To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ciclo de disponibilidade alimentar.

Journal articles on the topic 'Ciclo de disponibilidade alimentar'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Ciclo de disponibilidade alimentar.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Muniz, Claumir Cesar, Alani Coelho Flamini, Daniel Zanella Kantek, Wilkinson Lopes Lázaro, Acisa Raimunda de Souza, and Ernandes Sobreira Oliveira Junior. "Stress hídrico determina a dieta de Tetragonopterus argenteus (CUVIER, 1816) no Pantanal Norte." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 4 (September 4, 2019): 209–18. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.004.0016.

Full text
Abstract:
O entendimento da dieta alimentar de peixes é uma importante ferramenta na obtenção de informações sobre a estrutura das comunidades aquáticas e interações biológicas, principalmente no que se refere à qualidade ambiental. Entretanto, no Pantanal, o pulso de inundação acarreta uma transformação ambiental que promove uma dinâmica na dieta de várias espécies de peixes, e aquelas espécies-base de cadeia alimentar podem sofrer uma pressão ainda maior devido a amplitude hídrica e disponibilidade dos recursos alimentares. Assim, neste trabalho, foi realizada a descrição dos recursos alimentares explorados por Tetragonopterus argenteus no Rio Paraguai, Pantanal Norte, Cáceres (MT), nos períodos de enchente (2012), cheia, vazante e estiagem (2013). Os espécimes foram coletados e levados para o laboratório de Ictiologia da UNEMAT, onde foi realizado a pesagem, evisceração, e caracterização dieta baseada na frequência de ocorrência (% Fi), proporção volumétrica (% Vi), combinados ao Índice Alimentar (IAi %), bem como através do diagrama de Costello e curva de rarefação. A alimentação de T. argenteus variou durante os períodos do ciclo hidrológico com itens como macroinvertebrados, material vegetal e resto de peixes. T. argenteus pode ser classificado como herbívoro oportunista e que ocorre uma influência do pulso de inundação na dieta, alterando a disponibilidade dos itens alimentares no decorrer do ciclo hidrológico, bem como a possível interferência das cevas no hábito alimentar de espécies usadas como iscas pela população local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Da Silva Belchol, Fabiola, Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, and Fernanda Freire de Bastos. "PREFERÊNCIA ALIMENTAR DO Tribolium castaneum (COLEOPTERA: TENEBRIONIDAE) EM FARINHA DE SOJA INTEGRAL." Revista Acadêmica: Ciência Animal 5, no. 1 (January 15, 2007): 57. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v5i1.9594.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a preferência alimentar do besouro Tribolium castaneum na farinha de soja integral, sendo que o seu substrato usual é a farinha de milho. Foram utilizados 3 tipos de substratos: farinha de milho, farinha de trigo e farinha de soja integral, placas de Petri com divisória tripla e sem divisórias, estufa entomológica equipada a 32ºC de temperatura e 70% de umidade relativa do ar. Foram colocados na placa de Petri com divisória 2 g de cada substrato e 6 besouros num total de 18 besouros na estufa entomológica, mantidos neste local por 5 dias. Posteriormente, os insetos foram retirados e foi mantida a placa de Petri na estufa entomológica por mais 15 dias para serem contadas as larvas e, entre 21-28 dias, foram observados os adultos emergidos, completando, assim, o ciclo. O mesmo procedimento foi efetuado para a placa de Petri sem divisória, utilizando somente um tipo de substrato. Pode-se observar no experimento que enquanto na farinha de milho e farinha de trigo havia presença de besouros, na farinha de soja havia presença de larvas. As fêmeas foram perfeitamente capazes de ovipositar em outro hospedeiro, desde que esse contivesse os componentes nutricionais necessários para o desenvolvimento, o que permitiu que o inseto se adaptasse a diferentes situações de disponibilidade de alimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Brandão, Ana Laura, Erika Cardoso dos Reis, Cláudia Valéria Cardim da Silva, Cristiane Marques Seixas, and Juliana Pereira Casemiro. "Estrutura e adequação dos processos de trabalhos no cuidado à obesidade na Atenção Básica brasileira." Saúde em Debate 44, no. 126 (September 2020): 678–93. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104202012607.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo analisa a disponibilidade de estrutura e adequação do processo de trabalho no cuidado à obesidade na Atenção Básica (AB) no Brasil e regiões. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa a partir dos dados secundários do componente da avaliação externa disponíveis no PMAQ-AB, ciclo 2. A análise de dados partiu de três dimensões: vigilância alimentar e nutricional; coordenação do cuidado e assistência; e ações de promoção e educação em saúde. Os resultados revelam valores elevados no que se refere à disponibilidade de infraestrutura para cuidado à obesidade, embora nenhuma das variáveis atinja 100%. Quanto à adequação de processos de trabalho no cuidado à obesidade, no entanto, identificaram-se proporções mais reduzidas, indicando um desempenho incipiente nas três dimensões. As análises sugerem que o cuidado à obesidade se beneficiou do provimento de recursos para estruturação de Unidades Básicas de Saúde e que sustentar esse investimento na AB é relevante para a manutenção da estrutura e para a qualificação de processos de trabalho. O desenvolvimento de estudos avaliativos nesta temática pode cumprir papel importante para o planejamento de ações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bertolino, Michelle do Espírito Santo, Ernandes Sobreira Oliveira Junior, Daniel Luis Zanella Kantek, Bruna dos Santos França, Alexandre Forgiarini Bastos Aniceto, and Claumir Cesar Muniz. "Caracterização da dieta de Brycon hilarii Valenciennes, 1850 (Characiformes, Characidae) relacionada aos períodos hidrológicos e florestas inundáveis no Pantanal Norte, Estação Ecológica de Taiamã." Research, Society and Development 10, no. 4 (March 30, 2021): e3910413850. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13850.

Full text
Abstract:
O pantanal é uma das maiores áreas úmidas do mundo, caracterizada por apresentar alterações durante os ciclos hidrológicos, que correspondem a períodos que se alternam durante enchentes e vazantes. Este estudo teve como objetivo analisar a dieta de Brycon hilarii (Valenciennes, 1850), em diferentes períodos hidrológicos da Estação Ecológica de Taiamã em Mato Grosso Brasil, uma unidade de conservação de interesse mundial, e sua relação com a formação vegetacional. Foram capturados 353 espécimes em campanhas mensais, durante os quatro períodos hidrológicos, nos meses de agosto de 2013 a julho de 2015, em seguida, acondicionados em caixas térmicas e encaminhado para o laboratório, onde foram anotados os dados biométricos e a remoção dos estômagos para as análises de importância alimentar (IAi). Os resultados mostram que Erythrina fusca Lour. (abobreiro) é o principal item alimentar da dieta de B. hilarii. Durante os períodos de enchente, apresentou IAi de 95% e na cheia 60%. Além disso, B. hilarii mostrou ser generalista em se alimentar de E. fusca durante os períodos de cheia, vazante e estiagem, sendo especialista no período de enchente. Com relação do volume de sementes intactas e trituradas comparado ao tamanho padrão, verificou-se que as sementes são ingeridas conforme o tamanho do espécime. Este fato contribui com a importância dos períodos hidrológicos, junto a monodominancia de E. fusca no local, o que propicia o aumento de recursos alimentares para B. hilarii, através de estratégias, coincidindo com a maior disponibilidade de E. fusca neste ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Corrêa, Carlos Eduardo, Ana Cristina Petry, and Norma S. Hahn. "Influência do ciclo hidrológico na dieta e estrutura trófica da ictiofauna do Rio Cuiabá, Pantanal Mato-Grossense." Iheringia. Série Zoologia 99, no. 4 (December 2009): 456–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212009000400018.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo avaliar a influência do ciclo hidrológico sobre a dieta e estrutura trófica da ictiofauna no Pantanal. Foram realizadas amostragens mensais entre março de 2000 e fevereiro de 2001, no rio Cuiabá e na lagoa Chacororé. A análise dos conteúdos estomacais de 58 espécies permitiu o reconhecimento de oito categorias tróficas. Peixes das categorias piscívora, detritívora e lepidófaga foram os que apresentaram menor variação na composição da dieta em ambos os ambientes, independente do período hidrológico. Os efeitos do pulso de inundação foram pronunciados na abundância numérica e na biomassa das categorias detritívora e omnívora, enquanto variações nestes parâmetros apresentaram-se relacionadas ao tipo de ambiente para as categorias piscívora, invertívora e insetívora. Os resultados sugeriram que tanto a especialização por alguns itens alimentares quanto a provável elevada disponibilidade de recursos alimentares nos ambientes investigados contribuíram para o fraco efeito do ciclo hidrológico na organização trófica da ictiofauna. Através do aumento da conectividade hidrológica, o pulso de inundação do rio Cuiabá possibilita o deslocamento dos organismos pelo sistema, que deve determinar a variabilidade na estrutura das categorias tróficas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Maia, Rafaela C., and Marcel O. Tanaka. "Avaliação de efeitos de espécies de mangue na distribuição de Melampus coffeus (Gastropoda, Ellobiidae) no Ceará, nordeste do Brasil." Iheringia. Série Zoologia 97, no. 4 (December 2007): 379–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212007000400004.

Full text
Abstract:
Melampus coffeus (Linnaeus, 1758) é um gastrópode pulmonado, macrodetritívoro, importante na transferência de energia em manguezais neotropicais, mas sua distribuição em diferentes escalas espaciais ainda é pouco conhecida nas regiões brasileiras. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a distribuição de M. coffeus com relação: 1) às espécies Rhizophora mangle Rhizophoraceae e Laguncularia racemosa Combretaceae; 2) à posição dos rizóforos de R. mangle e 3) à altura das árvores em diferentes manguezais. O seu comportamento ao longo do ciclo de marés também foi descrito. A densidade de M. coffeus foi similar entre R. mangle e L. racemosa, porém os maiores caramujos foram encontrados nas árvores de R. mangle. A distribuição dos caramujos encontrados no sedimento diferiu em relação aos rizóforos, com maior densidade no centro e o maior tamanho na borda da área amostral. Entretanto, não houve relação com a disponibilidade de recursos alimentares formados por folhas. A densidade também foi maior nos manguezais baixo e médio quando comparados ao alto, porém não foram encontradas diferenças de tamanho dos caramujos em mangues de alturas distintas. Observamos também que, durante a maré alta, M. coffeus sobe nas árvores mais próximas. Estes resultados podem estar relacionados principalmente com a disponibilidade de recursos e abrigos fornecidos por R. mangle. Desta forma, novos estudos sobre a distribuição de M. coffeus sob diversas condições são recomendáveis, já que as regiões de manguezais estão cada vez mais sujeitas a perturbações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Madson T., Vicente de P. R. da Silva, and Pedro V. de Azevedo. "O cultivo do algodão herbáceo no sistema de sequeiro no Nordeste do Brasil, no cenário de mudanças climática." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 16, no. 1 (January 2012): 80–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662012000100011.

Full text
Abstract:
O principal objetivo do estudo foi avaliar o impacto das mudanças climáticas no algodoeiro herbáceo (Gossypium hirsutum L. latifolium Hutch) cultivado no Nordeste do Brasil a partir de estimativas da disponibilidade de terras aptas para a atividade agrícola de sequeiro. Essas informações, baseadas em cenários de aumento de temperatura e variabilidade da precipitação pluvial do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), alimentam um modelo inter-regional de balanço hídrico. Os dados utilizados no estudo foram séries climatológicas diárias de precipitação pluvial, maior que 30 anos, coeficientes da cultura, evapotranspiração potencial e a duração do ciclo. Os cenários denominados A, B e C correspondem, respectivamente, aos aumentos de temperatura média do ar em 1,5; 3,0 e 5,0 ºC associados com as oscilações percentuais de precipitação de ±10; ±25 e ±40%. O Índice de Satisfação das Necessidades de Água para a cultura (ISNA), definido como a relação entre a evapotranspiração real e a evapotranspiração máxima (ETr/ETm) foi utilizado como critério na definição das áreas favoráveis ao cultivo do algodoeiro. Os resultados obtidos sugerem que os cenários de mudanças climáticas podem provocar reduções de áreas favoráveis ao algodoeiro herbáceo em toda a região Nordeste do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brandi, Roberta Ariboni, and Carlos Eduardo Furtado. "Importância nutricional e metabólica da fibra na dieta de equinos." Revista Brasileira de Zootecnia 38, spe (July 2009): 246–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982009001300025.

Full text
Abstract:
O equino é um herbívoro não ruminante capaz de suprir grande parte ou a totalidade da sua demanda nutricional pela ingestão de gramíneas. Apresenta a região ceco-cólica bastante desenvolvida, sendo este o principal sítio de fermentação. Este processo também ocorre na região aglandular do estômago, porém a produção de ácidos graxos voláteis é inferior, quando comparado ao intestino grosso. O conhecimento do sítio de aproveitamento de cada ingrediente é de suma importância para a combinação dos mesmos, favorecendo o ótimo aproveitamento de cada um deles e evitando excessos que podem ser prejudiciais ao metabolismo do equino. O estudo atual do fracionamento de carboidratos, por mais que não seja adaptado a fisiologia e metabolismo dos equinos, nos fornece informações sobre as diferentes frações que o compõem e com isso pode-se inferir sobre a produção de energia por cada fração gerada. A manutenção de equinos em pastejo ou sob o fornecimento de feno ou alimentos volumosos é essencial para a manutenção da atividade e saúde do seu trato digestório. O aporte mínimo de 12% de FDN garante tal situação. Atualmente, com o objetivo de aumentar a disponibilidade de energia, ingredientes como a polpa cítrica, polpa de beterraba e casca de soja, vem sendo utilizados nas formulações. Estes ingredientes de fermentação mais rápida e fácil, são uma alternativa segura para elevar a concentração energética da dieta de equinos, por proporcionar a diminuição do aporte de amido na dieta de equinos. Sabe-se entretanto, que com a elevação na qualidade do volumoso, maiores concentrações de carboidratos solúveis e de rápida fermentação são encontrados disponíveis ao longo do trato digestório dos equinos levando a alguns distúrbios metabólicos como a laminite e a sensibilidade a insulina. Com o correto manejo dos animais em pastejo e conhecimento do ciclo da planta é possível minimizar tais problemas. Objetivou-se revisão da ação fisiológica e metabólica das diferentes frações fibrosas, em cada compartimento do trato digestório, bem como destacar os ingredientes volumosos com suas diversas frações, os quais possibilitam sugerir manejo alimentar adequado para os equinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Marins, Lais, Mariana Franchini, Jessica Fabia Polese, Valdete Guandalini, Juliana Barbosa Coitinho, and Maria Teresa Martins Araújo. "Tryptophan-rich diet can influence sleep quality in different phases of life." DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde 15 (October 1, 2020): e44327. http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2020.44327.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar como a ingestão de triptofano (fontes alimentares e suplementação) influencia o ritmo circadiano e a qualidade do sono de humanos e animais em diferentes faixas etárias. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nos Portais de Periódicos PubMed e Capes, considerados no período de 1998 a 2020 nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. A questão norteadora foi: "A ingestão de triptofano através de fontes alimentares e suplementação interfere no ritmo circadiano e na qualidade do sono?”. Os seguintes critérios de inclusão foram utilizados: análise dos descritores (“tryptophan”, “diet”, “sleep”) no título ou resumo do artigo, contextualização da questão norteadora em todo o artigo, tipo de artigo e amostra estudada no artigo. Ao final, 12 artigos foram incluídos no estudo, sendo oito estudos realizados em humanos e quatro em animais. Resultados: Os 12 estudos mostraram que quando a dieta diurna e/ou noturna rica em triptofano, seja por fontes alimentares ou suplementação, é administrada em crianças (n=2), em adultos (n=6), em animais adultos (n=2) e animais jovens e velhos (n=2), houve significativa contribuição para a síntese de serotonina e melatonina. A presença desses mediadores alterou a cronobiologia do ciclo vigília-sono, interferindo na qualidade do sono de humanos e animais. Conclusão: Alimentos que afetam a disponibilidade de triptofano ou sua suplementação e a síntese de serotonina e melatonina foram capazes de organizar o sono dos recém-nascidos, melhorar o sono de adultos e idosos, independentemente dos períodos do dia. Assim, propostas de dietas cronobiologicamente formuladas com triptofano poderiam contribuir para abordagens terapêuticas de baixo custo que contornariam ou reduziriam os distúrbios do sono.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barbosa, Lanay Dias, Lohane Karolina Melo Sousa, Eloise Schott, Fabiane Aparecida Canaan Rezende, Andreia Queiroz Ribeiro, Silvia Eloíza Priore, and Sylvia do Carmo Castro Franceschini. "Disponibilidade domiciliar de alimentos a partir da nova classificação de alimentos e (in)segurança alimentar." Ciência & Saúde Coletiva 25, no. 7 (July 2020): 2701–9. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020257.18902018.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste estudo foi caracterizar a disponibilidade domiciliar de alimentos a partir da classificação dos alimentos adotada no novo guia alimentar brasileiro e analisar sua relação com a (in)segurança alimentar. Trata-se de um estudo de base populacional, transversal, realizado em 95 domicílios do Estado do Tocantins. Avaliou-se a (in)segurança alimentar, por meio da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. A disponibilidade domiciliar de alimentos nos últimos 30 dias foi registrada e, posteriormente, classificou-se os alimentos em in natura e/ou minimamente processados, processados e ultraprocessados, conforme o novo guia alimentar brasileiro. A prevalência de insegurança alimentar foi de 55,79%. Verificou-se que os alimentos dos grupos in natura e ultraprocessados foram os que mais contribuíram para a disponibilidade domiciliar de alimentos. Verificou-se relação positiva e significante do grau de segurança alimentar com a disponibilidade dos alimentos: leite, gordura animal, enlatados e pão de queijo. A prevalência de insegurança alimentar foi elevada nessa população. Nos domicílios com maior grau de segurança alimentar, a disponibilidade de leite, gordura animal, enlatados e pão de queijo foi significantemente maior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Guerra, Lúcia Dias da Silva, Mariano Martínez Espinosa, Aída Couto Dinucci Bezerra, Lenir Vaz Guimarães, and Maria Silvia Amicucci Soares Martins. "Desafios para a Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia: disponibilidade e consumo em domicílios com adolescentes." Ciência & Saúde Coletiva 23, no. 12 (December 2018): 4043–54. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182312.26352016.

Full text
Abstract:
Resumo A insegurança alimentar e nutricional permanece no cenário brasileiro como um desafio para a realização do direito à alimentação adequada. O objetivo do estudo foi analisar a situação de insegurança alimentar e nutricional de adolescentes no âmbito domiciliar e individual. Estudo transversal de base populacional realizado com 363 domicílios e 95 adolescentes, na área urbana de municípios da Amazônia Brasileira. A insegurança alimentar e nutricional foi avaliada através da Escala Brasileira de Medida de Insegurança Alimentar. Regressão linear foi utilizada na análise do efeito bruto e ajustado da insegurança alimentar e nutricional sobre a disponibilidade e o consumo. Houve prevalência de 51,8% de insegurança alimentar e nutricional nos domicílios, maior disponibilidade e consumo de alimentos fontes de energia e baixo consumo de hortaliças, frutas e leguminosas. A análise de variância do modelo linear mostrou dependência entre a insegurança alimentar e o efeito da frequência de disponibilidade dos alimentos e o consumo alimentar. Os resultados apontam para o desafio da implementação de políticas públicas, tendo em vista o consumo alimentar não saudável como um aspecto de comprometimento nutricional, corporal e emocional permanente na idade adulta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Dutra, Luiza Veloso, Dayane De Castro Morais, Ricardo Henrique Silva Santos, Sylvia Do Carmo Castro Franceschini, and Silvia Eloiza Priore. "Comparison of different household food security assessment methods in the rural area of a Brazilian city." Revista Brasileira de Estudos de População 35, no. 2 (November 28, 2018): 1–17. http://dx.doi.org/10.20947/s0102-3098a0060.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é avaliar e comparar a situação de segurança alimentar domiciliar por três diferentes métodos, em área rural de uma cidade brasileira: disponibilidade de energia alimentar em casa; estado nutricional; e percepção de insegurança alimentar. Trata-se de estudo transversal realizado com 79 famílias residentes em 19 comunidades rurais de um município de Minas Gerais, totalizando 272 moradores. Durante as visitas familiares, o estado nutricional foianalisado por antropometria, a percepção de insegurança alimentar pela Escala de Insegurança Alimentar (Ebia) e a disponibilidade de energia alimentar no domicílio por 30 dias. Os resultados mostraram que, das 79 famílias de agricultores familiares, 12,7% foram consideradas inseguras para a disponibilidade de energia alimentar, 24,0% devido à presença de baixo peso em casa e 49,5% por Ebia. Houve baixa correlação entre os métodos, com diferenças entre eles (Kendall W 0,162 p <0,001). A insegurança alimentar esteve associada à presença de pelo menos um indivíduo com idade inferior a 18 anos no domicílio. A segurança alimentar classificada de acordo com a Ebia foi associada a um aumento no número de pessoas que vivem no domicílio, na produção de vegetais e frutas. Concluiu-se que nenhum indicador isolado pode cobrir várias dimensões da segurança alimentar, a qual envolve uma abordagem ampla e multifacetada; portanto, sua avaliação completa requer diferentes métodos de classificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Ribeiro, Joelma Claudia Silveira, Sandra Maria Chaves dos Santos, Tânia Mara Buranelli Soares, Juçara Ana Bastos Accioly, and Bárbara Eduarda Panelli Martins. "Indicadores Sociais da Segurança Alimentar e Nutricional em Municípios do CONSAD Vale do Jiquiriçá, Bahia, Brasil." Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais - RPPI 6, no. 1 (July 7, 2021): 61–81. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2021v6n1.57742.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar a situação de Segurança Alimentar e Nutricional e seus determinantes nos municípios do Consórcio de Segurança Alimentar - CONSAD do Vale do Jiquiriçá – Bahia, Brasil. Métodos: Aplicou-se um Protocolo com 19 Indicadores distribuídos entre suas quatro dimensões (disponibilidade de alimentos, acesso aos alimentos, consumo dos alimentos e utilização biológica dos nutrientes) nos 9 municípios estudados. Resultados: Identificou-se insegurança alimentar leve para todo o território quanto a disponibilidade ao consumo e à utilização biológica de nutrientes, e identificou insegurança alimentar moderada na dimensão de acesso, sendo possível indicar quais variáveis definem a situação. Conclusão: A insegurança alimentar foi uma condição presente em todos os municípios estudados. Foi possível identificar quais variáveis estavam comprometendo o melhor desempenho dos municípios do CONSAD nas diferentes dimensões, portanto, o método aplicado gera orientações para a ação pública na direção da segurança alimentar e nutricional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Cantanhêde, Ligia Da Silva, Rafaella Lemos Alves, and Eloise Schott. "(In)segurança alimentar e disponibilidade domiciliar de alimentos de moradores da região norte do Estado do Tocantins." DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde 16 (April 27, 2021): e51091. http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2021.51091.

Full text
Abstract:
Introdução: Estudos que analisam fatores associados à (in)segurança alimentar e nutricional são imprescindíveis para o planejamento de ações e políticas públicas de promoção da saúde. Objetivo: Avaliar a disponibilidade domiciliar de alimentos de acordo com a classificação NOVA e sua associação com a situação de (in)segurança alimentar das famílias. Métodos: Estudo transversal realizado com 199 famílias residentes na microrregião do Bico do Papagaio, no estado do Tocantins. Foram analisados dados socioeconômicos e demográficos das famílias. A situação de insegurança alimentar foi avaliada a partir da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. Para o cálculo da disponibilidade energética diária no domicílio, seguiu-se a metodologia sugerida pela FAO, agrupada conforme o grau de processamento dos alimentos. Utilizou-se o teste qui-quadrado e teste de tendência linear para verificar a associação entre as variáveis. Resultados: No total, 69,9% da população apresentou algum grau de insegurança alimentar, e 43,2% não possuía disponibilidade calórica de alimentos suficiente. Observou-se que, conforme aumentava o grau de insegurança alimentar, reduzia-se o valor calórico disponível no domicílio, sendo que a maior contribuição calórica foi advinda dos alimentos in natura e/ou minimamente processados, seguida de ingredientes culinários, alimentos ultraprocessados e de alimentos processados, independentemente do grau de insegurança alimentar (p<0,05). Conclusão: Ressalta-se a importância de avaliar diferentes determinantes relacionados à (in)segurança alimentar nessa região, além de adotar políticas públicas que melhorem as condições de vida das famílias e implementem estratégias que incentivem a produção e consumo de alimentos regionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Bernardes, Luís. "A heurística da disponibilidade e a identificação do ciclo económico: uma análise baseada nos dados de confiança dos consumidores em Portugal." Gestão e Desenvolvimento, no. 26 (January 1, 2018): 133–55. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2018.658.

Full text
Abstract:
A Heurística da Disponibilidade, originalmente designada por Daniel Kahneman e Amos Tversky, descreve o fenómeno comportamental segundo o qual os indivíduos antecipam a frequência de um evento com base na facilidade com que se conseguem lembrar de exemplos desse evento. Este estudo analisa de que forma este “efeito disponibilidade” pode ajudar a identificar e a antecipar o ciclo económico, utilizando como medida desse efeito a diferença das respostas dos consumidores portugueses às questões sobre a “evolução da situação financeira do agregado familiar” e a “evolução da situação económica do país” constantes dos inquéritos mensais de confiança. O estudo conclui que o “efeito disponibilidade” aumenta a robustez da correlação contemporânea entre os indicadores de confiança e o crescimento económico, em parte porque mitiga as limitações decorrentes do chamado “efeito referência”, segundo o qual o nível de confiança dos indivíduos é influenciado, a cada momento, por um “ponto de referência”, nem sempre constante. O estudo conclui, ainda, que o “efeito disponibilidade” apresenta uma elevada correlação desfasada com a atividade económica, podendo contribuir para reforçar o papel dos índices de confiança como indicadores avançados do ciclo económico. Um argumento possível para este resultado é que o “efeito disponibilidade” capta simultaneamente o volume de informação existente sobre o ciclo económico e a previsível resposta dos indivíduos a essa informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Dutra, Luiza Veloso, Luiza Monteiro Souza, Ricardo Henrique Silva Santos, and Silvia Eloiza Priore. "Disponibilidade alimentar para famílias residentes na zona rural: situação de segurança ou insegurança alimentar e nutricional." Segurança Alimentar e Nutricional 13, no. 1 (February 23, 2015): 320. http://dx.doi.org/10.20396/san.v21i1.1385.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi analisar os alimentos disponíveis para consumo, sua origem e a situação de (in)segurança alimentar e nutricional de famílias da Zona da Mata de Minas Gerais. O estudo foi realizado com 10 famílias, totalizando 40 pessoas, das quais foram avaliados o peso e a estatura. Para investigação da disponibilidade de alimentos foi utilizado questionário contendo lista de procedência e quantidade mensal destes nos últimos 30 dias. Os resultados indicaram 62,5% de indivíduos eutróficos, 30% com excesso de peso e 7,5% com baixo peso, sendo a maioria dos casos de inadequação em mulheres. A média da disponibilidade calórica supre 156,5% da necessidade calórica das famílias, classificando todas em segurança. Das calorias disponíveis, 40,5% provinham da produção para o autoconsumo e a participação dos macronutrientes indicou carboidratos 50,6%, proteínas 11,5% e lipídeos 37,8%. Apesar da classificação de segurança, o excesso de calorias disponíveis é preocupante, pois a totalidade da sua ingestão pode agravar o quadro atual de 30% da população com excesso de peso e a qualidade dos alimentos disponíveis não apresentou a adequação esperada, tornando essas famílias mais propícias a apresentarem insegurança alimentar. É importante incentivar a produção para autoconsumo, pois esta pode contribuir para o alcance da segurança alimentar e nutricional das famílias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Sánchez, Homero Alonso, Margarita Tadeo Robledo, Alejandro Espinosa Calderón, Job Zaragoza Esparza, and Consuelo López López. "Productividad del agua y rendimiento de maíz bajo diferente disponibilidad de humedad." Revista Mexicana de Ciencias Agrícolas 11, no. 5 (August 6, 2020): 1005–16. http://dx.doi.org/10.29312/remexca.v11i5.2118.

Full text
Abstract:
La experimentación con híbridos para condiciones con escasez de agua es fundamental para la seguridad hídrica y alimentaria, integrando el manejo de cultivos con el de los recursos hídricos. El objetivo en este trabajo fue definir la productividad del agua, el rendimiento de grano y el peso hectolítrico en tres ambientes con diferente disponibilidad de humedad: riego y temporal en la FESC-UNAM y riego en Texcoco, Estado de México; utilizando cinco híbridos de maíz de la UNAM y cinco del INIFAP, con dos densidades de siembra. Se estableció el experimento en bloques completos al azar y se registraron variables durante el ciclo y a la cosecha; la productividad total del agua se calculó como el volumen total de agua entre el rendimiento de grano a 14% de humedad. Utilizando SAS se realizó el ANOVA para el análisis de los factores y sus interacciones, se separaron las medias con la prueba de Tukey al 5%. Se encontró efecto de la interacción ambiente x híbrido e híbrido x densidad de siembra en la productividad total del agua. En el rendimiento de grano se encontró efecto de la interacción ambiente x híbrido, ambiente x densidad e híbrido x densidad. Se encontró efecto altamente significativo en el peso hectolítrico del ambiente y del tipo de híbrido. La interacción del híbrido Atziri Puma con los ambientes y con la densidad de siembra mostraron los valores máximos de productividad total del agua y del rendimiento de grano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Martins Gomes de Gusmão, Cristine, Fábio Alexandre Gonçalves Silva, and Jordana Crislayne de Lima Paiva. "EVOLUÇÃO DA DISPONIBILIDADE DE MEDICAMENTOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO RN SEGUNDO O PMAQ-AB." Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde - ISSN:2236-1103 10, no. 2 (March 8, 2021): 12. http://dx.doi.org/10.18816/r-bits.v10i2.23962.

Full text
Abstract:
A disponibilidade de medicamentos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) é tão importante que influencia diretamente na qualidade do atendimento prestado pelas equipes de Atenção Primária que a compõem. Neste trabalho, avalia-se a disponibilidade de medicamentos nos municípios do Rio Grande do Norte (RN) a partir dos dados obtidos nos três ciclos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), através do sistema Retratos da Atenção Primária à Saúde, desenvolvido pelo Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI/IFRN). Para avaliar essa disponibilidade, elaborou-se um indicador que permitisse de forma fácil, em cada UBS e em cada município, agrupar as informações oriundas da aplicação do instrumento de avaliação externa do PMAQ-AB no que diz respeito a medicamentos. Os resultados mostram uma pequena melhora na disponibilidade média dos medicamentos em municípios do RN do primeiro para o segundo ciclo, mas uma pequena piora do segundo para o terceiro ciclo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Franco, Jessica Vaz, Mariana Tarricone Garcia, Daniela Silva Canella, Iara da Rocha Louzada, and Cláudia Maria Bógus. "Ambiente alimentar de estações de metrô: um estudo no município de São Paulo, Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 26, no. 8 (August 2021): 3187–98. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021268.09422020.

Full text
Abstract:
Resumo Os objetivos deste estudo foram caracterizar o ambiente alimentar no interior de estações de metrô da cidade de São Paulo e descrever a disponibilidade de alimentos e bebidas segundo vulnerabilidade social da área onde as estações se localizam. Foi realizado um estudo transversal envolvendo 19 estações de metrô. Para a auditoria dos pontos comerciais e das vending machines foram utilizados instrumentos do tipo checklist. Para caracterização do local onde as estações estavam inseridas, utilizou-se o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social. Foram encontrados 66 pontos comerciais. A mediana de pontos comerciais por estação foi a mesma em todas as categorias de vulnerabilidade social do território (mediana=2 estabelecimentos/estação). Os tipos de alimentos comercializados mais frequentes foram os de conveniência, presentes em 100% dos pontos comerciais. A vulnerabilidade do território não resultou em diferença na disponibilidade de alimentos marcadores saudáveis e não saudáveis. O ambiente alimentar das estações de metrô é marcado pela grande disponibilidade de alimentos e bebidas ultraprocessados em todos os pontos comerciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Yokoo, Edna Massae, Rosângela Alves Pereira, Glória Valéria da Veiga, Siléia Nascimento, Rosana Salles Costa, Vânia Maria Ramos de Marins, Jackeline Christiane Pinto Lobato, and Rosely Sichieri. "Proposta metodológica para o módulo de consumo alimentar pessoal na pesquisa brasileira de orçamentos familiares." Revista de Nutrição 21, no. 6 (December 2008): 767–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732008000600015.

Full text
Abstract:
As alterações que vêm ocorrendo no cenário epidemiológico brasileiro, nas últimas décadas, resultam de profundas modificações sociais e econômicas que incluem, entre outros aspectos, mudanças nos hábitos de alimentação. No Brasil, o único estudo que investigou o consumo alimentar da família com abrangência nacional foi o Estudo Nacional sobre Despesa Familiar, em 1974-1975. Embora sejam de utilidade incontestável, estudos nacionais de consumo alimentar são onerosos e poucos países conseguem desenvolvê-los regularmente. Por outro lado, as pesquisas de orçamentos familiares são importantes fontes de dados de disponibilidade de alimentos no domicílio, a qual é inferida a partir do registro da compra de produtos alimentícios. As recentes modificações nos hábitos de consumo, particularmente, a realização de refeições fora do domicílio constituem limitações para a utilização de dados das pesquisas brasileira de orçamentos familiares como estimativa do consumo alimentar. Assim, o governo brasileiro propôs que a próxima pesquisa de orçamento familiar, a ser desenvolvida em 2008-2009, incluísse um módulo de consumo alimentar individual. As informações sobre o consumo dietético individual serão utilizadas para completar os dados sobre compra de alimentos. O objetivo deste trabalho é relatar a construção e o desenvolvimento da metodologia a ser utilizada no módulo de consumo alimentar individual da pesquisa de orçamento familiar 2008-2009. Os dados a serem obtidos serão combinados com as informações de disponibilidade de alimentos no domicílio para estimar o consumo alimentar usual individual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Da Cunha, Cleyzer Adrian, Ana Caroline Dias Caixeta, and Alcido Elenor Wander. "O ciclo vicioso da pobreza e insegurança alimentar em Goiânia-GO, Brasil." Revista Grifos 28, no. 47 (September 23, 2019): 53. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v28i47.4553.

Full text
Abstract:
Este trabalho verifica a relação entre insegurança alimentar e a renda monetária dos catadores de material reciclável em algumas cooperativas de Goiânia-GO. Para tanto, foram entrevistados 44 cooperados, em que se obteve o perfil socioeconômico e alimentar deste grupo. Além disso, por meio da modelagem econométrica logit verificou que a melhoria no nível de renda não acarreta uma diminuição da probabilidade da incidência de insegurança alimentar, contrariando assim a hipótese inicial do trabalho. Dentro das variáveis analisadas a que de maneira significativa afeta a insegurança alimentar no estudo é a variável dummy que mede a participação dos catadores em programas governamentais, evidenciando a importância de políticas públicas como importante mecanismo de melhora do padrão de vida de grupos vulneráveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Wagner, Marcus V., Sidnei O. Jadoski, Marcio F. Maggi, Larissa R. Saito, and Adenilson dos S. Lima. "Estimativa da produtividade do milho em função da disponibilidade hídrica em Guarapuava, PR, Brasil." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 17, no. 2 (February 2013): 170–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662013000200008.

Full text
Abstract:
Com este trabalho objetivou-se estimar o potencial médio de produção da cultura do milho em função das variações da disponibilidade hídrica considerando-se a realização da semeadura em diferentes momentos dentro do período recomendado para o município de Guarapuava, Estado do Paraná. Os estudos foram realizados com base na série ininterrupta de dados climáticos do período de 1984 a 2007. A duração do ciclo da cultura foi calculada pelo acúmulo de soma térmica e a disponibilidade de água avaliada pelo balanço hídrico da cultura, ponderando-se a distribuição da precipitação pluvial e a evapotranspiração da cultura. A probabilidade de redução de produtividade de grãos por deficiência hídrica foi estimada considerando-se a porcentagem de redução de produção de grãos a partir da ocorrência de deficiência hídrica nos diferentes estádios do ciclo de desenvolvimento no campo. Verificou-se que a cultura do milho é afetada pela distribuição da disponibilidade hídrica ao longo do ciclo, sendo que a maior probabilidade de perdas de produção por deficiência hídrica ocorre no estádio da antese-fecundação. As semeaduras mais tardias no período recomendado tendem a ocasionar menores riscos de obtenção de produtividade de grãos abaixo da média regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Panelli-Martins, Bárbara Eduarda, Sandra Maria Chaves dos Santos, and Ana Marlúcia Oliveira Assis. "Segurança alimentar e nutricional: desenvolvimento de indicadores e experimentação em um município da Bahia, Brasil." Revista de Nutrição 21, suppl (August 2008): 65s—81s. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732008000700007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: O objetivo foi propor e aplicar uma metodologia sensível ao fenômeno da segurança alimentar e viável para o monitoramento e a avaliação em municípios de pequeno porte, tendo um município pequeno e pobre como Mutuípe, na Bahia, Brasil, como ilustração. MÉTODOS: A partir de pesquisa em várias fontes nacionais e internacionais, da seleção de um conceito guia de segurança alimentar e nutricional e da identificação das suas dimensões, foi elaborado um protocolo com 20 indicadores incluindo variáveis consideradas capazes de expressar a situação no município. O protocolo contempla também as premissas que dão inteligibilidade ao modelo, os meios de verificação, os cálculos dos indicadores, os parâmetros e o plano de análise dos resultados. RESULTADOS: A aplicação da metodologia no município mostrou-se viável, sendo que a não disponibilidade de dados relevantes para a mensuração da segurança alimentar e nutricional foi um dos principais fatores de constrangimento. No entanto, foi possível identificar que em Mutuípe, considerando as dimensões da disponibilidade, acesso e consumo de alimentos e a utilização biológica de nutrientes, a insegurança alimentar e nutricional é moderada. CONCLUSÃO: O protocolo proposto é operacional e capaz de expressar a situação desejada em municípios pequenos, sendo útil à orientação das políticas locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Campos Filho, Hermano José Maia, and Fábio De Oliveira Matos. "O LUGAR PERMACULTURAL E A RESTAURAÇÃO NO CICLO ALIMENTAR." Conexões - Ciência e Tecnologia 15 (April 30, 2021): 021004. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2038.

Full text
Abstract:
No presente ensaio, busca-se demonstrar as possibilidades da Permacultura em relação aos modos convencionais de produção e consumo de alimentos, como aqueles praticados pela lógica do agronegócio, das monoculturas e dos cultivos transgênicos, bem como os riscos de modos de cultivo não integrados em reservas extrativistas. Os princípios e as éticas da Permacultura apresentam-se como insumos criativos à disseminação de soluções e práticas de relação natural com o espaço. Este olhar alternativo é aqui proposto como lugar permacultural, que reúne valores, como autossuficiência, autogovernança e emancipação, representando uma semente de restauração nos ciclos alimentares. Como exemplo de lugar permacultural, apresenta-se o desenho permacultural e as soluções encontradas no Sítio Floresta, localizado no município de Eusébio, Ceará. Assim, demonstra-se que as pessoas que vivenciam a Permacultura em seu ambiente a escolheram como prática de criatividade e liberdade para interagir com a natureza na cultura da vida. Entende-se como lugar permacultural, o lugar que contém uma lógica natural na busca de um sentido de existir e agir no mundo e no espaço em que se habita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva, Cleyton Cézar Souto, Karen Beatriz Borges Oliveira, Aline da Silva Alves, José Anael Neves, Cely Alana Carvalho Modesto, and Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna. "Associação entre consumo alimentar e (in)segurança alimentar e nutricional em São José dos Ramos - PB." Brazilian Journal of Food Technology 15, spe (November 27, 2012): 23–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-67232012005000036.

Full text
Abstract:
A prevalência de insegurança alimentar é importante para a avaliação das condições de vida e para o planejamento de políticas públicas de combate à fome. A pesquisa foi realizada com 177 famílias de São José dos Ramos-PB, no ano de 2005, por meio de entrevista. A análise dos dados, por regressão logística e ODDS RATIO, utilizou como variável dependente estar ou não em segurança alimentar, avaliação resultante da aplicação da EBIA; e, como variável independente dicotômica, o consumo de 15 conjuntos de alimentos. O modelo em regressão logística e o odds ratio mostraram associação de leite integral, manteiga, biscoito, bolacha e bolo com a segurança alimentar. Contudo, deve-se levar em consideração o conceito ampliado de Segurança Alimentar e Nutricional, que enfatiza outros fatores relevantes além do consumo alimentar, como a disponibilidade de alimento, que se incorpora às condições de renda e padrão de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Souza, Valéria Leão, Elisabeth Criscuolo Urbinati, Maria Inez Espagnoli Geraldo Martins, and Paulo César Silva. "Avaliação do crescimento e do custo da alimentação do pacu (Piaractus mesopotamicus Holmberg, 1887) submetido a ciclos alternados de restrição alimentar e realimentação." Revista Brasileira de Zootecnia 32, no. 1 (February 2003): 19–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982003000100003.

Full text
Abstract:
Avaliaram-se os efeitos da utilização de ciclos alternados de restrição alimentar e realimentação no crescimento do pacu, durante o período de engorda, e a viabilidade desta prática na produção comercial da espécie. Juvenis foram distribuídos em três tanques e submetidos a diferentes manejos alimentares, constituindo os tratamentos: A (alimentado ad libitum), B (restrição alimentar de 4 semanas, realimentado por 9 semanas) e C (6 semanas de restrição alimentar, realimentado por 7 semanas), em um total de 13 semanas por ciclo (4 ciclos experimentais). No final de cada ciclo alimentar, 20 peixes de cada tratamento foram amostrados e os dados biométricos registrados. Os valores obtidos para peso, comprimento total e fator de condição (K) foram submetidos a ANOVA e as médias comparadas pelo teste de Duncan. Os resultados mostraram que o tratamento C é o mais indicado somente para outono/inverno, promovendo maior crescimento, menor custo com ração, baixa conversão alimentar e maior receita líquida parcial. Entretanto, durante as estações mais quentes do ano (primavera/verão) outros programas de alimentação devem ser testados, utilizando-se períodos mais curtos de restrição alimentar. Quando se tratou da produção anual, o tratamento A respondeu melhor em termos de biomassa produzida, apesar do maior gasto com alimentação, visto que, com o aumento da temperatura, o crescimento dos peixes dos demais tratamentos ficou prejudicado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Miranda, Paloma Aragão de, Adriana Correia Dos Santos, Silvia Maria Voci, and Andhressa Fagundes. "EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO E DISPONIBILIDADE DE ALIMENTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO CRISTÓVÃO (EVOLUTION OF FOOD PRODUCTION AND AVAILABILITY IN THE MUNICIPALITY OF SÃO CRISTÓVÃO)." Revista GeoNordeste, no. 2 (October 1, 2019): 136–50. http://dx.doi.org/10.33360/rgn.2318-2695.2019.i2especial.p.136-150.

Full text
Abstract:
RESUMO:O objetivo deste trabalho foi analisar a evolução da produção e a disponibilidade de alimentos no município de São Cristóvão-SE na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional, para isso foi realizado um estudo descritivo com base na análise dos indicadores municipais de Produção de Alimentos e Disponibilidade de Alimentos utilizando dados secundários de acesso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção agrícola tem grande importância econômica para o município e está relacionada com a segurança e a soberania alimentar e nutricional da população. Este estudo mostrou que a produção de alimentos no município está voltada principalmente para a exportação e que o modelo agrícola predominante contribui para isto, e esse modelo pode influenciar a Segurança Alimentar e Nutricional da população. Palavras-chave: Produção agrícola; Segurança Alimentar e Nutricional; Soberania alimentar. ABSTRACT:The objective of this work was to analyze the evolution of production and food availability in the city of São Cristóvão-SE from the perspective of food and nutritional security, for this was carried out a descriptive study based on the analysis of the municipal indicators of Food Production and Availability of Food using secondary data of public access of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). Agricultural production has great economic importance for the municipality and is related to the food and nutritional security and sovereignty of the population. This study showed that food production in the municipality is mainly focused on exports and that the predominant agricultural model contributes to this, and this model can influence the food and nutritional security of the population.Keywords: Agricultural production; Food and nutrition security; Food sovereignty.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Hoffmann, Rodolfo. "Brasil, 2013: mais segurança alimentar." Segurança Alimentar e Nutricional 21, no. 2 (April 27, 2015): 422. http://dx.doi.org/10.20396/san.v21i2.8634472.

Full text
Abstract:
A divulgação, em 2014, dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2013, incluindo a pesquisa suplementar sobre segurança alimentar, permite atualizar as informações sobre esse tema relevante e analisar a evolução da segurança alimentar no País, comparando esses dados com os obtidos nas PNADs de 2004 e 2009. É clara a tendência de redução da insegurança alimentar. O ajuste de modelos de lógite para os dados de 2013 leva a reafirmar que os determinantes fundamentais da segurança alimentar de um domicílio são a renda domiciliar per capita, a escolaridade, a disponibilidade de água encanada, luz elétrica e esgoto apropriado e a estabilidade da renda (o emprego com carteira é mais favorável à segurança alimentar do que o emprego sem carteira ou o trabalho por conta própria). Modelos de lógite estimados agregando os dados de 2009 e 2013 permitem constatar que há parcela da redução da insegurança alimentar associada a mudanças que não foram apropriadamente captadas pelas variáveis explanatórias consideradas. Uma dessas mudanças favoráveis provavelmente é a redução na desigualdade da distribuição da renda. São, ainda, analisadas as frequências das respostas à pergunta sobre a atitude adotada quando faltou alimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Santos, Larissa Almenara Silva dos, Clarissa Soares, Adriana Coutinho Giusti Dias, Nathália Penna, Antonio Orestes de Salvo Castro, and Vilma Blondet de Azeredo. "Estado nutricional e consumo alimentar de mulheres jovens na fase lútea e folicular do ciclo menstrual." Revista de Nutrição 24, no. 2 (April 2011): 323–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732011000200013.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional e a ingestão alimentar de mulheres adultas sadias durante o ciclo menstrual. MÉTODOS: Quarenta e cinco voluntárias foram acompanhadas durante três meses. A avaliação do estado nutricional foi baseada no índice de massa corporal, porcentagem de gordura e água corporal. Foram aplicados seis registros alimentares para análise da ingestão dos grupos de alimentos, usando como base o guia alimentar da pirâmide. Para a observação do sintoma "desejos alimentares", foram utilizados três "mapas de sintomas diários". RESULTADOS: Os valores médios de índice de massa corporal e de porcentagem de gordura corporal apresentaram-se normais em ambas as fases, entretanto foi observado maior percentual de mulheres com água corporal acima do padrão na fase lútea (77%). O consumo de alimentos do grupo complementar foi maior na fase lútea. Todos os outros grupos de alimentos, com exceção do grupo de carnes, apresentaram consumo inferior às recomendações, em ambas as fases. A intensidade do sintoma "desejos alimentares" foi leve durante o ciclo menstrual, não sendo observada diferença significativa entre as fases. O sintoma "desejos alimentares" associou-se positivamente com o aumento da ingestão do grupo complementar na fase lútea. CONCLUSÃO: O ciclo menstrual influencia o comportamento alimentar e leva à retenção hídrica, na fase lútea, em mulheres adultas sadias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Amorim, Dalmo S. "Necessidades Básicas da Transição Paradigmática: O Ciclo Pré-Clínico." Revista Brasileira de Educação Médica 21, no. 1 (April 1997): 17–24. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v21.1-004.

Full text
Abstract:
Resumo: O autor discute a estrutura organizacional das escolas médicas, bem como a disponibilidade e a qualificação de meios à luz dos objetivos maiores dessas instituições. Conclui que se não falta o discurso do reconhecimento da relevância do ciclo pré-clínico, há erros na operacionalização do ensino. Nas aluais condições ele nem concorre para a formação de cientistas e nem propicia sólido alicerce para a capacitação profissional adequada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Leite, Denyse Maria Galvão, Marcelo Abreu da Silva, Renato Borges de Medeiros, João Carlos de Saibro, Marcos Antonio Pavan, and Marcos Aurélio Arrighi Barrey. "Efeito de diferentes sistemas de pastejo sobre o desempenho de suínos mantidos em pastagem de trevo-branco (Trifolium repens L.)." Revista Brasileira de Zootecnia 35, no. 3 (June 2006): 792–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982006000300022.

Full text
Abstract:
Este estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar o efeito dos sistemas de pastejo contínuo, alternado e rotativo sobre as características de desempenho de suínos (consumo de ração, ganho de peso, conversão alimentar e espessura de toucinho) nas fases de crescimento e terminação mantidos em pastagem de trevo-branco (Trifolium repens L.). Foram realizadas também avaliações da disponibilidade e composição química da pastagem. Trinta e seis suínos machos foram distribuídos em um delineamento de blocos casualizados, com três tratamentos e três repetições, e doze foram mantidos em sistema de confinamento. Não foi observada influência significativa dos sistemas de pastejo sobre as características de desempenho dos animais e a disponibilidade de forragem. Entretanto, houve diferença significativa na composição química da pastagem entre os sistemas de pastejo estudados. Os suínos em sistemas de pastejo contínuo, alternado e rotativo consumiram de 13,41 a 15,92% a menos de ração e apresentaram menores ganhos de peso e espessura de toucinho que aqueles criados em confinamento. Não foram registradas diferenças significativas na conversão alimentar entre os suínos mantidos em confinamento e em pastagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Backes, Vanessa, Juvenal Soares Dias da Costa, Fernanda Souza de Bairros, Cristina Borges Cafruni, and Maria Teresa Anselmo Olinto. "Ambiente alimentar em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil: associação com variáveis sociodemográficas da vizinhança." Ciência & Saúde Coletiva 26, no. 5 (May 2021): 1965–76. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021265.15972019.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste estudo é descrever o ambiente alimentar de um município de médio porte do Sul do Brasil e relacionar a disponibilidade de diferentes tipos de comércios de alimentos com características socioeconômicas e demográficas do entorno. Trata-se de estudo ecológico em 45 buffers, de 400m, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. O buffer foi calculado a partir do centróide das residências das mulheres participantes de um projeto de pesquisa maior. Todas as ruas foram percorridas para a identificação dos estabelecimentos de alimentos, que tiveram suas coordenadas geográficas registradas, bem como foram avaliados, através do questionário NEMS (Nutrition Environment Measures Survey in Stores), sobre disponibilidade, preço e qualidade de 108 itens. Os comércios foram classificados em supermercados, mercearias, fruteiras e lojas de conveniência. Os supermercados e as mercearias estavam em maior número nos buffers de menor renda e mercearias mais presentes naqueles de maior tercil populacional. Observa-se relação direta entre escores do NEMS e tercil de renda para supermercados, mercearias e fruteiras e indireta para os mesmos comércios e tercil populacional. A disponibilidade de alimentos saudáveis se mostrou mais elevada em áreas de maior renda e menor número de habitantes, o que sinaliza a necessidade de melhor distribuição dos comércios e variedades de alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Novakowski, Gisele Caroline, Norma Segatti Hahn, and Rosemara Fugi. "Alimentação de peixes piscívoros antes e após a formação do reservatório de Salto Caxias, Paraná, Brasil." Biota Neotropica 7, no. 2 (2007): 149–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032007000200017.

Full text
Abstract:
Este trabalho investigou padrões alimentares de peixes piscívoros antes e após a formação do reservatório de Salto Caxias, Paraná, Brasil, com base em estudos da dieta de Hoplias malabaricus, Oligosarcus longirostris, Rhamdia branneri e Rhamdia voulezi, e da disponibilidade de presas. As coletas foram realizadas mensalmente no período de março de 1997 a fevereiro de 1998 (pré-represamento) e de março de 2000 a fevereiro de 2001 (pós-represamento), no local do reservatório. Foram analisados 549 conteúdos estomacais e a composição da dieta foi descrita através das porcentagens de ocorrência e volume de cada item alimentar, as quais foram combinadas por um índice alimentar. O hábito piscívoro foi, em geral, mais evidente para H. malabaricus, O. longirostris e R. voulezi, enquanto que para R. branneri moluscos e crustáceos foram mais importantes que peixes. Após o represamento os peixes-presa mais consumidos, por três predadores, foram Astyanax sp. b e Cyphocharax modestus. Estas espécies estiveram entre as forrageiras mais capturadas após a formação do reservatório. Assim, conclui-se que mais do que uma preferência, o consumo por determinada presa é reflexo de sua disponibilidade, abundância e vulnerabilidade no ambiente represado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Faria, Douglas Emygdio de, Otto Mack Junqueira, Nilva Kazue Sakomura, and Áureo Evangelista Santana. "Sistemas de alimentação e suplementação de farinha de casca de ostras sobre o desempenho e a qualidade da casca dos ovos de poedeiras comerciais." Revista Brasileira de Zootecnia 29, no. 5 (October 2000): 1394–401. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982000000500018.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi avaliar diferentes sistemas de alimentação e suplementação de farinha de casca de ostras sobre o desempenho e a qualidade da casca dos ovos, determinados constituintes sangüíneos, e sobre a disponibilidade aparente do cálcio e fósforo dietéticos, em 120 galinhas Lohmann LSL, com 70 semanas de idade, distribuídas em 20 unidades experimentais com seis aves cada. O delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso em arranjo fatorial 2 x 2: sistemas de alimentação (ad libitum e jejum das 7 às 18 h) e suplementação de farinha de casca de ostras (0 e 6,5 g/ave/dia), totalizando quatro tratamentos com cinco repetições cada. Os resultados mostraram menor consumo de ração para as galinhas submetidas à restrição alimentar. Produção, peso e massa de ovos, conversão alimentar, porcentagem de casca, espessura de casca, densidade aparente dos ovos e os coeficientes de disponibilidade aparente do cálcio e fósforo não foram afetados pelos tratamentos. Concluiu-se que o fornecimento de ração após às 18 h e a suplementação de casca de ostras não se mostraram vantajosos para o desempenho e a qualidade da casca dos ovos de poedeiras comerciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Osório, Mônica Maria, Marisilda de Almeida Ribeiro, Emilia Chagas Costa, Silvia Patrícia de Oliveira Silva, and Carolina Estevam Fernandes. "Disponibilidade familiar de alimentos na Zona da Mata e Semi-Árido do Nordeste do Brasil." Revista de Nutrição 22, no. 3 (June 2009): 319–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732009000300002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Este trabalho teve como objetivo caracterizar a disponibilidade de alimentos em domicílios de Gameleira (PE) e São João do Tigre (PB), municípios das referidas regiões, considerando a freqüência dos alimentos, o número de pessoas no domicílio e a escolaridade do chefe da família. MÉTODOS: A amostra foi constituída de 502 e 458 famílias, em Gameleira (PE) e São João do Tigre (PB), respectivamente, de área urbana e rural de cada município. As informações, referentes aos sete dias anteriores à entrevista, foram fornecidas pelo responsável pela preparação dos alimentos. RESULTADOS: Verifica-se a disponibilidade de 33 alimentos em Gameleira (PE) e 30 em São João do Tigre (PB), em mais de 20% das famílias; restringindo-se a 16 e 15 alimentos nos dois municípios respectivamente, quando considerada a disponibilidade em 50% das famílias. Os alimentos disponíveis na maioria dos domicílios possuíam alto valor energético e pertenciam aos grupos de cereais e leguminosas, em detrimento de hortaliças, frutas e produtos de origem animal. A disponibilidade alimentar sofreu pouca variação em decorrência do número de pessoas no domicílio e da escolaridade do chefe da família. CONCLUSÃO: O estímulo ao aumento qualitativo e quantitativo da disponibilidade familiar de alimentos deve ser o foco dos esforços governamentais em programas sociais de combate à fome.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Pereira, Pedro Henrique Cipresso, and Giuliano Buzá Jacobucci. "Dieta e comportamento alimentar de Malacoctenus delalandii (Perciformes: Labrisomidae)." Biota Neotropica 8, no. 3 (September 2008): 141–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032008000300014.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo analisar a composição da dieta e o comportamento alimentar de Malacoctenus delalandii, uma espécie carnívora, de hábitos diurnos, que habita tocas e frestas de ambientes rochosos de águas tropicais. Para avaliação da dieta, foram coletados 31 indivíduos utilizando puçás, na praia da Fortaleza, município de Ubatuba. A oferta alimentar foi analisada comparando-se o conteúdo estomacal dos indivíduos com dez amostras do fital da alga calcária Amphiroa beauvoisii, local de forrageio da espécie. Para descrever o comportamento alimentar de M. delalandii foram realizadas 44 sessões de observação usando técnicas ad libitum e animal focal. Os itens alimentares considerados constantes foram os crustáceos pertencentes à ordem Isopoda (75,8%) e à subordem Gammaridea (86,2%), confirmando o hábito alimentar carnívoro da espécie. Houve uma diferença significativa (G = 278,89, g.L. = 70, p < 0,01) entre a disponibilidade de itens no substrato e a ocorrência destes nos estômagos. Foram realizados 410 minutos (6,8 horas) de observações subaquáticas diretas e concluiu-se que os indivíduos utilizam a estratégia alimentar de especulação do substrato ("grubber excavation while moving"). A espécie apresentou uma taxa de forrageamento de 0,74 ± 0,164 mordicadas per minutes (média ± desvio padrão), evidenciando baixa atividade alimentar e hábito criptobêntico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Franke, Alberto, Osvaldo König, Luiz Carlos Pittol Martini, Eder João Pozzebon, and Roberto Liberalesso. "CONSUMO DE ÁGUA NA CULTURA DA BATATA SOB TRÊS NÍVEIS DE MANEJO DA UMIDADE DO SOLO." Ciência Rural 24, no. 1 (1994): 29–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781994000100007.

Full text
Abstract:
RESUMO O experimento foi conduzido no campo experimental do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Determinou-se o consumo de água no ciclo e nos diversos subperíodos de desenvolvimento, através do método do balanço hídrico. 0s resultados indicam que: a) os subperíodos de maior exigência hídrica são a estolonização, tuberização e desenvolvimento de tubérculos; b) o consumo hídrico no ciclo foi de 524,9mm, 493,8mm e 348,5mm para os tratamentos com limite inferior de disponibilidade hídrica à uma tensão de 45 kPa, 85 kPa e testemunha sem irrigação, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Bernardi, Fabiana, Ana Beatriz Cauduro Harb, Rosa Maria Levandovski, and Maria Paz Loayza Hidalgo. "Transtornos alimentares e padrão circadiano alimentar: uma revisão." Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul 31, no. 3 (December 2009): 170–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81082009000300006.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo revisar aspectos relacionados a transtornos alimentares e suas relações com as alterações no ritmo circadiano. Realizou-se uma busca sistematizada das informações nas bases de dados PubMed usando os seguintes descritores: eating disorders, circadian rhythm, night eating syndrome, binge eating disorder e sleep patterns. Os transtornos alimentares, como a síndrome do comer noturno e o transtorno da compulsão alimentar periódica, têm sido considerados e relacionados a um atraso no ritmo circadiano da ingestão alimentar e saciedade prejudicada. Os ritmos circadianos são aqueles que apresentam um período de 24 h, como, por exemplo, o ciclo sono-vigília, temperatura corporal, atividade e comportamento alimentar. Distúrbios provocados pelas alterações nos horários de sono/vigília influenciam o apetite, a saciedade e, consequentemente, a ingestão alimentar, o que parece favorecer o aumento desses transtornos. Percebe-se que o comportamento alimentar pode ser influenciado por ritmos circadianos. Porém, mais estudos e o maior conhecimento sobre a ritmicidade alimentar podem contribuir com o melhor entendimento do comportamento alimentar atual, atuando na prevenção e/ou tratamento de transtornos alimentares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Monteiro, Edwana Mara Moreira, José de Brito Lourenço Júnior, Núbia de Fátima Alves dos Santos, and Márcia Alessandra Brito de Aviz. "Valor nutritivo da leguminosa Pueraria phaseoloides como alternativa na suplementação alimentar de ruminantes na Amazônia Oriental." Ciência Rural 39, no. 2 (April 2009): 613–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009000200049.

Full text
Abstract:
A pecuária é uma atividade de índices produtivos satisfatórios na região amazônica. Entretanto, alguns ruminantes são mantidos, na sua maioria, em pastagens implantadas em solos de baixa fertilidade, sujeitas a estresses climáticos, com reflexos negativos na disponibilidade e valor nutritivo da forragem produzida. Nesse aspecto, inovações tecnológicas adequadas à região, contribuirão para elevação dos padrões produtivos, através da intensificação no uso de suplementação alimentar, com leguminosas adaptadas. A leguminosa Pueraria phaseoloides apresenta diversas vantagens como cultura intercalar, destacando-se: melhor conservação do solo, alta produção de massa verde, alta concentração de proteínas nas suas folhas, dentre outras. Assim, essa leguminosa desponta como alternativa na suplementação alimentar de ruminantes, devido ao seu potencial forrageiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Marinho-Filho, Jader, and João Vasconcellos-Neto. "Dispersão de sementes de Vismia cayennensis (Jacq.) Pers. (Guttiferae) por morcegos na região de Manaus, Amazonas." Acta Botanica Brasilica 8, no. 1 (July 1994): 87–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33061994000100009.

Full text
Abstract:
Estudou-se o comportamento alimentar de morcegos e o seu papel na dispersão de sementes de Vismia cayennensis na região de Manaus, Amazonas. As características da planta e dos frutos correspondem à síndrome de quiropterocoria. Cinco espécies de morcegos filostomídeos se alimentaram dos frutos: Sturnira lilium, Sturnira tildae, Artibeus concolor, Carollia perspicillata e Rhinophylla pumilio. Aparentemente, há uma relação entre o comportamento de forrageamento em grupos e a maior disponibilidade de frutos na primeira parte da noite. O comportamento alimentar foi semelhante para todas as espécies de morcegos, variando em função do modo de apresentação dos frutos. Os testes de germinação e os padrões de distribuição das plantas indicam que morcegos são os dispersores efetivos de V. cayennensis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Fonseca, Eliana Lima da, Antônio Roberto Formaggio, and Flavio Jorge Ponzoni. "Estimativa da disponibilidade de forragem do bioma Campos Sulinos a partir de dados radiométricos orbitais: parametrização do submodelo espectral." Ciência Rural 37, no. 6 (December 2007): 1668–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782007000600025.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a parametrização do submodelo espectral do modelo JONG, um modelo agrometeorológico-espectral para a previsão da disponibilidade de forragem das pastagens naturais do bioma Campos Sulinos. A parametrização foi feita testando-se a capacidade de diferentes variáveis espectrais obtidas a partir de imagens do sensor ETM+/Landsat 7 representando a disponibilidade de forragem em diferentes fases do ciclo fenológico da vegetação campestre natural do bioma Campos Sulinos. Verificou-se que as variáveis Wetness e reflectância da banda ETM+7/Landsat 7 representam o status inicial da vegetação de forma eficiente, mas não tiveram sensibilidade suficiente para eliminar os efeitos do tipo de solo na resposta espectral da vegetação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Schmidt, Marlene, Paulo Cezar Gomes, Horacio Santiago Rostagno, Luiz Fernando Teixeira Albino, Ricardo Vianna Nunes, and Arele Arlindo Calderano. "Exigência nutricional de lisina digestível para poedeiras leves no segundo ciclo de produção." Revista Brasileira de Zootecnia 37, no. 6 (June 2008): 1029–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982008000600012.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de determinar a exigência nutricional de lisina digestível para poedeiras de segundo ciclo de produção, no período de 79 a 95 semanas de idade, foi conduzido um experimento utilizando 180 poedeiras Lohmann LSL leves, distribuídas em cinco níveis de lisina digestível (0,555; 0,605; 0,655; 0,705; e 0,755%), seis repetições e seis aves por unidade experimental. Foi observado efeito quadrático dos níveis de lisina sobre consumo de ração, ganho de peso, conversão alimentar/massa de ovos, peso e massa de ovos. Para as características consumo de lisina, conversão alimentar/dúzia e taxa de postura, foi observado efeito linear positivo dos níveis de lisina. A porcentagem dos componentes dos ovos e a qualidade interna não foram influenciadas pelos tratamentos, com exceção da porcentagem de casca e do índice de gema, que apresentaram efeito linear negativo. Embora tenha sido obtido efeito quadrático para massa de ovos e conversão alimentar/massa de ovos, estas características não foram utilizadas para determinação da exigência de lisina digestível para as aves leves, visto que não atenderiam à exigência de lisina encontrada para os demais parâmetros. Deste modo, a exigência estimada de lisina digestível para as poedeiras leves, mediante efeito linear, foi maior ou igual a 0,755%, o que corresponde a um consumo de pelo menos 885 mg de lisina digestível/ave/dia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silveira, Leonardo R., Carlos Hermano da Justa Pinheiro, Claudio C. Zoppi, Sandro M. Hirabara, Kaio F. Vitzel, Reinaldo A. Bassit, Marina R. Barbosa, et al. "Regulação do metabolismo de glicose e ácido graxo no músculo esquelético durante exercício físico." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 55, no. 5 (June 2011): 303–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302011000500002.

Full text
Abstract:
O ciclo glicose-ácido graxo explica a preferência do tecido muscular pelos ácidos graxos durante atividade moderada de longa duração. Em contraste, durante o exercício de alta intensidade, há aumento na disponibilidade e na taxa de oxidação de glicose. A produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) durante a atividade muscular sugere que o balanço redox intracelular é importante na regulação do metabolismo de lipídios/carboidratos. As EROs diminuem a atividade do ciclo de Krebs e aumentam a atividade da proteína desacopladora mitocondrial. O efeito oposto é esperado durante a atividade moderada. Assim, as questões levantadas nesta revisão são: Por que o músculo esquelético utiliza preferencialmente os lipídios no estado basal e de atividade moderada? Por que o ciclo glicose-ácido graxo falha em exercer seus efeitos durante o exercício intenso? Como o músculo esquelético regula o metabolismo de lipídios e carboidratos em regime envolvendo o ciclo contração-relaxamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Levy-Costa, Renata Bertazzi, Rosely Sichieri, Nézio dos Santos Pontes, and Carlos Augusto Monteiro. "Disponibilidade domiciliar de alimentos no Brasil: distribuição e evolução (1974-2003)." Revista de Saúde Pública 39, no. 4 (August 2005): 530–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102005000400003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever a distribuição da disponibilidade domiciliar de alimentos no Brasil em 2002-2003 e avaliar sua evolução nas áreas metropolitanas do País no período 1974-2003. MÉTODOS: A principal base de dados do estudo é a Pesquisa de Orçamento Familiar de 2002-2003 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 48.470 domicílios brasileiros. Em cada domicílio, num período de sete dias consecutivos, foram registradas todas as aquisições, monetárias ou não monetárias, de alimentos e bebidas para consumo familiar. As quantidades de alimentos adquiridas foram transformadas em calorias e macronutrientes, usando tabelas de composição alimentar. RESULTADOS: Características positivas do padrão alimentar, encontradas em todas as regiões e em todas as classes de rendimento, foram a adequação do teor protéico das dietas e o elevado aporte relativo de proteínas de alto valor biológico. Características negativas, também disseminadas no País, foram excesso de açúcar e presença insuficiente de frutas e hortaliças na dieta. Nas regiões economicamente mais desenvolvidas, no meio urbano e entre famílias com maior rendimento houve também excesso de gorduras em geral e de gorduras saturadas. A evolução nas áreas metropolitanas do País evidenciou declínio no consumo de alimentos básicos, como arroz e feijão, aumentos de até 400% no consumo de produtos industrializados, como biscoitos e refrigerantes, persistência do consumo excessivo de açúcar e insuficiente de frutas e hortaliças e aumento no teor da dieta em gorduras em geral e gorduras saturadas. CONCLUSÕES: Padrões e tendências da disponibilidade domiciliar de alimentos no Brasil são consistentes com a importância crescente de doenças crônicas não transmissíveis no perfil de morbi-mortalidade e com o aumento contínuo da prevalência da obesidade no País.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Muniz, Luís Henrique Garcia, Robson Marcelo Rossi, Herintha Coeto Neitzke, Wuelton Marcelo Monteiro, and Ueslei Teodoro. "Estudo dos hábitos alimentares de flebotomíneos em área rural no sul do Brasil." Revista de Saúde Pública 40, no. 6 (December 2006): 1087–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102006000700018.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Investigar a composição específica e aspectos da preferência alimentar de flebotomíneos em relação aos animais domésticos existentes em área endêmica de leishmaniose tegumentar americana. MÉTODOS: Os flebotomíneos foram coletados nos meses de janeiro a abril de 2004, das 20 às 24h, numa área situada a 40 m de uma das residências de um sítio localizado no município de Mandaguari, PR, sul do Brasil. Foram usadas quatro armadilhas luminosas de Falcão, instaladas a 5 m de distância uma da outra, ao lado de uma gaiola, cada uma delas contendo isca animal (suíno, cão, coelho e galinha). RESULTADOS: Foram coletados 1.697 exemplares de flebotomíneos, das espécies: Nyssomyia whitmani, Pintomyia fischeri, Migonemyia migonei, Nyssomyia neivai, Pintomyia pessoai e Psathromyia shannoni, predominando N. whitmani. Não houve preferência alimentar dos flebotomíneos em relação aos animais investigados. CONCLUSÕES: Verificou-se que N. whitmani e P. fischeri são oportunistas e, provavelmente, as fêmeas ajustam os seus hábitos alimentares à disponibilidade de hospedeiros, sugerindo o ecletismo alimentar desstes insetos nos ambientes antrópicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Hoffmann, Rodolfo. "Determinantes da insegurança alimentar no brasil: análise dos dados da PNAD de 2004." Segurança Alimentar e Nutricional 15, no. 1 (February 4, 2015): 49–61. http://dx.doi.org/10.20396/san.v15i1.1824.

Full text
Abstract:
São analisados os dados da pesquisa suplementar sobre segurança alimentar, feita pelo IBGE, junto com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD de 2004, utilizando a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, que classifica os domicílios em quatro categorias: com segurança alimentar ou com insegurança alimentar leve, moderada ou grave. A análise de lógite permite avaliar o efeito de cada fator, controlando o efeito das demais variáveis explanatórias. Contrariamente ao que indica uma análise com apenas uma variável explanatória, verifica-se que residência rural, atividade agrícola e a presença de pessoas com menos de 18 anos no domicílio contribuem para reduzir a probabilidade de insegurança alimentar (IA). O determinante mais importante da IA é a baixa renda domiciliar per capita, o que mostra a importância de programas de transferência de renda relativamente bem focalizados, como o bolsa-família. Mesmo depois de controlado o efeito da renda, a escolaridade da pessoa de referência contribui, significativamente, para reduzir a probabilidade de IA. Esta probabilidade aumenta quando a pessoa de referência é preta ou parda, é mulher ou tem ocupação instável e/ou informal. Também são estimados os efeitos de vários outros determinantes, como região de residência, disponibilidade de água encanada e esgoto, os quais estão associados ao fornecimento de serviços públicos básicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

PEREIRA, POLIANA DE CALDAS, THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, SÉRGIO ZOLNIER, JOSÉ EDSON FLORENTINO DE MORAIS, and DJALMA CORDEIRO DOS SANTOS. "MORFOGÊNESE DA PALMA FORRAGEIRA IRRIGADA POR GOTEJAMENTO." Revista Caatinga 28, no. 3 (September 2015): 184–95. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252015v28n321rc.

Full text
Abstract:
RESUMO: Objetivou-se avaliar a evolução do crescimento de clones de palma forrageira submetidos a diferentes condições de disponibilidade de água no Semiárido brasileiro durante um ano de anomalia climática (biênio 2012-2013). O experimento foi conduzido no primeiro ano produtivo do segundo ciclo da cultura (março de 2012 a fevereiro de 2013) no município de Serra Talhada (PE). O delineamento experimental foi em esquema fatorial 3x3 com três repetições, sendo utilizados três intervalos de aplicação de uma lâmina fixa de 7,5 mm (7, 14 e 28 dias) e três clones de palma forrageira (IPA: IPA Sertânia; MIU: Miúda; e OEM: Orelha de Elefante Mexicana). Durante o experimento foram realizadas avaliações biométricas para análise morfológica da planta e dos cladódios ao longo do tempo. Constatou-se que as condições de disponibilidade de água não apresentaram influências significativas (P>0,05) sobre a maioria dos valores absolutos e relativos das variáveis de crescimento dos três clones. Já quando se compararam os diferentes clones, independentemente da condição de disponibilidade de água, observou-se que em termos de valores absolutos a OEM apresentou as maiores médias, diferindo apenas da MIU. Quanto a avaliação ao longo do tempo houve aumento das taxas de crescimento nos últimos meses do ciclo decorrente da ocorrência de eventos de precipitação pluviométrica, que em conjunto com a aplicação dos tratamentos de irrigação promoveram melhores incrementos biométricos nos clones OEM e IPA Sertânia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Enes, Carla Cristina, and Marina Vieira da Silva. "A alimentação das famílias do Centro-Oeste brasileiro: subsídios para ações de segurança alimentar e nutricional." Segurança Alimentar e Nutricional 15, no. 2 (February 4, 2015): 46–57. http://dx.doi.org/10.20396/san.v15i2.1816.

Full text
Abstract:
O objetivo da pesquisa foi analisar a disponibilidade domiciliar de energia, colesterol e fibras, a participação relativa dos macronutrientes no Valor Energético Total - VET e a contribuição dos grupos de alimentos na energia disponível para as famílias residentes na Região Centro-Oeste do País. Utilizou-se, para a elaboração das análises, os microdados da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, no período de 2002 a 2003. Para as análises nutricionais, utilizou-se o software Virtual Nutri. Constatou-se uma relação inversa entre a participação dos carboidratos no VET e a renda. A mesma tendência foi observada para os lipídios e colesterol. A disponibilidade de fibras revelou-se muito aquém dos valores preconizados para a totalidade dos estratos de renda. Quanto à participação dos distintos grupos de alimentos no VET, destaca-se a reduzida contribuição energética das frutas e hortaliças para os moradores das áreas urbanas e rurais. A contribuição dos doces, açúcares e refrigerantes foi identificada como excessiva no VET disponível para as famílias de ambos os estratos geográficos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Schmidt, Marlene, Paulo Cezar Gomes, Horacio Santiago Rostagno, Luiz Fernando Teixeira Albino, Ricardo Vianna Nunes, and Edwiney Sebastião Cupertino. "Exigência nutricional de lisina digestível para poedeiras semipesadas no segundo ciclo de produção." Revista Brasileira de Zootecnia 38, no. 10 (October 2009): 1956–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982009001000014.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de determinar a exigência nutricional de lisina digestível para poedeiras de segundo ciclo de produção no período de 79 a 95 semanas de idade, conduziu-se um experimento utilizando 180 poedeiras Lohmann Brown, distribuídas em cinco níveis de lisina digestível (0,555; 0,605; 0,655; 0,705; e 0,755%), seis repetições e seis aves por unidade experimental. O consumo de ração e a conversão alimentar por dúzia de ovos não foram influenciados pelos níveis de lisina. O efeito foi linear positivo sobre o consumo de lisina e quadrático sobre a conversão alimentar por massa de ovos. O peso e a massa de ovos apresentaram resposta quadrática aos níveis de lisina. A porcentagem dos componentes dos ovos e a qualidade interna não foram influenciadas pelos níveis de lisina, com exceção do índice de gema, que sofreu efeito quadrático. A exigência de lisina digestível para poedeiras semipesadas no segundo ciclo de postura foi estimada em 0,681%, o que equivale a consumo diário de 783 mg de lisina digestível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

SAMPAIO, Helena Alves de Carvalho. "Aspectos nutricionais relacionados ao ciclo menstrual." Revista de Nutrição 15, no. 3 (September 2002): 309–17. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732002000300007.

Full text
Abstract:
O objetivo da presente revisão é apresentar os principais tópicos discutidos na literatura quanto à associação da nutrição com o ciclo menstrual, contribuindo para a implementação do atendimento nutricional de mulheres. São revisados aspectos referentes à fisiologia da menstruação, alterações metabólicas durante o ciclo menstrual e comportamentos alimentares associados a ele. Considerando-se o ciclo menstrual dividido em duas fases, a folicular e a lútea, é nesta última que são descritas mais alterações, como retenção de água, elevação de peso, aumento de demanda energética, modificações no perfil lipídico e no metabolismo de vitamina D, cálcio, magnésio e ferro, hipersensibilidade emocional, dores generalizadas e mudança do comportamento alimentar. Em relação a este último item, podem ocorrer maior ingestão energética e o desenvolvimento de compulsões alimentares, principalmente por chocolate, doces e alimentos muito salgados. É fundamental que todos os aspectos citados sejam investigados durante a consulta nutricional, a fim de serem adotadas condutas mais específicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography