Academic literature on the topic 'Captura de áudio'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Captura de áudio.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Captura de áudio"

1

Guedes, Caio Marcelo Campoy, Danilo Assis Nobre dos Santos Silva, and Guido Lemos Souza Filho. "Transmissão de Áudio em Tempo Real sobre Redes Wireless IEEE 802.11 com Foco em Acessibilidade para o Cinema Digital." Comunicações em Informática 5, no. 1 (July 13, 2021): 18–21. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2021v5n1.57139.

Full text
Abstract:
A transmissão de reforço de áudio acessível em salas de cinema é um exemplo em que o envio de conteúdo em tempo real é um fator limitante. Nessa aplicação, é desejável que o retardo entre a captura e exibição do áudio mantenha-se abaixo de um limiar de 40 ms. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma solução capaz de transmitir áudio em tempo real sobre redes Wi-Fi entre um servidor e múltiplos clientes. Almejando o máximo de resiliência, a solução faz uso de Forward Error Correction e redundância temporal para mitigar os efeitos indesejáveis. Por fim, ainda é proposto um novo algoritmo adaptativo que busca ajustar o buffer de playback com o propósito de atenuar o jitter da rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Claudio Marcio Amaral de Oliveira, Alexandra Maria Vieira Monteiro, Érica Barreiros Ribeiro, Silvia Maya Portugal, Leandro Sodré Xavier da Silva, and Mário João Junior. "Videoconferências: sistematização e experiências em telemedicina." Radiologia Brasileira 40, no. 5 (October 2007): 341–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842007000500012.

Full text
Abstract:
A telemedicina é definida como a troca de informações utilizando tecnologia de informação e de comunicação em saúde e a distância. Entre as diversas modalidades da telemedicina incluem-se as videoconferências, que permitem a integração em tempo real, recebendo e enviando áudio e vídeo de alta qualidade entre pontos distantes geograficamente. O objetivo deste trabalho é descrever, de maneira simplificada, os sistemas de videoconferências, destacando-se suas aplicações no contexto da telemedicina. Para a realização de videoconferências são necessários equipamentos que façam captura e reprodução de áudio e vídeo, e que tenham possibilidade de conexão com equipamentos similares, como microcomputadores e equipamentos dedicados. Os tipos de conexão para uma videoconferência são: via ISDN (integrated services digital network) ou via IP (internet protocol). A qualidade do áudio e do vídeo e a velocidade são críticas para o sucesso da videoconferência. Experiências internacionais na utilização de equipamentos de videoconferência, inclusive na radiologia e diagnóstico por imagem, já são uma realidade. No Brasil, relatos mostram iniciativas isoladas de telemedicina, em sua maioria incluindo redes universitárias. A videoconferência representa uma excelente ferramenta para a capacitação e atualização do profissional médico, além de proporcionar grande impacto nos custos do atendimento à população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Assis, Alexandre Rodrigues de, Marcos Paulo Henrique, and Marcelo Almeida Bairral. "GRAVAÇÕES DE TELAS: CAPTURA DE TOQUES REALIZADOS POR ALUNOS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS." Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática 2, no. 1 (August 5, 2020): 19–32. http://dx.doi.org/10.36661/2596-318x.2020v2n1.11533.

Full text
Abstract:
Este artigo ilustra como o vídeo gerado por meio da captura de toques em telas pode auxiliar em análises relacionadas à manipulações e raciocínios de discentes da educação básica na resolução de tarefas de geometria. Duas situações de ensino, recortes de pesquisas com características de Design Experiment realizadas com alunos da Educação Básica, são apresentadas como forma de elucidar a utilização dos aplicativos AZ Screen Recorder e Screen Recorder Pro na produção dos dados. A primeira, com o AZ Screen Recorder, destaca as ações e interações dos sujeitos no aprendizado de conceitos relacionados ao estudo de retas e ângulos com o uso do GeoGebra aplicativo em smartphones. O Screen Recorder Pro foi utilizado em tablets para identificar e analisar como alunos realizam toques em telas na resolução de tarefas utilizando as transformações isométricas no plano com o Construtor Geométrico. As telagravações permitiram (re)visitar toques dos estudantes a partir de gravações em duas fontes simultâneas (áudio e interações em tela) utilizando o mesmo aplicativo. As análises apontam que as telagravações viabilizaram identificar interações em telas, que contribuíram para rastrear processos de aprendizagem e para reformular o planejamento do cenário da investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Schmitz, Elieser Xisto da Silva, and Susana Cristian dos Reis. "Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da universidade." ETD - Educação Temática Digital 20, no. 1 (January 15, 2018): 153. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v20i1.8648110.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta resultados da investigação da aproximação conceitual teórico-prática entre a abordagem da sala de aula invertida e os saberes e fazeres de docentes da universidade, mediante a disponibilização de material didático instrucional. O estudo descritivo e exploratório, de natureza quali-quantitativa, descreve o grau de familiaridade com a temática e as necessidades de formação identificadas pelos participantes, que ocorreu por meio da aplicação de Teste Conceitual (TC) e de questionário. Os resultados apontam compreensão dos conceitos apresentados, identificação de aspectos de inversão da sala de aula de forma parcial nas práticas docentes, embora a estratégia não fosse conhecida pela maioria. Além disso, o levantamento de necessidades identificou interesse por formação na área de metodologias ativas de aprendizagem e ensino híbrido. Para aplicação da sala de aula invertida, os métodos que despertaram maior interesse foram o Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida) e o Peer Intruction (Instrução por Pares). Já em termos de tecnologias, houve destaque para a lousa digital interativa e para softwares de edição de áudio/vídeo e de captura de tela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Spadotto, André Augusto, Ana Rita Gatto, Paula Cristina Cola, Roberta Gonçalves da Silva, Arthur Oscar Schelp, Danielle Ramos Domenis, and Roberto Oliveira Dantas. "Componentes do sinal acústico da deglutição: estudo preliminar." Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 24, no. 3 (2012): 218–22. http://dx.doi.org/10.1590/s2179-64912012000300006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar os componentes do sinal acústico da deglutição com o auxílio de software específico. MÉTODOS: Foram avaliados 14 indivíduos saudáveis com idades variando entre 20 e 50 anos (média de 31±10 anos). A coleta de dados consistiu da captura simultânea do áudio da deglutição, por meio de um microfone, associado ao registro da imagem videofluoroscópica da deglutição. A identificação dos componentes de som e a quantificação dos tempos foram analisados posteriormente com o auxílio de software específico que possibilitou a análise simultânea entre a onda acústica e a imagem videofluoroscópica. RESULTADOS: Foram identificados três componentes de som (burst) na maioria das deglutições avaliadas. O primeiro burst apresentou tempo médio de 87,3 milissegundos (ms) para água e 78,2 para substância pastosa. O segundo burst retornou um tempo médio de 112,9 ms para água e 85,5 para consistência pastosa. O intervalo médio entre o primeiro e segundo burst foi 82,1 ms (água) e 95,3 ms (consistência pastosa), e entre o segundo e terceiro foi 339,8 ms e 322,0 ms, respectivamente para água e consistência pastosa. CONCLUSÃO: O software permitiu a visualização de três componentes do som durante a deglutição de indivíduos saudáveis e mostrou que o sinal da deglutição em indivíduos normais é altamente variável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Swarowsky, Rafael, and Valmir Heckler. "UM PIANO PERCUSSIVO COM TUBOS DE PVC." Arquivos do Mudi 24, no. 3 (November 30, 2020): 51–62. http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v24i3.55246.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma atividade experimental relacionando os temas da Física e da Música através da construção, exposição interativa e coleta de dados com um piano percussivo. O experimento foi construído e exposto com a interação do público da 46ª Feira do Livro da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), realizada na praia do Cassino, na cidade do Rio Grande- RS, espaço informal de ensino em que as informações da análise do estudo foram coletadas. Os materiais utilizados na construção do Piano, enquanto experimento, são materiais simples e de fácil acesso, como por exemplo madeiras e tubos de PVC. Também foram utilizadas tecnologias digitais e de softwares para melhorar o desempenho de nossa prática. Utilizou-se microfones, placa de áudio, computadores e caixas de som para amplificar o volume do nosso instrumento musical. O desenvolvimento de registros aconteceu com auxílio de celular e capturas via placa de som do computador. A experiência propiciada pelas interações dos participantes que eram crianças, jovens e adultos, entre estes um público de pessoas com experiência na Música fez emergir o diálogo com conceitos da Música e da Física. A atividade proporcionou uma troca de conhecimentos entre professores de áreas das Ciências da Natureza, com professores de diferentes áreas e músicos que tornaram a experiência enriquecedora e inspiradora de continuação do projeto. Entre os resultados do estudo estão os registros das etapas de construção do Piano, coleta e a análise dos sons, notas musicais obtidas no experimento e com auxílio de software.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Machado, Mateus Augusto De Oliveira, Rodney Rodrigo de Souza, and Siomara Aparecida da Silva. "Esportes de raquete, divulgação e infraestrutura: influências sobre a prática." Caderno de Educação Física e Esporte 17, no. 2 (October 6, 2019): 177–83. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p177.

Full text
Abstract:
Introdução: A prática dos esportes em Ouro Preto (MG) está centrada no “quarteto fantástico” que se caracterizam pelos esportes coletivos mais praticados deixando uma lacuna nas experiências motoras advindas de outras modalidades. Objetivo: Descrever as características relacionadas aos esportes de raquete e assim identificar as características que motivam sua prática esportiva após a fase escolar. Métodos: Este estudo apresenta-se sobre o caráter qualitativo descritivo. Utilizando de um corte ex-post-facto. Entrevistas utilizando um roteiro desenvolvido para este trabalho foram feitas em uma escola estadual e em um clube da cidade, com áudio captado. Resultados: Das respostas dos entrevistados emergiram as categorias de análise: “Quase nada, pela televisão com jogos olímpicos a gente consegue ver os esportes com raquete”. “Ping-pong, tênis, tem aquele com a peteca (badminton)”. Categoria (1) conhecimento. Conclusão: Foi visto com esta pesquisa que a prática dos esportes de raquete sofre influência de vários fatores como a falta de conhecimento das modalidades, motivação, divulgação das modalidades, entre outras, porém apesar disto foi visto que a cidade oferece suporte para o trabalho de algumas das modalidades de raquete e que existe uma população que apresenta interesse de praticar essas modalidades. ABSTRACT. Racket sports, motivation, spreading and infrastructure: influences on practice. Background: The practice of sports in Ouro Preto (MG) is centered in the "fantastic quartet" that are characterized by the most practiced collective sports leaving a gap in the motor experiences coming from other modalities. Objective: To describe the characteristics related to racket sports and thus identify the characteristics that motivate their sports practice after the school stage. Methods: This study presents the qualitative descriptive character. Using an ex-post-facto cut. In a state school and a city club interviews were made using a script developed for this work, with audio captured. Results: From the interviewees' answers came the categories of analysis: "Almost nothing, by television with Olympic games we can see sports with racket." "Ping-pong, tennis, there's the one with the shuttlecock (badminton). "Category (1) knowledge. Conclusion: It was seen with this research that the practice of racket sports is influenced by several factors such as lack of knowledge of the modalities, motivation, dissemination of modalities, among others, however despite this it was seen that the city supports the work of some of the and that there is a population that shows an interest in practicing these modalities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Henrique, Marcos Paulo, and Marcelo Almeida Bairral. "Retas que se cortam e dedos que se movem com dispositivos de geometria dinâmicaStraight lines that intersect each other and fingers that move with dynamic geometry devices." Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 21, no. 1 (April 29, 2019). http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p197-216.

Full text
Abstract:
Aqui se apresentam contribuições e desafios de duas tarefas com discentes do 8.º ano do Ensino Fundamental, dentro de uma pesquisa sobre o aprendizado de retas paralelas cortadas por uma transversal no GeoGebra, com manipulações na tela dos smartphones dos estudantes. Os dados resultaram de gravação em áudio e vídeo; captura de telas do dispositivo, registros escritos e diário do pesquisador. Os estudantes ampliaram sua visão de propriedades e relações geométricas, e o uso de smartphones permitiu observar elementos articulados à exploração e à manipulação das retas construídas. A tela pequena do smartphone dificultou a visualização de propriedades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pontarolo, Edilson, Leila Maria Araújo Santos, Luis Fernando Maximo, José Valdeni de Lima, and Rosa Maria Vicari. "Hiperdocumento Didático sobre o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos." RENOTE 3, no. 1 (June 16, 2005). http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.13851.

Full text
Abstract:
O acesso linear ao grande volume de informações sobre o Sistema Brasileirode Classificação de Solos afeta negativamente a motivação dos alunos de ciência dosolo. Este trabalho descreve a modelagem de uma aplicação computacional organizadapara capturar uma abordagem didática do tema. A solução modelada consiste de umhiperdocumento que agrega informações estruturadas e conteúdo hipermídia (texto,hipertexto, imagens, áudio e vídeo) sobre o processo de classificação de solos. Umprotótipo da aplicação foi implementado e disponibilizado na Internet, baseadointeiramente em ferramentas de software de acesso gratuito. Entretanto, sua validaçãopor alunos de ciência do solo não foi possível até o momento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Captura de áudio"

1

Tiago, Tavares Madeira Frederico. "O uso de captchas de áudio no combate ao spam em telefonia IP." Universidade Federal de Pernambuco, 2011. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2676.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T16:00:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo6087_1.pdf: 1872863 bytes, checksum: 5421c048c3358bc43e4f5ae9a04428fc (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2011
Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas, e é hoje considerado um dos maiores problemas enfrentados na Internet. Com o aumento da disponibilização de banda larga, popularização de tecnologias de internet e o aumento da utilização e disponibilização de soluções baseadas em VoIP (Voice over IP), é esperado que um problema semelhante passe a afetar esta nova área. Esta ameaça é conhecida por SPIT (SPAM over Internet Telephony) e é definida como geração automatizada de chamadas não solicitadas utilizando como transporte o IP através do VoIP ao invés das tradicionais linhas telefônicas. O potencial do SPIT em reduzir a produtividade é muito maior do que a do SPAM, porque no SPIT a utilização de tempo de uma pessoa já é contabilizada a partir do momento em que o telefone começa a tocar. Podemos acrescentar que o SPIT não consiste apenas no incômodo a um usuário, quando aplicado contra uma rede, pois pode consumir seus recursos dificultando ou ainda inviabilizar a utilização dos recursos da rede. As características do SPIT são diferentes do SPAM, portanto não podemos aplicar as mesmas técnicas usadas no SPAM em ataques do tipo SPIT. Propomos neste trabalho uma ferramenta para identificar e proteger uma rede VoIP contra ataques de SPIT. Como visto em outros tipos de ameaças a redes de dados, a utilização de um único método não é suficiente para garantir a proteção e identificação dos ataques. Portanto, na nossa abordagem, a ferramenta desenvolvida faz uso de Testes Reversos de Turing formatados em um CAPTCHA no formato de uma mensagem de áudio, com o objetivo de identificar se a chamada é ou não um SPIT. Essa técnica é aplicada em conjunto com outras técnicas descritas ao longo do texto. Desta forma, é composta uma ferramenta de prevenção e identificação com a finalidade de garantir uma melhor proteção contra ataques de SPIT, em redes baseadas em VoIP
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Rui Miguel da Silva. "Criação de uma ferramenta para geração de impressões digitais de áudio." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10400.6/10047.

Full text
Abstract:
A utilização de aplicações com o intuito de realizar um reconhecimento de áudio tem crescido nos últimos tempos. Uma das aplicações mais reconhecidas, neste momento, é o Shazam que tem como objetivo o reconhecimento de músicas. Nesta é possível, ao realizar uma captura de áudio ficar-se a saber qual o nome da banda e da música em questão. Assim sendo, neste projeto são apresentados dois métodos capazes de construir um audio fingerprint e a sua classificação. Aqui, serão descritos todos os procedimentos realizados bem como realizada uma discussão dos testes e resultados obtidos pelo sistema desenvolvido. Está presente uma comparação relativamente ao desempenho observado pelos dois métodos desenvolvidos. Adicionalmente, é realizado um estudo relativo ao estado desta área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribeiro, Pedro Miguel Fernandes. "El Rupe : Suite 3.14." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/22823.

Full text
Abstract:
Este projeto consiste na gravação, mistura e masterização de um álbum do grupo El Rupe. Esta banda, constituída por três elementos, Rui Sousa (Teclados), Pedro Gonçalves (Bateria) e Samuel Coelho (Guitarra), conta com uma existência de 3 anos. Suite 3.14, nome do novo álbum, foi desenvolvido em três fases distintas: préprodução, produção e pós-produção. Todas elas focadas, única e exclusivamente, no áudio. As decisões artísticas relativas a composição e grafismos são de total responsabilidade da banda, por razões que se prendem com competência profissional atendendo à dimensão, meios e compromissos assumidos. Assim a minha posição em relação a este projeto é estritamente técnica, tendo existido, por vezes, alguma influencia e apoio à criação dos temas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Cyril. "Técnicas de gravação e reprodução de áudio tridimensional : história e perspectivas." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/10437/8794.

Full text
Abstract:
Orientação: Luís Cláudio Ribeiro ; co-orientação: Branko Neskov
Esta dissertação procura compreender as formas e evoluções da captação e reprodução de som desde o inicio do século XX. Neste percurso são importantes as práticas e usos da tecnologia que alteraram as formas de gravação e escuta em diferentes aspectos mediáticos. O tema escolhido, o surround, permitiu analisar as técnicas e motivos para uma evolução substancial na captação, edição e reprodução. Que motivos levaram à sua evolução? É curioso perceber que ainda antes da existência de som em sala, já existia alguém que teorizava como deveria ser esta distribuição. Ainda mais curioso é constatar que ao fim de todos estes anos de evolução teórica e tecnológica não constatamos grandes revoluções, grandes saltos tecnológicos, apercebemo-nos sim que esta construção assenta em pequenas e constantes evoluções, apanhando pelo caminho tecnologia e teorizações singulares. É com estas questões e respostas que nasce esta dissertação, começando pela origem do som estereofónico, até ao uso da tecnologia para sistemas de realidade virtual (VR).
This study looks to understand the ways and evolutions in the recording and sound playback since the beginning of the XX Century. In this way it’s important the uses and practices of the technology that changed the caption, edition and playback across different media. What lead to this evolution? It’s curious to know, to understand that before the existence of playback, there was someone who already studied how that could be achieved. Even more curious to see that at this point, with all the theoretical and technological evolution never have been big revolutions, big technological breakthroughs, we see small but continuous steps, collecting in the process singular technologies and studies. It is with these questions, with these answers that this thesis is all about, starting with the very beginning of stereophonic sound, until the new born sound technologies for VR systems.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Captura de áudio"

1

Mattesco, Lucas, and Caio De Abreu. "O Uso do Descritor HOG no Problema da Classificação de Cenas Acústicas sobre o Domínio Wavelet." In Escola Regional de Informática de Mato Grosso. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/eri-mt.2019.8618.

Full text
Abstract:
O problema de Classificação de Cenas Acústicas consiste em analisar e atribuir um rótulo semântico a uma determinada gravação de áudio, por meio de algoritmos, de forma a classificar o cenário acústico onde o sinal de áudio foi capturado de acordo com um número finito de classes. A aplicação do descritor Histograma de Gradientes Orientados (HOG), em conjunto com a análise Wavelet é o foco da nossa investigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography