To see the other types of publications on this topic, follow the link: Cidade de Cruzeiro.

Journal articles on the topic 'Cidade de Cruzeiro'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 46 journal articles for your research on the topic 'Cidade de Cruzeiro.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Brandão, Paulo Roberto Baqueiro. "O CRUZEIRO GALEGO DE COMODORO RIVADAVIA (ARGENTINA): INTERPRETAÇÕES SOBRE IDENTIDADE, PODER E TERRITÓRIO." Sociedade e Território 30, no. 1 (August 1, 2018): 150–68. http://dx.doi.org/10.21680/2177-8396.2018v30n1id13084.

Full text
Abstract:
Neste ensaio o que se pretende destacar são as estratégias de territorialização dos migrantes galegos na América Latina a partir do uso de um monumento representativo da sua cultura – o cruzeiro galego – como elemento de apropriação dos espaços da diáspora. Para tanto, lança-se um olhar sobre o caso dos migrantes estabelecidos em Comodoro Rivadavia, principal cidade da província de Chubut e um dos mais importantes centros de recepção de população oriunda do noroeste peninsular ibérico na Argentina. Neste sentido, o texto aborda os cruzeiros galegos e suas representações, a dinâmica migratória da cidade argentina em pauta e, por fim, as interpretações sobre identidade, poder e território que emanam da fixação do cruzeiro galego na área central da urbe patagônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Norberto, Tamyse Campos Bueno, and Paulo Romano Reschilian. "O ACESSO À CIDADE NEGADO PELA PRODUÇÃO CAPITALISTA DO ESPAÇO NA CIDADE DE CRUZEIRO-SP." Revista Univap 22, no. 40 (February 21, 2017): 580. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1223.

Full text
Abstract:
A cidade é um produto histórico e social resultado da transformação do homem na natureza. Assim, a cidade é o espaço no qual a sociedade estabelece relações e que se modifica à medida em que o território se transforma. A produção do espaço é balizada pela acumulação do capital que resulta em conseqüências para a realização da vida humana debruçada na desigualdade social e acesso à cidade para parte da população apenas. As práticas de planejamentos que foram tomados como caminhos para organizar este organismo complexo que é a cidade desde o início do século passado, hoje, mostram-se incompletos. Cruzeiro-SP, cidade pequena (segundo classificação do IBGE) do fundo do Vale do Paraíba apresenta uma produção do espaço constituída das mesmas características das cidades medias e de grande porte baseada no espraiamento da cidade e segregação sócioespacial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues dos Santos Silva, Jefferson, Matheus Kuckmanski Taveira, Anderson Azevedo Mesquita, Rodrigo Otáveio Peréa Serrano, and José Genivaldo do Vale Moreira. "CARACTERIZAÇÃO TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE, BRASIL." UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre 3, no. 1 (July 30, 2021): 12. http://dx.doi.org/10.47418/uaquiri.vol3.n1.2021.4585.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo realizar diagnóstico do comportamento dos registros pluviométricos mensal e anual na cidade de Cruzeiro do Sul, Acre, ocorridos entre os anos de 1970 a 2019, a partir de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva, que são importantes ferramentas de análise exploratória para variáveis quantitativas contínuas. Estatísticas como média e Coeficiente de Variação, além de técnicas gráficas foram destacadas como elementos de apoio à tomada de decisão em relação ao comportamento da precipitação pluviométrica registrada para a localidade em estudo. Os resultados convergiram para a confirmação de um período seco, compreendido de maio a setembro, além de um período notadamente chuvoso, de outubro a abril. O valor médio mensal de precipitação foi de 178,1 mm, tendo o mês de março o maior valor médio de precipitação total mensal, enquanto o menor valor médio foi registrado no mês de julho. Os resultados permitiram concluir que os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março apresentam as menores variações pluviométricas para os 49 anos avaliados, com coeficientes de variação menor o igual a 35,95%. Além disso foi verificado que a precipitação mensal registrada para Cruzeiro do Sul apresentou grande variabilidade, com intervalo de 32,38% a 71,65% no coeficiente de variação, tendo o maior valor atribuído ao período seco (baixo valor médio de precipitação total) e o menor valor associado ao período chuvoso
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Leticia De Oliveira, Matheus Martins Lopes, Germán Andres Lozano Vela, Luiz Otávio Campos de Medeiros, and Paulo Antonio De Souza Junior. "Análise de viabilidade do aproveitamento energético do gás de aterro para a cidade de Cruzeiro [SP]." Labor e Engenho 10, no. 1 (March 18, 2016): 07. http://dx.doi.org/10.20396/lobore.v10i1.8641867.

Full text
Abstract:
Os resíduos sólidos estão relacionados a doenças e à poluição ambiental, a necessidade de maior conhecimento da composição desses resíduos e da melhor maneira para a disposição final destes resíduos. A importância do saneamento ambiental pode ser observada na PNRS (Politica Nacional de Resíduos Sólidos), que descreve a necessidade de limpeza urbana e coleta seletiva, a partir da implantação de metas para melhor destinação destes resíduos. Com a finalidade de uma visão geral dos resíduos sólidos produzidos na cidade de Cruzeiro-SP, realizou-se uma projeção e análise da construção de um aterro sanitário para o acondicionamento destes resíduos, iniciando-se pelo ano de 2013, por um período de 20 anos. A falta de lugares para acondicionamento de resíduos resulta em contaminação de lençóis freáticos e solos. Com o auxilio do software “WARM”, fez-se a análise de três cenários, com a reciclagem de materiais e utilização para compostagem, sendo os cenários 2 e 3 com o aproveitamento do gás para geração de energia. Após a construção destes cenários foi feita a análise econômica destes cenários. A partir da análise econômica foi possível estabelecer o melhor cenário a ser adotado para a cidade de Cruzeiro-SP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mauad, Ana Maria. "Na mira do olhar: um exercício de análise da fotografia nas revistas ilustradas cariocas, na primeira metade do século XX." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 13, no. 1 (June 2005): 133–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-47142005000100005.

Full text
Abstract:
Este artigo traz considerações sobre a análise histórica de imagens fotográficas, aplicando as propostas teórico-metodológicas apresentadas a uma série fotográfica composta pelas imagens de duas revistas ilustradas, Careta e O Cruzeiro, publicadas na cidade do Rio de Janeiro entre 1900 e 1960. Por meio da análise da mensagem fotográfica relaciona-se a elaboração dos códigos de comportamento de classe às suas representações sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Volkmer, Márcia Solange, and Júlia Leite Gregory. "A Casa do Morro: um lugar de memória em Cruzeiro do Sul/RS." História Unicap 4, no. 7 (November 10, 2017): 31. http://dx.doi.org/10.25247/hu.2017.v4n7.p31-46.

Full text
Abstract:
A Casa do Morro está situada no município de Cruzeiro do Sul/RS e pertenceu à família Azambuja, que fez parte da elite do Vale do Taquari durante o século XIX. A Casa chama a atenção por sua arquitetura imponente e pela sua localização: no alto do morro da antiga Fazenda São Gabriel. O monumento histórico foi eleito símbolo do município em 1969, alguns anos após a emancipação e hoje ocupa lu-gar de destaque no brasão municipal. Este artigo pretende analisar as escolhas polí-ticas e a vinculação da sociedade local à Casa do Morro, reconhecendo-a como um lugar de memória. A proposta vincula-se à discussão das potencialidades do Ensino de História no estudo dos temas vinculados à memória e patrimônio locais, que na cidade de Cruzeiro do Sul resultaram na criação do grupo Amigos da Casa do Mor-ro para lutar a favor da preservação do monumento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gomes, Wanderson. "Turismo religioso no Brasil e o caso da revitalização do Morro do Cruzeiro em Murici - AL." Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 19, no. 27 (December 1, 2017): 115–31. http://dx.doi.org/10.20396/csr.v19i27.12500.

Full text
Abstract:
Aproveitando o fluxo crescente de turistas à procura do turismo religioso, o governo brasileiro tem investido em políticas descentralizadas de intervenção nos destinos. Seguindo as novas recomendações, norteadas pelo Plano Nacional de Turismo, o estado de Alagoas busca introduzir o Programa de Municipalização e Regionalização do Turismo para a organização, revitalização e dinamização dos destinos situados nos interiores, explorando elementos histórico-culturais de seu povo para prolongar a estadia do turista e desobstruir a capital Maceió. Nesse sentido, localiza-se a cidade de Murici, interior do estado, que vê os primeiros passos para a revitalização do seu mais tradicional evento religioso: a subida do morro do Cruzeiro, na semana santa, atraindo uma multidão de fiéis. Este trabalho tem como propósito evidenciar parte do amplo contexto do turismo religioso no Brasil, bem como a proposta de transformação estrutural do morro do Cruzeiro, refletindo sobre suas implicações no seio da comunidade muriciense e identificando como o município se insere na recente orientação turística do estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Chataignier, Gilda. "Estilo: resgate de memórias costuradas." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 1, no. 1 (February 14, 2007): 48. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v1i1.400.

Full text
Abstract:
As garotas de Ipanema ainda não conheciam o biquíni e nem sonhavam com a poesia apaixonada de Vinícius de Morais. Mas gostavam mesmo das Garotas desenhadas por Alceu Penna nas páginas da revista semanal O Cruzeiro. Lançadoras de moda, essas personagensexibiam modernidade com óculos de gatinho, vestidos de baile e outras criações do seu autor, mineiro de Curvelo. Da mesma cidade veio para o Rio de Janeiro, em 1947, a costureira Zuzu Angel, que deixou seu registro de moda e dor entre nós (...)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Magalhães, Carlos Augusto. "DESIGUALDADE, EXCLUSÃO E VIOLÊNCIA URBANA EM NARRATIVAS HIPERCONTEMPORÂNEAS." Revista de Estudos Literários 8 (January 9, 2019): 75–100. http://dx.doi.org/10.14195/2183-847x_8_3.

Full text
Abstract:
A cidade e o urbano, pensados, vivenciados e experienciados como lugares-tempos expandidos e instáveis, apresentam-se como uma tessitura física, social, econômica, política e cultural fragmentária, mas que ostenta a indiscutível densidade e vive em turbulenta e constante metamorfose (Crang e Thrift, 2000). O artigo se propõe analisar as interações com o espaço urbano e seus processos de expansão nas grandes cidades brasileiras. Busca-se discutir as representações da cultura urbana, pensando-se nas relações com as alegres ruas do Centro da modernizada cidade brasileira das décadas de 40, 50, 60, 70 do século xx. Refl ete-se também sobre os contatos com a cidade (hiper)contemporânea – multifacetada, dispersa, desigual, contraditória. Explanam-se leituras da cidade de Porto Alegre atual, por intermédio, sobretudo, das reconfi gurações dos espaços urbanos, pensando-se, inclusive, na presença da favela, Outro tomado como símbolo da desigualdade brasileira. Observam-se as representações da violência, do anonimato, da estratifi cação social, aspectos que comparecem nas narrativas “Verão” e “A aventura prático-intelectual do Sr. Alexandre Costa”, produções integrantes da antologia Os lados do círculo (2005), de Amílcar Bettega Barbosa. Ambos os contos tematizam a violência urbana hipercontemporânea: o homicídio de pessoas moradoras de rua por um serial killer, no texto “A aventura prático-intelectual do Sr. Alexandre Costa” e o assassinato do empresário Wagner Henrique, resultado de embates entre ele e a população da favela da Vila Cruzeiro, na narrativa “Verão”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Maziero, Ellen Karin Dainese. "Mulheres e carnavais no Rio de Janeiro: as representações da imprensa entre 1950 e 1962." Antíteses 10, no. 20 (December 1, 2017): 1129. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n20p1091.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo discutir as representações construídas pela imprensa quanto à presença das mulheres de diferentes segmentos sociais nos carnavais da cidade do Rio de Janeiro, de 1950 a 1962. Entendido como um tipo de festejo libertador das convenções sociais, o carnaval possibilitava o extravasamento e transgressões de algumas mulheres, que aproveitavam o clima dos folguedos para manifestar comportamentos mais livres. Por meio da cobertura dos carnavais realizada pelas revistas O Cruzeiro e Manchete e pelos jornais Correio da Manhã e O Globo, foi possível apreender as percepções da imprensa sobre a participação feminina nessas celebrações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Maziero, Ellen Karin Dainese. "Mulheres e carnavais no Rio de Janeiro: as representações da imprensa entre 1950 e 1962." Antíteses 10, no. 20 (December 1, 2017): 1129. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n20p1129.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo discutir as representações construídas pela imprensa quanto à presença das mulheres de diferentes segmentos sociais nos carnavais da cidade do Rio de Janeiro, de 1950 a 1962. Entendido como um tipo de festejo libertador das convenções sociais, o carnaval possibilitava o extravasamento e transgressões de algumas mulheres, que aproveitavam o clima dos folguedos para manifestar comportamentos mais livres. Por meio da cobertura dos carnavais realizada pelas revistas O Cruzeiro e Manchete e pelos jornais Correio da Manhã e O Globo, foi possível apreender as percepções da imprensa sobre a participação feminina nessas celebrações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Alves, Rogério Othon Teixeira, Georgino Jorge de Souza Neto, and Carlos Rogério Ladislau. "Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube como experiência de lazer em bares da cidade de Montes Claros." Revista Brasileira de Ciências do Esporte 41, no. 4 (October 2019): 384–90. http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.05.005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Volpato, Marcelo de Oliveira. "Gêneros e formatos no ciberjornalismo do interior paulista brasileiro." Media & Jornalismo 21, no. 38 (April 20, 2021): 185–203. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_38_9.

Full text
Abstract:
Ao apresentar parte de resultados de pesquisa mais ampla (Autor, 2019), este texto procura inserir os estudos de gêneros e formatos jornalísticos no âmbito do jornalismo para internet praticado no interior paulista brasileiro. Utiliza-se da categorização trazida por Marques de Melo e Assis (2016) e conceitos sobre jornalismo local e ciberjornalismo de proximidade para estudar os conteúdos online de três jornais — Jornal da Cidade (Bauru), Cruzeiro do Sul (Sorocaba) e Correio Popular (Campinas). Serve-se de revisão bibliográfica, estudo de casos múltiplos, entrevistas semiestruturadas e análise quantitativa de conteúdo, com objetivo de categorizar as proporções entre os diferentes gêneros e formatos jornalísticos. Considera-se que os casos estudados buscam reproduzir aspectos e práticas da imprensa nacional e, quanto aos formatos de conteúdos, trazem predomínio para o gênero informativo e formatos de notícias e notas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Boel, Andressa. "BICICRUZE." Revista Estado da Arte 2, no. 2 (June 15, 2021): 1–14. http://dx.doi.org/10.14393/eda-v2-n2-2021-58803.

Full text
Abstract:
De maio até setembro de 2019 a BICICRUZE teve como endereço uma casa alugada na Rua Cherubina, em frente à praça central do Cruzeiro dos Peixotos, distrito de Uberlândia-MG. Nesse lugar, Eric, João Gabriel, Erick, João Vitor, Isabela, Luiz Gustavo, Mário, Talisson, e eu, Andressa, imaginamos bicicletas não tradicionais e as desejamos! Desenhamos nossas bicis e refletimos como elas poderiam funcionar, esculpimos e projetamos suas maneiras de usar, ou de estar-a-pedalar. Enquanto desenvolvíamos esses projetos, recolhi algumas peças em desuso em bicicletarias no centro da cidade e as acumulei nesse lugar, que funcionou como nossa residência artística. Por meio de gambiarras sadias, com a serra e solda de Clebinho, assemblamos e aglutinamos essas peças junto a outras que poderiam não fazer parte do mundo bicicletável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Lima, Fábio. "Quando “ser professor” servia às elites: a escola normal Ignácio Azevedo do Amaral (1950-1970)." Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 60, no. 29 (December 31, 2020): 322–44. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p322-344.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo abordar o tema da formação de professores como interesse das elites cariocas, tomando por base a história da instalação da Escola Normal Ignácio Azevedo do Amaral, no bairro da Lagoa, Zona Sul, entre os anos de 1950 e 1970. Trata-se de uma análise com base nos periódicos O Cruzeiro e Diário Carioca, aliada ao estudo de uma bibliografia específica que aborda o jogo político que envolveu a criação de uma unidade para o atendimento exclusivo das moradoras da região mais rica da cidade. Na esteira do que escreveram Louro (1997) e Werebe (1968) sobre serventia do ensino normal para as mulheres de classes sociais mais altas, concluímos que a depreciação salarial, a perda de status e a queda do privilégio de acesso automático ao serviço público afastaram os grupos sociais citados da profissão docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Donelardy, Ana Isabel Calixto, and Claudia Maria Araújo Marco. "Os desafios da sustentabilidade nas comunidades rurais: uma análise nos sítios Cruzeiro e Jatobá, Crato/CE." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 3 (May 23, 2018): 57–82. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.003.0006.

Full text
Abstract:
As questões ambientais estão no escopo de todos os debates mundiais, a sustentabilidade se encontra presente em todos os diálogos que envolvem crescimento e desenvolvimento, mas o que se percebe, é uma grande quantidade de discursos e poucas ações efetivas. Identifica-se algumas ações pontuais em pequena escala geralmente provenientes de comunidades e associações que fogem ao modelo econômico capitalista, dando oportunidade a um novo tipo de economia com modus operandi na autogestão e processos colaborativos. Esse estudo tem por objetivo identificar os desafios da sustentabilidade nas comunidades rurais que sobrevivem da coleta de pequi nos Sítios: Cruzeiro e Jatobá na zona rural, da cidade do Crato/CE, utilizar-se-á um estudo descritivo, exploratório e observação participante através de rodas de conversa com a comunidade e entrevista semiestruturada com os representantes das famílias participantes do projeto, para mapear a comunidade e registrar o processo de construção do saber da comunidade, utilizando se uma abordagem qualitativa para a análise de conteúdo. Entende-se que os desafios são elencados em todos os aspectos: a distância da zona urbana, o acesso, a escassez de água encanada e a ausência de energia trifásica além do desinteresse das políticas públicas em territorializar essa comunidade. A possibilidade da existência novas formas de organização da comunidade em torno do beneficiamento de pequi nos sítios Cruzeiro e Jatobá têm mudado a perspectiva e os sonhos dessa comunidade em não ter que sair do seu lugar, mas poder ter oportunidades de empoderamento, permitindo sua permanência e ampliando-as, a partir do beneficiamento do pequi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Schmitz, Micheli Tassiana, and André Paulo Castanha. "Fechamento de escolas do campo: o caso da Escola Estadual do Campo Canoas – Cruzeiro do Iguaçu – PR." Imagens da Educação 7, no. 1 (January 19, 2017): 38. http://dx.doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i1.32286.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute as contradições presentes nas políticas de fechamento de escolas do campo, justificadas pelo economicismo, sem levar em conta as consequências para os estudantes e para as comunidades onde a escolas fechadas se localizavam. Para tanto, foram colhidos dados sobre o fechamento de escolas no Brasil e no Paraná. Realizamos uma investigação em relatórios finais, atas, Projetos Político-Pedagógicos e documentos da Escola Estadual do Campo Canoas, localizada no município de Cruzeiro do Iguaçu – PR, desde sua criação até 2012, quando teve suas atividades encerradas. Além disso, para compreender o impacto do fechamento dessa escola, realizamos entrevistas com membros da comunidade da Escola Canoas, funcionários, alunos e autoridades que ocupavam cargos públicos no período do fechamento da referida escola. A análise dos dados leva-nos a constatar certo descaso com o povo e a educação do campo, tendo em vista que esta escola, assim como tantas outras, foi fechada sem que a comunidade estivesse de acordo com isso, fazendo com que os sujeitos daquele local fossem obrigados a frequentar escolasda cidade que não têm a preocupação com a identidade cultural dos sujeitos que vivem no campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Guido, Lucia de Fátima Estevinho, Inez Reptton Dias, Gustavo Lopes Ferreira, and Aline Bertoldo Miranda. "Educação ambiental e cultura: articulando mídia e conhecimento popular sobre plantas." Trabalho, Educação e Saúde 11, no. 1 (April 2013): 129–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462013000100008.

Full text
Abstract:
O artigo fundamenta-se em reflexões advindas de uma pesquisa sobre as múltiplas possibilidades 'do fazer' educação ambiental, tendo como ponto de partida um estudo em etnobotânica que buscou conhecer e valorizar o conhecimento sobre plantas em distritos rurais da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, Brasil. A pesquisa foi realizada com crianças, jovens e pessoas da comunidade dos distritos de Tapuirama e Cruzeiro dos Peixotos mediante a utilização de diversas linguagens das mídias. As abordagens metodológicas se diferenciaram no percurso investigativo procurando adequar-se à realidade de cada distrito. A coleta de dados foi realizada por meio de diversas mídias visuais, como fotografia e vídeo. Estes instrumentos estavam presentes nas diferentes oficinas realizadas ao longo da pesquisa; na última, houve a produção coletiva do documentário Causos do Cerrado. O estudo fez interagir o local (tradição do conhecimento popular sobre as plantas) e o global (recursos tecnológicos empregados na produção midiática).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lima, Neiva Furtunato Souza, José Geraldo da Silva, and Roberto Cézar de Almeida Monte-Mor. "Estudos da qualidade da água dos esgotos domésticos da Cidade de João Monlevade – MG, em relação às normatizações." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 24, 2020): e8799108876. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8876.

Full text
Abstract:
Os esgotos sanitários são as principais fontes de contaminação dos corpos d’água, o volume lançado constitui expressiva carga de organismos patogênicos que são transmitidos ao homem através de ingestão direta de água não tratada, ingestão de alimentos contaminados ou pela infecção resultante do contato da pele com água contaminada. Assim, com o objetivo de conhecer a situação da qualidade da água dos esgotos domésticos de João Monlevade, o presente trabalho tem enfatizado a real necessidade de implantação e funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto na região do bairro Cruzeiro Celeste. Utilizou-se as normas estabelecidas pelo COPAM e CONAMA, além de realizar um mapeamento dos pontos de lançamentos de esgoto e pesquisa de opinião envolvendo população ribeirinha desta região e alunos de ensino médio. O diagnóstico da situação da qualidade dos esgotos foi realizado através de análises químicas, o mapeamento por meio do programa GPS Trackmaker e a pesquisa de opinião por meio de questionário e entrevista. A partir das normas de monitoramento da qualidade da água e das análises químicas foi comprovada a necessidade de implantação de Estação de tratamento de Esgoto. Os mapas possibilitaram a visualização global do sistema sanitário produzindo informação para a população e futuras pesquisas. A pesquisa de opinião demonstrou o desconhecimento da população acerca da implantação e funcionamento da ETE. Assim quanto maior a inserção da comunidade nos aspectos da vida pública, maior a cobrança por resultados mais eficazes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Castro, Claudia Alves de, and Edda Curi. "Resolução de Problemas do Campo Multiplicativo com Crianças de 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental." Revista de Educação Matemática 17 (November 9, 2020): e020052. http://dx.doi.org/10.37001/remat25269062v17id393.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar protocolos de crianças de primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental de nove anos, de uma escola privada da cidade de São Paulo, envolvendo a resolução de problemas do Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas. Resulta de parte da pesquisa de doutorado no Ensino de Matemática, em que a aluna pesquisadora, bolsista CAPES, da Universidade Cruzeiro do Sul tem participação no grupo de pesquisa Conhecimentos, Crenças e Práticas de Professores que ensinam Matemática (CCPPM), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. O referido grupo desenvolve um conjunto de pesquisas sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (E. F.) que ao serem exploradas com maior acuidade, permitem trazer maiores contribuições para a área. A pesquisa de natureza qualitativa, com procedimentos de análise documental de protocolos e vídeo-filmagem. Entre os resultados destacamos que as crianças de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, mesmo sem saber as tabuadas ou os algoritmos da multiplicação, resolvem problemas do Campo Multiplicativo, usando estratégias pessoais, ou mesmo por adição e chegam à resolução correta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Souza, Joana Maria Leite de, Virgínia de Souza Álvares, Felícia Maria Nogueira Leite, Fabiana Silva Reis, and Francisco Álvaro Viana Felisberto. "Caracterização físico-quimica de farinhas oriundas de variedades de mandioca utilizadas no vale do Juruá, Acre." Acta Amazonica 38, no. 4 (December 2008): 761–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672008000400021.

Full text
Abstract:
Algumas características de farinha de mandioca dependem da variedade da raiz utilizada para o processamento. Objetivou-se avaliar as características físico-químicas da farinha de mandioca oriundas de variedades utilizadas no estado do Acre. Os tratamentos foram compostos pelas variedades: T1= Paxiubão, T2= Im221, T3 = Caboquinha, T4 = Araçá, T5 = Colonial, T6 = Branquinha, T7 = Panati e T8 = Mansa e Brava. Foram coletadas amostras das oito variedades de mandioca em casas-de-farinha no município de Cruzeiro do Sul, Acre. As raízes foram transportadas via aérea para o Laboratório de Tecnologia de Alimentos da Embrapa-AC, na cidade de Rio Branco, Acre. Foram avaliados: teor de umidade, cinzas, lipídios, proteína, fibra bruta, carboidratos, acidez, pH e atividade de água. Todas as amostras se apresentaram de acordo com os padrões estabelecidos pela Legislação Brasileira para farinha de mandioca quanto ao teor de umidade, cinzas e carboidratos. As farinhas analisadas apresentam teores baixos de fibras e baixa acidez. A atividade de água das farinhas analisadas esteve abaixo do limite mínimo capaz de permitir o desenvolvimento de microrganismos. As variedades Araçá, Colonial e Branquinha se mostraram adequadas para a fabricação de farinha de mandioca devido, principalmente, ao elevado teor de proteína e carboidratos presente nas farinhas produzidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Nina, Larissa Neuza da Silva, Thayanne França Muniz, and Marcos Augusto Grigolim Grisotto. "CARACTERIZAÇÃO DE MARCADORES DE ATIVAÇÃO EM INDIVÍDUOS INFECTADOS PELO Plasmodium vivax." Revista Ceuma Perspectivas 30, no. 2 (May 6, 2019): 49. http://dx.doi.org/10.24863/rccp.v30i2.151.

Full text
Abstract:
A malária é uma doença infecciosa aguda causada por protozoários do gênero Plasmodium e transmitida ao homem pela picada da fêmea do mosquito Anopheles. O P. vivax é uma das 5 espécies que infectam os seres humanos, sendo uma das mais prevalentes na região Amazônica. Este trabalho tem como objetivo analisar marcadores de ativação do sistema imune durante a infecção pelo Plasmodium vivax em infectados residentes na cidade de Cruzeiro do Sul (AC), uma área de transmissão ativa de malária, de modo a se verificar as mudanças que tal infecção provoca no sistema imune. O sangue periférico dos pacientes e controles foi coletado para realização do hemograma e da fenotipagem por citometria de fluxo. Em todos os grupos analisados foi realizado teste de normalidade Shapiro-Wilk nas variáveis numéricas. Foi encontrada uma leucopenia periférica significativa no grupo infectado se comprada ao grupo controle. Quanto a frequência de monócitos e linfócitos totais, não foi encontrada diferença significativa, porém, estudos demonstram que há uma grande ativação de subpopulações de linfócitos. A infecção induziu o aumento de marcadores de ativação (CD69 e HLA-DR) em células T dos indivíduos acometidos pelo Plasmodium vivax. Em conjunto, esses dados sugerem que a infecção pelo P. vivax promove ativação de linfócitos T, uma vez que altera significantemente a expressão de marcadores de ativação. Estes resultados apontam para a necessidade gerar informações acerca dos mecanismos imunológicos na malária pelo P. vivax que poderão subsidiar o desenvolvimento de futuras pesquisas sobre essa temática e consequentemente novas medidas de intervenção. PALAVRAS-CHAVE: Plasmodium vivax, Imunologia, marcadores de ativação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Leme, Pedro Luiz Squilacci, Maurício Galantier, Carlos Eduardo Marqui, Adriano Leite Soares, and José Henrique Busetti. "“Cirurgia de guerra” na Revolução de 1932 – Conceitos aplicados atualmente / “War surgery” in the 1932 Revolution - Concepts currently applied." Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 66, no. 1u (April 23, 2021): 1. http://dx.doi.org/10.26432/1809-3019.2021.66.002.

Full text
Abstract:
Introdução: existem poucos relatos médicos em nosso meio sobre a organização de serviços hospitalares e sobre o tratamento dos feridos em conflitos bélicos, justificando a revisão histórica do atendimento realizado durante os combates ocorridos no estado de São Paulo, na Revolução Constitucionalista de 1932, avaliando conceitos que também são utilizados no século XXI. Objetivo: estudar os relatos do professor Alípio Corrêa Netto, de Eduardo Etzel e Francisco Cerruti sobre o atendimento dos feridos no conflito militar ocorrido no início do século XX, discutindo as condutas descritas e conceitos atuais. Métodos: análise de artigo publicado em 1934 nos Annaes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, comentando com base na literatura do século XXI, praticamente 90 anos após a publicação inicial, conceitos que já eram empregados e permanecem atuais. Resultados: o planejamento prévio, o comprometimento dos profissionais, a sólida formação acadêmica e técnica dos envolvidos foram determinantes para resultados muito satisfatórios, em uma época ainda sem antibióticos, resultando em mortalidade relatada de 6,4% no hospital da cidade de Cruzeiro, mesmo em condições desfavoráveis como foi o atendimento de uma ampla frente de combate, no setor norte do conflito. Conclusão: muitos conceitos utilizados em cirurgia do trauma, atribuídos à experiência norte-americana após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), já eram empregados antes de 1932.Palavras chave: Conflitos armados/história, Ferido de guerra, Ferimentos e lesões/históriaABSTRACTBackground: there are few medical reports in our country about the organization of hospital services as well as the treatment of the wounded in war conflicts, what justifies the historical review of the care provided during the fighting in the state of São Paulo, in the Constitutionalist Revolution of 1932, evaluating concepts which are still used in the 21st century. Aim: assess the reports by Professor Alípio Corrêa Netto, Eduardo Etzel and Francisco Cerruti on the care of the wounded in the military conflict that occurred in the beginning of the 20th century, discussing the medical conduct described and current concepts. Methods: analysis of an article published in 1934 in the Annaes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, commenting on the literature of the 21st century, practically 90 years after the initial publication, concepts that were already used and remain current. Results: prior planning, the commitment of professionals, the solid academic and technical training of those involved were decisive for very satisfactory results, at a time still without antibiotics, resulting in a reported hospital mortality of 6.4% in the city of Cruzeiro, even under unfavorable conditions such as the care of a wide front of combat, in the northern sector of the conflict. Conclusion: several concepts used in trauma surgery, attributed to the American experience after the Second World War (1939-1945), had already been used before 1932.Keywords: Armed conflicts/history, War wounded, Wounds and injuries/history
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Oliveira, Matheus Nascimento, Isaac Ibernon Lopes-Filho, Victor Silva Vasconcelos, Marilene Vasconcelos da Silva Brazil, Ester Nascimento da Costa, Maria Isabel Afonso da Silva, and Tiago Lucena da Silva. "Exposições Científicas como Ferramenta de Obtenção de Dados para Desenvolvimento de Estratégias de Conservação de Quelônios Amazônicos." Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde 24, no. 3 (October 26, 2020): 289–92. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6938.2020v24n3p289-292.

Full text
Abstract:
As exposições científicas são ferramentas metodológicas importantes para promover conhecimentos de forma dinâmica e de fácil compreensão ao público participante. Com a intenção de proporcionar esses conhecimentos a um público maior e diversificado, foi desenvolvido pela equipe do Projeto Bichos de Casco vinculado ao Laboratório de Biologia Animal da Universidade Federal do Acre (Ufac) - Campus Floresta, uma exposição com base na conservação de quelônios amazônicos ocorrentes no Alto Juruá, para ser aplicada durante o evento regional Expo Acre Juruá, entre agosto e setembro de 2017, que contou com a presença de um público estimado de 20 mil pessoas por dia, segundo dados do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Durante a exposição, foram aplicados questionários semiestruturados com o intuito de fazer um levantamento de dados Etnozoológicos acerca de quelônios no perímetro urbano da cidade de Cruzeiro do Sul - Acre, registrando dados socioeconômicos e de consumo para assim possibilitar um melhor direcionamento para a realização de futuros trabalhos focados na conservação de quelônios na região. De acordo com os dados, 50% dos entrevistados afirmaram utilizar quelônios na alimentação, sendo, em sua maioria, indivíduos do sexo masculino. A espécie mais relatada no consumo foi o Jabuti (Chelonoidis denticulatus), o que demostra que a espécie é muito apreciada na região. Com os resultados se pode concluir que exposições científicas são de grande valia para popularização da Ciência e obtenção de dados para subsidiar ações de conservação. Palavras-chaves: Recursos Naturais. Jabutis. Subsistência. Abstract Scientific exhibitions are important methodological tools to promote knowledge in a dynamic and easy way of understanding the participating public. With the intention of providing this knowledge to a larger and diversified public, it was developed by the Bichos de Casco Project team linked to the Animal Biology Laboratory of the Federal University of Acre (Ufac) - Campus Floresta, an exhibition based on the conservation of Amazonian chelonians occurring in Alto Juruá, to be applied during the regional ExpoAcre Juruá event between August and September 2017, which was attended by an estimated audience of 20 thousand people per day, according to data from SEBRAE (Brazilian Support Service for Micro and Small Companies). During the exhibition, semi-structured questionnaires were applied in order to survey Ethnozoological data about chelonians in the urban perimeter of Cruzeiro do Sul - Acre, recording socioeconomic and consumption data to enable a better direction for future works focused on the conservation of chelonians in the region. According to the data, half of the interviewees stated that they used chelonians as food resource, being mostly male individuals, the species most reported in consumption was the yellow-footed tortoise (Chelonoidis denticulatus), which shows that the species is very appreciated in the region. With the results, it can be concluded that scientific exhibitions are of great value for popularizing science and obtaining data to support conservation actions. Keywords: Natural Resources. Tortoises; Subsistence.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Santos, Jadson De Jesus, and Phellipe Cunha da Silva. "TURISMO VERSUS COMUNIDADES VULNERÁVEIS: METAMORFOSES URBANAS NA CAPITAL DO PARAÍSO DAS ÁGUAS." Revista Contexto Geográfico 5, no. 9 (July 25, 2020): 57. http://dx.doi.org/10.28998/contegeo.v5i9.10013.

Full text
Abstract:
<p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">Este artigo é fruto de pesquisa elaborada durante estudos de campo realizados na cidade de Maceió, Alagoas. São apresentados no decorrer do texto fatos e argumentos acerca das modificações na infraestrutura urbana da cidade, principalmente na execução da obra de reformulação do terminal portuário para recebimento de cruzeiros marítimos. Em decorrência disso, uma comunidade pesqueira, de existência pioneira na cidade, foi retirada e transferida do local com o argumento de melhor adequação da área, desconsiderando o fator de pertencimento do lugar pelas pessoas que ali residiam. Os resultados apresentados possuem relevância para fomentar estudos posteriores mostrando o quão é essencial o planejamento das cidades com apelo turístico voltado para a população local e suas necessidades, não descartando a importância do papel da atividade turística para uma cidade. Desse modo, acredita-se que as cidades com apelo turístico sejam também planejadas com funcionalidades para a população residente e não apenas para visitantes e turistas.</span></span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Câmara, Ozianndeny Ferreira, Delcio Damasceno da Silva, Marlon Negreiros de Holanda, Paulo Sérgio Bernarde, Ageane Mota da Silva, Wuelton Marcelo Monteiro, Marcos Venicicus Malveira de Lima, Adilson Monteiro, and Rubens Wajnsztejn. "Envenenamentos ofídicos em uma região da Amazônia Ocidental Brasileira." Journal of Human Growth and Development 30, no. 1 (March 26, 2020): 120–28. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.9958.

Full text
Abstract:
Introdução: Os acidentes ofídicos são um problema de saúde pública e são considerados emergências clínicas, motivo este que torna os estudos em regiões de grande incidência muito importantes. Objetivo: Descrever os aspectos clínicos e epidemiológicos de pacientes vítimas de acidentes ofídicos em uma região da Amazônia Ocidental, Brasil. Método: Trata-se de um transversal, retrospectivo e documental de abordagem quantitativa, no período de 2015 a 2016, realizado no Hospital Regional do Juruá, localizado na cidade de Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil. Os dados epidemiológicos foram obtidos a partir das fichas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no Setor de Vigilância Epidemiológica do hospital. Foram verificadas as seguintes variáveis: mês de ocorrência, identificação da serpente (tipo de acidente), local do acidente (zona urbana e rural), localidade, município, dados da vítima (faixa etária, sexo, região anatômica atingida), sintomas e sinais apresentados, circunstâncias do acidente, tempo decorrido entre o acidente e o atendimento, a quantidade de ampolas utilizadas e o tipo de soro no tratamento das vítimas. Resultados: Foram atendidos em média 124 casos de acidentes ofídicos por ano (76,71 casos por 100.000 habitantes/ano), sendo a maioria acidentes botrópicos e os pacientes constituídos por indivíduos adultos do sexo masculino e trabalhadores rurais, picados nos membros inferiores. Mais de 30% dos casos foram atendidos seis horas após o envenenamento e o atendimento após 24 horas é um fator de risco para complicações, uma vez que sete dos oito pacientes que apresentaram complicações foram atendidos depois de um dia do acidente. Conclusão: Apresentou um crescente constante nos casos, o que gerou um ponto de reflexão preocupante, que pode estar associado a dois fatores, onde um volta-se para a melhora no deslocamento das vítimas (melhorias nas estradas dos ramais e implantação de lancha do SAMU) facilitando mais o transporte e na cobertura de telefonia melhorando a comunicação, ou a falha das políticas de saúde pública na oferta de melhores condições e orientações para a população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Mauad, Ana Maria, Silvana Louzada, and Luciano Gomes de Souza Júnior. "Das revistas ilustradas ao fotojornalismo independente: itinerários da prática fotográfica no Brasil do século XX." Fotocinema. Revista científica de cine y fotografía, no. 22 (January 27, 2021): 221–54. http://dx.doi.org/10.24310/fotocinema.2021.vi22.11713.

Full text
Abstract:
No Brasil, ao longo do século XX, as fotografias publicadas nas páginas de revistas e jornais modelaram um espaço público visual, em que fatos e fotos se conjugavam na narrativa dos acontecimentos. A cidade do Rio de Janeiro, capital brasileira até 1960, foi o espaço privilegiado para a institucionalização da prática fotográfica, pois nela se concentravam, desde o século XIX, os principais estúdios fotográficos, bem como as casas editoriais responsáveis pela circulação e comercialização de impressos. Neste artigo abordamos os itinerários da fotografia pública no Brasil contemporâneo. Volta-se para a avaliação da produção de um espaço público visual, valorizando três momentos em que a prática fotográfica se consolida em espaços da imprensa semanal, diária e independente: as revistas ilustradas cariocas da primeira metade do século XX, com destaque para quatro magazines: “Careta”, “Revista da Semana”, “Fon-Fon” e “O Cruzeiro"; o fotojornalismo de jornais diários, “Jornal do Brasil” e "Última Hora”, nos anos 1950 e 1960; e as agências de fotógrafos independentes das décadas de 1970 e 1980, como: Central, Angular, F4, AGIL Fotojornalismo, Fotocontexto, entre outras, atuando como importantes instrumentos de documentação dos movimentos sociais, e promovendo a consolidação produção independente, a prática de arquivo dos originais o controle sobre a publicação e difusão de fotografias. Compreende-se que em tais espaços forjou-se a fotografia pública como uma das dimensões da experiência histórica contemporânea que se apoiou na imagem técnica para plasmar seus acontecimentos. Com vistas a indagar sobre como em cada um desses domínios a história foi visualizada, propõe-se um roteiro que se inicia com uma breve consideração sobre fotografia pública e espaço público visual, seguida de uma reflexão sobre produção de notícias nos semanários ilustrados, passando pela inscrição dos acontecimentos no regime dos foto ícones e chegando à prática fotográfica independente. Conceitualmente, compreende-se a prática fotográfica suas formas de ver, apresentar e representar o mundo social como experiência histórica fundadora do mundo ocidental contemporâneo. Os circuitos sociais fotografía e seus usos e funções multiplicaram-se em uma economia visual sustentada na imagem técnica como dispositivo de produção de sentido social. Em termos metodológicos, utiliza-se da análise histórica da documentação primária que se encontra na base de dados da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional do Brasil e nos arquivos do Laboratório de Historia Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense. A análise histórica complementa-se com uma avaliação das formas comunicativas e do poder de significação de quatro fotografias, destacadas de cada um dos períodos históricos analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rocha, Cristianne Maria Famer, Julio Celso Borello Vargas, and Luísa Horn de Castro Silveira. "Mobilidade urbana saudável e segregação socioespacial: desafios da aliança entre pesquisa e participação comunitária." Ágora 20, no. 2 (July 5, 2018): 57–66. http://dx.doi.org/10.17058/agora.v20i2.12360.

Full text
Abstract:
“Mobilidade urbana saudável” é o conceito que trata da forma como a estrutura física das cidades afeta a mobilidade da população e como esta se relaciona com a saúde e o bem-estar coletivos. O artigo busca compartilhar a experiência da realização de uma pesquisa sobre mobilidade urbana saudável na Região Cruzeiro em Porto Alegre (RS) e as vivências e reflexões suscitadas durante a coleta de dados. Para tornar viável a coleta em grande escala no território, através de questionários sobre o tema, se fez necessária a parceria dos pesquisadores com a população local, relação que provocou tensionamentos e adaptações. O texto traz uma descrição analítica das etapas que possibilitaram a coleta no local, utilizando anotações de diário de campo e o relatório de pesquisa como fontes de informação. A partir das reflexões geradas, ressalta-se a importância da participação comunitária em associação com a pesquisa acadêmica na busca de transformações sociais, ainda que, para tanto, barreiras simbólicas precisem ser superadas. Espera-se que este relato permita compartilhar os aprendizados obtidos, que trazem à tona limitações de mobilidade enfrentadas por moradores de bairros marginalizados e o desafio de transpor a segregação social e espacial nos grandes centros urbanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Sepini, Ricardo Pereira, and Maria Delourdes Maciel. "CONCEPÇÕES APRESENTADAS POR ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO APÓS INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA NA DISCIPLINA CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 9, no. 1 (April 5, 2018): 75–87. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v9i1.1358.

Full text
Abstract:
Neste trabalho apresenta-se parte dos resultados de uma pesquisa de pós-doutorado desenvolvida a partir de uma intervenção pedagógica realizada na disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul - São Paulo/Brasil. Foram sujeitos desta pesquisa alunos(as) regulares do Curso de Mestrado e outros(as) oriundos(as) do Mestrado Interinstitucional (Minter). Aconteceram 8 encontros presenciais (32 horas-aula). Esses encontros foram estruturados a partir de leitura e análise de artigos relacionados com CTS; discussão e debate dos temas abordados e a elaboração de textos sínteses com base nas leituras realizadas. Como instrumento de coleta de dados, recorreu-se a aplicação de sete questões do Cuestionario de Opniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS), pré-teste (análise inicial), seguido da intervenção pedagógica (encontros da disciplina CTS) e da aplicação de um pós-teste (análise final). Como resultados evidenciou que a disciplina CTS, se trabalhada com atividades de ensino inovadoras, pode ser utilizada para a formação de professores. Concluiu-se que atividades desta magnitude, além de reunir várias áreas do saber, permitem alcançar um resultado mais amplo no que se refere ao conhecimento propriamente dito (conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais), além de contribuir para a formação cidadã dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Rodrigues, Alesandro Lima. "Perfil epidemiológico de pacientes acometidos por leptospirose em um estado brasileiro na Amazônia Ocidental." Revista Sustinere 7, no. 1 (July 25, 2019): 32–45. http://dx.doi.org/10.12957/sustinere.2019.39824.

Full text
Abstract:
Introdução: A leptospirose é causada pela bactéria Lepstospira, fazendo parte do grupo das doenças de notificação compulsória. No país, a leptospirose é um problema de saúde pública que envolve vários fatores e consequências. Objetivo: Este estudo teve por objetivo identificar o perfil epidemiológico de pacientes acometidos por leptospirose no estado do Acre-Amazônia Ocidental, no ano de 2017. Metodologia: Estudo de caráter epidemiológico-descritivo de abordagem quantitativa sobre os casos confirmados de leptospirose no estado do Acre no ano de 2017. Os dados foram coletados online no departamento de informática do Sistema único de Saúde (DATASUS). Resultados: Após análise dos dados, constatou-se que o perfil epidemiológico da doença no estado do Acre foi prevalente no sexo masculino (66,5%), com maior número de casos na faixa etária de 20-39 anos (38,8%) e com nível fundamental incompleto (35,9%). Também foi possível verificar que mais da metade dos casos foram na zona urbana (69,9%), nas cidades de Rio Branco (44,5%) e Cruzeiro do Sul (37,8%). Quanto ao desfecho clínico, verificou-se um elevado percentual de indivíduos curados (96,1%). Conclusão: Assim, conclui-se que a aplicação de atitudes pessoais de prevenção e no dever da administração pública de proporcionar saneamento básico, educação em saúde e infraestrutura ao indivíduo, os subsídios necessários para o enfrentamento da leptospirose.Palavras-chave: Vigilância epidemiológica. Leptospirose Humana. Perfil epidemiológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Barbosa, Ana Patrícia. "A Grande Cruzeiro: A região e a cidade a cidade e a região – Experiências, Narrativas e Reflexões a partir de um Estudo Etnográfico." ILUMINURAS 21, no. 54 (September 30, 2020). http://dx.doi.org/10.22456/1984-1191.106729.

Full text
Abstract:
Este ensaio fotográfico é resultado da pesquisa de doutorado[1] realizada durante os anos de 2014 a 2017, na região da Grande Cruzeiro, em Porto Alegre, RS. Os encontros e reencontros com a Grande Cruzeiro iniciaram em 2014, nas caminhadas pelas ruas, pelos becos e vielas, na aproximação com os moradores, no olhar e escutar histórias de vida que atravessam temporalidades. Para a observação desses processos decorrentes da vida na metrópole, recorri a uma etnografia de rua, nos moldes propostos pelas antropólogas Ana Luiza Carvalho da Rocha e Cornelia Eckert (2013), as quais enfatizam como a pesquisa de campo é concretizada na cidade, por meio de caminhadas atentas, e da constante presença do etnógrafo no espaço da rua, compartilhando de um tempo vivido com os habitantes, e consecutivamente, desvendando os saberes e fazeres dos moradores da cidade.[1] Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale – Tese Defendida em 2017: Sobre Juventudes e Territorialidades: Estudo Etnográfico sobre as Trajetórias Juvenis na Grande Cruzeiro, em Porto Alegre/RS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Negreiros, Jayne Da Silva, Soraia Figueiredo de Souza, Charles Pelizzari, Vânia Maria França Ribeiro, Acácio Duarte Pacheco, Luciana Dos Santos Medeiros, Tamyres Izarelly Barbosa da Silva, and Mayara Marques Pereira Fernandes. "PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS AGRESSÕES CANINAS NOTIFICADAS NO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE, DURANTE O PERÍODO DE 2007 A 2015." Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR 22, no. 2 (April 2, 2018). http://dx.doi.org/10.25110/arqsaude.v22i2.2018.6377.

Full text
Abstract:
A interação entre homens e animais tem consequências para a saúde pública, como o aumento dos casos de raiva, uma zoonose letal. Neste estudo, foram analisadas 1047 fichas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Os dados foram representativos do tratamento preventivo anti-raiva humano no município de Cruzeiro do Sul, Acre, de 2007 a 2015. O maior número de casos foi registrado em 2013 (17,95%) e a maior incidência de ataques ocorreu nas regiões urbanas (86,1%). As feridas resultantes de mordida de cão corresponderam a 98,66% dos ataques. Os animais foram classificados como suspeitos da raiva em 65,42% dos casos, no entanto, apenas 1% foram clinicamente diagnosticados como positivos. Apenas 4% das vítimas humanas foram submetidas a exame para pós-exposição de titulação. Os resultados indicam que os programas de Saúde Pública devem considerar como prioritários os ataques de cães na área urbana na cidade de Cruzeiro do Sul, Acre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Melo, Alan Dutra de, and Ronaldo Bernardino Colvero. "Associação Cruzeiro Jaguarense em Jaguarão RS (1881-2016): Entre a História e a Memória." RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade 4 (February 28, 2018). http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v4i0.679.

Full text
Abstract:
O estudo em questão faz parte da tese em andamento, desenvolvida no Curso de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, vinculado à Universidade Federal de Pelotas, sobre a Associação Cruzeiro Jaguarense, situada em Jaguarão, mais conhecida como Clube Jaguarense, cuja sede central está localizada no centro da cidade, dentro do perímetro da zona de tombamento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e que encontra-se desde 2011 interditado devido a queda da cobertura, que embora recomposta não possibilitou o seu uso pleno. Trata-se de exemplar identificado pelo órgão mencionado como de proteção rigorosa. O objetivo do estudo é compreender a importância do clube para a cidade à partir da metodologia do estudo que é de natureza interdisciplinar com enfoque qualitativo, utilizando como fonte principal os jornais à partir do século XIX e entrevistas realizada com pessoas com vinculação a entidade. Os resultados, apontam para a importância do bem cultural, destacando a materialidade como suporte de memória. As memórias, por sua vez, são associadas ao bem associadas ao bem como integrantes do patrimônio imaterial da entidade. Além disso, o estudo revelou vínculos com a história, especialmente no final do século XIX, durante a suas origens como Club Jaguarense, fundado em 1881.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Barbosa, Marialva. "O Cruzeiro: uma revista síntese de uma época da história da imprensa brasileira." C-Legenda - Revista do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual, no. 07 (February 2, 2011). http://dx.doi.org/10.22409/c-legenda.v0i07.26150.

Full text
Abstract:
Dois movimentos concomitantes caracterizam a imprensa do Rio de Janeiro na década de 1920: o aparecimento de um jornalismo eminentemente sensacional e o surgimento dos primeiros conglomerados de imprensa, representados pelos Diários Associados. Espelhando de certa forma o chamado pensamento conservador, os jornais da cidade adquirem características peculiares. Para uns o sensacional é a grande arma de conquista do público. Para outros, a ação política seria fundamental. Em meio a esses dois movimentos, o grupo dos Diários Associados lançam aquela que seria a principal revista ilustrada brasileira do século XX : O Cruzeiro. Este texto - parte de uma ampla pesquisa, financiada pelo CNPq, que reconta a história da imprensa no Rio de Janeiro a partir dos indícios deixados pela múltiplas falas do público - faz uma breve reflexão sobre a história inicial desse periódico de um ponto de vista particular : o olhar do leitor. Num primeiro momento, reproduz as estratégias editoriais e mercadológicas quando do lançamento da publicação em novembro de 1928. Como segundo movimento, descreve as práticas jornalísticas adotadas na década seguinte, que pode ser considerado o momento de consolidação da revista no cenário nacional brasileiro. Até o momento, remontamos a história da imprensa do Rio de Janeiro durante os cinquenta primeiros anos do século XX, estando agora exatamente na metade. A partir dessa análise inicial escrevemos o livro “Desvendando a face do público: 50 anos de imprensa do Rio pelo olhar do leitor”, que está sendo editado com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Itikawa, Lilian Andrade, and Isabel Cristina Gozer. "IMPLANTAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA NA EMPRESA FARMÁCIA E DROGARIA ANCHIETA DE CRUZEIRO DO OESTE – PR." Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR 18, no. 1 (April 17, 2018). http://dx.doi.org/10.25110/receu.v18i1.6232.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo a apresentação de procedimentos para elaboração, realização e a implantação do fluxo de caixa na empresa Farmácia e Drogaria Anchieta, localizada na cidade de Cruzeiro do Oeste – PR. Esta área da administração financeira tem por finalidade gerir informações relevantes para a tomada de decisão a curto e longo prazo, facilitando saber se a liquidez e o capital de giro estão conseguindo suprir com as necessidades da empresa, por meio de técnicas e ferramentas de controle. Para tanto, as metodologias utilizadas se caracterizam como estudo de natureza quantitativa, por implicar no descobrimento e classificação de variáveis; como descritiva por descrever os fatos apurados; podendo ainda ser classificada como estudo de caso, por coletar informações em um determinado grupo, neste caso, na referida empresa. O resultado do estudo evidencia que a implantação desta ferramenta ajudou no planejamento, controle financeiro e econômico da empresa, proporcionando assim um maior conhecimento sobre seus ingressos e desembolsos, como também, a possibilidade de saber a real situação que a empresa se encontra em determinado período.PALAVRA-CHAVE: Procedimentos, ferramentas de controle, administração financeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Araújo, Lysia Oliveira, and Julia Cristina Rodrigues. "ANÁLISE DO CONHECIMENTO E PRÁTICA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA SAÚDE DO IDOSO." Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento 15, no. 1 (February 10, 2010). http://dx.doi.org/10.22456/2316-2171.11445.

Full text
Abstract:
Esse trabalho avalia o conhecimento e práticas dos Agentes Comunitários da Saúde na atenção à saúde do idoso no Programa de Saúde da Família. Foi realizada uma estudo descritivo exploratório com abordagem quali-quantitativa, utilizando de um questionário com perguntas abertas aos Agentes Comunitários de Saúde das Unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) na cidade de Cruzeiro – SP, no período de julho a agosto de 2008, aprovado no CEP/Fatea sob registro n° 78/2008. Concluiu-se que os agentes não possuem conhecimento algum com relação ao idoso e as mudanças físicas apresentadas pelos mesmos. Devido à falta de conhecimento específico do envelhecimento tiveram dificuldades em falar dos idosos e suas carências. O agente comunitário de saúde necessita de um treinamento contínuo, adequado e voltado para as realidades locais, que valorizem a organização e o desenvolvimento da comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Rocha Almeida, Rosiney, Carlos Fernando Araújo Jr, and Meire Pereira França. "O uso do tablet para a representação de conceitos de genética: proposta e análise com base na Teoria da Atividade." RENOTE 13, no. 1 (August 5, 2015). http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.57635.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa se o uso do tablet pode colaborar com a aquisição da competência de representação de conhecimentos de genética sob a forma de conceitos. Com base nos fundamentos teórico-metodológicos da Teoria da Atividade (TA), foi desenvolvida e analisada uma atividade de representação do conhecimento, que consistiu, dentre outras ações, na elaboração de três mapas mentais digitais, para cada aluno, relacionados a conteúdos de genética. Participaram deste estudo 34 alunos da 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Cruzeiro do Sul, localizado na cidade de São Paulo; duas professoras pesquisadoras no âmbito da aprendizagem móvel; e dois técnicos em Informática. Os resultados indicaram uma evolução no número de conceitos adequados representados pelos alunos no decorrer da atividade realizada. Observou-se que o tablet, quando utilizado sob a perspectiva da TA, pode colaborar com a representação de conhecimentos de conteúdos de genética, sob a forma de conceitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Borelli, Suzete De Souza, and Priscila Bernardo Martins. "O ensino de figuras geométricas espaciais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no contexto de Pesquisa e Ensino envolvendo a metodologia Lesson Study." Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana 12, no. 3 (August 3, 2021). http://dx.doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250556.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por propósito trazer algumas reflexões sobre a aprendizagem de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, envolvendo geometria e suas representações espaciais no plano. Ele foi desenvolvido em um curso de extensão no ano de 2019 em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com o objetivo de aprofundar as reflexões dos professores sobre o Currículo da Cidade e os materiais curriculares por ela produzidos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa com observação participante em um processo de formação envolvendo o Estudo de Aula em uma perspectiva colaborativa. Dentre os resultados encontrados, percebemos que os professores conseguiram identificar as dúvidas de seus alunos em relação ao ensino das representações dos prismas e pirâmides em um plano, a partir de referenciais teóricos que possibilitaram a compreensão das dúvidas apresentadas pelos estudantes sobre esse tema matemático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Reis, Carolina dos, and Roberta Brasilino Barbosa. "Contribuições da Psicologia às Lutas Transversais Travadas em Meio às Metrópoles de Privilégios." Psicologia: Ciência e Profissão 39, spe2 (2019). http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703003225568.

Full text
Abstract:
Resumo Esse artigo tem por objetivo refletir sobre as possibilidades de contribuição da Psicologia a ações de enfrentamento a práticas violentas, e junto às lutas transversais travadas pelos grupos com os quais trabalhamos. Para tanto, partimos do conceito de lutas transversais de Michel Foucault, entendidas como lutas antiautoritárias e democratizantes que têm por alvo os mecanismos de dominação, exploração e submissão. Entendemos que os saberes psis, ao se colocarem a serviço das lutas transversais, podem servir como ferramentas de análise e enfrentamento a estes mecanismos. Nesse sentido, trazemos duas experiências de pesquisa e extensão realizadas em territórios que se encontravam em meio a processos de remoção, um deles na Comunidade Indiana, no bairro Tijuca, no Rio de Janeiro e o outro na Grande Cruzeiro, em Porto Alegre. Tais análises assumem o caráter de denúncia das violências decorrentes de gestões estatais, dando visibilidade às formas de submissão que operam pela produção do que chamaremos de uma “subjetividade culpada” e pela inscrição das populações alvo das remoções no lugar de não cidadãos, de sujeitos de um não direito. Buscaremos, ainda, evidenciar as articulações entre essas ferramentas de produção de subjetividade e as problemáticas materiais, decorrentes das desigualdades de acesso à moradia e à cidade. Por fim, afirmamos o caráter de resistência presente na compreensão de subjetividade como processo em constante construção e nas possibilidades de produzirmos rupturas nas práticas que encerram determinados modos de habitar e viver nas cidades como mais ou menos legítimos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Barbosa, Ana Patrícia, Sofia Sousa, Paula Guerra, and Ana Luiza Carvalho da Rocha. "(Des) encontros de uma Etnografia Multissituada em Regiões Urbanas de Marginalidade Avançada no Brasil e em Portugal." ILUMINURAS 21, no. 54 (September 30, 2020). http://dx.doi.org/10.22456/1984-1191.106753.

Full text
Abstract:
Resumo: Apresentamos, neste artigo, uma etnografia multissituada (Marcus, 1998) que atualmente demarca grande parte dos estudos etnográficos, na medida em que são poucos os pesquisadores que se restringem a um local ou a uma comunidade em suas pesquisas. Visamos compreender as dinâmicas de organização espaço-temporais destas populações, quanto às diferentes formas de apropriação e significação das regiões habitadas, a Grande Cruzeiro, na cidade de Porto Alegre/RS, no Brasil e o Bairro do Cerco, no Distrito do Porto, em Portugal. Para o efeito, iremos socorrer-nos de um conjunto de materiais essenciais para o exercício de uma etnografia multissituada, tais como fotografias, acervos de arquivos, memórias e notícias de jornais, com o intuito de estabelecer ligações ou diferenças entre estas duas comunidades. Com a conjugação de todos estes materiais, bem como através de outros trabalhos desenvolvidos junto destas comunidades (Barbosa, 2017; Guerra, 2002; Sousa, 2018), procuramos obter indicadores sobre os modos de vida, sobre as identidades num contexto de apropriação espacial e temporal, mas também de intervenção política.Palavras-Chave: Etnografia. Territórios Periféricos. Portugal. Brasil MISMATCHES OF A MULTI-SITUATED ETHNOGRAPHY IN URBAN REGIONS OF ADVANCED MARGINALITY IN BRAZIL AND PORTUGAL Abstract: In this article, we present a multissituated ethnography (Marcus, 1998) that currently defines a large part of ethnographic studies, as few researchers restrict themselves to a site or community in their research. We aim to understand the dynamics of spatial-temporal organization of these populations, regarding the different forms of appropriation and significance of inhabited regions, the Grande Cruzeiro, in the city of Porto Alegre/RS, in Brazil, and the Bairro do Cerco, in the District of Porto, in Portugal. To this end, we will make use of a set of essential materials for the exercise of a multi-situ ethnography, such as photographs, archive collections, memories and newspaper news, in order to establish links or differences between these two communities. Through the combination of all these materials, as well as through other work developed with these communities (Barbosa, 2017; Guerra, 2002; Sousa, 2018), we seek to obtain indicators on lifestyles, on identities in a context of spatial and temporal appropriation, but also of political intervention.Keywords: Ethnography. Peripheral Territories. Portugal. Brazil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Daniel Meireles Doberstein de Maga, Jonie, and Mônica Soares Velloso. "Planejamento de uma rede de VLT na área central de Brasília com vistas a mitigar os problemas de mobilidade urbana na Capital Federal." Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa, April 29, 2021. http://dx.doi.org/10.5102/pic.n0.2019.7444.

Full text
Abstract:
Os problemas causados pela crise que envolve a mobilidade urbana é uma triste realidade vivenciada no Brasil e no mundo. Especificamente em relação ao Distrito Federal, capital do Brasil chamada Brasília, local escolhido para a elaboração da presente pesquisa, sua população, à semelhança de outros povos, sofre com as condições adversas vivenciadas no transporte cotidiano, fruto de rotineiros congestionamentos, poluição ambiental, elevado tempo de deslocamento e perda de qualidade de vida, consequências diretas do expressivo aumento da frota de veículos, da precariedade da infraestrutura viária e da péssima qualidade do transporte coletivo. A partir desta constatação, o objetivo da presente pesquisa foi o de planejar uma rede de Veículo Leve sobre Trilhos – VLT a ser implantada na área central de Brasília, integrada às redes de transporte da cidade (existentes e planejadas), tomando como ponto de partida a análise de dados levantados em pesquisas de origem-destino. A escolha do VLT como protagonista do modelo planejado, se deu pelo fato deste modo atender ao pressuposto de um transporte de massa de qualidade, com baixa emissão de poluentes e de fácil adequação ao meio no qual está inserido. Considerou-se ainda, que a implantação de “VLTs” vêm crescendo em diversas cidades pelo mundo, por ser um modo de transporte eficiente, devido ao seu elevado nível de produtividade e de alta inovação tecnológica. As análises preliminares de dados apontaram que a implantação do VLT seria especialmente importante para atendimento da área central de Brasília, ou Unidade de Planejamento Territorial Central, compreendendo as Regiões Administrativas do Plano Piloto, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro e Candangolândia. Trata-se de uma região densamente ocupada, com a maior oferta de empregos da cidade e que apresenta uma das mais expressivas taxas de motorização do país. Desta forma, elaborou-se uma proposta formal de mudança modal na área com o desenvolvimento de um planejamento de transportes baseado em critérios técnico-científicos. A partir desta premissa, foi desenvolvido um projeto de VLT circunscrito ao sistema viário de Brasília, a partir de critérios estabelecidos no Modelo Tradicional de 4 Etapas. Para execução da tarefa, foram utilizados dados extraídos de pesquisas distritais publicadas, tais como, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD/2018, o Plano Diretor de Transporte sobre Trilhos – PDTT/2018, a Pesquisa de Mobilidade Urbana – PMU/2016 e o Plano Diretor de Ordenamento Territorial – PDOT/2012. As variáveis escolhidas foram aquelas que influenciam no transporte da área central de Brasília, a exemplo de informações socioeconômicas, de origem e destino, modo de transporte, posse de veículos, número de habitantes, renda, instrução, entre outras. Todos as análises foram realizadas a fim de se planejar linhas de VLT que atendessem à população com eficácia e eficiência. A presente pesquisa apresentou como resultado um planejamento de rede estratégica de VLT a ser implantada na área central de Brasília, oferecendo transporte de qualidade para a população, integrado às estações de metrô e terminais rodoviários, visando uma opção de mudança modal, principalmente do transporte motorizado individual para o coletivo, e projetada para atender a demanda em um horizonte de 20 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

"TRABALHO E REPRESENTAÇÕES DO URBANO NO RURAL: FRONTEIRAS MÓVEIS EM CRUZEIRO DOS PEIXOTOS – MG." Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes, July 1, 2018, 90–115. http://dx.doi.org/10.32887/issn.2527-2551v15n2p.90-115.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como foco principal discutir as noções de rural e urbano através da temática do trabalho em Cruzeiro dos Peixotos, distrito de Uberlândia – MG. A localidade em questão, assim como vários outros distritos brasileiros, participa de uma vivência diferente das cidades de médio e grande porte e por vezes, é classificada no âmbito da ruralidade, tanto por sua localização como por seu cotidiano que vive a temporalidade de outro modo. Embora haja esse olhar “ruralizante” sobre localidades como o distrito em questão, a vivência cotidiana abarca muito mais a vida urbana que a rural, seja pelo êxodo rural, seja pelo crescimento das grandes e médias cidades nas últimas cinco décadas. Sendo assim, Cruzeiro dos Peixotos vive um fenômeno em que, ora é visto e se vê como rural, ora é incontestavelmente urbano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silveira, Flávio Leonel Abreu da, and Pedro Paulo De Miranda A. Soares. "O ofício de barbeiro em Icoaraci (PA), diálogos com seu Jorge." ILUMINURAS 8, no. 17 (June 3, 2007). http://dx.doi.org/10.22456/1984-1191.9260.

Full text
Abstract:
O distrito de Icoaraci, situado em frente à baía do Guarajá, dista aproximadamente 18 km do centro da capital Belém. Atualmente, possui uma população de cerca de 320.000 habitantes. Chega-se ao local através da Rodovia Augusto Montenegro ou da Rodovia Arthur Bernardes. A Barbearia São Jorge, onde realizamos o trabalho de campo está localizada na chamada 5ª rua, próxima à Avenida Cristóvão Colombo, uma via obrigatória para os ônibus que se dirigem ao centro de Belém. Sendo assim, o estabelecimento situa-se em uma área relativamente central do distrito. Ao chegar à 5ª rua pela Av. Cristóvão Colombo é preciso dar apenas alguns passos para encontrar a barbearia, locus da pesquisa em questão4, de propriedade do senhor Jorge Nazareno da Mata. Trata-se de um prédio pequeno de alvenaria, erguido em frente à casa na qual seu Jorge mora com a família, sendo que logo ao lado, situa-se a morada na qual sua irmã, Dona Maria, vive com sua família. Portanto, o local de trabalho de seu Jorge é um ambiente bastante familiar. O estabelecimento está localizado no bairro do Cruzeiro, onde durante todo o segundo semestre do ano de 2006 foram realizadas visitas semanais, tanto para conversar com seu Jorge e seus clientes na barbearia, como para visitar parentes e amigos do barbeiro que se dispunham a colaborar com o trabalho. O artigo em questão busca registrar e compreender as “artes de fazer”, para usarmos uma expressão cara a De Certeau (1994), de um barbeiro que atua há mais de cinqüenta anos no distrito de Icoaraci, Belém. Nestes termos, partimos do princípio de que a profissão de barbeiro é um ofício bastante tradicional no espaço urbano belemense, defrontando-se, todavia, com a possível tendência de desaparecer diante da concorrência dos modernos salões de beleza e a emergência dos chamados hair designers. No entanto, a figura do barbeiro, para além de tal dilema exposto acima, persiste no cenário urbano icoaraciense, constituindo-se num interessante objeto de pesquisa no que tange às “artes de fazer” relacionadas às práticas profissionais associadas às formas de sociabilidade (Simmel, 1983) presentes cidade de Belém. Além disso, é preciso considerar não apenas o barbeiro em sua labuta, mas a sua inserção no bairro, assim como a presença da barbearia e suas relações com o universo dos moradores de um bairro de Icoaraci.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Pedreira, Carolina. "Reza não é música: a lamentação das almas na Chapada Diamantina." ILUMINURAS 11, no. 25 (August 15, 2010). http://dx.doi.org/10.22456/1984-1191.15532.

Full text
Abstract:
No ritual de lamentação das almas, um grupo de pessoas envoltas por lençóis brancos, em sua maioria mulheres, sai pelas ruas e becos das cidades realizando paradas em igrejas, cemitérios, cruzeiros e encruzilhadas, lugares em que se entoam preces, benditos e incelências. As saídas acontecem durante toda a Quaresma e representam um luto anual pela Paixão de Cristo. O foco do presente estudo recai sobre o 'terno das almas', como é chamado o grupo de rezadeiras em Andaraí, cidade localizada ao sul da Chapada Diamantina. O texto apresenta um panorama da devoção com enfoque no ritual de lamentação e seus elementos principais. O objetivo do artigo é trazer os universos textual e musical dos benditos rezados no contexto do ritual para o cenário analítico, passando por uma aproximação ao jarê, uma variante do “candomblé de caboclo” na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Guerra, Agatha Rita Doroteia Tavares, Livia Cristina Barros da Silva Wiesinieski, and Iara Lucia Gomes Brasileiro. "Lazer e turismo LGBT em Brasília/DF sob a perspectiva da hospitalidade." Revista Cenário 6, no. 11 (December 28, 2018). http://dx.doi.org/10.26512/revistacenario.v6i11.18268.

Full text
Abstract:
O consumo e o turismo para o segmento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) movimenta o mercado brasileiro. Trata-se de um negócio atual e oportuno, pois esse público demanda uma participação expressiva ano após ano no mercado mundial, tanto em serviços turísticos especializados (hotéis, cruzeiros, agências de viagens) quanto em lazer, entretenimento (bares, restaurantes, baladas, saunas) e consumo de bens materiais (lojas de roupas, móveis). Nesse sentido, esse segmento do turismo tem se afirmado como uma possibilidade econômica capaz de gerar lucros significativos. Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir de revisão bibliográfica e de textos midiáticos, a oferta de lazer na cidade de Brasília e as possibilidades do turismo para o público LGBT na perspectiva da hospitalidade. Na capital do Brasil, o público homossexual é um segmento ávido por entretenimento e por cultura; possui, em sua maioria, nível de escolaridade e remuneração mais elevado que a média, consome bastante, é muito exigente, bem informado, gosta de praticidade; em sua maioria, não possui filhos, o que torna seus gastos fixos bem menores se comparados aos de casais heterossexuais. Essas condições, somadas ao fato de Brasília ser uma cidade considerada gay friendly, certamente se caracterizam em boas perspectivas de negócios no setor do turismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Correia, Luís Manuel Mendes, and Manuel Salvador Gomes Araújo. "O percurso profissional dos diretores de comidas e bebidas." Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, no. 5 (April 4, 2014). http://dx.doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2160.

Full text
Abstract:
Este estudo pretende apurar em que medida é que o ter um curso superior na área da gestão hoteleira poderá contribuir para chegar mais rápido à função de diretor de comidas e bebidas (D C&B) de um hotel (quatro e cinco estrelas, das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia). Tem como objetivos conhecer o seu percurso profissional; identificar os elementos que mais contribuíram para chegar a esta função; caracterizar o seu perfil; conhecer quais são os seus objetivos para o seu futuro profissional e enumerar algumas sugestões para os estudantes e diplomados na área. É um tema pouco estudado e que pode ajudar os estudantes e os diplomados, a chegar à função de D C&B e a planearem melhor a sua carreira. A metodologia seguida foi qualitativa (Barañano: 2008; Bardin: 1977; Phillimore & Goodson: 2004), baseada na análise de conteúdo de seis entrevistas semiestruturadas, a quatro D C&B de hotéis de cinco estrelas e a dois de quatro estrelas (amostra por conveniência). Os D C&B entrevistados são todos do sexo masculino, têm em média trinta e seis anos e nenhum tem formação superior. Cerca de dois terços têm formação técnica pós secundária em hotelaria e os restantes só têm experiência profissional. Todos começaram o seu percurso profissional pela área operacional, passando depois para funções de chefia de seção, chegando à função de D C&B ao fim de 12,7 anos (em média). Os que têm formação técnica pós secundária precisam de menos tempo (8,5 anos em média) para chegarem à função de D C&B, enquanto os outros precisam do dobro do tempo. Todos trabalharam em vários hotéis e alguns em cruzeiros. Dos elementos que mais contribuíram para chegar à função de D C&B destacam-se a formação técnica pós secundária, os estágios, a formação contínua, as diversas experiências nacionais e internacionais, a disponibilidade e ter objetivos para atingir. As competências que identificamos acerca do perfil do D C&B são a forma de gerir o stress, ser determinado e persistente, (soft skills), de liderança e de gestão de equipas, comunicação, (general skills), conhecimentos técnicos sobre a operação e gestão de comidas e bebidas, cultura gastronómica e comercial (specific skills). Ter um curso técnico ou superior em gestão hoteleira, experiência profissional, disponibilidade e mobilidade geográfica é importante. A curto prazo pretendem solidificar a sua posição e, no longo prazo, apenas metade pretende chegar à função de diretor geral de um hotel. Aos estudantes e diplomados em gestão hoteleira, sugerem que fixem objetivos, tenham disponibilidade e mobilidade geográfica, passar em várias seções do D C&B e fazer estágios. Este estudo contribui para que os estudantes e diplomados em gestão hoteleira possam planear melhor a sua carreira e conhecermos melhor o perfil desta função. Em termos futuros, importa alargar este estudo a mais diretores e outras regiões, assim como incluir no estudo os estudantes e diplomados para conhecer as suas expectativas e plano de carreira, assim como a perspetiva dos responsáveis de recursos humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography