Academic literature on the topic 'Ciências exactas e naturais – Ciências biológicas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ciências exactas e naturais – Ciências biológicas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ciências exactas e naturais – Ciências biológicas"

1

Waizbort, Ricardo. "Vespeiros da razão: perspectivas para um diálogo entre as ciências biológicas e as ciências sociais." Estudos Avançados 22, no. 63 (2008): 251–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142008000200019.

Full text
Abstract:
Desde pelo menos A origem das espécies, de Darwin, publicado em 1859, cientistas naturais e cientistas sociais têm discutido a possibilidade de unificar as ciências biológicas e as humanas. O presente artigo tem como objetivo trazer à luz algumas dessas tentativas de considerar a importância das bases biológicas para compreender e explicar certos aspectos do comportamento humano. Embora esse seja um tema um tanto conturbado, sobretudo quando visto de um ponto de vista político, nas últimas décadas foram desenvolvidos modelos testáveis que indicam que os sistemas genéticos dos seres humanos são necessários, mas não suficientes, para equacionarmos certos conflitos de interesse que surgem nas mais variadas formas de interação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araujo, Elias Profeta Ramos de, and Maria Cristina Motta de Toledo. "Ciências da terra em cursos que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental." Terrae Didatica 10, no. 3 (June 23, 2015): 319. http://dx.doi.org/10.20396/td.v10i3.8637347.

Full text
Abstract:
A formação de professores de Ciências Naturais para o ensino fundamental da educação básica é realizada principalmente em cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas, mas o interesse primordial dos cursos é formar essencialmente professores de Biologia. Assim, as instituições de ensino superior que os mantêm elaboram e executam os projetos pedagógicos enfatizando disciplinas da área biológica e não dispensam às disciplinas de Ciências da Terra, notada­mente a Geologia, o devido valor como integrantes das Ciências Naturais. Em alguns casos, é possível que essa disciplina faça parte da grade curricular do curso apenas para cumprir orientações da legislação ou normatizações educacionais, sendo evidente a falta de investimentos, nesses cursos de formação de professores, em docentes especializados, atividades de campo e laboratórios relacionados às Ciências da Terra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gonçalves, Alyne dos Santos. "Museu Mello Leitão e a institucionalização da biologia no Brasil." Revista Brasileira de História da Ciência 11, no. 2 (December 19, 2018): 213–31. http://dx.doi.org/10.53727/rbhc.v11i2.82.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma análise histórica sobre o processo de institucionalização das ciências biológicas no estado do Espírito Santo, a partir da fundação do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, em 1949, pelo naturalista Augusto Ruschi. Considerando as contribuições dos estudos sociais das ciências, compreende-se aqui as observações e experimentações nas áreas de conservação de florestas e reprodução de beija-flores em cativeiro como práticas científicas inseridas em um contexto sociopolítico particular, as quais contribuíram para o processo de especialização da biologia como área específica das ciências naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Paulo Cesar, Valdemir Ferreira Júnior, and Wellinton Sartori da Silva. "Problematizando o tema sangue nos anos iniciais do ensino fundamental." Educação Online 15, no. 33 (April 3, 2020): 176–203. http://dx.doi.org/10.36556/eol.v15i33.585.

Full text
Abstract:
A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP)[1] é aliada na promoção de habilidades e competências mais típicas das ciências naturais, mesmo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AEIF). Investigamos a prática educativa de uma professora pedagoga em cooperação com licenciandos do curso de ciências biológicas, exclusivamente em aulas de ciências naturais, numa turma do 5º ano dos AIEF. Nossos objetivos principais consistiram em: (a) caracterizar a aula habitual conduzida pela pedagoga em ciências; (b) investigar a execução de práticas fundamentadas na ABRP voltadas ao ensino de ciências para alunos dessa faixa etária; e (c) analisar as principais percepções da docente participante sobre o uso da ABRP na sala de aula de ciências. Os resultados sugerem que professora e licenciandos perceberam a ABRP como potencial ferramenta favorecedora da aprendizagem para aulas de ciências, não apenas na apreensão de conteúdos científicos conceituais, mas de diferentes modos de fazer e compreender a ciência. [1] Neste texto, optamos pela expressão Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), utilizada pelo grupo de portugueses coordenado por Vasconcelos et al (2012), que também se pautou, em seus estudos, em autores que investigaram a Problem Based Learning (PBL).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes, Ana Carolina Araujo Khun, Aparecida Gasques de Sousa, and Alberes da Siqueira Cavalcanti. "USO DE NARRATIVAS EM PESQUISAS SOBRE REFORMULAÇÃO CURRICULAR EM LICENCIATURAS DE CIÊNCIAS." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 6, no. 2 (July 2, 2018): 201–15. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.a2018.v6.n2.p201-215.i6060.

Full text
Abstract:
O presente texto tem por objetivo relatar pesquisas que fizeram uso de narrativas de formadores de licenciaturas da área de ciências naturais da Amazônia, em processos de reformulação curricular dos projetos pedagógicos dos cursos em que lecionam. São quatro pesquisas relacionadas em um programa de pesquisa do Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIENCIA): a primeira autora defendeu sua tese no Instituto de Psicologia da USP e usou narrativas autobiográficas para caracterizar e analisar contribuições de professores de um curso de Ciências Biológicas em Rondônia e a segunda autora deu continuidade a este trabalho. As duas outras foram conduzidas por orientandos de doutorado em suas instituições de ensino superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Píriz Giménez, Nazira. "REPRESENTAÇÕES VISUAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA." Revista Prociências 3, no. 1 (July 27, 2020): 18–32. http://dx.doi.org/10.15210/rp.v3i1.20380.

Full text
Abstract:
Uma das dificuldades no ensino de ciências reside no uso de várias línguas que os novatos devem aprender e usar. Alguns autores levantam a necessidade de uma “alfabetização visual” para a interpretação de “representações visuais”. Isso inclui fotografias, gráficos, diagramas de estrutura ou processo, sendo este último amplamente utilizado no ensino de ciências biológicas, uma área de conhecimento em que o ensino de níveis celulares e moleculares oferece complexidade particular. O ensino do conteúdo biofísico apresenta a dificuldade de integrar conteúdo e idiomas de várias ciências naturais, o que complica ainda mais o ensino da biologia celular e molecular. Este trabalho foi proposto como uma questão de pesquisa: quais oportunidades e obstáculos surgem, ao estudar a troca de solutos entre as células e seu ambiente, a partir da análise de representações visuais? Foi desenvolvido nos cursos de Biofísica da carreira da Faculdade de Ciências Biológicas, em duas instituições de formação de professores no Uruguai, entre 2016 e 2020. Os resultados permitem identificar conceitos “críticos” que reiteram dificuldades explicitadas em detalhes. Além disso, eles confirmam e expandem categorias nas quais as contribuições dos estudantes que interpretam diagramas freqüentemente usados no ensino de Biologia, bem como as participações no ensino, podem ser organizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Seniciato, Tatiana, and Osmar Cavassan. "O ensino de ecologia e a experiência estética no ambiente natural: considerações preliminares." Ciência & Educação (Bauru) 15, no. 2 (2009): 393–412. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132009000200010.

Full text
Abstract:
O trabalho tem por objetivo delimitar um quadro teórico cujas bases filosóficas permitam considerar a dimensão estética no ensino de ecologia, sobre os ambientes naturais, sem incorrer em posturas ingênuas. Os dados utilizados para ilustrar e sustentar algumas argumentações referem-se a entrevistas realizadas, em 2004, com professores de Ecologia e alunos do último ano dos cursos de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Unesp, campi de Bauru e Rio Claro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Krüger Voigt, Priscila, and Francele De Abreu Carlan. "A prática pedagógica de professores de Ciências: investigação com o 9º ano do Ensino Fundamental na cidade de Canguçu – RS." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 2 (August 25, 2020): 386–405. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11503.

Full text
Abstract:
O perfil do professor do século XXI implica na construção de uma identidade profissional receptiva a mudanças. Ser professor passa a ter um caráter dinâmico, reflexivo e interdisciplinar. A disciplina de Ciências, nas séries finais do ensino fundamental, por exemplo, teve o propósito inicial de desenvolver em conjunto as diversas áreas das Ciências Naturais: Química, Física, Biologia e Geociências (HAIDAR; TANURI, 2001), no entanto, o trabalho em conjunto dessas disciplinas não tem obtido êxito. Logo, o presente artigo teve como objetivo investigar as dificuldades e desafios encontrados por professores de Ciências, com formação em Ciências Biológicas, para trabalhar os conceitos químicos e físicos concentrados no 9º ano do ensino fundamental antes da implantação da Base Nacional Comum Curricular em 2020. Os sujeitos da pesquisa foram 04 docentes do município de Canguçu-RS; como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram, segundo a visão dos professores de Ciências entrevistados, que suas dificuldades recaem, principalmente, sobre as deficiências na formação inicial. Estes, responsabilizaram seus cursos de Licenciatura por não realizarem a transposição didática dos conceitos de química e física para a realidade da educação básica, nem tampouco trabalhavam tais conceitos de forma integrada com os conceitos biológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Paula, Everton Luiz, Ricardo de Oliveira Brasil Costa, Luiz Henrique Cordeiro Rocha, and Flavia Cesar Moreira dos Santos Gonçalves. "CIÊNCIA DO COTIDIANO: CONTRIBUINDO PARA A POPULARIZAÇÃO E DIFUSÃO DA CIÊNCIA." Revista Guará, no. 13 (March 11, 2022): 102–12. http://dx.doi.org/10.30712/guara.v1i13.28261.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados de um projeto de extensão intitulado Ciência do Cotidiano: conhecimento científico pelas ondas do Rádio. Realizado em parceria com a Rádio Universitária a proposta do projeto é realizar a divulgação de temas científicos, em especial, das áreas de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. O programa radiofônico consiste em um diálogo, em que a partir de situações rotineiras de uma sala de aula, um professor explica e discute com seus estudantes vários conceitos das Ciências Naturais e Exatas. O principal objetivo é despertar o interesse pelas áreas das Ciências Naturais e Exatas, uma vez que elas estão sempre presentes no dia a dia das pessoas. Além da difusão via rádio, o projeto conta com a disponibilização dos áudios dos programas via Podcast em um aplicativo para celulares: a proposta é que o ouvinte com acesso à internet possa ouvir os programas de seu interesse a qualquer momento e lugar. Além disso, visando colaborar com os docentes e discentes do Ensino Médio foram produzidos CDs com os áudios dos programas e enviados para as rádios e escolas de abrangência da Superintendência Regional de Ensino do município da UNIVERSIDADE AUTORA. A proposta é contribuir para a popularização da ciência, bem como produzir um material de apoio a ser utilizado nas aulas de Ensino Médio das referidas disciplinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Shirleide Karla, and Emília Maria da Trindade Prestes. "IGUALDADE DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR: AVANÇOS E DESAFIOS." Revista Temas em Educação 27, no. 2 (December 14, 2018): 191. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.37352.

Full text
Abstract:
O presente artigo soma-se à discussão de igualdade de gênero no ensino superior ao explorar o universo de estudantes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/Campus I, mapeando a participação de homens e mulheres por área de conhecimento e por curso, considerando as variáveis sexo e gênero. Como procedimento metodológico, adotamos o estudo de caso exploratório e descritivo. Este estudo consistiu em um levantamento estatístico, com dados fornecidos pela Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPB, abordando o quantitativo de estudantes matriculados no período letivo 2016.2. Ao distribuirmos estes dados segundo as áreas de conhecimento, percebemos que as mulheres continuam sub-representadas nas Ciências Exatas, Naturais, Tecnologia e Engenharias (33%) permanecendo nas áreas compreendidas como femininas – Ciências Humanas (57%) e Ciências Biológicas e da Saúde (63%). Os cursos nas áreas de Educação, Saúde e Bem-Estar Social, Serviços e Humanidades, considerados femininos, são os que mais atraem as mulheres. Seguindo esta tendência tradicional, os homens preferem cursos de Artes, Tecnologia e Ciências Exatas. Contudo, se considerarmos a pequena participação de mulheres nos cursos masculinos e de homens nos cursos femininos, podemos constatar que ainda estamos longe de alcançar a igualdade de gênero na academia, como sonhou Nísia Floresta no século XIX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ciências exactas e naturais – Ciências biológicas"

1

Ribeiro, Óscar Manuel Soares. "O idoso prestador informal de cuidados: estudo sobre a experiência masculina do cuidar." Tese, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2007. http://hdl.handle.net/10216/7159.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fernandes, Iva Luzia Reis. "Hemi-síntese, biodisponibilidade e propriedades biológicas de pigmentos antociânicos e metabolites." Tese, 2012. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/65161.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Velasco, Manuel Antonio Trelles. "Aplicación de Técnicas Biológicas en la Remediación de Suelos Contaminados con Benceno y Biodiésel." Dissertação, 2015. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/79772.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinto, José Miguel Mesquita Gomes. "As Invasões Biológicas no Quadro dos Riscos Naturais: Conceptualização e Análise Preliminar para o Alto Minho, Portugal." Dissertação, 2014. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/78314.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fernandes, Iva Luzia Reis. "Hemi-síntese, biodisponibilidade e propriedades biológicas de pigmentos antociânicos e metabolites." Doctoral thesis, 2012. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/65161.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Cláudia Andreia Pacheco. "Respostas biológicas de juvenis de robalo peva (Centropomus parallelus) a dietas com substituição parcial da farinha de peixe por levedura da cerveja (Saccaromyces cerevisae)." Dissertação, 2012. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/65175.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Velasco, Manuel Antonio Trelles. "Aplicación de Técnicas Biológicas en la Remediación de Suelos Contaminados con Benceno y Biodiésel." Master's thesis, 2015. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/79772.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pinto, José Miguel Mesquita Gomes. "As Invasões Biológicas no Quadro dos Riscos Naturais: Conceptualização e Análise Preliminar para o Alto Minho, Portugal." Master's thesis, 2014. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/78314.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Brunes, Tuliana Oliveira. "Biogeografia e diversificação de um grupo de anuros Neotropicais, Phyllomedusa burmeisteri. Abordagem integrativa através de análises moleculares e modelos de nicho ecológico." Tese, 2014. http://hdl.handle.net/10216/80092.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Paulo José Oliveira. "Estudo termodinâmico de compostos com potencial atividade biológica." Dissertação, 2012. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/65362.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ciências exactas e naturais – Ciências biológicas"

1

Estudos em Ciências Exatas, Naturais e Biológicas. Editora Acadêmica Periodicojs, 2021. http://dx.doi.org/10.51249/easn01.2021.14.

Full text
Abstract:
O objetivo dessa seção é unir o debate interdisciplinar com temas e debates especificos das áreas mencionadas. Desse modo, em tempos que a produção científica requer cada vez mais qualidade e amplitude de abertura para diversos leitores se apropriarem dos estudos acadêmicos, criamos essa seção com o objetivo de metodologicamente democratizar o estudo, pesquisa e ensino nas áreas das ciências exatas, naturais e biológicas. Esse volume reune diversos artigos rigorosamente avaliados e de extrema credibilidade científica e acadêmica para a sociedade. Desejamos que todos os leitores que façam um excelente proveito para aprofundamento teórico e crescimento pessoal por meio dos estudos publicados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ciências Biológicas e Naturais: implicações teóricas e pedagógicas. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010725.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferro, Maria da Glória Duarte, Bartira Araújo da Silva Viana, Edivaldo Leal Queiroz, Janete Diane Nogueira Paranhos, and João Benvindo de Moura. PROFESSORES EM FORMAÇÃO: SABERES E PRÁTICAS - RESUMOS DE TCC/ CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NATURAIS E EXATAS VOLUME 5. Edited by Maria da Glória Duarte Ferro, Bartira Araújo da Silva Viana, Edivaldo Leal Queiroz, Janete Diane Nogueira Paranhos, and João Benvindo de Moura. Acadêmica Editorial, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/556711.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Ciências exactas e naturais – Ciências biológicas"

1

Dutra, Elaine Sílvia, Naiane Arantes Silva, Júlio Miguel Alvarenga, and Bruno Araújo de Souza. "ETNOECOLOGIA: TRANSVERSALIDADE PARA A CONSERVAÇÃO DE ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS." In Ciências biológicas: realidades e virtualidades, 97–101. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5182005118.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rocha, Beatriz Santana, Cláudia Sampaio de Andrade Lima, and Ricardo Yara. "PRODUTOS NATURAIS APLICADOS COMO FOTOSSENSIBILIZADORES NA TERAPIA FOTODINÂMICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." In Ciências Biológicas: Campo Promissor em Pesquisa 3, 266–78. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.25720160123.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Laindorf, Bruna Lucia, Marina de Souza Falcão, Lilian Pedroso Maggio, Fernando Augusto Bertazzo da Silva, and Lurdes Zanchetta da Rosa. "Educação Ambiental: Os Desafios dos Profissionais de Ciências Biológicas." In Ciências Biológicas e Naturais: implicações teóricas e pedagógicas, 71–77. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010725.7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Couto, Kely Cristina Mendonça, and Tayara Nataly Lopes SILVA. "Softwares para Gerenciamento Laboratorial: O uso da Tecnologia a Favor da Ciência e da Comunidade." In Ciências Biológicas e Naturais: implicações teóricas e pedagógicas, 5–15. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010725.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dias, Fernanda Rodrigues, Lucas Santos Pamponet, and Samir Mansour Moraes Casseb. "Metagenômica como Diagnóstico Diferencial para Vírus." In Ciências Biológicas e Naturais, Implicações Teóricas e Pedagógicas, 16–25. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010725.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Raphael, Ellen, Lucas Tadeu Aparecido da Rosa, Isabella Fernandes Souza Aversa, Cinthia das Dores Aguiar, Luana Caroline de Oliveira Lima, Ana Paula Pereira Alves, and Luciano Sindra Virtuoso. "Avaliação de Diferentes Parâmetros de Síntese em meio Aquoso nas Propriedades Óticas de Pontos Quânticos de CdTe." In Ciências biológicas e naturais, implicações teóricas e pedagógicas, 26–38. Uniedusul, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010725.3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, Silvia Rafaela Alves, Daniela Sauma Ferreira, Diego Ramon Silva Machado, and Alex Corrêa da Silva. "Projeto Bioar: Abordagem da Poluição Atmosférica no Ensino Médio com Ênfase na Ludicidade." In Ciências Biológicas e Naturais: implicações teóricas e pedagógicas, 47–61. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010725.5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sá, Débora Lúcia Andrade de, Enolle Butel Beltrão, Cynara Carmo Bezerra, and Simone Barbosa de Oliveira. "Bio Quiz: Uma Proposta para Ensinar Zoologia dos Invertebrados." In Ciências Biológicas e Naturais: implicações teóricas e pedagógicas, 41–46. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010725.4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Ariely Ingrid Mesanini, Flávia Francine Hammerschmidt, Gabriel Pedot, Giovanna Mayumi Kamiya Viotto, Sofia Santos Flôres, Yone Vogel de Matos, and Zaira Barbara da Silva. "Análise Microbiológica de Aparelhos Celulares de Acadêmicos dos Cursos de Biomedicina e Direito." In Ciências Biológicas e Naturais: implicações teóricas e pedagógicas, 62–69. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010725.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Maria da Silva Moura, Hélio. "O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA." In Estudos Interdisciplinares em Ciências Exatas, Naturais e Biológicas, 65–86. Editora Acadêmica Periodicojs, 2022. http://dx.doi.org/10.51249/easn02.2022.689.

Full text
Abstract:
Nesta pesquisa, buscou-se estudar o uso das tecnologias no ensino de Geografia. Para tanto, todos os seus atos se concentraram sobre lecionar do saber geográfico no Ensino Fundamental, valorizando todos os seus elementos básicos de forma clara, direta e precisa na região pesquisada. A priori, este estudo, embora possa contribuir bastante para que algo do tipo se registra mais adiante ainda é incapaz de oferecer considerações definitivas sobre o lecionar do saber geográfico na esfera do Ensino Fundamental como um todo. As suas contribuições devem, portanto, ser consideradas ao local em que a pesquisa se realizou, evidenciando todos os seus prováveis pontos positivos bem como todos os desdobramentos futuros que dele derivam, os quais poderão ocorrer mais adiante. Caso assim aconteça, a tendência é que sejam observados resultados pertinentes ao qualificar do ensino da geografia, contribuindo para o constituir de uma educação melhor apropriada para todos, de uma só vez.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ciências exactas e naturais – Ciências biológicas"

1

Bertolin, Camila Magri. "A PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: HISTÓRICO E LEGISLAÇÃO." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1277.

Full text
Abstract:
Introdução: No contexto de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, pode-se dizer que os processos ecológicos são parte imprescindível da relação entre espécies e o meio natural. Logo, estabelecer espaços especialmente protegidos precisa ser visualizado como uma das ferramentas mais importantes, disponíveis atualmente, de conservação da natureza. Objetivos: Este estudo tem como objetivo principal abordar os processos de conservação da biodiversidade, com foco histórico em legislação e acordos internacionais. Material e métodos: A classificação da pesquisa é qualitativa, sendo que foi utilizado como método a revisão bibliográfica, descrição de literatura, além de pesquisa e análise documental. Foi realizado o ordenamento dos conceitos conforme autores e práticas. Empregou-se também análise de conteúdo. Resultados: Com o aumento das percepções sobre a necessidade de proteger espaços naturais, desde as reservas de caça e florestas sagradas, passando pela criação do primeiro Parque Nacional, chegando hoje a acordos e metas nacionais e internacionais e metas, acumulou-se um conjunto de normas jurídicas, ferramentas eficientes e necessárias. Os marcos legais sobre as áreas protegidas no Brasil, se iniciaram com o Regimento do Pau-Brasil, evoluindo com a criação do Serviço Florestal do Brasil, instituição do Código Florestal, e posteriores atualizações, do Regulamento dos Parques Nacionais Brasileiros, a criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, culminando a aprovação da lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e na criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O Brasil conta, atualmente, com 336 unidades de conservação, sendo 149 de proteção integral e 185 de uso sustentável. Existe hoje a política pública de iniciar os regimes de concessão nessas unidades. Conclusão: A criação de áreas protegidas e novos tipos de unidades de conservação, historicamente, reflete perspectivas de grupos políticos e sociais interessados, porém, precisa haver a mudança de pensamento, a fim de refletir a verdadeira proteção da biodiversidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Andrade, Murilo Ferreira, and Apolliane Xavier Moreira Dos Santos. "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS POSSÍVEIS NA PANDEMIA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1293.

Full text
Abstract:
Introdução: O projeto “Educação Ambiental no Núcleo de Educação da Infância (Nedi): brincando com coisa séria” da Universidade Federal de Lavras (UFLA), integra o Programa de Extensão “Formação Integral na Educação Infantil: articulando saberes e práticas” e tem como objetivo geral desenvolver um amplo trabalho de conscientização e educação ambiental com crianças de três a cinco anos matriculadas no Nedi. Objetivos: Despertar o interesse e a sensibilidade das crianças e de suas famílias pelas questões ambientais e práticas sustentáveis e produzir, juntamente com a comunidade escolar, práticas ecopedagógicas voltadas para a reflexão sobre os recursos naturais; espaços verdes no ambiente doméstico no período pandêmico e conscientização em torno do lixo. Nesse sentido, buscando produzir um trabalho interdisciplinar, o projeto conta com a participação de estudantes da UFLA de diversas áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Educação e Engenharias. Material e métodos: Utiliza a revisão bibliográfica buscando fazer um levantamento dos materiais que tratam do tema da educação ambiental no contexto da educação infantil, encaminhando-se assim, a reflexão e a produção das práticas ecopedagógicas com as crianças e famílias envolvidas nas vivências a partir dos materiais pesquisados. Resultados: A criação de uma página na rede social Instagram, onde foi desenvolvido o perfil @econediufla, com objetivo de divulgar os conteúdos educativos vinculados à temática ambiental produzidos pelo grupo e as práticas ecopedagógicas realizadas no âmbito doméstico com as crianças e famílias participantes. Conclusão: Promover a introdução de uma cultura de educação ambiental e de práticas sustentáveis no dia a dia das casas durante a pandemia se faz necessário, tendo em vista o distanciamento de muitas famílias dos ambientes naturais e do contato com os animais. Ademais, desenvolver movimentos educativos que estejam voltados para a educação ambiental, só reforça o sentido mais amplo da educação, mas que precisa ser destacado a partir de um aspecto – ambiental – para lançar luz em questões que necessitam ser ressaltadas, debatidas e analisadas de modo mais contundente nos mais diferentes contextos sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Freitas, Thays Cristina Rodrigues Cangussu De. "O USO DA PEGADA ECOLÓGICA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1281.

Full text
Abstract:
Introdução: A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais do Planeta. Ela permite ainda comparar diferentes padrões de consumo e por fim, faz a verificação se os resultados dos respondentes estão dentro da capacidade ecológica do planeta. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi apresentar aos estudantes de 6º ano a importância de se quantificar a relação entre o consumo humano e a oferta dos recursos naturais. Portanto, seu resultado objetivou oferecer aos participantes um conjunto de medidas a serem realizadas após a atividade, no sentido de equilibrar a inter-relação entre: o consumo humano e a sustentabilidade. Material e métodos: Esta atividade ocorreu durante as aulas remotas de ciências de 2021. Por se tratar de uma atividade simples, baseada em questionário, para realizá-la basta a utilização de um computador ou celular conectado à internet. Resultado: Todos os estudantes da turma participaram ativamente da proposta. Conclusão: Conclui-se que a iniciativa alcançou seu objetivo, uma vez que foi possível observar o aprendizado dos estudantes, que demonstraram grande envolvimento na atividade, principalmente na busca pelos responsáveis na hora de responder algumas perguntas do teste que até então, era desconhecido por eles. Apesar de a atividade ser individual, nota-se que ela proporciona uma discussão coletiva. Portanto, foi possível dividi-la em dois momentos: no primeiro, individualmente onde os estudantes responderam ao teste no site da pegada ecológica, e o segundo, feito coletivamente, com a exposição dos resultados e análises dos estudantes. Portanto, embora esta atividade seja aparentemente simples, ela proporciona uma rica discussão a respeito de muitos temas atuais em ecologia e meio ambiente, e propõe uma reflexão sobre questões do cotidiano que podem facilmente gerar identificação entre os estudantes. A intervenção durante a aula teve um resultado satisfatório, visto que propiciou trabalhar com a realidade dos educandos e por aproveitar a experiência extraclasse aliada à experiência adquirida em sala de aula. Dessa forma foi possível fazer com que os estudantes se sentissem estimulados e envolvidos no mundo virtual de maneira responsável e até científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Freitas, Thays Cristina Rodrigues Cangussu De, and Jonilson Dos Santos Oliveira. "“ANIMAIS PEÇONHENTOS”: UM RELATO DE CASO SOBRE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO DE CIÊNCIAS REFERENTE AO DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1301.

Full text
Abstract:
Introdução: Sabe-se que animais peçonhentos possuem veneno e por isso, possuem condições naturais para injetá-la em seus predadores. Portanto, o conhecimento acerca desses animais permite aprimorar o seu manejo, bem como evitar acidentes e promover ainda a sensibilização das pessoas. Objetivo: Em comemoração ao dia 5 de junho (dia internacional do meio ambiente), objetivou-se com este projeto elucidar o conhecimento, mitos, manejo, segurança e educação ambiental sobre animais peçonhentos do Brasil com estudantes do ensino fundamental II (1º ao 9º ano). Material e métodos: Na primeira etapa do projeto, 3 palestras foram realizadas pela professora de Ciências. A 1º: sobre “A importância do reconhecimento das interferências negativas causadas pelo homem no meio em que ele vive”; A 2º: Sobre a “Preservação dos recursos naturais e dos animais silvestres”; e a 3º: Sobre “A importância do combate ao tráfico de animais e dos cuidados com animais peçonhentos”. Na segunda etapa, foi realizada uma aula prática com 2 convidados que são atualmente funcionários da FUNED (Fundação Ezequiel Dias) de Belo Horizonte - local de referência na pesquisa científica a partir de venenos de animais peçonhentos; Sendo reconhecida como um importante Instituto de Ciência e Tecnologia do estado de Minas Gerais. Nesta aula, os convidados trouxeram animais vivos, e com eles demonstraram aos estudantes as características de cada grupo, a importância médica dos mesmos com enfoque nas principais serpentes do Brasil geralmente envolvidas em acidentes domésticos. Resultados: Cerca de 150 estudantes participaram das palestras e da atividade prática, sendo autorizado inclusive manejar e tirar fotos com serpentes não peçonhentas. Conclusão: Com esta iniciativa, foi possível ensinar aos participantes como as interferências causadas pelo homem em seu meio, tem afetado a vida dos animais e como informações sobre prevenção de acidentes se fazem importantes, visto que mais de 600.000 acidentes acontecem todos os anos no Brasil, inclusive com cerca de 1.000 casos evoluindo à óbito. Ensinar sobre a importância ecológica destas espécies, possibilitam a sua preservação e desta forma, valida-se a importância e a necessidade destes projetos escolares voltados ao meio ambiente e saúde pública para a informação e sensibilização dos participantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cruz, Anny Bianca Santos, Williane Lima Santana, Josias Gomes Junior, Edineide Leite Santos, and Juliano Ricardo Fabricante. "CEGUEIRA BOTÂNICA ENTRE PROFESSORES E DISCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS." In II Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/2065.

Full text
Abstract:
Introdução: Cegueira botânica é um termo utilizado para definir a incapacidade que certos indivíduos têm de perceber as plantas em seu ambiente. Como consequência, esses indivíduos apresentam inaptidão para reconhecer a importância das plantas para o planeta e para o próprio ser humano, sua beleza, dentre outros aspectos. Objetivos: Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção de professores e discentes de Ciências Biológicas sobre essa questão, uma vez que são importantes agentes propagadores de conhecimento. Material e Métodos: Para isso, foi aplicado um questionário online (Formulário Google). O mesmo era composto por perguntas abertas e fechadas e por imagens de ambientes naturais, cujos participantes eram estimulados a descrever o que estavam vendo e também a escolher as imagens que mais gostavam, sempre justificando suas respostas e escolhas. Só puderam participar do presente estudo professores e discentes de cursos de Ciências Biológicas com idade igual ou superior a 18 anos. Resultados: Ao todo, participaram 88 professores (53,3%) e 76 discentes (46,7%) de todas as regiões do Brasil. A idade dos participantes variou entre 18 e 65 anos. A maior parte de indivíduos residem na área urbana (84,8%) e são mulheres (55,2%). Palavras como árvores, plantas, floresta e seus sinônimos, quando citadas pelos entrevistados, eram após a citação de outros elementos não vegetais presentes nas imagens, a exemplo de cachoeira, animal e rio. Para os participantes da pesquisa, os componentes que não podem faltar quando se fala em natureza são: animais (122 - 73,9%), cachoeira (109 - 66,1%), árvores (107 - 64,8%), flores (86 - 52,1%) e aves (78 - 47,3%). Conclusão: Nossos resultados refletem uma situação bastante preocupante, especialmente por se tratar de um estudo realizado com professores e discentes de Ciências Biológicas. A cegueira botânica deve ser fortemente combatida, uma vez que a mesma pode afetar, inclusive, a elaboração e implantação de políticas públicas voltadas a conservação da biodiversidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Roger Asevedo dos. "A CONTRIBUIÇÃO DE ERNST MAYR PARA A FILOSOFIA DA BIOLOGIA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1245.

Full text
Abstract:
Introdução: A ciência que estuda os seres vivos em seus mais variados aspectos, se encontra, de acordo com o pensamento do biólogo Ernst Mayr, estabelecida como uma ciência genuína, autônoma e única, embora por muito tempo tenha sido considerada uma disciplina pouco rigorosa e tratada como um ramo da física. Objetivo: Identificar no pensamento de Ernst Mayr sua contribuição para o estabelecimento de uma filosofia da biologia. Material e métodos: Pesquisa bibliográfica às obras “Isto é Biologia: A Ciência do Mundo Vivo” e “Biologia, Ciência Única”. Resultados: Para o autor, a biologia é considerada uma ciência genuína (Bona fide), pois demonstra organização e classificação do conhecimento com base em princípios explicativos. Para que a biologia fosse reconhecida como ciência autônoma, independente da física, foi necessário que (1) os princípios equivocados do vitalismo e a teleologia cósmica fossem refutados; (2) se demonstrasse que princípios básicos do fisicalismo como o pensamento tipológico, o determinismo, o reducionismo e as leis naturais universais não se aplicam à biologia; e, (3) se assumisse o caráter único da complexidade dos sistemas vivos, reconhecendo que o paradigma evolutivo é uma ciência histórica, que se vale então da metodologia das narrativas. Além disso, Mayr ressalta o papel do acaso para esta ciência, além da necessidade do pensamento holístico e a limitação do seu escopo de investigações ao mesocosmo. Para o autor, o que garantiu a unidade da ciência biológica foi o reconhecimento da teoria evolutiva como um paradigma após a publicação do livro “A Origem das Espécies” de Charles Darwin, paradigma este que se consolidou com a síntese evolutiva. Conclusão: O pensamento de Ernst Mayr sobre as características exclusivas da biologia, suas diferenças marcantes em relação à física, a refutação de antigos pressupostos e o reconhecimento do darwinismo como o paradigma norteador da ciência biológica, representam uma grande contribuição para o estabelecimento de uma filosofia da biologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Paulo Vinicius Lima, Vitória Amorim De Oliveira, Carla Yasmym De Carvalho Lima, Claene Do Socorro Carvalho Lima, and Luciana De Nazaré Farias. "CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: EXTRAÇÃO DO DNA DO MORANGO." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1284.

Full text
Abstract:
Introdução: De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de ciências naturais (PCNs) o ensino de ciências tem por finalidade formar cidadãos, porém, quando ensinado numa perspectiva meramente memorialística, se torna pouco interessante e muitas vezes incompreensível. Pois as teorias científicas, por sua complexidade, e sem a mediação necessária do professor, pode limitar a compreensão dos conceitos científicos pelos alunos, que acabam interferindo com sua interpretação cotidiana a respeito da ciência. Dessa forma, as aulas práticas no ensino de ciências em escolas de educação básica vem mostrando uma importância para uso de recurso didático para uma melhor processo de ensino e aprendizagem do conteúdo teórico. Objetivo: Investigar a importância da aula prática como recurso didático pedagógico para a construção da teoria-prática de ensino de ciências. Material e métodos: A atividade prática sobre a extração do DNA do morango, foi realizada em uma turma de 40 alunos e foram subdivididas em 4 grupos, com duração de 45 minutos. Apesar que o colégio que estava sendo ministrada a aula prática não possuía laboratório, o experimento prático aconteceu em sala de aula e teve as mesmas normas se segurança de um laboratório tradicional. A cada passo da prática de ensino, houve uma socialização entre os grupos para saber a importância de cada procedimentos e revisando sempre a estrutura e a composição da célula geral, dando uma ênfase para o núcleo e a molécula de DNA que tem uma importância muito grande para vida dos organismos. Resultados: Após a aplicação da aula prática foi observado que os alunos tiverem uma maior coerência sobre os assuntos relacionados e aspectos biológicos deixando suas respostas mais coerentes e segundo Carvalho, em sala de aula “não são dadas muitas oportunidades para os estudantes discutirem questões científicas, relacionarem dados e oferecerem explicações” (CARVALHO, 2012, p. 20). Conclusão: Portanto as aulas práticas utilizadas como ferramenta didática para o ensino-aprendizagem para contribuição no ensino de ciências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Feliciano, Daniele Cassiano, José Roberto Ferraz, Nícollas Gabriel De Oliveira Aprígio, João Fernando Marques Da Silva, and Sara Mataroli De Godoy. "PORTULACA HATSCHBACHII: BAIXA DIVERSIDADE GENÉTICA REFORÇA A NECESSIDADE DE CONSERVAÇÃO DESSA ESPÉCIE HERBÁCEA CATEGORIZADA COMO “EM PERIGO” DE EXTINÇÃO." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1230.

Full text
Abstract:
Introdução: O gênero Portulaca (Portulacaceae), caracterizado por ervas suculentas, é ressaltado por suas propriedades terapêuticas, importância em áreas agrícolas e paisagismos. Endêmica dos afloramentos rochosos de basalto do estado do Paraná, Portulaca hatschbachii D. Legrand, é uma espécie listada no Livro Vermelho da Flora do Brasil como ameaçada de extinção. A velocidade de degradação do seu habitat, somado à escassez de informações genéticas acerca da espécie, nos levou a estimar os riscos genéticos de ameaça e assim contribuir para elaboração de futuros planos de manejo e conservação. Objetivo: Acessar a diversidade genética de P. hatschbachii. Metodologia: Marcadores AFLP e cloroplastidiais (cpDNA) foram aplicados a 10 populações, totalizando 300 indivíduos distribuídos por toda a área de ocorrência da espécie. Resultados: Foram observados baixos índices de diversidade genética para todos os marcadores utilizados, e forte estruturação populacional, evidenciada por fluxo gênico restrito. Discussão: O endemismo e o isolamento populacional estão entre os principais determinantes dos níveis de diversidade genética de populações naturais. Espécies endêmicas e restritas, tendem a apresentar menores níveis de diversidade em suas populações, do que espécies amplamente distribuídas, pois estão mais suscetíveis a processos como deriva genética, endogamia, e gargalos genéticos. Portulaca hatschbachii, entretanto, apresentou níveis de diversidade genética mais baixos, mesmo quando comparada à outras espécies endêmicas. Situações de isolamento, como as observadas nos afloramentos rochosos, que funcionam como ilhas terrestres, propiciam cruzamento biparental e autofecundação que, por deriva genética, podem favorecer a fixação de alelos deletérios e, por consequência, comprometer o fitness adaptativo das populações. Apesar da grande propensão a desenvolver endemismos, a vegetação desses afloramentos vem sendo negligenciada e explorada pela introdução de gramíneas invasoras (pastagens), além da extração da rocha (pedra brita para construção civil) e silvicultura. Conclusão: Considerando o risco de extinção no qual a espécie se encontra e a antropização massiva do seu habitat, somado aos baixos índices de diversidade genética e fluxo gênico restrito, um plano emergencial de conservação in situ para a espécie e seus afloramentos de ocorrência, deve ser levado em consideração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Danilo Isac Maia de, Lucas Emanuel De Oliveira Maia, David Maia De Souza, Sara Luana Silva De Souza, and Willian Anderson Ferreira Tomaz. "CONTROLE BIOLÓGICO: ESTRATÉGIAS PARA O MANEJO AGROECOLÓGICO DE PRAGAS." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1225.

Full text
Abstract:
Introdução: O uso do controle biológico é uma estratégia, que o homem há anos vem utilizando, recorrer ao manejo de inimigos naturais para controlar patógenos e pragas. Ação esta que é considerada uma arte por muitos cientistas, apesar dos esforços que foram feitos para transferir o controle biológico ao domínio da ciência. O presente artigo trata de questões relevantes ao estudo do controle biológico, apresentando-o desde os primeiros registros da prática aos dias atuais, com enfoque no setor agrícola e levando em consideração os avanços ocorridos. Com a intenção de mediar a abrangência da realização desse método, buscado diminuir os impactos ambientais causados pela ocorrência das frequentes práticas agrícolas com produtos químicos. A disseminação do controle biológico, só será possível através de sua popularização, por isso se fazem tão importantes as pesquisas e estudos realizados nessa área assim como a apresentação desses ao publico. Assim esse artigo visa demonstrar conceitos já existentes de forma mais detalhada. Objetivos: O objetivo desse artigo é compreender de maneira nunca antes observada o assunto, e assim explanar os resultados e conhecimentos adquiridos durante a realização da pesquisa. O intuito deste trabalho científico é respaldar a importância do controle biológico na sociedade em que estamos inseridos. Estimulando o uso mais abrangente do manejo dessa técnica. Material e Métodos: Este trabalho científico foi realizado através de pesquisas literárias e pode ser classificado como qualitativo, utilizou-se para a pesquisa diversas fontes conceituadas. Foram realizadas diversas leituras, buscando analisar as diferentes abordagens a qual o tema pode ser submetido. Resultados: O tema foi trabalhado através do olhar geral da sociedade, tratando de conceitos básicos, buscando desenvolver estes de forma detalhada e no intuito de esclarecer questões constantes sobre o assunto. Apesar do termo controle biológico não ser de domínio geral da população, o seu uso, mesmo que inconsciente, é constante no cotidiano. Conclusão: o uso de produtos químicos pode ser facilmente por técnicas viáveis e sustentáveis de controle biológico. As ações de controle em conjunto com programas de manejo integrado são o futuro das produções agrícolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carvalho, Diogo Augusto Frota de. "O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO INSTRUMENTO DE ALIENAÇÃO AMBIENTAL: RUMO À SEXTA EXTINÇÃO EM MASSA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1292.

Full text
Abstract:
Introdução: O Desenvolvimento Sustentável, conceito surgido nos anos 1980, é uma estratégia neoliberal que pretende funcionar como uma panaceia para todos os males advindos da degradação do meio ambiente. Essa degradação é causada pela subespécie Homo sapiens sapiens, talvez a única cuja evolução biológica selecionou como um parasita extremo dos recursos naturais, principalmente pós-capitalismo industrial. Objetivos: Demonstrar que os impactos ambientais provocados pelo agente antrópico, numa escala muito maior que o planeta pode reciclar termodinamicamente, é fracamente combatido pelo Desenvolvimento Sustentável por meio de tratados, conferências, metas e legislações ineficientes e utópicas, desvinculadas da realidade política, social e econômica da maioria dos países, sendo no fundo um instrumento de alienação ambiental. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa, mediante a análise de relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e outras fontes científicas relacionadas à questão ambiental, como os dezessete objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), comparando-se as metas estabelecidas com os resultados observados na realidade. Resultados: A análise dos relatórios do IPCC e das dezessete metas da Agenda 2030 demonstram que existe um ofuscamento da necessidade premente de uma verdadeira mudança copernicana global no que concerne ao equilíbrio humanidade e meio ambiente, em que a polissemia semântica é apresentada de modo resolutivo, porém contrastando com o aumento da temperatura global e intensificação do desmatamento, queimadas, extinções das espécies e poluições. Deste modo, as premissas do Desenvolvimento Sustentável suprimem a sua própria condição de aplicabilidade. Conclusão: Caso essa estratégia neoliberal, falha no seu cerne, seja adotada como a única solução para o caos ambiental atual e vindouro, as atuais e futuras gerações serão moldadas numa alienação das reais causas da fragmentação dos ecossistemas e poluição do meio ambiente. Isso inevitavelmente acelerará a sexta extinção em massa, provocando o desaparecimento, em larga escala e em curto espaço de tempo, de uma parcela significativa da biodiversidade atual, incluindo a humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography