Academic literature on the topic 'Cidade de Cruzeiro'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Cidade de Cruzeiro.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Cidade de Cruzeiro"

1

Brandão, Paulo Roberto Baqueiro. "O CRUZEIRO GALEGO DE COMODORO RIVADAVIA (ARGENTINA): INTERPRETAÇÕES SOBRE IDENTIDADE, PODER E TERRITÓRIO." Sociedade e Território 30, no. 1 (August 1, 2018): 150–68. http://dx.doi.org/10.21680/2177-8396.2018v30n1id13084.

Full text
Abstract:
Neste ensaio o que se pretende destacar são as estratégias de territorialização dos migrantes galegos na América Latina a partir do uso de um monumento representativo da sua cultura – o cruzeiro galego – como elemento de apropriação dos espaços da diáspora. Para tanto, lança-se um olhar sobre o caso dos migrantes estabelecidos em Comodoro Rivadavia, principal cidade da província de Chubut e um dos mais importantes centros de recepção de população oriunda do noroeste peninsular ibérico na Argentina. Neste sentido, o texto aborda os cruzeiros galegos e suas representações, a dinâmica migratória da cidade argentina em pauta e, por fim, as interpretações sobre identidade, poder e território que emanam da fixação do cruzeiro galego na área central da urbe patagônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Norberto, Tamyse Campos Bueno, and Paulo Romano Reschilian. "O ACESSO À CIDADE NEGADO PELA PRODUÇÃO CAPITALISTA DO ESPAÇO NA CIDADE DE CRUZEIRO-SP." Revista Univap 22, no. 40 (February 21, 2017): 580. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1223.

Full text
Abstract:
A cidade é um produto histórico e social resultado da transformação do homem na natureza. Assim, a cidade é o espaço no qual a sociedade estabelece relações e que se modifica à medida em que o território se transforma. A produção do espaço é balizada pela acumulação do capital que resulta em conseqüências para a realização da vida humana debruçada na desigualdade social e acesso à cidade para parte da população apenas. As práticas de planejamentos que foram tomados como caminhos para organizar este organismo complexo que é a cidade desde o início do século passado, hoje, mostram-se incompletos. Cruzeiro-SP, cidade pequena (segundo classificação do IBGE) do fundo do Vale do Paraíba apresenta uma produção do espaço constituída das mesmas características das cidades medias e de grande porte baseada no espraiamento da cidade e segregação sócioespacial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues dos Santos Silva, Jefferson, Matheus Kuckmanski Taveira, Anderson Azevedo Mesquita, Rodrigo Otáveio Peréa Serrano, and José Genivaldo do Vale Moreira. "CARACTERIZAÇÃO TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE, BRASIL." UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre 3, no. 1 (July 30, 2021): 12. http://dx.doi.org/10.47418/uaquiri.vol3.n1.2021.4585.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo realizar diagnóstico do comportamento dos registros pluviométricos mensal e anual na cidade de Cruzeiro do Sul, Acre, ocorridos entre os anos de 1970 a 2019, a partir de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva, que são importantes ferramentas de análise exploratória para variáveis quantitativas contínuas. Estatísticas como média e Coeficiente de Variação, além de técnicas gráficas foram destacadas como elementos de apoio à tomada de decisão em relação ao comportamento da precipitação pluviométrica registrada para a localidade em estudo. Os resultados convergiram para a confirmação de um período seco, compreendido de maio a setembro, além de um período notadamente chuvoso, de outubro a abril. O valor médio mensal de precipitação foi de 178,1 mm, tendo o mês de março o maior valor médio de precipitação total mensal, enquanto o menor valor médio foi registrado no mês de julho. Os resultados permitiram concluir que os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março apresentam as menores variações pluviométricas para os 49 anos avaliados, com coeficientes de variação menor o igual a 35,95%. Além disso foi verificado que a precipitação mensal registrada para Cruzeiro do Sul apresentou grande variabilidade, com intervalo de 32,38% a 71,65% no coeficiente de variação, tendo o maior valor atribuído ao período seco (baixo valor médio de precipitação total) e o menor valor associado ao período chuvoso
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Leticia De Oliveira, Matheus Martins Lopes, Germán Andres Lozano Vela, Luiz Otávio Campos de Medeiros, and Paulo Antonio De Souza Junior. "Análise de viabilidade do aproveitamento energético do gás de aterro para a cidade de Cruzeiro [SP]." Labor e Engenho 10, no. 1 (March 18, 2016): 07. http://dx.doi.org/10.20396/lobore.v10i1.8641867.

Full text
Abstract:
Os resíduos sólidos estão relacionados a doenças e à poluição ambiental, a necessidade de maior conhecimento da composição desses resíduos e da melhor maneira para a disposição final destes resíduos. A importância do saneamento ambiental pode ser observada na PNRS (Politica Nacional de Resíduos Sólidos), que descreve a necessidade de limpeza urbana e coleta seletiva, a partir da implantação de metas para melhor destinação destes resíduos. Com a finalidade de uma visão geral dos resíduos sólidos produzidos na cidade de Cruzeiro-SP, realizou-se uma projeção e análise da construção de um aterro sanitário para o acondicionamento destes resíduos, iniciando-se pelo ano de 2013, por um período de 20 anos. A falta de lugares para acondicionamento de resíduos resulta em contaminação de lençóis freáticos e solos. Com o auxilio do software “WARM”, fez-se a análise de três cenários, com a reciclagem de materiais e utilização para compostagem, sendo os cenários 2 e 3 com o aproveitamento do gás para geração de energia. Após a construção destes cenários foi feita a análise econômica destes cenários. A partir da análise econômica foi possível estabelecer o melhor cenário a ser adotado para a cidade de Cruzeiro-SP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mauad, Ana Maria. "Na mira do olhar: um exercício de análise da fotografia nas revistas ilustradas cariocas, na primeira metade do século XX." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 13, no. 1 (June 2005): 133–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-47142005000100005.

Full text
Abstract:
Este artigo traz considerações sobre a análise histórica de imagens fotográficas, aplicando as propostas teórico-metodológicas apresentadas a uma série fotográfica composta pelas imagens de duas revistas ilustradas, Careta e O Cruzeiro, publicadas na cidade do Rio de Janeiro entre 1900 e 1960. Por meio da análise da mensagem fotográfica relaciona-se a elaboração dos códigos de comportamento de classe às suas representações sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Volkmer, Márcia Solange, and Júlia Leite Gregory. "A Casa do Morro: um lugar de memória em Cruzeiro do Sul/RS." História Unicap 4, no. 7 (November 10, 2017): 31. http://dx.doi.org/10.25247/hu.2017.v4n7.p31-46.

Full text
Abstract:
A Casa do Morro está situada no município de Cruzeiro do Sul/RS e pertenceu à família Azambuja, que fez parte da elite do Vale do Taquari durante o século XIX. A Casa chama a atenção por sua arquitetura imponente e pela sua localização: no alto do morro da antiga Fazenda São Gabriel. O monumento histórico foi eleito símbolo do município em 1969, alguns anos após a emancipação e hoje ocupa lu-gar de destaque no brasão municipal. Este artigo pretende analisar as escolhas polí-ticas e a vinculação da sociedade local à Casa do Morro, reconhecendo-a como um lugar de memória. A proposta vincula-se à discussão das potencialidades do Ensino de História no estudo dos temas vinculados à memória e patrimônio locais, que na cidade de Cruzeiro do Sul resultaram na criação do grupo Amigos da Casa do Mor-ro para lutar a favor da preservação do monumento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gomes, Wanderson. "Turismo religioso no Brasil e o caso da revitalização do Morro do Cruzeiro em Murici - AL." Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 19, no. 27 (December 1, 2017): 115–31. http://dx.doi.org/10.20396/csr.v19i27.12500.

Full text
Abstract:
Aproveitando o fluxo crescente de turistas à procura do turismo religioso, o governo brasileiro tem investido em políticas descentralizadas de intervenção nos destinos. Seguindo as novas recomendações, norteadas pelo Plano Nacional de Turismo, o estado de Alagoas busca introduzir o Programa de Municipalização e Regionalização do Turismo para a organização, revitalização e dinamização dos destinos situados nos interiores, explorando elementos histórico-culturais de seu povo para prolongar a estadia do turista e desobstruir a capital Maceió. Nesse sentido, localiza-se a cidade de Murici, interior do estado, que vê os primeiros passos para a revitalização do seu mais tradicional evento religioso: a subida do morro do Cruzeiro, na semana santa, atraindo uma multidão de fiéis. Este trabalho tem como propósito evidenciar parte do amplo contexto do turismo religioso no Brasil, bem como a proposta de transformação estrutural do morro do Cruzeiro, refletindo sobre suas implicações no seio da comunidade muriciense e identificando como o município se insere na recente orientação turística do estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Chataignier, Gilda. "Estilo: resgate de memórias costuradas." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 1, no. 1 (February 14, 2007): 48. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v1i1.400.

Full text
Abstract:
As garotas de Ipanema ainda não conheciam o biquíni e nem sonhavam com a poesia apaixonada de Vinícius de Morais. Mas gostavam mesmo das Garotas desenhadas por Alceu Penna nas páginas da revista semanal O Cruzeiro. Lançadoras de moda, essas personagensexibiam modernidade com óculos de gatinho, vestidos de baile e outras criações do seu autor, mineiro de Curvelo. Da mesma cidade veio para o Rio de Janeiro, em 1947, a costureira Zuzu Angel, que deixou seu registro de moda e dor entre nós (...)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Magalhães, Carlos Augusto. "DESIGUALDADE, EXCLUSÃO E VIOLÊNCIA URBANA EM NARRATIVAS HIPERCONTEMPORÂNEAS." Revista de Estudos Literários 8 (January 9, 2019): 75–100. http://dx.doi.org/10.14195/2183-847x_8_3.

Full text
Abstract:
A cidade e o urbano, pensados, vivenciados e experienciados como lugares-tempos expandidos e instáveis, apresentam-se como uma tessitura física, social, econômica, política e cultural fragmentária, mas que ostenta a indiscutível densidade e vive em turbulenta e constante metamorfose (Crang e Thrift, 2000). O artigo se propõe analisar as interações com o espaço urbano e seus processos de expansão nas grandes cidades brasileiras. Busca-se discutir as representações da cultura urbana, pensando-se nas relações com as alegres ruas do Centro da modernizada cidade brasileira das décadas de 40, 50, 60, 70 do século xx. Refl ete-se também sobre os contatos com a cidade (hiper)contemporânea – multifacetada, dispersa, desigual, contraditória. Explanam-se leituras da cidade de Porto Alegre atual, por intermédio, sobretudo, das reconfi gurações dos espaços urbanos, pensando-se, inclusive, na presença da favela, Outro tomado como símbolo da desigualdade brasileira. Observam-se as representações da violência, do anonimato, da estratifi cação social, aspectos que comparecem nas narrativas “Verão” e “A aventura prático-intelectual do Sr. Alexandre Costa”, produções integrantes da antologia Os lados do círculo (2005), de Amílcar Bettega Barbosa. Ambos os contos tematizam a violência urbana hipercontemporânea: o homicídio de pessoas moradoras de rua por um serial killer, no texto “A aventura prático-intelectual do Sr. Alexandre Costa” e o assassinato do empresário Wagner Henrique, resultado de embates entre ele e a população da favela da Vila Cruzeiro, na narrativa “Verão”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Maziero, Ellen Karin Dainese. "Mulheres e carnavais no Rio de Janeiro: as representações da imprensa entre 1950 e 1962." Antíteses 10, no. 20 (December 1, 2017): 1129. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n20p1091.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo discutir as representações construídas pela imprensa quanto à presença das mulheres de diferentes segmentos sociais nos carnavais da cidade do Rio de Janeiro, de 1950 a 1962. Entendido como um tipo de festejo libertador das convenções sociais, o carnaval possibilitava o extravasamento e transgressões de algumas mulheres, que aproveitavam o clima dos folguedos para manifestar comportamentos mais livres. Por meio da cobertura dos carnavais realizada pelas revistas O Cruzeiro e Manchete e pelos jornais Correio da Manhã e O Globo, foi possível apreender as percepções da imprensa sobre a participação feminina nessas celebrações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Cidade de Cruzeiro"

1

Gonzaga, Beatrice Arruda Eller. "O planejamento urbano e a cidade real : um olhar sobre o Cruzeiro - DF." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2005. http://repositorio.unb.br/handle/10482/5483.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2005.
Submitted by Marcos Felipe Gonçalves Maia (felipehowards@gmail.com) on 2010-08-04T12:49:16Z No. of bitstreams: 1 beatrice_gonzaga.pdf: 6193227 bytes, checksum: f229b34d6b25b102193a947be9560407 (MD5)
Approved for entry into archive by Carolina Campos(carolinacamposmaia@gmail.com) on 2010-09-27T13:34:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 beatrice_gonzaga.pdf: 6193227 bytes, checksum: f229b34d6b25b102193a947be9560407 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-09-27T13:34:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 beatrice_gonzaga.pdf: 6193227 bytes, checksum: f229b34d6b25b102193a947be9560407 (MD5) Previous issue date: 2005-12-19
Neste trabalho, alguns dos conceitos atribuídos à cidade, à comunidade e ao bairro pela literatura acadêmica e técnica foram analisados sob o duplo enfoque dos seus aspectos físicos e sociais. Para melhor entendimento do emprego dessa nomenclatura em algumas cidades projetadas, foram apresentados também os conceitos de cidade-satélite, Superquadra e Região Administrativa, largamente utilizados no plano urbanístico da cidade de Brasília (DF). A partir dessa revisão teórica, o processo de urbanização da região do Cruzeiro, no Distrito Federal, foi investigado à luz da leitura de seus projetos urbanísticos e da caracterização dos grupos sociais lá constituídos, tendo como data de partida o ano de 1959, e de término o ano de 2003. Dessa análise, foi possível identificar de que formas o processo de urbanização da região contribuiu para o seu entendimento como cidade, bairro ou comunidade - o que será útil para uma leitura apropriada do núcleo urbano, tanto para técnicos como para a comunidade, quando da realização de revisões em seu planejamento urbano, os chamados Planos Diretores. No caso do Cruzeiro (DF), percebeu-se que as relações sociais entre moradores terminaram por estabelecer grupos sociais homogêneos e/ou heterogêneos, nos quais o fator de união dos habitantes (que pode ser um sentimento, uma necessidade ou mesmo um modismo) está influenciado por variáveis como faixas de renda e níveis de escolaridade. Assim, foi caracterizada a construção de uma identidade coletiva a partir dos gostos, costumes e tradições desses grupos, que passaram a criar mecanismos de apropriação sócio-espacial e a estabelecer laços de comunidade - elementos tão caros à constituição de um lugar para se viver. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work analyses, in the light of social and physical matters, some of the concepts usually attributed by the technical and academic literature to such categories as “city”, “borough” and “community”. For a better understanding of the nomenclature applied to some projected cities, we also present the concepts of “satellite cities”, “Superblocks” and “administrative zone” – that are largely used in Brasilia’s urbanistic project. Starting from this theoretical revision, the urbanization process of Cruzeiro´s urban area (part of Brazil’s Federal District) has been investigated in the light of its urbanistical projects and social groups´ characterization. Our research, that ranges from 1959 to 2003, enables us to identify how Cruzeiro´s urbanization process determined its classification as a city, community or borough. Such knowledge, by the way, will help experts and laymen alike to have a proper view of that urban area’s traits in the course of future urban planning revisions. We also found that social relations formed homogeneous as well as heterogeneous social groups in Cruzeiro. Such groups, bound by common feelings, needs and trends, were also shaped by the several income bands and educational levels found amongst their components. From this social and cultural melting pot, a collective identity has been established around Cruzeiro´s social groups. Therefore, those groups started to develop patterns of social and spatial appropriation and to set up the communitarian ties that are so essential to the constitution of a suitable settlement.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Cláudia Isabel Ribeiro. "O Momento: um espaço de luta ferroviária na cidade de Cruzeiro em 1933." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12762.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T19:30:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Isabel Ribeiro Santos.pdf: 10657021 bytes, checksum: 9d151b7078fa97325ee9d2e9b33ac57f (MD5) Previous issue date: 2012-11-09
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This dissertation seeks to understand the newspaper The Moment, published in the city of Cruzeiro in 1933, as a space of struggle rail of the railroad south of Minas. Through the speech prepared by the workers' press site, aims to understand how the space is configured mobilized and organized these workers. The period delimited, this work is set in the year that the paper circulated by the railway line, 1933. In the first chapter the city will be revealed from what The Moment points, your look and your clippings of local reality, as he conceives the constitution of urban space. The second chapter will be based on a discussion about this press release, questioning it, from the possibilities that the newspaper offers, which themes that chooses as relevant, the reasons that led to its formation, which subjects revealed by its projects and their struggle as a class railway, which proposes the conflicting opinions. Anyway, how was the production of urban space in this newspaper and reciprocity established between both and what this meant for ideas go by the railroad tracksThe third and last chapter, it will stick in discussing this character, who devised and writes the paper, not in isolation and biographical way, but embedded within a context of struggle that constituted the rail across the country
Essa dissertação busca perceber o jornal O Momento, publicado na cidade de Cruzeiro no ano de 1933, como um espaço de luta dos ferroviários da Estrada de Ferro Sul de Minas. Por meio do discurso elaborado por essa imprensa operária local, visa compreender como esse espaço se configurou, mobilizou e organizou esses trabalhadores. O período delimitado, desse trabalho, se configura no ano que o jornal circulou pela linha férrea, 1933. No primeiro Capítulo a cidade será revelada a partir do que O Momento aponta, o seu olhar e seus recortes da realidade local, como ele concebe a constituição desse espaço urbano. O do segundo capítulo pautar-se-á numa discussão sobre essa imprensa, questionando-a, a partir das possibilidades que o jornal oferece, quais as temáticas que elege como relevantes, os motivos que levaram a sua formação, quais os sujeitos revelados por ele e seus projetos de luta, enquanto classe ferroviária, as opiniões conflitantes que propõe. Enfim, como se deu a produção desse jornal nesse espaço urbano e a reciprocidade que se estabelece entre ambos e o que significou esse percorrer de ideias pelos trilhos da ferrovia. O terceiro, e último capítulo, ater-se-á em discutir sobre essa personagem, que idealiza e redige o jornal, não de forma isolada e biográfica, mas inserida dentro de uma conjuntura de luta que constituiu os ferroviários de todo país
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira, Simone Rocha. "Cruzeiro marítimo e seu potencial na promoção do turismo regional." Universidade Católica de Santos, 2011. http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/501.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-02-04T21:39:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Simone Rocha Pereira.pdf: 779461 bytes, checksum: 11759deb6fa9ea3bd2f648111e96825e (MD5) Previous issue date: 2011-06-03
Este estudo objetivou a análise da atividade de cruzeiros marítimos, inserida no setor de turismo, apresentando sua evolução, a situação atual e a temporada de 2010/2011 tendo como foco a cidade e o Porto de Santos, identificando ações e necessidades para uma maior inserção da cidade na atividade e assim permanência dos cruzeiristas. O estudo analisou a atividade de cruzeiro marítimo e o turismo regional, com foco na cidade e o porto de Santos, buscando compreender seu turismo receptivo, identificando a existência de um planejamento turístico integrado às estratégias públicas do município e do setor privado da região com relação à receptividade dos passageiros de cruzeiros. Inicialmente se conceitua o turismo, o turismo regional, o marketing de serviços, marketing turístico e a comunicação. O estudo é qualitativo e a metodologia composta por levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, mediante a aplicação de um questionário previamente elaborado, e o contato por meio eletrônico (internet). Montaram-se dois grupos de interesse, totalizando 26 entrevistados nos qual se buscou levantar informações com relação à promoção do turismo regional e a comunicação das agências de turismo da cidade de São Paulo, resultante da atividade de cruzeiro. A análise revelou o cruzeiro marítimo como um produto que rapidamente se consolidou no Brasil e no principal porto de embarque e desembarque de passageiros, o porto de Santos. É indicativo dessa situação o prolongamento da temporada, o número crescente de roteiros, desenvolvimento de pacotes com maior atração e temáticos e a operação de navios maiores e mais modernos. Em relação à atividade de cruzeiros marítimos, a Prefeitura de Santos, tem buscado o desenvolvimento com parceiros de turismo da própria região. No entanto, constatou-se ausência de um trabalho mais efetivo junto às agências da cidade de São Paulo, com o propósito de atualizar e manter o contato e aproximação dos setores e atrações turísticos da cidade assim a diversificação e sua atuação que oferecem pacotes turísticos aos clientes de cruzeiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Góis, Antonio José Sapucaia de Faria. "Fatores determinantes do retábulo e sua morfologia na Cidade do Salvador." Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-12062012-100812/.

Full text
Abstract:
A presente tese toma por base o contexto internacional em nível cognitivo, no qual se desenvolveu a História da Arte Brasileira nos primeiros séculos, com a intermediação lusitana. Procura identificar o processo interativo deslocado territorialmente, mas que, por isso mesmo, dadas as contingências locais, tornou possível novas interpretações e adaptações. A prática artística progressivamente se estabilizou no Brasil-Colônia a partir do século XVI, cumprindo o itinerário que encontra na mentalidade e no conhecimento do homem pós-renascentista a base que viria a orientar os séculos imediatamente subseqüentes. Portanto, a Reforma Católica refletiu a capacitação do sistema, conforme se tornara indispensável à organização social que, partindo do vínculo com a cultura preexistente do medievo ao Renascimento, instituísse os parâmetros que os renovados fatores requeriam. Estabeleceu-se um modelo de sociedade de conotação metafísicoteológica, e por conseqüência hierárquica, onde o culto religioso aglutinava os vários aspectos da sua estrutura. Distinguimos aí a íntima relação entre a \"ecclesia\" e a \"civitas\" pois a igreja e a cidade coordenavam de modo substancialmente unitário os diversos polos de interesse que por essa razão se tornam indissociáveis. A fundação da Cidade do Salvador, cabeça do Brasil, se configura como uma oportunidade única a serviço da compreensão de um contexto projetado e realizado como ponte interligando terras até então completamente desconhecidas entre si. Os primeiros capítulos buscam conseqüentemente traçar as diretrizes do vínculo existente entre a \"ecclesia\" e a \"civitas\" no qual se situa e se expressa o amadurecimento técnico VIII das formas de fazer, sempre no âmbito ao qual a pesquisa se direciona: o dos fatores determinantes do retábulo - produto de uma religiosidade já delineada no tempo. A Igreja, em direta conexão com o Estado português, assume ao lado deste a função de elemento dinamizador, concentrando em si, com maior relevo e as sucessivas construções realizadas, a concretização do esquema urbanístico previamente traçado. Torna-se, assim, principal incentivadora da formação profissionalizante com a importância especial que assume a construção e decoração dos templos. O pensamento teórico- prático e religioso formava um corpus unitário desde a capacitação advinda da metrópole. A execução do projeto de fundação da Cidade do Salvador evidencia na problemática construtiva a conexão com os vários aspectos do caráter rudimentar dos meios à disposição. A arquitetura, a concepção urbana e os retábulos das igrejas são constitutivos da atuação de conceitos transferidos e adaptados, porém, interligados pela necessidade de fixar no novo território d\'além mar a sede de um programa só realizável com o aperfeiçoamento técnico, quando não com a transferência do próprio material como a pedra lavrada a compor fachadas e portadas. Numerosos artesãos portugueses se transferiram para o Brasil. No ambiente franciscano instituiu-se uma verdadeira escola de realizadores, inclusive itinerante, para atender à demanda da Ordem particularmente no Nordeste. Entre os jesuítas, muitos dos artistas responsáveis pela igreja do Colégio, em Salvador, aprenderam o ofício na Companhia. Aprendizado este que teve porém como ponto de partida, necessariamente, a mão-de-obra importada e a contribuição fundamental de especialistas vindos do reino. No campo de atuação laica conclui-se que na Península Ibérica se reflete a valorização do artista pré-anunciada por Cennino Cennini e depois teorizada nos tratados de Leon Battista Alberti e Leonardo da Vinci, IX ganhando ulterior impulso na disputa sobre o \"Primado\" das artes. Mas, o artista fazendo parte de uma elite, nunca pôde prescindir dos \"oficiais mecânicos\" quando do \"conceito\" se passa à fase executiva. Permanece- lhes vinculado o universo da execução técnica. Os preceitos estabelecidos pela Contra-Reforma, tornam-se determinantes na mentalidade que orienta a criação artística; têm continuidade nos seus exegetas e encontram aplicação rigorosa nas \"Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia\". Enquanto que toda a formação da consciência construtiva tem por referência direta as concepções teóricas dos tratadistas cuja incidência revela-se determinante em todo o longo período analisado, justificando muitos dos aspectos da arquitetura e da talha barroca. A partir de indicações bibliográficas contidas na \"Literatura Artística\", obra de Julius von Schlosser Magnino, buscamos fornecer um quadro da repercussão a partir do século XVI das \"Medidas do Romano\" de Diego de Sagredo. O qual com uma série de normas não encontradas nos textos em geral e nem evidenciadas pelas ruínas, quer na Itália quer na Península Ibérica, organizou um tratado de grande difusão sobretudo entre os oficiais mecânicos. Publicada em sua primeira edição em Toledo, 1526, a obra que, conforme o seu título completo já o indica, pretende ser útil \"aos que querem acompanhar as formações das bases, colunas, capitéis e outras peças dos edifícios antigos\" - o tratado de Sagredo seria, conforme concluímos, produto da vontade de vir em socorro a um mundo artesanal perplexo, necessitando-se daquele vínculo com a arquitetura clássica que agora se articulava diversamente, inovando o vocabulário. Os altares do ambiente barroco, muitas vezes, são altares de transição, portanto, a explicação morfológica a eles referente não se enquadra em um esquema formal pré-determinado na sucessão dos estilos, conforme procuramos demonstrar. Escolhemos nos ocupar em primeiro lugar dos retábulos da atual Catedral da Sé, antiga igreja do Colégio dos Jesuítas, que documentam a evolução acontecida no referido contexto. Assim como os principais retábulos da igreja conventual de São Francisco nos indicam a contribuição franciscana e a Basílica da Conceição da Praia por ser uma igreja paroquial, representa o ambiente laico das irmandades religiosas. Destacando alguns tópicos da morfologia do retábulo em Salvador, podemos referir: - o conhecimento dos percursos evolutivos formais e dos trâmites de adesão a novo estilo; - os jesuítas e a evolução da arte da talha luso-brasileira; - os exemplares do maneirismo, ressaltando traços diferenciadores que assinalam a autonomia do retábulo; - o maneirismo de decoração geométrica e o de decoração naturalística; - o altar-mor de transição ao barroco e a passagem ao estilo nacional português nos altares laterais; - a estrutura arquitetônica contrareformista de espaço unitário e a inserção de altares barrocos; - o altar joanino e a influência do barroco italiano; - a \"igreja toda de ouro\" e a conciliação das diferentes fases do barroco; - a demonstração do estilo joanino e do retábulo joanino baiano.
This thesis is based on the international context at a cognitive level, in which the History of the Brazilian Art was developed in the first centuries, under the influence of the Portugueses. It tries to identify the displaced interactive territorial process, but, due to the local contingency arrangements, new interpretations and adaptations became feasible. Starting from the 16th century, the artistic practice became increasingly stable in Colonial-Brazil, following the itinerary that found in the mentality and in the post-Renaissance man\'s knowledge the basis that would guide the centuries immediately on. Therefore, the Catholic Reform reflected the system ability, as it had become essential to social organization that, beginning from the link with the preexistent culture from the medieval period to the Renaissance, instituted the parameters that the renewed factors asked for. A model of society of Metaphysical-theological connotation was established, because of its hierarchic consequence, where the religious cult combined several aspects of its structure. In that respect we characterize the close relation between the \"ecclesia\" and the \"civitas\" due to the fact that the church and the city coordinated in substantially unitary way the diverse opposed regions of interest that by this reason become inseparable. The foundation of the City of Salvador, head of Brazil, represents a unique opportunity towards the understanding of a planned, accomplished context as a bridge connecting lands entirely strange to each other at that time. Thus, the first chapters look at the guidelines of the existing links between the \"ecclesia\" and the \"civitas\", in which technical matureness situates and reveals its means of to make something, always considering XII the sphere that this research aims: the determining factors of the altarpiece - the product of a religiousness already outlined in the time. In connection with the Portuguese State, the Church takes over besides that one the function of driving force element, concentrating on itself, with great magnitude and successive accomplished constructions, the materialization of the urban outline already conceived. Thus, it set an incentive scheme for professionalizing formation with the outstanding importance that the construction and decoration of the temples assumes. The theoretical-practical and religious thought formed an unitary corpus from the capacity resulting from the metropolis. The execution of the foundation project of the City of Salvador substantiates in the constructive problem the connection with the several aspects of the rudimentary character of the available means. The architecture, the urban conception and the altarpieces of the churches are constitutive of absorbed and adapted ideas, but they are linked together by the necessity to establish in the new overseas territory the headquarters of a scheme only achievable with the help of technical improvement, or with the transference of materials, like the wrought stone that would compound facades and portals. Many Portuguese artisans were transferred to Brazil. In the Franciscan ambience a real achiever school was created, also itinerant, to assist to the demand of the Order, particularly in the Northeast. Among the Jesuits, many of the artists in charge of the church of the School, in Salvador, learned their skillfulness in the Company. However, this learning had as starting point the imported workmanship and the fundamental contribution of specialists coming from the kingdom. In the sphere of the secular performance, we conclude that in the Iberian Peninsula highlights the valuation of the artist, later theorized in treatises by Leon Battista Alberti and Leonardo da Vinci, acquiring further impetus in the subject concerning the \"pre-eminence\" of the arts. But, XIII the artist being part of an elite, could never to do their work without the \"operative officials\" when one goes from the \"concept\" to the executive phase. The universe of the technical execution remains the same. The commandments stated by the Counter-Reformation became crucial in the mentality that guides the artistic creation; they have been continued with the exegetists and find out strict application in the \"First Constitutions of the Archbishopric of Bahia\". While all the formation of the constructive conscience has for direct reference the theoretical conceptions of the authors whose incidence it is decisive in the whole long analyzed period, justifying many of the aspects of the architecture and of the Baroque carving. Starting from bibliographical entries contained in \"Artistic Literature\", by Julius von Schlosser Magnino, we have been trying to provide a picture of the repercussion, from the XVI century, of the \"Measures of the Roman\", by Diego de Sagredo. With a series of norms not found in general in the texts nor evidenced by the ruins, in Italy as well as in the Iberian Peninsula, he arranged an outstanding treatise particularly among the mechanical officials. First published in Toledo, 1526, the work, as its full title already indicates, intends to be useful \"to anyone who wants to follow the formations of the bases, columns, capitels and other pieces of the old buildings\" - the norms of Sagredo would be, as we deduced, a help to the perplexed handmade world, that needs a link with the classic architecture that now diversely was articulated, innovating the vocabulary. Frequently the altars of the Baroque ambience are transition altars, therefore the morphologic explanation for such thing can not be fitted in a formal, predetermined outline in the succession of styles, as we tried to demonstrate. First, we chose deal with the altarpieces of the current Cathedral of the Sé, the old church of the School of the Jesuits, that documents the XIV evolution happened in the referred context. Thus, as the main altarpieces of the conventual church of San Francisco indicates, the Franciscan contribution and the Conceição of the Beach Church, for being a parochial church, represent the secular atmosphere of the religious fraternities. Here are some topics of the morphology of the altarpiece in Salvador: o the knowledge of the formal evolutionary courses and the adhesion procedures to new style; o the Jesuits and the evolution of the Portuguese-Brazilian carving art; o the mannerism pieces, standing out differentiating lines that mark the autonomy of the altarpiece; o the mannerism of geometric decoration and the one of naturaristic decoration; o the high altar of transition to the Baroque and the passage to the Portuguese national style in the lateral altars; o the counter-reformist architectural structure of unitary space and the inset of Baroque altars; o the King John altar and the influence of the Italian Baroque; o the \"whole gold church \" and the conciliation of the different phases of the Baroque; o the demonstration of the King John style and the King John altarpiece of Bahia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Andrade, Lúcia Regina de. "Coleta seletiva do lixo na cidade de Cruzeiro do Oeste (PR) X qualidade de vida." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83156.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Made available in DSpace on 2012-10-19T21:26:06Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T02:47:20Z : No. of bitstreams: 1 184423.pdf: 38463864 bytes, checksum: 07e2d5ffeb44b6f71ac5d966f22d66c3 (MD5)
O crescimento populacional e o consumo de produtos industrializados de forma desenfreada, advindos principalmente do avanço tecnológico observado nas últimas décadas, levaram a população à mudança de hábitos. Consequentemente, houve a interferência direta no equilíbrio da natureza pelo acúmulo de resíduos sólidos nos depósitos de lixo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Camargo, Hertez Wendel de. "Natureza em fotorreportagem na revista O Cruzeiro." [s.n.], 2006. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252983.

Full text
Abstract:
Orientador: Cristina Bruzzo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-08-06T13:29:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camargo_HertezWendelde_M.pdf: 24434583 bytes, checksum: 806acaae8e98c9e22834f6cb348c5098 (MD5) Previous issue date: 2006
Resumo: Este é um estudo de como a fotorreportagem constrói o acontecimento e como as relações entre texto e imagem sugerem diferentes sentidos para a natureza na revista O Cruzeiro (1928-1975). A partir da análise da composição da página (diagramação), considera-se o conjunto texto-imagem como elemento que encadeia a narrativa, agrega temporalidades e direciona formas de pensar sobre a natureza que reforçam a imagem da cidade como espaço do progresso. A natureza em fotorreportagem sugere um mundo moderno com o qual a revista deseja ser vista (em sintonia) pelo leitor
Abstract: This is a study about how the photo report about Nature in the magazine O Cruzeiro (1928-1975) shows an event and how the relations between text and image suggest different meanings for it. From the analysis of the composition of the page (diagramming), the joint text-image leads the narrative, adds temporalities, induces forms of thinking about Nature, and strengthens the image of the city as a space of progress. Nature in these photo reports suggests to the reader a modern world, in which the magazine itself aims to be included.
Mestrado
Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte
Mestre em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Cibele Monteiro da. "Documentação cafeeira das cidades do Fundo do Vale do Paraíba paulista: aconcentração e desconcentração da documentação cartorária e judicial custodiada ao Museu Major Novaes Cruzeiro/SP." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-03112016-180737/.

Full text
Abstract:
O objetivo da pesquisa é compreender as práticas culturais ligadas aos processos de concentração e desconcentração cartorária e dos autos judiciais cafeeiros da região do Fundo do Vale do Paraíba Paulista. O estudo é focado nas Varas de Comarcas de Bananal, Cruzeiro, Lorena, São José do Barreiro e Silveiras, das quais a documentação em análise é originária. Após passar pelo recolhimento dos processos que corriam riscos de eliminação por decisão judicial, a documentação está presentemente custodiada no Museu Major Novaes em Cruzeiro, São Paulo. A pesquisa examina os aspectos de conservação material desse patrimônio cultural documental, tendo em vista as várias ações de reconhecimento e proteção empreendidas desde a década de 1970. Paralelamente, a dissertação aborda questões patrimoniais de ordem imaterial, identificadas por meio das análises das diretrizes, práxis institucionais, bem como por intermédio das histórias das pessoas que tiveram contato com o acervo. O estudo discute ainda a evolução da produção acadêmica vinculada a este patrimônio, evidenciando sua importância como base documental para a revisão de perspectivas históricas que contribuiram para leituras mais amplas sobre a sociedade do período do café. Considerando a relevância da produção acadêmica na valorização destes documentos, a pesquisa evidencia a necessidade da criação de políticas integradas de preservação dos mesmos.
The goal of this research is to understand the cultural practices at play in the concentration and scattering of the cartorial and judicial documentation of the municipalities of São Paulo State Paraíba River Valley. The study is focused on the cities of Bananal, Cruzeiro, Lorena, São José do Barreiro and Silveiras, from which all the documentation originates. After being collected from sets of processes that were to be eliminated by judicial order, the documentation is currently under the custodianship of the Major Novaes Museum in Cruzeiro, São Paulo. Considering the various assessment and preventive measures taken since the 1970s, the research examines the various aspects pertaining to the conservation conditions of this cultural heritage documentation. Immaterial heritage issues are also taken into account in the discussion, framing such considerations under the light of the directives and common institutional practices, as well as the stories produced by the people that have had contact with the document collection. The dissertation also discusses the evolution of the academic production that has developed itself from research based on this documental legacy, thus bringing to light its importance as a scientific source for the revision of historical perspectives and its contributions for a wider understanding of society during the coffee production cycle. Taking into account its growing significance for relevant academic production, the research highlights the need to implement integrated preservation policies for this documental collection
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Perez, Letícia Palazzi. "Dinâmica do desmatamento e suas relações com as vias de acesso em duas cidades amazônicas: Rio Branco e Cruzeiro do Sul, Acre, no período de 1985 a 2003." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-12072007-163349/.

Full text
Abstract:
Os municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, Estado do Acre, são dois exemplos extremos do processo de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira. O primeiro, capital do Estado, com praticamente 60% da população local, ligado ao restante do país por duas rodovias federais, apresenta altas taxas de desmatamento. O segundo, isolado no extremo oeste do Estado, com uma precária rede viária de ligação com a região mais povoada do Estado, apresenta baixíssimas taxas de desmatamento. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo estimar a área desmatada nos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, entre os anos de 1985 e 2003; verificar os períodos de maiores incrementos no desmatamento em Rio Branco e Cruzeiro do Sul; comparar os resultados dos dois municípios e, por fim, analisar os resultados com a existência das principais vias de acesso na tentativa de entender sua influência no diferente processo de mudança da ocupação do solo nos dois municípios.
The Rio Branco and Cruzeiro do Sul cities, in the state of Acre, are two extreme examples of the deforestation of the Legal Amazon Forest. The first, capital of the state, has practically 60% of the local population and it is connected to the other regions of the country by two federal roads. This countie shows high levels of deforestation. The second example, isolated in the extreme west side of the state, has a very precarious transportation network. In this case, the deforestation levels are very low. In this context, this investigaton has as objectives: estimate the deforested area in the cities of Rio Branco and Cruzeiro do Sul, between the years of 1985 and 2003; verify the periods of the highest increases of deforestation in the Rio Branco and Cruzeiro do Sul cities; compare the results of the two cities and, finally, analyse the results in face of the existence of major connection ways, towards understanding the influence of these roads in the differents processes of land occupation change in the two cities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Neto, Patrícia Alexandra Saraiva. "A procura de equipamentos e serviços de proximidade no Bairro das Colinas do Cruzeiro, Odivelas: contributos para a construção de uma cidade saudável." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10451/44547.

Full text
Abstract:
O presente trabalho intitula-se “A procura de equipamentos e serviços de proximidade no Bairro das Colinas do Cruzeiro, Odivelas – contributos para a construção de uma cidade saudável” e tem como objetivo compreender se os equipamentos e serviços de proximidade existentes conseguem responder às necessidades da população residente atualmente e num futuro próximo. Para isso, foi necessário identificar e analisar as dinâmicas quotidianas da população no que respeita à estrutura familiar, características socioprofissionais, as suas dinâmicas de consumo e lazer e, ainda, as perspetivas futuras da população no que diz respeito à dinâmica familiar, de modo a determinar quais as necessidades da população residente. Neste contexto, para a realização do presente trabalho foi necessário estabelecer tarefas de investigação, como a recolha e revisão de bibliografia para a realização do enquadramento teórico. A recolha e tratamento da informação estatística mostrou-se igualmente importante para a caracterização tanto do município de Odivelas como do bairro, assim como a análise do Alvará da Urbanização das Colinas do Cruzeiro. Por fim, realizou-se um inquérito com o propósito de caracterizar o perfil da população residente e perceber quais as suas principais necessidades e dinâmicas quotidianas. Através desta investigação foi possível compreender e identificar quais as fragilidades do bairro em estudo no que respeita aos equipamentos e serviços de proximidade existentes, especialmente aqueles ligados ao ambiente (destacando-se aqui a necessidade de uma maior limpeza ao nível das ruas e mais espaços verdes); mais segurança; mobilidade, onde se deve salientar o reforço do estacionamento e os transportes públicos; mais comércio de proximidade, onde é referida essencialmente a necessidade de mais mercearias, talhos, peixarias e similares. Finalmente, refira-se a necessidade de um maior número de instituições de Ensino (principalmente do 1.º ciclo do ensino básico) e creches/infantários.
The present work is entitled “The search for equipment and proximity services in Bairro das Colinas do Cruzeiro, Odivelas - contributions to the construction of a healthy city” and aims to understand whether existing equipment and proximity services meet the needs of the resident population nowadays and in the near future. It was then necessary to identify and analyse the daily dynamics of the population regarding family structure, socio-professional characteristics, its consumption and leisure dynamics and the future perspectives of the population with regard to family dynamics, to determine the resident population's needs. In this context, in order to take this study, it was necessary to carry out research tasks, such as the collection and review of bibliography for the realization of the theoretical framework. It was also of utmost importance collecting and processing statistical information for the characterization of both the municipality of Odivelas and the neighborhood, as well as the analysis of the Urbanization Permit for Colinas do Cruzeiro. Finally, it urged to take a survey that allowed to characterize the profile of the resident population and understand their main needs and daily dynamics. Through this investigation it was possible to understand and identify the weaknesses of the neighborhood under study with regard to existing equipment and proximity services, especially those related to the environment (highlighting the need for greater cleaning at the street level and more green spaces)); more security; mobility, where emphasis should be placed on strengthening parking and public transport; more local commerce, where the need for more grocery stores, butchers, fish shops and the like is mentioned. Finally, mention should be made of the need for a greater number of educational institutions (mainly in the 1st cycle of basic education) and kindergartens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Pedro Miguel Lopes da. "Novo Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Cidade de Matosinhos - Proposta de uma porta de entrada em Portugal a partir do Atlântico." Dissertação, 2015. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/83419.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Cidade de Cruzeiro"

1

Barrozo, Cameli Beatriz, ed. Álbum: A cidade de Cruzeiro do Sul : revisitando o Juruá. Cruzeiro do Sul, Acre: Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul : Universidade Federal do Acre, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Cidade de Cruzeiro"

1

Silva, Amanda de Oliveira, Emanuel Jorge Savino de Oliveira, Valéria Rossy Freitas da Silva, and Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti. "ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO RADAR DE INOVAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL DA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL – AC." In Atuação dos Agentes Locais de Inovação (ALI) no Estado do Acre, Amazônia Ocidental, 8–18. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3591917122.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Cidade de Cruzeiro"

1

Correa, Nanci Edilani. "O museu histórico da cidade de Cruzeiro Do Oeste: uma discussão de história local e educação patrimonial." In IV Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2009. http://dx.doi.org/10.4025/4cih.pphuem.716.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography