Academic literature on the topic 'Cheias e inundações'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Cheias e inundações.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Cheias e inundações"

1

Chaora, José Luísa João, and Edson Fernandes Raso. "ANÁLISE DAS ÁREAS DE RISCO ÀS CHEIAS E INUNDAÇÕES NO POSTO ADMINISTRATIVO DE DOMBE, DISTRITO DE SUSSUNDENGA, REGIÃO CENTRO DE MOÇAMBIQUE." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 4, no. 11 (2023): e4114222. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4222.

Full text
Abstract:
As cheias e inundações constituem atualmente uns dos maiores desastres naturais muito preocupantes ao nível mundial. Neste estudo objetivou-se na análise das áreas de risco às cheias e inundações no posto administrativo de Dombe, distirto de Sussundenga, região centro de Moçambique. A observação direta, a pesquisa bibliográfica e a análise multicritério foram os principais metódos utilizados. Na análise multicritério foram utilizados como critérios de modelação: o relevo, a declividade, a distância em relação aos rios, os tipos de solos, a geologia e a pluviosidade. Do estudo realizado constat
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Madeira, Cristina. "Cheias e inundações do rio Tejo em Abrantes." Territorium, no. 12 (September 9, 2005): 55–67. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_12_5.

Full text
Abstract:
As cheias e inundações do Rio Tejo, à semelhança de outros rios portugueses, constituem uma realidade incorporada na vivência e actividades das populações ribeirinhas. Em termos geográficos, o transbordo dos cursos de água revela-se de grande interesse, uma vez que colidindo com a ocupação humana e actividades localizadas em áreas de risco, implica medidas no (Re)Ordenamento do Território. Neste estudo, foram consideradas as condições geomorfológicas, climáticas e antrópicas que influenciam a ocorrência de cheias e inundações em Abrantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cunha, P. Proença. "Vulnerabilidade e risco resultante da ocupação de uma planície aluvial - o exemplo das cheias do rio Mondego (Portugal central), no inverno de 2000/2001." Territorium, no. 9 (September 15, 2002): 13–35. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_9_2.

Full text
Abstract:
Durante os anos setenta, desenvolveu-se um projecto de protecção maciça de cheias e de modificação dos canais; apesar desses esforços, o rio Mondego reclamou-se numa grande escala no Inverno de 2000/2001. No auge da inundação quase toda a planície aluvial ficou submersa. Apresentam-se estas importantes cheias do rio, constituindo um bom exemplo de risco associado a inundações em ambiente terrestre. Descrevem-se os controlas físicos das cheias, os processos e os efeitos das inundações na planície aluvial, a resposta humana, bem como se referem implicações no ordenamento do território e na vulne
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tavares, Alexandre O., Leandro Barros, Pedro P. Santos, and José L. Zêzere. "Desastres naturais de origem hidro-geomorfológica no baixo Mondego no período 1961-2010." Territorium, no. 20 (July 28, 2013): 65–76. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_20_5.

Full text
Abstract:
Apresenta-se uma base de dados de desastres naturais de origem hidro-geomorfológica reportados na imprensa escrita local, para a região do Baixo Mondego, no período 1961-2010. Os resultados salientam espacialmente a relevância das inundações em espaço urbano e das cheias progressivas em espaços de interface urbano/rural, assim como os movimentos de massa associados a infraestruturas viárias. A distribuição temporal das ocorrências mostra a diminuição dos impactos por cheias progressivas, com incremento dos relacionados com cheias rápidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gouveia, Maria, and Luciano Lourenço. "Risco de inundações urbanas em Mirandela e o ordenamento do seu território como forma de prevenção." Territorium, no. 24 (March 30, 2017): 249–56. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_24_18.

Full text
Abstract:
A ocorrência de inundações na cidade de Mirandela é um fator condicionante da vida dos cidadãos que aí residem, trabalham ou lá se deslocam para a visitar. Para melhor conhecer este risco, decidiu-se estudar a influência do processo de urbanização na manifestação das cheias e consequentes inundações. Pretende-se, assim, contribuir para uma mais eficaz proteção de pessoas, animais e bens patrimoniais. https://doi.org/10.14195/1647-7723_24_18
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vargas, Marcelle Martins, Gustavo Willy Nagel, and Maíra Martim de Moura. "Riscos de inundação em bacias regularizadas: Estudo de caso da cheia do rio Mondego, Portugal." Ciência e Natura 44 (April 26, 2022): e11. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x63586.

Full text
Abstract:
Estudos hidrológicos de cheias em bacias hidrográficas com históricos alarmantes de inundações são de valiosa importância para aplicar metodologias de prevenção e mitigação. Para a cheia de 2001 no rio Mondego, em Portugal, estimou-se 460,1 mm mensal próximo à cidade de Coimbra, gerando grandes prejuízos econômicos e sociais. Esse estudo propôs calcular o Tempo de Retorno (TR) da cheia ocorrida em 2001, utilizando uma metodologia desenvolvida para a análise de risco à inundação em bacias regularizadas. As informações utilizadas nessa análise foram dados de precipitação e nível médio dos reserv
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ranieri, Cleriston Levy Wanzeler, Dacio Janio da Costa Souza, Laudeci de Abreu Costa, Paulo Victor Corrêa Rosa, and Carla Fabiane Lima da Silva. "ANALISE DAS ÁREAS SUSCETÍVEIS A ENCHENTES E INUNDAÇÕES PELO RIO TOCANTINS NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 4 (2022): 1686–95. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i4.5168.

Full text
Abstract:
Eventos extremos como as inundações têm-se intensificado, tornando-se cada vez mais frequentes, causando prejuízos socioeconômicos. O objetivo desse trabalho é contribuir para avançar o conhecimento sobre a relação da expansão urbana no município de Tucuruí e as áreas suscetíveis à inundação pelas cheias do rio Tocantins. Este diagnóstico pode nortear o planejamento e a implementação de medidas mitigadoras para se evitar prejuízos causados por alagamentos. Como procedimento metodológico foi utilizado a aplicação de técnicas de geoprocessamento para fazer a identificações de áreas suscetíveis a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cunha, Jéssica Almeida Cabral da, Joecila Santos da Silva, Wallison do Nascimento dos Santos, et al. "MAPEAMENTO DE INUNDAÇÕES PREVISTAS PARA REGIÃO LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE DE MANAUS, EM ÁREA ADJACENTE AO RIO NEGRO, NO ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL." REVISTA FOCO 17, no. 6 (2024): e5407. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n6-086.

Full text
Abstract:
Nos últimos dez anos registraram-se seis grandes cheias do Rio Negro que ultrapassaram a cota (arbitrária) de inundação severa estabelecida para a cidade de Manaus, que é de vinte e nove metros, o que indica que o fenômeno se tornou mais frequente, com recorrências de menor espaço de tempo. Por outro lado, sabendo-se que impermeabilização gerada pela urbanização altera as condições de escoamento natural nos terrenos, aumentando progressivamente as vazões e os danos ocasionados pelas inundações, merece destaque a utilização diferenciada de alternativas de gestão para medidas preventivas e não a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Hora, Silmara Borges da, and Ronaldo Lima Gomes. "Mapeamento e avaliação do risco a inundação do Rio Cachoeira em trecho da área urbana do Município de Itabuna/BA." Sociedade & Natureza 21, no. 2 (2009): 57–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132009000200005.

Full text
Abstract:
Os mapas de inundação se configuram em um instrumento importante na prevenção, controle e gestão das inundações, pois através deles é possível definir as áreas de risco. Itabuna município localizado ao sul da Bahia, com cerca de 97,20% (IBGE, 2000) de sua população vivendo na zona urbana , vem sofrendo com as constantes cheias do rio Cachoeira. Em geral, ocorrem cheias anuais que inundam, principalmente, trechos de ocupação subnormal ao longo do rio. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi reconhecer e mapear os aspectos físico-ambientais de trecho do rio Cachoeira que engloba os aglomerado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cristaldo, Marcia Ferreira, Celso Correia de Souza, Leandro de Jesus, Paulo Tarso Sanches de Oliveira, Carlos Roberto Padovani, and Hevelyne Henn da Gama Viganó. "Previsão probabilística de enchentes para uma pequena bacia hidrográfica do Pantanal." Ambiente e Agua - An Interdisciplinary Journal of Applied Science 13, no. 4 (2018): 1. http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.1988.

Full text
Abstract:
O monitoramento para a previsão de cheias de pequenas bacias hidrográficas é de grande importância tendo em vista a relação dos recursos hídricos com a sociedade, pois pode garantir o uso sustentável às comunidades urbanas de cidades lindeiras à bacia. O rio Aquidauana está inserido na planície Pantaneira sendo considerado vulnerável à inundações, no entanto, falta de um sistema eficiente para previsões de cheias e inundações. Assim, este estudo propõe um sistema de previsão probalística de enchentes para a bacia do Rio Aquidauana. Para tanto foram utilizadas as redes neurais artificiais (RNAs
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Cheias e inundações"

1

Steffen, Patrícia Cristina. "Agrupamento de cheias históricas." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2017. http://hdl.handle.net/1884/47411.

Full text
Abstract:
Orientador : Júlio Gomes<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental. Defesa: Curitiba, 07/03/2017<br>Inclui referências : f.143-148<br>Resumo: Sejam por causas naturais, como os eventos hidrológicos atípicos, ou por ação humana, as cheias têm se tornado cada vez mais frequentes. No Brasil, existem áreas que sofrem com a repetição destes desastres, como é o caso de União da Vitória, no Estado do Paraná. Este tipo de fenômeno natural pode causar inúmeros danos à sociedade, desde perdas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Armando Luís Mendes. "Caracterização morfométrica das bacias hidrográficas e áreas inundáveis no Concelho de Pombal." Master's thesis, FEUC, 2011. http://hdl.handle.net/10316/14706.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos, apresentada a Faculdade de Letras, Faculdade de Ciências e Tecnologia e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.<br>As cheias naturais ou induzidas são fenómenos que podem provocar rupturas e impactos significativos nos sistemas sociais e económicos nas áreas por elas afectadas. A minimização desses efeitos passa essencialmente por dois tipos de medidas: as medidas estruturais e as não-estruturais, de carácter preventivo ou reactivo, encontrando-se as acções de resposta à emergência entre estas últimas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fernandes, Mariela Justina Pio. "Riscos no Concelho da Ribeira Brava movimentos de vertente cheias rápidas e inundações." Master's thesis, FEUC, 2009. http://hdl.handle.net/10316/12826.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais área de especialização em Riscos Geomorfológicos e Hidrológicos pela Faculdade de Economia, Faculdade de Letras e Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, 2009.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vicentini, Telma Aparecida. "Analise do efeito da urbanização nas cheias urbanas : monitoramento de bacias experimentais." [s.n.], 2000. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/258426.

Full text
Abstract:
Orientador : Abel Maia Genovez<br>Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil<br>Made available in DSpace on 2018-08-04T00:11:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vicentini_TelmaAparecida_D.pdf: 5988515 bytes, checksum: 2a7cc55af6713ad11df78f565d95fec9 (MD5) Previous issue date: 2000<br>Resumo: o processo de urbanização provoca profundas modificações na bacia hidrográfica e principalmente nas características das enchentes. Isso OCOITe devido~ principalmente, as modificações do uso do solo, pelo desenvolvimento urbano. Avaliar e quantificar os efeitos da urb
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Jimenez, Pedro Saul Jayo. "Sistema de alerta a cheias com ênfase na previsão de vazões." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2016. http://hdl.handle.net/1884/46177.

Full text
Abstract:
Orientador : Profª. Drª. Miriam Rita Moro Mine<br>Coorientador : Prof. Dr. Sérgio Michelotto Braga<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental. Defesa: Curitiba, 29/02/2016<br>Inclui referências : f.66-69<br>Área de concentração: Engenharia de Recursos Hídricos<br>Resumo: A investigação na previsão de cheias pode contribuir no desenvolvimento futuro de sistemas que permitam a emissão de alertas mais confiáveis e com maior antecipação. Nesta pesquisa busca-se avaliar algumas etapas nece
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

ALBUQUERQUE, Rodrigo Tadeu Diniz Bezerra de. "Sistema hidrometeorológico para gestão de riscos de cheias." Universidade Federal de Pernambuco, 2015. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15609.

Full text
Abstract:
Submitted by Haroudo Xavier Filho (haroudo.xavierfo@ufpe.br) on 2016-03-02T18:24:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) ALBUQUERQUE, R. T. D. B. de Dissertação (Mestrado em Geografia) - UFPE, Recife, 2015.pdf: 4463625 bytes, checksum: 893f11d15ef2a296ba13982eeb2a2aee (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-03-02T18:24:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) ALBUQUERQUE, R. T. D. B. de Dissertação (Mestrado em Geografia) - UFPE, Recife, 2015.pdf: 4463625 bytes, checksu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Andrade, Juliana Pontes Machado de. "Previsão hidrometeorológica visando sistema de alerta antecipado de cheias em bacias urbanas." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-21112006-132907/.

Full text
Abstract:
Freqüentemente, a população das áreas metropolitanas é surpreendida pela ocorrência de inundações muito rápidas que causam danos diversos. O sistema de alerta antecipado contra inundações é uma ferramenta que visa minimizar tais impactos. O componente de previsão do sistema será abordado neste trabalho. Tal previsão é feita através de um modelo conceitual de previsão hidrometeorológica de precipitação baseado em equações termodinâmicas e modelo simplificado de física das nuvens seguido de um modelo chuva-vazão. A antecedência proporcionada pelo modelo hidrometeorológico aplicado é de 30 minuto
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Palrilha, Paulo Marcos. "As cheias no Baixo Mondego no ano hidrológico 2000/2001: avaliação e percepção ao risco de inundação." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2004. http://hdl.handle.net/10773/18804.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais<br>As cheias/inundações associadas ao rio Mondego no Ano Hidrológico 2000/2001 tiveram um grande impacto nas populações do espaço de Coimbra e no Baixo Mondego manifestado através dos elevados prejuízos. Com a caracterização da Bacia Hidrográfica do Mondego e do Aproveitamento Hidráulico do Mondego, foi possível aferir todo o sistema de gestão de cheias no Baixo Mondego. No Planeamento de Emergência para estas situações foi evidenciado o planeamento, o alerta, a missão e a importância da sistematização dos meios e recursos. A tradução da perc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Pedro Alexandre Seixas. "Cheias e inundações no território da cidade de Ovar : áreas susceptíveis, estudos de caso e ordenamento do território." Master's thesis, Porto : [Edição do Autor], 2011. http://hdl.handle.net/10216/57468.

Full text
Abstract:
As cheias e inundações são episódios frequentes e particularmente marcantes na história da cidade de Ovar. Contudo, nos últimos anos a sua frequência e intensidade registam uma tendência crescente, à qual não é alheia a expansão do tecido urbano da cidade que se encontra implantado, em parte, no leito de inundação do Rio Cáster. Assim, o presente estudo tem como objectivo, a análise da dinâmica associada a episódios hidrológicos extremos (cheias e inundações de maré), relacionados com a dinâmica do escoamento fluvial da bacia hidrográfica do Rio Cáster, bem como com as marés vivas mais altas d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Pedro Alexandre Seixas. "Cheias e inundações no território da cidade de Ovar : áreas susceptíveis, estudos de caso e ordenamento do território." Dissertação, Porto : [Edição do Autor], 2011. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000211829.

Full text
Abstract:
As cheias e inundações são episódios frequentes e particularmente marcantes na história da cidade de Ovar. Contudo, nos últimos anos a sua frequência e intensidade registam uma tendência crescente, à qual não é alheia a expansão do tecido urbano da cidade que se encontra implantado, em parte, no leito de inundação do Rio Cáster. Assim, o presente estudo tem como objectivo, a análise da dinâmica associada a episódios hidrológicos extremos (cheias e inundações de maré), relacionados com a dinâmica do escoamento fluvial da bacia hidrográfica do Rio Cáster, bem como com as marés vivas mais altas d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Cheias e inundações"

1

Lourenço, Luciano, and Adélia Nunes, eds. Risco de Cheias e Risco de Inundações Fluviais. Aprender com o Passado. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2022. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-12-0_10.

Full text
Abstract:
Sob o tema “Risco de Cheias e Risco de Inundações Fluviais. Aprender com o Passado” decorreu nos dias 16 e 17 de julho de 2021, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o XIV Encontro Nacional de Riscos em que, à semelhança do que aconteceu com edições anteriores, se revisitou um acontecimento particularmente nefasto, cuja efeméride “redonda” ocorreu neste ano, para dele retirar os ensinamentos que pode transmitir e, assim, aprender com essas experiências. Neste Encontro colocou-se a comunidade científica, bem como e, sobretudo, os agentes de proteção civil, os órgãos de soberania re
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Cheias e inundações"

1

Guedes, José. "Investimentos do PO SEUR na redução de riscos de cheias e inundações. “O exemplo do Baixo Mondego”." In Risco de Cheias e Risco de Inundações Fluviais. Aprender com o Passado. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2022. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-12-0_10_6.

Full text
Abstract:
Apoios financeiros concedidos pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) através do Fundo de Coesão para financiamento de projetos que visam a redução do risco de Cheias e Inundações, com especial incidência nos localizados na Bacia Hidrográfica do Mondego.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pardal, João, Lúcio Cunha, Alexandre Oliveira Tavares, Pedro Pinto Santos, and Luís Leitão. "Impactos das grandes cheias do rio Mondego na região de Coimbra - uma resenha histórica." In Risco de Cheias e Risco de Inundações Fluviais. Aprender com o Passado. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2022. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-12-0_10_4.

Full text
Abstract:
A partir de bases documentais históricas e registos hidrométricos foram estudadas 296 cheias, para o intervalo de tempo entre 1200 a 2021. Destas cheias, 32 foram classificadas de catastróficas e 60 de extraordinárias, que ocorreram, particularmente, no Inverno (dezembro a fevereiro). Estas cheias causaram impactos negativos muito significativos nos sistemas sociais, económicos e ambientais, nomeadamente com perda de vidas humanas, isolamento das populações, situações de insalubridade e doença, perdas agrícolas e na pecuária, destruição de infraestruturas hidráulicas e vias de comunicação, hab
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Manz, Jacques, Raul Reis Amorim, and Carmen Ferreira. "Gestão do risco de inundações em Petrópolis (RJ - Brasil). Interface entre diferentes políticas públicas." In Risco de Cheias e Risco de Inundações Fluviais. Aprender com o Passado. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2022. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-12-0_10_13.

Full text
Abstract:
Este capítulo propõe analisar a interface entre a Política Nacional de Recursos Hídricos, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, bem como a interlocução entre as instâncias de representação associadas a essas políticas e a gestão do risco de inundações em Petrópolis. Para tanto, além da análise da legislação vigente e dos documentos (planos de gestão) relacionados às políticas públicas supracitadas foram realizadas entrevistas com gestores das instâncias responsáveis por esses documentos. Embora as políticas públicas em questão expressem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tavares, Carlos Luís. "Gestão do risco de inundação no Baixo Mondego." In Risco de Cheias e Risco de Inundações Fluviais. Aprender com o Passado. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2022. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-12-0_10_5.

Full text
Abstract:
As medidas estruturais de proteção são fundamentais na redução do risco de cheias e inundações no Baixo Mondego. Os eventos de 2000, 2001, 2016 e, principalmente, de 2019 mostraram, contudo, a necessidade de serem complementadas com o desenvolvimento de atividades não-estruturais no âmbito do ordenamento do território, gestão da emergência e envolvimento das comunidades locais em todo o processo de gestão do risco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tomé, Samuel Rodrigues, and Luciano Lourenço. "A vala de Alpiarça e o risco de inundação em Almeirim." In Risco de Cheias e Risco de Inundações Fluviais. Aprender com o Passado. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2022. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-12-0_10_11.

Full text
Abstract:
O Homem desde cedo se fixou no leito maior dos rios, por serem terrenos férteis. No entanto, essa presença vai acarretar-lhe riscos, dos quais o de inundação fluvial é um dos mais substanciais. No caso em estudo, encontramos Almeirim na margem esquerda da Vala de Alpiarça, um afluente do Rio Tejo. Ao olharmos para as inundações fluviais num período de tempo superior a um século, percebemos que a construção de barragens teve um impacte significativo na sua redução, tanto em termos de periodicidade como de altura hidrométrica. Depois de uma visão mais holística, lançamos um olhar a quatro episód
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sá Marques, José Alfeu, Nuno Eduardo Simões, and Fernando Seabra Santos. "Contributos do Laboratório de Hidráulica da Universidade de Coimbra para o estudo das Cheias do Mondego." In Risco de Cheias e Risco de Inundações Fluviais. Aprender com o Passado. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2022. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-12-0_10_3.

Full text
Abstract:
As cheias do Rio Mondego têm afetado Coimbra e a sua população, bem como as localidades e campos situadas a jusante, desde tempos imemoriais. As mais antigas tentativas de resolução deste problema basearam-se em medidas não estruturais, sendo muito significativa a ocorrida no reinado de D. Afonso V. A partir do século XVIII foram iniciadas intervenções, que já se podem classificar de estruturais e que tiveram o seu início com a de Estevão Cabral, tendo vindo a culminar com o Plano Geral do Aproveitamento Hidráulico da Bacia do Mondego já no final do século XX. Após a conclusão, ainda que parci
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Talaia, Mário, and Pedro Talaia. "Contribuição da educação na resolução do risco de inundação: estudo de caso através da observação de imagens." In Risco de Cheias e Risco de Inundações Fluviais. Aprender com o Passado. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2022. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-12-0_10_14.

Full text
Abstract:
São apresentados fundamentos teóricos que permitem a interpretação do risco de inundações. São usadas imagens de diferentes locais para mostrar as consequências do risco de enchente face ao leito normal de um rio ou linha de água. A interpretação da física envolvida na interpretação dos fenómenos físicos parece ser uma valiosa contribuição para se tomarem estratégias de prevenção de eventos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Araújo Júnior, Antônio Carlos Ribeiro. "Inundações urbanas na Amazónia setentrional, Boa Vista-RR-Brasil." In Risco de Cheias e Risco de Inundações Fluviais. Aprender com o Passado. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2022. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-12-0_10_12.

Full text
Abstract:
A despeito de desastres ocorridos na Amazônia Setentrional Brasileira relativos a inundações, faz-se referência a cidade de Boa Vista, capital do estado de Roraima. Esta, em 5 de junho de 2011 entrou em Estado de calamidade pública devido às fortes chuvas na região. A cidade de Boa Vista-RR ficou isolada, pois, as rodovias federais (principal modal de transporte) BR-174 e BR-401 permaneceram interditadas para tráfego por mais de 1 mês. Desta forma, tem-se como objetivo entender, discutir e vislumbrar o passado, o presente e futuro, respectiva e concomitantemente, de Boa Vista a fim de apontar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mareco, Edson assunção, and Ricardo Terenzi. "RECURSOS HÍDRICOS, NOS CENTROS URBANIZADOS DAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS: AS ENCHENTES PROVOCADAS PELA URBANIZAÇÃO DESORDENADA." In Sustentabilidade, Tecnologia e Meio Ambiente: tópicos atuais em pesquisa. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240115522.

Full text
Abstract:
Diante da crescente consciência ambiental relacionada à limitação dos recursos naturais, o sistema de drenagem urbana apresenta conexão com vários elementos da infraestrutura urbana e deve ser tratada de modo responsável, cabendo ressalta o papel importante que ela exerce em relação a fatores socioeconômicos, ambientais e os cuidados que devemos tomar com os recursos hídricos nos centros urbanizados das Grandes Cidades. Desta forma os principais impactos das inundações nas grandes cidades, vêm deteriorando a qualidade de vida da população, devido ao aumento da frequência e do nível das inundaç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fragoso, Teresa, João Bravo, António Correia, and Luís Araújo Santos. "Estudo das inundações do rio Mondego a jusante da confluência do rio Ceira até à ponte Açude." In Risco de Cheias e Risco de Inundações Fluviais. Aprender com o Passado. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2022. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-12-0_10_2.

Full text
Abstract:
As inundações do Rio Mondego na cidade de Coimbra, nomeadamente na região do Baixo Mondego (planícies dos arrozais de Montemor-o-Velho) têm vindo a ocorrer mais recorrentemente. No entanto, não existe uma metodologia científica de apoio à decisão, que possibilite um aviso atempado às populações. Com vista ao desenvolvimento de uma metodologia de previsão de cheias, considera-se uma secção de estudo do Rio Mondego, com 6 km localizada entre a confluência do Rio Ceira com o Rio Mondego e a Ponte do Açude. Utilizando o Hec-Ras, um software de modelação dinâmica, modelaram-se situações de escoamen
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Cheias e inundações"

1

Figueiredo Ferreira, Giulia, Beatriz Bahia Soares, Maria Eduarda Da Cunha Barros, Maria Vitória Ribeiro Gomes, and Aline Pires Veról. "Mitigação de cheias por meio do uso de Soluções baseadas na Natureza." In XX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFAL, 2024. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v20i1.6048.

Full text
Abstract:
Na atualidade, o crescimento desordenado das cidades resulta em quadros críticos referentes às cheias urbanas. Frente a este panorama, mostra-se necessária a adoção de medidas ou soluções que reforcem a resiliência às inundações, como as Soluções baseadas na Natureza (SbN), capazes de buscar o equilíbrio do meio ambiente e a qualidade de vida daqueles que habitam as áreas afetadas. Portanto, neste trabalho, tem-se como objetivo identificar, na Bacia Hidrográfica do Rio Jacaré, em Niterói, Rio de Janeiro, espaços livres com potencial para receberem técnicas de SbN para a mitigação de cheias. Pa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Thurler, Camilla, Bruno Luis De Carvalho Costa, and Aline Pires Veról. "Adaptando o preexistente." In XX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFAL, 2024. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v20i1.6126.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda a adaptação das habitações às mudanças climáticas, com foco em áreas costeiras. É estudado um trecho da bacia do Rio Piraquê-Cabuçu, Rio de Janeiro, que enfrenta desafios devido à expansão urbana desordenada, infraestrutura precária e vulnerabilidades socioambientais, como inundações recorrentes. O trabalho tem como objetivo identificar e propor estratégias adaptativas e resilientes às inundações para edificações preexistentes na Comunidade Jardim Maravilha. Como método, propõe-se: (i) levantamento e análise de referências projetuais brasileiras; (2) mapeamento diagnóstico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Fernando, and Vicenzo Castro Cardeles. "Automação na Drenagem Urbana: Hoje x Futuro." In III SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA [SINGEURB 2021]. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.921.

Full text
Abstract:
Automação na drenagem urbana é um tema que soa como futurista, mas mostraremos neste revisão bibliográfica que já é um assunto abordado há décadas, com início na Europa, Estados Unidos e Ásia. Serão apresentados sistemas e métodos inovadores que atuam sobre soluções clássicas da engenharia melhorando o desempenho da drenagem urbana e reduzindo impactos das crescentes inundações urbanas. Mostraremos tanques de captação de águas de chuvas, reservatórios de controle de cheias, bueiros inteligentes, robôs autônomos para inspeção e desobstrução de tubulações e outros exemplos de soluções diretas pa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Adriana Maria da, Carlos Eduardo Ribeiro Fontella Pereira, and Rosane Martins Alves. "IMPACTO DAS INUNDAÇÕES NAS CIDADES: CASO DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS." In IV SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA. ANTAC, 2023. http://dx.doi.org/10.46421/singeurb.v4i00.3619.

Full text
Abstract:
A infraestrutura urbana ineficiente, aliada à favelização e à urbanização desordenada, vem gerando graves problemas para as cidades, entre eles o das cheias urbanas. A remoção da cobertura vegetal, a ocupação das margens dos rios e a realização de obras de canalização, contribuíram para o aumento da impermeabilização do solo, agravando o problema. Este artigo tem como objetivo abordar o problema das enchentes no município de Duque de Caxias (RJ) e as possíveis soluções mitigatórias. Foi adotado como metodologia, revisão bibliográfica exploratória, em consulta ao Portal de Periódicos CAPES e us
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Victorino, Fabio, Annie Amorim, Kaio Pereira, et al. "Pluv-Web: um Gateway Científico Orientado a Dados para Análise e Monitoramento de Chuvas na Cidade de Niterói." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/sbbd_estendido.2023.233224.

Full text
Abstract:
Uma tarefa fundamental a ser realizada pelos governos é planejar-se para evitar problemas causados por eventos climáticos extremos (e.g., deslizamentos, cheias, etc). Esse planejamento pode ser apoiado por soluções que envolvem áreas da Computação como Gerência de Dados, Visualização e Aprendizado de Máquina. Neste artigo de demonstração, apresentamos o gateway científico Pluv-Web para apoiar a análise e o monitoramento de chuvas e eventos climáticos na cidade de Niterói. O Pluv-Web permite a visualização interativa de dados históricos e de tempo real de chuvas e de ocorrências de enchentes e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Charles, Mariana Ribeiro, Eduardo Linhares Qualharini, and Marcelo Gomes Miguez. "IMÓVEIS OCIOSOS COMO ALTERNATIVA PARA AS CHEIAS URBANAS E PARA O DÉFICIT HABITACIONAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO." In IV SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA. ANTAC, 2023. http://dx.doi.org/10.46421/singeurb.v4i00.3645.

Full text
Abstract:
A cidade do Rio de Janeiro enfrenta desafios complexos, a exemplo de outros grandes centros, como as frequentes cheias urbanas e o déficit habitacional. Esses problemas podem ser abordados de forma integrada, considerando o potencial de reutilização de imóveis ociosos como uma alternativa viável. Ao direcionar esses espaços subutilizados para a habitação, é possível não apenas mitigar o déficit de moradias, mas também contribuir para a redução das inundações e alagamentos. Esta pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, objetiva analisar de forma qualiquantitativa a alternativa proposta n
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Arilson Galdino da, Adriana R. G. Castro, and Alen Costa Vieira. "Modelo de Previsão Hidrológica Utilizando Redes Neurais Artificiais: Um Estudo de Caso na Bacia do Rio Xingu - Altamira-PA." In IX Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2018.2928.

Full text
Abstract:
Knowledge about the extent of river bed overflow is extremely necessary for the determination of areas at risk. The City of Altamira-PA, located on the banks of the Xingu River, historically suffers from extreme events of floods that provoke floods, causing great damages to the population. Considering the problem, this paper presents a monthly level prediction system of the Xingu River based on neural networks perceptron of multiple layers. For the development of the system, precipitacion data were used in the basin and sub-basins of the Xingu River, and SST information (Sea Surface Temperatur
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Cheias e inundações"

1

Suarez, Ginés, Omar Bello, and Jack Campbell. Avaliação dos efeitos e impactos das inundações no Rio Grande do Sul. Inter-American Development Bank, 2024. http://dx.doi.org/10.18235/0013254.

Full text
Abstract:
O Estado do Rio Grande do Sul, localizado no sul do Brasil, experimentou um evento extraordinário de chuvas e inundações entre o final de abril e maio de 2024. Essa região, caracterizada por sua vulnerabilidade a diversos perigos ambientais, foi afetada por um sistema de baixa pressão que trouxe chuvas intensas e persistentes. O evento se alinhou com a temporalidade histórica regional, que prevê os maiores volumes de precipitação durante o outono. As precipitações excederam significativamente as médias históricas, com algumas áreas registrando até 300 mm de chuva em um único dia. Isso resultou
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!