Academic literature on the topic 'Cereais - Produção'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Cereais - Produção.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Cereais - Produção"

1

Bortolini, Patrícia Cambrussi, Itacir Sandini, Paulo César Faccio Carvalho, and Aníbal de Moraes. "Cereais de inverno submetidos ao corte no sistema de duplo propósito." Revista Brasileira de Zootecnia 33, no. 1 (February 2004): 45–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982004000100007.

Full text
Abstract:
A utilização de cereais de inverno no sistema de duplo propósito permite fornecer aos animais forragem verde no período crítico de carência alimentar, além de aumentar a estabilidade da receita da produção pela melhoria na qualidade e produtividade dos grãos dos cereais de inverno. O experimento foi conduzido no período de abril de 1994 a setembro de 1996 em Guarapuava, Paraná, a fim de avaliar o potencial de utilização para forragem e grãos de aveia branca (Avena sativa L.), trigo (Triticum aestivum), triticale (X. Triticosecale Witt.), aveia preta (Avena strigosa Schreb), centeio (Secale cereale L.) e cevada (Hordeum vulgare L.), visando sua utilização em condições de duplo propósito. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com tratamentos distribuídos em parcelas subdivididas, em três repetições. Nas parcelas foram estudados os sistemas de produção (sem corte, um e dois cortes) e nas subparcelas, os genótipos. O sistema de dois cortes foi superior aos demais quanto ao rendimento de matéria seca, principalmente para a aveia. Para o rendimento de grãos, os sistemas sem corte e um corte foram superiores, apesar da maior produção dos genótipos de aveia sob dois cortes. Em todos os genótipos, houve melhoria do peso do hectolitro e redução da massa de mil sementes, quando se realizaram cortes. Sob condições de manejo adequadas, pode-se alcançar considerável produção de forragem, sem afetar a posterior produção de grãos para cereais de inverno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Queiroz, Valéria Aparecida Vieira, Heliete Lopes Carneiro, Rosires Deliza, José Avelino Santos Rodrigues, José Heitor de Vasconcellos, Flávio Dessaune Tardin, and Luciano Rodrigues Queiroz. "Genótipos de sorgo para produção de barra de cereais." Pesquisa Agropecuária Brasileira 47, no. 2 (February 2012): 287–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2012000200018.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma barra de cereais com pipoca de sorgo e avaliá-la quanto à aceitação do produto por consumidores, assim como identificar genótipos de sorgo e distintos modos de processamento para a produção de pipoca visando maior rendimento. Foram avaliados os processamentos sem (STH) e com tratamento hidrotérmico (CTH) dos grãos antes do pipoqueamento. O tratamento CTH reduziu o percentual de piruás em cerca de 36% e aumentou o rendimento da produção de pipoca em cerca de 80%. No STH, os genótipos BRS 310, BR 501, BR 506 e CMSXS 283 produziram menor percentual de piruás e maior capacidade de expansão. No CTH, 'BRS 310' e 'CMSXS 283' apresentaram melhor desempenho. Uma pesquisa sobre a aceitação e a intenção de compra das barras de cereais foi realizada em Londrina, PR e no Rio de Janeiro, RJ. Verificou-se que o produto foi aceito por 98, 4 e 76, 5% dos consumidores, e a média de aceitação, em uma escala de 1 a 9, foi de 7, 7 em Londrina e de 7, 1 no Rio de Janeiro. Quanto à intenção de compra, verificou-se que 88, 8% dos londrinenses e 80, 6% dos cariocas atribuíram notas acima de 4 ("talvez não comprasse, talvez comprasse") na escala de 7 pontos utilizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ARAUJO FOMES, PATRICIA MARIA, Dalmo Marcelo de Brito Primo, and Alex Alexandre Barbosa. "Elaboração da farinha da casca de batata-doce e utilização na produção de barras de cereais." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no. 2 (May 23, 2021): 931–35. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8925.

Full text
Abstract:
Objetivou-se elaborar a farinha da casca de batata-doce (Ipomea batatas L.) variedade roxa e utiliza-la na produção de barras de cereais. A farinha foi obtida mediante secagem em estufa com ar forçado, na temperatura de 60 °C e caracterizada quanto aos parâmetros: umidade, proteínas, lipídios, cinzas, carboidratos, valor energético, pH, atividade de água e cor. Foram desenvolvidas barras de cereais com adição de 25 e 50% de farinha da casca da batata-doce. As barras foram caracterizadas quanto aos parâmetros: umidade, pH, atividade de água e cor. Para a farinha foram encontrados valores de acordo com a legislação vigente, apresentando elevada concentração de nutrientes, sugerindo que sua adição em formulados alimentícios refletirá em aumento importante no valor nutricional. Na análise da cor os resultados indicaram que a farinha apresentou uma coloração escura, com predominância na intensidade da cor amarela sobre a cor vermelha. As barras de cereais elaboradas apresentaram baixos valores de umidade e atividade de água. O pH manteve-se levemente ácido, os parâmetros de cor: luminosidade L* diminui com o aumento da adição da farinha, enquanto que a intensidade de vermelho (a*) e intensidade de amarelo (b*) aumentaram. Os resultados indicaram que a farinha da casca de batata-doce variedade roxa pode ser considerada, uma boa opção para a produção de barras de cereais e uma alternativa para o aproveitamento deste resíduo, podendo resultar em um produto mais barato, além de evitar o descarte deste resíduo no ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues Lima, José Rafael, Kerolayne Santos Leite, João Victor Dos Santos Silva, José Honório Pereira Lopes Neto, and Joanna Beatriz Almeida Silva. "CARACTERIZAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS ENRIQUECIDAS COM COCO OURICURI (Syagrus coronata)." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no. 2 (May 23, 2021): 757–61. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8875.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver barra de cereal adicionada de coco ouricuri (Syagrus coronata) e realizar análises físico-químicas e microbiológicas. A palmeira do coco ouricuri é predominantemente encontrada na região sertaneja, seu fruto possui tamanho aproximado de dois centímetros e são utilizados na produção de doces, como a cocada e também na produção de óleo. O uso do coco ouricuri na produção da barra de cereal, além de agregar valor nutricional à mesma, apresenta uma importância socioeconômica à região produtora, pois dessa maneira apresenta-se uma nova destinação para o fruto. Para a elaboração do produto, inicialmente os cocos foram coletados e higienizados. Na produção da barra de cereal fez-se a aglutinação do xarope (mel, xarope de glucose e óleo de coco) sob aquecimento, até atingir a concentração de 85-89 °BRIX. Logo em seguida, os ingredientes secos foram misturados ao xarope e foram obtidas 4 formulações com diferentes porcentagens de coco ouricuri 0, 10, 20 e 30% correspondendo a FP, F1, F2 e F3, respectivamente. Posteriormente, procedeu-se o corte e o resfriamento da massa, realizando em seguida os testes físico-químicos e microbiológicos. Quanto aos aspectos microbiológicos, as formulações apresentaram-se dentro dos requisitos exigidos pela legislação brasileira. Os resultados encontrados nas formulações adicionadas de coco ouricuri F1, F2 e F3 apresentaram valores de proteínas, lipídeos e cinzas compatíveis com a literatura. Conclui-se, que a utilização desse fruto na elaboração de barras de cereais é uma boa opção para difundir o seu uso na indústria alimentícia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mattos Leao, G. F., C. Cabreira Jobim, M. Neumann, S. K. Dos Santos, E. H. Horst, and L. C. Dos Santos. "Aspectos produtivos e nutricionais de cereais de inverno em regimes de corte para ensilagem." Archivos de Zootecnia 68, no. 262 (April 15, 2019): 128–36. http://dx.doi.org/10.21071/az.v68i262.4132.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de três regimes de cortes em estádio vegetativo (Sem corte; um corte e dois cortes), sobre os aspectos produtivos e nutricionais de cinco cereais de inverno, colhidos para produção de silagem. Os cereais usados foram o trigo (Triticum aestivum cv. BRS Gralha Azul), cevada (Hordeum vulgare cv. BRS Brau), aveia branca (Avena sativa cv. URS Guará), aveia preta (Avena strigosa cv. Embrapa 139) e triticale (X Triticosecale cv. IPR 11). Para a massa de forragem seca total, o aumento no número de cortes gerou redução na produção de todos os cereais. O triticale apresentou a maior estabilidade produtiva, uma vez que não houve diferença (P>0,05) para o regime sem corte (12.317 kg MS/ha) e com um corte (11.944 kg MS/ha). O regime de cortes influenciou os componentes morfológicos, pois houve redução das porcentagens de colmo e folha e aumentou a porcentagem de espiga e a quantidade de folhas senescentes em relação as folhas totais. Os teores de NDT não foram influenciados negativamente pelos regimes de corte, com exceção da aveia branca. Dos cereais avaliados, a cevada apresentou menores valores (P
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Patanita, Manuel, José Dôres, António Colaço, and Fernando Canas. "Produção de cereais praganosos na Intervenção Territorial Integrada de Castro Verde." Revista de Ciências Agrárias 40, SP (2017): S071—S078. http://dx.doi.org/10.19084/rca16180.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

BORTOLINI, Patricia Cambrussi. "CEREAIS DE INVERNO SUBMETIDOS AO CORTE NO SISTEMA DE DUPLO PROPÓSITO." Scientia Agraria 2, no. 1 (December 31, 2001): 131. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v2i1.1014.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, nos dois experimentos realizados, avaliar o potencial de utilização para forragem e grãos de aveia branca (Avena sativa L.), trigo (Triticum aestivum), triticale (X. Triticosecale Witt.), aveia preta (Avena strigosa Schreb), centeio (Secale cereale L.) e cevada (Hordeum vulgare L.), visando uma utilização em condições de duplo propósito. O primeiro experimento foi realizado de abril de 1994 a setembro de 1996 e o segundo de abril de 1995 a dezembro de 1997 em Guarapuava, Paraná. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com tratamentos distribuídos em parcelas subdivididas, em três repetições. As parcelas foram os sistemas de produção (sem corte, um e dois cortes) e as sub-parcelas, os genótipos. No primeiro experimento, o sistema dois cortes foi superior aos demais quanto ao rendimento de matéria seca, principalmente para a aveia. Para o rendimento de grãos, os sistemas sem corte e um corte foram superiores, apesar da maior produção dos genótipos de aveia sob dois cortes. Em todos os genótipos houve melhoria do peso do hectolitro e redução da massa de mil sementes quando realizou-se cortes. A margem bruta, na média dos genótipos, foi superior no sistema um corte. No segundo experimento ocorreu maior produção de matéria seca com dois cortes. Genótipos não cortados obtiveram produção de grãos superior aos demais. O peso do hectolítro dos genótipos de trigo foi superior aos demais quando sem corte e com um corte. O sistema sem corte apresentou maior valor para massa de mil sementes. Ocorreu redução na altura das plantas quando submetidas a um e dois cortes e genótipos submetidos ao sistema sem corte apresentaram maior acamamento. Sob condições de manejo adequadas, pode-se alcançar considerável produção de forragem sem afetar a posterior produção de grãos para cereais de inverno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Milton Luiz de, and Claudio Mario Mundstock. "O afilhamento em comunidades de cereais de estação fria é afetado pela qualidade da luz?" Ciência Rural 28, no. 3 (September 1998): 511–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781998000300027.

Full text
Abstract:
A radiação vermelha extrema refletida pelas folhas de plantas vizinhas altera a relação vermelho(V): vermelho extremo(Ve) e esta relação atua como um sinal precoce da competição que irá ocorrer em uma comunidade. O fitocromo é capaz. de detectar esta relação e transferir a excitação eletrônica em um sinal celular, que altera o metabolismo celular e influencia o crescimento e. o desenvolvimento da planta. Medições em comunidades em baixa densidade, onde ainda não há auto-sombreamento entre plântulas, demostram que a presença de plantas vizinhas altera de forma marcante a quantidade de Ve recebida pela superfície do caule. Nas regiões produtoras do Sul do Brasil, a pequena produção de afilhas férteis tem levantado uma séria questão sobre a importância do afilhamento para a formação do rendimento de grãos em cereais de estação fria. Neste sentido, as alterações na qualidade da luz no decorrer da formação da comunidade são importantes para a melhor compreensão deste processo. Portanto, a resposta à pergunta formulada no título depende da investigação dos efeitos da qualidade da luz sobre os cereais cultivados no Brasil, principalmente nos seguintes pontos: (i) os cereias em comunidade detectam precocemente as informações referentes ao nível de competição que irão sofrer? (ii) os cereais utilizam essas informações para modificar o padrão de afilhamento? (iii) há variabilidade genética entre os matérias cultivados no Brasil em relação a essas duas características ?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cardoso Filho, Francisco Das Chagas, Mikaela Lopes de Caldas, and Maria Christina Sanches Muratori. "Fungos e aflatoxinas em cereais: Uma revisão." Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública 2, no. 2 (June 17, 2016): 122. http://dx.doi.org/10.4025/revcivet.v2i2.29600.

Full text
Abstract:
A contaminação fúngica de cereais tem sido tratada com maior atenção devido ao impacto negativo na economia, principalmente nos países em desenvolvimento. Entre os fungos capazes de produzir micotoxinas em alimentos destacam-se espécies dos gêneros Aspergillus, Penicillium e Fusarium, que exigem condições específicas para o seu desenvolvimento e produção de micotoxinas. A ingestão de micotoxinas em alimentos podem levar aos consumidores alterações tóxicas, mutagênicas, teratogênicas ou carcinogênicas em animais e humanos, diante do exposto apresentamos neste artigo de revisão os principais aspectos referentes à atividade biológica e toxicológica dos fungos em cereais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Simon, Everton Luiz, and Eliane Cristina Deckmann Fleck. "TERRITÓRIOS E SABERES DA ALIMENTAÇÃO: A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE CEREAIS NO RIO GRANDE DO SUL OITOCENTISTA." História e Cultura 9, no. 2 (December 4, 2020): 99. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v9i2.3327.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende identificar e analisar as informações relativas à produção e ao consumo de cereais no Rio Grande do Sul oitocentista, a partir das narrativas de quatro viajantes europeus, dois franceses e dois alemães, a saber, Nicolau Dreys, Auguste de Saint-Hilaire, Carl Seidler e Robert Avé-Lallemant, que percorreram diferentes regiões desta província, no período que se estende de 1817 a 1858. O texto está organizado em dois tópicos, sendo que, no primeiro, apresentamos os viajantes que percorreram o Rio Grande do Sul durante o período analisado e as obras que resultaram destas viagens, e, no segundo, compartilhamos a análise das diferentes observações que estes europeus fizeram sobre a produção, as formas de beneficiamento e de consumo de cereais pelos habitantes desta Província no século XIX
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Cereais - Produção"

1

BASTOS, G. A. "Produção de Barras de Cereais Com Propriedades Probióticas." Universidade Federal do Espírito Santo, 2013. http://repositorio.ufes.br/handle/10/4463.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T15:34:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_6277_Dissertação_Gustavo A. Bastos_2_2013.pdf: 1297802 bytes, checksum: db7bea26d1d3a19226bc8e4a8bcdc089 (MD5) Previous issue date: 2013-03-14
A tendência de consumo de alimentos saudáveis, inovadores e práticos tem levado ao crescimento cada vez maior nos últimos anos do mercado de barra de cereais. Barra de cereais é um produto multicomponente a base de ingredientes secos e agentes ligantes, e a elas podem ser incorporados diferentes ingredientes, tais como cereais integrais, frutas desidratadas ou cristalizadas, amêndoas e açúcares. A utilização de micro-organismos probióticos em alimentos lácteos é uma das mais atrativas opções para consumo humanos, devido às suas excelentes propriedades funcionais. Entretanto o desenvolvimento de novos produtos tem adquirido crescente importância nas empresas devido à acirrada concorrência e a demanda dos consumidores. Desta forma objetivou-se neste trabalho desenvolver formulações de barra de cereais com propriedade probiótica. Foram formuladas barras de cereais com os probióticos Saccharomyces boulardii (na forma liofilizada, granulada com lactose e encapsulada em alginato de cálcio) e Lactobacillus acidophilus (na forma liofilizada e encapsulada em alginato de cálcio). Posteriormente, foi avaliada a estabilidade dos micro-organismos durante o tempo de armazenamento. A aceitabilidade do produto foi verificada através de um teste sensorial afetivo. A levedura Saccharomyces boulardii apresentou maior sobrevida na forma liofilizada. Manteve contagem acima 7 log UFC/g, durante oito semanas. Já a forma encapsulada em alginato de cálcio, apresentou sobrevida acima de 6 log UFC/g durante cinco semanas e a granulada com lactose acima de 6 log UFC/g durante duas semanas. A bactéria Lactobacillus acidophilus apresentou maior sobrevida na forma liofilizada. Manteve contagem acima de 7 log UFC/g, durante seis semanas. A forma encapsulada após duas semanas de armazenamento apresentou contagem abaixo de 5 log UFC/g. Os resultados obtidos na análise sensorial apresentaram boa aceitabilidade para todas as formulações avaliadas, de modo que a incorporação dos micro-organismos probióticos na barra de cereais não interferiu na qualidade organoléptica e estrutural do produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fonseca, Margarida Cruz. "Produção de sucedâneos de cereais de pequeno-almoço ricos em compostos bioactivos." Master's thesis, ISA/UTL, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/4081.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Alimentar - Instituto Superior de Agronomia
The main goal of this paper was to produce breakfast cereal substitutes from undervalued materials (dwells on tomato and chestnut flour), full of extrusion-cooking bioactive compounds. In the first phase, there was a physicochemical characterization of raw materials to use, in order to verify the presence of bioactive compounds and to define the processing conditions. In the second phase, it was the production and characterization of the substitutes. The parameters of the process that were studied were mixture composition, temperature and extrusion spin speed of extrusion process. So, it was established na array of experimental design with the following limits of variation: temperature T2 T3 = 110-150ºC, 10-50% of the sample composition of dwells on tomato, with the remainder of chestnut flour, and spin speed of 100-204 rpm. The products obtained were evaluated for color, texture absorption capacity, microstructure and antioxidant activity. The results indicated that the characteristics of extruded depend on the processing temperature and composition of the mixture. Thus, the extruded with highest quantity of dwells were those who absorbed more milk, with low hardness and a lower rate of expansion. The antioxidant activity of the products obtained was maximized for intermediate concentrations (40/50%) of dwells on tomato and processing temperature (120 º to 140 º C). It can be concluded that it is possible to obtain extruded products, alternative to breakfast cereals from dwells on tomato and chestnut flour with antioxidant activity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kirsch, Larissa de Souza. "Produção da biomassa de Pleurotus albidus por fermentação submersa para elaboração de barras de cereais." Universidade Federal do Amazonas, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3102.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-20T12:31:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Larissa de souza k.pdf: 1966700 bytes, checksum: 433c39e96a3a7d2b6e01f34c1043575e (MD5) Previous issue date: 2013-04-18
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
In recent years the search for foods that promote quality of life and expectation of consumers has grown worldwide. Species of Pleurotus cater to this trend because they are considered foods of high nutritional potential. This study aimed to evaluate the in vitro conditions of production and the nutritional properties of Pleurotus albidus in order to develop cereal bars. Initially we evaluated the influence of culture conditions on solid medium and physicochemical parameters in submerged fermentation to produce mycelial biomass. The results showed that the mycelial growth was similar in all culture media in the absence of light, however, in the presence of light growth in malt extract agar and malt extract agar with yeast extract was statistically superior compared with others. In submerged fermentation sucrose, fructose and maltose were the carbon sources that most favored the production of biomass, 7.28 g.L-1, 7.07 g.L-1, 6.99 g.L-1, respectively, and the best result was obtained with extract of yeast (7.98 g.L-1) as nitrogen source. The factorial design used to evaluate the influence of sucrose and yeast extract, agitation speed and pH indicated that all variables significantly influenced the production of biomass, especially the concentration of sucrose. The maximum biomass production (9.81 g.L-1) was in media containing sucrose (30.0 g.L-1), yeast extract (2.5 g.L-1), pH 7.0 and agitation speed (180 rpm). Biomass exhibited no microbial contamination or toxicity in the brine shrimp¸ and showed a reduction in antioxidant capacity with 28% DPPH. In nutritional quality, biomass indicated total carbohydrate 50.7%, 20.41% protein, 18.55% crude fiber, 8.18% ash, 2.66% fat and 308.34 Kcal. Potassium was the most abundant macromineral, followed by phosphorus, sodium and magnesium, with 17.13 g.kg-1, 12.31 g. Kg-1 3.52 g.Kg-1 and 2.06 g.Kg-1 respectively, while zinc (57.99 mg.Kg-1), iron (28.82 mg.Kg-1) and copper (3.97 mg.kg-1) were as trace minerals in greater quantities. All essential amino acids were detected in the biomass, being the most abundant leucine, lysine and valine at levels of 0.91 g.100g-1, 0.78 g.100 g-1 and 0.73 g.100 g-1, respectively. Aspartic acid (1.31 g.100 g-1), glutamic acid (1.14 g.100 g-1), alanine (1.12 g.100 g-1) and arginine (1.01 g.100 g-1) stood out in relation to non-essential amino acids. In relation to microbiological quality of the three formulations prepared cereal bars with different P. albidus biomass concentration (0%, 4% and 8%) were considered safe for human consumption. The addition of biomass of P. albidus in cereal bars increased the content of fiber, carbohydrates and minerals. The mean values of the attributes evaluated were not statistically different among the three formulations and all had acceptability index above 70%. The cultivation conditions provided the production of mycelial biomass of P. albidus for developing cereal bars, food product with nutritional and sensory qualities suitable for consumption, subject to technology transfer to industry and consequently a new alternative source of incomes.
Nos últimos anos a busca por alimentos que promovam a qualidade e expectativa de vida dos consumidores tem crescido mundialmente. Espécies de Pleurotus atendem para essa tendência, pois são considerados alimentos de elevado potencial nutricional. Este trabalho teve como objetivo avaliar as condições in vitro de produção e as propriedades nutricionais de Pleurotus albidus visando a elaboração de barras de cereais. Inicialmente foi avaliada a influência das condições de cultivo em meio sólido e os parâmetros físico-químicos por fermentação submersa para produzir biomassa micelial. Os resultados mostraram que em meio sólido o crescimento micelial foi similar em todos os meios de cultivo na ausência de luz, contudo, na presença de luz o crescimento em ágar extrato de malte e ágar extrato de malte com extrato de levedura foi estatisticamente superior em relação aos demais. Na fermentação submersa sacarose, frutose e maltose foram as fontes de carbono que mais favoreceram a produção da biomassa, 7,28 g.L-1, 7,07 g.L-1, 6,99 g.L-1, respectivamente, e das fontes de nitrogênio o melhor resultado foi com extrato de levedura (7,98 g.L-1). O planejamento fatorial utilizado para avaliar a influência da concentração de sacarose e extrato de levedura, pH e velocidade de agitação indicou que todas as variáveis influenciaram significativamente na produção da biomassa, com destaque para a concentração da sacarose. A máxima produção de biomassa (9,81 g.L-1) foi em meio contendo sacarose (30,0 g.L-1), extrato de levedura (2,5 g.L-1), pH 7,0 e velocidade de agitação (180 rpm). A biomassa não apresentou contaminação microbiana nem toxicidade frente a Artemia salina¸e mostrou uma capacidade antioxidante com redução em 28% do radical DPPH. Na qualidade nutricional, a biomassa apresentou teor de carboidratos totais de 50,7%, 20,41% de proteínas, 18,55% de fibra bruta, 8,18% de cinzas, 2,66% de lipídios e 303, 34 Kcal. O potássio foi o macromineral mais abundante, seguido de fósforo, sódio e magnésio, com 17,13 g.Kg-1, 12,31 g.Kg-1, 3,52 g.Kg-1 e 2,06 g.Kg-1, respectivamente, enquanto zinco (57,99 mg.Kg-1), ferro (28,82 mg.Kg-1) e cobre (3,97 mg.Kg-1) foram os microminerais em maior quantidade. Todos os aminoácidos essenciais foram detectados na biomassa, sendo os mais abundantes a leucina, lisina e valina com teores de 0,91 g.100 g-1, 0,78 g.100 g-1 e 0,73 g.100 g-1, respectivamente. Ácido aspártico (1,31 g.100 g-1), ácido glutâmico (1,14 g.100 g-1), alanina (1,12 g.100 g-1) e arginina (1,01 g.100 g-1) destacaram-se em relação aos aminoácidos não essenciais. Na avaliação da qualidade microbiológica as três formulações de barras de cereais elaboradas com diferentes concentrações da biomassa de P. albidus (0%, 4% e 8%) foram consideradas seguras para consumo humano. A adição da biomassa nas barras de cereais elevou o teor de fibras, carboidratos e minerais. Os valores médios dos atributos avaliados não diferiram estatisticamente entre as três formulações e todos tiveram índice de aceitabilidade acima de 70%. As condições de cultivo proporcionaram a produção da biomassa micelial de P. albidus para o desenvolvimento de barras de cereais, produto alimentício com qualidades nutricional e sensorial adequadas ao consumo, passível de transferência tecnológica para a indústria e consequentemente uma nova alternativa de geração de renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lima, Bento Alvenir Dornelles de. "Uso da argila silicatada como fonte de silício na produção de sementes de cereais." Universidade Federal de Pelotas, 2010. http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1493.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-08-20T13:44:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_bento_lima.pdf: 352277 bytes, checksum: 068b6ef57c8c5363bd38978cd428f6fa (MD5) Previous issue date: 2010-12-21
Rio Grande do Sul, which produces a variety of crops being the important cereal rice sown in spring / summer and wheat and barley with high potential for cultivation in the autumn / winter. The state accounts for the increased production of rice (Oryza sativa L.) in Brazil, with an acreage of about one million hectares per year. The wheat (Triticum aestivum L.) is intended for grain production, which are processed into flour for the bakery and pasta, the culture of barley (Hordeum vulgare L.) is intended for grain production, which are transformed malt in the brewing industry. The use of silicon has the potential to reduce the use of agrochemicals and increase productivity through balanced nutrition and physiologically more efficient. Silicate clay is a whitish powder contains 77.9% SiO2 at pH 5.5. This study aimed to evaluate the physiological quality, seed yield in the field of grain treated with silicate clay as a source of silicon. We used two foliar treatments with four applications and on the ground with three doses were: T1 360 kg ha ˉ ¹, T2 720 kg ha ˉ ¹ in four foliar applications on vegetative stages V4, V9 and reproductive R2 and R6 and at sowing T3 360 kg ha ˉ ¹, 720 kg ha T4 and T5 ˉ ¹ zero. We conclude that the use of silicate clay had no interference in the physiological quality and productivity of rice seeds and the response was different for genotypes of wheat and barley.
O Rio Grande do Sul, estado que produz uma diversidade de culturas sendo o arroz o importante cereal semeado na primavera/verão e o trigo e a cevada com grande potencial de cultivo no outono/inverno. O estado responde pela maior produção de arroz (Oryza sativa L.) do Brasil, com uma área cultivada de aproximadamente um milhão de hectares por ano. A cultura do trigo (Triticum aestivum L.) se destina a produção de grãos, que são transformados em farinha para a indústria de panificação e massas, a cultura da cevada (Hordeum vulgare L.) se destina a produção de grãos, que são transformados em malte na indústria cervejeira. O uso do elemento silício tem potencial para diminuir o uso de agro-químicos e aumentar a produtividade por meio de uma nutrição equilibrada e fisiologicamente mais eficiente. argila silicatada é um pó esbranquiçado contém 77.9% de SiO2 com pH 5,5. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade fisiológica, produtividade em sementes destes cereais tratados a campo com argila silicatada como fonte de silício. Utilizou-se dois tratamentos foliares com quatro aplicações e no solo com três doses que foram: T1 360 kg haˉ¹, T2 720 kg haˉ¹, em quatro aplicações foliares nos estádios vegetativos, V4, V9 e reprodutivos R2 e R6 e no sulco de semeadura T3 360 kg haˉ¹, T4 720 kg haˉ¹ e T5 zero. Conclui-se que o uso de argila silicatada não teve interferência na qualidade fisiológica e produtividade de sementes de arroz e a resposta foi diferente para genótipos de trigo e cevada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bezerra, Pedro Henrique Silva [UNESP]. "Efeito do armazenamento na qualidade dos grãos e do óleo de crambe, para produção de biodiesel." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/108856.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-08-13T14:51:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-03-07Bitstream added on 2014-08-13T17:59:35Z : No. of bitstreams: 1 000776590.pdf: 1414314 bytes, checksum: add08196a1b197bce01adf81467903aa (MD5)
O crambe, devido a sua riqueza em óleo vegetal é uma ótima opção para a produção de biodiesel. O armazenamento é prática fundamental para a qualidade fisiológica do grão. As embalagens utilizadas devem ajudar a diminuir a velocidade do processo de deterioração, mantendo a qualidade do grão. Diferentes combinações de práticas de manejo e condições ambientais afetam a capacidade de armazenamento de grãos em silo bolsa e sacaria, proporcionando maior preservação da matéria prima para a extração do óleo. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivos avaliar a qualidade do grão e do óleo de crambe submetido a diferentes condições de armazenamento, visando à produção de biodiesel. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, fatorial triplo, com dois tipos de embalagens, três condições de ambiente e três períodos de armazenamento e com três repetições. As análises de qualidade dos grãos foram teor de água, acidez graxa, condutividade elétrica, cor e rendimento de óleo. As análises de qualidade do óleo foram: índice de iodo, viscosidade, massa específica, índice de acidez e teor de água. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de “t” à 5% de probabilidade. Os resultados apontam que a embalagem hermética resistiu às influências do armazenamento e manteve a qualidade dos grãos e do óleo, o tempo de 12 meses apresentou níveis inseguros de qualidade e o ambiente câmara climatizada apresentou evidencias de deterioração em todos os quesitos avaliativos, nas embalagens e bolsa hermética e sacaria convencional.
The crambe, due to its richness in vegetable oil is a great option for the production of biodiesel. Storage is essential for the physiological quality of the grain practice. Packaging used should help slow the process of deterioration, maintaining grain quality. Different combinations of management practices and environmental conditions affect the ability of grain storage silo bag and sacks, providing greater preservation of raw material for the extraction of oil. Thus, this study aims to evaluate the quality of grain and crambe oil under different storage conditions, aiming at the production of biodiesel. The experimental design was completely randomized, triple factorial, with two types of packaging, three environmental conditions and three storage periods, with three replications. Analysis of grain quality were water content, fat acidity, electrical conductivity, color and oil yield. The analysis of oil quality were: iodine value, viscosity, density, acid value and water content. The results were subjected to analysis of variance and means were compared by the t test at 5% probability. The results show that the hermetic packaging resisted the influences of storage and kept the quality of grain and oil, the time 12 months had unsafe levels of quality and climatic chamber environment showed evidence of deterioration in all evaluative questions, packaging and bag and conventional hermetic sacks.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bezerra, Pedro Henrique Silva 1988. "Efeito do armazenamento na qualidade dos grãos e do óleo de crambe, para produção de biodiesel /." Botucatu:, 2014. http://hdl.handle.net/11449/108856.

Full text
Abstract:
Orientador: Marco Antonio Martin Biaggioni
Banca: Samir Paulo Jasper
Banca: Celso Fernandes Joaquim Junior
Resumo: O crambe, devido a sua riqueza em óleo vegetal é uma ótima opção para a produção de biodiesel. O armazenamento é prática fundamental para a qualidade fisiológica do grão. As embalagens utilizadas devem ajudar a diminuir a velocidade do processo de deterioração, mantendo a qualidade do grão. Diferentes combinações de práticas de manejo e condições ambientais afetam a capacidade de armazenamento de grãos em silo bolsa e sacaria, proporcionando maior preservação da matéria prima para a extração do óleo. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivos avaliar a qualidade do grão e do óleo de crambe submetido a diferentes condições de armazenamento, visando à produção de biodiesel. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, fatorial triplo, com dois tipos de embalagens, três condições de ambiente e três períodos de armazenamento e com três repetições. As análises de qualidade dos grãos foram teor de água, acidez graxa, condutividade elétrica, cor e rendimento de óleo. As análises de qualidade do óleo foram: índice de iodo, viscosidade, massa específica, índice de acidez e teor de água. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de "t" à 5% de probabilidade. Os resultados apontam que a embalagem hermética resistiu às influências do armazenamento e manteve a qualidade dos grãos e do óleo, o tempo de 12 meses apresentou níveis inseguros de qualidade e o ambiente câmara climatizada apresentou evidencias de deterioração em todos os quesitos avaliativos, nas embalagens e bolsa hermética e sacaria convencional.
Abstract: The crambe, due to its richness in vegetable oil is a great option for the production of biodiesel. Storage is essential for the physiological quality of the grain practice. Packaging used should help slow the process of deterioration, maintaining grain quality. Different combinations of management practices and environmental conditions affect the ability of grain storage silo bag and sacks, providing greater preservation of raw material for the extraction of oil. Thus, this study aims to evaluate the quality of grain and crambe oil under different storage conditions, aiming at the production of biodiesel. The experimental design was completely randomized, triple factorial, with two types of packaging, three environmental conditions and three storage periods, with three replications. Analysis of grain quality were water content, fat acidity, electrical conductivity, color and oil yield. The analysis of oil quality were: iodine value, viscosity, density, acid value and water content. The results were subjected to analysis of variance and means were compared by the "t" test at 5% probability. The results show that the hermetic packaging resisted the influences of storage and kept the quality of grain and oil, the time 12 months had unsafe levels of quality and climatic chamber environment showed evidence of deterioration in all evaluative questions, packaging and bag and conventional hermetic sacks.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fernández, Caresani José Rodrigo. "Discriminação de cereais de estação fria destinados à produção de grãos e à produção de pastagem em imagens de média resolução espacial." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2010. http://hdl.handle.net/10183/27038.

Full text
Abstract:
Os cereais destinados a produção de grãos (trigo) e de pastagens (azevém) são alvos espectralmente semelhantes, o que dificulta a sua identificação e discriminação em imagens de satélite ao usar sensoriamento remoto. Entretanto, o ciclo fenológico destas culturas é diferente. A análise do perfil multitemporal dos talhões torna-se a estratégia mais adequada para a discriminação destes alvos, os quais apresentam ciclos fenológicos diferentes, porém são espectralmente semelhantes. Usaram-se as imagens bissemanais (vermelho, infravermelho próximo e infravermelho médio) do produto MOD13q1 do sensor MODIS para aplicar um modelo linear de mistura espectral, do qual foram geradas as imagens fração: vegetação, solo e sombra (água). Utilizou-se a distância de Bhattacharyya para realizar uma análise prévia de separabilidade das classes de trigo e azevém geradas. As composições NDVI do produto MOD13q1 foram utilizadas para a segmentação de imagens e para a geração dos perfis multitemporais, os quais foram elaborados usando pontos de controle (lavouras) coletados em saída de campo com auxílio de GPS. Usaram-se as imagens NDVI 129, 177 e 257 do ano de 2009 na segmentação. O mapeamento foi realizado usando o Isodata implementado no Spring 5.0.3, e várias classificações foram testadas. Os dados do mapeamento final foram comparados com dados do IBGE. A estimativa oficial do IBGE para as pastagens é de 118.657 ha para os 42 municípios da área de estudo (metade sul do RS), uma diferença de 18.018 ha a mais quando comparada com a estimativa do mapeamento, de 100.639 ha. Dos 42 municípios que compõem a área de estudo, 19 apresentaram uma diferença menor do que 1.000 ha ao compararem-se os dados do IBGE com o mapeamento. A estimativa dos cereais destinados a produção de grãos foi de 73.690 ha de acordo com o IBGE, uma diferença de 9.543 ha a menos quando comparada com a estimativa do mapeamento, de 83.233 ha. Dos 42 municípios que compõem a área de estudo, 25 apresentaram uma diferença menor do que 1.000 ha.
When employing remote sensing, the cereals destined for grain production (wheat) and pasture (ryegrass) become spectrally similar targets, which makes their identification and distinction more difficult on satellite images. Nevertheless, the phenological cycle of both cultures is different. Thus, the analysis of the multi-temporal profile of plots results in the most suitable strategy for the distinction of those targets, which have unalike phenological cycles but are spectrally similar. Biweekly images (red, near-infrared and mid-infrared) of the product MOD13q1 from MODIS sensor were employed in order to apply a linear model of spectral mixture, from which fraction images were rendered: vegetation, soil and shade (water). The Bhattacharyya distance was used to perform a previous analysis of the separability of generated wheat and ryegrass classes. The NDVI composites of the product MOD13q1 were used in image segmentation and in the multi-temporal profiles rendering, which were elaborated by exploiting control points (crops) gathered in trip field with the aid of GPS. Images NDVI 129, 177 and 257 from the year 2009 were used in the segmentation. The mapping was carried out by employing the Isodata implemented in Spring 5.0.3, and several classifications were tested. The final mapping’s data were compared with IBGE’s data. According to IBGE’s official estimate, there are 118.657 ha of pastures in the 42 cities of the study area (south half of RS), a difference of 18.018 ha more in comparison to the mapping’s estimate, which is of 100.639 ha. Out of the 42 cities that totalize the study area, 19 presented a difference of less than 1.000 ha when comparing IBGE’s data to the mapping’s data. As stated by IBGE, the estimate of cereals destined for grain production was of 73.690 ha (a difference of 9.543 ha less in comparison to the mapping’s estimate of 83.233 ha. Out of the 42 cities that totalize the study area, 25 showed a difference of less than 1.000 ha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Macedo, Willian Rodrigues. "Bioativador em culturas monocotiledôneas: avaliações bioquímicas, fisiológicas e da produção." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11144/tde-28032013-103142/.

Full text
Abstract:
Estudos sobre agroquímico geralmente reportam sobre sua eficiência no controle de pragas. Como no caso do tiametoxam, um inseticida sistêmico do grupo dos neonicotinóides que atua inibindo a ação do receptor nicotínico acetilcolina (nAChR) dos insetos levando-os à morte. Porém, essa molécula apresenta ações fisiológicas nas plantas capazes de influenciar o desenvolvimento das culturas, e quando um agroquímico apresenta essa atividade é comumente chamado de bioativador, devido ao aumento do vigor e da produtividade das plantas tratadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos bioquímicos, fisiológicos e produtivos de doses crescentes do tiametoxam, aplicado via tratamento de sementes, nos cultivos de trigo, braquiária, arroz e milho. Experimentos com trigo, braquiária e arroz foram conduzidos em vasos, sob casade- vegetação, no Horto Experimental do Departamento de Ciências Biológicas da ESALQ/USP, Piracicaba, SP. Enquanto a condução da cultura do milho ocorreu em casa-de-vegetação, do Departamento de Agronomia no CEDETEG/UNICENTRO, e em área de plantio comercial, ambos no município de Guarapuava, PR. Durante a realização dos experimentos foram mensuradas características biométricas de: índice de emergência; altura de plantas; índice de clorofilas (SPAD); massa seca da parte aérea; comprimento, área e volume radicular. Parâmetros bioquímicos como: atividade de nitrato redutase; fenilalanina amônia-liase; conteúdo de proteína total; pigmentos fotossintéticos e conteúdo de nutrientes foliares. Parâmetros sobre a qualidade nutricional da braquiária também foram analisadas. E ao final do ciclo reprodutivo dos cereais foram determinados alguns parâmetros relacionados à produção. Foi constatado que o tiametoxam interferiu sobre diversos parâmetros bioquímicos, em todas as culturas testadas, com destaque para a potencial ação dessa molécula sobre atividades de nitrato redutase e fenilalanina amônia-liase, bem como sobre o conteúdo de proteína total em trigo e braquiária, além de alterar o teor de pigmentos fotossintéticos foliares em arroz e milho. Para as culturas do trigo e da braquiária foram notadas modificações severas sobre a fisiologia e produção. Concluiu-se que a aplicação de tiametoxam, via tratamento de sementes, foi responsável por moderar o metabolismo e o desenvolvimento vegetal, até o final do ciclo da planta, de maneira que as plantas submetidas a essa molécula expressaram maior vigor e, consequentemente, apresentaram maior aptidão para incrementar sua produção.
Studies on agrochemicals generally report on their effectiveness in pests control. As with thiamethoxam, a systemic insecticide of the neonicotinoid group that acts by inhibiting the action of acetylcholine nicotinic receptor (nAChR) of insects, leading to death. But this molecule which has physiological effect in plants, can influence crop development; and when an agrochemical presents this activity, it is commonly called bioactivator due to increased vigor and productivity of the treated plants. The aim of this study was to evaluate: biochemical, physiological and productive effects of increasing doses of thiamethoxam applied as seed treatment in wheat, Brachiaria, rice and corn crops. Experiments with wheat, rice and Brachiaria were conducted in pots under greenhouse, in the Horto Experimental of Biological Sciences Department of ESALQ/USP, Piracicaba, SP. While one corn crop was conducted in a greenhouse of the Department of Agronomy at CEDETEG / UNICENTRO, the other one was conducted in the field, both in Guarapuava, PR. We measure the biometric characteristics: emergence index, plant height, chlorophyll index (SPAD), shoot dry weight, length, root area and volume. Biochemical parameters such as: nitrate reductase activity, phenylalanine ammonia-lyase, total protein content, photosynthetic pigments and leaf nutrient content. Parameters on the nutritional quality of Brachiaria were also analyzed. And at the end of the reproductive cycle of cereals some parameters related to production were determined. It was found that thiamethoxam interfered in various biochemical parameters in all tested crops, highlighting the potential action of this molecule on activities of nitrate reductase and phenylalanine ammonia-lyase, as well as the total protein content in wheat and pasture, besides changing the content of photosynthetic pigments in rice and corn leaves. For wheat and Brachiaria crops severe changes were noted on the plant physiology and production. It is concluded that the application of thiamethoxam, via seed treatment, was responsible for moderating metabolism and plant development, until the end of the life cycle of the plant, so that the plants under this molecule expressed greater vigor and thus had higher ability to increase production.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Castro, Gustavo Spadotti Amaral [UNESP]. "Atributos do solo decorrentes dos sistemas de produção e da aplicação superficial de corretivos." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/99938.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:30:24Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-08-17Bitstream added on 2014-06-13T20:20:55Z : No. of bitstreams: 1 castro_gsa_dr_botfca.pdf: 1328477 bytes, checksum: c1e2eb0cff4b260bbc7fb57c43d6fa89 (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
O objetivo desta tese foi avaliar a influência da aplicação superficial de corretivos em diferentes sistemas de produção sobre Sistema Plantio Direto, bem como o efeito de ambas as variáveis nos atributos físicos, na movimentação de bases, na correção da acidez do solo, nas frações da matéria orgânica do solo, além da nutrição e produtividade das culturas produtoras de grãos em região de inverno seco. O presente trabalho é a continuação de um experimento instalado no ano agrícola 2006/2007, na Fazenda Experimental Lageado, pertencente à Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP, localizada no município de Botucatu (SP), e foi conduzido nos anos agrícolas 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011. O delineamento experimental foi blocos casualizados, no esquema de parcelas subdivididas, com 8 repetições. As parcelas foram constituídas por quatro sistemas de produção (“Safra - Forrageira”; “Safra – safrinha”; “Safra – Pousio” e; “Safra – Adubo Verde”) e as subparcelas por duas fontes de corretivos de acidez e um controle (calcário; silicato de cálcio e magnésio; sem aplicação de corretivo). Foram realizadas as seguintes avaliações: produção de massa de matéria seca e teores de macronutrientes e silício em todas as culturas; componentes de produção das culturas graníferas; atributos químicos do solo aos 36 e 48 meses após a aplicação dos corretivos (outubro de 2006); atributos físicos do solo e fracionamento da matéria orgânica do solo após a colheita da terceira safra de outono/inverno (60 meses após a aplicação dos corretivos); e custo de produção das unidades experimentais. Com o presente estudo, pôde-se concluir que: A aplicação de corretivos influencia positivamente o teor de matéria orgânica...
This thesis had the objective of evaluating the influence of superficial application of correction sources in different cropping rotations under no tillage system on soil physical properties, base mobility, acidity correction, organic matter fractioning as well as crop nutrition and yield in dry winter region. The present study was conducted in 2008/2009, 2009/2010 and 2010/2011 and it was a sequence of an experiment that had been conducted since 2006/2007 in College of Agricultural Sciences – FCA/UNESP, in Botucatu-SP, Brazil. The experimental design was the complete randomized block with subdivided plots and eight replications. Main plots consisted of four cropping rotations (“Season-Forage”; “Season-Offseason”; “Season-Fallow” and “Season-Green manure”) and subplots by two sources for soil acidity correction (dolomitic lime, calcium/magnesium silicate) plus a control, with no correction. The following evaluations were conducted: dry matter production, macronutrient levels and silicon levels in all crops, yield components of grain crops, soil chemical attributes at 36 and 48 months after correction (October 2006), soil physical attributes and organic matter fractioning in fall/winter of 2011 (60 months after correction), and production costs. It was concluded that the application of correction sources positively influences organic matter levels, increasing stocks of total organic carbon, particulate organic carbon and mineralassociated carbon. Best results are observed under “Season-Forage” rotation, opposed to “Season-Fallow” system. Chemical benefits of correction sources on soil fertility are still observed 48 months after the application. Soil correction increases phosphorus levels in soil, although silicate is more efficient than lime. Crop rotations improve aggregate stability and reduce penetration... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Castro, Gustavo Spadotti Amaral 1983. "Atributos do solo decorrentes dos sistemas de produção e da aplicação superficial de corretivos /." Botucatu : [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/11449/99938.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo desta tese foi avaliar a influência da aplicação superficial de corretivos em diferentes sistemas de produção sobre Sistema Plantio Direto, bem como o efeito de ambas as variáveis nos atributos físicos, na movimentação de bases, na correção da acidez do solo, nas frações da matéria orgânica do solo, além da nutrição e produtividade das culturas produtoras de grãos em região de inverno seco. O presente trabalho é a continuação de um experimento instalado no ano agrícola 2006/2007, na Fazenda Experimental Lageado, pertencente à Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP, localizada no município de Botucatu (SP), e foi conduzido nos anos agrícolas 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011. O delineamento experimental foi blocos casualizados, no esquema de parcelas subdivididas, com 8 repetições. As parcelas foram constituídas por quatro sistemas de produção ("Safra - Forrageira"; "Safra - safrinha"; "Safra - Pousio" e; "Safra - Adubo Verde") e as subparcelas por duas fontes de corretivos de acidez e um controle (calcário; silicato de cálcio e magnésio; sem aplicação de corretivo). Foram realizadas as seguintes avaliações: produção de massa de matéria seca e teores de macronutrientes e silício em todas as culturas; componentes de produção das culturas graníferas; atributos químicos do solo aos 36 e 48 meses após a aplicação dos corretivos (outubro de 2006); atributos físicos do solo e fracionamento da matéria orgânica do solo após a colheita da terceira safra de outono/inverno (60 meses após a aplicação dos corretivos); e custo de produção das unidades experimentais. Com o presente estudo, pôde-se concluir que: A aplicação de corretivos influencia positivamente o teor de matéria orgânica... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This thesis had the objective of evaluating the influence of superficial application of correction sources in different cropping rotations under no tillage system on soil physical properties, base mobility, acidity correction, organic matter fractioning as well as crop nutrition and yield in dry winter region. The present study was conducted in 2008/2009, 2009/2010 and 2010/2011 and it was a sequence of an experiment that had been conducted since 2006/2007 in College of Agricultural Sciences - FCA/UNESP, in Botucatu-SP, Brazil. The experimental design was the complete randomized block with subdivided plots and eight replications. Main plots consisted of four cropping rotations ("Season-Forage"; "Season-Offseason"; "Season-Fallow" and "Season-Green manure") and subplots by two sources for soil acidity correction (dolomitic lime, calcium/magnesium silicate) plus a control, with no correction. The following evaluations were conducted: dry matter production, macronutrient levels and silicon levels in all crops, yield components of grain crops, soil chemical attributes at 36 and 48 months after correction (October 2006), soil physical attributes and organic matter fractioning in fall/winter of 2011 (60 months after correction), and production costs. It was concluded that the application of correction sources positively influences organic matter levels, increasing stocks of total organic carbon, particulate organic carbon and mineralassociated carbon. Best results are observed under "Season-Forage" rotation, opposed to "Season-Fallow" system. Chemical benefits of correction sources on soil fertility are still observed 48 months after the application. Soil correction increases phosphorus levels in soil, although silicate is more efficient than lime. Crop rotations improve aggregate stability and reduce penetration... (Complete abstract click electronic access below)
Orientador: Carlos Alexandre Costa Crusciol
Coorientador: Ciro Antonio Rosolem
Banca: Godofredo Cesar Vitti
Banca: Sandro Roberto Brancalião
Banca:Jose Eduardo Cora
Banca: Leonardo Theodoro Bull
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Cereais - Produção"

1

Alimentos y bebidas ultraprocesados en América Latina: ventas, fuentes, perfiles de nutrientes e implicaciones. Organización Panamericana de la Salud, 2019. http://dx.doi.org/10.37774/9789275320327.

Full text
Abstract:
[Introducción]: En los últimos decenios, el rápido aumento de la prevalencia del sobrepeso y la obesidad, la diabetes y otras enfermedades no transmisibles asociadas a esos estados amenaza no solo la salud y el bienestar de todos los países de América Latina y el Caribe, sino también sus perspectivas económicas, ahora y en el future...Los productos ultraprocesados suelen contener pocos o ningún alimento entero. Son formulaciones industriales principalmente a base de sustancias extraídas o derivadas de alimentos, además de aditivos (20, 23). Se incluyen entre ellos las bebidas gaseosas y otros jugos y bebidas azucarados, los snacks dulces y salados, los caramelos (dulces), los panes industriales, las tortas y galletas (bizcochos), los cereales endulzados para el desayuno, los productos cárnicos reconstituidos y los platos previamente preparados. Además de azúcares, aceites, grasas y sal, los productos ultraprocesados incluyen sustancias también derivadas de alimentos, pero no usadas en la comida casera, como los aceites hidrogenados, los almidones modificados o los aislados de proteína, y aditivos como los potenciadores del color, el sabor y el aroma. Los aditivos se emplean para imitar y aumentar las cualidades sensoriales de los alimentos naturales o para ocultar las cualidades no atractivas del producto final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Cereais - Produção"

1

Gomes, Fernanda de Oliveira, Crislane de Moura Costa, Daisy Jacqueline Sousa Silva, Thaise Kessiane Teixeira Freitas, Ana Karine de Oliveira Soares, Amanda de Castro Amorim Serpa Brandão, and Regilda Saraiva dos Reis Moreira-Araújo. "CARACTERIZAÇÃO E COMPARAÇÃO DE ROTULAGEM NUTRICIONAL EM BARRAS DE CEREAIS COMERCIALIZADAS EM TERESINA- PI." In A Produção do Conhecimento nas Ciências da Saúde 2, 1–10. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9991930041.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Câmara, Ana Paula Costa, Robson Rogério Pessoa Coelho, Túlio de Araújo Nascimento, Kaliane Débora Aguiar da Silva, and Frederico Campos Pereira. "PRODUÇÃO DE BARRA DE CEREAIS ADICIONADA COM RESÍDUO AGROINDUSTRIAL DO FRUTO DE QUIPÁ (Tacinga inamoena)." In Meio Ambiente, Sustentabilidade e Agroecologia 3, 219–25. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.29319160425.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Sumária Sousa e., Viviany Martins Bento, Lainy Waleska de Brito Sodré, José Wilson Pires Carvalho, Sumaya Ferreira Guedes, and Raquel Aparecida Loss. "UTILIZAÇÃO DE POLPA DE ABACATE NA PRODUÇÃO DE BIOTENSOATIVO POR Bacillus cereus." In Tópicos Multidisciplinares em Ciências Biológicas 3, 79–90. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2652024078.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Yasmim Gonçalves dos Santos, Vanessa Nunes Vasconcelos, Ronaldo Silva Junior, Ana Lídia Santos de Oliveira, Maria Elizabeth Durans Silva, and Rafael Luiz da Rocha Junior. "SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM EM CRIANÇA EM CUIDADOS PALIATIVOS POR MALFORMAÇÃO ARTERIOVENOSA CEREBRAIS (MAV’S)." In A Produção do Conhecimento nas Ciências da Saúde 4, 241–52. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.01919030425.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alany Andrade de, Oliveira, Carmo Raridelba Melo Oliveira do, and Lima Anny Kelly Vasconcelos de Oliveira. "PERCEPÇÃO 378 SENSORIAL DE RECEITAS ELABORADAS A BASE DE SORGO (SORGHUM BICOLOR MOENCH)." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 378–92. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.378-392.

Full text
Abstract:
O sorgo está entre um dos cereais mais importantes no mundo, ficando em 5º lugar. O seu principal componente é o amido, e em sua composição não possui glúten, tornando-se uma alternativa para pessoas com doença celíaca, que não podem fazer a ingestão de produto com farinha de trigo, o que tem sido um desafio para a indústria de panificação, na busca por uma alternativa viável e de baixo custo. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a percepção sensorial de produtos elaborados com farinha de sorgo, desmistificar o seu uso apenas como forragem, e evidenciar sua utilização na alimentação humana. Dessa maneira, foram elaborados três produtos, substituindo a farinha de trigo pela farinha de sorgo: Bolo de chocolate, torta salgada e cookies. A avaliação dos produtos foi realizada por meio de formulário eletrônico do Google forms, que foi dividido em 4 segmentos de perguntas: relacionadas ao grão de sorgo, perfil dos entrevistados, percepção dos entrevistados em relação aos produtos elaborados com farinha de sorgo e sugestão de receitas produzidas com farinha de sorgo. Foram obtidas 50 respostas, onde 68% dos entrevistados possuem conhecimento sobre o sorgo, entretanto 38% não sabiam que poderia ser utilizado na alimentação humana, o interesse em consumir algum alimento feito a base de sorgo é de 62%, entre os produtos avaliados, o bolo foi o mais desejado para o consumo. Através dessas respostas pode-se sugerir que a farinha de sorgo é uma alternativa para utilização em receitas podendo ser utilizada em substituição a farinha de trigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Eder, Ana Silvia, Flaviane Eva Magrini, Andressa Spengler, Julia Tonioli da Silva, Lademir Luiz Beal, and Suelen Paesi. "Produção de hidrogênio por consórcio microbiano em comparação com Bacillus cereus, Enterococcus faecalis e Enterobacter aerogenes utilizando glicose como substrato." In Meio Ambiente em Foco - Volume 9. 2019, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-142-5.cap.10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Cereais - Produção"

1

Trentin, Lorena, Ghiovani Z Raniero, Maiara Pereira Mendes, Kimberli Pauline Berwig, and Antonio Roberto Giriboni Monteiro. "PRODUÇÃO DE MALTES DE TRIGO EM PEQUENA ESCALA." In CBCP - Congresso On-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação. ,: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/cbcp2020.277704.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

BONINI PASCHOLATI, MARINA, Jéssica Barrionuevo Ressutte, CARINA MORO BENIS, Natália Norika Yassunaka Hata, FERNANDA CARLA HENRIQUE BANA, Wilma Aparecida Spinosa, RAÚL JORGE HERNAN CASTRO-GÓMEZ, and CRISTIANE DE CONTI MEDINA. "PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE CERVEJA TIPO PALE ALE." In CBCP - Congresso On-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação. ,: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/cbcp2020.278685.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sampaio Mafra de Santana, Renata. "Produção de enzimas através do farelo da casca da mandioca." In CBCP - Congresso On-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação. ,: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/cbcp2020.275044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Daiana Preichardt, Leidi, Claire Tondo Vendruscolo, Angelita da Silveira Moreira, and Marcia Arocha Gularte. "EFICIÊNCIA DA XANTANA PRUNI NA PRODUÇÃO DE BOLOS SEM GLÚTEN." In CBCP - Congresso On-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação. ,: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/cbcp2020.277668.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

José de Souza Santos, Yves, Thiago Alves de Lacerda, and Fernanda Maria Vanin. "CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE FARINHA DE PUPUNHA (Bactris gasipaes) NA PRODUÇÃO DE BISCOITOS TIPO COOKIE E ANÁLISE DO PRODUTO FINAL." In CBCP - Congresso On-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação. ,: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/cbcp2020.275126.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

alves jacinto, jeferson, and Dr Mateus da Silva Junqueira (UFSJ). "Avaliação da produção de malte em protótipo de unidade processadora portátil." In CBCP - Congresso On-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação. ,: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/cbcp2020.266390.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Z Raniero, Ghiovani, Crislayne Teodoro Vasques, Kimberli Pauline Berwig, Denise de Moraes Batista da Silva, Maiara Pereira Mendes, Antonio Roberto Giriboni Monteiro, Antônio Sérgio Dacome, and Silvio Claudio da Costa. "PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CERVEJAS ALE E LAGER, EM NANO ESCALA." In CBCP - Congresso On-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação. ,: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/cbcp2020.278649.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gonçalves Rodrigues, Camila, Viviane Dias Medeiros Silva, maria clara coutinho macedo, Lanamar de Almeida Carlos, and Camila Argenta Fante. "PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES A PARTIR DE FARINHA DE RESÍDUO CERVEJEIRO." In CBCP - Congresso On-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação. ,: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/cbcp2020.277506.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pinto de Mendonça, Lidiane, José L. S. NUNES, Samantha Jamilly Silva Rebouças, Miguel Augusto Lopes Neto, and Liherberton Ferreria dos Santos. "PÃO INTEGRAL DE BANANA COM CASCA: PRODUÇÃO E ELABORAÇÃO DE RÓTULO NUTRICIONAL." In CBCP - Congresso On-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação. ,: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/cbcp2020.278633.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

de Sá Silva, Claudileide. "BOLO LIGHT ENRIQUECIDO COM FARINHA DE BAGAÇO DE UVA PROVENIENTE DE PRODUÇÃO VINÍCOLA." In CBCP - Congresso On-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação. ,: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/cbcp2020.278358.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography