Academic literature on the topic 'Cateteres urinários'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Cateteres urinários.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Cateteres urinários"

1

Batista, Odinéa Maria Amorim, Rachel Maciel Monteiro, Marinila Buzanelo Machado, Adriano Menis Ferreira, Andreia Rodrigues Moura da Costa Valle, Evandro Watanabe, Maria Zélia de Araújo Madeiro, and Maria Eliete Batista Moura. "Cateter urinário: o tempo de exposição e calibre podem influenciar na formação de biofilme?" Acta Paulista de Enfermagem 31, no. 5 (2018): 535–41. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201800074.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo: Avaliar a influência do tempo de exposição e calibre na formação de biofilme em cateteres urinários de Foley (CUFs). Método: Pesquisa in vitro com amostras de fragmentos de CUFs em látex siliconizado de diferentes calibres (n° 14 e n° 16 Frenchs). A urina artificial foi confeccionada, inoculada com bactérias-padrão Staphylococcus aureus (ATCC 25923) e Pseudomonas aeruginosa (ATCC 27853) e incubada a 37 °C por 24 horas e 72 horas. As análises foram realizadas por meio de cultura (carga bacteriana) e microscopia eletrônica de varredura. Resultados: Não houve diferença na carga bacteriana dos biofilmes formados nas superfícies dos CUFs com relação aos diferentes calibres (p > 0,05). Por outro lado, o tempo de exposição (24 horas e 72 horas) foi o fator determinante para formação do biofilme de P. aeruginosa nos CUFs (p < 0,05). Conclusão: O tempo de exposição influenciou a formação do biofilme de P. aeruginosa nos CUFs, independentemente dos calibres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Da Silva, Thaylon Menezes Ferreira, Antônio Marcos Adriano Cipriano Filho, Zildenilson da Silva Sousa, José Auberlanio Lima Rodrigues, Natália Viviane Freitas Da Silva, Marcelo Matos de Freitas Filho, João Ricardo Gomes Pereira, Sandra Maria dos Santos Pereira Araújo, Shara Teixeira Belarmino Rodrigues, and Bruno Nascimento Da Silva. "Infecções hospitalares associadas à bacilos gram-negativos não fermentadores em unidade de terapia intensiva: revisão narrativa." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 3 (March 21, 2021): e6685. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e6685.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar e revisar as causas de infecções hospitalares associadas a bacilos gram-negativos não fermentadores (BGN-NF) em unidade de terapia intensiva (UTI) e seus métodos de controle e prevenção. Revisão bibliográfica: A taxa de infecção por estes microrganismos é baixa quando comparadas com outros grupos bacterianos, no entanto, se tornam graves pelo fato da alta resistência aos fármacos antimicrobianos. Além disso, fatores como o ambiente físico e tempo de internamento são aspectos ideais para a colonização por estes tipos de bactérias. A diversidade e disseminação podem ser ocasionadas pelo grande fluxo de pacientes submetidos a cirurgias, doença de base, uso dos cateteres urinários e venosos, ventilação mecânica, perfil imunológico, idade e o uso de medicamentos imunossupressores, como também o tratamento empírico com antibióticos e seu uso de forma inadequada podem tornar os pacientes suscetíveis a infecções. Considerações finais: Medidas constantes de esterilização do ambiente e de materiais utilizados para a reabilitação em UTI são fundamentais para a redução do agravamento das taxas de mortalidade em decorrência desta problemática, possibilitando a limitação de aparecimento de microrganismos resistentes aos atuais fármacos existentes, reduzindo assim problemas relacionados a assistência à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Carolina Martins dos, Laís da Costa Campos, Thalita Cristina de Carvalho Raimundo, Clarissa Ferreira Pontual de Oliveira, and Renata Martins da Silva Pereira. "Infecção urinária relacionada a cateterismo vesical de demora: Pesquisa bibliográfica." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 10, 2021): e18610817272. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17272.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo principal: apontar os fatores que influenciam no surgimento de infecções urinárias após a instalação de cateterismo vesical de demora. Pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva, com uma abordagem qualitativa. O levantamento dos artigos foi realizado na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico que integra as seguintes bases de dados: Lilacs, BDENF e Scielo. Foram utilizados como descritores: “Infecção Urinária”, “Cateterismo Vesical de Demora” e “Enfermagem”. O período de publicação foi delimitado entre os anos de 2007 a 2018. A coleta de dados deu-se em abril 2020. A análise dos artigos permitiu formular 4 categorias temáticas: tempo de permanência do cateter, altos índices de infecção urinária em UTI, condições assépticas para a realização do procedimento e fatores de risco associados a instalação de infecção urinária pós cateterismo vesical de demora. Os resultados nos permitiram observar que, o tempo de permanência do cateter no sistema urinário contribui para o surgimento de infecção urinária após o cateterismo vesical de demora. Ainda foi possível perceber que, são altos os índices de infecção urinária por este procedimento em Unidades de Terapia Intensiva e que os enfermeiros necessitam em todos os cenários hospitalares estarem preparados técnico-cientificamente para a realização desse cuidado junto ao paciente de forma asséptica e estéril. Concluiu-se que a infecção do trato urinário consiste em um importante problema de saúde pública na atualidade e que pode surgir após o procedimento cateterismo vesical de demora, sendo mister o emprego de técnica correta e asséptica para sua condução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Rachel Cristina Rodrigues dos, Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, Raphael Ranieri de Oliveira Costa, and Alessandra Mazzo. "TRAUMAS POR CATETERES URETRAIS: AUTOCONFIANÇA DO ENFERMEIRO EM CENÁRIO SIMULADO." Revista Renome 9, no. 1 (January 18, 2021): 86–96. http://dx.doi.org/10.46551/rnm23173092202090110.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar autoconfiança do enfermeiro frente ao trauma de uretra ocasionado pela inserção de cateter. Método: Estudo descritivo, exploratório, quantitativo, realizado com 53 enfermeiros de um programa de capacitação de um hospital universitário. Para a coleta de dados utilizou-se a Escala de Autoconfiança na Assistência de Enfermagem à Retenção Urinária (EAAERU). Resultados: a maioria dos enfermeiros já havia vivenciado dificuldades na realização do procedimento e avaliação do trauma uretral ocasionado pela introdução de cateter. A conduta mediante ao fato foi comunicar o fato e solicitar avaliação de outro profissional. O menor escore encontrado na autoconfiança dos profissionais vinculou-se ao fator 1) Intervenções realizadas durante o cateterismo urinário. Observou-se ainda correlação entre a frequência de realização do cateterismo urinário e autoconfiança. Conclusão: Uma vez que o cateterismo é de competência do enfermeiro, são necessários estratégias de que capacitem os profissionais para sua realização e manejo em situações adversas, como o trauma uretral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Kogika, Marcia Mery, Vera Assunta Batistini Fortunato, Elsa Masae Mamizuka, Mitika Kuribayashi Hagiwara, Maria de Fatima Borges Pavan, and Suely Nonogaki Actis Grosso. "Estudo etiológico da infecção do trato urinário em cães." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 32, no. 1 (March 1, 1995): 31. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.1994.52087.

Full text
Abstract:
Foram estudados 51 casos de infecção urinária, em cães, considerando-se diversos fatores, tais como: agente etiológico, localização da infecção, fatores predisponentes, sexo, idade e raça. O diagnóstico da infecção do trato urinário (ITU) foi baseado no exame bacteriológico, sendo considerado positivo quando a amostra de urina, colhida com auxílio de cateter, apresentava acima de 105 bactérias/ml. Dos animais examinados, quatro cães apresentaram infecção mista, totalizando 55 microorganismos isolados. Escherichia coli foi a mais freqüentemente isolada (35,3%), seguida de Staphylococcus sp (23,5%), Proteus mirabilis (15,7%), Streptococcus sp (13,7%), Klebsiella sp (9,8%), Pseudomonas aeruginosa (3,9%), Enterobacter cloacae (2.0%), Citrobacter freundii (2.0%) e Providencia rettgeri (2,0%). Quanto à sensibilidade dos germes isolados frente a diversos agentes antimicrobianos, a norfloxacina e a gentamicina mostraram-se eficazes no tratamento de microorganismos Gram-negativos, enquanto a cefalotina e a nitrofurantoina foram mais eficazes contra bactérias Gram-positivas. Os animais que apresentaram maior frequência de ITU pertenciam às raças Cocker Spaniel e Pastor Alemão, envolvendo mais machos do que fêmeas com predominância de pielonefrites. Embora as infecções urinárias tivessem sido observadas em todas as idades, houve um predomínio nos cães de média idade. Observou-se ainda que a urolitíase foi um fator pré-disponente ou adjacente de ITU, envolvendo germes como Staphylococcus sp. e Proteus mirabilis naqueles casos com pH urinário alcalino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Da Silva, Patrick Leonardo Nogueira, and Renata Fiúza Damasceno. "Infecções hospitalares em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 12 (April 13, 2020): 1–23. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v12.462.

Full text
Abstract:
As doenças cardíacas, no contexto atual, apresentam alta prevalência e aumento da morbimortalidade. Sendo assim, as intervenções cirúrgicas têm se tornado mais frequente em decorrência de suas consequências. Este estudo objetivou revisar sobre os fatores de risco predisponentes para infecções hospitalares em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca durante o pós-operatório. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura na qual, além da pesquisa em livros, procedeu-se a busca em artigos científicos das bases de dados Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e PubMed. Verificou-se que as infecções mais comuns foram: as infecções bacterianas primárias, infecções de sítio cirúrgico, urinárias e pneumonias hospitalares representando um desafio para cirurgiões e profissionais de saúde, já que para o sucesso total das cirurgias cardíacas é imprescindível que o paciente esteja em condições clínicas aceitáveis, mas também é necessária uma equipe multidisciplinar treinada e com experiência, assim como um hospital com instalações e equipamentos adequados. Quanto às complicações, destacam-se as do sítio cirúrgico, seguidas por pneumonias, sepse, infecções relacionadas a cateteres e infecções do trato urinário. Em se tratando dos fatores de risco para a infecção pós-operatória cardíaca, destacaram-se neste estudo o sexo feminino, a idade e os procedimentos invasivos como o uso de cateter e sondagem vesical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Conterno, Lucieni de Oliveira, Juliana Andrade Lobo, and Wallan Masson. "Uso excessivo do cateter vesical em pacientes internados em enfermarias de hospital universitário." Revista da Escola de Enfermagem da USP 45, no. 5 (October 2011): 1089–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342011000500009.

Full text
Abstract:
Este estudo de corte incluiu 254 pacientes adultos que usaram cateter vesical (CV) durante a hospitalização em enfermarias de um hospital universitário. Foram avaliados: utilização do cateter, indicação, tempo de permanência, densidade de infecção urinária, mortalidade e permanência hospitalar. Durante o período de estudo, 14% dos pacientes internados usaram CV, totalizando 1.735 CV-dia. Em 23% dos casos, o procedimento não foi prescrito, nem sua indicação foi documentada. O tempo médio de uso do CV foi de 6,8 dias. Entre os pacientes clínicos, a indicação do CV foi inadequada em 29%; o tempo de permanência foi considerado inadequado em 49% dos pacientes clínicos e em 66,9% dos pacientes cirúrgicos. Pacientes com uso inadequado do CV tiveram mais infecção do trato urinário (RR 1,86 IC95% 1,4 a 3,04) e maior tempo de permanência hospitalar (11,9 e 8,9 dias, p=0,002). O estudo permitiu identificar no processo assistencial falhas potencialmente modificáveis e importantes para a prevenção da infecção do trato urinário por cateter vesical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tavares, Jéssica Mayara de Medeiros, Micheline Veras de Moura, Marina Martins Teixeira, Francisco Hudson da Rocha Costa, Isabelle Katherinne Fernandes Costa, and Ana Elza Oliveira de Mendonça. "Incidência de infecção urinária em pacientes hospitalizados em uso de cateter vesical de demora." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 8 (June 26, 2020): e3497. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3497.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a incidência de infecção urinária em pacientes admitidos na unidade de terapia intensiva, em uso de cateter vesical de demora. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo de abordagem quantitativa, realizado em maio de 2019, em um hospital de ensino credenciado ao sistema único de saúde, na Região Nordeste do Brasil. A coleta foi realizada no banco de dados do serviço de controle de infecção relacionada à assistência à saúde, referente aos casos de infecção urinária registrados de janeiro a dezembro de 2017. Resultados: Houve 105 registros de infecções urinárias entre os pacientes admitidos na unidade de terapia intensiva, sendo Cândida sp. (35,4%), Klebsiella sp. (21,9%) e Escherichia coli (14,2%), os microrganismos isolados com maior frequência em uroculturas. Conclusão: A incidência de infecção urinária foi superior à média esperada, o que justifica a necessidade de implementar medidas de prevenção, enquanto importante meta, para promover a segurança do paciente e melhorar a qualidade assistencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Passos, Antonio Henrique Rodrigues dos, Fernando Costa, and Lúcio Tedesco Marchese. "Estudo comparativo de retalhos tubulares de pele de ratos com dois tipos de cateter como molde." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 33, no. 1 (February 2006): 39–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912006000100010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: A tubulização de retalhos de pele é um artifício técnico muito empregado na correção de hipospádias. Existem controvérsias quanto aos riscos e benefícios do uso de sondas para moldar a neo-uretra e promover a derivação urinária. O objetivo deste trabalho é avaliar o processo inflamatório, a fibrose e a circunferência interna de retalhos tubulares, em pele de dorso de ratos Wistar, com a utilização de cateteres de dois tipos de material, silicone e polivinil. MÉTODO: Vinte animais foram submetidos à confecção de três retalhos tubulizados de pele em região dorsal: um deles com cateter de silicone usado como molde interno, outro com cateter de polivinil, e o terceiro sem cateter. Foram divididos em dois grupos e mortos, respectivamente, no sétimo e vigésimo primeiro dias após a cirurgia. Realizou-se mensuração da circunferência do retalho e estudo histopatológico para a avaliação da fibrose e do processo inflamatório nos dois grupos de animais. RESULTADOS: Nos retalhos onde não se usou molde, observou-se que as circunferências eram menores no vigésimo primeiro dia. A reação inflamatória e a fibrose foram mais intensas nos retalhos tubulares em que se usou cateter de polivinil. Não se verificou diferença significativa entre os retalhos sem cateter e aqueles em que o cateter de silicone foi usado. CONCLUSÕES: A presença do cateter de silicone não aumenta a intensidade da reação inflamatória e da fibrose nas margens suturadas de retalhos tubulares da pele de ratos Wistar. É possível deduzir que a presença do cateter de silicone diminuiria a possibilidade de formação de fístulas ou de estenoses e colaboraria para a manutenção de um calibre neo-uretral mais amplo no pós-operatório tardio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cavalli, Alexandre Cavalheiro, Renato Tambara Filho, Luiz Edison Slongo, Rafael Cavalheiro Cavalli, and Luiz Carlos de Almeida Rocha. "O emprego do cateter duplo J diminui as complicações na ureterolitotomia retroperitoneoscópica." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 39, no. 2 (April 2012): 112–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912012000200006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar os resultados da ureterolitotomia retroperitoneoscópica no tratamento do cálculo ureteral e a necessidade do cateter duplo J para reduzir complicações relacionadas ao procedimento. MÉTODOS: Estudo retrospectivo comparativo de 47 pacientes operados pela técnica de ureterolitotomia retroperitoneoscópica, dos quais 31 foram selecionados e divididos em dois grupos: Grupo 1, cujos pacientes não receberam cateter duplo J, e Grupo 2, que foram submetidos ao implante de cateter duplo J transoperatório. Foram coletados dados de urografia excretora pré e pós-operatória, tempo cirúrgico, analgesia pós-operatória, tempo de internação e retirada do dreno. RESULTADOS: Os grupos foram semelhantes quando comparados na idade e sexo, grau de dilatação do trato urinário, posição e tamanho médio do cálculo (Grupo 1= 15,5 ± 6,6mm; Grupo 2= 16,3 ± 6,1mm). O tempo operatório também não teve diferença significativa (Grupo 1= 130 ± 40,3min; Grupo 2= 136,3 ± 49,3min). O Grupo 1 apresentou seis pacientes (37,5 %) com complicações precoces (quatro casos de fístula urinária) e tardias (um caso de estenose de ureter, um caso de exclusão funcional do rim operado), enquanto o Grupo 2 não teve complicações, sendo esta diferença estatisticamente significativa (p=0,011). CONCLUSÃO: O emprego do cateter duplo J foi associado a um número significativamente menor de complicações na ureterolitotomia retroperitoneoscópica. Tempo cirúrgico, analgesia pós-operatória e tempo de internação foram semelhantes entre os grupos com e sem cateter.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Cateteres urinários"

1

Pereira, Bruno Filipe Teixeira. "Estudo de biofilmes mistos em modelos de cateteres urinários." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13766.

Full text
Abstract:
Mestrado em Biotecnologia Molecular
As infeções do trato urinário associadas a cateteres (CAUTI) são o principal tipo de infeções adquiridas em hospital. Estas infeções resultam, na sua maioria, de biofilmes que se formam na superfície dos cateteres, no entanto pouco é conhecido sobre a dinâmica dos biofilmes e sobre as interações entre as diferentes espécies presentes. O objetivo deste trabalho foi estudar a interação entre as espécies Escherichia coli e Achromobacter xylosoxidans utilizando hibridação fluorescente in situ (FISH) para discriminar entre as duas espécie em biofilmes mistos, comparando a dinâmica populacional em biofilmes simples e mistos e o comportamento em dois materiais usados no fabrico de cateteres urinários: silicone e poli (óxido de etileno). Através de contagens de células cultiváveis em biofilmes simples e mistos verificou-se que A. xylosoxidans não afetou significativamente o crescimento de E. coli, no entanto esta última prejudicou o crescimento de A. xylosoxidans durante as primeiras 24h, favorecendo-o a partir das 48h. Neste trabalho foi realizada uma primeira abordagem ao estudo de biofilmes associados a CAUTI utilizando sondas de LNA e 2’OMe em protocolos de FISH, tendo-se verificado a existência de interações entre espécies patogénicas e não patogénicas que podem alterar o crescimento destas. Provou-se que o método de FISH pode ser usado para estudar a distribuição populacional em biofilmes mistos e que as sondas de LNA e 2’OMe podem ser usadas nestes biofilmes pois permitem a discriminação das espécies presentes.
Catheter associated urinary tract infections (CAUTI) are the main kind of hospital acquired infections. These infections arise mostly of biofilms formed on the catheter’s surface, however little is known about biofilm’s dynamics and the interactions between the different species in the biofilm. The purpose of this work was to study the interaction between the species Escherichia coli and Achromobacter xylosoxidans, applying fluorescence in situ hybridization (FISH) for discriminating between the two species in mixed biofilms, comparing simple and mixed biofilm population dynamic and the behavior in two materials used in urinary catheter: silicon and poly (ethylene oxide). Through cultivable cells counting in simple and mixed biofilms it was found that A. xylosoxidans did not affect the growth of E. coli, however E. coli impairs A. xylosoxidans growth during the first 24 hours, and helps it after 48 hours. In this work a first approach to the study of mixed biofilms associated with CAUTI using LNA and 2’OMe probes in FISH protocols was made and it was verified the existence of interactions between pathogenic and non-pathogenic species that can change their growth. It was proved that the FISH method can be used to study the population distribution in mixed biofilms and that the LNA and 2’OMe probes can be used in these biofilms as they allow the discrimination between the present species.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dalcin, Ana Júlia Figueiró. "DESENVOLVIMENTO, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E ANTIBIOFILME DE NANOCÁPSULAS DE DIHIDROMIRICETINA EM CATETERES URINÁRIOS." Centro Universitário Franciscano, 2015. http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/543.

Full text
Abstract:
Submitted by MARCIA ROVADOSCHI (marciar@unifra.br) on 2018-08-16T20:20:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AnaJuliaFigueiroDalcin.pdf: 1880693 bytes, checksum: 994407ff94e18668a6d303e7d72b7fd6 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-16T20:20:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AnaJuliaFigueiroDalcin.pdf: 1880693 bytes, checksum: 994407ff94e18668a6d303e7d72b7fd6 (MD5) Previous issue date: 2015-08-28
Nosocomial infections associated with biofilm formation in urinary catheters are among the leading causes of complications due to high antimicrobial resistance. An alternative is Dihydromyricetin (DHM), a flavonoid compound extracted mainly from grossedentata Ampelopsis plant, a vine of southern China, where you been widely used as a kind of healthy tea by the population. DHM has demonstrated different pharmacological properties. Among them stands out strong antimicrobial activity to various microorganisms.Therefore, the DHM has low lipid solubility consequently low biodisponibility. The nanoencapsulation can contribute to the improvement of the characteristics of drugs, as increased apparent solubility, protection against toxicity, increased drug activity and stability, sustained release and protection from degradation have been reported. The aim of this study was to evaluate the feasibility of DHM encapsulation and evaluate the influence on antimicrobial and antibiofilm activities in front of urinary catheters with Pseudomonas aeruginosa strains. The analytical method was devoloped and validated to indicate the stability of DHM and to determinaton it in polymeric nanocapsules by high-performance liquid chromatography. The developed method proved to be linear, specific, precise, accurate and robust for determining of DHM in polymeric nanocapsules. The results of the stability indicative studies demonstrated greater stability of nanocapsules than compared with free DHM, suggesting a protective the degradation of the nanostructure. The physicochemical characterization and the stability study of formulations demonstrated to be appropriate with nanometer diameter, positive zeta potential, the quantification of DHM close to the theoretical content, spherical morphology and uniform distribution of particles. The best conditions for storage of the suspensions without losing its physical and chemical characteristics during the period of 90 days was under refrigeration. The results showed that antimicrobial activity of the compound in the free form eliminate the microbial population in 12 hours while the nanocapsules containing DHM took 24 hours to remove the microbial population, extending up to 96 hours in a sustained manner. The antibiofilm activity of the formulations resulted in the eradication of biofilms both in free DHM formulations as in nanocapsules of DHM during the analyzed periods. However, within 96 hours the results of the inhibition of biofilm by DHM nanocapsules were more effective compared with free DHM, 67% of eradicating biofilm population. Thus, the formulation of nanocapsules DHM may be employed in the eradication of biofilms urinary catheters, it may be used as an innovative strategy.
As infecções hospitalares associadas à formação de biofilmes em cateteres urinários estão entre as principais causas de complicações devido à alta resistência antimicrobiana. Uma alternativa é a Dihidromiricetina (DHM), um composto flavonóide extraído principalmente da planta Ampelopsis grossedentata, uma videira do Sul da China, a qual te sido amplamente utilizada como uma espécie de chá saudável pela população. DHM tem demonstrado diferentes propriedades farmacológicas. Dentre elas destaca-se forte atividade antimicrobiana a diferentes microrganismos. Porém a DHM, possui baixa solubilidade lipídica, consequentemente baixa biodisponibilidade. A nanoencapsulação pode contribuir para a melhora das características de fármacos, pois aumento da solubilidade aparente, proteção contra toxicidade, aumento da atividade farmacológica e estabilidade, liberação sustentada e proteção contra degradações têm sido relatada. O objetivo do presente estudo foi avaliar a viabilidade da encapsulação e verificar sua influência sobre atividade antimicrobiana e antibiofilme em cateteres urinários frente a cepas de Pseudomonas aeruginosa. Foi desenvolvido e validado um método analítico indicativo de estabilidade para quantificação de DHM em nanocápsulas através de cromatografia líquida de alta eficiência. O método desenvolvido demonstrou-se linear, específico, preciso, exato e robusto para determinação de DHM em nanocápsulas poliméricas. Os resultados do estudo indicativo de estabilidade nas condições testadas demonstraram uma maior estabilidade da formulação de nanocápsulas de DHM quando comparada com DHM livre, sugerindo uma proteção da nanoestrutura frente às degradações. A caracterização físico-química e o estudo de estabilidade das formulações demonstraram-se adequadas com diâmetro nanométrico, potencial zeta positivo, teor próximo ao teórico, morfologia esférica e distribuição de partícula uniforme. A melhor condição para o armazenamento das suspensões sem perder suas características físico-químicas durante o período de 90 dias foi sob refrigeração. Os resultados da atividade antimicrobiana revelaram que o composto na forma livre eliminou a população microbiana em 12 horas enquanto as nanocápsulas contendo DHM levaram 24 horas para eliminar a população microbiana, estendendo-se até 96 horas de forma sustentada. A atividade antibiofilme das formulações resultou na erradicação dos biofilmes tanto nas formulações de DHM livre quanto nas nanocápsulas de DHM durante os períodos analisados. No entanto, em 96 horas os resultados da inibição do biofilme pelas nanocápsulas de DHM foram mais efetivos quando comparados com DHM livre, erradicando 67% da população do biofilme. Sendo assim, a formulação de nanocápsulas de DHM poderá ser empregada na erradicação de biofilmes em cateteres urinários, podendo ser utilizado como uma estratégia inovadora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Torres, Liliana Patrícia de Almeida Guerreiro. "A pessoa idosa algaliada em contexto hospitalar." Master's thesis, [s.n.], 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/16398.

Full text
Abstract:
Mestrado, Enfermagem Médico-Cirurgica, Pessoa Idosa, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
À escala mundial, assiste-se atualmente a um envelhecimento populacional e a um crescente número de Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS), tornando-se num imperativo económico, político e social. A pessoa idosa, devido às alterações provocadas pelo processo de envelhecimento, à coexistência de doenças crónicas e à fragilidade do seu sistema imunitário, apresenta um risco acrescido de desenvolver infeções. A Infeção do Trato Urinário (ITU) é a infeção mais comum entre os idosos e no contexto hospitalar a algaliação é responsável por 80% das ITU. Neste sentido, foi implementado um projeto no serviço de cirurgia geral, de um hospital da Região de Lisboa e Vale do Tejo, com a finalidade de contribuir para a prevenção da ITU Associada ao Cateter (CAUTI) na pessoa idosa. Atendendo à metodologia de projeto, foram inicialmente identificadas necessidades de formação dos enfermeiros, através da aplicação de um questionário e da realização de auditorias aos registos e às práticas da equipa de enfermagem, sendo que estas últimas permitiram também avaliar, numa segunda fase, os resultados das intervenções de enfermagem desenvolvidas. As intervenções de enfermagem implementadas, baseadas no estado da arte, passaram por monitorizar diariamente a necessidade de algaliação e os cuidados de manutenção ao cateter vesical, auditorias à higiene das mãos, elaboração de uma norma para prevenção da CAUTI, elaboração de um algoritmo para remoção da algália, formação aos enfermeiros e reflexão sobre as práticas no seio da equipa de enfermagem. Considerando a importância do ambiente e dos cuidados de manutenção da vida à pessoa idosa para prevenção da CAUTI, seguiu-se como fio condutor de enfermagem o quadro concetual de Orem e de Collière. Os resultados da implementação do projeto traduzem uma maior reflexão pela equipa de enfermagem acerca da indicação da algaliação, verificando-se uma crescente preocupação em remover precocemente a algália.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Campos, Camila Claudia. "Incidência de infecção do trato urinário relacionada ao uso do cateter urinário de demora em centros de terapia intensiva: comparação entre duas técnicas de limpeza periuretral." Universidade Federal de Minas Gerais, 2014. http://hdl.handle.net/1843/ANDO-9L2FTW.

Full text
Abstract:
CAMPOS, C. C. Incidence of indwelling catheter related urinary tract infection in intensive care units: comparison of two periurethral cleaning techniches. 2014. Dissertation (Master Degree in Health and Nursing) Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. This work is a non - concurrent prospective cohort with information on 301 patients admitted to intensive care units from two large public hospitals of Belo Horizonte, Minas Gerais, between the months of July to December 2011. This study had as main objective compare the incidence of urinary tract infection in patients undergoing urinary indwelling catheterization in the periurethral cleaning was done using soap and water or antiseptic. As specific objectives, we sought to estimate the incidence of urinary tract infections in each hospital; identify possible risk factors for the occurrence of this infection; determine the association of these risk factors with urinary tract infection, as well as the identification of causative organisms of this infection. To achieve the proposed objectives, we analyzed data descriptively and then there was the calculation of incidence density. To verify the association of the variables collected with urinary tract infection logistic regression was performed. Of the 301 patients, 21 developed the infection, 52.38 % being male and over the age of 60. The overall incidence was 6.34 infections/1000 catheter - days. Comparing the two hospitals, the hospital that used soap and water to clean the periurethral showed higher incidence than that used hospital antiseptic, 13, 69 infections/1000 catheters - day and 3.06 infections/1000 catheter-days, respectively. The identified risk factor was the use of the cleaning with soap and water and length of stay in the ICU. The most prevalent microorganisms in the urine cultures was Candida sp.(23,80%), followed by the species of Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella pneumoniae, presents in three urine cultures each (14,28%). This result contradicts the findings in the literature, and reinforces the need for primary studies that identify the safest solution for the realization of periurethral cleaning in order to reduce the infection related to the use of urinary indwelling catheter urinary tract.
CAMPOS, C. C. Incidência de infecção do trato urinário relacionada ao uso do cateter urinário de demora em centros de terapia intensiva: comparação entre duas técnicas de limpeza periuretral. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde e Enfermagem) Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Este trabalho é uma coorte prospectiva não-concorrente com informações de 301 pacientes internados em Centros de Terapia Intensiva de dois hospitais públicos de grande porte de Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os meses de julho a dezembro de 2011. Este estudo teve como objetivo geral comparar as incidências de infecção do trato urinário em pacientes submetidos ao cateterismo urinário de demora, em que a limpeza periuretral foi feita utilizando-se água e sabão ou antisséptico. Como objetivos específicos, pretendeu-se estimar as incidências de infecção do trato urinário em cada hospital; identificar possíveis fatores de risco para ocorrência desta infecção; verificar a associação destes fatores de risco com a infecção do trato urinário, bem como a identificação dos microrganismos causadores desta infecção. Para alcançar os objetivos propostos, analisaram-se os dados descritivamente e em seguida realizou-se o cálculo da densidade de incidência. Para verificar a associação das variáveis coletadas com a infecção do trato urinário foi realizada a regressão logística. Dos 301 pacientes, 21 desenvolveram a infecção, sendo 52,38% do sexo masculino e com idade superior a 60 anos. A incidência global foi de 6,34 infecções/1000 cateteres-dia. Comparando-se os dois hospitais, o hospital que utilizou água e sabão para limpeza periuretral apresentou incidência maior do que o hospital que utilizou antisséptico, 13,69 infecções/1000 cateteres-dia e 3,06 infecções/1000 cateteres-dia respectivamente. O fator de risco identificado foi a utilização da técnica de limpeza com água e sabão e o tempo de internação no CTI. Os microrganismos mais prevalentes nas uroculturas realizadas foram Candida sp.(23,80%), seguida pelas espécies de Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella pneumoniae, presentes cada uma em 3 uroculturas (14,28%). Esse resultado contradiz os achados na literatura, e reforça a necessidade de estudos primários que identifiquem a solução mais segura para a realização da limpeza periuretral com vistas à redução da infecção do trato urinário relacionada ao uso do cateter urinário de demora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Barros, Silvana Kelie Souza de Almeida. "Infecção do trato urinário em pacientes com cateter vesical nas unidades de terapia intensiva de um hospital universitário." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2012. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000177986.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi analisar a infecção do trato urinário relacionada ao cateterismo vesical de demora (CVD) em pacientes adultos internados nas unidades de terapia intensiva (UTIs) de um hospital universitário. Estudo de coorte, prospectivo, com abordagem quantitativa, tendo sido investigados 394 adultos internados no período de abril a dezembro de 2011. Todos os pacientes com CVD foram avaliados diariamente durante o tempo de permanência nas UTIs e o tempo de uso do cateter. Foram pesquisadas variáveis relacionadas ao paciente, ao CVD e à infecção. Para tabulação e análise dos dados utilizou-se o programa estatístico SPSS,versão15.0, obtendo-se frequências absolutas e percentuais. Foram aplicados os testes qui-quadrado de Pearson e exato de Fisher, considerando-se um nível de significância de 5%. Para os procedimentos de análise, os pacientes foram divididos em dois grupos, um composto por 137 pacientes com infecção do trato urinário relacionada ao cateter (ITU-RC) e outro com 257 pacientes sem ITU-RC. A taxa de ITU-RC observada foi de 34,8%. A diarreia, o tempo de permanência do cateter e a admissão no serviço com CVD foram fatores determinantes da ITU-RC (p< 0,05).Os microrganismos mais presentes nas uroculturas foram Candida (64,9%), Acinetobacter (14,6%) e Pseudomonas (13,1%). Dos pacientes com ITU-RC, 24,1% apresentaram microrganismos multirresistentes aos antimicrobianos no sítio urinário. As espécies que mais desenvolveram resistência aos antimicrobianos foram produtoras de carbapenemases, tendo Acinetobacter baumannii apresentado 20,8% de amostras resistentes, Pseudomonas aeruginosa 16,6% e Klebsiella pneumoniae 16,2%. Dentre os pacientes com ITU-RC, 2,2% desenvolveram sepse de foco urinário. A prescrição de cuidados de enfermagem para o cateterismo vesical foi considerada insuficiente. Há necessidade de ações mais efetivas dos enfermeiros e demais profissionais da equipe de saúde na tentativa de controlar as ITU-RC, diminuindo custos e melhorando a qualidade da assistência.
The purpose of the research was to analyze the occurence of Catheter-Associated Urinary Tract Infection (CAUTI) in adult patients admitted to the intensive care units (ICUs) of a university hospital. It was realized a quantitative prospective cohort study, and it was investigated 394 adult patients hospitalized from April to December 2011. All patients with indwelling urinary catheters were evaluated daily by an investigator during the length of stay in the ICUs and the length of time the catheter remained in place. Variables were researched related to the patient, the indwelling urinary catheter and the CAUTI. Statistical analysis were performed using SPSS (Statiscal Package for Social Sciences) 15.0 version. This research mainly observed absolute frequencies and percentage. Data analysis was done using Chi-square test and Fisher’s exact test, it was considered a significance level of 5% in these tests. To realize the analysis procedures, patients were divided in two groups, one composed of 137 patients who were catheterizated and developed CAUTI, and another group was composed of 257 patients that were catheterizated but did not developed CAUTI. The rate of CAUTI was 34,8%. In group of patients with CAUTI the factors that showed the high level significance for development of this infection were diarrhea, the time of urinary catheterization, and when the patient was admitted in this hospital with an urinary catheter that was introduced in another heath service. The most common microorganisms that were present in the urine cultures were Candida (64,9%), Acinetobacter (14,6%) and Pseudomonas (13,1%). Of the patients with CAUTI, 24,1% were considered with antimicrobial-resistant pathogens in urinary site. The species which most developed antimicrobial resistance were the species producer of carbapenemases, and Acinetobacter baumannii showed 20,8%of resistant samples, Pseudomonas aeruginosa 16,6%, and Klebsiella pneumoniae, 16,2%. Among patients with CAUTI, 2,2% developed urosepsis.The nursing care for catheterizated patients were considered insufficient in nursing annotations. There is need for more effective actions of the nurses and other professionals that are working together in these intensive care units to control CAUTI. The control of CAUTI should be able to reduce costs and improve the quality of the care to patients that need to use an indwelling urinary catheter.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Garbuio, Danielle Cristina. "Análise de conceito e validação de conteúdo de risco de lesão do trato urinário : proposta de diagnóstico de enfermagem." Universidade Federal de São Carlos, 2012. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3249.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:48:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 4804.pdf: 3403924 bytes, checksum: 2f2a6b245b86f0c6481c9d78eddb5c48 (MD5) Previous issue date: 2012-12-12
Financiadora de Estudos e Projetos
The catheterization is a procedure common in hospitalized patients, which are mostly performed by professional nurses. However, it´s not a risk-free procedure, and for this reason, is necessary that the nurse, know the risk factors that may lead to a possible injury to the urinary tract. Considering the difficulty in selecting a nursing diagnosis that addresses fully the risk of patients using these catheters the aim of this study was to develop, propose and validate risk of injury to the urinary tract as a nursing diagnosis. The methodological approach was divided into three stages: concept analysis of urinary tract injury, preparation of the proposed nursing diagnosis and validation of this proposal by a group of experts. The concept analysis was developed using the Evolutionary Method of Rodgers. A search in the databases LILACS, The Cochrane Library, CINAHL and PubMed was performed by combining descriptors controlled and uncontrolled. The final sample was composed of 21 selected articles and a book chapter. Each text was read in its entirety first and then looking for attributes of the concept, related concepts, terms and substitutes contextual bases interdisciplinary, socio-cultural antecedents and consequences. The findings of this analysis were organized to prepare the elements of nursing diagnosis proposed, considering the seven axes of NANDA´s Taxonomy II. These elements were organized in an instrument that was sent to experts for content validation diagnosis. The concept analysis found that urinary tract injury is a term used in reference to damages, whether traumatic, inflammatory or infectious, affecting the lower urinary system as a result of an injury that can be attributed to several factors, but mainly the urinary catheters. The major complications identified through the attributes of the concept were: urinary tract infection, false passage, pain, urethral fistula, stricture, inability or difficulty urinating, mucosal irritation, bladder and urethral erosion, laceration of the canal, bladder and urethra , tissue necrosis and bladder spasms. The main risk factors identified from the background to the concept were: advanced age, urologic variations, latex allergy, constipation, inadequate fluid intake, obesity, anatomic variations of the pelvic organs, cognitive impairment, confusion, sedation, detrusor-sphincter dyssynergia, spinal cord injury, long time of bladder catheterization, catheter poorly lubricated at the time of insertion, lack of care in handling the catheter, difficulty inserting and removing the catheter, catheter obstruction, catheter size and material , overfilled balloon retention, collection bag with volume above the stated limit, fixing incorrect or missing, repeated and frequent catheterizations. On this basis the proposal diagnostic was Risk of urinary tract injury. These data were submitted in the form of an instrument with a four-point Likert scale for the assessment of experts and it was evaluated by 16 experts. The insertion of the proposed diagnosis was validated in Domain 11 and Class 2 of NANDA´s Taxonomy II. The label was validated as Risk of urinary tract injury and the definition was validated with some changes. The validated risk factors were: age, latex allergy, obesity, pelvic organ anatomical variations, cognitive impairment, detrusor-sphincter dyssynergia, spinal cord injury, mental confusion, poor knowledge of the patient or caregiver about urinary catheter care, long-term use of catheters bladder, the need to use retention balloon inflated with 30ml or more need to use urinary catheter large caliber, impossibility of fixing the urinary catheter, repeated and frequent catheterizations. These results contribute to increase the quality of nursing work.
O cateterismo vesical é um procedimento comum em pacientes hospitalizados, sendo estes em sua maioria realizados por profissionais enfermeiros. Contudo, não é um procedimento isento de riscos, e por este motivo é preciso que o enfermeiro, tenha conhecimento dos fatores de risco que possam levar a uma possível lesão no trato urinário. Considerando a dificuldade em selecionar um diagnóstico de enfermagem que contemple totalmente a situação de risco dos pacientes que fazem uso destes cateteres, o objetivo deste estudo foi elaborar, propor e validar Risco de lesão do trato urinário como um diagnóstico de enfermagem. Para isto, o percurso metodológico foi dividido em três etapas: análise de conceito de Lesão do trato urinário, elaboração da proposta de diagnóstico de enfermagem e validação desta proposta por um grupo de especialistas. Para a análise de conceito foi utilizado o método evolucionário de Rodgers. Uma busca nas bases de dados LILACS, The Cochrane Library, CINAHL e PubMed foi realizada através da combinação de descritores controlados e não controlados. A amostra final selecionada foi composta por 21 artigos e um capítulo de livro. Cada texto foi lido primeiramente em sua totalidade e posteriormente buscando por atributos do conceito, conceitos relacionados, termos substitutos e bases contextuais interdisciplinares, socioculturais, antecedentes e consequências. Após a realização da análise de conceito, os achados foram organizados de modo a elaborar os elementos do diagnóstico de enfermagem proposto, considerando os sete eixos da Taxonomia II da NANDA-I. Estes elementos foram organizados em um instrumento que foi enviado aos peritos para a validação de conteúdo diagnóstico. Como resultado da análise de conceito encontramos que Lesão do trato urinário é um conceito utilizado em referência aos danos, sejam estes traumáticos, inflamatórios ou infecciosos, que acometem o sistema urinário inferior como consequência de uma agressão que pode ser atribuída a diversos fatores, mas principalmente ao uso de cateteres vesicais. As principais complicações identificadas através dos atributos do conceito analisado foram infecção do trato urinário, falso trajeto, dor, fístula uretral, estenoses, incapacidade ou dificuldade para urinar, irritação da mucosa, erosão uretral e vesical, laceração de meato, da bexiga e da uretra, necrose tecidual e espasmos vesicais. Os principais fatores de risco foram identificados a partir dos antecedentes do conceito, são eles idade avançada, anormalidades urológicas, alergia ao látex, constipação, ingestão inadequada de líquidos, obesidade, variações anatômicas de órgãos da pelve, prejuízo cognitivo, confusão mental, sedação, dissinergia detrusor-esfincteriana, lesão da medula espinhal, longo tempo de cateterização vesical, cateter mal-lubrificado no momento da inserção, falta de cuidado na manipulação do cateter, dificuldade para introduzir e retirar o cateter, obstrução do cateter, tamanho e material do cateter, balão de retenção excessivamente cheio, bolsa coletora com volume acima do limite indicado, fixação incorreta ou ausente, repetidas e frequentes cateterizações. Com base nestes dados foi elaborada a proposta de diagnóstico Risco de lesão do trato urinário, com sua inserção na taxonomia, sua definição e fatores de risco. Estes dados foram submetidos na forma de um instrumento com escala likert de quatro pontos para a avaliação de especialistas, sendo este instrumento avaliado por 16 peritos. A inserção do diagnóstico proposto foi validada no Domínio 11 e na Classe 2 da taxonomia II da NANDA-I. O enunciado foi validado como Risco de lesão do trato urinário e a definição foi validada com algumas alterações. Os fatores de risco validados foram: idade avançada, alergia ao látex, obesidade, variações anatômicas de órgãos pélvicos, prejuízo cognitivo, dissinergia detrusor-esfincteriana, lesão medular, confusão mental, conhecimento deficiente do paciente ou cuidador acerca dos cuidados com o cateter vesical, longo tempo de uso de cateteres vesicais, necessidade de utilizar balão de retenção insuflado com 30ml ou mais, necessidade de utilização de cateter vesical de grande calibre, impossibilidade de fixação do cateter vesical, repetidas e frequentes cateterizações. Estes resultados contribuem para a qualificação do trabalho da enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fernandes, Márcia Vanusa Lima. "Indicadores de avaliação de práticas de controle e prevenção de infecção do trato urinário associada a cateter: construção e validação." Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-17112006-093451/.

Full text
Abstract:
Estudo de desenvolvimento metodológico de elaboração e validação de medidas de avaliação em saúde, que teve como finalidade contribuir com novas políticas de controle e prevenção de infecção hospitalar (CIH). Para tanto, foram construídos e validados três indicadores de avaliação de práticas de controle e prevenção da infecção hospitalar do trato urinário associada a cateter, conforme duas etapas metodológicas. Na primeira, tendo como referência bases conceituais de indicadores clínicos e medidas de avaliação em saúde, foram elaborados os indicadores: 1-Indicação e Permanência do Cateterismo Vesical (IUIC); 2- Condições de Manutenção do Cateterismo Vesical (IUMN) e 3- Infra-Estrutura para Procedimento de Cateterismo Vesical (IUIF). Na segunda etapa estes indicadores foram submetidos à validação de conteúdo, por meio de um método de validação opinativa de um grupo de nove especialistas, constituído de médicos e enfermeiras, com conhecimento e experiência em controle de infecção hospitalar, e representantes das áreas hospitalar, acadêmica, órgão governamental e entidades associativas. A validação foi realizada com o julgamento de cada indicador a partir de um instrumento previamente elaborado, que contemplava as seguintes etapas: I- Conteúdo do construto (manual operacional) do indicador; II- Atributos do conjunto do indicador; III- Componentes do indicador. O indicador 3 foi submetido, ainda, a mais uma etapa, referente à valoração, pelos juízes, de cada um de seus componentes. Foi previamente estabelecido um consenso mínimo de 75% de julgamento favorável dos juízes, de cada uma destas etapas. Em cada etapa solicitava-se também comentários e sugestões para ajuste dos indicadores. Nos resultados, os indicadores 1 e 2 obtiveram consenso favorável mínimo na grande maioria dos aspectos sob avaliação de cada etapa. Nos aspectos que não obtiveram consenso favorável mínimo as sugestões e comentários efetuados pelos juízes tornaram possível o ajuste destes indicadores e sua validação de conteúdo, sem necessidade de retorno aos juízes para novo julgamento. O indicador 3, apesar de ter obtido amplo consenso favorável nas etapas II e III, o mesmo não ocorreu em vários aspectos referentes à etapa I, assim como na valoração de relevância dos seus componente individuais. Além disto, os comentários e sugestões efetuados constataram a problemática deste indicador para avaliar adequadamente o que ele se propunha. Por este motivo, ele não pôde ser validado, na forma de construção originalmente apresentada.
This is a study on the methodological development of elaboration and validation of measures to evaluate health aiming to contribute to new control rules and to prevent nosocomial infection (CIH). Then, three evaluation indicators of control and prevention of nosocomial infection in the urinary tract associated to a catheter were built in accordance with two methodological phases. In the first phase, based on the conceptual basis of clinical indicators and evaluation measures in health, the indicators were elaborated: 1 - Indication and Permanence of Vesical Catheterism (IUIC); 2 – Maintenance Conditions of Vesical Catheterism (IUMN) and 3 – Infrastructure for procedures of Vesical Catheterism (IUIF). In the second phase, these indicators were submitted to a content validation by means of a validation method according to one group of nine experts, constitued of physicians and nurses, with knowledge and experience in nosocomial infection and representatives of the hospital, academic and governmental areas and associative institutions. The validation was performed according to judgment of each indicator based on a instrument previously elaborated, consisting of: I- Construct Content (operational guidebook) of the indicator; II- Features of the indicator set; III- Components of the indicator. The indicator 3 was still submitted to one more phase regarding valorization of each component, according to the judges. A minimum consensus of 75% of favorable arbitration from the judges was previously established for each phase. In each phase it was also asked comments and suggestions to adjust indicators. In the results, indicators 1 and 2 obtained a minimum favorable consensus in the great majority of the evaluating aspects for each phase. The aspects which did not obtain the minimum favorable consensus, suggestions and comments made by the judges made possible an adjustment of these indicators and their content validation, with no need of the judges to return for a new arbitration. The indicator 3, in spite of obtaining a comprehensive favorable consensus in the phases II and III, the same did not occur in many aspects of the phase I as well as in the relevance valoration of its individual components. Additionally, the comments and sugestions performed, considered the problematic of this indicator to adequatly evaluate its objective. Therefore, it could not be validated on its original construction.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bettio, Gabriella de Souza. "Estudo da aderência e formação de biofilme de Candida spp. em cateter urinário confeccionado em látex siliconizado e silicone total." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-20072012-155753/.

Full text
Abstract:
As infecções causadas por leveduras representam um grave problema em Saúde Pública. O objetivo desta pesquisa é o estudo aderência de Candida spp. (C. albicans ATCC18804, C. albicans SC5314, C. albicans cepa de campo, C. glabrata ATCC2001) sobre cateter urinário de Látex siliconizado (LS) e Silicone total (ST); avaliação da sensibilidade ao M-EDTA® dos biofilmes formados e quantificação dos genes ALS1 e ALS3 expressos por células sésseis de C. albicans. Os biofilmes de Candida spp. foram produzidos sobre cateteres urinários (LS e ST) segmentados em 1,0 cm de comprimento e separadamente introduzidos em poços de placas de poliestireno, sendo incubados a 35±1°C em contato com as suspensões de leveduras por 6, 24 e 48 e 72 horas. Os segmentos de cateter foram examinados por MEV, por cultura microbiológica, para avaliação da viabilidade celular e redução do sal de tetrazólio (XTT), para medir a atividade metabólica das células em biofilme. A sensibilidade das células sésseis ao M-EDTA® foi determinada após a exposição dos biofilmes ao produto; a expressão dos genes ALS1 e ALS3 de C. albicans SC5314 foi analisada por reação em cadeia de polimerase quantitativo (qPCR) e o resultado da recuperação de células viáveis de biofilme de Candida spp. foi expresso em log média ± desvio-padrão. Do biofilme de C. albicans ATCC18804 formado sobre LS, a recuperação foi de 4,48±2,52 e sobre ST; 4,76±1,62. A média de recuperação do biofilme de C. albicans SC5314 sobre LS foi de 4,35±0,39 e sobre ST, de 4,21±0,22. Para C. albicans cepa de campo, a média no LS foi 5,15±0,18 e no ST; 4,79±0,17. Do biofilme de C. glabrata ATCC2001 formado sobre o LS, a recuperação média foi de 4,69±0,19 e sobre ST, de 4,75±0,68. A atividade metabólica das células em biofilme foi expressa em valores de absorbância. Células de C. albicans ATCC18804 aderidas ao LS apresentaram atividade de 0,070±0,06 e sobre ST; 0,0681±0,06. A atividade metabólica do biofilme de C. albicans SC5314 sobre o LS foi de 0,0622±0,05 e sobre ST; 0,0785±0,05. Das células de C. albicans cepa de campo aderidas ao LS detectou-se atividade de 0,1064±0,01 e sobre ST, de 0,904±0,03. Células de C. glabrata ATCC2001 aderidas ao LS apresentaram uma atividade de 0,0785±0,04 e sobre ST; 0,0755±0,03. A observação ao MEV mostrou células leveduriformes de C. albicans SC5314 aderidas ao LS e ao ST formando monocamadas. Candida albicans ATCC18804, C. albicans cepa de campo e C. glabrata ATCC2001 formaram monocamadas de células leveduriformes e produziram filamentos sobre a superfície LS e ST, sugerindo uma estrutura tridimensional do biofilme. A exposição ao M-EDTA® dos biofilmes de C. albicans ATCC18804, C. albicans SC5314, C. albicans cepa de campo e C. glabrata ATCC2001 mostrou que os mesmo foram sensíveis à ação do produto. Após o crescimento de C. albicans SC5314 em biofilme, não houve detecção de expressão dos genes ALS1 e ALS3. Em conclusão, todas as espécies de Candida formaram biofilme sobre os biomateriais. Os biofilmes foram sensíveis a ação do M-EDTA® e C. albicans SC5314 não expressou os genes ALS1 e ALS3.
Infections caused by yeasts represent a serious problem in Public Health. The aim of this research was to study the Candida spp. (C. albicans ATCC18804, C. albicans SC5314, C. albicans wild type, C. glabrata ATCC2001) attachment onto urinary catheters made of Siliconized latex (LS) and Total silicon (ST); evaluating the susceptibility of biofilms to M-EDTA® and quantifying genes ALS1 and AL3 expressed by sessile cells of C. albicans. The Candida spp. biofilms were produced over the surface of urinary catheters (LS and ST). The catheters were cut in 1.0cm in length, introduced in wells of polystyrene plates and incubated at 35±1°C in contact with yeasts suspensions during 6, 24, 48 and 72 hours. The catheter samples were examined by SEM, by microbiology culture to evaluate the viable cells and reduction of tetrazolium salt (XTT) to measure the metabolic activity of Candida spp. cells into biofilms. The sensitivity of sessile cells to M-EDTA® was determinated after the exposition of biofilms to the product. The C. albicans SC5314 expression of ALS1 and ALS3 genes was analyzed by quantitative polymerase chain reaction (qPCR). The results of Candida spp. viable cells recovery were determined in log average ± standard deviation. From C. albicans ATCC18804 biofilm cells formed onto LS, the recovery was 4.48±2.52 e onto ST; 4.76±1.62. The average of recovery from C. albicans SC5314 biofilm formed onto LS was 4.35±0.39 and onto ST; 4.21±0.22. For C. albicans wild type, the recovery onto LS was 5.15±0.18 and above ST; 4.79±0.17. C. glabrata ATCC2001 biofilm formed onto LS, the medium was 4.69±0.19 and onto ST; 4.75±0.68. The metabolic activity from cells into biofilms was determined in absorbance values. C. albicans ATCC18804 cells attachment on LS had an activity of 0.070±0.06 and on ST; 0.0681±0.06. The metabolic activity of C. albicans SC5314 biofilm formed onto LS was 0.0622±0.05 and onto ST; 0.0785±0.05. From C. albicans wild type attached onto LS, the activity detected was 0.1064±0.01 and on ST; 0.904±0.03. C. glabrata ATCC2001 cells attached on LS had an activity of 0.0785±0.04 and on ST; 0.0755±0.03. The SEM observations showed C. albicans SC5314 yeast cells attached on LS and ST forming a monolayer. C. albicans ATCC18804, C. albicans wild type and C. glabrata ATCC2001 formed yeast monolayer and produced filaments over the surface of LS and ST, suggesting the three-dimensional structure of biofilm. The M-EDTA® exposition of C. albicans ATCC18804, C. albicans SC5314, C. albicans wild type and C. glabrata ATCC2001 showed that the biofilms were sensitive to the product action. After the C. albicans SC5314 biofilm growth, there was not expression of the ALS1 and ALS3 genes. In conclusion, all the Candida species formed biofilms on the biomaterials. The biofilms were sensitive to M-EDTA® and the C. albicans SC5314 didn´t express the ALS1 and ALS3 genes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Elaine Cristina dos. "Risco de lesão do trato urinário inferior pelo uso de cateter vesical de demora: proposta de um diagnóstico de enfermagem." Universidade Federal de São Carlos, 2011. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3228.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:48:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3504.pdf: 1063832 bytes, checksum: 03554173f6a31d037b2307cd0b5dc065 (MD5) Previous issue date: 2011-02-17
Financiadora de Estudos e Projetos
Vesical catheterization is one of the most frequently performed invasive interventions in the hospital and its indications are of fundamental importance for the patients that need it. Their insertion, maintenance and withdrawal are under responsibility of nursing team. However, the use of an indwelling catheter can result in complications. In this context, nursing plays a critical role, since most of the complications are likely to be prevented through specific interventions. This study aimed to identify the evidences available in the literature on the risks of injury to the low urinary tract due the use of indwelling catheters and to examine how the risk of injury by the use of indwelling catheters can be approached through the Nursing Diagnosis of the North American Nursing Diagnosis Association - International (NANDA-I). From an integrative literature review, 32 studies were included, 22 were selected from PubMed, 4 in LILACS, 3 in The Cochrane Library and 3 in CINAHL. The predominant studies identified were case studies and actualizations. About the year of publication, 46.9% were published in the interval from 2000 to 2009. About the main investigator 62.5% were physicians ant it was noted a predominance of articles published in journals of urology. Complications identified were grouped into three categories: injuries, complications secondary to injuries and others. From this identification, the factors that contribute to the development of lesions were identified making it possible to perform a fundamental analysis for the identification of risk factors for low urinary tract injury due the use of indwelling catheters. The results revealed an absence in NANDA-I of a nursing diagnosis that portray the human response on the vulnerability of people undergoing the use of indwelling catheters, and it was suggested, based on Scroggins (2010), that a new nursing diagnosis, Risk of injury to the lower urinary tract can be considered to inclusion as a nursing diagnosis. It is expected that the recognition of risk factors relating to this type of injury can contribute to increase the effectiveness in the development of nursing care plans.
O cateterismo vesical de demora é uma das intervenções invasivas mais frequentemente realizadas no ambiente hospitalar e suas indicações são de fundamental importância para os clientes que necessitam desse dispositivo. Sua inserção, manutenção e retirada são de responsabilidade da enfermagem. No entanto, o uso de um cateter vesical de demora pode resultar em complicações. Nesse contexto, a Enfermagem assume papel fundamental, já que grande parte das complicações são passíveis de serem evitadas através de intervenções específicas. Este estudo teve como objetivos identificar as evidências disponíveis na literatura sobre os riscos de lesão no trato urinário inferior pelo uso do cateter vesical de demora e analisar de que forma a situação de risco de lesão pelo uso do cateter vesical de demora pode ser abordada entre os Diagnósticos de Enfermagem- DE da North American Nursing Diagnosis Association International (NANDA-I). . A partir de uma revisão integrativa da literatura, foram incluídos 32 estudos, sendo 22 selecionados na PubMed, 4 na LILACS, 3 na Biblioteca Cochrane e 3 na CINAHL. Em relação ao delineamento dos estudos, predominaram estudos de caso e atualizações. No que diz respeito ao ano de publicação, 46,9% foram publicados no intervalo de 2000 a 2009. Quanto ao pesquisador principal 62,5% eram profissionais da área médica, notando-se um predomínio de artigos publicados em revistas de urologia. As complicações identificadas foram agrupadas em 3 categorias: lesões, complicações secundárias a lesões e outras. A partir dessa identificação, os fatores contribuintes para o desenvolvimento das lesões também foram identificados, o que possibilitou uma análise fundamental para o levantamento de fatores de risco de lesão no trato urinário pelo uso do cateter vesical de demora. Diante dos resultados encontrados e da ausência, na classificação da NANDA-I, de um diagnóstico de enfermagem que retrate a resposta humana relativa à vulnerabilidade das pessoas que fazem uso do cateter vesical de demora, foi sugerida a inclusão de um novo diagnóstico de enfermagem levando-se em consideração as diretrizes apresentadas por Scroggins (2010), qual seja, Risco de lesão do trato urinário inferior. Espera-se que a partir do reconhecimento dos fatores de riscos relacionados a este tipo de lesão seja possível uma maior efetividade na elaboração de planos de cuidados de enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Afonso, Sandrina Silva. "Adesão dos profissionais de saúde ao “ feixe de intervenções” de prevenção de infeção do trato urinário associada ao cateter vesical." Bachelor's thesis, [s.n.], 2017. http://hdl.handle.net/10284/6102.

Full text
Abstract:
Projeto de graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciada em Enfermagem
O estudo realizado intitulado de Adesão dos profissionais de saúde ao “Feixe de Intervenções” de Prevenção de Infeção do Trato Urinário associada ao Cateter Vesical tem como objetivo geral avaliar a conformidade das práticas de prevenção e controlo da infeção pela implementação de um feixe de intervenções. De acordo com o estudo realizado pela Direção Geral de Saúde (DGS), entre as infeções hospitalares mais frequentes podemos encontrar as infeções respiratórias inferiores (29,3%), as infeções urinárias (21,1%) e as infeções do local cirúrgico (18%). Maioritariamente as Infeções do Trato Urinário (ITU) adquiridas em meio hospitalar ocorrem após a cateterização do trato urinário, sendo que de acordo com Center for Diseases Control and Prevention (CDC) aproximadamente 75% são associadas a este procedimento invasivo. Neste estudo, a questão de investigação que desencadeou a problemática foi: “Será que os profissionais de saúde aderem ao Feixe de Intervenções de prevenção de Infeção do Trato Urinário associada ao cateter vesical?”. Tratou-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo. De maneira a dar resposta à problemática em estudo, foi aplicado um questionário a enfermeiros e assistentes operacionais pertencentes ao serviço de Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) e Unidade de Média Duração e Reabilitação (UMDR) do Hospital Escola (HE) da Universidade Fernando Pessoa, sendo a amostra composta por um total de 22 enfermeiros e 11 assistentes operacionais. Os resultados do questionário sugerem que a maioria dos enfermeiros demonstra cumprir o “feixe de intervenções” de prevenção de infeção urinária associada a cateter vesical, no entanto uma grande percentagem dos assistentes operacionais dá a entender, pelas respostas obtidas ao longo do questionário, que não sabem onde terminam as suas funções.
The study carried out titled Adhesion of Health Professionsals to the “Beam of Interventions” for the Prevention of the Urinary Tract Infection associated to the bladder catheter has the general objective of evaluating the conformity of the practises of the prevention and control of the infection through the implemnentation of a Beam of interventions. According to the studdy carried out by the Regional Health Management (RHM), among the most frequent hospital diseases we can find the inferior respiratory infections (29.3%), the urinary infections (21.1%) and the surgical infections (18%). The urinary tract infections (UTI) acquired in an hospital environment mainly occur after the catheterization of the urinary tract, being that, according to the Centre for Disease Control and Prevention (CDC) approximately 75% are associated with this invasive procedure. In this study, the question of investigation that unleashed the problem was, “Do the health professionals adhere to the Beam of Interventions for the Prevention of the Urinary Tract Infection associated with the bladder catheter?” This was a descriptive,transversal and quantitative study. In order to respond to the problems studied, a questionnaire was applied to nurses and operational assistants at the service of the Long Duration and Maintenance Unit (LDMU) and Medium Duration and Rehabilitation Unit (MDRU) of the School Hospital (SH) of the Fernando Pessoa University, the sample composing of a total of 22 nurses and 11 operational assistants. The results of the questionnaire suggest that the majority of the nurses demonstrate compliance with the beam of interventions for the prevention of urinary infections associated with the bladder catheter, however, a big percentage of the operational assistants seem to understand through the responses obtained throughout the questionnaire, that they are unaware of where their duties end.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Cateteres urinários"

1

NASCIMENTO, Júlio César Coelho Do, Jessica Da Silva CAMPOS, Ana Caroliny Faria ALVES, Dulcelene De Sousa MELO, Sergiane Bisinoto ALVES, Silvana De Lima Vieira Dos SANTOS, Heliny Carneiro Cunha NEVES, and Ieda Maria Sapateiro TORRES. "Adesão ao bundle de prevenção de infecção do trato urinário associada a cateter: um estudo observacional." In SAÚDE PÚBLICA: NOVOS PARADIGMAS PARA A CIÊNCIA, 177–86. Uniedusul Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/513500-17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Camarão Farias, Regiane, Camilla Cristina Lisboa do Nascimento, and Marcelo Williams Oliveira de Souza. "SEGURANÇA DO PACIENTE NA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO RELACIONADA AO CATETER VESICAL DE DEMORA: ELABORAÇÃO DE BUNDLE." In Saúde Em Foco: Temas Contemporâneos - Volume 2, 476–83. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200700783.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Cateteres urinários"

1

Lindesay Neto, Edgard, and Lucieny De Faria Souza. "INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO (ITU) POR ESCHERICHIA COLI." In I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1209.

Full text
Abstract:
Introdução: A ITU é caracterizada pela multiplicação bacteriana com invasão dos tecidos em qualquer parte do aparelho urinário, sendo mais frequente em crianças e adultos do sexo feminino, podendo ser sintomáticas ou assintomáticas, identificadas pela existência de bactéria na urina em concentração superior a 100.000 UFC/ml. As bactérias são as maiores responsável pelas ITUs, onde se destacam os cocos gram-negativos isolados em 93,10%, dentre elas a família das Enterobactérias possui maior prevalência e a pertencente deste grupo com maior destaque é a E. Coli, sendo responsável por pelo menos 70% de todas as ITUs. Objetivo: Descrever a importância das ITU por E. coli e seus impactos na saúde pública. Material e métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa. Resultados: Nos Estados Unidos as ITUs são responsáveis por 8,3 milhões de atendimentos médicos por ano, estima-se 250 milhões de casos por ano no mundo e os gastos aproximados ficam em torno de 6 bilhões de dólares em despesas diretas de cuidados em saúde. Estudos europeus mostram que as ITUs só ficam atrás das infecções respiratórias. A ITU constitui um foco importante para sepse e é considerada a terceira ocorrência mais comum durante a gestação. A doença é mais frequente nas mulheres devido a proximidade com o anus, porém acomete homens com doença na próstata e uso de cateter vesical. A resistência bacteriana das E. coli uropatogênica é uma grave ameaça a saúde mundial, sendo descrita pela OMS. Conclusão: A ITU é uma doença de alta prevalência, incidência e impacto na saúde mundial, tornando estudos a respeito da patologia necessários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Balzana, Mariana Fortes, Carolina Carvalho Mocarzel, Beatriz Ramiro Garcia Carneiro, Carolina Horstmann de Carvalho, Giulia Bastos Buscema, and Flavia Duraes Gonçalves. "Gestante obesa com Covid-19 e pré-eclâmpsia: relato de caso." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130281.

Full text
Abstract:
Introdução: A Covid-19 é uma doença infecciosa declarada como emergência da saúde pública em 2020. Gestantes representam um grupo com vulnerabilidade única em razão de suas alterações fisiológicas, susceptibilidade a infecções e comprometimento de funções imunológicas. Relato de Caso: P.S.S., 25 anos, branca, residente do Rio de Janeiro, gestante de 34 semanas e 3 dias, hipertensa em uso de metildopa, índice de massa corpórea (IMC) 42 kg/m2. Admitida na Unidade Materno-Fetal do Hospital Federal dos Servidores do Estado (UMF-HFSE) com queixa de febre há 7 dias e tosse produtiva. Na avaliação inicial, estava hemodinamicamente estável, afebril, taquipneica (28 irpm), com saturação de oxigênio (SatO2) de 98% e estertores em base pulmonar direita. Exame obstétrico e avaliação fetal sem alterações. Evoluiu com letargia, SatO2 95% em cateter de O2 3 L/min com sinais de esforço respiratório, pressão arterial de 150×90 mmHg, gasometria arterial com hipoxemia e acidose respiratória compensada. Laboratório com linfopenia, 120.000 plaquetas/mm3, lactato desidrogenase (LDH) de 259 U/L, bilirrubina direta 1,87 mg/dL e indireta de 1,06 mg/dL. Fez uso de azitromicina, ceftriaxone, oseltamivir e clexane com aumento progressivo no suporte de oxigênio e necessidade de reposição de bicarbonato. Tomografia de tórax com padrão de vidro fosco com acometimento de 50‒75%. Em função da piora do quadro respiratório e persistência da acidose metabólica, foi transferida para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para planejamento de parto ainda em ventilação não invasiva. Parto cesáreo realizado, recém-nascido (RN) com Apgar 8/9, encaminhado à UTI neonatal. Piora ventilatória e laboratorial no quarto dia pós-parto (LDH 877 U/L e transaminase glutâmico-oxalacética — TGO 372 mg/dL) com necessidade de suporte com ventilação mecânica (VM), posição prona, corticoterapia, infusão de aminas e diálise. Permaneceu em UTI por 14 dias, com posterior alta para enfermaria. Discussão: A paciente apresentou quadro de infecção por Covid-19 confirmada por polymerase chain reaction (PCR) positivo durante internação, com evolução grave e necessidade de UTI e VM, conforme a maioria dos pacientes de estudos publicados. Além da gestação, fator de risco já estabelecido, a paciente era hipertensa crônica e obesa, sendo ambas as condições associadas a casos severos. A indicação do parto foi iminentemente materna, sem evidências de sofrimento fetal, em função da piora progressiva do quadro materno, sendo a via alta escolhida e ocorrendo antes do termo, conforme relatos publicados. A evolução laboratorial apresentada tem dados que podem gerar dúvidas quanto a uma pré-eclâmpsia (PE) grave associada (relação proteína/creatinina urinária 0,79), e esse diagnóstico diferencial deve ser avaliado, pois 75% dos casos mais graves desenvolveram sinais e sintomas de PE. Porém, em razão da piora clínica e da instabilidade hemodinâmica com necessidade de múltiplas intervenções, essa avaliação foi prejudicada. RN com PCR para Covid-19 negativo. Altas hospitalares do RN e da puérpera com 8 e 35 dias, respectivamente, ambos em boas condições clínicas e com agendamento de seguimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography