To see the other types of publications on this topic, follow the link: Cateteres urinários.

Journal articles on the topic 'Cateteres urinários'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Cateteres urinários.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Batista, Odinéa Maria Amorim, Rachel Maciel Monteiro, Marinila Buzanelo Machado, Adriano Menis Ferreira, Andreia Rodrigues Moura da Costa Valle, Evandro Watanabe, Maria Zélia de Araújo Madeiro, and Maria Eliete Batista Moura. "Cateter urinário: o tempo de exposição e calibre podem influenciar na formação de biofilme?" Acta Paulista de Enfermagem 31, no. 5 (2018): 535–41. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201800074.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo: Avaliar a influência do tempo de exposição e calibre na formação de biofilme em cateteres urinários de Foley (CUFs). Método: Pesquisa in vitro com amostras de fragmentos de CUFs em látex siliconizado de diferentes calibres (n° 14 e n° 16 Frenchs). A urina artificial foi confeccionada, inoculada com bactérias-padrão Staphylococcus aureus (ATCC 25923) e Pseudomonas aeruginosa (ATCC 27853) e incubada a 37 °C por 24 horas e 72 horas. As análises foram realizadas por meio de cultura (carga bacteriana) e microscopia eletrônica de varredura. Resultados: Não houve diferença na carga bacteriana dos biofilmes formados nas superfícies dos CUFs com relação aos diferentes calibres (p > 0,05). Por outro lado, o tempo de exposição (24 horas e 72 horas) foi o fator determinante para formação do biofilme de P. aeruginosa nos CUFs (p < 0,05). Conclusão: O tempo de exposição influenciou a formação do biofilme de P. aeruginosa nos CUFs, independentemente dos calibres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Da Silva, Thaylon Menezes Ferreira, Antônio Marcos Adriano Cipriano Filho, Zildenilson da Silva Sousa, José Auberlanio Lima Rodrigues, Natália Viviane Freitas Da Silva, Marcelo Matos de Freitas Filho, João Ricardo Gomes Pereira, Sandra Maria dos Santos Pereira Araújo, Shara Teixeira Belarmino Rodrigues, and Bruno Nascimento Da Silva. "Infecções hospitalares associadas à bacilos gram-negativos não fermentadores em unidade de terapia intensiva: revisão narrativa." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 3 (March 21, 2021): e6685. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e6685.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar e revisar as causas de infecções hospitalares associadas a bacilos gram-negativos não fermentadores (BGN-NF) em unidade de terapia intensiva (UTI) e seus métodos de controle e prevenção. Revisão bibliográfica: A taxa de infecção por estes microrganismos é baixa quando comparadas com outros grupos bacterianos, no entanto, se tornam graves pelo fato da alta resistência aos fármacos antimicrobianos. Além disso, fatores como o ambiente físico e tempo de internamento são aspectos ideais para a colonização por estes tipos de bactérias. A diversidade e disseminação podem ser ocasionadas pelo grande fluxo de pacientes submetidos a cirurgias, doença de base, uso dos cateteres urinários e venosos, ventilação mecânica, perfil imunológico, idade e o uso de medicamentos imunossupressores, como também o tratamento empírico com antibióticos e seu uso de forma inadequada podem tornar os pacientes suscetíveis a infecções. Considerações finais: Medidas constantes de esterilização do ambiente e de materiais utilizados para a reabilitação em UTI são fundamentais para a redução do agravamento das taxas de mortalidade em decorrência desta problemática, possibilitando a limitação de aparecimento de microrganismos resistentes aos atuais fármacos existentes, reduzindo assim problemas relacionados a assistência à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Carolina Martins dos, Laís da Costa Campos, Thalita Cristina de Carvalho Raimundo, Clarissa Ferreira Pontual de Oliveira, and Renata Martins da Silva Pereira. "Infecção urinária relacionada a cateterismo vesical de demora: Pesquisa bibliográfica." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 10, 2021): e18610817272. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17272.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo principal: apontar os fatores que influenciam no surgimento de infecções urinárias após a instalação de cateterismo vesical de demora. Pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva, com uma abordagem qualitativa. O levantamento dos artigos foi realizado na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico que integra as seguintes bases de dados: Lilacs, BDENF e Scielo. Foram utilizados como descritores: “Infecção Urinária”, “Cateterismo Vesical de Demora” e “Enfermagem”. O período de publicação foi delimitado entre os anos de 2007 a 2018. A coleta de dados deu-se em abril 2020. A análise dos artigos permitiu formular 4 categorias temáticas: tempo de permanência do cateter, altos índices de infecção urinária em UTI, condições assépticas para a realização do procedimento e fatores de risco associados a instalação de infecção urinária pós cateterismo vesical de demora. Os resultados nos permitiram observar que, o tempo de permanência do cateter no sistema urinário contribui para o surgimento de infecção urinária após o cateterismo vesical de demora. Ainda foi possível perceber que, são altos os índices de infecção urinária por este procedimento em Unidades de Terapia Intensiva e que os enfermeiros necessitam em todos os cenários hospitalares estarem preparados técnico-cientificamente para a realização desse cuidado junto ao paciente de forma asséptica e estéril. Concluiu-se que a infecção do trato urinário consiste em um importante problema de saúde pública na atualidade e que pode surgir após o procedimento cateterismo vesical de demora, sendo mister o emprego de técnica correta e asséptica para sua condução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Rachel Cristina Rodrigues dos, Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, Raphael Ranieri de Oliveira Costa, and Alessandra Mazzo. "TRAUMAS POR CATETERES URETRAIS: AUTOCONFIANÇA DO ENFERMEIRO EM CENÁRIO SIMULADO." Revista Renome 9, no. 1 (January 18, 2021): 86–96. http://dx.doi.org/10.46551/rnm23173092202090110.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar autoconfiança do enfermeiro frente ao trauma de uretra ocasionado pela inserção de cateter. Método: Estudo descritivo, exploratório, quantitativo, realizado com 53 enfermeiros de um programa de capacitação de um hospital universitário. Para a coleta de dados utilizou-se a Escala de Autoconfiança na Assistência de Enfermagem à Retenção Urinária (EAAERU). Resultados: a maioria dos enfermeiros já havia vivenciado dificuldades na realização do procedimento e avaliação do trauma uretral ocasionado pela introdução de cateter. A conduta mediante ao fato foi comunicar o fato e solicitar avaliação de outro profissional. O menor escore encontrado na autoconfiança dos profissionais vinculou-se ao fator 1) Intervenções realizadas durante o cateterismo urinário. Observou-se ainda correlação entre a frequência de realização do cateterismo urinário e autoconfiança. Conclusão: Uma vez que o cateterismo é de competência do enfermeiro, são necessários estratégias de que capacitem os profissionais para sua realização e manejo em situações adversas, como o trauma uretral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Kogika, Marcia Mery, Vera Assunta Batistini Fortunato, Elsa Masae Mamizuka, Mitika Kuribayashi Hagiwara, Maria de Fatima Borges Pavan, and Suely Nonogaki Actis Grosso. "Estudo etiológico da infecção do trato urinário em cães." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 32, no. 1 (March 1, 1995): 31. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.1994.52087.

Full text
Abstract:
Foram estudados 51 casos de infecção urinária, em cães, considerando-se diversos fatores, tais como: agente etiológico, localização da infecção, fatores predisponentes, sexo, idade e raça. O diagnóstico da infecção do trato urinário (ITU) foi baseado no exame bacteriológico, sendo considerado positivo quando a amostra de urina, colhida com auxílio de cateter, apresentava acima de 105 bactérias/ml. Dos animais examinados, quatro cães apresentaram infecção mista, totalizando 55 microorganismos isolados. Escherichia coli foi a mais freqüentemente isolada (35,3%), seguida de Staphylococcus sp (23,5%), Proteus mirabilis (15,7%), Streptococcus sp (13,7%), Klebsiella sp (9,8%), Pseudomonas aeruginosa (3,9%), Enterobacter cloacae (2.0%), Citrobacter freundii (2.0%) e Providencia rettgeri (2,0%). Quanto à sensibilidade dos germes isolados frente a diversos agentes antimicrobianos, a norfloxacina e a gentamicina mostraram-se eficazes no tratamento de microorganismos Gram-negativos, enquanto a cefalotina e a nitrofurantoina foram mais eficazes contra bactérias Gram-positivas. Os animais que apresentaram maior frequência de ITU pertenciam às raças Cocker Spaniel e Pastor Alemão, envolvendo mais machos do que fêmeas com predominância de pielonefrites. Embora as infecções urinárias tivessem sido observadas em todas as idades, houve um predomínio nos cães de média idade. Observou-se ainda que a urolitíase foi um fator pré-disponente ou adjacente de ITU, envolvendo germes como Staphylococcus sp. e Proteus mirabilis naqueles casos com pH urinário alcalino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Da Silva, Patrick Leonardo Nogueira, and Renata Fiúza Damasceno. "Infecções hospitalares em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 12 (April 13, 2020): 1–23. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v12.462.

Full text
Abstract:
As doenças cardíacas, no contexto atual, apresentam alta prevalência e aumento da morbimortalidade. Sendo assim, as intervenções cirúrgicas têm se tornado mais frequente em decorrência de suas consequências. Este estudo objetivou revisar sobre os fatores de risco predisponentes para infecções hospitalares em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca durante o pós-operatório. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura na qual, além da pesquisa em livros, procedeu-se a busca em artigos científicos das bases de dados Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e PubMed. Verificou-se que as infecções mais comuns foram: as infecções bacterianas primárias, infecções de sítio cirúrgico, urinárias e pneumonias hospitalares representando um desafio para cirurgiões e profissionais de saúde, já que para o sucesso total das cirurgias cardíacas é imprescindível que o paciente esteja em condições clínicas aceitáveis, mas também é necessária uma equipe multidisciplinar treinada e com experiência, assim como um hospital com instalações e equipamentos adequados. Quanto às complicações, destacam-se as do sítio cirúrgico, seguidas por pneumonias, sepse, infecções relacionadas a cateteres e infecções do trato urinário. Em se tratando dos fatores de risco para a infecção pós-operatória cardíaca, destacaram-se neste estudo o sexo feminino, a idade e os procedimentos invasivos como o uso de cateter e sondagem vesical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Conterno, Lucieni de Oliveira, Juliana Andrade Lobo, and Wallan Masson. "Uso excessivo do cateter vesical em pacientes internados em enfermarias de hospital universitário." Revista da Escola de Enfermagem da USP 45, no. 5 (October 2011): 1089–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342011000500009.

Full text
Abstract:
Este estudo de corte incluiu 254 pacientes adultos que usaram cateter vesical (CV) durante a hospitalização em enfermarias de um hospital universitário. Foram avaliados: utilização do cateter, indicação, tempo de permanência, densidade de infecção urinária, mortalidade e permanência hospitalar. Durante o período de estudo, 14% dos pacientes internados usaram CV, totalizando 1.735 CV-dia. Em 23% dos casos, o procedimento não foi prescrito, nem sua indicação foi documentada. O tempo médio de uso do CV foi de 6,8 dias. Entre os pacientes clínicos, a indicação do CV foi inadequada em 29%; o tempo de permanência foi considerado inadequado em 49% dos pacientes clínicos e em 66,9% dos pacientes cirúrgicos. Pacientes com uso inadequado do CV tiveram mais infecção do trato urinário (RR 1,86 IC95% 1,4 a 3,04) e maior tempo de permanência hospitalar (11,9 e 8,9 dias, p=0,002). O estudo permitiu identificar no processo assistencial falhas potencialmente modificáveis e importantes para a prevenção da infecção do trato urinário por cateter vesical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Tavares, Jéssica Mayara de Medeiros, Micheline Veras de Moura, Marina Martins Teixeira, Francisco Hudson da Rocha Costa, Isabelle Katherinne Fernandes Costa, and Ana Elza Oliveira de Mendonça. "Incidência de infecção urinária em pacientes hospitalizados em uso de cateter vesical de demora." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 8 (June 26, 2020): e3497. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3497.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a incidência de infecção urinária em pacientes admitidos na unidade de terapia intensiva, em uso de cateter vesical de demora. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo de abordagem quantitativa, realizado em maio de 2019, em um hospital de ensino credenciado ao sistema único de saúde, na Região Nordeste do Brasil. A coleta foi realizada no banco de dados do serviço de controle de infecção relacionada à assistência à saúde, referente aos casos de infecção urinária registrados de janeiro a dezembro de 2017. Resultados: Houve 105 registros de infecções urinárias entre os pacientes admitidos na unidade de terapia intensiva, sendo Cândida sp. (35,4%), Klebsiella sp. (21,9%) e Escherichia coli (14,2%), os microrganismos isolados com maior frequência em uroculturas. Conclusão: A incidência de infecção urinária foi superior à média esperada, o que justifica a necessidade de implementar medidas de prevenção, enquanto importante meta, para promover a segurança do paciente e melhorar a qualidade assistencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Passos, Antonio Henrique Rodrigues dos, Fernando Costa, and Lúcio Tedesco Marchese. "Estudo comparativo de retalhos tubulares de pele de ratos com dois tipos de cateter como molde." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 33, no. 1 (February 2006): 39–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912006000100010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: A tubulização de retalhos de pele é um artifício técnico muito empregado na correção de hipospádias. Existem controvérsias quanto aos riscos e benefícios do uso de sondas para moldar a neo-uretra e promover a derivação urinária. O objetivo deste trabalho é avaliar o processo inflamatório, a fibrose e a circunferência interna de retalhos tubulares, em pele de dorso de ratos Wistar, com a utilização de cateteres de dois tipos de material, silicone e polivinil. MÉTODO: Vinte animais foram submetidos à confecção de três retalhos tubulizados de pele em região dorsal: um deles com cateter de silicone usado como molde interno, outro com cateter de polivinil, e o terceiro sem cateter. Foram divididos em dois grupos e mortos, respectivamente, no sétimo e vigésimo primeiro dias após a cirurgia. Realizou-se mensuração da circunferência do retalho e estudo histopatológico para a avaliação da fibrose e do processo inflamatório nos dois grupos de animais. RESULTADOS: Nos retalhos onde não se usou molde, observou-se que as circunferências eram menores no vigésimo primeiro dia. A reação inflamatória e a fibrose foram mais intensas nos retalhos tubulares em que se usou cateter de polivinil. Não se verificou diferença significativa entre os retalhos sem cateter e aqueles em que o cateter de silicone foi usado. CONCLUSÕES: A presença do cateter de silicone não aumenta a intensidade da reação inflamatória e da fibrose nas margens suturadas de retalhos tubulares da pele de ratos Wistar. É possível deduzir que a presença do cateter de silicone diminuiria a possibilidade de formação de fístulas ou de estenoses e colaboraria para a manutenção de um calibre neo-uretral mais amplo no pós-operatório tardio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cavalli, Alexandre Cavalheiro, Renato Tambara Filho, Luiz Edison Slongo, Rafael Cavalheiro Cavalli, and Luiz Carlos de Almeida Rocha. "O emprego do cateter duplo J diminui as complicações na ureterolitotomia retroperitoneoscópica." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 39, no. 2 (April 2012): 112–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912012000200006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar os resultados da ureterolitotomia retroperitoneoscópica no tratamento do cálculo ureteral e a necessidade do cateter duplo J para reduzir complicações relacionadas ao procedimento. MÉTODOS: Estudo retrospectivo comparativo de 47 pacientes operados pela técnica de ureterolitotomia retroperitoneoscópica, dos quais 31 foram selecionados e divididos em dois grupos: Grupo 1, cujos pacientes não receberam cateter duplo J, e Grupo 2, que foram submetidos ao implante de cateter duplo J transoperatório. Foram coletados dados de urografia excretora pré e pós-operatória, tempo cirúrgico, analgesia pós-operatória, tempo de internação e retirada do dreno. RESULTADOS: Os grupos foram semelhantes quando comparados na idade e sexo, grau de dilatação do trato urinário, posição e tamanho médio do cálculo (Grupo 1= 15,5 ± 6,6mm; Grupo 2= 16,3 ± 6,1mm). O tempo operatório também não teve diferença significativa (Grupo 1= 130 ± 40,3min; Grupo 2= 136,3 ± 49,3min). O Grupo 1 apresentou seis pacientes (37,5 %) com complicações precoces (quatro casos de fístula urinária) e tardias (um caso de estenose de ureter, um caso de exclusão funcional do rim operado), enquanto o Grupo 2 não teve complicações, sendo esta diferença estatisticamente significativa (p=0,011). CONCLUSÃO: O emprego do cateter duplo J foi associado a um número significativamente menor de complicações na ureterolitotomia retroperitoneoscópica. Tempo cirúrgico, analgesia pós-operatória e tempo de internação foram semelhantes entre os grupos com e sem cateter.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Souza Neto, João Leão e., Frederico Vilela de Oliveira, Alberto Kalil Kobaz, Margareth N. P. Silva, Alcedir Raiser Lima, and Luiz Carlos Maciel. "Infecção do trato urinário relacionada com a utilização do catéter vesical de demora: resultados da bacteriúria e da microbiota estudadas." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 35, no. 1 (February 2008): 28–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912008000100008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar o momento do início da bacteriúria e o germe mais freqüentemente relacionado à infecção urinária nos pacientes submetidos à sondagem vesical de demora. MÉTODO: No período de setembro de 2003 a outubro de 2004, foram avaliados os pacientes com 13 anos ou mais, submetidos à operações eletivas com cateterismo vesical de demora. Na inserção do cateter foi colhida a primeira amostra de urina, denominada Amostra 1, e outras seqüencialmente a cada 12 horas. Estas foram analisadas quanto a bacteriúria, leucocitúria, e cultura. A infecção do trato urinário foi definida como a presença de 100.000 unidades formadoras de colônias ou mais, após o isolamento da mesma bactéria ou fungo em culturas de urina de amostras distintas, desde a inserção até a remoção do cateter urinário; a leucocitúria como contagem de leucócitos igual ou superior a 10.000 leucócitos/mm³; e bacteriúria como presença de bactéria de uma única espécie na amostra analisada. RESULTADOS: A amostra foi composta de 63 pacientes, 46 sexo masculino (73%) e 17 sexo feminino (27%). Apenas três deles apresentaram leucocitúria na primeira coleta. Nas Amostras 1 houve variação de 1.000 a 20.000 leucócitos/mm³, todas com cultura negativa. O número de amostras variou de 1 a 8 (84h após a realização do cateterismo vesical). As leucocitúrias nas amostras finais variaram de 1.000 a 204.000 leucócitos/mm³, todas com urocultura e bacteriúria negativa. 62 pacientes (98,4%) utilizaram antibioticoterapia de curta duração para o sítio cirúrgico. CONCLUSÃO: Até 84h - 3,5 dias - não houve Infecção em nenhuma das amostras coletadas e cultivadas. A antibioticoterapia de curta duração pode ter contribuído para o resultado observado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Mazzo, Alessandra, Aidê Amábile Coelho dos Santos Gaspar, Isabel Amélia Costa Mendes, Maria Auxiliadora Trevizan, Simone de Godoy, and José Carlos Amado Martins. "Cateter urinário: mitos e rituais presentes no preparo do paciente." Acta Paulista de Enfermagem 25, no. 6 (2012): 889–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002012000600010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Este estudo buscou identificar e descrever mitos e rituais no preparo do paciente para a inserção do cateter urinário. MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional, exploratório e descritivo, realizado em nove hospitais de um município do interior paulista. Seguidos os preceitos éticos, os dados foram coletados por entrevista, junto ao enfermeiro designado pela instituição, utilizando-se um instrumento semiestruturado. Dentre as 13 instituições do município, nove participaram do estudo. RESULTADOS: Todos os hospitais possuíam o procedimento de cateterismo urinário padronizado e implantado. Durante o preparo do paciente, 5 (55,5%) não fizeram referência à orientação, privacidade e humanização. Todas adotam procedimentos divergentes para higiene e antissepsia do meato uretral, com presença de mitos e rituais que se sobressaem às evidências científicas e destacam o modelo funcionalista nos procedimentos realizados pela equipe de enfermagem. CONCLUSÃO: Há necessidade de reavaliar a intervenção de cateterismo urinário, com discussões interdisciplinares, dando ênfase à utilização de princípios científicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Santos, Giovana Ciquinato, Maria Fernanda Razaboni Del Conti, Reinaldo Pescaroli Neto, Renata Aparecida Belei, Claudia Maria Dantas Carrilho, Jaqueline Meira, Joseani Pascual, Neuza Paiva, and Gilselena Kerbauy. "REVISÃO DO USO DO CATETER URINÁRIO: UMA MEDIDA EFETIVA NA PREVENÇÃO DA INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO." Brazilian Journal of Infectious Diseases 22 (December 2018): 134. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjid.2018.10.255.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Campos, Camila Claudia, Luana Vieira Toledo, Rafael Lima Rodrigues De Carvalho, Carla Lucia Goulart Constant Alcoforado, Miguir Terezinha Vieccelli Donoso, Giovana Paula Rezende Simino, Ana Luiza Vieira Loiola Santos, Vânia Regina Goveia, and Flávia Falci Ercole. "Efeitos da limpeza periuretral na incidência de bacteriúria após cateterização urinária: ensaio clínico randomizado." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 12 (December 20, 2020): e5408. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e5408.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Comparar o efeito da limpeza periuretral com o uso de sabão comum e antissépticos na incidência de bacteriúria assintomática em pacientes adultos submetidos ao cateterismo urinário de demora. Métodos: Trata-se de ensaio clínico randomizado realizado entre os meses de dezembro de 2017 a janeiro de 2019, com 28 pacientes internados em um hospital de grande porte submetidos ao cateterismo urinário de demora. Os participantes foram alocados aleatoriamente nos grupos: sabão (n=11) e grupo antisséptico (n=17). Uroculturas foram coletadas no momento da inserção do cateter e 24h após. Resultados: A incidência global de bacteriúria assintomática foi de 7,14%, no grupo sabão foi de 9,1% e no grupo antissépticos foi de 5,9%. A regressão logística mostrou que não houve diferença estatisticamente significativa na incidência de bacteriúria assintomática quando realizada a limpeza com sabão ou antissépticos (clorexidina ou povidona-iodo). Conclusão: Não houve diferenças estatisticamente significativas quando se utilizou sabão comum ou antisséptico para a limpeza periuretral anterior à inserção do cateter urinário ao comparar as incidências de BA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Da Silva, Pedro Paulo Assunção, Yana Balduíno De Araújo, Grace Kelly Gomes Leal, and José da Silva Júnior. "Fatores de risco para infecções no trato urinário: revisão integrativa." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 1 (January 31, 2021): e5812. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e5812.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar fatores de risco para infecções no trato urinário. Métodos: Tratou-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada através de dados obtidos das bases Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e PubMed, tendo como critérios de inclusão artigos científicos, publicados entre 2010 a 2020, e realizados com seres humanos maiores de dezoito anos. Já os critérios de exclusão foram outras formas de publicação que não fossem artigos científicos, que ultrapassassem o período de dez anos de publicação (2010 a 2020), realizados com animais, in vitro ou com pessoas menores de dezoito anos. Resultados: Foram selecionados 10 artigos na base de dados BVS e 5 na Pubmed. As infecções do trato urinário apresentam múltiplas causas e fatores de risco, sendo grande parte deles relacionados à falta de higiene adequada na região genital, contaminação por microrganismos e alterações hormonais. Considerações finais: Os principais fatores de risco evidenciados foram o uso de cateteres vesical, as práticas sexuais desprotegidas, infecção genital previa, resistência a antibióticos, falta ou excesso de higiene nas áreas genitais, anatomia da uretra, hiperglicemia e alterações hormonais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Anjos, Matheus Kirton dos, Thamires Goulart Lambranho de Azevedo, Aurean D`Eça Junior, Richardson Augusto Rosendo da Silva, Marluci Andrade Conceição Stipp, and Graciele Oroski Paes. "Incidentes associados ao cateterismo vesical de demora em pacientes hospitalizados: revisão integrativa." Research, Society and Development 9, no. 8 (June 21, 2020): e41985115. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5115.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo discutir as evidências encontradas na literatura científica nacional e internacional, referentes aos incidentes associados ao cateterismo vesical de demora em pacientes hospitalizados. Trata-se de uma revisão integrativa, suportada na recomendação PRISMA. A busca ocorreu de outubro a dezembro de 2018, através das seguintes fontes de informação: PubMed, Cochrane, LILACS, BDENF e CINAHL, aplicando os filtros: artigos completos, de 2013 até 2019 nos idiomas inglês, espanhol e português e utilizando-se os descritores “Cateterismo urinário/Urinary catheterization”; “Enfermagem/Nursing”; “Segurança do paciente/Patient safety”; “Near miss/Near Miss, Healthcare ”; “Dano ao paciente/Patient Harm”. A amostra final do estudo constituiu-se de 20 artigos. Na análise dos dados, os artigos foram classificados em 2 unidades de análise, quais sejam: principais incidentes associados ao uso de CVD em pacientes hospitalizados e adequação do uso do CVD como método preventivo da ocorrência de incidentes. A Infecção do Trato Urinário associada ao Cateter (CAITU) foi o incidente mais recorrente. O estudo permitiu identificar que a Infecção do Trato Urinário associada ao Cateter (CAITU) foi o incidente mais recorrente e que avaliação contínua dos riscos associados ao CVD contribui para a identificação precoce e a mitigação das potenciais ocorrências de incidentes durante a inserção, manutenção e manejo deste dispositivo. A pesquisa mostrou-se relevante para o avanço e consolidação do campo de conhecimento da segurança do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Sé, Aline Coutinho Sento, Luana Cardoso Pestana, Ana Paulo Daltro Leal de Paiva, Ana Lúcia Reis, Raquel Calado da Silva Gonçalves, and Elaine Cristine da Conceição Vianna. "Educação em saúde como estratégia de prevenção à infecção do trato urinário associada ao uso de cateter vesical de demora." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 26, 2020): e453997459. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7459.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar medidas de prevenção de infecção do trato urinário associada ao uso de cateter vesical de demora, através de educação em saúde. Método: Pesquisa descritiva, quantitativa, com 95 profissionais de enfermagem de um hospital público, no município do Rio de Janeiro. A produção dos dados ocorreu de julho a setembro de 2019, a partir do instrumento “Rastreamento de risco para infecção do trato urinário associado ao uso de cateter vesical de demora”, contendo perguntas fechadas e um jogo dos erros, ancorado na gamificação. Procedeu-se análise através de valores absolutos, relativos e frequência acumulada, à luz do referencial teórico. Resultados: A frequência diária da higiene do meato uretral foi apontada erroneamente por 44,21% dos participantes. A conduta a ser tomada em caso de desconexão do sistema de drenagem fechado com o cateter vesical de demora obteve assertiva por 87,37% dos participantes. Evidenciaram-se 144 prevalências de erros não identificados pelos participantes, 76,55% concentraram-se nos itens ausência do dispositivo de clampeamento da bolsa coletora e volume de urina na bolsa coletora superior ao recomendado; e 23,45% à fixação do cateter vesical de demora em região inapropriada, acondicionamento incorreto da bolsa coletora no chão e ausência de equipamento de proteção individual. Conclusão: Comprovou-se desconhecimento da equipe de saúde sobre frequência da higiene diária do meato uretral, volume de urina superior ao recomendado na bolsa coletora e inobservância da ausência de dispositivo de clampeamento no sistema de drenagem fechado. Lacunas norteadoras ao planejamento e execução do serviço de Educação Permanente em Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Jorge, Beatriz, Alessandra Mazzo, Isabel Mendes, Maria Trevizan, and José Martins. "Infeção do trato urinário relacionada com o uso do cateter: revisão integrativa." Revista de Enfermagem Referência III Série, no. 11 (December 31, 2013): 125–32. http://dx.doi.org/10.12707/riii1271.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Meira, Jaqueline Uelse, Giovana Ciquinato Santos, Maria Fernanda Razaboni, Reinaldo Pescaroli Neto, Renata Aparecida Belei, Claudia Maria Dantas Carrilho, Neuza Paiva, Joseani Coelho Pascual, Andressa Midori Sakai, and Gilselena Kerbauy. "INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO ASSOCIADA A CATETER: FATORES DE RISCO E MORTALIDADE." Brazilian Journal of Infectious Diseases 22 (December 2018): 135–36. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjid.2018.10.258.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Leitão, Luiz Felipe De Mello Pereira, João Pedro Vaz de Souza Cabral Simões, Victor Notari de Campos, and Luis Gustavo Morato de Toledo. "Fatores de risco para perda no seguimento ambulatorial após passagem de cateter Duplo-J / Risk factors for loss in outpatient follow-up after passing a Double-J catheter." Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 65, no. 1 (November 5, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.26432/1809-3019.2020.65.029.

Full text
Abstract:
Introdução: O uso do cateter Duplo-J tornou-se rotina nos serviços de urologia nas últimas décadas, sendo fundamental no manejo de diversas patologias do trato urinário, mas não está livre de complicações. Uma temida evolução é a incrustação do cateter, relacionado diretamente ao tempo de permanência dele no indivíduo. Neste contexto, é de suma importância a identificação dos fatores preditores de risco e prevenção dos casos de cateteres Duplo-J não retirados. Método: Trata-se de um estudo retrospectivo que visa analisar os dados demográficos dos pacientes submetidos à passagem de cateter Duplo-J no Departamento de Urologia da Santa Casa de São Paulo, com a finalidade de procurar dados preditores para a ocorrência de Duplo-J não retirados, assim como analisar falhas nos procedimentos de reconvocação dos pacientes. Foram analisados um total de 178 pacientes e divididos em Grupo Retirado - 167 e Grupo Não retirado – 11. Resultado: Foram comparados dois grupos conforme as variáveis de sexo, idade, estado civil, procedência e indicação. Foi evidenciada relação estatisticamente significante conforme a procedência dos pacientes, sendo que aqueles oriundos da região central de São Paulo, moradores de outros municípios e pacientes sem moradia evidenciaram fator de risco para a perda de seguimento ambulatorial. Conclusão: O Duplo-J não retirado é uma complicação multifatorial, o que demanda uma atenção e registro sistemático dos casos, para possibilitar uma busca ativa dos pacientes em situação de risco.Palavras Chave: Cateter duplo-J, Stent ureteral, Cateter duplo-j não retiradoABSTRACTIntroduction: The use of the Double-J catheter has become routine in urology services in recent decades, being fundamental in the management of several pathologies of the urinary tract, but it is not free of complications. A feared evolution is the inlay of the catheter, directly related to its length of stay in the individual. In this context, it is of utmost importance to identify risk predictors and prevent cases of non-removed Double-J catheters. Method: This is a retrospective study that aims to analyze the demographic data of patients undergoing the passage of a Double-J catheter at the Urology Department of Santa Casa de São Paulo, in order to search for predictive data for the occurrence of Double-J not withdrawn, as well as to analyze failures in the procedures of patient recall. A total of 178 patients were analyzed and divided into Retired Group - 167 and Non- -Retired Group - 11. Result: Two groups were compared according to the variables of sex, age, marital status, origin and indication. A statistically significant relationship was evidenced according to the origin of the patients, and those from the central region of São Paulo, residents of other municipalities and homeless patients showed a risk factor for the loss of outpatient follow-up. Conclusion: The double-J not removed is a multifactorial complication, which requires attention and systematic registration of cases, in order to enable an active search for patients at risk.Keywords: Double-J catheter, Ureteral stent, Double-j catheter not removed
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Farias, Regiane Camarão, Camilla Cristina Lisboa do Nascimento, and Marcelo Williams Oliveira de Souza. "Infecção do trato urinário relacionada ao cateter vesical de demora: elaboração de Bundle." Revista Eletrônica Acervo Saúde 11, no. 11 (May 29, 2019): e510. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e510.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Elaborar um pacote de medidas para redução da Infecção do Trato Urinário (ITU) relacionada à Sondagem Vesical de Demora (SVD), constituída por bundle. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico, na criação de um bundle voltado para profissionais da saúde de UTI de um Hospital de Referência, localizado em Belém-PA. A tecnologia foi construída a partir de levantamento bibliográfico que teve como finalidade agrupar informações sobre as principais medidas assistenciais de prevenção, sendo estas utilizadas na construção do bundle. Resultados: Foi construindo um bundle que teve como principais medidas: Higiene das mãos do profissional, utilização da técnica asséptica na inserção do cateter, manutenção do fluxo da urina desobstruído, manutenção da bolsa coletora abaixo do nível da bexiga, evitar inserção da SVD, higiene do meato uretral 3 vezes ao dia, fixação do cateter no paciente, escrever a data e hora/turno do esvaziamento. Conclusão: Destaca-se a atribuição do papel do profissional de enfermagem para o manuseio e assistência de SVD, contribuindo para a prevenção e controle de ITU na Unidade de Terapia Intensiva, além de possibilitar outras pesquisas voltadas para esse tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silva, Thais Christini, Alessandra Mazzo, Rachel Cristina Rodrigues Santos, Beatriz Maria Jorge, Valtuir Duarte Souza Júnior, and Isabel Amélia Costa Mendes. "Consequências do uso de fraldas descartáveis em pacientes adultos: implicações para a assistência de enfermagem." Aquichan 15, no. 1 (May 1, 2015): 21–30. http://dx.doi.org/10.5294/aqui.2015.15.1.3.

Full text
Abstract:
Objetivo: verificar as consequências do uso de fraldas descartáveis em pacientes adultos e discutir suas implicações para a assistência de enfermagem. Método: estudo de análise de sobrevivência realizado por observação direta e sistematizada. Seguidos os preceitos éticos, durante um período de 30 dias, foram observados 43 pacientes maiores de 18 anos, usuários de fraldas descartáveis, na unidade de clínica médica de um hospital de grande porte do estado de São Paulo. Resultados: dentre os 43 (100 %) pacientes da amostra, todos apresentaram evento subsequente ao uso de fraldas descartáveis. Os eventos observados foram uso de coletor urinário, uso do cateter urinário de demora, presença de infecção de trato urinário (ITU), presença de dermatite e úlcera por pressão (UPP), alterações do estado de consciência e do estado de orientação. Conclusão: observou-se uma relação entre o uso de fraldas de maneira indiscriminada com a qualidade do cuidado e segurança do paciente. A observação das implicações do uso de fraldas descartáveis na assistência de enfermagem ao paciente é recente e necessita novos estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Santarosa, Ingrith Aparecida Mazuhy, Carmen Lice Buchmann de Godoy, Ney Luis Pippi, Paulo Sérgio Pase Antunes, Josaine Cristina da Silva Rappeti, Giovani Krolikowski, Deisi Novosad, and Vanessa Sarturi Gheller. "Nefrostomia percutânea ecoguiada em cães." Ciência Rural 37, no. 3 (June 2007): 762–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782007000300025.

Full text
Abstract:
A hidronefrose decorre freqüentemente da obstrução parcial ou completa do fluxo de urina e pode afetar um ou ambos os rins, causando dilatação da pelve e comprometimento funcional progressivo. A drenagem urinária por nefrostomia percutânea promove a diminuição imediata da pressão intra-renal, desviando a urina de seu trajeto habitual, quando o mesmo encontra-se prejudicado. O objetivo deste estudo foi descrever e adequar a técnica de nefrostomia percutânea para seu uso em cães, utilizando a ultra-sonografia como guia em tempo real. O procedimento foi realizado em oito cães, submetidos à produção experimental de hidronefrose unilateral. As técnicas de Seldinger e de inserção direta foram utilizadas para a introdução de um cateter de modelo pigtail. A confirmação do cateter na pelve renal foi feita pela infusão de meio de contraste à base de iodo, através do mesmo, conforme a técnica de pielografia percutânea anterógrada. A nefrostomia percutânea ecoguiada demonstrou resultados satisfatórios na drenagem urinária de hidronefrose em cães, provando ser uma alternativa rápida, eficiente e segura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Tolentino, Ana Clara De Melo Souza, Antônio Augusto De Freitas Peregrino, Roberto Carlos Lyra Da SIlva, Cristiano Bertolossi Marta, and Vivian Schutz. "The cost of the urinary catheterization in patients admitted to the intensive care unit1 O custo do cateterismo vesical de demora nos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva." Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online 9, no. 4 (October 31, 2017): 1170. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1170-1176.

Full text
Abstract:
Objetivos: valorar os itens do custo direto do cateter vesical de demora (CVD) e realizar sua avaliação econômica parcial nos pacientes internados na unidades de terapia intensiva (UTI) com e sem infecções do trato urinário (ITU). Método: Trata-se de estudo descritivo do tipo série de casos, que utilizou a avaliação econômica parcial para estudar os custos diretos do cateterismo vesical de demora, analisando prontuários dos pacientes. Resultados: 48,45 % do custo do CVD devem-se ao sistema coletor de urina, seguido do cloridrato de lidocaína (20,38%) e cateter Foley (12,70%). O aumento dos custos do CVD, associado ao tratamento da ITU, representa um aumento do custo em 18 vezes em ambas as UTI, extrapolando o valor dos tratamentos em R$3.537.692,79, abrindo possibilidades para trabalhos de avaliação do custo-efetividade. Conclusão: a ITU associada ao CVD traz grande impacto no orçamento hospitalar, cabendo à análise econômica a alocação racional de recursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Santos Junior, Paulo Sérgio, Cibelle Ferreira Hilário dos Santos, Adenilson Crisostomo Borges Junior, and Júlio César Coelho do Nascimento. "Assistência multidisciplinar na prevenção de infecção do trato urinário associada à cateter vesical de demora em UTI: scoping review." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 7, 2021): e497101119870. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19870.

Full text
Abstract:
Objetivo: mapear a produção cientifica acerca da atuação multidisciplinar no controle de infecção do trato urinário associada a cateter vesical de demora (ITU-AC) em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Método: Trata-se de uma Scoping Review elaborado conforme recomendação do instituto Joanna Briggs (JBI) e de acordo como quadro teórico recomendado por Arkseye O’Malley. A questão que norteou a pesquisa foi baseada na estratégia PCC (População, Conceito e Contexto). Sendo P: Estudos com pacientes submetidos ao cateter vesical de demora em UTI. C: Intervenções relacioandas a redução da ITU-AC. C: UTI. Foram consultadas as bases de dados: Embase®, Scopus e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Para manter a coerência na busca dos artigos, os descritores e as palavras-chaves foram utilizados isoladamente e associados, de acordo com as características específicas de cada uma das bases de dados consultadas. Foram incluídos estudos publicados entre 2012 e 2021 sem restrição de idiomas. Resultados: Foram encontrados 157 artigos nas buscas nas bases de dados, no entanto, apenas 19 responderam a pergunta de pesquisa. Os resultados apontaram que a equipe multiprofissional deve implementar estratégias de controle das IRAS, pois significativamente reduzem a taxa de ITU-AC, realizar programas de treinamentos profissional, envolver os profissionais de saúde na unidade, as rodadas da equipe interdisciplinar têm impacto diretamente na redução dos dias de uso do Cateter Vesical de Demora (CVD). Conclusão: A equipe multidisciplinar necessita adotar atitudes como a capacitação dos profissionais, ultilizar da técnica correta de inserção do CVD e a sua manutenção, incentivar a importância da lavagem das mãos, revezamento nos atendimentos das equipes multiprofissionais, pois estão ligadas diretamente aos riscos e benefícios do procedimento de CVD direcionando assim a individualização dos cuidados multidisciplinares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Elisa Marques, Rodolfo Souza de Faria, and Paulo José Oliveira Cortez. "Incidência e reincidência da urolitíase em um hospital quaternário: retrospectivo de 15 anos." REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE 8, no. 4 (November 28, 2018): 7–14. http://dx.doi.org/10.21876/rcsfmit.v8i4.830.

Full text
Abstract:
Introdução: A urolitíase acomete cerca de 15% da população mundial e representa um alto custo social, pois afeta a população em sua fase mais produtiva. Estudos têm chamado atenção para o risco elevado de reincidência da urolitíase e para os fatores que podem desencadeá-la. Objetivos: O presente estudo objetivou analisar a incidência e reincidência da urolitíase em pacientes submetidos à cirurgia para retirada de cálculos urinários em um hospital quaternário no sul de Minas Gerais. Métodos: Foi realizado um estudo observacional, descritivo, transversal e retrospectivo, a partir de 251 prontuários de pacientes submetidos à cirurgia para retirada de cálculos urinários em um período de 15 anos e 7 meses. Nos prontuários, foram colhidos os seguintes dados: presença de comorbidades e complicações com descrição das mesmas; tipo de cirurgia; anestesia; implantação de cateter duplo J; convênio; localização do cálculo; exames complementares; recorrência de cálculos; localização dos cálculos recorrentes; tipo de cirurgia para retirada dos cálculos recorrentes; tempo decorrido entre a primeira e a segunda cirurgia e exames complementares realizados. Resultados: 21,1% dos pacientes apresentaram recorrência dos cálculos e foram submetidos a uma nova cirurgia. A localização vesical e a nefrolitotripsia como primeira cirurgia influenciaram de forma relevante a recorrência. Conclusão: A urolitíase apresenta elevada recorrência; fatores inerentes à localização dos cálculos e ao procedimento cirúrgico podem influenciar essa ocorrência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Jesus, Jamille Santos de, Mônica Franco Coelho, and Reginaldo Adalberto Luz. "Cuidados de enfermagem para prevenção de infecção do trato urinário em pacientes com cateterismo vesical de demora (CVD) no ambiente hospitalar." Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 63, no. 2 (August 7, 2018): 96. http://dx.doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.2.96.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar na literatura os cuidados de enfermagem para prevenção de infecção do trato urinário em pacientes com cateterismo vesical de demora, no ambiente hospitalar. Método: Estudo bibliográfico descritivo de abordagem quantitativa. Realizado em maio de 2016, no site da Biblioteca Virtual em Saúde, nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online e Literatura Latino-Americano em Ciências de Saúde. Resultados: Dos 04 artigos utilizados, todos (100%) foram elaborados por profissionais da área da enfermagem, na categoria de enfermeiro. Os cuidados de enfermagem para a prevenção de ITU foram divididos em duas temáticas. Na primeira temática estão os cuidados de enfermagem relacionados a técnica do CVD. Na segunda temática estão os cuidados de enfermagem na manutenção do CVD. Conclusão: No presente estudo evidenciou-se que o enfermeiro é o principal responsável para conscientizar a equipe sobre os cuidados para minimizar os riscos de ITU associada ao CVD. Sendo o enfermeiro a chave para a avaliação da pertinência do uso continuado do cateter, identificando as complicações e implementação de práticas de cuidados para minimizar as complicações.Descritores: Cateterismo urinário, cuidados de enfermagem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Almeida, Roberta Braga de, Vera Lúcia Brahm dos Santos, Maria Luiza Specht, Lívia Souza da Rosa, Isadora Nunes Fernandes, Pedro Borges de Souza, and Fernanda Pedrotti Moreira. "Infecção urinária em pacientes utilizando cateter vesical de demora internados em uma Unidade de Terapia Intensiva." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 7 (July 6, 2021): e7724. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7724.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar a prevalência de infecção do trato urinário (ITU) no setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital no sul do Brasil e sua associação com variáveis sociodemográficas e de saúde, incluindo a utilização de cateter vesical. Métodos: Estudo retrospectivo, transversal, incluindo pacientes adultos internados na UTI do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, no ano de 2019. A coleta de dados ocorreu através da revisão dos prontuários médicos do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico. Resultados: Foram identificados 140 pacientes internados na UTI do hospital, apresentando 62,9% de prevalência ITU. Indivíduos que desenvolveram ITU permaneceram com cateter vesical por um tempo superior (média de 18,35 dias) do que aqueles que não desenvolveram (p<0,001). A Klebsiela pneumoniae foi observada em 46,6% dos exames, seguido pela Acinetobacter baumanii (28,4%) e Escherichia Coli (18,2%). Os principais antibióticos utilizados foram meropenem, piperacilina + tazobactan e polimixina B (33,0%). Conclusão: Estes achados permitem contribuir na formulação de novas estratégias de intervenção, focando na atualização das práticas assistenciais e na educação continuada dos profissionais de saúde, reduzindo a prevalência desta infecção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Mata, Luciana Regina Ferreira da, and Anamaria Alves Napoleão. "Intervenções de enfermagem para alta de paciente prostatectomizado: revisão integrativa." Acta Paulista de Enfermagem 23, no. 4 (2010): 574–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002010000400021.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou identificar o conhecimento que se tem produzido sobre intervenções de enfermagem, na literatura científica da enfermagem, com vistas ao preparo do paciente prostatectomizado para alta hospitalar. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura em que foram consultados artigos das bases de dados LILACS, MEDLINE, CINAHL e Biblioteca Cochrane. A amostra da revisão constituiu-se de 25 artigos. A possibilidade de incontinência urinária constitui um dos focos mais frequentes abordados, assim como intervenções relativas à informação dos pacientes, especialmente, sobre cuidados com o cateter Foley. Destaca-se a importância da realização de estudos experimentais e quase experimentais sobre a eficácia da informação para o autocuidado aos pacientes e suas famílias, melhores cuidados de enfermagem na incontinência urinária e disfunção erétil e diagnósticos de enfermagem específicos para orientar planos de cuidados de enfermagem a esses pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Zenatti, Carolina Toniolo, Danila Cassia Reis Santana, Fernanda Neves de Carvalho, Katia Kisielow dos Anjos, Rita Jaqueline Silva, Juliana Maria da Silva, Juliane Cristina Oliveira dos Santos, et al. "ZERO INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO RELACIONADAS A CATETER VESICAL DE DEMORA EM DOIS ANOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA." Brazilian Journal of Infectious Diseases 22 (December 2018): 134–35. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjid.2018.10.256.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Hinrichsen, Sônia Cristina, Melania Maria Ramos Amorim, Alex Sandro Rolland Souza, Aurélio Costa, Maria Gabriela M. L. Hinrichsen, and Sylvia Lemos Hinrichsen. "Perfil dos microrganismos isolados no trato urinário após sondagem vesical em cirurgia ginecológica." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 9, no. 1 (March 2009): 77–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292009000100009.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: determinar os microrganismosfreqüentemente encontrados nas uroculturas apóssondagem vesical e o perfil de sensibilidade aos antibióticos em mulheres submetidas a cirurgia ginecológica eletiva. MÉTODOS: estudo de corte transversal em mulheres submetidas a cirurgia ginecológica com sondagem vesical, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), em Recife, Pernambuco, Brasil, de janeiro a maio de 2007. As uroculturas foram coletadas em dois períodos: até 24h da retirada do cateter e após sete/10 dias. RESULTADOS: amostras de urina foram colhidas em 249 mulheres. Encontrouse 23,6% (n=46) de uroculturas positivas com até 24h da retirada da sonda e 11,1% (n=25) com sete/10 dias após sondagem vesical. Não foi observada diferença significativa em relação aos microrganismos, quando se compararamas duas uroculturas. A Klebsiella spp. foi o principal microrganismo em ambas uroculturas (até 24h=47,8% vs sete/10 dias=44,0%; p=0,76), seguido de Escherichia coli e outros Gram-negativos. Os antibióticos amicacina, cefepima, ciprofloxacina, meropenem e ticarcilina-clavulanato foram os que apresentaram sensibilidade igual ou superior a 75%para os principais microrganismos isolados. CONCLUSÕES: Klebsiella spp. foi o microrganismo mais encontrado nas uroculturas após sondagem vesical em cirurgias ginecológicas e o antibiótico com sensibilidade igual ou maior a 95% com via de administração oral foi a ciprofloxacina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Kluczynik, Caroline Evelin Nascimento, Gabriela Beserra Solano, Martha Priscila Dantas de Lima, and Raïssa Mayer Ramalho Catão. "Infecção do Trato Urinário e Cateterismo Vesical: Aspectos Profiláticos e Laboratoriais." Revista de Enfermagem UFPE on line 3, no. 1 (December 30, 2008): 175. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.255-1507-2-rv.0301200925.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjective: to check the prevalence of microorganisms isolated and described some procedures needed for prevention and diagnosis of urinary tract infections (UTI) when associated with bladder catheterization. Method: this is about a bibliographic study whose sources correspond to articles, books and manuals related to the theme. Results: the most prevalent organisms were Escherichia coli, Klebsiella sp. and Enterobacter sp. Conclusions: given the foregoing, it’s observed that the evaluation of these patients should be continuous, on suspicion of UTI the laboratorial exams should be prescribed and the samples should be collected by competent professional to facilitate and make more precise plan for the treatment of patients with this type of infection. Descriptors: infection; urinary tract; catheter; tests; laboratorial research.RESUMOObjetivos: verificar a prevalência dos microrganismos isolados e descrever alguns procedimentos necessários para prevenção e diagnóstico da infecção do trato urinário (ITU) quando associados ao cateterismo vesical. Métodos: este estudo tem cunho bibliográfico, suas fontes correspondem aos artigos, livros e manuais pertinentes ao tema. Resultados: os microrganismos mais prevalentes foram Escherichia coli, Klebsiella sp. e Enterobacter sp. Conclusão: diante do exposto, observa-se que a avaliação destes pacientes deve ser contínua, em suspeita de ITU os exames laboratoriais devem ser prescritos e as amostras devem ser coletadas por profissional competente, a fim de facilitar e tornar mais precisa o plano de tratamento do paciente com este tipo de infecção. Descritores: infecção; trato urinário; cateter; exames; investigação laboratorial.RESUMENObjetivo: verificar la prevalencia de los microorganismos aislados y describir algunos de los procedimientos necesarios para la prevención y diagnóstico en la infecciones del aparato urinario (IAU) cuando se asocian con el cateterismo vesical. Métodos: El estudio fue de naturaleza bibliográfica, a partir de artículos científicos, libros y manuales pertinentes al tema. Resultados: los organismos más prevalentes fueron Escherichia coli, Klebsiella sp. y Enterobacter sp. Conclusiones: Se observa que la avaluación de esos pacientes debe ser continua en los casos que se sospeche de infecciones urinarias, con prescripción de exámenes de laboratorio, destacándose que las muestras deben ser colectadas por profesionales competentes, para que el plano de tratamiento del paciente sea precisa. Descriptores: infección; aparato urinario; catéter; investigación laboratorial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Floresta, Laura Zabisky, Isabela Zabisky Floresta, and Luís Eduardo Cury Guerra. "RELATO DE CASO: ABORDAGEM DE PIELONEFRITE AGUDA EM PACIENTE IDOSO NO PRONTO SOCORRO." Revista UNINGÁ 57, S1 (February 4, 2021): 090–91. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.57.s1.090-091.

Full text
Abstract:
A pielonefrite é uma infecção do trato urinário superior que envolve os rins, na qual a maioria dos episódios são considerados não complicados em adultos saudáveis. Diferentes fatores de risco estão associados como, diabetes, obstrução do trato urinário, presença de cateter uretral por período prolongado, nefrostomia, anormalidades funcionais ou anatômicas do trato urinário, transplante renal, terapia imunossupressora e gravidez. As manifestações clínicas mais frequentes são febre, calafrios, dor na região de flanco e enjoo. Em pacientes idosos as manifestações clínicas podem ser atípicas. O objetivo é relatar o atendimento de paciente idosa com suspeita de pielonefrite aguda posterior a realização de litotripsia renal. Paciente do sexo feminino, 76 anos, viúva, aposentada, procurou atendimento com queixa de dor lombar, calafrios, febre intermitente, disúria, polaciúria e náuseas há 4 dias. Apresentava dor lombar de forte intensidade e dor leve em abdome inferior, sem fatores de melhora ou piora, de caráter contínuo com irradiação para fossa ilíaca esquerda. História mórbida pregressa de infecção do trato urinário de repetição, nefrolitíase à esquerda, hidronefrose moderada à esquerda e leve à direita. Realizou litotripsia renal a laser aproximadamente há um mês. Ao exame físico se encontrava em estado geral regular, lúcida e orientada. Temperatura axilar: 38° C. PA:100 x 70 mmHg. FC: 85 bpm. SAT O2 96% ar ambiente. FR: 18 irpm. Aparelho respiratório sem anormalidades. ABD: sem dor à palpação superficial ou profunda. Apresentava sinal de Giordano positivo bilateral.A hipótese diagnóstica principal foi pielonefrite aguda. Para confirmação foram solicitados exames laboratoriais. Hemograma: leucócitos: 11.320/ mm3. Hb 10,6 g/dL. Plaquetas: 179 mil/mm3. Urina 1: Leucocitúria. Hematúria. Proteinúria. Nitrito positivo. Urocultura: indicava presença de Klebsiella spp sensível a Imipenem e Meropenem. O diagnóstico diferencial mais provável considerado foi cistite complicada, entretanto, a presença de sinal de Giordano positivo bilateral, febre e rebaixamento no estado geral da paciente são indicativos de pielonefrite aguda. Confirmado o diagnóstico, o tratamento inicial foi efetuado por meio do uso de Cloridrato de Ondansetrona, Butilbrometo de Escopolamina e Dipirona Sódica em caso de dor abdominal ou febre.Ao receber os resultados da urocultura foi iniciado o tratamento com Imipenem. A paciente evoluiu sem complicações, se manteve estável e recebeu alta após 7 dias com recomendação de acompanhamento por serviço de nefrologia. Conclui-se, desse modo, que o diagnóstico foi correto e o tratamento foi efetivo sendo baseado na urocultura indicativa de sensibilidade da Klebsiella spp.ao Imipenem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Oliveira, Raphael Monteiro de, Luiza Francymara de Paula Miñan, Rafael Pires Silva, and Bruna Maiara Ferreira Barreto Pires. "Perfil do acadêmico de Enfermagem e o seu conhecimento sobre infecção do trato urinário: estudo descritivo." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 27, 2021): e56210313784. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13784.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever o perfil do acadêmico de enfermagem de uma instituição privada e destacar qual o conhecimento do mesmo sobre Cateter Vesical de Demora. Metodologia: estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizado no período do segundo semestre de 2017 que visou à coleta de dados, de acadêmicos de enfermagem de todos os períodos do turno noturno através de um questionário estruturado e fechado. A pesquisa foi realizada em instituição de ensino superior de nível privada em Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Resultados: O perfil do acadêmico de enfermagem que ingressa em uma universidade privada, trata-se de um público de adultos jovens que já estão inseridos no mercado de trabalho e buscam a universidade, motivados pela ascensão da carreira, bem como melhoria de salários. O conhecimento dos acadêmicos torna-se homogêneo quando comparado no geral, mas quando separado dos profissionais de saúde, estes possuem um número de acertos maior, sugerindo que a atividade profissional pode ser um facilitador para assimilação do conteúdo. Conclusão: Conclui-se que o perfil sociodemográfico dos alunos de enfermagem não interfere no processo de aprendizagem e assimilação do conteúdo. Diante desses resultados, sugere outras pesquisas relacionadas aos dificultadores do processo de aprendizagem e o conhecimento do aluno sobre Infecção do Trato Urinário, bem como uma comparação do perfil acadêmico e o conhecimento do mesmo a cerca do tema em universidades públicas como comparativo e objetivo de melhoria na qualidade de educação e formação dos profissionais de enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Fernandes, Márcia Vanusa Lima, Rúbia Aparecida Lacerda, and Nédia Maria Hallage. "Construção e validação de indicadores de avaliação de práticas de controle e prevenção de infecção do trato urinário associada a cateter." Acta Paulista de Enfermagem 19, no. 2 (June 2006): 174–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002006000200009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: contribuir com uma nova modalidade de avaliação de qualidade de práticas de controle de infecção hospitalar do trato urinário associada a cateterismo. MÉTODOS: estudo de desenvolvimento metodológico, consistindo de elaboração cientificamente fundamentada e validade de conteúdo de três indicadores de avaliação. A validade de conteúdo foi realizada por especialistas e referiu-se ao julgamento dos indicadores em quatro etapas: manual operacional; atributos de conjunto; atributos de componentes; relevância dos seus componentes. RESULTADOS: dois indicadores foram validados ao obterem consenso favorável mínimo e ajustados conforme as sugestões apresentadas. O terceiro, mesmo sendo julgado relevante, não obteve consenso mínimo em duas etapas e não foi validado. CONCLUSÃO: o método de validação utilizado mostrou-se eficaz, permitindo concluir que a importância de uma dada prática não é condição suficiente para sua avaliação, se sua construção não for validada, a fim de ser aplicada de maneira objetiva e inequívoca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Mouro, Gisele Fernanda, Antonio Ferriani Branco, David Lee Harmon, Luiz Paulo Rigolon, and Sabrina Mancantonio Coneglian. "Fontes de carboidratos e porcentagem de volumosos em dietas para ovinos: balanço de nitrogênio, digestibilidade e fluxo portal de nutrientes." Revista Brasileira de Zootecnia 36, no. 2 (April 2007): 489–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982007000200028.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a influência de duas fontes de carboidrato (casca de soja e milho em grão) e de dois níveis (40 e 70%) de volumoso nas dietas sobre a digestibilidade dos nutrientes, o balanço de nitrogênio e o fluxo portal de nutrientes em ovinos. Foram utilizados quatro ovinos Corriedale (45 kg PV) com três cateteres implantados (veia e artéria mesentérica e veia porta), distribuídos em delineamento quadrado latino. A digestibilidade dos nutrientes foi obtida utilizando-se a técnica de coleta total de fezes e urina e o fluxo portal de nutrientes pelo princípio de Fick. A digestibilidade da MS das dietas contendo milho (66,7%) foi maior que daquelas contendo casca de soja (60,9%). A ingestão (789,7 g/dia), a digestão (444,2 g/dia) e a digestibilidade (56,2%) da FDN foram maiores para as dietas contendo casca de soja como fonte de carboidrato. As dietas contendo milho proporcionaram maior ingestão e digestão do EE. Houve efeito da interação fonte de carboidrato <FONT FACE=Symbol>´</FONT> proporção de volumoso sobre a ingestão e a digestão dos CNF. Os valores de ingestão e digestão nas dietas com milho foram maiores na menor proporção de volumoso, mas, naquelas com casca de soja, não foram influenciados pelas proporções de volumoso estudadas. O teor de NDT foi maior para as dietas contendo milho. Dietas com 40% de volumoso resultaram em menores perdas fecais e urinárias e em maiores digestibilidade e retenção de nitrogênio. As concentrações portal e arterial de glicose foram maiores para dietas contendo milho e para aquelas contendo 40% de volumoso. As concentrações portal de amônia e uréia, assim como a diferença venosa-arterial e o fluxo portal de amônia, foram menores para dietas com 40% de volumoso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Brandt, Frederico Teixeira, Leonor Viana Nóbrega, Carla Daisy Costa Albuquerque, Felipe Rinald Barbosa Lorenzato, Glaucia Fonseca de Almeida, Darla Siqueira Tenório Lima, and Mariana Vila Nova de Oliveira. "Aferição simultânea da pressão abdominal na avaliação ultra-sonográfica de mulheres com incontinência urinária de esforço." Radiologia Brasileira 39, no. 2 (April 2006): 91–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842006000200004.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Determinar a influência da aferição da pressão intra-abdominal na avaliação ultra-sonográfica da junção uretrovesical (JUV) e da uretra proximal (UP) em pacientes com incontinência urinária de esforço (IUE). MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo prospectivo de corte transversal realizado na Unidade de Pesquisa em Incontinência Urinária da Universidade Federal de Pernambuco, de janeiro de 2002 a janeiro de 2005. Trinta e seis pacientes com queixas de IUE foram submetidas a ultra-sonografia perineal para avaliação da JUV e da UP com a bexiga praticamente vazia (< 50 ml), com aferição simultânea de pressão intra-abdominal. Para as avaliações, foi utilizado aparelho de ultra-som com transdutor vaginal de 7 MHz e seletor eletrônico de mensuração de imagem real, equipado com computador e câmera fotográfica de resolução instantânea. Para a medida da pressão intra-abdominal, foi utilizado aparelho de urodinâmica com cateter de 10 fr retal acoplado a um balão de sensor para medida da pressão intra-abdominal. RESULTADOS: As pacientes tinham idade entre 25 e 69 anos (média de 46,4 ± 10,2 anos). À manobra de Valsalva, a pressão intra-abdominal variou entre 7 cmH2O e 193 cmH2O (média de 99,3 ± 51,8 cmH2O; mediana de 99,5 cmH2O). Oito das 31 (25,8%) pacientes com hipermobilidade da JUV apresentaram pressão intra-abdominal inferior a 60 cmH2O. Não foi detectada relação estatisticamente significante entre a variação de pressão intra-abdominal e os parâmetros ultra-sonográficos em questão. CONCLUSÃO: Há um índice específico de pressão de deslocamento uretral para cada mulher com IUE. Porém, não há associação significativa entre o aumento de pressão intra-abdominal e aumento de mobilidade da JUV e UP em mulheres com quadro clínico de IUE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Perugini, Marcia Regina Eches, Vanessa Hitomi Sugahara, Juliana Buck Dias, Gerusa Luciana Gomes Magalhães, Marsileni Pelisson, Floristher Elaine Carrara-Marroni, Sueli Fumie Yamada-Ogatta, et al. "Enterococcus spp. resistentes à vancomicina: características clínicas e fatores de risco." Semina: Ciências Biológicas e da Saúde 36, no. 1Supl (March 9, 2015): 291. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1suplp291.

Full text
Abstract:
Enterococcus spp. resistentes à vancomicina (ERV) têm emergido como um patógeno multirresistente relevante e de etiologia potencialmente letal nas infecções associadas à assistência em saúde ao redor do mundo. Este estudo pretende mostrar epidemiologia e características clínicas de pacientes com ERV em um hospital do sul do Brasil. Um estudo retrospectivo foi conduzido no período de janeiro de 2005 a novembro de 2007 no Hospital Universitário de Londrina. Todos os pacientes com cultura clínica com ERV foram identificados e seu prontuário médico revisado. A presença de colonização foi avaliada através de culturas de swab retal e a identificação das amostras clínicas foi realizada pelo método automatizado MicroScan®. A média de idade dos pacientes foi de 54 anos. Trato urinário (68,0%) e corrente sanguínea (23,8%) foram os sítios mais frequentes, e a UTI apresentou-se como setor de maior ocorrência (49,2%) das culturas positivas. E. faecium foi a espécie predominante, em 82,8% dos casos. Os fatores de risco observados foram a duração da internação (média de 58,2 dias), uso de antimicrobianos prévios e realização de procedimento invasivos, como o uso de cateter venoso central, sonda vesical e ventilação mecânica. Medidas de controle e culturas de vigilância são imprescindíveis no controle da disseminação do ERV. Os resultados obtidos no presente trabalho contribuem para uma melhor compreensão da dinâmica epidemiológica das infecções e da disseminação do ERV no Hospital Universitário de Londrina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Cardoso, Simone Aparecida Caetano, and Luiz Faustino dos Santos Maia. "Cateterismo vesical de demora na UTI adulto: o papel do enfermeiro na prevenção de infecção do trato urinário." Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 4, no. 12 (December 15, 2014): 5. http://dx.doi.org/10.24276/2358-3088.2014.4.12.5-14.

Full text
Abstract:
As infecções em Unidade de Terapia Intensiva estão associadas à gravidade clinica dos pacientes. O objetivo deste trabalho foi descrever o papel do enfermeiro na prevenção de infecção do trato unário relacionado ao cateterismo vesical de demora na UTI adulto. Trata-se de um de revisão integrativa bibliográfica, onde foram usadas as bases de dados de Enfermagem da Biblioteca Virtual em Saúde. A importância de estudos para prevenção destas infecções relacionadas ao cateter vesical de demora, o que fundamentalmente é responsabilidade do enfermeiro no desenvolvimento do seu exercício profissional. Ao descrever as intervenções de enfermagem associada à prevenção de infecção do cateterismo vesical na UTI adulto, os resultados relatam que as intervenções necessitam ser realizadas de maneira correta para minimizar o índice de infecções na unidade de terapia intensiva, tendo como sugestão a utilização dos protocolos baseados nas pesquisas cientificas.Descritores: Enfermagem, Prevenção, Infecção no Trato Urinário. Catheterization delay of bladder in adult ICU: nurses 'role in infection prevention of urinary tractAbstract: Infections in the Intensive Care Unit are associated with clinical severity. The objective of this study was to describe the role of nurses in preventing infection of the unary tract related to bladder catheterization delay in the adult ICU. This is a bibliographic integrative review, where the bases were used Virtual Library of Nursing in Health data. The importance of studies for the prevention of these infections related to indwelling catheters, which is fundamentally the nurses responsibility in the development of their care. Describing the nursing interventions associated with prevention of infection of the bladder catheterization in adult ICU, the results reported that the interventions must be performed correctly to minimize the rate of infections in the intensive care unit, with the suggestion the use of protocols based in scientific research.Descriptors: Nursing, Prevention, Infection in the Urinary Tract. Cateterización retraso de vejiga en UCI adulto: papel del enfermero en prevención de infecciones de las vías urinariasResumen: Las infecciones en la unidad de cuidados intensivos se asocian con la gravedad clínica. El objetivo de este estudio fue describir el papel de las enfermeras en la prevención de la infección del tracto unario relacionados con la vejiga retraso cateterismo en la UCI de adultos. Se tratar de una revisión integradora bibliográfica, donde se utilizaron las bases de la Biblioteca Virtual de Enfermería en Datos de Salud. La importancia de los estudios para la prevención de estas infecciones relacionadas con catéteres permanentes, que es fundamentalmente la responsabilidad personal de enfermería en el desarrollo de su cuidado. Al describir las intervenciones de enfermería relacionados con la prevención de la infección de la sonda vesical en la UCI de adultos, los resultados indicaron que las intervenciones deben realizarse correctamente para minimizar la tasa de infecciones en la unidad de cuidados intensivos, con la sugerencia de la utilización de protocolos basados en la investigación científica.Descriptores: Enfermería, Prevención, Infecciones en el Tracto Urinario.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cardoso, Simone Aparecida Caetano, and Luiz Faustino dos Santos Maia. "Cateterismo vesical de demora na UTI adulto: o papel do enfermeiro na prevenção de infecção do trato urinário." Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 4, no. 12 (December 11, 2014): 5. http://dx.doi.org/10.24276/2358-3088.d2014.4.12.5-14.

Full text
Abstract:
As infecções em Unidade de Terapia Intensiva estão associadas à gravidade clinica dos pacientes. O objetivo deste trabalho foi descrever o papel do enfermeiro na prevenção de infecção do trato unário relacionado ao cateterismo vesical de demora na UTI adulto. Trata-se de um de revisão integrativa bibliográfica, onde foram usadas as bases de dados de Enfermagem da Biblioteca Virtual em Saúde. A importância de estudos para prevenção destas infecções relacionadas ao cateter vesical de demora, o que fundamentalmente é responsabilidade do enfermeiro no desenvolvimento do seu exercício profissional. Ao descrever as intervenções de enfermagem associada à prevenção de infecção do cateterismo vesical na UTI adulto, os resultados relatam que as intervenções necessitam ser realizadas de maneira correta para minimizar o índice de infecções na unidade de terapia intensiva, tendo como sugestão a utilização dos protocolos baseados nas pesquisas cientificas.Descritores: Enfermagem, Prevenção, Infecção no Trato Urinário. Catheterization delay of bladder in adult ICU: nurses 'role in infection prevention of urinary tractAbstract: Infections in the Intensive Care Unit are associated with clinical severity. The objective of this study was to describe the role of nurses in preventing infection of the unary tract related to bladder catheterization delay in the adult ICU. This is a bibliographic integrative review, where the bases were used Virtual Library of Nursing in Health data. The importance of studies for the prevention of these infections related to indwelling catheters, which is fundamentally the nurses responsibility in the development of their care. Describing the nursing interventions associated with prevention of infection of the bladder catheterization in adult ICU, the results reported that the interventions must be performed correctly to minimize the rate of infections in the intensive care unit, with the suggestion the use of protocols based in scientific research.Descriptors: Nursing, Prevention, Infection in the Urinary Tract. Cateterización retraso de vejiga en UCI adulto: papel del enfermero en prevención de infecciones de las vías urinariasResumen: Las infecciones en la unidad de cuidados intensivos se asocian con la gravedad clínica. El objetivo de este estudio fue describir el papel de las enfermeras en la prevención de la infección del tracto unario relacionados con la vejiga retraso cateterismo en la UCI de adultos. Se tratar de una revisión integradora bibliográfica, donde se utilizaron las bases de la Biblioteca Virtual de Enfermería en Datos de Salud. La importancia de los estudios para la prevención de estas infecciones relacionadas con catéteres permanentes, que es fundamentalmente la responsabilidad personal de enfermería en el desarrollo de su cuidado. Al describir las intervenciones de enfermería relacionados con la prevención de la infección de la sonda vesical en la UCI de adultos, los resultados indicaron que las intervenciones deben realizarse correctamente para minimizar la tasa de infecciones en la unidad de cuidados intensivos, con la sugerencia de la utilización de protocolos basados en la investigación científica.Descriptores: Enfermería, Prevención, Infecciones en el Tracto Urinario.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Cardoso, Simone Aparecida Caetano, and Luiz Faustino dos Santos Maia. "Cateterismo vesical de demora na UTI adulto: o papel do enfermeiro na prevenção de infecção do trato urinário." Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 4, no. 12 (December 10, 2014): 5. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2358-3088.2014.4.12.5-14.

Full text
Abstract:
As infecções em Unidade de Terapia Intensiva estão associadas à gravidade clinica dos pacientes. O objetivo deste trabalho foi descrever o papel do enfermeiro na prevenção de infecção do trato unário relacionado ao cateterismo vesical de demora na UTI adulto. Trata-se de um de revisão integrativa bibliográfica, onde foram usadas as bases de dados de Enfermagem da Biblioteca Virtual em Saúde. A importância de estudos para prevenção destas infecções relacionadas ao cateter vesical de demora, o que fundamentalmente é responsabilidade do enfermeiro no desenvolvimento do seu exercício profissional. Ao descrever as intervenções de enfermagem associada à prevenção de infecção do cateterismo vesical na UTI adulto, os resultados relatam que as intervenções necessitam ser realizadas de maneira correta para minimizar o índice de infecções na unidade de terapia intensiva, tendo como sugestão a utilização dos protocolos baseados nas pesquisas cientificas.Descritores: Enfermagem, Prevenção, Infecção no Trato Urinário. Catheterization delay of bladder in adult ICU: nurses 'role in infection prevention of urinary tractAbstract: Infections in the Intensive Care Unit are associated with clinical severity. The objective of this study was to describe the role of nurses in preventing infection of the unary tract related to bladder catheterization delay in the adult ICU. This is a bibliographic integrative review, where the bases were used Virtual Library of Nursing in Health data. The importance of studies for the prevention of these infections related to indwelling catheters, which is fundamentally the nurses responsibility in the development of their care. Describing the nursing interventions associated with prevention of infection of the bladder catheterization in adult ICU, the results reported that the interventions must be performed correctly to minimize the rate of infections in the intensive care unit, with the suggestion the use of protocols based in scientific research.Descriptors: Nursing, Prevention, Infection in the Urinary Tract. Cateterización retraso de vejiga en UCI adulto: papel del enfermero en prevención de infecciones de las vías urinariasResumen: Las infecciones en la unidad de cuidados intensivos se asocian con la gravedad clínica. El objetivo de este estudio fue describir el papel de las enfermeras en la prevención de la infección del tracto unario relacionados con la vejiga retraso cateterismo en la UCI de adultos. Se tratar de una revisión integradora bibliográfica, donde se utilizaron las bases de la Biblioteca Virtual de Enfermería en Datos de Salud. La importancia de los estudios para la prevención de estas infecciones relacionadas con catéteres permanentes, que es fundamentalmente la responsabilidad personal de enfermería en el desarrollo de su cuidado. Al describir las intervenciones de enfermería relacionados con la prevención de la infección de la sonda vesical en la UCI de adultos, los resultados indicaron que las intervenciones deben realizarse correctamente para minimizar la tasa de infecciones en la unidad de cuidados intensivos, con la sugerencia de la utilización de protocolos basados en la investigación científica.Descriptores: Enfermería, Prevención, Infecciones en el Tracto Urinario.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Nogueira, Higina Kelly Lemos, Ângela Cristina Fagundes Góes, Daniela Fagundes de Oliveira, Naiane Andrade de Simõs, Marianna Saba Fernandes, and Marília Saba Fernandes. "Conhecimento de profissionais intensivistas sobre o bundle para a prevenção de infecção do trato urinário associada ao uso de sondas." Revista de Enfermagem UFPE on line 11, no. 12 (December 4, 2017): 4817. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v11i12a15209p4817-4825-2017.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: verificar o conhecimento do bundle de infecção do trato urinário associado ao uso de sondas por profissionais de unidade de terapia intensiva. Método: estudo quantitativo, tipo transversal, com 82 profissionais de um hospital público. Realizou-se análise descritiva, utilizando frequências absolutas e relativas, apresentadas em tabela. Resultado: evidenciou nível satisfatório de conhecimento quanto aos cuidados na inserção do cateter e à necessidade de revisão diária do uso deste dispositivo, entretanto, quanto às práticas que compõem o bundle, no quesito de indicações ao uso da SVF e cuidados na sua manutenção, encontrou-se fragilidade de conhecimento. Conclusão: medidas de prevenção e controle de infecções causadas pelo uso de SVF devem ser adotadas pelos profissionais envolvidos no cuidado, baseado nos conhecimentos teóricos e técnicos e na experiência prática, a fim de qualificar a assistência e minimizar o risco de iatrogenias. Descritores: Segurança do paciente; Unidade de Terapia Intensiva; Conhecimento; Infecção.ABSTRACTObjective: to verify the knowledge of the bundle of urinary tract infection associated with the use of probes by intensive care unit professionals. Method: quantitative cross-sectional study with 82 professionals from a public hospital. A descriptive analysis was performed, using absolute and relative frequencies, presented in the table. Results: it showed a satisfactory level of knowledge regarding catheter insertion care and the need for a daily review of the use of this device. However, regarding the practices that make up the bundle, in terms of indications for FVP use and care in its maintenance, fragility of knowledge. Conclusion: prevention and control measures of infections caused by the use of FVP should be adopted by professionals involved in care, based on theoretical and technical knowledge and practical experience, in order to qualify care and minimize the risk of iatrogenies. Descriptors: Patient Safety; Intensive Care Units; Knowledge; Infection.RESUMENObjetivo: verificar el conocimiento del bundle de infección del tracto urinario asociado al uso de sondas por profesionales de unidad de terapia intensiva. Método: estudio cuantitativo, tipo transversal, con 82 profesionales de un hospital público. Se realizó un análisis descriptivo, utilizando frecuencias absolutas y relativas, presentadas en tabla. Resultados: evidenció un nivel satisfactorio de conocimiento en cuanto a los cuidados en la inserción del catéter y la necesidad de revisión diaria del uso de este dispositivo, sin embargo, en cuanto a las prácticas que componen el bundle, en lo que se refiere a indicaciones al uso de la SVF y cuidados en su mantenimiento, se encontró fragilidad de conocimiento. Conclusión: medidas de prevención y control de infecciones causadas por el uso de SVF deben ser adoptadas por los profesionales involucrados en el cuidado, basado en el conocimientos teóricos y técnicos y en la experiencia práctica, a fin de calificar la asistencia y minimizar el riesgo de iatrogenias. Descriptores: Seguridad del Paciente; Unidades de Cuidados Intensivos; Conocimiento; Infección.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Carvalho Júnior, Arlindo Monteiro de, Fabrício Borges Carretette, Valter Muller, and Fernando Pires Vaz. "Estudo comparativo entre sling pubovaginal de parede vaginal e sling de fáscia do reto abdominal no tratamento da incontinência urinária de esforço." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 28, no. 3 (June 2001): 203–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912001000300009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: A cirurgia de sling pubovaginal é utilizada no tratamento da incontinência urinária de esforço (IUE) do tipo III e como resgate na falha de procedimentos anteriores. Tem índice de sucesso variando de 73 a 89%. Podem ser utilizados diversos materiais autólogos e sintéticos com semelhantes resultados. Nosso objetivo foi comparar o sling de parede vaginal com o de fáscia do reto abdominal quanto à eficácia e às complicações. MÉTODO: Foram estudadas 27 pacientes no período de 04/98 a 09/00, divididas em dois grupos: grupo I com nove pacientes submetidas a sling de parede vaginal; grupo II com 18 pacientes submetidas a sling de fáscia do reto abdominal. Todas foram submetidas a um estudo urodinâmico completo, classificadas quanto ao tipo de IUE, e seguidas no ambulatório de urologia. RESULTADOS: grupo I com média de idade de 51,4 anos, tempo de seguimento médio de 14,3 meses. Pressão de Perda aos Esforços (PPE) variando de 50 a 100cmH2O com média de 81,1cmH2O. Houve 66% de complicações. Taxa de sucesso de 88,8% e índice de satisfação 85 pontos. Grupo II com média de idade de 54,2 anos, seguimento médio de 19,3 meses. PPE variando de 45 a 92cmH2O, média de 65,5cmH2O. Houve 72% de complicações e sucesso de 88,8%. Índice de satisfação de 74 pontos. CONCLUSÕES: Os dados encontrados estão de acordo com a literatura, sendo os dois grupos comparáveis quanto à eficácia em período curto de seguimento. O grupo II apresentou maior número de complicações, assim como maior tempo de cateter vesical e menor índice de satisfação geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Torres, Gilson de Vasconcelos, Patrícia De Cássia Bezerra Fonseca, and Isabelle Katherinne Fernandes Costa. "Catheterization urinary as a risk factor for urinary tract infection: nursing team knowledge of intensive care unit." Revista de Enfermagem UFPE on line 4, no. 2 (March 29, 2010): 453. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.593-7047-1-le.0402201001.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjective: to identify the degree of knowledge related to Urinary catheter (UC) by the nursing team in the Intensive Care Unit of a university hospital in Natal/RN. Method: this is a descriptive, quantitative and non-participant observational study, approved by the Ethics Committee of the Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Brazil (protocol number 278/09). Sample of 42 professional’s team whose data were collected through a structured questionnaire. The results were tabulated in Excel and analyzed using SPSS version 15.0. Results: the prevalence of staff members on institutional third party (64,3%), female (69,0%), aged 21 to 35 years (59,5%) and average level of education (88.1%). As to knowledge, the nurses had levels of good to excellent and the nursing staff, to regulate the poor. The nurses made a mistake when choosing SVD (40,0%) and washing hands (30,0%) and technicians on hand washing (74,4%) and the contents of the tray (34,7%). Conclusion: it is for health professionals manage the use of bladder catheters delay, especially in intensive care patients, minimizing the risk of emergence of secondary infections, possible to avoid. Descriptors: cross infection; urinary catheterization; nursing team; risk factors; intensive care units; nursing; catheterization.RESUMOObjetivo: identificar o grau de conhecimentos relacionados à sondagem vesical de demora (SVD) executado pela equipe de enfermagem, na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário em Natal/RN. Método: estudo descritivo, quantitativo e observacional não participante aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil (número de protocolo 278/09). A amostra foi de 42 profissionais com coleta de dados por meio de questionário. Os resultados foram tabulados no Excel e analisados pelo programa estatístico SPSS 15.0. Resultados: encontrou-se predominância de funcionários com vínculo institucional terceirizado (64,3%), sexo feminino (69,0%), faixa etária de 21 a 35 anos (59,5%) e nível médio de escolaridade (88,1%). Quanto aos conhecimentos, os enfermeiros apresentaram nível de bom a ótimo e os técnicos de enfermagem, de regular a ruim. Os enfermeiros tiveram mais respostas inadequadas na escolha da SVD (40,0%) e na lavagem das mãos (30,0%) e os técnicos, na lavagem das mãos (74,4%) e no conteúdo da bandeja (34,7%). Conclusão: cabe aos profissionais de saúde administrar o uso de cateteres vesicais de demora, especialmente em pacientes de terapia intensiva, minimizando os riscos do surgimento de infecções secundárias, possíveis de serem evitadas. Descritores: infecção hospitalar; cateterismo urinário; equipe de enfermagem; fatores de risco; unidade de terapia intensiva; enfermagem; cateterismo.RESUMENObjetivo: identificar el grado de conocimiento relacionadas con el sondaje vesical (SD) realizadas por el grupo de enfermería en la Unidad de Cuidados Intensivos de un hospital universitario en Natal/RN. Método: estudio descriptivo, cuantitativo y no participante de observación aprobados por el Comité de Ética de la Universidad Federal del Rio Grande do Norte, Natal, Brasil (número de protocolo 278/09). Una muestra de 42 profesionales con los datos colectados a través de un cuestionario estructurado. Los resultados fueron tabulados en Excel y analizados utilizando SPSS versión 15.0. Resultados: la prevalencia de los miembros del personal en terceros institucionales (64,3%), mujeres (69,0%), de 21 años a 35 años (59,5%) y el nivel promedio de educación (88,1 %). En cuanto a los conocimientos, las enfermeras tenían niveles de bueno a excelente y el personal de enfermería, para regular a los pobres. Las enfermeras cometido un error al elegir el catéter urinario (40,0%) y el lavado de manos (30,0%) y técnicos sobre el lavado de manos (74,4%) y el contenido de la bandeja (34,7). Conclusión: es para los profesionales de la salud gestionar el uso de sondas vesicales demora, especialmente en pacientes de cuidados intensivos, lo que minimiza el riesgo de aparición de infecciones secundarias, es posible evitar. Descriptores: infección hospitalaria; cateterismo urinario; grupo de enfermería; factores de riesgo; unidade de terapia intensiva; enfermería; cateterismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

FRANÇA, Fabrício Rota, Thaíse Lucimara HAUCH, Carmem Costa MARTINS, Elena Carla Batista MENDES, and Dora Inés KOZUSNY-ANDREANI. "INCIDÊNCIA DE INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE." REVISTA FUNEC CIENTÍFICA - MULTIDISCIPLINAR - ISSN 2318-5287 9, no. 11 (June 25, 2020): 1–12. http://dx.doi.org/10.24980/rfcm.v9i11.4034.

Full text
Abstract:
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em Unidade de Terapia Intensiva estão relacionadas ao estado clínico dos pacientes, procedimentos invasivos, tempo de internação prolongado e colonização por microrganismos resistentes. O estudo objetiva identificar a incidência de infecção relacionada à assistência à saúde em uma Unidade de Terapia Intensiva, distribuição por microrganismo e respectivas sensibilidades antimicrobianas. Trata-se de um estudo retrospectivo, documental de abordagem quantitativa. Foi realizado levantamento dos índices de infecção hospitalar em pacientes da Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de médio porte, registrados em fichas de notificação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), no período de abril a dezembro de 2016. Foram analisadas 120 culturas de pacientes internados no período de março a dezembro de 2016, sendo 61 (50,83%) do sexo masculino e 59 (49,17%) do sexo feminino. Foram identificados vários microrganismos em diferentes culturas, a serem: E.coli, Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus coag Neg, Acinetobacter baumannii e Pseudomonas aeruginosa. A maioria dos microrganismos é sensível a amicacina, ampicillin/sulba, ceftazidima, ceftriaxona, imipenem, piperacillin e sulfazotrim. A incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica foi de 22,11% e de infecção urinária associada a cateter vesical de demora correspondeu a 6,34%. Os microrganismos identificados são comuns na maioria das Unidades de Terapia Intensiva e a incidência de infecção mostrou-se baixa em relação aos índices estipulados pelo Ministério da Saúde. Os resultados podem contribuir com a instituição hospitalar pesquisada para intensificar a educação continuada sobre higienização das mãos e a prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde. INFECTION INCIDENCE RELATED TO HEALTH ASSISTANCE AT AN INTENSIVE CARE UNIT IN A MEDIUM-SIZE HOSPITAL ABSTRACT Infections Related to Health Assistance (IRHA) at Intensive Care Units are related to the clinical status of the patients, invasive procedures, long period of hospitalization and resistant microorganism colonization. This study aims to identify the incidence of infections related to health assistance at an Intensive Care Unit, distribution by microorganism and respective antimicrobial sensitiveness. It is a retrospective document of quantitative approach. It was conducted a survey of hospital infection rates from patients at Intensive Care Unit in a medium-size hospital, they were recorded in notification forms of Hospital Infection Control Service (HICS), from April to December 2016. From March to December 2016, 120 cultures of hospitalized patients were analyzed, they were 61 (50,83%) male gender and 59 (49,17%) female gender. Several microorganisms were identified in different cultures, being them: E.coli, Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus coag Neg, Acinetobacter baumannii and Pseudomonas aeruginosa. Most of the microorganisms is amikacin sensitive, ampicillin/sulba, ceftazidime, ceftriaxone, imipenem, piperacillin and sulfazotrim. The pneumonia incidence associated to mechanical ventilation was 22,11% and urinary infection associated to permanent vesical catheter was 6,34%. The microorganisms identified are common in most of Intensive Care Units and the incidence of infections was low regarding to the rates specified by Health Ministry. The results may contribute with the present hospital institution in order to intensify continuing education about hands sanitizing and infection prevention related to health assistance. keywords: Hospital infection. Intensive Care Unit. Microorganisms.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Napoleão, Anamaria Alves, Luciana Regina Ferreira da Mata, Márcia Chaves Vianna, and Raquel Lamanna Rodrigues. "Applicability of nursing interventions classification (NIC) in the prepare of prostatectomized patients for discharge." Revista de Enfermagem UFPE on line 4, no. 1 (December 29, 2009): 316. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.603-5701-1-le.0401201040.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjective: to identify the applicability of NIC in the elaboration of care plans to the discharge of prostatectomized patients. Methods: A bibliographic research was conducted in MEDLINE, Cochrane Library and LILACS to identify specific nursing actions. From 17 eligible articles, 15 were fully analyzed. The identified actions were compared by cross-mapping with 34 NIC interventions selected. Results: the articles addressed actions such as provision of oral information and/or written information to patients and their families about the care of urinary catheter, signs/symptoms indicative of expected results and complications, pelvic muscle exercises and others. Twenty-four NIC interventions were correspondents with interventions identified in the articles. Conclusion: NIC may be used in elaboration of care plans for the discharge of prostatectomized patients, however, it has no specific interventions to this situation. As it presents interventions and activities applicable or not, it is necessary to know its taxonomic structure and in any case, the specific needs of patients for making appropriate choices to the care plan, what is positive since it encourages the systematic assistance with the use of an standardized language and individualized approach that considers the specific needs of patients. Descriptors: nursing; prostatectomy; patient discharge. RESUMO Objetivo: identificar a aplicabilidade da NIC na elaboração de planos de cuidados para alta de pacientes prostatectomizados. Métodos: realizou-se levantamento bibliográfico na MedLine, Biblioteca Cochrane e LILACS para identificação das ações específicas de enfermagem. De 17 artigos elegíveis, 15 foram analisados na íntegra. As ações levantadas foram comparadas através de cross-mapping com 34 intervenções da NIC selecionadas. Resultados: as ações dos artigos abordavam provimento de informações verbais e/ou escritas aos pacientes e familiares sobre cuidados com o cateter urinário, sinais/sintomas esperados e indicativos de complicação, exercícios da musculatura pélvica, entre outros. Vinte e quatro intervenções da NIC possuíam correspondência com intervenções levantadas nos artigos. Conclusão: a NIC pode ser aplicável na elaboração de planos de cuidado para alta desses pacientes, no entanto, não apresenta intervenções específicas a esta situação. Uma vez que apresenta intervenções e atividades aplicáveis ou não, faz-se necessário conhecer sua estrutura taxonômica e, obrigatoriamente, as necessidades específicas dos pacientes para que sejam feitas escolhas adequadas ao plano de cuidados, o que é positivo na medida em que favorece a sistematização da assistência com uso de uma linguagem padronizada, além de uma abordagem individualizada e que considera necessidades específicas dos pacientes. Descritores: enfermagem, prostatectomia, alta do paciente. RESUMEN Objetivo: identificar la aplicabilidad de la NIC en la preparación de planes de cuidado para alta del paciente prostatectomizado. Métodos: se realizó una encuesta en MEDLINE, Cochrane Library y LILACS para identificar las acciones de enfermería. De los 17 artículos elegibles, 15 fueron analizados en su totalidad. Las acciones fueron comparadas por cross-maping con 34 intervenciones NIC. Resultados: las acciones de los artículos que dirigió el suministro de información oral y/o información escrita a los pacientes y sus familias sobre el cuidado del catéter urinario, signos o síntomas indicativos de los resultados esperados y la complicación de los ejercicios musculares del suelo pélvico, entre otros. Veinticuatro intervenciones NIC tenía correspondencia con las intervenciones planteadas en los artículos. Conclusión: La NIC puede utilizarse en la preparación de planes de cuidado para estos pacientes, sin embargo, no tiene intervenciones específicas para esta situación. Una vez introducidas las intervenciones y actividades de aplicación o no, es necesario conocer su estructura taxonómica y en cualquier caso las necesidades específicas de los pacientes para tomar decisiones adecuadas para el plane de cuidado, lo cual es positivo, ya que alienta a la sistemática ayuda con una lenguaje estandarizado, enfoque individualizado y que considera las necesidades específicas de los pacientes. Descriptores: enfermería; prostatectomía; alta del paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Freitas, Giselle Lima de, Fabiana Faleiros, and Kênia Lara Silva. "Vivência das famílias e o custo no cuidado de crianças e adolescentes com mielomeningocele." Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro 9 (December 20, 2019). http://dx.doi.org/10.19175/recom.v9i0.3282.

Full text
Abstract:
Objetivo: Compreender as vivências das famílias e o custo ao cuidado de crianças e adolescentes com mielomeningocele. Método: Pesquisa exploratória realizada com 16 famílias de crianças e adolescentes com mielomeningocele usuários de um Hospital de Reabilitação de Belo Horizonte/MG. Para a coleta de dados, utilizaram-se a entrevista e a observação, durante as três visitas domiciliares, realizadas em cada família participante. Resultados: A renda familiar média foi de dois salários mínimos. O baixo nível socioeconômico foi agravado pelas dificuldades à aquisição gratuita de materiais para a realização dos cuidados. Os custos diretos com os cuidados relacionaram-se à compra de medicamentos, fraldas, cateteres urinários e gastos com transporte, sendo menores para as famílias de adolescentes independentes. Conclusão: Os pais de crianças em condições crônicas vivenciam barreiras econômicas e sociais relacionadas ao custo do cuidado em domicílio e necessitam de suporte com serviços de atenção primária e de reabilitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Sakai, Andressa Midori, Jaqueline Meira Uelse dos Santos, Giovana Ciquinato, Maria Fernanda Razaboni Del Conti, Renata Aparecida Belei, and Gilselena Kerbauy. "Infecção do trato urinário associada ao cateter: fatores associados e mortalidade." Enfermagem em Foco 11, no. 2 (July 23, 2020). http://dx.doi.org/10.21675/2357-707x.2020.v11.n3.2927.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar os fatores associados ao desenvolvimento de Infecção do Trato Urinária Associada ao Cateter (ITU-AC) e mortalidade entre pacientes com cateter urinário. Metodologia: Estudo de coorte, prospectivo, com amostragem por conveniência envolvendo 790 pacientes com idade superior a 12 anos, em uso de cateter durante hospitalização. Os dados coletados do prontuário e fichas de notificação de infecção hospitalar foram analisados pelo programa SPSS. Resultados: Contribuíram para o desenvolvimento da ITU-AC a permanência com o cateter urinário por período >20 dias (OR 26,5; p<0,001), ser cateterizado mais de uma vez (OR 8,92; p<0,001) e hospitalização >30 dias (OR 26,8; p<0,001). Pacientes que desenvolveram ITU-AC apresentaram chance maior de mortalidade (OR 2,7; p<0,001). Conclusão:Frequência da inserção do dispositivo urinário, períodos prolongados de hospitalização e de permanência com o cateter contribuíram para o desenvolvimento de ITU-AC, e as chances de mortalidade foram aumentadas entre pacientes com essa infecção. Descritores: Infecções Urinárias; Cateterismo Urinário; Infecções Relacionadas a Cateter; Controle de Infecções; Cuidados de Enfermagem. Objective: To identify factors associated with the development of Catheter-related Urinary Tract Infection (CR-UTI) and mortality among patients using urinary catheter. Methodology: Prospective cohort study in a convenience sample of 790 patients older than 12 years using catheter during hospitalization.[A1] The data collected from medical records and hospital infection notification were analyzed using the SPSS program. Results: Permanence with the urinary catheter >20 days (OR 26.5; p<0.001), being catheterized more than once (OR 8.92; p<0.001) and hospitalization >30 days (OR 26.8; p<0.001) contributed to the development of CR-UTI. Patients who developed CR-UTI presented a greater chance of mortality (OR 2.7; p<0.001). Conclusion: Frequency of urinary device insertion, prolonged periods of hospitalization and of permanence with the catheter contributed to the development of CR-UTI, and the chances of mortality were increased among patients with this infection.Descriptors: Urinary Tract Infections; Urinary Catheterization; Catheter-Related Infections; Infection Control; Nursing Care. Objetivo: Identificar los factores asociados con el desarrollo de Infección del Tracto Urinario Asociada con el Catéter (ITU-AC) y la mortalidad entre los pacientes que usan catéter urinario. Metodología: Estudio de cohorte, prospectivo con una muestra de conveniencia de 790 pacientes mayores de 12 años, que usan catéter durante su hospitalización. Los datos recopilados de los registros médicos y los formularios de notificación de infección nosocomial fueron analizados por el programa SPSS. Resultados: Contribuyendo al desarrollo de la (ITU-AC) la permanencia con el catéter urinario por un plazo >20 días (OR 26,5; p <0,001), tener recibido catéter más de una vez (OR 8,92; p<0,001) y hospitalización >30 días (OR 26,8; p<0,001). Los pacientes que desarrollaron (ITU-AC) presentaron una mayor posibilidad de mortalidad (OR 2,7; p<0,001). Conclusión: Frecuencia de inserción del dispositivo urinario, períodos prolongados de hospitalización y de permanencia con el catéter contribuyeron al desarrollo de (ITU-AC), y las posibilidades de mortalidad aumentaron entre los pacientes con esta infección.Descriptores: Infecciones Urinarias; Cateterismo Urinario; Infecciones Relacionadas con Catéteres; Control de Infecciones; Atención de Enfermería.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Hevilyn Ramos da Cruz Almeida, Talita, Ricardo Matos Santana, Nayara Mary Andrade Teles Monteiro, João Luis Almeida da Silva, and Myria Ribeiro da Silva Ribeiro da Silva. "CONHECIMENTO DA ENFERMAGEM RELACIONADO À TERAPIA ANTIMICROBIANA EM INFECÇÃO DE TRATO URINÁRIO NO CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA." Saúde.com 15, no. 3 (September 27, 2019). http://dx.doi.org/10.22481/rsc.v15i3.5652.

Full text
Abstract:
A infecção do trato urinário é caracterizada por uma variedade de condições clínicas resultante da presença de microrganismos nas vias urinárias. Em um paciente com cateter vesical de demora, o risco de infecção aumenta significativamente, portanto, necessitando do uso de antimicrobianos. O presente estudo objetivou analisar o conhecimento das (os) enfermeiras (os) em relação ao uso de antimicrobianos e resistência aos mesmos, bem como, caracterizar a população acometida com Infecção do Trato Urinário associado ao Cateter Vesical de Demora e analisar as prescrições de Enfermagem referente ao uso de antimicrobianos. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, descritivo, exploratório. Os dados foram coletados e analisados a partir dos registros de enfermagem de 111 prontuários e de questionário estruturado aplicado a 12 enfermeiras (os). Houve predomínio do uso de antimicrobianos da classe das Cefaslosporinas e Quinolonas correspondendo respectivamente a 30,4% e 15,9% de todas as prescrições. Dos profissionais, 67,0% relataram ter conhecimento quanto às indicações do antimicrobiano, 56,0% afirmam conhecer a posologia e 22,0% seus efeitos adversos. No entanto, em 100,0% dos prontuários não foram observados registros e prescrições de enfermagem que abordassem os cuidados quanto aos efeitos adversos, interações medicamentosas e resistência microbiana. Evidenciou-se a urgente necessidade de intervenção educativa no serviço e capacitação de profissionais para melhorar o planejamento e assistência prestada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Sousa, Marcos André Siqueira de, Glícia Cardoso Nascimento, Felipe Lazarini Bim, Layze Braz de Oliveira, and Adélia Dalva da Silva Oliveira. "INFECÇÕES HOSPITALARES RELACIONADAS A PROCEDIMENTOS INVASIVOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA." Revista Prevenção de Infecção e Saúde 3, no. 3 (January 5, 2018). http://dx.doi.org/10.26694/repis.v3i3.4251.

Full text
Abstract:
Objetivos: discutir a partir da produção cientifica internacional a relação entre procedimentos invasivos e infecções hospitalares em Unidades de Terapia Intensiva. Método: revisão integrativa, com vistas á responder a seguinte questão: Qual a relação entre uso de procedimentos invasivos de longa permanência e o desenvolvimento de infecções hospitalares em Unidades de Terapia Intensiva? Foi realizada nas bases: PUBMED, Science Direct e Web of Science, considerando-se os critérios de inclusão e exclusão. Resultados: foram selecionados dez artigos. A natureza do procedimento, o ambiente, a técnica e o tempo de permanência do cateter foram destacados como principais fatores de risco. Os principais dispositivos relacionados com o desenvolvimento de infecções são a cateterização urinária, intubação endotraqueal, ventilação mecânica e cateteres intravasculares. Conclusão: Ainda existe uma certa escassez de estudos que contemplem de forma mais aprofundada a relação infecção hospitalar e procedimentos invasivos, principalmente com abordagem simultânea de todos os procedimentos invasivos inseridos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography