Academic literature on the topic 'Caminho mínimo com janela de tempo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Caminho mínimo com janela de tempo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Caminho mínimo com janela de tempo"

1

Hernandes, Fábio, Lilian Berton, and Maria José de Paula Castanho. "O problema de caminho mínimo com incertezas e restrições de tempo." Pesquisa Operacional 29, no. 2 (2009): 471–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382009000200012.

Full text
Abstract:
O problema de caminho mínimo em grafos com parâmetros incertos é um importante problema da programação matemática, visto que possui aplicações nas mais diversas áreas da Computação e da Engenharia, como: redes de computadores, telecomunicações, transportes, manufaturas, dentre outros. Porém, devido à sua alta complexidade computacional, poucos são os algoritmos existentes na literatura. Neste trabalho é proposto um algoritmo, baseado no algoritmo de Okada & Soper, que utiliza dois parâmetros incertos nos arcos, custo e tempo, com restrições de tempo nos nós. As incertezas são abordadas utilizando a teoria dos conjuntos fuzzy.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Eberhardt, Isaque Daniel Rocha, Alfredo José Barreto Luiz, Antonio Roberto Formaggio, and Ieda Del'Arco Sanches. "Detecção de áreas agrícolas em tempo quase real com imagens Modis." Pesquisa Agropecuária Brasileira 50, no. 7 (2015): 605–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2015000700010.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um método para identificação e monitoramento, em tempo quase real, de áreas agrícolas cultivadas com lavouras temporárias de verão, com uso de imagens orbitais Modis, no Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia foi denominada detecção de áreas agrícolas em tempo quase real (DATQuaR) e utiliza imagens do sensor Modis referentes aos índices de vegetação (IVs) EVI e NDVI, disponibilizadas em composições de 16 dias. Foram utilizadas quatro métricas para agregar os valores de IVs por pixel, dentro dos períodos bimensais avaliados: média, máximo, mínimo e mediana. Para gerar as imagens (ImDATQuaR), a imagem agregada para o período imediatamente anterior foi subtraída da imagem agregada para o período em monitoramento. Essas imagens foram classificadas por meio de fatiamento e comparadas às classes de referência obtidas pela interpretação visual de pixels aleatorizados em imagens Landsat. Cada ImDATQuaR gerou dois mapas DATQuaR: um com filtragem de moda com janela 3x3 pixels e outro sem filtragem. O melhor mapa DATQuaR é produzido com uso de imagens EVI e filtragem - ao se subtrair a imagem de mínimo valor para o período anterior da imagem de máximo valor para o período monitorado - e atinge concordâncias com a referência superiores a 81%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dos Reis, Fábio Pascoal, Elisangela Aparecida Y Castro, Uilian de Oliveira Pereira, and Pablo Henrique Menezes. "Uso da combinação linear de soluções físicas no estudo da natureza do ponto estacionário da ação." BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS (BEJOM) 1, no. 1 (2020): 118–30. http://dx.doi.org/10.14393/bejom-v1-n1-2020-48000.

Full text
Abstract:
O princípio de Hamilton afirma que, dentre todas as curvas entre dois extremos fixos, o caminho que é realmente seguido por um sistema físico será aquele que atribui um valor estacionário (pontos mínimos, máximos ou de sela) à ação (uma integral no tempo da diferença entre a energia cinética e a energia potencial, tomada entre o tempo inicial e o tempo final em que sistema funciona). É comum usar uma ferramenta matemática chamada Cálculo de Variacional para estudar o princípio de Hamilton. O Cálculo Variacional lida com funcionais (funções das funções) e é uma versão mais geral e mais complexa do cálculo usual que aprendemos na graduação. Neste artigo, apresentamos uma abordagem alternativa e mais simples ao estudo do princípio de Hamilton. Estudamos a natureza do movimento estacionário da ação de três sistemas físicos: partícula livre, lançamento vertical e oscilador harmônico, usando como movimento virtual uma combinação linear da solução física desses três sistemas. Encontramos evidências de que a solução física do problema de partículas livres leva a um mínimo em sua ação. Os mesmos resultados ocorrem no problema de lançamento vertical. A solução física do oscilador harmônico leva a um ponto mínimo ou de sela em sua ação, a depender do intervalo de tempo de funcionamento do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Azevedo, Carlos Alberto Vieira de, Gary P. Merkley, and Wynn R. Walker. "OTIMIZAÇÃO NÃO-LINEAR NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA INVERSO DA IRRIGAÇÃO POR SULCOS EM TEMPO REAL." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 1, no. 1 (1997): 43–49. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v1n1p43-49.

Full text
Abstract:
RESUMO Um modelo matemático computacional de otimização não-linear foi desenvolvido para interagir com um modelo hidráulico de ondas cinemáticas, na obtenção dos parâmetros de Kostiakov-Lewis, a partir do avanço medido (problema inverso da irrigação por sulcos). Este modelo faz parte de um programa computacional, denominado SIRTOM (Surface Irrigation Real-Time Optimization Model), desenvolvido por Azevedo (1992) para solucionar o problema inverso. O modelo foi testado para diferentes condições de campo e as análises demonstraram que, mesmo na presença de vales estreitos e profundos, formados por mínimos locais, o modelo de otimização mostrou-se capaz de sair desses vales e alcançar as regiões mais baixas, onde se encontrava o mínimo global. O modelo exibiu, também, um caminho racional na busca de soluções aceitáveis. Verificou-se, ainda, que ele demonstrou possuir habilidade matemática para identificar e corrigir imprecisões em medições de campo dos coeficientes de infiltração; além do mais, forneceu soluções aceitáveis em tempo hábil, o que é fundamental para o programa SIRTOM para se fazer um diagnóstico e controle das condições hidráulicas de um evento de irrigação, visando melhorar o desempenho do sistema de irrigação por sulcos em tempo real.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Megda, Felipe, and Marco Antonio Alves De Moraes. "Incidência de lesões musculoesqueléticas na prática de ioga na região de campinas." Saúde em Revista 17, no. 47 (2017): 23. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1244/sr.v17n47p23-30.

Full text
Abstract:
O ioga chega ao Ocidente encantando pela beleza estética e benefícios. Porém poucos se dedicam a investigar os riscos desta prática. Alguns estudos demonstram a região lombar e joelho como os mais lesionados, no entanto não há dados sobre o assunto em nossa região. Este estudo se propôs a verificar a incidência e correlações ao risco de lesão e regiões lesadas nesta prática. O método usado foi de um questionário semiestruturado, contendo questões de dados pessoais e da rotina dentro das atividades do ioga, aplicado em praticantes maiores de dezoito anos, de ambos os sexos, já praticando há um mês, no mínimo uma vez por semana, com ou sem lesões. Questionários incompletos ou não datados foram excluídos do resultado da pesquisa. Os resultados da amostra válida de 21 sujeitos mostram uma incidência de lesão em 19,05%, confirmando as regiões de coluna lombar e joelho como as mais lesionadas. Os fatores tempo de prática (p=0,003) e idade (p=0,030) obtiveram uma significância estatística relevante, porém com baixa correlação à lesão (r= -0,347 e r= -0,360, respectivamente). Os achados mostraram que o pouco tempo de prática e praticantes de idade mais baixas têm maiores chances de se lesionarem. Apesar da pesquisa não atingir todos os seus objetivos ela abre caminho para a discussão do assunto para futuros estudos que possam ser mais conclusivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Menezes, Raimundo Aurélio De, and Joelson Rodrigues Miguel. "A Ênfase nas Práticas de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental / Emphasis on Reading and Writing Practices in Elementary Education." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 14, no. 50 (2020): 302–15. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2437.

Full text
Abstract:
A importância da leitura e da escrita no cotidiano de todas as pessoas não merece retoques ou juízo de valor, independentemente do tempo ou do momento histórico. O ato de ler e escrever corretamente é o requisito mínimo que se exige de um cidadão na era contemporânea. O presente estudo discute a Ênfase nas Práticas de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental. Trata-se de uma revisão integrativa cujo referencial teórico baseia-se nas propostas dos seguintes autores: Santos e Mendonça (2007), Vygotsky (21191 e 2008), que fundamentam os pressupostos do ensino e da aprendizagem, além das contribuições de Gasparin (2001) sobre a aprendizagem significativa e de Maia (2015) acerca da Psicolinguística e, Soares (2018) que aborda o campo de apropriação da escrita. Num tempo dominado pela tecnologia em que se apresentam novas versões e modos de leitura e de escrita, os usos desses instrumentos de comunicação pavimentam o caminho que vai possibilitar uma vida profissional e pessoal bem-sucedida. As plataformas de acesso à leitura e à escrita são múltiplas, desde a utilização do livro físico tradicional presente nas bibliotecas públicas e as escolares, dos livros gratuitos disponibilizados na internet, até ao e-book, um suporte da tecnologia para facilitar a vida dos leitores e assim, estimular o prazer pela leitura. Mesmo com todas essas facilidades, os processos de alfabetização e letramento no ensino fundamental, com ênfase na aprendizagem significativa em leitura e escrita, ainda representam um desafio para as políticas públicas no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Máximo, Heloisa dos Reis Malheiro, and Maria Lúcia Magalhães Bosi. "Saúde mental em um hospital público: o olhar de profissionais médicos do município do Rio de Janeiro." Physis: Revista de Saúde Coletiva 16, no. 2 (2006): 293–316. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312006000200009.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo compreender percepções de médicos de um hospital público acerca do papel dos profissionais de Saúde Mental nesse espaço institucional, explorando interfaces estabelecidas entre as duas categorias no cotidiano da assistência, tal como percebidas pelos informantes. Para tanto, desenvolveu-se um estudo qualitativo fundamentado na tradição crítico-interpretativa como caminho metodológico, elegendo-se como técnica a entrevista não-diretiva. A amostra foi composta por médicos de diferentes setores que, no momento do estudo, haviam encaminhado pacientes para os profissionais de Saúde Mental e integravam a equipe do hospital por um período mínimo de dois anos. Com base nas categorias que emergiram no campo, a análise identificou diferentes temas, configurando uma rede interpretativa que representou a base do exercício hermenêutico. Os resultados do estudo apontam uma heterogeneidade no que se refere às concepções dos informantes acerca do papel da Saúde Mental no espaço hospitalar. No que tange à organização do trabalho, a variável tempo é fator fundamental no cotidiano do atendimento. Percebe-se uma nítida diferenciação entre o paradigma "psi", referente aos profissionais da Psicologia e da Psiquiatria, e o paradigma médico, revelando obstáculos para uma efetiva integração entre esses dois modelos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Catia Martins de, Ana Lucia Carvalho de Oliveira, and Bianca Ramos Marins Silva. "Avaliação de desempenho do processo de descentralização das ações de Vigilância Sanitária no Estado do Rio de Janeiro." Research, Society and Development 10, no. 7 (2021): e35110716070. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16070.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar o desempenho do processo de descentralização das ações de vigilância sanitária no Estado do Rio de Janeiro. Método: Pesquisa avaliativa com uso de métodos mistos. Primeiro foi conduzida pesquisa documental sobre o processo de descentralização da vigilância sanitária no Estado do Rio de Janeiro. Em sequência método quase-experimental, séries temporais interrompidas, foi aplicado para testar efeitos imediatos e graduais da intervenção sobre o indicador “percentual de municípios que realizam no mínimo seis grupos de ações de vigilância sanitária consideradas necessárias a todos os municípios no ano”. Essa informação foi extraída do Sistema de Informação Ambulatorial. Em ambas as abordagens o período de análise compreendeu 2010 a 2019. Resultados: A linha do tempo foi fundamental para explicitar o caminho percorrido no processo de descentralização da vigilância sanitária no Estado destacando os principais marcos, avanços e desafios que emergiram nesse contexto. A regressão segmentada mostrou que a partir da ampliação da intervenção no Estado houve um aumento (β2) no patamar de 5,12% (p = 0,0000) na execução das ações pactuadas. Com o passar do tempo, a tendência (β3) apresentou queda de -8,39% (p = 0,1370). Foi identificado aumento estatisticamente significativo do nível do indicador nas regiões Baixada Litorânea (β2: 19,90%, p = 0,0000 e IC 95%: 44,6582 - 55,1423), Médio Paraíba (β2: 15,01%, p = 0,0000 e IC95%: 37,8740 - 52,1592), Serrana (β2: 12,80%, p = 0,0000 e IC95%: 17,9140 - 22,1812), Metropolitanas I (β2: 37,82%, p = 0,0002 e IC95%: 28,5069 - 47,1460) e Metropolitana II (β2: 55,05%, p = 0,0011 e IC 95%: 43,2534 - 86,8552). Apenas a região Serrana apresentou tendência de redução de β3: -10,63% estatisticamente significativa (p = 0,0000). Conclusão: Os achados sinalizam que o processo de descentralização necessita de efetivo apoio técnico e administrativo para ser legitimado numa perspectiva social que vise à promoção de ações integradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bonci, Estela Maria Oliveira. "Uma janela aberta para a leitura de mundo: o desenho de crianças de 9/10 anos a partir de intervenções pedagógicas." Revista Confluências Culturais 3, no. 2 (2014): 105. http://dx.doi.org/10.21726/rccult.v3i2.58.

Full text
Abstract:
Os desenhos das crianças podem dizer tudo o que pensam e ao mesmo tempo podem não dizer nada. Enquanto desenham, as crianças estariam presas a estéticas ou padrões culturalmente preestabelecidos? Estaria o ato de desenhar das crianças livre de interferências, no qual simplesmente dão asas à imaginação? Como o patrimônio cultural amplia seus olhares? A dissertação de mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie revela e analisa o caminho trilhado para responder a essas questões despertadas em uma ação mediadora, aproximando crianças de 9/10 anos de um patrimônio cultural da cidade de São Paulo: o Parque Municipal Buenos Aires e seus monumentos. A experiência vivida e as possibilidades de análise despertadas em relação ao desenho infantil, à mediação cultural e às diferentes respostas aos desafios oferecidos desencadearam a construção de um novo projeto, tendo como mote a exposição Coleção, Ciência e Arte, no Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA/USP). A exposição (2011-2012) apresentou obras de um patrimônio originalmente indisponível e hoje pertencente às unidades da Universidade de São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arqueologia e Etnologia e Museu Paulista. Propostas foram feitas articulando as diferentes disciplinas do currículo e as obras da exposição que só foram vistas na última fase do projeto de caráter interdisciplinar. A pesquisa pauta-se no diálogo entre ações mediadoras e patrimônios culturais presentes na cidade de São Paulo, ampliando informações, dialogando com as diferentes memórias presentes nas ações: memórias de cada patrimônio cultural, memórias das crianças e memórias dos mediadores. Os desenhos infantis produzidos são apresentados com base na proposta metodológica de pesquisa em educação defendida por Roldán e Viadel (2012), em que a ideia principal é aproximar as práticas de criação artística aos critérios exigidos para uma investigação acadêmica. As imagens e as falas das crianças são apresentadas de forma a documentar, descrever e comparar momentos, detalhes, ações e percepções resultantes de uma observação participante. Despertar um olhar diferente sobre aquilo que é conhecido pelas crianças foi um desafio durante o trabalho, alcançado nos momentos em que os olhares infantis descobriam segredos a serem desvendados no parque e quando percebiam nas obras presentes no museu traços e pensamentos semelhantes às produções realizadas na escola. As intervenções desencadearam experiências estéticas articuladas à percepção, à imaginação criadora, à expressão, à sensibilidade e à cognição das crianças, processos revelados pelas vozes infantis durante toda a pesquisa. As respostas aos questionamentos levantados são ampliadas na pesquisa com base nas reflexões de Ostrower (2001), Martins (1992; 1993; 1999), Martins et al. (2010), Dewey (2010), Merleau-Ponty (2006), Arnheim (1986; 2005), Vygotsky (2009), Hernandez (2000), Grupo de Pesquisa em Mediação Cultural (2007), Gobbi (1997; 2004), Castriota (2009), Coutinho (2011), entre outros teóricos. Conhecer outros locais de expressão artística e trazer para a sala de aula a oportunidade de vivenciar o encontro estético ampliou o repertório cultural das crianças, aproximando escola e educandos dos elementos culturais que permeiam o cotidiano da aprendizagem infantil e proporcionando significativa inserção social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ramos, Renata De Sousa, Francisco Edu de Andrade, and Caetano José de Lima. "LEVANTAMENTO DA ARBORIZAÇÃO DE PRINCIPAIS RUAS NO MUNICÍPIO DE SOUSA-PB." Revista de Agroecologia no Semiárido 3, no. 4 (2020): 01. http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i4.3657.

Full text
Abstract:
<p><strong>INTRODUÇÃO</strong>: A arborização tem grande importância para qualidade de vida da comunidade, além de fornecer conforto térmico e também outras funções como culturais, ecológicos, social e econômico. Conforme suas funções, os municípios necessitam de um estudo para elaborar projetos de arborização com isso melhor gerenciar, preservar e conservar o meio ambiente. A arborização urbana é composta de espécies nativas, arbustivas, exóticas que vem trazendo diversas melhorias na qualidade do ar, no nível de umidade e na temperatura, além de valorizar áreas urbanas e as edificações do entorno. O conhecimento da vegetação que compõe a arborização em área urbana é relevante. precisamos ter o mínimo de conhecimento para implantar projetos de arborização em ruas ou avenidas do município.<strong> OBJETIVOS</strong>: O presente trabalho teve como objetivo realizar amostragem da situação da arborização de seis principais ruas na cidade de Sousa – PB. <strong>METODOLOGIA ou MATERIAIS E MÉTODOS</strong>: O presente trabalho foi realizado na cidade de Sousa – PB nos meses de setembro á outubro de 2019, através de visitas “in loco” percorrendo as ruas Dom Pedro II, Emilio Pires, Francisco Almeida de Figueredo, Maria Marques, Presidente João Pessoa e Sinfronio Nazaré, onde os critérios adotados foram á estimativa quantativa das árvores e nome, registro fotográfico de algumas e revisão bibliográfica das plantas encontradas, relacionadas ao nome popular, nome científico. <strong>RESULTADOS E DISCUSSÃO: </strong>De acordo com o levantamento feito, foram encontrados maior predominância nas seis ruas utilizadas para o levantamento a espécie <em>Azadirachta indica </em>com o intuito de fazer sombreamento mais rápido, já que a mesma têm facilidade para se desenvolver mais rápido que outras espécies. Também foram encontradas as espécies de <em>cola acuminata, Handroanthus albus</em><strong> </strong>e <em>Adenanthera pavonina</em><strong>. CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS</strong>: Entende-se , com toda certeza, que a implantação de árvores na cidade proporciona uma grande melhora na qualidade de vida da população. Porém, a administração pública ainda tem um longo caminho a percorrer no que se diz respeito à correta utilização dos princípios da arborização urbana, afim de tornar o ambiente das cidades ao mesmo tempo agradável e eficiente, respeitando tanto o Homem como a Natureza.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Caminho mínimo com janela de tempo"

1

Oliveira, Rúbia Mara de. "A técnica de geração de colunas aplicada a problemas de roteamento." Universidade de São Paulo, 2001. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-24012018-102912/.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um estudo teórico da Técnica de Geração de Colunas (GC) aplicada em alguns Problemas de Roteamento de Veículo (PRV). Essa técnica foi inicialmente utilizada para tratar problemas de otimização de grande porte com estruturas especiais[Dantzig & Wolfe, 1960]. Dentre as diversas classes de problemas de roteamento; revisamos a aplicação dessa técnica a dois casos particulares: O problema de roteamento de helicópteros em plataformas marítimas, cujo objetivo minimizar o custo total do transporte; O problema de roteamento com janela de tempo, onde a função objetivo é descrita pelo tamanho da frota e o custo do percurso. Revisamos e implementamos um algoritmo de caminho mínimo com janela de tempo (CMJT). Esse algoritmo surge como um sub-problema do algoritmo Primai Simplex para resolver o problema de partição de conjunto, utilizado para modelar o problema de roteamento com janela de tempo.<br>This work presents a study about the Column Generation Technique (CG) applied to some Vehicle Ftouting Problems. The technique was first used to deal with optimization problems having special structures. Among the vaa-ious classes of routing problems, we review the use of the technique in two specific cases: Ftouting helicopters for crew exchanges on off-shore locations, where the objective is to minimize the total transportation cost; Ftouting with time windows, where the objective function is composed by the size of the fleet and the cost of route. We review and implement a shortest path algorithm with time windows. This algorithm aa-ises as a sub-problem in the Primai Simplex algorithm to solve the linear relaxation of the set partitioning problem used to model the routing problem with time windows.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!