Academic literature on the topic 'Carta de Atenas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Carta de Atenas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Carta de Atenas"

1

Rugeles Quirós, Saúl. "EL URBANISMO DE LA CARTA DE ATENAS." Revista M 4, no. 1 (January 1, 2007): 58. http://dx.doi.org/10.15332/rev.m.v4i1.1055.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nosé, Zeca. "Carta-artigo para um ator aprisionado." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 3, no. 39 (December 23, 2020): 1–32. http://dx.doi.org/10.5965/14145731033920200107.

Full text
Abstract:
Este artigo é escrito em formato de carta, endereçada para o ator Bruno Araújo, integrante do grupo Confraria da Serra sediado na Penitenciária de Serra Azul I. O grupo é coordenado por Magno Bucci, que além deste, desenvolve atividades artísticas com o grupo Mulheres de Atenas, na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto. Ao longo da carta-artigo propomos a diferenciação de dois formatos de práticas teatrais que ocorrem dentro da prisão: Teatro entre Presos e Teatro com Presos. Por fim, apresentamos algumas experiências desenvolvidas por Bucci com pessoas aprisionadas e buscamos valorizar a importância artística dos eventos teatrais realizados na prisão, tanto para os atores, como para os espectadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Rogério Lopes dos. "A RELAÇÃO ENTRE AS MÁXIMAS DE DIÓGENES DE ENOANDA E A FILOSOFIA DE EPICURO." Revista Dialectus - Revista de Filosofia, no. 16 (March 27, 2020): 11–37. http://dx.doi.org/10.30611/2020n16id43647.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo apresentar a relação entre as máximas de Diógenes de Enoanda e o quetemos de genuinamente epicureu, ou seja, com o material (cartas, máximas e fragmentos) admitido como deautoria incontestável de Epicuro. Com essa apresentação, nós evidenciamos a força da ortodoxia da doutrina deEpicuro, pois, de um modo geral não existem divergências entre o que Epicuro ensinava em Atenas no século IIIa.C. e o que Diógenes de Enoanda afirmava ser o Epicurismo no século II d.C. Na verdade, há uma únicamáxima que parece não seguir a doutrina de Epicuro (Diog. Oen. 107). Entretanto, essa divergência é justificadapelo fato de que essa máxima está fragmentada. Nesse sentido, acreditamos que o presente artigo consiste emuma contribuição positiva para a comunidade acadêmica que se dedica ao estudo do Epicurismo, ainda mais seconsiderarmos o fato de que se trata de um epicureu sobre o qual temos poucos artigos, sobretudo no Brasil. Paraa realização desse trabalho, nos servimos aqui das seguintes obras: (i) El sabio camino hacia la felicidad:Diógenes de Enoanda y el gran mural epicúreo, de Carlos García Gual (2016), da qual retiramos as máximasde Diógenes de Enoanda; (ii) a Carta a Heródoto, Carta a Pítocles, Carta a Meneceu, bem como as MáximasPrincipais e as Sentenças Vaticanas, de Epicuro; (iii) o Livro X da obra Vidas e Doutrinas dos FilósofosIlustres, do doxógrafo grego Diógenes Laércio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Moura, Emerson Affonso da Costa. "As funções sociais da cidade e a Constituição federal de 1988: das Cartas de Atenas à ordem pluralista constitucional / The city’s social functions and the 1988 Federal Constitution: from Athens Letters to the constitutional pluralist order." Revista de Direito da Cidade 12, no. 4 (December 10, 2020): 152–74. http://dx.doi.org/10.12957/rdc.2020.50812.

Full text
Abstract:
ResumoA identificação de uma noção e conteúdo das funções sociais da cidade diante da insuficiência da regulação normativa e da divergência doutrinária, que se adéque as finalidades da ordem política e a função promocional do Direito, bem como, aos bens e valores fundamentais tutelados pela ordem constitucional é o tema posto em debate. Verifica-se em que medida, as funções sociais da cidade não podem se limitar àquelas previstas nas Cartas de Atenas, mas devem abranger e concretizar igualmente os princípios, objetivos, programas, direitos e garantias constitucionais.Palavras-chave: Direito da cidade; política urbana; funções sociais da cidade; Carta de Atenas; Constituição de 1988. AbstractThe identification of a notion and content of the social functions of the city in face of the insufficiency of normative regulation and doctrinal divergence, which adapts the aims of the political order and the promotional function of Law, as well as to the fundamental goods and values protected by constitutional order is the subject of debate. It is verified to what extent, the social functions of the city cannot be limited to those provided for in the Letters of Athens, but must also encompass and concretize the constitutional principles, objectives, programs, rights and guarantees.Keywords: City law; urban policy; social functions of the city; Athens Charter; 1988 Constitution.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Olender, Marcos. "“O abismo da história é grande o suficiente para todos”. Os primórdios da Carta de Atenas de 1931 e a afirmação da noção de patrimônio da humanidade." Locus: Revista de História 26, no. 2 (September 10, 2020): 291–313. http://dx.doi.org/10.34019/2594-8296.2020.v26.31204.

Full text
Abstract:
O artigo discute alguns aspectos da produção da Carta de Atenas de 1931, primeiro documento internacional referente à proteção do patrimônio histórico e artístico produzido no âmbito de uma articulação política e institucional internacional. Aborda o processo histórico que constrói a conjuntura da elaboração do citado documento, iniciando pelo contexto da Primeira Grande Guerra, passando pela implantação de instituições que começaram a estruturação de uma política internacional de proteção ao patrimônio, em que é destacada a preocupação pela viabilização da constituição de um patrimônio da humanidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carlos, Claudio Antonio Santos Lima. "E se Camillo Sitte visitasse o Rio De Janeiro?" Revista CPC, no. 22 (December 26, 2016): 92. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i22p92-117.

Full text
Abstract:
O presente trabalho propõe a reflexão e o rebatimento, para o contexto urbano da cidade do Rio de Janeiro, de aspectos teóricos do discurso de Camillo Sitte (1843 – 1903) caracterizado, dentre outros pontos, pela defesa da manutenção das características originais dos entornos de monumentos. O pensamento do autor opôs-se à tendência do urbanismo racionalista, emergente na Europa da segunda metade do século XIX, de isolá-los, integrando-os aos novos traçados viários. Nessa perspectiva, foram destacados dois casos de entornos de monumentos da cidade do Rio de Janeiro: a Igreja da Candelária (Centro) e o portão principal de acesso ao Jardim da Quinta da Boavista (São Cristóvão). Os pressupostos teóricos lançados por Sitte se baseiam nas ideias lançadas pelo urbanismo desenvolvido na Europa do século XIX, antecipando um fenômeno que afetou as cidades mundiais, inclusive o Rio de Janeiro, ou seja, o isolamento de monumentos. A reflexão proposta se baseia no livro escrito por Sitte e intitulado A construção de cidades segundo seus princípios artísticos, publicado em Viena (1889). A repercussão da obra foi observada no debate teórico mundial sobre conservação de áreas urbanas, desenvolvido ao longo do século XX. Os pressupostos lançados por Sitte foram observados mais tarde nos conceitos difundidos mundialmente por teóricos e por cartas e recomendações relacionadas à conservação do patrimônio cultural das cidades, como por exemplo a Carta de Atenas (1931), a Carta de Veneza (1964), a Carta de Brasília etc. Todas elas recomendam fortemente a manutenção da morfologia original dos entornos dos monumentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gonsales, Célia Castro, and Giulianna Bertinetti. "O projeto de habitação e de cidade de Candilis, Josic e Woods para a América do Sul: Proyecto Experimental de Vivienda-Previ, Peru | The housing and city project of Candilis, Josic and Woods for South America: Proyecto Experimental de Vivienda-Previ, Peru." Oculum Ensaios 16, no. 3 (December 5, 2019): 481. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v16n3a4279.

Full text
Abstract:
Em 1966 começa no Peru o Proyecto Experimental de Vivienda que, considerado como representativo da problemática de habitação dos países em vias de desenvolvimento, recebeu apoio econômico da Organização das Nações Unidas. A partir de então, é realizado um concurso envolvendo equipes internacionais e peruanas para o projeto de urbanização de 1.500 unidades que deveria contemplar investigações de tipologias habitacionais flexíveis e com possibilidades de crescimento. Este artigo analisa o projeto da “equipe francesa” formada pelos arquitetos Georges Candilis, Alex Josic e Shadrach Woods, considerando-o como uma oportunidade de síntese de uma experiência projetual e teórica de mais de 10 anos. A análise é realizada tendo como pano de fundo tanto o contexto de crítica à cidade funcionalista e à Carta de Atenas proposta nos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna, como o questionamento do conceito desenvolvimentista envolvendo a construção de grandes conjuntos habitacionais desde os anos cinquenta na Europa e América Latina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Castrillo Romón, María A., Miguel Fernández-Maroto, and Marina Jiménez Jiménez. "Espacios libres del Movimiento Moderno: debates y nuevos instrumentos para el mejoramiento urbano. Huerta del Rey como laboratorio." Bitácora Urbano Territorial 26, no. 1 (January 1, 2016): 23–32. http://dx.doi.org/10.15446/bitacora.v26n1.54626.

Full text
Abstract:
Las diversas corrientes de revisión del urbanismo funcionalista interpretan los espacios libres de uso público a pie de inmueble, característicos de la morfología urbana del Movimiento Moderno, de formas contradictorias. Este artículo parte de una crítica de las posiciones más enfrentadas y defiende la necesidad de dotarse de técnicas y métodos que contribuyan a que la práctica urbanística contemporánea sobre este tipo de tejidos pueda superar efectivamente los estereotipos hoy dominantes.En este sentido, el artículo propone el “plano espeso del suelo” como una técnica específica para el análisis de este tipo de tejidos urbanos y de su evolución física. Su aplicación al barrio de Huerta del Rey —Valladolid, España— evidencia tanto la invalidez del argumento “securitario”, hoy dominante en la acción pública sobre los barrios funcionalistas, como el comportamiento crítico de los habitantes frente a algunos de los principios de la Carta de Atenas. De hecho, revela ciertos factores espaciales que pueden influir sobre las apropiaciones de esos espacios libres hechas por sus habitantes y contribuye —junto con otros instrumentos— a definir un horizonte proyectual de mejora de estos espacios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moreno Moreno, María Pura. "Jean Renaudie en Vaudreuil (1967-1968): grafismo abstracto y morfología paisajística de un urbanismo utópico." EGA Revista de Expresión Gráfica Arquitectónica 25, no. 40 (November 17, 2020): 204. http://dx.doi.org/10.4995/ega.2020.12680.

Full text
Abstract:
<p>Este artículo examina los dibujos de Jean Renaudie para la nueva ciudad de Vaudreuil (1967-1968). El análisis de su estructura, su cromatismo y su formalidad, situará aquel conjunto de croquis como el punto de inflexión hacia la fusión de arquitectura y urbanismo en un marco teórico único. El desarrollo abordará el propósito de Renaudie de expresar la complejidad y el deseo de cohesión social, en un grafismo dispuesto a exponer su idea de “la ville est une combinatoire” frente al zonning funcionalista de la Carta de Atenas, fuertemente criticado por su generación. El objetivo será demostrar si aquella abstracción gráfica sugería ese “espacio absolutamente otro”, capaz de alojar la nueva sociedad por la que abogaba la teoría social de sus referentes intelectuales -Althusser, Foucault, Lévy Strauss, Lefebvre, Marcuse-. Y si, a su vez, supuso el germen de materializaciones posteriores como las desarrolladas en los conjuntos urbanos de Ivry-sur-Seine, Givors o Saint Martin d’Hères.<em></em></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moreno Moreno, Maria Pura, and Montserrat Solano Rojo. "El hormigón críptico de l’Église de Sainte Bernadette du Banlay en Nevers (1963-1966): Claude Parent y Paul Virilio." EN BLANCO. Revista de Arquitectura 11, no. 26 (April 30, 2019): 107. http://dx.doi.org/10.4995/eb.2019.11208.

Full text
Abstract:
<p>En la arquitectura francesa de la segunda mitad del s.XX, la reivindicación de planeamientos urbanos, críticos con los fundamentos de la Carta de Atenas, apareció ligada a las exploraciones espaciales de la psicología de la Gestalt. El patrimonio de maestros como A. Perret y Le Corbusier respecto al empleo del hormigón como material fetiche de la modernidad, se complementó con propuestas de arquitectos como Claude Parent que buscaron la revalorización de sus propiedades expresivas en lo visual y lo táctil, y de sus implicaciones sensoriales referidas al desequilibrio en el habitar. Este artículo analizará la L’Église de Sainte Bernadette du Banlay en Nevers (1963-1966), construida por C. Parent bajo los criterios de “La Function Oblique” del grupo Architecture Principe, y sujeta a las características de la arquitectura de los búnkeres del Muro del Atlántico investigada por uno de sus integrantes: el filósofo urbanista Paul Virilio. Parámetros referidos al emplazamiento, la circulación, la función, el espacio y la construcción integral en hormigón permitirán averiguar si la doctrina de lo oblicuo obligada, en este caso, a cumplir una función religiosa o, la materialidad asimilada de los bunkers, respondió en su aleación a una coherente concepción y construcción espacial. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Carta de Atenas"

1

Costa, Aline Moraes. "(Im)possiveis Brasilias : os projetos apresentados no Concurso do Plano Piloto da Nova Capital Federal." [s.n.], 2002. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/278955.

Full text
Abstract:
Orientador: Marcos Tognon
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-02T09:27:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Costa_AlineMoraes_M.pdf: 71805232 bytes, checksum: b0eb0d208adf6f9ce32be93a4299bb16 (MD5) Previous issue date: 2002
Resumo: Nosso trabalho apresenta por objeto do Concurso do Plano Piloto para Brasilia, realizado em 1957. Infelizmente, como muito tempo se passou sem que houvesse uma preocupação em preservar o material nele apresentado, as fontes primárias de nosso estudo estavam dispersas e pouco acessíveis, demandando um esforço redobrado de busca e organização. Isso realçou a importância de um estudo cujo foco estivesse centrado na sistematização e análise dos projetos apresentados. Inicialmente, abordamos o contexto do concurso, suas exigências, seus organizadores, os jurados e os resultados. Em seguida sistematizamos as informações de cada plano piloto, partindo da identificação por meio de sua classificação, equipe, documentos disponíveis, iconografia e referências bibliográficas. Como desdobramento, elaboramos uma introdução onde destacamos particularidades e principais obras dos participantes da equipe, entrevista, relação dos planos com o edital e as teorias urbanas vigentes e, finalmente, comentários dos principais pontos do memorial descritivo. Reproduzimos, sempre que possível, a parte escrita referente aos relátorios, assim como, a parte iconográfica
Abstract: Not informed.
Mestrado
Mestre em História da Arte
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SOARES, Paola Cardias. "Comportamento e dieta de um grupo de macacos-aranha-da-cara-branca, Ateles marginatus (É. Geoffroy, 1809), no sul da Amazônia." Universidade Federal do Pará, 2014. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7193.

Full text
Abstract:
Submitted by Cássio da Cruz Nogueira (cassionogueirakk@gmail.com) on 2016-12-07T17:23:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ComportamentoDietaMacacos.pdf: 2963833 bytes, checksum: c6434436d8f66dd2343db73a7ed72a50 (MD5)
Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2016-12-21T14:59:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ComportamentoDietaMacacos.pdf: 2963833 bytes, checksum: c6434436d8f66dd2343db73a7ed72a50 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-21T14:59:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ComportamentoDietaMacacos.pdf: 2963833 bytes, checksum: c6434436d8f66dd2343db73a7ed72a50 (MD5) Previous issue date: 2014-12-17
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A distribuição da precipitação ao longo dos meses influencia na distribuição anual dos recursos alimentares e a forma como esses recursos se encontram em um ambiente faz com que primatas adotem diferentes estratégias para ter acesso aos mesmos. Em nosso estudo, avaliamos as variações no comportamento e dieta do macaco-aranha-da-cara-branca (Ateles marginatus) na RPPN do Cristalino. Os primatas foram acompanhados e dados comportamentais e de dieta coletados sistematicamente ao longo de nove meses, entre setembro de 2011 até maio de 2012, pelo método de varredura instantânea. A variação em relação ao orçamento de atividades, uso do espaço e dieta foi analisada para três períodos caracterizados por distintas quantidades de pluviosidade (início das chuvas, pico e transição chuva seca). No pico das chuvas os primatas aparentemente maximizaram seu consumo energético, locomovendo-se mais (43,8%) de modo a ter mais acesso aos frutos, que provavelmente estavam mais disponíveis no ambiente, ingerindo-os mais (96,5%) e descansando menos (18,5%). As classes de altura superiores (>20 a 30 metros) foram mais utilizadas nos períodos de chuva, tanto no início quanto no pico, pelo menos em parte como forma de se abrigarem das chuvas e a área de vida e os percursos diários foram maiores no início das chuvas. Houve predominância de fêmeas nos agrupamentos, com machos sendo mais registrados (36,2%) no início das chuvas, provavelmente para copular, atividade que teve a maioria de seus registros ocorrendo em um mês (dezembro) desse mesmo período. Subgrupos maiores foram registrados em períodos de maior precipitação, e subgrupos menores em épocas mais secas parecem fazer parte da estratégia para evitar a competição intraespecífica. A dieta foi majoritariamente frugívora, sendo distinta na transição da chuva para a seca, não só pela menor contribuição de frutos maduros (54,3%) como também pela contribuição de folhas novas (35,8%), quando comparado aos outros dois períodos, quando frutos maduros compuseram mais de 70% da dieta. A diversidade da dieta de frutos maduros foi concentrada em um pequeno número de espécies-chave de plantas frutíferas e os frutos costumavam ser ingeridos por inteiro, com o descarte das sementes sendo pouco comum e ocorrendo apenas para poucas espécies. As sementes ingeridas passavam intactas pelo trato digestório dos macacos-aranha e o consumo de lagartas foi limitado a um curto período de tempo, constituindo fonte alternativa de proteína. Itens alternativos como madeira em decomposição e terra de cupinzeiros em meses de baixa precipitação parecem complementar a dieta ao mesmo tempo que suprem os primatas de nutrientes tais como sódio, cálcio e fósforo, pouco presentes em frutos maduros e o consumo de Eichhornia sp., embora pouco registrado, sugere que essas plantas aquáticas tenham conteúdo nutricional importante na dieta desses primatas. A alta frugivoria dos macacos-aranha e sua capacidade de dispersar sementes intactas para longe das plantas-mãe, reforçam sua importância na regeneração das florestas e justificam sua conservação e de seus habitats. Informações referentes à ecologia comportamental e dieta desses primatas, embora básicas, são pioneiras e essenciais para compreendermos as estratégias adaptativas da espécie.
The distribution of precipitation over the months, influences on annual distribution of food resources and how these resources can be found in an environment causes primates to adopt different strategies in order to gain access to them. In our study, we evaluated the variations in behavior and diet of the white whiskered spider monkey (Ateles marginatus) at the Cristalino Private Reserve. The primates were followed and behavioral and diet data was systematically collected over nine months, between September 2011 until May 2012, through the scan sampling method. The variation concerning activity budget, use of space and diet was analyzed for three periods characterized by distinct rainfall amounts (early rains, rainfall peak and transition from rain to drought). At the peak of the rains, the primates apparently maximized its energy consumption, moving more (43.8%) so as to have more access to fruits, which were probably more available in the environment, eating more fruits (96.5%) and resting less (18.5%). Upper height classes (>20 to 30 meters) were most widely used during periods of rain, both at the beginning and in the peak, at least in part as a way to shelter from the rain and the ranging area and daily journey lengths were higher at the early rains period. There was a predominance of females in the subgroups, with males being more recorded (36.2%) at the beginning of the rainy season, probably to copulate, an activity that had most of their records occurring in one month (December) for that same period. Largest subgroups were recorded during periods of increased precipitation, and smaller sub-groups in drier times seem to be part of the strategy to avoid intraspecific competition. The diet was mostly frugivorous, being distinguished in the transition from rain to drought, not only by the lower contribution of ripe fruits (54.3%) as well as the contribution of young leaves (35.8%), when compared to the other two periods, when ripe fruits composed more than 70% of the diet. Diet diversity of ripe fruit was concentrated in a small number of key species of fruit trees and the fruits used to be swallowed whole, with the disposal of seed being unusual and occurring only for few species. Seeds ingested passed intact by the digestive tract of spider monkeys and caterpillars’ consumption was limited to a short period of time, constituting an alternative source of protein. Alternative items like decaying wood and earth from termite nests in months of low rainfall seem to complement the diet at the same time that also supply the primates’ diet with nutrients such as sodium, calcium and phosphorous, which are less present in ripe fruits, and the consumption of Eichhornia sp., although little recorded, suggests that these aquatic plants are important nutritional content in the diet of these primates. High frugivory of spider monkeys and their ability to disperse intact seeds away from the parent plants, reinforce its importance in the regeneration of forests and justify their conservation and their habitats. Information regarding the behavioral ecology and diet of these primates, though basic, are pioneering and essential to understand the adaptive strategies of the species.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dollinger, Karen Rebecca. "In the Shadow of the Inquisition: Theological Discourse in the writings of Luis de Carvajal and in Sor Juana’s Crisis de un sermón." The Ohio State University, 2002. http://rave.ohiolink.edu/etdc/view?acc_num=osu1023678703.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rainha, Nuno Eduardo Faustino 1974. "Planeamento urbano e a habitação colectiva em Olivais Norte 1955-1964 : a implementação do modelo urbanístico da Carta de Atenas." Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/11067/3678.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013.
Exame público realizado em 26 de Junho de 2013.
Um dos momentos mais significativos da arquitectura Portuguesa, o 1º Congresso Nacional de Arquitectura, em 1948, marca o surgimento da chamada segunda geração de arquitectos modernistas em Portugal, que propõem novos modos de ver a arquitectura, adoptando como seu manifesto a Carta de Atenas. Os Olivais Norte, planeados entre 1955 e 1958 e construídos até 1964, são a expressão dessa vontade, onde se procuram aplicar fielmente os princípios do Movimento Moderno e da referida Carta de Atenas. Os edifícios implantados livremente no território na procura da utopia do verde contínuo, condicionados apenas pela correcta exposição solar, a segregação das actividades, a separação da circulação viária e pedonal onde o “mundo da máquina” é subalternizado ao peão, permitem a constituição de um enorme logradouro colectivo, fazem dos Olivais Norte a primeira grande intervenção verdadeiramente modernista em Portugal. Os edifícios de habitação colectiva projectados por esta nova geração, assumem-se definitivamente como o modelo de construção económica. Promovido pelo regime de modo a resolver o grave problema de habitação, com as restrições decorrentes do facto de se tratar de edificações de caracter social, impõem conceitos racionalistas preconizados no movimento moderno, o estudo da unidade mínima, a maximização dos sistemas distributivos e a miscigenação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Prior, y. Llombart Jaime. "Un cliente y un arquitecto: Jan Antonin Bat'a y Le Corbusier." Doctoral thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10251/149402.

Full text
Abstract:
[ES] La presente tesis es desarrollo de una investigación sobre promociones residenciales del siglo XX surgidas como parte de un centro de producción industrial privado, inmersas en un proceso de in- dustrialización creciente y en el marco de una estructura de capitalismo paternalista. La investigación se centraba en las comarcas de la Plana y en concreto en la empresa Segarra. En la fase de establecer la contextualización internacional del fenómeno, se descubrió un caso con una profundidad teórica y pragmática mucho mayor que aconsejó centrar en él los objetivos. Un caso absolutamente paralelo, no solo en la trayectoria sino también en los métodos e incluso en el mismo sector productivo preferente: el calzado. Se trata de la empresa de calzados Bat'a, nacida en el seno del desaparecido Imperio austrohúngaro y desarrollada mayoritariamente en el tiempo político de la antigua República Checoslovaca. Este centro de producción, propiedad de la familia que encabezaba Tomáš Bat'a , desarrolló un interesan- te programa residencial alrededor de lo que fue su sede inicial, la ciudad morava de Zlín. Y consiguió expandir en su fase de desarrollo este modelo de asentamiento coordinado entre residencia e indus- tria por otros puntos de Europa e incluso del mundo. El sucesor forzoso de Tomáš en la dirección, su hermano Jan Antonín, requirió durante un breve período de tiempo de los servicios del estudio parisino de Pierre Jeanneret y Le Corbusier. Fue este último quien llevó la interlocución con la empresa y quien se desplazó para atender las diferentes demandas y ofrecer sus frustradas propuestas. La tesis consiste en describir y contextualizar la labor de la empresa Bat'a dentro de la cultura europea y checoslovaca de entreguerras tanto en la dimensión fabril (Puntos de producción), en la construcción de viviendas y equipamientos (Puntos de reposición) así como en lugares de venta (Puntos de distribución); todos ellos proyectados por arquitectos formados en la Escuela de Arquitectura de Viena y conectados activamente con el racionalismo checo. Consiste también, sobre todo, en identificar especialmente el bienio 1935 1936, los años de contacto entre el industrial y el estudio, analizando exhaustivamente los trabajos realizados por este para la firma Bat'a, insertándolos dentro del conjunto de los desarrollados por Jeanneret y Le Corbusier en este período de tiempo. Quiere ser una descripción exhaustiva y crítica, significando adicionalmente algunos trabajos de este período muy poco estudiados,¿e incluso ignorados¿ por la crítica arquitectónica especializada. Incluye también algunas restituciones infográficas de los proyectos realizados para Bat'a.
[EN] Abstract This thesis arises as a consequence of research on 20th century residential developments, conceived as part of a private production center, within a process of increasing industrialization and in the framework of paternalistic capitalism. The focus of investigation was La Plana region, specifically the Segarra Company. A case of greater theoretical and pragmatic depth was discovered in the phase of international contextualization of the phenomenon; and we decided to focus on it. A completely parallel case, not only in its trajectory but also in the methods, coinciding in the same main productive sector: footwear. It is the Bat'a shoe company, born in the heart of disappeared Austro Hungarian Empire and developed mainly in the political time of the former Czechoslovak Republic. This production center, owned by the family head Tomáš Bat'a, developed an interesting residential program around what was its initial headquarters, the Moravian city of Zlín. And it managed to expand in its development phase this model of settlement coordinated between residence and industry in other parts of Europe and even in the world. Tomáš forced successor at the management, his brother Jan Antonín, required for a short period of time the services of the Parisian studio of Pierre Jeanneret and Le Corbusier. It was the latter who led the dialogue with the company and who went to meet the different demands and offer their frustrated proposals. The thesis consists in describing and contextualizing the work of the company Bat'a within the European and Czechoslovak culture of the interwar period, both in the manufacturing dimension (Production points), in the construction of housing and equipment (Replacement points) as well as sales outlets (distribution points); all of them designed by architects trained at the Vienna School of Architecture and actively connected with Czech rationalism. It consists also, above all, in identifying especially the biennium 1935 1936, the years of contact between the industrialist and the study, analyzing exhaustively the works carried out by this for the firm Bat'a, inserting them into the set developed by Jeanneret and Le Corbusier in this period of time. It wants to be an exhaustive and critical description, meaning additionally some works of this period little studied, and even ignored, by specialized architectural criticism. It also includes some infographic refunds of the projects carried out for Bat'a.
[CA] La present tesi és el desenvolupament d'una investigació al voltant de promocions residencials del segle XX, sorgides com a part d'un centre de producció industrial privat, immerses en un procés de industrialització creixent i en el marc d'una estructura de capitalisme paternalista. La investigació se centrava en les comarques de la Plana i, concretament, a l'empresa Segarra. Establint la contextualització internacional del fenomen, es va descobrir un cas que comptava amb una profunditat teòrica i pragmàtica molt més intensa, el que va aconsellar centrar en aquest els objectius. És un cas absolutament paral¿lel, no solament en la trajectòria sinó també en els mètodes i inclús en el mateix sector productiu preferent: el calçat. Es tracta de l'empresa de calcers Bat'a, nascuda al si del desaparegut Imperi austrohongarès i desenvolupada majoritàriament en el temps polític de la antiga República txecoslovaca. Aquest centre de producció, propietat de la família que encapçalava Tomáš Bat'a , generà un interessant programa residencial al voltant del que va ser la seua seu inicial, la ciutat moraviana de Zlín. I aconseguí expandir en la seua fase de creixement aquest model d'assentament coordinat entre residència i indústria per altres punts d'Europa i àdhuc del món. El successor forçós de Tomáš en la direcció, el seu germà Jan Antonín, requerí durant un breu període de temps dels serveis de l'estudi parisenc de Pierre Jeanneret y Le Corbusier. Fou aquest darrer qui portà endavant la interlocució amb l'empresa i qui es desplaçà per atendre les diferents demandes i oferir les seues frustrades propostes. La tesi consisteix a descriure i contextualitzar la labor de l'empresa Bat'a dins de la cultura europea i txecoslovaca d'entreguerres, tant en la dimensió fabril (Punts de producció), en la construcció de habitatges i equipaments (Punts de reposició) com en llocs de venda (Punts de distribució); tots aquestos projectats per arquitectes formats a l'Escola d'Arquitectura de Viena i connectats activa- ment amb el racionalisme txec. Consisteix així mateix, sobretot, a identificar especialment el bienni 1935 1936, els anys de con- tacte entre l'industrial i l'estudi, analitzant exhaustivament els treballs realitzats per aquest destinats a la firma Bat'a, inserint-los dins del conjunt dels elaborats per Jeanneret i Le Corbusier en aquest període de temps. Pretén ser una descripció exhaustiva i crítica significant, a més a més, alguns treballs d'aquest interval molt poc estudiats ¿i fins i tot ignorats¿ per la crítica arquitectònica es- pecialitzada. Inclou, també, algunes restitucions de infografia dels projectes realitzats per a Bat'a
Prior Y Llombart, J. (2020). Un cliente y un arquitecto: Jan Antonin Bat'a y Le Corbusier [Tesis doctoral no publicada]. Universitat Politècnica de València. https://doi.org/10.4995/Thesis/10251/149402
TESIS
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Carta de Atenas"

1

Alfredo, Paglione, Pontiggia Elena, and Museo Sassu (Atessa Italy), eds. Sassu in Abruzzo: Il nuovo museo di Atessa : fra realtà e mito : 210 opere su carta dalla collezione Alfredo e Teresita Paglione, 1927-1992. Cinisello Balsamo, Milano: Silvana, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Carta de Atenas"

1

CRISTINA COSTA, ROSA, and JEAN CARLOS MIRANDA. "PRODUÇÃO DE JOGO DIDÁTICO SOBRE CORPO HUMANO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.462.

Full text
Abstract:
O TERMO LÚDICO TEM ORIGEM LATINA (LUDUS) E SIGNIFICA JOGO E BRINCADEIRA. PODEMOS ATRIBUIR TAMBÉM OS TERMOS ENTRETENIMENTO E DIVERSÃO, QUE SÃO ATIVIDADES LIGADAS AO PRAZER, POIS, ALÉM DE PROPORCIONAREM UMA SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR, OS JOGOS FACILITAM A SOCIALIZAÇÃO E O CUMPRIMENTO DE REGRAS, MELHORANDO O CONVÍVIO SOCIAL. O LÚDICO, ANTES RESTRITO À EDUCAÇÃO INFANTIL E AO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, TEM SIDO UTILIZADO TAMBÉM NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, E NO ENSINO MÉDIO, DEVIDO À POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE ATIVIDADES DINÂMICAS ONDE OS DISCENTES INTERAGEM ENTRE SI E COM O PROFESSOR, FACILITANDO A APRENDIZAGEM E SUA COMPREENSÃO DO MUNDO. UMA DAS FORMAS DE O PROFESSOR MANTER O INTERESSE DOS DISCENTES NAS AULAS, É UTILIZAR FERRAMENTAS QUE OS MOTIVEM E, AO MESMO TEMPO, FAVOREÇAM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. NESSE CONTEXTO, OS JOGOS DIDÁTICOS CONFIGURAM-SE COMO ATIVIDADES QUE DESAFIAM, CRIAM POSSIBILIDADES E FOMENTAM O APRENDIZADO. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA O JOGO DIDÁTICO “CORPO HUMANO E IMAGEM”, PRODUZIDO COM VISTAS À UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA ABORDAGEM DO TEMA CORPO HUMANO, NA DISCIPLINA CIÊNCIAS/BIOLOGIA. A PESQUISA FOI REALIZADA NO COLÉGIO ESTADUAL RUI GUIMARÃES DE ALMEIDA (CERGA), UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, LOCALIZADA EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O CERGA ATENDE A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DO ENSINO MÉDIO REGULAR (FORMAÇÃO GERAL). O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FUNCIONA EM HORÁRIO INTEGRAL E POSSUÍA, EM 2018, TRÊS TURMAS, UMA DE CADA ANO DO ENSINO MÉDIO. INICIALMENTE, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE BIOLOGIA, NO INTUITO DE INSTRUMENTALIZÁ-LOS PARA ATUAÇÃO NA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, COM ÊNFASE NOS TEMAS CONSIDERADOS POR ELES COMO OS DE MAIOR COMPLEXIDADE, E PROPOR UMA FERRAMENTA PARA UTILIZAÇÃO, POR ELES, COM DISCENTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. A ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS DISCENTES INDICOU O TEMA CORPO HUMANO COMO O QUE ELES APRESENTAM MAIOR DIFICULDADE DE ASSIMILAÇÃO. POR ESSA RAZÃO, FOI DESENVOLVIDO O JOGO DIDÁTICO INTITULADO “CORPO HUMANO E IMAGEM”, INSPIRADO NO JOGO IMAGEM E AÇÃO® (GROW®).O KIT DO JOGO DIDÁTICO “CORPO HUMANO E IMAGEM” É COMPOSTO POR 1 TABULEIRO COM 80 CASAS, 4 PEÕES COLORIDOS (LARANJA, AZUL, ROSA E VERDE), 40 CARTAS-PERGUNTA, UMA FICHA CONTENDO AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DAS CARTAS-PERGUNTA, UM MANUAL DE REGRAS, UM DADO DE 6 FACES, UMA AMPULHETA (COM O TEMPO DE APROXIMADAMENTE 1 MINUTO) PARA MARCAR O TEMPO PARA RESPOSTA, 4 QUADROS BRANCOS PEQUENOS E 4 PINCÉIS PARA QUADRO BRANCO, NAS CORES DOS PEÕES. AS PERGUNTAS DO JOGO FORAM PRODUZIDAS A PARTIR DE LIVROS DO ENSINO FUNDAMENTAL I (5º ANO) ADOTADOS PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (RJ). PARA A CONFECÇÃO DAS CARTAS-PERGUNTA, FORAM UTILIZADOS, ALÉM DOS LIVROS DIDÁTICOS, NOTEBOOK, IMPRESSORA COLORIDA, PAPEL CARTÃO E UMA PLASTIFICADORA. CADA CARTA-PERGUNTA CONTÊM UMA INFORMAÇÃO SOBRE UM ÓRGÃO, SISTEMA OU OUTRA ESTRUTURA DO CORPO HUMANO E O ALUNO QUE É O DESENHISTA DA VEZ, DEVE IDENTIFICAR E DESENHAR A RESPOSTA CORRETA PARA QUE O SEU GRUPO, AO OLHAR O DESENHO, ACERTE A RESPOSTA. O JOGO “CORPO HUMANO E IMAGEM” SEGUE A SEGUINTE DINÂMICA: A TURMA É DIVIDIDA EM ATÉ 4 EQUIPES; CADA EQUIPE ESCOLHE UM PEÃO COLORIDO (LARANJA, AZUL, ROSA E VERDE); CADA EQUIPE RECEBE 1 QUADRO BRANCO E 1 PINCEL PARA QUADRO BRANCO NA COR ESCOLHIDA; APÓS A DIVISÃO DA TURMA EM EQUIPES, É FEITO O LANÇAMENTO DO DADO PARA DEFINIÇÃO DA ORDEM DE PARTICIPAÇÃO DAS EQUIPES; O MEDIADOR (PROFESSOR) EMBARALHA AS CARTAS E COLOCA COM A FACE DAS PERGUNTAS VOLTADAS PARA BAIXO; ELE APANHA A PRIMEIRA CARTA DA PILHA E ENTREGA PARA UM MEMBRO DA PRIMEIRA EQUIPE, QUE TERÁ O TEMPO DE UMA AMPULHETA PARA FAZER O DESENHO REFERENTE A PERGUNTA E SEU GRUPO ACERTAR A RESPOSTA; A CADA RODADA UM COMPONENTE DO GRUPO É O DESENHISTA QUE TENTA PASSAR À SUA EQUIPE A RESPOSTA DA QUESTÃO, EM FORMA DE DESENHO. É PROIBIDO FALAR, ESCREVER LETRAS E/OU NÚMEROS E FAZER GESTOS E/OU MÍMICAS. EM CASO DE ACERTO, A EQUIPE LANÇA O DADO E ANDA O NÚMERO DE CASAS CORRESPONDENTE, A VEZ PASSA PARA A EQUIPE SEGUINTE E A CARTA-PERGUNTA VAI PARA A PILHA DE DESCARTE. EM CASO DE ERRO, A EQUIPE NÃO LANÇA O DADO, A VEZ PASSA PARA A EQUIPE SEGUINTE E A CARTA-PERGUNTA VAI PARA O FINAL DA PILHA. SE, AO ANDAR PELO TABULEIRO, O PEÃO CAIR NAS CASAS DE COR AZUL CLARO, A EQUIPE TEM DIREITO A MAIS UM LANÇAMENTO DO DADO E ANDA O NÚMERO DE CASAS CORRESPONDENTES; SE O PEÃO CAIR NAS CASAS DE COR PRETA, A EQUIPE FICA UMA RODADA SEM JOGAR. O JOGO SEGUE ESSA DINÂMICA ATÉ QUE UMA DAS EQUIPES ATINJA A CASA “CHEGADA”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Carta de Atenas"

1

Guido, Luca. "Bruno Zevi on Le Corbusier: another way to an “organic architecture”." In LC2015 - Le Corbusier, 50 years later. Valencia: Universitat Politècnica València, 2015. http://dx.doi.org/10.4995/lc2015.2015.760.

Full text
Abstract:
Abstract: Bruno Zevi was an enthusiastic promoter of Frank Lloyd Wright’s architecture and theories. However, the critical enquiry and propaganda of the Italian architect and historian about so-called “organic architecture” reveals a major cultural debt to Le Corbusier. In 1945, Zevi published “Verso un’architettura organica” [Towards an organic architecture], the first version of his history of architecture. The title is clearly a polemical reference to Le Corbusier’s book “Vers une architecture” (1923). In 1977, together with other architects, Zevi promoted the Machu Picchu Charter, a document to “update” the Athens Charter (1933). The places held significance: Athens was the birthplace of western civilization and architectural rationalism. Machu Picchu symbolised the contribution of an alternative way of viewing the world. Are those merely examples of Zevi’s provocations? The relationship between Zevi and Le Corbusier is problematic and ambivalent. Zevi adopts the educational and communicative methods of Le Corbusier and his critical writing style, but his interpretation of the French-Swiss architect also demonstrates an attempt to delineate a new concept of “organic architecture”, related to his researches on a historiographic redefinition of the Modern Movement. Resumen: Bruno Zevi fue un entusiasta promotor de la arquitectura y las teorías de Frank Lloyd Wright. Sin embargo, la investigación crítica y la propaganda del arquitecto italiano e historiador sobre la llamada "arquitectura orgánica" revela una importante deuda cultural para Le Corbusier. En 1945, Zevi publicó "Verso un'architettura organica" [Hacia una arquitectura orgánica], la primera versión de su historia de la arquitectura. El título es claramente una referencia polémica al libro de Le Corbusier "Vers une architecture" (1923). En 1977, junto a otros arquitectos, Zevi promovió la Carta Machu Picchu, un documento para "actualizar" la Carta de Atenas (1933). Los lugares celebradas importancia: Atenas fue la cuna de la civilización occidental y el racionalismo arquitectónico. Machu Picchu simbolizaba la contribución de una forma alternativa de ver el mundo. Son esos meros ejemplos de las provocaciones de Zevi? La relación entre Zevi y Le Corbusier es problemática y bivalente. Zevi adopta los métodos educativos y comunicativos de Le Corbusier y su estilo crítico escrito, pero su interpretación del arquitecto franco-suizo también demuestra un intento de delinear un nuevo concepto de "arquitectura orgánica", en relación con sus investigaciones en una redefinición historiográfico de la Movimiento Moderno. Keywords: Bruno Zevi; Le Corbusier’s legacy; modern language invariants; five points; organic architecture. Palabras clave: Bruno Zevi; El legado de Le Corbusier; invariantes de lenguas modernas; cinco puntos; arquitectura orgánica. DOI: http://dx.doi.org/10.4995/LC2015.2015.760
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

MORENO, MARIA PURA MORENO, and CATHERINE BLAIN. "Les Étoiles de Givors de Jean Renaudie (1974-81): la utopía social en hormigón." In 9º Congreso Internacional de Arquitectura Blanca - CIAB 9. València: Editorial Universitat Politècnica de València, 2020. http://dx.doi.org/10.4995/ciab9.2020.10606.

Full text
Abstract:
La arquitectura de Jean Renaudie (1925-1981) responde al contexto político-social de la Francia de la segunda mitad del s.XX. Su desarrollo, primero en el Atelier Montrouge y después en solitario, se enmarca en la crítica que la generación de jóvenes arquitectos y urbanistas realizaba de los postulados de la Carta de Atenas. La evaluación, desde el punto de vista social, de los resultados de aquellos principios funcionalistas, sugirieron a los nuevos profesionales la modificación de las configuraciones arquitectónicas y urbanas. Conceptos como identidad, asociación, movilidad y crecimiento, expuestos por los miembros del Team X en el X Congreso del CIAM en Dubrovnik (1956), se experimentaban gracias a la expansión constructiva hacia las periferias de la ciudad. En esta comunicación analizaremos la influencia que la construcción en hormigón armado tuvo en la arquitectura de los complejos de vivienda social de Jean Renaudie, atendiendo principalmente al proyecto Les Étoiles de Givors (1974-1981). Un conjunto urbano que recogió tanto experiencias constructoras anteriores -Ivry-sur-Seine- como propuestas teóricas de ciudades vacacionales o de nueva planta -Gigaro o Vaudreuil-. El objetivo será demostrar que la combinación del empleo del hormigón in-situ en un orden estructural sujeto a reglas geométricas, junto al diseño exclusivo de piezas prefabricadas de hormigón para las fachadas no portantes, fueron en sinergia capaces de aportar una anhelada diversidad que avalaba su discurso referido a la lógica de la complejidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Da Silva, Rogério, Moisés´ Ferber, and Diego Gre Greff. "Micro-inversor Monofásico com Link CA Ressonante para Aplicação em Sistemas Fotovoltaicos Off-Grid." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1181.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma topologia de micro-inversor com link CA ressonante, apresentando benefícios em relação aos inversores com link CC como: tamanho, harmônicas na corrente de saída, vida útil do conversor, custo de fabricação e manutenção. O micro-inversor consiste de conversor CC-CA que alimenta um filtro LC ressonante em alta frequência, e um conversor CA-CA que controla a tensão e baixa frequência para a carga. Inicialmente defini-se a potência do micro-inversor, para suprir a energia necessária de uma motobomba de 1/3CV, 220V, 60Hz. Neste artigo são apresentados as etapas e detalhes de operação dos conversores, a técnica de modulação, e os resultados obtidos por simulação em PSIM. Nos resultados de simulação são apresentadas as principais formas de onda de tensão e corrente do link CA ressonante, e na carga, bem como o benefício da comutação ZVS obtida pela técnica de modulação empregada. Os resultados foram obtidos para uma entrada fotovoltaica de 34,4V/13,8A e como carga uma motobomba de 1/3CV, 220V, 60Hz. Evidenciado através das simulações que a topologia atende as expectativas da aplicação, de uma forma diferenciada. Realizado a análise de rendimento do micro-inversor em estudo. Inicialmente defini-se a potência do micro-inversor, para suprir a energia necessária da motobomba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography