To see the other types of publications on this topic, follow the link: Candomble (Culto).

Journal articles on the topic 'Candomble (Culto)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Candomble (Culto).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rivas Neto, Francisco. "Aspectos teológicos e religiosos do candomblé de caboclo." Estudos Afro-Brasileiros 1, no. 1 (2020): 157–65. http://dx.doi.org/10.37579/eab.v1i1.13.

Full text
Abstract:
O candomblé de caboclo, como o próprio nome diz, é oriundo do candomblé ou culto de nação africano, com influências da pajelança, espiritismo e catolicismo, em estrita relação com a formação da umbanda. Discutem-se as semelhanças e diferenças com outras escolas, como quanto às vestimentas, rito-liturgia etc.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Soares, Janimere Silva, and Cícero De Almeida Filho Cardozo. "Medicina tradicional e Candomblé: relato de experiência." ScientiaTec 5, no. 2 (2018): 49–64. http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v5i2.2414.

Full text
Abstract:
Este relato apresenta momentos vividos em sala de aula, na participação no II Fórum Inter-Religioso de Roraima e na visita a um terreiro de candomblé. O candomblé é harmonia, comunhão, tradição e culto aos orixás. Seus saberes e práticas de cura ocupam espaços na vida da população, sobretudo através do uso significativo das ervas. A saúde, nesse culto afro-brasileiro, tendo como base a mãe natureza, utiliza ervas medicinais em seus processos de cura. Os itinerários terapêuticos são os caminhos percorridos em busca do cuidado e da cura, em função do acesso ao serviço de saúde, recursos sociais,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Erisvaldo Pereira, and Catarina Dallapicula. "TRAVESTILIDADES E TRANSEXUALIDADES NO CANDOMBLÉ E NA EDUCAÇÃO: UM ENSAIO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS." Práxis Educacional 16, no. 39 (2020): 161. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6364.

Full text
Abstract:
A presença de pessoas trans no Candomblé e na sala de aula tem reivindicado que as comunidades de culto e da formação docente reconheçam o corpo material dos sujeitos da experiência religiosa e da relação de ensino-aprendizagem para além dos essencialismos naturalizados como tradições. Da mesma maneira que na comunidade de culto, o corpo material importa para as relações que nela se estabelecem; na educação o corpo que aprende também importa para se pensar como ele aprende e o que ele ensina nas relações de alteridade. Nosso objetivo é refletir como as tradições podem ser ressignificadas a par
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Filho, Olavo de Souza Pinto. "coincidir dos santos." Revista de Antropologia da UFSCar 9, no. 2 (2017): 135–51. http://dx.doi.org/10.52426/rau.v9i2.207.

Full text
Abstract:
A discussão sobre sincretismo aparece como um tema incontornável nos diversos trabalhos sobre o candomblé em Recife. Contudo, diferentemente do que preconizam os pesquisadores, meus anfitriões do Ilê Iyemanja Ogunte do Recife são categóricos em afirmar a “não mistura” como condição da existência de seu sincretismo. O objetivo desse trabalho é perseguir etnograficamente os desdobramentos dessa afirmação, bem como seus efeitos sobre as nossas teorias sobre o sincretismo. Nesse sentido, focalizo certas composições rituais presentes no candomblé nagô que engajam elementos tidos como católicos (mis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Barba, Bruno, and Rodrigo Manoel. "Candomblé, e agora o que acontecerá?" Estudos Afro-Brasileiros 1, no. 2 (2020): 63–98. http://dx.doi.org/10.37579/eab.v1i2.27.

Full text
Abstract:
O artigo, fruto de uma pesquisa de campo de trinta anos realizada sobretudo no estado de São Paulo, busca uma reflexão sobre o futuro do candomblé. Será a valorização da relação entre orixás e elementos da natureza o ponto de inflexão que permitirá a sobrevivência e até mesmo o fortalecimento desses cultos?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Almeida, Alisson Araujo de. "CANDOMBLÉ E AS DUAS DIÁSPORAS DO POVO NEGRO: O PAIS MÍTICO E A INVASÃO DA INTOLERANCIA." Periferia 10, no. 1 (2018): 213–28. http://dx.doi.org/10.12957/periferia.2018.31539.

Full text
Abstract:
Este artigo versa sobre a potência criativa da mestiçagem realizada pelos afros-brasileiros na criação de um país mítico. Resultado da diaspora no novo mundo, o Candomblé é a unidade nas diferenças, onde o acesso aos ancestrais permite a expressão das alteridades. Contudo, as imposições de visão de cultos aos ancestrais tem gerado uma evasão no Candomblé e um aumento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Van de Port, Mattijs. "Priests and Stars." Postscripts: The Journal of Sacred Texts, Cultural Histories, and Contemporary Contexts 1, no. 2-3 (2005): 301–24. http://dx.doi.org/10.1558/post.v1i2_3.301.

Full text
Abstract:
This article discusses the inextricable entanglement of religious and media imaginar¬ies by pointing out how, in a thoroughly mediatized society such as Bahia (Brazil), the public articulation of religious authority comes to depend more and more on celebrity discourses. Candomblé, the Afro-Brazilian spirit possession cult on which this article focuses, is an intriguing example of this trend. The cult has become the main “symbol bank” of the Bahian state, and groups have increasingly sought access to its rich arse¬nal of images, sounds, myths, and aesthetics. Disconcerted by this development, C
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bassi, Francesca. "Atos rituais: eventos, agências e eficácias no Candomblé." Religião & Sociedade 36, no. 2 (2016): 244–65. http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872016v36n2cap11.

Full text
Abstract:
Resumo Os atos rituais no Candomblé desempenham importante papel em criar as condições pragmáticas para a transmissão da memória religiosa. É objetivo deste artigo mostrar como gestos performados (oferendas, limpezas, interditos rituais, etc.) mobilizam as características dos Orixás e dos signos do destino (Odus), motivando a adesão do adepto à dimensão simbólica do culto. Nestas interações de cunho ritual, objetos, alimentos, lugares, etc., perdem as conotações normais de uso e ganham uma saliência cognitiva e uma eficácia simbólica. Almeja-se, assim, determinar como a prática ritual permite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sampaio, Yasmin Estrela, and Edgar Monteiro Chagas Junior. "Entre O “Centro e o Cosmo”: Um ensaio interpretativo sobre a dimensão espacial do sagrado por meio da música candomblecista." GEOUSP Espaço e Tempo (Online) 24, no. 2 (2020): 226–42. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.165988.

Full text
Abstract:
A música é um dos elementos essenciais nos cultos de Candomblé. Junto à dança colabora com a identificação de cada orixá e seus ritos. É uma forma de expressão que divulga e mantém viva a história de algumas tradições orais africanas colaborando na formação identitária e na percepção do caráter sagrado dos lugares de celebração. A memória é o elo entre dois lugares em tempos diferentes: o Orúm e Ayê que espacializam a cosmogonia do Candomblé. Compreendendo a religião como um sistema cultural – o qual caracteriza-se por modalidades diferenciadas de cultos e celebrações – este, tem na música um
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Matos, Camila Carvalho de Souza Amorim. "As práticas de saúde no candomblé." Research, Society and Development 9, no. 1 (2020): e189911897. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1897.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo analisar o que foi e está sendo produzido sobre as práticas de saúde no candomblé. Para isso, utilizou-se a revisão integrativa de literatura. A busca foi realizada utilizando os descritores “candomblé” e “saúde” nas bases Scielo, LILACS, MEDLINE, PubMed e Google Acadêmico. A pesquisa incluiu artigos publicados a qualquer momento (ano), realizados no Brasil e que discutissem práticas de saúde no candomblé. Assim, foram analisados 10 artigos nesta revisão. As cinco categorias temáticas que emergiram foram: problemas de saúde como caminho à religião e itinerá
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Lobo, Júlio Cesar. "Gregos e baianos: o drama O pagador de promessas e sua relação com a tragédia grega clássica." Sankofa (São Paulo) 7, no. 14 (2014): 89. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2014.97202.

Full text
Abstract:
O objetivo principal desse ensaio é analisar a peça O pagador de promessas, de Dias Gomes, comparando a sua estrutura dramática com elementos centrais da tragédia grega clássica. Nossas premissas são: há uma atualização de princípios da tragédia ática, há a reafirmação do prestígio do culto católico, e há a afirmação do candomblé através da evocação de Iansã ao final dessa narrativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Birman, Patrícia. "Relações de gênero, possessão e sexualidade." Physis: Revista de Saúde Coletiva 1, no. 2 (1991): 37–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73311991000200003.

Full text
Abstract:
Este trabalho busca analisar as relações de gênero, tal como são concebidas nos cultos afro-brasileiros, notadamente no candomblé. Analisa estas concepções na articulação que possuem com os ritos de possessão e trata da diferença que estes apresentam entre as vertentes religiosas constitutivas do campo afro. Busca compreender como os papéis de gênero na família-de-santo se desdobram na relação que o candomblé mantém com a sexualidade e com o espaço que lhe é concedido na prática cotidiana dos terreiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Barros, Ana Angélica Monteiro de, and Vitor Amorim Moreira de Azevedo. "IYÁ MI OXORONGÁ: OLHARES SAGRADOS DO FEMININO NO CANDOMBLÉ." Ethnoscientia - Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology 6, no. 2 (2021): 113. http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v6i2.10369.

Full text
Abstract:
A figura feminina detém uma força misteriosa que provoca, até os dias de hoje, fascínio e medo, características que estão intrinsecamente associadas às Iyá Mi Oxorongá, que são divindades que chegaram ao Brasil por meio da diáspora espiritual africana. Neste trabalho, pretende-se estabelecer a relação do culto das Iyá Mi com o matriarcado e o poder feminino no candomblé, buscando compreender o papel social e sagrado das sacerdotisas nos espaços religiosos, além de ratificar o protagonismo feminino nessa religião afro-brasileira. A abordagem qualitativa foi adotada para se discutir os mitos cos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Barros, Ana Angélica Monteiro de, and Vitor Amorim Moreira de Azevedo. "IYÁ MI OXORONGÁ: OLHARES SAGRADOS DO FEMININO NO CANDOMBLÉ." Ethnoscientia 6, no. 2 (2021): 113. http://dx.doi.org/10.22276/ethnoscientia.v6i2.396.

Full text
Abstract:
<p>A figura feminina detém uma força misteriosa que provoca, até os dias de hoje, fascínio e medo, características que estão intrinsecamente associadas às Iyá Mi Oxorongá, que são divindades que chegaram ao Brasil por meio da diáspora espiritual africana. Neste trabalho, pretende-se estabelecer a relação do culto das Iyá Mi com o matriarcado e o poder feminino no candomblé, buscando compreender o papel social e sagrado das sacerdotisas nos espaços religiosos, além de ratificar o protagonismo feminino nessa religião afro-brasileira. A abordagem qualitativa foi adotada para se discutir os
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Conceição, Sueli Santos, and Salvador Dal Pozzo Trevizan. "Uma Estratégia para a Sustentabilidade das Comunidades de Terreiros de Candomblé." Gaia Scientia 10, no. 1 (2016): 145. http://dx.doi.org/10.21707/gs.v10.n01a16.

Full text
Abstract:
O texto apresenta uma reflexão sobre a viabilidade do etnodesenvolvimento local para as comunidades de terreiros de candomblé, a partir da manutenção das suas tradições, pautadas na fitolatria (culto e adoração às plantas), como base de sua existência material e simbólica. O comportamento comunitário e uma linguagem próprios, regime interno bem definido, gastronomia peculiar, bem como símbolos, podem ser considerados sinais diacríticos que diferenciam as comunidades de terreiros de candomblé, assim como configuram-nas como populações tradicionais. O objetivo principal do trabalho é identificar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Rodrigues, Michelle Gonçalves, and Roberta Bivar Carneiro Campos. "Caminhos da visibilidade: a ascensão do culto a jurema no campo religioso de Recife." Afro-Ásia, no. 47 (2013): 269–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0002-05912013000100008.

Full text
Abstract:
Neste artigo discutimos a ascensão da jurema no campo religioso de Recife - PE. Esta religiosidade tem origem indígena e está, muitas vezes, presente nos terreiros de candomblé, xangô e umbanda. A visibilidade que a jurema tem no cenário religioso atual é vislumbrada a partir da confluência de dois rituais, o Kipupa e a Caminhada dos Terreiros de Pernambuco. Tomamos estes dois momentos como eventos que envolvem questões relacionadas à religião, à política, à tradição, à etnicidade e questões de identidade. Numa tentativa de perseguir a rede latouriana, podemos perceber disputas entre campos de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

França, Jonas. "Elementos para um debate sobre os brancos e a branquitude no candomblé." Revista Calundu 2, no. 2 (2018): 27. http://dx.doi.org/10.26512/revistacalundu.v2i2.15706.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca trazer à luz da discussão acadêmica alguns dos desdobramentos do fenômeno conhecido como embranquecimento do candomblé. Compreendido como um complexo cultural de resistência afro-religiosa em uma sociedade institucional e historicamente racista, o terreiro é um espaço de acolhimento e compartilhamento de vivências que opera por meio da experiência vivencial. Até que ponto a correspondência essencialista entre raça e cultura é saudável para a manutenção dos espaços sagrados afro-brasileiros? O embranquecimento dos terreiros é fenômeno intrinsecamente ligado à presença
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Andrade, Renan Vieira, and Priscila Arantes. "Associar, dissimular e zelar." DAT Journal 4, no. 2 (2019): 77–83. http://dx.doi.org/10.29147/dat.v4i2.132.

Full text
Abstract:
Nos cultos afro-brasileiros, bem como nas demais comunidades da diáspora afro-atlântica podemos encontrar diálogos e tensões entre a cultura imposta pelo colonizador e as diversas culturas deportadas do continente africano. Esses processos podem ser observados especialmente na dissimulação de objetos de uso ritual em objetos ocidentais industrializados de uso cotidiano. Tomando como exemplo o candomblé de tradição nagô-ketu, o presente artigo visa refletir sobre as complexas relações de afeto e resistência geradas até hoje pela colonização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Prandi, Reginaldo. "O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso." Estudos Avançados 18, no. 52 (2004): 223–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142004000300015.

Full text
Abstract:
DESDE os estudos de Roger Bastide, na década de 1940, muita coisa mudou no Brasil, também no âmbito das religiões e das religiões afro-brasileiras. Velhas tendências foram confirmadas, novas direções foram se impondo. Religiões recém-criadas se enfrentam com as mais antigas, velhas religiões assumem novas formas e veiculam renovados conteúdos para enfrentar a concorrência mais acirrada no mercado religioso. Vou tratar aqui de um ramo religioso pequeno demograficamente, porém importante do ponto de vista de seu significado para a cultura brasileira e da visibilidade que transborda de seu univer
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Castellucci Junior, Wellington. "A árvore da liberdade nagô: Marcos Theodoro Pimentel e sua família entre a escravidão e o pós-Abolição. Itaparica, 1834-1968." Revista Brasileira de História 38, no. 78 (2018): 211–33. http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472018v38n78-10.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo aborda a trajetória de três gerações da família Pimentel, desde a chegada ao Brasil do africano Marcos, no final da década de 1830, até o advento da sacerdotisa Ondina Valéria Pimentel, quarta líder espiritual do candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, no ano de 1968. O uso de variada documentação existente nos arquivos nacionais e internacionais permitiu compor a genealogia de uma família que permaneceu unida durante toda a segunda metade do século XIX e até as últimas décadas do século XX, sendo Marcos o responsável pela fundação do culto de tradição nagô aos egunguns na Ilha de Ita
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Moreira da Silva, Pedro Henrique. "ANÁLISE JURÍDICO-FILOSÓFICA DO SACRIFÍCIO DE ANIMAIS NÃO HUMANOS NO CANDOMBLÉ." Dom Helder Revista de Direito 2, no. 2 (2019): 27–43. http://dx.doi.org/10.36598/dhrd.v2i2.1431.

Full text
Abstract:
O estudo pretende suscitar a questão do conflito entre liberdade religiosa e direito animal, no que tange ao sacrifício de animais não-humanos nos cultos de Candomblé – religião de matriz africana. Recorrendo ao método hipotético-dedutivo e à pesquisa bibliográfica, buscar-se-á uma análise da temática pelas perspectivas do Direito e da Filosofia, sem furtar-se da consideração dos aspectos éticos, sociais, étnicos, teológicos e do ordenamento jurídico internacional. Isto é, ao mesmo tempo em que os animais não-humanos serão apresentados nas perspectivas dos princípios da dignidade – que decorre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Leandro, Marcos Eduardo, and Lúcio Bernard Sanfilippo. "DEUS E O DIABO NA PRATELEIRA DO MERCADO: REFLEXÕES E NARRATIVAS DE UM RACISMO RELIGIOSO VIGENTE." Periferia 10, no. 1 (2018): 89–99. http://dx.doi.org/10.12957/periferia.2018.31449.

Full text
Abstract:
No primeiro semestre do ano de 2017, testemunhamos uma crescente onda de violência se abatendo sobre terreiros de candomblé por todo o Brasil, mais ainda em Nova Iguaçu, cidade da Baixada Fluminense, na periferia do Rio de Janeiro. Os autodenominados traficantes de Cristo, cientes da impunidade, invadiram, depredaram terreiros e agrediram sacerdotes e sacerdotisas em suas comunidades tradicionais de matrizes africanas. Analisando fatores históricos – pois que esses fatos sempre estiveram presentes nos cotidianos dos cultos afro-brasileiros, a trajetória do racismo religioso e o crescimento das
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Chagas, Wagner Dos Santos. "A diáspora africana e a resistência dos tambores: elementos da sociedade Iorubá presente nas religiões afro-brasileiras." Mouseion, no. 36 (September 2, 2020): 15. http://dx.doi.org/10.18316/mouseion.v0i36.7205.

Full text
Abstract:
O presente texto tem o objetivo de apresentar como as religiões afro-brasileiras representam movimentos de preservação e ressignificação da estrutura societária dos povos iorubás no Brasil. A diáspora africana, durante o período da escravidão mercantil, foi responsável pela chegada ao Brasil de milhões de africanos provenientes de vários grupos étnicos como os bantu e os iorubás. As religiões de matriz afro representaram uma forma de resistir a destruição das características religiosas, sociais e culturais desses povos. Nas comunidades de terreiro, foi desenvolvido um processo de preservação e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Andrade de Jesus Lelis, Diego. "Dos navios negreiros para a sala de aula em escolas religiosas: candomblé, uma religião de festa, culto e resistência." Revista de Educação ANEC 46, no. 159 (2019): 111–21. http://dx.doi.org/10.22560/reanec.v46i159.209.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Wood, Marcus. "The Museu do Negro in Rio and the Cult of Anastácia as a New Model for the Memory of Slavery." Representations 113, no. 1 (2011): 111–49. http://dx.doi.org/10.1525/rep.2011.113.1.111.

Full text
Abstract:
The following analysis concerns the figure of Anastácia, a mythical African princess who was supposedly enslaved and then tortured to death on a Brazilian plantation. She has become the focus for a wide variety of devotional activity within northeastern Brazil. The ways in which she is worshipped and displayed suggest that the syncretic religions of Umbanda and Candomblé may offer dynamic new ways for thinking about the traumatic memory of Atlantic slavery.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Maurício Ribeiro da. "O eclipse do imaginário: imaginário instrumental e redução da potência imaginativa das imagens." MATRIZes 14, no. 2 (2020): 119–41. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i2p119-141.

Full text
Abstract:
Partindo do apontamento de Gilbert Durand acerca do iconoclasmo promovido pela conjunção entre monoteísmo e filosofia no ocidente o qual paradoxalmente produz a proliferação das imagens na contemporaneidade, o artigo dialoga com Horkheimer a partir da noção de Razão Instrumental para propor o equivalente Imaginário Instrumental, redução da potência imaginativa das imagens. A operacionalidade do conceito é demonstrada a partir de imagens associadas aos cultos da Umbanda e do Candomblé, contrastados com registros imagéticos do carnaval e da publicidade. O aporte teórico é dado por Gilbert Durand
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Prandi, Reginaldo. "MODERNIDADE COM FEITIÇARIA: CANDOMBLÉ E UMBANDA NO BRASIL DO SÉCULO XX." Tempo Social 2, no. 1 (1990): 49–74. http://dx.doi.org/10.1590/ts.v2i1.84787.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Souza Couto, Edilece. "BÁRBARA E YANSÃ EM O SUMIÇO DA SANTA: UMA HISTÓRIA DE FEITIÇARIA, DE JORGE AMADO." Fênix - Revista de História e Estudos Culturais 16, no. 1 (2019): 1–23. http://dx.doi.org/10.35355/0000014.

Full text
Abstract:
A imagem de Santa Bárbara, a do trovão, embarca no saveiro em Santo Amaro da Purificação, recôncavo da Baía de Todos os Santos, em direção a Salvador para ser a peça principal de uma exposição de arte religiosa. Na rampa do mercado, a santa sai do andor e transforma-se em Yansã. O orixá veio à Bahia para fazer justiça e, para encontrar seus filhos, manifesta-se em festas e terreiros de candomblé. Esse é o enredo do livro O sumiço da santa, publicado por Jorge Amado em 1988. Este artigo tem como objetivo analisar, por meio da literatura, as crenças afro-brasileiras e católicas ligadas aos culto
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Wosiack Zulian, Rosângela. "“ALÉM DOS ANJOS E DOS HOMENS”: AS SINGULARIDADES DE UMA CARTA PASTORAL." Fênix - Revista de História e Estudos Culturais 16, no. 1 (2019): 1–16. http://dx.doi.org/10.35355/0000015.

Full text
Abstract:
A imagem de Santa Bárbara, a do trovão, embarca no saveiro em Santo Amaro da Purificação, recôncavo da Baía de Todos os Santos, em direção a Salvador para ser a peça principal de uma exposição de arte religiosa. Na rampa do mercado, a santa sai do andor e transforma-se em Yansã. O orixá veio à Bahia para fazer justiça e, para encontrar seus filhos, manifesta-se em festas e terreiros de candomblé. Esse é o enredo do livro O sumiço da santa, publicado por Jorge Amado em 1988. Este artigo tem como objetivo analisar, por meio da literatura, as crenças afro-brasileiras e católicas ligadas aos culto
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Portugal, Clarice Moreira, and Mônica de Oliveira Nunes. "Entre o dito e o feito: uma análise preliminar da questão da aflição e do sofrimento nos estudos antropológicos sobre o candomblé." Physis: Revista de Saúde Coletiva 25, no. 4 (2015): 1313–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312015000400014.

Full text
Abstract:
O artigo tem por objetivo refletir acerca das abordagens antropológicas do sofrimento nos cultos afro-brasileiros, considerando desde aquelas centradas na dimensão simbólica até as mais afins à fenomenologia e à antropologia simétrica. Para tanto, faz-se inicialmente uma breve exposição acerca dos paradigmas estrutural e simbólico na antropologia, privilegiando a obra de Claude Lévi-Strauss e Clifford Geertz. A seguir, apresenta-se uma discussão concernente à apropriação da teoria fenomenológica pelas ciências sociais e às leituras mais voltadas para a problemática das práticas, enfatizando em
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Maximiano dos Santos, Guaraci, and Arthur Henrique Nogueira Almeida. "Confluências Bantu." Revista Calundu 2, no. 2 (2018): 24. http://dx.doi.org/10.26512/revistacalundu.v2i2.20571.

Full text
Abstract:
O Centro Espírita São Sebastião (localizado no bairro Sagrada Família, na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG) congrega cultos de matriz bantu como a Umbanda, o Candomblé de Angola e o Reinado. As trajetórias dos agentes que integram este terreiro, em especial a de Mam’etu Tabaladê Ria N’Kosi (Mãe Cecília), matriarca fundadora da casa, tornam-se significativas para revelar a dinâmica que move a vida em uma comunidade afro-religiosa, pautada sobre princípios de acolhimento, cura e aceitação das diferenças. Em um contexto religioso marcado pelo sincretismo, atributo esse muitas vezes utili
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Silva, Jaime Rodrigues da, Cláudia Regina Cardoso Rodrigues da Silva, and Bárbara Regina Cardoso Rodrigues da Silva. "Macumba em escola pública no interior sergipano Tranca Rua visita escola de ensino médio em tempo integral." Revista Docência e Cibercultura 5, no. 2 (2021): 199–216. http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2021.56720.

Full text
Abstract:
A pesquisa foi construída pela contestação que um grupo de alunos, praticantes do culto afro-brasileiro da Umbanda e do Candomblé, fizeram sobre a discriminação que sofriam em uma escola pública de EMTI no interior sergipano, após a implantação de um “Clube de Protagonismo”, intitulado “Clube da Bíblia”. Ocorre que a escola, apesar de ser um ambiente democrático e plural, não deve estimular a propagação de manifestações de uma ou outra religião, visto que a opção do país é de ser um Estado Laico (art. 5º da Constituição Federal de 1988, inciso VI). Nesse sentido, apresentamos a comunidade esco
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Rafael, Ulisses N., and Yvonne Maggie. "Sorcery objects under institutional tutelage: magic and power in ethnographic collections." Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology 10, no. 1 (2013): 276–342. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-43412013000100014.

Full text
Abstract:
This essay returns to a discussion of two collections of objects taken from two terreiros (places of worship) for Afro-Brazilian cults, namely the Magia Negra (Black Magic) collection at the Museu da Polícia do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro Police Museum) and the Perseverança collection at the Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - IHGAL (Alagoas Historical and Geographical Institute), in Maceió. In both cases we looked at how members of Brazil's elite are involved in sorcery and how members of this elite circulate in candomblé, xangô, umbanda and other terreiros. In this essay, in par
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Britto, Cristina. "O Puro e o Híbrido: o jogo de alteridades na formação representacional da Umbanda branca." Revista Calundu 3, no. 1 (2019): 29. http://dx.doi.org/10.26512/revistacalundu.v3i1.25240.

Full text
Abstract:
Este estudo busca vislumbrar a complexidade da formação identitária do campo umbandista e perceber como, através do jogo de alteridades, ela foi se forjando, sempre tentando vencer a visão estigmatizada das tradições religiosas que a influenciaram. Também se propõe a investigar como alguns discursos essencialistas de representantes do candomblé, kardecismo e catolicismo influenciam a constituição da autoimagem umbandista, sempre balizada ambiguamente pela questão do purismo e da mistura (hibridização). Concebida genericamente por estas tradições como uma seita rudimentar, amoral e baseada na a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Santos, Flávio. "O Custo de uma Devoção: Horas de Trabalho e Itens de um Ritual do Candomblé no início do século XX." Revista Crítica Histórica 3, no. 5 (2012): 198–216. http://dx.doi.org/10.28998/rchvl2n05.2012.0009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Oliveira, Ilzver de Matos, Manuella Maria Vergne Cardoso, and Kellen Josephine Muniz De Lima. "A PROTEÇÃO ÀS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA A PARTIR DA INSERÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS CURSOS JURÍDICOS." Interfaces Científicas - Direito 3, no. 1 (2014): 33–46. http://dx.doi.org/10.17564/2316-381x.2014v3n1p33-46.

Full text
Abstract:
O presente artigo discutirá a importância da educação
 patrimonial na preservação da religiosidade
 de matriz africana no Brasil. Diante desse objetivo,
 discutimos o conceito de educação patrimonial,
 de comunidades tradicionais e de religiões
 de matriz africana. Exemplificamos a importância
 do tema com o debate sobre a obrigatoriedade do
 estudo da história e cultura afro-brasileira e africana
 no currículo de escolas e universidades e
 com a polêmica decisão judicial que recentemente
 definiu que candomblé e umbanda não eram
 religiõe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Borges, Ângela Cristina, and Flávio Senra. "Epistemologias marginais: Ciências da Religião em perspectiva descolonizadora e intercultural | Marginal epistemologies: Science of Religion in a decolonizing and intercultural perspective." Reflexão 45 (December 16, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2447-6803v45e2020a4909.

Full text
Abstract:
Qual o lugar das epistemologias marginais e das teorias interseccionais na Ciências da Religião? Para responder a essa questão, o presente artigo se estrutura em três partes. A primeira traz a concepção de epistemologia marginal, ressaltando sua característica principal, a saber, a crítica ao monismo epistemológico ocidental. Na segunda parte, apresentam-se duas formulações teóricas que, a despeito de suas diferenças, propõem o diálogo intercultural como ferramenta teórica e prática que pode, enquanto subversão ao Sistema Mundial Moderno, fazer sucumbirem estruturas hierárquicas entre regiões,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Santos, Irinéia M. Franco dos. "Iá Mi Oxorongá: As Mães Ancestrais e o Poder Feminino na Religião Africana." Sankofa (São Paulo) 1, no. 2 (2008): 59. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2008.88730.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é a partir da análise de um mito sobre as Iá Mi Oxorongá, registrar a importância do culto às “Mães Ancestrais” em certa sociedade africana, suas características arquetípicas e a distribuição de parte desses aspectos nos orixás femininos. O mito escolhido para o estudo é o de nº. [204] referenciado pelo sociólogo Reginaldo Prandi em sua obra Mitologia dos Orixás2. A escolha deste mito se deu por se tratar de um pequeno resumo das características das Iá Mi Oxorongá, sua origem mítica e comportamento. Metodologicamente, dividiu-se o mito em blocos de significado, sendo nu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Mendes, Andrea. "Prezado afilhado José, recebi sua carta, que li com a maior atenção: escritos da Goméia a José Daniel das Neves (1948-1972)." Periferia 12, no. 3 (2021): 14–38. http://dx.doi.org/10.12957/periferia.2020.55046.

Full text
Abstract:
O presente artigo se propõe a apresentar uma seleção de correspondências pertencentes à coleção particular de José Daniel das Neves (1937-2009), conhecido no culto como Tata Lemba Nanguê, Ogan José Daniel ou simplesmente Zé Daniel da Goméia. Sendo até hoje uma das grandes referências da Goméia, apadrinhado e confirmado no candomblé por Joãozinho, em Salvador, José Daniel agrupou uma pequena série de cartas endereçadas a ele ou à sua mãe, enviadas por Joãozinho e outras pessoas vinculadas à Goméia, formando um acervo composto, além das cartas, por recortes de jornais e revistas, fotografias e o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Camurça, Marcelo Ayres. "ETNOGRAFIA EM GRUPOS RELIGIOSOS: RELATIVIZAR O ABSOLUTO." Revista TOMO, no. 14 (October 10, 2009): 55–66. http://dx.doi.org/10.21669/tomo.v0i14.498.

Full text
Abstract:
Na busca de compreensão da alteridade, muitas vezes o antropólogo “quer arrancar a própria pele” a fim de entrar na dos “nativos” (Bastide) para decifrar “desde dentro” a lógica interna deste Outro. Todavia, quando se trata das crenças nativas, a recepção destas pelo antropólogo se dá tomando-as como metáforas de uma interpretação que via de regra é externa à “crença em si”, situando-as nas esferas do social, cultural, da estrutura cognitiva etc. Nesta perspectiva assistimos antropólogos sendo exorcizados em cultos pentecostais, “batendo cabeça para o Santo” nos candomblés ou fardando-se no Sa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Da Cunha, Christina Vital. "“DA MACUMBA ÀS CAMPANHAS DE CURA E LIBERTAÇÃO: A FÉ DOS TRAFICANTES DE DROGAS EM FAVELAS NO RIO DE JANEIRO”." Revista TOMO, no. 14 (October 10, 2009): 229–65. http://dx.doi.org/10.21669/tomo.v0i14.505.

Full text
Abstract:
A literatura atenta para uma neopentecostalização do campo religioso brasileiro a partir do sucesso que igrejas baseadas na Teologia da Prosperidade e do Domínio têm no país. A batalha contra o Mal está mais presente nas cidades, com destaque para os espaços sociais menos favorecidos como as favelas e periferias urbanas. No presente artigo, tenho como objetivo discutir os impactos do crescimento pentecostal nas favelas do Rio de Janeiro, a partir da análise do caso dos “traficantes evangélicos”. Analiso, pois, a passagem da expressão de fé dos traficantes de drogas que na década de 1980 aparec
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Medeiros, Cristiano Sant’Anna de, Isadora Souza da Silva, and Stela Guedes Caputo. "Macumba para além dos muros do terreiro." Revista Docência e Cibercultura 5, no. 2 (2021): 14–30. http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2021.61030.

Full text
Abstract:
O termo macumba tem sido usado pejorativamente, como um insulto. Pretende-se, com ele, agredir religiões como umbanda, candomblé e cultos afro-diaspóricos de maneira geral. A ofensa verbal é parte do racismo estrutural da sociedade brasileira. Tão estrutural e tão alargado é o racismo, que possui várias máscaras da mesma face colonial, uma delas: o racismo religioso. No contexto atual, na nossa contemporaneidade, com o avanço das tecnologias e com as mudanças nas dinâmicas comunicacionais em rede, associado às táticas de luta antirracistas, outros espaços ganham protagonismo para difusão das r
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gaia, Ronan da Silva Parreira, and Fabio Scorsolini-Comin. "Candomblé Ketu e o sincretismo religioso no Brasil." Memorandum: Memória e História em Psicologia 37 (May 19, 2020). http://dx.doi.org/10.35699/1676-1669.2020.16346.

Full text
Abstract:
A figura de Òṣàlá ou Oxalá é muito presente na cultura religiosa brasileira, principalmente por conta do sincretismo religioso. A forma orgânica como se desenvolveram as religiões de matriz africana no Brasil estabeleceu hoje um quadro complexo, mas infelizmente folclorizado e muitas vezes reduzido a uma simplicidade, fruto de estigmas e de uma trajetória racista em essência. O Candomblé e a Umbanda estão presentes na vida do brasileiro, tal como seus cultos. Mesmo para aqueles não iniciados, Òṣàlá está no imaginário social justamente por essa popularidade. É no intuito de sintetizar essas mui
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Soares, Fernanda Da Silva Costa, Celso De Brito, and Potyguara Alencar dos Santos. "“Alimentar-Comer”: Substâncias Sociáveis e Sutis no Repasto Ritual do Candomblé Teresinense." ILUMINURAS 20, no. 51 (2019). http://dx.doi.org/10.22456/1984-1191.95298.

Full text
Abstract:
RESUMO: O texto explora a relação entre as dimensões sociáveis e sutis subjacentes aos regimes de transformação dos alimentos em “comidas de santo” no candomblé. Para tanto, se utiliza de excerto etnográfico sobre o ambiente ritual da casa Ilê Asé Opásoró Fadaka, primeiro terreiro da cidade de Teresina, Piauí, do qual conduz o relato da Festa de Ogun, Oxossi e Osanyin. Aproveita-se para pôr em reflexão a existência de um possível campo de agenciamento simétrico entre os gestuais do “alimentar” (servir) e do “comer” (servir-se), que supomos acontecer toda vez que o repasto sagrado do panteão é
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Rego, Jussara. "Territórios do candomblé: a desterritorialização dos terreiros na Região Metropolitana de Salvador, Bahia." GeoTextos 2, no. 2 (2008). http://dx.doi.org/10.9771/1984-5537geo.v2i2.3038.

Full text
Abstract:
O ponto de partida deste artigo foi a compreensão de que os processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização sofridos pelos Terreiros de Candomblé de Salvador são recorrentes ao longo da sua existência, notadamente com relação à sua espacialização na cidade. A origem dessa religião brasileira, criada a partir de uma agregação de diversas estruturas litúrgicas africanas, é fruto de uma estratégia de sobrevivência bem sucedida dos negros africanos desterritorializados, trazidos para o Brasil na condição de escravos. O culto, de identidade própria, se distribui pela cida
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Dos Santos, Cristiano Henrique Ribeiro. "Consumindo o candomblé: estudo sobre a comunicação dos objetos dessacralizados e trocas sígnicas na pós-modernidade." E-Compós 6 (June 26, 2008). http://dx.doi.org/10.30962/ec.v6i0.87.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as Religiões Afro-Brasileiras nas perspectivas das teorias do consumo e da historicidade do mercado neste universo de relações mágico-religiosas. Sendo assim, as questões refletidas se inserem e são inseridas na cultura de consumo, relacionando-se a seita com a expansão da produção capitalista de mercadorias. São estudados tanto os aspectos que se manifestam pela lógica do consumo endógeno (no interior do culto, no consumo ritual) quanto exógeno (na externalidade do culto, pelo consumo das imagens e signos, fora da religiosidade, pelos não-praticantes). Na dinâmica do consu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Revista Travessia. "Religião." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 81 (December 10, 2017). http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i81.897.

Full text
Abstract:

 A emergência do sagrado
 Práticas mágico-religiosas na cidade de São Paulo
 Pentecostalismo - religião de migrantes
 Cultos afro-brasileiros e fluxos migratórios
 Migração e universo religioso
 O migrante encortiçado e sua consciência religiosa
 Religião e religiões – um enfoque em chave gramsciana
 Forasteiros da dispersão: experiência de migrante e memória bíblica
 Festividade de Nossa Senhora de Copacabana: motivo de união dos migrantes bolivianos na argentina
 O candomblé em São Paulo e a sacralização do espaço urbano
 Os imigrantes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Revista Travessia. "Religião." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 81 (December 10, 2017). http://dx.doi.org/10.48213/travessia.vi81.897.

Full text
Abstract:

 A emergência do sagrado
 Práticas mágico-religiosas na cidade de São Paulo
 Pentecostalismo - religião de migrantes
 Cultos afro-brasileiros e fluxos migratórios
 Migração e universo religioso
 O migrante encortiçado e sua consciência religiosa
 Religião e religiões – um enfoque em chave gramsciana
 Forasteiros da dispersão: experiência de migrante e memória bíblica
 Festividade de Nossa Senhora de Copacabana: motivo de união dos migrantes bolivianos na argentina
 O candomblé em São Paulo e a sacralização do espaço urbano
 Os imigrantes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Souza, Lucas Barreto de. "Festa do Caboclo Truvezeiro." ILUMINURAS 22, no. 56 (2021). http://dx.doi.org/10.22456/1984-1191.107333.

Full text
Abstract:
A festa do caboclo Truvezeiro, realizada no terreiro Ilê axé Akaraizô, é interessante motivo para uma imersão visual fotográfica e etnográfica em contexto urbano, em âmbito religioso urbano. Os processos de interação corporal (pela necessidade de se movimentar no barracão para realizar registros fotográficos) e visual (para entender sinalizações de permissão ou não para fotografar em determinados momentos do ritual) tanto quanto o gancho possibilitado para se pensar sobre as relações entre a religião, candomblé, e o culto ao caboclo, são de interesse antropológico.Palavras-chave: antropologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Sperb, Paula. "A intolerância religiosa na literatura de Jorge Amado." Letrônica, December 9, 2016, 197. http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2016.s.22381.

Full text
Abstract:
A partir da proposta do eixo temático “Expressão de Conflitos”, do evento Duo VII – Dialogue Under Ocuupation, nos dispomos a fazer uma reflexão sobre a intolerância religiosa enquanto temática da literatura de Jorge Amado. A intolerância religiosa aparece especialmente na obra Tenda dos Milagres (1968), em cenas de perseguição aos pais-de-santo e terreiros de candomblé. Entendemos o fenômeno da intolerância racial como uma consequência das teorias raciais que vigoraram no Brasil como paradigma científico no final do século XIX e início do século XX. Essas teorias viam a raça como explicação p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!