Academic literature on the topic 'Carboidratos na nutrição humana'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Carboidratos na nutrição humana.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Carboidratos na nutrição humana"

1

Pinow, Ana Clara Silva, Josemara Silva Santos, Cristiane Lopes Mazzinghy, and Mildre Loraine Pinto. "Exigências nutricionais de cães filhotes: Revisão." Pubvet 15, no. 5 (May 2021): 1–9. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v15n05a802.1-9.

Full text
Abstract:
A nutrição possui grande importância para o crescimento e manutenção da saúde tanto humana como animal. As demandas nutricionais diárias dos animais são atendidas através de proteínas, carboidratos, lipídios e minerais, inseridos em dietas, com características específicas e variações conforme sua fase de vida para que haja desempenho corporal correto e manutenção diária. O objetivo do estudo consiste em realizar uma revisão sobre as principais exigências nutricionais de cães filhotes para acrescentar informações no âmbito da nutrição de pequenos animais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lancha Junior, Antonio Herbert. "Nutrição aplicada à atividade motora." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25, spe (December 2011): 45–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092011000500006.

Full text
Abstract:
A Nutrição aplicada a atividade motora se divide em quatro áreas do movimento humano, a saber: esporte, educação física, dança, recreação/lazer. Essa definição conceitual diferencia a população alvo da intervenção nutricional. O organismo humano sempre apresentou o movimento como parte de sua atividade cotidiana e selecionou evolutivamente os organismos mais econômicos. Em contrapartida por conta de demandas, sociais, financeiras dentre outras a vida moderna impôs o sedentarismo como padrão de comportamento motor que aliado ao padrão genético de economia resultaram nas doenças modernas como obesidade, diabetes, etc. Assim a sociedade institucionalizou o movimento humano criando manifestações distintas descritas acima e suas necessidades específicas passaram a ser de interesse acadêmico/cientifico. Nutricionalmente os estudos se concentram no balanço energético, na necessidade de carboidratos, proteínas, lipídios assim como dos micronutrientes e outros compostos biologicamente ativos. Estes estudos definem estas substancias sob critérios de essencialidade ou efeito ergogênico superior a capacidade fisiológica. O primeiro determina mudanças nas necessidades nutricionais e o segundo substâncias consideradas ilícitas. No presente momento grande parte da comunidade cientifica dedicada à nutrição aplicada à atividade motora, dirige sua vocação na tentativa de descobrir as necessidades específicas provocadas pela pratica regular da atividade motora permitindo seu exercício regular para que a mesma propicie os benefícios na manutenção da saúde de forma plena nas quatro áreas descritas acima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Scagliusi, Fernanda Baeza, and Antonio Herbert Lancha Júnior. "Subnotificação da ingestão energética na avaliação do consumo alimentar." Revista de Nutrição 16, no. 4 (December 2003): 471–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732003000400010.

Full text
Abstract:
Informações válidas sobre o consumo de energia e nutrientes são um pré-requisito em muitas pesquisas de nutrição humana, principalmente nos estudos epidemiológicos sobre dieta e saúde. Até o advento da água duplamente marcada, não era possível validar as avaliações do consumo energético de forma externa e independente. Este marcador demonstrou a existência de significativa subnotificação da ingestão energética. Esta pesquisa objetiva discutir os principais aspectos relacionados a tal fenômeno: prevalência, determinantes, especificidade de nutrientes e formas de controle. O sub-relato parece estar associado à obesidade e a características psicossociais, como a restrição dietética e o desejo de ajuste social. Todos os métodos de avaliação do consumo possuem erros inerentes, sendo portanto suscetíveis à sub ou superestimação (menos comum). O sub-relato demonstra atingir predominantemente alimentos específicos, ricos em lipídeos e carboidratos, o que insere grande viés nas inferências baseadas em levantamentos do consumo alimentar. Este artigo também discute como controlar tal erro e recomenda que as estimativas do consumo energético sejam confrontadas com o gasto energético, a fim de detectar a subnotificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nunes Ferreira, Luiz Eduardo, Julia Das Neves Rodrigues Ferreira, and Priscila Luiza Mello. "ALIMENTOS FUNCIONAIS NA CÁRIE DENTAL." RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405 1, no. 1 (July 2, 2021): e111. http://dx.doi.org/10.53612/recisatec.v1i1.1.

Full text
Abstract:
A cárie dental é uma doença multifatorial resultante da interação entre microrganismos, carboidratos ingeridos na dieta e a superfície dental, o que leva ao acúmulo de biofilme. A presença desses microrganismos promove a desmineralização do dente, podendo evoluir para abcessos além de causar dor e consequente comprometimento da qualidade de vida. No controle da cárie dental destaca-se o uso do flúor e clorexidina, porém muitos agentes naturais têm sido testados como alternativas, dentre os quais podemos destacar alguns alimentos funcionais, que além de promover a nutrição básica também propiciam benefícios a saúde. Pesquisas in vitro e in vivo utilizando frutas e seus metabólitos, além de outros componentes da alimentação humana como o chá, têm demonstrado importante potencial anti-cariogênico a ser explorado. Estes alimentos e seus metabólitos promovem benefícios a saúde oral agindo principalmente sobre a inibição do crescimento de bactérias cariogências, inibição da adesão bacteriana, redução da produção de açucares insolúveis e inibição das GTFs. Muitos destes efeitos exercidos sobre S. mutans e outras bactérias cariogênicas tem sido atribuído a presença de polifenóis e ácidos orgânicos. Todavia, apesar dos resultados promissores obtidos nas pesquisas laboratoriais, a transposição para humanos tem encontrado muita dificuldade. A complexidade do ambiente oral humano, a forma de preparação das soluções e o tempo de contato dos agentes anti-cariogêncios com biofilmes orais ainda são desafios a serem superados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Donaduzzi Rigo, Paula, Patrícia Schrippe, Flaviani Souto Bolzan Medeiros, and Andreas Dittmar Weise. "VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE UM PROJETO DE PRODUÇÃO DE ARROZ NA CIDADE DE AGUDO - RS." Engevista 17, no. 1 (October 17, 2014): 105. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v17i1.645.

Full text
Abstract:
O arroz é essencial para a nutrição humana, sendo que é fonte de carboidratos e proteínas. O Rio Grande do Sul conta com a maior produção de arroz irrigado do Brasil, dentro deste, a região da Quarta Colônia, região central do Estado, vem apresentando ao longo dos anos uma alta produtividade por hectare. Nesse contexto, o presente estudo objetiva analisar a viabilidade econômico-financeira de se produzir arroz, como pequeno e médio agricultor, na cidade de Agudo - RS. Para este objetivo é indispensável utilizar métodos que compõe o escopo da disciplina de Engenharia econômica: o método de Valor Presente Líquido (VPL) e o Tempo de retorno de investimento descontado (Payback descontado). Metodologicamente, o trabalho foi realizado por meio de um estudo de caso em uma propriedade localizada em Agudo, com acompanhamento da safra 2013/2014, como uma pesquisa quantitativa, do tipo descritiva no que se refere aos objetivos. Dessa maneira, os métodos aplicados resultaram na inviabilidade econômico-financeira de se produzir arroz, sendo que o Payback descontado em 25 anos ainda não apresentou retorno do investimento. Para somar à inviabilidade, o VPL calculado foi de – R$ 892.402,33. Entretanto, a produção de arroz é extremamente importante para todos os setores da sociedade, e com isso, se observam necessárias políticas públicas que garantam que a produção de arroz seja possível e segura
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Luiz, Leandro Da Conceição, Maria José Valenzuela Bell, and Virgílio De Carvalho Dos Anjos. "FT-NIR associado a método quimiométrico para discriminar resíduos de antimicrobianos e antiparasitário no leite." DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde 15 (December 7, 2020): e47945. http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2020.47945.

Full text
Abstract:
Introdução: O leite é um dos alimentos mais consumidos pelos seres humanos. Proteínas, vitaminas, gordura, carboidratos e sais minerais fazem parte de sua composição e desempenham importantes funções para a nutrição humana. A prática de adulteração no leite é antiga e ainda se faz presente nos dias de hoje em diversos países, inclusive no Brasil. A fim de obter lucro maior, alguns fornecedores costumam adicionar ao leite: água, amido, citrato, ureia, soda cáustica, cloreto de sódio, sacarose, soro do leite, melamina e outros componentes. No entanto, ainda há outro problema, o da contaminação do leite por medicamentos veterinários. Estes podem causar danos à saúde do consumidor e prejuízos para a produção de seus derivados. Objetivo: O presente trabalho propõe uma metodologia que permite detectar de maneira rápida a presença de resíduos de medicamentos veterinários em leites, dentro do limite máximo de resíduos de cada droga. Métodos: Fez-se o uso da espectroscopia no infravermelho próximo por transformada de Fourier associada à análise de componentes principais. A espectroscopia no infravermelho tem sido utilizada não somente para a autenticidade de laticínios, mas para determinar sua qualidade. Resultados: Conseguiu-se detectar resíduos de penicilina, oxitetraciclina e enrofloxacino, e também do antiparasitário ivermectina nas amostras de leites. Conclusão: A metodologia detectou de maneira rápida e precisa os resíduos das drogas analisadas, mesmo em concentrações muito baixas. Assim, é uma opção a outras existentes, já utilizadas para tal objetivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Saad, Flávia Maria de Oliveira Borges, and Janine França. "Alimentação natural para cães e gatos." Revista Brasileira de Zootecnia 39, suppl spe (July 2010): 52–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010001300007.

Full text
Abstract:
Um grande "recall" de alimentos PET ocorrido em 2007 nos Estados Unidos devido à contaminação fraudulenta por melamina, foi ponto chave para o interesse atual sobre novas alternativas alimentares para cães e gatos, a parte a rações comerciais convencionais. A procura por novidades no setor pet food, combinada com uma tendência permanente de humanização na indústria pet, acarreta aumento da procura por alimentos diferenciados para animais de estimação. Dentre os tipos de dietas alternativas encontram-se as dietas naturais, as orgânicas, entre outras. Entretanto, não existem orientações específicas para a fabricação e rotulagem de produtos que contenham carne crua, o que poderia ocasionar desequilíbrios e risco à saúde de proprietários que fornecem esse tipo de alimentação a seus animais de estimação. Por outro lado, os alimentos naturais podem ser constituídos por ingredientes destinados à alimentação humana, buscando uma aproximação da composição dos alimentos que os animais (cães e gatos) obtinham da natureza, com maior contribuição dos nutrientes, como proteína e lipídeos, a esses animais. Os efeitos que estes podem causar em animais de estimação são diversos, desde parâmetros relacionados ao surgimento de doenças, por afetarem o metabolismo de proteínas, carboidratos e/ou lipídeos, até fatores ligados à qualidade fecal e, mais além, na questão da segurança alimentar. Assim, os alimentos comerciais naturais são nichos de mercado potenciais e surgiram para atender a demanda de proprietários cada vez mais exigentes com relação à alimentação e nutrição de seus animais de companhia. Entretanto, é importante uma avaliação criteriosa e científica deste nicho de mercado, buscando estabelecer suas vantagens e desvantagens sob o ponto de vista nutricional e de segurança alimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Antonio Marcio Domingues, Beatriz Gonçalves Ribeiro, and Eliane de Abreu Soares. "Consumo de carboidratos e lipídios no desempenho em exercícios de ultra-resistência." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 7, no. 2 (April 2001): 67–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922001000200005.

Full text
Abstract:
A nutrição é uma importante ferramenta dentro da prática desportiva. Dentre as modalidades esportivas, a nutrição exerce uma grande influência nos chamados "esportes de desafio", que são as provas de ultra-resistência ou de longa duração. O custo energético de uma prova de ultra-resistência pode variar de 5.000 a 18.000kcal por dia. É amplamente aceito que o consumo de carboidratos antes e durante exercícios prolongados irá retardar o aparecimento da fadiga, poupando o glicogênio hepático e muscular e fornecendo glicose diretamente para os músculos em atividade. Recomenda-se que a dieta de atletas de ultra-resistência possua 70% ou mais, ou de 7 a 10 gramas por quilo de peso corporal de carboidratos. Porém, apesar da melhora apresentada com a nutrição bem planejada, alguns pesquisadores procuram desenvolver novas intervenções nutricionais, visando a melhora do rendimento, que continuam a ser estudadas, como a suplementação com lipídios, através do consumo de triglicerídeos de cadeia média (TCM) ou de dietas ricas em lipídios nos dias que antecedem a competição. Sendo assim, esta revisão possui como objetivo elucidar como os carboidratos e os lipídios podem influenciar o desempenho nos exercícios de ultra-resistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mafra, Denise, and Sílvia Maria Franciscato Cozzolino. "Importância do zinco na nutrição humana." Revista de Nutrição 17, no. 1 (March 2004): 79–87. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732004000100009.

Full text
Abstract:
Recentes pesquisas experimentais e clínicas têm reforçado a importância do zinco na saúde humana. O zinco possibilita várias funções bioquímicas, pois é componente de inúmeras enzimas, dentre estas, álcool desidrogenase, superóxido dismutase, anidrase carbônica, fosfatase alcalina e enzimas do sistema nervoso central. Participa na divisão celular, expressão genética, processos fisiológicos como crescimento e desenvolvimento, na transcrição genética, na morte celular, age como estabilizador de estruturas de membranas e componentes celulares, além de participar da função imune e desenvolvimento cognitivo. Sua deficiência pode causar alterações fisiológicas como, hipogonodismo, danos oxidativos, alterações do sistema imune, hipogeusia, danos neuropsicológicos e dermatites. Assim, devido a inúmeras pesquisas referentes a este mineral, este trabalho teve como objetivo mostrar os aspectos atuais sobre a essencialidade do zinco na nutrição humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fornazari, Valéria Brumaro Regina, and Ana Tyiomi Obara. "A alfabetização científica em nutrição humana: intersecções e divergências." Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 14, no. 30 (October 15, 2018): 123. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.5291.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a alfabetização em nutrição como uma probabilidade para o ensino de ciências. Para tanto, foi realizada uma extensa busca nas principais bases de dados nacionais e internacionais partindo das palavras chave - em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola - alfabetização científica, alfabetização em nutrição e alfabetização em saúde revelando que a alfabetização em nutrição, enquanto perspectiva, tem como fundamentos possibilitar ao indivíduo desenvolver autonomia e criticidade em relação aos conhecimentos de nutrição de forma a tomar decisões individuais e coletivas quanto a formação de hábitos alimentares e qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Carboidratos na nutrição humana"

1

Lôbo, Clariane Ramos. "Efeito da ingestão de amido cru de mandioca (manihot esculenta) sobre as respostas metabólicas e saciantes a carboidratos complexos e simples." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/24779.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2017.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2017-09-29T13:04:15Z No. of bitstreams: 1 2017_ClarianeRamosLôbo.pdf: 1460196 bytes, checksum: 1e8e335cbdb74c185113f514d9ffba46 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-10-09T14:17:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_ClarianeRamosLôbo.pdf: 1460196 bytes, checksum: 1e8e335cbdb74c185113f514d9ffba46 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-09T14:17:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_ClarianeRamosLôbo.pdf: 1460196 bytes, checksum: 1e8e335cbdb74c185113f514d9ffba46 (MD5) Previous issue date: 2017-10-09
O amido cru causa pequenas respostas glicêmicas e esse efeito foi atribuído a uma baixa acessibilidade da amilase ao seu substrato. Por conseguinte, é plausível prever que a adição de amido cru reduziria as respostas glicêmicas aos alimentos habituais através de uma diminuição da ação das enzimas hidrolases presentes nos carboidratos. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da coingestão de amido cru de mandioca em respostas metabólicas e saciantes à batata cozida, um alimento rico em carboidratos complexos. Estes dados foram comparados ao resultado da adição de amido cru a uma carga de dextrose e banana (que contém carboidratos simples e complexos). A coingestão do amido cru não alterou as respostas glicêmicas e insulinêmicas e a área sob as curvas (AUCs) para 1 g/kg de dextrose, porém, aumentou as respostas em relação à batata cozida. Por outro lado, a adição de amido cru causou efeitos intermediários nas respostas quando a batata foi substituída pela banana. Após uma semana, a coingestão do amido cru causou uma forte queda de fome e sentimentos relacionados ao apetite. A ausência de aumento das respostas glicêmicas em resposta à adição de amido cru a ingestão de glicose indica que a glicose pode impedir a digestão de amido cru, inibindo (por regulação alostérica) a amilase, maltase e / ou outras enzimas hidrolíticas. O aumento das respostas de glicêmicas e insulinêmicas ao amido cru mais a batata refutou nossa hipótese inicial de que o amido cru limitaria a digestão do amido aquecido. A coingestão de amido cru com açúcares pode então, proporcionar benefícios para a saúde, aumentando a saciedade sem interferir nos níveis glicêmicos e insulinêmicos.
Raw starch causes poor glycemic responses and this effect has been attributed to a low accessibility of amylase to its substrate. Therefore, it is plausible to predict that the addition of raw starch would lower blood glucose responses to usual foodstuffs through a decrease in the action of carbohydrates-hydrolysing enzymes.The purpose of this study was to investigate the effects of coingestion of raw cassava starch on metabolic and satiating responses to a food rich in complex carbohydrates (boiled potato). These data were compared to the outcome of adding raw starch to a glucose load and banana (which contains both simple and complex carbohydrates). The coingestion of raw starch did not change blood glucose and insulin responses and Area Under the Curves (AUCs) to 1 g/kg of glucose and increased the responses to cooked potato. The addition of raw starch caused intermediate effects on the banana responses. The coingestion of raw starch caused a strong drop in hunger and appetite-related feelings one week later.The absence of increase in glycemic responses in response to de addition of raw starch to glucose intake indicates that glucose may impede the digestion of raw starch, though inhibiting (by allosteric regulation) amylase, maltase and/or other hydrolytic enzymes. The increased blood glucose and insulin responses to raw starch plus potato refuted our initial hypothesis that raw starch would limit the digestion of the heated starch. The coingestion of raw starch with sugars provides health benefits by increasing satiety without interfering in blood glucose and insulin levels.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Melo, Krain Santos de. "Efeito agudo da reintrodução de carboidratos sobre a composição corporal avaliada por absortometria de raios-x de dupla energia (DXA)." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/25275.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-11-08T20:28:49Z No. of bitstreams: 1 2017_KrainSantosdeMelo.pdf: 944250 bytes, checksum: f0bef3afdce951775e53640641731456 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-11-24T18:31:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_KrainSantosdeMelo.pdf: 944250 bytes, checksum: f0bef3afdce951775e53640641731456 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-11-24T18:31:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_KrainSantosdeMelo.pdf: 944250 bytes, checksum: f0bef3afdce951775e53640641731456 (MD5) Previous issue date: 2017-11-24
O efeito das dietas com baixo teor de carboidratos tem sido intensamente investigado em atletas, indivíduos saudáveis, pacientes obesos e diabéticos. Durante a restrição de carboidratos, há uma diminuição nas reservas de glicogênio do corpo, peso e massa de gordura. No entanto, a restrição e/ou reingestão de carboidratos podem causar grandes alterações nas reservas e peso de glicogênio a curto prazo e potencialmente também podem distorcer os indicadores de composição corporal. A avaliação da composição corporal é essencial para analisar a eficácia das intervenções terapêuticas, como as que objetivam perda de gordura. Neste estudo, os voluntários passaram por um período de três dias de dieta restrita de carboidratos e com ingestão dos outros demais macronutrientes ad libitum. O nível de glicose, o peso corporal e a composição corporal foram medidos em jejum e durante quatro horas após a reintrodução de carboidratos. Estes foram ingeridos na forma de solução de 144 g de carboidratos diluídos em 350 ml de água. Maltodextrina e sacarose foram utilizadas como fontes de carboidratos em vez de glicose e frutose para acelerar ainda mais o esvaziamento gástrico, a digestão e para promover rápida síntese de glicogênio. A composição corporal foi avaliada por absortometria de raio x de dupla energia (DXA). Após três dias de restrição de carboidratos, houve uma perda média de peso de 2,37 kg. Ao longo das 4 h da ingestão de carboidratos (carga de glicogênio), o peso médio permaneceu invariável. A mudança no percentual de gordura de cada voluntário ao longo do período de 4 h da reingestão de carboidratos variou de 0,4% a 3,4%. As mudanças individuais no percentual de gordura variaram de um aumento de 3,6% para uma queda de -8,4%. A mudança intraindividual de gordura corporal ao longo das quatro horas foi significativamente correlacionada com a porcentagem inicial de massa magra (p <0,001): quanto maior era o percentual de massa magra, mais o valor de percentual de gordura variava. O pico glicêmico foi alcançado em 30 minutos em 37% dos voluntários e em 45 minutos pela maioria deles. Após 2 h, a glicemia permaneceu maior do que no jejum. Pretendíamos verificar em um momento agudo (e menor do que o observado nas metodologias dos artigos) as alterações corporais, além de determinar se a DXA seria capaz de avaliá-los.
The effects of low carbohydrate diets has been intensely investigated in athletes, healthy individuals, obese patients and diabetics. During carbohydrate restriction, there is a decrease in the body's glycogen stores, weight and fat mass. However short-term carbohydrate restriction and/or refeeding may causes large alterations in glycogen stores and weight and may potentially also distort the indicators of body composition. The measurement of body composition is essential to analyze the efficacy of therapeutic interventions, such as the achieved fat loss. In this study, the volunteers initiated a 3-day period of carbohydrate-restricted diet, with ingestion of the other macronutrients ad libidum.Blood glucose level, body weight and body composition were measured in fast state and during 4-hour. The body composition was assessed by dual-energy X-ray absorptiometry scan (DXA). In fast state, the volunteers ingested a solution composed by 144 g of carbohydrates diluted in 350 ml of water and after one hour ingested it again, to reach the top of glycogen synthesis. Maltodextrin and sucrose were used as sources of carbohydrates instead of glucose and fructose to further accelerate gastric emptying and digestion. After three days of carbohydrate restriction, there was a mean weight loss of -2.37 kg. Over the 4 h of carbohydrate refeeding (glycogen loading), mean weight remained invariable. The change in body fat of each volunteer throughout the 4h period of carbohydrate refeeding ranged from 0.4% to 3.4%. Individual changes in body fat ranged from an increase of 3.6% to a fall of -8.4%. The change of body fat was significantly correlated with the initial percentage of lean body mass (p < 0.001): as higher was the lean body mass percentage, the higher was the variation in body fat. Glycemic peak was achieved at 30 min in 37% of volunteers and at 45 min by most of them at 45 min. At 2 h, blood glucose levels remained larger than the euglycemic. To evaluate the changes in body composition specifically induced by fluctuations in glycogen concentration may cause, we measured body composition after short-term carbohydrate restriction and refeeding. We aim to verify at an acute time (and lower than that observed in the methodologies of the articles) the body alterations, besides to determine if the DXA would be able to evaluate them.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lupatini, Anne Luize. "Extração de proteínas e carboidratos da biomassa de Spirulina platensis e caracterização da fração proteica." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2180.

Full text
Abstract:
CAPES; CNPQ
A Spirulina platensis é reconhecida como uma fonte não convencional de proteínas, em função da sua constituição favorável deste nutriente (46 a 63%), possuindo concentração superior a das carnes e da soja. Além disso, apresenta potencial como matéria-prima para a produção de bioetanol, podendo acumular entre 8,0 e 14,0% de carboidratos. A fim de abranger o conceito de Biorrefinarias Integradas, o objetivo deste trabalho consistiu em avaliar a extração conjunta de proteínas e carboidratos da biomassa de Spirulina platensis utilizando tratamento ultrassônico e agitação em meio alcalino, e a posterior produção e caracterização do concentrado proteico. Na primeira etapa do trabalho, aplicou-se uma estratégia sequencial de planejamento experimental (Planejamento Fatorial Fracionário (PFF) seguido de Delineamentos Compostos Centrais Rotacionais (DCCR)) para seleção e maximização das variáveis com influência significativa sobre o processo de extração. Com as condições de extração otimizadas, foi possível atingir recuperação final de 75,85% e de 41,54% de proteínas e carboidratos, respectivamente. Na segunda etapa do trabalho foi realizada a precipitação de proteínas, para a separação da fase líquida contendo os carboidratos e obtenção do concentrado proteico, o qual foi caracterizado quimicamente e de acordo com sua funcionalidade tecnológica. O concentrado proteico apresentou coloração verde azulada com 75,97% de proteínas (b.s.), concentrações apreciáveis de aminoácidos, sendo o que o triptofano apresentou o maior escore químico (1,71) e o aminoácido limitante foi a histidina; na análise da estrutura secundária das proteínas, as conformações mais abundantes foram β-folha e α-hélice. Na etapa de avaliação da funcionalidade tecnológica observou-se que o pH apresentou influência nas propriedades de capacidade de absorção de água, capacidade de formação e estabilidade de espuma e emulsão, e capacidade de formação de gel, o que pode ser justificado pela solubilidade desta proteína, que é mínima em pH 3,0 e máxima em 9,0. A concentração de concentrado proteico também interferiu no desempenho destas propriedades; melhores resultados foram obtidos em maiores níveis de concentração, exceto para a capacidade de absorção de água e de óleo. Desta forma foi possível determinar que as proteínas de Spirulina platensis podem contribuir na formulação de alimentos, possuindo características eficazes de formação de emulsões, espumas ou géis, bem como pode ser utilizada como fonte suplementar de proteínas.
Spirulina platensis is considered an unconventional source of protein, because its avorably constitution on this component (46 to 63%), which is higher than the meat and soy. Furthermore, it has potential as a feedstock for bioethanol production and can accumulate between 8.0 to 14.0% of carbohydrate. In order to cover the concept of Integrated Biorefineries, the aim of this study was to evaluate the combined extraction of proteins and carbohydrates from Spirulina platensis biomass using sonication and agitation, under alkaline conditions, and the subsequent production and characterization of protein concentrate. The first stage of this work consisted of applying a sequential strategy of experimental design (Fractional Factorial Design FFD) and Central Composite Rotatable Design (CCRD)) by selecting and maximizing variables with significant influence on the protein and carbohydrates extraction. With the extraction conditions established, a final yield of 75.85% and 41.54% from protein and carbohydrate, respectively, was reached. In the second step, the protein concentrate obtained by precipitation was submitted to chemical and echnological functionality analyzes. The protein concentrate showed blue-green color with 75.97% of proteins (dry weight), appreciable concentrations of amino acids, where tryptophan had the highest chemical score (1.71) and the limiting amino acid was histidine; the secondary structure of proteins showed that the most abundant conformations present were β-sheet and α-helice. At the step of echnological functionality evaluation it was observed that the pH influenced on the properties of water absorption capacity, foaming and emulsion capacity and stability, and gelation capacity; it can be justified by the solubility of this protein which is minimal at pH 3.0 and maximum at 9.0. The level of addition of protein concentrate also interfered on the performance of these properties; better results have been obtained at higher concentrations levels, except for water and oil absorption capacity. Thus, it was confirmed that the Spirulina platensis proteins may contribute in different ormulations of foods, having effective characteristics to form emulsions, foams or gels, and can be used as a supplemental source of protein.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Coelho, Kristy Soraya. "Sistema especialista probabilístico para o auxílio no manejo nutricional de pacientes com diabetes mellitus utilizando a contagem de carboidratos / Kristy Soraya Coelho ; orientadora, Andreia Malucelli." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2008. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1501.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008
Bibliografia: f. 112-125
Este trabalho propõe a concepção de um sistema especialista probabilístico para auxiliar no manejo nutricional do paciente com Diabetes mellitus, utilizando como terapia nutricional a contagem de carboidratos. Com a sistematização do processo de consulta
This work propose the conception of probabilistic expert systems to help with diabetes mellitus patients' management nutritional using as nutritional therapy the carbohydrates counting. With nutritional attend process systematization was possible to find
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Guerra, Isabela Pereira de Lucena Rodrigues. "Efeitos de diferentes protocolos de hidratação e de reposição de carboidrato no desempenho de jogadores de futebol (OU) Efeitos de diferentes estratégias de reposição de líquidos e de carboidrato no desempenho de jogadores de futebol." Universidade de São Paulo, 2004. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/89/89131/tde-01122014-111932/.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de avaliar o desempenho de jogadores mediante diferentes condições de hidratação durante uma partida de futebol, foram estudados 20 atletas que faziam parte do time de futebol da Organização Militar do Exército Brasileiro. Eles foram divididos aleatoriamente, segundo suas funções táticas, em três grupos, de acordo com í a condição de hidratação, Para que todos os jogadores fossem submetidos às mesmas condições, foram realizadas 3 partidas de futebol com os grupos: grupo CHO (hidratados (150 ml), em intervalos de 15 minutos, com bebida contendo carboidrato (6 %) e sais minerais); grupo Placebo (hidratados (150 ml), em intérvalos de 15 minutos, \'com solução placebo); e grupo Controle (sem\\ingestão de líquidos durante o jogo). Verificou-se: densidade da urina, peso corporal, hematócrito, hemoglobina (antes e após cada partida), Durante o jogo, foram acompanhados o comportamento da freqüência cardíaca, o tempo de corrida e o número de piques desses jogadores. A perda de peso corporal (grupo CHO: 1,72 kg; grupo Placebo: 1,63 kg e grupo Controle: 2,2-5 kg) e o grau de desidratação (grupo CHO: 2,31% grupo Placebo: 2,24% e grupo Controle: 3,14%) foram estatisticamente significante maiores no grupo controle. Em relação ao desempenho durante o jogo, observou-se uma queda entre o primeiro e o segundo tempo maior no grupo Controle (24,85%) em relação aos grupos CHO (11,31 %) e Placebo (11 ,85%).\' As demais variáveis não apresentaram diferença significativa estatisticamente. Como .conclusão geral, os resultados sugerem que os jogadores apresentaram um desempenho em campo melhor quando foi oferecida uma bebida com carboidrato durante o jogo.
The purpose of this study was evaluate players\' performance by different hydration conditions during a soccer game. 20 players of the Military Organization of the Brazilian Army who were part of soccer team\'s corporation were studied. They formed 2 teams and, by chance, according to their positional rules .were divided ,in three groups, depending on the hydration condition. All the. players were submitted to the same conditions, so 3 soccer games were accomplished with those groups: 1) group CHO (ingested (150 ml), , intervals of 15 minutes, a drink with carbohydrate (6%) and salts minerals); 2)group Placebo (ingested (150 ml), in intervals of 15 minutes, with placebo solution) and; 3) group control (they did not ingest any liquid during the game). It was verified: density of the urine, body weight, hematocrit, hemoglobin (before and after each game) and, during the game heart rate; time spent running and the number of sprints. The loss of body weight (group CHO: 1,72 kg; group PL: 1,63 kg and .control group : 2,25 kg) and the dehydration degree (group, CHO: 2,31 %; group PL: 2,24% and , control group: 3,14%) were larger statistically significant in control group. Related to performance during the games it ,was observed that the\' falling between the first and the second time was larger in the control group (24,85%) than in carbohydrate group (11,31 %) and placebo(11,85%). The other variables did . not present any significant statistically difference . As general conclusion our data suggest that players presented a better performance during the match when a drink with carbohydrate Was offered during the game
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Leite, Marina de Macedo Rodrigues. "Programa de perda de peso saudável e seu efeito sobre o risco cardiometabólico de adultos." Universidade Federal de Sergipe, 2017. https://ri.ufs.br/handle/riufs/4968.

Full text
Abstract:
Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
INTRODUCTION: Carbohydrate restriction have been currently pointed as the main strategy for weight loss and improvement of cardiometabolic health. However, it is not elucidated its real effect over cardiometabolic risk factors, due to the different levels of restriction and specially when associated with regular exercise practice. OBJECTIVE: This study aimed to propose a protocol of intervention for healthy weight loss and to evaluate its effect over the metabolic risk factors of overweight individuals. METHODS: The present study was a Randomized Controlled Trial of 12 weeks, with nutritional monitoring and diet with low carbohydrate (L-CHO – 100 g/d) or adequate carbohydrate (A-CHO – 250 g/d) amounts, associated to high intensity intermittent (HIIT) or continuous exercises. The study began with 106 overweight subjects, of wich 57 were allocated to the continuous exercise group and 49 were allocated to the HIIT group, distributed into two groups, according to the amount of carbohydrate. The subjects were assessed for weight, height, abdominal and hip circumference, in the baseline (M0) and after 12 weeks (M1). Thirty one volunteers ended the intervention in the HIIT group and their datum were analized for cardiometabolic risk factors changes after the intervention, based on their lipid markers, insulin and glucose levels. For the statistical analysis were apllyied two-way ANOVA with Bonferroni post-hoc and p<0,05 was considered significant. RESULTS: Both groups showed improvements in the antropometric variables. Regarding cardiometabolic risk factors, it was observed that there was an improvement for both groups, however, a significant increase in HDL-c was observed only in the A-CHO group (53,3 mg/dl – 60,1 mg/dl), while the LDL-c similarly decreased in both groups (A-CHO: 121,8 mg/dl – 97,4 mg/dl; R-CHO: 112,7 mg/dl – 94,9 mg/dl). A significant reduction in the number of risk factors associated with metabolic syndrome was observed, but the reduction in the prevalence of metabolically unhealthy individuals was more expressive among individuals in the A-CHO group. CONCLUSION: Thereby, It is concluded that both diets applied were efficient to guarantee improvement of body composition and weight loss. In addition, both diet strategies may be efficient to promote improvements in cardiometabolic risk parameters. However, the improvement in the protective factor (HDL) and the final risk classification indicated the adequacy of carbohydrates as the best strategy associated with caloric restriction and HIIT.
INTRODUÇÃO: Atualmente, uma das principais estratégias aplicadas para redução ponderal e melhora da condição cardiometabólica é a restrição de carboidratos da dieta. Porém, ainda não se encontra totalmente elucidado o real efeito desta restrição sobre a condição cardiometabólica, devido aos diversos níveis de restrição e principalmente quando se trata da associação com a prática de exercício físico de alta intensidade. OBJETIVO: Propor um protocolo de intervenção para perda de peso saudável e avaliar o seu efeito sobre os marcadores do risco cardiometabólico de indivíduos com excesso de peso. METODOLOGIA: Trata-se de um ensaio clínico controlado randomizado desenvolvido em 12 semanas de acompanhamento nutricional com dieta com baixo teor de carboidratos (R-CHO – 100 g/d) ou teor adequado deste nutriente (A-CHO – 250 g/d) associado ao treinamento intermitente (HIIT) ou contínuo. Iniciaram o estudo 106 indivíduos com excesso de peso, destes, 57 foram alocados no grupo de treinamento contínuo e 49 foram alocados no grupo HIIT, distribuidos em dois subgrupos, de acordo com o teor de carboidratos da dieta. Os indivíduos foram avaliados no período pré-intervenção (M0) e ao final das 12 semanas (M1). Foram aferidos peso, estatura, circunferências abdominal e do quadril. Para o artigo II desta dissertação, foram considerados os dados dos 49 voluntários alocados no grupo HIIT, onde finalizaram a intervenção 31 indivíduos. Este artigo propõe a avaliação do efeito da intervenção com dieta R-CHO e HIIT sobre o risco cardiometabólico dos participantes, avaliado com base nos marcadores lipidêmicos, insulinêmicos e glicêmicos. Para análise estatística foi aplicado o teste ANOVA two-way com post-hoc de Bonferroni, considerando significativo os valores de p<0,05. RESULTADOS: Ambos os grupos apresentaram melhora significativa das variáveis antropométricas. Já com relação aos marcadores de risco cardiometabólico, observou-se que houve melhora para ambos os grupos, no entanto, o aumento significativo do HDL-c foi observado apenas no grupo A-CHO (de 53,3 mg/dl para 60,1 mg/dl), enquanto que o LDL-c reduziu significativamente em ambos os grupos (A-CHO: de 121,8 mg/dl para 97,4 mg/dl; R-CHO: de 112,7 mg/dl para 94,9 mg/dl). Observou-se redução significativa do número de fatores de risco associados ao risco cardiometabólico, porém a redução da prevalência de indivíduos metabolicamente não saudáveis foi mais expressiva entre os indivíduos do grupo A-CHO (24,3%). CONCLUSÃO: Conclui-se que ambas as dietas foram eficientes na melhora da composição corporal e perda de peso. Ambas estratégias dietéticas podem ser eficientes para promover melhorias dos marcadores de risco cardiometabólico, porém, o aumento no fator de proteção (HDL) e na classificação final do risco apontou a adequação de carboidratos na dieta como melhor estratégia associada à restrição calórica e HIIT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Hermsdorff, Helen Hermana Miranda. "Influência do perfil de macronutrientes da dieta na leptinemia, no balanço energético e na saciedade." Universidade Federal de Viçosa, 2005. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8856.

Full text
Abstract:
Submitted by Reginaldo Soares de Freitas (reginaldo.freitas@ufv.br) on 2016-10-18T12:24:37Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 844155 bytes, checksum: 31398adf601a0185ed17f817520a630e (MD5)
Made available in DSpace on 2016-10-18T12:24:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 844155 bytes, checksum: 31398adf601a0185ed17f817520a630e (MD5) Previous issue date: 2005-02-28
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A composição da dieta parece interferir na leptinemia, no metabolismo energético e na ingestão alimentar exercendo um papel fundamental na regulação do balanço energético. O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito de dietas ricas em sacarose (DRS) e em lipídio (DRL) nas concentrações de glicose e leptina séricas em jejum e pós-prandial, na oxidação de carboidrato e de lipídio, na termogênese induzida pela dieta (TID), nas sensações de fome, saciedade e desejo prospectivo ao alimento em mulheres com peso normal e sobrepeso, bem como a interação entre as variáveis estudadas. Foram selecionadas 20 mulheres hígidas, 13 com peso normal (grupo G1) e 7 com sobrepeso (grupo G2). O protocolo de estudo foi baseado nas seguintes determinações: antropometria e composição corporal, glicose e leptina séricas, metabolismo energético, saciedade e palatabilidade das dietas. Os valores de leptina sérica de jejum e pós-prandiais foram maiores em G2, para todas as dietas (p<0,05) e, correlacionaram-se positivamente com as características antropométricas e de composição corporal (p<0,05), ligadas ao estoque de gordura corporal. Apesar de não significante, após o seguimento de DRL, a leptinemia foi bem inferior para o G1. Em uso de DRS, os níveis de glicose após 30 (p<0,01) e 60 (p<0,05) minutos da ingestão da dieta correlacionaram-se positivamente com os níveis de leptina sérica nos períodos pós-prandiais. Estes resultados podem ser explicados pela relação entre glicemia, insulina e seu papel secretagogo de leptina no tecido adiposo. As oxidações médias de carboidrato e lipídio e o gasto energético pós-prandial, entre 60 e 150 minutos após ingestão das dietas testes, foram superiores em G2. A fome e a saciedade apresentaram correlações negativa e positiva, respectivamente, com a área abaixo da curva (AAC) do gasto energético pós-prandial. Estes resultados indicam que, tanto em mulheres com peso normal quanto naquelas com sobrepeso, há interação entre ingestão e gasto energético de modo a manter o balanço energético e a prevenir ganho de peso, embora os mecanismos não estejam bem esclarecidos. A AAC do gasto energético após ingestão da dieta basal (DB) foi superior, comparada a ingestão de DRS, relacionada ao maior poder termogênico da proteína. As TIDs apresentaram correlação positiva com o conteúdo energético, carboidrato e proteína e, negativa com o lipídio ingerido nas dietas DRS e DRL. O carboidrato em si e, associado ao aumento do conteúdo energético da dieta, pode ter maior efeito positivo na TID que o lipídio. A palatabilidade, maior em DRS e DRL em relação a DB, não teve efeito direto na TID cefálica. Entretanto, não a palatabilidade per se, mas a presença dos macronutrientes, refletida pelos maiores ou menores escores de sabor e palatabilidade, parece modular a TID em suas fases cefálica e obrigatória. As sensações de fome, saciedade, cheio e desejo prospectivos aos alimentos apresentaram comportamentos diferenciados entre os grupos, confirmando a existência de maior percepção da fome e menor restrição alimentar entre mulheres com sobrepeso, bem como sua preferência por alimentos ricos em gordura. A palatabilidade da dieta apresentou correlações positiva e negativa com as sensações de fome, saciedade e de cheio (p<0,05) e G1 e G2 tiveram menores escores para fome e maiores para saciedade após DRS, comparados a DB e DRL (p>0,05), o que sugere um efeito inibitório na saciedade pelo lipídio. Quanto menor a leptinemia de jejum, maior a vontade de comer algo doce e algo gorduroso, possivelmente, pelos menores níveis em jejum terem menor efeito anorexígeno. Em suma, o presente estudo confirma a influência do perfil de macronutrientes da dieta e da composição corporal na leptinemia e no balanço energético e sugere alguns dos possíveis mecanismos envolvidos nesta regulação, seja pela dieta ou composição corporal, seja pela interação entre os fatores endócrinos, metabólicos e nutricionais estudados.
The composition of diet seems to interfere on the leptin concentration, energy metabolism, and food intake, so, it plays regulator role in the energy balance. The present study seeks to investigate the effect of high-sucrose (HSD) and high-lipid (HLD) diets on glucose and leptin concentrations in fasting and postprandial, carbohydrate and lipid oxidation and diet induced thermogenesis (DIT), hungry, satiety sensations and prospective food consumption in normal-weight and overweight women, as well as the presence of interaction between the variables studied. Twenty healthy women were selected, 13 normal-weight (G1 group) and 7 overweight (G2 group). The study protocol was based in the follow determinations: anthropometry and body composition, serum glucose and leptin level, energy metabolism, satiety, and diets palatability. The fasting and postprandial leptin values were higher in G2, for all diets (p<0,05) and, correlated positively with anthropometric characteristics and body composition, associated to the body fat storage. Although not significant, after HLD intake, the leptin concentration was lower in G1 group. The glucose concentration after 30 (p<0,01) and 60 (p<0,05) minutes of HSD intake correlated positively with leptin in the postprandial periods. These results might be explained by the relation between glucose concentration, insulin and secretagogue role of leptin in the adipose tissue. The average of carbohydrate and lipid oxidation and the postprandial energy expenditure, between 60 and 150 minutes after test diets intake, were higher in G2. The hungry and satiety showed negative and positive correlations with the area under curve (AUC) of postprandial energy expenditure. These results indicate the interaction between energy ingestion and expenditure to maintain the balance energy and to prevent weight gain, but the mechanisms are not well understood. The AUC of energy expenditure were higher after basal diet (BD), compared to HSD diet, associated to higher thermogenic property of protein. The DIT showed positive correlation with energy content, carbohydrate and protein, and negative with ingested lipid in HSD and HLD diets. The carbohydrate that per se, and, associated to energy content increase might has higher positive effect in the DIT than the lipid. The palatability, higher in HSD and HLD in relation to BD, had no direct effect on cephalic DIT. However, the macronutrient presence, rather than the palatability per se, reflected by the higher and lower taste and palatability scores, seemed to modulate the DIT in its cephalic and obligatory phases. The hungry, satiety and fullness sensations, and food prospective desire showed different behaviour between groups, confirming the existence of higher hungry perception and lower food restriction between overweight women, as well as their high fat preference. The diet palatability showed significant correlations with hungry, satiety and fullness sensations (p<0,05), and G1 and G2 groups had lower hungry and higher satiety score after HSD, compared to basal diet and HLD (p>0,05), what suggest its inhibitory effect on satiety. The lower fasting leptin concentration induced higher desire to eat something sweet and fatty, probably, by the lower leptin concentration has the lower anorexigen effect. Thus, the present study confirms the diet macronutrients profile and body composition influence the leptin concentration and energy balance, and suggests some possible mechanisms involved in this regulation, by diet or body composition or by interaction between endocrine, metabolic, and nutritional factors studied.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Melo, Adriane Chagas. "Influência do consumo de carboidratos na prevalência de miopia em crianças indígenas na aldeia Jaguapiru, Dourados, MS." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/5268.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2009.
Submitted by Allan Wanick Motta (allan_wanick@hotmail.com) on 2010-07-07T18:48:31Z No. of bitstreams: 1 2009_AdrianeChagasMelo.pdf: 528420 bytes, checksum: 59e64cd530675cb7de519a51aed58db8 (MD5)
Approved for entry into archive by Lucila Saraiva(lucilasaraiva1@gmail.com) on 2010-07-18T19:28:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_AdrianeChagasMelo.pdf: 528420 bytes, checksum: 59e64cd530675cb7de519a51aed58db8 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-07-18T19:28:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_AdrianeChagasMelo.pdf: 528420 bytes, checksum: 59e64cd530675cb7de519a51aed58db8 (MD5) Previous issue date: 2009
Objetivo: Verificar a influência do consumo de carboidratos e do nível de escolaridade na prevalência de miopia em crianças indígenas na aldeia Jaguapirú, no município de Dourados. Métodos: Estudo descritivo, transversal, avaliando crianças escolares indígenas, quanto ao tipo de erro refracional, índice de massa corpórea e consumo de carboidrato averiguado pelo inquérito alimentar de 24 horas. Resultados: 235 crianças foram submetidas ao exame de refratometria, com idade média de 10,74 anos, das quais 34% apresentaram miopia. A média de consumo de carboidratos foi de 34,84%. Houve correlação positiva entre escolaridade e miopia. Conclusão: O consumo de carboidratos não influiu diretamente no surgimento da miopia, mas influencia no fator de crescimento, o qual pode estar relacionado com a ametropia. Pode-se considerar também que a miopia está presente, nas crianças que cursaram um número maior de séries, embora não se tenha medido as horas dedicadas a leitura. É considerado que a atividade de leitura nestas crianças pode interferir na prevalência da miopia. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Objective: To investigate the influence of carbohydrate intake and the education level on myopia prevalence in children at the indigenous village of Jaguapirú in Dourados town. Methods: A cross-sectional study, which evaluated, in each subject, the type of refractive error, the body mass index and the carbohydrate intake by a 24-hour food- survey. Results: Myopia was found in 34% of 235 children (mean 10.74 years old) who underwent refraction examination. The average carbohydrate intake was 34.84%. There was a positive correlation between education and myopia. Conclusion: The carbohydrate intake did not affect directly the onset of myopia, but some influence of the growth factor might be related to the refractive error. It was also found that myopia was present in the group who attended a greater number of series, although we have not measured the hours dedicated to reading, suggesting that reading activities in these children may interfere with the myopia prevalence.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Raquel Franco de. "FRACIONAMENTO DE CARBOIDRATOS DE CONCENTRADOS ENERGÉTICOS UTILIZADOS NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL." Universidade Federal de Santa Maria, 2004. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10902.

Full text
Abstract:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The present work was the objective to evaluate grains and byproducts used on animal feeding, based on carbohydrates fractionate for a best potential utilization of this feeds like energetic. Were determinate the fractions: simples sugars (SS), digestible starch (DS), resistant starch (RS), total fiber (FT), neutral detergent fiber (FDN) and soluble fiber (FS) of energetic concentrates corn and sorghum grain, citric pulp, wheat bran, middling wheat and rice bran, classified by the multivariate analysis in groups of the according with the carbohydrates constitute principal fractions. The variations in teors of simples sugars, digestible starch, resistant starch, total fiber, neutral detergent fiber and soluble fiber analysed left to establish the feeds energetic concentrate, being possible to get at least three energetic groups with characteristics in compose in carbohydrates similars and differents between themselves. On the group first, corn, sorghum, middling wheat show the higher values of AS and RS and lower to SS, FT, FDN and FS; on the second, formed by the citric pulp predominated the superior teors of SS, TF and FS; medium of FDN and lowers of DS and RS; and the last group correspond to the higher values of FDN, intermediate of TF, FS and DS and lowers of RS and SS grouping the wheat mill and rice bran. The obtain results, allied the good repeatability of the used methods to the partitioning realization and the multivariate analysis live the used of this to identify the carbohydrates components who compose the feeds, mainly the byproducts and contributing of a best potential utilization of this feeds like energetic in diets of the different animal species.
O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar grãos e subprodutos rotineiramente utilizados na alimentação animal através do fracionamento de carboidratos, para um melhor aproveitamento da potencialidade destes alimentos como energéticos. Foram determinadas as frações: açúcares simples (AS), amido disponível (AD), amido resistente (AR), fibra total (FT), fibra em detergente neutro (FDN) e fibra solúvel (FS) dos concentrados energéticos grãos de milho e sorgo, polpa cítrica, farelo de trigo, triguilho e farelo de arroz integral, classificados através da análise multivariada de agrupamento de acordo com as frações de carboidratos analisadas. As variações nos teores de açúcares simples, amido disponível, amido resistente, fibra total, fibra em detergente neutro e fibra solúvel analisados através da análise multivariada, permitiu classificar os alimentos concentrados energéticos em, pelo menos três grupos, com características de composição em carboidratos semelhantes dentro de si e distintas entre si. No primeiro grupo, milho, sorgo e triguilho apresentaram os maiores valores de AD e AR e menores de AS, FT, FDN e FS; no segundo, formado pela polpa cítrica predominou os teores superiores de AS, FT e FS; medianos de FDN e inferiores de AD e AR; e o último grupo correspondeu aos valores mais altos de FDN, intermediários de FT, FS e AD e baixos de AR e AS agrupando os farelos de trigo e arroz. Os resultados obtidos aliados à boa repetibilidade das técnicas adotadas para o fracionamento e à análise multivariada permitem a utilização do mesmo para melhor identificar os componentes dos carboidratos que compõem os alimentos, principalmente os subprodutos e um melhor aproveitamento dos alimentos avaliados como energéticos nas dietas das diferentes espécies animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Baldan, Ana Paula [UNESP]. "Avaliação da tolerância do pacu (Piaractus mesopotamicus) a carboidratos." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. http://hdl.handle.net/11449/100209.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:30:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-02-21Bitstream added on 2014-06-13T20:40:31Z : No. of bitstreams: 1 baldan_ap_dr_jabo.pdf: 470131 bytes, checksum: 55e6eee79bbe7eb0d5552a346b59d054 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus) com peso inicial de 27,6 ± 1,44 g foram alimentados com três dietas isoprotéicas e isoenergéticas com inclusão de carboidrato. A principal fonte de carboidrato utilizado foi o amido de milho pré-gelatinizado com três níveis de inclusão: baixo (16,6%), alto (38,8%) e controle (22,4%) por 60 dias. O estudo avaliou parâmetros de crescimento, desempenho produtivo e metabolismo energético do pacu. Ao término de 60 dias de alimentação, os peixes foram amostrados 1, 3, 6, 9, 12 e 24 horas após a oferta da 1° alimentação do dia para cálculo dos índices estomaco-somático e intestinosomático cheio. Na coleta de 24 horas após a alimentação, o sangue dos animais foi retirado para análise de glicemia, ácidos graxos livres, triglicerídeos, colesterol e proteína total. Nos tecidos foram determinados a concentração de glicogênio e lipídio total no fígado e lipídio total no músculo. Fígado e gordura visceral foram pesados para cálculo dos índices: hepatosomático e índice gorduro-viscero-somático. Para avaliação da digestibilidade das dietas, foi realizado um segundo experimento com 225 pacus (peso médio de 40 ± 5,0 g). Os peixes foram alimentados por 5 dias com as dietas experimentais acrescidas de 1% de óxido de cromo como marcador inerte. Os níveis de amido da dieta não afetaram o ganho em peso e taxa de crescimento específico dos animais. Os peixes alimentados com a dieta de maior nível de amido apresentaram melhor conversão alimentar (1,14 ± 0,02), taxa de eficiência protéica (3,31 ± 0,05), alta digestibilidade da proteína (93,3 ± 0,8%) e amido da dieta (>99%). O tempo de trânsito do alimento diferiu (p<0,05) somente 9 horas após alimentação, quando os peixes alimentados com a dieta de maior nível de amido tinham maior conteúdo de alimento no estômago. Os parâmetros sanguíneos...
Juvenile pacu (Piaractus mesopotamicus) weighing 27.6 ± 1.44 g were fed with three isoproteic and isoenergetic diets containing different levels of carbohydrates. The main source of carbohydrate (CHO) was pre-gelatinized starch in three levels of inclusion in diet: low (16.6%), high (38.8%) and control (22.4%), offered during 60 days. The study evaluated the growth performance and energetic metabolism of pacu. At the end of the experimental period, fish were sampled at 1, 3, 6, 9, 12 e 24 h after the first feeding of to day to calculate the full stomach-somatic and intestine-somatic indexes. Twenty-four h after feeding, blood was drawn for glucose, free fat acids, triglicerids, cholesterol and total protein determination. Hepatic glycogen and lipids and muscle lipid were determined. Liver and visceral fat were weighed for hepatic-somatic and fat indexes calculation. A second experiment using 225 pacu (40 ± 5.0 g) was carried out to evaluate the diets digestibility. Fish were fed during 5 days with the experimental diets with chromium oxide 1% as marker. Starch dietary levels did not influence the weight gain and growth rater of fish. Fish fed with the 38.8% CHO presented better feed conversion (1.14 ± 0.02), protein efficiency rate (3.31 ± 0.05), high digestibility of protein (93.3 ± 0.8%) and starch digestibility (>99%). The food transit time differed (p<0.05) only at 9 hours after feeding, when fish fed with 38.8% CHO diet had more food in the stomach. Blood (glucose, free fat acids, triglicerids, cholesterol and total protein) and tissue (hepatic glycogen and muscle lipid) indicators were not influenced by diets but there was an increase of the lipogenic activity of liver, increasing the hepatic somatic index, and visceral fat accumulation in fish fed 16.6% and 22.4% ....(Complete abstract, click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Carboidratos na nutrição humana"

1

Melo, Manuel R. C. Compêndio de ciências do homem, da alimentação e nutrição humana. Lisboa: Plátano editora, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Wiseman, Gerald. Nutrition and Health. London: Taylor & Francis Group Plc, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Introdução à Nutrição Humana. Guanabara Koogan, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nutrition and Health. CRC, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Wiseman, Gerald. Nutrition and Health. CRC, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Carboidratos na nutrição humana"

1

Barros, Dayane de Melo, Merielly Saeli de Santana, Maria Heloisa Moura de Oliveira, Marllyn Marques da Silva, Silvio Assis de Oliveira Ferreira, Tamiris Alves Rocha, Ana Cláudia Barbosa da Silva Padilha, Danielle Feijó de Moura, and Roberta de Albuquerque Bento da Fonte. "ASPECTOS E BENEFÍCIOS DO FITATO DIETÉTICO NA SAÚDE HUMANA." In Nutrição e Promoção da Saúde, 1–15. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9151923121.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Anjos, Rafael Queiroz dos, Tamiris Natalice Santos Silva, and Mariana Cutolo de Araujo. "DIETAS ELABORADAS COM DIFERENTES FONTES DE CARBOIDRATOS PARA O CAMARÃO-DA-AMAZÔNIA." In Inovações na Nutrição Animal: desafios da produção de qualidade, 72–80. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210504494.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gotuzzo, Simone Brignol, Beatriz Helena Gomes Rocha, Vera Lucia Bobrowski, Paulo Romeu Gonçalves, and Ellen Lopes Vieira. "AGROTOXICOS COMO DESREGULADORES ENDOCRINOS: IMPLICAÇÕES NA SAÚDE HUMANA PELA EXPOSIÇÃO DIETÉTICA." In Alimento, Nutrição e Saúde 2, 40–52. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6302010085.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Mariele dos, and Ijoni Hilda Costabeber. "AGROTÓXICOS ORGANOFOSFORADOS: EFEITOS À SAÚDE HUMANA E MÉTODOS DE ANÁLISES DE RESÍDUOS EM ALIMENTOS." In Alimento, Nutrição e Saúde, 8–13. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8902010082.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Abreu, Carla Dayana Durães, Juliana Andrade Pereira, Aline Lopes Nascimento, Darliane Soares Silva, João Pedro Paulino Ruas, Anna Paula Paulino Ruas, Valéria Gonzaga Botelho de Oliveira, et al. "INGREDIENTES ALIMENTARES PREBIÓTICOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE HUMANA." In SAÚDE: ASPECTOS GERAIS – ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. EDITORA OMNIS SCIENTIA, 2021. http://dx.doi.org/10.47094/978-65-88958-19-3/10-22.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Soares, Ruth Nayara Firmino, Vanessa Soares de Lima Dantas, and Izael de Sousa Costa. "POTENCIAL EFEITO DOS CARBOIDRATOS SIMPLES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZADO E MEMÓRIA: UMA REVISÃO NARRATIVA." In SAÚDE PÚBLICA NO SÉCULO XXI: UMA ABORDAGEM SOBRE A NUTRIÇÃO. Editora Omnis Scientia, 2020. http://dx.doi.org/10.47094/978-65-991674-5-4.48-56.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

SOARES, MARIANA GUADAGNINI LISBOA, LUANA MANFIOLETTI BORSOI, GERALDA GILLIAN SILVA SENA, JOSÉ LUIS RAMÍREZ ASCHERI, and ERIKA MADEIRA MOREIRA DA SILVA. "Farinhas integrais de banana verde prata e nanica: potencial de aplicação na alimentação humana." In Nutrição em foco: uma abordagem holística. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200601149.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brandelero, Juceli, Mayara Carolina Maciel de Paula Cerqueira, and Rafael Resende Maldonado. "EDULCORANTES XILITOL E SACARINA E SEUS EFEITOS: COMPARAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE HUMANA." In Nutrição em Foco: uma abordagem holística. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/201003134.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Flora, Marco Aurélio Lopes Della, Paula Adriane Perez Ribeiro, Raimundo Nonato Colares Camargo Júnior, and Welligton Conceição da Silva. "ESTRUTURA MOLECULAR, DIGESTÃO, ABSORÇÃO E VIAS METABÓLICAS DOS CARBOIDRATOS NA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE PEIXES." In Pesca e Aquicultura: Desafios na Amazônia Paraense, 133–46. Editora Itacaiúnas, 2021. http://dx.doi.org/10.36599/itac-padap.010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martinez, Raquel Martins, Cíntia Ramos Pereira Azara, Michelle Gonçalves Santana, and Anderson Junger Teodoro. "Efeito do extrato de semente de açaí (Euterpe oleracea Mart.) na proliferação e apoptose celular em linhagem humana de carcinoma de próstata." In Nutrição em Foco: uma abordagem holística. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/201103156.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Carboidratos na nutrição humana"

1

Lacerda, Anna Carolina de Castro, Estéfany Lauriano da Silva, Adonay Felipe Pereira Santos, and Ana Flávia Santos Almeida. "AMPK: PRINCIPAL MEDIDADOR NO EFEITO ANTINEOPLÁSICO DA METFORMINA." In I Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/663.

Full text
Abstract:
Introdução: A proteína quinase ativada por AMP (AMPK) coordena uma gama de eventos celulares, como a síntese proteica, o metabolismo de carboidratos, lipídeos e a autofagia. Adicionalmente, ressalta-se que alterações na expressão gênica provocadas pela atuação da AMPK conferem a esta importante papel na tumorigênese. Dessa forma, a ativação da AMPK produzida por medicamentos como a metformina representa um potencial alvo a ser investigado para o tratamento de diversos tipos de câncer. Objetivo: Identificar os mecanismos pelos quais a interação AMPK-metformina promove efeito antineoplásico. Material e métodos: Foi realizada revisão de literatura de artigos publicados em inglês e português, nos últimos 3 anos, encontrados na base de dados PubMed com os descritores: AMPK, metformina e câncer. Os artigos foram selecionados considerando-se a acessibilidade, o que resultou em 68 artigos, dos quais foram utilizados 48. Resultados: A metformina atua promovendo a regulação da glicemia em pacientes diabéticos, sendo considerada por muito tempo a principal ferramenta farmacológica empregada no tratamento de diabetes mellitus tipo 2. Ainda, ao alcançar o meio intracelular, a metformina leva à ativação da AMPK, o que desencadeia uma cascata de eventos antineoplásicos, sendo os principais a inibição dos complexos mTORC1 e mTORC2 - o que induz antiproliferação e inibe a viabilidade celular em vários tipos de câncer - e uma série de fosforilações que possibilitam: melhor atividade de linfócitos T citotóxicos contra as células cancerosas; regulação positiva de genes supressores de tumor, como ocorre no caso da fosforilação da histona metiltransferase EZH2; inibição da síntese de ácidos graxos que comumente encontra-se aumentada durante a tumorigênese. Conclusão: Considerando o crescente número de pacientes que apresentam câncer mundialmente e as múltiplas reações adversas desencadeadas pelos quimioterápicos disponíveis, investigar o potencial e o mecanismo pelo qual a interação AMPK-metformina vem sendo usada no tratamento de diversos tipos de câncer é fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Trinnye Luizze, Arthur Garani Narciso, João Vinícius Firmino de Souza, Thamires Siqueira Rocha, and Larisse Ribeiro Bastos. "INCIDÊNCIA DE COMPLICAÇÕES DECORRENTES DE INFESTAÇÃO POR MIÍASE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/758.

Full text
Abstract:
Introdução: A miíase humana consiste em uma afecção clínica diversa e prevalente nas zonas tropicais, originada pela deposição de larvas de dípteros em tecidos e órgãos, que oferecem um aporte para a nutrição e desenvolvimento de formas parasitárias. Predominantemente, a literatura relata que a maior incidência de infecções ocorre na pele humana, sendo o agente etiológico mais comum o ‘‘Cochliomyia hominivorax’’. Apesar de gerar agravos à saúde, existem poucos estudos que descrevem eficazmente o impacto das complicações sistêmicas decorrentes de infestações por miíase, tornando a pauta passível de discussão. Objetivo: Estimar a incidência e comparar a tipologia de complicações após infestações de miíase. Material e métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica, sendo encontrados 39 artigos e selecionados 33. Buscou-se nas bases de dados de dados PUBMED, LILACS e Science Direct, entre o período de 2015 a 2020, utilizando-se os seguintes descritores indexados no DeCS: ''Miíase Humana’’ (Human Myasis), ‘’Complicações’’ (Complications) e ‘’Parasitose’’ (Parasitosis), associados ao operador booleano ‘’AND’’. Foram incluídos artigos originais, completos e gratuitos presentes na íntegra, sem restrição de idioma, excluindo-se textos com viés e duplicatas. Resultados: Observou-se que a maior prevalência estava relacionada à miíase dérmica e bucomaxilar, com menor frequência para casos de acometimento gastrointestinal e otológico. A idade avançada (acima de 51 anos) e o ambiente rural são fatores comuns para maior incidência da enfermidade. O bom prognóstico da doença está diretamente relacionado à remoção precoce das larvas, já que a permanência prolongada no organismo humano pode levar a complicações, dentre as quais acometimento palatino (3% dos casos) e danos palpebrais (5% dos casos). Além disso, o uso de ivermectina se mostrou eficaz na maioria dos casos, sendo observada uma maior distribuição dos óbitos no sexo masculino, com cerca de 63%. Conclusão: Mediante a perspectiva supracitada, percebe-se que o impacto das complicações sistêmicas devido a miíase demonstra ser um aspecto de relevância. Ressalta-se a importância do incentivo e detalhamento da epidemiologia e fisiopatologia dessa infecção. Portanto, medidas focalizadas baseadas no estudo podem ser idealizadas, visando-se a melhoria da qualidade de vida dos pacientes acometidos e vulneráveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CORDEIRO, Carolina Pires, and Francisco Homero D`ABRONZO. "ANÁLISE DE DIÁRIOS ALIMENTARES DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE JUNDIAÍ ANTES E APÓS PALESTRA EDUCATIVA SOBRE NUTRIÇÃO E SAÚDE HUMANA." In XVI Fórum de Iniciação Científica PIBIC-FMJ-CNPq. Recife, Brasil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/125370.16-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SOUZA, MAYARA SANTOS DE, LAIRA MARTINS MONTEIRO, TIAGO DE MELO SILVA, EDUARDA LONGUI DE AZEREDO RAMOS, CAROLINE OLIVEIRA RODRIGUES, PRICCILLA CALDEIRA DA SILVA, ANA PAULA MENNA BARRETO, and LISMEIA RAIMUNDO SOARES. "O conhecimento de discentes sobre a temática Hiv/Aids e suas consequências: Relato de um projeto de pesquisa e extensão." In Latin American Publicações. lapubl, 2021. http://dx.doi.org/10.47174/lace2021-0021.

Full text
Abstract:
Objetivou-se reconhecer entre discentes o conhecimento sobre o vírus da imunodeficiência humana (Hiv), suas consequências e identificar as principais dúvidas a respeito do tema. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem do tipo qualiquantitativo, onde os dados foram obtidos por meio de formulário digital criado no Google Forms, enviado através do WhatsApp, no período de 2021, o qual foi realizado por extensionistas vinculados ao projeto de pesquisa e extensão universitária – APHETO, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé, aprovado sob (CAAE: 55102516.0, 0000.5699). Elaborou-se questionário com nove perguntas objetivas e três subjetivas e os participantes da pesquisa foram convidados de forma aleatória. Para análise, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Incluiu-se 41 voluntários, a maior parte da graduação n=36 (80%), onde n=7 (20%) do curso ciências biológicas, fisioterapia, nutrição e n= 8 (23%) da farmácia, os quais revelaram ter discutido a temática em disciplinas, n=27 (66%) não tinham dúvidas, mas n=26 (62%) desconheciam o termo “lipodistrofia”. Formas de transmissão; sintomas; prevenção e aspectos relacionados à nutrição foram sugeridos para estudo sobre o tema. Conclusão: Tal proposta foi viável por favorecer a construção interdisciplinar sobre o tema Hiv/Aids, estimulando o processo dinâmico de ensino-aprendizagem por meio de uma ação num projeto de pesquisa e extensão, favorecendo a troca dialógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva Júnior, Edivan Lourenço da, and Luisa Fernanda Camacho Gonzalez. "ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS COMO FATOR DE RISCO PARA A DIABETES." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1220.

Full text
Abstract:
Introdução: O excessivo consumo de alimentos ultraprocessados, feitos a partir de ingredientes industriais, está entre as principais causas do aumento da incidência de doenças crônicas em âmbito mundial, juntamente com o consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e inatividade física. Esta prática alimentar também promove a incidência de distúrbios nutricionais e a ingestão excessiva de calorias, contribuindo para o aumento da incidência da Diabetes entre a população. Objetivos: Analisar o excessivo consumo de alimentos ultraprocessados e sua influência no aparecimento da Diabetes. Material e métodos: Foi realizada uma revisão de literatura através de consulta nas bases de dados Scielo, PubMed, LILACS e Google Acadêmico, tendo como critério de inclusão publicações de artigos sobre a temática abordada dos últimos cinco anos. Resultados: A Diabetes mellitus é uma doença caracterizada pela incapacidade ou ineficiência do pâncreas em produzir insulina, levando os pacientes à hiperglicemia crônica, além de alterações na produção hepática da glicose. Neste contexto, diversos estudos apontam que a má qualidade dos alimentos, como os ultraprocessados, tem influência direta no surgimento da Diabetes entre a população. Este tipo de alimentação facilita a alta ingestão de ácidos graxos saturados e carboidratos simples, aumentando os riscos de sobrepeso e obesidade e, consequentemente, a possibilidade de incidência desta enfermidade. Ademais, outro fator preocupante é a presença precoce deste tipo de alimentos na nutrição de crianças menores de vinte e quatro meses de idade, propiciando a redução da proteção imunológica e o desencadeamento de processos alérgicos, com prejuízo ao crescimento e desenvolvimento infantil. Conclusão: Constatou-se através da análise da literatura existente que a inadequação alimentar é um dos principais fatores de risco modificáveis no tratamento da Diabetes. Tendo-se em vista a constante presença de alimentos ultraprocessados na dieta da população, e seus impactos negativos para a saúde, se faz necessário o desenvolvimento de políticas públicas com o intuito de combater o avanço do consumo destes alimentos. Nesse contexto, a educação alimentar e nutricional possui posição de destaque, juntamente com o tratamento medicamentoso, proporcionando aos pacientes uma melhor qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography