Academic literature on the topic 'Cartografia - Controle de qualidade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Cartografia - Controle de qualidade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Cartografia - Controle de qualidade"

1

Bernardes, Anita Guazzelli. "Cartografia de práticas de cuidado." Psicologia & Sociedade 24, no. 3 (2012): 701–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822012000300023.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a proveniência de práticas de cuidado em saúde na contemporaneidade. Trata-se de um exercício cartográfico das políticas públicas de saúde,formuladas a partir da década de 1970. As ferramentas conceituais amparam-se nas formulações foucaultianas sobre o governo pela verdade. A aproximação da ciência com o Estado, justiça social e segurança apresenta marcas na conformação das práticas de cuidado. O cuidado é analisado como estratégia para investimento em uma racionalidade neoliberal, que dispersa a saúde do plano da ausência de doenças e passa a articulá-la a uma ontologia da população, de acordo com linhas de corresponsabilização, qualidade de vida, participação e controle social, que se encontram com a figura do homo oeconomicus. A partir disso, a cartografia volta-se para a consideração do cuidado como imperativo ético-político da intervenção, que costura autonomia com vínculo como estratégia de governo de si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barbosa, Lígia da Silva, Larissa Messias Souza, Marcelo José Pereira Cunha, and Afonso de Paula Santos. "Análise Comparativa das Normas de Controle de Qualidade Posicional de Produtos Cartográficos do Brasil, do INCRA e da ASPRS." Revista Brasileira de Cartografia 73, no. 3 (June 30, 2021): 771–86. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv73n3-59581.

Full text
Abstract:
No decorrer dos últimos anos têm ocorrido um significativo aumento de aplicações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) na área da Cartografia, o que torna necessário o conhecimento da qualidade obtida em tais aplicações. Diante disso, instituições de diversos países têm desenvolvido normas com a finalidade de avaliar a qualidade dos produtos geoespaciais. Além disso, desenvolveram também outras normas com a finalidade de englobar padrões de acurácia de posicionamento para ortoimagens digitais. Neste sentido, o objetivo deste artigo foi comparar três normas que abordam o controle de qualidade posicional aplicáveis à RPA: (i) ET-CQDG (Decreto n° 89.817); (ii) a norma de Execução do INCRA n° 2 de 2018 e; (iii) a norma da ASP RS. No experimento prático, realizou-se o processo de avaliação da acurácia posicional de uma ortofoto obtida por RPA na região de Janaúba-MG. A ortofoto foi classificada na classe A para a escala de 1:1000 para a norma ET-CQDG. Já para a ASPRS ao nível de confiança de 95% o produto apresentou uma acurácia posicional de 0,428 metros e, de acordo com a norma do INCRA, os pontos obtidos por RPA podem ser utilizados para o georreferenciamento considerando todos tipos de limites. Através dos resultados obtidos, foi possível inferir que as normas necessitam de uma melhoria em suas metodologias, para que todo esse processo seja feito de forma clara e objetiva para o produtor e o usuário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dias, Gilda Maria, Jeanine Cassini Peter, Marcelo Pereira, Ronaldo dos Santos da Rocha, and Mário Reiss. "Levantamento de limites de imóvel rural a partir de fotografias obtidas por VANT, apoiadas por pontos GNSS." Revista Cartográfica, no. 91 (September 29, 2019): 35–58. http://dx.doi.org/10.35424/rcarto.i91.450.

Full text
Abstract:
Com a popularização dos VANT (Veículos Aéreos Não Tripulados), a aerofotogrametria para mapeamento de pequenas áreas tem se tornado uma alternativa cada vez mais viável, proporcionando resolução espacial adequada ao seu fim. Neste trabalho, o georreferenciamento de imóveis rurais, baseado no recobrimento aerofotogramétrico com VANT, foi desenvolvido em uma área de aproximadamente 80 ha. Esta proposta de levantamento indireto de divisas naturais em regiões de difícil acesso é apresentada como alternativa ao levantamento geodésico com receptores GNSS, de forma a atender requisitos de precisão posicional estabelecidos no Manual Técnico de Posicionamento do INCRA —Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Na etapa de execução, foram realizados levantamentos com uso de receptores GNSS e levantamento fotogramétrico com um VANT de pequeno porte para o mapeamento planimétrico. Como resultado do processo fotogramétrico, foi gerada uma ortofoto e uma carta planimétrica resultante da vetorização de feições sobre a ortofoto. Para o controle de qualidade, foram comparadas coordenadas de pontos na ortofoto e na carta com coordenadas de pontos homólogos no terreno, chegando-se a uma acurácia de 0,279 m para 90% das coordenadas extraídas da ortofoto e 0,281 m para as coordenadas resultantes da carta. Esses valores são compatíveis com a Norma Técnica do INCRA, que exige precisão de 3,0 m para limites naturais e de 7,5 m para limites inacessíveis. O controle de qualidade baseou-se no Padrão de Exatidão Cartográfica para a Cartografia Digital (PEC-PCD) e, através de teste estatístico, verificou-se que o produto pode ser classificado como Classe A para a escala 1:1.000.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cerretto, Clovis, and Silvia Marcia Russi De Domenico. "Mudança e Teoria Ator-Rede: Humanos e Não Humanos em Controvérsias na Implementação de um Centro de Serviços Compartilhados." Cadernos EBAPE.BR 14, no. 1 (March 2016): 83–115. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395131385.

Full text
Abstract:
Resumo Em uma ontologia de fluxo, a realidade é mudança, ao passo que as organizações formais são tentativas de organização desse fluxo, a partir do trabalho de estabilização de controvérsias sob a ótica da Actor-Network Theory (ANT). Considerando essa abordagem, na qual o social é um coletivo de humanos e não humanos em redes, este estudo visa a compreender como ocorre a agência de não humanos e humanos, bem como a agência de sua associação, em processos de mudança de foco não tecnológico. Para tanto, adotou-se o estudo de caso qualitativo longitudinal, conduzido de abril de 2011 a julho de 2012, na Empresa X, uma prestadora de serviços públicos do Estado de São Paulo, onde ocorria a implementação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC). Para a construção dos dados, empregaram-se observação participante, grupos de foco, entrevistas, documentos e audiovisuais, visando à multivocalidade. Mediante a cartografia de controvérsias, com o apoio de programas de redes dinâmicas, quadros e mapas mentais, descreve-se a implementação do CSC, em três escalas, de diferentes amplitudes, considerando-se dezessete anos da Empresa X. As controvérsias foram mapeadas segundo temas, argumentos, actantes e suas posições assumidas, sublinhando-se a agência de não humanos que atuaram na qualidade de mediadores. Das 40 controvérsias mais significativas, apenas 13 transformaram-se em caixas-pretas, levando o CSC a não ser pontualizado no fim da pesquisa. As principais contribuições do estudo dizem respeito à problematização do controle em processos de mudança, geralmente tomados pelas empresas como mudanças episódicas planejadas, bem como à metodologia para abordar a tentativa de organização do processo contínuo de mudança que constitui as organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Manoella Barros Pedreira, and Otacílio Lopes de Souza da Paz. "QUALIDADE DE DADOS GEOESPACIAIS: análise da consistência topológica no mapeamento de cobertura da terra do município de Curitiba - PR." Revista Cerrados 16, no. 01 (March 13, 2020): 233–47. http://dx.doi.org/10.22238/rc2448269220181601233247.

Full text
Abstract:
Devido ao constante aprimoramento das técnicas de tratamento de dados geoespaciais são inúmeras as pesquisas e aplicações dessas técnicas nas mais variadas áreas do conhecimento. Porém, a necessidade de validação desses dados tem recebido pouca atenção, principalmente no meio acadêmico, pondo em risco a precisão e confiabilidade de muitos estudos. Dentre os parâmetros utilizados para o controle da qualidade de dados geográficos, o presente trabalho teve por objetivo a verificação da consistência topológica de dados referentes ao mapeamento de cobertura da terra do município de Curitiba/PR, na escala original de 1:35.000. Este parâmetro se distinguiu dos demais pela necessidade de quantificação da área de cada classe mapeada. Constatou-se que apesar desse mapeamento ter sido de uma pequena extensão, em uma escala considerada de detalhe, os dados apresentaram inconsistência em sua topologia. Os erros de topologia apontam para possíveis divergências na quantificação das áreas se comparados ao seu tamanho real, especialmente por conta de pequenos polígonos não classificados ou polígonos que extrapolam a área de classificação. Cabe ressaltar que, como as informações espaciais apresentadas em um trabalho científico podem servir de base a outros, é fundamental ter atenção na confiabilidade dos dados, para que possíveis erros não sejam replicados. Palavras-chave: SIG. Cartografia. Topologia. GEOSPATIAL DATA QUALITY: consistency a topological analysis in the coverage land mapping of Curitiba city – PR ABSTRACT Due to constant improvement of geographic data processing techniques there are many research and applications of these techniques in various areas of knowledge. However, the need for validation of these data has received little attention, especially in academia, endangering the accuracy and trustworthiness of studies. Among the parameters used for the quality control of geographic data, this study aimed to verify the topological consistency of data related to land cover mapping of city Curitiba, in Paraná State, Brazil, in the original scale of 1: 35,000. This parameter is distinguished from the other by the need to quantify the area of each mapped class. It was found that despite this mapping have been performed on a scale considered detail, the data showed topological inconsistency. Even if these errors can be insignificant, they point to possible differences in the quantification of the areas compared to its actual size, especially for petty unclassified polygons or polygons that exceed the sorting area. Finally, it is worth noting that as the spatial information presented in a scientific work can be the basis for others, it is critical to have attention on the reliability of the data so that potential errors are not replicated. Keywords: GIS. Cartography. Topology. CALIDAD DE DATOS GEOESPACIALES: análisis de la consistencia topológica en el mapeamento de cobertura de la tierra del municipio de Curitiba – PR RESUMEN Debido al constante perfeccionamiento de las técnicas de tratamiento de datos geográficos son innumerables las investigaciones y aplicaciones de esas técnicas en las más variadas áreas del conocimiento. Sin embargo, la necesidad de validación de estos datos ha recibido poca atención, principalmente en el medio académico, poniendo en riesgo la precisión y confiabilidad de muchos estudios. Entre los parámetros utilizados para el control de la calidad de datos geográficos, el presente trabajo tuvo por objetivo la verificación de la consistencia topológica de datos referentes al mapeamiento de cobertura de la tierra del municipio de Curitiba / PR, en la escala original de 1: 35.000. Este parámetro se distinguió de los demás por la necesidad de cuantificación del área de cada clase mapeada. Se constató que a pesar de ese mapeamiento haber sido de una pequeña extensión, en una escala considerada de detalle, los datos presentaron inconsistencia en su topología. Aunque estos errores pueden ser irrisorios, apuntan a posibles divergencias en la cuantificación de las áreas si se compara con su tamaño real, especialmente por pequeños polígonos no clasificados o polígonos que extrapolan el área de clasificación. Cabe resaltar que, como las informaciones espaciales presentadas en un trabajo científico pueden servir de base a otros, es fundamental tener atención en la confiabilidad de los datos, para que posibles errores no sean replicados. Palabras clave: SIG. Cartografía. Topología.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Corrêa, Mirele, and Gicele Maria Cervi. "Mapas de um espaço-tempo: uma cartografia do território escolar na sociedade de controle." Linha Mestra, no. 34 (March 20, 2018): 47–64. http://dx.doi.org/10.34112/1980-9026a2018n34p47-64.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barros, Guilherme Rith Mendes, Maria Aparecida Bovério, and Fernando Rodrigues de Amorim. "GESTÃO DA QUALIDADE." SITEFA - Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho 3, no. 1 (March 7, 2021): 113–223. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v3i1.136.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta uma pesquisa que aborda a gestão da qualidade industrial e estabeleceu como tema-problema a questão “como é feito o controle do processo de qualidade da indústria X?”. O objetivo principal foi o de estudar, por meio da pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso, como é realizado todo o processo de controle de qualidade em uma indústria metalúrgica do setor sucroalcooleiro, situada na cidade de Sertãozinho/SP. Os setores pesquisados foram a caldeiraria, o plasma, o planejamento e controle de produção, a coordenação de contratos, e a usinagem/mecânica industrial. Os principais resultados indicam que a indústria pesquisada possui várias etapas e ferramentas de controle de qualidade, utilizados na gestão da qualidade. Conclui-se que os setores pesquisados são engajados com o compromisso e a necessidade que tanto o mercado, como as legislações requerem, além de proporcionar aos funcionários treinamentos periódicos que contribuem para uma correta gestão da qualidade na indústria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gregori, Márcia Sandoval. "Cartografias do levante." Revista ARA 9, no. 9 (May 31, 2020): 145–70. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v9i9p145-170.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo refletir sobre a prática cartográfica como possibilidade de ação política revolucionária e insurgente. Entende-se a cartografia tradicional e seus mapas como representações dominantes, dispositivos engendrados por relações de poder. A cartografia do levante, por sua vez, é compreendida como uma prática de desativação desses mecanismos de controle e captura para transformá-los em contra-dispositivos, em atuação transformadora, profanadora. A partir de imagens feitas pela pesquisadora busca-se analisar como essa fazer pode se inserir em cartografias do levante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vicente, Leticia Ribeiro, Ana Cláudia Duarte Cardoso, and Rafaela Carolina Bulhões de Oliveira. "CARTOGRAFIA SOCIAL DA ILHA DE COTIJUBA – BELÉM/PA." Cadernos de Arquitetura e Urbanismo 26, no. 39 (July 31, 2020): 255. http://dx.doi.org/10.5752/p.2316-1752.2019v26n39p255.

Full text
Abstract:
O caso da ilha de Cotijuba, município de Belém (PA), é apresentado no texto a partir da visão de movimentos sociais locais sobre as potencialidades e fragilidades da ilha, apontadas em cartografia social, entrevistas e vivências. Observa-se que ações de iniciativa popular apoiam o modo de vida local em contexto de isolamento e controle público da terra, mas tem limitações que só poderão ser devidamente superadas com políticas públicas adequadas e perspectiva de longo prazo, que reconheçam as múltiplas faces e funções da ilha, sem reduzi-la à condição de periferia metropolitana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Benites, Luiz Felipe Rocha. "A governamentalização do Estado contemporâneo: uma cartografia dos mecanismos estatais de controle." Sociologias, no. 12 (December 2004): 274–303. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-45222004000200010.

Full text
Abstract:
Este ensaio analisa o processo de "governamentalização" do Estado e as implicações desse processo para a sua própria continuidade. Nutrindo-se de trabalhos genealógicos e estudos contemporâneos, procura-se cartografar alguns caminhos pelos quais os mecanismos de controle e regulação das populações estão sendo recriados e reorganizados, renovando a capacidade normalizadora do campo estatal. A análise aponta que o exercício do "governamento" contemporâneo avança no território do trabalho imaterial no serviço público ao articular o uso de novas tecnologias telemáticas com a produção de subjetividades "desejantes" de controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Cartografia - Controle de qualidade"

1

Leal, Paulo Roberto Guimarães. "Controle de qualidade em cartografia." Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90473.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
Made available in DSpace on 2012-10-23T11:09:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 244412.pdf: 1445561 bytes, checksum: ccf78aa5f1423f66d351d587093c3579 (MD5)
A Cartografia é uma ciência, técnica e arte da elaboração de mapas e cartas indispensável para o planejamento, organização e gerenciamento do território e suas relações do homem com o meio ambiente. As cartas topográficas do mapeamento sistemático nacional, fontes da fotogrametria, elaboradas pelos órgãos IBGE e a DSG responsáveis pelo SCN - Sistema Cartográfico Nacional por mais de meio século, desenvolveram uma cartografia pelos métodos analógicos, sem preocupações com o teste de carta no campo, com vistas à obtenção da qualidade posicional dos seus produtos, apesar da existir legislação vigente para a execução do controle de campo. Com o advento do sistema GPS, da tecnologia digital e a informatização dos processos de produção cartográfica, através da conversão das cartas para o ambiente digital, bem como a restituição estereofotogramétrica digital e o desenvolvimento do SIG - Sistema de informações Geográficas começam a exigir a avaliação de dados cartográficos para a consolidação do controle de qualidade em Cartografia. No Brasil a análise da qualidade posicional planimétrica e altimétrica é baseada no conhecimento do PEC (Padrão de Exatidão Cartográfica) de acordo com o Decreto nº. 89.817 de 20/06/84 que dispõe sobre as instruções reguladoras das normas técnicas da Cartografia Nacional que visa classificar os documentos cartográficos de acordo com o Erro Padrão. Neste contexto, o presente trabalho tem como objeto central avaliar a qualidade geométrica de um conjunto de 13 cartas analógicas do IBGE elaboradas em 1976 e suas correspondentes cartas digitais convertidas por digitalização automática via scanner, de uma área localizada no sul do estado de Santa Catarina, a partir de amostras de pontos bem identificáveis no terreno para a determinação do Erro Padrão (EP) e do Padrão de Exatidão cartográfica (PEC), avaliar outros componentes da qualidade da carta e recomendar uma atualização do Decreto 89817. The Cartography is an science, technique and art of maps an charts elaboration indispensable for the territory#s planning, organization and management and it#s relationships with man and the environment. Topographic maps from Brazilian National Systematic Mapping, elaborated by IBGE and DSG for more than half century, were developed as cartography with analogical methods, without concerns in checking the positional quality of the products, although there is legislation for execution of the control land. Nowadays, with the GPS system, the digital technology and consequent change of cartographic production to a digital way, through the map conversion to a digital atmosphere, as well as the digital stereo-restitution and the development of GIS - Geographic Information Systems, it begin to demand norms and appropriate parameters for evaluation of cartographic data and the consolidation of quality control in cartography activities. The horizontal and vertical positional quality analysis in Brazil is based on PEC (Map Accuracy Standard) of according with decree law number 89817 of 20/06/84 that establishes the technical regulations to classify cartographic documents in agreement with the Standard Error. In this context, the present work has as central object to evaluate the geometric quality of a group of 13 topography sheets printed analogical by IBGE in 1976 and their correspondents digitals charts converted by automatic digitization by scanner, regarding an area located in the south of the State of Santa Catarina starting from a sample of very identifiable points in the land for the determination of Standard Error and of PEC, evaluate the other components of maps quality and recommend of the update of the Decree 89817.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nogueira, Júnior João Bosco [UNESP]. "Controle de qualidade de produtos cartográficos: uma proposta metodológica." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2003. http://hdl.handle.net/11449/88556.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:23:31Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2003-06Bitstream added on 2014-06-13T20:50:28Z : No. of bitstreams: 1 nogueirajunior_jb_me_prud.pdf: 2403875 bytes, checksum: e914bf9771603f7fb120e3e7f9657040 (MD5)
O controle de qualidade (CQ) de dados cartográficos é uma atividade de extrema importância dentro das Ciências Cartográficas. Envolve, em geral, a análise de 7 elementos, dentre eles a qualidade posicional do produto cartográfico. No Brasil, a análise da qualidade posicional é baseada no PEC (Padrão de Exatidão Cartográfica), contida no Decreto Lei 89.817 de 20/06/1984, o qual foi concebido quando se tinha disponível apenas tecnologia para gerar produtos analógicos. A realidade hoje é outra, já que a cartografia digital tem praticamente substituído a analógica. Os objetivos principais deste trabalho são os seguintes: investigar os problemas relacionados ao controle de qualidade tendo em vista a cartografia digital, incluindo o Decreto Lei 89.817; apresentar um estudo detalhado sobre amostragem, visando identificar o número de pontos necessários no controle de qualidade posicional baseado em fundamentos científicos. A metodologia proposta consiste em aplicar estudos sobre amostragem e testes estatísticos de análise de tendência e precisão a dados disponíveis e com isso determinar procedimentos e rotinas ideais para avaliar, não só a qualidade posicional, mas também da linhagem, fidelidade de atributos, completeza, consistência lógica, fidelidade à semântica e temporalidade.
The quality control (CQ) of cartographic data is an activity of great value in the field of Cartographic Sciences. It involves, generally, the analysis of 7 elements, among them the positional quality of the cartographic product. In Brazil, it is based in Brazilian Cartographic Accuracy Standard contained in the Decree Law 89.817 of 06/20/1984, conceived in the moment that only analogical products were available. Nowadays, the reality is different, because the digital cartography has been substituting the analogical one. The main objectives of this work are the following ones: (a) to investigate the problems related for digital cartography’s quality control, including the Decree 89.817; (b) to present a detailed study on sampling, concerning to identify the amount points of necessary in the quality control based on scientific foundations. The proposed methodology consists in applying studies on sampling, statistical tests tendency and precision analysis for available data and, thereafter, to determine procedures and suitable routines for evaluating not only the positional quality but also lineage, atttribute accuracy, completeness, logical consistency, semantic accuracy and temporal information.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nogueira, Júnior João Bosco. "Controle de qualidade de produtos cartográficos : uma proposta metodológica /." Presidente Prudente : [s.n.], 2003. http://hdl.handle.net/11449/88556.

Full text
Abstract:
Resumo: O controle de qualidade (CQ) de dados cartográficos é uma atividade de extrema importância dentro das Ciências Cartográficas. Envolve, em geral, a análise de 7 elementos, dentre eles a qualidade posicional do produto cartográfico. No Brasil, a análise da qualidade posicional é baseada no PEC (Padrão de Exatidão Cartográfica), contida no Decreto Lei 89.817 de 20/06/1984, o qual foi concebido quando se tinha disponível apenas tecnologia para gerar produtos analógicos. A realidade hoje é outra, já que a cartografia digital tem praticamente substituído a analógica. Os objetivos principais deste trabalho são os seguintes: investigar os problemas relacionados ao controle de qualidade tendo em vista a cartografia digital, incluindo o Decreto Lei 89.817; apresentar um estudo detalhado sobre amostragem, visando identificar o número de pontos necessários no controle de qualidade posicional baseado em fundamentos científicos. A metodologia proposta consiste em aplicar estudos sobre amostragem e testes estatísticos de análise de tendência e precisão a dados disponíveis e com isso determinar procedimentos e rotinas ideais para avaliar, não só a qualidade posicional, mas também da linhagem, fidelidade de atributos, completeza, consistência lógica, fidelidade à semântica e temporalidade.
Abstract: The quality control (CQ) of cartographic data is an activity of great value in the field of Cartographic Sciences. It involves, generally, the analysis of 7 elements, among them the positional quality of the cartographic product. In Brazil, it is based in Brazilian Cartographic Accuracy Standard contained in the Decree Law 89.817 of 06/20/1984, conceived in the moment that only analogical products were available. Nowadays, the reality is different, because the digital cartography has been substituting the analogical one. The main objectives of this work are the following ones: (a) to investigate the problems related for digital cartography's quality control, including the Decree 89.817; (b) to present a detailed study on sampling, concerning to identify the amount points of necessary in the quality control based on scientific foundations. The proposed methodology consists in applying studies on sampling, statistical tests tendency and precision analysis for available data and, thereafter, to determine procedures and suitable routines for evaluating not only the positional quality but also lineage, atttribute accuracy, completeness, logical consistency, semantic accuracy and temporal information.
Orientador: João Francisco Galera Monico
Coorientador: Vilma Mayumi Tachibana
Banca: Leonardo Castro de Oliveira
Banca: Paulo de Oliveira Camargo
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nero, Marcelo Antonio. "Estudo comparativo de metodologias de digitalização de mapas e seu controle de qualidade geométrica." Universidade de São Paulo, 2000. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-24102005-145532/.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é estudar os métodos de digitalização de bases cartográficas na escala de 1:50.000, bem como analisar formas de realizar o controle de qualidade do produto final. No processo de digitalização foram empregadas as seguintes metodologias: digitalização em mesa, em tela (heads-up), semi-automática e automática. O emprego de tais metodologias de digitalização prevê a possível utilização da base cartográfica digital em um sistema de informação geográfica, necessitando assim de alguns cuidados adicionais. Em todo esse processo, deverão ser levados em conta variáveis como: tipo e qualidade do mapa original, equipamentos, programas, recursos especiais oferecidos e uma avaliação dos tempos de digitalização e edição. Também foi dada atenção ao controle de qualidade geométrica, propondo-se um roteiro para avaliar o padrão de exatidão cartográfico (PEC), seguindo as normas vigentes no país e utilizando nesse processo pontos de controle com coordenadas obtidas das folhas 1:10.000 do IGC e de levantamentos GPS.
The purpose of this work is to study digitizing methods for cartographic bases in 1:50.000 scale, as well as to analyse ways to carry out the quality control for the final products. During the digitizing process, have been the following methods employed: tablet digitizing, screen (heads-up), semi automatic and automatic raster/vector conversion. These methodologies foresees the introduction of this cartographic base in a geographic information system, which asks for some further care. All this process shall be considered variables such as: kind of map, original quality of map, equipment, programs, special resources and an evaluation of time spent in digitzing and edition. Attention has also been given to the geometric quality control by observing cartographic accuracy standard (CAS) result, based on the standards used in Brazil and, for this, taking into account control points with coordinates obtained from 1:10.000 IGC maps and GPS surveying.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nero, Marcelo Antonio. "Propostas para o controle de qualidade de bases cartográficas com ênfase na componente posicional." Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-04112005-110341/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa a criação de novas propostas e soluções para o controle de qualidade de bases cartográficas, com ênfase na componente posicional. É feita uma revisão bibliográfica de normas cartográficas de mais de 60 países, resultando em sugestões para a norma brasileira. São discutidos elementos como: quantidade de pontos de controle, técnicas de coleta de pontos de controle para diversas escalas, com ênfase nas maiores (tipicamente 1:1.000 e 1:2.000), controle de qualidade posicional com GPS (associado a um mapa de ondulações geoidais para altimetria) e com documento cartográfico mais acurado. Na parte prática foram realizados os seguintes experimentos: a) O teste de um mapa na escala 1:10.000, sendo controlado por um mapeamento na escala 1:2.000, b) a partir de dados reais foram feitas simulações variando a qualidade do mapa e o número de pontos amostrais com resultados interessantes c) controle de qualidade de um mapeamento sistemático em meio digital (Cidade Universitária, na escala 1:1.000) para o qual é proposta uma metodologia mais abrangente e inovadora.
The purpose from this job is to create new alternatives and solutions for the mapping quality control with emphasis on the positional component. A bibliographic revision of cartography standards from over 60 countries have been done, what has resulted in suggestions for the Brazilian ones. The following themes have been tackled: number of control points for several scales with emphasis on the biggest control (usually 1:1.000 and 1:2.000), positional quality control with GPS (in association with a geoidal map for altimetry) and with better accuracy maps. In the practical part, one can observe the following experiments: a) 1:10.000 scale map experiment controlled by a 1:2.000 map scale, b) simulations from real data varying accord the map quality and the number of points samples with interesting results, c) systematic mapping control quality of the digital environment (Cidade Universitária, 1:10.000 scale) whose purpose in the adoption of comprehensive and advanced methodology.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Gilberlan de Freitas. "Emprego de simulação no controle de qualidade em cartografia aplicado a modelos digitais de superfícies oriundos de sensores orbitais segundo PEC-PCD." Universidade Federal de Pernambuco, 2014. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10738.

Full text
Abstract:
Submitted by Amanda Silva (amanda.osilva2@ufpe.br) on 2015-03-05T14:59:36Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO Gilberto de Freitas.pdf: 4900249 bytes, checksum: 0091d84b4ab151d123911a03867fac40 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-05T14:59:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO Gilberto de Freitas.pdf: 4900249 bytes, checksum: 0091d84b4ab151d123911a03867fac40 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2014-02-19
As informações e características com respeito ao relevo são de fundamental importância para o planejamento e a execução de obras de engenharia. Atualmente, além do método convencional de obtenção de dados altimétricos através de levantamento topográfico, existem novos métodos e tecnologias para obtenção desses dados dentre os quais se destaca a estereoscopia de imagens orbitais, a interferometria SAR (Radar de Abertura Sintética) e o perfilamento a laser. Considerando a facilidade de aquisição de várias fontes de informações altimétricas que são disponibilizadas na internet, a qualidade altimétrica dos MDSs obtidos a partir de sensores orbitais tem recebido importante destaque. Pesquisas têm sido direcionadas no desenvolvimento de metodologias para a geração e validação de dados altimétricos de diferentes sensores. Dessa forma, a presente pesquisa apresenta a análise comparativa da qualidade posicional altimétrica dos modelos SRTM, ASTER GDEM e TOPODATA, utilizando diferentes tipos de amostragem e a aplicação de simulação com diferentes tamanhos amostrais, tendo como referencia dados de maior precisão, obtidos através de aerofotogrametria e levantamento via GNSS. Todo o trabalho levou em conta o Padrão de Exatidão Cartográfica dos Produtos Cartográficos Digitais (PEC-PCD), definido na nova norma de qualidade, considerando a abordagem proposta pela CONCAR (2011) no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fonseca, Iann Gomes Rodrigues da. "Avaliação da acurácia posicional tridimensional utilizando feições lineares." Universidade Federal de Viçosa, 2018. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/21079.

Full text
Abstract:
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2018-08-09T17:01:46Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 4415454 bytes, checksum: f78afb734eccf146656a0f56c8c160fd (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-09T17:01:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 4415454 bytes, checksum: f78afb734eccf146656a0f56c8c160fd (MD5) Previous issue date: 2018-04-11
O presente trabalho tem como objetivo o estudo de metodologias para avaliação da acurácia posicional tridimensional (3D) utilizando feições lineares. É realizada uma revisão sobre controle de qualidade cartográfica e os elementos utilizados para descrever a qualidade de dados espaciais, com foco principal na acurácia posicional. Apresenta-se o método de avaliação da acurácia posicional 3D por feições pontuais desenvolvido por Santos (2015), e os métodos que utilizam feições lineares: distância de Hausdorff, influência do vértice, banda épsilon, buffer simples e buffer duplo. No buffer duplo, apresenta-se uma adaptação à equação para cálculo de discrepância 3D. A metodologia deste trabalho foi estabelecida em dois experimentos: o primeiro consistiu no emprego dos métodos que utilizam feições lineares a um conjunto de dados simulados, desenvolvido neste trabalho; o segundo experimento, utilizou-se de dados reais, em que através de feições morfológicas extraídas do MDS SRTM, classificou-se este produto pelos métodos de avaliação da acurácia posicional 3D que utilizam feições lineares. O método proposto por Santos (2015) foi utilizado para validação dos resultados no experimento com dados reais. Como resultado do primeiro experimento obteve-se discrepâncias 3D para as metodologias aplicadas a dados simulados, bem como um estudo comparativo entre estes métodos. Os resultados do segundo experimento mostram a classificação do MDS SRTM para a escala de 1:100.000 obtida por diferentes métodos que utilizam feições lineares e por feições pontuais. Para o caso das feições pontuais a classificação foi Classe C, segundo as tolerâncias definidas por Santos (2015) baseado no Decreto n° 89.817. Nos métodos que utilizam feições lineares, obteve-se classe A, segundo as tolerâncias propostas neste trabalho com base no Decreto n° 89.817. Diante dos resultados, percebe-se que os métodos de avalição da acurácia posicional 3D que utilizam feições lineares se mostram de grande contribuição para o controle de qualidade cartográfica, uma vez que podem complementar a avaliação por feições pontuais, ou serem uma alternativa em regiões de difícil identificação de pontos homólogos.
This paper aims the study of methodologies for the evaluation of 3D positional accuracy using linear features. A review is carried out on cartographic quality control and the elements used to describe the quality of spatial data, this one with a focus on positional accuracy. It’s presented the method of evaluation of 3D positional accuracy by point features, developed by Santos (2015), and the methods using linear features: Hausdorff Distance, Vertex Influence, Epsilon Band, Single Buffer and Double Buffer. In the Double Buffer, an adaptation to the equation for 3D discrepancy calculation is suggested. The methodology of this paper is separated into two experiments: the first one consisted in the use of methods that use linear features to a simulated data set, developed in this work; the second experiment used real data, in which the morphological features of the terrain were extracted to classify the MDS SRTM by 3D positional accuracy methods that use linear features. The method proposed by Santos (2015) was used to validate the results in the experiment with real data. As a result of the first experiment we obtained 3D discrepancies for the five methodologies applied, as well as a study of the efficiency of these methodologies. The results of the second experiment show the MDS SRTM classification for the 1:100,000 scale obtained by different methods using linear features and punctual features. By punctual features the classification was Class C, according to the tolerances defined by Santos (2015) based on Decree 89.817. In the methods that use linear features the result was Class A, according to the tolerances proposed in this work, based on Decree 89.817. According to the results, it can be seen that the methods of evaluating three-dimensional positional accuracy that use linear features have a great contribution to the cartographic quality control, since these can complement the evaluation by punctual features, or be an alternative in regions difficult to identify points.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zanetti, Juliette. "Influência do número e distribuição de pontos de controle em ortofotos geradas a partir de um levantamento por VANT." Universidade Federal de Viçosa, 2017. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9808.

Full text
Abstract:
Submitted by Reginaldo Soares de Freitas (reginaldo.freitas@ufv.br) on 2017-03-17T11:57:29Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 3407000 bytes, checksum: a65d54f373740b3212959f36ad65a665 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-17T11:57:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 3407000 bytes, checksum: a65d54f373740b3212959f36ad65a665 (MD5) Previous issue date: 2017-01-13
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Os VANTs têm sido amplamente utilizados para vários domínios, que vão desde aplicações militares a civis. Para elaboração de cartografia e análise de fenômenos de pequenas áreas (como desastres ambientais, monitoramento florestal, monitoramento de áreas vulcânicas, monitoramento de obras, dentre outras aplicações), esta técnica apresenta-se como relevante, pois os custos operacionais são baixos. Entretanto, devido estar em fase inicial, seu uso é realizado muitas vezes sem conhecimento sobre a qualidade posicional do mesmo. Para tanto, foi avaliada a acurácia posicional planimétrica de ortofotos geradas com diferentes números e distribuição de pontos de controle para uma área da Universidade Federal de Viçosa, no município de Viçosa-MG. Utilizou-se como padrão de acurácia posicional a ET- CQDG, que é baseada no Decreto-lei no 89.817, aplicando o método de feição linear do Buffer Duplo. O resultado obtido para as ortofotos geradas a partir de 5, 10 e 15 pontos de controle distribuídos por toda a região, apresentaram classificação Classe B, Classe B e a Classe A na escala 1:1.000, respectivamente. Para ortofoto gerada por 15 pontos de controle, com padrão de distribuição agrupado, obteve-se resultado Classe D na escala 1:1.000, apresentando tendência nas coordenadas.
The UAV has been widely used in various fields, ranging from military to civilian applications. To prepare mapping and analysis of phenomena (such as environmental disasters, forest monitoring, monitoring of volcanic areas, monitoring of works, among other applications), this technique is presented as relevant depending on the application, because the operating costs are low. However, due to being in an early stage, their use is often done without knowledge of the quality positional. Therefore, we evaluated the positional accuracy planimetric orthophoto generated with different amounts and distribution of control points to an area of the University Federal of Viçosa, in Viçosa-MG. It was used as the positional accuracy standard the ET-CQDG, which is based on Decree-Law No. 89.817, applying the linear method feature Double Buffer. The result for the orthophoto generated from 5, 10 and 15 control points distributed throughout the region, were classified as Class B, Class B and Class A scale 1: 1.000, respectively. For orthophoto generated 15 control points, with grouped distribution pattern, we obtained results Class D on the scale 1: 1.000, showing trend in coordinates.
O autor não apresentou título em inglês.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Sara Alves de [UNESP]. "Processamento digital de fotografias aéreas para análise do uso do solo." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2005. http://hdl.handle.net/11449/90650.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:24:43Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2005-05-25Bitstream added on 2014-06-13T18:21:03Z : No. of bitstreams: 1 souza_sa_me_botfca.pdf: 1747970 bytes, checksum: a0d929f25135060080a59ba7740982b7 (MD5)
Este trabalho teve como objetivo principal utilizar uma metodologia apoiada em técnicas de geoprocessamento para identificar e quantificar o tipo de cobertura vegetal encontrada em parte do município de Botucatu - SP, desta forma o mesmo foi dividido em três fases. Na primeira fase, efetuou-se o levantamento dos dados e a preparação dos mesmos para o georreferenciamento. Na segunda fase, as fotos foram georreferenciadas tendo por base a carta topográfica rasterizada do IBGE na escala 1:50.000. Nesse processo foram utilizados três softwares (MicroStation, Image Analyst e ERDAS). Após esse processo montou-se um mosaico da área de estudo para o ano de 1972 e 2000, efetuou-se o tratamento digital dos produtos e procedeu-se a etapa de classificação não supervisionada para ambas as épocas. Na terceira fase, foram geradas cartas temáticas que propiciaram a investigação das mudanças ocorridas no período de 28 anos para a área. Os resultados obtidos propiciaram a verificação e constatação da qualidade da classificação não supervisionada obtida. De acordo com os resultados obtidos, chegou-se à conclusão de que na fase de georreferenciamento das fotografias aéreas, a metodologia proposta mostrou-se eficiente uma vez que a mesma foi baseada em fundamentos científicos de análises de resíduos do processo, propiciando a utilização de cartas matriciais como fonte de referência. Assim, a etapa de coleta de dados em campo não mais necessita ser executada acarretando em economia, agilidade no processo e conseqüente redução de custos. A classificação não supervisionada não se mostrou satisfatória devido a erros de inclusão e omissão de pixels decorrentes do classificador utilizado. Através da interpretação visual dos mosaicos obtiveram-se dados acerca das alterações do uso do solo para os anos de 1972 e 2000. Os dados mostraram...
This work aimed to apply geoprocessing techniques to identify and to quantify the types of vegetal coverings in part of the county Botucatu - SP. The first phase comprised the surveying and preparation of data for georeferencing. In the second phase, the photos have been georreferencied based on the digital topographic map of the IBGE in 1:50.000 scale. In this process, two had been used softwares have been used (MicroStation, Image Analyst and ERDAS). After this, it has been set mosaic of the study area for the year of 1972 and 2000, the products have received the digital treatment and have been classified through unsupervised classification. In the third phase, thematic maps have been generated, which allowed investigating the charges for the period of 28 years. The results have propitiated the verification of the accuracy of the classification. According to the resilts, it has been stated that suggested methodology for georeferencing has been efficient, statistically based on the analyses of residues, allowing the use of digital maps as reference collecting field data should any more been executed, resilting in economy, agility and cost effectives. The results of the unsupervised classification have not been satisfactory due to the errors of inclusion and the omission of pixels as consequence of the classifier. The visual interpretation of the mosaics allowed obtaining the land use changes for the years of 1972 and 2000.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Sara Alves de 1977. "Processamento digital de fotografias aéreas para análise do uso do solo /." Botucatu : [s.n.], 2005. http://hdl.handle.net/11449/90650.

Full text
Abstract:
Orientador: Zacarias Xavier de Barros
Banca: Lincoln Gehring Cardoso
Banca: Ligia Barrozo Simões
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal utilizar uma metodologia apoiada em técnicas de geoprocessamento para identificar e quantificar o tipo de cobertura vegetal encontrada em parte do município de Botucatu - SP, desta forma o mesmo foi dividido em três fases. Na primeira fase, efetuou-se o levantamento dos dados e a preparação dos mesmos para o georreferenciamento. Na segunda fase, as fotos foram georreferenciadas tendo por base a carta topográfica rasterizada do IBGE na escala 1:50.000. Nesse processo foram utilizados três softwares (MicroStation, Image Analyst e ERDAS). Após esse processo montou-se um mosaico da área de estudo para o ano de 1972 e 2000, efetuou-se o tratamento digital dos produtos e procedeu-se a etapa de classificação não supervisionada para ambas as épocas. Na terceira fase, foram geradas cartas temáticas que propiciaram a investigação das mudanças ocorridas no período de 28 anos para a área. Os resultados obtidos propiciaram a verificação e constatação da qualidade da classificação não supervisionada obtida. De acordo com os resultados obtidos, chegou-se à conclusão de que na fase de georreferenciamento das fotografias aéreas, a metodologia proposta mostrou-se eficiente uma vez que a mesma foi baseada em fundamentos científicos de análises de resíduos do processo, propiciando a utilização de cartas matriciais como fonte de referência. Assim, a etapa de coleta de dados em campo não mais necessita ser executada acarretando em economia, agilidade no processo e conseqüente redução de custos. A classificação não supervisionada não se mostrou satisfatória devido a erros de inclusão e omissão de pixels decorrentes do classificador utilizado. Através da interpretação visual dos mosaicos obtiveram-se dados acerca das alterações do uso do solo para os anos de 1972 e 2000. Os dados mostraram... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This work aimed to apply geoprocessing techniques to identify and to quantify the types of vegetal coverings in part of the county Botucatu - SP. The first phase comprised the surveying and preparation of data for georeferencing. In the second phase, the photos have been georreferencied based on the digital topographic map of the IBGE in 1:50.000 scale. In this process, two had been used softwares have been used (MicroStation, Image Analyst and ERDAS). After this, it has been set mosaic of the study area for the year of 1972 and 2000, the products have received the digital treatment and have been classified through unsupervised classification. In the third phase, thematic maps have been generated, which allowed investigating the charges for the period of 28 years. The results have propitiated the verification of the accuracy of the classification. According to the resilts, it has been stated that suggested methodology for georeferencing has been efficient, statistically based on the analyses of residues, allowing the use of digital maps as reference collecting field data should any more been executed, resilting in economy, agility and cost effectives. The results of the unsupervised classification have not been satisfactory due to the errors of inclusion and the omission of pixels as consequence of the classifier. The visual interpretation of the mosaics allowed obtaining the land use changes for the years of 1972 and 2000.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Cartografia - Controle de qualidade"

1

Seminário sobre Controle de Qualidade na Indústria de Pescado (1988 Santos, São Paulo, Brazil). Seminário sobre Controle de Qualidade na Indústria de Pescado. Santos-SP: Co-edição Leopoldianum Editora, 1988.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Podestá, Fábio Henrique. Interesses difusos, qualidade da comunicação social e controle judicial. São Paulo, SP, Brasil: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bee, Frances. Fidelizar o cliente. Sa o Paulo: Nobel, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Controle capitalista e reestruturação produtiva: O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade--PBQP. Maceió, AL: EdUFAL, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Seminário Brasileiro de Controle da Qualidade (11th 1987 São Paulo, Brazil). XI Seminário Brasileiro de Controle da Qualidade, São Paulo-SP, 13 a 15 de outubro, 1987. [São Paulo]: Associação Brasileira de Controle da Qualidade, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Modern food microbiology. 6th ed. Gaithersburg, Md: Aspen Publishers, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jay, James M. Modern food microbiology. 5th ed. New York: Chapman & Hall, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Modern food microbiology. 3rd ed. New York: Van Nostrand Reinhold, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Modern food microbiology. Gaithersburg, Md: Aspen Publishers, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Essentials of food microbiology. London: Arnold, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Cartografia - Controle de qualidade"

1

Alencar, Enio Vitor Mendes de, João Pedro Cardoso Soares de Souza, Kátia da Conceição Machado, Joseana Martins Soares de Rodrigues Leitão, Hyan Vitor Alves da Silva, Bruna Raiele Alves da Silva, Maria Adriana Pereira de Oliveira, and Paulo Henrique Mendes de Alencar. "CONTROLE DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA." In Farmácia e suas Interfaces com Vários Saberes, 22–34. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7432004093.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Biazolli, Maíza, Fabiana Cavichiolo, Daniele Menezes De Albuquerque, Fabricio Carneiro De Souza, Angela Dulce Cavenaghi Altemio, and Taiany Miranda Saravy. "QUALIDADE DO PESCADO E CONTROLE NO CAMPO." In Ciências aplicadas: princípios fundamentais. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200902632.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gemal, André Luís, and Eduardo Chaves Leal. "Controle de Qualidade dos Imunobiológicos: participação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) — Fiocruz." In Vacinas, soros e imunizações no Brasil, 131–44. Editora FIOCRUZ, 2005. http://dx.doi.org/10.7476/9788575416068.0008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Corrêa, Jairo Rodrigo. "Controle de qualidade de energia elétrica na indústria." In Engenharia de Produção: inovação, produção e sustentabilidade 1, 188–200. AYA Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.47573/aya.88580.2.11.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Newton Narciso. "Desafios para o monitoramento da qualidade da água de lastro." In Água de Lastro: Gestão e Controle, 213–32. EDITORA BLUCHER, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/978858039306410.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Teixeira, Ricardo Luiz Perez, and Cynthia Helena Soares Bouças Teixeira. "ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL EM UMA SIDERÚRGICA." In Os Desafios da Engenharia de Produção frente às Demandas Contemporâneas 2, 89–95. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6262006079.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Lorena Brenda de, and José Jefferson do Rego. "ELEMENTOS DA METODOLOGIA ÁGIL PARA O CONTROLE DA QUALIDADE." In Engenharia de Produção: What's Your Plan? 4, 29–41. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5621912043.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa, Maria Raquel Moura de. "MOVIMENTOS SOCIAIS E CONSELHOS DE CONTROLE SOCIAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA." In Qualidade e políticas públicas na educação 3, 131–41. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.03218191215.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Azevedo, Clarisse Vasconcelos de, Bianca de Oliveira Farias, Ana Carolina Melo Queiroz, Larissa Luna Queiroz, Wallingson Michael Gonçalves Pereira, Mauro Sergio Silva Freire, and Rebeca Stella Silva Santos Ernandes. "CARACTERIZAÇÃO DE GESTANTES ATENDIDAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM FORTALEZA, CEARÁ." In Nutrição, Análise e Controle de Qualidade de Alimentos, 1–10. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9172027101.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sousa, Cleidiane Rodrigues de, Diego Silva Melo, Isabela Limaverde GomesKarla Pinheiro Cavalcante, and Karla Pinheiro Cavalcante. "ANÁLISE DE CARDÁPIOS E AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS EM FORTALEZA-CE." In Nutrição, Análise e Controle de Qualidade de Alimentos, 92–103. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.91720271010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Cartografia - Controle de qualidade"

1

Souza, Ana Júlia Soares de, and Rodolfo Miranda de Barros. "Gaia Controle de Qualidade: Um Framework para Gerenciamento do Controle da Qualidade de um Processo de Desenvolvimento de Software." In 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2017. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693131-14contecsi/rf-4845.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

da Silva, Mateus, Larissa Gomes, Francilayne Barbosa, and Diego Pereira. "Artigo de Revisão: Controle de Qualidade de Pescados." In XXI I Congresso Brasileiro de Nutrologia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1674415.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Medeiros de SOUZA, André Luiz, Jonas de Toledo GUIMARÃES, Ana Iraidy Santa BRIGIDA, Danielle de Bem LUIZ, Robson Maia FRANCO, and Eliana de Fátima Marques de MESQUITA. "QUALIDADE MICROBIOLÓGICA NO GLACIAMENTO DE PEIXE-PREGO." In VII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado. Instituto de Pesca, 2016. http://dx.doi.org/10.31898/proceedings-bip-158.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Salles, Fagner Luiz Pacheco, and Denise Maciel Ferreira. "Qualidade de vida e controle da dor com auriculoterapia." In Congresso Brasileiro de Acupuntura. Omnipax Editora, 2016. http://dx.doi.org/10.7436/2016.6cba-13cpa.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Galiazzi, Cristiane Vilma Rocha, Erick Torres Bispo dos Santos, Wagner Luis Garcia Silveira, Luiz Henrique Curado Ribeiro, Ronaldo Oliveira Silva, and Bruno Pinheiro da Silva. "CONTROLE DA QUALIDADE FÍSICA DO SINTER PARA ALTO FORNO." In 44º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas, 15º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro e 2º Simpósio Brasileiro de Aglomeração de Minério de Ferro. São Paulo: Editora Blucher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/2594-357x-25367.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pavan, Cleiton Kefrof, Afonso Emidio de Vasconcelos Lopes, and José Roberto Barbosa. "Controle de Qualidade de Dados Sismológicos Utilizando o PQLX." In 12th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEF, Rio de Janeiro, Brazil, 15-18 August 2011. Society of Exploration Geophysicists and Brazilian Geophysical Society, 2011. http://dx.doi.org/10.1190/sbgf2011-410.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alves Majado de Oliveira, Clariana. "O Controle Microbiano local em Feridas Crônicas." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM SERVIçOS E SISTEMAS DE SAúDE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2019-112343.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cerdeiral, Cristina, Sávio Mendes, Gleison Santos, Mariano Montoni, Rosângela Pinto, and Ana Regina Rocha. "Uma Abordagem para Controle Estatístico do Processo e Gerência Quantitativa de Projetos." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2007. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2007.15583.

Full text
Abstract:
O controle estatístico de processos é pré-requisito para apoio à melhoria contínua da qualidade e desempenho de processos. Muitas organizações buscam a melhoria de seus processos através desta prática, mas nem todas alcançam sucesso na sua aplicação. Uma das causas é aplicação incorreta do conhecimento estatístico necessário nas técnicas de análise. Este trabalho apresenta um exemplo de como controlar estatisticamente o processo e gerenciar quantitativamente os projetos, através da definição dos passos e técnicas a serem utilizadas, fornecendo conhecimento para organizações que desejem controlar estatisticamente seus processos na definição e execução dos passos e técnicas de análise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Chaves da SILVA, Carla Cristina, André Luiz Medeiros de SOUZA, Carolina Riscado POMBO, and Eliana de Fátima Marques de MESQUITA. "QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE FILÉS DE TRUTA ARCO-ÍRIS NO RJ, BRASIL." In VII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado. Instituto de Pesca, 2016. http://dx.doi.org/10.31898/proceedings-bip-157.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Alves Sobrinho ARBEX, Elisangela, Erika da Silva MACIEL, Jorge Luiz Rodrigues PÉREZ, and Luciana Kimie SAVAY-DA-SILVA. "PERFIL DE CONSUMIDORES DE PESCADO EM COMUNIDADES UNIVERSITÁRIAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CUIABÁ-MT." In VII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado. Instituto de Pesca, 2016. http://dx.doi.org/10.31898/proceedings-bip-159.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography