To see the other types of publications on this topic, follow the link: Cidade corporativa.

Journal articles on the topic 'Cidade corporativa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Cidade corporativa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Queiroz, Marcelo André Cid Heráclito do Porto. "Governança aplicada ao fundo ambiental na cidade do Rio de Janeiro." Revista Brasileira de Administração Científica 11, no. 1 (January 6, 2020): 67–77. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2020.001.0006.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa analisar os reflexos decorrentes do crescente aumento da corrupção e prevalência do interesse privado sobre o público na definição das políticas públicas, como também na forma de se governar. Embora, tal discussão esteja calcada na esfera pública, constantemente somos surpreendidos com a ocorrência nos demais setores da sociedade. Assim sendo, ainda que façamos as necessárias referências ao setor privado, por força da contextualização histórica do conceito, analisaremos a governança corporativa do ponto de vista do setor público. Para tanto, será estudado aqui, o tema da governança corporativa, conceito que surgiu justamente por conta de desvios de conduta administrativa no mundo corporativo. A relevância do tema está na importância da governança corporativa em evitar desvios, seja na esfera pública ou privada. Adotou-se como metodologia na pesquisa, um estudo comparativo entre os aspectos legais e operacionais que permeiam o Fundo de Conservação Ambiental do Município (FCA) e, os conceitos e princípios da governança corporativa. O estudo comparativo foi a metodologia utilizada para demonstrar os dados e informações que darão suporte a essa discussão. Destarte, depreende-se a necessidade de reflexões de maneira que possa proporcionar subsídios à atual discussão e para que sejam empreendidas novas ações que objetivem debater e analisar os princípios e modos de aplicabilidade da governança corporativa, sua eficácia e eficiência, em traduzir benefícios às empresas e sociedade de um modo geral e, principalmente, à gestão pública, haja vista o atual cenário político-financeiro onde estão inseridos os processos decisórios contemporâneos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Angela Maria Gordilho. "Urbanismo neoliberal, gestão corporativa e o direito à cidade: impactos e tensões recentes nas cidades brasileiras." Cadernos Metrópole 20, no. 41 (April 2018): 245–65. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4112.

Full text
Abstract:
Resumo No contexto dos megaeventos recentes no Brasil – Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 –, os projetos urbanos implantados indicam o fortalecimento do padrão corporativo de produção das cidades, em uma crescente hegemonia da lógica de rentabilidade, financeirização e gestão privada de bens e serviços coletivos, viabilizados por grandes investimentos públicos. Imprimem no espaço uma seletividade e exclusividade de uso e consumo de mercado, associado ao atual ciclo da globalização financeira e ao urbanismo neoliberal que se conforma. Tal processo traz notáveis mudanças na acessibilidade público-privado do espaço urbano, o que tem gerado fortes tensões na conquista social pelo direito à cidade como um bem coletivo no enfrentamento da segregação socioespacial e exclusão urbana, crescentemente ampliadas na atualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, João Batista, Francisco De Assis Mendonça, and Rafaela Pacheco Dalbem. "RESIDUOS SÓLIDOS NA ÁREA URBANA DE FAZENDA RIO GRANDE/PR: A PRODUÇÃO SOCIOAMBIENTAL DO ESPAÇO URBANO NA CIDADE PERIFÉRICA." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 44 (May 4, 2018): 124. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v44i0.48206.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa a produção e o uso do espaço urbano e a disposição de resíduos sólidos em espaços abertos da cidade de Fazenda Rio Grande-PR. Realizou-se um diagnóstico de toda a cidade. Os locais de deposição foram identificados por coordenadas geográficas, o que culminou na produção de mapas em Software ArcGis. Verificou-se que todas as ruas da cidade estavam tomadas por disposição de resíduos em locais inadequados como calçadas, ruas e terrenos vagos. Nas áreas de maior densidade populacional, há uma maior deposição de lixo. Em menor escala, ocorre mesmo fato em setores censitários de menor renda. Essas condições denotam uma falha nos processos de gestão pública e da própria sociedade em lidar com seus resíduos, submetendo toda a comunidade a constantes riscos socioambientais. O estudo evidencia um exemplo da urbanização corporativa que se desenvolve nas cidades da periferia do capitalismo globalizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Murtinho, Vitor. "Uma intervenção distinta: Nova Sede da EDP [Parte 2]." Metálica, no. 60 (December 31, 2020): 12–17. http://dx.doi.org/10.30779/cmm_metalica_60_02.

Full text
Abstract:
Sem dúvida que – entre alguns outros – um dos grandes problemas que se colocam hoje nas cidades é o usufruto dos espaços privados pelos cidadãos. De facto, nem sempre a oferta de espaço público é suficiente, em quantidade e qualidade, para incentivar a vida social ao ar livre. Existindo hoje uma enorme preocupação com a sustentabilidade e a fruição plena do espaço urbano, é urgente pensar as cidades com um mínimo de espaço privativo e com um máximo de locais visualmente permeáveis e acessíveis ao cidadão comum. Este modelo não transporta nenhum ideal político, mas sobretudo pugna por uma cidade aberta e disponível para a civilidade. Ora, esta urbe não precisa obrigatoriamente de garantir que todo o espaço sobrante às complicadas circulações automóveis, necessário para a adequada mobilidade das pessoas, seja transformado em espaço verde. A intervenção dos irmãos Francisco e Manuel Aires Mateus para a Nova Sede Corporativa de EDP é, indubitavelmente, um dos bons exemplos urbanos onde se pensa a cidade como um todo e se sabe que o território é um bem valioso que deve – por princípio – estar liberto e ao serviço dos cidadãos. Esta obra, que se organiza a partir de um vazio central, permite a definição de um modelo de reorganização daquele território, que transcende a lógica dos perímetros de quarteirão ao possibilitar um enorme incremento de permeabilidades e gerando uma maior mobilidade na relação com a envolvente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Morellato, Ana Carolina Batista, and André Filipe Pereira Reid dos Santos. "Intervenção federal e a guerra contra os pobres na cidade do Rio de Janeiro." Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social 13, no. 3 (September 10, 2020): 711–36. http://dx.doi.org/10.17648/dilemas.v13n3.23016.

Full text
Abstract:
O presente artigo se propõe a analisar a intervenção federal no âmbito da segurança pública no Rio de Janeiro em 2018 a partir de uma reconstrução histórica dos projetos de segurança militarizada dentro da metáfora de guerra. Argumenta-se que a intervenção federal opera em continuidade com o paradigma repressivo que inicialmente buscou pacificar áreas não integradas à ordem constituída para o funcionamento da cidade corporativa neoliberal. Porém, inaugura um novo capítulo na gestão populista da segurança pública no Rio, aprofundando e atualizando a guerra contra os pobres favelados pela disseminação do medo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rizzatti, Helena. "A urbanização de Campinas/SP e a produção de informação nas maiores ocupações da cidade." RUA 21, no. 2 (December 18, 2015): 221. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v21i2.8642464.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a urbanização corporativa de Campinas/SP no período contemporâneo através da análise da produção de informação, variável-chave na atualidade, do saber local e da densidade comunicacional. Para tal, analisamos a produção de informações descendentes, através das notícias do jornal local Correio Popular, sobre a maior ocupação urbana da cidade: a região do Jardim Campo Belo. Debatemos ainda a produção de informações ascendentes, produzidas no lugar e sobre o lugar, que ocorrem naquela ocupação e na região do Parque Oziel. Tratam-se das duas maiores ocupações de terras urbanas instaladas na cidade. Buscamos, assim, auxiliar na compreensão das periferias pobres urbanas brasileiras em meio ao processo de globalização
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Guedes, Antonio, Roberto Carvalho, Marcos Souza, and Edson Filho. "A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA." Psicologia Argumento 27, no. 58 (November 10, 2017): 241. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.v27i58.20191.

Full text
Abstract:
Atualmente tem sido defendida a importância de haver por parte das empresas uma atuação voltada para questões que contribuam direta ou indiretamente para a sociedade de uma maneira geral. Taisações têm sido reunidas sob o rótulo de responsabilidade social corporativa (RSC). A lógica do discurso oficial e de alguns autores é que empresas socialmente responsáveis agregam valor a seus produtos, sendo privilegiadas pelos consumidores, o que tem sido questionado por diversos autores. É nesse sentido que no presente estudo o objetivo foi investigar a compreensão que os cidadãos têm a respeito das RSC, a partir da teoria das Representações Sociais. A utilização de tal teoria se justifica tendo em vista o objetivo de investigar a relação entre RSC e comportamento do consumidor. Participaram do estudo 168 indivíduos da cidade de Volta Redonda - RJ com média de idade de 27 anos, variando de 17 a 51 anos, de ambos os sexos. Para análise de dados foi realizada a Análise de Conteúdo das categorias obtidas a partir da pergunta “o que é Responsabilidade Social Corporativa?”. A análise dos dados permitiu concluir que os participantes possuem representações sociais da RSC bastante próximas ao discurso dos órgãos oficiais, empresários e pesquisadores da área. Entretanto, também foi evidenciado que, apesar de haver esse entendimento, o consumo ético pretendido pelos defensores da RSC ainda não é uma realidade, já que 94% informaram fazer uso de produtos “piratas”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Guedes, Antonio, Roberto Carvalho, Marcos Souza, and Edson Filho. "A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA." Psicologia Argumento 27, no. 58 (November 10, 2017): 241. http://dx.doi.org/10.7213/rpa.v27i58.20191.

Full text
Abstract:
Atualmente tem sido defendida a importância de haver por parte das empresas uma atuação voltada para questões que contribuam direta ou indiretamente para a sociedade de uma maneira geral. Taisações têm sido reunidas sob o rótulo de responsabilidade social corporativa (RSC). A lógica do discurso oficial e de alguns autores é que empresas socialmente responsáveis agregam valor a seus produtos, sendo privilegiadas pelos consumidores, o que tem sido questionado por diversos autores. É nesse sentido que no presente estudo o objetivo foi investigar a compreensão que os cidadãos têm a respeito das RSC, a partir da teoria das Representações Sociais. A utilização de tal teoria se justifica tendo em vista o objetivo de investigar a relação entre RSC e comportamento do consumidor. Participaram do estudo 168 indivíduos da cidade de Volta Redonda - RJ com média de idade de 27 anos, variando de 17 a 51 anos, de ambos os sexos. Para análise de dados foi realizada a Análise de Conteúdo das categorias obtidas a partir da pergunta “o que é Responsabilidade Social Corporativa?”. A análise dos dados permitiu concluir que os participantes possuem representações sociais da RSC bastante próximas ao discurso dos órgãos oficiais, empresários e pesquisadores da área. Entretanto, também foi evidenciado que, apesar de haver esse entendimento, o consumo ético pretendido pelos defensores da RSC ainda não é uma realidade, já que 94% informaram fazer uso de produtos “piratas”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Nayara Mendes, Marluza Da Rosa, and Luzia Cristina Antoniossi Monteiro. "(DIS)CURSO DA CIDADE: UMA ANÁLISE DAS DIFERENTES APROPRIAÇÕES URBANAS A PARTIR DE TEXTOS JORNALÍSTICOS." Cadernos de Linguagem e Sociedade 21, no. 1 (August 1, 2020): 100–119. http://dx.doi.org/10.26512/les.v21i1.30946.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga o discurso jornalístico referente à s causas e consequências da presença de imóveis ociosos no centro da capital paulista. O corpus de análise se constitui de um arquivo de 31 textos publicados durante um ano, antes e após o “Incêndio e desmoronamento do Edifício Wilton Paes de Almeida”, em maio de 2018. Esse acontecimento chamou a atenção ao elevado contingente de pessoas sem casa e de edificações sem uso, realçando diferentes formas de apropriação da cidade, que, como práticas sociais, são (dis)cursos próprios do espaço urbano que, conforme identificamos, costumam ser invisibilizados pela imprensa corporativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Ricardo Cesar, Gilnei Luiz Moura, Sirlene Aparecida Santos, Laércio André Gassen Balsan, and Adriana Camponogara Aires Silva. "A Responsabilidade Social Corporativa nas Universidades Públicas e Privadas: o caso da cooperação entre as Bibliotecas Universitárias da Cidade de Frederico Westphalen." Biblionline 14, no. 4 (January 3, 2019): 3–16. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n4.42371.

Full text
Abstract:
Este artigo teve como objetivo propor a cooperação entre bibliotecas universitárias como uma forma de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em relação a um olhar: social, ambiental e econômico. Foi realizado um estudo de caso entre as bibliotecas de instituições universitárias da região de Frederico Westphalen: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Instituto Federal Farroupilha - IFF para a cooperação entre as mesmas dos materiais bibliográficos. Foi utilizado para a metodologia, a observação não-participante nas bibliotecas das Instituições Universitárias e aplicação do questionário semiestruturado aos bibliotecários das mesmas e, para a formatação dos dados, foi empregado o método de Linguagem de Modelagem Unificada – UML (Gestão de Processos e Mapeamento de Processos) para captação dos dados e disposição em diagrama. Por fim, a cooperação entre as instituições mostrou-se exequível e, além disso, pode ser aproveitada para melhorar e beneficiar aspectos como: imagem da instituição, benefícios econômicos, sociais e ambientais; de acordo com as premissas da Responsabilidade Social Corporativa - RSC. Palavras-Chave: RSC; Bibliotecas Universitárias; Gestão Ambiental; UML.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Meneses, José Newton Coelho. "Ensinar com amor uma geometria prática, despida de toda a teoria da ciência e castigar com caridade a aprendizagem do artesão no mundo português, no final do século XVIII." Varia Historia 23, no. 37 (June 2007): 167–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-87752007000100010.

Full text
Abstract:
A formação de mão-de-obra para a reconstrução da cidade de Lisboa no período pós-terremoto de 1755, é gerida pelo poder local e preocupa-se com a capacidade técnica, a eficiência na comercialização de seus produtos e a inserção dos artesãos em uma economia ordenada. O maior desvelo é com um ensino que limite a capacidade de saber do povo. Instruir o trabalhador mecânico era formá-lo na concepção corporativa de ordem pública, bem como dar a ele uma formação prática que se limitasse a capacitá-lo para viver em uma Corte ilustrada. Amor e caridade são pressupostos para quem se dispõe a ensinar e marcam o processo de aprendizagem com práticas formadoras ou com castigos exemplares. Nas Minas Gerais setecentistas as matrizes de organização do trabalho e da aprendizagem dos ofícios teriam seguido padrões lusitanos e tomado a cidade de Lisboa como modelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Lenziardi, Raquel. "A Gestão Sustentável de Pequenas Empresas Hoteleiras em Paraty (RJ): Percepções e Práticas." Gestão e Sociedade 11, no. 28 (December 28, 2016): 1558–82. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v11i28.2106.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, o turismo na cidade de Paraty tem se desenvolvido ao mesmo tempo em que crescem preocupações sobre as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) do setor. A maior parte de suas empresas tem pequeno porte, uma gestão simples, pouco estruturada e baseada na cultura local. Ao investigar como atuam os gestores de meios de hospedagem, observou-se que poucos deles conhecem os conceitos de RSC propostos pela Literatura, atuando de forma espontânea, esporádica e não estruturada. Entretanto, isso não os impede de trabalhar de forma consciente e responsável, sendo suas ações de RSC genuínas e sem foco gestionário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Teixeira, Gylmar, Silvio Roberto Stefano, and Elaine Aparecida Regiani de Campos. "E-LEARNING, PERCEPÇÕES SOBRE SATISFAÇÃO NO TREINAMENTO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: REAÇÃO VERSUS IMPACTO / E-Learning, Perceptions of Satisfaction in Distance Training in Financial Institution: Reaction versus Impact." RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia 14, no. 1 (November 27, 2014): 225. http://dx.doi.org/10.18593/race.v14i1.4735.

Full text
Abstract:
<p>O artigo apresenta um estudo sobre a Educação a Distância (EAD) compreendida no texto como aquela que possibilita a flexibilidade temporal e a facilidade de acesso ao treinando, estimulando autonomia de aprendizagem, por isso está sendo amplamente utilizada por Universidades Corporativas como estratégia de educação continuada para o desenvolvimento de conhecimento e vantagem competitiva institucional. O estudo teve como objetivo analisar a satisfação dos funcionários com a Educação a Distância proporcionada pela Universidade Corporativa de uma instituição financeira nacional, tendo como objeto de estudo os funcionários de duas agências bancárias de uma cidade da região Centro-Sul do Paraná, focando a reação e o impacto do treinamento no ambiente de trabalho. O estudo foi estruturado em três fases: inicialmente a abordagem histórica da EAD no Brasil e nas instituições empresariais; na segunda fase, destacam-se os procedimentos metodológicos utilizados para o estudo e, por fim, os resultados obtidos por meio deste. A coleta dos dados da pesquisa ocorreu com a utilização de questionário semiestruturado, contando com 100% do espaço amostral disponível. Os resultados indicaram a satisfação dos funcionários quanto à facilidade de entendimento dos conteúdos, ao acesso à plataforma do ambiente virtual de aprendizagem e às suas expectativas. Em relação ao impacto, observou-se elevado grau de concordância quanto à facilidade de interação, à absorção de novos conhecimentos, à utilização das ferramentas da plataforma e à habilidade no manuseio e na aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. As sugestões apontam a instituição do tutor a distância para suporte ao treinado e a disponibilidade de horário e local específico para o treinamento.</p><p>Palavras-chave: Educação a Distância. <em>E-learning</em>. Universidade Corporativa.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Barreto, Tayssa Vieira, and João José Anselmo dos Santos. "ESTUDO SOBRE O NÍVEL DE ENTENDIMENTO DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DA CIDADE DE ICÓ/CE COM RELAÇÃO À RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA." Ciência e Sustentabilidade 2, no. 1 (August 16, 2016): 149. http://dx.doi.org/10.33809/2447-4606.212016149-169.

Full text
Abstract:
O presente trabalho almejou analisar o nível de entendimento dos profissionais contábeis com relação à Responsabilidade Social Corporativa (RSC) além de apresentar a Ciência Contábil em sua vertente social. Para a obtenção destes dados, foi-se realizada uma pesquisa de campo de natureza exploratória, com abordagem quantitativa, junto aos profissionais de escritórios contábeis da cidade de Icó/CE no período entre julho e outubro de 2014. O instrumento utilizado para a realização da pesquisa foi um questionário contendo 14 questões objetivas. Dentre os temas abordados foi realizado um embasamento teórico do contexto histórico da RSC, sua abordagem conceitual e as normas para a execução da mesma com enfoque nos princípios International Organization for Standardization (ISO) 26000 além do aspecto contábil. Averiguou-se que a maior parte dos investigados considera que a contabilidade vai além do campo econômico-financeiro e afirmaram convictos que exaltam a importância de apresentar demonstrativos que expressem a RSC das organizações. A ênfase também foi atribuída à contabilidade como ferramenta de mensuração e execução da responsabilidade socioambiental destacando o Balanço Social (BS) e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Observou-se que a busca por atualizações ocorre de maneira gradativa, uma vez que durante o processo de formação dos profissionais não havia conhecimentos sobre RSC e os que haviam se davam de maneira superficial. Portanto, constatou-se que os profissionais consideram a contabilidade dinâmica e o contabilista, o profissional capacitado a exercer sua função social não somente como um cidadão preocupado, mas como um profissional eficaz na promoção do bem-estar social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Antipon, Livia Cangiano. "Comer e sobreviver em São Luís (MA)." Revista Ingesta 1, no. 2 (November 30, 2019): 163–64. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p163-164.

Full text
Abstract:
Aborda-se a dinâmica da economia política dos espaços da alimentação dos pobres que, nas grandes metrópoles desiguais socioterritorialmente, permanece atual e necessária, visto que há, nessas atividades, uma importante função socioespacial: resistência e abrigo dos trabalhadores e consumidores das classes populares. São Luís, capital do Maranhão e núcleo de uma região metropolitana coorporativa e fragmentada (ver Metrópole Corporativa Fragmentada: O Caso de São Paulo, de Milton Santos, de 1990), segue a tendência de muitas cidades que compõem a rede urbana brasileira, pois evidencia em seu território uma população com baixos salários e altos gastos com as necessidades básicas de sobrevivência, justificando a procura por parte de trabalhadores que precisam se alimentar fora de casa, por um circuito popular de comércio de alimentos, no qual o preço das refeições é, muitas vezes, mais barato. A pesquisa busca nos restaurantes populares e ambulantes de alimentação do centro da urbe, uma reflexão acerca do circuito inferior da economia urbana (ver O Espaço Dividido: Os Dois Circuitos Da Economia Urbana dos Países Subdesenvolvidos, de Milton Santos, de 1978), o qual dinamiza nas cidades uma força econômica aos mais pobres, que produzem e sobrevivem desse mercado socialmente necessário (ver Território usado e humanismo concreto: o mercado socialmente necessário, de Ana Clara Torres Ribeiro, de 2005). Signo de uma cidade desigual, o circuito inferior da economia urbana é referido às atividades em que os capitais são reduzidos e o nível organizacional é realizado segundo ações face a face e de base normalmente familiar. O mercado socialmente necessário é representativo de uma parcela da população trabalhadora que, por meio de solidariedades domésticas e redes de sociabilidade, consegue produzir trabalho e renda como alternativa viável ao mercado hegemônico, constituindo uma economia solidária. Abordagens realizadas nos interstícios do tecido urbano de São Luís permitem um olhar sobre o novo uso que se faz nesses espaços. Criado, mantido, dinamizado e transformado pelos mais pobres, o centro da cidade abriga as diversas táticas e formas de resistência que essas atividades econômicas traduzem: a luta diária por uma reprodução do trabalho materializada no espaço de uma maneira menos desigual, onde o sentido da produção é aquele da possibilidade de reprodução da vida. Fundamentais à pesquisa, os trabalhos de campo e entrevistas revelam as particularidades do lugar e evidenciam os importantes aconteceres solidários (ver A Natureza do Espaço, de Milton Santos, de 1996) da cidade: redes domésticas e grandes empresas abastecem o comércio popular; ex-trabalhadores assalariados lutam pelo espaço e pela renda ao movimentarem seus carrinhos com rede wi-fi gratuita e máquinas de débito e crédito, facilitando a venda na “informalidade” da economia; a cooperação, o improviso e a potencialidade criativa imperam nessas trocas comerciais. As incursões no cotidiano dos trabalhadores e consumidores do comércio popular de alimentos tem sido uma forte ferramenta para pensar esses novos espaços de abrigo dos agentes produtores da cidade e, sobretudo, para obter conhecimento das distintas maneiras de sobrevivência dos pobres e segregados nesta cidade desigual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lucca, Gustavo Rogério De, and Margareth de Castro Afeche Pimenta. "O processo de renovação das áreas centrais na cidade contemporânea: O caso do conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça do Congresso, em Criciúma (SC)." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 7, no. 2 (August 2015): 268–80. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.007.002.ao04.

Full text
Abstract:
A expansão urbana desordenada no Brasil e a consolidação da cidade corporativa têm estimulado, com a conivência do Estado neoliberal, a propagação de modos de ocupação cada vez mais vinculados a interesses imobiliários imediatos. A ausência de planejamento urbano de caráter social é percebida principalmente nos médios e grandes centros urbanos, onde se registra um agressivo processo de renovação das áreas centrais, cada vez mais ousado, alterando inclusive, irreversivelmente, a paisagem de núcleos históricos. É o caso de setores da centralidade urbana de Criciúma/SC, cidade produzida sob influências econômicas da mineração de carvão e, posteriormente, por outras atividades industriais. É destaque o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça do Congresso, objeto de estudo deste artigo, formado a partir das primeiras décadas do século XX com residências em estilos variados, desde chalés com influências no Romantismo europeu a exemplares da arquitetura modernista. Juntas com a praça, configuravam um espaço de referência em qualidade de vida e importante para a preservação de vínculos identitários e de memória. Considera-se, no entanto, que as transformações mais recentes são parte de um quadro nacional de empobrecimento da urbanização e demonstram que a subserviência das políticas públicas a interesses econômicos imediatos tendem a desaparecer, em breve, com parte importante da diversidade dos conjuntos históricos brasileiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Pires, Lidiana Antonioli Dal Bem, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, and Ely Mitie Massuda. "Análise das práticas de gestão do conhecimento de recursos humanos em uma clínica de imagem." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 14, 2021): e385101018587. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18587.

Full text
Abstract:
Na ‘Era da informação’, as organizações passaram a implementar práticas de Gestão do Conhecimento (GC) para obterem vantagens competitivas. Diante disso, esta pesquisa objetivou diagnosticar o nível de implantação e de alcance das práticas de GC de Recursos Humanos em uma empresa do ramo de saúde que realiza exames de diagnóstico por imagem na cidade de Maringá (PR), Brasil. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, com abordagens quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e foi também realizada uma análise documental. Como resultado, observou-se que o nível efetivo de implantação e o nível de amplitude do alcance das práticas de GC de Recursos Humanos foram altos e que apenas a prática Educação Corporativa está sendo utilizada abaixo de suas potencialidades. Com isto, algumas ações foram sugeridas a fim de consolidar as práticas estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Van Schaik, Lais Mariana da Silva, Mariana Panuncio Germano, and Delton Lehr Unglaub. "Práticas sustentáveis para a gestão de metas da cooperflora-cooperativa dos floricultores." Acta Negócios 1, no. 1 (December 6, 2017): 45–71. http://dx.doi.org/10.19141/2594-7680.actanegocios.v1.n1.p45-71.

Full text
Abstract:
Este artigo visa analisar como o desempenho em termos de sustentabilidade corporativa dentro das perspectivas econômica, social e ambiental auxilia na gestão de metas da cooperativa. O método de pesquisa foi um estudo de caso descritivo e os dados foram coletados por meio de entrevistas com nove colaboradores, sendo eles gestores das áreas financeira, de recursos humanos e de gestão ambiental, incluindo diretor geral, gerente de RH, gerente de marketing, e seus assistentes das respectivas áreas; executado na Cooperflora-Cooperativa dos floricultores situada na cidade de Holambra (SP). Dentro dos atributos analisados, observou-se que a organização em estudo adota práticas sustentáveis associadas a esta pesquisa. Na perspectiva econômica existe preocupação em manter um sistema de gestão alinhado com os objetivos da cooperativa bem como seus cooperados e clientes, buscando atingir suas metas. Na perspectiva ambiental, existe um sistema de gestão com medidas básicas que podem ser melhoradas. Sobre a perspectiva social, a empresa vem obtendo sucesso nas ações, auxiliando a comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira, Éder Júnio de, João Paulo Henriques Lopes Silva, Murillo César Barbosa dos Santos, and Rodrigo Miranda. "Ética e Ensino de Administração: Um Referencial Protestante no Ensino de Administração." Revista de Administração Contemporânea 21, no. 5 (October 2017): 730–42. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017170069.

Full text
Abstract:
Resumo Este caso para ensino descreve, baseado em fatos reais, a história de Pedro, ex-aluno de Gestão de Recurso Humanos da Faculdade Cristã. A Faculdade é pertencente ao grupo Comunidade Cristã, que há anos atua no setor educacional no município de Uberlândia, Minas Gerais. Pedro optou pela área de Recursos Humanos para construir carreira numa grande confecção de roupas da cidade. Essa confecção não possui marca própria e não comercializa no varejo as peças feitas por ela, entretanto apresenta históricos de decisões baseadas em ética empresarial. Seu objetivo é trabalhar como terceirizada de grandes lojas de departamentos nacionais e internacionais que atuem no Brasil. Seus empregados são homens e mulheres de baixa renda e com pouca instrução. Pressionada pela incapacidade de fechar grandes contratos, a solução encontrada foi a submissão de seus funcionários a condições de trabalho análogas às da escravidão. Pedro, diretor de Recursos Humanos, não concorda com as decisões tomadas até então, pois fogem da conduta ética do administrador. Ao longo da vida, envolvido por suas crenças e preceitos éticos aprendidos na faculdade, Pedro não se conforma, pois decisões dessa dimensão colocam a empresa em um risco maior, podendo acarretar em uma destruição da imagem corporativa e uma desonra à ética empresarial. Sua decisão provoca dúvidas entre os gestores, prorrogando a decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Misoczky, Maria Ceci, and Steffen Böhm. "Resistindo ao desenvolvimento neocolonial: a luta do povo de Andalgalá contra projetos megamineiros." Cadernos EBAPE.BR 11, no. 2 (June 2013): 311–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512013000200008.

Full text
Abstract:
A América Latina vem experimentando uma nova era de declarada fé dos governos no mito do desenvolvimento, em articulação com a expansão de políticas extrativistas exportadoras em um contexto de renovada dependência. A face mais dramática do extrativismo na região tem sido a crescente presença de corporações mineiras transnacionais apoiadas por governos nacionais e regionais e por instituições internacionais financeiras e de apoio ao desenvolvimento, e intensamente resistidas por movimentos sociais populares. Neste artigo apresentamos o caso de Andalgalá (uma pequena cidade na Província de Catamarca, na Argentina) e as lutas do povo contra corporações mineiras transnacionais e seus aliados. Na tradição da Filosofia da Libertação e do método ana-dialético de Dussel, nos engajamos com o que tem sido denominado "comunidades argentinas do NÃO", expressando sua oposição a formas neocoloniais de desenvolvimento e gestão. Neste artigo estamos especificamente interessados em compreender como dois dispositivos gerencialistas usados pelas corporações mineiras, responsabilidade social corporativa (RSC) e pactos de governança, impactam a luta do povo. Acima de tudo, este artigo oferece instantâneos de batalhas na linha de frente do extrativismo. Esperamos ter dado voz àquelas pessoas que normalmente não são ouvidas, criando um espaço para suas visões sobre um tipo diferente de desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Ximenes, Regis Thomaz, and Suzane Strehlau. "OS JOVENS E O CONSUMO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL DOI: 10.5773/rgsa.v6i2.518." Revista de Gestão Social e Ambiental 6, no. 2 (November 8, 2012): 180. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v6i2.518.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é avaliar o consumo socialmente responsável dos estudantes do ensino médio em escolas públicas de comunidades com recursos econômicos diferentes. Mais especificamente, se há diferença entre estes estudantes em duas comunidades semelhantes sendo que uma tem como atividade econômica principal o turismo e a outra a indústria de manufatura. A escolha por jovens está relacionada com a sua maior facilidade de aceitar as inovações e novos hábitos, serem alvo de programas de educação ambiental nas escolas e por serem indicadores de mudança de comportamento para as novas gerações. O referencial teórico se apóia nos estudos de responsabilidade social corporativa e de marketing social. O levantamento foi efetuado em colégios públicos de ensino médio sorteados aleatoriamente em dois municípios. Os estudantes do ensino médio autopreencheram um questionário sobre seus hábitos de consumo, dados demográficos e uma escala mensurando o comportamento socialmente responsável do consumidor. O método de análise consistiu do uso das estatísticas descritivas, teste de qui-quadrado e teste t. Os resultados revelam que no município com base industrial mais forte os estudantes do nível médio apresentam consumo socialmente mais responsável do que aqueles que vivem em uma cidade que depende do turismo para sua sobrevivência. A contribuição deste trabalho está na análise do impacto da atividade econômica da comunidade, em que vive o consumidor, no consumo socialmente responsável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Scholvin, Sören, Mariane Santos Françoso, Patricia Alencar Silva Mello, Moritz Breul, and Celio Hiratuka. "CIDADES GATEWAY NAS REDES DE PRODUÇÃO GLOBAIS: UM CONCEITO ILUSTRADO PELO SETOR DE PETRÓLEO E GÁS NA AMÉRICA DO SUL E ÁFRICA SUBSAARIANA." Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia 17, no. 1 (August 3, 2019): 91–114. http://dx.doi.org/10.5016/estgeo.v17i1.13348.

Full text
Abstract:
Cidades globais e redes de produção globais (RPG), abordagens analíticas fundamentais na Geografia Econômica, são aspectos definidores da economia global atual. Os conceitos de cidades globais e RPG são explorados no presente artigo, com o argumento de que algumas cidades globais, por integrarem suas esferas de influência em RPG, funcionam como “gateways”. Contudo, enquanto o conceito de cidades globais está concentrado nos serviços avançados e na presença de sedes corporativas, o de cidades gateway é marcado por cinco dimensões: logística e transporte, processamento industrial, controle corporativo, prestação de serviços e geração de conhecimento. Apesar do escopo conceitual deste artigo, cada uma das dimensões é também contextualizada a partir de exemplos do setor de petróleo e gás da América do Sul e da África Subsaariana. Essas informações empíricas ilustram a relevância das cinco dimensões apontadas para o desenvolvimento em um contexto de redes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Lima, Adriana Nogueira Vieira, Liana Silvia de Viveiros e. Oliveira, and Maria José Andrade de Souza. "O Direito nas trincheiras da cidade: urbanismo corporativo e práticas contra-hegemônicas." Revista Direito e Práxis 11, no. 1 (March 2020): 612–44. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8966/2020/48189.

Full text
Abstract:
Resumo Os conflitos urbanos inscrevem tensões próprias dos seus contextos de ocorrência, capazes de revelar contradições e apontar sentidos das disputas, quando observados como parte da lógica capitalista de produção do espaço. Colocam como desafio à pesquisa acadêmica, adentrar esses processos em uma práxis de alinhamento entre a produção de conhecimento e a ação política, pela chave do direito à cidade. Com o recurso à observação participante, conforme referencial aportado por Burawoy (1998) são discutidos três conflitos, ainda em processo, nomeados aqui como Centro de Abastecimento de Feira de Santana, Horto Bela Vista e Elephant and Castle, inseridos, respectivamente, em Feira de Santana - BA, Salvador - BA e Londres, desencadeados a partir de projetos urbanos. Em operação analítica, o artigo problematiza os conflitos em seus contextos, na busca de refletir sobre os recursos jurídicos aportados, formas de juridicidades produzidas e sentido das lutas pelo direito à cidade, valendo-se de um referencial teórico trazido da ciência política, dos estudos culturais e da teoria crítica do Direito. Em sintonia com as perspectivas teóricas e metodológicas adotadas, acena para a compreensão dos processos conflitivos contemporâneos em cidades distintas em complexidade e escala e afirma sentidos convergentes das lutas de sujeitos coletivos de direitos pelo direito à cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Ivo, Any Brito Leal. "Cidade: mídia e arte de rua." Caderno CRH 20, no. 49 (April 2007): 107–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792007000100009.

Full text
Abstract:
O trabalho busca, a partir do Projeto Graffita Salvador, ilustrar as complexas relações entre arte, espaço público e suas apropriações, através da dimensão midiática da cidade, permitindo o estabelecimento de nexos entre: cidade, arte, mídia e estratégia comunicacional (de empresas e do poder público). A cidade e suas apropriações constitui-se em elemento midiático estratégico e faz parte de um complexo sistema de comunicação. A arte também comunica e persuade. Ademais, as empresas e os governos vêm investindo na criação de imagens corporativas positivas junto à opinião pública, objetivado fortalecer suas imagens a partir da constituição de símbolos de referência culturais e coletivos da cidade. Num quadro de dificuldades do financiamento público, favorecem alternativas e estratégias baseadas em parcerias entre o público e o privado na gestão das cidades, reforçando-se positivamente as imagens tanto governamental (idéia de comprometimento, participação e eficiência) como empresarial (responsabilidade social). As indagações relativas ao Projeto Grafita Salvador podem ajudar na compreensão dessas dinâmicas e suas conseqüências. A partir delas é possível estabelecer-se nexos entre as estratégias de comunicação, as formas de expressão artísticas, a cidade, os movimentos sócio culturais, a arte de rua, e a constituição do espaço público e suas apropriações, no contexto contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Nobre, Carlos Eduardo. "Técnicas da ação: em torno da dialética entre o uso corporativo do território e as ações dos movimentos de sem-teto." GEOgraphia 17, no. 33 (May 16, 2015): 154. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2015.1733.a13701.

Full text
Abstract:
Este artigo busca discutir como, atualmente, a cidade gera um uso seletivo e corporativo do território (SANTOS, 2005) pelos mercados fundiário e imobiliário ao criar artificialmente uma situação de escassez habitacional através do uso rentável e especulativo de vazios urbanos potencialmente úteis à moradia. Ao mesmo tempo, buscamos demonstrar como esse processo corrobora para a emergência de movimentos de sem-teto que passam a utilizar os vazios urbanos subversivamente, através de ocupações programadas, no intuito de restaurar direitos e romper com a lógica de apropriação privada da cidade pelo grande capital. Nosso objetivo principal é apontar argumentos para a necessária contextualização das práticas territoriais dos sem-teto a partir do uso seletivo e corporativo da cidade pelos agentes hegemônicos. Para tanto, destacamos três práticas territoriais distintas, porém complementares, que afetariam o direito à moradia e reforçariam o uso corporativo do território. Por fim, concluímos que as ações dos sem-teto, como ações contra-hegemônicas (SANTOS, 2008a), resultam do próprio uso corporativo do território pelo capital, de modo que o meio construído se torna base às operações conflituosas oriundas de diferentes intencionalidades e dos distintos projetos dos que praticam a cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Nobre, Carlos Eduardo. "Técnicas da ação: em torno da dialética entre o uso corporativo do território e as ações dos movimentos de sem-teto." GEOgraphia 17, no. 33 (May 16, 2015): 154. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2015.v17i33.a13701.

Full text
Abstract:
Este artigo busca discutir como, atualmente, a cidade gera um uso seletivo e corporativo do território (SANTOS, 2005) pelos mercados fundiário e imobiliário ao criar artificialmente uma situação de escassez habitacional através do uso rentável e especulativo de vazios urbanos potencialmente úteis à moradia. Ao mesmo tempo, buscamos demonstrar como esse processo corrobora para a emergência de movimentos de sem-teto que passam a utilizar os vazios urbanos subversivamente, através de ocupações programadas, no intuito de restaurar direitos e romper com a lógica de apropriação privada da cidade pelo grande capital. Nosso objetivo principal é apontar argumentos para a necessária contextualização das práticas territoriais dos sem-teto a partir do uso seletivo e corporativo da cidade pelos agentes hegemônicos. Para tanto, destacamos três práticas territoriais distintas, porém complementares, que afetariam o direito à moradia e reforçariam o uso corporativo do território. Por fim, concluímos que as ações dos sem-teto, como ações contra-hegemônicas (SANTOS, 2008a), resultam do próprio uso corporativo do território pelo capital, de modo que o meio construído se torna base às operações conflituosas oriundas de diferentes intencionalidades e dos distintos projetos dos que praticam a cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Paraíso, Marcos Ramos de Almeida, Thereza Olívia Rodrigues Soares, and Leandro Antonio de Almeida. "Desafios e Práticas para a Inserção da Tecnologia da Informação Verde nas Empresas Baianas: um estudo sob a perspectiva dos profissionais de Tecnologia da Informação10.5773/rgsa.v3i3.178." Revista de Gestão Social e Ambiental 3, no. 3 (December 9, 2009): 85. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v3i3.178.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo é analisar as dificuldades e as práticas existentes para a adoção da Tecnologia da Informação Verde (TI Verde) nas empresas. Traz inicialmente um breve histórico do conceito de TI Verde, a partir do pressuposto que as posturas empresariais ecologicamente corretas referentes à tecnologia da informação entram em conflito com as necessidades das empresas em expandir os seus parques tecnológicos para garantir a competitividade que tem as suas bases na inovação. Busca-se contribuir com os estudos acerca dos maiores problemas ambientais no mundo atual: o alto consumo de matérias-primas não renováveis, lixo tecnológico descartado inadequadamente e liberação de poluentes que contaminam o solo e os rios. A metodologia utilizada foi quantitativa e qualitativa: foram aplicados 24 (vinte e quatro) questionários para gerentes e técnicos da área de TI de empresas de diversos ramos de atuação na cidade de Salvador–Bahia. Apesar da maioria dos entrevistados possuírem conceito formado sobre a TI Verde, percebe-se que a maioria das organizações não a priorizam na sua pauta de estratégias e práticas de responsabilidade sócio-ambiental. Palavras-chave: Tecnologia da Informação Verde, Responsabilidade Sócio-ambiental Corporativa, Salvador – Bahia. Abstract The main goal of this paper is to analyze practices and troubles to adopt Green Information Technology (Green IT) in companies. First, it brings a short history of the Green IT concept, presuming that IT ecological actions come into conflict with corporate needs of spreading their technological devices to assure competitiveness, based on innovation. The present article aims to cooperate with the studies about one of the most important environmental troubles nowadays: the over-consumption of not renewable inputs, improper destination of e-waste and pollution emission contaminating soil and rivers. The methodology used was quantitative and qualitative: 24 (twenty-four) questionnaires for IT managers and technicians working at companies of several segments in Salvador, Bahia, Brazil were applied. Despite most interviewees have a pre-established concept of Green IT, the organizations don’t prioritize it in their strategies and practices of social and environmental responsibility. Keywords:environmental responsibility, Salvador-Bahia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Sousa, Luiz Penha, Carolina Alves Arrais da Silva, and Marina Leite de Barros Baltar. "MOBILIDADE CORPORATIVA - DESAFIOS PARA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO NO BRASIL." Projectus 4, no. 3 (June 3, 2021): 13–35. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2019v4n3p13.

Full text
Abstract:
Os congestionamentos nas áreas urbanas durante os horários de pico estão diretamente relacionados aos deslocamentos por motivos de trabalho. Este fato revela as empresas como uma potencial fonte capaz de auxiliar os gestores públicos na gestão da demanda por viagens (GDV). Nesse sentido, surge o conceito de mobilidade corporativa, ainda pouco difundido e explorado no Brasil. Com base em experiências internacionais, os empregadores podem obter dados essenciais ao desenvolvimento de planos de transportes, como informações dos fluxos diários de origem-destino, geralmente obtidos por custosas pesquisas domiciliares. Os planos de mobilidade corporativa (PMC) mostram-se uma boa forma de GDV a ser aplicada em grandes cidades. Paralelamente, alguns países incentivam estas atitudes através de políticas públicas conhecidas como Trip Reduction Ordinances (TRO), existentes desde a década de 80 nos Estados Unidos. Este trabalho tem como objetivo pesquisar as melhores práticas de mobilidade corporativa encontradas em cidades dos Estados Unidos e de países da Europa, bem como a bibliografia dos autores mais relevantes neste tema. Foram identificadas as principais possibilidades de aplicação de PMCs e TROs em regiões metropolitanas brasileiras, bem como as barreiras que serão encontradas para a efetividade e eficácia dessas medidas. Destaca-se a necessidade de mais estudos relacionados à elaboração e implementação de políticas de mobilidade corporativa nas cidades brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

M. Boje, David. "Resistência carnavalesca ao espetáculo global." Revista de Administração de Empresas 42, no. 4 (December 2002): 1–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902002000400003.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma proposta de aplicação crítica pós-moderna do "espetáculo" de Debord e do "carnaval" de Bakhtin às encenações que têm acontecido nas ruas das cidades, nos campi de universidades e na Internet resistindo à nova economia globalizada. Na última década, a Administração Pública passou por uma virada pós-moderna, ficando presa às encenações conflitantes de um espetáculo corporativo orquestrado pela mídia e ao carnaval de resistência do discurso de globalização. Pretende-se neste artigo teorizar a interação do espetáculo e do carnaval como construções teatrais de poder e resistência empresarial e estatal. São analisados o crescimento do espetáculo da indústria de monitoramento, que atesta códigos corporativos de conduta em narrativas de progresso, e os carnavais anti-sweatshop1 e anti-globalização, que desempenham um roteiro de entrega no teatro de rua, nos shows de moda anti-sweatshop e no ativismo cibernético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Petzhold, Guillermo, and Luis Antonio Lindau. "Planos de mobilidade corporativa: análise e proposta de método para sua elaboração." TRANSPORTES 25, no. 1 (March 1, 2017): 01. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v25i1.1102.

Full text
Abstract:
Organizações desempenham um papel fundamental em questões atreladas ao transporte. Por volta de 50% dos deslocamentos diários nas cidades brasileiras ocorrem por motivo de trabalho. O conceito de mobilidade corporativa ainda é incipiente no país, embora difundido internacionalmente. A elaboração de planos de mobilidade corporativa estimula hábitos mais sustentáveis e eficientes de deslocamentos ao trabalho. Através da análise de 16 métodos de países onde o conceito já está estabelecido, propõe-se um roteiro adaptado à realidade local que conduza organizações no desenvolvimento desses planos. O método se diferencia em seis principais pontos frente aos analisados: (i) identificação da necessidade, (ii) mapea-mento dos atores envolvidos, (iii) definição do escopo e reavaliação das metas iniciais, (iv) protagonismo da comunicação, (v) necessidade de cooperação técnica e (vi) coleta de dados sobre custos. Através do método proposto, espera-se influenciar organizações a desenvolverem planos de mobilidade corporativa que venham a beneficiar funcionários, as próprias organi-zações e as cidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Fernández Ignacio, Samuel. "La evolución de los escenarios del consumo urbano. El caso de la calle San Andrés en la ciudad de A Coruña." Cuadernos de Estudios Gallegos 65, no. 131 (August 24, 2018): 307. http://dx.doi.org/10.3989/ceg.2018.131.11.

Full text
Abstract:
En este trabajo de investigación se exploran los escenarios de la ciudad contemporánea atendiendo a la relación que existe entre las identidades urbanas y los elementos de iconografía más representativos de esos lugares. La identidad social que asumen los individuos se genera en la dinámica de la compleja trama de interacciones que se desarrolla dentro de un contexto cultural determinado. Desde la aparición del urbanismo decimonónico, las ciudades modernas se han reconfigurado según las necesidades espaciales derivadas de las actividades económicas que la burguesía industrial y comercial ha liderado. La evolución de los mercados internacionales, la deslocalización de gran parte de la industria y la lógica cultural inserta en la producción de mercancías en las sociedades del capitalismo avanzado han impulsado el fenómeno global de las marcas corporativas. Compitiendo entre ellas por atraer a inversores, ciudadanos y turistas, las ciudades, convertidas en mercancías, han rediseñado sus identidades recurriendo al fetiche de la marca. [gl] Neste traballo de investigación explóranse os escenarios da cidade contemporánea atendendo á relación que existe entre as identidades urbanas e os elementos de iconografía máis representativos deses lugares. A identidade social que asumen os individuos xérase na dinámica da complexa trama de interaccións que se desenvolve dentro dun contexto cultural determinado. Desde a aparición do urbanismo decimonónico, as cidades modernas reconfiguráronse segundo as necesidades espaciais derivadas das actividades económicas que a burguesía industrial e comercial ten liderado. A evolución dos mercados internacionais, a deslocalización da meirande parte da industria e a lóxica cultural inserida na produción de mercadorías nas sociedades do capitalismo avanzado impulsou o fenómeno global das marcas corporativas. Competindo entre si por atraer investidores, cidadáns e turistas, as cidades, agora convertidas en mercadorías, redeseñaron as súas identidades recorrendo ao fetiche da marca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Gouveia, Andréa Barbosa, and Marcos Alexandre dos Santos Ferraz. "Sindicalismo docente e política educacional: tensões e composições de interesses corporativos e qualidade da educação." Educar em Revista, no. 48 (June 2013): 111–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602013000200008.

Full text
Abstract:
O Sindicalismo docente brasileiro tem suas raízes em antigos movimentos ao redor da construção de um Sistema Público de Ensino no país. Desde o movimento dos pioneiros, passando pela LDB de 1946, pelos debates ao redor do capítulo de educação na Constituinte de 1988 e a LDB de 1996; as reivindicações de base corporativa dos professores estiveram estruturalmente vinculadas aos conflitos sobre as condições de oferta do ensino público e sua incidência na qualidade da educação. Com o novo quadro institucional, resultante da Constituição de 1988, que legalizou a representação sindical docente e, numa perspectiva participativa, abriu um amplo leque de Conselhos, que se tornaram novos espaços de ação sindical, justifica-se a necessidade de estudos comparativos entre casos locais. Este trabalho, a partir de uma base empírica que se apoia em entrevistas com dirigentes dos sindicatos de trabalhadores em educação das cidades de Curitiba, Fazenda Rio Grande, Araucária e Piraquara, no Paraná, e Dourados, no Mato Grosso do Sul, analisa a ação sindical docente nos últimos 15 anos, explicitando como se articulam interesses corporativo-trabalhistas e política educacional, sob a ótica dos Sindicatos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Da Luz, Daniel Fonseca. "Transpondo custos para times de chão de fábrica: um estudo de caso na General Motors." REBRAE 2, no. 3 (July 18, 2009): 247. http://dx.doi.org/10.7213/rebrae.v2i3.13469.

Full text
Abstract:
Este artigo trata-se de estudo de caso realizado no ano de 2010 em uma grande montadora automotiva localizada na cidade de Gravataí, RS, a General Motors do Brasil. Sob a luz de seu sistema corporativo de produção, este artigo mostra como os custos são apresentados para o chão de fábrica, utilizando quadros de indicadores de desempenho de times de trabalho, mais precisamente na categoria de custos, focalizando a área técnica – manutenção de ferramentas. O artigo inicia contextualizando a empresa e o tema estudado, passando para a metodologia empregada e, posteriormente, chegando ao referencial teórico com a revisão de conceitos como perdas, custos e construção de indicadores. Na parte empírica do trabalho é apresentada a prática do desdobramento estratégico do plano de negócios no ambiente fabril, identificando quais os indicadores de custos e como são utilizados para a elaboração de quadros de indicadores de desempenho de times de trabalho, analisando as experiências práticas nesse sentido. Concluiu-se que estruturas robustas de sistemas corporativos de produção e a utilização de indicadores financeiros foram solucionadores para a gestão de custos de equipes de trabalho em uma grande montadora de automóveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Oliveira, Denilson Araújo. "ALGUMAS PALAVRAS SOBRE AS MANIFESTAÇÕES E CONFLITOS SOCIAIS NO RIO DE JANEIRO A PARTIR DE JUNHO DE 2013." Ensaios de Geografia 2, no. 3 (September 23, 2013): 32. http://dx.doi.org/10.22409/ensaiosgeo2013.v2i3.a21931.

Full text
Abstract:
Nos últimos meses em mais de 1000 cidades no Brasil um conjunto de mega-manifestações inéditas na história de nosso país revirou o debate político nacional. Essa multiplicação de eventos que já estavam ocorrendo em vários países e ganhou dimensão espacial na grande mídia corporativa em várias cidades brasileiras, demonstra que o ‘espírito de combate’ já estava aqui à espera do melhor momento para se manifestar. Todavia, alguns questionamentos se colocam. Quais os significados destas manifestações e o que elas apontam? Essas são as questões que norteiam esse debate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Daniel, Camila. "Contradições na “Cidade do charme”: a interseccionalidade nas desigualdades em Baltimore, Estados Unidos." Desenvolvimento em Debate 9, no. 1 (April 30, 2021): 11–27. http://dx.doi.org/10.51861/ded.dmvu.1.015.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a interseção entre raça, classe e fluxos migratórios no espaço urbano, enfocando no caso de Baltimore, EUA. Cidade majoritariamente negra, Baltimore enfrenta uma segregação racial histórica, agravada pelos ciclos de crise do capitalismo. No final do século XX, a cidade sofreu com a desindustrialização, o desemprego estrutural, uma brusca queda populacional e uma política de austeridade. Na tentativa de recuperar a economia da cidade, Baltimore mergulhou numa reforma urbana que privilegia os bairros majoritariamente brancos, através de empreendimentos corporativos e do investimento em equipamentos de hospedagem, lazer, esporte, turismo e infra-estrutura que deram a Baltimore a alcunha de “cidade do charme”. Enquanto isso, os bairros negros sofrem ou com o desinvestimento ou com a gentrificação. Baseando-me numa análise bibliográfica e no trabalho de campo etnográfico realizado entre 2016 e 2019, concluo que a imigração complexifica as tensões raciais e as desigualdades no espaço urbano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçaves, Carolina Lescura de Carvalho Castro, Rhuan Antony Dias Navarro, and Renato Augusto Conde Da Silva. "Os festivais e seus impactos para os destinos turísticos: O caso do Festival de Inverno de Ouro Preto/MG." REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO 15, no. 1 (April 20, 2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.17648/raoit.v15n1.6082.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como tema principal o impacto dos eventos nos destinos turísticos. Os eventos, importante campo de estudos na área do turismo, tornaram-se tão popularizados nos dias de hoje que setores governamentais, corporativos e comunitários os criam com os mais diversos objetivos, seja para atrair incentivos financeiros ou benefícios culturais e/ou sociais para os destinos turísticos, conformando-se um dos mais fundamentais e maiores setores que compõe a atividade turística. Neste sentido, durante todo o ano a cidade de Ouro Preto, MG, prestigioso destino turístico, recebe eventos de diversos tipos, seja de caráter cultural, religioso, manifestações artísticas, sociais, corporativos, científicos, dentre outros. Destaca-se o Festival de Inverno de Ouro Preto, um dos mais conhecidos eventos que acontece anualmente, impactando sócio-economicamente este destino turístico. Neste sentido, a pesquisa busca compreender a importância do Festival de Inverno de Ouro Preto e discutir seu impacto socioeconômico para a cidade, à luz da avaliação dos seus frequentadores e da comunidade local. Para atingir este objetivo, além de pesquisa documental em relatórios de pesquisa de órgãos oficiais do turismo, utilizou-se da abordagem quantitativa, por meio de aplicação de 342 formulários aos frequentadores do evento. Os resultados da pesquisa apontam para a significância do evento para Ouro Preto, especialmente para o turismo da cidade, em razão do impacto social, cultural e econômico para o destino turístico investigado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Fortich Mesa, Natalia, and Víctor Patricio Díaz-Narváez. "Atitude empática em estudantes de odontologia da Universidade Corporation Rafael Núñez na cidade de Cartagena." Revista Ciencias de la Salud 16, no. 1 (January 31, 2018): 129. http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/revsalud/a.6495.

Full text
Abstract:
Introducción: la empatía se refiere a un aspecto de la personalidad que cumple una función importante en las relaciones interpersonales, facilitando la competencia de comunicación y la relación odontólogo-paciente. Esta adecuada interacción propenderá por mejorar la calidad de la atención odontológica ofrecida. El propósito del estudio fue describir el grado de actitud empática que poseen los estudiantes de pregrado de odontología en una institución universitaria de la ciudad de Cartagena, Colombia, según género y niveles de enseñanza. Materiales y métodos: estudio tipo exploratorio y de corte transversal. La muestra estuvo constituida por 326 estudiantes de 1o a 5o año. Se utilizó la escala de empatía médica de Jefferson versión “S” —eemj—, psicométricamente validada para medir la empatía. Para el análisis de los resultados se aplicó la prueba de normalidad de Shapiro-Wilk. Se compararon las medias mediante un análisis de varianza bifactorial modelo III con interacción de primer orden (Anova), con un nivel de signi cancia p < 0,05. Resultados: la con abilidad fue satisfactoria (0,72). Los puntajes obtenidos en la eemj variaron entre un mínimo de 54 y un máximo de 130 puntos para las mujeres y un mínimo de 55 y un máximo de 126 para los hombres; el promedio de los puntajes de empatía global fue bajo: 95,80 ± 12,9; los resultados no fueron significativos (p = 0,185) para el factor nivel académicos y género (p = 0,25). Discusión: los resultados obtenidos sobre niveles de orientación empática en los estudiantes de odontología, en sentido general, fueron bajos, en relación con los estudios realizados en los estudiantes de Norteamérica, México y Chile. Los resultados obtenidos en este trabajo permiten afirmar que si bien no hay diferencias estadísticamente significativas en los niveles de orientación empática en los cursos examinados, se observa una disminución de la orientación empática de los alumnos a medida que comienza la práctica clínica. Estos hallazgos obtenidos concuerdan con otros estudios en los que se puede apreciar que el nivel de empatía presenta una tendencia descendente a medida que aumentan los niveles de la carrera. Conclusiones: a pesar de que no se encontraron diferencias estadísticamente significativas de orientación empática entre los años académicos y entre los géneros, se destaca que en el último año de la carrera aumentó el puntaje; los hombres reportaron niveles mayores de orientación empática en valores absolutos que las mujeres; el mayor nivel de orientación empática se detectó en el grupo de tercer año.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Xavier, Marcos. "Cidades de pequeno porte e comando do agronegócio no Oeste Paranaense." Geosul 33, no. 68 (September 19, 2018): 137–63. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n68p137.

Full text
Abstract:
A forma como as empresas utilizam o território, definindo as localizações das diferentes etapas da produção e seus fluxos materiais e imateriais, pode revelar as interações entre os lugares e as funções de cada um na divisão territorial do trabalho. O processo produtivo repartido no espaço acaba gerando novas hierarquias entre os lugares utilizados por elas para comandar, controlar e organizar e aqueles destinados a executar as diferentes parcelas da produção. No Oeste Paranaense, o uso do território pelo agronegócio cooperativo tem levado cidades de pequeno porte a se tornarem nós de complexos processos de produção e sedes de decisões corporativas, expandindo e tornando mais complexas a rede de relações estabelecida entre elas e o campo e entre elas as demais cidades do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Reis, Anderson Roberti dos. "Da cidade à república das letras. Jesuítas, administração vice-real, grupos letrados (México, sécs. XVI-XVII)." História, histórias 2, no. 3 (October 20, 2014): 18. http://dx.doi.org/10.26512/hh.v2i3.10791.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o papel desempenhado pelos jesuítas na formação de grupos letrados e, pois, de parcela das elites coloniais na capital da Nova Espanha. Parte-se de uma leitura clássica a respeito desse tema, aquela oferecida pelo crítico uruguaio Ángel Rama em La ciudad letrada, a fim de buscar outras possibilidades de compreensão para as relações entre os padres da Companhia de Jesus, os grupos letrados e a administração vice-real. O argumento central deste artigo sustenta que a conformação política da Monarquia Espanhola e de seus vice-reinos americanos nos séculos XVI e XVII, distante da noção de Estado Moderno e mais próxima de um modelo corporativo, torna difícil o enquadramento da atividade dos padres na perspectiva de “intelectuais a serviço da monarquia absoluta”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Scherma, Ricardo Alberto, and Samira Peduti Kahil. "Densidades do sistema financeiro: uso corporativo e desigualdades regionais do território brasileiro." Sociedade & Natureza 23, no. 1 (2011): 105–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132011000100009.

Full text
Abstract:
Diante da histórica situação geográfica de desigualdade regional brasileira, procuramos destacar a questão da desigual distribuição do dinheiro, analisando tanto a instalação dos fixos bem como a dinâmica dos fluxos do sistema financeiro em território nacional. Demonstramos a territorialização do sistema financeiro, por meio de suas agências bancárias, que controlam hoje a dinâmica dos fluxos monetários no território brasileiro. Contudo, apenas o conhecimento dessas formas geográficas, sua quantificação e topologia de nada nos adiantariam se não investigássemos os fluxos de crédito e de depósitos, revelando as desigualdades resultantes do uso corporativo do território brasileiro. Por último, levantamos dados e realizamos revisão bibliográfica que demonstra a consolidação da cidade de São Paulo como centro financeiro do território nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ramos, Schirlei Stock, Kelmara Mendes Vieira, and Ana Luiza Paraboni. "Governança Corporativa em Organizações Públicas: Aplicação do Limpe na Mesorregião Centro-Ocidental Rio-Grandense." Revista Administração em Diálogo - RAD 19, no. 1 (January 1, 2017): 01. http://dx.doi.org/10.20946/rad.v19i1.22873.

Full text
Abstract:
A demanda por mais Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência - LIMPE, nas ações governamentais, sobretudo, nos municípios está diretamente relacionada à questão do desenvolvimento das cidades. Todavia os limites surgem quando os atores envolvidos na governança pública não possuem conhecimentos adequados destes conceitos, resultando em impactos negativos na vida de todos os cidadãos. O estudo analisa a governança corporativa das prefeituras dos 31 municípios que compõem a mesorregião centro ocidental Rio-grandense a partir de um check-list transversal que avalia a governança corporativa tanto na perspectiva do LIMPE quanto na perspectiva do Balanced Score Card. Os dados revelaram que nos municípios pesquisados verifica-se apenas parcialmente a aplicação dos parâmetros pesquisados, sendo os referentes à legalidade os mais praticados. Na perspectiva do Balanced Score Card, os melhores resultados foram obtidos para a dimensão financeira e os piores para a Aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Presas, Luciana Melchert Saguas, and Arthur P. J. Mol. "Ecologizando edifícios transnacionais: entre fluxos globais e espaços locais." Ambiente & Sociedade 7, no. 1 (June 2004): 9–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2004000100002.

Full text
Abstract:
Este artigo desenvolve uma perspectiva teórico-metodológica para analisar e melhor compreender a atual dinâmica de reestruturação ambiental das cidades metropolitanas, argumentando que com a globalização espaços urbanos transnacionais estão surgindo - incluindo sedes corporativas de empresas e bancos multinacionais, cadeias de hotéis, restaurantes e lojas internacionais, aeroportos, etc. - e estabelecendo uma conexão entre o 'local' e o 'global' dentro de ambientes urbanos. Seguindo a tradição dos estudos sobre modernização ecológica, este artigo explora como a gestão ambiental urbana deixa de ser definida apenas por atores e políticas locais nesses espaços transnacionais, uma vez que atores e políticas emergentes no espaço de fluxos globais também a influenciam. Após conceituar o atual contexto de gestão ambiental urbana à luz dessa interface local-global, exploramos 12 estudos de casos empíricos sobre a interseção entre estratégias ambientais corporativas das empresas ABN-AMRO, ING, Andersen e IBM e políticas ambientais urbanas de três cidades globais: Amsterdã, São Paulo e Beijing. Na conclusão, o artigo aprimora o modelo conceitual proposto sobre a dinâmica das reformas ambientais urbanas e sobre a inadequação de conceituá-las como resultado apenas de processos políticos locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Demétrio, Natália Belmonte, and Rosana Baeninger. "CIDADES NA AGRICULTURA CIENTÍFICA E GLOBALIZADA: TRANSFORMAÇÕES NA DINÂMICA DA POPULAÇÃO E NA ESTRUTURA DO EMPREGO." Para Onde!? 11, no. 1 (April 27, 2019): 65–74. http://dx.doi.org/10.22456/1982-0003.91671.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho é analisar os processos de redistribuição da população e as mudanças na estrutura do emprego associados à globalização do agronegócio no Estado de São Paulo. Como áreas privilegiadas de transformação social, espaços da globalização cujos vínculos transnacionais mais fortes passam pela produção de commodities, são apresentados os arranjos urbanos-rurais regionais. Nesse estudo, o enfoque recai nos arranjos construídos a partir dos circuitos espaciais produtivos dos setores sucroenergético, citrícola e de frigoríficos de carne bovina. Na condição de espacialidades híbridas, onde tendências históricas coexistem com novos processos, os arranjos urbanos-rurais regionais abrangem múltiplos espaços da migração que expressam toda a desigualdade e segmentação que marca a agricultura científica e globalizada e seu dinâmica de urbanização corporativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Sá, Maria Cássia de, and Virgínia Célia Cavalcante de Holanda. "O uso seletivo do território na distribuição dos serviços de saúde: um estudo de Sobral – Ceará." Ateliê Geográfico 11, no. 2 (November 3, 2017): 95. http://dx.doi.org/10.5216/ag.v11i2.39794.

Full text
Abstract:
ResumoNa perspectiva de captar as expressões que Sobral congrega na rede urbana cearense, nos debruçamos durante essa pesquisa no estudo do uso do território de Sobral pelos serviços de saúde. Enquanto cidade média, a referida cidade responde por uma das quatro macrorregiões de saúde no estado, reunindo estabelecimentos públicos e privados que oferecem assistência à saúde nos três níveis de complexidade que compõe a rede de ações e serviços de saúde no Brasil. Os serviços de saúde seguem a lógica de uso corporativo do território, e Sobral historicamente vem garantindo seu lugar nessa topologia.Palavras-chave: Cidade Média. Sobral. Serviços de Saúde. Uso do Território. AbstractIn the perspective of capturing the expressions that Sobral aggregates in the Ceará's urban network, we worked during this research in the study of the use of territory of Sobral by health services While average city, this city accounts for one of the four macro health regions in the state, bringing together public and private health care offers three levels of complexity that makes up the network of actions and healthcare services in Brazil. Health services, follow the logic of corporate use of the territory, and Sobral historically has guaranteed its place in this topology.Keywords: Medium City. Sobral. Health Services. Use of the territory. ResumenEn la perspectiva de captar las expresiones que Sobral aduna en la rede urbana cearense, direccionamos esa investigación en el estudio del uso del territorio de Sobral por los servicios de salud. Mientras ciudad media, la referida ciudad revelase como una de las cuatro macro-regiones de salud en estado, reuniendo establecimientos públicos y privados que ofrecen asistencia a la salud en los tres niveles de complexidad que compone la rede de acciones y servicios de salud en Brasil. Los servicios de salud siguen a lógica de uso corporativo del territorio, y Sobral históricamente viene garantizando su sitio en esa topología. Palabras Clave: Ciudad Media. Sobral. Servicios de salud. Uso del territorio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Soares, Eduardo Codevilla, and Peter Bent Hansen. "PROPOSTA DE ESTRUTURA COMBINADA PARA ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE E DA SUSTENTABILIDADE DE CIDADES." REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade 4, no. 1 (February 25, 2014): 83. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v4i1.210.

Full text
Abstract:
<p>O crescimento econômico de meados do século XX e início do século XXI, descortinou uma série de problemas os quais tornaram-se preocupações na atualidade, entre outros, os problemas ambientais e sociais. Tendo como embasamento a discussão sobre os dois paradigmas predominantes nesse contexto, a abordagem de Maximização de Lucros dos <em>Shareholders</em> (MLS) e a abordagem da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), o objetivo deste artigo é lançar um novo olhar sobre os temas visando permitir uma aproximação dos constructos teóricos que aparentemente se mostram divergentes, e evidenciar a relevância de se considerar os conceitos de sustentabilidade na construção da competitividade das cidades. Para desenvolvimento desta pesquisa foram realizadas entrevistas e desenvolvidos mapas cognitivos com especialistas e atores sociais de cidades do RS, os quais convivem com tal contexto em seu cotidiano. Como resultado do trabalho desenvolvido constata-se que uma abordagem conjunta entre competitividade e sustentabilidade é possível de ser realizada, desde que sejam consideradas as divergências fundamentais entre os dois campos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Passos, Luisa Sapienza, and Gilda Collet Bruna. "CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL LEED: MAPEAMENTO EM SÃO PAULO." MIX Sustentável 5, no. 3 (August 4, 2019): 41–54. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2019.v5.n3.41-54.

Full text
Abstract:
O presente estudo pretende problematizar a questão da sustentabilidade com um olhar direcionado às certificações ambientais na arquitetura, que se introduzem no mercado como um atestado e comprovante de uma postura ambientalmente correta. A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) aparece como destaque no Brasil e a tipologia de edifícios corporativos é a de maior número dentre todas as categorias. O objetivo do estudo é compreender os critérios dessa certificação e a sua relevância dentro da organização urbana na cidade de São Paulo, para isso foram levantados todos os seus requisitos de pontuação, e todos os edifícios certificados, que por sua vez foram mapeados um a um para a compreensão da distribuição dessas edificações certificadas nos principais eixos urbanos corporativos de São Paulo: Avenida Paulista, Avenida Faria Lima, Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e Avenida Nações Unidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Danner, Leno Francisco. "Esfera Pública e Política Radical: Apontamentos a Partir de Habermas." Trans/Form/Ação 38, no. 3 (December 2015): 133–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31732015000300009.

Full text
Abstract:
RESUMO:O artigo discute a noção de esfera pública tematizada nos trabalhos habermasianos, defendendo que a íntima associação entre esfera pública e democracia permite pensar um modelo de política radical, no qual a aproximação entre Estado burocrático e partidos políticos profissionais com os movimentos sociais e as iniciativas cidadãs poderia superar a redução da práxis política a política partidária, concedendo a devida importância aos impulsos normativos e aos interesses generalizáveis advindos da sociedade civil rumo ao político, recuperando também uma concepção de esfera pública não desvirtuada por formas de comunicação ideológicas ou distorcidas, inclusiva e crítica do poder. Para isso, entretanto, a práxis política necessitaria, correlatamente àquela aproximação, dar um passo além da própria esfera pública concentrada na mídia corporativa, adentrando nas esferas públicas informais desenvolvidas pelos movimentos sociais e pelas iniciativas cidadãs. Com efeito, as acusações, por Habermas, de subversão da esfera pública das democracias de massa contemporâneas somente poderiam ser superadas a partir de uma maior ênfase em tais esferas públicas informais, que também poderiam dinamizar uma organização administrativo-partidária atualmente marcada pelo distanciamento e pela sobreposição em relação à sociedade civil – situação possibilitada, em grande medida, pela mídia corporativa e pela burocracia e elitismo partidários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Alves, Giovanni. "Trabalho e reestruturação produtiva no Brasil neoliberal: precarização do trabalho e redundância salarial." Revista Katálysis 12, no. 2 (December 2009): 188–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-49802009000200008.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é tratar das mutações sociais que ocorrem no mundo do trabalho a partir da era neoliberal no Brasil. Examina-se a precarização do trabalho como sendo elemento compositivo do novo metabolismo social que emerge com a reestruturação produtiva do capital e a constituição do Estado neoliberal. Apresenta-se como bases objetivas da precarização do trabalho, a intensificação (e ampliação) da exploração (e espoliação) da força de trabalho, o desmonte de coletivos de trabalho e de resistência sindical-corporativa; assim como a fragmentação social nas cidades em virtude do crescimento exacerbado do desemprego em massa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Bufoni, André Luiz, Natiara Penalva Muniz, and Aracéli Cristina de Sousa Ferreira. "O processo de certificação socioambiental das empresas: o estudo de caso do certificado 'empresa cidadã'." Revista de Administração Contemporânea 13, spe (June 2009): 19–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552009000500003.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de Contabilidade Social Corporativa, em uma de suas formas mais conhecidas, preferidas e utilizadas: o Balanço Social. O objetivo deste estudo é a análise da eficácia do processo de certificação do Empresa Cidadã, promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro [CRC/RJ], que teve por objetivo "elevar a qualidade e a transparência dos relatórios sociais publicados e incentivar a realização de balanços sociais pelas organizações". Efetuou-se ainda uma análise qualitativa dos dados apresentados para certificação. Este trabalho se utiliza então do estudo de caso simples como metodologia, tendo a certificação como caso e o processo como unidade em análise. Esta pesquisa conclui que, apesar da melhoria contínua, da consolidação do processo, da sofisticação e da tecnicidade e abrangência, o processo ainda se encontra distante de alcançar os objetivos de influenciar as decisões dos gestores e modificar o comportamento das instituições sobre investimentos desta natureza. A análise dos dados é dificultada pela inconsistência, heterogeneidade e posicionamento das informações apresentadas, enquanto o processo em si se revela excessivamente quantitativo, apresentando ainda o problema da não publicidade dos critérios e julgamentos efetuados na análise dos dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Silva, Renata Maria da, Aumeri Carlos Bampi, and José Aldair Pinheiro. "De espaço de vida da trajetória camponesa a território do agronegócio." Revista Campo-Território 16, no. 41 Ago. (August 6, 2021): 93–122. http://dx.doi.org/10.14393/rct164105.

Full text
Abstract:
O estudo busca tratar do território ocupado no município de Vera, MT, durante o processo de expansão capitalista. A ocupação inicial deveu-se à expansão da fronteira agrícola capitalista ao Centro-Oeste e Amazônia e ocorreu em diversas fases, gerando profundas implicações socioambientais. Muitos campesinos para lá se dirigiram, necessitando abrir espaços para se instalarem. Na sequência, a exploração madeireira impulsionou a chegada de novos migrantes quando parte da força de trabalho do campo foi deslocada à extração de madeira. A atividade foi intensa nas décadas de 1980 e 1990, movimentando os espaços rurais e a cidade com diversas indústrias de beneficiamento. Em período mais recente (2000 em diante), ocorreu a apropriação do território pelo agronegócio ligado às corporações de commodities, trazendo implicações econômicas e sociais à população da pequena cidade e mesmo à agricultura camponesa. A supressão da floresta com a finalidade de desenvolvimento da agricultura comercial de grãos ocasionou enorme degradação ao bioma e, ao mesmo tempo, inseriu a alienação do território ao mundo corporativo. Assim sendo, a perspectiva de renda e trabalho se dá, quase em sua totalidade vinculada a agricultura comercial de larga escala
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography