To see the other types of publications on this topic, follow the link: Camarão.

Journal articles on the topic 'Camarão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Camarão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Igarashi, Marco Antonio. "Sinopse sobre as características dos aspectos técnicos e econômicos no cultivo de camarão de água doce Macrobrachium rosenbergii no Brasil." Revista Semiárido De Visu 9, no. 3 (December 9, 2021): 180–94. http://dx.doi.org/10.31416/rsdv.v9i3.219.

Full text
Abstract:
Este artigo de revisão bibliográfica fornece uma visão geral da criação sustentável de camarãode água doce no Brasil. Este estudo indica que o Macrobrachium rosenbergii pode ser o crustáceo deágua doce mais adequado e economicamente importante para a criação. Embora o Brasil possua vastosrecursos de água doce, eles não são totalmente explorados. O cultivo de camarão de água doce (M.rosenbergii) no Brasil pode desempenhar um papel importante na economia do país, aumentando aprodução de alimentos e oferecendo oportunidades de emprego. O cultivo do camarão de água doce noBrasil tem como objetivo diversificar os produtos utilizados para a aquicultura de água doce,atualmente dominada pela tilápia. Como a criação de camarão requer serviços de apoio à aquiculturadesenvolvidos, deve-se buscar treinamento, pesquisa, extensão, instalações de infraestrutura edesenvolvimento de sistemas de marketing e distribuição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Janaina de Paula da, Luís Gomes de Moura Neto, Diego Rodrigues Marques, Dalany Menezes de Oliveira, Antônio Roberto Giriboni Monteiro, and José Maria Correia da Costa. "Elaboração de snacks com substituição parcial de gritz de milho por camarão em pó." Research, Society and Development 9, no. 4 (March 20, 2020): e187942990. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2990.

Full text
Abstract:
Os snacks são produtos extrusados elaborados a base de milho, por este motivo, diversos estudos buscam a substituição parcial ou total deste ingrediente por outros com maior valor nutricional. Desta forma, este trabalho realizou a substituição parcial do gritz de milho por camarão atomizado em spray dryer com a proposta de aumentar os valores proteicos no produto final. No entanto, são escassos os estudos sobre a substituição do gritz de milho por camarão em pó. Assim o objetivo deste trabalho foi avaliar e realizar a caracterização química e as propriedades físicas dos snacks elaborados com o camarão desidratado. Os extrusados foram obtidos pela substituição parcial do gritz por camarão em pó nas seguintes proporções: 2, 4, 8 e 16 %. A adição do camarão em pó proporcionou aumento considerável no valor das proteínas. Características físicas como a higroscopicidade do produto não foi alterada com a adição do camarão em pó. No entanto, com o aumento da porcentagem do camarão em pó nas formulações, diminuiu expansão e aumentou a dureza do produto. Os snacks elaborados apresentaram-se como produtos proteicos, crocantes e de coloração escura, tornando assim o produto atrativo para o consumidor que busca produtos com maior valor nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Paiva, Melquíades Pinto, Antônio Alberto da Silveira Menezes, and Magda Fernandes De Andrade-Tubino. "PESCARIAS INDUSTRIAIS DO CAMARÃO-ROSA E DA FAUNA ACOMPANHANTE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL (1993 – 1997)." Arquivos de Ciências do Mar 34, no. 1-2 (April 10, 2017): 61–66. http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v34i1-2.11653.

Full text
Abstract:
As pescarias do camarão-rosa no Sudeste/Sul do Brasil ocorrem desde a foz do rio Doce (Estado do Espírito Santo) até o estuário da lagoa dos Patos (Estado do Rio Grande do Sul), alcançando as espécies Farfantepenaeus brasiliensis (Latreille, 1817) e Farfantepenaeus paulensis (Pérez Farfante, 1967), que são pescadas em conjunto e convivem nos mesmos pesqueiros. Neste trabalho tratamos das pescarias industriais do camarão-rosa e da sua fauna acompanhante, no Estado do Rio de Janeiro (1993 – 1997), com base nos registros dos mapas-de-bordo da frota camaroneira. As capturas do camarão-rosa decresceram a partir de 1994, o mesmo não acontecendo com a fauna acompanhante; as médias anuais foram 162,7 t para o camarão-rosa e 2.444,2 t para a fauna acompanhante. Para cada tonelada capturada do camarãorosa foram desembarcadas 15,0 t de fauna acompanhante; o aproveitamento desta cresce com a queda de produção do camarão-rosa. As capturas do camarão-rosa se concentram em junho – outubro, perfazendo o total de 74,6% da produção anual. Na composição em peso dos desembarques da fauna acompanhante, 0,8% corresponderam aos crustáceos, 8,3% aos moluscos e 90,9% aos peixes. As médias da produtividade das pescarias do camarão-rosa foram 25 kg/dia = 7 kg/ lance = 2 kg/hora; para a fauna acompanhante, 396 kg/dia = 108 kg/lance = 26 kg/hora. A queda da abundância relativa do camarão-rosa foi bem evidente a partir de 1994.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Coradini, Melina Franco, Gislaine Gonçalves Oliveira, Stefane Santos Corrêa, Sabrina Campos Sbaraini, Carla Cristina Alves Nogueira, Marcos Antonio Matiucci, Simone Siemer, et al. "Elaboração de farinhas de Camarão da Amazônia (Macrobrachium amazonicum) e suas aplicações em sopas instantâneas." Research, Society and Development 10, no. 12 (October 2, 2021): e416101220219. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20219.

Full text
Abstract:
Os resíduos de camarão possuem alto valor nutricional, podendo ser transformados em farinhas para o consumo humano, com viabilidade de inclusão e enriquecimento de produtos alimentícios. O objetivo deste trabalho foi desenvolver sopa instântanea a base de farinhas de camarões, gerando uma alternativa para aproveitamento de resíduo do processamento. Foram elaboradas três diferentes farinhas de camarão da Amazônia (Macrobrachium amazonicum), sendo o tratamento 1= farinha do camarão da Amazônia inteiro (FCI), tratamento 2 = farinha do camarão da Amazônia inteiro limpo (FCL) e tratamento 3 = farinha do resíduo do camarão da Amazônia inteiro (FRC), que foram incluídas em sopas instantâneas, com posterior caracterização da composição centesimal e sensorial. As farinhas e as sopas estavam dentro dos padrões microbiológicos. A farinha de camarão limpo apresentou maior teor de proteína bruta (87,32%) e a farinha de resíduos de camarão os maiores teores de cinzas e carboidratos, 22,59% e 17,06%, respectivamente. Quanto à umidade e aos lipídeos totais, não houve diferenças significativas entre as farinhas elaboradas. A sopa instantânea com a FCL apresentou o maior teor de proteína (23,42%) e o menor teor de cinzas (5,75%). Mas, em relação a análise sensorial foi a sopa com inclusão de FRC que apresentou as melhores notas para os atributos aroma, impressão global e intenção de compra, enquanto para os demais não houve diferença significativa. Assim, os resíduos gerados no processamento do camarão podem ser utilizados para elaborar farinhas de elevado valor nutricional, para a inclusão em diversos produtos alimentícios comumente consumidos pela população, como sopas instantâneas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hellebrandt, Luceni, and Carmen Rial. "QUANTO CUSTA O CAMARÃO LIMPO?: marcas e dificuldades das mulheres que limpam camarão na Colônia Z3 (Pelotas/RS)." Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia 5, no. 1 (December 14, 2017): 87. http://dx.doi.org/10.15210/tes.v5i1.9979.

Full text
Abstract:
Este texto relata o processamento do camarão-rosa da Lagoa dos Patos a partir de conversas com mulheres da Colônia Z3 (Pelotas/RS). O texto destaca as implicações desta atividade que é executada sobretudo por mulheres, enquanto conciliam os afazeres do ambiente doméstico e lidam com os problemas de saúde decorrentes do processo de descascar camarão. Processos que seguem técnicas aprendidas na convivência e no pertencimento à comunidade pesqueira. Além dos processos e do saber-fazer do beneficiamento do camarão, o texto destaca condições de trabalho e ilegalidade das salgas, que dificultam o reconhecimento das mulheres da Colônia Z3 enquanto trabalhadoras na pesca. Como resultado, o texto traz a reflexão sobre uma atividade que, embora necessária ao consumo do camarão enquanto produto, é a menos valorizada em sua cadeia produtiva, tanto em termos de reconhecimento profissional, quanto financeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cintra, Israel Hidenburgo Aniceto, Kleber de Sá Paiva, Kátia Cristina de Araújo Silva, Déborah Elena Galvão Martins, Alex Garcia Cavalleiro de Macedo Klautau, Wagner Cesar Rosa dos Santos, and Flavio de Almeida Alves-Júnior. "Sobre a carcinofauna acompanhante na pesca industrial do camarão-rosa na plataforma continental Amazônica." Research, Society and Development 9, no. 8 (June 25, 2020): e110985508. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5508.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado com objetivo de quantificar a carcinofauna acompanhante por estação do ano, período do dia e faixa de profundidade na pesca industrial do camarão-rosa na Plataforma Continental Amazônica. O estudo foi realizado a partir de 152 registros de operações de pesca ou arrastos de fundo, sendo 72 na época de chuva (dezembro a maio) e 80 na época de seca (junho a novembro), com duração média de 3,5 ± 1,5 horas, totalizando 532 horas de arrasto, nos meses de julho e setembro de 2010 e março e abril de 2011, entre os estados do Pará e Amapá. Inicialmente a fauna acompanhante foi classificada em cinco grupos: peixes, camarão-rosa, crustáceos, moluscos e outros. Em seguida, foi realizada a triagem das comunidades de crustáceos: caranguejos, portunídeos, camarões, lagostas e estomatópodes, onde cada grupo foi quantificado em peso e número de exemplares. Das amostras coletadas no período do estudo, obteve-se uma relação camarão-rosa/fauna acompanhante na época de chuva de 1:3, e na época de seca de 1:30. A carcinofauna diferiu significativamente entre época do ano e entre faixa de profundidade, mas não entre o período do dia. A relação entre o volume (kg) de camarão-rosa capturado e carcinofauna oscilou muito, com o valor médio de 1:1. Nas pescarias industriais de camarão-rosa na costa norte do Brasil a relação camarão/carcinofauna acompanhante é influenciada pela estação do ano e faixa de profundidade, sendo menos danosa a essa biodiversidade no primeiro semestre de cada ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Igarashi, Marco Antonio. "Potencial de produção e exploração de Artemia nas salinas costeiras do Rio Grande do Norte." Revista Semiárido De Visu 9, no. 2 (August 30, 2021): 87–102. http://dx.doi.org/10.31416/rsdv.v9i2.222.

Full text
Abstract:
Este artigo resume as informações atuais sobre Artemia produzidas nas salinas da região costeirado estado do Rio Grande do Norte. A Artemia comumente conhecida como camarão de salmoura éusada como um dos itens alimentares mais importantes. Com o desenvolvimento da aquiculturapara laboratórios, o uso de Artemia o camarão de salmoura como dieta para o cultivo de larvas demuitas espécies se expandiu. Seus nauplii são usados como alimento vivo para as larvas e juvenis,como camarão de água doce, camarão marinho, lagostas, caranguejos e peixes de peixes. A Artemiaé encontrada no ambiente marinho e se desenvolve bem em água salgada com alta salinidade. AArtemia permanece viável na forma de cistos seco por muitos anos e pode produzir naupliiminúsculos dentro de 24 horas quando imerso na água do mar. Portanto, o nauplii de Artemia éobtido fácilmente e rapidamente por incubação em água do mar, o que os torna os alimentos vivosmais convenientes, menos trabalhoso e disponível para o cultivo de species principalmente de larvasde camarão no Brasil. O estado do Rio Grande do Norte, por suas condições climáticas de poucachuva, alta temperatura e alto nível de evaporação, oferece condições para produzir Artemia. Com aexpansão da maricultura, houve um grande aumento na demanda por cistos e biomassa de Artemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Simonian, Ligia Terezinha Lopes. "Pescadoras de camarão: gênero, mobilização e sustentabilidade na ilha Trambioca, Barcarena, Pará." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 1, no. 2 (August 2006): 35–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222006000200004.

Full text
Abstract:
A partir deste artigo discute-se a relação entre gênero, mobilizações sociais e sustentabilidade no contexto da ilha Trambioca, município de Barcarena, Pará, especialmente quanto à experiência das pescadoras de camarão (Macrobrachium amazonicum). A pesquisa foi orientada pela metodologia antropológica do trabalho de campo e pela produção fotográfica, mas foram igualmente incorporadas estratégias que permitiram a produção de dados para uma análise quanto à economia política. Fundamentalmente, a mesma revelou uma experiência em que as mulheres pescadoras acabam sendo o destaque na produção de camarão nessa ilha, participando de todo o processo de produção, beneficiamento e comercialização. Em face à crise ambiental e econômica globalizada, tais pescadoras propõem a criação de camarão, com o que esperam aumentar a renda. Entretanto, nesse processo organizativo, elas percebem que os limites são muitos e que precisam de financiamento, capacitação e tecnologia voltadas para a criação de camarão. Conseqüentemente, muitas implicações apresentam-se para a sustentabilidade, em especial se a possibilidade de uma economia diferenciada for levada em consideração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Igarashi, Marco Antonio. "Sinopse preliminar sobre as espécies de camarão que ocorrem em estuários do Estado do Ceará." Pubvet 2, no. 12 (December 2008): 1–9. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v02n12a467.1-9.

Full text
Abstract:
Cada tipo de camarão varia na aparencia juntamente com muitos outros fatores. Boas informações sobre as características do camarão é vital para o sucesso na performance do pescador. Este estudo foi realizado nas águas estuarinas dos rios do Estado do Ceará. Este estudo fornece detalhadas informações sobre camarões o qual pode ser um valioso produto como alimento marinho no Estado do Ceará. Quase todo o camarão pode ser exportado congelado. As amostras foram obtidas usando redes. No laboratório os camarões foram analisados e em seguida foi realizada a identificação. No presente estudo os seguintes camarões marinhos e camarão de água doce foram identificados; familia Penaeidae: Farfantepenaeus brasiliensis (Latreille, 1817), Litopenaeus schmitti, (Burkenroad, 1936), F. subtilis (Pérez-Farfante, 1967) e Xiphopenaeus kroyeri (Heller, 1862). Na família Palaemonidae encontramos a espécie Macrobrachium acanthurus (Wiegmann, 1836). O experimento de campo enfatiza a importância de desenvolver mais o mangue para suportar a pesca de camarões e melhorar a economia costeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Afonso, Antônio Gabriel Araújo, Kaio Diego das Neves Barros, Francisco Alex Lima Barros, Carlos Alberto Martins Cordeiro, Galileu Crovatto Veras, and Marcos Ferreira Brabo. "Carcinicultura paraense." Segurança Alimentar e Nutricional 28 (April 26, 2021): e021021. http://dx.doi.org/10.20396/san.v28i00.8657959.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou avaliar a implantação de unidade de processamento de camarão como alternativa para agregação de valor. De janeiro a agosto de 2018, foram realizadas visitas técnicas à propriedades produtoras de camarão cinza Litopenaeus vannamei em Curuçá – PA e unidade de beneficiamento de pescado em Castanhal – PA, além de entrevistas com proprietários e técnicos responsáveis para definir a localização, o produto, o layout do empreendimento e a capacidade produtiva. Curuçá – PA foi o município selecionado para sediar a unidade processadora. A área total do estabelecimento foi projetada em 66,02 m2. Definiu-se o produto como camarão inteiro pré-cozido e salgado (peso acima de 10g) e produção diária de 150kg. O Custo de implantação foi estimado em R$150.300,00, o Custo Operacional Total em R$798.966,40 e o Custo Operacional Total por kg em R$40,97. A Taxa Interna de Retorno foi de 122,0% e o Período de Retorno do Capital de 1,9 anos. A unidade de beneficiamento de camarão em Curuçá – PA mostrou-se rentável para a escala de produtos artesanais comestíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Loebmann, Daniel, and João Paes Vieira. "O impacto da pesca do camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis (Perez-Farfante) (Decapoda, Penaeidae) nas assembléias de peixes e siris do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Rio Grande do Sul, Brasil." Revista Brasileira de Zoologia 23, no. 4 (December 2006): 1016–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752006000400006.

Full text
Abstract:
Este trabalho avaliou do impacto da pesca do camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis (Perez-Farfante, 1967) sobre a assembléia de peixes e crustáceos do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Constatou-se que, em média, a composição nas capturas da pesca do camarão-rosa, com a arte de pesca aviãozinho, é semelhantes àquelas descrita em para outros estuários do Rio Grande do Sul, quando considerada apenas a proporção das grandes categorias analisadas (espécie alvo - camarão-rosa 53%: captura acessória 24%: rejeito 23%). A composição da fauna acompanhante (captura acessória + rejeito) apresente diferenças pronunciadas ao longo do gradiente salino da laguna. No geral, ao nível específico, as espécies de peixes capturadas com maior intensidade - Brevoortia pectinata (Jenyns, 1842), Micropogonias furnieri (Desmarest, 1823) e Jenynsia multidentata (Jenyns, 1842) - diferem daquelas capturadas em outros estuários do Rio Grande do Sul, onde, além de M. furnieri, os bagres Genidens barbus (Lacepède, 1803) e Genidens genidens (Cuvier, 1829) dominam nas capturas. As estimativas do potencial de impacto das capturas acessório e do rejeito apresentaram valores, do ponto de vista pesqueiro, bastantes satisfatórios, quando comparados com outras artes de pesca do camarão, o que sugere que a decisão de proibir a pesca no Parque Nacional da Lagoa do Peixe não deve ser baseada no impacto da pesca do camarão-rosa sobre a fauna acompanhante, mas sim na atividade pesqueira em si, uma vez que a legislação Brasileira vigente proíbe a pesca dentro de Parques Nacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Guilherme, Ricardo de Figueiredo, José Marcelino Oliveira Cavalheiro, and Petrônio Augusto Simão de Souza. "Caracterização química e perfil aminoácidico da farinha de silagem de cabeça de camarão." Ciência e Agrotecnologia 31, no. 3 (June 2007): 793–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542007000300028.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento crescente da Piscicultura vem necessitando estudos sobre a melhor forma de utilização das rações, visto que estas podem elevar o custo de produção de 50 a 80%. Devido à escassez e o elevado preço de tais fontes protéicas (farinhas de osso e carne com a farinha de peixe) e visando a farinha de silagem de cabeça de camarão como uma alternativa em potencial, com esta pesquisa objetivou-se estudar elaboração, caracterização química e o perfil dos aminoácidos da farinha de silagem de cabeça de camarão, visando atender as exigências nutricionais de aminoácidos na alimentação de peixes cultivados. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Desenvolvimento de Produtos Pesqueiros - LDPP - do Departamento de Tecnologia e Química de Alimentos, da UFPB. A farinha de silagem de cabeça de camarão foi elaborada após diversos processos, e depois realizadas as análises químicas (composição centesimal) e dosagem de cálcio e ferro, as amostras foram analisadas em triplicatas. A análise da composição de aminoácidos da farinha de silagem de cabeça de camarão foi realizada em um Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência, sendo encontrado em maior quantidade os aminoácidos valina e arginina. As cabeças de camarão, sob a forma de farinha de silagem seca, apresentaram um rendimento (22,1%) e mostraram-se com uma excelente fonte proteíca (39,5%) e lipídica (12,5%), além de ter considerável quantidade de cálcio, portanto pode servir como eventual substituto na formulação de dietas para peixes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Andrade, Luciana Trigueiro de, Maria de Fátima Alves Figueiredo de Lacerda, and Ana Paula Moraes Ventura. "Uso do dióxido de enxofre na despesca e beneficiamento de camarão." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 28 (December 31, 2015): 66. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p66-77.

Full text
Abstract:
O dióxido de enxofre (SO<sub>2</sub>) é amplamente empregado após a despesca do camarão para a prevenção do escurecimento que ocorre naturalmente durante seu armazenamento, a melanose. Ele age diretamente no processo de oxidação, inibindo a atividade do complexo enzimático que catalisa a reação de escurecimento. O objetivo do presente artigo foi analisar a importância e variação do uso do SO<sub>2</sub> na despesca e beneficiamento do camarão, assim como as conseqüências da ingestão deste aditivo, além de fornecer dados, a partir da revisão de literatura realizada, sobre os fatores que exercem influência na absorção do SO<sub>2</sub> pelo músculo do camarão. Dessa forma, foi possível inferir que, na prática, não existe uma padronização quanto a concentração final de SO<sub>2</sub> no músculo do camarão, resultando, muitas vezes, em teores acima do recomendado pela legislação brasileira (0,1 g Kg<sup>-1</sup>), podendo causar danos tanto à saúde do consumidor quanto do manipulador deste aditivo, além de, dependendo da forma como o mesmo for descartado, impactar o meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Fróes, Charles, Geraldo Fóes, Dariano Krummenauer, Luis Henrique Poersch, and Wilson Wasielesky Junior. "Densidade de estocagem na engorda de camarão-branco cultivado em sistema de biofloco." Pesquisa Agropecuária Brasileira 48, no. 8 (August 2013): 878–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2013000800010.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi determinar a densidade de estocagem ideal para o cultivo de camarão-branco, em sistema de biofloco sem renovação de água. Foram realizados dois experimentos inteiramente casualizados, com três repetições para cada tratamento. No primeiro, juvenis de camarão-branco, com peso médio inicial de 1,23±0,09 g, foram cultivados a densidades de estocagem de 833, 1.250, 1.667, 2.083 e 2.500 camarões por m³. No segundo experimento, o peso médio inicial foi de 6,32±0,7 g, e as densidades foram de 566, 833, 1.111, 1.388 e 1.667 camarões por m³. Os melhores resultados de produtividade, com médias de 9,92 e 10,77 kg m-3, foram obtidos com 1.667 e 1.111 camarões por m³, respectivamente, no primeiro e segundo experimentos. O aumento da densidade de estocagem afeta o crescimento e a sobrevivência do camarão-branco em sistema de biofloco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Freire, Bárbara Camila Firmino, Karoline Mikaelle de Paiva Soares, Antônio Cleyton Arruda de Azevedo Costa, Amanda Sabino de Souza, Luana Kelly Carvalho da Silva, Vilson Alves de Góis, Ana Carla Diógenes Suassuna Bezerra, and Henrique Albano Nogueira Gomes. "QUALIDADE DE CAMARÃO (Litopenaeus vannamei) MINIMAMENTE PROCESSADO." Acta Veterinaria Brasilica 10, no. 2 (May 31, 2016): 150. http://dx.doi.org/10.21708/avb.2016.10.2.5543.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve por objetivo investigar a influência da aplicação de lactato de sódio, ácido lático e ácido cítrico nas propriedades físico-químicas e microbiológicas do camarão (Litopenaeusvannamei). As amostras foram submetidas, logo após a coleta, ao processamento mínimo e dois tratamentos distintos: ausência de imersão em solução de ácidos orgânicos e lactato de sódio (controle) e imersão na solução de bioconservantes (tratado). As porções foram embaladas a vácuo e estocadas sob refrigeração. Durante o armazenamento, foram realizadas análises físico-químicas tais como o potencial hidrogeniônico, a capacidade de retenção de água, a perda de peso por cocção e cor. Foram também realizadas análises microbiológicas para contagem de bactérias aeróbicas mesófilas e psicrotróficas nos dias zero, dois e quatro, em três repetições por tratamento. Os dados obtidos foram avaliados pelo teste de t Student ao nível de 5% de significância. Os resultados obtidos comprovaram a eficácia do tratamento na preservação da qualidade do camarão, onde os resultados obtidos nas análises físico-químicas apresentaram melhores valores no grupo tratado quando comparado ao grupo controle, assim como para as análises bacteriológicas onde os resultados mostraram uma redução significativa no crescimento de microrganismos no grupo tratado quando comparado com o grupo controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Queiroga, Inês Maria Barbosa Nunes, João Andrade da Silva, José Marcelino Oliveira Cavalheiro, Rita de Cássia Ramos Egypto Queiroga, Ana Sancha Malveira Batista, and Tainá Amaral Barreto. "Qualidade sensorial do camarão Litopenaeus vannamei congelado." Semina: Ciências Agrárias 35, no. 4 (August 27, 2014): 1801. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4p1801.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Aviz, Janildo da Silva, Israel Hidenburgo Aniceto Cintra, Marcos Antônio Souza dos Santos, Kátia Cristina de Araújo Silva, Fabrício Khoury Rebello, Cyntia Meireles Martins, and Amanda da Silva Nogueira. "A pesca artesanal do camarão-da-amazônia em municípios a jusante da Usina Hidrelétrica de Tucuruí: características tecnológicas, socioeconômicas e ambientais." Research, Society and Development 9, no. 7 (April 28, 2020): e62973747. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3747.

Full text
Abstract:
O trabalho analisa os aspectos tecnológicos, socioeconômicos e ambientais da pesca artesanal de camarão-da-amazônia na área a jusante da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Amazônia Brasileira. Os dados foram obtidos a partir de 117 questionários, aplicados em comunidades tradicionais na pesca do camarão-da-amazônia nos municípios de Baião, Cametá, Limoeiro do Ajurú e Mocajuba. Entre os pescadores entrevistados 31,62% são mulheres, o que mostra a significativa participação feminina nessa atividade. A idade média dos pescadores foi de 44,9 anos e, em sua maioria (66,67%), possuem apenas o ensino fundamental incompleto. A maioria (94,9%) reside na região das ilhas, em casas tipo palafita. Uma característica básica desse tipo de pesca é a utilização de materiais naturais como fibras e cipós para confecção dos apetrechos de pesca, sendo o matapi o principal deles. A principal atividade produtiva é a pesca do camarão-da-amazônia, no entanto os pescadores diversificam a produção com produtos provenientes da agricultura e pecuária e/ou possuem familiares que trabalham em outras atividades nos setores de comércio e serviços para complementação de renda. A renda per capita proveniente da atividade da pesca do camarão-da-amazônia representou 37,75% da renda per capita média do estado do Pará e apenas 21,29% da média nacional, demonstrando o baixo retorno financeiro da atividade e contribuindo, por conseguinte, com o aumento da pressão sobre os recursos naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Rolemberg, Karine Fernandes, Wilson Franklin Júnior, and Cristina De Almeida Rocha Barreira. "CARACTERIZAÇÃO DA MACROFAUNA BENTÔNICA EM VIVEIROS DE CULTIVO DO CAMARÃO-BRANCO-DO-PACÍFICO, Litopenaeus vannamei (BOONE, 1931), NO ENTORNO DO ESTUÁRIO DO RIO JAGUARIBE, CEARÁ, BRASIL." Arquivos de Ciências do Mar 49, no. 2 (May 5, 2017): 41. http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v49i2.6580.

Full text
Abstract:
A macrofauna bentônica no interior de viveiros de cultivo do camarão-branco-do-Pacífico, Litopenaeus vannamei, foi avaliada considerando-se as variações espaciais e temporais na estrutura da comunidade em um ciclo de engorda do camarão. Amostras de sedimento foram coletadas, com um coletor de PVC de 15cm de diâmetro, nas áreas de abastecimento, meio e drenagem dos viveiros, com cinco réplicas para cada área, antes do povoamento e antes da despesca do camarão. Os poliquetas apresentaram a maior densidade média, sendo a espécie Capitella spp. a mais abundante. A estrutura da macrofauna bentônica sofreu significativa modificação entre os períodos antes do povoamento pelos camarões no interior dos viveiros e imediatamente antes da despesca. A diminuição da densidade da macrofauna bentônica pode ser atribuída à pressão predatória dos camarões. A maior densidade de organismos infaunais na área de abastecimento dos viveiros pode estar relacionada ao assentamento das larvas próximo à entrada deágua no viveiro, bem como pelo maior teor de oxigênio nesta área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Parente, Lucélia Sabóia, Renata Albuquerque Costa, Gustavo Hitzschky Fernandes Vieira, Eliane Moura Falavina dos Reis, Ernesto Hofer, Antonio Adauto Fonteles, and Regine Helena Silva dos Fernandes Vieira. "Bactérias entéricas presentes em amostras de água e camarão marinho Litopenaeus vannamei oriundos de fazendas de cultivo no Estado do Ceará, Brasil." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 48, no. 1 (February 1, 2011): 46. http://dx.doi.org/10.11606/s1413-95962011000100006.

Full text
Abstract:
Foram realizados a quantificação de coliformes totais (CT) e termotolerantes (CTT), isolamento e identificação de coliformes, e pesquisa de Salmonella em 28 amostras de água e 28 de camarão da espécie Litopenaeus vannamei, oriundas de duas fazendas de cultivo localizadas no Estado do Ceará, Brasil. Nenhuma amostra de água apresentou índice de CTT acima do limite de 2.500/100 mL preconizado pela legislação para águas salobras destinadas ao cultivo de organismos para fins de consumo. O Número Mais Provável (NMP/g) de CTT das amostras de camarão variou de <3 a 2,9 x 10(4). A maior frequência de isolamento de coliformes nas amostras de água e camarão foi a da espécie Escherichia coli. Em apenas três (5,35%), das 56 amostras analisadas, foi detectada a presença de Salmonella sorovar Newport e S. Saintpaul. Apesar do baixo índice de CTT e da baixa incidência de salmonela, a presença dessas bactérias entéricas em ambientes de cultivo de peneídeos é preocupante, uma vez que podem provocar infecções em humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Freitas, Alfredo Ribeiro de. "Curvas de crescimento na produção animal." Revista Brasileira de Zootecnia 34, no. 3 (June 2005): 786–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982005000300010.

Full text
Abstract:
Foram discutidas as propriedades de sete modelos não-lineares, considerando-se o ajuste de curvas de crescimento na produção animal. Os modelos utilizados: Brody, Richards, Von Bertalanffy e duas alternativas de Gompertz e de Logístico foram ajustados, pelo método de Gauss Newton por meio do procedimento NLIN do SAS, a dados peso-idade de oito espécies: camarão-d'água-doce, rã-pimenta, coelho, frango, ovino, caprino, suíno e bovino. Considerando-se os critérios como: convergência ou não, coeficiente de determinação e interpretabilidade biológica dos parâmetros, concluiu-se que: a) o modelo Logístico y= A/(1 + e-kt)m estimou o peso em todas as espécies animais, enquanto o de Von Bertalanffy apenas não foi adequado para camarão; b) os dois modelos Gompertz foram adequados para camarão, rã, frango, suíno e bovino; c) em cada espécie, pelo menos dois dos sete modelos mostraram-se adequados para estimar o crescimento corporal das espécies animais estudadas, pois os coeficientes de determinação foram superiores a 92,0%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Leitão, Renato C., Regina R. R. Cavalcante, Esaú M. Ribeiro, Rayanne L. Claudino, Naylson M. Maciel, and Morsyleide de F. Rosa. "Reúso da água da despesca na produção de camarão." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 15, no. 12 (December 2011): 1314–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662011001200014.

Full text
Abstract:
A carcinicultura causa impactos ambientais significativos devidos, sobremaneira, à elevada demanda de água e ao descarte de efluentes, agravando o problema de assoreamento e poluição dos mananciais. Este trabalho teve como objetivo buscar uma alternativa para o reaproveitamento do efluente da carcinicultura na própria atividade e assim mitigar os impactos causados. Os experimentos foram realizados em três etapas, a primeira relacionada à toxicidade, para as pós-larvas das águas de despesca, a segunda com a mortalidade das pós-larvas em curto prazo e a terceira relacionada com a sobrevivência em longo prazo e produtividade do camarão ao longo de um ciclo de engorda, utilizando-se água de despesca. Os resultados mostraram que o índice de sobrevivência é de 42,1% quando o camarão é cultivado em águas de despesca; no entanto, a maior mortalidade dos camarões ocorre principalmente na primeira semana do ciclo de engorda, indicando que uma mudança de estratégia na produção de camarão pode aumentar a produtividade da fazenda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Melo Cavalcante, Bianca Darck. "Resíduos de laranja e camarão utilizados para produção enzimática com Penicillium commune e Aspergillus sp." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no. 2 (May 21, 2021): 124–28. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.9000.

Full text
Abstract:
Os resíduos agroindustriais podem ser utilizados como substrato em processos fermentativos para obter bioprodutos de interesse comercial. Devido ao elevado volume de cascas de laranja e camarão gerados e aos seus nutrientes, o objetivo deste estudo é avaliar a viabilidade do uso desses resíduos como substrato para a fermentação submersa e produção enzimática. Foi realizada fermentação submersa com casca de laranja e camarão; Penicillium commune e um fungo isolado de uva (F-39) identificado como Aspergillus sp. foram usados separadamente para a produção dos extratos enzimáticos. Os extratos foram caracterizados quanto às atividades enzimáticas de pectinase, celulase, amilase e peroxidase. Os extratos produzidos por P. commune apresentaram maiores valores de atividades enzimáticas, especialmente celulase (16,87 U mg-1) e amilase (50,73 U mg-1) com p ≤ 0,05. Ambos os extratos apresentaram elevada atividade de peroxidase (> 90 U mg-1). Diante dos resultados obtidos, as cascas de laranja e camarão são uma alternativa eficiente e de baixo custo para a produção enzimática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Bennemann, Sirlei T., Luiz G. Capra, Wanner Galves, and Oscar A. Shibatta. "Dinâmica trófica de Plagioscion squamosissimus (Perciformes, Sciaenidae) em trechos de influência da represa Capivara (rios Paranapanema e Tibagi)." Iheringia. Série Zoologia 96, no. 1 (March 2006): 115–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212006000100020.

Full text
Abstract:
Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) foi estudada em cinco trechos de influência da represa Capivara nos rios Paranapanema e Tibagi. As amostragens foram realizadas em dois períodos, 1992/1993 e 1994/1995, em coletas mensais, e sazonalmente no período 2001/2002. As capturas foram efetivadas com redes de espera simples com malhas entre 2 a 12 cm. Foram analisados 993 exemplares. Os itens alimentares identificados foram agrupados em categorias e analisados pelo método da composição percentual. A composição da dieta foi comparada entre os períodos de amostragens e entre trechos, pela análise de similaridade usando o coeficiente de Bray-Curtis. Os resultados indicaram que em todos os períodos e em todos os trechos houve uniformidade no consumo dos tipos de itens alimentares. Os itens encontrados foram agrupados em seis categorias: peixes, camarão, Odonata, Ephemeroptera, outros grupos de insetos e outros (material vegetal, detritos e organismos, raramente encontrados). Em todos os trechos e em todas as épocas analisadas, P. squamosissimus se manteve como carnívora, e no período 2001/2002 o item camarão (Macrobrachium amazonicum) foi o de maior participação em sua dieta. Concomitante com o fato de a corvina trocar de alimento substituindo peixes por camarão, mudou o comportamento quanto à freqüência na tomada de alimento e na variedade de tipos de itens consumidos. Quando P. squamosissimus utiliza camarão, maior número de indivíduos são encontrados nos estômagos, na maioria dos casos com apenas este tipo de item.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Gonçalves, Daniel de Lima, Vanessa de Almeida Batista, Evelyn Rafaelle de Oliveira Souza, Layse Gomes Furtado, Carla Renata de Oliveira Carneiro, Matheus Gabriel Lopes Botelho, Aureliano da Silva Guedes, Clea Nazare Carneiro Bichara, and Altem Nascimento Pontes. "Ocorrência da espécie exótica Macrobrachium rosenbergii na Ilha de Mosqueiro em Belém, Pará." Research, Society and Development 9, no. 8 (August 6, 2020): e987986806. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6806.

Full text
Abstract:
A espécie Macrobrachium rosenbergii que é popularmente conhecida como camarão-da-malásia, tem como característica a capacidade de se adaptar muito bem em águas doces e salobras que vão desde o noroeste da Índia, Vietnã, Filipinas, Nova Guine até a costa norte da Austrália. A carcinicultura moderna do M. rosenbergii, teve início dos anos 1960, e em 1972 foram elaboradas técnicas de criação em escala comercial. Concomitantemente, aumenta a preocupação com os impactos ambientais e sociais causados pela carcinicultura e com a introdução dessa espécie exótica, que pode ocasionar um desequilíbrio na biota local. O objetivo desse estudo foi realizar um estudo sobre a ocorrência de M. rosenbergii na ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, e sua reprodução no ambiente natural. A coleta de dados foi realizada em novembro de 2019, através de uma pesquisa de campo com as comunidades pesqueiras locais, para identificar sua ocorrência in natura na ilha. Após a coleta, realizou-se o processamento dos dados, por meio do software QGIS 3.4.9 para gerar mapas de localização, setorização das informações, e ocorrências do camarão-da-malásia. Por fim, concluiu-se que os camarões estão se reproduzindo na região, as condições de salinidade e temperatura da água podem ser motivos para a adaptação dessa espécie no local. O aumento gradativo do camarão, relatado pelos pescadores locais, vêm evidenciando uma diminuição da pesca do camarão regional podendo gerar desequilíbrios no ecossistema local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Soto Alcalá, Jorge, Píndaro Álvarez Ruiz, Juan M. Audelo Naranjo, Héctor M. Esparza Leal, Irasema E. Luis Villaseñor, José A. Estrada-Godínez, Antonio Luna-González, Carina Gámez-Jiménez, and Genaro Diarte Plata. "Comparing RAS with and without biofloc: Transcriptional response of immune-related genes in Litopenaeus vannamei post-larvae." Revista Colombiana de Ciencias Pecuarias 33, no. 1 (January 31, 2020): 32–43. http://dx.doi.org/10.17533/udea.rccp.v33n1a03.

Full text
Abstract:
Background: Shrimp farming is evolving from semi-intensive to hyper-intensive systems with biofloc technology and water recirculation systems. Objective: To evaluate the transcriptional response promoted by biofloc on shrimp (Litopenaeus vannamei) under a recirculating aquaculture system (RAS). Methods: Quantitative real-time RT-PCR was used to monitor seven key genes related to the immune system in shrimp post-larvae, reared in a RAS with and without biofloc (BF and noBF). In addition, we present for the first time nucleotide sequences of ADP-ribosylation factor 4 (LvArf4) from Litopenaeus vannamei. Results: Transcripts for penaeidin3 (Pen3), penaeidin4 (Pen4), crustin, and Toll receptor (LvToll) genes were upregulated between 3 and 24 h in both systems, and tumor necrosis factor receptor-associated factor 6 (TRAF6) in no-BF as an early response. Regarding differential expression between treatments, 13 occurrences were encountered. Nine that were higher in BF than in no-BF and four higher in no-BF than in BF. In some sample times, expression of Pen3, crustin, LvToll, TRAF6, IMD, and LvArf4 was higher in BF than in no-BF and in others, expression of Pen3, Pen4, and TRAF6 was higher in no-BF than in BF. Conclusions: BF modulates the transcription of genes related to the immune response in shrimp as an early response. However, the RAS with no-BF promotes a similar response.Keywords: antimicrobial peptide; aquaculture; biofloc; gene expression; Penaeidin; RAS; shrimp; shrimp immune system. Resumen Antecedentes: Los cultivos de camarón están evolucionando de sistemas semi-intensivos a hiper-intensivos con biofloc y con recirculación. Objetivo: Evaluar la respuesta transcripcional promovida por el biofloc en un sistema acuícola con recirculación (SAR). Métodos: Monitoreamos mediante RT-PCR cuantitativo siete genes relacionados con el sistema inmune en postlarvas de camarón cultivadas en un SAR con y sin biofloc (BF y no-BF). Además, presentamos por primera vez la secuencia de nucleótidos del factor de ribosilación 4 de ADP (LvArf4) de Litopenaeus vannamei. Resultados: Los genes penaeidina3 (Pen3), penaeidina4 (Pen4), Crustina y Toll (LvToll) se sobre-expresaron entre las 3 y 24 h en ambos sistemas, y el factor 6 asociado al factor de necrosis tumoral (TRAF6) en BF como una respuesta temprana. Con respecto a la expresión diferencial entre los tratamientos, se presentaron 13 ocurrencias. Nueve donde el BF fue mayor que sin-BF y cuatro donde el no-BF fue mayor que el BF. La expresión fue más alta en BF que en no-BF en Pen3, Crustin, LvToll, TRAF6, IMD y LvArf4. En contraste, la expresión fue mayor en no-BF en Pen3, Pen4 y TRAF6. Conclusiones: el BF modula la transcripción de los genes relacionados con la respuesta inmune en camarón como una respuesta temprana. Sin embargo, el SAR sin-BF promueve una respuesta similar.Palabras clave: aquicultura; biofloc; camarón; expresión genética; Penaeidina; péptido antimicrobiano; SAR; sistema inmune de camarón. Resumo Antecedentes: A criação de camarões está evoluindo de sistemas semi-intensivos para hiper-intensivos como tecnologia de bioflocos e sistemas de recirculação. Objetivo: Avaliar a resposta transcricional promovida pelo biofloco em um sistema de aquicultura recirculante (SAR). Métodos: Utilizamos RT-PCR quantitativo em tempo real para monitorar sete genes-chave relacionados ao sistema imune em pós-larvas de camarão, criados em SAR com e sem bioflocos (BF e no-BF). Além disso, apresentamos pela primeira vez sequências nucleotídicas do fator de ribosilação do ADP 4 (LvArf4) de Litopenaeus vannamei. Resultados: Os resultados mostraram que o Penaeidina3 (PEN3), Penaeidina4 (Pen4), Crustina e Toll genes (LvToll) foram sobre-expressos entre 3 e 24 h em ambos os sistemas, e o Factor de Necrose do Receptor 6 associado e protuberância (TRAF6) no BF como uma resposta precoce. Com relação à expressão diferencial entre tratamentos, 13 ocorrências foram apresentadas. Nove onde o BF foi maior do que os não-BF e quatro onde o não-BF foi maior do que o BF. A expressão foi maior do que em BF não-BF em Pen3, Crustin, LvToll, TRAF6, IMD e LvArf4. Em contraste, a expressão foi mais elevada no não-BF em Pen3, Pen4 e TRAF6. Conclusões: O BF modula a transcrição de resposta imune relacionada no camarão como um genes de resposta precoce. No entanto, o SAR não BF promove uma resposta semelhante.Palavras-chave: aquicultura; biofloco; camarão; expressão genética; Penaeidina; peptídeo antimicrobiano; SAR; sistema imunológico do camarão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Seabra, Larissa Mont'Alverne Jucá, Karla Suzanne Florentino da Silva Chaves Damasceno, Camila Ricioli da Silva, Camila de Carvalho Gomes, and Lucia Fátima Campos Pedrosa. "Carotenoides totais em resíduos do camarão Litopenaeus vannamei." Revista Ceres 61, no. 1 (February 2014): 130–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-737x2014000100017.

Full text
Abstract:
Considerando-se o possível aproveitamento dos resíduos, provenientes do beneficiamento do camarão, realizouse, neste trabalho, a determinação da concentração de carotenoides totais dos resíduos do camarão Litopenaeus vannamei e da farinha obtida após secagem. As análises foram realizadas nos resíduos in natura e na farinha recémprocessada (dia 0) e aos 60, 120 e 180 dias de armazenamento sob congelamento. Os resíduos frescos apresentaram, no dia 0, teores de 42,74 µg/g de carotenoides totais e, a farinha recém-processada, de 98,51 µg/g. Após 180 dias de armazenamento, sob congelamento, os teores de carotenoides totais diminuíram significativamente, quando comparados com os do dia 0 (p < 0,05).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Monteiro, Jonathas Viana, Alana Kedylla Monteiro Norões, Rogério César Pereira de Araújo, Jair Andrade Araújo, and Felipe Pinto da Silva. "Metafronteira de produção e eficiência técnica da carcinicultura nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte." Revista de Economia e Sociologia Rural 57, no. 4 (December 2019): 530–44. http://dx.doi.org/10.1590/1806-9479.2019.179534.

Full text
Abstract:
Resumo No Nordeste do Brasil, a carcinicultura tem alcançado nível elevado de eficiência técnica, porém, estes avanços não vêm acontecendo de forma homogênea entre os estados produtores. Este estudo tem como objetivo analisar as diferenças tecnológicas da produção de camarão cultivado existentes entre os dois maiores produtores nacionais deste produto, Ceará e Rio Grande do Norte, em 2011. Para isto, aplicou-se o modelo de metafronteira tecnológica proposto por Battese, Rao e O’Donnell, que objetiva estimar uma função envoltória das fronteiras estocásticas de produção dos dois estados. Os dados relativos à produção e ao gerenciamento das fazendas de camarão foram extraídos do Censo da Carcinicultura de 2011, realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), sendo 100 fazendas localizadas no Ceará e 112, no Rio Grande do Norte. Os resultados mostraram que, em termos médios, o Ceará apresentou maior eficiência técnica (ET) do que o Rio Grande do Norte, sendo que a área média dos viveiros teve maior impacto sobre a ET do Ceará, e o número de funcionários contratados, sobre a ET do Rio Grande do Norte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Marques, Matheus Henrique Correa, Isamaira Costa e. Silva, Diego Maia Zacardi, Marcos Antônio Souza dos Santos, Marcos Ferreira Brabo, and Cristiana Ramalho Maciel. "Perfil do consumidor de camarão-da-Amazônia no Estado do Pará: socioeconômica, frequência de consumo e preferências." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 29, 2020): e525997316. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7316.

Full text
Abstract:
O camarão-da-Amazônia Macrobrachium amazonicum é um recurso pesqueiro explorado com fins de subsistência e comerciais no estado do Pará, sendo consumido por membros de todas as classes sociais. O objetivo deste estudo foi analisar o perfil do consumidor de camarão-da-Amazônia no território paraense. Entre fevereiro e agosto de 2019 foram aplicados 1.260 questionários à consumidores de pescado dos municípios de Belém, Cametá, Tucuruí, Santarém, Altamira e Breves. As informações socioeconômicas e referentes ao consumo foram tabuladas em planilhas eletrônicas e apresentadas por meio de estatística descritiva. Constatou-se que 92,3% do público abordado consumia o crustáceo e que 82% deste total possuía renda familiar mensal de até dois salários mínimos. Em termos de frequência, 37,2% declarou consumir o produto pelo menos uma vez por semana. A preferência de 71,7% era pelo camarão inteiro e 54,2% priorizavam a compra do produto vivo ou fresco. A baixa exigência da maioria dos consumidores quanto a apresentação e conservação do produto deve-se principalmente ao reduzido poder aquisitivo e a cultura de adquirir gêneros alimentícios em espaços públicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Da-Silva, Elidiomar Ribeiro, Tainá Boa Nova Ribeiro Silva, and Luci Boa Nova Coelho. "Primeiro registro de Bucephalogonia xanthophis (Berg) (Hemiptera: Cicadellidae) em Eranthemum pulchellum Andr. (Lamiales: Acanthaceae)." Entomology Beginners 2 (April 21, 2021): e007. http://dx.doi.org/10.12741/2675-9276.v2.e007.

Full text
Abstract:
O camarão-azul (Eranthemum pulchellum) é um arbusto perene que atinge cerca de 1,8 m de altura e se desenvolve bem em clima Equatorial, Tropical e Subtropical. Tem abundantes flores azuis, conferindo à planta interessante aspecto ornamental. Na Ilha do Fundão, câmpus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, conjuntos do camarão-azul formam a bordadura da cerca de um estacionamento. Com poucos registros de entomofauna associada, a espécie parece ser pouco atacada por insetos fitófagos. O presente trabalho constitui o primeiro registro formal da ocorrência de cigarrinhas Bucephalogonia xanthophis (Cicadellinae: Cicadellini) em arbustos de camarão-azul. As cigarrinhas estão depositadas na Coleção Entomológica José Alfredo Pinheiro Dutra, Instituto de Biologia, UFRJ, e exsicatas da planta hospedeira estão depositadas no Herbário Prof. Jorge Pedro Pereira Carauta (HUNI), Instituto de Biociências, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tal espécie de cigarrinha é polífaga, estando registrada em plantas de importância econômica como Citrus sinensis (Rutaceae) e Coffea arabica (Rubiaceae), transmitindo a bactéria Xylella fastidiosa (Xanthomonadaceae).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Tahim, Elda Fontinele, Marlene Nunes Damaceno, and Inácio Fernandes de Araújo. "Trajetória Tecnológica e Sustentabilidade Ambiental na Cadeia de Produção da Carcinicultura no Brasil." Revista de Economia e Sociologia Rural 57, no. 1 (January 2019): 93–108. http://dx.doi.org/10.1590/1234-56781806-94790570106.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo analisa a trajetória tecnológica do cultivo de camarão no Nordeste brasileiro e suas implicações ou limitações para a adoção de inovações sustentáveis ambientalmente. Desse modo, uma abrangente pesquisa empírica foi realizada, usando dados secundários e entrevistas semiestruturadas com vários agentes envolvidos no cultivo do camarão. Assim, foi possível identificar o perfil desse setor de atividade com base em sua trajetória de desenvolvimento desde o início de sua produção no Brasil. Os principais resultados do estudo apontam que a trajetória tecnológica dessa indústria revelou limitações, mas, também, algumas oportunidades para a geração de inovações sustentáveis, especialmente no estágio atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Assunção, Alan Barros, and Rosinelson da Silva Pena. "Comportamento higroscópico do resíduo seco de camarão-rosa." Ciência e Tecnologia de Alimentos 27, no. 4 (December 2007): 786–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-20612007000400018.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

PEDROSA, Virgínia Fonseca, Wilson WASIELESKY, Marta da Costa KLOSTERHOFF, Luis Alberto ROMANO, and Gabriele Rodrigues LARA. "Micobacteriose em camarão branco do Pacífico, Litopenaeus vannamei." Boletim do Instituto de Pesca 43, no. 2 (June 30, 2017): 291–96. http://dx.doi.org/10.20950/1678-2305.2017v43n2p291.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Freitas, Ubiratan de, Luis F. H. Niencheski, Simoni Zarzur, Rogério P. Manzolli, João P. P. Vieira, and Leonardo C. Rosa. "Influência de um cultivo de camarão sobre o metabolismo bêntico e a qualidade da água." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 12, no. 3 (June 2008): 293–301. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662008000300011.

Full text
Abstract:
Atividades de cultivo de camarão tendem a aumentar a taxa de sedimentação de matéria orgânica nos corpos hídricos receptores de seus efluentes, devido à excessiva produção de produtos de excreção e sobras de ração. Dependendo das condições ambientais, o sistema pode não apresentar condições de autodepuração, gerando um grande acúmulo de nutrientes ao longo da camada sedimentar e intensificação do metabolismo bêntico levando, muitas vezes, o ambiente a um processo de eutrofização e possível situação de anoxia. Utilizaram-se, no presente estudo, incubações in situ com câmaras bentônicas transparentes e opacas, para avaliar o metabolismo bêntico em uma área de cultivo de camarão no estuário da Lagoa dos Patos, RS. Ficou evidente a existência de uma clara interferência do cultivo nos processos de regeneração bêntica de nutrientes, incrementando os fluxos de nitrogênio (na forma de amônio) e fósforo (fosfato). Embora a interferência desta atividade se tenha mostrado de abrangência local e temporária (apenas 4 a 5 meses do ano), é conveniente salientar que ela ganha maior importância em locais rasos e de circulação restrita, como é o caso de baías e enseadas, locais em que o cultivo de camarão é desenvolvido no estuário da Lagoa dos Patos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Duarte, D. A. M., A. R. Ribeiro, A. M. M. Vasconcelos, J. V. D. Silva, P. L. A. de Andrade, and A. A. P. Santana. "OCORRÊNCIA DE SALMONELLA SPP. E STAPHYLOCOCCUS COAGULASE POSITIVA EM PESCADO NO NORDESTE, BRASIL." Arquivos do Instituto Biológico 77, no. 4 (December 2010): 711–13. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v77p7112010.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente estudo foi conduzido com o objetivo de verificar a ocorrência de Salmonella spp. e Staphylococcus coagulase positiva em pescados e crustáceos provenientes da região nordeste no período de fevereiro de 2004 a dezembro de 2005. Das 143 amostras de peixes e crustáceos (camarão congelado e cauda de lagosta), 5 (3,5%) apresentaram-se positivas para Salmonella spp. Enquanto nas amostras de peixe e cauda de lagosta a contagem de Staphylococcus coagulase positiva foi < 1,0 x 102UFC/g estimado, nas amostras de camarão congelado, em duas a contagem foi 1,0 x 101UFC/g estimado e em uma 2,6 x 101UFC/g estimado, as demais <1,0 x 101UFC/g estimado. Com base nos resultados obtidos conclui-se que as amostras analisadas apresentaram baixos níveis de ocorrência de Salmonella spp. e Staphylococcus coagulase positiva e que, mesmo com estes baixos índices, constantemente deve-se buscar uma melhora na qualidade dos produtos da pesca, melhora esta que passa pelo treinamento constante em boas práticas de fabricação, procedimentos padrões de higienização e análise de perigos e pontos críticos de controle do pessoal que trabalha na pesca ou em fazendas de criação de camarão, bem como dos funcionários das indústrias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Branco, Joaquim O. "Biologia e pesca do camarão sete-barbas Xiphopenaeus kroyeri (Heller) (Crustacea, Penaeidae), na Armação do Itapocoroy, Penha, Santa Catarina, Brasil." Revista Brasileira de Zoologia 22, no. 4 (December 2005): 1050–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752005000400034.

Full text
Abstract:
A pesca artesanal do camarão sete-barbas é denominada "pesca de sol a sol" e realizada em grande escala no litoral brasileiro, apresentando uma significativa importância econômica, histórica, social e cultural. Atualmente, a pesca desse camarão é considerada a de maior interesse econômico e o segundo recurso pesqueiro nas regiões Sudeste-Sul do Brasil. Com o objetivo de estudar a biologia e pesca do camarão sete-barbas na Armação do Itapocoroy, Penha (26º40'-26º47'S e 48º36'-48º38'W), durante o período de agosto de 1996 a julho de 2003 foram realizadas coletas mensais com 30 minutos de duração. Foram registrados o número e a biomassa dos exemplares por arrasto, e entre anos de 1996-1997 e 1999-2001, também foram anotados o sexo, o comprimento e peso total, estádio de maturação. Além dessas informações, entre agosto de 1998 a julho de 1999 foi analisado a dieta natural da espécie. X. kroyeri (Heller, 1862) apresentou comprimento total variando entre 3,0 e 16,0 cm e flutuações sazonais na abundância e biomassa, com as maiores taxas de captura ocorreram durante os meses de verão e outono. A relação peso/comprimento indicou um padrão de crescimento tendendo ao isométrico com tamanho de primeira maturação entre 7,3 a 7,9 cm, alcançados em seis meses de idade. A espécie apresentou dois picos de desova ao longo do ano, sendo que a pesca artesanal vem atuando com maior intensidade sobre o estoque adulto. O espectro trófico foi composto por 30 itens, sendo que os Gammaridae, areia, outros Crustacea e matéria orgânica os elementos básicos na dieta da espécie. Em média, 67,82 barcos atuam durante oito meses por ano na pesca do camarão sete-barbas na Armação do Itapocoroy, podendo capturar em torno de 170 toneladas/ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Costa, Weruska de Melo, Henrique David Lavander, Leônidas Oliveira, André Batista de Souza, Alfredo Olivera Gálvez, and Luiz Alejandro Vinatea Arana. "Remoção de compostos nitrogenados e fosfatados de efluentes por meio de reator anaeróbico com fluxo ascendente." Pesquisa Agropecuária Brasileira 48, no. 8 (August 2013): 1167–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2013000800055.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a remoção de compostos nitrogenados e fosfatados e da carga orgânica poluidora oriunda de cultivo heterotrófico de camarão marinho, por meio de reator anaeróbico. Foi construído um reator com fluxo ascendente, em que os efluentes de entrada e saída foram avaliados continuamente durante 120 horas, com três repetições. Os parâmetros físicos e químicos avaliados foram: temperatura, pH, condutividade, ortofosfato, nitrito, nitrato, amônia, demanda química de oxigênio e sólidos totais. O reator permaneceu estável, com boas condições de retenção de sólidos. O reator anaeróbico removeu 96,7% do nitrogênio amoniacal e 91% de ortofosfatos dos efluentes de cultivo de camarão marinho, o que mostra que os efluentes tratados estão dentro dos limites estabelecidos pela legislação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Núñez-Gómez, Dámaris, Maria Eliza Nagel-Hassemer, Flávio Rubens Lapolli, and Maria Ángeles Lobo-Recio. "Potencial dos resíduos do processamento de camarão para remediação de águas contaminadas com drenagem ácida mineral." Polímeros 26, spe (January 19, 2016): 1–7. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.1757.

Full text
Abstract:
Resumo A drenagem ácida mineral (DAM) é um dos mais graves impactos ambientais da mineração. Cursos de água impactados pela DAM são avaliados como impróprios acarretando graves impactos ambientais e problemas socioeconômicos severos. Este estudo visa identificar o potencial de um resíduo, casca de camarão, como fonte de quitina e alcalinidade para remediação de águas contaminadas por DAM visando seu posterior reuso para fins secundários não potáveis. Foram efetuados ensaios com a casca de camarão, diferenciando entre corpo (CR) e cabeça (CB), e quitina comercial (QT, 70% de pureza), para o tratamento de amostras de água superficiais e subterrâneas impactadas da Região Carbonífera Catarinense/SC (Brasil). Realizaram-se ensaios em duplicata e em regime de batelada variando o teor de substrato, tempo de contato e velocidade de agitação. Conseguiu-se a remoção quase total de Fe (>92%) e Al (>99%) e uma remoção de Mn entre 40-60%. CR apresentou os melhores resultados após 48h de tratamento com 200 rpm e 10 gL–1de substrato. O aumento no pH foi mais significativo nas amostras contendo CR, passando o pH de ~3 para ~7. Os resultados indicaram o potencial da utilização direta da casca de camarão para o tratamento de efluentes para reuso secundário não potável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Bessa Júnior, A. P., and G. G. Henry-Silva. "Avaliação zootécnica e econômica da criação de camarão marinho ( Litopenaeusvannamei ) em diferentes estratégias de manejo e densidades." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 70, no. 6 (December 2018): 1887–98. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-10202.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivou-se avaliar a viabilidade zootécnica e econômica na criação de camarão com três diferentes estratégias de manejo e densidades distintas, sendo 92, 14 e 8 cam.m-2 para os tratamentos M1, M2 e M3, respectivamente, com tempo máximo de cultivo de 79 dias. As sobrevivências foram reduzidas em todos os tratamentos, provavelmente influenciadas pela doença da mancha branca e a elevada salinidade da água dos viveiros de criação, o que causou redução na produção e elevou o fator de conversão alimentar aparente - FCAA em M1 e M2. Os índices de rentabilidade e lucratividade foram significativamente inferiores no tratamento M1 quando comparado com o M2 e o M3. O cultivo com população inicial elevada (M1) ocasionou prejuízos econômicos e zootécnicos devido aos elevados FCAAs, à biomassa individual reduzida e aos elevados custos operacionais totais - COT, tornando inviável esse tratamento. As taxas internas de retorno para M2 e M3 foram atrativas, gerando lucro e saldo positivo para o valor presente líquido. O monocultivo de camarão com pequenas populações e submetido à mancha branca (M2 e M3), conseguiu garantir o retorno do capital investido. Esse retorno somente ocorreu em razão dos preços elevados praticados em 2016, caso contrário, preços menores por quilo de camarão inviabilizariam economicamente a atividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ipiranga, Juciane Araujo, Larissa Paz de Abreu, Ester Dos Reis Dias, Klewton Adriano Oliveira Pinheiro, Francimary Da Silva Carneiro, and Larissa Martins Barbosa D’Arace. "Riscos ambientais e ergonômicos nas atividades de coleta e extração de mariscos no nordeste paraense." Natural Resources 10, no. 2 (May 19, 2020): 55–67. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2237-9290.2020.002.0008.

Full text
Abstract:
Resumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar os principais riscos ambientais, os impactos na saúde dos trabalhadores, o seu grau de conhecimento em relação a esses riscos, e recomendação de medidas que possam diminuir os problemas verificados das atividades de extração de poupa de caranguejo e coleta de camarão e sarnambi, em duas comunidades do município de Maracanã–Pará. Foi realizado o acompanhamento in loco das atividades, para o levantamento dos danos ambientais ocorridos e consequentes impactos a saúde do trabalhador. Após as observações foi aplicado um questionário socioeconômico aos trabalhadores. Foi percebido que os extratores de poupa de caranguejo e coletores de camarão e sarnambi estão expostos a diversos riscos ambientais em suas áreas de trabalhos, e adquiriram diversos problemas físicos acarretados por esta exposição. Os trabalhadores avaliados possuem pouca informação em relação aos riscos ambientais pelos quais estão expostos e as suas complicações. É recomendada a organização em associações para a melhoria das condições de trabalho. A utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva, o estabelecimento dos Programas de Prevenção de Riscos Ambientais e Saúde Ocupacional, são alternativas bastantes viáveis para a melhor qualidade de vida dos extratores de poupa de caranguejo e coletores de camarão e sarnambi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Gonçalves, L. U., and E. M. M. Viegas. "Produção, caracterização e avaliação biológica de silagens de resíduos de camarão para tilápia-do-nilo." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 59, no. 4 (August 2007): 1021–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352007000400031.

Full text
Abstract:
Elaboraram-se e caracterizaram-se nutricionalmente dois tipos de silagens fermentadas de resíduos de camarão-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri), alterando-se as fontes de carboidratos. As silagens foram formuladas com resíduo de camarão, 15% de carboidrato -melaço de cana-de-açúcar (SM) ou varredura da farinha láctea (SF)-, 10% de iogurte, 0,25% de ácido sórbico e 1% de ácido fórmico. Cada silagem foi caracterizada durante a estocagem, por 120 dias, quanto à composição centesimal, nitrogênio não protéico e todas comparadas por meio do teste de digestibilidade in vivo com juvenis de tilápia-do-nilo. Após o 30° dia de estocagem, observou-se que a SM apresentou maior (P<0,05) teor de cinzas (SM= 34,97g.100g-1 e SF= 30,92g.100g-1) e menor teor de matéria seca (SM= 20,02g.100g-1 e SF= 21,11g.100g-1). Os coeficientes de digestibilidade aparente (CDA) e a proteína digestível não diferiram entre os tratamentos (P>0,05), mas observou-se alta digestibilidade nas dietas (CDA SM= 78,2% e CDA SF= 73,1%). Independente da fonte de carboidrato, as silagens elaboradas com resíduos de camarão-sete-barbas mantiveram-se estáveis durante 120 dias e podem ser utilizadas como ingrediente de rações para a tilápia-do-nilo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Igarashi, Marco Antônio. "CULTIVO DE SIRI: perspectivas para o pequeno criador." Revista Acadêmica: Ciência Animal 7, no. 4 (October 15, 2009): 455. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v7i4.10280.

Full text
Abstract:
Esta revisão descreve o procedimento do cultivo do siri-da-lama (Scylla serrata) e do siri-azul (Callinectes sapidus). O cultivo de siri-da-lama tem sido uma atividade em pequena escala na Ásia. Com os problemas ambientais ocorridos em fazendas de camarão, é necessário encontrar espécies alternativas para cultivo. O siri-da-lama pode ser cultivado com camarão e com o peixe milkfish (Chanos chanos), com sucesso, incrementando as oportunidades econômicas para as comunidades carentes. Proprietários na Ásia descobriram que estocar os viveiros com siri-da-lama foi lucrativo sem qualquer declínio na produção de peixes. Por outro lado, ainda há uma significante quantidade de problemas a serem resolvidos antes de estabelecer o cultivo de C. sapidus em escala comercial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva Júnior, João Jorge, Gilberto Nicacio, and Gilberto Gonçalves Rodrigues. "A carcinicultura nos manguezais do Nordeste brasileiro: problemáticas socioambientais nas comunidades tradicionais." Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais 9, no. 2 (October 6, 2020): 70. http://dx.doi.org/10.46802/rmsde.v9i2.245816.

Full text
Abstract:
A carcinicultura nos manguezais promovem conflitos socioambientais entre empresários da indústria do camarão e as comunidades tradicionais pelo direito ao uso e acesso dos recursos naturais nesses ecossistemas. Este estudo analisou os cenários dessa atividade econômica mediante revisão bibliográfica das problemáticas relacionadas à indústria do camarão no Nordeste do Brasil. Em geral, a ineficiência da legislação ambiental para gestão de conflitos, a falta de uma gestão ambiental justa e participativa e a falta de representatividade das comunidades tradicionais na solução desses problemas têm permitido que os impactos ambientais gerados sejam agravados socialmente. Dessa forma, a degradação dos manguezais pela supressão da vegetação e a descarga de efluentes poluentes nos estuários têm sido destacadas como as principais ameaças às atividades das comunidades tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Araújo, Ana Maria Maurício, Rogério César Pereira de Araújo, Rosemeiry Melo Carvalho, and Lucas David Ribeiro Reis. "ANÁLISE DAS BOAS PRÁTICAS DE MANEJO NA CARCINICULTURA E SEUS EFEITOS SOBRE A PRODUTIVIDADE NO ESTADO DO CEARÁ." Arquivos de Ciências do Mar 51, no. 1 (September 11, 2018): 7. http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v51i1.20387.

Full text
Abstract:
A eficiência técnica na carcinicultura depende cada vez mais da qualidade dos insumos empregados na produção e das práticas de manejo realizado na fazenda. Esta pesquisa teve como objetivo descrever as boas práticas, produtivas e ambientais, adotadas pela carcinicultura, no estado do Ceará, e avaliar a relação entre essas práticas e a produtividade de camarão cultivado neste estado. Para efetuar os testes de significância das práticas adotadas, uma amostra de 60 fazendas de engorda de camarão foi coletada e utilizada para estimar um modelo de regressão semi-logarítmica. Os resultados mostraram que as fazendas amostradas possuíam nível médio de adoção das boas práticas e que aquelas voltadas para a melhoria da qualidade ambiental na fazenda não afetaram significativamente a produtividade média, evidenciando que a busca da eficiência técnica produtiva tem sido a prioridade nas fazendas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Araujo, Daline Fernandes de Souza, Danielle Damasceno Silvestre, Karla Suzanne Florentino da Silva Chaves Damasceno, Lucia de Fátima Campos Pedrosa, and Larissa Mont' Alverne Jucá Seabra. "Composição centesimal e teor de colesterol do camarão branco do Pacífico." Ciência Rural 42, no. 6 (June 2012): 1130–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012000600029.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi determinar a composição centesimal e o teor de colesterol da carne do camarão branco do Pacífico (Litopenaeus vannamei), oriundo de uma fazenda localizada no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. As análises na porção muscular do camarão foram realizadas após a retirada do cefalotórax e exoesqueleto. De acordo com os resultados obtidos, os teores de umidade, proteínas, cinzas, lipídios e colesterol apresentaram valores médios de 74,1g 100g-1, 21,9g 100g-1, 1,5g 100g-1, 0,3g 100 g-1 e 26,1mg 100g-1, respectivamente. Comparando-se os resultados da presente pesquisa com os encontrados na literatura para outras espécies, observou-se que a carne de L. vannamei apresentou baixo teor de lipídeos e colesterol e maiores concentrações de proteínas, representando grande valor nutricional para o produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Rebouças, Lucas De Oliveira Soares, Bárbara Monique de Freitas Vasconcelo, Camila Miryan de Oliveira Ferreira, José Carlos da Silveira Pereira, Ana Paula Pinheiro de Assis, and Patrícia De Oliveira Lima. "Uso de aditivos na qualidade física do camarão Litopenaeus vannamei." Agropecuária Técnica 38, no. 2 (July 27, 2017): 96. http://dx.doi.org/10.25066/agrotec.v38i2.32391.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de aditivos à base de fosfato e sais, na qualidade física do camarão <i>Litopennaeus vannamei</i>. As amostras de camarão da espécie <i>L. vannamei</i> foram adquiridas em fazenda da região de Mossoró – RN. Após a despesca os camarões foram abatidos e submetidos ao descasque manual. Foram aplicados 4 aditivos utilizados na indústria de processamento de pescado nas concentrações de 5% (NaCl, TPF, BF 30 e BF 512) e o controle pela imersão somente em água, em dois tempos, 60 e 120 minutos de imersão. Logo após o tempo de imersão as amostras foram drenadas durante 1 minuto e submetidas à cocção para análises. Foram realizadas a determinações de pH, textura, capacidade de retenção de água (CRA), perda de massa pós cocção (MPC) e coloração objetiva (L*, a* e b*), todas em três repetições. As médias foram submetidas à análise de variância e ao teste Tukey (p>0,05). O pH não sofreu influência nem dos aditivos nem dos tempos de imersão. Os aditivos à base de fosfato promoveram maior CRA no tempo de 60 minutos de imersão. Neste mesmo tempo, camarões de TPF, BF 30 e BF 512 reduziram a MPC. A textura não foi influenciada pelos tratamentos. Em conjunto, os aditivos a base de sais aumentaram a luminosidade do camarão sendo este efeito proporcional ao tempo de imersão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Carvalho, Roberto Aurélio Almeida, and Pedro Carlos Cunha Martins. "CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE CARCINICULTURA NO VALE DO RIO AÇU, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL." HOLOS 2 (August 29, 2017): 96. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.3427.

Full text
Abstract:
Dada a importância social e econômica da carcinicultura para o Nordeste brasileiro e o destaque da Bacia do Rio Açu como polo produtor no Rio Grande do Norte, torna-se importante o levantamento de informações detalhadas sobre esta cadeia produtiva regional, que possam subsidiar ações de gestão visando seu fortalecimento e crescimento sustentável. Este trabalho tem como objetivo caracterizar a situação da carcinicultura praticada no Vale do Rio Açu com ênfase na capacidade produtiva, nível tecnológico e geração de empregos diretos.A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionário semiestruturado em 20 fazendas de camarão localizadas em 04 municípios potiguares: Macau, Pendências, Carnaubais e Alto do Rodrigues. Segundo os resultados, em 2013 a área total de lâmina d’agua ocupada por viveiros de camarão nas 20 fazendas foi de 1843,7 hectares, produziram 6.294,1 toneladas e geram um total de 661 empregos diretos. As fazendas utilizam águas com salinidades que variam de 0 a 60 g/l, sendo a maior parte delas de médio (35%) e grande porte (45%) e elevado nível tecnológico.Praticamente toda a produção de camarão do Valle do Açu do ano de 2013 foi comercializada no mercado nacional, principalmente para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. As patologias que afetaram o maior número de fazendas foram IMNV, Vibriose e NHP e WSSV foi considerada a patologia que representava o maior risco futuro para a atividade. Os resultados demonstram que no período estudado a carcinicultura passava por uma fase de reestruturação e crescimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Freire, Bárbara Camila Firmino, Karoline Mikaelle de Paiva Soares, Amanda Sabino de Souza, Antonio Cleyton Arruda de Azevedo, and Vilson Alves de Góis. "Staphylococcus spp. em camarão minimamente processado refrigerado embalado a vácuo." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 10, no. 2 (June 19, 2015): 84. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i2.3313.

Full text
Abstract:
<p>O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito dos tratamentos com lactato de sódio, ácido cítrico e ácido lático na contagem de <em>Staphylococcus </em>spp. em camarão minimamente processado estocado em refrigeração. Após a coleta das amostras, realizou-se o processamento mínimo utilizando dois tratamentos distintos: o controle e a imersão em solução bioconservante. Em seguida, as mesmas foram embaladas a vácuo e estocadas em refrigeração. Foi realizada a contagem de <em>Staphylococcus </em>spp. a partir do dia zero e repetida em intervalos regulares de 48 horas durante quatro dias. A aplicação dos aditivos resultou em reduções significativas nas contagens de <em>Staphylococcus </em>spp. durante o armazenamento refrigerado, podendo representar uma alternativa viável para aumentar a qualidade e a segurança microbiológica do camarão minimamente processado.</p><p><strong> </strong></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Junior, Ivan Furtado, Fernando Araújo Abrunhosa, ,. Francisco Carlos Alberto Fonteles Holanda, and Victor José Amazonas Soares. "CONVERSION OF COMMERCIAL CATEGORIES OF THE SOUTHERN BROWN SHRIMP, Farfantepenaeus subtilis, INTO LENGTH AND WEIGHT FREQUENCIES OFF THE BRAZILIAN AMAZON COAST." Arquivos de Ciências do Mar 49, no. 1 (November 24, 2016): 67. http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v49i1.6162.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva estabelecer chaves para conversão das categorias comerciais de peso do camarão-rosa, Farfantepenaeus subtilis , para classes de frequência em comprimento e peso na costa amazônica do Brasil. Os dados de comprimento do camarão foram obtidos por amostragem nas indústrias de pesca de Belém, norte do Brasil, de maio a agosto de 2008, e de novembro de 2011 a junho de 2012. Os dados de peso se referem a um período de 20 meses entre 2010 e 2012. Com o uso das chaves de conversão pode-se obter a distribuição da frequência total do comprimento e do peso das capturas para o período considerado e, através de uma simples extrapolação, a distribuição para o total das capturas. A distribuição de frequências de comprimento é a base para a Análise de População Virtual e avaliações do estoque pesqueiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Costa, Bruno Balbino Aires da. "A retórica da naturalidade: a pátria de Felipe Camarão como um problema historiográfico." Anos 90 26 (May 24, 2019): 1–15. http://dx.doi.org/10.22456/1983-201x.82322.

Full text
Abstract:
A naturalidade do índio Felipe Camarão foi objeto de controvérsia durante o século XIX. Vários homens de letras espalhados pelo país, tais como: José de Alencar, Francisco Adolfo de Varnhagen, Antônio Joaquim de Mello, dentre outros, produziram textos a respeito da polêmica em torno do local em que Felipe Camarão havia nascido. Longe de ser unívoco, o debate foi acirrado. Documentos e argumentos foram arrolados pelos letrados envolvidos na querela, cujo intuito era provar o pertencimento do referido índio a uma determinada província. Esse esforço de convencimento e de estratégia argumentativa por parte de alguns homens de letras do Brasil, levou ao que chamamos de retórica da naturalidade. O objetivo desse artigo é analisar essa engenharia discursiva a partir do exame dos textos de dois letrados do período oitocentista que se dedicaram ao problema: Antônio Joaquim de Mello e Francisco Adolfo de Varnhagen.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Paiva, Melquíades Pinto, and Antônio Adauto Fonteles Filho. "ESPÉCIES, SEXOS E TAMANHOS DO CAMARÃO-ROSA, Farfantepenaeus spp., NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (BRASIL)." Arquivos de Ciências do Mar 37, no. 1-2 (March 10, 2017): 139–43. http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v37i1-2.6481.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata da ocorrência de espécies, sexos e tamanhos do camarão-rosa, em amostras de capturas na área de Cabo Frio (Rio de Janeiro – Brasil), realizadas entre julho/2000 e fevereiro/2001. Sob a denominação de camarão-rosa são conhecidas duas espécies do gênero Farfantepenaeus Burukovscky no sudeste do Brasil: F. brasiliensis (Latreille) e F. paulensis (Pérez-Farfante). Estas espécies e seus sexos são de difícil identificação nas amostragens feitas durante desembarques das capturas comerciais. A espécies F. brasiliensis predominou nas amostras, com 59,4% dos indivíduos – na área de Cabo Frio se encontra o limite norte da ocorrência de F. paulensis. Houve equilíbrio entre os sexos da primeira espécie, não observado com a segunda. As menores médias do comprimento do cefalotórax e do peso total, registradas para os machos de ambas as espécies eram esperadas, porque as fêmeas alcançam maiores tamanhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography