To see the other types of publications on this topic, follow the link: Cheias e inundações.

Journal articles on the topic 'Cheias e inundações'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Cheias e inundações.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Chaora, José Luísa João, and Edson Fernandes Raso. "ANÁLISE DAS ÁREAS DE RISCO ÀS CHEIAS E INUNDAÇÕES NO POSTO ADMINISTRATIVO DE DOMBE, DISTRITO DE SUSSUNDENGA, REGIÃO CENTRO DE MOÇAMBIQUE." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 4, no. 11 (2023): e4114222. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4222.

Full text
Abstract:
As cheias e inundações constituem atualmente uns dos maiores desastres naturais muito preocupantes ao nível mundial. Neste estudo objetivou-se na análise das áreas de risco às cheias e inundações no posto administrativo de Dombe, distirto de Sussundenga, região centro de Moçambique. A observação direta, a pesquisa bibliográfica e a análise multicritério foram os principais metódos utilizados. Na análise multicritério foram utilizados como critérios de modelação: o relevo, a declividade, a distância em relação aos rios, os tipos de solos, a geologia e a pluviosidade. Do estudo realizado constat
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Madeira, Cristina. "Cheias e inundações do rio Tejo em Abrantes." Territorium, no. 12 (September 9, 2005): 55–67. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_12_5.

Full text
Abstract:
As cheias e inundações do Rio Tejo, à semelhança de outros rios portugueses, constituem uma realidade incorporada na vivência e actividades das populações ribeirinhas. Em termos geográficos, o transbordo dos cursos de água revela-se de grande interesse, uma vez que colidindo com a ocupação humana e actividades localizadas em áreas de risco, implica medidas no (Re)Ordenamento do Território. Neste estudo, foram consideradas as condições geomorfológicas, climáticas e antrópicas que influenciam a ocorrência de cheias e inundações em Abrantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cunha, P. Proença. "Vulnerabilidade e risco resultante da ocupação de uma planície aluvial - o exemplo das cheias do rio Mondego (Portugal central), no inverno de 2000/2001." Territorium, no. 9 (September 15, 2002): 13–35. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_9_2.

Full text
Abstract:
Durante os anos setenta, desenvolveu-se um projecto de protecção maciça de cheias e de modificação dos canais; apesar desses esforços, o rio Mondego reclamou-se numa grande escala no Inverno de 2000/2001. No auge da inundação quase toda a planície aluvial ficou submersa. Apresentam-se estas importantes cheias do rio, constituindo um bom exemplo de risco associado a inundações em ambiente terrestre. Descrevem-se os controlas físicos das cheias, os processos e os efeitos das inundações na planície aluvial, a resposta humana, bem como se referem implicações no ordenamento do território e na vulne
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tavares, Alexandre O., Leandro Barros, Pedro P. Santos, and José L. Zêzere. "Desastres naturais de origem hidro-geomorfológica no baixo Mondego no período 1961-2010." Territorium, no. 20 (July 28, 2013): 65–76. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_20_5.

Full text
Abstract:
Apresenta-se uma base de dados de desastres naturais de origem hidro-geomorfológica reportados na imprensa escrita local, para a região do Baixo Mondego, no período 1961-2010. Os resultados salientam espacialmente a relevância das inundações em espaço urbano e das cheias progressivas em espaços de interface urbano/rural, assim como os movimentos de massa associados a infraestruturas viárias. A distribuição temporal das ocorrências mostra a diminuição dos impactos por cheias progressivas, com incremento dos relacionados com cheias rápidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gouveia, Maria, and Luciano Lourenço. "Risco de inundações urbanas em Mirandela e o ordenamento do seu território como forma de prevenção." Territorium, no. 24 (March 30, 2017): 249–56. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_24_18.

Full text
Abstract:
A ocorrência de inundações na cidade de Mirandela é um fator condicionante da vida dos cidadãos que aí residem, trabalham ou lá se deslocam para a visitar. Para melhor conhecer este risco, decidiu-se estudar a influência do processo de urbanização na manifestação das cheias e consequentes inundações. Pretende-se, assim, contribuir para uma mais eficaz proteção de pessoas, animais e bens patrimoniais. https://doi.org/10.14195/1647-7723_24_18
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vargas, Marcelle Martins, Gustavo Willy Nagel, and Maíra Martim de Moura. "Riscos de inundação em bacias regularizadas: Estudo de caso da cheia do rio Mondego, Portugal." Ciência e Natura 44 (April 26, 2022): e11. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x63586.

Full text
Abstract:
Estudos hidrológicos de cheias em bacias hidrográficas com históricos alarmantes de inundações são de valiosa importância para aplicar metodologias de prevenção e mitigação. Para a cheia de 2001 no rio Mondego, em Portugal, estimou-se 460,1 mm mensal próximo à cidade de Coimbra, gerando grandes prejuízos econômicos e sociais. Esse estudo propôs calcular o Tempo de Retorno (TR) da cheia ocorrida em 2001, utilizando uma metodologia desenvolvida para a análise de risco à inundação em bacias regularizadas. As informações utilizadas nessa análise foram dados de precipitação e nível médio dos reserv
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ranieri, Cleriston Levy Wanzeler, Dacio Janio da Costa Souza, Laudeci de Abreu Costa, Paulo Victor Corrêa Rosa, and Carla Fabiane Lima da Silva. "ANALISE DAS ÁREAS SUSCETÍVEIS A ENCHENTES E INUNDAÇÕES PELO RIO TOCANTINS NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 4 (2022): 1686–95. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i4.5168.

Full text
Abstract:
Eventos extremos como as inundações têm-se intensificado, tornando-se cada vez mais frequentes, causando prejuízos socioeconômicos. O objetivo desse trabalho é contribuir para avançar o conhecimento sobre a relação da expansão urbana no município de Tucuruí e as áreas suscetíveis à inundação pelas cheias do rio Tocantins. Este diagnóstico pode nortear o planejamento e a implementação de medidas mitigadoras para se evitar prejuízos causados por alagamentos. Como procedimento metodológico foi utilizado a aplicação de técnicas de geoprocessamento para fazer a identificações de áreas suscetíveis a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cunha, Jéssica Almeida Cabral da, Joecila Santos da Silva, Wallison do Nascimento dos Santos, et al. "MAPEAMENTO DE INUNDAÇÕES PREVISTAS PARA REGIÃO LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE DE MANAUS, EM ÁREA ADJACENTE AO RIO NEGRO, NO ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL." REVISTA FOCO 17, no. 6 (2024): e5407. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n6-086.

Full text
Abstract:
Nos últimos dez anos registraram-se seis grandes cheias do Rio Negro que ultrapassaram a cota (arbitrária) de inundação severa estabelecida para a cidade de Manaus, que é de vinte e nove metros, o que indica que o fenômeno se tornou mais frequente, com recorrências de menor espaço de tempo. Por outro lado, sabendo-se que impermeabilização gerada pela urbanização altera as condições de escoamento natural nos terrenos, aumentando progressivamente as vazões e os danos ocasionados pelas inundações, merece destaque a utilização diferenciada de alternativas de gestão para medidas preventivas e não a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Hora, Silmara Borges da, and Ronaldo Lima Gomes. "Mapeamento e avaliação do risco a inundação do Rio Cachoeira em trecho da área urbana do Município de Itabuna/BA." Sociedade & Natureza 21, no. 2 (2009): 57–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132009000200005.

Full text
Abstract:
Os mapas de inundação se configuram em um instrumento importante na prevenção, controle e gestão das inundações, pois através deles é possível definir as áreas de risco. Itabuna município localizado ao sul da Bahia, com cerca de 97,20% (IBGE, 2000) de sua população vivendo na zona urbana , vem sofrendo com as constantes cheias do rio Cachoeira. Em geral, ocorrem cheias anuais que inundam, principalmente, trechos de ocupação subnormal ao longo do rio. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi reconhecer e mapear os aspectos físico-ambientais de trecho do rio Cachoeira que engloba os aglomerado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cristaldo, Marcia Ferreira, Celso Correia de Souza, Leandro de Jesus, Paulo Tarso Sanches de Oliveira, Carlos Roberto Padovani, and Hevelyne Henn da Gama Viganó. "Previsão probabilística de enchentes para uma pequena bacia hidrográfica do Pantanal." Ambiente e Agua - An Interdisciplinary Journal of Applied Science 13, no. 4 (2018): 1. http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.1988.

Full text
Abstract:
O monitoramento para a previsão de cheias de pequenas bacias hidrográficas é de grande importância tendo em vista a relação dos recursos hídricos com a sociedade, pois pode garantir o uso sustentável às comunidades urbanas de cidades lindeiras à bacia. O rio Aquidauana está inserido na planície Pantaneira sendo considerado vulnerável à inundações, no entanto, falta de um sistema eficiente para previsões de cheias e inundações. Assim, este estudo propõe um sistema de previsão probalística de enchentes para a bacia do Rio Aquidauana. Para tanto foram utilizadas as redes neurais artificiais (RNAs
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Esteves, Leonel Vitório, Andressa Maria Silva Leite Esteves, Edevaldo Miguel Alves, and Diogo Henrique Fernandes da Paz. "CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA COMO INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAJABUÇU EM PERNAMBUCO." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, no. 6 (2023): 1088–97. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i6.10307.

Full text
Abstract:
A morfometria das bacias é possibilita identificar o potencial de inundações ou cheias e a fragilidade natural de retenção do corpo hídrico. Este artigo analisa a caracterização morfométrica da sub bacia do rio Cajabuçu com o uso do software QGIS e complementos de processamento. O rio principal possui uma declividade homogênea com alteração altimétrica lenta, densidade de drenagem média, natureza sinuosa moderada com potencialidade tortuosa e tempo de concentração alta comparado ao tempo no talvegue, além disso, a bacia possui predominância de declividade onduladas e forte ondulada. Concluiu-s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Victor, Ringo Benjamim, José João Passe, Dizimalta Miquitaio, Evaristo Uaila, and Hélio Nganhane. "Mapeamento de suscetibilidade de risco de inundação na Bacia hidrográfica do Rio Zambeze 2 em Moçambique." Boletim GeoÁfrica 2, no. 7 (2023): 101–30. http://dx.doi.org/10.59508/geoafrica.v2i7.61556.

Full text
Abstract:
A inundação é um perigo natural devastador que pode causar danos à sistemas biofísicos e socioeconómicos. A falta de planeamento de uso de terras impele a ocupação desordenada acarretando diversos problemas, o que torna a sociedade mais exposta aos eventos climáticos extremos, como é o caso dos ciclones tropicais que tem ocasionado de forma recorrente e intensas inundações em Moçambique, impactando em avultados danos e perdas socioeconómicas e humanas. A susceptibilidade está diretamente relacionada à probabilidade de uma área ser atingida pelas inundações. A pesquisa objectivou analisar espac
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Bernardo, Bernardino José. "A influência da dinâmica urbana e a ocupação de áreas inundáveis no bairro Magoanine-A (Moçambique): uma reflexão sobre o zoneamento ambiental." Revista Internacional em Língua Portuguesa, no. 35 (June 24, 2019): 61–68. http://dx.doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.35/pp.61-68.

Full text
Abstract:
Introdução: Estudiosos apontam que o uso mais notório e que mais altera os processos morfodinâmicos é o urbano, e que muitas vezes está associado à decorrência de desastres naturais (inundações, cheias, erosão). O presente artigo visa analisar o processo de ocupação de áreas inundáveis no bairro de Magoanine-A. O estudo apoiou-se na abordagem qualitativa alicerçada nos seguintes métodos e técnicas: revisão bibliográfica e cartográfica, observação directa, questionário, análise e síntese. Diante disto, foi possível perceber que o processo de apropriação do relevo local por habitações intensific
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gerardo, Romeu, Isabel Pedroso de Lima, and João Pedroso de Lima. "Mapeamento de áreas inundadas usando um índice de água baseado em dados do satélite Sentinel-2: as cheias de 2019 no Baixo Mondego (Portugal)." Cadernos Técnicos Engenharia Sanitária e Ambiental 3, no. 2 (2023): 49–56. http://dx.doi.org/10.5327/276455760302006.

Full text
Abstract:
Embora a frequência e a severidade de cheias estejam a aumentar em todo o mundo, dados sobre áreas inundadas são geralmente escassos ou inexistentes, ou estão desatualizados e não digitalizados. O desenvolvimento e a aplicação de novos produtos de detecção remota, bem como o aumento da capacidade computacional, estão a permitir obter oportunamente mapas de inundação úteis e atualizados. Entre os dias 15 e 22 de dezembro de 2019, a precipitação total em 24 horas ultrapassou 100 mm em várias regiões do Norte e do Centro de Portugal, provocando inundações. Neste estudo, usam-se imagens multiespec
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva Costa, Francisco. "Risco de inundação na cidade de Amarante (norte de Portugal): contributo metodológico para o seu estudo." Territorium, no. 16 (August 12, 2009): 99–111. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_16_9.

Full text
Abstract:
A partir do estudo das principais cheias no rio Tâmega (bacia do Douro), pela sua passagem na cidade de Amarante, pretende dar-se um contributo sobre alguns aspectos metodológicos a considerar no cumprimento da Directiva 2007/60/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Outubro de 2007, que tem, por objectivo, “reduzir o risco e as consequências negativas das inundações na União Europeia”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lousada, Sérgio António Neves, André Diogo Sousa Moura, and Leonardo Bazilio Gonçalves. "Numerical modelling of the flow rate in artificial water channels: application to Ribeira Brava´s stream." Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 9, no. 1 (2020): 39. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v9n1.10974.

Full text
Abstract:
Os fluxos de água que percorrem o interior das zonas urbanas são maioritariamente heterogéneos, pelo que a sua caracterização necessita de uma formulação que incorpore explicitamente essa variabilidade espacial. Para tal, o Laboratório de Hidráulica da Universidade da Madeira, os Sistemas de Informação Geográfica e softwares como o HEC RAS complementados por folhas de cálculo programadas, revelam-se como alternativas viáveis ao estudo de bacias hidrográficas, nomeadamente quanto à ocorrência de fenómenos de cheias e inundações.Os objetivos principais deste estudo são a caracterização e desenvo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Da Glória Gonçalves, Maria. "REGISTRO DIGITAL DE CHEIAS PARA A SUSTENTABILIDADE DA POLÍTICA ECONÓMICA." Revista Ciência Geográfica 26, no. 01 (2022): 289–309. http://dx.doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2885.

Full text
Abstract:
A inovação desta investigação consiste em propor a criação de relatórios periódicos com a descrição categorizada dos eventos de cheias entregues pelos editores da imprensa periódica, através de um requerimento a submeter no portal da Autoridade Tributária e Aduaneira. A comunicação periódica de eventos permite construir uma base de dados confiável para o cruzamento de informações tributadas ou não às seguradoras, de casos de indenizações a segurados, reservas de sinistros e obrigações fiscais, que evidenciam as consequências. Este estudo é realizado para a bacia hidrográfi ca do rio Vez e most
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Da Silva Farias, Emilly, Ronaldo Lima Gomes, and João Batista Lopes da Silva. "Conhecimento do Perigo Ocasionado Pelas Enchentes Urbanas: o Caso do Município de Itabuna, Bahia." Revista Brasileira de Geografia Física 17, no. 3 (2024): 2111–31. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v17.3.p2111-2131.

Full text
Abstract:
Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de mapear o perigo da ocorrência de inundações ao longo da calha do rio Cachoeira, no trecho urbano da cidade de Itabuna-BA. O método adotado teve as suas atividades iniciadas com a caracterização fluviométrica e pluviométrica da área em estudo, a partir da análise das séries históricas de estações fluviométricas e pluviométricas localizadas na bacia. Em seguida, realizou-se a avaliação da ocorrência do perigo a inundação a partir da análise em dois contextos: O primeiro através do entendimento das características geomorfológicas da planície de inund
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Arilson Galdino da, Adriana Rosa Garcez Castro, and Alen Costa Vieira. "Modelo de previsão hidrológica utilizando redes neurais artificiais: um estudo de caso na bacia do Rio Xingu – Altamira-PA." Revista Brasileira de Computação Aplicada 10, no. 3 (2018): 55–62. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v10i3.8779.

Full text
Abstract:
O conhecimento acerca da amplitude do transbordamento dos leitos fluviais é extremamente necessário para determinação de áreas de risco. A cidade de Altamira-PA, localizada às margens do rio Xingu, vem sofrendo com casos extremos de cheias que tendem a provocar inundações, resultando em severos prejuízos para a sua população. Considerando o problema, este artigo apresenta a proposta de um sistema de previsão de nível mensal do Rio Xingu baseado em Redes Neurais Artificiais Perceptron de múltiplas camadas. Para o desenvolvimento do sistema foram utilizados dados de precipitação na bacia e sub-b
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Muller, Cristiane Regina, Francisco Henrique de Oliveira, and Patrícia Royes Schardosim. "A ocupação em Joinville/SC e o papel da gestão municipal para mitigação de danos causados por inundações." Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 1, no. 1 (2012): 23. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v1n1.3095.

Full text
Abstract:
<p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 11.0pt;">A origem da ocupação no município de Joinville/SC desenvolveu-se na planície do Rio Cachoeira onde as inundações ocorrem tanto pelas cheias do rio quanto pela ação das marés. No entanto, mesmo com o conhecimento desta situação e sendo esta recorrente, o centro urbano do município estruturou-se neste local. Os dados e as informações apresentadas foram adquiridos por meio de pesquisa bibliográfica e no âmbito da Chamada Pública Prevenção de Desastres Naturais n° 10/2009 - Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação de Sant
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Teles, Virgínia. "Quando os rios galgam as margens. Um breve retrato das cheias de 5 de janeiro de 2001 nos concelhos de Braga e de Guimarães." Territorium, no. 9 (September 15, 2002): 75–88. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_9_5.

Full text
Abstract:
Pela quantidade de precipitação e pelo carácter praticamente consecutivo dos dias de chuva, o Inverno de 2000-2001 ficará certamente marcado como um dos mais catastróficos de que há memória no nosso país. No Minho, os casos do rio Cávado, com inundações em Prado (Vila Verde) e Padim da Graça (Braga) e do rio Ave, com inundações em Caldas das Taipas (Guimarães), mas, sobretudo, um acontecimento de que não há memória: o rio Este a sair do seu leito e a inundar algumas fábricas do Parque Industrial de Celeirós (Braga), impedindo a circulação automóvel nas imediações deste local durante parte do d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Portugal, Jéssica Feiteiro, and Daniel Dos Santos Fernandes. "ARGILA, RIO, PONTES E NARRATIVAS: GESTALT1 SOCIAL DE UM RECOMEÇO." Nova Revista Amazônica 5, no. 3 (2017): 149. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i3.6311.

Full text
Abstract:
As áreas urbanas alagadiças de Altamira, município situado no sudoeste do Pará, estão localizadas às margens do principal componente hidrográfico da rodovia Transamazônica (BR-230), o Rio Xingu. Essas áreas, por onde atravessavam os igarapés afluentes do Xingu (igarapé Altamira, Ambé e Panelas), anualmente, em função do clima predominante na região, que varia de períodos de seca extrema às cheias de inverno, de fevereiro a abril,passavam por inundações periódicas decorrentes do regime hídrico do curso de água, as quais, resultavam em inúmeros impactos socioambientais às populações que residiam
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Farias, Ariadne, and Francisco De Assis Mendonça. "Modelagem e mapeamento de áreas de perigo de inundação urbana na cidade de Francisco Beltrão (Brasil)." Physis Terrae - Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente 1, no. 1 (2019): 73–91. http://dx.doi.org/10.21814/physisterrae.405.

Full text
Abstract:
A intensificação da urbanização-industrialização brasileira, após a década de 1970, gerou uma considerável degradação ambiental no país com expressivos impactos negativos aos ecossistemas e à população urbana. Diante desse cenário, o sistema hídrico é um dos primeiros a evidenciar os sinais da degradação ambiental nas cidades. Na Região Sul do país a ocorrência de eventos hidrometeorológicos extremos tem gerado preocupação nas instituições públicas e privadas, uma vez que as inundações vêm causando, a cada ano, elevados prejuízos à população, à infraestrutura e aos serviços localizados nas áre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santos, Igor de Luccas, and Antonio Cordeiro Feitosa. "Inundações no bairro Alto Formoso, município de Santo Amaro do Maranhão - MA, Brasil." Geografia Ensino & Pesquisa 28 (November 7, 2024): e87770. http://dx.doi.org/10.5902/2236499487770.

Full text
Abstract:
As inundações enquadram-se entre os fenômenos naturais que mais impactam a sociedade quando há ocupação nas áreas suscetíveis. Dentre as cidades atingidas no Maranhão, Santo Amaro do Maranhão tem histórico de registros de danos por grandes inundações, e como destaque o bairro Alto Formoso como um dos locais com maior recorrência deste tipo de desastre, cuja análise, focalizando recorrência e danos mais significativos à população, constitui o objetivo desta pesquisa. A metodologia constou de análise bibliográfica, documental, cartográfica e coleta de dados no campo para que os resultados foram
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Martins, Cinthia Mara Santos, Benedito Cláudio Da Silva, and Nívea Adriana Dias Pons. "Estimativa de cheias em bacias hidrográficas com base em previsões de precipitação por conjunto." Revista Brasileira de Geografia Física 12, no. 5 (2019): 1713. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v12.5.p1713-1729.

Full text
Abstract:
Bacias hidrográficas são normalmente suscetíveis a inundações devido à associação de fatores ambientais, climáticos e antrópicos. Dentre os métodos utilizados para mitigar os prejuízos provocados por inundações, o sistema de alerta contra cheias pode ser considerado como um dos mais efetivos, devido ao custo relativamente baixo. Neste contexto, o presente trabalho apresenta a avaliação de um modelo de previsão de vazão para os municípios de inseridos na bacia do rio Sapucaí, localizada na região sul do Estado de Minas Gerais. Para isso, é realizada a integração entre o modelo hidrológico MGB-I
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Varzim, Cintia da Silva, Jaqueline Dilly, Aline Otto Pfeifer, Luciana Dalla Rosa, Carlos Eugênio Silva, and Onilda Santos da Silva. "Um enorme risco de surtos de Dengue após as enchentes de outono de 2024 no sul do Brasil." Research, Society and Development 13, no. 10 (2024): e19131046880. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v13i10.46880.

Full text
Abstract:
A imprensa internacional noticiou recentemente inundações no sul do Brasil, especificamente no estado do Rio Grande do Sul (RS), durante o mês de maio de 2024. Essas inundações causaram perdas econômicas significativas, afetando os setores da agricultura, indústria e comércio, e deslocando milhares de pessoas que perderam suas casas. Um total de 540.188 famílias foram deslocadas, já que 471 das 497 cidades do estado foram afetadas pelas tempestades - o equivalente a 94,77% do total. Além disso, as inundações também proporcionam novos criadouros de mosquitos, o que aumenta, em consequência, os
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Franceschini, José Ronildo Reis, Vicente de Paula Silva Filho, and Vanessa de Almeida Dantas. "Sistema de Alerta Para Possíveis Cheias Utilizando Voip e Telefonia Convencional, Para Defesa Civil do Município de Caucaia-Ce, Brasil." Revista Brasileira de Meteorologia 35, no. 3 (2020): 425–33. http://dx.doi.org/10.1590/0102-7786353011.

Full text
Abstract:
Resumo O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de alerta de possíveis inundações, para a Defesa Civil do município de Caucaia-Ce, Brasil, na Região Metropolitana da cidade de Fortaleza - Ce (RMF). O sistema possibilita informar automaticamente, a estimativa da ocorrência de possíveis inundações em áreas de risco. Centros urbanos, como a região estudada, sofrem com o aumento do risco de acidentes por meio de ocupações em áreas ao longo das margens de rios, lagoas e encostas, proporcionando o registro de desastres ambientais envolvendo perdas humanas e materiais relacionado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Paiva, Olívia Vasconcelos de, Andrea Queiroz Rego, Aline Pires Veról, Osvaldo Moura Rezende, and Marcelo Gomes Miguez. "Requalificação urbana no entorno do Rio Trapicheiros, Rio de Janeiro, Brasil / Urban requalification around the Rio Trapicheiros, Rio de Janeiro, Brazil." Brazilian Applied Science Review 2, no. 7 (2018): 2206–19. http://dx.doi.org/10.34115/basr.v2i7.635.

Full text
Abstract:
O projeto urbano deve proporcionar espaços livres de uso público mais confortáveis, seguros e multifuncionais, articulando as soluções de drenagem às paisagísticas. Assim, este trabalho apresenta um projeto de requalificação urbana no Bairro da Tijuca, Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro, que tem como objeto um percurso urbano que se desenvolve ao longo de um trecho do Rio Trapicheiros, que sofre com problemas de cheias e falta de qualidade nos espaços livres adjacentes. O Rio Trapicheiros tem importância histórica para o Bairro e, com mais de 6km de extensão, corta o mesmo quase por inteir
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Medeiros, Marysol Dantas de, and Maria Elisa Zanella. "ESTUDO DAS VAZÕES E ESTIMATIVAS DE INUNDAÇÕES NO BAIXO-AÇU-RN." Geo UERJ, no. 34 (April 15, 2019): e40946. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2019.40946.

Full text
Abstract:
O Nordeste brasileiro é associado a episódios de secas, entretanto é muito comum esta região ser acometida por eventos hidrometeóricos extremos com vários dias consecutivos de chuvas que resultam em inundações, não se restringindo apenas ao litoral, podendo ser até mesmo corriqueiros na região semiárida, dependendo das condições meteorológicas em determinado período. No estado do Rio Grande do Norte a principal causa para o acometimento de tais episódios de inundações foi derivado de fenômenos hidrometeóricos extremos, sobretudo a montante do Rio Piranhas-Açu. O objetivo deste trabalho foi rea
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Collischonn, Erika. "O evento extremo de precipitação do outono de 2024 na região hidrográfica do Guaíba (RS)." Geopauta 8 (December 4, 2024): e15684. https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e15684.

Full text
Abstract:
Neste artigo apresentamos o evento extremo de precipitação ocorrido Região Hidrográfica do Guaíba (RHG) no outono de 2024, na perspectiva da climatologia geográfica. Discutimos, inicialmente, os conceitos de extremo climático e a proposta análise da sucessão de três eventos de precipitação em sequência. Para esta análise foram organizados dados diários de estações meteorológicas do INMET e do CEMADEN. Os três eventos foram: o primeiro, com 500mm, em média; seguido por outro com 200mm; e o último de 100mm. A distribuição da precipitação indica efeito orográfico e desencadeou movimentos de massa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Félix, Fernando, and Adélia Nunes. "XIV Encontro Nacional de Riscos. Risco de Cheias e Risco de Inundações Fluviais - Aprender com o Passado." Territorium, no. 29(I) (December 17, 2021): 177–80. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_29-1_15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Aldo Campana, N., R. Silveira Bernardes, and J. Milograna Cortes. "Controle do escoamento pluvial urbano com bacias de detençao na cidade de Brasília/Brasil." Ingeniería del agua 15, no. 2 (2008): 73. http://dx.doi.org/10.4995/ia.2008.2927.

Full text
Abstract:
As cheias urbanas são responsáveis por transtornos que vão desde pequenos empoçamentos a enormes prejuízos materiais e à saúde humana. Com o intuito do minimizar o efeito das enchentes em áreas urbanas, várias metodologías vêm sendo estudadas. Dentre elas as bacias de detenção e retenção são bastante utilizadas em áreas com urbanização consolidada. Neste estudo apresenta-se uma análise da eficiência de uma bacia de detenção alagada no controle de inundações abordando os aspectos quantitativo e qualitativo do escoamento proveniente da rede de drenagem da cidade de Brasília – DF, Brasil. Os resu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Teixeira, Emmanuel Kennedy da Costa, Regina Lopes Ferreira, and Camila Velho Lima. "Caracterização hidrogeomorfométrica da microbacia do Rio Bananeiras no município de Conselheiro Lafaiete - MG." Research, Society and Development 10, no. 15 (2021): e490101522831. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22831.

Full text
Abstract:
A análise das características hidrogeomorfométricas é de extrema importância para o entendimento e compreensão do comportamento de uma bacia hidrográfica, sendo possível obter informações sobre o seu desempenho em situações de cheias e permitindo melhor gerenciamento dos impactos que podem advir do acontecimento de chuvas. Assim, esse trabalho visou caracterizar hidrogeomorfometricamente a microbacia do Rio Bananeiras, no município do Conselheiro Lafaiete – MG. Uma maneira de obter os parâmetros para esta caracterização é a partir de softwares que utilizam modelos digitais de elevação para ger
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Gomes, Dênis José Cardoso, Norma Ely Santos Beltrão, Yuri Alefh Saraiva Dias, and Edite Torres Maia. "Eventos de inundação em anos extremos de Dipolo do Atlântico e La Niña no Arquipélago do Marajó." Revista Brasileira de Climatologia 35 (October 17, 2024): 378–400. http://dx.doi.org/10.55761/abclima.v35i20.17577.

Full text
Abstract:
As inundações sazonais em várzeas são processos naturais que ocorrem ao longo da bacia amazônica e são afetadas por eventos climáticos que favorecem o aumento da precipitação na Amazônia Setentrional. Neste trabalho, analisaram-se as diferenças espaciais das inundações em períodos afetados por esses extremos climáticos no arquipélago do Marajó (PA). Na metodologia, observou-se a precipitação em anos extremos com dados: índices climáticos, medidas de precipitação (estação pluviométrica) e estimadas (espacializados). Na detecção de inundação foram comparadas imagens antes e depois das cheias em
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

De Sousa Lima Neto, Vicente, Paulo Roberto Lacerda Tavares, Marco Aurélio Holanda de Castro, and Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral. "Análise da Implantação de Reservatórios de Detenção em Lotes Urbanos." Revista de Geociências do Nordeste 10, no. 1 (2024): 222–37. http://dx.doi.org/10.21680/2447-3359.2024v10n1id34911.

Full text
Abstract:
A impermeabilização das bacias hidrográficas aumenta o escoamento superficial e diminui a infiltração de água no solo. Nesse contexto, as inundações ocorrem com maiores frequências e magnitudes, provocando perdas econômicas, poluição, problemas de saúde, interrupções de tráfego e perdas humanas. Este trabalho teve por objetivo analisar o amortecimento de cheias por meio de reservatórios de detenção nos lotes urbanos instalados na cidade do Crato, Ceará, Brasil. Um sistema de drenagem urbana foi dimensionado e simulações foram realizadas no SWMM. A partir de cenários sem a presença da estrutura
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Araujo, Mélory Maria Fernandes de, Ana Luiza Bertani Dall'Agnol, Diuliana Leandro, Andréa Souza Castro, Maurizio Silveira Quadro, and Gustavo Farias Lima. "Caracterização hidrológica e suscetibilidade de risco à inundação nas bacias do município de Arroio do Padre/RS." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 1 (2019): 283–96. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.001.0024.

Full text
Abstract:
A ocorrência de inúmeros eventos extremos relacionados ao clima no Brasil acarreta em perdas econômicas e socioambientais todos os anos, em especial os alagamentos e as inundações. A ocorrência e a magnitude desses danos dependem das vulnerabilidades associadas às condições sociais, econômicas, políticas, ambientais, climáticas, geográficas e sanitárias do território. Devido aos sucessivos episódios de enxurradas no município de Arroio do Padre/RS, o objetivo do presente estudo foi descrever as consequências desses eventos, caracterizar o sistema hidrológico local, bem como analisar a suscetib
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Yamamoto, Kedma Cristine, Maria Gercilia Mota Soares, and Carlos Edwar de Carvalho Freitas. "Alimentação de Triportheus angulatus (Spix & Agassiz, 1829) no lago Camaleão, Manaus, AM, Brasil." Acta Amazonica 34, no. 4 (2004): 653–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672004000400017.

Full text
Abstract:
As inundações periódicas na Amazônia Central causam profundas modificações no meio ambiente. A alternância dos períodos de cheias e secas tem influência nos fatores bióticos e abióticos do meio aquático. Na enchente e na cheia é alta a oferta de alimentos, ampliando o espectro alimentar que é restrito na seca. As variáveis limnológicas também sofrem modificações. As concentrações de oxigênio têm variações sazonais e diárias, às vezes com períodos de hipoxia. Apesar dessas alterações, os lagos de várzea são habitados por muitas espécies de peixes e estão entre os ambientes de maior abundância e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

FADEL, Amanda Wajnberg, Guilherme Fernandes MARQUES, and Joel Ayruch GOLDENFUM. "MAPEAMENTO DO RISCO DE PREJUÍZO COMO MEDIDA DE GESTÃO E ADAPTAÇÃO ÀS INUNDAÇÕES." Geosciences = Geociências 37, no. 1 (2018): 121–36. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v37i1.11822.

Full text
Abstract:
No Brasil, é frequente a abordagem de “gestão de crise” ao lidar com eventos de cheias; enquanto que as medidas preventivas são mais raras. A avaliação do risco de prejuízo é um aspecto importante ainda não incorporado nas análises de investimentos desse controle, sem o qual torna-se difícil identificar medidas que sejam eficazes sem onerar excessivamente o município ou os usuários. O presente artigo incorpora o risco de prejuízo às metodologias já existentes de estimativas do dano por profundidade de submersão, agregando um ponderador de frequência de recorrência desse dano. Foram utilizados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silvério, Edna de Cássia, and Paulo Roberto Urbinatti. "Presença de mosquitos (Diptera: Culicidae) em piscinões na zona leste de São Paulo." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 44, no. 4 (2011): 504–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822011000400020.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Alterações no ambiente vêm contribuindo com mudanças climáticas, como o aumento do volume de chuvas, que acarreta as inundações. Medidas estão sendo tomadas no enfrentamento das inundações, como a implantação dos reservatórios de contenção de cheias (piscinões). Neste trabalho, foi avaliada a fauna de culicídeos, de importância epidemiológica, nos piscinões Caguaçu e Inhumas. MÉTODOS: Foram realizadas coletas mensais nos piscinões Caguaçu e Inhumas, situados na região leste de São Paulo, de março de 2006 a fevereiro de 2007, empregando-se os métodos de concha entomológica e aspirad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Kauffmann Leivas, Márcia Oliveira, and Mauro Kleiman. "Superação do Planejamento Urbano Contemporâneo: apontamentos inspirados em Henri Lefebvre." Labor e Engenho 7, no. 2 (2013): 63–78. http://dx.doi.org/10.20396/lobore.v7i2.175.

Full text
Abstract:
Enfaticamente nas cidades globais e, em especial nas brasileiras, o processo de ocupação urbana de forma cada vez mais concentrada e densificada tem se refletido em impactos negativos nos recursos hídricos e ambientais. As cheias e inundações, associadas especialmente à crescente taxa de impermeabilização dos solos, denunciam um importante aspecto do quadro de insustentabilidade urbana que o planejamento não tem conseguido reverter. O presente artigo procurar contribuir na discussão de um novo aporte teórico-metodológico ao enfrentamento das questões urbanas, inspirado em Henri Lefebvre. Busca
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Almeida, Elianara Martins de, Anderson Castro Soares de Oliveira, Luciana Sanches, and Marcelino A. R. Pascoa. "Comportamento e previsão do nível do rio Cuiabá por meio de modelos SETAR." Sigmae 9, no. 2 (2020): 1–13. https://doi.org/10.29327/2520355.9.2-2.

Full text
Abstract:
As enchentes já provocaram grandes inundações à população que vive em torno do rio Cuiabá, e para minimizar esse feito construíram a barragem da usina do Manso no ano de 2000. No entanto, as comunidades ribeirinhas ainda são afetadas pela cheias do rio. Desta forma, o objetivo principal desse trabalho é analisar o comportamento da série temporal do nível diário de água do rio Cuiabá, e propor modelos de previsão por meio do modelo SETAR. Para análise utilizou-se as estações Rosário Oeste e Barão de Melgaço, com cota média diária, no período de 1988 a 2012. Observou-se um comportamento sazonal
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Farias, Emilly Da Silva, and Ronaldo Lima Gomes. "Comportamento histórico de chuvas e vazões na bacia hidrográfica do rio Cachoeira e suas implicações na ocorrência de eventos de inundações na cidade de Itabuna-BA." Revista Brasileira de Geografia Física 16, no. 2 (2023): 847. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v16.2.p847-872.

Full text
Abstract:
Os eventos de inundação ocorrem muitas vezes devido a alterações ambientais e intervenções antrópicas, que podem interferir diretamente no ciclo hidrológico. Dessa forma, tem-se como consequências impactos significativos no comportamento hidrológico da bacia hidrográfica. Portanto, este trabalho tem como objetivo compreender o comportamento hidrológico da bacia do rio Cachoeira, com a finalidade de entender a ocorrência de eventos extremos e suas relações com as inundações no município de Itabuna-BA. Para tanto, procedeu-se com a análise de séries históricas de 11 estações pluviométricas, tend
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gonçalves, Edkeyse Dias, Claudio Blanco, Vanessa Da Rosa Watrin, and Carlos Eduardo Aguiar de Souza Costa. "ANÁLISE EXPERIMENTAL E CUSTOS DE TELHADOS VERDES COMERCIAIS E FABRICADOS COM GARRAFAS PET PARA REDUÇÃO DE CHEIAS URBANAS NA AMAZÔNIA." MIX Sustentável 7, no. 2 (2021): 57–66. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2021.v7.n2.57-66.

Full text
Abstract:
A impermeabilização do solo proveniente da urbanização interfere diretamente no ciclo hidrológico, pois o cenário antes coberto pela vegetação dá espaço ao cenário impermeabilizado do asfalto e do concreto. Isso provoca redução na infiltração da água precipitada, acarretando o aumento do escoamento superficial e inundações. O objetivo do trabalho foi comparar experimentalmente o desempenho hidrológico e os custos de um telhado verde de politereftalato de etileno - PET (TV I) com um telhado verde comercial (TV II), usando um telhado de fibrocimento como padrão. O desempenho do TV I foi ligeiram
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Volpi, Yuli Della, and Reinaldo Pacheco. "Parque Verde do Mondego: gestão e uso público." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 8, no. 2 (2016): 261–71. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.008.002.ao07.

Full text
Abstract:
Resumo O presente artigo se refere a um estudo de caso que teve como recorte espacial o Parque Verde do Mondego, localizado às margens do Rio Mondego, na cidade de Coimbra, em Portugal. A pesquisa teve como objetivo compreender a gestão da área e o uso público do espaço. Para tanto, realizou-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica e documental; em seguida, foram feitas diversas visitas ao parque e, por fim, uma entrevista com o responsável pela administração do local. Pôde-se, por meio do estudo, compreender o processo de criação do Parque Verde do Mondego, sua concessão para as empresas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Costa, Valeria Sandra de Oliveira, and Josiclêda Domiciano Galvíncio. "Análise do Grupo de Bacias GI3 no Contexto Hidrológico de Pernambuco." Revista Brasileira de Geografia Física 18, no. 3 (2025): 1607–20. https://doi.org/10.26848/rbgf.v18.3.p1607-1620.

Full text
Abstract:
As bacias hidrográficas são fundamentais no contexto hidrológico por diversas razões, como gestão de recursos hídricos, controle de cheias e inundações, qualidade de água, biodiversidade, planejamento e desenvolvimento sustentável, captação de água pluvial, entre outras. Nesse contexto, este estudo apresenta uma análise detalhada do balanço hídrico médio anual do grupo de bacias GI3 no período de 1961 a 2021, com base em modelos hidrológicos avançados. Variáveis como evaporação, precipitação, evapotranspiração real, umidade do solo e disponibilidade hídrica foram avaliadas para compreender mel
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Bonifacio, Higor Henrique Faria, and Christiano Ottoni de Carvalho. "Análise dos processos de cheias e inundações relacionados à hidrografia como premissas para o ordenamento territorial do município de Rio Acima." STUDIES IN ENGINEERING AND EXACT SCIENCES 6, no. 1 (2025): e15292. https://doi.org/10.54021/seesv6n1-034.

Full text
Abstract:
Localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Rio Acima insere-se em um contexto geográfico de significativa relevância ambiental, ocupa uma área de relevo montanhoso que se insere no contexto geográfico das serras e vales da região. O município encontra-se inserido na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, uma das principais sub-bacias do Rio São Francisco e de crucial importância para o abastecimento hídrico da capital mineira e de diversos municípios adjacentes. Nos últimos anos, a intensificação de eventos climáticos extremos, combinada com fatores como ocupação irregular de áreas d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silva, Layra De Oliveira, and Kargean Vianna Barbosa. "Análise espacial da suscetibilidade à inundação na Sub-Bacia Muriaé 2, Campos dos Goytacazes (RJ)." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 8 (2019): 127–38. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.008.0011.

Full text
Abstract:
A remoção da vegetação e a impermeabilização de grandes áreas, devido ao processo de urbanização, afeta diretamente o ciclo hidrológico natural, e pode contribuir para eventos como enchentes e inundações. Para tal, o Sistema de Informações Geográficas (SIGs) permite a determinação de áreas com risco de inundação. Com base nas questões abordadas, esse estudo teve como objetivos mapear as áreas mais suscetíveis à ocorrência de inundação na Sub-Bacia Muriaé 2, e propor medidas de intervenção. A metodologia empregada consistiu na determinação do coeficiente de compacidade, índice de circularidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ferentz, Larissa Maria da Silva, and Carlos Mello Garcias. "A resiliência na gestão municipal de desastres: estudo de caso em união da vitória sob a ótica do scorecard para inundações | Resilience in municipal disaster management: a case study in união da vitória from the perspective of the flood scorecard." Oculum Ensaios 17 (September 25, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v17e2020a4698.

Full text
Abstract:
Os impactos negativos resultantes da ocorrência de eventos extremos nas cidades têm aumentado cada vez mais nos últimos anos. Por isso é necessário que os gestores locais considerem a Gestão de Desastres como parte de suas atividades, a fim de buscar por uma resposta e uma recuperação eficaz na ocorrência desses eventos. O objetivo principal dessa pesquisa foi analisar a gestão municipal de proteção e defesa civil de União da Vitória quanto à sua atuação nos desastres de inundação, já que esse é o município que apresenta o maior número de registros desse tipo no Estado do Paraná. A metodologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Justina, Clarissa Rosa Vieira Della, Jader Lugon Junior, and Maria Inês Paes Ferreira. "RESUMO DE DISSERTAÇÃO: ESTUDO DE MEDIDAS MITIGADORAS NO TRECHO RETILINIZADO DO RIO MACAÉ PARA REDUÇÃO DOS EFEITOS DE CHEIAS URBANAS." MIX Sustentável 6, no. 2 (2020): 193–94. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2020.v6.n2.193-194.

Full text
Abstract:
As primeiras referências à expressão “soluções baseadas na natureza” foram encontradas na literatura no final dos anos 2000. As discussões têm sido motivadas principalmente nos países europeus pelos benefícios que estas técnicas oferecem à manutenção ou restauração dos ecossistemas, na minimização dos riscos ambientais, no uso sustentável dos recursos naturais, na promoção do bem-estar humano, como alternativas promissoras no processo de requalificação fluvial, e na mitigação dos efeitos das inundações. Neste trabalho, o estudo de caso no rio Macaé, propõe uma análise preliminar para elaboraçã
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Valente, Pedro Teixeira, Francisco Eliseu Aquino, and Venisse Schossler. "Espacialização de Inundações na Foz do Rio Jacuí por NDWI e Reclass em Episódios de El Niño." Geography Department University of Sao Paulo, spe (June 27, 2017): 11. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132733.

Full text
Abstract:
Este trabalho visa espacializar as áreas de inundação da foz do rio Jacuí durante a ocorrência de dois eventos extremos de precipitação, em episódios de El Niño (setembro de 1987 e setembro de 2009) por meio de duas técnicas de delimitação de alvos no software IDRISI Selva 17: NDWI e Reclass. Foi observado que as enchentes não estão diretamente relacionadas a eventos de El Niño e, apesar do fenômeno influenciar na precipitação do Rio Grande do Sul (Brasil), os fatores locais como a topografia e o próprio regime de precipitação originam estas anomalias. Por fim, foi feita uma comparação dos doi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!