003): 166–69. http://dx.doi.org/10.4322/rbcv.2015.294.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Léga, E., G. H. Toniollo, J. A. Oliveira, K. T. Resende, and V. Rodrigues. "Determinação da idade fetal por meio da técnica ultra-sonográfica de fetometria e de morfologia fetal em cabras." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 59, no. 4 (August 2007): 851–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352007000400005.

Full text
Abstract:
Utilizaram-se 13 cabras gestantes da raça Saanen, para estudo das características da gestação a partir do 60º dia, segundo as técnicas de fetometria e avaliação morfológica fetal, utilizando-se ultra-sonografia em modo-B. Analisaram-se: diâmetro orbital (DO), diâmetro interorbital (DIO), diâmetro biorbital (DBO), diâmetro biparietal (DBP), comprimento do fêmur (CF), comprimento da tíbia (CT), comprimento do rádio (CR), diâmetro do tórax (DT), diâmetro abdominal transversal (DAT), diâmetro abdominal anteroposterior (DAP), diâmetro occípito-frontal (DOF), diâmetro transversal renal (RIMT), diâmetro longitudinal renal (RIML), comprimento da escápula (ESC), comprimento do metacarpo (MEC), medida da pelve (COX) e comprimento do úmero (CU). As médias dos valores achados foram correlacionadas com a idade fetal. As equações de regressão inversa foram criadas para cada parâmetro, sendo que DBP (R²=0,93), CF (R²=0,95), CU (R²=0,96), DO (R²= 0,84) e DAT (R²= 0,91) foram as variáveis de melhor correlação estatística, cuja equação pode ser representada pela fórmula: idade fetal = 34,5 + 4,8DBP + 9,9 CF - 7,5 CU - 2,3 DO + 6,1 DAT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Cedeño, Carlos Bedolla, Rodolfo Lucio Domínguez, Ángel Raúl Cruz Hernández, and Valente Velázquez Ordoñez. "Determinação do índice de cabras desgastadas e da taxa de mortalidade de cabras no município Tanhuato Michoacán / Determination of index weaned goats and mortality rate of cattle goats in the municipality Tanhuato Michoacan." Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 4, no. 3 (July 30, 2021): 3449–55. http://dx.doi.org/10.34188/bjaerv4n3-051.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi determinar a taxa de cabras desmamadas e a porcentagem de mortalidade em cabras no municipio de Tanhuato, Michoacan. O trabalho foi realizado de setembro a dezembro de 2013, durante o período de gestação das cabras. Para isso, foram utilizados registros elaborados pela equipe de pesquisa. Para o estudo, as cabras foram agrupadas de acordo com: 1) o nascimento das cabras, 2) a taxa de cabras desmamadas (o desmame foi realizado após dois meses de nascimento), 3) a percentagem de mortalidade (desde o nascimento ao desmame ) As informações foram capturadas e analisadas em banco de dados informatizado, determinando-se a taxa de cabritos desmamados, a mortalidade do nascimento ao desmame e as causas da mortalidade. Verificou-se que a maior mortalidade foi por falta de colostração com percentual de 3,16%, seguida da hipotermia com 1,58% e pós-parto com 1,26%. Conclui-se que o percentual de mortalidade obtido de 6,32%mostrou que a mortalidade foi de 1,32% fora da normalidade. Enquanto a taxa de cabras desmamadas foi de 81,52%, sugere-se que seja feita a supervisão dos partos e do recém-nascido, de forma a garantir o consumo de colostro e a permanência em baias de parto com camas feitas de material isolante do calor de palha o que ajudaria a prevenir a hipotermia, melhorando assim a sobrevivência das cabras do rebanho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Oliveira, Maria G. C., Talyta L. Nunes, Ariana L. C. Paiva, Thayse C. G. Bezerra, Naftali S. Fernandes, André M. Vale, Raimundo A. Barrêto Júnior, and Valéria V. Paula. "Aspectos hematológicos de caprinos (Capra hircus) da raça Canindé criados no Rio Grande do Norte." Pesquisa Veterinária Brasileira 32, suppl 1 (December 2012): 04–08. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2012001300002.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este trabalho estudar o perfil hematológico de caprinos (Capra hircus) da raça Canindé, criados no Estado do Rio Grande do Norte, como também a busca de valores de referência que se adequem à nossa região. Foram coletadas amostras sanguíneas de 58 animais clinicamente sadios, distribuídos em 4 grupos (machos acima de 5 meses, fêmeas gestantes, fêmeas não gestantes e filhotes até 4 meses de idade). A partir de única amostra de sangue de cada animal foram realizados o eritrograma (contagem de hemácias, hematócrito, hemoglobina, volume corpuscular médio e concentração de hemoglobina corpuscular média) e o leucograma (contagem total e diferencial de leucócitos). Os dados obtidos foram avaliados por meio do teste de Tukey para variáveis paramétricas e Kruskal-Wallis seguido pelo teste de Dunn para não paramétricos em nível de significância de (p<0.05). Os resultados apontam para existência de maiores quantidades de He nos machos adultos e fêmeas não gestantes, diferente do que ocorre com o VCM; já com relação ao leucograma temos que os eosinófilos mostram-se mais elevados nas fêmeas adultas e os monócitos se elevam quando na presença da gestação. Os valores deste trabalho podem servir de referência para raça Canindé, tornando possível futuras interpretações para os parâmetros verificados, além de subsidiar novos estudos em animais hígidos ou doentes. Mostra a necessidade de pesquisas que evidenciem as condições semiáridas de manejo e alimentação, bem como a avaliação dos fatores de variação, sobre constituintes do sangue, que levem em conta o sexo, a idade e estado fisiológico dos animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Amorim, E. A. M., C. A. A. Torres, J. F. Fonseca, L. S. Amorim, V. V. Maffili, J. H. Bruschi, J. D. Guimarães, P. R. Cecon, and N. G. Alves. "Sincronização de estro com CIDR reutilizado em cabras lactantes da raça Toggenburg tratadas com somatotropina bovina recombinante (r-bST)." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 60, no. 1 (February 2008): 51–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352008000100008.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a resposta de cabras tratadas com r-bST no protocolo de sincronização de estro. Foram utilizadas 26 cabras Toggenburg, divididas em dois tratamentos: T1 (n=13), tratadas com quatro injeções de 250mg de r-bST, a intervalos de 14 dias, e T2 (n=13), tratadas com solução salina (controle). Na semana seguinte à última injeção da r-bST, colocou-se o dispositivo intravaginal com progesterona (dia 0), previamente utilizado por cinco dias, e injetou-se PGF2alfa (22,5µg) nos animais dos dois tratamentos, e o dispositivo foi retirado no dia 6. Todas as fêmeas em estro foram submetidas à monta natural. A porcentagem de animais em estro e a taxa de gestação foram 76,9 e 70,0 e 84,6 e 72,7%, no T1 e T2, respectivamente. Não houve diferença (P>0,05) na duração do estro, no intervalo tratamento-início do estro, no número de ovulações, nos intervalos: início e final do estro à ovulação e retirada do dispositivo à ovulação entre os animais dos dois tratamentos. O diâmetro médio dos folículos ovulatórios das fêmeas não diferiu (P>0,05). Durante a permanência do dispositivo, as concentrações séricas de progesterona apresentaram valores semelhantes (P>0,05) entre as cabras de T1 e T2. A r-bST não afetou a sincronização de estro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Maffili, V. V., C. A. A. Torres, J. F. Fonseca, E. A. Moraes, and R. A. M. Pontes. "Sincronização de estro em cabras da raça Saanen com esponja intravaginal e CIDR-G®." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 57, no. 5 (October 2005): 591–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352005000500004.

Full text
Abstract:
Compararam-se dois protocolos de curta duração, associados à aplicação de cipionato de estradiol (CE) para sincronização de estro, utilizando-se 12 cabras da raça Saanen, oito multíparas (M) e quatro nulíparas (N), distribuídas em dois tratamentos (T). O T1 (n = 4M e 2N) correspondeu à inserção de esponja impregnada com 60mg de acetato de medroxiprogesterona e o T2 (n= 4M e 2N), à inserção de CIDR-G®. No dia zero (d=0), dia da inserção dos dispositivos intravaginais, foi aplicado nos animais dos dois tratamentos 1mg de CE. Os dispositivos intravaginais permaneceram por cinco dias quando se iniciou a detecção de estro, realizada a cada seis horas. Exames ultra-sonográficos foram feitos diariamente, durante a permanência do dispositivo, e a cada seis horas após a detecção do estro, até 12 horas após a ovulação. Houve regressão folicular com a emergência de uma nova onda no quinto dia da permanência do dispositivo CIDR-G®. As taxas de manifestação de estro e de gestação foram de 5/6 e 1/5 para T1 e de 6/6 e 2/6 para T2, respectivamente. Os intervalos da retirada do dispositivo ao início do estro e da retirada do dispositivo ao fim do estro e a duração do estro foram: 74,0±39,1 e 34,7±15,1 horas (P<0,05), 137,2±42,1 e 90,0±11,2 horas (P<0,05) e 63,2±24,9 e 55,3±17,2 horas (P>0,05), para T1 e T2, respectivamente. Em T1 e T2, os intervalos do início do estro à ovulação foram 50,6±22,6 e 47,3±15,3 horas (P>0,05), do final do estro à ovulação, -12,6±9,1 e -8,0±4,5 horas (P>0,05) e da retirada do dispositivo à ovulação, 124,6±34,1 e 82,0±12,4 horas (P<0,05), respectivamente. O número de ovulações, o diâmetro do folículo ovulatório e a taxa de crescimento dos folículos ovulatórios foram: 1,2±0,45 e 2,33±1,03 (P<0,05), 8,4±2,4 e 6,2±0,1mm (P<0,05) e 2,4±0,97 e 2,9±1,67mm/dia (P>0,05), respectivamente, para T1 e T2. A utilização da esponja e do CIDR-G® associada ao CE foi efetiva em induzir o estro. A ausência de luteólise completa no momento da retirada do dispositivo foi responsável pela grande variação nas características estudadas. Recomenda-se que os dispositivos liberadores de progesterona e seus análogos sintéticos sejam deixados por, no mínimo, sete dias, quando associados ao CE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Vázquez Rivera, Carlos. "Guamán Poma de Ayala: Un ejemplo histórico de Investigación Cualitativa." REVISTA CONCIENCIA EPG 2, no. 1 (November 9, 2020): 99–111. http://dx.doi.org/10.32654/concienciaepg.2-1.7.

Full text
Abstract:
En este artículo presentamos una reflexiónsobre el “proceder investigativo” deFelipe Guamán Poma de Ayala ypresentarlo como un ejemplo históricode investigador cualitativo. La InvestigaciónCualitativa es una práctica que expresa deforma clara los principios del paradigma de laconstrucción social de la realidad. Especialmentelos que apuntan hacia una investigación dondeno existe neutralidad valorativa, donde se buscaun análisis inclusivo y cualitativo, en la que nohay separación sujeto-objeto y donde hay uncompromiso prioritario con las personas (queno es excluyente con el desarrollo científico). Porotro lado, Guamán Poma fue un ejemplo de cómoun “proceder investigativo” apuntó hacia unaagenda de descolonizar la experiencia culturalque se distinguía en el Perú del siglo XVII.Siendo “observador participante” muy prontopudo ver la “otra cara de la modernidad” y en su viaje “etnográfico” de descripción, interpretacióne inmersión con el pueblo pudo identificar eleurocentrismo, el etnocentrismo y el racismoque se iba gestando en el delicado tejido de lasrelaciones sociales del Perú virreinal. Su tarea deinvestigación culminó con una carta dirigida alRey Felipe III de España para hacerlo “ver conotros ojos” y que lo asistiera en la transformaciónde su realidad. Nueva crónica y buen gobiernofue donde propuso la necesidad de “mutar lavida” para aspirar a un “buen vivir”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rozenowicz, Renato de Lima, Roberto Euzébio dos Santos, Maria Antonieta Longo Galvão Silva, Fabio Francisco Oliveira Rodrigues, André Lima de Oliveira, Liliane Baratela Ulson, Vilmar Marques Oliveira, and Tsutomu Aoki. "Cox-2 e sua associação com fatores prognósticos e resposta à quimioterapia primária em pacientes com câncer de mama." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 37, no. 5 (October 2010): 323–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912010000500003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar em pacientes com câncer de mama a expressão imunoistoquímica da cox-2 antes da quimioterapia primária com 5-fluorouracil, epirrubicina e ciclofosfamida (FEC) e a associação desta com tamanho inicial do tumor, estado linfonodal, receptores hormonais, expressão da Her-2 e com a resposta clínica e anatomopatológica. MÉTODOS: Estudo retrospectivo com 41 mulheres portadoras do diagnóstico histopatológico de carcinoma ductal de mama. Foram submetidas à quimioterapia primária com esquema FEC (5-fluorouracil, epirrubicina e ciclofosfamida) na dosagem de 500mg/m2, 75mg/m2 e 500 mg/m2, respectivamente. Os critérios de inclusão foram intervalo etário entre 30 e 70 anos, estadiamento II a IIIA, após comprovação da ausência de metástase, tumor primário de mama, único e unilateral, tipo histológico ductal invasivo e ausência de cardiopatia e gestação. Para avaliação da expressão da proteína Her 2 neuutilizaram-se anticorpos monoclonais de coelho. Para visibilizar a expressão da proteína cox-2 utilizaram-se anticorpos policlonais obtidos do soro de cabras. A avaliação da resposta clínica ao tratamento foi realizada por exame físico mensurando-se o maior eixo tumoral por paquímetro. As medidas foram realizadas à admissão e após os ciclos de quimioterapia primária. Após três sessões quimioterápicas com intervalos de 21 dias realizou-se o procedimento cirúrgico. Adotaram-se os critérios do RECIST. Após a operação foi avaliada a resposta anatomopatológica local, sendo considerada completa quando da ausência de neoplasia invasiva e do componente in situ. Na avaliação imumoistoquímica para os receptores de estrogênio utilizaram-se estrogen receptor NCL-ER6F11 e para progesterona, progesterone receptor, NCL-PGR-312 considerando positiva quando da coloração em 10% ou mais das células tumorais. RESULTADOS: A distribuição segundo estadiamento clínico UICC verificaram-se seis no estádio IIA (14,6%), 22 no estádio IIB (53,6%) e 13 estádio IIIA (31,8%). A avaliação clínica inicial do maior eixo tumoral variou de 2,5 a 15 cm e mediana de 5 cm. Foram identificadas 14 pacientes (34,1%) com estado linfonodal negativo e 27 positivo (65,9%). Observou-se que 19 (46,3%) apresentavam-se no menacme e 22 (53,6%) na menopausa. CONCLUSÃO: Houve associação da expressão da cox-2 à fatores de pior prognóstico no câncer de mama como estado linfonodal positivo, receptores hormonais negativos e expressão da Her-2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

YAMADA, Maria Luiza Assis, and Luiz Ernandes KOZICKI. "Contribuição ao estudo do diagnóstico de gestação em Capra hircus, através da histologia e citologia do epitélio vaginal." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 35, no. 6 (1998). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-95961998000600003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Viana, Rinaldo Batista, Eduardo Harry Birgel Junior, Maria Consuelo Caribé Ayres, Fernando José Benesi, Regina Mieko Sakata Mirandola, and Eduardo Harry Birgel. "Influência da gestação e do puerpério sobre o eritrograma de caprinos (Capra hircus) da raça Saanen, criados no Estado de São Paulo." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 40, no. 3 (2003). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-95962003000300003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Lopardo, Raúl A. "La formación del ingeniero hidráulico para el siglo XXI." Ingeniería del agua 2, no. 4 (December 31, 1995). http://dx.doi.org/10.4995/ia.1995.2688.

Full text
Abstract:
Los cambios producidos por la revolución electrónica, la generalización de la informática y la valoración ambiental indican la necesidad de introducir modificaciones de fondo en la formación de los ingenieros hidráulicos de cara al Siglo XXI. Se reivindica el interés de enfatizar la relevancia de la carrera de Ingeniería Hidráulica, detallándose su campo de acción y las posibilidades profesionales que actualmente se presentan en el tema. dado lo vertiginoso de las alteraciones que se están gestando, se plantea la necesidad de una muy sólida formación básica, que asegure una permanente actualización Paralelamente, se discuten las eventuales desventajas de proponer una nueva carrera universitaria de grado para la formación de especialistas en temas ambientales. Se replantean los campos temáticos que hoy componen la formación del ingeniero hidráulico, tendiendo a diferenciarlo del Ingeniero civil convencional, incorporando cátedras (y no simples materias) de ciencias biológicas, ecología y ciencias humanísticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rozemberg, Ricardo, and Romina Gayá. "Mercosur en tiempos de cambio: implicaciones para la negociación con la Unión Europea." Documentos de Trabajo, June 11, 2019. http://dx.doi.org/10.33960/issn-e.1885-9119.dt09.

Full text
Abstract:
Desde su creación, Mercosur ha asistido a recurrentes períodos de estancamiento y relanzamiento. Sin embargo, a diferencia de ciclos anteriores, se ha gestado un consenso dentro del bloque acerca de la necesidad de repensar el esquema de integración de cara al futuro. El debate actual enfrenta un cuestionamiento simultáneo en sus tres aspectos centrales: el alcance y nivel del arancel externo común, las dificultades para concretar negociaciones externas y la persistencia de obstáculos a la libre circulación intrazona. Surgen cuatro caminos posibles que puede seguir Mercosur ante esta encrucijada: el mantenimiento del statu quo, la ruptura del bloque, su flexibilización parcial o total (para transformarse en una zona de libre comercio) o su consolidación y profundización para alcanzar finalmente la unión aduanera. En este escenario de replanteamientos internos, la negociación entre Mercosur y la Unión Europea se inclina por la formación de una zona de libre comercio birregional. Tras 19 años de discusiones, el debate está en la etapa de decisión al más alto nivel político pero, de no concretarse a corto plazo, el escenario que defina Mercosur para su dinámica y ordenamiento interno tendrá obvias implicaciones sobre la negociación con la Unión Europea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography