To see the other types of publications on this topic, follow the link: Cantora.

Journal articles on the topic 'Cantora'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Cantora.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Behlau, Mara, Felipe Moreti, and Guilherme Pecoraro. "Condicionamento vocal individualizado para profissionais da voz cantada - relato de casos." Revista CEFAC 16, no. 5 (2014): 1713–22. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620147113.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como tema o desenvolvimento de programas de condicionamento vocal individualizado para a demanda específica de três profissionais da voz cantada. Trata-se de um relato de caso de três profissionais da voz cantada: uma cantora e atriz de teatro musical brasileiro, um cantor sertanejo e um cantor de roque. Os três indivíduos foram submetidos à avaliação fonoaudiológica, apresentando queixas relacionadas a cansaço e fadiga após uso da voz e/ou aperfeiçoamento vocal e realizaram avaliação otorrinolaringológica prévia. Os três pacientes estavam em processo de terapia fonoaudiológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Peruzzo, Renato Gonçalves, and Sandra Maria Pereira do Sacramento. "“Liberté, égalité, Beyoncé”: o feminismo em músicas pop internacional." Revista Ártemis 28, no. 1 (2019): 136–48. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2019v28n1.47850.

Full text
Abstract:
Propomos discutir criticamente a presença de contextos e propostas feministas nas letras de músicas pop internacional das cantoras Ariana Grande, Marina & the Diamonds, Dua Lipa, principalmente em músicas da cantora Beyoncé, abarcando questões sobre feminismos e feminismo negro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Marta Claudiane, and Josiane Peres Gonçalves. "O “feminejo” e o (des)empoderamento feminino na música sertaneja." Temática 18, no. 4 (2022): 118–34. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n4.62707.

Full text
Abstract:
O estudo sobre o gênero feminino e a música sertaneja objetivou analisar de que maneira algumas cantoras do chamado “feminejo” têm representado as mulheres em suas canções e se pode ocorrer, por meio dessa representatividade, uma ressignificação ou uma reificação do gênero feminino. Assim, a pesquisa baseia-se na análise da música intitulada “Quero você do jeito que quiser”, presente no álbum “Patroas” e composta por Marília Mendonça e a dupla Maiara e Maraísa, sendo uma música cantada por três cantoras do “feminejo”. Também foram analisados sete comentários de ouvintes mulheres no vídeo ofici
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Packer, Ian. "Espalhar e roubar." Maloca: Revista de Estudos Indígenas 3 (November 23, 2020): e020002. http://dx.doi.org/10.20396/maloca.v3i00.13487.

Full text
Abstract:
O presente artigo toma como material etnográfico dois depoimentos narrativos de um cantor e de uma cantora krahô (Timbira/Jê), nos quais eles refletem sobre suas respectivas trajetórias e processos pessoais de aprendizagem dos cantos em geral e dos cantos de maracá em particular. Os cantos de maracá são um gênero verbo-musical pan-timbira, executado cotidianamente no pátio das aldeias e também em contextos rituais. A análise deste material nos permitirá identificar e descrever algumas das concepções krahô sobre os modos de execução, transmissão, circulação e fruição dos cantos de maracá, conce
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Requião, Luciana. "Cantora, crooner e cantora da noite." Música Popular em Revista 5, no. 2 (2018): 243–49. http://dx.doi.org/10.20396/muspop.v5i2.13144.

Full text
Abstract:
A dama da noite adentra o salão e sobe ao palco empunhando um microfone: uma mulher negra de voz rouca e sorriso alvo. Cantora? Crooner? Cantora da noite? O que irá determinar uma ou outra etiqueta? A biografia de Áurea Martins dá visibilidade a uma trajetória profissional e de vida que remete, possivelmente, à realidade vivida por muitos músicos populares: aqueles que fazem da música seu campo de trabalho, em especial nas casas noturnas, bares e teatros. Nesses ambientes se misturam identidades que tornam híbrida a atuaçãodessa cantante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pinheiro, Caio Matheus de Jesus. "Bem vindo à oblivia: análise da ideologia de Katy Perry em Chained to the Rhythm." Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras 8, no. 2 (2018): 1–20. http://dx.doi.org/10.69969/revistababel.v8i2.5238.

Full text
Abstract:
O mundo da música pop não está ligado aos problemas políticos e sociais da atual sociedade. É comum que canções desse gênero tragam temas como festa, sexo e relacionamentos amorosos, Katy Perry se encaixava nessa categoria, mas ao lançar Chained to the Rhythm, primeiro single do seu álbum, a cantora se torna uma das atuais cantoras do gênero a se rebelar e tentar criar uma ponte entre música pop e os problemas da sociedade moderna, que segundo a cantora, encontra-se presa no conforto e na ilusão. Este trabalho apresenta um breve apanhado das canções de protesto e faz uma análise da letra, lyri
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Pedro de, and Felipe José Martins Pereira. "Entre o corpo e a enunciação. O retorno à voz em Marina Lima." RUA 20 (July 13, 2015): 143. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v20i0.8638263.

Full text
Abstract:
O artigo aqui proposto lança elementos para a análise do processo subjetivação de operado pela voz na enunciação cantada. A partir de duas gravações de uma mesma canção realizadas pela cantora Marina Lima, a hipótese deste estudo é demonstrar como as diferentes extensões vocais remetem a certo modo de relação do sujeito cantante com a própria voz. O procedimento analítico consiste em tomar registros sonoros e visuais apresentando o desempenho vocal da cantora lançados respectivamente em CD e em DVD. Em termos teóricos e metodológicos, o objetivo é explorar os recursos de análise acústica toman
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Piechowicz, Robert. "Tajemnica Cantora." Semina Scientiarum 2 (December 12, 2024): 67–69. https://doi.org/10.15633/208.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Medeiros, Beatriz, and Paula Fernandes. ""I made that bitch famous": uma discussão sobre a relação entre conflito e fama." Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília 10, no. 1 (2017): 213. http://dx.doi.org/10.24860/comunicologia.v10i1.8120.

Full text
Abstract:
Em 2016, o rapper Kanye West lançou a música Famous, a qual ressaltou conflitos anteriores do cantor com diversas celebridades, principalmente com a cantora pop Taylor Swift. Realizamos a interpretação das implicações e dos atravessamentos condicionados à música apresentada e as situações em torno da mesma, buscamos compreender como os escândalos envolvendo Kanye repercutem midiaticamente, influenciando a imagem do cantor. Desta forma, objetivamos entender inimizades e situações de tensão entre celebridades como um ritual midiático e como peças importantes para o alcance e replicação constante
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Park, Margareth Brandini. "Giz, lousa e cavaquinho." Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 15, no. 1 (2007): 95. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v15i16.8645653.

Full text
Abstract:
Quem assiste a um show da cantora Ilcéi Miriam pensa estar diante de mais uma entre as inúmeras sambistas que percorrem palcos pelos quatro cantos do país. Dona de uma voz grave e muito afinada, a cantora, sempre acompanhada de seu cavaquinho, no entanto, leva ao público, além da música, muito da cultura brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Martínez, Gonzalo, and José Miguel Ramos. "La cantora campesina, el mingaco y las faenas agrícolas: contrapunto entre el presente y el pasado." RIVAR 8, no. 22 (2021): 163–78. http://dx.doi.org/10.35588/rivar.v8i22.4782.

Full text
Abstract:
El trabajo presenta a la cantora campesina como centro del mingaco y de las festividades de las faenas agrícolas de trillas y recolección de frutas y verduras, enfatizando su figura como componente imprescindible en la sociabilidad campesina. Se analizan las condiciones históricas que afianzaron su surgimiento como tipo social, relacionada con la cultura del mingaco, analizando dicha práctica desde los espacios de sociabilidad que el mismo implicaba y resaltando así la continuidad de ciertos valores y prácticas presentes hasta la actualidad a través de un contrapunto temporal, en el que fuente
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

De Almeida Rocha, Inês. "“Uma modestíssima e escondidíssima admiradora”: cartas de Liddy Mignone para Mário de Andrade." Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica 7, no. 22 (2022): 692–707. http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426x.2022.v7.n22.p692-707.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é analisar como a educadora musical e cantora Liddy Chiaffarelli Mignone revela aspectos da escrita de si, nas cartas redigidas durante o ano de 1937 para Mário de Andrade, manifestando uma mulher que se coloca em segundo plano perante os homens com os quais conviveu. O conjunto está arquivado no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo e este trabalho utiliza o recorte contendo 10 cartas de uma troca epistolar entre 1937 e 1945. O recorte documental limita-se a 10 cartas escritas durante o ano de 1937, período no qual a escrita pessoal da cantora demo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Dehnel, Piotr. "Grammar of Infinity. Ludwig Wittgenstein's Critique of Set Theory." Analiza i Egzystencja 63 (2023): 55–87. http://dx.doi.org/10.18276/aie.2023.63-03.

Full text
Abstract:
Artykuł omawia Wittgensteina krytykę teorii mnogości. Przedstawiam jego zarzuty skierowane wobec teorii Dedekinda i Cantora związane przede wszystkim z definicją zbioru nieskończonego jako nieskończonej ekstensji oraz z dowodem przekątniowym Cantora. Omawiam także jedną z głównych tez Wittgensteina, że pojęcia teorii mnogości odnoszące się do nieskończoności i wyrażone symbolami אₒ i c, nie mają żadnych zastosowań poza matematyką w realnym świecie. Tworzą dyskurs, który wiedzie nas poza horyzont codzienności i wspólnoty, są jakby "jałowym biegiem" języka matematyki.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Santos Neto, Valdemir Soares dos, and Mario Abel Bressan Júnior. "Música, telas e nostalgia: uma experiência estética-afetiva." Esferas, no. 19 (February 8, 2021): 24. http://dx.doi.org/10.31501/esf.v0i19.12354.

Full text
Abstract:
O estudo presume a possibilidade de uma experiência estética-afetiva a partir de uma relação triádica sustentada por meio da música, telas e nostalgia. Tem-se como objetivo examinar uma possível articulação operacionalizada pelo videoclipe de modo a desencadear um estímulo nostálgico sob o viés da memória teleafetiva. Como percurso metodológico, a investigação se ancora em uma abordagem empírica, a partir de uma análise observacionista do videoclipe da música Nathional Anthem, da cantora Lana Del Rey, e do videoclipe da música Stupid Love, da cantora Lady Gaga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Sciarra, Adília Maria Pires, and Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler. "Da sofrência à violência obstétrica-ginecológica: o clamor da mulher retratado na música e na medicina." Enfermagem Brasil 21, no. 1 (2022): 1–5. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v21i1.5093.

Full text
Abstract:
No ano de 2021, duas ocorrências no Brasil receberam grande atenção nas plataformas digitais: a morte da cantora sertaneja Marília Mendonça e a assistência médica no período expulsivo do parto, denunciada pela influenciadora digital Shantal Verdelho. Os dois fatos nos levaram a escrever este Editorial, no contexto da palavra sofrência, de um lado pela denominação como era exaltada a cantora (rainha da sofrência) e a analogia com a violência obstétrica, que ficou escancarada nos relatos e vídeos disseminados sobre a experiência no parto da citada influencer...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Aparecido de Oliveira Camargo, Felipe. "O ESPETÁCULO -FA-TAL- GAL A TODO VAPOR (1971): PERFORMANCE E RESISTÊNCIA CULTURAL." Revista Trilhas da História 12, no. 23 (2023): 78–98. http://dx.doi.org/10.55028/th.v12i23.17222.

Full text
Abstract:
O artigo analisa o registro do espetáculo Gal a Todo Vapor, temporada de shows iniciada em outubro de 1971 pela cantora Gal Costa que ficou marcada por seu legado geracional na juventude do dito desbunde brasileiro de meados dos anos 1970. Uma das várias facetas da contracultura brasileira, o desbunde firmou alternativas próprias e espontâneas no híbrido campo de resistências culturais à ditadura militar (1964-1985). Desse modo, pretendemos investigar a performance da cantora e suas extensões nos círculos e espaços de sociabilidade formados ao redor do espetáculo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Müller Pograjc, Blažka. "Cantaré e cantaría / cantarei e cantaria: usos retos e deslocados." Verba Hispanica 22, no. 1 (2014): 59–69. http://dx.doi.org/10.4312/vh.22.1.59-69.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Portari, Rodrigo Daniel Levoti, and Karol Natasha Lourenço Castanheira. "A morte de uma celebridade e o rompimento da agenda noticiosa de um portal de notícias eminentemente local." Temática 19, no. 3 (2023): 16–31. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n3.65809.

Full text
Abstract:
Morte e celebridades (figuras proeminentes) são consideradas valores-notícia de importância para o jornalismo e, dessa forma, ocupam espaço natural cobertura jornalística. O presente artigo traz um estudo de caso a partir da morte da cantora Marília Mendonça na perspectiva de um portal de notícias do interior, situado em uma cidade de médio porte de Minas Gerais, distante mais de 900km do acidente que vitimou a cantora eminentemente local e regional e que tem sua agenda rompida com a inserção do acontecimento morte da celebridade sertaneja. Traz-se à luz discussões sobre os impactos da morte d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva dos Santos, Adelci. "“PARA SEGURAR EM SUAS MÃOS”." Comunicações 30, no. 30 (2025): 139–60. https://doi.org/10.15599/2238-121x/comunicacoes.v30n30p139-160.

Full text
Abstract:
RESUMO O artigo analisa a crescente letalidade das ações promovidas pelas polícias militares do Brasil tendo com cenário principal o episódio do assassinato da design negra, Kathelen Romeu, em uma favela do Rio de Janeiro no período pós-pandemia. A jovem, grávida de sete meses morta por tiro de fuzil, foi o objeto de manifestação da cantora Elza Soares em carta publicada na Revista Piauí; O texto utiliza os argumentos contidos na carta, bem como parte da produção musical do cantor Emicida, para contrapor as justificativas apresentadas pela polícia e pelos tribunais de justiça para o tratamento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Santos, Fabiana Cozza dos, and Ruth Ramalho Ruivo Palladino. "A construção interpretativa na canção popular." Música Popular em Revista 6, no. 1 (2019): 142–58. http://dx.doi.org/10.20396/muspop.v6i1.13152.

Full text
Abstract:
Ao refletirmos sobre a figura do intérprete na canção popular é natural elegermos algumas personalidades em detrimento a outras. Uma justificativa simplória, imediata, estaria calcada na questão da emoção. A interpretação de um cantor emociona mais porque é “verdadeira”, sugere “domínio da cena”, faz parecer que o cantor “vive” a canção, “sente” a música garantindo um lugar diferenciado aos intérpretes. Este artigo teve por objetivo discutir o processo de interpretação em “Tiro de Misericórdia” (João Bosco e Aldir Blanc) na leitura da cantora Titane. Como um estudo exploratório, descritivo, fo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Santhiago, Ricardo. "“Ele foi meu muro”: Liberdade artística e liberdade narrativa em uma metaentrevista pública." Revista Memória em Rede 10, no. 18 (2018): 83. http://dx.doi.org/10.15210/rmr.v10i18.11393.

Full text
Abstract:
Neste artigo, analiso uma entrevista de história oral produzida no contexto de um projeto de pesquisa com cantoras negras brasileiras cujas trajetórias artísticas foram marcadas pela não adesão ao samba como gênero musical definidor. A entrevista aqui apresentada e discutida não consiste, porém, em um relato de experiência, mas sim em uma “metaentrevista” na qual uma das participantes do projeto, a cantora Adyel Silva, reflete sobre a experiência de narrar sua vida para um escutador específico, o pesquisador de história oral. Tem-se, a partir dessa metaentrevista, a rara oportunidade de discut
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Noleto, Rafael da Silva. ""Eu sou uma fruta 'gogóia', eu sou uma moça": Gal Costa e o Tropicalismo no feminino." Per Musi, no. 30 (December 2014): 64–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-75992014000200009.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como principal objetivo discutir o fenômeno da performance musical a partir de uma imbricação de conceitos pertinentes à música, à antropologia e aos estudos de gênero e sexualidade. Defendendo a ideia de que a cantora Gal Costa desenvolveu um discurso performático - vocal e corporal - devidamente afinado aos propósitos tropicalistas, analiso as possibilidades de uso do corpo para a produção de imagens performáticas que incitam ao debate acerca das possíveis intersecções entre música, erotismo e sexualidade. Ao dialogar com a obra de autores como Clifford Geertz, Terence Turner
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pinto Ferreira de Queiroz, Rafael. "Cruzando a órbita prum novo mar." ALCEU 21, no. 43 (2021): 106–26. http://dx.doi.org/10.46391/alceu.v21.ed43.2021.211.

Full text
Abstract:
O artigo visa analisar o uso do afrofuturismo pela cantora baiana Xênia França, através da análise de seu videoclipe Nave (2019). Tentando entender vários sentidos que emergem do significado do movimento político-estético negro e transnacional a partir de autores como Dery e Tate (1994), Corbett (1994) e Eshun (2003), Womack (2013), procura-se cruzar essas referências como possíveis continuidades e interpretações audiovisuais da canção. Há o entendimento do afrofuturismo enquanto instrumento crítico ao racismo e a percepção de sua manifestação em artes negras como não algo somente da contempor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pimenta, Ana Carolina Vitor Dutra, Claudimaria do Carmo Carvalho9, Lucas Oliveira da Silva, and Altamiro Lacerda de Almeida Junior. "EMPREENDEDORISMO COMPORTAMENTAL." Revista Mythos 10, no. 2 (2019): 50–63. http://dx.doi.org/10.36674/mythos.v10i2.235.

Full text
Abstract:
Ao longo dos anos o empreendedorismo vem ganhando destaque nos mais variados cenários, tanto acadêmico, como empresarial e também no artístico. Sabe-se que os empreendedores possuem diversas características que o impulsionam em sua trajetória, tornando-o um indivíduo com habilidades voltadas para transformar oportunidades em resultados. O presente estudo tem por objetivo analisar a biografia da cantora Anitta e identificar se a contara possui habilidades empreendedoras. Utilizou-se para este estudo, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, para a análise dos dados, utilizou-se a técni
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Tomaz, Renata. "“Criança pode cantar e dançar funk?” – as repercussões dos vídeos de MC Melody e as disputas no campo da infância." Estudos Semióticos 12, no. 2 (2016): 90. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2016.127627.

Full text
Abstract:
A pesquisa de onde este trabalho se origina investiga, a partir de práticas comunicacionais, a aceleração dos processos que constroem socialmente a infância. Nesse sentido, este artigo objetiva verificar a que infância fazem referência os discursos que negam, na performance de MC Melody, cantora de funk de oito anos, uma “vida de criança”. Serão analisados os comentários de internautas feitos em relação a uma reportagem do programa Domingo Espetacular (Rede Record) baseada na seguinte questão: “uma criança pode cantar e dançar funk?”. Com base na proposta da teoria fundamentada,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Michaelsen, Martina Belotto, and Renata do Nascimento Garcia. "“Nossos corpos não são respeitados nem no dia de nossa morte”: a circulação de sentidos a partir do caso Marília Mendonça na Folha de S.Paulo." Temática 18, no. 12 (2022): 159–77. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n12.64853.

Full text
Abstract:
Este trabalho observa a circulação de sentidos a partir de artigo de opinião publicado pela Folha de S.Paulo após a morte da cantora Marília Mendonça, no dia 6 de novembro de 2021. Na data, a Folha lançou uma coluna abordando a morte da cantora, em que enfatizou valores de padrão estético. O episódio reverberou midiaticamente, gerando inúmeras construções de sentidos. Para nos auxiliar na compreensão desse episódio em vias de circulação, adotamos vertentes abordadas por Ana Paula da Rosa (2016) e Antonio Fausto Neto (2018), com o intuito de enfatizarmos a complexidade e a circulação como ruptu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Noleto, Rafael da Silva. "O canto da laicidade: Daniela Mercury e o debate sobre casamento civil igualitário no Brasil." Religião & Sociedade 36, no. 2 (2016): 136–60. http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872016v36n2cap07.

Full text
Abstract:
Resumo A performance pública da cantora Daniela Mercury ao assumir (em 2013) um relacionamento conjugal com outra mulher é tomada como ponto de partida para a discussão sobre moralidades religiosas no contexto de debates acerca do casamento civil igualitário no Brasil contemporâneo. Pretende-se abordar a conflituosa inserção de moralidades religiosas em certos debates públicos sobre direitos, destacando a noção de “subjetivismo” como um valor estruturante da modernidade na produção de sujeitos autônomos em meio a diversas formações religiosas. O debate aqui contido também almeja destacar as te
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pinheiro, Marcia Leitão, and Carine Lavrador de Farias. "O Funk abençoado: apropriação musical, trajetória religiosa e carreira musical de MC Polliana Gospel Funk." Religião & Sociedade 39, no. 3 (2019): 34–57. http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872019v39n3cap02.

Full text
Abstract:
Resumo: Neste artigo, ao abordarmos a música gospel, focalizamos a atividade de uma cantora defunk gospel. Ela tem elaborado suas composições, organizado espaços de apresentação e produtos com os quais divulga sua imagem e canções. A pesquisa foi realizada em Campos dos Goytacazes, norte do estado do Rio de Janeiro, a partir de entrevista em profundidade, consulta ao blog da cantora, aos materiais promocionais e jornais da cidade. Buscamos lançar um olhar mais atento à condução de trajetória religiosa e de atividade artística no meio evangélico de uma cidade do interior, visando a compreender
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Carrera, Fernanda, and Flávia da Silva Fontes. "Que corpo é esse?" Culturas Midiáticas 20 (December 22, 2023): 98–115. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2023v20n.67807.

Full text
Abstract:
Sob a luz da percepção em compreender performance enquanto método de pesquisa, como proposto por Amaral, Soares e Polivanov (2018), esse trabalho foi influenciado a entender como essa dinâmica poderia ser aplicada as narrativas performáticas relacionadas a cantora de funk, Jordana Gleise de Jesus Menezes, mais conhecida como Jojo Todynho. Como proposto pelos autores, foram utilizados dois percursos metodológicos: 1) Um que dê conta de entender as narrativas em torno de atos performáticos arquivados, recuperando-se para isso matérias da indústria de entretenimento que apresentam uma narrativa d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Guimarães Rossi, Jean Pablo, Isabela Daiane Pironi, and Eliane Rose Maio. "“Eu sei aonde eu devo ir, eu sei o que eu posso vestir!”: Compreensões feministas no feminejo de Marília Mendonça." Revista Punto Género, no. 18 (December 30, 2022): 301–37. http://dx.doi.org/10.5354/2735-7473.2022.69399.

Full text
Abstract:
O sertanejo é um gênero musical marcado há décadas pela predominância de cantores homens, bem como por canções que reforçam o sistema patriarcal e a objetificação da mulher sob a visão masculina. No entanto, na última década, a presença de mulheres cantoras tem despontado na vertente que ficou popularmente conhecida como “feminejo”, ou seja, o sertanejo protagonizado e cantado “por e para as mulheres”. No bojo desta discussão, objetivamos discutir como algumas canções presentes no feminejo têm se aproximado de discursos correlatos ao feminismo, no sentido de subverter ou reverberar o sistema m
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Saraiva, Daniel Lopes, Adrianna Setemy, and Diego Knack. "Janelas abertas: música, política e sociabilidade em uma entrevista com Cynara." História Oral 24, no. 1 (2021): 319–36. http://dx.doi.org/10.51880/ho.v24i1.1169.

Full text
Abstract:
A música brasileira vem sendo debatida nas últimas décadas pela historiografia. Um debate profícuo que tem por vezes saído dos muros acadêmicos e atingido um público mais abrangente. A História Oral tem ajudado nesse debate ao apresentar as narrativas de atores que fizeram parte da história da música brasileira, como é o caso da cantora Cynara. Ao abrir suas memórias e narrar sua trajetória artística, Cynara nos possibilita ver pontos da trajetória de uma artista que tem trabalhado nas últimas décadas fazendo arte. Seu depoimento começa na infância, na Bahia, e chega até os trabalhos mais rece
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Patriota, Karla Macena, and Bruno Anselmo Da Silva. "Baby do Brasil em show histórico: A ambivalência convertida no Rock in Rio 2015." Revista ECO-Pós 22, no. 1 (2019): 409–28. http://dx.doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.3479.

Full text
Abstract:
Além de um reencontro histórico na música popular brasileira, a apresentação da cantora Baby do Brasil com o ex-marido e guitarrista Pepeu Gomes, na 6ª edição do Rock in Rio, demonstrou-se, para nós, extremamente provocativa por pelo menos dois motivos: representar algumas das mudanças ocorridas no país nos últimos 30 anos e evidenciar certas complexidades relativas à questão da alteridade. Um acontecimento marcante na vida pessoal da artista atravessa a nossa discussão neste artigo: sua experiência de conversão religiosa. Repertório, gestual, figurino e cenografia -- por vezes ressignificando
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Comer, Krista. "Cantora: A Novel by Sylvia Lopez-Medina." Western American Literature 28, no. 2 (1993): 189–90. http://dx.doi.org/10.1353/wal.1993.0111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Scorsolini-Comin, Fabio, Loise Ishikawa Rodrigues, and Soraya Maria Romano Pacífico. ""AUMENTANDO AS VIEWS DE CLARICE LISPECTOR: INTERTEXTUALIDADE, INTERDISCURSO E EFEITO-LEITOR EM “SONZERS” E “LISPECTORS”"." Revista Educação e Linguagens 11, no. 22 (2022): 484–506. http://dx.doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.484-506.

Full text
Abstract:
"O objetivo deste ensaio é refletir sobre as aproximações intertextuais e interdiscursivas a partir do efeito-leitor produzido entre os aqui denominados “Lispectors” (que leem Clarice Lispector) e “Sonzers” (fandom da cantora Luísa Sonza). O corpus é composto pelo videoclipe da música Penhasco, os comentários de fãs produzidos a partir do vídeo compartilhado no YouTube, entrevistas com a cantora e com o diretor do videoclipe, bem como a entrevista de Clarice Lispector concedida ao jornalista Julio Lerner, em fevereiro de 1977, na TV Cultura. As referências analisadas possuem natureza intertext
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Pichiguelli, Isabella, and Míriam Cristina Carlos Silva. "Processos interculturais em Baby do Brasil: caminhos para compreender o trânsito da cantora entre o gospel e o secular//Intercultural processes of Baby do Brasil: ways to understand the singer's transit between gospel and secular music." Contemporanea 15, no. 3 (2017): 900–917. http://dx.doi.org/10.9771/contemporanea.v15i3.18330.

Full text
Abstract:
Esse artigo tem como objetivo compreender de que modo se dá a mistura de elementos distintos na incorporação que a cantora Baby do Brasil faz de linguagens e práticas da música gospel em seus shows ao retornar à música secular – assim chamada pela maioria dos que são evangélicos no Brasil – interpretando canções de sua carreira com os Novos Baianos e da fase solo, em um processo intercultural. Com base nos conceitos de dialogismo, de Mikhail Bakhtin, e de semiosfera, de Iuri M. Lotman, a pesquisa sugere que uma série de fatores encontrados ao redor do universo da cantora ou na própria história
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Souza, Nathan Bastos de. "“A voz da América Latina”: a emergência do epíteto sobre Mercedes Sosa e sua retomada póstuma." Revista do GEL 20, no. 1 (2023): 81–98. http://dx.doi.org/10.21165/gel.v20i1.3513.

Full text
Abstract:
O objetivo deste texto é estudar o epíteto “a voz da América Latina” em dois momentos: durante e depois da vida de Mercedes Sosa. Nessa perspectiva, primeiramente compreendemos a emergência do epíteto nos primeiros shows da cantora na Europa, na década de 1980, à luz da ideia de “apoio do coro”, de Bakhtin (2011). Em seguida, analisamos as paráfrases do epíteto presentes em obituários à luz da discussão sobre tema e significação, de Volóchinov (2017). Os resultados apontam para a) a emergência do epíteto de natureza comercial, que causa efeitos de sentido políticos supostamente não esperados,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Da Costa Coelho, Victoria Wilson, and Rafael Do Nascimento Silva. "Ivete Sangalo em cena: face e representação." Revista do GELNE 26, no. 1 (2024): e33575. http://dx.doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n1id33575.

Full text
Abstract:
Este trabalho insere-se no campo da Sociolinguística Interacional e tem como objetivo investigar a construção da autoimagem da cantora Ivete Sangalo em uma entrevista cedida a uma rádio baiana no ano de 2017. Os pressupostos teóricos relacionam-se à concepção de face, introduzida por Goffman (1980; 1985; 2004; 2010; 2011; 2014), e seus desdobramentos no que se relaciona à ordem ritual, à linha de conduta e à representação, conceitos e categorias importantes para delinear o perfil (self ) da artista, considerada uma celebridade, na interação escolhida para este trabalho. A pesquisa, de natureza
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Azevedo, Lídia Michelle, Renata Nascimento da Silva, and Zilda Martins. "DONA IVONE LARA VIVE:." Contemporânea Revista de Comunicação e Cultura 19, no. 3 (2022): 213–28. http://dx.doi.org/10.9771/contemporanea.v19i3.45659.

Full text
Abstract:
A reflexão proposta neste artigo incide sobre os conceitos de racismo, colorismo e representação, observados em debates de redes sociais, quando Jô Santana, diretor do espetáculo Dona Ivone Lara – O Musical, escolheu a cantora Fabiana Cozza para representar a Rainha do Samba. Serão analisados comentários publicados na página oficial da peça, no Facebook, e no perfil de Cozza, no Instagram. Também vão ser investigadas publicações e repercussões do perfil da cantora, referentes à carta de renúncia ao papel. A proposta é compreender de que modo a ideologia racista atua na prática social e nos dis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Bessa, Waldemberg Araújo, and Luziane de Sousa Feitosa. "O DIÁLOGO POÉTICO E CULTURAL ENCONTRADO NA INTERPRETAÇÃO DE ALCIONE NA MÚSICA MARANHÃO, MEU TESOURO MEU TORRÃO, TOADA DE BUMBA MEU BOI." REVISTA FOCO 16, no. 7 (2023): e2487. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n7-117.

Full text
Abstract:
Este trabalho irá mostrar um pouco da vida e trajetória da cantora Alcione. Conheceremos um pouco mais sobre o Bumba Meu Boi, as crenças e misticismo que envolvem a brincadeira. A religiosidade e saudações que são feitas no mês de junho envolvem fé, cultura, literatura popular e música representadas nas toadas. Os sotaques, instrumentos musicais e a interpretação da cantora Alcione na referida música mostra a conjunção poético-cultural permeando o folclore maranhense. As comparações entre o Romantismo Brasileiro tradicional e o moderno trazem como ponto nodal Gonçalves Dias e Alcione, esta, in
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Gomes, Caio de Souza. "“Es Sudamérica mi voz”." Música Popular em Revista 4, no. 1 (2017): 27–46. http://dx.doi.org/10.20396/muspop.v4i1.13016.

Full text
Abstract:
Na década de 1960, em toda a América Latina se desenvolveram projetos de renovação da canção folclórica que buscavam fazer da música uma arma de intervenção política. Neste contexto, foi lançado na Argentina o movimento do nuevo cancionero, que propunha novos caminhos para a canção popular daquele país, mas também apontava para a necessidade de integração entre as experiências de música engajada de todo o continente. O objetivo deste artigo é discutir esse projeto de unidade da América do Sul por meio da canção a partir do álbum argentino Cantata Sudamericana (1972), resultado da parceria do m
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Anjos, Brandon Lopes dos, Frank Antonio Mezzomo, and Caio Rodrigo Fier. ""É na unção que se encontra poder"." Ciencias Sociales y Religión 26 (October 29, 2024): e024010. http://dx.doi.org/10.20396/csr.v26i00.8674894.

Full text
Abstract:
Neste texto, analisamos a trajetória eleitoral da deputada Cantora Mara Lima, procurando perceber como a candidata construiu seu carisma nas eleições estaduais paranaenses em 2014, 2018 e 2022, em sintonia com o projeto político da Assembleia de Deus (AD). Procedemos à coleta e sistematização de materiais publicados em suas mídias sociais, problematizando a instrumentalização de elementos simbólicos e performáticos para construir sua identidade, mimetizando sua “unção” gospel em capital político. Nesse movimento, a AD forneceu uma série de recursos institucionais por meio de um modelo de repre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Weissmann, Leonora. "Pintura a fora (Imagem)." Em Tese 21, no. 3 (2016): 196. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.21.3.196-202.

Full text
Abstract:
Pintura a fora, de Leonora Weissmann. Atua profissionalmente como artista plástica, designer e cantora. É graduada em Pintura e Gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também possui título de Mestre em Artes. www.leonoraweissmann.org.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Florêncio, Roberto Remígio, and João de Sá Araújo Trapiá Filho. "18 Anos de Brasileirinho, de Maria Bethânia: uma pesquisa sobre as identidades brasileiras." Nau Literária 17, no. 2 (2021): 215–37. http://dx.doi.org/10.22456/1981-4526.111362.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de analisar aspectos da diversidade cultural brasileira presentes na obra Brasileirinho (2003), da cantora Maria Bethânia, apresentamos a pesquisa, em diversos segmentos das artes (música, literatura, pintura), na tentativa de pintar um quadro significativo sobre as identidades brasileiras em seus contextos geo-históricos e socioculturais. A escolha da obra se deu pela necessidade de apresentar um exemplar artístico atual sobre a temática e enfatizar elementos da brasilidade no âmbito dos estudos culturais contemporâneos, como o hibridismo, a decolonialidade e interculturalidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Costa Santos, Ney. "As noites e a estrada do sol." ALCEU 18, no. 36 (2018): 91–102. http://dx.doi.org/10.46391/alceu.v19.ed36.2018.106.

Full text
Abstract:
O artigo assinala os pontos de contato da obra da cantora e compositora Dolores Duran, tão característica de um tipo de subjetividade dos anos 1950 no Rio de Janeiro, com a poesia, o cinema e o sagrado ao expressar uma mística do cotidiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Peixoto, Melina de Lima. "Cantora lírica em casa, COVID-19 em cena." SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia 2, no. 2 (2021): 328–42. http://dx.doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.4972.

Full text
Abstract:
Neste relato de experiência, apresentamos medidas, alternativas e soluções encontradas para a sustentação do trabalho e da pesquisa acadêmica em casa, no contexto de uma pandemia que impõe distanciamento social e consequente isolamento domiciliar, com a singularidade de tratar-se, o sujeito, de uma cantora lírica profissional e doutoranda em performance musical que lida com a arte direcionada ao público. Durante convivência incessante com os coabitantes de casa, evidenciamos as estruturas que foram levantadas para possibilitar a construção de vídeos musicais e aulas online, entre outras medida
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Cassiano, Raissa Conde. "Entrevista com a cantora e compositora Bïa Krieger." Tradterm 31 (December 6, 2018): 193–200. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v31i0p193-200.

Full text
Abstract:
Radicada há mais de vinte anos na França e no Canadá, Bïa Krieger conquistou um público cativo nesses países, onde recebeu prêmios importantes, como o Grand Prix de l’Académie Charles Cros (França), Prix de l’Adisq (Canadá) e Félix du Meilleur Album Musiques du Monde (Canadá). Esta entrevista contempla o seu trabalho como versionista, com enfoque nas versões em francês para canções de Chico Buarque.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Rabello, David. "Joaquina Lapinha: uma cantora brasileira do século XVIII." Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, no. 31 (December 31, 1990): 189–96. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i31p189-196.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

De Oliveira, Marcia Pereira. "De arrepiar: a musicista piauiense Gislene Danielle e suas artes - canto, interpretação, docência." CAMINHOS DA EDUCAÇÃO: diálogos, culturas e diversidades 3, no. 1 (2021): 4–18. http://dx.doi.org/10.26694/caedu.v3i1.12348.

Full text
Abstract:
Esse trabalho dedica-se a narrar o percurso formativo da musicista negra Gislene Danielle e pretende contribuir com a História da Educação Musical. Procura-se registrar as influências da música e do teatro na vida da cantora, sua trajetória acadêmica, tanto quanto de que maneiras chegou à docência. As perguntas mobilizadoras deste ensaio foram: Como a artista foi apresentada aos estudos de música? Por que a professora decidiu estudar teatro? Quando e como se tornou docente? A partir da articulação entre minhas memórias e da artista, juntamente com as respostas obtidas em entrevistas concedidas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Govari, Caroline, Eloy Santos Vieira, and Rafaela Tabasnik. "FÃ OU HATER? UMA APROXIMAÇÃO ENTRE OS ESTUDOS DE FÃS E A CULTURA DO CANCELAMENTO." Brazilian Creative Industries Journal 4, no. 1 (2024): 155–84. http://dx.doi.org/10.25112/bcij.v4i1.3731.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende articular os Estudos de Fãs e a Cultura do Cancelamento a partir de um estudo de caso específico. Para isso, realizamos uma revisão teórica baseada nos Estudos de Fãs a partir de Jenkins (1992), e o conectamos com o que Chiou (2021) elucida sobre a Cultura do Cancelamento. Metodologicamente, amparados por Hooks (2020), criamos uma linha do tempo para fazer uma análise de um episódio de cancelamento protagonizado pela cantora Pitty, no site de rede social X (antigo Twitter), em dezembro de 2023, depois de internautas interpretarem sua postagem como uma crítica direcionada à
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Skalny, Marcin. "Intuicyjne koncepcje kontinuum." Humanistyka i Przyrodoznawstwo, no. 22 (August 18, 2018): 307–20. http://dx.doi.org/10.31648/hip.396.

Full text
Abstract:
W artykule autor rozważa koncepcje kontinuum oparte na intuicji stworzone przez Giusseppe Veronesa, Paula du Bois-Reymond, Franza Brentano, Charlesa Sandersa Peirca i Henriego Poincarego w odpowiedzi na idee arytmetycznego kontinuum Richarda Dedekinda i Georga Cantora. Stara się znaleźć wspólny czynnik, który łączy pojęcia intuicyjnego kontinuum użyte przez wspomnianych matematyków i filozofów.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!