To see the other types of publications on this topic, follow the link: Carboidratos na nutrição humana.

Journal articles on the topic 'Carboidratos na nutrição humana'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Carboidratos na nutrição humana.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pinow, Ana Clara Silva, Josemara Silva Santos, Cristiane Lopes Mazzinghy, and Mildre Loraine Pinto. "Exigências nutricionais de cães filhotes: Revisão." Pubvet 15, no. 5 (May 2021): 1–9. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v15n05a802.1-9.

Full text
Abstract:
A nutrição possui grande importância para o crescimento e manutenção da saúde tanto humana como animal. As demandas nutricionais diárias dos animais são atendidas através de proteínas, carboidratos, lipídios e minerais, inseridos em dietas, com características específicas e variações conforme sua fase de vida para que haja desempenho corporal correto e manutenção diária. O objetivo do estudo consiste em realizar uma revisão sobre as principais exigências nutricionais de cães filhotes para acrescentar informações no âmbito da nutrição de pequenos animais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lancha Junior, Antonio Herbert. "Nutrição aplicada à atividade motora." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25, spe (December 2011): 45–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092011000500006.

Full text
Abstract:
A Nutrição aplicada a atividade motora se divide em quatro áreas do movimento humano, a saber: esporte, educação física, dança, recreação/lazer. Essa definição conceitual diferencia a população alvo da intervenção nutricional. O organismo humano sempre apresentou o movimento como parte de sua atividade cotidiana e selecionou evolutivamente os organismos mais econômicos. Em contrapartida por conta de demandas, sociais, financeiras dentre outras a vida moderna impôs o sedentarismo como padrão de comportamento motor que aliado ao padrão genético de economia resultaram nas doenças modernas como obesidade, diabetes, etc. Assim a sociedade institucionalizou o movimento humano criando manifestações distintas descritas acima e suas necessidades específicas passaram a ser de interesse acadêmico/cientifico. Nutricionalmente os estudos se concentram no balanço energético, na necessidade de carboidratos, proteínas, lipídios assim como dos micronutrientes e outros compostos biologicamente ativos. Estes estudos definem estas substancias sob critérios de essencialidade ou efeito ergogênico superior a capacidade fisiológica. O primeiro determina mudanças nas necessidades nutricionais e o segundo substâncias consideradas ilícitas. No presente momento grande parte da comunidade cientifica dedicada à nutrição aplicada à atividade motora, dirige sua vocação na tentativa de descobrir as necessidades específicas provocadas pela pratica regular da atividade motora permitindo seu exercício regular para que a mesma propicie os benefícios na manutenção da saúde de forma plena nas quatro áreas descritas acima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Scagliusi, Fernanda Baeza, and Antonio Herbert Lancha Júnior. "Subnotificação da ingestão energética na avaliação do consumo alimentar." Revista de Nutrição 16, no. 4 (December 2003): 471–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732003000400010.

Full text
Abstract:
Informações válidas sobre o consumo de energia e nutrientes são um pré-requisito em muitas pesquisas de nutrição humana, principalmente nos estudos epidemiológicos sobre dieta e saúde. Até o advento da água duplamente marcada, não era possível validar as avaliações do consumo energético de forma externa e independente. Este marcador demonstrou a existência de significativa subnotificação da ingestão energética. Esta pesquisa objetiva discutir os principais aspectos relacionados a tal fenômeno: prevalência, determinantes, especificidade de nutrientes e formas de controle. O sub-relato parece estar associado à obesidade e a características psicossociais, como a restrição dietética e o desejo de ajuste social. Todos os métodos de avaliação do consumo possuem erros inerentes, sendo portanto suscetíveis à sub ou superestimação (menos comum). O sub-relato demonstra atingir predominantemente alimentos específicos, ricos em lipídeos e carboidratos, o que insere grande viés nas inferências baseadas em levantamentos do consumo alimentar. Este artigo também discute como controlar tal erro e recomenda que as estimativas do consumo energético sejam confrontadas com o gasto energético, a fim de detectar a subnotificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nunes Ferreira, Luiz Eduardo, Julia Das Neves Rodrigues Ferreira, and Priscila Luiza Mello. "ALIMENTOS FUNCIONAIS NA CÁRIE DENTAL." RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405 1, no. 1 (July 2, 2021): e111. http://dx.doi.org/10.53612/recisatec.v1i1.1.

Full text
Abstract:
A cárie dental é uma doença multifatorial resultante da interação entre microrganismos, carboidratos ingeridos na dieta e a superfície dental, o que leva ao acúmulo de biofilme. A presença desses microrganismos promove a desmineralização do dente, podendo evoluir para abcessos além de causar dor e consequente comprometimento da qualidade de vida. No controle da cárie dental destaca-se o uso do flúor e clorexidina, porém muitos agentes naturais têm sido testados como alternativas, dentre os quais podemos destacar alguns alimentos funcionais, que além de promover a nutrição básica também propiciam benefícios a saúde. Pesquisas in vitro e in vivo utilizando frutas e seus metabólitos, além de outros componentes da alimentação humana como o chá, têm demonstrado importante potencial anti-cariogênico a ser explorado. Estes alimentos e seus metabólitos promovem benefícios a saúde oral agindo principalmente sobre a inibição do crescimento de bactérias cariogências, inibição da adesão bacteriana, redução da produção de açucares insolúveis e inibição das GTFs. Muitos destes efeitos exercidos sobre S. mutans e outras bactérias cariogênicas tem sido atribuído a presença de polifenóis e ácidos orgânicos. Todavia, apesar dos resultados promissores obtidos nas pesquisas laboratoriais, a transposição para humanos tem encontrado muita dificuldade. A complexidade do ambiente oral humano, a forma de preparação das soluções e o tempo de contato dos agentes anti-cariogêncios com biofilmes orais ainda são desafios a serem superados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Donaduzzi Rigo, Paula, Patrícia Schrippe, Flaviani Souto Bolzan Medeiros, and Andreas Dittmar Weise. "VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE UM PROJETO DE PRODUÇÃO DE ARROZ NA CIDADE DE AGUDO - RS." Engevista 17, no. 1 (October 17, 2014): 105. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v17i1.645.

Full text
Abstract:
O arroz é essencial para a nutrição humana, sendo que é fonte de carboidratos e proteínas. O Rio Grande do Sul conta com a maior produção de arroz irrigado do Brasil, dentro deste, a região da Quarta Colônia, região central do Estado, vem apresentando ao longo dos anos uma alta produtividade por hectare. Nesse contexto, o presente estudo objetiva analisar a viabilidade econômico-financeira de se produzir arroz, como pequeno e médio agricultor, na cidade de Agudo - RS. Para este objetivo é indispensável utilizar métodos que compõe o escopo da disciplina de Engenharia econômica: o método de Valor Presente Líquido (VPL) e o Tempo de retorno de investimento descontado (Payback descontado). Metodologicamente, o trabalho foi realizado por meio de um estudo de caso em uma propriedade localizada em Agudo, com acompanhamento da safra 2013/2014, como uma pesquisa quantitativa, do tipo descritiva no que se refere aos objetivos. Dessa maneira, os métodos aplicados resultaram na inviabilidade econômico-financeira de se produzir arroz, sendo que o Payback descontado em 25 anos ainda não apresentou retorno do investimento. Para somar à inviabilidade, o VPL calculado foi de – R$ 892.402,33. Entretanto, a produção de arroz é extremamente importante para todos os setores da sociedade, e com isso, se observam necessárias políticas públicas que garantam que a produção de arroz seja possível e segura
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Luiz, Leandro Da Conceição, Maria José Valenzuela Bell, and Virgílio De Carvalho Dos Anjos. "FT-NIR associado a método quimiométrico para discriminar resíduos de antimicrobianos e antiparasitário no leite." DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde 15 (December 7, 2020): e47945. http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2020.47945.

Full text
Abstract:
Introdução: O leite é um dos alimentos mais consumidos pelos seres humanos. Proteínas, vitaminas, gordura, carboidratos e sais minerais fazem parte de sua composição e desempenham importantes funções para a nutrição humana. A prática de adulteração no leite é antiga e ainda se faz presente nos dias de hoje em diversos países, inclusive no Brasil. A fim de obter lucro maior, alguns fornecedores costumam adicionar ao leite: água, amido, citrato, ureia, soda cáustica, cloreto de sódio, sacarose, soro do leite, melamina e outros componentes. No entanto, ainda há outro problema, o da contaminação do leite por medicamentos veterinários. Estes podem causar danos à saúde do consumidor e prejuízos para a produção de seus derivados. Objetivo: O presente trabalho propõe uma metodologia que permite detectar de maneira rápida a presença de resíduos de medicamentos veterinários em leites, dentro do limite máximo de resíduos de cada droga. Métodos: Fez-se o uso da espectroscopia no infravermelho próximo por transformada de Fourier associada à análise de componentes principais. A espectroscopia no infravermelho tem sido utilizada não somente para a autenticidade de laticínios, mas para determinar sua qualidade. Resultados: Conseguiu-se detectar resíduos de penicilina, oxitetraciclina e enrofloxacino, e também do antiparasitário ivermectina nas amostras de leites. Conclusão: A metodologia detectou de maneira rápida e precisa os resíduos das drogas analisadas, mesmo em concentrações muito baixas. Assim, é uma opção a outras existentes, já utilizadas para tal objetivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Saad, Flávia Maria de Oliveira Borges, and Janine França. "Alimentação natural para cães e gatos." Revista Brasileira de Zootecnia 39, suppl spe (July 2010): 52–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010001300007.

Full text
Abstract:
Um grande "recall" de alimentos PET ocorrido em 2007 nos Estados Unidos devido à contaminação fraudulenta por melamina, foi ponto chave para o interesse atual sobre novas alternativas alimentares para cães e gatos, a parte a rações comerciais convencionais. A procura por novidades no setor pet food, combinada com uma tendência permanente de humanização na indústria pet, acarreta aumento da procura por alimentos diferenciados para animais de estimação. Dentre os tipos de dietas alternativas encontram-se as dietas naturais, as orgânicas, entre outras. Entretanto, não existem orientações específicas para a fabricação e rotulagem de produtos que contenham carne crua, o que poderia ocasionar desequilíbrios e risco à saúde de proprietários que fornecem esse tipo de alimentação a seus animais de estimação. Por outro lado, os alimentos naturais podem ser constituídos por ingredientes destinados à alimentação humana, buscando uma aproximação da composição dos alimentos que os animais (cães e gatos) obtinham da natureza, com maior contribuição dos nutrientes, como proteína e lipídeos, a esses animais. Os efeitos que estes podem causar em animais de estimação são diversos, desde parâmetros relacionados ao surgimento de doenças, por afetarem o metabolismo de proteínas, carboidratos e/ou lipídeos, até fatores ligados à qualidade fecal e, mais além, na questão da segurança alimentar. Assim, os alimentos comerciais naturais são nichos de mercado potenciais e surgiram para atender a demanda de proprietários cada vez mais exigentes com relação à alimentação e nutrição de seus animais de companhia. Entretanto, é importante uma avaliação criteriosa e científica deste nicho de mercado, buscando estabelecer suas vantagens e desvantagens sob o ponto de vista nutricional e de segurança alimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Antonio Marcio Domingues, Beatriz Gonçalves Ribeiro, and Eliane de Abreu Soares. "Consumo de carboidratos e lipídios no desempenho em exercícios de ultra-resistência." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 7, no. 2 (April 2001): 67–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922001000200005.

Full text
Abstract:
A nutrição é uma importante ferramenta dentro da prática desportiva. Dentre as modalidades esportivas, a nutrição exerce uma grande influência nos chamados "esportes de desafio", que são as provas de ultra-resistência ou de longa duração. O custo energético de uma prova de ultra-resistência pode variar de 5.000 a 18.000kcal por dia. É amplamente aceito que o consumo de carboidratos antes e durante exercícios prolongados irá retardar o aparecimento da fadiga, poupando o glicogênio hepático e muscular e fornecendo glicose diretamente para os músculos em atividade. Recomenda-se que a dieta de atletas de ultra-resistência possua 70% ou mais, ou de 7 a 10 gramas por quilo de peso corporal de carboidratos. Porém, apesar da melhora apresentada com a nutrição bem planejada, alguns pesquisadores procuram desenvolver novas intervenções nutricionais, visando a melhora do rendimento, que continuam a ser estudadas, como a suplementação com lipídios, através do consumo de triglicerídeos de cadeia média (TCM) ou de dietas ricas em lipídios nos dias que antecedem a competição. Sendo assim, esta revisão possui como objetivo elucidar como os carboidratos e os lipídios podem influenciar o desempenho nos exercícios de ultra-resistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mafra, Denise, and Sílvia Maria Franciscato Cozzolino. "Importância do zinco na nutrição humana." Revista de Nutrição 17, no. 1 (March 2004): 79–87. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732004000100009.

Full text
Abstract:
Recentes pesquisas experimentais e clínicas têm reforçado a importância do zinco na saúde humana. O zinco possibilita várias funções bioquímicas, pois é componente de inúmeras enzimas, dentre estas, álcool desidrogenase, superóxido dismutase, anidrase carbônica, fosfatase alcalina e enzimas do sistema nervoso central. Participa na divisão celular, expressão genética, processos fisiológicos como crescimento e desenvolvimento, na transcrição genética, na morte celular, age como estabilizador de estruturas de membranas e componentes celulares, além de participar da função imune e desenvolvimento cognitivo. Sua deficiência pode causar alterações fisiológicas como, hipogonodismo, danos oxidativos, alterações do sistema imune, hipogeusia, danos neuropsicológicos e dermatites. Assim, devido a inúmeras pesquisas referentes a este mineral, este trabalho teve como objetivo mostrar os aspectos atuais sobre a essencialidade do zinco na nutrição humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fornazari, Valéria Brumaro Regina, and Ana Tyiomi Obara. "A alfabetização científica em nutrição humana: intersecções e divergências." Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas 14, no. 30 (October 15, 2018): 123. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.5291.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a alfabetização em nutrição como uma probabilidade para o ensino de ciências. Para tanto, foi realizada uma extensa busca nas principais bases de dados nacionais e internacionais partindo das palavras chave - em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola - alfabetização científica, alfabetização em nutrição e alfabetização em saúde revelando que a alfabetização em nutrição, enquanto perspectiva, tem como fundamentos possibilitar ao indivíduo desenvolver autonomia e criticidade em relação aos conhecimentos de nutrição de forma a tomar decisões individuais e coletivas quanto a formação de hábitos alimentares e qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Barreto Filho, Tarcísio Alves, Anny Gabriele Oliveira Fonsêca, Fernanda Ingrid Dantas, João Antônio da Silva, Melina Botêlho Garcia, Mariana Silva Bochnakian, and Jaqueline da Silva Galvíncio. "O excesso de carboidrato na dieta do gato doméstico." Pubvet 15, no. 4 (April 2021): 1–5. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v15n04a791.1-5.

Full text
Abstract:
O excesso de carboidratos consumido em dietas industriais por felinos domésticos pode causar diversas patologias e malefícios para o bem-estar animal. O gato é classificado como carnívoro estrito e por isso possui singularidade em sua alimentação. Mesmo com o crescente investimento das empresas fabricantes de rações, não existem informações científicas significantes acerca da nutrição e biodisponibilidade de nutrientes para felinos. Muitas marcas de rações utilizam mais da metade de carboidratos na matéria bruta de suas rações, entretanto, os gatos não possuem necessidade nutricional dos mesmos, afetando sua digestibilidade e formando fatores anti-nutricionais. Desse modo, pode-se afirmar que a nutrição dos felinos precisa ser mais amplamente debatida cientificamente e é necessário que as peculiaridades alimentares de proteínas, lipídeos, vitaminas, além do maior conhecimento do seu comportamento herdado de felinos silvestres desses animais sejam respeitadas para a maior promoção de saúde e qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Santos, José Augusto. "Contributos para uma cultura da nutrição humana." Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 15, no. 1 (2015): 115–27. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.15.01.115.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gonçalves, F. M., V. L. Santos, C. L. Contreira, G. Farina, B. S. Kreuz, F. P. Gentilini, M. A. Anciuti, and F. Rutz. "Nutrição in ovo: estratégia para nutrição de precisão em sistemas de produção avícola." Archivos de Zootecnia 62 (February 13, 2013): 54–55. http://dx.doi.org/10.21071/az.v62irev.1956.

Full text
Abstract:
O intestino de um pintinho é relativamente subdesenvolvido após o nascimento e estratégias de alimentação inicial devem considerar este atraso, principalmente pelas condições de estresse a qual estes animais estão submetidos logo após a eclosão. A primeira refeição do embrião é o fluido amniótico o qual é ingerido antes da bicagem interna da casca do ovo iniciando no 13º dia de incubação estendendo-se até o 18º, preparando o trato gastrointestinal para o contato com nutrientes externos após a eclosão. Considerando o padrão fisiológico de um pintinho, as reservas de carboidratos são mínimas logo após a eclosão, ocorrendo uma relação inversa entre o peso da ave jovem e as reservas de glicogênio, sugerindo que o frango moderno, de crescimento rápido, possui maior requerimento metabólico que a genética de aves utilizadas em décadas anteriores. Atualmente a alimentação in ovo tem sido considerada uma alternativa viável como suporte ao desenvolvimento precoce dos pintinhos através da utilização de soluções nutritivas injetáveis durante o período de incubação. Objetivou-se discutir as possibilidades em implantação da técnica de nutrição in ovo na cadeia produtiva do frango considerando as necessidades fisiológicas dos animais e resultados obtidos por pesquisas científicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gonçalves, F. M., V. L. Santos, C. L. Contreira, G. Farina, B. S. Kreuz, F. P. Gentilini, M. A. Anciuti, and F. Rutz. "Nutrição in ovo: estratégia para nutrição de precisão em sistemas de produção avícola." Archivos de Zootecnia 62, no. 237 (February 13, 2013): 54–55. http://dx.doi.org/10.21071/az.v62i237.1956.

Full text
Abstract:
O intestino de um pintinho é relativamente subdesenvolvido após o nascimento e estratégias de alimentação inicial devem considerar este atraso, principalmente pelas condições de estresse a qual estes animais estão submetidos logo após a eclosão. A primeira refeição do embrião é o fluido amniótico o qual é ingerido antes da bicagem interna da casca do ovo iniciando no 13º dia de incubação estendendo-se até o 18º, preparando o trato gastrointestinal para o contato com nutrientes externos após a eclosão. Considerando o padrão fisiológico de um pintinho, as reservas de carboidratos são mínimas logo após a eclosão, ocorrendo uma relação inversa entre o peso da ave jovem e as reservas de glicogênio, sugerindo que o frango moderno, de crescimento rápido, possui maior requerimento metabólico que a genética de aves utilizadas em décadas anteriores. Atualmente a alimentação in ovo tem sido considerada uma alternativa viável como suporte ao desenvolvimento precoce dos pintinhos através da utilização de soluções nutritivas injetáveis durante o período de incubação. Objetivou-se discutir as possibilidades em implantação da técnica de nutrição in ovo na cadeia produtiva do frango considerando as necessidades fisiológicas dos animais e resultados obtidos por pesquisas científicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Parra, José R. P., Patrícia Milano, Fernando L. Consoli, Neide G. Zerio, and Marineia L. Haddad. "Efeito da nutrição de adultos e da umidade na fecundidade de Diatraea saccharalis (Fabr.) (Lepidoptera: Crambidae)." Anais da Sociedade Entomológica do Brasil 28, no. 1 (March 1999): 49–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0301-80591999000100005.

Full text
Abstract:
Estudou-se o efeito de diferentes fontes de carboidratos (sacarose, glucose e frutose) e do mel de abelha em duas concentrações (5 e 10%), como alimento para adultos, bem como o efeito da água, oferecida como fonte de alimento ou fornecida através do umedecimento do papel de postura, na fecundidade de Diatraea saccharalis (Fabr.). A broca-da-cana não necessitou de carboidratos na alimentação, pois insetos alimentados apenas com água colocaram número de ovos igual ou superior aos insetos mantidos nos demais tratamentos, com longevidade superior e viabilidade de ovos equivalente. O ambiente úmido foi essencial, pois com água ou com simples umedecimento do papel que revestia internamente as gaiolas, ocorreu maior postura. No tratamento seco (sem água e sem umedecimento do papel de postura), não houve eclosão, sendo a postura, longevidade e tamanho das posturas drasticamente reduzidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pereira, Fernanda Bortolanza, and Fabiana Schmidt Bandeira Peres. "Nutrição e enraizamento adventício de plantas lenhosas." Pesquisa Florestal Brasileira 36, no. 87 (September 30, 2016): 319. http://dx.doi.org/10.4336/2016.pfb.36.87.1146.

Full text
Abstract:
O sucesso da propagação vegetativa de genótipos comerciais via técnicas de estaquia está relacionado a diversos fatores, dentre os quais o estado nutricional das plantas matrizes doadoras de propágulos e dos propágulos. O status nutricional determina a quantidade de carboidratos, auxinas e outros compostos do metabolismo essencial da planta para a iniciação e desenvolvimento da rizogênese. Cada nutriente possui na planta funções específicas essenciais, podendo atuar estruturalmente ou fisiologicamente. Contudo, apesar de se reconhecer a importância da nutrição mineral para o sucesso da propagação vegetativa de espécies lenhosas e sua relação com o enraizamento adventício, o papel de alguns elementos são ainda desconhecidos. Pela complexidade bioquímica e fisiológica do processo de enraizamento adventício, há escassez de trabalhos buscando determinar o papel nos nutrientes no desenvolvimento adventício de raízes. A presente revisão bibliográfica pretende explorar o estado da arte no que se refere aos conhecimentos sobre o efeito da nutrição mineral no enraizamento adventício de espécies lenhosas, bem como apresentar ao final uma breve revisão sobre outros compostos de origem orgânica que podem ser empregados com o intuito de melhorar o processo rizogênico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

De Gouveia, Luiza Antoniazzi Gomes. "Nutrição, hidratação e suplementação para jogadores de futebol." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 10, no. 3 (September 10, 2011): 166. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v10i3.3441.

Full text
Abstract:
O objetivo desta revisão é relacionar diversos assuntos sobre futebol e nutrição, como necessidade energética, ingestão de macro e micronutrientes, hidratação e suplementação, a partir de dados da literatura científica. Por meio de rastreamento literário sistemático, foram selecionados artigos publicados nos idiomas português e inglês, durante o período de2000 a2009. O consumo adequado de nutrientes é essencial para um bom desempenho no esporte; assim sendo, a dieta de um jogador de elite deve atender seu gasto energético, fornecer balanço adequado de carboidratos, proteínas e lipídeos, além de atender às recomendações de vitaminas e minerais. A hidratação e o balanço eletrolítico devem ser adequados a cada jogador, contribuindo para o bom desempenho nas partidas. A relevância da ingestão de suplementos no futebol deve ser discutida sob perspectiva científica, juntamente com preocupações éticas ligadas à suplementação e à educação esportiva.Palavras-chave: futebol, necessidades nutricionais, hidratação, suplementos dietéticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ferreira, Vanessa Roriz, Ana Paula Nunes Bento, and Mara Reis Silva. "CONSUMO ALIMENTAR, PERFIL ANTROPOMÉTRICO E CONHECIMENTOS EM NUTRIÇÃO DE CORREDORES DE RUA." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 21, no. 6 (December 2015): 457–61. http://dx.doi.org/10.1590/1517-869220152106138411.

Full text
Abstract:
Introdução A nutrição esportiva e a composição corporal são fatores importantes para o desempenho de atividades esportivas. A corrida de rua se popularizou no mundo, especialmente na última década. Os corredores de rua devem consumir uma dieta nutricionalmente adequada e ter conhecimento sobre nutrição para manter um perfil nutricional adequado. Objetivo Avaliar a adequação dietética, o perfil antropométrico e os conhecimentos em nutrição de corredores de rua. Métodos Os corredores adultos de ambos os gêneros (n = 51) foram entrevistados sobre conhecimentos em nutrição, por meio de um questionário padronizado modificado. A avaliação do consumo alimentar foi feita com a aplicação de dois recordatórios de 24 horas em dias não consecutivos e com a análise da adequação de macronutrientes, micronutrientes e fibra alimentar. A avaliação antropométrica foi realizada por meio do índice de massa corporal e percentual de gordura. Resultados A maioria dos corredores de rua do gênero masculino teve um percentual de gordura adequado e foi constatada magreza para cerca de 30% de homens e mulheres. As inadequações dietéticas de ma-cronutrientes caracterizaram-se por consumo insuficiente de carboidratos (59,6% de indivíduos) e ingestão elevada de proteínas (32,7%). Fibra, cálcio, tiamina, riboflavina e niacina foram consumidas abaixo dos níveis recomendados, principalmente entre os homens. O conhecimento em nutrição foi associado à adequação da ingestão de micronutrientes. As mulheres tiveram melhor nível de conhecimento básico em nutrição e maior prevalência de ingestão adequada. Conclusão Apesar dos corredores de rua demonstrarem alto nível de conhecimento básico em nutrição e adequado perfil antropométrico, a maioria teve hábitos alimentares e nutrição inadequados ao desempenho esportivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Curi, Rui. "Fisiologia da nutrição humana: aspectos básicos, aplicados e funcionais." Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas 43, no. 3 (September 2007): 489–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-93322007000300019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

DÔRES, Sílvia Maria Custódio das, Sérgio Alberto Rupp de PAIVA, and Álvaro Oscar CAMPANA. "Vitamina K: metabolismo e nutrição." Revista de Nutrição 14, no. 3 (December 2001): 207–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732001000300007.

Full text
Abstract:
O objetivo desta revisão foi discutir aspectos que envolvem a compreensão do metabolismo da vitamina K e os recentes avanços quanto ao papel da vitamina na nutrição humana. São abordadas questões sobre as fontes da vitamina, sua absorção, distribuição e metabolismo, recomendações dietéticas, avaliação do estado nutricional relacionado à vitamina K e ainda fatores que afetam sua concentração plasmática. Diante das novas evidências sobre a participação da vitamina K no metabolismo ósseo, pesquisas adicionais são necessárias a fim de identificar as possíveis conseqüências à saúde, a longo prazo, de deficiência subclínica desta vitamina. Pesquisadores e comitês futuros encontram um desafio no que se refere a investigar novos requerimentos nutricionais da vitamina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Brandão, Larisse Cadeira, Franciscleudo Bezerra da Costa, Ana Marinho do Nascimento, Álvaro Gustavo Ferreira da Silva, Wellington Souto Ribeiro, Giuliana Naiara Barros Sales, Josilene Linhares de Araújo, et al. "Palma: origem, nutrição e metabolismo." Research, Society and Development 9, no. 6 (April 15, 2020): e79963465. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3465.

Full text
Abstract:
A palma teve sua origem na América do Norte e do Sul e possui grande potencial para as regiões semiáridas, amplamente cultivada no Nordeste brasileiro, por tolerar longos períodos de estiagem. Por ser uma cactacea sua fisiologia proporciona maior eficiência no uso da água. O caule é suculento com estimado valor nutricional relevante para ser utilizado na na dieta humana. O objetivo foi discutir os gêneros de palma mais consumidos, seus compostos bioativos e informações sobre seu metabolismo. Foi realizado levantamento bibliográfico em plataformas de pesquisa onde foram selecionados 57 artigos para ser utulizado como banco de dados. O conteúdo de compostos bioativos, o aroma, a coloração, a textura e o sabor podem ser alterados de acordo com a atividade enzimática, principalmente a fenilalanina amônia-liase.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Santos, Verônica Lisboa, Tiago Araujo Rodrigues, Marcos Antonio Anciuti, and Fernando Rutz. "Ácidos graxos poli-insaturados na dieta de poedeiras: impactos sobre a qualidade dos ovos e saúde humana." Medicina Veterinária (UFRPE) 13, no. 3 (April 23, 2019): 406. http://dx.doi.org/10.26605/medvet-v13n3-3303.

Full text
Abstract:
Atualmente já são amplamente documentados os benefícios que a ingestão de ácidos graxos polinsaturados proporcionam à saúde humana, principalmente ácidos graxos da série ômega-3. Entretanto, o baixo consumo de alimentos fontes destes nutrientes, principalmente na população ocidental, tem sido associado à distúrbios cardiovasculares, comprometimento em relação a formação de tecido nervoso, cerebral e ao desenvolvimento da visão. No intuito de aumentar a disponibilidade de alimentos que sejam fontes destes nutrientes à população, diversas pesquisas vêm sendo realizadas visando o enriquecimento de ovos, visto que, são fonte de proteínas, gorduras e micronutrientes que desempenham papel importante na nutrição humana além disso diversos trabalhos tem mostrado que é possível alterar a composição dos ovosa partir da manipulação das dietas das poedeiras. O presente artigo de revisão é proposto visando caracterizar o cenário atual sobre o enriquecimento de ovos com ácidos graxos da série ômega-3, através de diversas fontes de alimentos utilizadas na dieta das aves, bem como seus impactos na nutrição humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Olinto, Silvia Cristina Figueira, Luana Rossato, Ana Lucia Viana De Sousa, Ariela Marques Parente, Josiani Pereira Da Silva, and Luisa Caetano De Andrade. "Produção de material didático complementar para aulas de anatomia humana do curso de nutrição." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 2 (February 6, 2021): e5517. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e5517.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar a experiência de produção de material didático complementar voltado ao curso de Nutrição, com ênfase nas estruturas constituintes do sistema digestório. Relato de Experiência: O material foi desenvolvido por monitores da disciplina de Anatomia Humana aplicada a Nutrição da Universidade Federal da Grande Dourados. Foram elaboradas 3 atividades complementares a serem realizadas de forma remota e/ou presencial: Atividade 1: Descrição de características anatômicas básicas sobre o órgão a ser estudado, apresentação de imagens cadavéricas com as principais estruturas a serem identificadas e tabela semiestruturada para a indicação dos nomes das estruturas marcadas nas imagens, posição anatômica e função/outras informações. A atividade 2 consistiu na adaptação de casos clínicos relacionados a temáticas sobre sistema digestório e questões para discussão. A atividade 3 foi elaborada para promover a fixação do conhecimento obtido das atividades 1 e 2. Considerações Finais: Espera-se que o desenvolvimento do material didático complementar auxilie os estudantes do curso de Nutrição durante o estudo da disciplina de Anatomia Humana, permitindo a compreensão da importância da utilização dos conceitos anatômicos na futura prática profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Salvetti, Laura Helena, and Gabriela Possa. "Programa de alimentação do trabalhador e qualidade nutricional das refeições." Ciência & Saúde 10, no. 1 (February 23, 2017): 23. http://dx.doi.org/10.15448/1983-652x.2017.1.23634.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar a qualidade das refeições oferecidas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição cadastrada no Programa de Alimentação do Trabalhador.Materiais e Métodos: Do total de cardápios fornecidos, foram selecionados 30% (71 cardápios) por meio de sorteio sistemático. Os mesmos foram avaliados quanto a sua oferta energética e dos nutrientes carboidratos, proteínas, gorduras totais e saturadas, fibra e sódio. Os valores encontrados foram comparados com os parâmetros estabelecidos pelo Programa de Alimentação do Trabalhador.Resultados: Observou-se inadequação na oferta energética, a qual ficou em média 60 kcal superior ao limite recomendado, e na contribuição energética da proteína (19% vs 15%, este último valor referente à recomendação do Programa de Alimentação do Trabalhador). Em relação à oferta de fibras e sódio, também foram encontrados valores acima da recomendação, no entanto, não foi observado inadequação na oferta de carboidratos, gorduras totais e gorduras saturadas.Conclusão: No presente estudo, a oferta de macro e micronutrientes mostrou-se inadequada em relação aos parâmetros estabelecidos pelo Programa de Alimentação do Trabalhador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

dos Santos, Klaus Morales. "Intervenções Nutrológicas em Pacientes Adultos Infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana." International Journal of Nutrology 09, no. 01 (January 2016): 119–27. http://dx.doi.org/10.1055/s-0040-1705271.

Full text
Abstract:
RESUMOPacientes vivendo com HIV/AIDS estão em risco nutricional aumentado em alguma fase da doença, o que exige cuidados por parte de uma equipe multidisciplinar. Nutrição e infecção pelo HIV são dois pilares que possuem uma interação complexa, dependente e cíclica, em que a desnutrição diretamente afeta a imunidade celular e esta, quando reduzida por resultado da infecção, pode levar à desnutrição. A perda de peso é considerada um fator preditivo independente na mortalidade de indivíduos infectados. Para os pacientes que observaram perda de peso, deve-se ter como meta a restauração do peso com uma abordagem multidisciplinar, garantindo nutrição adequada, exercícios e, se necessário, introdução de fármacos. Este artigo de revisão tem por objetivo explicar a relação do vírus HIV com o estado nutricional do paciente, incluindo a avaliação de micro e macronutrientes, e discutir as alternativas de tratamento para a perda de peso comumente vista na história da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Palumbo Comarovschi Savioli, Gisela, and Roque Marcos Savioli. "NUTRIÇÃO E ESPIRITUALIDADE." Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo 30, no. 4 (October 20, 2020): 397–401. http://dx.doi.org/10.29381/0103-8559/20203003397-401.

Full text
Abstract:
A busca do entendimento da existência e o relacionamento com o sagrado é algo presente em todas as civilizações, desde os primórdios da humanidade, assim como o significado das doenças. Nas últimas décadas, observou-se grande interesse da classe científica em estudar a relação entre a espiritualidade e a saúde. Inúmeros estudos vêm sendo publicados demons-trando a relação positiva entre a espiritualidade e religiosidade com a saúde. Não existe um consenso na literatura acadêmica sobre a definição de espiritualidade, situação que cria uma série de vieses nos estudos científicos. A versão mais moderna da definição da espiritualidade inclui a religiosidade, de forma a se considerar como sendo sinônimos, denominando-a como religiosidade/espiritualidade (R/S). Ultimamente, pesquisas científicas modernas baseadas em evidências começaram a explorar os benefícios da R/S na saúde. Estudos epidemiológicos têm revelado que o envolvimento religioso está associado à diminuição da morbimortalidade, maior expectativa de vida e melhores resultados após procedimentos médicos, entre muitos benefícios mentais e físicos. Em quase todas as religiões do mundo, existe uma grande preocupação com a alimentação, sendo o alimento considerado uma dádiva divina para o homem. Nas religiões politeístas da antiguidade, por muito tempo, vemos oferendas de animais aos deuses, sendo a carne desses oferecidas somente aos sacerdotes, tendo em vista a sacralidade da mesma; em outras religiões, outro tipo de oferendas, mas sempre tendo o alimento como foco principal. Dentre as várias religiões existentes no mundo, uma prática observada em quase todas elas é o jejum, trazendo benefícios espirituais para os fiéis praticantes. Estudos recentes vêm demonstrando que além do aspecto religioso, existem, na prática do jejum, benefícios para a saúde do corpo. Neste artigo, os autores fazem uma análise do jejum praticado nas religiões mais frequentes do mundo, correlacionando-o com dados de literatura a respeito. Finalizam destacando o mecanismo fisiopatológico dos benefícios do jejum para a saúde humana, bem como para a longevidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Amarante, C. B., F. A. R. Solano, A. L. F. A. Lins, A. H. Müller, and R. C. S. Müller. "Caracterização física, química e nutricional dos frutos da Aninga." Planta Daninha 29, no. 2 (June 2011): 295–303. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582011000200007.

Full text
Abstract:
Montrichardia linifera, conhecida popularmente como aninga, pertence à família Araceae e forma grandes populações às margens dos rios e igarapés da Amazônia, principalmente de águas brancas (barrentas). Seus frutos fazem parte da dieta alimentar de peixes, tartarugas e de grandes herbívoros, como peixe-boi e búfalo, havendo, portanto, a hipótese de seu aproveitamento na nutrição animal. Entretanto, apesar de sua vasta distribuição na paisagem amazônica, não existem dados na literatura sobre a composição nutricional desses frutos. Com os objetivos de avaliar o seu potencial nutricional e contribuir para o conhecimento dessa espécie, foi realizada, neste trabalho, a caracterização física, química e nutricional dos frutos. A infrutescência pesa em média 500 g, com um conjunto de aproximadamente 80 frutos. O seu valor nutritivo se resume, basicamente, ao seu valor energético (≅ 350 kcal), devido principalmente ao teor de carboidratos (≅ 80%), possuindo baixo valor proteico (< 0,5%). As concentrações de manganês (≅ 1.800 mg kg-1) foram consideradas tóxicas, extrapolando o limite máximo tolerável em nutrição de bubalinos (1.000 mg kg-1).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Oliveira, Renata Borba de Amorim, Shirley Donizete Prado, Maria Claudia da Veiga Soares Carvalho, and Francisco Romão Ferreira. "A pesquisa em Nutrição Clínica no Brasil." Revista de Nutrição 27, no. 5 (October 2014): 619–28. http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732014000500010.

Full text
Abstract:
Neste ensaio, busca-se uma primeira aproximação à pesquisa em Nutrição Clínica. Considera-se existir uma lacuna de informações e debates sobre elementos de cunho epistemológico e sobre interesses que marcam essa atividade no interior do campo científico da Alimentação e Nutrição no Brasil. O caráter multidimensional do campo alimentar-nutricional é apresentado como sua forte marca de identidade e motivo de distinção. Todavia, a pesquisa em Nutrição Clínica caracteriza-se pelo olhar biomédico, voltado enfaticamente para o metabolismo e para a doença, ficando excluídas as relações sociais e a intersubjetividade, com estudos voltados ao aspecto nutricional, sem considerar o alimentar. De outro lado, o alívio do sofrimento impõe a compreensão de relações entre seres humanos em sociedade. Tanto do ponto de vista metodológico como epistemológico, a biomedicina não é capaz de abarcar a totalidade do fenômeno da vida humana. Por essas razões, as Ciências Humanas e Sociais podem contribuir, em regime de cooperação interdisciplinar, com o campo da Alimentação e Nutrição, no sentido de instrumentalizar estudos inovadores tanto no aspecto conceitual quanto metodológico. Tais perspectivas podem trazer à luz as dimensões subjetivas do adoecimento humano, as quais constituem matéria essencial para os estudos sobre Nutrição Clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Bassit, Reinaldo Abunasser, and Mara A. Malverdi. "Nutritional evaluation of triathletes." Revista Paulista de Educação Física 12, no. 1 (June 20, 1998): 42. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1998.139531.

Full text
Abstract:
O “triathlon”, nas suas diferentes dimensões, constitui-se inigualável modelo de prova de alta » intensidade e longa duração, notadamentc o “Ironman” Competições desta modalidade têm ganhado enorme repercussão nos veículos de comunicação e se tornado cada vez mais competitivas, com a profissionalização do esporte. A busca por melhores resultados passa pelos aspectos ligados à nutrição dos atletas. Sabidamente diversas “manobras” nutricionais são capazes de interferir na “performance” de atletas, assim como, a inadequação da sua dieta pode prejudicar o rendimento esportivo. Sabendo-se que o “triathlon” constitui-se modelo interessante para a avaliação dos efeitos de uma dieta adequada sobre a “performance”, propusemonos a realizar uma avaliação nutricional com 31 atletas paulistas, do sexo masculino, profissionais e amadores da modalidade, no que diz respeito a adequação da sua dieta ao gasto e necessidade energética diária, percentual de gordura corporal, assim como, seus conhecimentos básicos sobre o assunto, para podermos, posteriormente, propor formas de intervenção. Os resultados obtidos com atletas profissionais e amadores mostraram um gasto calórico diário de 2.450 e 1.870 kcal e uma necessidade energética diária de 4.250 e 3.730 kcal, respectivamente, valores superiores ao consumo energético encontrado de 3.800 e 3.000 kcal para profissionais c amadores. Notou-sc uma ingestão elevada de lípides que poderia ser reduzida em beneficio de um aporte maior de carboidratos, substrato mais importante para estes atletas. O perfil inadequado da ingestão de macronutrientcs pode ser devido ao elevado grau de desconhecimento dos atletas sobre o assunto. Desta forma, parece-nos que a adoção de questionários sobre conhecimentos básicos de nutrição para atletas faz-se necessário para o sucesso da implementação de alterações em suas dietas, assim como, ficou claro que os atletas da nossa amostragem poderiam aumentar a ingestão percentual de carboidratos em detrimento da de lípides, notadamentc os amadores
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Raspe, Djéssica Tatiane, and Murilo Augusto Tagiariolli. "APROVEITAMENTO DOS SUBPRODUTOS DO PROCESSAMENTO DA INDÚSTRIA DE CARNES NA NUTRIÇÃO HUMANA." Revista UNINGÁ Review 35 (January 30, 2020): eRUR3483. http://dx.doi.org/10.46311/2178-2571.35.erur3483.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Jacob, Michelle Cristine Medeiros, and Fábio Resende de Araújo. "Desenvolvimento de competências para Nutrição no contexto de Sistemas Alimentares Sustentáveis." Ciência & Saúde Coletiva 25, no. 11 (November 2020): 4369–78. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320202511.31652018.

Full text
Abstract:
Resumo A atual discussão sobre os impactos dos sistemas alimentares na saúde humana e ambiental destaca o relevo da formação de profissionais que possam atuar na elaboração de agenda futura que comporte as complexidades da Nutrição em políticas, pesquisas e prestação de serviços relevantes para a comunidade. Neste artigo são apresentadas as conclusões de um evento nacional que reuniu em 2018 especialistas no tema, estudantes e profissionais de Nutrição, empenhados em compreender e sumarizar aspectos da formação que limitam a atuação profissional. Foram identificados requisitos necessários ao desenvolvimento da força de trabalho em Nutrição, incluindo conhecimentos relativos ao tema, conjunto de habilidades técnicas específicas para fazer frente a esse cenário e, por fim, o diálogo necessário com outras disciplinas e áreas de conhecimento. Foram destacadas 10 recomendações relativas à característica do currículo e práticas da categoria profissional que poderão fomentar a construção das competências necessárias. As recomendações podem contribuir para a realização de ações formativas em Nutrição face à crescente necessidade de alinhamento com os problemas atuais de Segurança Alimentar e Nutricional e boa consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Schneider, Aline Petter, Renato Tetelbom Stein, and Carlos Cezar Fritscher. "O papel do aleitamento materno, da dieta e do estado nutricional no desenvolvimento de asma e atopia." Jornal Brasileiro de Pneumologia 33, no. 4 (August 2007): 454–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132007000400016.

Full text
Abstract:
O aumento na prevalência da asma e atopia, observado em diversas populações nos anos recentes, contribui para torná-las importantes problemas de saúde pública. A possível influência de fatores relacionados à nutrição humana tem sido demonstrada em crescente número de estudos. O entendimento do papel do aleitamento materno, da dieta, e do estado nutricional, particularmente da obesidade, assim como as respostas imunológicas desencadeadas, ajuda a melhorar a compreensão sobre a relação entre estresse oxidativo, inflamação brônquica, e o desenvolvimento de sintomas asmáticos e atópicos. Este artigo apresenta uma revisão da literatura publicada sobre os aspectos da relação entre nutrição, asma, e atopia, nas duas últimas décadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Pereira, Rosângela Alves, Mariana Costa Monteiro, Eliane Lopes Rosado, Tatiana El-Bacha Porto, Ana Luisa Kremer Faller, Patrícia De Carvalho Padilha, and Elizabeth Accioly. "Trajetória, avanços e perspectivas da pós-graduação no Instituto de Nutrição Josué de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro." DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde 16 (September 12, 2021): e61187. http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2021.61187.

Full text
Abstract:
O Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi criado em 1946 como instituição de ensino e pesquisa na área de Nutrição. Este trabalho, submetido na categoria “Perspectivas”, descreve a trajetória do ensino de Pós-Graduação (PG) no INJC, no ano do jubileu dos 75 anos do INJC. Para elaborar este relato, foram consultados artigos, livros, documentos, relatórios, atas e anotações do INJC e da UFRJ. O ensino de PG no INJC teve início no final da década de 1970, com a oferta de dois cursos de especialização. Em 1985, foi implantado o mestrado em Nutrição Humana. Atualmente, o INJC é a única instituição da área de Nutrição no Brasil que abriga um programa acadêmico de mestrado e doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Nutrição, e um programa de mestrado profissional, o Programa de Pós-Graduação em Nutrição Clínica. A instituição oferece, ainda, seis cursos de especialização e integra quatro programas de residência multiprofissional da UFRJ. Indicadores favoráveis consistentes expressam o sucesso do esforço coordenado de docentes e discentes dos Programas de PG em iniciativas que privilegiam a obtenção de financiamento, o desenvolvimento de projetos interdisciplinares intra e interinstitucionais e o incentivo à produção acadêmica de qualidade. A pós-graduação no INJC articula-se com o ensino de graduação e com a extensão, contribuindo para a formação qualificada de recursos humanos no campo da Alimentação e Nutrição. Aos 75 anos, o INJC, por meio do ensino de PG, reitera o papel social e acadêmico da universidade pública brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Matte, Aline, Patrícia Idalina de Lemos Rodrigues, Daniela Pereira Stocher, Renata Wadenphul de Moraes, Ludymila Schulz Barroso, Priscila Silva Corrêa, and Cristiane Matte. "Aula prática para disciplina de Bioquímica abordando a influência dos processos térmicos na atividade de lectinas provenientes de leguminosas." Revista de Ensino de Bioquímica 12, no. 2 (December 1, 2014): 118. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v12i2.358.

Full text
Abstract:
Lectinas são proteínas altamente expressas em leguminosas, que possuem a capacidade de reconhecer especificamente e ligar carboidratos, inclusive na membrana celular de eritrócitos. A cocção de alimentos ricos em lectinas, tais como feijão, ervilha e lentilha promovem a desnaturação das proteínas, dentre elas as lectinas, que juntamente com a estrutura nativa, perdem a capacidade de interação com as glicoproteínas presentes em membranas. Esse trabalho apresenta o desenvolvimento de um protocolo de aula prática de Bioquímica, de fácil execução e resultados significativos, que permitem a demonstração das propriedades hemaglutinantes presentes na estrutura nativa de lectinas e o efeito desnaturante do calor. Diferentes formas de cocção foram utilizadas, a fim de demonstrar aos graduandos de Nutrição quais metodologias de preparo de alimentos são próprias para o consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Barbosa, Janine Maciel, Caroline Sousa Cabral, Adriana Gomes Cézar de Carvalho, Raquel Bezerra Barbosa de Moura, Renan Gondim Araújo, and Ângelo Brito Pereira Melo. "The Decision-Making Process For Nutritional Support in Palliative Care According to Bioethics: An Integrative Literature Review / Tomada de Decisão Para Suporte Nutricional nos Cuidados Paliativos à Luz da Bioética: Revisão Integrativa." Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 11, no. 5 (December 6, 2019): 1418–24. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i5.1418-1424.

Full text
Abstract:
Objetivo: Investigar a produção científica acerca da tomada de decisão para suporte nutricional (SN) em cuidados paliativos (CP) à luz da bioética. Métodos: Revisão integrativa da literatura, com coleta de dados em maio de 2009, nas bases de dados MEDLINE/PubMed, LILACS, SciELO e BVS-Bireme. Resultados: após análise dos 14 estudos selecionados, considerou-se três temáticas: (I) Princípios da bioética no contexto da nutrição; (II) Nutrição como dilema bioético; (III) Abordagens para a resolução de dilemas bioéticos em nutrição. Conclusão: para tomada de decisão no SN em pacientes em CP, o foco deve ser o cuidado centrado no paciente sob os pilares da autonomia, beneficência, não maleficência e justiça. O respeito à autonomia garante ao paciente que ele receba o tratamento conforme o seu desejo; e o respeito aos princípios da beneficência e da não maleficência oportunizam cuidados aos pacientes que visem à qualidade de vida e à manutenção da dignidade humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Da Rosa, Thais Marini, Sandra Costa Valle, and Camila Irigonhé Ramos. "DIABETES MELLITUS TIPO 1: PERFIL GLICÊMICO E CONSUMO ALIMENTAR EM UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO PEDIÁTRICA." Revista Contexto & Saúde 19, no. 37 (December 17, 2019): 171–77. http://dx.doi.org/10.21527/2176-7114.2019.37.171-177.

Full text
Abstract:
Objetivo: investigar o perfil glicêmico e o consumo alimentar de crianças e adolescentes assistidos em um ambulatório de nutrição pediátrica do Sistema Único de Saúde do sul do Brasil. Métodos: estudo longitudinal, com dados de controle glicêmico coletados dos prontuários de saúde, na consulta inicial e final. O consumo alimentar foi avaliado após a realização de dois recordatórios de 24 horas aplicados durante a semana, incluindo a segunda-feira. Resultados: verificou-se que os parâmetros de controle glicêmico mostraram melhora no período de acompanhamento. O consumo dos principais grupos alimentares fonte de carboidratos foi adequado às recomendações vigentes. Entretanto, o consumo do grupo das carnes foi excessivo e o das frutas, dos legumes e verduras foi insuficiente. Conclusão: Após o período de acompanhamento o perfil glicêmico mostrou melhora em crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. O consumo alimentar foi caracterizado pela adequação de porções de alimentos fonte de açúcares, excesso de porções carnes e ovos e quantidade insuficiente de frutas, dos legumes e verduras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pereira, Alessandra da Silva, Natasha Gabrielle de Araújo Peixoto, José Firmino Nogueira Neto, Haydée Serrão Lanzillotti, and Eliane de Abreu Soares. "Estado nutricional de pré-escolares de creche pública: um estudo longitudinal." Cadernos Saúde Coletiva 21, no. 2 (June 2013): 140–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-462x2013000200007.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi monitorar o estado nutricional de pré-escolares de uma creche pública. Trata-se de um estudo longitudinal, antes (t0) e depois (t1), com 51 crianças de 2 a 4 anos de idade. Os procedimentos foram: avaliação antropométrica (P/I, P/E e E/I - OMS 2006, classificação SISVAN-2008); avaliação bioquímica (colesterol total, HDLc, LDLc, triglicerídeos e glicose); avaliação hematológica (hemoglobina); avaliação dietética (pesagem direta dos alimentos e registro alimentar). Para determinação de energia, carboidratos, lipídeos, proteína, fibra alimentar, cálcio, ferro, vitaminas A e C, utilizou-se software Diet Pro, 4.0. Utilizando-se o Índice de Adequação (IA= média do consumo/ EAR ou AI), avaliou-se a adequação do consumo alimentar. As ações em nutrição foram: modificações nos cardápios, atividades pedagógicas, oficina culinária e palestras com os pais e equipe da creche. Observou-se redução de prevalência para déficit E/I e P/I, redução da prevalência de anemia, aumento do consumo de energia, carboidratos, proteínas, vitaminas A e C, ferro e redução discreta do cálcio. Energia, ferro, cálcio e vitamina C apresentaram probabilidade de adequação ≥50%. Concluiu-se que se torna importante o monitoramento do estado nutricional de crianças pré-escolares atendidos em creches públicas, bem como ações de educação nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Gazola, Carla Bianca Gonzaga. "ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO FUNDAMENTAL." REVISTA FIMCA 6, no. 3 (December 12, 2019): 6–10. http://dx.doi.org/10.37157/fimca.v6i3.23.

Full text
Abstract:
A promoção de saúde no ambiente escolar torna-se uma prática de grande relevância levando aos alunos práticas saudáveis, externando a vida adulta e difundindo temática, desta forma reduzirá os numericamente os casos de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Este trabalho tem como objetivo defender a inserção da alimentação e nutrição nos parâmetros curriculares nacionais para ensino fundamental, como formar de promoção a saúde e prevenção a agravos e fibras, carboidratos e proteína, sendo uma alternativa de lanche saudável e nutritivo. O presente estudo realizou levantamentos da atuação do profissional nutricionista, transição epidemiológica, educação e seus parâmetros, novos conceitos de saúde, trabalhos em parcerias (saúde e educação) e promoção alimentação saudável. Deste modo, a educação nutricional sendo priorizada no ensino fundamental evidenciada como uma política pública premente, contribuirá para prevenção e promoção a saúde reduzindo agravos a saúde. The promotion of health in the school environment becomes a practice of great relevance taking students to healthy practices, externalizing adult life and diffusing thematic, in this way will reduce numerically the cases of Chronic Non communicable Diseases (DCNT). This work aims to defend the insertion of food and nutrition in the national curricular parameters for elementary education, such as health promotion and prevention of diseases and fiber, carbohydrates and protein, being a healthy and nutritious snack alternative. The present study carried out surveys of the professional nutritionist, epidemiological transition, education and its parameters, new concepts of health, work in partnerships (health and education) and promotion of healthy eating. Thus, nutritional education being prioritized in elementary education evidenced as a pressing public policy, will contribute to prevention and promotion of health reducing health problems.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Andrade, João Batista de, Evaldo Ferrari Junior, Rosana Aparecida Possenti, Ivani Pozar Otsuk, Léo Zimback, and Marcos Guimarães de Andrade Landell. "Composição química de genótipos de cana-de-açúcar em duas idades, para fins de nutrição animal." Bragantia 63, no. 3 (December 2004): 341–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052004000300004.

Full text
Abstract:
Foi desenvolvido, em 1999/2000, no Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa (SP), um experimento para avaliar 60 genótipos de cana-de-açúcar (24 cultivares e 36 clones), para fins de alimentação animal. O experimento foi executado em delineamento de blocos ao acaso, com três repetições. Os genótipos foram amostrados aos 12 e 18 meses de idade. Para todas as características analisadas: porcentagem de matéria seca (%MS); de proteína bruta (%PB); de extrato etéreo (%EE); de matéria mineral (%MM); de carboidratos totais não estruturais (%CTN); de fibra insolúvel em detergente neutro (%FDN); de fibra insolúvel em detergente ácido (%FDA); de celulose (%CEL); de hemicelulose (%HEM); de lignina (%LIG), verificaram-se diferenças entre os genótipos e as idades de corte, com exceção para %EE, que não mostrou diferença entre as idades de corte. Para (%CTN, %NDF, %ADF, %CEL, %HEM e %LIG) foram observadas diferenças dos genótipos nas idades de corte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Malanchen, Bruno Eduardo, Flavio Aparecido Da Silva, Thainara Gottardi, Daiana Alves Terra, and Daniela Miotto Bernardi. "COMPOSIÇÃO E PROPRIEDADES FISIOLÓGICAS E FUNCIONAIS DA AVEIA." FAG JOURNAL OF HEALTH (FJH) 1, no. 2 (July 31, 2019): 185–200. http://dx.doi.org/10.35984/fjh.v1i2.86.

Full text
Abstract:
O consumo da aveia tem apresentado benefícios à saúde humana em diversas situações, seja pela redução do risco de complicações de algumas doenças ou pela melhora no quadro das mesmas nos indivíduos. Este cereal é altamente produzido no Brasil e no mundo e sua utilidade se dá de diversas maneiras, podendo ser útil para o consumo humano ou animal e até mesmo para a fabricação de cosméticos. A aveia possui uma composição nutricional variada e repleta de nutrientes que apresentam benefícios à saúde humana, sendo eles compostos antioxidantes, fenólicos, b-glucana, boa quantidade de aminoácidos, fibras, e carboidratos. Essa composição nutricional tem apresentado variações de acordo com sua produção, processamento, tratamento térmico e consumo, sendo necessários mais estudos para avaliar estes efeitos na saúde humana. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica de literatura, de característica retrospectia e descritiva, utilizando-se de dados à partir das bases de dados PUBMED, MEDLINE, Scielo e Google Acadêmico, sobre a produção deste cereal e seus diversos efeitos sobre a saúde humana através de seu consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Reis, Túlio Leite, and Ana Carla Chaves Dias. "FARINHA DE INSETOS NA NUTRIÇÃO DE MONOGÁSTRICOS." Veterinária e Zootecnia 27 (May 6, 2020): 1–16. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2020.v27.428.

Full text
Abstract:
Visto a crescente busca por alternativas para alimentação humana e animal, a utilização de uma fonte proteica proveniente da criação de insetos em larga escala, aparece como uma perspectiva atraente atualmente. A criação de insetos, devido à natureza das espécies, apresenta algumas vantagens que reforçam ainda mais sua utilização, como alimentar-se de uma gama de subprodutos da indústria, não competir com o uso de recursos alimentares, possuir alto valor nutricional, além de, quando consumidos, atuarem no desenvolvimento da microbiota benéfica e como imuno-moduladores. Alguns estudos destacam a utilização de farinhas de diferentes insetos em substituição a farinhas de origem animal e ao farelo de soja na alimentação de animais monogástricos, que além de fornecer um perfil de aminoácidos semelhante e/ou superior à esses ingredientes convencionais, podem reduzir o custo final da ração consumidas pela espécies monogástricas de interesse zootécnico, impactando significativamente no sistema produtivo. Alguns pontos acerca a viabilidade de produção dessas farinhas na utilização como fonte de proteína na alimentação animal merece destaque, sendo assim, o presente trabalho busca reunir as aplicações e resultados recentes obtidos com a utilização de farinha de insetos na alimentação e nutrição dos animais monogástricos, seus impactos no desempenho, saúde, além da qualidade dos produtos originados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Miranda, Hemille Antunes Ferreira, Idael Matheus Góes Lopes, Marcelo Dourado de Lima, Fabiana Ferreira, Ellen Batista Pereira, Luana Ferreira da Silva, and Lorena Fernandes Costa. "Efeitos da nutrição in ovo no desempenho de frangos de corte: uma revisão." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 20, 2021): e38810212307. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12307.

Full text
Abstract:
A eficiência na capacidade produtiva obtida por meio do melhoramento genético em frangos de corte, promoveu a necessidade de maior aporte nutricional embrionário. Para tal, a inoculação de soluções in ovo, contendo nutrientes e substâncias exógenas tornou-se uma importante técnica para aumentar as reservas energéticas e, consequentemente, obter melhor desempenho das aves pós eclosão. Sendo assim, objetivou-se com o presente trabalho de revisão, expor as principais metodologias e nutrientes utilizados na nutrição in ovo, mostrando os efeitos da técnica na produção de frangos de corte. Os carboidratos são utilizados como uma das principais fontes de energia para o embrião pós-eclosão, pois garantem o aumento na disponibilidade de glicose. Já as proteínas e aminoácidos são fundamentais para a eficiência da deposição proteica pós-eclosão. Os probióticos e prebióticos conferem melhor desenvolvimento e integridade do trato gastrointestinal, proporcionando melhor saúde intestinal aos animais. Por fim, o uso de vitaminas e minerais contribuem para a melhoria da imunidade dos animais, melhora no desenvolvimento esquelético durante período de incubação e pós eclosão, além de diversas outras funções. Visto isso, a utilização da nutrição in ovo pode garantir melhorias nos resultados zootécnicos de pintinhos no período pós-eclosão, pois contribui para melhor desempenho dos animais até o abate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Sapata, Katiuce Borges, Ana Paula Trussardi Fayh, and Alvaro Reischak de Oliveira. "Efeitos do consumo prévio de carboidratos sobre a resposta glicêmica e desempenho." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 12, no. 4 (August 2006): 189–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922006000400005.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO E OBJETIVO: A nutrição é uma importante ferramenta dentro da prática desportiva. Dentre os nutrientes, os carboidratos destacam-se como uma fonte energética importante. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar a influência da resposta glicêmica no desempenho de indivíduos saudáveis, após a ingestão de bebidas com diferentes tipos de carboidratos. MÉTODOS: Foram avaliados 10 voluntários, do sexo masculino, com idade de 23 ± 2,1 anos. Os voluntários preencheram recordatório alimentar de três dias e de atividade física. Foram realizadas avaliações antropométricas e teste de cargas progressivas em cicloergômetro para determinação do consumo máximo de oxigênio e limiares ventilatórios. Cada voluntário realizou três testes submáximos na intensidade do 2º limiar ventilatório. Trinta minutos antes de cada teste submáximo, foram ingeridos 250ml de uma das bebidas compostas por: maltodextrina (malto), glicose (glicose), ou suco dietético (placebo). Foram realizadas punções de sangue capilar para determinação dos níveis glicêmicos e lactato sanguíneo. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Houve aumento significativo na glicemia após 30 minutos do consumo da bebida malto (87,4 ± 11,2 para 116,9 ± 19,6ml.dl¹). Aos 15 minutos do exercício, houve diminuição nos níveis glicêmicos após o consumo das bebidas malto (116,9 ± 19,6 para 77,6 ± 14,5ml.dl¹) e glicose (113,2 ± 23,5 para 81,8 ± 13,1ml.dl¹) em comparação com o placebo. A ingestão da bebida glicose provocou aumento significativo na freqüência cardíaca durante o exercício (167,7 ± 14,2 e 177,1 ± 10,4bpm). O consumo de bebidas com diferentes tipos de carboidratos e de alto índice glicêmico antes do exercício não foi capaz de alterar o desempenho dos voluntários; entretanto, ocasionou alterações na glicemia e na freqüência cardíaca durante o exercício. Embora se especule que oscilações na glicemia durante o exercício possam prejudicar o desempenho em exercícios de longa duração, esse fato não foi verificado em nosso estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Demétrio, Franklin. "Pirâmide alimentar para gestantes eutróficas de 19 a 30 anos." Revista de Nutrição 23, no. 5 (October 2010): 763–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732010000500007.

Full text
Abstract:
Objetivo O objetivo deste estudo foi desenvolver uma pirâmide alimentar adaptada para as gestantes eutróficas na faixa etária de 19 a 30 anos, fundamentada nas diretrizes do guia alimentar para a população bra-sileira. Métodos A construção da pirâmide alimentar foi baseada em dois planos alimentares (2.188kcal referentes ao primeiro trimestre gestacional e 2.502kcal para o segundo e terceiro trimestres gestacionais) calculados segundo reco-mendações para esse grupo. Resultados A distribuição percentual dos macronutrientes no plano alimentar proposto para o primeiro trimestre é de: 12% de proteínas, 62% de carboidratos e 26% de lipídeos. No segundo e terceiro trimestres gestacionais os percentuais obtidos são de: 11% para proteínas, 60% para carboidratos e 29% para lipídeos. As porções e os equivalentes foram estabelecidos a partir de adaptações do total energético de cada alimento obtido por Philippi et al. e disponível no guia alimentar para a população brasileira. Os alimentos estão organizados em oito grupos na pirâmide alimentar, independentemente do período gestacional, variando apenas a quantidade de porções recomendada. Conclusão Espera-se que a pirâmide alimentar desenvolvida seja útil aos profissionais de saúde na atenção pré-natal, favoreça a orientação alimentar e nutricional e contribua para promover a adequação do estado de nutrição e saúde da gestante eutrófica, além de contribuir também para reduzir a ocorrência de baixo peso ao nascer, prematuridade e macrossomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Gomes, S. P., M. I. Leão, S. C. Valadares Filho, and M. F. Paulino. "Consumo, digestibilidade e produção microbiana em novilhos alimentados com diferentes volumosos, com e sem suplementação." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 58, no. 5 (October 2006): 884–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352006000500026.

Full text
Abstract:
Determinaram-se os consumos e as digestibilidades aparentes totais da matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), carboidratos totais (CHO), fibra em detergente neutro (FDN), carboidratos não fibrosos (CNF), o consumo de nutrientes digestíveis totais (NDT), e estimou-se a produção microbiana (PMic) de dietas para novilhos. Avaliou-se, também, a degradabilidade in situ dos alimentos. Foram utilizados cinco novilhos, fistulados no rúmen, com peso vivo (PV) médio de 185,4kg, em delineamento inteiramente ao acaso, alimentados com: 1- capim-elefante picado (CE); 2- pré-secado de capim-tifton 85 (PS); 3- feno de capim-braquiária (FB); 4- feno de capim-braquiária e concentrado a 0,5% PV (FB:C1); e 5- feno de capim-braquiária e concentrado a 1% PV (FB:C2). O PS proporcionou maior ingestão de MS (6kg/novilho/dia) e de NDT (4,2kg/novilho/dia) em relação aos demais volumosos utilizados, mostrando ser boa alternativa na nutrição de bovinos. A adição de concentrado ao feno de capim-braquiária aumentou o consumo de MS do volumoso, que passou de 2,7kg/novilho/dia para 3,9kg/novilho/dia, constituindo estratégia para a utilização de volumosos de baixa qualidade. O maior consumo do concentrado C2 (1%PV) resultou em aumento no consumo de MS (0,9kg/novilho/dia) e de NDT (1kg/novilho/dia) na dieta FB:C2, em relação à dieta FB:C1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Souza, Blenda Marques, Ricardo Pablo Passos, José Ricardo Lourenço de Oliveira, Heleise Faria dos Reis de Oliveira, Adriano de almeida Pereira, Luís Felipe Silio, Érika de Araújo Almeida, et al. "NUTRIÇÃO E TREINAMENTO RESISTIDO EM FISICULTURISTAS NA CIDADE DE PORTO VELHO-RO." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v12n3 (2020): 1–18. http://dx.doi.org/10.36692/v12n3-24.

Full text
Abstract:
A pesquisa teve por objetivo analisar o impacto da ingestão de proteínas e carboidratos no desempenho do treinamento resistido (TR) em atletas de fisiculturismo de Porto Velho-RO nas fases da preparação: Off Season e Pré-Contest. Para tanto foi realizado um estudo de caso com 08 (oito) atletas de fisiculturismo de ambos os sexos na cidade de Porto Velho – RO. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa e aprovada sob a CAAE 24745019.9.0000.0013. Como procedimentos de coleta de dados utilizou-se 01 (um) recordatório alimentar R24h, 01 (um) Questionário de Frequência Alimentar (QFA); e 01 (um) Questionário de Burnout para Atletas (QBA). Para análise dos dados foi utilizado os softwares Microsoft Excel 2016, software Dietbox para avaliação do consumo alimentar, e Escala de Likert para análise estatística percentual para apresentação dos resultados do QBA. Os resultados mostraram que para carboidrato (CHO) foi adotada como referência a recomendação máxima de (60%), e para PTN a recomendação máxima de (20%). Também concluiu que na fase Off Season os atletas fisiculturistas consumem quantidades acima do recomendado de CHO com (62%); com relação ao consumo de Proteínas (PTN) todos foram acima de (20%), sendo uma quantidade maior que o máximo recomendado. Em síntese, o consumo de PTN e CHO na fase de ff, influencia o desempenho do Treinamento de Resistência (TR), tendo em vista que aumenta volume muscular. Na fase de Pré-Contest, a diminuição da ingestão calórica principalmente de CHO contribui para redução constante do percentual de gordura para alcançar a definição muscular, diminuindo o desempenho do TR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Carciofi, Aulus Cavalieri, and Juliana Toloi Jeremias. "Progresso científico sobre nutrição de animais de companhia na primeira década do século XXI." Revista Brasileira de Zootecnia 39, suppl spe (July 2010): 35–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010001300005.

Full text
Abstract:
O conhecimento científico sobre nutrição de animais de companhia tem aumentado de forma contínua, acompanhando o fenômeno visto em diversas áreas de conhecimento. Na última década, têm-se prioritariamente pesquisas direcionadas ao uso de nutrientes na promoção de saúde, prevenção de doenças degenerativas, melhoria da qualidade de vida e aumento da expectativa de vida de cães e gatos. Este direcionamento de pesquisas é, em grande parte, explicado pela importância que cães e gatos assumiram na vida das pessoas, fazendo com que as decisões alimentares dos proprietários com seus animais se assemelhassem às que adotam para si próprios. A publicação da nova revisão do Nutrient Requirements of Dogs and Cats em 2006 foi, talvez, o avanço recente mais significativo, trazendo novo entendimento sobre necessidades energéticas e de nutrientes nas diferentes fases de desenvolvimento e estados fisiológicos. Apesar destes avanços, ainda são necessárias pesquisas na área de caracterização físico-química e de utilização dos ingredientes, efeitos do processo de extrusão e mesmo de necessidades nutricionais, que conta com uma base pequena de artigos disponíveis, a maioria antiga. Talvez os desafios científicos mais importantes em nutrição de cães e gatos sejam metabolismo de carboidratos, importância da massa corporal magra na saúde, urolitíases, gerontologia, relação entre microbiota intestinal e saúde, imunonutrição e manejo nutricional em condições clínicas específicas importantes para estas espécies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Correia, Liliane Aparecida Borges, Fernanda Gomes Caixeta, Fernanda Marques da Silva, Fernando Leonardo Diniz, Paulo Vinícius Rocha, Paulo César Segundo de Sousa, and Hugo Christiano Soares Melo. "Sensibilidade humana à feniltiocarbamida e sua relação com o comportamento alimentar." Jornal Interdisciplinar de Biociências 3, no. 2 (January 25, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.26694/jibi.v3i2.7344.

Full text
Abstract:
A sensibilidade ao amargo pode induzir a um comportamento alimentar pobre em vegetais e rico em carnes e carboidratos, que podem explicar a atual pandemia de obesidade que vários países enfrentam. Este trabalho buscou avaliar a relação da sensibilidade à feniltiocarbamida com o comportamento alimentar de 428 indivíduos de uma instituição privada de ensino do interior de Minas Gerais. O estudo foi realizado com a aplicação de um questionário sobre preferências alimentares e um teste de sensibilidade à feniltiocarbamida a 0,1 mg/ml. Os resultados mostram que 52,6% presumem ser sensíveis à Feniltiocarbamida e 47,4% insensíveis ao gosto amargo dessa substância. Foi observado, também, uma relação estatisticamente significante entre a sensibilidade à PTC e a preferência de mostarda, couve-flor, repolho, espinafre, brócolis e cebola. Concluiu-se que a característica genética da sensibilidade à feniltiocarbamida, é capaz de influenciar o comportamento alimentar de indivíduos, ainda que influenciado por fatores ambientais e culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva da Silva, André Luís, Daniel De Guarçoni Martins, Paulo Rogério Garcez de Moura, and Ana Raquel Santos de Medeiros Garcia. "UM REFERENCIAL TEÓRICO ACERCA DO ÍON SÓDIO E SEU SAL DE PRINCIPAL OCORRÊNCIA COTIDIANA – O CLORETO DE SÓDIO – POTENCIALMENTE CONTRIBUTIVO AO ENSINO DE QUÍMICA." DI@LOGUS 9, no. 2 (December 3, 2020): 41–56. http://dx.doi.org/10.33053/dialogus.v9i2.52.

Full text
Abstract:
Neste artigo é apresentada uma breve fundamentação teórica decorrente da pesquisa bibliográfica sobre o elemento químico sódio, seu cátion monovalente e sal de principal ocorrência cotidiana, o cloreto de sódio. Nessa perspectiva, valendo-se de legislações nacionais e da literatura específica, são discutidos os subtemas (i) teores de sódio e de íon sódio: o caso do biscoito tipo disquinho de cebola; (ii) consumo de sódio: dos padrões, recomendações e hábitos às conceituações; (iii) De conservante alimentar a corriqueiro tempero; (iv) Atuação do íon sódio na fisiologia humana e (v) Ocorrência natural do cloreto de sódio e seus processos de obtenção/produção. Com enfoque na saúde e nutrição humana, objetiva-se, com isso, contribuir ao entendimento qualificado sobre a temática, subsidiando atuações didáticas e sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Capriles, Vanessa Dias, Andréa Carvalheiro Guerra-Matias, and José Alfredo Gomes Arêas. "Marcador in vitro da resposta glicêmica dos alimentos como ferramenta de auxílio à prescrição e avaliação de dietas." Revista de Nutrição 22, no. 4 (August 2009): 549–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732009000400010.

Full text
Abstract:
As dietas de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica têm sido associadas à redução do risco de doenças crônicas. Por esse motivo há um interesse crescente na sua aplicação para avaliação e orientação nutricional. No entanto, existem limitações quanto ao uso de dados publicados de índice glicêmico e carga glicêmica, pela variedade e formas de processamento dos alimentos vegetais existentes. Devido à dificuldade de realização de ensaios in vivo, uma vez que são custosos, trabalhosos, invasivos e necessitam de período considerável de experimentação, foram desenvolvidas metodologias in vitro que, a partir da velocidade de digestão dos carboidratos, permitem estimar o índice glicêmico dos alimentos de forma prática, simples e econômica. O presente trabalho apresenta o uso de um marcador in vitro, o índice de hidrólise, na estimativa do índice glicêmico e da carga glicêmica, o método mais empregado por pesquisadores brasileiros, visando à sua aplicação por profissionais da área de Nutrição. Os cálculos e as interpretações para estimativa do Índice glicêmico e da carga glicêmica são apresentados por meio de um exemplo prático com alguns alimentos brasileiros e com o grão de amaranto submetido a diferentes processamentos. Na ausência de dados referentes à resposta glicêmica do alimento de interesse, os valores do marcador in vitro podem ser utilizados para estimar o índice glicêmico e a carga glicêmica dos alimentos. Porém, este marcador não deve ser utilizado indiscriminadamente, uma vez que leva em consideração apenas os fatores intrínsecos aos alimentos que influenciam o aproveitamento dos carboidratos disponíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography