Academic literature on the topic 'Capela de São Miguel Arcanjo (SP)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Capela de São Miguel Arcanjo (SP).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Capela de São Miguel Arcanjo (SP)"

1

Montanari, Thais Cristina. "A decoração da Capela de São Miguel Arcanjo em São Miguel Paulista (SP)." Estudos Avançados 35, no. 102 (August 2021): 247–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35102.015.

Full text
Abstract:
RESUMO A Capela de São Miguel Arcanjo, localizada na zona leste da cidade de São Paulo, apesar de reconhecida por sua peculiar arquitetura em taipa de pilão, teve sua decoração sempre tratada de forma secundária. Em 2007, tal questão passou a ganhar maior destaque em razão das pinturas parietais descobertas durantes os trabalhos de restauro então realizados. A urgência de estudar essas pinturas para orientar um plano de conservação e preservação, contudo, resultou em estudos pouco aprofundados, privilegiando uma visão formalista e eurocêntrica das artes produzidas durante o período colonial. Desse modo, o presente artigo, que se apresenta como um recorte da dissertação de mestrado da autora, busca apresentar uma abordagem não eurocêntrica ao analisar as diversas trocas culturais ocorridas naquele contexto histórico-cultural local e global, ao se basear em documentação primária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida-Junior, Geraldo, Danilo Harudy Kamonseki, and Sandro Rostelato-Ferreira. "Perfil de automedicação no município de São Miguel Arcanjo/ SP." Espaço para a Saúde - Revista de Saúde Pública do Paraná 17, no. 2 (December 29, 2016): 93. http://dx.doi.org/10.22421/1517-7130.2016v17n2p93.

Full text
Abstract:
A automedicação é um fenômeno potencialmente nocivo à saúde individual e coletiva, e a adoção inadequada desta prática pode ocasionar danos à saúde do paciente. O objetivo do trabalho foi caracterizar o perfil do usuário de medicamentos praticantes de automedicação no município de São Miguel Arcanjo, estado de São Paulo. Foi elaborado um questionário e aplicado em dois estabelecimentos de saúde do município entre os períodos de junho a agosto de 2015. Os resultados obtidos foram: 292 pessoas (75,06%) da população entrevistada usaram medicamentos sem prescrição médica, predominando o sexo feminino (54,46%). O nível escolar dos sujeitos do estudo (49,31%) corresponde ao ensino fundamental e a classe dos medicamentos mais consumidos foram os medicamentos isentos de prescrições (22,94%), seguido de anti-inflamatórios não esteroidais (18,49%). Conclui-se que no município de São Miguel Arcanjo/SP há uma alta prevalência de automedicação pela população, predominada por mulheres, destacando os medicamentos isentos de prescrições acompanhados pelos anti-inflamatórios não esteroidais, sendo influenciadas por familiares e não sob prescrição médica ou indicação por um profissional habilitado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lourenção, André Luiz, Fernando Picarelli Martins, and Luiz Carlos Mollo Alarcon. "Ocorrência de Eurhizococcus brasiliensis (Hempel) (homoptera: margarodidae) em videira no município de Louveira, Estado de São Paulo." Bragantia 48, no. 2 (1989): 205–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87051989000200005.

Full text
Abstract:
Em 1986, em inspeção em vinhedos no município de Louveira, SP, foi observado definhamento acentuado de plantas em uma quadra de uma propriedade no Bairro de Abadia. Plantas do mesmo vinhedo, mas de outros talhões e de outras propriedades, não apresentava o problema. O exame do sistema radicular de plantas da quadra em questão revelou a presença de Eurhizococcus brasiliensis (Hempel) (Homoptera: Margarodidae) em alta infestação. Conhecida também como pérola-da-terra ou margarodes, é praga muito nociva à videira e de difícil controle. Sua ocorrência no Estado de São Paulo infestando raízes de videira restringia-se aos municípios de São Miguel Arcanjo e Guareí, acrescentando-se, agora, Louveira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ribeiro, Elidia Vicentina de Jesus, and Petula Ramanauskas Santorum e. Silva. "Conselho municipal de educação de São Miguel Arcanjo/SP: qualidade, gestão democrática e participação na percepção dos conselheiros." Laplage em Revista 4, no. 3 (December 23, 2018): 90. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201843554p.90-107.

Full text
Abstract:
Este estudo teve o objetivo de analisar a percepção dos conselheiros do Conselho Municipal de Educação de São Miguel Arcanjo/SP (C.M.E.S.M.A.) quanto à concepção de qualidade, gestão democrática e participação, no âmbito das atribuições desse órgão colegiado e os principais instrumentos e estratégias utilizados para a sua consecução. A metodologia utilizada centrou-se na abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 6 conselheiros em seções previamente agendadas. As entrevistas foram registradas em texto, transcritas e tabuladas. Na percepção dos conselheiros os eixos de qualidade, gestão democrática e participação solicitam consciência e ação não somente para inferir na educação socialmente referenciada e em suas estratégias e mecanismos predominantes, mas para consolidar um projeto de sociedade que constrói de forma consciente seu tempo e história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Terra, Maurilo Monteiro, Ivan Ferdinando Gergoletti, Erasmo José Paioli Pires, Renato Vasconcelos Botelho, Wagner Rodrigues dos Santos, and Marco Antonio Tecchio. "Avaliação do estado nutricional da videira 'Itália' na região de São Miguel Arcanjo-SP, utilizando o sistema integrado de diagnose e recomendação." Revista Brasileira de Fruticultura 29, no. 3 (2007): 710–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452007000300055.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de avaliar o estado nutricional da videira cultivar Itália na região de São Miguel Arcanjo, Estado de São Paulo, Brasil, utilizando o Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS), foram selecionados 20 vinhedos em produção, com práticas culturais semelhantes. Amostras de limbo e pecíolo foram coletadas em três estádios de desenvolvimento da videira: florescimento, frutos entre ervilha e meia-baga, e início de maturação dos frutos. As amostras de limbo e pecíolo foram analisadas para macronutrientes. A população de referência usada no cálculo das normas DRIS foi à dos vinhedos com produtividade média entre 20,70 e 36,30t/ha. O Índice de Balanço Nutricional (IBN) e a seqüência de deficiência a excesso dos nutrientes foram calculadas para cada vinhedo, nas três épocas de amostragem, para limbo e pecíolo. Nessa avaliação, concluiu-se que o DRIS se mostrou um bom método para avaliação do estado nutricional da videira 'Itália'. De vinte vinhedos avaliados, onze foram considerados em equilíbrio nutricional. Correlações entre IBN e produtividade indicaram que o melhor órgão foi o limbo, e o florescimento a melhor época de amostragem. O DRIS permitiu determinar os vinhedos que, em geral, apresentavam deficiência de fósforo, potássio e magnésio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Botelho, Renato Vasconcelos, Erasmo José Paioli Pires, and Maurilo Monteiro Terra. "Efeitos do cycocel na fertilidade de gemas e no crescimento dos ramos de videiras cv Itália (Vitis vinifera L.)." Revista Brasileira de Fruticultura 26, no. 1 (April 2004): 78–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452004000100021.

Full text
Abstract:
A baixa fertilidade de gemas tem sido um dos fatores limitantes da produção em vinhedos do Estado de São Paulo, estando este problema relacionado, em muitos casos, ao excesso de vigor das plantas. Neste contexto, um experimento foi conduzido em vinhedo comercial da cultivar de uva de mesa Itália, localizado no município de São Miguel Arcanjo (SP). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com 6 tratamentos e 4 repetições. Os ramos foram pulverizados com soluções de cycocel, nas doses de 0; 500; 1.000; 1.500; 2.000 e 2.500 mg.L-1, 60 dias após a poda. As variáveis avaliadas foram: porcentagem de gemas férteis, distribuição das gemas férteis por setor do ramo, porcentagem de gemas mortas, peso, comprimento e diâmetro de entrenós. Aplicações de cycocel aumentaram linearmente a porcentagem de gemas férteis e a proporção de gemas férteis entre a 1ª e a 5ª gema basal. Além disso, este retardador de crescimento reduziu a porcentagem de gemas mortas e o peso dos entrenós, apresentando efeito quadrático para estas variáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rocha Reis, Dinaíza Abadia, Karina De Oliveira Brandão, Lurdes Foresti de Almeida Toledo, Rubens Pazza, and Karine Frehner Kavalco. "Análise citogenética de três espécies de Hypostomus (Loricariidae: Hypostominae) da bacia do rio Paraná." Evolução e Conservação da Biodiversidade 4, no. 2 (December 1, 2013): 50. http://dx.doi.org/10.7902/4issecbvol2.2013n60.

Full text
Abstract:
<p>Peixes do gênero <em>Hypostomus</em>, popularmente conhecidos como cascudos, são amplamente distribuídos nos rios brasileiros. Neste trabalho foram analisados os complementos cromossômicos de indivíduos de três espécies de <em>Hypostomus</em> da bacia do rio Paraná. <em>Hypostomus margaritifer</em> apresentou 2n = 72, oito blocos de heterocromatina; quatro sítios de Ag-RONs, quatro marcações GC-ricas e ausência de sítios AT-ricos. <em>Hypostomus </em>sp. 1 de São Miguel Arcanjo apresentou 2n = 72, seis blocos heterocromáticos, Ag-RONs simples, dois blocos GC-ricos e dois blocos AT-ricos. <em>Hypostomus </em>sp. 2 de Angatuba apresentou 2n = 76, 12 blocos de heterocromatina, Ag-RONs simples, quatro blocos GC-ricos e bandas AT-ricas negativas. Apesar da semelhança com relação aos números diploides, estas espécies de <em>Hypostomus</em> apresentaram diferentes fórmulas cariotípicas e outras características cromossômicas contrastantes. É evidente a diversidade cariotípica em <em>Hypostomus</em> e análises de pequenos grupos de espécimes que ocorrem na distribuição das espécies nominais ajudam a elucidar a origem desta grande variação observada.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rocha Reis, Dinaíza Abadia, Karina De Oliveira Brandão, Lurdes Foresti de Almeida Toledo, Rubens Pazza, and Karine Frehner Kavalco. "Análise citogenética de três espécies de Hypostomus (Loricariidae: Hypostominae) da bacia do rio Paraná." Evolução e Conservação da Biodiversidade 4, no. 2 (December 1, 2013): 50. http://dx.doi.org/10.7902/ecb.v4i2.60.

Full text
Abstract:
<p>Peixes do gênero <em>Hypostomus</em>, popularmente conhecidos como cascudos, são amplamente distribuídos nos rios brasileiros. Neste trabalho foram analisados os complementos cromossômicos de indivíduos de três espécies de <em>Hypostomus</em> da bacia do rio Paraná. <em>Hypostomus margaritifer</em> apresentou 2n = 72, oito blocos de heterocromatina; quatro sítios de Ag-RONs, quatro marcações GC-ricas e ausência de sítios AT-ricos. <em>Hypostomus </em>sp. 1 de São Miguel Arcanjo apresentou 2n = 72, seis blocos heterocromáticos, Ag-RONs simples, dois blocos GC-ricos e dois blocos AT-ricos. <em>Hypostomus </em>sp. 2 de Angatuba apresentou 2n = 76, 12 blocos de heterocromatina, Ag-RONs simples, quatro blocos GC-ricos e bandas AT-ricas negativas. Apesar da semelhança com relação aos números diploides, estas espécies de <em>Hypostomus</em> apresentaram diferentes fórmulas cariotípicas e outras características cromossômicas contrastantes. É evidente a diversidade cariotípica em <em>Hypostomus</em> e análises de pequenos grupos de espécimes que ocorrem na distribuição das espécies nominais ajudam a elucidar a origem desta grande variação observada.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dedecek, Renato Antonio, and José Luiz Gava. "Influência da compactação do solo na produtividade da rebrota de eucalipto." Revista Árvore 29, no. 3 (June 2005): 383–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622005000300005.

Full text
Abstract:
Normalmente, as áreas de rebrota sofrem a influência das operações de colheita, aplicação de herbicidas, adubos e resíduos, que concorrem para a compactação do solo. Em solos de texturas diferentes em áreas da Cia. Suzano de Papel e Celulose, nos municípios de Itatinga, SP, e São Miguel Arcanjo, SP, foram selecionadas 30 linhas de plantio para determinação da produtividade de eucalipto (Eucalyptus grandis Hill ex Maiden) aos sete anos de idade, bem como atributos físico-hídricos do solo a 50 cm da linha de plantio. Foram obtidas amostras indeformadas de solo em três profundidades: 0 a 10, 10 a 20 e 20 a 30 cm; a resistência do solo foi obtida com penetrômetro - SC 60 - até 60 cm de profundidade. As linhas de eucaliptos foram separadas, segundo a intensidade de movimentação das máquinas de colheita, em corte, galhada e tráfego. A redução da produtividade do eucalipto chegou até dois terços, comparando-se linhas de tráfego intenso das máquinas e sem tráfego. A camada superficial do solo (0 a 10 cm) recuperou parcialmente a estrutura durante os sete anos. A compactação foi máxima na camada de 10 a 20 cm, no solo argiloso e na camada de 20 a 30 cm, no solo arenoso. Houve correlação negativa (r² = 0,86) entre a densidade global, na profundidade de 10 a 20 cm, e o volume de madeira das linhas de eucalipto no solo arenoso. No solo argiloso, essa correlação (r² = 0,77) negativa ocorreu na profundidade de 20 a 30 cm.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carbonari, C. A., E. D. Velini, J. R. M. Silva, S. R. P. Bentivenha, and E. N. Takahashi. "Eficácia da utilização de grânulos de argila como veículo para a aplicação aérea de sulfentrazone e isoxaflutole em área de implantação de eucalipto." Planta Daninha 28, no. 1 (2010): 207–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582010000100024.

Full text
Abstract:
Realizou-se um experimento em uma área de implantação da cultura do eucalipto no município de São Miguel Arcanjo-SP, com o objetivo de avaliar a eficácia da aplicação aérea de grânulos de argila como veículo dos herbicidas sulfentrazone e isoxaflutole, no controle de plantas daninhas. Foi realizada aplicação aérea dos herbicidas sulfentrazone, nas doses de 500 e 750 g i.a. ha-1, e isoxaflutole, nas doses de 150 e 225 g i.a. ha-1, utilizando-se como veículo grânulos de argila com densidade de 1,05 g cm ³, alta capacidade de absorção (24 mL 100 g-1), alta resistência ao desgaste e tamanho das partículas entre 500 mícrons e 1 mm. Também foram feitas aplicações via líquida dos mesmos herbicidas e doses com um pulverizador convencional, acoplado a um trator. Além desses tratamentos, foi mantida uma parcela testemunha, sem aplicação dos herbicidas. Nas parcelas experimentais foram semeadas as espécies de plantas daninhas Brachiaria decumbens, Ipomoea grandifolia, Merremia cissoides e Panicum maximum, sendo realizadas avaliações visuais de controle aos 75 e 110 dias após a aplicação. Em geral, foram observados, nas plantas daninhas avaliadas, resultados de controle semelhantes ou superiores para a aplicação aérea (via grânulos) até 75 DAA e superiores para essa modalidade de aplicação aos 110 DAA, indicando uma extensão no período do efeito do residual dos herbicidas estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Capela de São Miguel Arcanjo (SP)"

1

Morais, Isabel Rodrigues de. "São Miguel Paulista Capela de São Miguel Arcanjo interfaces das memórias do patrimônio cultural." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13033.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T19:31:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Isabel Rodrigues de Morais.pdf: 6167943 bytes, checksum: edbf4b483f85654ba6e2a4543c4fc514 (MD5) Previous issue date: 2007-11-12
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
In this research, I long to reflect about São Miguel Paulista district and its everyday happenings, especially those related to the presence of São Miguel Arcanjo chapel. This religious temple is considered one of the oldest of its type in the city of São Paulo, that preserves its original state. The São Miguel Paulista district, located in east side of town, was, in the early years of colony settlement, an indigenous site called Ururaí. The district occupation process is, therefore, linked to the foundation of São Paulo city, due to being a strategically well located place, favorable to Christian faith consolidation on Piratininga plateau, being for that, necessary the construction of a Chapel that would serve as an agglutination point for these Indians. The objective of this research is to analyze the social dynamism that were established and are still established around this cultural heritage and the actions that make possible its preservation, focusing especially the timing that comprehend the registration as listed building and the first restoration made by IPHAN (1939) and the registration as listed building made by Condephaat (1974), until the present days. Thus, public power actions were analyzed, mainly, those related to the registrations as listed building, restoration, and measures aimed to its protection and, yet, the participation of social individuals that interact with this heritage and that have experienced and still experience this moments and that have actions directed towards its preservation. On this way, I pursue to recognize the São Miguel Arcanjo Chapel as part of a social experience that involve interests and relations of power that give different meanings to this patrimony, analyzing the stress of those that perceive it as a heritage and fight for its preservation and, on the other hand, of those who see it as an old thing and, therefore, non-aligned with the progress . Served as source of research the documents produced by official government agencies and oral testimony of people having relations with the Chapel and São Miguel district, as well as the different outputs of these individuals, pursuing to understand the historical role of this cultural heritage
Nesta pesquisa, procuro refletir sobre o bairro de São Miguel Paulista e o seu cotidiano, especialmente ligado à presença da Capela de São Miguel Arcanjo. Este templo religioso é considerado um dos exemplares mais antigos da cidade de São Paulo, que conserva sua originalidade. O bairro de São Miguel Paulista, situado na zona leste da cidade, foi nos primeiros anos de sua colonização um aldeamento indígena chamado Ururaí. O processo de ocupação do bairro está, portanto, ligado à fundação da cidade de São Paulo, por ser um local estrategicamente situado, favorável à efetivação da fé cristã no Planalto Piratininga, tendo sido para isso, necessária a construção de uma Capela que serviria de ponto de aglutinação desses índios. O objetivo da pesquisa é analisar as dinâmicas sociais que se estabeleceram e se estabelecem em torno desse bem cultural e as ações que viabilizam sua preservação, enfocando especialmente os períodos que compreendem o tombamento e primeira restauração pelo IPHAN (1939) e tombamento pelo Condephaat (1974), até os dias atuais. Assim, foram analisadas as ações do poder público, principalmente as relativas aos tombamentos, restauração e medidas que visam sua proteção e, ainda, a participação ativa dos sujeitos sociais que se relacionam com esse bem e que vivenciaram e vivenciam esses momentos e que têm ações voltadas para sua preservação. Busco perceber a Capela de São Miguel Arcanjo como parte de uma experiência social que envolve interesses e relações de poder que dão significados diferentes a esse patrimônio, trabalhando as tensões daqueles que a significam como patrimônio do passado e lutam pela sua preservação e, por vezes, daqueles que a vêem como coisa velha e, portanto, não afinada com o progresso . Serviram como fonte de pesquisa os documentos produzidos pelos órgãos oficiais e os depoimentos orais de pessoas relacionadas à capela e ao bairro de São Miguel Paulista, bem como as diferentes produções desses sujeitos. Da interlocução destas ações e produções procuro entender o sentido histórico deste patrimônio cultural
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Tania Cristina Bordon Mioto. "Capela de São Miguel Paulista: o projeto de intervenção como ferramenta de entendimento das novas linguagens do patrimônio." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/289.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:21:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tania Cristina Bordon Miotto.pdf: 14092663 bytes, checksum: 3c34d7165d854ef70caf725a625be014 (MD5) Previous issue date: 2011-04-11
This paper seeks to understand and summarize the design methodology of restoration of the Chapel of St. Michael in São Paulo, in order to understand the attitudes of intervention that allowed her to reintegrate the community and know the procedures crucial in this new qualification. Since the goal we intend to investigate this situation that gave it importance, and list the shares of the pioneering phase of IPHAN with the current intervention. At this stage it must be demonstrated that preliminary steps and executive ended up happening simultaneously, with the working methods of empiricism, visible in the unfinished documentary research, the fragile oral records, in the absence of technicians and laboratories and also by the lack of previous experience. From the effects of history on the identity of the Monument, with interest in the outcome - in light of existing documents - we aim to understand the connections of greater importance that collaborated to develop the theme of heritage. Confronted the contents of the letters to property, attempted to understand how, in the reality of implementation, the spatial, historical and aesthetic stand out in the intervention process. Also on opposing sides of the theories of restoration, important in relation to pipelines and showing that the title of heritage makes us aware of the facts and aware of the attitudes and their consequences
Este trabalho busca conhecer e sumarizar a metodologia de projeto de restauro da Capela de São Miguel Arcanjo, em São Paulo, no propósito de entender os posicionamentos de intervenção que possibilitaram reintegrá-la à comunidade, bem como conhecer os procedimentos determinantes nesta nova qualificação. Como o objetivo pretende-se investigar esta situação que lhe conferiu importância e relacionar as ações da fase pioneira do IPHAN com as da intervenção atual. Nesta etapa deve-se demonstrar que etapas preliminares e executivas acabavam acontecendo simultaneamente, com empirismo de métodos de trabalho, visíveis nas inacabadas pesquisas documentais, nos frágeis registros orais, na ausência de técnicos e laboratórios e, ainda, pela falta de experiência anterior. A partir dos efeitos da história na identidade do Monumento, com interesse nos resultados - à luz dos documentos existentes nos propomos a entender as conexões de maior relevância que colaboraram para desenvolver o tema do patrimônio. Confrontados os conteúdos das cartas patrimoniais, tentou-se entender como, na realidade de execução, as características espaciais, históricas e estéticas se destacam no processo de intervenção. Também se polemizou acerca das teorias de restauro, fundamentais em relação às condutas e mostrando que o título de patrimônio nos torna conscientes dos fatos e cientes sobre as atitudes e suas conseqüências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography