Academic literature on the topic 'Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público"

1

Patury Santos, Tainan, and Sumaia Midlej Pimentel Sá. "OCORRÊNCIA DE QUEIMADURAS EM CRIANÇAS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA." Revista Baiana de Saúde Pública 38, no. 3 (February 26, 2015): 524–38. http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2014.v38.n3.a517.

Full text
Abstract:
A lesão por queimadura é um dos traumas mais graves e dolorosos, e tem como principais vítimas crianças e adolescentes. O presente estudo tem como objetivo conhecer a ocorrência de queimaduras em crianças internadas em um hospital público de referência. Estudo descritivo, por meio de análise dos prontuários dos pacientes de 0 a 12 anos internados no setor de pediatria, no período de novembro de 2011 a fevereiro de 2012. Foram analisados 109 prontuários. Observou-se que 62 (56,88%) foram do gênero masculino; 51 (46,79%) eram da faixa etária de 0 a 1 ano; 60 (55,05%) procediam de Salvador, Bahia. O principal agente etiológico, com 72 (66,06%) casos foi o líquido superaquecido. Percebeu-se que a ocorrência de queimaduras em crianças é alta, com predomínio na faixa etária de zero a um ano de idade. Logo, é de suma importância a elaboração de trabalhos como este para fornecer dados estatísticos para profissionais de saúde e para os órgãos competentes, com o intuito de prevenir esse tipo de acidente e contribuir com dados epidemiológicos para novos estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cruz, Gabriela, Rocío Guevara, Rafael Terra, Valentín Picasso, and Laura Astigarraga. "Información y servicios climáticos para la toma de decisiones desde la perspectiva del Centro Interdisciplinario de Respuesta al Cambio y la Variabilidad Climática." INTERdisciplina 5, no. 13 (January 18, 2018): 101. http://dx.doi.org/10.22201/ceiich.24485705e.2017.13.62383.

Full text
Abstract:
<p>En este artículo se presenta parte de la experiencia transitada por el Centro Interdisciplinario de Respuesta al Cambio y a la Variabilidad Climática de UDELAR, en su relación con organismos gubernamentales y actores de la sociedad civil. El trabajo apunta a compartir aprendizajes y reflexiones que pueden mejorar la comunicación de dos vías entre los investigadores y los tomadores de decisiones para construir un diálogo más eficaz, con énfasis en la aplicación de conocimiento climático en el sector agropecuario.</p><p>Privilegiando la articulación con actores tomadores de decisión, se analizan algunas redes de conocimiento asociadas con la producción y transferencia de servicios climáticos en la interfaz ciencia-política y ciencia-sociedad. El caso de estudio se enfoca en el proceso de adaptación a las sequías agronómicas en Uruguay. Si bien en la red se identificaron múltiples vínculos entre el ámbito científico y el político, no aparece muy vinculado el ámbito de los productores agropecuarios al resto del sistema.</p><p>Las actividades de capacitación en ejecución priorizan el trabajo interdisciplinario con actores extra academia para promover la creación de conocimiento accionable. Por un lado, capacitaciones para la gestión del riesgo climático dirigidas a gestores de instituciones públicas, y por otro, actividades de divulgación pública. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sancho, Leyla Gomes, and Neide Emy Kurokawa Silva. "Descortinando o acesso aos serviços de saúde na perspectiva da interdisciplinaridade: debate de ideias." Physis: Revista de Saúde Coletiva 23, no. 2 (June 2013): 371–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312013000200004.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é evidenciar, sob o olhar interdisciplinar da Economia, Política, Direito e Socioantropologia, a conformação do conceito de acesso, particularmente o relacionado ao serviço de saúde. Consideramos não apenas a concepção e a ressignificação dos conceitos de oferta, demanda, equidade e necessidade de saúde advindas desses campos disciplinares, mas assumimos a hipótese de que, independentemente do setor público ou privado, o acesso, mais do que uma questão relativa à oferta, deve vislumbrar inicialmente as necessidades ditas "invisíveis", caso seja internalizada a ideia de que o processo saúde-doença não prescinde de incluir outros determinantes para sua compreensão. A partir de revisão de literatura nacional e internacional das últimas cinco décadas, identificaram-se estudos que contemplaram a diversidade dos olhares em relação ao objeto de estudo. De acordo com distintos paradigmas, numa perspectiva histórica e contextual, evidenciou-se que a compreensão e a efetivação do acesso aos serviços de saúde reclamam abordagens interdisciplinares, referendando o Estado como provedor de políticas e ações organizadas que culminem em mudança no estado de saúde e na qualidade de vida do sujeito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tripodi, Zara Figueiredo. "Educação infantil: da diversidade de oferta aos novos locais de governança." Educação 39, no. 3 (December 22, 2016): 383. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21890.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta resultados preliminares de pesquisa que tem sido realizada no âmbito de pós-doutorado, no Centro de Estudos da Metrópole – USP/Cebrap. Busca-se examinar, aqui, as principais tendências de expansão da educação infantil pelos municípios, tendo como referência o novo Plano Nacional de Educação. Inicialmente, fazse uma breve retrospectiva dos marcos regulatórios da educação infantil. Discute-se, em seguida, o federalismo, a reforma do aparelho do Estado (1995) e sua interface com a educação das crianças pequenas. A instituição do PNE, as metas das capitais brasileiras para a primeira etapa da educação básica e os novos locais de governança são o foco de atenção seguinte do texto. Por fim, conclui-se que a publicação da Lei nº 13.019/2014 concorre para reafirmar a tendência de oferta da educação infantil pelo setor público não estatal, tendo em vista as metas do PNE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves, Wanderson Ferreira. "Crítica à razão gestionária na educação: o ponto de vista do trabalho." Revista Brasileira de Educação 19, no. 56 (March 2014): 37–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782014000100003.

Full text
Abstract:
O objetivo no texto é problematizar as ambições da gestão em relação ao trabalho humano e algumas das iniciativas que, no âmbito da educação escolar, atualmente buscam governá-lo e dimensioná-lo. Trata-se de um estudo de natureza teórica que mobiliza as contribuições de estudos na área da educação e também das disciplinas que têm o trabalho como objeto de estudo, especialmente as contribuições da ergonomia da atividade. Partiremos de uma situação concreta, o caso da rede pública estadual de ensino paulista, refletindo sobre o trânsito das ferramentas de gestão do setor privado para o público e sobre a efetividade de tais ferramentas. Abordaremos ainda as contradições e limites dessas ferramentas de gestão - e que são também as contradições e limites da própria gestão - diante da complexidade do trabalho humano. Concluímos então com uma breve síntese das questões tratadas, apontando a necessidade de se trazer o trabalho, suas condições e seus conteúdos para o centro da discussão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cruz, Tirza De Oliveira, and Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima. "Percepções de especialistas em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais sobre as motivações da escolha e a atuação profissional." Revista da ABENO 19, no. 4 (December 29, 2019): 22–33. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.789.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as motivações e veredas do processo de escolha pela Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais e da atuação profissional de especialistas na área, atuantes em um município catarinense. Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, cujos dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas com 05 cirurgiões-dentistas, analisados por meio da análise temática ajustada. Quando indagados sobre a motivação que os conduziu à escolha pela especialidade, os participantes revelaram: o caráter versátil da área, de natureza integrativa e não apenas reparadora; a cultura experimentada e produzida desde a tenra idade, identificação e preferência. As veredas percorridas no processo de escolha e na atuação profissional foram influenciadas pelo bom relacionamento com professores, concomitante a um bom embasamento teórico em cirurgia; participação em monitoria; atividade extracurricular (estágio); e, satisfação pessoal. No mix público-privado, depoimentos sinalizaram a ampliação da área, a tendência à saturação do mercado privado, o trânsito entre mercados, a formação de qualidade e o mérito de aproveitar o que é ofertado, além de apontamentos sobre a dificuldade em ingressar no setor público, ainda que a demanda seja realidade. O Centro de Especialidades Odontológicas do Sistema Único de Saúde foi apresentado como lócus de oferta promissora de trabalho e como estratégia para início de carreira. Novos estudos qualitativos de abordagem bioética são necessários e oportunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fantinelli, Jane Tassinari. "A UNIVERSIDADE E AS AÇÕES DE EMPONDERAMENTO NA COMUNIDADE INFANTO-JUVENIL DO QUILOMBO DAS BROTAS DE ITATIBA, SP." Revista Ensaios Pioneiros 1, no. 1 (December 19, 2017): 172–88. http://dx.doi.org/10.24933/rep.v1i1.47.

Full text
Abstract:
Entre os projetos educacionais e interdisciplinares do Centro de Estudos Urbanos da USF (CEUr) que envolvem os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia da Universidade São Francisco (USF), Campus Itatiba, SP, está os que abrangem as áreas de Ações Comunitárias e Extensionista e Relações Étnico-Raciais. Os estudos aqui apresentados tiveram como público alvo uma parcela da comunidade de crianças e adolescentes, remanescentes do Quilombo das Brotas em Itatiba. O projeto A criança e sua identidade local, iniciado em 2008 e desenvolvido até julho de 2017, teve como objetivo principal estimular a construção de experiências juvenis alicerçada nos valores de aprendizado com participação coletiva e solidária, preparando-os para assumir a sua cidadania, com competência para resolver problemas e ser responsável pela preservação do patrimônio territorial e cultural de seus antepassados. A adesão foi primordialmente de crianças 3 e 14 anos, que ocorreram com grande entusiasmo às atividades mensais desenvolvidas nos sábados matinais no Sitio das Brotas.As ações extensionistas visaram integrar conceitos das áreas do conhecimento da arquitetura (desenho, plástica, artes) e matemática, permeados pelas noções de territorialidade, memória e sustentabilidade ambiental. Como método foram desenvolvidas práticas lúdicas de ensino-aprendizagem (chamadas de Oficinas Temáticas), realizadas no próprio sítio quilombola, e de empoderamento tecnológico em Letramento em Programação Computacional. Esta capacitação foi desenvolvida em 2017 pelo curso de pedagogia, teve uma parceria com o Instituto Ayrton Senna /USF e foi desenvolvido nos laboratórios de informática da USF e da Escola EMEB Philomena Salvia Zupardo de Itatiba. Pelos menos 6 adolescentes concluíram o curso de Letramento com foco nas atividades do projeto. Para as mães a não adesão dos adolescentes teve como motivo a inclusão e participação das crianças pequenas nas oficinas. Observou-se, entretanto, a falta de mobilização e interesse da comunidade adulta na realização dos eventos, responsável pela solução de continuidade no projeto de extensão proposto para 2017/2018.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Malheiros, Linderson Ramos, Mayane Silva Rocha, Queize Ester do Nascimento da Silva, and Marcelo Augusto Mota Brito. "Panorama atual das políticas de medicamentos genéricos no Brasil: Revisão bibliográfica/ Current overview of generic drug policies in Brazil: Literature review." Brazilian Applied Science Review 5, no. 3 (May 10, 2021): 1342–54. http://dx.doi.org/10.34115/basrv5n3-005.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: No Brasil, a política de medicamentos genéricos foi implementada através da Lei 9.787, de 10 de fevereiro de 1999, que autoriza as grandes indústrias farmacêuticas a comercializar os medicamentos genéricos (BRASIL, 1999)OBJETIVO: Descrever a história da implementação da política de medicamento genéricos, com foco em aspectos técnicos da legislação vigente, da produção, comercialização, aceitabilidade e acesso aos medicamentos genéricos pela população brasileira.MÉTODOS: Biblioteca Nacional de Medicina (PubMed), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciElo), todas as RDC foram revisadas no site da ANVISA. A seleção dos artigos elegíveis foram estudos publicados em português e inglês, no período entre janeiro de 2010 a dezembro de 2020.RESULTADOS: Ao final da pesquisa, foram encontrados nos bancos de dados 119 artigos, desses 78 na PUBMED, 27 SCIELO e 14 LILACS, Após as etapas de seleção, foram excluídos 70 artigos por meio dos critérios de inclusão e exclusão, selecionados para análise 13 artigos completos que abordavam a lei dos medicamentos genéricos, o desenvolvimento comercial e boa aceitação do medicamento, deixando informação relevante para os pesquisadores investirem nesse campo de estudo.CONCLUSÕES: Os medicamentos genéricos ao longo dos anos passaram por várias mudanças na legislação para garantir e aperfeiçoar a qualidade do produto. No qual, influenciou o setor farmacêutico a se adaptar e organizar novas práticas na inserção do produto no mercado brasileiro.. A política dos medicamentos genéricos beneficia tanto o setor público como as famílias de baixa renda, proporcionando economia em um produto com qualidade e segurança
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nascimento, Francinaide De Lima Silva, and Handson Claudio Dias Pimenta. "CONTRIBUIÇÕES ÀS PESQUISAS SOBRE O USO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS NATURAIS NO RIO GRANDE DO NORTE." HOLOS 8 (December 24, 2019): 1–6. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2019.9329.

Full text
Abstract:
No último editorial da Revista Holos do ano de 2019 apresentamos o Dossiê “Uso Sustentável de Recursos Naturais”, enquanto resultado do trabalho de pesquisas realizadas no âmbito institucional, contributo à área de Ciências Ambientais e à sociedade do Rio Grande do Norte.O Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Natal Central, foi iniciado em 2015 e tem por objetivo principal formar profissionais, em nível de pós-graduação stricto sensu, interessados em atuar com estudos e técnicas interdisciplinares relacionados com o uso e o aproveitamento sustentável de recursos naturais, na qualidade de docentes, consultores e técnicos.A sustentabilidade de todos os tipos de recursos naturais emerge como uma estratégia de alinhamento dos objetivos organizacionais demandados socioambientalmente. Assim, no PPgUSRN a produção de pesquisa aplicada é inovadora e interdisciplinar, focada no desenvolvimento de práticas relacionadas aos usos dos recursos naturais por duas linhas de pesquisa: sustentabilidade e gestão dos recursos naturais e saneamento ambiental.A linha de sustentabilidade e gestão dos recursos naturais propõe a compreensão de ações, estratégias e procedimentos voltados à organização e à implementação de políticas públicas − como também iniciativas para o desenvolvimento de instrumento de gestão dos recursos naturais nos âmbitos público, privado e do terceiro setor − e à geração de conhecimentos básicos e aplicáveis em estudos de indicadores e a práticas de sustentabilidade dos recursos naturais. A linha de pesquisa em saneamento ambiental tem por finalidade precípua contribuir para a produção de conhecimentos, tecnologias e técnicas que promovam a preservação e a conservação do meio ambiente, enfatizando: o controle da poluição das águas, do ar e do solo; o reuso de águas, o uso produtivo e o controle de efluentes em estações de tratamento de água e de efluentes; a gestão integrada; o desenvolvimento de metodologias viáveis para o tratamento e o reaproveitamento de resíduos sólidos e biossólidos; e a avaliação de indicadores de contaminação ambiental.Os trabalhos aqui apresentados foram produzidos por docentes e egressos do PPgUSRN. Os trabalhos estão alinhados com as linhas de pesquisa do programa, abordando temáticas como avaliação da qualidade de efluentes para reuso, avaliação da qualidade da água para fins de balneabilidade, gestão de resíduos urbanos, geoprocessamento, diagnóstico ambiental de comunidade rural e práticas de gestão ambiental em atividades produtivas, conforme detalhes a seguir: Qualidade de água e efluentes- Avaliação da qualidade da água do Rio Potengi a partir dos padrões estabelecidos nas resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente n° 357/05 e 274/00 de forma a inteirar a comunidade sobre o nível de poluição nos trechos do rio que são utilizados para balneabilidade;- Avaliação da qualidade da água produzida proveniente da indústria petrolífera no nordeste brasileiro no município de Mossoró-RN e seu potencial uso na irrigação; e- Avaliação do tratamento de efluentes e a produção de água de reuso para fins agrícolas no campus do IFRN de São Paulo do Potengi, Brasil. Gestão de resíduos sólidos urbanos- Índice de Condição de Gestão de Resíduos Atualizado, visando à observância obrigatória pelo gestor público na gestão dos resíduos sólidos municipais. Geoprocessamento- Espacialização das manchas de óleo e graxa na zona portuária de Natal-RN através de técnicas de interpolação IDW e krigagem. Diagnóstico ambiental de comunidade rural- Diagnóstico ambiental de comunidades rurais de Currais Novos, localizadas na Microbacia do Rio Cobra, município de Jardim do Seridó, do Semiárido Potiguar sob a ótica da mitigação de efeitos da desertificação. Práticas de gestão ambiental em atividades produtivas- Indicadores ambientais para mensurar a gestão hídrica, energética e a gestão de resíduos sólidos para o ambiente organizacional com foco na área de ensino, no caso, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte;- Avaliação de aspectos e impactos ambientais de um laboratório de análises físico-químico do IFRN pelo método “Failure Mode and Effects Analysis” e proposição de medidas para controle; - Diagnóstico ambiental e de processos da lavra de rocha ornamental; e- Produção mais limpa nos processos da lavra de rocha ornamental. Compartilhamos a alegria de difundir o conhecimento gerado pelas pessoas que compõem o PPgUSRN aos leitores o Dossiê “Uso Sustentável de Recursos Naturais”. À leitura!Natal, 24 de dezembro de 2019.Prof. Handson Claudio Dias PimentaProf.a Francinaide de Lima Silva Nascimento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carniello, Monica Franchi. "Proposta Metodológica de Avaliação de Comunicação Governamental Digital." Revista Observatório 1, no. 2 (December 8, 2015): 101. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p101.

Full text
Abstract:
O acesso à informação é uma das condições para o desenvolvimento. A comunicação governamental em ambiente digital, que propicia possibilidades amplas de acesso à informação e uma potencialidade de participação é o enfoque desse artigo. O objetivo do artigo é propor parâmetros de análise para avaliação da comunicação governamental oficial em ambiente digital. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, por propor um método a ser testado para validação. O delineamento da pesquisa é bibliográfico e qualitativo. Foram propostos parâmetros para análise de sítios oficiais das unidades da federação, organizados em cinco dimensões e trinta e três itens de análise, e parâmetros de análise para avaliação dos perfis oficiais de unidades da federação nas redes sociais digitais, organizados em seis dimensões e treze itens de avaliação.PALAVRAS-CHAVE: desenvolvimento regional; governo eletrônico; comunicação governamental; método. ABSTRACTAccess to information is a precondition for development. The government communication in the digital environment, which provides ample opportunities for access to information and a capability of participation is the focus of this article. The aim of this paper is to propose analysis parameters for evaluation of official government communication in the digital environment. The research is characterized as exploratory, to propose a method to be tested for validation. The study design is bibliographical and qualitative. It was proposed parameters for analysis of official sites of the federation units, organized into five dimensions and thirty-three item analysis, and analysis parameters for evaluation of official profiles of the federation units in digital social networks, organized into six dimensions and thirteen items evaluation.KEYWORDS: regional development; e-government; governmental communication; method. RESUMENEl acceso a la información es una condición previa para el desarrollo. La comunicación del Gobierno en el entorno digital, que ofrece amplias oportunidades para el acceso a la información y la capacidad de participación es el foco de este artículo. El objetivo de este trabajo es proponer parámetros de análisis para la evaluación de la comunicación oficial del gobierno en el entorno digital. La investigación se caracteriza por ser exploratoria, para proponer un método para hacerse la prueba de validación. El diseño del estudio es bibliográfica y cualitativa. Se propuso parámetros para el análisis de los sitios oficiales de las unidades de la federación, organizado en cinco dimensiones y treinta y tres análisis de ítems, y parámetros de análisis para la evaluación de los perfiles oficiales de las unidades de la federación en las redes sociales digitales, organizados en seis dimensiones y trece artículos evaluación.PALABRAS CLAVE: desarrollo regional; gobierno electrónico; la comunicación gubernamental; método. ReferênciasBAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.BRASIL. Lei de Acesso à Informação - Lei n° 12.527/11. 18 nov. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm> Acesso em: 21 out. 2012.BRASIL. Governo Eletrônico. 2014. Disponível em Acesso em 01 de Fevereiro de 2014.BRASIL. Decreto Presidencial de 3 de abril de 2000. Disponível em: . Acesso em: 06 mar. 2014.BREZZON, L.A.C. Análise político-sociológica do reencontro da sociedade civil brasileira com a cidadania e a democracia segundo a perspectiva da comunicação pública. In: OLIVEIRA, M.J. da C. Comunicação pública. Campinas: Alínea, 2004.CARNIELLO, M. F. A contribuição da comunicação para os estudos de desenvolvimento. In: ASSIS, F; CARNIELLO, M.F. Comunicação, história e literatura: propostas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Oficina de Livros, 2008.CARNIELLO, M. F.; SANTOS, M. J. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. Comunicação digital na gestão pública dos municípios da RMVP: acesso à informação, transparência e mecanismos de participação. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, v. 1, p. 167-184, 2013.CARNIELLO, M. F. ; SANTOS, M. J. ; OLIVEIRA, E. A. A. Q. Uso de ferramentas de comunicação digital na gestão de municípios das capitais brasileiras. Gestão e Desenvolvimento (FEEVALE), v. 8, p. 9-22, 2011.DI FELICE, M. Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.DINIZ, E. H.et al. O governo eletrônico no Brasil: perspectiva histórica a partir de um modelo estruturado de análise. Revista Administração Pública RAP. Rio de Janeiro, 43 (1): 23-48, 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rap/v43n1/a03v43n1.pdf> Acesso em: 24 fev.2014.FONSECA, Francisco C. P. Mídia e democracia:falsas confluências. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 22, p. 13-24, jun. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsocp/n22/n22a03.pdf. Acesso em: 11 fev. 2014.GOMES, M. Participação pública on line: questões e hipóteses de trabalho. MAIA, R.C.M.; GOMES, W.; MARQUES, F.P.J.A. (orgs.) Internet e participação política no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2011.LENK, K. ; TRAUNMULLER, R. Broadening the Concept of Electronic Government, In: Prins, J. E. J. Designing E-Government. [S. l.] : Kluwer Law International, p. 63-74, 2001.MATEUS, J. C. O Governo Electrónico, a sua aposta em Portugal e a importância das Tecnologias de Comunicação para a sua estratégia. Revista de Estudos Politécnicos. 2008, Vol VI, nº 9. Disponível em: < http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/tek/n9/n9a02> Acesso em: 24 fev. 2014.MIOTTO, L.B. Comunicação e espaço público na sociedade da informação: reflexões sobre a política contemporânea. In: OLIVEIRA, M.J. da C. Comunicação pública. Campinas: Alínea, 2004.PINTO-COELHO, M. Z. P; NEVES, J.P. E-participation in Portuguese local governments: an exploratory research about emerging networks. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. 2007. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7005/1/CoelhoNeves_2007_EParticipation.pdf. Acesso em: 07 mar. 2014.RUEDIGER, M. A. Governo eletrônico ou governança eletrônica: conceitos alternativos no uso das tecnologias de informação para o provimento de acesso cívico aos mecanismos de governo e da reforma do Estado. In: Concurso de ensayos y monografias del clad sobre reforma del estado y modernización de la administracion pública, 21. 2002, Caracas. Anais.SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS. nº 22. Porto Alegre, dez. 2003. SCHRAMM, W. Comunicação de massa e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Bloch, 1970.SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.UNITED NATIONS E-Government Survey 2012. 2012. E-Government for the People. Disponível em: < http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/un/unpan048065.pdf> Acesso em: 11 fev. 2014.WASEDA UNIVERSITY. Waseda University International e-Government Ranking 2013. 25 mar. 2013. Disponível em: < http://www.e-gov.waseda.ac.jp/pdf/Press_Released_on_e-Gov_ranking_2013.pdf> Acesso em: 12 jun. 2014. Disponível em:Url: http://opendepot.org/2686/ Abrir em (para melhor visualização em dispositivos móveis - Formato Flipbooks):Issuu / Calameo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Reports on the topic "Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público"

1

Cerdeira, Pablo, Marcus Mentzingen de Mendonça, and Urszula Gabriela Lagowska. Políticas públicas orientadas por dados: Os caminhos possíveis para governos locais. Edited by Mauricio Bouskela, Marcelo Facchina, and Hallel Elnir. Inter-American Development Bank, October 2020. http://dx.doi.org/10.18235/0002727.

Full text
Abstract:
Este texto para discussão aborda alguns estudos preliminares do Projeto “Big Data para o Desenvolvimento Urbano Sustentável” conduzido pela Fundação Getulio Vargas em parceria com o BID, com as cidades de Miraflores (Peru), Montevidéu (Uruguai), Quito (Equador), São Paulo (Brasil) e Xalapa (México) e com o apoio do aplicativo Waze. Este projeto faz parte da Cooperação Técnica Regional RG-T3095 financiada pelo BID, por intermédio do programa de Bens Públicos Regionais, e executado pela FGV. No BID, o estudo foi coordenado pela Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano e, na FGV, pelo Centro de Tecnologia e Desenvolvimento - CTD, e desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público - CEPESP (Aspectos Institucionais), a Escola de Direito do Rio de Janeiro - FGV Direito Rio (Aspectos Regulatórios) e a Escola de Matemática Aplicada - FGV EMAp (Ciencia de Dados).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography