To see the other types of publications on this topic, follow the link: Cereais - Produção.

Journal articles on the topic 'Cereais - Produção'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Cereais - Produção.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bortolini, Patrícia Cambrussi, Itacir Sandini, Paulo César Faccio Carvalho, and Aníbal de Moraes. "Cereais de inverno submetidos ao corte no sistema de duplo propósito." Revista Brasileira de Zootecnia 33, no. 1 (February 2004): 45–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982004000100007.

Full text
Abstract:
A utilização de cereais de inverno no sistema de duplo propósito permite fornecer aos animais forragem verde no período crítico de carência alimentar, além de aumentar a estabilidade da receita da produção pela melhoria na qualidade e produtividade dos grãos dos cereais de inverno. O experimento foi conduzido no período de abril de 1994 a setembro de 1996 em Guarapuava, Paraná, a fim de avaliar o potencial de utilização para forragem e grãos de aveia branca (Avena sativa L.), trigo (Triticum aestivum), triticale (X. Triticosecale Witt.), aveia preta (Avena strigosa Schreb), centeio (Secale cereale L.) e cevada (Hordeum vulgare L.), visando sua utilização em condições de duplo propósito. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com tratamentos distribuídos em parcelas subdivididas, em três repetições. Nas parcelas foram estudados os sistemas de produção (sem corte, um e dois cortes) e nas subparcelas, os genótipos. O sistema de dois cortes foi superior aos demais quanto ao rendimento de matéria seca, principalmente para a aveia. Para o rendimento de grãos, os sistemas sem corte e um corte foram superiores, apesar da maior produção dos genótipos de aveia sob dois cortes. Em todos os genótipos, houve melhoria do peso do hectolitro e redução da massa de mil sementes, quando se realizaram cortes. Sob condições de manejo adequadas, pode-se alcançar considerável produção de forragem, sem afetar a posterior produção de grãos para cereais de inverno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Queiroz, Valéria Aparecida Vieira, Heliete Lopes Carneiro, Rosires Deliza, José Avelino Santos Rodrigues, José Heitor de Vasconcellos, Flávio Dessaune Tardin, and Luciano Rodrigues Queiroz. "Genótipos de sorgo para produção de barra de cereais." Pesquisa Agropecuária Brasileira 47, no. 2 (February 2012): 287–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2012000200018.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma barra de cereais com pipoca de sorgo e avaliá-la quanto à aceitação do produto por consumidores, assim como identificar genótipos de sorgo e distintos modos de processamento para a produção de pipoca visando maior rendimento. Foram avaliados os processamentos sem (STH) e com tratamento hidrotérmico (CTH) dos grãos antes do pipoqueamento. O tratamento CTH reduziu o percentual de piruás em cerca de 36% e aumentou o rendimento da produção de pipoca em cerca de 80%. No STH, os genótipos BRS 310, BR 501, BR 506 e CMSXS 283 produziram menor percentual de piruás e maior capacidade de expansão. No CTH, 'BRS 310' e 'CMSXS 283' apresentaram melhor desempenho. Uma pesquisa sobre a aceitação e a intenção de compra das barras de cereais foi realizada em Londrina, PR e no Rio de Janeiro, RJ. Verificou-se que o produto foi aceito por 98, 4 e 76, 5% dos consumidores, e a média de aceitação, em uma escala de 1 a 9, foi de 7, 7 em Londrina e de 7, 1 no Rio de Janeiro. Quanto à intenção de compra, verificou-se que 88, 8% dos londrinenses e 80, 6% dos cariocas atribuíram notas acima de 4 ("talvez não comprasse, talvez comprasse") na escala de 7 pontos utilizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ARAUJO FOMES, PATRICIA MARIA, Dalmo Marcelo de Brito Primo, and Alex Alexandre Barbosa. "Elaboração da farinha da casca de batata-doce e utilização na produção de barras de cereais." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no. 2 (May 23, 2021): 931–35. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8925.

Full text
Abstract:
Objetivou-se elaborar a farinha da casca de batata-doce (Ipomea batatas L.) variedade roxa e utiliza-la na produção de barras de cereais. A farinha foi obtida mediante secagem em estufa com ar forçado, na temperatura de 60 °C e caracterizada quanto aos parâmetros: umidade, proteínas, lipídios, cinzas, carboidratos, valor energético, pH, atividade de água e cor. Foram desenvolvidas barras de cereais com adição de 25 e 50% de farinha da casca da batata-doce. As barras foram caracterizadas quanto aos parâmetros: umidade, pH, atividade de água e cor. Para a farinha foram encontrados valores de acordo com a legislação vigente, apresentando elevada concentração de nutrientes, sugerindo que sua adição em formulados alimentícios refletirá em aumento importante no valor nutricional. Na análise da cor os resultados indicaram que a farinha apresentou uma coloração escura, com predominância na intensidade da cor amarela sobre a cor vermelha. As barras de cereais elaboradas apresentaram baixos valores de umidade e atividade de água. O pH manteve-se levemente ácido, os parâmetros de cor: luminosidade L* diminui com o aumento da adição da farinha, enquanto que a intensidade de vermelho (a*) e intensidade de amarelo (b*) aumentaram. Os resultados indicaram que a farinha da casca de batata-doce variedade roxa pode ser considerada, uma boa opção para a produção de barras de cereais e uma alternativa para o aproveitamento deste resíduo, podendo resultar em um produto mais barato, além de evitar o descarte deste resíduo no ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues Lima, José Rafael, Kerolayne Santos Leite, João Victor Dos Santos Silva, José Honório Pereira Lopes Neto, and Joanna Beatriz Almeida Silva. "CARACTERIZAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS ENRIQUECIDAS COM COCO OURICURI (Syagrus coronata)." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no. 2 (May 23, 2021): 757–61. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8875.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver barra de cereal adicionada de coco ouricuri (Syagrus coronata) e realizar análises físico-químicas e microbiológicas. A palmeira do coco ouricuri é predominantemente encontrada na região sertaneja, seu fruto possui tamanho aproximado de dois centímetros e são utilizados na produção de doces, como a cocada e também na produção de óleo. O uso do coco ouricuri na produção da barra de cereal, além de agregar valor nutricional à mesma, apresenta uma importância socioeconômica à região produtora, pois dessa maneira apresenta-se uma nova destinação para o fruto. Para a elaboração do produto, inicialmente os cocos foram coletados e higienizados. Na produção da barra de cereal fez-se a aglutinação do xarope (mel, xarope de glucose e óleo de coco) sob aquecimento, até atingir a concentração de 85-89 °BRIX. Logo em seguida, os ingredientes secos foram misturados ao xarope e foram obtidas 4 formulações com diferentes porcentagens de coco ouricuri 0, 10, 20 e 30% correspondendo a FP, F1, F2 e F3, respectivamente. Posteriormente, procedeu-se o corte e o resfriamento da massa, realizando em seguida os testes físico-químicos e microbiológicos. Quanto aos aspectos microbiológicos, as formulações apresentaram-se dentro dos requisitos exigidos pela legislação brasileira. Os resultados encontrados nas formulações adicionadas de coco ouricuri F1, F2 e F3 apresentaram valores de proteínas, lipídeos e cinzas compatíveis com a literatura. Conclui-se, que a utilização desse fruto na elaboração de barras de cereais é uma boa opção para difundir o seu uso na indústria alimentícia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mattos Leao, G. F., C. Cabreira Jobim, M. Neumann, S. K. Dos Santos, E. H. Horst, and L. C. Dos Santos. "Aspectos produtivos e nutricionais de cereais de inverno em regimes de corte para ensilagem." Archivos de Zootecnia 68, no. 262 (April 15, 2019): 128–36. http://dx.doi.org/10.21071/az.v68i262.4132.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de três regimes de cortes em estádio vegetativo (Sem corte; um corte e dois cortes), sobre os aspectos produtivos e nutricionais de cinco cereais de inverno, colhidos para produção de silagem. Os cereais usados foram o trigo (Triticum aestivum cv. BRS Gralha Azul), cevada (Hordeum vulgare cv. BRS Brau), aveia branca (Avena sativa cv. URS Guará), aveia preta (Avena strigosa cv. Embrapa 139) e triticale (X Triticosecale cv. IPR 11). Para a massa de forragem seca total, o aumento no número de cortes gerou redução na produção de todos os cereais. O triticale apresentou a maior estabilidade produtiva, uma vez que não houve diferença (P>0,05) para o regime sem corte (12.317 kg MS/ha) e com um corte (11.944 kg MS/ha). O regime de cortes influenciou os componentes morfológicos, pois houve redução das porcentagens de colmo e folha e aumentou a porcentagem de espiga e a quantidade de folhas senescentes em relação as folhas totais. Os teores de NDT não foram influenciados negativamente pelos regimes de corte, com exceção da aveia branca. Dos cereais avaliados, a cevada apresentou menores valores (P
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Patanita, Manuel, José Dôres, António Colaço, and Fernando Canas. "Produção de cereais praganosos na Intervenção Territorial Integrada de Castro Verde." Revista de Ciências Agrárias 40, SP (2017): S071—S078. http://dx.doi.org/10.19084/rca16180.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

BORTOLINI, Patricia Cambrussi. "CEREAIS DE INVERNO SUBMETIDOS AO CORTE NO SISTEMA DE DUPLO PROPÓSITO." Scientia Agraria 2, no. 1 (December 31, 2001): 131. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v2i1.1014.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, nos dois experimentos realizados, avaliar o potencial de utilização para forragem e grãos de aveia branca (Avena sativa L.), trigo (Triticum aestivum), triticale (X. Triticosecale Witt.), aveia preta (Avena strigosa Schreb), centeio (Secale cereale L.) e cevada (Hordeum vulgare L.), visando uma utilização em condições de duplo propósito. O primeiro experimento foi realizado de abril de 1994 a setembro de 1996 e o segundo de abril de 1995 a dezembro de 1997 em Guarapuava, Paraná. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com tratamentos distribuídos em parcelas subdivididas, em três repetições. As parcelas foram os sistemas de produção (sem corte, um e dois cortes) e as sub-parcelas, os genótipos. No primeiro experimento, o sistema dois cortes foi superior aos demais quanto ao rendimento de matéria seca, principalmente para a aveia. Para o rendimento de grãos, os sistemas sem corte e um corte foram superiores, apesar da maior produção dos genótipos de aveia sob dois cortes. Em todos os genótipos houve melhoria do peso do hectolitro e redução da massa de mil sementes quando realizou-se cortes. A margem bruta, na média dos genótipos, foi superior no sistema um corte. No segundo experimento ocorreu maior produção de matéria seca com dois cortes. Genótipos não cortados obtiveram produção de grãos superior aos demais. O peso do hectolítro dos genótipos de trigo foi superior aos demais quando sem corte e com um corte. O sistema sem corte apresentou maior valor para massa de mil sementes. Ocorreu redução na altura das plantas quando submetidas a um e dois cortes e genótipos submetidos ao sistema sem corte apresentaram maior acamamento. Sob condições de manejo adequadas, pode-se alcançar considerável produção de forragem sem afetar a posterior produção de grãos para cereais de inverno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Milton Luiz de, and Claudio Mario Mundstock. "O afilhamento em comunidades de cereais de estação fria é afetado pela qualidade da luz?" Ciência Rural 28, no. 3 (September 1998): 511–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781998000300027.

Full text
Abstract:
A radiação vermelha extrema refletida pelas folhas de plantas vizinhas altera a relação vermelho(V): vermelho extremo(Ve) e esta relação atua como um sinal precoce da competição que irá ocorrer em uma comunidade. O fitocromo é capaz. de detectar esta relação e transferir a excitação eletrônica em um sinal celular, que altera o metabolismo celular e influencia o crescimento e. o desenvolvimento da planta. Medições em comunidades em baixa densidade, onde ainda não há auto-sombreamento entre plântulas, demostram que a presença de plantas vizinhas altera de forma marcante a quantidade de Ve recebida pela superfície do caule. Nas regiões produtoras do Sul do Brasil, a pequena produção de afilhas férteis tem levantado uma séria questão sobre a importância do afilhamento para a formação do rendimento de grãos em cereais de estação fria. Neste sentido, as alterações na qualidade da luz no decorrer da formação da comunidade são importantes para a melhor compreensão deste processo. Portanto, a resposta à pergunta formulada no título depende da investigação dos efeitos da qualidade da luz sobre os cereais cultivados no Brasil, principalmente nos seguintes pontos: (i) os cereias em comunidade detectam precocemente as informações referentes ao nível de competição que irão sofrer? (ii) os cereais utilizam essas informações para modificar o padrão de afilhamento? (iii) há variabilidade genética entre os matérias cultivados no Brasil em relação a essas duas características ?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cardoso Filho, Francisco Das Chagas, Mikaela Lopes de Caldas, and Maria Christina Sanches Muratori. "Fungos e aflatoxinas em cereais: Uma revisão." Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública 2, no. 2 (June 17, 2016): 122. http://dx.doi.org/10.4025/revcivet.v2i2.29600.

Full text
Abstract:
A contaminação fúngica de cereais tem sido tratada com maior atenção devido ao impacto negativo na economia, principalmente nos países em desenvolvimento. Entre os fungos capazes de produzir micotoxinas em alimentos destacam-se espécies dos gêneros Aspergillus, Penicillium e Fusarium, que exigem condições específicas para o seu desenvolvimento e produção de micotoxinas. A ingestão de micotoxinas em alimentos podem levar aos consumidores alterações tóxicas, mutagênicas, teratogênicas ou carcinogênicas em animais e humanos, diante do exposto apresentamos neste artigo de revisão os principais aspectos referentes à atividade biológica e toxicológica dos fungos em cereais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Simon, Everton Luiz, and Eliane Cristina Deckmann Fleck. "TERRITÓRIOS E SABERES DA ALIMENTAÇÃO: A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE CEREAIS NO RIO GRANDE DO SUL OITOCENTISTA." História e Cultura 9, no. 2 (December 4, 2020): 99. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v9i2.3327.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende identificar e analisar as informações relativas à produção e ao consumo de cereais no Rio Grande do Sul oitocentista, a partir das narrativas de quatro viajantes europeus, dois franceses e dois alemães, a saber, Nicolau Dreys, Auguste de Saint-Hilaire, Carl Seidler e Robert Avé-Lallemant, que percorreram diferentes regiões desta província, no período que se estende de 1817 a 1858. O texto está organizado em dois tópicos, sendo que, no primeiro, apresentamos os viajantes que percorreram o Rio Grande do Sul durante o período analisado e as obras que resultaram destas viagens, e, no segundo, compartilhamos a análise das diferentes observações que estes europeus fizeram sobre a produção, as formas de beneficiamento e de consumo de cereais pelos habitantes desta Província no século XIX
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Ozelame, Odimar, and Tanice Andreatta. "A produção de cereais em uma propriedade no município de Chapecó - SC." Ciência Rural 43, no. 2 (February 2013): 212–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782013000200004.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda uma análise da produção de cereais em uma propriedade rural no município de Chapecó-SC. A coleta dos dados foi realizada considerando o cultivo da soja, do trigo e do milho, durante as safras 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011. Foram analisados os indicadores referentes aos custos de produção, indicadores técnicos e indicadores econômicos. Como resultado, identificou-se que os insumos são responsáveis pela maior parte dos custos nos três cultivos analisados, o cultivo da soja apresentou maior lucratividade, já o trigo apresentou prejuízo em duas safras agrícolas, das três consideradas. A lucratividade média no período foi significativa, mas o retorno do investimento pode ser considerado baixo (6,8% ao ano). Considerando o capital investido na atividade (terra + máquinas e construções + custeio) pela lucratividade do período analisado, verifica-se a necessidade de 57,28 anos para recuperar esse capital. Constatou-se que o apego a terra, à tradição e à satisfação pessoal, são fatores que contribuem para explicar a permanência desse produtor no meio rural, mesmo quando determinadas atividades se mostram inviáveis ou com margens de lucratividade baixas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Hernani Alves da, Anibal de Moraes, Paulo César de Faccio Carvalho, Adriel Ferreira da Fonseca, Vânia Di Addario Guimarães, Alda Lúcia Gomes Monteiro, and Claudete Reisdorfer Lang. "Viabilidade econômica da produção de novilhas leiteiras a pasto em sistema de integração lavoura-pecuária." Pesquisa Agropecuária Brasileira 47, no. 6 (June 2012): 745–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2012000600003.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a rentabilidade do sistema de integração lavoura-pecuária (ILP), em comparação ao cultivo de cereais de inverno e de plantas de cobertura para o plantio direto de soja e milho no verão. Foram comparados dados simulados de sistema agrícola tradicional com produção de grãos de milho e soja, no verão, e cultivo de trigo e plantas de cobertura do solo, no inverno; e dados de um trabalho publicado em que foram avaliadas combinações de pastagens (diversificadas ou puras) e categorias de animais (leves ou pesados), com produção de grãos de milho e soja, no verão, e pastejo no inverno. A análise econômica foi realizada com base nos resultados experimentais e simulada para uma propriedade de 100 ha. A ILP com recria de novilhas leiteiras em pastagens anuais de inverno, em substituição ao sistema convencional com cultivo de cereais de inverno e plantas de cobertura de solo para o plantio direto, é a alternativa mais rentável aos produtores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Leão, G. F. M., C. C. Jobim, M. Neumann, A. V. I. Bueno, M. G. Ribeiro, F. A. Jacovaci, E. H. Horst, M. R. H. Silva, and E. J. Askel. "Parâmetros nutricionais e estabilidade aeróbia de silagens de cereais de inverno submetidas a diferentes regimes de corte no estádio vegetativo." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 68, no. 6 (December 2016): 1664–72. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9082.

Full text
Abstract:
RESUMO O uso de regimes de corte em estádio vegetativo para os cereais de inverno é interessante quando se busca intensificar a produção de alimento volumoso para ruminantes. No entanto, é necessário se averiguar o impacto desse manejo sobre as características das silagens resultantes. Dessa forma, o objetivo do experimento foi avaliar o valor nutricional e a estabilidade aeróbia de silagens de cereais de inverno, submetidas a regimes de corte no estádio vegetativo, prévio ao corte para ensilagem. Os cereais utilizados foram trigo (Triticum aestivum cv. BRS Gralha Azul), cevada (Hordeum vulgare cv. BRS Brau), aveia-branca (Avena sativa cv. URS Guará), aveia- preta (Avena strigosa cv. Embrapa 139) e triticale (X Triticosecale cv. IPR 11), associados a três regimes de corte: sem cortes prévios (silagem exclusiva); um corte; e com dois cortes em estádio vegetativo e subsequente produção de silagem. Na avaliação nutricional, a cevada apresentou valores baixos de FDA (311,7 e 375,3g kg de MS-1) e altos de NDT (569,2 e 533,4g kg de MS-1) para os sistemas com um e dois cortes, respectivamente. Na avaliação da estabilidade aeróbia, os materiais foram bastante estáveis após a abertura dos silos, com exceção da aveia-branca e da aveia-preta, no regime sem cortes. As silagens de triticale e de cevada apresentaram as maiores estabilidades nutricionais com o aumento no número de cortes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Fonseca, José Alfredo da, and Ana Lúcia Hanisch. "Cinza de biomassa é um produto eficiente para uso em sistema de produção de cereais em base agroecológica?" Revista de Ciências Agroveterinárias 17, no. 4 (November 21, 2018): 454–61. http://dx.doi.org/10.5965/223811711732018454.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Rozane, Danilo Eduardo, Renato de Mello Prado, Liliane Maria Romualdo, and Ronaldo Rosa Simões. "Resposta de plântulas de arroz cv. brs-soberana à aplicação de zinco via semente." Ciência e Agrotecnologia 32, no. 3 (June 2008): 847–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542008000300022.

Full text
Abstract:
A cultura do arroz constitui um dos principais cereais que apresenta alta resposta à aplicação de zinco, constituindo um dos principais cereais em que isso ocorre. Objetivou-se, no presente trabalho, avaliar a aplicação de zinco em sementes, a partir de duas fontes, sobre a nutrição e o crescimento inicial da cultura do arroz cultivar BRS-Soberana. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em três repetições. Os tratamentos foram cinco doses 1,0; 2,0; 4,0 e 8,0g de Zn por kg de semente, das fontes sulfato e óxido, além da testemunha. Após 30 dias da semeadura, avaliou-se a matéria seca (parte aérea e raiz) e o teor e acúmulo de zinco nas plantas. O sulfato de zinco não diferenciou ao óxido para produção de matéria seca total nas plântulas de arroz, entretanto, proporcionou maior absorção de Zn. A aplicação de zinco na forma de sulfato e óxido, na dose de 8g Zn.kg-1 de semente proporcionou maior produção de matéria seca atingindo teor do nutriente, na parte aérea de 281 e 163 mg.kg-1, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Deodato, J. N. V., A. S. Araújo, D. S. Severo, C. C. M. Silva, and G. S. Alves. "Produção e avaliação da qualidade das barras de cereais elaborada com farinha de facheiro." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 10, no. 3 (October 1, 2015): 42. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v10i3.3699.

Full text
Abstract:
<p>As cactáceas constituem um importante elemento da paisagem, apresentando caules suculentos, cobertos por espinhos de diversas formas, tamanhos e dimensões, junto a outras espécies de cactáceas, formam a paisagem típica da região semiárida do Brasil. O facheiro é uma cactácea xerófila, robusta, pouco ramificada, de cor verde-escura, armada de espinhos agudos; com flores grandes isoladas e altas. A proposta do trabalho foi elaborar barras de cereais com farinhas da casca e da polpa do facheiro e determinar as características microbiológicas e físico-químicas. Foram preparadas quatro formulações (5, 10, 15 e 20%) de cada farinha, variando-se a quantidade adicionada à formulação básica das barras de cereais. Os resultados das análises microbiológicas atenderam aos padrões exigidos pela legislação vigente, apresentando resultados negativos para coliforme a 45° C e <em>Salmonella sp</em>. Nos resultados físico-químicos apresentaram baixos valores de umidade e cinzas, elevado teores de lipídeos e sólidos solúveis totais, quantidades razoáveis de proteínas. Dessa forma, as barras de cereais com adição de farinha do facheiro é um alimento que pode ser ingeridos pela população.</p><p align="center"><strong><em>Production and evaluation of the quality of cereal bars made with flour of facheiro</em></strong></p><p><strong>Abstract</strong><strong>: </strong>The cacti are an important element of the landscape, with succulent stems, covered with spines of different shapes, sizes and dimensions, along with other cactus species, form the typical landscape of the semi-arid region of Brazil. The facheiro is a cactaceous xerófila, rugged, sparsely branched, dark green color, armed with sharp thorns; with large isolated and tall flowers. The purpose of this study was to develop cereal bars with flour peel and facheiro pulp and determine the microbiological and physico-chemical characteristics. Four formulations (5, 10, 15 and 20%) for each meal, varying the amount added to the basic formulation of the cereal bars. The results of the microbiological analyzes met the standards required by law, with negative results for coliform bacteria at 45 ° C and Salmonella sp. The physicochemical results showed low values of moisture and ash, high levels of lipids and total soluble solids, reasonable amounts of protein. Thus, the cereal bars with facheiro flour added is a food that can be eaten by the population.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Meinerz, Gilmar Roberto, Clair Jorge Olivo, Renato Serena Fontaneli, Carlos Alberto Agnolin, Tiago Horst, and Cláudia Marques de Bem. "Produtividade de cereais de inverno de duplo propósito na depressão central do Rio Grande do Sul." Revista Brasileira de Zootecnia 41, no. 4 (April 2012): 873–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982012000400007.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de avaliar a precocidade, a produtividade e as características do dossel de 12 genótipos de seis espécies de cereais de inverno de duplo propósito (forragem e grãos) submetidos ao corte na região da Depressão Central do Rio Grande do Sul. As espécies e os genótipos testados foram: trigo BRS 277, BRS Guatambu, BRS Tarumã, BRS Umbu; aveia-preta Agro Zebu, UPFA 21 - Moreninha e Comum; aveia-branca UPF 18; centeio BR 1 e BRS Serrano; Cevada BRS Marciana; e triticale BRS 148. Os genótipos foram distribuídos em 36 parcelas experimentais, num delineamento inteiramente casualizado, com 12 tratamentos, três repetições e medidas repetidas no tempo. As variáveis estudadas foram massa de forragem, composição botânica e estrutural, produção de forragem e de grãos. Os genótipos mais precoces para produção de forragem foram o centeio BR 1 e o triticale BRS 148. O trigo BRS Tarumã apresentou maior produção de forragem e de lâminas foliares e o trigo BRS Umbu maior produção de grãos e peso do hectolitro. Entre os genótipos avaliados, o trigo BRS Tarumã é o mais indicado para duplo propósito na Depressão Central do Rio Grande do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Fonseca, Eliana Lima da, Jose Rodrigo Fernandez Caresani, and Alexandre Costa Varella. "Caracterização espectral multitemporal dos cereais de estação fria em imagens de satélite com média resolução espacial." Ciência Rural 40, no. 10 (October 22, 2010): 2053–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010005000171.

Full text
Abstract:
A fim de avaliar os padrões de resposta de áreas cultivadas com cereais de estação fria destinados para pastagens e para produção de grãos em imagens de satélite, foram analisados perfis temporais de índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI), adquiridos em 29 áreas cultivadas com trigo e azevém anual, nos Estados do Rio Grande do Sul e Paraná. Para cada área foi informada a espécie cultivada (trigo ou azevém anual) e a coordenada do ponto central da área adquirido por meio do Global Positioning System (GPS). Foram usadas as imagens do sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), com resolução espacial de 250 metros, sobre cada área monitorada, de onde os valores de NDVI foram extraídos. Os perfis temporais de NDVI mostraram que os cultivos de produção de grãos têm um comportamento espectral típico de cultivos agrícolas, enquanto que, nas áreas cultivadas para a produção de pastagem, não foi observado esse mesmo padrão. As diferenças nos padrões temporais observadas se devem a modificações que o pastoreio impõe na fenologia e na morfologia dessas plantas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Artuzo, Felipe Dalzotto, Cristian Rogério Foguesatto, and Antônio Luiz Fantinel. "REARRANJO DOS FATORES DE PRODUÇÃO NO PROCESSO PRODUTIVO DE CEREAIS: A IMPORTÂNCIA DO FATOR TECNOLOGIA." Enciclopédia Biosfera 13, no. 24 (December 6, 2016): 905–17. http://dx.doi.org/10.18677/encibio_2016b_086.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Silva, Patrícia Chaves e., Maria Edlane de Almeida, Renata Chastinet Braga, Maria Elenice Silva Lima, Anna Kelly Moreira da Sillva, and Daniele Maria Alves Teixeira Sá. "Caracterização físico-quimica de farinhas não tradicionais e sua aplicação em barras de cereais." Research, Society and Development 10, no. 9 (August 3, 2021): e60010918415. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18415.

Full text
Abstract:
O processamento do maracujá gera grande quantidade de resíduos, desperdiçando nutrientes que poderiam ser utilizados de forma alternativa para produção de farinhas não tradicionais. O objetivo do estudo foi elaborar farinha a partir do albedo de maracujá, caracterizá-la e comparar com farinhas comerciais, além de fabricar barras de cereais a partir de farinha de albedo, minimizando os resíduos gerados. As cascas foram doadas por uma indústria de polpa local, das quais foi extraído o albedo, que foi seco em estufa de circulação de ar e em seguida triturada para obtenção da farinha. Realizou-se análise centesimal e cor das farinhas (albedo e comerciais). Foram elaboradas quatro formulações de barras de cereais (Amostra BC 01, sem acréscimo da farinha do albedo do maracujá, Amostra BC 02, 3% da farinha, Amostra BC 03, 7% da farinha e Amostra BC 04 11% da farinha) e avaliado sua composição e valor calórico. Realizou-se análises microbiológicas e a testes de aceitação e intenção de compra. Observou-se que a farinha produzida apresentou um elevado teor de fibra bruta (67,30 %) e um baixa quantidade de lipídios e umidade (0,40 % e 7,52 %), respectivamente, já as farinhas comerciais analisadas também apresentaram composição atendendo os padrões exigidos pela legislação, porém com maior quantidade de carboidrato. As barras de cereais atenderam aos padrões de aceitabilidade. Nos parâmetros sensoriais foi possível observar que a maioria dos provadores gostaram extremamente e gostaram muito das barras, afirmando que certamente comprariam o produto. Conclui-se que as farinhas de maracujá podem ser utilizadas como ingrediente alternativo no desenvolvimento e enriquecimento de alimentos, favorecendo a redução dos resíduos da agroindústria e trazendo potenciais benefícios para saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Coelho, Michele Silveira, and Myriam de Las Mercedes Salas-Mellado. "Revisão: Composição química, propriedades funcionais e aplicações tecnológicas da semente de chia (Salvia hispanica L) em alimentos." Brazilian Journal of Food Technology 17, no. 4 (December 2014): 259–68. http://dx.doi.org/10.1590/1981-6723.1814.

Full text
Abstract:
A chia (Salvia hispanica L.) é uma semente antiga utilizada pelos maias e astecas como alimento para aumentar a resistência física. Essa semente é fonte natural de ácidos graxos ômega-3, fibras e proteínas, além de outros componentes nutricionais importantes, como os antioxidantes. Além disso, oferece um potencial na indústria de alimentos devido aos seus componentes funcionais, com aplicações no enriquecimento de pães, bolos e barras de cereais, produção de hidrolisados proteicos para aplicação em produtos de panificação, produção de maionese com adição de mucilagem de chia, entre outros produtos. Esta revisão tem como objetivo apresentar as possíveis aplicações em alimentos, demonstrando o quanto a chia ainda pode ser explorada nessa área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Santos, Rosselvelt José. "Festa no cerrado." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 31 (August 14, 1998): 17–21. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i31.635.

Full text
Abstract:
Ao estudarmos as festas caracteristicas do cerrado de Irai de Minas - MG, fizemos algumas incursões à história do lugar e descobrimos reduções, adaptações e misturas culturais entre produtores m ineiros e migrantes gaúchos nos encontros, nas celebrações e nas festividades da comunidade. Essa situação é vivida por esses produtores a partir dos anos 80, como decorrência das estratégias do governo militar em reocupar e redefinir os cerrados como áreas especializadas na produção de cereais para os mercados mundiais. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Cordeiro, Thainá Barbosa de Lima, Raul Francisco Grasso, and Silvia Helena Kruszynski de Assis Sousa. "OBTENÇÃO DO VINAGRE ORGÂNICO A PARTIR DA MALUS COMMUNIS (MAÇÃ)." Revista Univap 22, no. 40 (February 23, 2017): 596. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1253.

Full text
Abstract:
Este projeto visa o desenvolvimento e produção do vinagre, a partir da Malus communis (maçã), orgânico a através de uma reação de fermentação acética e alcoólica. O vinagre, além de estar presente no cardápio global, também é provido de benefícios medicinais, podendo ser produzido a partir da cana-de-açúcar, da maçã, uva, tâmaras, e dentre outras frutas e cereais. Estes procedimentos foram realizados no laboratório de Química do Colégio UNIVAP – Unidade Villa Branca. O resultado mostrou-se eficiente e acessível, além de colaborar para sustentabilidade, auxilia na preservação da saúde do consumidor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Lehmen, Rosilene Inês, Renato Serena Fontaneli, Roberto Serena Fontaneli, and Henrique Pereira dos Santos. "Rendimento, valor nutritivo e características fermentativas de silagens de cereais de inverno." Ciência Rural 44, no. 7 (July 2014): 1180–85. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20130840.

Full text
Abstract:
O experimento foi conduzido para avaliar o rendimento de forragem, valor nutritivo e a qualidade fermentativa de silagens de cereais de inverno. Foram avaliados doze genótipos de gramíneas anuais de inverno: aveias brancas: URS 21, URS Guapa e Barbarasul; trigos: BRS Tarumã e BRS Umbu; triticales: Embrapa 53 e BRS Minotauro; centeio: BRS Serrano; cevada: BRS Cauê; e aveias pretas: BRS 139-Neblina, IAPAR 61-Ibiporã e Ucrânia. A ensilagem foi realizada no estádio de grão pastoso a massa firme, com 30 a 35% de matéria seca, e armazenada em silos experimentais de PVC, por 90 dias, para avaliação. O delineamento foi em blocos casualizados, com três repetições. Todos os genótipos avaliados apresentaram características satisfatórias para ensilagem. O centeio BRS Serrano apresentou maior produção de biomassa ensilável, enquanto a cevada BRS Cauê, o trigo BRS Umbu e as aveias brancas UFRGS 19, URS Fapa-Slava e UPF 16 apresentaram os maiores teores de proteína bruta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Manfron, Paulo Augusto, Cláudio Lazzarotto, and Sandro Luis Petter Medeiros. "TRIGO - Aspectos agrometeorológicos." Ciência Rural 23, no. 2 (August 1993): 233–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781993000200021.

Full text
Abstract:
O trigo é um dos cereais cultivados pelo homem que sempre mereceu destaque, pois apresenta grande importância econômica e na alimentação humana. Em termos de produção no Brasil, a cultura do trigo tem amplas possibilidades de expansão, tanto nas áreas tradicionais de cultivo quanto na região central do País, dependendo apenas da disposição do governo em apostar na busca da auto-suficiência. Entretanto, a produção nacional é ainda insuficiente para atender às necessidades de consumo anual, que atualmente são de 6,8 milhões de toneladas. Hoje os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná detêm cerca de 50% da área cultivada e 45% da produção nacional, enquanto o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo detêm cerca de 47% da área e 53% da produção. A variabilidade na produtividade das diversas regiões do País, está relacionada ao não uso de cultivares bem adaptadas à região e ao manejo inadequado, apesar de se ter dado especial atenção às adversidades climáticas que o trigo encontra no Brasil, através de estudos para determinar as relações entre adaptação climática, manejo e produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Meinerz, Gilmar Roberto, Clair Jorge Olivo, Julio Viégas, José Laerte Nörnberg, Carlos Alberto Agnolin, Rudolf Brand Scheibler, Tiago Horst, and Renato Serena Fontaneli. "Silagem de cereais de inverno submetidos ao manejo de duplo propósito." Revista Brasileira de Zootecnia 40, no. 10 (October 2011): 2097–104. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011001000005.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de avaliar a silagem de 12 genótipos de seis espécies de cereais de inverno de duplo propósito (forragem e grãos), submetidos ao corte na região da Depressão Central do Rio Grande do Sul. As espécies e os genótipos testados foram: trigo BRS 277, BRS Guatambu, BRS Tarumã, BRS Umbu; aveia-preta Agro zebu, UPFA 21 -Moreninha e Comum; aveia-branca UPF 18; centeio BR 1 e BRS Serrano; Cevada BRS Marciana; e triticale BRS 148. Os genótipos foram submetidos a três cortes com o objetivo de simular o pastejo, conforme manejo indicado para duplo propósito. Após o terceiro corte, permitiu-se o desenvolvimento das culturas para a ensilagem. As silagens foram feitas em silos experimentais de PVC quando as forrageiras atingiram o estádio fenológico de grão pastoso. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com 12 tratamentos (genótipos) e três repetições (parcelas). Foram determinadas a produção de matéria seca e a composição estrutural do material ensilado, o valor nutritivo e os parâmetros fermentativos das silagens. O centeio BR 1 e a aveiabranca UPF 18 apresentaram as maiores produções de matéria seca. O trigo BRS Umbu produziu silagem com maior participação de grãos e valor nutritivo mais elevado. Todos os genótipos apresentaram condições satisfatórias para a ensilagem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

GALVÃO, JESSIVALDO RODRIGUES, ANTONIO RODRIGUES FERNANDES, VICENTE FILHO ALVES SIVA, DANIEL PEREIRA PINHEIRO, and NILVAN CARVALHO MELO. "ADUBAÇÃO POTÁSSICA EM HÍBRIDOS DE SORGO FORRAGEIRO CULTIVADOS EM SISTEMAS DE MANEJO DO SOLO NA AMAZÔNIA ORIENTAL." Revista Caatinga 28, no. 4 (December 2015): 70–79. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252015v28n408rc.

Full text
Abstract:
RESUMO: O sorgo é cultivado em áreas e situações ambientais muito secas e/ou muito quentes, onde a produtividade de outros cereais é antieconômica. O objetivo foi avaliar a produção de três híbridos de sorgo em razão de doses de potássio e de sistemas de manejo, cultivados em Latossolo Amarelo da região da Amazônia Oriental. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, arranjados em esquema fatorial 4 x 3 x 2, com quatro repetições. Os fatores foram: quatro doses de potássio (50, 100, 200 e 300 kg ha-1) na forma de KCl; três híbridos de sorgo (Qualimax, Volumax e AG 2005-E); e dois sistemas de manejo (plantio direto e convencional). Os híbridos volumax e qualimax apresentaram maior produção de matéria seca da parte aérea do sorgo no sistema de plantio direto. Os teores de N, P, K, Ca e Mg no tecido foliar do sorgo foram maiores no plantio direto. As doses de potássio resultaram em maior produção de MSPA no plantio direto, com redução de 40% do adubo potássico aplicado em relação ao plantio convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pivatto, Luan, Ânderson Rafael Cagnini, Ederson Appelt, André Sordi, Claudia Klein, Cristiano Reschke Lajús, and Kelly Fioreze. "Influência de cortes no trigo (Triticum aestivum) de duplo propósito ‘BRS Tarumã’." Agropecuária Catarinense 32, no. 3 (August 1, 2019): 50–52. http://dx.doi.org/10.22491/rac.2019.v32n3.5.

Full text
Abstract:
Cereais de inverno com duplo propósito demonstram ser uma excelente alternativa para a sustentabilidade do sistema de integração lavoura-pecuária no Sul do Brasil. Este trabalho teve por objetivo avaliar a produtividade do trigo de duplo propósito ‘BRS Tarumã’, submetido a diferentes números de cortes. As variáveis avaliadas foram: matéria seca da forragem, teor proteico da forragem, rendimento de grãos, peso hectolitro e massa de mil grãos. Observou-se correlação positiva entre o número de cortes, o rendimento e o peso hectolitro, e correlação negativa para massa de mil grãos. A variável massa seca mostrou-se mais produtiva com a utilização de dois cortes. O teor proteico não foi influenciado. Concluiu-se que o trigo cv. ‘Tarumã’ é uma opção para produção de forragens e de grãos para o Oeste de Santa Catarina. Termos para indexação: integração lavoura-pecuária; rendimento de grãos; produção de forragens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Pires, Maria do Carmo. "COZINHA MINEIRA E ABASTECIMENTO ALIMENTAR NOS CAMPOS DE VILA RICA DE OURO PRETO NO SÉCULO XVIII E INÍCIO DO SÉCULO XIX." História e Cultura 9, no. 2 (December 4, 2020): 53. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v9i2.3337.

Full text
Abstract:
A cozinha mineira é reconhecida como elemento identitário das populações que habitavam e habitam as Minas Gerais. Há elementos norteadores comuns que fizeram parte do processo de povoamento e de formação social da região, entretanto também houve espaço para novas incorporações. Este artigo pretende analisar a formação das freguesias do campo de Vila Rica de Ouro Preto no século XVIII e o papel destas localidades na produção e no comércio de alimentos. Visa também identificar os produtos que circulavam na região por meio da análise de documentação produzida pela Câmara de Vila Rica. A produção de muitos víveres em quintais e pomares, como hortaliças, frutos diversos e criação de porcos e galinhas, proporcionou o que atualmente tem se destacado como comida mineira: uma combinação de vegetais, carnes, cereais e laticínios. É essa a combinação do trivial e costumeiro, mas também das épocas festivas.Palavras-chave: Comida mineira, freguesias do campo, Vila Rica de Ouro Preto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Santos, Hemmannuella C., Vânia S. Fraga, Roberto W. C. Raposo, and Walter E. Pereira. "Cu e Zn na cultura do sorgo cultivado em três classes de solos: I. Crescimento vegetativo e produção." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 13, no. 2 (April 2009): 125–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662009000200003.

Full text
Abstract:
Os micronutrientes Cu e Zn são importantes para o bom desenvolvimento vegetativo e para a formação de grãos em cereais. Com o objetivo de avaliar o efeito da aplicação de Cu e Zn nos atributos de crescimento e na produção da cultura do sorgo realizou-se um experimento em ambiente protegido, no qual o delineamento foi em blocos casualizados, com a combinação de cinco doses de cobre (0, 0,26, 0,90, 1,54 e 1,80 mg kg-1) e cinco doses de zinco (0, 0,32, 1,1, 1,88 e 2,2 mg kg-1), combinadas na matriz Composto Central de Box, perfazendo 9 tratamentos, que foram aplicados em três classes de solo (Latossolo, Luvissolo e Neossolo), com 3 repetições. Avaliaram-se, aos 96 dias após a semeadura, os atributos de crescimento e a produção da cultura. A aplicação de cobre resultou em incrementos na área foliar, diâmetro do colmo, comprimento e diâmetro da panícula, matéria seca e na produção, o mesmo não ocorrendo para o zinco. As concentrações foliares de zinco indicaram interação negativa entre as doses aplicadas, enquanto entre os solos o Luvissolo foi o mais responsivo à aplicação dos nutrientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Junges, Amanda Heemann, Denise Cybis Fontana, and Ricardo Wanke de Melo. "Caracterização do cultivo de trigo na região norte do Estado do Rio Grande do Sul através das estimativas oficiais de área cultivada, produção e rendimento de grãos." Ciência Rural 42, no. 1 (December 20, 2011): 31–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011005000153.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi caracterizar o cultivo de trigo na região norte do Estado do Rio Grande do Sul. Foram empregados dados oficiais de área cultivada e produção de grãos, de 2000 a 2008, dos municípios que compõem as regionais EMATER/RS Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo, Ijuí e Santa Rosa. Os dados foram provenientes do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE). Considerando-se a área cultivada com cereais de estação fria, o trigo tem sido a principal cultura produtora de grãos estabelecida no período de outono-inverno-primavera. A produção de trigo no Estado concentra-se nas regionais analisadas, responsáveis, na média dos anos, por mais de 80% da quantidade produzida de grãos. Variações interanuais nos rendimentos regionais foram associadas, especialmente, às variações das condições meteorológicas, dada não existência de tendência tecnológica no período. Maiores rendimentos regionais de grãos de trigo e menores coeficientes de variação foram registrados nas regionais localizadas na porção leste (Caxias do Sul e Erechim). A análise de agrupamentos identificou grupos de municípios similares quanto ao rendimento médio municipal de grãos de trigo: baixos rendimentos de grãos (média de 1.444kg ha-1), médios (1.746kg ha-1) e altos (2.283kg ha-1).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Peixoto, Cecília do Nascimento, Giselle Ferreira Ottoni, Valacia Lemes da Silva-Lobo, Marta Cristina Corsi Filippi, and Anne Sitarama Prabhu. "Mal-do-pé do arroz: hospedeiros e resistência varietal a Gaeumannomyces graminis var. graminis." Pesquisa Agropecuária Tropical 44, no. 3 (September 2014): 318–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-40632014000300015.

Full text
Abstract:
Diversas gramíneas que ocorrem em lavouras de arroz apresentam sintomas do mal-do-pé, causado por Gaeumannomyces graminis var. graminis (Ggg), em condições naturais de infecção. Com o objetivo de obter informações sobre hospedeiros e resistência de genótipos de arroz ao mal-do-pé, foi estudada a patogenicidade do isolado Ggg-a 01, coletado de arroz, em sete espécies de capim e oito de cereais, em casa-de-vegetação. Os testes de inoculação mostraram que o isolado de arroz foi patogênico às plantas daninhas de capim arroz (Echinochloa crusgalli), avião (Pennisetum setosum), braquiária (Brachiaria sp.), digitária (Digitaria horizontalis), marmelada (Brachiaria plantaginea), pé-de-galinha (Eleusine indica) e timbete (Cenchrus echinatus) e que essas espécies constituem hospedeiros potenciais do patógeno. Cereais de inverno, como o trigo, aveia, centeio, cevada e triticale, bem como o sorgo, milho e milheto, apresentaram diferentes graus de suscetibilidade ao isolado Ggg-a 01. As diferenças foram significativas, quanto à altura da lesão e à produção de hifopódios e de peritécios nos colmos. Não foram observados peritécios em milheto, sorgo, timbete e milho. A resistência de 58 genótipos de arroz de terras altas ao isolado foi avaliada e os genótipos SCIA16 e SCIA08 apresentaram altura de lesão significativamente menor, sendo considerados resistentes, em relação ao genótipo CNAS10351, altamente suscetível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Mendes, Marianne Louise Marinho, Ingrid Paula De Oliveira Silva, Ana Carla Correia da Silva, André Filipe Lopes de Siqueira, and Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias. "Avaliação química e sensorial de barras de cereais elaboradas com diferentes teores de farinha de yacon (Smallanthus sonchifolius)." Brazilian Journal of Food Research 9, no. 1 (January 1, 2018): 100. http://dx.doi.org/10.3895/rebrapa.v9n1.5069.

Full text
Abstract:
As mudanças no processamento e a crescente exigência do consumidor por alimentos que apresentem, além da alta qualidade sensorial e nutricional, benefícios associados à saúde, fazem surgir a necessidade de novos ingredientes que possam atender a estas exigências do mercado. O interesse mundial na produção da batata yacon, principalmente pelas indústrias alimentícias e farmacêuticas, deve-se ao fato dessa raiz tuberosa ser considerada um alimento funcional, apresentando em sua composição compostos bioativos que oferecem benefícios à saúde. Objetivos: O presente trabalho teve como objetivo utilizar a farinha de yacon como ingrediente na elaboração de barras de cereais. Materiais e métodos: Foram elaboradas três formulações P, F1 e F2, sendo a aveia em flocos da barra padrão (P), substituída em 10% (F1) e 20% (F2) por farinha de yacon. As três formulações foram analisadas quanto à composição química, a aceitação sensorial e a intenção de compra, por meio do pacote estatístico SPSS. Resultados: As barras das formulações F1 e F2 apresentaram propriedades químicas e de aceitação semelhantes as da formulação padrão. A barra com 20 % de farinha de yacon (F2), apresentou redução do valor calórico, aumento nos percentuais do índice de aceitação, quanto aos atributos cor (73,3%) e sabor (72,2%), e maior intenção de compra (76,1%). Conclusão: Portanto, a farinha de yacon pode ser utilizada como ingrediente na formulação de barras de cereais, fornecendo alem de propriedades funcionais, características sensoriais e químicas favoráveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Echart, Cinara Lima, and Suzana Cavalli-Molina. "Fitotoxicidade do alumínio: efeitos, mecanismo de tolerância e seu controle genético." Ciência Rural 31, no. 3 (June 2001): 531–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782001000300030.

Full text
Abstract:
Solos ácidos associados a metais tóxicos são uma das maiores restrições à produção agrícola e, entre os metais, o alumínio destaca-se como um dos maiores problemas em solos com pH £ 5,0. O melhoramento para tolerância ao alumínio é considerado um excelente caminho para aumentar o desempenho de plantas economicamente importantes cultivadas em solos ácidos ricos nesse metal, como os que ocorrem no sul do Brasil. Para isso, é necessário identificar, entre os diferentes cultivares, aqueles que apresentam mecanismos de tolerância, compreender como esses cultivares agem em sua presença, bem como conhecer o controle genético da tolerância ao alumínio. Este trabalho apresenta uma revisão sobre o assunto, abordando as formas de alumínio presentes no solo, seu efeito sobre as plantas, os mecanismos de tolerância e o controle genético desta tolerância em diferentes grupos de cereais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Dallmann, Ellen Paola, Júlia Hoffmann Passos, Lara Sofia Treis, Maria Clara Reif Medina, Matheus Barg, Suelen Weigmann Zamignan, Tatiane Constante, and Keila Zaniboni Siqueira Batista. "Micotoxinas e seu alarmante alcance à bovinocultura: Revisão." Pubvet 15, no. 9 (September 2021): 1–10. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v15n09a901.1-10.

Full text
Abstract:
As micotoxinas são metabólitos gerados por fungos filamentosos, encontrados no ambiente e em alimentos, como pastagem e cereais, destinados à alimentação bovina. A contaminação por micotoxinas é uma das grandes preocupações no que concerne aos rebanhos do mundo todo. A problemática se inicia durante a produção e armazenamento incorretos do alimento, quando há condições favoráveis à proliferação dos fungos causadores da contaminação. Essas micotoxicoses podem gerar diversos danos, entre eles, carcinogênicos, neurológicos e hepáticos. O objetivo desta revisão bibliográfica foi discorrer a respeito das principais micotoxinas, os agentes etiológicos que as sintetizam, e as micotoxicoses que acometem os bovinos. Para tanto, foram utilizadas as bases de busca Scielo, Pubmed e Portal Capes, além de sites oficiais, utilizando-se as palavras-chave “micotoxinas”, “micotoxicoses” e “intoxicação fúngica”, com enfoque em bovinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Deliberador, Lucas Rodrigues, Mário Otávio Batalha, Clarissa Dourado Freire, Amanda Oliveira Fontenelle, and Felipe César Sabadini. "PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS AO LONGO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS." South American Development Society Journal 4, Esp01 (November 15, 2018): 11. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.vespi1p11-27.

Full text
Abstract:
Estudos sobre perdas e desperdícios de alimentos vêm aumentando no decorrer dos últimos anos, em consequência dos impactos econômicos, sociais e ambientais causados por essas avarias, que ocorrem desde a produção do alimento até o seu consumo final. Entretanto, a literatura distingue os termos “perdas” e “desperdícios” conforme o estágio em que a avaria ocorre na cadeia de suprimentos alimentar (CSA). Avarias que ocorrem no início de uma CSA, nos estágios de produção, pós-colheita e processamento são consideradas “perdas”, enquanto que avarias que ocorrem no final de uma CSA, nos estágios de distribuição e consumo, são consideradas “desperdícios”. Nesse contexto, este trabalho busca analisar através de dados secundários coletados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), as porcentagens de avarias de alimentos ocorridas em diferentes grupos de países desenvolvidos e em desenvolvimento, identificando suas possíveis causas. Dentre os alimentos analisados, destacam-se os grãos e cereais, raízes e tubérculos, oleaginosas e leguminosas, frutas e vegetais, carnes, peixes e frutos do mar, e leite. Por fim, o estudo conclui que a quantidade de alimentos perdidos ou desperdiçados em regiões desenvolvidas e em desenvolvimentos são divergentes. Geralmente, regiões desenvolvidas desperdiçam mais alimentos, embora que regiões em desenvolvimento enfrentam desafios maiores no gerenciamento de perdas e desperdícios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

MOCINHO JUNIOR, MARCO AURÉLIO ARGENTA, WILLIAN PEREIRA CENTURION, ARTHUR FERREIRA SOUZA PRADO, GUILHERME BOTEGA TORSONI, LUCAS EDUARDO DE OLIVEIRA APARECIDO, and CICERO TEIXEIRA SILVA COSTA. "MODELOS AGROMETEOROLÓGICOS PARA PREVISÃO DA PRODUÇÃO DE MILHO EM MATO GROSSO DO SUL." IRRIGA 1, no. 1 (October 30, 2019): 38–47. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2019v1n1p38-47.

Full text
Abstract:
MODELOS AGROMETEOROLÓGICOS PARA PREVISÃO DA PRODUÇÃO DE MILHO EM MATO GROSSO DO SUL MARCO AURÉLIO ARGENTA MOCINHO JUNIOR1; WILLIAN PEREIRA CENTURION1; ARTHUR FERREIRA SOUZA PRADO1; GUILHERME BOTEGA TORSONI2; LUCAS EDUARDO DE OLIVEIRA APARECIDO2 E CICERO TEIXEIRA SILVA COSTA2 1Estudante do curso de Engenharia Agronômica do IFMS campus Naviraí. Laboratório de Engenharia Agrícola, Rua Hilda, 203, Naviraí - MS. CEP. 79950-000, E-mail: marcoaurelio18@live.com 2Docentes do IFMS campus Naviraí. Rua Hilda,203, Naviraí-MS. CEP. 79950-000, E-mail: cicero.costa@ifms.edu.br 1 RESUMO O milho representa um dos principais cereais cultivado e consumido no mundo, em virtude do seu alto potencial produtivo, composição química e valor nutritivo. No entanto, a sua produção é altamente dependente do clima. Objetivou-se estimar a produção do milho por meio da calibração de modelos estatísticos para o Estado de Mato Grosso do Sul - MS. As cidades estudadas foram Chapadão do Sul, Costa Rica, Ponta Porã e Sidrolândia. As variáveis climáticas utilizadas foram temperatura do ar, a precipitação pluvial, evapotranspiração potencial, déficit e o excesso hídrico no período de 2003 - 2017 entre fevereiro e maio. Os modelos foram calibrados e comparados pelos métodos KNN e RANDOM. A acurácia e a precisão dos modelos foram analisadas pelo erro percentual médio e pelo coeficiente de determinação ajustado, respectivamente. As variáveis que mais influenciaram na produção do milho foram o déficit hídrico e a temperatura do ar. É possível estimar a produção do milho com regressões lineares múltiplas utilizando variáveis climáticas. Chapadão do Sul e Costa Rica apresentam altos índices de déficit hídrico, enquanto Ponta Porã e Sidrolândia baixos déficits. O modelo mais acurado para estimar a produção do milho nas cidades foi o método RANDOM. Keywords: Clima; Produtividade; Modelagem. MOCINHO, M. A. A.; CENTURION, W. P; PRADO, A. F. S; TORSONI, G. B; APARECIDO, L. E. O; COSTA, C. T. S AGROMETEOROLOGICAL MODELS FOR FORECASTING MAIZE PRODUCTION IN MATO GROSSO DO SUL 2 ABSTRACT Corn represents one of the main cereals cultivated and consumed in the world, due to its high productive potential, chemical composition and nutritional value. However, its production is highly climate dependent. The objective of this study was to estimate maize yield by calibrating statistical models for the state of Mato Grosso do Sul - MS. The cities studied were Chapadão do Sul, Costa Rica, Ponta Porã and Sidrolândia. The climatic variables used were air temperature, rainfall, potential evapotranspiration, deficit and excess water from 2003 to 2017 between February and May. The models were calibrated and compared by the KNN and RANDOM methods. The accuracy and precision of the models were analyzed by the mean percentage error and the adjusted determination coefficient, respectively. The variables that most influenced corn production were water deficit and air temperature. It is possible to estimate corn yield with multiple linear regressions using climate variables. Chapadão do Sul and Costa Rica have high levels of water deficit, while Ponta Porã and Sidrolândia have low deficits. The most accurate model for estimating maize yield in cities was the RANDOM method. Keywords: Climate; Yield; Modeling.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Schmidt, Douglas André Mallmann, Fernando Irajá Félix de Carvalho, Antônio Costa de Oliveira, José Antônio Gonzalez da Silva, Ivandro Bertan, Igor Pirez Valério, Irineu Hartwig, Gustavo da Silveira, and Luiz Carlos Gutkoski. "Variabilidade genética em trigos brasileiros a partir de caracteres componentes da qualidade industrial e produção de grãos." Bragantia 68, no. 1 (2009): 43–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052009000100006.

Full text
Abstract:
O melhoramento genético para a qualidade industrial do trigo pode representar uma oportunidade de agregar valor de mercado aos produtos agrícolas, sendo o trigo um dos cereais com maior associação entre a qualidade intrínseca e a remuneração ao agricultor. O objetivo do trabalho foi o de determinar a variabilidade genética a partir de caracteres indicativos da qualidade industrial e o rendimento de grãos, e estimar o grau de associação entre estes caracteres em 22 genótipos de trigo. O experimento foi desenvolvido em área experimental pertencente à Universidade Federal de Pelotas, Capão do Leão (RS). Os resultados indicaram a provável existência de variabilidade genética para os caracteres em estudo, a qual pode auxiliar pesquisadores na escolha de genitores. Cruzamentos artificiais envolvendo os genótipos BRS 208, Rubi e Safira podem ser os mais promissores no intuito de incrementar o ganho genético, tanto para a qualidade industrial quanto para a produtividade de grãos. O rendimento de grãos manifestou correlação negativa com o conteúdo de proteína da farinha revelando que a superioridade genotípica para o rendimento de grãos pode afetar negativamente a proporção protéica. Entretanto, o conteúdo de proteína não evidenciou associação significativa com a força de glúten (indicador da qualidade industrial), revelando que a concentração de proteína da farinha não foi eficiente para predizer a qualidade industrial. Este resultado sugere a possibilidade de obtenção de genótipos superiores para o rendimento de grãos sem comprometer a qualidade industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Geraldo, Júnia M., and Rita de C. G. Alfenas. "Papel da dieta na prevenção e no controle da inflamação crônica: evidências atuais." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 52, no. 6 (August 2008): 951–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302008000600006.

Full text
Abstract:
Sabe-se que a inflamação crônica de baixa intensidade está presente em vários estágios das doenças crônicas não transmissíveis, incluindo as cardiovasculares, a obesidade, o diabetes melito, entre outras. Tanto estudos observacionais quanto ensaios clínicos indicam que a dieta desempenha importante papel na redução do risco dessas doenças. O presente trabalho discute as pesquisas que associaram a composição de macronutrientes da dieta com os níveis de marcadores inflamatórios. Sugere-se que os padrões dietéticos caracterizados por elevado consumo de alimentos de alto índice glicêmico, pobres em fibra e ricos em gordura trans, causem ativação do sistema imune inato, levando à excessiva produção de mediadores pró-inflamatórios, com concomitante redução dos antiinflamatórios. Apesar de os resultados serem controversos, a adoção de hábitos alimentares saudáveis, com redução da ingestão de gordura (em especial as trans e as saturadas), e o aumento do consumo de frutas, hortaliças e cereais integrais parecem estar associados com a melhora do estado inflamatório subclínico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cortez, Jorge W., Alberto Carvalho Filho, Rouverson P. Silva, Carlos E. A. Furlani, and Daniel B. Simonis. "Comportamento da cultura do sorgo em função do tipo de rodas compactadoras e cargas verticais impostas na operação de semeadura." Engenharia Agrícola 26, no. 2 (August 2006): 461–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162006000200014.

Full text
Abstract:
O sorgo pode ser cultivado em áreas e situações ambientais secas e quentes, em que a produtividade de outros cereais é antieconômica. Quando a semeadura do sorgo é realizada de modo eficiente, os benefícios podem ser verificados em sua produtividade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento da cultura do sorgo semeado sob três níveis de carga vertical impostas sobre as rodas compactadoras das semeadoras-adubadoras. O experimento foi conduzido na FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba (MG), no delineamento em blocos ao acaso, no esquema de parcelas subdivididas, com três modelos de rodas compactadoras e três cargas verticais, com cinco repetições. Observou-se que não houve efeito dos tratamentos tipo de rodas compactadoras e cargas em relação aos dias para emergência, mas a regressão linear mostrou significância para carga vertical. A altura, o teor médio de água das plantas e a produção de matéria verde e seca do sorgo não diferiram entre os tratamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pereira Bastos Silva Pio, Thaíse. "O discurso sobre a terra italiana nas Geórgicas de Virgílio." CODEX – Revista de Estudos Clássicos 5, no. 2 (December 28, 2017): 137. http://dx.doi.org/10.25187/codex.v5i2.13467.

Full text
Abstract:
<p>As <em>Geórgicas</em> (37-30 a.C.) constituem um poema sobre a vida rural e as diversas atividades agrícolas: o cultivo dos cereais, a arboricultura, em especial o cultivo da vinha, a criação dos rebanhos e a apicultura. Cada um dos quatro livros que compõem a obra descreve uma atividade específica, por meio do discurso eminentemente didático. Ao longo da obra, porém, notam-se diversas passagens digressivas, em que o poeta narra sobre outros temas, em geral, de cunho religioso, mitológico e filosófico. Uma destas passagens, conhecida como <em>Laudes Italiae</em>, versos 136 a 176 do II canto, constitui um verdadeiro hino de louvor às terras italianas. Intentamos verificar a relevância de alguns dos temas tratados nos referidos versos das <em>Geórgicas</em>, considerando, sobretudo, o contexto de produção da obra, e buscando compreender o seu significado dentro deste poema didático.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Franca, Lorena Galdino da, Natálya Vidal de Holanda, Renata Amanda Carneiro Aguiar, Bianca Mara Reges, Franciscleudo Bezerra da Costa, Pahlevi Augusto de Souza, Alvaro Gustavo Ferreira da Silva, Giuliana Naiara Barros Sales, and Carlos Farley Herbster Moura. "Elaboração e caracterização de farinhas de banana verde." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 12, 2020): e271973798. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3798.

Full text
Abstract:
A farinha de banana verde possui elevada viabilidade de produção e alto teor de amido resistente, por isso é amplamente utilizada na elaboração de barras de cereais, pão e bebidas. A variedade da banana utilizada pode influenciar nas características da farinha, sendo necessários estudos comparativos sobre as cultivares. O objetivo foi elaborar e caracterizar farinhas de banana verde das cultivares Pacovan, Prata e Willians, quanto ao rendimento e a composição química, físico-química e mineral. O teor de umidade, proteína, cinzas, fibra bruta, acidez titulável, pH, sólidos solúveis, macro e microminerais e o rendimento foram determinados. As farinhas cv. Pacovan e cv. Willians obtiveram maiores teores de minerais e a cv. Prata apresentou maior rendimento. O teor de minerais varia com a espécie e com o solo utilizado. O rendimento varia com o teor de umidade. Farinhas produzidas a partir de banana verde das cultivares Pacovan, Prata e Willians podem ser utilizadas em preparações dietéticas, a fim de enriquecê-las nutricionalmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Costa, Rejane Helena Ribeiro da, and Waldir Medri. "[NO TITLE AVAILABLE]." Brazilian Archives of Biology and Technology 45, no. 3 (September 2002): 385–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-89132002000300017.

Full text
Abstract:
O modelo de produção adotado na suinocultura brasileira, principalmente na Região Oeste de Santa Catarina, é feita com os animais confinados em pequenas áreas, trazendo como conseqüência grande produção de dejetos. Este é diluído, através do uso de água para a limpeza das baias, aumentando seu volume. Seu lançamento nos cursos d’água da região está comprometendo a qualidade dos mananciais devido a contaminação bacteriológica e poluição por compostos químicos. Dessa forma, há necessidade de processos de tratamento para minimizar os problemas ambientais gerados por essa atividade. As lagoas de estabilização têm sido utilizadas, por apresentar um excelente desempenho quanto à eficiência de remoção da matéria orgânica, dos nutrientes e de coliformes fecais; além dos baixos custos de implantação e de manutenção. Este trabalho apresenta o monitoramento numa série de quatro lagoas de estabilização, em escala real, tratando dejetos suínos em Concórdia/SC, Brasil. O sistema de lagoas foi avaliado durante 20 meses, tendo o objetivo de buscar os parâmetros principais de funcionamento das mesmas, bem como a obtenção dos dados de custos de capital e operacional, para ajustamento de equações para a modelagem e otimização de sistemas quanto à remoção da matéria orgânica. O modelo desenvolvido é flexível, sua aplicação é válida para utilização como adubo dos despejos tratados em plantações de milho e outros cereais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Carletto, Rodolfo, Guilherme Fernando Mattos Leão, Mikael Neumann, and Egon Henrique Horst. "Influência do regime de cortes sobre a produção e valor nutricional de trigo cv. BRS Umbu para forragem." Revista de Ciências Agroveterinárias 19, no. 3 (September 30, 2020): 254–62. http://dx.doi.org/10.5965/223811711932020254.

Full text
Abstract:
A otimização do manejo de pastagens é essencial para que se obtenha níveis produtivos superiores, e os cereais de duplo propósito têm se destacado, podendo ser utilizado visando diferentes objetivos dentro da propriedade através de diversas estratégias de manejo. Objetivou-se avaliar a produção de biomassa e o valor nutricional da forragem do trigo (Triticum aestivum L. cv. BRS Umbu) sob influência de regime de cortes sucessivos simulando situações de pastejo. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, composto por três tratamentos (sem corte - controle; um corte realizado; e dois cortes realizados) com cinco repetições. Para produção de biomassa seca acumulada foram observados valores médios de 10.926 kg ha-1 para o tratamento sem corte, 7.989 kg ha-1 para o tratamento com um corte e 3.514 kg ha-1 para o tratamento com dois cortes. Houve diferença entre a relação folha:colmo, sendo este fator reduzido de acordo com o aumento no número de cortes (4,14; 2,36 e 2,24 para os sistemas sem corte, com um e com dois cortes, respectivamente). Na composição bromatológica não foram encontradas diferenças significativas para os teores de proteína bruta, fibra em detergente ácido e fibra em detergente neutro. O aumento no número de cortes não reduz o rendimento de biomassa verde acumulado, mas, uma diminuição expressiva no percentual de folhas pode levar a menores produções de biomassa seca. Como a bromatologia não foi alterada pelo regime de cortes, percebe-se melhores resultados produtivos em sistema de um corte e/ou pastejo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Mota, Rodrigo De Souza, Igor Vinícius de Oliveira, João Paixão dos Santos Neto, Fabio Israel Martins Carvalho, and Priscilla Andrade Silva. "Produção e aceitabilidade de suco composto: uma alternativa tecnológica para a cadeia produtiva do milho." Natural Resources 10, no. 2 (May 19, 2020): 1–10. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2237-9290.2020.002.0001.

Full text
Abstract:
O milho (Zea mays L.) é considerado mundialmente um dos cereais mais importantes devido ao seu elevado potencial produtivo, composição química e valor nutritivo. É um grão que possui elevada aceitação no mercado, devido possuir várias formas de uso e possibilidade de combinações tais como sobremesa individual ou em forma de bolos, sorvetes, sucos, etc. O objetivo deste estudo foi de formular e realizar a análise sensorial de sucos compostos a partir do milho produzido no município de Parauapebas-PA. Para obtenção dos sucos de milho, foram elaboradas as seguintes formulações: suco de milho natural (F1: 21% de grãos: 33% de água); suco de milho com leite de soja (F2: 21% de grãos: 33% de leite de soja); suco de milho com leite bovino (F3: 21% de grãos: 33% de leite bovino). As análises microbiológicas realizadas nos grãos e nos sucos elaborados foram fungos filamentosos e leveduras, Salmonella spp., Coliformes a 35 e a 45°C e Staphylococcus coagulase positiva. Para a avaliação sensorial foram realizados os testes de aceitabilidade com escala hedônica estruturada para os seguintes parâmetros: aparência, aroma, sabor e impressão global; assim como o índice de aceitação e a intenção de compra dos produtos. Os resultados das análises sensoriais dos grãos e dos produtos elaborados foram submetidos à análise de variância através do teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os resultados verificados nos grãos de milho e nos produtos elaborados, indicaram ausência de microrganismos para 25 g de amostra. Através dos resultados sensoriais observou-se que os sucos de leite possuem maior aceitabilidade pelos provadores do que o suco natural, e o suco com soja. Todos os parâmetros avaliados no teste de aceitação sensorial obtiveram notas médias entre 6 (gostei ligeiramente) e 7 (gostei moderadamente), indicando aceitação e intenção de compra dos produtos por parte dos provadores. De acordo com os resultados obtidos, os produtos podem se tornar uma alternativa tecnológica para a cadeia produtiva do milho, além de uma opção de geração de renda aos agricultores familiares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Fontaneli, Renato Serena, Roberto Serena Fontaneli, Henrique Pereira dos Santos, Alfredo do Nascimento Junior, Euclydes Minella, and Eduardo Caierão. "Rendimento e valor nutritivo de cereais de inverno de duplo propósito: forragem verde e silagem ou grãos." Revista Brasileira de Zootecnia 38, no. 11 (November 2009): 2116–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982009001100007.

Full text
Abstract:
O experimento foi conduzido para avaliar o rendimento e valor nutritivo da forragem precoce, da silagem e dos grãos do rebrote de 14 genótipos de seis espécies de cereais de inverno. O experimento foi em blocos ao acaso, com três repetições, de modo que as parcelas foram constituídas de sete linhas de 5,0 m de comprimento espaçadas 0,2 m. A semeadura foi realizada em abril, nos três anos de estudo, e a adubação seguiu recomendação das culturas. No perfilhamento e após o corte, foi aplicada ureia na dose de 22,5 kg N/ha. Quando as plantas atingiam 30 cm de altura, cada parcela foi cortada a 7,0 cm de altura do solo, para estimar o rendimento de forragem por genótipo. Metade da área de rebrote foi destinada à ensilagem e metade à produção de grãos. O corte para silagem foi realizado quando as plantas estavam no estádio de grão em massa mole, de 30 a 35% de MS. As análises do valor nutritivo foram realizadas pelo método de refletância do infravermelho proximal (NIRS). Centeio BRS Serrano é superior para rendimento de forragem verde, silagem, total de forragem (forragem verde + silagem) e rendimento de grãos do rebrote, entretanto, para rendimento de grãos, esse genótipo é similar ao trigo BRS 277, aos triticales BRS 148 e BRS 203, à aveia UPF 18 e ao centeio BR 1. É possível obter forragem precoce com cultivares de centeio, trigo, cevada e triticale em quantidade no mínimo semelhante à obtida com pastagem de aveia-preta. O triticale Embrapa 53 e a aveia UPF 18 produzem forragem verde mais digestível, mas as silagens têm digestibilidade similar à de cevada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Garcia, Thayná Pereira, Allan De Marcos Lapaz, Artur Bernadeli Nicolai, Izabella Garbeline Okuma, Alan Roger Cenerine Carvalho, Rafael Simões Tomaz, and Ronaldo Cintra Lima. "Rendimento de grãos de milho segunda safra sob dois regimes hídricos e diferentes sistemas de cultivo." Cultura Agronômica: Revista de Ciências Agronômicas 28, no. 4 (January 17, 2020): 408–21. http://dx.doi.org/10.32929/2446-8355.2019v28n4p408-421.

Full text
Abstract:
O grão do milho está entre os cereais os mais produzidos no Brasil. O consórcio entre as culturas de milho e forrageiras do gênero Urochloa visam a produção de grãos e forragem com boa qualidade nutricional para a produção de pastagem ou formação de palha para sistemas de plantio direto (SPD). Este trabalho objetivou avaliar o rendimento de grãos de milho segunda safra sob diferentes sistemas de cultivo do solo em sistema irrigado e não irrigado, no extremo Oeste do Estado de São Paulo. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado em esquema de parcela subdividida com sete repetições. Os tratamentos foram compostos por combinações de sistemas de cultivo, nas parcelas, com quatro níveis (sistema convencional de preparo de solo; SPD utilizando Urochloa brizantha cv Paiaguás; U. brizantha cv Piatã; e U. ruziziensis cv Ruziziensis), e lâminas de irrigação nas subparcelas, com dois regimes hídricos (não irrigado e irrigado). Independente dos sistemas de cultivo avaliado, o uso da irrigação proporcionou incremento médio de 1045% de rendimento de grãos de milho em relação ao tratamento não irrigado. Além disso, foi verificado maiores estande final e massa seca de palha residual total, proporcionando, assim, maior aporte de palha e benefícios ao SPD para as safras seguintes. Dentre as coberturas vegetais empregadas no SPD consorciada com o milho, as coberturas Paiaguás e Piatã revelaram ser as melhores opções para o consórcio, sob as condições em que foi realizado o experimento, na região do extremo Oeste do Estado de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Almeida, Andréia da Silva, Ireni Carvalho, Cristiane Deuner, Maria ângela André Tillmann, and Francisco Amaral Villela. "Bioativador no desempenho fisiológico de sementes de arroz." Revista Brasileira de Sementes 33, no. 3 (2011): 501–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222011000300013.

Full text
Abstract:
O arroz é, dentre os diversos cereais cultivados no mundo, um dos mais importantes, por se tratar de um alimento básico da maioria da população mundial e uma das culturas mais antigas. O Estado do Rio Grande do Sul ocupa lugar de destaque na cultura, respondendo por 50% da produção nacional sendo que 80% é arroz irrigado. O tiametoxam, é um inseticida sistêmico que é transportado dentro da planta através de suas células e pode ativar várias reações fisiológicas como a expressão de proteínas. Estas proteínas interagem com mecanismos de defesa de estresses, permitindo que a planta suporte melhor condições adversas, tais como secas, baixo pH, alta salinidade de solo, radicais livres, estresses por elevadas temperaturas, efeitos tóxicos de níveis elevados de alumínio, ferimentos causados por pragas, ventos, granizo, ataque de viroses e deficiência de nutrientes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do tiametoxam no desempenho fisiológico de sementes de arroz. Foram utilizadas sementes de arroz, das cultivares El Paso, IRGA BR 410, IRGA BR 424 e Olimar tratadas nas concentrações de 0,0, 50, 100, 200, 400 mL do produto para 100 kg de sementes. Para a avaliação da qualidade fisiológica das sementes foram conduzidos os testes de germinação, primeira contagem de germinação, teste de frio, envelhecimento acelerado e comprimento de plântula, parte aérea e radicular. O tratamento de sementes de arroz com tiametoxam favorece positivamente a qualidade fisiológica das sementes. As doses de 300 a 400 mL de produto para 100 kg de semente proporcionam melhor desempenho fisiológico de sementes de arroz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Vieira, Danise Medeiros, Sâmela Leal Barros, Virgínia Mirtes de Alcântara Silva, Newton Carlos Santos, Amanda Priscila Silva Nascimento, and Mylena Olga Pessoa Melo. "Elaboração de barra de cereal com resíduos secos de abacaxi e caju." Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 9, no. 7 (January 8, 2020): p6839. http://dx.doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6839.

Full text
Abstract:
A indústria de processamento de frutas gera um grande volume de resíduos sólidos, que muitas vezes, são descartados de maneira inadequada. Desse modo, a utilização destes resíduos para a produção de farinhas, proporciona a redução de um problema ambiental, possibilita a redução de custos e a melhoria no valor nutricional dos produtos. Diante deste cenário, objetivou-se utilizar farinhas obtidas através da desidratação de resíduos agroindustriais de abacaxi e caju como matéria-prima no processo produtivo de barras de cereais, proporcionando o desenvolvimento de um alimento com elevado valor nutricional. As amostras foram caracterizadas através dos seguintes parâmetros físico-químicos: teor de umidade, atividade de água, pH, acidez, proteínas, lipídeos e cinzas. Verificou-se que, a utilização da farinha dos resíduos é uma alternativa viável para o aproveitamento deste material e, observou-se a influência do percentual de farinha utilizado em todos os parâmetros avaliados. Foi observado também o aumento no teor de umidade, atividade de água, proteínas, cinzas e acidez, e a redução do pH e teor lipídico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Santos, Grazielle Gebrim, Mara Reis Silva, Diracy Betânia Cavalcante Lemos Lacerda, Denise Mendes de Oliveira Martins, and Rogério de Araújo Almeida. "Aceitabilidade e qualidade físico-química de paçocas elaboradas com amêndoa de baru." Pesquisa Agropecuária Tropical 42, no. 2 (June 2012): 159–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-40632012000200003.

Full text
Abstract:
O baru (Dipteryx alata Vog.), fruto típico do Cerrado, é utilizado na produção de barras de cereais, biscoitos, licores e outros pratos típicos da gastronomia regional goiana. O presente estudo objetivou avaliar as características físicas, químicas e a aceitabilidade de paçocas elaboradas com amêndoas de baru. A paçoca controle foi processada com amendoim e as paçocas testes com proporções de amendoim e amêndoa de baru de 75:25, 50:50 e 25:75, respectivamente. As paçocas elaboradas foram submetidas a análises sensorial, física e da composição centesimal. A amêndoa de baru torrada apresentou maior teor de fibras e cinzas, quando comparada ao amendoim torrado. O aumento do percentual de amêndoa de baru nas paçocas reduziu o teor de lipídios, o valor energético total e a aceitação global e elevou a concentração de fibras. A massa, diâmetro e espessura das paçocas não se alteraram, com a substituição parcial de amendoim por amêndoa de baru. Paçocas com 25% de amêndoa de baru tiveram o melhor desempenho, com relação à aceitação global, e apresentaram a menor densidade energética e maior concentração de fibra alimentar total, em comparação à paçoca tradicionalmente elaborada com amendoim.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography