Journal articles on the topic 'Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas Infantojuvenil'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas Infantojuvenil.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Siepmann Soccol, Keity Laís, Andressa Da Silveira, Naiana Oliveira dos Santos, Mariana Henrich Cazuni, Andréia Eckert Frank, and Mara Regina Caino Teixeira Marchiori. "REDE DE CUIDADOS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR USUÁRIOS DE ÁLCOOL E/OU DROGAS EM ABSTINÊNCIA." Revista Espaço Ciência & Saúde 9, no. 1 (2021): 5–14. http://dx.doi.org/10.33053/recs.v9i1.379.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa objetiva conhecer a rede de cuidados e as estratégias utilizadas por usuários de álcool e/ou drogas para se manter em abstinência. Pesquisa qualitativa, realizada com usuários assistidos em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de um município do Sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada nos meses de março a maio de 2019, utilizou-se um roteiro semiestruturado composto por questões de pesquisa referentes ao consumo de bebidas alcoólicas e/ou drogas; serviços de saúde de referência; e estratégias para permanecer em abstinência. A análise dos dados seguiu os pressupostos de análise temática. Identificou-se que a rede de cuidados aos usuários de álcool e/ou drogas mostra-se fragilizada, com exceção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. As estratégias utilizadas pelos usuários para se manter em abstinência, a mudança de rotina, o afastamento de pessoas que também são usuárias de álcool e/ou drogas é uma alternativa para a manutenção do tratamento. Por fim, é necessário dar visibilidade a essa temática nos demais níveis de atenção à saúde, a fim de ampliar a rede de cuidados e estratégias para o enfrentamento da abstinência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zotesso, Marina Cristina, Lais Oliveira Marques, and Sônia Maria Alves De Paiva. "Centro de Atenção Psicossocial de álcool e outras drogas: práticas desenvolvidas pelos profissionais de saúde." Revista Psicologia, Diversidade e Saúde 8, no. 1 (2019): 8. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i1.2220.

Full text
Abstract:
O aumento no consumo de álcool entre a população tem acarretado graves problemas familiares, profissionais e sociais, associado a riscos de alta complexidade, o que levou o Ministério da Saúde a adotar estratégias para a redução de danos; entre as quais, os Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas (CAPSad). O presente estudo teve como objetivo identificar a percepção da equipe de saúde do CAPSad sobre o alcoolismo e descrever as ações que dificultam o atendimento. Realizou-se um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, por meio de uma entrevista com nove profissionais de saúde. As Questões norteadoras foram divididas em categorias para análise. Os resultados indicam categorias e subcategorias de análise, tais como: Álcool no contexto social, fatores que dificultam a adesão do usuário, necessidade de qualificação da equipe, entre outras. Dessa forma, evidenciou-se a necessidade de capacitação da equipe através de práticas de educação permanente, favorecendo e estimulando os princípios da reabilitação psicossocial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

De Albuquerque Junior, Ailton Batista, Ismael Elieudo Bezerra, Nara Raquel Ancelmo Benvenuto, and Marta Alves Silva. "ATUAÇÃO DO CAPS AD NO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE FRENTE À INTERVENÇÃO REALIZADA COM USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS." Conexões - Ciência e Tecnologia 14, no. 2 (2020): 45. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1354.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem, a priori, pretensão de analisar bibliograficamente a temática dos CAPS AD numa perspectiva de totalidade, contemplando da origem à contemporaneidade desta expressão da “Questão Social” para logo em seguida, de forma sucinta articular com atuação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas do município de Iguatu-CE, elencando sua gênese ligada ao contexto socioeconômico e social da região explicitados através dos marcos históricos acerca da temática. Descortina o funcionamento da instituição, apresentando de que forma atua na viabilização de direitos a usuários de álcool e outras drogas, além de analisar o uso progressivo de drogas como uma problemática da expressão da questão social, partindo do pressuposto de que a questão do uso abusivo não é especificamente da sociedade contemporânea, à vista disso, verificar a intervenção realizada pelo CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) visto que é um equipamento que busca intervir frente às demandas postas referentes ao uso prejudicial. A posteriori, faz-se mister, também uma reflexão crítica quanto à superação ou alívio desta expressão da questão social”, através do equipamento referido. Confeccionado a partir de levantamentos bibliográficos que objetivam fundamentar o texto e procura se aprofundar no ínterim da pesquisa qualitativa de campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rocha de Carvalho, Nalma Alexandra, José Diego Marques Santos, Fernando José Guedes da Silva Júnior, Claudete Ferreira De Souza Monteiro, and Larissa Alves de Araújo Lima. "Profile of crack cocaine users / Perfil de usuários de crack / Perfil de los consumidores de crack." Revista de Enfermagem da UFPI 4, no. 2 (2015): 33. http://dx.doi.org/10.26694/reufpi.v4i2.3554.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever as características socioeconômicas, demográficas e relacionadas ao consumo de drogas de uma amostra de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial para dependentes de Álcool e outras Drogas. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional do tipo série de casos prospectiva. A amostra do estudo foi composta por 10 participantes. Utilizou-se um roteiro de questões semiestruturadas, o mesmo questionário também continha questões referentes ao histórico de consumo de drogas. Os dados foram coletados em um centro de atenção psicossocial do município de Teresina. Resultados: Os resultados demonstram que os participantes são em geral adultos jovens, solteiros, porém como no mínimo um filho, desempregados, protestantes e com um nível fundamental incompleto. Em geral, os participantes iniciaram o uso de crack após uma sequência de uso de outras substâncias como álcool e tabaco; caracterizaram assim uma situação de poliuso de substâncias químicas. Conclusão: Esta série de casos permitiu investigar as características de usuários de crack, além de analisar o consumo de substâncias psicoativas de forma geral, evidenciando-se, de forma recorrente, a prática do poliuso de substancias em usuários do CAPS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Boska, Gabriella De Andrade, Letícia Cesário, Heloísa Garcia Claro, Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira, Andrea Domânico, and Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes. "Vulnerabilidade para o comportamento sexual de risco em usuários de álcool e outras drogas." SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 13, no. 4 (2018): 189–95. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i4p189-195.

Full text
Abstract:
Objetivos: avaliar a associação entre o uso de álcool e outras drogas, variáveis sóciodemográficas e aspectos psicossociais, com o comportamento sexual de risco dos usuários. Métodos: pesquisa quantitativa transversal, entrevistados 110 usuários de um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CAPSad) com o instrumento Avaliação Global das Necessidades Individuais. Utilizou-se a Escala de Risco Sexual, características sociodemográficas, dias de uso de drogas e demais subescalas do instrumento. Resultados: o comportamento sexual de risco foi significativo em usuários que estavam a mais dias em uso de crack, em situação de rua e mais graves em aspectos psicossociais. Conclusão: fatores do cotidiano dos usuários tem influências importantes sobre o comportamento sexual de risco e doenças sexualmente transmissíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Verna Castro Gondinho, Brunna, Jacqueline Vilela Bulgareli, Claudia Aline De Brito Oliveira, et al. "O referenciamento de usuários ao centro de atenção psicossocial álcool e drogas." Revista de Saúde Pública do Paraná 1, no. 2 (2018): 48–53. http://dx.doi.org/10.32811/25954482-2018v1n2p48.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é conhecer, descrever e problematizar o referenciamento de usuários ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad) em Teresina (PI). Estudo descritivo realizado no CAPS ad após a investigação de 272 prontuários do período de julho de 2013 a janeiro de 2014. Identificou-se um pequeno número de usuários oriundos da Estratégia Saúde da Família (2,94%), enquanto que a demanda espontânea e as indicações de amigos e familiares somam 53,3%, além de se ter constatado que existem vários pontos emissores de referenciamento para o usuário. Tais resultados sugerem a necessidade de uma avaliação do trabalho realizado pela Estratégia Saúde da Família frente a esta demanda, a fim de se problematizar a sua falta de integração com o CAPS ad com vistas em ações resolutivas da vigilância em saúde, as quais controlem os entraves ao referenciamento dos usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pinho, Paula Hayasi, Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira, Divane de Vargas, et al. "Reabilitação psicossocial dos usuários de álcool e outras drogas: a concepção de profissionais de saúde." Revista da Escola de Enfermagem da USP 43, spe2 (2009): 1261–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342009000600020.

Full text
Abstract:
Estudo exploratório de abordagem qualitativa que objetivou identificar as concepções de profissionais da saúde de um Centro de Referência para o tratamento dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas acerca da Reabilitação Psicossocial. Onze profissionais da saúde de nível superior foram submetidos à entrevista semi estruturada. Os dados foram analisados segundo os pressupostos da Hermenêutica Dialética, que originou a categoria Reabilitação Psicossocial. Os resultados evidenciaram que na concepção dos profissionais a Reabilitação Psicossocial se dá na realização de oficinas terapêuticas, atividades externas e no estabelecimento de parcerias com outras instituições. Conclui-se que o conceito de Reabilitação Psicossocial que mais se evidencia na concepção desses sujeitos, ainda está associado ao modelo psiquiátrico tradicional, ou seja, atrelado à lógica da normalidade social, sendo esse o principal desafio a ser superado quando se considera o modelo psicossocial de atenção aos usuários de álcool e outras drogas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Deivson Wendell da Costa, Laryssa Dayanna Costa Ferreira, Lucas Alves Ferreira, Lívia Dayane Sousa Azevedo, Margarita Antonia Villar Luis, and Jaqueline Queiroz de Macedo. "Os significados e as relações dos idosos com as drogas." SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 13, no. 3 (2018): 132–39. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i3p132-139.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo compreender os significados que idosos atribuem ao uso de drogas. Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada com idosos acompanhados por um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas. Os dados foram produzidos através de entrevista semiestruturada e analisados conforme análise de conteúdo de Bardin. A droga surge como necessidade para a construção de vínculos ou para ocupar o vazio proporcionado pelas perdas afetivas. O uso dessas drogas desencadeia desgastes físicos e gera sofrimento psíquico, que determinam a busca por tratamento medicamentoso, religioso e psicossocial. Faz-se necessário um avanço na compreensão do uso de drogas para além da condição de dependência química dos idosos, considerando os significados desse uso e as vivências singulares dessas pessoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gomes May, Jéssica, and Amanda Castro. "O Sociopsicodrama e a reabilitação psicossocial de pessoas em situação de dependência química: desenvolvendo novos papéis." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 42 (2018): 515–23. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1348.

Full text
Abstract:
Considerando que a dependência química está entre os problemas sociais que mais crescem no Brasil e no mundo, esta pesquisa teve como foco a reabilitação psicossocial de pessoas em situação de dependência química, usuárias do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas – CAPS II AD. Um dos objetivos desta pesquisa foi proporcionar aos participantes o desenvolvimento de novos papéis, para empoderá-los na busca pela reabilitação psicossocial a partir das contribuições do sociopsicodrama. Foram realizados oito encontros, formados por quatro integrantes do sexo masculino, com idades entre 37 e 46 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pillon, Sandra Cristina, Lucilene Cardoso, Gisela Amorim Marques Pereira, and Emmanuel Mello. "Perfil dos idosos atendidos em um centro de atenção psicossocial: álcool e outras drogas." Escola Anna Nery 14, no. 4 (2010): 742–48. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452010000400013.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi identificar o perfil dos idosos usuários de substâncias psicoativas atendidos no Centro de Atenção Psicossocial de álcool e drogas no interior paulista, no período de 1996 a 2009. O desenho metodológico é descritivo, do tipo retrospectivo, baseado em dados secundários. A amostra foi composta por 191 clientes com idade acima de 60 anos, que correspondem a 3,2% de todos os atendidos no referido serviço. Os idosos caracterizaram-se por serem predominantemente do sexo masculino; a média de idade foi 64 anos, com baixo nível de escolaridade; 78,4% tinham até o ensino fundamental; e 86% eram aposentados. As drogas de maior uso foram: o álcool, a maconha, o crack e a cocaína. Conclui-se que o número de idosos que buscam assistência especializada é muito baixo. Estudos dessa natureza são importantes para avaliar as necessidades desse grupo em evidente crescimento, bem como o uso de substâncias psicoativas para o planejamento de práticas efetivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Cruz, Daniel Dias, Maria de Fátima Alves Aguiar Carvalho, and Ana Karla da Silva Freire. "A enfermagem no contexto da atenção psicossocial: imbricações manicomiais." Research, Society and Development 9, no. 9 (2020): e490997377. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7377.

Full text
Abstract:
Objetivo: a pesquisa visou analisar a atuação da enfermagem em um Centro de Atenção Psicossocial do semiárido nordestino. Método: a pesquisa tem caráter descritivo com abordagem e enfoque qualitativo, realizada em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas 24 horas do sertão pernambucano com nove profissionais de enfermagem, sendo cinco enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem. O material empírico foi produzido por meio de entrevistas semiestruturadas e analisado pela técnica de análise de discurso. Resultados: visão ainda fragmentada da enfermagem, com foco em agravos e centrada na atenção uniprofissional; dificuldades de integração com os demais profissionais e o não reconhecimento de sua competência na área da atenção psicossocial. Considerações finais: de um modo geral, a enfermagem ainda apresenta impedimentos em se inserir no contexto da atenção psicossocial, sendo necessário reordenar os modos de cuidado para que se efetive o proposto na reforma psiquiátrica brasileira, uma postura inovadora de profissionais que priorizem a pessoa e a promoção a saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Duarte, Maria de Lourdes Custódio, Kelly Viana, and Agnes Olschowsky. "ATENÇÃO A PESSOAS DEPENDENTES DE CRACK EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL." Revista Contexto & Saúde 16, no. 31 (2016): 165. http://dx.doi.org/10.21527/2176-7114.2016.31.165-172.

Full text
Abstract:
<p>Os direitos humanos dos usuários de crack vêm sendo garantido a partir das reformulações da legislação brasileira, tendo em vista que o modelo tradicional e excludente de assistência psiquiátrica, o modelo asilar, modificou-se a partir do movimento intitulado Reforma Psiquiátrica. Assim, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas criam estratégias para o atendimento dos direitos humanos no âmbito do território. Tem-se por objetivo relatar as estratégias utilizadas por um CAPS AD do Sul do Brasil para a garantia dos direitos humanos dos usuários de <em>crack</em>. Para isso observou-se o cotidiano do serviço do período de julho a outubro de 2012. Evidenciou-se que os Grupos de Apoio, as Oficinas Profissionalizantes e as Visitas Domiciliares realizadas por esse serviço são entendidos como atividades estratégias para o cuidado integral e a garantia dos direitos humanos dos usuários de <em>crack</em> por um atendimento de qualidade, na lógica do Sistema Único de Saúde.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Bedin Zanatta, Aline, Francine Cristine Garghetti, and Sérgio Roberto de Lucca. "O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS SOB A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO." Revista Baiana de Saúde Pública 36, no. 1 (2012): 225. http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2012.v36.n1.a248.

Full text
Abstract:
O Centro de Atenção Psicossocial é um espaço que acolhe e cuida de indivíduos dependentes de álcool e outras drogas e estabelece pontes com a sociedade. Este trabalho objetivou estudar as experiências dos usuários de um CAPSad e avaliar a importância do serviço na sua recuperação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva. Foram entrevistados dez pacientes de um CAPSad do oeste catarinense, de ambos os sexos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e os achados foram submetidos à análise de conteúdo. Como resultados encontrou-se que os usuários mostraram-se satisfeitos com o serviço e com os profissionais. Identificou-se que o serviço auxilia na recuperação e que o tratamento psicológico é importante para a reabilitação. Referiram que um ponto negativo do CAPSad é a pouca diversidade de atividades disponibilizadas. A dependência química foi relatada como um problema que causa limitações sociais, psicológicas, econômicas, familiares e na vida cotidiana. Para a maioria dos usuários o principal expoente da mudança é o próprio dependente, mas a família também foi considerada importante no processo de reabilitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Siniak, Débora Schlotefeldt, Leandro Barbosa de Pinho, João Nunes Maidana Júnior, Marciele Barcelos Ávila, and Vanessa Alvez Mora da Silva. "Análise da rede social de um centro de atenção psicossocial álcool e drogas." Revista de Enfermagem da UFSM 11 (April 8, 2021): e32. http://dx.doi.org/10.5902/2179769248177.

Full text
Abstract:
Objetivo: investigar a rede social de um Centro de Atenção Psicossocial para álcool e outras drogas (CAPS AD) a partir dos encaminhamentos e recebimentos de casos. Método: quantitativo, descritivo, realizado em um município do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados ocorreu de agosto a dezembro de 2017, por meio de roda de conversa, aplicação de questionário em formato de Escala Likert e construção de sociogramas, analisadas pela Análise de Redes Sociais; participaram do estudo 13 profissionais. Resultados: havia 37 atores envolvidos de forma direta ou indireta no cuidado às pessoas que usam drogas. O CAPS AD e a Estratégia Saúde da Família são alguns dos principais serviços que encaminham e recebem demandas dessa população. Conclusão: são necessárias a descentralização da rede e conectividade entre os atores, e pensar em formas de atuação conjunta que propiciem a construção de um sistema integrado e cooperativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Cunha, Amanda Candeloro, Danielle Abdel Massih Pio, and Thaís Munholi Raccioni. "Acompanhamento Terapêutico: Concepções e Possibilidades em Serviços de Saúde Mental." Psicologia: Ciência e Profissão 37, no. 3 (2017): 638–51. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000092016.

Full text
Abstract:
Resumo Considerando a escassez de estudos acerca da teoria e prática do Acompanhamento Terapêutico (AT) e um aparente desconhecimento dessa atividade em serviços de saúde mental de um município do interior paulista, este artigo buscou analisar o conhecimento e percepções de equipes de saúde mental acerca dessa temática e discutir a viabilidade local de inclusão deste dispositivo como estratégia de cuidado em saúde mental, dentro da perspectiva da Clínica Ampliada e Reforma Psiquiátrica. O trabalho foi realizado com profissionais da saúde de diversas áreas, nos seguintes serviços: Centro de Atenção Psicossocial II, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas II, Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil II e Enfermaria Psiquiátrica. Para a coleta de dados foi utilizada a abordagem do grupo focal e, para a análise dos dados, o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A presente pesquisa possibilitou a problematização acerca do tema e a abertura de espaços para viabilizar a construção deste trabalho nos serviços, o qual consiste em uma potente estratégia para a reforma em saúde mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Macedo, Joao Paulo, Mariana Marinho de Abreu, and Magda Dimenstein. "A regionalização da atenção psicossocial em álcool e outras drogas no Brasil." Tempus Actas de Saúde Coletiva 11, no. 3 (2018): 144. http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v11i3.2432.

Full text
Abstract:
Esse trabalho objetiva discutir o processo de regionalização da RAPS no âmbito da atenção às pessoas com necessidades decorrentes ao uso de álcool, crack e outras drogas. Especificamente, pretende dimensionar os pontos de atenção da RAPS voltados para essa problemática, além de apontar os desafios quanto ao processo de expansão e de interiorização da atenção psicossocial no Brasil. É um estudo transversal, delineado a partir da elaboração de um banco de dados com base nas informações disponibilizadas pela Coordenação Nacional de Saúde Mental e pela plataforma “Observatório Crack é possível vencer”. As informações foram reconstruídas a partir do banco de indicadores da plataforma Regiões e Redes de modo a relacionar os 5.570 municípios, organizados em 438 regiões de saúde. As unidades de análise foram, no caso o mapeamento dos serviços da RAPS, a estratificação por estado e porte dos municípios, e no que diz respeito ao processo de Regionalização da Atenção ao álcool e outras drogas no Brasil, as próprias regiões de saúde (CIR). Esse dimensionamento incluiu a rede intersetorial (CRAS, CREAS, Centro Pop e CRR). Observou-se uma rede de serviços insuficiente e pouco organizada. Há uma “expansão errante’ que não considera o planejamento e a pactuação regional necessários para a sustentabilidade do sistema. Há vazios assistenciais em todo o país em relação à atenção ao usuário de álcool, crack e outras drogas, fato que vem provocando o incremento desenfreado das comunidades terapêuticas. Há uma desigualdade evidente na distribuição dos serviços nos municípios de grande e de pequeno portes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Carvalho, Maria de Fátima Alves Aguiar, Edméia de Almeida Cardoso Coelho, Jeane Freitas de Oliveira, Ana Tereza de Medeiros, Andiara Rodrigues Barros, and Ana Karla da Silva Freire. "Cuidado na atenção psicossocial potencializando subjetividades de pessoas usuárias de drogas." Research, Society and Development 9, no. 7 (2020): e113974002. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4002.

Full text
Abstract:
Objetivo: conhecer experiências de cuidado vivenciadas por usuários/as de Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas, sob o enfoque da integralidade como potencializadora de subjetividades. Método: estudo qualitativo, tendo integralidade como categoria de análise, realizado com 14 usuários/as. O material foi produzido por meio de oficinas de reflexão, com foco nas experiências de cuidado vivenciadas e analisado pela técnica de análise de discurso. Resultados: o cuidado oferecido por profissionais do CAPSad possibilita a construção para o autocontrole diante das drogas e, em consequência, abre caminho à autonomia, ressocialização e ao resgate da cidadania. Considerações finais: as experiências vivenciadas por usuários/as se pautam em práticas de cuidado acolhedoras na perspectiva da integralidade, capazes de estabelecer vínculos e produzir mudanças na relação de pessoas com as drogas, pautadas em resultados desejados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Santana, Ângelo Matos, and Laís Chagas de Carvalho. "Percepção da equipe de enfermagem sobre o trabalho no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPSad)." Revista Enfermagem Contemporânea 9, no. 2 (2020): 192. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2879.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Identificar a percepção da equipe de enfermagem sobre o trabalho nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPSad). MÉTODO: Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com quatro técnicas de enfermagem e duas enfermeiras que trabalhavam em dois CAPSad da cidade de Salvador. A análise dos dados coletados foi realizada através da técnica de análise do conteúdo de Bardin. RESULTADOS: Foram definidas quatro categorias principais: Educação Permanente em Saúde Mental no CAPSad; Motivação no trabalho com Saúde Mental; Especificidades do campo álcool e outras drogas e Desafios e facilidades no campo álcool e outras drogas. As trabalhadoras possuem uma prática dicotômica de trabalho, coerente com a Reforma Psiquiátrica Brasileira (RPB) e a Redução de Danos (RD), mas também com atividades centradas no modelo biomédico hegemônico. Se mostram motivadas para o trabalho pela autonomia das ações de enfermagem nesse contexto, entretanto desafios como uma rede de atenção fragmentada e exposição à violência, se mostram frequentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os CAPSad possibilitam às trabalhadoras de enfermagem exercerem suas práticas de forma ampliada, no entanto, as mesmas têm encontrado dificuldades para ocupar esse espaço, existindo uma tendência de reproduzir o cenário das suas práticas clínico-hospitalares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lima, Deivson Wendell da Costa, Lucas Alves Ferreira, Alcivan Nunes Vieira, et al. "Ditos sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas." SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 14, no. 3 (2018): 151–58. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000396.

Full text
Abstract:
Objetivou-se compreender os significados atribuídos à droga pelas pessoas que fazem uso abusivo e conhecer como estas relacionam o uso da droga com sua história de vida. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, realizada com 22 pessoas em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas. Os dados foram produzidos através de entrevista semiestruturada e analisados conforme análise de conteúdo de Bardin. Emergiram quatro categorias: Primeiro contato com a droga; Contexto do uso abusivo da droga; Consequências do uso abusivo das drogas; e Motivos para mudança no padrão de uso das drogas. O uso abusivo de álcool e outras drogas é um fenômeno complexo e a droga possui diversos significados vinculados ao modo de viver da pessoa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Rocha, Ruth Mylius. "O enfermeiro na equipe interdisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial e as possibilidades de cuidar." Texto & Contexto - Enfermagem 14, no. 3 (2005): 350–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072005000300005.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, foi aprofundar o conhecimento sobre a inserção do enfermeiro na equipe interdisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial, considerando que essa inserção se reflete em suas possibilidades de cuidar do cliente. Os dados foram coletados através de entrevistas, realizadas de dezembro/2004 a janeiro/2005, com três enfermeiros e dois coordenadores de Centro. Os campos da pesquisa foram: um Centro Psicossocial de Saúde Mental e dois Centros de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Drogas, situados: dois no Estado do Rio de Janeiro e um no Estado de São Paulo. Foram atendidas as exigências éticas e científicas da Resolução 196/96. A análise dos dados, de acordo com a categorização empírica, apontou como importantes a questão da formação adequada do enfermeiro para o trabalho nesses Centros e as dificuldades referentes às mudanças que ocorrem nas relações entre os membros de uma equipe interdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Da Silva, Wendy Larissa Costa, Maria do Perpétuo Socorro Dionízio Carvalho da Silva, Graciela Gomes Cavalcante, et al. "Atividades de educação em saúde em um centro de atenção psicossocial." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 56 (August 13, 2020): e3941. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3941.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar as contribuições das atividades de educação em saúde durante o tratamento de usuários no acolhimento noturno em um Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas III. Relato de experiência: As atividades de educação em saúde foram executadas através de palestras e rodas de conversa sobre temas como: transtornos comportamentais e mentais decorrentes do uso abusivo de álcool/droga, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), alimentação saudável, dentre outros. As atividades foram integradas a oficinas terapêuticas que já eram realizadas no CAPS durante a semana. Durante o período de estágio, aconteciam as atividades de educação em saúde com o auxílio da preceptora dos discentes e dos demais profissionais, como: técnicos de enfermagem e psicóloga. Considerações finais: Percebe-se que a Educação em Saúde é um meio muito relevante tanto nas intervenções de saúde em seus diversos contextos, como na formação dos futuros profissionais de saúde. No cotidiano de um CAPSadIII, nota-se que a dinâmica educativa estabelece melhorias satisfatórias, contribuindo para um atendimento integral e humanizado do serviço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de, Dagoberto de Oliveira Machado, and Mairla Machado Protazio. "Considerações sobre o cuidado em álcool e outras drogas: uma clínica da desaprendizagem." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 19, no. 52 (2014): 45–56. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0110.

Full text
Abstract:
As considerações desenvolvidas dizem de inquietações que circundam o tema da atenção em álcool e outras drogas (AD) pinçadas no traçado de nossas inserções/intervenções de pesquisa e profissionais em alguns pontos da rede de saúde pública de Aracaju, Sergipe, Brasil: na saúde mental e, nela, no Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPS AD) e no projeto de redução de danos em suas articulações com a atenção básica. Apostando num cuidado antimanicomial em AD, enfrentamos, aqui, não a droga, mas temas, práticas e conceitos que tendemos a naturalizar no desenvolvimento de práticas de saúde: corpo, território, usos/usuários de droga/atenção/intervenções em AD, cuidado em rede. A tentativa foi a de interrogar o cuidado em AD que temos produzido, abrindo com isso, quem sabe, espaço para (des)aprendizagens e ampliações da vida e do corpo de usuários/as, trabalhadores/as, gestores/as e da própria clínica em AD?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pinto, Leila de Oliveira, Daniele Jesus de Oliveira, and Fabia Maria Ribeiro Duarte. "Grupo Informativo:estratégia de redução de danos para pessoas apreendidaspor consumo/porte de drogas ilícitas." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 19, suppl 1 (2015): 965–73. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0870.

Full text
Abstract:
Trata-se de relato de experiência desenvolvida de modo interdisciplinar por estudantes e preceptor do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. A atividade recebeu a denominação de Grupo Informativo e foi realizada junto às pessoas encaminhadas judicialmente para cumprimento de Medida Educativa, após apreensão por consumo/porte de drogas ilícitas. O campo de prática, sediado em um Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas, em Salvador-BA, Brasil, foi planejado na lógica da Redução de Danos (RD). O objetivo principal consistiu na troca de informações e experiências sobre o uso de drogas, em um espaço de escuta caracterizado pela livre circulação da palavra. Os resultados evidenciam que a atenção às diferenças e singularidades favoreceu a adesão ao grupo, o esclarecimento de dúvidas e questões relativas ao uso de drogas e o delineamento de estratégias de RD apropriadas a cada caso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santos, Camila Barbosa dos, Silvana Alba Scortegagna, Renata Da Rocha Campos Franco, and Lia Mara Wibelinger. "Variáveis clínicas e razões para busca de tratamento de pacientes tabagistas." SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 15, no. 2 (2019): 77–86. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.149180.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: identificar variáveis clínicas e razões para busca de tratamento de tabagistas.MÉTODOS: estudo retrospectivo documental, com pacientes assistidos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas de 2013 a 2016.RESULTADOS: dos 211 usuários, 41 apresentaram dependência à nicotina: mulheres (68,3%), baixa escolaridade (70,7%), início precoce do tabagismo (82,9%), elevada/muito elevada (61%), presença de problemas psíquicos (78%) e ansiedade (58,5%). Na busca de tratamento, 85% das mulheres demonstraram preocupação com saúde e 73% custos elevados do cigarro.CONCLUSÃO: políticas públicas de intervenção e prevenção devem ser ampliadas e desenvolvidas com atenção especial às mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva, Cláudia Cristina Rolim da, and Célio Fernando de Sousa Rodrigues. "Efeito de duas estratégias educativas em saúde no autocuidado de usuários de um centro de atenção psicossocial." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 12 (2020): e4199. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e4199.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Comparar os efeitos de duas estratégias educativas em saúde e suas relações nas ações de autocuidado de pessoas acompanhadas por uso de álcool e outras drogas. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, analítico, descritivo, experimental, com grupo controle não-equivalente desenvolvido através da avaliação da capacidade de autocuidado e comportamento de uso de droga após a aplicação de intervenções educativas seguindo o modelo tradicional ou dialógico de pessoas acompanhadas em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas. Para análise dos dados foram utilizados o teste de Friedman e o coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: Foi demonstrado que os efeitos no comportamento do uso de etanol e o autocuidado do grupo com estratégia dialógica apresentaram melhores resultados e quanto melhor o autocuidado, maior é a possibilidade de redução da ingestão de álcool. Conclusão: As estratégias educativas utilizadas influenciaram as ações de autocuidado e a redução do consumo de etanol e maconha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Wandekoken, Kallen Dettmann, Maristela Dalbello-Araujo, and Luiz Henrique Borges. "Efeitos danosos do processo de trabalho em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas." Saúde em Debate 41, no. 112 (2017): 285–97. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201711223.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo analisa de que forma os trabalhadores vivenciam os efeitos do processo de trabalho em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Capsad). Foram realizadas observações, entrevista coletiva e entrevistas em profundidade com os trabalhadores. Entre os efeitos, destacaram-se desgaste, adoecimento, impotência de ação e esgotamento. Conclui-se que estes afetam a capacidade de agir, já que, para colaborar na produção do sentido de vida do outro, em muitos casos, o trabalhador não oferta nada para si, e isto os leva ao que Merhy chama de combustão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Estéfane Assunção Silva, Gláucia, Marina Vilela Alves Sarah Alves Azevedo, Sara Rodrigues Rosado, Kellen Rosa Coelho, and Flávia De Oliveira. "Vivências de usuários de álcool e outras drogas em um centro de atenção psicossocial." Nursing (São Paulo) 23, no. 269 (2020): 4683–94. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2020v23i269p4683-4694.

Full text
Abstract:
Objetivos: Conhecer as vivências de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial de álcool e de drogas em Minas Gerais. Método: Pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 18 participantes determinada pela técnica de saturação. A coleta de dados foi realizada por entrevista semiestruturada com questões norteadoras, gravadas, transcritas, e por meio da técnica de análise de conteúdo, resultou em quatro categorias. Resultado: A maior dificuldade em aderir ao tratamento é o rompimento dos vínculos familiares e as fragilidades sociais. O acolhimento interfere na adesão e abandono do tratamento. Relatam ainda a falta de estrutura do ambiente coletivo e de atividades recreativas. Conclusão: Tem-se como ponto facilitador para adesão ao tratamento o acolhimento, a escuta ativa e a família. Como incipiente tem-se a infraestrutura física do local, as atividades de lazer e as oficinas terapêuticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Edriene Ferreira, Anna Luiza Castro Gomes, Leandro Roque Silva, João Euclides Fernandes Braga, Marília Moura Castro, and Maria Fernanda Rocha Silva. "Experiences of users of Caps-Ad with drug abuse in João Pessoa-PB Experiências de Usuários de Caps-Ad com o Uso Abusivo de Drogas em João Pessoa-PB." Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online 7, no. 5 (2015): 1. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i5.1-17.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar as concepções de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS-ad) sobre suas experiências com o uso abusivo de drogas. Métodos: Estudo exploratório, descritivo, qualitativo que envolveu 30 usuários em acompanhamento no CAPS-ad de João Pessoa-PB, nos meses de junho e julho de 2013. Os dados foram coletados após aprovação do CEP-HULW/UFPB, CAAE-16818413.2.0000.5183, através de entrevista semiestruturada e os depoimentos que foram gravados, transcritos e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: Estão organizados em dois eixos temáticos: “Experiências dos sujeitos com o uso abusivo de drogas” e “Atenção à saúde de pessoas que fazem uso abusivo de drogas”. Conclusão: O estudo revelou que o comportamento de uso abusivo de drogas é multifatorial e traz diversas complicações para a vida dos usuários, afetando suas relações sociais, econômicas, culturais e religiosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Barbosa, Liana Dantas da Costa e. Silva, Marina Clara Lopes da Silva, and Washington Henrique Pereira de Sousa. "Percepção do usuário do centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas acerca da assistência de enfermagem." Research, Society and Development 9, no. 7 (2020): e680974765. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4765.

Full text
Abstract:
Partimos do pressuposto que no Estado do Piauí, na Cidade de Teresina, o Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas é um dos dispositivos de apoio para os dependentes químicos, compondo-se por uma equipe interdisciplinar e tendo como propostas a recuperação e reabilitação do usuário que realiza o uso abusivo e nocivo de drogas. O profissional de enfermagem está inserido nessa equipe e assume um compromisso muito importante como agente terapêutico para prestar cuidados e promover ações de suporte aos usuários de drogas e sua família. Essa pesquisa tem como objetivo traçar o perfil sóciodemográfico do usuário, compreender a percepção do dependente químico acerca da assistência de enfermagem prestada no centro psicossocial e as atividades desenvolvidas na instituição. Tratou-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. Teve como instrumento de análise um formulário semiestruturado, aplicado para quatorze participantes que assinaram o TCLE e o prontuário que foi utilizado para confirmação das informações. Obteve três categorias semânticas a luz de fundamentos teóricos, as ações/procedimentos do enfermeiro ao cliente do CAPSad, acolhimento/receptividade da enfermagem versus engajamento/permanência do usuário no CAPSad e a doação dos enfermeiros além do seu fazer profissional, evidenciando que os entrevistados se encontram satisfeitos com o atendimento de enfermagem proposto ao serviço, indicando um bom relacionamento entre a equipe. Conclui-se que o profissional de enfermagem tem seu papel reconhecido pelos usuários que se favorecem do serviço e desempenha suas atividades de maneira humanizada acarretando benefícios ao tratamento dos adictos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Zotesso, Marina Cristina, Sônia Maria Alves Paiva, and Lais Oliveira Marques. "CONSUMO, DEPENDÊNCIA E CARACTERIZAÇÃO DE USUÁRIOS DE ÁLCOOL EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE ÁLCOOL E DROGAS." Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde 7, no. 1 (2018): 430–39. http://dx.doi.org/10.33362/ries.v7i1.1477.

Full text
Abstract:
Objetivo: identificar o perfil dos usuários de álcool atendidos em um CAPS- ad, bem como caracterizar segundo variáveis sociodemográficas e econômicas, o consumo de álcool e o grau de dependência dos usuários. Métodos: Pesquisa descritiva qualitativa. Utilizou-se o instrumento para caracterização do perfil do usuário e o Short Alcohol Dependence Data (SADD). Resultados: Predomínio do sexo masculino, ensino médio completo e renda entre um a dois salários mínimos. A adesão dos pacientes foi considerada baixa. 41,66% iniciaram o consumo de bebidas com 10 ao 15 anos, e 58,33 consomem álcool diariamente. Conclusão: Há uma baixa efetividade na assistência aos usuários do CAPS ad embora haja o acolhimento aos pacientes. Contudo para que o tratamento seja de fato concretizado há a necessidade de que equipe disponha de estratégias para melhorar o vínculo com os pacientes e assegurar a continuidade do tratamento.Palavras-chave: Alcoolismo. Equipe de assistência ao paciente. Serviços de Saúde Mental. ABSTRACT: Objective: To characterize the alcohol users CAPS-second ad sociodemographic and economic variables and identify treatment compliance. Methods: Form of the user profile characterization and a questionnaire called SADD (Short Alcohol Dependence Data). Results: Prevalence of males with high school diplomas and income between one and two minimum salaries. Adherence of patients was considered low. 41.66% said they have started the consumption of beverages in the age group of 10-15 years and that their daily frequency of alcohol consumption (58.33%). Conclusion: There is a low effectiveness in assisting users of CAPS ad although there is the receptiveness of the patients. Yet for the treatment to be actually realized there is a need for staff available strategies to improve the relationship with patients and ensure continuity of care.Keywords: Alcoholism. Patient Care Team. Mental Health Services.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Teixeira, Paulo Tadeu Ferreira. "CAPS AD: A Relevância dos Serviços e as Contribuições da Psicologia / CAPS AD: The Relevance of Services and the Contributions of Psychology." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 15, no. 54 (2021): 699–712. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v15i54.3012.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo apresenta conhecimento a respeito do centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas (CAPS AD) e a contribuição do Psicólogo neste cenário de saúde mental. Esta modalidade de serviço é um ambiente terapêutico e multidisciplinar que proporciona acesso a direitos para além da saúde, buscando a promoção da saúde e qualidade de vida para os usuários assistido, assim também pelo desenvolvimento das novas reinserções sociais. Esta modalidade de assistência foi implantada no Brasil a fim de ser um serviço de portas abertas, no qual o usuário do serviço, em sua liberdade e autonomia, buscando o atendimento e percebendo o respeito sua demanda e sua história. A elaboração deste artigo se faz de uma pesquisa de cunho qualitativo, descritivo e exploratório. Considera-se que para avanços e mudanças nos estudos sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas, deve-se pensar em ações interventivas aos usuários, além da articulação de abordagens dos diversos saberes que insiram a essa temática de modo transversal o aprimoramento do desenvolvimento individual e psicossocial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Ribeiro, Juliane Portella, Giovana Calcagno Gomes, Adriane Domingues Eslabão, and Naiana Alves Oliveira. "Trajetória dos adolescentes usuários de crack até o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas." Revista de Enfermagem da UFSM 9 (September 9, 2019): e23. http://dx.doi.org/10.5902/2179769232526.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a trajetória percorrida pelos adolescentes usuários de crack até o início do tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Método: trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. Participaram usuários, familiares e profissionais atuantes no CAPS AD. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, organizados e tratados pelo software Nvivo 11 e, posteriormente, submetidos a Análise Temática. Resultado: a partir da análise dos dados emergiram as seguintes categorias: a forma como o adolescente usuário de crack chega ao CAPS AD; Motivos que levam o adolescente usuário de crack para tratamento no CAPS AD e Serviços utilizados pelos adolescentes usuários de crack até chegar ao CAPS AD. Considerações finais: mostra-se importante o investimento nos serviços e ações desenvolvidas pela Rede de Atenção Piscossocial (RAPS), dando-lhes maior visibilidade e acesso aos jovens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Inoue, Laryssa, Luana Cristina Bellini, Marcelle Paiano, Maria Do Carmo Lourenço Haddad, and Sonia Silva Marcon. "Percepções de vida e perspectivas de futuro de usuários de drogas." SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 15, no. 2 (2019): 52–59. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000417.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: descrever as perspectivas de futuro de sujeitos que fazem uso abusivo de drogas e suas percepções sobre a vida antes e durante o tratamento para dependência química.MÉTODO: pesquisa descritiva-exploratória qualitativa realizada no Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas. Foram ouvidos 28 sujeitos utilizando grupo focal. Os relatos foram submetidos à Análise Temática.RESULTADOS: emergiram três categorias: "O Viver inautêntico: percepções de vida antes do tratamento", "Reencontrando o caminho para o existir: percepções de vida durante o tratamento" e "Voltando a sonhar: perspectivas de futuro durante o tratamento".CONSIDERAÇÕES FINAIS: para compreender esse cenário, é necessário intervir no problema de forma intersetorial incluindo não apenas os serviços de saúde, mas também as demais instituições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Medeiros do Nascimento Filho, José, Monalisa De Melo Linhares, Renara Pereira Aragão, Renata Patrícia Daniel Amorim de Sousa, and Nadja De Sá Pinto Dantas Rocha. "PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS USUÁRIOS ATENDIDOS EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, ÁLCOOL E DROGAS, EM UMA CAPITAL DO NORDESTE BRASILEIRO." Revista Ciência Plural 7, no. 3 (2021): 365–81. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n3id22136.

Full text
Abstract:
Introdução: O uso de álcool e drogas é um problema crescente no Brasil e no mundo. Conhecer a epidemiologia dessa população nos serviços de atendimento aos usuários de substâncias psicoativas é um imperativo para melhor trata-los. Objetivo: descrever o perfil epidemiológico dos usuários de um CAPS AD no Nordeste do Brasil. Metodologia: estudo descritivo, transversal, quantitativo. Por meio de planilha eletrônica, foram analisados os 281 prontuários de todas as pessoas maiores de 18 anos que utilizavam o serviço. Foi empregado o teste de chi-quadrado considerando o fator de p significativo menor ou igual a 0,05. O estudo foi aprovado eticamente. Resultados: homens, média de 42,06 anos, com nível fundamental de escolaridade e casados, formavam a maior parte da amostra. Foram estatisticamente relevantes: o maior consumo de álcool nos homens (p=0,03); maior escolaridade nos usuários de cocaína (p=0,0126); maior tabagismo nos menos escolarizados (p=0,0166); prole como proteção ao uso de cocaína (p=0,0006) e cannabis (p=0,0004); não ter filhos com menos uso de álcool (p=0,0015); uso precoce de cannabis (p=0,0002) e álcool (p=0,0065). Conclusões: perfis epidemiológicos em centros especializados podem nortear políticas públicas, na perspectiva de cuidado aos usuários de drogas.
 Palavras-Chave: Saúde Mental, CAPS, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Epidemiologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Denadai, Wilson, Cândida Caniçali Primo, Rafael Oliveira Pitta Lopes, et al. "Teoria de enfermagem de médio alcance para atenção à saúde mental." Research, Society and Development 9, no. 7 (2020): e825974950. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4950.

Full text
Abstract:
Descrever os elementos de uma teoria de enfermagem em saúde mental, orientada para a proposição de um foco de ação de enfermagem em saúde mental no contexto do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas. Estudo teórico orientado para conceitualização de uma teoria de médio alcance produzida a partir da estratégia de combinação teórica do Modelo Conceitual e da Teoria do Alcance de Metas de King com o Modelo de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde do Brasil. Produziu-se o Vê síntese correlacionando os elementos disciplinares da enfermagem com o modelo conceitual e filosófico do Sistema Único de Saúde e os aspectos metodológicos da atenção em saúde mental. Foram propostas nove afirmações relacionais da teoria. A Teoria de Médio Alcance de Enfermagem para Atenção à Saúde Mental descreve, explica e contribui para a atuação da enfermagem em saúde mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Campêlo, Selva Rios, Maria Alves Barbosa, and Danilo Rocha Dias. "Transtornos de ansiedade em usuários de substâncias de um Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 11 (2020): e4917. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e4917.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar a prevalência de transtornos de ansiedade dos usuários de substâncias de um Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPSad), com ênfase na severidade da dependência. Métodos: Estudo transversal com 60 usuários de em um CAPSad. Foi utilizado o Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI) para avaliar a prevalência de transtornos de ansiedade e a escala Addiction Severity Index (ASI) para avaliar a severidade da dependência. Foi realizada estatística descritiva e testes de comparação (p<0,05). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Os participantes eram na maioria homens, com idade média de 38 anos. A maior parte deles apontou a cocaína/crack como a principal substância que os motivou a buscar o tratamento. A prevalência de transtornos de ansiedade atual foi de 50%, sendo os transtornos de pânico e de ansiedade generalizada os mais prevalentes com 31,7% e 28,3% respectivamente. Os participantes com transtornos de ansiedade apresentaram maior severidade da dependência principalmente nos domínios psiquiátrico, álcool e problemas sociofamiliares. Conclusão: A prevalência de transtornos de ansiedade é alta em usuários de substâncias em tratamento e está relacionada com maior severidade da dependência. São necessários estudos que possibilitem uma análise mais detalhada desse tipo de comorbidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Rodrigues, Thamires Fernandes Cardoso da Silva, Rafaely de Cássia Nogueira Sanches, Anderson da Silva Rêgo, Maria das Neves Decesaro, and Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic. "Quotidiano conflituoso de famílias que vivenciam o uso de drogas." Rev Rene 20 (July 9, 2019): e41002. http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.20192041002.

Full text
Abstract:
Objetivo: apreender o quotidiano conflituoso de famílias que vivenciam o uso de drogas. Métodos: estudo qualitativo, realizado junto a 15 familiares, acompanhados em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. Coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas em profundidade, gravadas e transcritas na íntegra. Dados organizados pelo software Iramuteq®, categorizados por meio da análise temática e discutidos à luz da sociologia compreensiva. Resultados: emergiram as seguintes classes: Interdependência entre família e pessoa dependente de droga; Perpetuação e repetição da dependência de drogas no seio familiar; Harmonia conflituosa das relações intrafamiliares; e Importância da espiritualidade para relacionamento e enfrentamento da dependência de drogas. Conclusão: apreendeu-se que as famílias que vivenciam a dependência de drogas possuem, no quotidiano, conflitos e distensões, os quais suscitam sofrimento, violência, fragilização dos vínculos e codependência. Para enfrentar tais situações, apoiaram-se na espiritualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Marcon, Samira Reschetti, Jennifer Oliveira de Sene, and José Roberto Temponi de Oliveira. "Contexto familiar e uso de drogas entre adolescentes em tratamento." SMAD. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 11, no. 3 (2015): 122. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i3p122-128.

Full text
Abstract:
Neste estudo, o objetivo foi descrever as características do contexto familiar de adolescentes em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Cuiabá, MT. Estudo transversal retrospectivo documental, com análise de 74 prontuários de usuários em tratamento. Como resultados têm-se o predomínio do sexo masculino, baixa escolaridade e alta proporção do uso de maconha. A maioria tinha convivência familiar satisfatória, não se relacionava bem com a figura paterna e convivia com familiar usuário de drogas. Os achados apontam a importância da avaliação dos fatores familiares no tratamento, fornecendo informações relevantes para o desenvolvimento de assistência integral, abrangendo o usuário e seus familiares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Reis, Rossana dos, and Maria Lúcia Teixeira Garcia. "A trajetória de um serviço público em álcool e outras drogas no município de Vitória: o caso do CPTT." Ciência & Saúde Coletiva 13, no. 6 (2008): 1965–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232008000600032.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo é analisar o Centro de Prevenção e Tratamento de Toxicômanos (CPTT) e refletir o processo municipal de implementação da política de atenção aos usuários de álcool e outras drogas. Foi realizada pesquisa documental tendo como fontes os relatórios semestrais/anuais e/ou de gestão do CPTT e artigos publicados sobre o serviço. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, recorrendo a categorias a priori e a posteriori. O CPTT, serviço de saúde da Prefeitura Municipal de Vitória, foi criado em 1992 na perspectiva de um serviço psicossocial. O processo de trabalho abrange o atendimento individual; atividades grupais na Atenção Diária e grupos de acolhimento e acompanhamento. O quadro hoje no CPTT se caracteriza por precarização do vínculo de trabalho da maioria dos profissionais com o CPTT. Os dados apontam que a implementação do CPTT no município de Vitória expressa, contraditoriamente, avanços na política municipal de atenção aos usuários de álcool e outras drogas e o desafio da não implementação de uma política de recursos humanos que efetive os avanços propostos pela política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Dias, Bruno Vilas Boas. "Estratificação dos pacientes usuários de álcool, encaminhados pelas unidades básicas de saúde para CAPS ad: detectando uso, abuso e dependência." Enfermagem Brasil 13, no. 2 (2014): 69. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v13i2.3632.

Full text
Abstract:
Objetivo: Estratificar os pacientes usuários de álcool, detectando uso, abuso e dependência, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS ad), e avaliar a necessidade de oferecer capacitação aos enfermeiros das UBS de Jundiaí/ SP. Métodos: Pesquisa documental, constituída por uma amostra de 60 prontuários de pacientes atendidos no CAPS-ad de Jundiaí/SP. Os dados foram coletados pela ferramenta ASSIST e submetidos à análise descritiva e discussão baseado na literatura. Resultados: Do total de 60 pacientes que foram encaminhados pelas UBS para o CAPS-ad por causa do uso de álcool, 3,33% faziam uso nocivo, 23,33% faziam uso abusivo e 73,33% eram dependentes do álcool. Conclusão: O estudo demonstrou que a maior parte dos pacientes é dependente, justificando a capacitação sugerida, que poderá diminuir os encaminhamentos de uso abusivo para o CAPS-ad e diminuir os dependentes de álcool.Palavras-chave: álcool, saúde pública, capacitação em serviço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ferreira, Indianara Maria Fernandes, Carlos Eduardo Silva Feitosa, and Ana Karenina De Melo Arraes Amorim. "Gestão Autônoma de Medicação (GAM) como dispositivo grupal: uma experiência de pesquisa-intervenção." Revista Polis e Psique 10, no. 2 (2020): 205–26. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.103567.

Full text
Abstract:
O presente trabalho trata de uma experiência com a Gestão Autônoma de Medicação (GAM) em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPSad) no estado do Rio Grande do Norte (Brasil) a partir de uma pesquisa-intervenção com base na Análise Institucional. O objetivo deste artigo consiste em realizar uma análise sobre a GAM como dispositivo grupal e suas potencialidades para produção de transformações sociais e da realidade no campo no próprio percurso do processo de pesquisa-intervenção, com ênfase nos movimentos micropolíticos, co-gestionários e na produção de autonomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Romanini, Moises, and Vitória Merten Fernandes. "Os Processos de Autonomia no Cotidiano de um Caps Ad III: (Re)Pensando Práticas, (Re)Construindo Caminhos." Diálogo, no. 39 (October 9, 2018): 09. http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i39.4046.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa teve como objetivo acompanhar e problematizar a forma como os processos de autonomia vêm sendo pensados e construídos no cotidiano do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III) de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Através desse estudo, que teve como método a cartografia, levantaram-se algumas pistas acerca da questão da autonomia no cotidiano do CAPS AD III. Destacam-se as internações, a cogestão de uma oficina terapêutica e o fazer com o usuário e os processos de trabalho dentro do serviço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Sodré, Malene Lima Gomes, Alice de Sá Ferreira, Mirlley Cristina Ferreira Borges, et al. "Potenciais interações medicamentosas no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas em uma capital do Nordeste brasileiro." Research, Society and Development 10, no. 9 (2021): e0610917714. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17714.

Full text
Abstract:
Introdução: Os transtornos mentais representam hoje um dos principais desafios na agenda de saúde, tanto de países desenvolvidos como países em desenvolvimento, constituindo um ônus importante para os serviços públicos. Objetivo: Avaliar as potenciais interações medicamentosas em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, em São Luís. Método: Trata-se um estudo transversal descritivo, com abordagem quantitativa, realizado por meio da análise de prontuários de usuários do Centro de Atenção Psicossocial no período entre maio de 2015 a março de 2016. As potenciais interações medicamentosas foram identificadas e classificadas de acordo com a base de dados drugs.com e Micromedex® em leves, moderadas, graves. Resultados: O estudo foi realizado com 60 prontuários de pacientes sob tratamento no CAPS-ad, sendo 83% do sexo masculino e 17% do sexo feminino, com média de idade de 39,62 anos para os homens e 37,7 anos para as mulheres e 63% dos prontuários apontaram para o grupo de transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas. Dentre os prontuários analisados, 42 apresentaram a possibilidade de ocorrência de interação medicamentosa, sendo 1% leve, 80% moderada e 19% grave; 40% com risco de depressão respiratória e no sistema nervoso central e 12% com risco de diminuição da ação farmacológica pela indução enzimática da carbamazepina. Conclusão: O estudo revelou elevado número de potenciais interações medicamentosas que podem comprometer as condições clínicas do paciente e/ou seu tratamento, revelando assim, a importância, da equipe de saúde, da atuação clínica do farmacêutico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Lima, Maria da Glória, Maria Aparecida Gussi, and Antonia Regina Ferreira Furegato. "Centro de Atenção Psicossocial, o cuidado em saúde mental no Distrito Federal, Brasil." Tempus Actas de Saúde Coletiva 11, no. 4 (2018): 197. http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v11i4.2487.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo caracterizar as práticas de cuidado realizadas pelos profissionais de saúde mental dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, da Rede de Atenção Psicossocial do Distrito Federal, quanto ao modelo psicossocial preconizado pelas diretrizes políticas de saúde mental. Estudo exploratório, com dados quanti-qualitativos, mediante a realização de entrevistas semiestruturadas junto a 126 profissionais de saúde de nível superior e médio em nove CAPS para atendimento de usuários com transtornos mentais e com uso de álcool e outras drogaS, realizadas no período maio de 2011 a julho de 2012, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria de Saúde do DF, parecer nº 0081/2010. Os resultados revelam que os profissionais em sua maioria são mulheres e adultos jovens, com pouco preparo e experiência na saúde mental, todavia reconhecem o CAPS como dispositivo potente para o modelo psicossocial, mas referem encontrar desafios relativos aos profissionais quanto a formação, o preparo e o interesse em trabalhar na saúde mental, e ainda, aos limites institucionais, como inadequadas condições de trabalho, insuficiência numérica e baixa articulação dos serviços RAPS e não priorização da saúde mental na agenda política local. Conclui-se que os profissionais das equipes da equipes de saúde mental que atuam no CAPS têm buscado na organização do trabalho superar os desafios, buscando o aprendizado de saberes e práticas de saúde para novas formas de produzir o cuidado em saúde mental mais convergente com o modelo psicossocial, preconizado pelas diretrizes políticas nacionais e locais de saúde mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Araújo, Meury Gardênia Lima de, and Carlos André Moura Arruda. "As Políticas Públicas no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS AD e a atuação dos profissionais da Psicologia de Orientação Psicanalítica / Public Policies at the Center for Psychosocial Care Alcohol and Other Drugs - CAPS AD and the role of professionals in psychoanalytic orientation psychology." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 46 (2019): 535–56. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1910.

Full text
Abstract:
Os toxicômanos padecem com políticas públicas que, ainda, tem diretrizes patologizantes. E mantermo-nos atentos aos problemas decorrentes do uso de álcool permite refletir sobre o que os origina. Este estudo objetiva identificar as contribuições da psicanálise para a atuação do profissional psicólogo nas Políticas Públicas do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas - CAPS AD. Para tal, recorremos a Revisão Integrativa da Literatura no espaço CAFE da Plataforma CAPES e ao Google acadêmico. Estabelecemos a questão de pesquisa, objetivos da revisão e critérios de inclusão/exclusão do material. Nisso organizamos a coleta para análise e discussão com 14 publicações. Nos resultados: temas interdisciplinares; psicanálise, saúde mental - nova concepção de sujeito; e psicologia em atuação multiprofissional em defesa das minorias. Com isso, refletimos o mal-estar cultural que impele ao uso de álcool exacerbado e sugerimos a escola como ponto de foco para conscientização, apoio e escuta para minimizar danos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Assalin, Ana Carolina Belmonte, Sonia Regina Zerbetto, Bianca Oliveira Ruiz, Priscila Souza Cugler, and Sarah Salvador Pereira. "Facilidades de adesão familiar no tratamento da dependência química: percepção dos familiares." SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 17, no. 1 (2021): 17–25. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.150251.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a percepção do membro familiar sobre as facilidades de adesão da família ao tratamento do dependente químico em acompanhamento no Centro de Atenção Psicossocial - álcool e drogas. Método: estudo qualitativo, realizado de abril a setembro de 2016, com 10 familiares de usuários de drogas, participantes de grupos de família. Realizou-se entrevista semiestruturada e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: as famílias reconheceram que criar alianças terapêuticas, ter esperança na recuperação de seu parente e valorizar seus papéis participativos no tratamento familiar facilitam a adesão terapêutica. Conclusão: o estudo contribui para a reflexão dos profissionais de saúde quanto às possíveis áreas estratégicas para o cuidado às famílias, de modo a ajudá-las na adesão terapêutica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Marques, Ana Lucia Marinho, and Elisabete Ferreira Mângia. "Itinerários terapêuticos de sujeitos com problemáticas decorrentes do uso prejudicial de álcool." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 17, no. 45 (2013): 433–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832013000200015.

Full text
Abstract:
Este estudo visou conhecer itinerários terapêuticos de sujeitos com problemáticas decorrentes do uso prejudicial de álcool em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas - CAPSad. A pesquisa, de caráter qualitativo, adotou a perspectiva etnometodológica e empregou os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas, grupo focal, observação participante e diário de campo. Os itinerários terapêuticos se configuram a partir da experiência construída, que dota de significados as vivências relacionadas ao uso de álcool e a necessidade de ajuda. Destaca-se a importância das redes sociorrelacionais, no contexto das quais são compartilhados sentidos, significados e suporte. O percurso da pesquisa mostrou a importância de se conhecerem os saberes e práticas dos sujeitos na proposição de práticas de cuidado comprometidas com produção de saúde e de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Matos, Johnata Da Cruz, and Claudete Ferreira de Sousa Monteiro. "Convivência versus alcoolismo: analisando o cotidiano dos familiares." Revista Eletronica Gestão & Saúde 6, no. 2 (2015): 1623. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v6i2.22490.

Full text
Abstract:
O estudo objetiva descrever e analisar o cotidiano dos familiares com pacientes alcoolistas em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPSad no Município de Teresina/PI, antes do inicio do tratamento. Utilizou-se a abordagem qualitativa, com 10 familiares de pacientes alcoolistas em tratamento na instituição, através de entrevistas com roteiro semi-estruturado. Esta pesquisa teve como referencial para análise dos dados, a análise de conteúdo. O resultado mostra um Cotidiano permeado por violência física, sexual e psíquica e o álcool produzindo sentimentos negativos e codependentes. Considerou-se a violência como marco constante nesse cotidiano e como consequência a ruptura dos laços afetivos, a desestruturação da família e codependencia, o que conduz a uma necessidade de tratamento mútuo. Descritores: Alcoolismo; Família; Cuidados de Enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Contin, Mayara Rodrigues, Clarissa Mendonça Corradi-Webster, Fernanda De Sousa Vieira, and Ana Carolina Guidorizzi Zanetti. "Identificação do consumo de substâncias psicoativas entre indivíduos com esquizofrenia." SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 14, no. 1 (2018): 12–19. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000380.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo identificar o consumo problemático de substâncias em uma amostra de 45 pessoas diagnosticadas com esquizofrenia, tratadas em Centro de Atenção Psicossocial II, e verificar a associação desse consumo a características sociodemográficas e clínicas dos participantes. Estudo transversal. Foram aplicados questionários sobre as substâncias mais consumidas ao longo da vida: tabaco (67%), álcool (73%) e maconha (22%). Dos participantes, 62% faziam uso problemático de pelo menos uma droga. Encontrou-se associação entre uso problemático de substâncias e satisfação financeira, impulsividade e experiências de discriminação. Conhecer as características relacionadas ao uso de drogas entre pessoas em tratamento para esquizofrenia auxilia a propor estratégias de cuidado para essa população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Jorge, Maria Salete Bessa, Rosana Onocko Campos, Antonio Germane Alves Pinto, and Mardênia Gomes Ferreira Vasconcelos. "Experiências com a gestão autônoma da medicação: narrativa de usuários de saúde mental no encontro dos grupos focais em centros de atenção psicossocial." Physis: Revista de Saúde Coletiva 22, no. 4 (2012): 1543–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312012000400015.

Full text
Abstract:
Objetiva-se analisar as experiências vivenciadas pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial no desenvolvimento do grupo para Gestão Autônoma da Medicação (GAM). Opta-se pela pesquisa qualitativa, dentro de uma perspectiva crítica que protagoniza a vivência dos participantes do grupo operativo GAM. Realizado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Geral e Álcool e outras Drogas (AD) do município de Maracanaú-CE. Os participantes foram 13 usuários de CAPS Geral e Ad do referido município. Técnica de coleta das narrativas foi constituída por três grupos narrativos e a análise pautada na hermenêutica. Segundo as narrativas desvelaram, em todo o processo de discussão sobre a medicação, fica evidente a importância da escuta e do acompanhamento individual. A abordagem singular dos usuários possibilitou melhoria significativa no estado de saúde mental e na compreensão do adoecimento. Assim, é possível ressignificar a utilização precípua do medicamento e interagir com inovações terapêuticas mais voltadas para hábitos de vida saudável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography