To see the other types of publications on this topic, follow the link: Cartografia - Controle de qualidade.

Journal articles on the topic 'Cartografia - Controle de qualidade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Cartografia - Controle de qualidade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bernardes, Anita Guazzelli. "Cartografia de práticas de cuidado." Psicologia & Sociedade 24, no. 3 (2012): 701–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822012000300023.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a proveniência de práticas de cuidado em saúde na contemporaneidade. Trata-se de um exercício cartográfico das políticas públicas de saúde,formuladas a partir da década de 1970. As ferramentas conceituais amparam-se nas formulações foucaultianas sobre o governo pela verdade. A aproximação da ciência com o Estado, justiça social e segurança apresenta marcas na conformação das práticas de cuidado. O cuidado é analisado como estratégia para investimento em uma racionalidade neoliberal, que dispersa a saúde do plano da ausência de doenças e passa a articulá-la a uma ontologia da população, de acordo com linhas de corresponsabilização, qualidade de vida, participação e controle social, que se encontram com a figura do homo oeconomicus. A partir disso, a cartografia volta-se para a consideração do cuidado como imperativo ético-político da intervenção, que costura autonomia com vínculo como estratégia de governo de si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barbosa, Lígia da Silva, Larissa Messias Souza, Marcelo José Pereira Cunha, and Afonso de Paula Santos. "Análise Comparativa das Normas de Controle de Qualidade Posicional de Produtos Cartográficos do Brasil, do INCRA e da ASPRS." Revista Brasileira de Cartografia 73, no. 3 (June 30, 2021): 771–86. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv73n3-59581.

Full text
Abstract:
No decorrer dos últimos anos têm ocorrido um significativo aumento de aplicações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) na área da Cartografia, o que torna necessário o conhecimento da qualidade obtida em tais aplicações. Diante disso, instituições de diversos países têm desenvolvido normas com a finalidade de avaliar a qualidade dos produtos geoespaciais. Além disso, desenvolveram também outras normas com a finalidade de englobar padrões de acurácia de posicionamento para ortoimagens digitais. Neste sentido, o objetivo deste artigo foi comparar três normas que abordam o controle de qualidade posicional aplicáveis à RPA: (i) ET-CQDG (Decreto n° 89.817); (ii) a norma de Execução do INCRA n° 2 de 2018 e; (iii) a norma da ASP RS. No experimento prático, realizou-se o processo de avaliação da acurácia posicional de uma ortofoto obtida por RPA na região de Janaúba-MG. A ortofoto foi classificada na classe A para a escala de 1:1000 para a norma ET-CQDG. Já para a ASPRS ao nível de confiança de 95% o produto apresentou uma acurácia posicional de 0,428 metros e, de acordo com a norma do INCRA, os pontos obtidos por RPA podem ser utilizados para o georreferenciamento considerando todos tipos de limites. Através dos resultados obtidos, foi possível inferir que as normas necessitam de uma melhoria em suas metodologias, para que todo esse processo seja feito de forma clara e objetiva para o produtor e o usuário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dias, Gilda Maria, Jeanine Cassini Peter, Marcelo Pereira, Ronaldo dos Santos da Rocha, and Mário Reiss. "Levantamento de limites de imóvel rural a partir de fotografias obtidas por VANT, apoiadas por pontos GNSS." Revista Cartográfica, no. 91 (September 29, 2019): 35–58. http://dx.doi.org/10.35424/rcarto.i91.450.

Full text
Abstract:
Com a popularização dos VANT (Veículos Aéreos Não Tripulados), a aerofotogrametria para mapeamento de pequenas áreas tem se tornado uma alternativa cada vez mais viável, proporcionando resolução espacial adequada ao seu fim. Neste trabalho, o georreferenciamento de imóveis rurais, baseado no recobrimento aerofotogramétrico com VANT, foi desenvolvido em uma área de aproximadamente 80 ha. Esta proposta de levantamento indireto de divisas naturais em regiões de difícil acesso é apresentada como alternativa ao levantamento geodésico com receptores GNSS, de forma a atender requisitos de precisão posicional estabelecidos no Manual Técnico de Posicionamento do INCRA —Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Na etapa de execução, foram realizados levantamentos com uso de receptores GNSS e levantamento fotogramétrico com um VANT de pequeno porte para o mapeamento planimétrico. Como resultado do processo fotogramétrico, foi gerada uma ortofoto e uma carta planimétrica resultante da vetorização de feições sobre a ortofoto. Para o controle de qualidade, foram comparadas coordenadas de pontos na ortofoto e na carta com coordenadas de pontos homólogos no terreno, chegando-se a uma acurácia de 0,279 m para 90% das coordenadas extraídas da ortofoto e 0,281 m para as coordenadas resultantes da carta. Esses valores são compatíveis com a Norma Técnica do INCRA, que exige precisão de 3,0 m para limites naturais e de 7,5 m para limites inacessíveis. O controle de qualidade baseou-se no Padrão de Exatidão Cartográfica para a Cartografia Digital (PEC-PCD) e, através de teste estatístico, verificou-se que o produto pode ser classificado como Classe A para a escala 1:1.000.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cerretto, Clovis, and Silvia Marcia Russi De Domenico. "Mudança e Teoria Ator-Rede: Humanos e Não Humanos em Controvérsias na Implementação de um Centro de Serviços Compartilhados." Cadernos EBAPE.BR 14, no. 1 (March 2016): 83–115. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395131385.

Full text
Abstract:
Resumo Em uma ontologia de fluxo, a realidade é mudança, ao passo que as organizações formais são tentativas de organização desse fluxo, a partir do trabalho de estabilização de controvérsias sob a ótica da Actor-Network Theory (ANT). Considerando essa abordagem, na qual o social é um coletivo de humanos e não humanos em redes, este estudo visa a compreender como ocorre a agência de não humanos e humanos, bem como a agência de sua associação, em processos de mudança de foco não tecnológico. Para tanto, adotou-se o estudo de caso qualitativo longitudinal, conduzido de abril de 2011 a julho de 2012, na Empresa X, uma prestadora de serviços públicos do Estado de São Paulo, onde ocorria a implementação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC). Para a construção dos dados, empregaram-se observação participante, grupos de foco, entrevistas, documentos e audiovisuais, visando à multivocalidade. Mediante a cartografia de controvérsias, com o apoio de programas de redes dinâmicas, quadros e mapas mentais, descreve-se a implementação do CSC, em três escalas, de diferentes amplitudes, considerando-se dezessete anos da Empresa X. As controvérsias foram mapeadas segundo temas, argumentos, actantes e suas posições assumidas, sublinhando-se a agência de não humanos que atuaram na qualidade de mediadores. Das 40 controvérsias mais significativas, apenas 13 transformaram-se em caixas-pretas, levando o CSC a não ser pontualizado no fim da pesquisa. As principais contribuições do estudo dizem respeito à problematização do controle em processos de mudança, geralmente tomados pelas empresas como mudanças episódicas planejadas, bem como à metodologia para abordar a tentativa de organização do processo contínuo de mudança que constitui as organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Manoella Barros Pedreira, and Otacílio Lopes de Souza da Paz. "QUALIDADE DE DADOS GEOESPACIAIS: análise da consistência topológica no mapeamento de cobertura da terra do município de Curitiba - PR." Revista Cerrados 16, no. 01 (March 13, 2020): 233–47. http://dx.doi.org/10.22238/rc2448269220181601233247.

Full text
Abstract:
Devido ao constante aprimoramento das técnicas de tratamento de dados geoespaciais são inúmeras as pesquisas e aplicações dessas técnicas nas mais variadas áreas do conhecimento. Porém, a necessidade de validação desses dados tem recebido pouca atenção, principalmente no meio acadêmico, pondo em risco a precisão e confiabilidade de muitos estudos. Dentre os parâmetros utilizados para o controle da qualidade de dados geográficos, o presente trabalho teve por objetivo a verificação da consistência topológica de dados referentes ao mapeamento de cobertura da terra do município de Curitiba/PR, na escala original de 1:35.000. Este parâmetro se distinguiu dos demais pela necessidade de quantificação da área de cada classe mapeada. Constatou-se que apesar desse mapeamento ter sido de uma pequena extensão, em uma escala considerada de detalhe, os dados apresentaram inconsistência em sua topologia. Os erros de topologia apontam para possíveis divergências na quantificação das áreas se comparados ao seu tamanho real, especialmente por conta de pequenos polígonos não classificados ou polígonos que extrapolam a área de classificação. Cabe ressaltar que, como as informações espaciais apresentadas em um trabalho científico podem servir de base a outros, é fundamental ter atenção na confiabilidade dos dados, para que possíveis erros não sejam replicados. Palavras-chave: SIG. Cartografia. Topologia. GEOSPATIAL DATA QUALITY: consistency a topological analysis in the coverage land mapping of Curitiba city – PR ABSTRACT Due to constant improvement of geographic data processing techniques there are many research and applications of these techniques in various areas of knowledge. However, the need for validation of these data has received little attention, especially in academia, endangering the accuracy and trustworthiness of studies. Among the parameters used for the quality control of geographic data, this study aimed to verify the topological consistency of data related to land cover mapping of city Curitiba, in Paraná State, Brazil, in the original scale of 1: 35,000. This parameter is distinguished from the other by the need to quantify the area of each mapped class. It was found that despite this mapping have been performed on a scale considered detail, the data showed topological inconsistency. Even if these errors can be insignificant, they point to possible differences in the quantification of the areas compared to its actual size, especially for petty unclassified polygons or polygons that exceed the sorting area. Finally, it is worth noting that as the spatial information presented in a scientific work can be the basis for others, it is critical to have attention on the reliability of the data so that potential errors are not replicated. Keywords: GIS. Cartography. Topology. CALIDAD DE DATOS GEOESPACIALES: análisis de la consistencia topológica en el mapeamento de cobertura de la tierra del municipio de Curitiba – PR RESUMEN Debido al constante perfeccionamiento de las técnicas de tratamiento de datos geográficos son innumerables las investigaciones y aplicaciones de esas técnicas en las más variadas áreas del conocimiento. Sin embargo, la necesidad de validación de estos datos ha recibido poca atención, principalmente en el medio académico, poniendo en riesgo la precisión y confiabilidad de muchos estudios. Entre los parámetros utilizados para el control de la calidad de datos geográficos, el presente trabajo tuvo por objetivo la verificación de la consistencia topológica de datos referentes al mapeamiento de cobertura de la tierra del municipio de Curitiba / PR, en la escala original de 1: 35.000. Este parámetro se distinguió de los demás por la necesidad de cuantificación del área de cada clase mapeada. Se constató que a pesar de ese mapeamiento haber sido de una pequeña extensión, en una escala considerada de detalle, los datos presentaron inconsistencia en su topología. Aunque estos errores pueden ser irrisorios, apuntan a posibles divergencias en la cuantificación de las áreas si se compara con su tamaño real, especialmente por pequeños polígonos no clasificados o polígonos que extrapolan el área de clasificación. Cabe resaltar que, como las informaciones espaciales presentadas en un trabajo científico pueden servir de base a otros, es fundamental tener atención en la confiabilidad de los datos, para que posibles errores no sean replicados. Palabras clave: SIG. Cartografía. Topología.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Corrêa, Mirele, and Gicele Maria Cervi. "Mapas de um espaço-tempo: uma cartografia do território escolar na sociedade de controle." Linha Mestra, no. 34 (March 20, 2018): 47–64. http://dx.doi.org/10.34112/1980-9026a2018n34p47-64.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barros, Guilherme Rith Mendes, Maria Aparecida Bovério, and Fernando Rodrigues de Amorim. "GESTÃO DA QUALIDADE." SITEFA - Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho 3, no. 1 (March 7, 2021): 113–223. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v3i1.136.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta uma pesquisa que aborda a gestão da qualidade industrial e estabeleceu como tema-problema a questão “como é feito o controle do processo de qualidade da indústria X?”. O objetivo principal foi o de estudar, por meio da pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso, como é realizado todo o processo de controle de qualidade em uma indústria metalúrgica do setor sucroalcooleiro, situada na cidade de Sertãozinho/SP. Os setores pesquisados foram a caldeiraria, o plasma, o planejamento e controle de produção, a coordenação de contratos, e a usinagem/mecânica industrial. Os principais resultados indicam que a indústria pesquisada possui várias etapas e ferramentas de controle de qualidade, utilizados na gestão da qualidade. Conclui-se que os setores pesquisados são engajados com o compromisso e a necessidade que tanto o mercado, como as legislações requerem, além de proporcionar aos funcionários treinamentos periódicos que contribuem para uma correta gestão da qualidade na indústria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gregori, Márcia Sandoval. "Cartografias do levante." Revista ARA 9, no. 9 (May 31, 2020): 145–70. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v9i9p145-170.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo refletir sobre a prática cartográfica como possibilidade de ação política revolucionária e insurgente. Entende-se a cartografia tradicional e seus mapas como representações dominantes, dispositivos engendrados por relações de poder. A cartografia do levante, por sua vez, é compreendida como uma prática de desativação desses mecanismos de controle e captura para transformá-los em contra-dispositivos, em atuação transformadora, profanadora. A partir de imagens feitas pela pesquisadora busca-se analisar como essa fazer pode se inserir em cartografias do levante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vicente, Leticia Ribeiro, Ana Cláudia Duarte Cardoso, and Rafaela Carolina Bulhões de Oliveira. "CARTOGRAFIA SOCIAL DA ILHA DE COTIJUBA – BELÉM/PA." Cadernos de Arquitetura e Urbanismo 26, no. 39 (July 31, 2020): 255. http://dx.doi.org/10.5752/p.2316-1752.2019v26n39p255.

Full text
Abstract:
O caso da ilha de Cotijuba, município de Belém (PA), é apresentado no texto a partir da visão de movimentos sociais locais sobre as potencialidades e fragilidades da ilha, apontadas em cartografia social, entrevistas e vivências. Observa-se que ações de iniciativa popular apoiam o modo de vida local em contexto de isolamento e controle público da terra, mas tem limitações que só poderão ser devidamente superadas com políticas públicas adequadas e perspectiva de longo prazo, que reconheçam as múltiplas faces e funções da ilha, sem reduzi-la à condição de periferia metropolitana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Benites, Luiz Felipe Rocha. "A governamentalização do Estado contemporâneo: uma cartografia dos mecanismos estatais de controle." Sociologias, no. 12 (December 2004): 274–303. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-45222004000200010.

Full text
Abstract:
Este ensaio analisa o processo de "governamentalização" do Estado e as implicações desse processo para a sua própria continuidade. Nutrindo-se de trabalhos genealógicos e estudos contemporâneos, procura-se cartografar alguns caminhos pelos quais os mecanismos de controle e regulação das populações estão sendo recriados e reorganizados, renovando a capacidade normalizadora do campo estatal. A análise aponta que o exercício do "governamento" contemporâneo avança no território do trabalho imaterial no serviço público ao articular o uso de novas tecnologias telemáticas com a produção de subjetividades "desejantes" de controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Cazetta, Valéria, and Ana Maria Hoepers Preve. "Uma cartografia que pode dançar." ETD - Educação Temática Digital 18, no. 4 (November 17, 2016): 857. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646438.

Full text
Abstract:
Duas pesquisas em curso: “O que pode a cartografia e a geografia: investigações e invenções em educação” e “Geografias em corpos”. Em ambas, a cartografia está em pauta. Por um lado a cartografia como qualidade de acompanhar processos para que possamos dizer o que é preciso ser dito e, por outro, a cartografia da geografia, responsável por assegurar a produção de mapas ancorada na equivalência do espaço e sua representação. Do nosso encontro e do encontro das duas pesquisas elaboramos uma oficina na modalidade “Atividade Programada” oferecida para alunos do Programa de Pós Graduação em Educação, a fim de que nossas ideias de cartografia “falassem”, cartografamos a sala de aula onde o encontro acontecia. Movimentamos, antes, as noções de cartografia em pauta, para em seguida, como numa dança, fazer com que os oficineiros deslocassem-nas, oscilando entre uma e outra. “O que pode a cartografia de uma sala de aula?”, assim nos colocamos em ação para constituir meios de expressão de uma ideia, criando espaçamentos, nos e por seus corpos, descolados de contextos figurativos e representacionais asfixiantes da ciência maior. Disponibilizamos ao grupo materiais diversos, prestando atenção aos processos de constituição daqueles mapas, afinal, o que é uma sala de aula? Quais são seus planos? Estavam em questão as dificuldades encontradas para o começo do mapeamento, não só do modo de trazer à tona as cartografias daquela sala de aula, mas do modo como presentificá-las.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Trindade, Filipe Mateus Lima Guimarães. "USO DAS TECNOLOGIAS E DA CARTOGRAFIA NO ENSINO EM GEOGRAFIA." Revista Ensino de Geografia (Recife) 1, no. 1 (January 23, 2018): 218. http://dx.doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240425.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa refletir acerca da importância do uso de praticas educomunicativas, da cartografia e de ferramentas que facilitem o ensino em geografia, visando fortalecer o aprendizado do educando e refletindo a respeito de questões sobre uso de mídias e do lúdico em sala de aula, também discutir a respeito da importância da cartografia e de uma boa alfabetização cartográfica na formação do estudante. Sabemos que o uso de mapas tem um fundamental papel na educação geográfica dos estudantes, através do mapa é possível apresentar dados e a criança pode representar sua visão espacial. A cartografia é uma ferramenta que a auxilia no entendimento do assunto a ser passado, além de ser uma ferramenta importantíssima para o aluno, pois da construção do mapa, podemos compreender o entendimento do aluno. Porém, para que isto ocorra é necessário que exista uma alfabetização cartográfica de qualidade nos anos iniciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Damasceno, Karla Suzanne Florentino da Silva C., Marta Assunção Alves, Silvana Correia de Mendonça, Nonete Barbosa Guerra, and Tânia Lúcia Montenegro Stamford. "Melão minimamente processado: um controle de qualidade." Ciência e Tecnologia de Alimentos 25, no. 4 (December 2005): 651–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-20612005000400005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

CINTRA, JORGE PIMENTEL, and JEFFERSON ROCCO. "CONTROLE DE QUALIDADE ANGULAR EM LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS." Boletim de Ciências Geodésicas 20, no. 3 (September 2014): 562–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702014000300032.

Full text
Abstract:
O presente trabalho estuda o controle de qualidade de medidas angulares, que são um elemento crítico na execução de túneis metroviários e assemelhados em que é necessária a manutenção precisa de alinhamentos e das coordenadas de pontos, em uma poligonal aberta, portanto sem controle de fechamento, e com aplicação direta na orientação das máquinas de escavação e na execução do túnel. Assim, foram estudados métodos e procedimentos para controlar a precisão e a exatidão dessas medidas. Foi analisado o desempenho de diversas estações totais, em diversas campanhas; foi estabelecido um quadrilátero e seus ângulos foram medidos e ajustados, para servirem de padrão, não só para avaliar a precisão, mas também a acurácia dos equipamentos. Dos experimentos surgiram propostas, procedimentos e critérios para serem incorporadas à norma de controle de qualidade da medição de ângulos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Saporito, M. F. M. W., and R. D. Villela. "Auditoria como Ferramenta no Controle da Qualidade." Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics 4, no. 4 (2015): 384–93. http://dx.doi.org/10.17063/bjfs4(4)y2015384.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Toledo, José Carlos de. "O sistema japonês de controle de qualidade." Revista de Administração de Empresas 26, no. 3 (September 1986): 77–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901986000300009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Falavigna, Gabriela Pasetto, Sérgio Florêncio de Souza, Marilei Bender Xavier, and Silvia Beatriz Alves Rolim. "Controle de qualidade aplicado a dados gravimétricos." Revista Brasileira de Geomática 2, no. 1 (April 8, 2014): 20. http://dx.doi.org/10.3895/rbgeo.v2n1.5443.

Full text
Abstract:
O ato de medir é, essencialmente, um ato de comparar, que envolve erros derivados dos instrumentos, do operador, dos processos de medida, etc. Os erros presentes nos dados gravimétricos se propagam na determinação do modelo do geóide, por isso a sua identificação é de fundamental importância. Os objetivos desse trabalho consistiram na integração das informações gravimétricas coletadas por três Instituições e na detecção e remoção dos possíveis erros grosseiros desse banco de dados. Das observações que constituem o banco de dados gravimétricos do Estado do Rio Grande do Sul, 2.480 vieram do IAG/USP, 950 do IBGE e 6.071 observações do IG/UFRGS. O Estudo foi dividido em três etapas: verificação de dados duplicados (primeira etapa), onde foram identificadas 225 observações; análise da distribuição geográfica dos pontos (segunda etapa), onde foram encontradas 37 observações (0,60% do banco de dados) com erro no posicionamento planimétrico; análise estatística (terceira etapa) baseada no desvio padrão dos dados, onde, na análise Global, os testes altimétricos e gravimétricos identificaram 284 pontos (4,58% do banco de dados) suspeitos de conterem erros grosseiros. Na análise Regional, os testes identificaram 256 pontos suspeitos (4,13% do banco de dados) e, na análise Local, identificaram 172 pontos suspeitos (2,77% do banco de dados), sendo que nas três análises sete (7) pontos foram identificados pelos dois testes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Mendes, Ariane Marinho, and Laryssa Freitas Ribeiro. "O controle microbiológico da qualidade de alimentos." Pubvet 15, no. 2 (February 2021): 1–10. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v15n02a744.1-10.

Full text
Abstract:
O aumento da população mundial faz com que aumente também a necessidade de se produzir alimentos de qualidade considerando que esse é um fator que pode afetar diretamente a condição de saúde humana. A cadeia produtiva de alimentos está intimamente relacionada com a saúde pública, a qual atua dando suporte técnico, fiscalizando e orientando os prdutores em todos os pontos críticos desse sistema, sendo assim o controle microbiológico, fisico-químico e sensorial são extremamente importantes por serem ações fundamentais na garantia da qualidade dos alimentos oferecidos à população. Mas, para que possamos garantir essa qualidade, os laudos laboratoriais precisam ser confiáveis, por isso é necessário que os profissionais sejam providos de recursos adequados, pessoal capacitado, e tenham a preocupação de se manter sempre atualizados com relação às metodologias mais adequadas a cada análise, aos procedimentos analíticos e critérios de qualidade. Tal constatação levou ao interesse em se fazer uma revisão de literatura a cerca das metodologias utilizadas para identificação e diagnóstico dos principais microrganismos causadores de doenças transmitidas por alimentos na população humana, buscando disponibilizar material capaz de contribuir na atualização e capacitação dos profissionais que atuam na área devido à preocupação com a eficiência da sua assistência no âmbito da saúde pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Caldas, Flávio Augusto Ataliba, Hellen Luiza Vilela Ribeiro Isa, Andréa Cristina Trippia, Ana Carolina Ferraz Peloso Jorge Bíscaro, Elizabete Custódio Corrêa Souza, and Luciana Martins Tajara. "Controle de qualidade e artefatos em mamografia." Radiologia Brasileira 38, no. 4 (August 2005): 295–300. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842005000400012.

Full text
Abstract:
A mamografia, na atualidade, é o método mais efetivo de diagnóstico precoce do câncer de mama. Um exame com alto padrão de qualidade pode visualizar, em 85% a 90% dos casos, um tumor com mais de dois anos de antecedência de ocorrer acometimento ganglionar, em mulheres com mais de 50 anos de idade. A diferença radiográfica entre o tecido normal e o doente é extremamente tênue, logo, a alta qualidade do exame é indispensável para alcançar resolução de alto contraste que permita essa diferenciação. Para alcançar alto padrão é imperativo que o exame mamográfico siga protocolos rígidos e pré-estabelecidos. Os artefatos são defeitos no processamento do filme que comprometem o resultado final da imagem, podendo resultar em informações perdidas ou mascaradas. Há numerosos tipos de artefatos derivados de diversas fontes na aquisição da imagem, como o processador, o desempenho do técnico de radiologia, o mamógrafo ou o paciente, todos resultando na degradação da imagem obtida. O presente artigo tem o objetivo de revisar métodos eficazes no controle de qualidade do exame mamográfico e analisar os artefatos mais importantes na prática diária, com ilustrações e dicas de como evitá-los.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Papaléo, Ricardo Meurer, and Daniel Silva De Souza. "Ultrassonografia: Princípios Físicos e Controle da Qualidade." Revista Brasileira de Física Médica 13, no. 1 (September 1, 2019): 14. http://dx.doi.org/10.29384/rbfm.2019.v13.n1.p14-23.

Full text
Abstract:
Neste artigo fazemos uma breve revisão da ultrassonografia na perspectiva da física médica. Iniciamos apresentando uma visão resumida dos princípios físicos mais fundamentais em imagens por ultrassom e alguns parâmetros importantes na aferição da qualidade de imagem e do desempenho geral dos ecógrafos que derivam desses princípios. Na segunda parte, apresentamos uma contextualização histórica do controle da qualidade (CQ) em ultrassonografia na prática profissional da física médica e as dificuldades associadas à falta de legislação governamental e à contínua evolução da tecnológica. Esforços para sistematizar e implementar protocolos de CQ para ultrassonografia no Brasil são feitos há mais de 20 anos. Porém, que nível de inserção nesse mercado tão amplo foi atingido pelos serviços e empresas de física médica desde então? Fazemos uma breve reflexão sobre essa questão a partir da experiência no estado do Rio Grande do Sul, buscando, ao final, extrapolar para o cenário nacional e avaliar as perspectivas futuras do CQ no mercado da física médica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Khoury, Hilma Tereza Tôrres, and Ângela Carina Sá-Neves. "Percepção de controle e qualidade de vida: comparação entre idosos institucionalizados e não institucionalizados." Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 17, no. 3 (September 2014): 553–65. http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2014.13012.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Percepção de controle é um recurso psicossocial associado à qualidade de vida e bem-estar. Qualidade de vida é um conceito subjetivo e multidimensional. Percepção de controle refere-se à crença de estar no comando da própria vida e dos eventos a ela pertinentes. Idosos institucionalizados geralmente estão sujeitos a inúmeras restrições que podem afetar sua percepção de controle e qualidade de vida. OBJETIVO: Investigar percepções de controle - primário e secundário - e qualidade de vida em uma amostra de idosos em Belém-PA, comparando-se institucionalizados com residentes na comunidade, buscando-se associação entre estas variáveis nesses contextos de existência. MÉTODO: Trata-se de estudo analítico, de observação, com corte transversal. Foram avaliadas 66 pessoas entre 60 e 96 anos (21 homens; 45 mulheres; 33 institucionalizados; 33 da comunidade), por meio dos instrumentos WHOQOL-OLD e ECOPSE. RESULTADOS: Diferenças significativas (p≤0,05) entre os idosos institucionalizados e os que viviam na comunidade foram encontradas. A percepção de estar no controle aparece associada a satisfação com conquistas na vida e anseios em ambos os grupos, contudo, a associação entre controle e autonomia é encontrada apenas nos residentes da comunidade. CONCLUSÃO: Viver na comunidade favorece o exercício do controle e a qualidade de vida; a percepção de controle está associada à qualidade de vida em maior número de dimensões nos idosos que vivem na comunidade, comparados aos institucionalizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Souza, Silvana Aparecida de. "Democracia e qualidade:." SER Social 17, no. 36 (November 7, 2015): 49. http://dx.doi.org/10.26512/ser_social.v17i36.13415.

Full text
Abstract:
Trata-se de estudo de natureza conceitual e teórica que analisa as características e consequências da ditadura militar para a educação brasileira, marcada pelo estabelecimento de relações de controle que vão desde o conteúdo curricular até a forma de escolha do gestor escolar e mesmo a arquitetura dos prédios, organizados para o controle das pessoas. Além disso, passou-se a ter estímulo à expansão do setor privado na oferta educacional, renúncia fiscal, criando-se a dedução no Imposto de Renda da mensalidade em escolas privadas, reposicionando a relação entre o setor público e o setor privado na oferta educacional. Após a reabertura política, a frágil transição democrática realizada no país fez com que o atual sistema educacional arrastasse consigo características de organização dos espaços, dos tempos, e das relações entre estudantes e professores e mesmo da comunidade com o corpo de trabalhadores das instituições escolares, que dificultam ou impedem a democratização do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Oliveira, Layana Marques de, Tamara Martins da Cunha, Ivan Daniel Bezerra Nogueira, and Patrícia Angélica De Miranda Silva Nogueira. "Qualidade de vida e qualidade de sono na insuficiência cardíaca." ConScientiae Saúde 17, no. 4 (December 26, 2018): 371–77. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v17n4.8460.

Full text
Abstract:
Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica complexa, caracterizada pela incapacidade do ventrículo esquerdo bombear sangue suficiente para o corpo. Dentre as características clínicas da IC estão a baixa qualidade de vida e de sono. Objetivo: Relacionar a qualidade de vida (QV) e a qualidade de sono (QS) com capacidade funcional de pacientes com IC e saudáveis. Métodos: Estudo transversal observacional, no qual foram avaliados 21 pacientes com IC (grupo IC) e 21 indivíduos auto relatados saudáveis (grupo controle). Foram avaliadas a QV e QS, a sonolência diurna excessiva (SDE) e a distância percorrida do teste da caminhada de 6 minutos (TC6M). Resultados: Foi observado uma melhor QV e QS no grupo IC em comparação ao grupo controle (p0,05). Encontramos correlações positivas entre o capacidade funcional e limitação por aspectos emocionais com a distância percorrida no TC6M (r=0,475, p=0,034) e (r=0,620, p=0,004,), respectivamente. Conclusão: Nossos resultados demonstram que a IC gera impactos negativos na QV e na QS da amostra estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Acselrad, Henri. "Trabalho e controle de qualidade na indústria de alimentos." Revista de Administração de Empresas 34, no. 2 (April 1994): 33–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901994000200005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

De Araújo, Anna Maria Campos, João Emílio Peixoto, Sonia Maria Da Silva, Leonardo Vieira Travassos, Ricardo José De Souza, Alfredo Viamonte Marin, and Ellyete de Oliveira Canella. "O Controle de Qualidade em Mamografia e o INCA: Aspectos Históricos e Resultados." Revista Brasileira de Cancerologia 63, no. 3 (January 30, 2019): 165–75. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2017v63n3.132.

Full text
Abstract:
Introdução: Programas de rastreamento mamográfico exigem o controle da qualidade dos exames e uso seguro da radiação. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) acompanhou esse processo. Objetivo: Descrever o contexto histórico do controle das doses e da qualidade da mamografia no Brasil sob a perspectivado INCA e os resultados obtidos por dois programas de qualidade de abrangência nacional. Método: Pesquisa descritiva, de abordagem mista, utilizando documentos e publicações relacionadas ao controle de qualidade em mamografia e resultados dos programas do INCA e do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) entre 2009 e 2016. Resultados: A pesquisa documental descreve as ações de controle de qualidade da mamografia desde a década de 1970 até o ano de 2012. Entre 2009 e 2016, foram realizadas 1.156 medidas de dose em 738 serviços e 2.633 avaliações da qualidade dos exames em 390 serviços. O valor médio da dose glandular média foi de 1,81 mGy por incidência, com 22,7% das avaliações acima dos valores de referência. Em relação à qualidade dos exames, 14,0% não estavam conformes quanto aos critérios clínicos de qualidade da imagem, 5,8% quanto aos critérios físicos e 16,7% quanto à classificação BI-RADS®. Conclusão: A análise documental revela marcos importantes da qualidade da mamografia nas últimas décadas. Os resultados dos programas do INCA e do CBR fornecem informações relevantes para o desenvolvimento de ações dirigidas ao controle da dose e da qualidade da imagem e dos laudos em mamografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Santana, Nathaly Silva de, Arthur Arcelino de Brito, Rafael De Azevedo Palhares, Alessandro Jackson Teixeira de Lima, and Mariana Simião Brasil de Oliveira. "CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE: UMA APLICAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA TÊXTIL." Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 7, no. 12 (December 17, 2019): 47. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v7i12.70312.

Full text
Abstract:
A exigência por produtos e serviços de qualidade vem crescendo a cada dia, e as empresas devem se adequar para conquistar os clientes e melhorar seu desempenho no que diz respeito à qualidade e à produtividade. Na busca por maior qualidade na produção de produtos e serviços, o controle estatístico do processo (CEP) apresenta benefícios na sua utilização, possibilitando avaliação eficiente emonitoramento do processo. O presente artigo apresenta uma análise da condição do atual estado do processo confecção de roupas femininas que segue a filosofia slow fashion, através da utilização dos conceitos e ferramentas do controle estatístico do processo, especificamente os gráficos de controle. A partir da confecção dos gráficos de controle do tipo p foi possível identificar que o processo produtivo se encontra fora de controle estatístico. Logo, a empresa parece não ter implementado a filosofia slow fashion de modo satisfatório, pois os gráficos de controle apontam para um processo instável, e que, desse modo, a qualidade não pode ser garantida ou assegurada em todas as etapas da produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Pereira, Natália de Oliveira, Carlos Alessadro Chioderoli, Elivânia Maria Sousa Nascimento, Rafael Henrique de Freitas Noronha, and Jean Lucas Pereira Oliveira. "Qualidade operacional da colheita mecanizada do amendoim." South American Sciences ISSN 2675-7222 1, no. 2 (October 14, 2020): e2068. http://dx.doi.org/10.17648/sas.v1i2.68.

Full text
Abstract:
A colheita é a etapa mais importante para a cultura do amendoim, tendo o arranquio e o recolhimento como operações necessárias para o processo. O objetivo deste trabalho foi de avaliar a qualidade do processo da colheita do amendoim por meio do controle estatístico do processo. O experimento foi realizado na região do Triangulo Mineiro no Estado de Minas Gerais, onde 20 amostras foram coletadas para cada variável analisadas, perdas visíveis no arranquio (PVA), perdas invisíveis no arranquio (PIA) e perdas totais no arranquio (PTA). O Controle Estatístico de Processos foi utilizado por meio do uso de cartas de controle de valores individuais e amplitude móvel, além de análise descritiva para cada indicador de qualidade. Verificou-se que as perdas invisíveis e totais no arranquio foram as mais críticas, atendendo pouca as exigências dos indicadores de qualidade refletindo nas maiores perdas e na menor qualidade do processo. No entanto parte do processo se manteve sob controle para a maioria dos indicadores avaliados, indicando que os dados ficaram próximos às médias encontradas apontando, assim, temos uma boa qualidade do processo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

De Marchi, Melca Niceia Altoé, Raquel Reis Martins, and Patricia Mendes Pereira. "CONTROLE DE QUALIDADE DE BOLSAS DE SANGUE TOTAL E CONCENTRADO DE HEMÁCIAS DE CÃES." Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública 2, no. 2 (June 17, 2016): 131. http://dx.doi.org/10.4025/revcivet.v2i2.31365.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi demonstrar a importância de um programa de controle de qualidade em bancos de sangue veterinários. Durante todo o ciclo do sangue existem pontos críticos que podem causar a diminuição ou até a perda da qualidade dos componentes sanguíneos, levando à falta de segurança na utilização desses componentes, acarretando ineficiência da terapia ou ainda na piora do quadro do paciente receptor do sangue. O controle de qualidade é feito através de análises laboratoriais que indicam se os hemocomponentes estão dentro dos parâmetros de conformidade, verificando a qualidade dos mesmos. Na medicina, o controle de qualidade é feito de forma rigorosa, respeitando os parâmetros exigidos pela lei existente. Já na medicina veterinária, esses parâmetros não estão bem estabelecidos precisando de mais estudos nessa área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Chaves, Carla D. "Controle de qualidade no laboratório de análises clínicas." Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial 46, no. 5 (October 2010): 352. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-24442010000500002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Francisco Regis da, Carolina Moreira de Santana, Wyara Ferreira Melo, Geraldo Gonzalez Talabera, Weslley Epifanio Sarmento, Wenya Sarmento Sobrinho, Juliana Alves de Sá, and Antônio Vitor Machado. "Conservação e controle de qualidade de queijos: Revisão." Pubvet 11, no. 4 (April 2017): 333–41. http://dx.doi.org/10.22256/pubvet.v11n4.333-341.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Vieira, Nathália dos Reis, Wânia de Oliveira Vianna, and Jacqueline Fátima Martins Almeida. "Controle de qualidade microbiológica de produtos não estéreis." Brazilian Journal of Development 6, no. 1 (2020): 2889–901. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n1-208.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Chimelo, João Peres. "Controle de qualidade de madeiras da região amazônica." Acta Botanica Brasilica 2, no. 1 suppl 1 (1988): 43–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33061988000300005.

Full text
Abstract:
O grande número de espécies encontrado nas florestas tropicais úmidas tem sido mencionado freqüentemente como um dos principais obstáculos a uma utilização mais intensiva da madeira em países em desenvolvimento. Este trabalho descreve dois exemplos de como o conhecimento da anatomia e das propriedades físicas e mecânicas das espécies abundantes, aliado a um esquema adequado de controle de qualidade, pode viabilizar uma maior utilização de madeiras da amazónia brasileira. O primeiro exemplo se refere à produção de dormentes para a Estrada de Ferro Carajás (E.F.C.) com 890 km de extensão, onde foram empregados cerca de 2.100.000 dormentes; o segundo trata do uso de madeira serrada para habitação de baixo custo, no Estado de São Paulo, cuja construção é administrada pelas Companhias Habitacionais - COHABs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Fontbonne, Annick, Elisabete Costa de Souza, Janine Christina Nunes de Oliveira, Heloísa de Melo Rodrigues, Wayner Vieira de Souza, and Eduarda Ângela Pessoa Cesse. "Relações entre os atributos de qualidade de atenção aos usuários hipertensos e diabéticos na Estratégia Saúde da Família e o controle dos fatores prognósticos de complicações." Cadernos Saúde Coletiva 26, no. 4 (December 2018): 418–24. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201800040208.

Full text
Abstract:
Resumo Introdução Apesar de a Estratégia Saúde da Família (ESF) ser concebida para atender aos requisitos da atenção a portadores de agravos crônicos, verifica-se na prática que o controle da hipertensão arterial sistêmica (HAS) e do diabetes mellitus (DM) continua insatisfatório. Objetivo Objetivou-se investigar possíveis influências da qualidade da atenção sobre o controle dos fatores prognósticos de complicações da HAS e do DM em usuários cadastrados na ESF em Pernambuco. Método Estudo transversal em uma amostra aleatória de 1.607 hipertensos e diabéticos cadastrados na ESF em 35 municípios do Estado de Pernambuco. A qualidade da atenção foi avaliada por “acessibilidade”, “serviços disponíveis”, “serviços prestados” e “satisfação”. Relações com o controle dos fatores prognósticos foram verificadas pelo teste do qui-quadrado. Resultados A prática de atividade física foi o desfecho que mais se encontrou relacionado com a qualidade da atenção; ao contrário, qualidade da atenção não se mostrou associada à cessação do tabagismo. Relações entre qualidade da atenção e controle do peso, da pressão arterial ou do diabetes foram inexistentes ou paradoxais. Conclusão Atenção de boa qualidade pode melhorar a adesão dos usuários à prática de atividade física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Berdaky, Mafalda F., and Linda V. E. Caldas. "Implantação de um programa de controle de qualidade de um acelerador linear de 6 MeV de fótons." Radiologia Brasileira 34, no. 5 (October 2001): 281–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842001000500007.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a parte operacional do processo final envolvido na implantação de um programa de controle de qualidade por meio de testes rotineiros mecânicos e de radiação. O programa de controle de qualidade, durante 35 meses, mostrou a estabilidade excelente deste acelerador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Barros, Tatiana Nascimento, Fabiana Lopes Joaquim, Zenith Rosa Silvino, and Deise Ferreira de Souza. "Políticas de controle de infecção no Brasil e qualidade da assistência de enfermagem: reflexões necessárias." Research, Society and Development 9, no. 5 (March 28, 2020): e56953178. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3178.

Full text
Abstract:
Objetivou-se refletir sobre as políticas de controle de infecções relacionadas à assistência à saúde no Brasil e a qualidade da assistência de enfermagem no controle das infecções sob a perspectiva teórica de Donabedian. Trata-se de uma reflexão fundamentada nas Políticas de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde no Brasil e no teórico Avedis Donabedian. As reflexões apontam que as políticas de controle de infecções relacionadas à assistência no Brasil e a qualidade da assistência de enfermagem favorecem o cuidado assistencial. Conclui-se mediante os achados do estudo sobre a qualidade da assistência de enfermagem associada ao controle das infecções relacionadas à assistência a saúde sob a perspectiva teórica de Avedis Donabedian que o enfermeiro é o ator principal no processo de gerenciamento do cuidado nas IRAS e que os programas governamentais destinados ao controle e prevenção destas em vigor no Brasil pregam a cultura da assistência segura nos serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Menezes, Monique. "Controle Externo na América Latina." Revista Debates 10, no. 1 (April 29, 2016): 141. http://dx.doi.org/10.22456/1982-5269.61638.

Full text
Abstract:
O presente artigo realiza uma análise institucional comparada entre os países da América Latina, no que se refere ao desenho institucional dos órgãos de controle externo à luz dos conceitos de accountability horizontal e da qualidade da democracia. Foram selecionados os países que compõem a Organização Latino Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS), uma entidade cujo objetivo é o intercâmbio de boas práticas de controle externo entre os seus países membros. O argumento central é o de que essas instituições contribuem para a qualidade da democracia, uma vez que apresentam como principal missão inibir possíveis ações ilegais da burocracia e dos políticos eleitos, possibilitando o amadurecimento das instituições republicanas. Este é um estudo exploratório, no qual o principal objetivo é entender o contexto institucional aos quais os órgãos de controle externo estão inseridos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Souza, Rafael Queiroz de, and Kazuko Uchikawa Graziano. "Qualidade da água: fatos e mitos!" Revista SOBECC 21, no. 4 (December 20, 2016): 210. http://dx.doi.org/10.5327/z1414-4425201600040006.

Full text
Abstract:
Objetivo: Discorrer sobre a importância da água no Centro de Material e Esterilização, as principais evidências de risco, normas, legislação relacionada e orientações para a definição de um sistema de tratamento de água para enxágue de produtos. Método: Revisão narrativa buscando fatos, mitos e descrevendo aspectos relacionados à necessidade de controle da qualidade de água utilizada no processamento de produtos para saúde. Resultados: Relatos de efeitos tóxicos locais e reações pirogênicas em pacientes demandam a padronização e controle de qualidade da água para enxágue de produtos e geração de vapor nas autoclaves. Conclusão: O tratamento e monitoramento da qualidade da água devem ser incorporados pelos serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Almeida, Rosângela Doin de. "CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES: uma área de conhecimento?" Revista Brasileira de Educação em Geografia 7, no. 13 (August 14, 2017): 10–20. http://dx.doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.483.

Full text
Abstract:
A Cartografia para Crianças e Escolares, após vinte anos de produção, consiste em conhecimentos presentes, entre outros meios, em artigos, livros, teses e dissertações. Isto leva à consideração a respeito da validade científica dessa produção com base na metodologia da pesquisa em educação principalmente. O objetivo do artigo é levantar questionamentos com vistas à melhoria da qualidade da produção científica nesse campo. PALAVRAS-CHAVE Cartografia escolar. Pesquisa educacional. Metodologia de pesquisa.CARTOGRAPHY FOR CHILDREN AND SCHOOLS: an area of knowledge?ABSTRACT Cartography for Children and Schools, after twenty years of production, consists of present knowledge, among other means, in articles, books, theses and dissertations. This leads to consideration regarding the scientific validity of this production based on research methodology in education mainly. The objective of the article is to raise questions with a view to improving the quality of scientific production in this field. KEYWORDSSchool cartography. Educational research. Research Methodology.ISSN: 2236-3904REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEGwww.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Gomes, Felipe Viana, and Manoel Marinho. "Aplicação de FMEA e CEP para redução de sucata em uma indústria metalúrgica." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 4, no. 3 (April 22, 2019): 11–23. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v4i3.968.

Full text
Abstract:
Nos dias atuais novas metodologias vem sendo adotadas por empresas que visam se manter competitivas no mercado. A busca por melhoria contínua está presente em todas as empresas que valorizam a produtividade e qualidade de seus produtos ou serviços. Ferramentas da qualidade tem se provado úteis na resolução de problemas de qualidade. Neste trabalho foram utilizados Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) e Controle estatístico de processo (CEP) no intuito de identificar pontos fora de controle e analisar seus impactos para então propor melhorias que possam trazer uma redução do volume de sucata em uma indústria metalúrgica. Através da aplicação dessas ferramentas foi possível reduzir o volume de sucata de 5,80% para 1,63% ao longo de um ano no principal processo da fábrica. Palavras-Chave: Ferramentas da qualidade; FMEA; Controle estatístico de processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Santos, Sara Augusta dos. "Atuação do enfermeiro no controle epidemiológico da hanseníase." Revista Brasileira de Enfermagem 45, no. 2-3 (September 1992): 227–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671992000200022.

Full text
Abstract:
Analisou-se seníase, na Seção de Dermatologia Sanitária do Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ. Pretendeu-se alcançar três objetivos entre eles comparar a qualidade do controle epidemiológico dos casos novos de hanseníase em registro ativo de 1986, com os mesmos casos relativos ao período de 1987. Aplicou-se o método descritivo e análise de documentos dos prontuários desses clientes. Utilizou-se um formulário com questões de múltipla escolha e preenchimento de claros, totalizando 27 itens. Constatou-se que o enfermeiro interfere nas variáveis: exames para firmar diagnóstico, exames de contatos e educação para saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade assistencial do hanseniano. Conclui-se que há diferença significativa na qualidade do controle epidemiológico da hanseníase entre os grupos constituídos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Reppold, Caroline Tozzi, Aline Dal Pozzo Antunes, Luciano Muller Corrêa, Cristian Zanon, and Pedro Dal Lago. "Características clínicas e psicológicas de pacientes asmáticos de um Ambulatório de Pneumologia." Psico-USF 19, no. 2 (August 2014): 199–208. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712014019002005.

Full text
Abstract:
A asma é uma doença crônica e intervenções psicológicas podem melhorar seu manejo. Este estudo objetiva correlacionar características clínicas e psicológicas dos asmáticos. Foram avaliados vinte e quatro adultos asmáticos em Ambulatório de Pneumologia, sendo administrados questionários de controle e qualidade de vida em asma, escalas de Otimismo/Pessimismo, Satisfação de Vida, Esperança Disposicional e Esperança de Staats. Controle da asma apresentou correlação estatisticamente significativa, com escore total (r=-0,69, p<0,01), domínios sintomas (r=-0,64, p<0,01) e emoções (r=-0,53, p<0,01) do Questionário de Qualidade de Vida e com o domínio estímulo ambiental (r=-0,42, p<0,05). Observou-se, também, que a dimensão hope-self (Esperança Staats) obteve correlações estatisticamente significativas com o Questionário de Controle de Asma (r=-0,45, p<0,05). O controle da asma apresentou relação importante com qualidade de vida. Os resultados mostraram que pacientes com maior controle da asma apresentaram maiores escores de esperança, mas não de otimismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Fell, André Felipe de Albuquerque. "A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (GQT) COMO MODO DE CONTROLE ORGANIZACIONAL." Caderno de Administração 28, no. 2 (January 21, 2021): 98–116. http://dx.doi.org/10.4025/cadm.v28i2.53645.

Full text
Abstract:
Os estudos organizacionais tem concentrado esforços também na análise do processo de trabalho, buscando verificar de que modos os programas de qualidade impactam no controle organizacional, na divisão do trabalho e na gestão de recursos humanos. Um tema significativo à teoria das organizações e que está relacionado à Gestão da Qualidade Total (GQT) é o controle, caminho trilhado nesse ensaio no sentido de considerar esse sistema de gestão (a GQT) como uma importante influência sobre o sistema de controle organizacional. O objetivo desse ensaio é analisar como a GQT, enquanto modelo de gestão, promete em seu discurso, entre outras coisas, a substituição do controle coercitivo dos trabalhadores, por formas de relações de trabalho (aparentemente) mais democráticas, através da gestão participativa, na qual a autonomia e maior influência no trabalho estão presentes para todos. Através da análise crítica dos seus princípios de gestão da qualidade foi possível notar que sob a égide da total adesão do empregado à causa organizacional, a GQT dinamiza a relação capital-trabalho pelo controle difuso, conhecido como controle das premissas cognitivas (PERROW, 1986), ou seja, um controle baseado na visão de mundo comum ou relacionado à persuasão e ao consenso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Fell, André Felipe de Albuquerque. "A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (GQT) COMO MODO DE CONTROLE ORGANIZACIONAL." Caderno de Administração 28, no. 2 (January 21, 2021): 98–116. http://dx.doi.org/10.4025/cadadm.v28i2.53645.

Full text
Abstract:
Os estudos organizacionais tem concentrado esforços também na análise do processo de trabalho, buscando verificar de que modos os programas de qualidade impactam no controle organizacional, na divisão do trabalho e na gestão de recursos humanos. Um tema significativo à teoria das organizações e que está relacionado à Gestão da Qualidade Total (GQT) é o controle, caminho trilhado nesse ensaio no sentido de considerar esse sistema de gestão (a GQT) como uma importante influência sobre o sistema de controle organizacional. O objetivo desse ensaio é analisar como a GQT, enquanto modelo de gestão, promete em seu discurso, entre outras coisas, a substituição do controle coercitivo dos trabalhadores, por formas de relações de trabalho (aparentemente) mais democráticas, através da gestão participativa, na qual a autonomia e maior influência no trabalho estão presentes para todos. Através da análise crítica dos seus princípios de gestão da qualidade foi possível notar que sob a égide da total adesão do empregado à causa organizacional, a GQT dinamiza a relação capital-trabalho pelo controle difuso, conhecido como controle das premissas cognitivas (PERROW, 1986), ou seja, um controle baseado na visão de mundo comum ou relacionado à persuasão e ao consenso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Zullo, Marco Antonio Teixeira. "Método para controle de qualidade de laboratórios analíticos de rotina." Bragantia 44, no. 1 (1985): 209–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87051985000100018.

Full text
Abstract:
Propõe-se um método paramétrico de controle de qualidade, para uso a longo prazo em laboratórios analíticos de rotina. O método consiste em: (i) seleção de um nível estatístico de signifcância para as análises a serem realizadas; (ii) análise inicial das amostras-controle, com cerca de 30 repetições; (iii) cálculo da média e desvio-padrão para cada uma das amostras-controle; (iv) cada vez que a amostra-controle é rotineiramente analisada, calcular a probabilidade de se obter seu resultado atual, através de uma aproximação empírica à função de distribuição normal e posterior aproximação à distribuiçao de t de Student; (v) se a probabilidade é maior que o coeficiente de confiança selecionado, o resultado é rejeitado; caso contrário, é aceito, e os valores da média e desvio-padrão da amostra-controle são recalculados, levando em conta o novo resultado. O método proposto mantém o nível de signifcância pré-selecionado, preserva a heterogeneidade natural da amostra, permite fácil distinção entre erros sistemáticos e acidentais, e é adequado para uso em calculadoras programáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Mota, Vivian Aline Mariano, João Augusto Oshiro Junior, and Bruna Galdorfini Chiari-Andréo. "O CONTROLE DA CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE PRODUTOS MAGISTRAIS." Revista Brasileira Multidisciplinar 20, no. 1 (January 12, 2017): 33. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2017.v20i1.474.

Full text
Abstract:
O controle da contaminação microbiana de fórmulas magistrais, entre elas cosméticos, produtos de higiene e medicamentos, é de fundamental importância, estando relacionado com a Saúde Pública, a qualidade e a estabilidade do produto. Devido ao grande número de micro-organismos que podem estar presentes nas formulações magistrais, a contaminação deve ser evitada ao longo do processo de fabricação. Considerando a importância deste tema, este trabalho teve como objetivo a realização de uma revisão da literatura visando esclarecer pontos de importância relacionados à contaminação microbiológica de produtos magistrais. Foram utilizados artigos, dissertações e teses, além de publicações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária datados de 2000 a 2017. Foi verificado que as fontes de contaminação são pontos críticos na fabricação dos produtos e devem ser monitorados de acordo com as Boas Práticas de Fabricação. Existe grande preocupação com a manutenção da qualidade dos produtos não estéreis, visto que o desvio de qualidade pode acarretar em grande prejuízo ao usuário incluindo o desenvolvimento de patologias severas, dependendo do estado de saúde do mesmo. A análise da formulação é realizada buscando micro-organismos que são patológicos ao homem, como Escherichia coli, Salmonella spp., Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa. A manutenção da qualidade em produtos farmacêuticos é um grande desafio, pois, embora existam vários métodos e se tenha um vasto conhecimento na área da Microbiologia, invariavelmente surgem problemas relacionados à contaminação. A orientação teórica e prática detalhada dos métodos qualitativos e quantitativos é de absoluta necessidade para que os eventuais desvios de qualidade sejam solucionados rapidamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Ros, Renato Assenci, and Linda V. E. Caldas. "Controle de qualidade de medidores de tensão não-invasivos em equipamento de raios X, nível diagnóstico." Radiologia Brasileira 34, no. 2 (April 2001): 89–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842001000200007.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os testes de controle de qualidade feitos em um equipamento de raios X monofásico e em dois sistemas de monitoração não-invasivos. Os resultados foram comparados com os valores apresentados por um sistema de monitoração invasivo e por um detector de germânio hiperpuro, fornecendo fatores de correção para utilização dos medidores de tensão não-invasivos no programa de controle de qualidade de equipamentos de raios X, mostrando a necessidade de calibração e controle periódico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Oliveira, Thiago de Lima, and Silvana de Souza Nascimento. "Corpo aberto, rua sem saída. Cartografia da pegação em João Pessoa." Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro), no. 19 (April 2015): 44–66. http://dx.doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2015.19.05.a.

Full text
Abstract:
O presente trabalho se insere na interseção entre os estudos de gênero e a antropologia urbana. A pesquisa etnográfica foi desenvolvida entre os anos de 2012 e 2014 na cidade de João Pessoa. No presente artigo buscamos apresentar agentes e espaços que compõem um circuito caracterizado pela busca de trocas eróticas e sexuais sem vínculos afetivos ou interesses financeiros entre homens que não necessariamente identificam a si mesmos como homossexuais: a pegação. A pesquisa aponta para relações de permeabilidade entre pessoas e lugares, bem como para processos de tensionamento de modelos identitários através de uma experiência marcada pela fluidez e a eventualidade, engendrando um contínuo processo de reinvenção do espaço e dos próprios envolvidos, ainda que submetida a mecanismos de controle social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Klein, Vilson Antonio, Tiago Madalosso, José Miguel Reichert, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches Suzuki, Milton da Veiga, Jackson Adriano Albuquerque, and Eloy Antonio Pauletto. "Metodologias de controle de qualidade de análises granulométricas do solo." Ciência Rural 43, no. 5 (May 2013): 850–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782013000500015.

Full text
Abstract:
A qualidade da análise granulométrica é imprescindível para a adequada classificação textural dos solos e enquadramento no Zoneamento Agroclimático. O objetivo deste trabalho foi avaliar metodologias de controle de qualidade das análises granulométricas. Foram coletadas amostras de solos com diferentes texturas, as quais foram analisadas por cinco laboratórios. O controle da qualidade foi realizado utilizando duas metodologias, uma proposta pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a outra pela Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e de Tecido Vegetal dos Estados do RS e SC (ROLAS). Verificou-se maior número de inconformidades para as frações argila e silte, independentemente do método, sendo que o método da ROLAS apresentou maior número de inconformidades (76% das amostras), principalmente para amostras com teores mais elevados dessas frações. A metodologia da ROLAS com utilização da mediana é mais rigorosa no controle da qualidade das análises.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Magalhães, Luís Alexandre Gonçalves, Ana Cecília Pedrosa de Azevedo, and Antonio Carlos Pires Carvalho. "A importância do controle de qualidade de processadoras automáticas." Radiologia Brasileira 35, no. 6 (November 2002): 357–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842002000600009.

Full text
Abstract:
O controle de qualidade de processadoras automáticas é um dos aspectos mais importantes na implementação de programas de garantia de qualidade em radiodiagnóstico. Um programa piloto de garantia de qualidade para processadoras automáticas utilizando o método sensitométrico foi implementado no serviço de mamografia de um hospital universitário no Rio de Janeiro. Inicialmente foi feita uma avaliação das condições de funcionamento de todas as câmaras escuras do hospital. Foi constatado que apresentavam altos níveis de temperatura e umidade relativa ambiental e várias entradas de luz; nível de fog elevado, que tornava necessário um aumento de até 24% na mAs para compensar a perda de contraste; tempo de processamento seco-a-seco com erros de até 56%; temperatura do revelador de 39°C (4°C a mais do que o recomendado pelo fabricante); taxa de reposição dos produtos químicos com erros de até 417% acima do recomendado pelo fabricante; e índices de rejeição de filmes da ordem de 21%. Medidas sensitométricas feitas antes da implementação do projeto acusaram valores de base + fog de 0,24 densidade óptica, assim como velocidade e contraste fora dos limites recomendados. Os filmes apresentavam vários artefatos produzindo imagens de baixa qualidade. O projeto piloto consistiu na implementação do programa de garantia de qualidade no setor de mamografia do hospital. Muitas outras iniciativas contribuíram para o sucesso do projeto, tais como: treinamento dos técnicos de mamografia, melhor manutenção do mamógrafo e, especialmente, o aumento do número médio de pacientes por dia, de 7 para 12, o que contribuiu para a estabilidade da processadora. Esta iniciativa permitiu que a taxa de reposição dos produtos químicos fosse reduzida a níveis aceitáveis. A implementação do controle de qualidade manteve os parâmetros sensitométricos sob controle. O maior ganho com a implantação do programa foi a melhoria da qualidade da imagem, sem artefatos, com redução significativa dos custos do serviço e, especialmente, a redução das doses nos pacientes, em virtude da diminuição dos índices de rejeição dos filmes para 7,7%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Edler, Flavio Coelho. "Pesquisa clínica e experimental no Brasil oitocentista: circulação e controle do conhecimento em helmintologia médica." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 17, no. 3 (2010): 739–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702010000300010.

Full text
Abstract:
As contribuições de médicos brasileiros ao conhecimento sobre doenças causadas por vermes parasitas, na segunda metade do século XIX, produziram efeitos distintos em três comunidades epistêmicas: a anatomoclínica brasileira; a geografia médica francesa; e a emergente parasitologia médica. Admitindo a heterogeneidade dos regimes de legitimação dos fatos científicos e das práticas epistemológicas, descreve-se cartografia específica do conhecimento médico da época, revelando as linhas de força dos três campos disciplinares. O foco na circulação, no controle e na validação do conhecimento médico revela controvérsias e complicadas negociações entre distintas comunidades epistêmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography