Academic literature on the topic 'Chuy, Uruguay'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Chuy, Uruguay.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Chuy, Uruguay"

1

Brandão, Cláudia Mariza Mattos. "Escritas Urbanas: sobre expressões artísticas na fronteira." RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade 2, no. 4 (December 31, 2016): 780. http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v2i4.272.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo discutir sobre os resultados parciais de pesquisa desenvolvida no âmbito do projeto “O PARA-FORMAL NA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI: controvérsias e mediações no espaço público”, cujas ações são dedicadas a dar voz e visualidade à "para-formalidade" nas cidades da fronteira-sul que fazem a divisa/união entre Brasil e Uruguai (Santana do Livramento-Rivera, Quaraí-Artigas, Jaguarão-Rio Branco, Barra do Quaraí-Bella Unión, Chuí-Chuy e Aceguá-Aceguá), relacionando as questões fronteiriças e a UFPel, a partir de cartografias urbanas e sociais. Trata-se, em especial, de analisar o inventário das produções fotográficas da pesquisadora, durante viagem pela região de fronteira entre Brasil e Uruguay, em março de 2016. Esse levantamento visual tem como foco as Escritas Urbanas, manifestações poéticas/artísticas que povoam muitas cidades contemporâneas, cujas significações surgem com a compreensão das intrínsecas relações entre o fenômeno (a cidade), o sujeito e seu contexto social e histórico. Tal apreciação contempla as escritas urbanas como construções estéticas e discursivas, cuja presença em território de fronteira dá visibilidade a questões particulares desses espaços. Além disso, os registros fotográficos manifestam-se como sínteses simbólicas da experiência vivida, devaneios poéticos acerca do espaço, como propõe Gaston Bachelard.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bühring, Marcia Andrea. "(RE) Definição de Fronteira(s) e Cidades Gêmeas: Brasil e Uruguai." Revista Brasileira de Direito Internacional 1, no. 1 (December 6, 2015): 213. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0219/2015.v1i1.854.

Full text
Abstract:
O artigo tem como foco principal analisar a noção de Fronteira (s) a partir da visão tradicional de limite geográfico e político, que separa uma localidade de outra, traçando uma redefinição, mais contemporânea, levando em consideração diferentes conceitos de diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, a identificação das cidades gêmeas, e mais especificamente uma das fronteiras (Brasil e Uruguai), com verificação pontual das cidades gêmeas, cujo limite se dá por meio de uma avenida: Santana do Livramento(BR)/Rivera(UR) e Chuí(BR)/Chuy(UR), que ao mesmo tempo em que separa, une os dois países. Dentre os muitos acordos e ajustes para concretizar direitos sociais, a partir do Estatuto Jurídico da Fronteira entre Brasil e Uruguai firmado em 20 de dezembro de 1933, e do Ajuste Complementar ao Estatuto, de 06 de maio de 1997, bem como o Acordo para Permissão de Residência, Estudo e Trabalho a Nacionais Fronteiriços Brasileiros e Uruguaios, de 21 de agosto de 2002; Também o Ajuste Complementar ao Acordo para Prestação de Serviços de Saúde, em 2008, Decreto nº 7.239/10, que possibilita o trânsito e utilização dos serviços de saúde de ambos os lados. E mais recentemente, o Decreto n.º 8.455, de 20 de maio de 2015, que promulga o Acordo entre os dois governos para a Criação de Escolas e/ou Institutos Binacionais Fronteiriços Profissionais e/ou Técnicos e para o Credenciamento de Cursos Técnicos Binacionais Fronteiriços. Quanto a metodologia utilizada, adotou-se o método dedutivo. Conclui-se portanto, que a Fronteira (s) é um não lugar, um lugar incomum, um vazio fronteiriço, que separa e que une ao mesmo tempo, e cuja verificação da concretização dos direitos sociais tem-se dado por meio do Acordo e dos Ajustes Internacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alexandrino Santos Junior, Luciano, and José Carlos Silva Cardozo. "Chuí, uma extensão do Oriente Médio na América Latina: A migração Palestina e a contribuição da cultura árabe na Fronteira Meridional do Brasil." RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade 3, no. 3 (December 31, 2017). http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v3i3.509.

Full text
Abstract:
O estudo analisa o cenário contemporâneo multicultural no extremo sul do Brasil nas cidades gêmeas Chuí-Chuy (Brasil- Uruguay) com ênfase na cultura árabe decorrente dos fluxos migratórios. Visa-se apresentar a relevância da cultura árabe e seus papéis sociais na cooperação local e formação de políticas de aperfeiçoamento dos serviços básicos da população. O trabalho parte do ápice dos conflitos étnicos, religiosos e territoriais entre os países do Oriente Próximo, na década de 1970, enfocando os palestinos, em disputas territoriais com o estado de Israel. Tal como elucida um provérbio árabe de que o exílio com riqueza é uma pátria e uma pátria com pobreza é um exílio, muitos indivíduos e famílias fugiram dos conflitos e buscaram construir uma nova vida na América Latina e encontraram nas regiões de fronteira o ambiente para trabalharem e manifestarem sua cultura e religião de maneira prospera. Conclui-se que a cultura árabe na região estudada se tornou uma importante ferramenta de desenvolvimento social, bem como estimula a ação coordenada entre comerciantes, cidadãos e grupos da sociedade civil, modificando a ideia de fronteira como fator de separação para a de um ambiente de integração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Kunz, Jaciel Gustavo, and Eline Tosta. "Turismo e Mobilidade: um diagnóstico da acessibilidade geográfica à fronteira Chuí-Rio Grande do Sul/RS, Brasil/Chuy, Uruguai." Turismo e Sociedade 9, no. 3 (December 31, 2016). http://dx.doi.org/10.5380/tes.v9i3.48408.

Full text
Abstract:
O tema “mobilidade turística”, cujo debate ainda é incipiente no Brasil, transcende a ideia do deslocamento tendo o turismo como finalidade. O objetivo deste trabalho foi o de diagnosticar a acessibilidade geográfica da fronteira Chuí/ Rio Grande do Sul, Brasil - Chuy/Uruguai a partir da análise dos principais fluxos do transporte aéreo dos aeroportos de Pelotas/RS/Brasil, Porto Alegre//RS/Brasil e Montevidéu/Uruguai e levantamento da oferta de acesso por meio do transporte coletivo rodoviário. Foram consultados diariamente os voos dos aeroportos no período de 7 dias ininterruptos e páginas web de empresas de ônibus que operavam linhas regulares até a fronteira. Pôde-se observar que a acessibilidade estava relacionada a outros fatores senão à (in)disponibilidade de transporte e que para compreender a mobilidade é necessário considerar fatores políticos e estratégias econômicas e corporativas. Sugere-se para estudos futuros relacionar como a acessibilidade local e a micro acessibilidade implicam no turismo emissivo e receptivo nas áreas de fronteira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Chuy, Uruguay"

1

Braga, Andrea da Costa. "A espacialização de trocas multiculturais em conurbações internacionais da fronteira Brasil-Uruguai." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2013. http://hdl.handle.net/10183/85203.

Full text
Abstract:
A complexidade espacial das cidades contemporâneas se deve a novas formas de segmentação social que reorganizam as expectativas de interação entre categorias sociais e informam a produção e apropriação do espaço urbano. Estes processos são mediados pela mobilidade através de fronteiras nacionais que tem suas funções atualizadas a partir da integração econômica regional. Cidades-gêmeas em zonas de fronteiras internacionais adquirem novas funções como polos de integração transnacionais, chamando atenção os processos de conurbação transnacionais a que estão sujeitas. A pesquisa geográfica analisa estes processos e tipifica o fenômeno através de classificações baseadas em contiguidade, continuidade e densidade de funções compartilhadas para mensurar integração, subsidiar estratégias de cooperação internacional e estabelecer hierarquias regionais para redes de cidades. Nesta pesquisa buscou-se dialogar com estas noções a partir do campo da Arquitetura, numa abordagem socioespacial dos problemas de Planejamento Urbano de configuração de territórios híbridos que emergem do processo de conurbação entre cidades-gêmeas da fronteira Brasil – Uruguai. A partir de dois estudos de caso Santana do Livramento (BR) - Rivera (UY) e Chuí (BR) - Chuy (UY) descritos e analisados usando-se ferramentas e métodos da Sintaxe Espacial. Verificam-se categorias de semelhança entre conurbações internacionais ponderando o próprio processo de fusão dos sistemas urbanos como variável implicada na transformação da apropriação social do espaço. A hipótese é que estas conurbações não podem ser descritas como configurações sociais e espaciais a partir de suas partes, sem que se arrisque minorar a importância que a estrutura do espaço construído e o próprio processo de conurbação têm na organização das interações entre categorias sociais na vida cotidiana de cidades-gêmeas em zonas de fronteira internacional, transformando integração espacial, social e econômica. O processo de conurbação e a nodificação de redes de comércio popular são analisados a partir de hierarquias de integração-segregação, acessibilidade-conectividade, continuidade - interpenetração e relacionados à produção de categorias sociais moradorestranho e a emergência de centralidades funcionais transfronteiriças enfocando-se a agencia de imigrantes árabe-palestinos sobre a dinâmica urbana.
Social and spatial complexity is the most outstanding feature of contemporary cities. Spatial complexity is enhanced by new patterns of urban expansion informed by the restructuring of interactions between social categories which consider more often new forms of social and economic segmentation. These processes are mediated by mobility across national borders which have their functions updated by economic integration within geographical regions such as MERCOSUL. In this context, cities located along international borderlines acquire new functions related to their role as transnational integration hubs. It also calls attention to conurbation processes between twin cities. Geographical research has been particularly keen in investigating these processes addressing a wide range of typical cross border conurbations. Classification is based on interaction patterns and fluxes intensity between its parts, usually targeting cooperative strategies, economic and commuting between cities to evaluate their strength and hierarchical position amidst regional urban nets. These classifications are based on spatial continuity, contiguity and, especially, on shared or complementary functional centralities, since lower level economical activities such as street commerce are forces driving the conurbation process. Here these conurbations are described and analyzed as spatial configurations using Space Syntax theory and methods to verify structural similarities which enable to classify them as a distinguished urban type. The problem focuses on the urban system relational hierarchy of spatial integrationsegregation, accessibility-connectivity allowing the evaluation of these conurbations spatial patterns performance in relation to the emergence of transborder functional centralities, grassroots commercial networks nodes and middlemen minorities agency. Our hypothesis is that those conurbations cannot be described as a social and spatial configuration through its parts without risking obliterating the role material space has on regulating human interactions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bühring, Marcia Andrea. "Direitos humanos e fundamentais, migração nas fronteiras Brasil e Uruguai: uma análise dos déficits do direito social à saúde da mulher nas cidades gêmeas : Santana do Livramento-BR/Rivera-UR e Chuí-BR/Chuy-UR." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2013. http://hdl.handle.net/10923/5557.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-11-27T18:52:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000450389-Texto+Completo-0.pdf: 448616 bytes, checksum: 27c6042eb0a1982bca0f99e876f7b69c (MD5) Previous issue date: 2013
The thesis focuses mainly on analyzing the social deficits in relation to human rights and fundamental health of the woman at the border of Brazil and Uruguay, in the Twin Cities, Santana do Livramento (BR) / Rivera (UR) and Chui (BR) / Chuy (UR) in reliance on Article 196 of the Constitution of 1988, which brings the right to health as a state duty and right of all, this human right and fundamental social. Identifies that the phenomenon of human mobility, migrant / displaced / refugees is not new, and in the context of globalization, the issue of vulnerability of these, there is still more evident. For both boundary is redefined as non-place contemporaneously or unusual place, an empty border that separates and unites at the same time, and that has in MERCOSUR, the expectation of the fulfillment of social rights, relegated to the background, and it has also in agreements and adjustments set at the international level, the concrete view of social, among them, highlight the 'Supplementary Agreement for Residence Permit, Work Study and the National Border Brazilians and Uruguayans for Service Delivery Health ', 2008, Decree No. 7. 239/10, which enables the traffic and use of health services from both sides. With emphasis on the care provided by the SUS (Unified Health System in Brazil) and SNIS (National Integrated Health, Uruguay) to comprehensive care to women's health, under penalty of social regression. Observed yet to materialize judiciary in ensuring the right to health, with the approach of ADPF 45, which characterizes the ability of the state to implement social rights, as well as analysis of the 'Case of the babies born in Rivera-UR when interdicted the Hospital of Santa Casa in Santana do Livramento-BR in 2009, 'and yet, hiring Uruguayan doctors to work in Brazil - doble attendance sheet at the Border. May prove in the end, research field, with the final report of data from questionnaires applied to women's and Interviews with managers and social actors in related areas.
A tese tem como foco principal analisar os déficits sociais em relação ao direito humano e fundamental da saúde integral da mulher na fronteira Brasil e Uruguai, nas cidades gêmeas, Santana do Livramento(BR)/Rivera(UR) e Chuí(BR)/Chuy(UR) com respaldo no artigo 196 da Constituição Federal de 1988, que traz o direito à saúde enquanto dever do Estado, e direito de todos, direito esse humano e fundamental social. Identifica-se que o fenômeno da mobilidade humana, migrantes/deslocados/refugiados, não é novo, e no contexto da globalização, a questão da vulnerabilidade desses, resta ainda mais evidente. Para tanto, a fronteira é redefinida contemporaneamente enquanto não lugar ou lugar incomum, um vazio fronteiriço, que separa e que une ao mesmo tempo, e que tem no MERCOSUL a expectativa da efetivação dos direitos sociais, relegados a segundo plano, e que têm também nos Acordos e Ajustes fixados, em nível internacional, a visualização concreta dos direitos sociais, entre eles, destaque-se o ‘Ajuste Complementar ao Acordo para Permissão de Residência, Estudo e Trabalho a Nacionais Fronteiriços Brasileiros e Uruguaios para Prestação de Serviços de Saúde’, de 2008, Decreto nº 7. 239/10, que possibilita o trânsito e utilização dos serviços de saúde de ambos os lados. Com ênfase nos atendimentos prestados pelo SUS (Sistema Único de Saúde, no Brasil) e SNIS (Sistema Nacional Integrado de Saúde, no Uruguai) para atendimento integral à saúde da mulher, sob pena de retrocesso social. Observada ainda a concretização do Poder Judiciário na efetivação do direito a saúde, com a abordagem da ADPF 45, que caracteriza a possibilidade do Estado implementar os direitos sociais, além da análise do ‘Caso dos bebês nascidos em Rivera-UR quando interditado o Hospital da Santa Casa de Santana do Livramento-BR em 2009’, e ainda, a contratação de médicos uruguaios para trabalhar no Brasil - atendimento doble chapa na Fronteira. Pode-se mostrar por fim, a pesquisa de campo, com o Relatório final dos Dados dos Questionários aplicados às mulheres e com as Entrevistas realizadas com gestores e atores sociais nas áreas vinculadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

B?hring, Marcia Andrea. "Direitos humanos e fundamentais, migra??o nas fronteiras Brasil e Uruguai : uma an?lise dos d?ficits do direito social ? sa?de da mulher nas cidades g?meas : Santana do Livramento-BR/Rivera-UR e Chu?-BR/Chuy-UR." Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2013. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4226.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-14T14:34:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 450389.pdf: 448616 bytes, checksum: 27c6042eb0a1982bca0f99e876f7b69c (MD5) Previous issue date: 2013-07-09
The thesis focuses mainly on analyzing the social deficits in relation to human rights and fundamental health of the woman at the border of Brazil and Uruguay, in the Twin Cities, Santana do Livramento (BR) / Rivera (UR) and Chui (BR) / Chuy (UR) in reliance on Article 196 of the Constitution of 1988, which brings the right to health as a state duty and right of all, this human right and fundamental social. Identifies that the phenomenon of human mobility, migrant / displaced / refugees is not new, and in the context of globalization, the issue of vulnerability of these, there is still more evident.For both boundary is redefined as non-place contemporaneously or unusual place, an empty border that separates and unites at the same time, and that has in MERCOSUR, the expectation of the fulfillment of social rights, relegated to the background, and it has also in agreements and adjustments set at the international level, the concrete view of social, among them, highlight the 'Supplementary Agreement for Residence Permit, Work Study and the National Border Brazilians and Uruguayans for Service Delivery Health ', 2008, Decree No. 7.239/10, which enables the traffic and use of health services from both sides. With emphasis on the care provided by the SUS (Unified Health System in Brazil) and SNIS (National Integrated Health, Uruguay) to comprehensive care to women's health, under penalty of social regression.Observed yet to materialize judiciary in ensuring the right to health, with the approach of ADPF 45, which characterizes the ability of the state to implement social rights, as well as analysis of the 'Case of the babies born in Rivera-UR when interdicted the Hospital of Santa Casa in Santana do Livramento-BR in 2009, 'and yet, hiring Uruguayan doctors to work in Brazil - doble attendance sheet at the Border. May prove in the end, research field, with the final report of data from questionnaires applied to women's and Interviews with managers and social actors in related areas.
A tese tem como foco principal analisar os d?ficits sociais em rela??o ao direito humano e fundamental da sa?de integral da mulher na fronteira Brasil e Uruguai, nas cidades g?meas, Santana do Livramento(BR)/Rivera(UR) e Chu?(BR)/Chuy(UR) com respaldo no artigo 196 da Constitui??o Federal de 1988, que traz o direito ? sa?de enquanto dever do Estado, e direito de todos, direito esse humano e fundamental social. Identifica-se que o fen?meno da mobilidade humana, migrantes/deslocados/refugiados, n?o ? novo, e no contexto da globaliza??o, a quest?o da vulnerabilidade desses, resta ainda mais evidente.Para tanto, a fronteira ? redefinida contemporaneamente enquanto n?o lugar ou lugar incomum, um vazio fronteiri?o, que separa e que une ao mesmo tempo, e que tem no MERCOSUL a expectativa da efetiva??o dos direitos sociais, relegados a segundo plano, e que t?m tamb?m nos Acordos e Ajustes fixados, em n?vel internacional, a visualiza??o concreta dos direitos sociais, entre eles, destaque-se o Ajuste Complementar ao Acordo para Permiss?o de Resid?ncia, Estudo e Trabalho a Nacionais Fronteiri?os Brasileiros e Uruguaios para Presta??o de Servi?os de Sa?de, de 2008, Decreto n? 7.239/10, que possibilita o tr?nsito e utiliza??o dos servi?os de sa?de de ambos os lados. Com ?nfase nos atendimentos prestados pelo SUS (Sistema ?nico de Sa?de, no Brasil) e SNIS (Sistema Nacional Integrado de Sa?de, no Uruguai) para atendimento integral ? sa?de da mulher, sob pena de retrocesso social.Observada ainda a concretiza??o do Poder Judici?rio na efetiva??o do direito a sa?de, com a abordagem da ADPF 45, que caracteriza a possibilidade do Estado implementar os direitos sociais, al?m da an?lise do Caso dos beb?s nascidos em Rivera-UR quando interditado o Hospital da Santa Casa de Santana do Livramento-BR em 2009, e ainda, a contrata??o de m?dicos uruguaios para trabalhar no Brasil - atendimento doble chapa na Fronteira. Pode-se mostrar por fim, a pesquisa de campo, com o Relat?rio final dos Dados dos Question?rios aplicados ?s mulheres e com as Entrevistas realizadas com gestores e atores sociais nas ?reas vinculadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography