To see the other types of publications on this topic, follow the link: Ciências exactas e naturais – Ciências biológicas.

Journal articles on the topic 'Ciências exactas e naturais – Ciências biológicas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Ciências exactas e naturais – Ciências biológicas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Waizbort, Ricardo. "Vespeiros da razão: perspectivas para um diálogo entre as ciências biológicas e as ciências sociais." Estudos Avançados 22, no. 63 (2008): 251–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142008000200019.

Full text
Abstract:
Desde pelo menos A origem das espécies, de Darwin, publicado em 1859, cientistas naturais e cientistas sociais têm discutido a possibilidade de unificar as ciências biológicas e as humanas. O presente artigo tem como objetivo trazer à luz algumas dessas tentativas de considerar a importância das bases biológicas para compreender e explicar certos aspectos do comportamento humano. Embora esse seja um tema um tanto conturbado, sobretudo quando visto de um ponto de vista político, nas últimas décadas foram desenvolvidos modelos testáveis que indicam que os sistemas genéticos dos seres humanos são necessários, mas não suficientes, para equacionarmos certos conflitos de interesse que surgem nas mais variadas formas de interação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araujo, Elias Profeta Ramos de, and Maria Cristina Motta de Toledo. "Ciências da terra em cursos que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental." Terrae Didatica 10, no. 3 (June 23, 2015): 319. http://dx.doi.org/10.20396/td.v10i3.8637347.

Full text
Abstract:
A formação de professores de Ciências Naturais para o ensino fundamental da educação básica é realizada principalmente em cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas, mas o interesse primordial dos cursos é formar essencialmente professores de Biologia. Assim, as instituições de ensino superior que os mantêm elaboram e executam os projetos pedagógicos enfatizando disciplinas da área biológica e não dispensam às disciplinas de Ciências da Terra, notada­mente a Geologia, o devido valor como integrantes das Ciências Naturais. Em alguns casos, é possível que essa disciplina faça parte da grade curricular do curso apenas para cumprir orientações da legislação ou normatizações educacionais, sendo evidente a falta de investimentos, nesses cursos de formação de professores, em docentes especializados, atividades de campo e laboratórios relacionados às Ciências da Terra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gonçalves, Alyne dos Santos. "Museu Mello Leitão e a institucionalização da biologia no Brasil." Revista Brasileira de História da Ciência 11, no. 2 (December 19, 2018): 213–31. http://dx.doi.org/10.53727/rbhc.v11i2.82.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma análise histórica sobre o processo de institucionalização das ciências biológicas no estado do Espírito Santo, a partir da fundação do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, em 1949, pelo naturalista Augusto Ruschi. Considerando as contribuições dos estudos sociais das ciências, compreende-se aqui as observações e experimentações nas áreas de conservação de florestas e reprodução de beija-flores em cativeiro como práticas científicas inseridas em um contexto sociopolítico particular, as quais contribuíram para o processo de especialização da biologia como área específica das ciências naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Paulo Cesar, Valdemir Ferreira Júnior, and Wellinton Sartori da Silva. "Problematizando o tema sangue nos anos iniciais do ensino fundamental." Educação Online 15, no. 33 (April 3, 2020): 176–203. http://dx.doi.org/10.36556/eol.v15i33.585.

Full text
Abstract:
A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP)[1] é aliada na promoção de habilidades e competências mais típicas das ciências naturais, mesmo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AEIF). Investigamos a prática educativa de uma professora pedagoga em cooperação com licenciandos do curso de ciências biológicas, exclusivamente em aulas de ciências naturais, numa turma do 5º ano dos AIEF. Nossos objetivos principais consistiram em: (a) caracterizar a aula habitual conduzida pela pedagoga em ciências; (b) investigar a execução de práticas fundamentadas na ABRP voltadas ao ensino de ciências para alunos dessa faixa etária; e (c) analisar as principais percepções da docente participante sobre o uso da ABRP na sala de aula de ciências. Os resultados sugerem que professora e licenciandos perceberam a ABRP como potencial ferramenta favorecedora da aprendizagem para aulas de ciências, não apenas na apreensão de conteúdos científicos conceituais, mas de diferentes modos de fazer e compreender a ciência. [1] Neste texto, optamos pela expressão Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), utilizada pelo grupo de portugueses coordenado por Vasconcelos et al (2012), que também se pautou, em seus estudos, em autores que investigaram a Problem Based Learning (PBL).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes, Ana Carolina Araujo Khun, Aparecida Gasques de Sousa, and Alberes da Siqueira Cavalcanti. "USO DE NARRATIVAS EM PESQUISAS SOBRE REFORMULAÇÃO CURRICULAR EM LICENCIATURAS DE CIÊNCIAS." REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 6, no. 2 (July 2, 2018): 201–15. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.a2018.v6.n2.p201-215.i6060.

Full text
Abstract:
O presente texto tem por objetivo relatar pesquisas que fizeram uso de narrativas de formadores de licenciaturas da área de ciências naturais da Amazônia, em processos de reformulação curricular dos projetos pedagógicos dos cursos em que lecionam. São quatro pesquisas relacionadas em um programa de pesquisa do Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIENCIA): a primeira autora defendeu sua tese no Instituto de Psicologia da USP e usou narrativas autobiográficas para caracterizar e analisar contribuições de professores de um curso de Ciências Biológicas em Rondônia e a segunda autora deu continuidade a este trabalho. As duas outras foram conduzidas por orientandos de doutorado em suas instituições de ensino superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Píriz Giménez, Nazira. "REPRESENTAÇÕES VISUAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA." Revista Prociências 3, no. 1 (July 27, 2020): 18–32. http://dx.doi.org/10.15210/rp.v3i1.20380.

Full text
Abstract:
Uma das dificuldades no ensino de ciências reside no uso de várias línguas que os novatos devem aprender e usar. Alguns autores levantam a necessidade de uma “alfabetização visual” para a interpretação de “representações visuais”. Isso inclui fotografias, gráficos, diagramas de estrutura ou processo, sendo este último amplamente utilizado no ensino de ciências biológicas, uma área de conhecimento em que o ensino de níveis celulares e moleculares oferece complexidade particular. O ensino do conteúdo biofísico apresenta a dificuldade de integrar conteúdo e idiomas de várias ciências naturais, o que complica ainda mais o ensino da biologia celular e molecular. Este trabalho foi proposto como uma questão de pesquisa: quais oportunidades e obstáculos surgem, ao estudar a troca de solutos entre as células e seu ambiente, a partir da análise de representações visuais? Foi desenvolvido nos cursos de Biofísica da carreira da Faculdade de Ciências Biológicas, em duas instituições de formação de professores no Uruguai, entre 2016 e 2020. Os resultados permitem identificar conceitos “críticos” que reiteram dificuldades explicitadas em detalhes. Além disso, eles confirmam e expandem categorias nas quais as contribuições dos estudantes que interpretam diagramas freqüentemente usados no ensino de Biologia, bem como as participações no ensino, podem ser organizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Seniciato, Tatiana, and Osmar Cavassan. "O ensino de ecologia e a experiência estética no ambiente natural: considerações preliminares." Ciência & Educação (Bauru) 15, no. 2 (2009): 393–412. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132009000200010.

Full text
Abstract:
O trabalho tem por objetivo delimitar um quadro teórico cujas bases filosóficas permitam considerar a dimensão estética no ensino de ecologia, sobre os ambientes naturais, sem incorrer em posturas ingênuas. Os dados utilizados para ilustrar e sustentar algumas argumentações referem-se a entrevistas realizadas, em 2004, com professores de Ecologia e alunos do último ano dos cursos de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Unesp, campi de Bauru e Rio Claro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Krüger Voigt, Priscila, and Francele De Abreu Carlan. "A prática pedagógica de professores de Ciências: investigação com o 9º ano do Ensino Fundamental na cidade de Canguçu – RS." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 2 (August 25, 2020): 386–405. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11503.

Full text
Abstract:
O perfil do professor do século XXI implica na construção de uma identidade profissional receptiva a mudanças. Ser professor passa a ter um caráter dinâmico, reflexivo e interdisciplinar. A disciplina de Ciências, nas séries finais do ensino fundamental, por exemplo, teve o propósito inicial de desenvolver em conjunto as diversas áreas das Ciências Naturais: Química, Física, Biologia e Geociências (HAIDAR; TANURI, 2001), no entanto, o trabalho em conjunto dessas disciplinas não tem obtido êxito. Logo, o presente artigo teve como objetivo investigar as dificuldades e desafios encontrados por professores de Ciências, com formação em Ciências Biológicas, para trabalhar os conceitos químicos e físicos concentrados no 9º ano do ensino fundamental antes da implantação da Base Nacional Comum Curricular em 2020. Os sujeitos da pesquisa foram 04 docentes do município de Canguçu-RS; como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram, segundo a visão dos professores de Ciências entrevistados, que suas dificuldades recaem, principalmente, sobre as deficiências na formação inicial. Estes, responsabilizaram seus cursos de Licenciatura por não realizarem a transposição didática dos conceitos de química e física para a realidade da educação básica, nem tampouco trabalhavam tais conceitos de forma integrada com os conceitos biológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Paula, Everton Luiz, Ricardo de Oliveira Brasil Costa, Luiz Henrique Cordeiro Rocha, and Flavia Cesar Moreira dos Santos Gonçalves. "CIÊNCIA DO COTIDIANO: CONTRIBUINDO PARA A POPULARIZAÇÃO E DIFUSÃO DA CIÊNCIA." Revista Guará, no. 13 (March 11, 2022): 102–12. http://dx.doi.org/10.30712/guara.v1i13.28261.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados de um projeto de extensão intitulado Ciência do Cotidiano: conhecimento científico pelas ondas do Rádio. Realizado em parceria com a Rádio Universitária a proposta do projeto é realizar a divulgação de temas científicos, em especial, das áreas de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. O programa radiofônico consiste em um diálogo, em que a partir de situações rotineiras de uma sala de aula, um professor explica e discute com seus estudantes vários conceitos das Ciências Naturais e Exatas. O principal objetivo é despertar o interesse pelas áreas das Ciências Naturais e Exatas, uma vez que elas estão sempre presentes no dia a dia das pessoas. Além da difusão via rádio, o projeto conta com a disponibilização dos áudios dos programas via Podcast em um aplicativo para celulares: a proposta é que o ouvinte com acesso à internet possa ouvir os programas de seu interesse a qualquer momento e lugar. Além disso, visando colaborar com os docentes e discentes do Ensino Médio foram produzidos CDs com os áudios dos programas e enviados para as rádios e escolas de abrangência da Superintendência Regional de Ensino do município da UNIVERSIDADE AUTORA. A proposta é contribuir para a popularização da ciência, bem como produzir um material de apoio a ser utilizado nas aulas de Ensino Médio das referidas disciplinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Shirleide Karla, and Emília Maria da Trindade Prestes. "IGUALDADE DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR: AVANÇOS E DESAFIOS." Revista Temas em Educação 27, no. 2 (December 14, 2018): 191. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.37352.

Full text
Abstract:
O presente artigo soma-se à discussão de igualdade de gênero no ensino superior ao explorar o universo de estudantes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/Campus I, mapeando a participação de homens e mulheres por área de conhecimento e por curso, considerando as variáveis sexo e gênero. Como procedimento metodológico, adotamos o estudo de caso exploratório e descritivo. Este estudo consistiu em um levantamento estatístico, com dados fornecidos pela Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPB, abordando o quantitativo de estudantes matriculados no período letivo 2016.2. Ao distribuirmos estes dados segundo as áreas de conhecimento, percebemos que as mulheres continuam sub-representadas nas Ciências Exatas, Naturais, Tecnologia e Engenharias (33%) permanecendo nas áreas compreendidas como femininas – Ciências Humanas (57%) e Ciências Biológicas e da Saúde (63%). Os cursos nas áreas de Educação, Saúde e Bem-Estar Social, Serviços e Humanidades, considerados femininos, são os que mais atraem as mulheres. Seguindo esta tendência tradicional, os homens preferem cursos de Artes, Tecnologia e Ciências Exatas. Contudo, se considerarmos a pequena participação de mulheres nos cursos masculinos e de homens nos cursos femininos, podemos constatar que ainda estamos longe de alcançar a igualdade de gênero na academia, como sonhou Nísia Floresta no século XIX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Costa, Alice Lemos, Suziane Alves Barcellos, and Loraine Rodrigues Jardim. "A potencialidade interdisciplinar entre áreas do conhecimento." Debates em Educação 10, no. 21 (August 31, 2018): 237. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p237-258.

Full text
Abstract:
Buscando analisar a aplicabilidade do método interdisciplinar, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica em materiais didáticos, dispostos na rede de ensino público, assim como a aplicação de questionários com alunos do ensino médio. O tema central para a interpretação de dados analíticos interdisciplinares foi a disciplina de Física, lecionada entre os anos finais do ensino fundamental e ao longo do ensino médio. Os dados obtidos mostraram que há uma ampla gama de conteúdos interdisciplinares que podem ser trabalhados desde o ensino fundamental até o médio, como a estrutura do átomo, estados físicos da matéria, temperatura e operações matemáticas. Áreas das ciências naturais que trabalham moléculas, partículas, estruturas biológicas e suas interações com o meio, estão entrelaçadas dentro das ciências exatas, humanas e linguagens. Dessa forma, tópicos contextuais trabalhados durante o processo de escolarização, emergem para o potencial interdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Fischer, Marta Luciane, Thiago Rocha Cunha, Ana Maria Moser, and Ana Laura Furlan Diniz. "Metodologias inovadoras no ensino da bioética para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas." Revista EDaPECI 18, no. 2 (August 14, 2018): 128–42. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.28052.128-142.

Full text
Abstract:
Este estudo descritivo e interpretativo visa avaliar a efetividade da disciplina de Bioética ministrada no ensino a distância por meio de metodologias ativas de ensino/aprendizagem. O desempenho de 22 estudantes do 6º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade particular foi acompanhado através de pesquisas documentais, bibliográficas e de campo utilizando o contrato participativo, estudo-dirigido e blog. O método de avaliação foi o posicionamento e complexidade do julgamento de uma situação-problema referente às responsabilidades diante da crise hídrica. Os resultados indicaram efetividade da metodologia, com aprimoramento das argumentações em metade dos alunos e transposição do discurso inicial focado na finitude dos recursos naturais e aumento da tarifa para uma preocupação com o direito das futuras gerações e o sofrimento. O aperfeiçoamento da compreensão ética da questão viabiliza a abordagem adotada, cujo foco interdisciplinar permite sua replicação nas diversas áreas do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Marques, Youry Souza, and Flávio Popazoglo. "O papel do estágio curricular supervisionado na formação docente na área de ciências naturais." Educação em Perspectiva 11 (August 10, 2020): e020017. http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8124.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia. Objetivou dar a devida atenção aos discursos dos graduandos que realizaram estágios em determinadas escolas de Uberlândia e, assim, relacionar as principais temáticas priorizadas por eles de forma a aprofundar a compreensão que os estagiários possuem sobre diversos aspectos práticos do estágio, discutindo aspectos de como o estágio é realizado na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter explicativo que busca compreender o que ocorre no espaço escolar, bem como nas relações entre universidade e escola pública, por conseguinte, no presente estudo, empregou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). Dessa forma, foi possível identificar cinco categorias que emergiram da análise: valorização da prática; obstáculos encontrados; conflitos; superação; reflexões e avaliação da prática. Com isso, o estudo indica o exercício de rever práticas e modelos, de forma a contextualizar o trabalho docente e a escola de modo reflexivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Marchezini, Victor, and Henrique Almeida Forini. "Dimensões sociais da resiliência a desastres." Redes 24, no. 2 (May 3, 2019): 9–28. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v24i2.13000.

Full text
Abstract:
Os estudos sociais sobre os desastres ainda são um tema de pouca pesquisa científica no Brasil, em particular àqueles que se referem aos processos de reconstrução e recuperação frente a desastres. Recentemente, esse debate tem sido impulsionado pelas ciências naturais e engenharias, que compreendem o desastre como um evento/acontecimento, ao qual cabe responder com estrategias de resiliência, isto é, de responder, fazer frente ao evento adverso. Surgido no campo das ciências biológicas e engenharias, o termo resiliência tem sido aplicado às sociedades humanas. Entretanto, a participação das ciências sociais nesse ainda é incipiente. O objetivo deste artigo é discutir o conceito de resiliência a desastres, sob a perspectiva da Sociologia dos Desastres. Essa reflexão é feita à luz da revisão bibliográfica, da pesquisa documental e da pesquisa de campo, de base qualitativa, realizada nos desastres em Ilhota/SC (2008) e São Luiz do Paraitinga/SP (2010). A partir desses elementos de pesquisa de campo, apresentam-se alguns caminhos metodológicos e teóricos para a compreensão do conceito de resiliência no âmbito da Sociologia dos Desastres. Por fim, recomendam-se alguns futuros percursos de pesquisa no tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Warly Santos Costa, Dhemersson, Carlos Augusto SILVA, and Janes Kened Rodrigues Santos. "CRÍTICAS E REALIDADES: O Que dizem os professores de ciências e Biologia de Altamira- PA?" Itinerarius Reflectionis 13, no. 1 (March 22, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v13i1.38804.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi delinear o perfil de formação dos professores de ciências e biologia, suas necessidades formativas e as principais dificuldades enfrentadas pelos mesmos ao ministrar suas aulas. Para tal, foi aplicado um questionário para os professores da rede municipal e estadual de ensino do município de Altamira-PA. Como resultados, identificou-se que os docentes são, na sua maioria, constituídos por profissionais do sexo feminino formados na área de Ciências Biológicas ou Ciências Naturais, estes apontam algumas deficiências em sua formação com relação ao enfoque docente, como a falta de: práticas pedagógicas mais ativas no período da graduação que incentivassem maior contato com o âmbito escolar, e ajudasse lidar com as situações educacionais contemporâneas. No entanto, em relação aos aspectos teóricos e científicos, estes professores assinalam contentamento com as habilidades desenvolvidas nesse quesito. Com relação à infraestrutura, de modo geral, os cursos deixam a desejar, pois se notam falta de laboratórios, estrutura física completa e entre outros. Sabe-se da importância de ter uma boa qualificação na formação inicial de professores, assim como, processos de formação continuada para que estes tenham oportunidades de atualizar-se, utilizando estratégias didáticas, afim de que suas aulas sejam satisfatórias para aprendizagem dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Seppilli, Tullio. "Saúde e antropologia: contribuições à interpretação da condição humana em ciências da saúde." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 15, no. 38 (September 2011): 903–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832011000300022.

Full text
Abstract:
A interpretação do processo saúde/doença tem sido marcada pelo positivismo e pelas ciências naturais. A medicina/saúde ocidental concentrou uma atenção quase exclusiva às dimensões biológicas das patologias, demarcando sucessos cognitivos e operacionais, a biologia representando a verdadeira prova de rigor e objetividade. A função moduladora em relação às defesas orgânicas era atuada pelas dinâmicas psíquicas, a dimensão da subjetividade como lugar da ativa intermediação, em cada indivíduo, entre as esferas relacional e biológica. O reconhecimento dos fatores comportamentais e socioculturais desenvolveu-se fora do campo médico-institucional, seguindo linhas de investigação das disciplinas psicológicas e antropológicas. O texto tenta esboçar que um efetivo delineamento científico dos estudos sobre o homem somente pode fundar-se em uma abordagem sistêmica, em que os níveis biológico e histórico-social, que organizam a condição humana e realizam sua relação com o contexto, precisam ser examinados e interpretados em suas relações de integração, em sua recíproca autonomia e especificidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Fratoni dos Santos, Adriana, Lucken Bueno Lucas, Marinez Meneghello Passos, and Sergio De Mello Arruda. "A contextualização do currículo frente às novidades científicas na formação inicial em ciências biológicas e pedagogia." Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática 5, no. 1 (April 30, 2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.33238/rebecem.2021.v.5.n.1.25246.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou, junto a um grupo de licenciados de Ciências Biológicas e de Pedagogia, a forma como o currículo escolar tem sido abordado em sua formação inicial. A partir de um curso formativo, o currículo escolar relacionado ao ensino de Ciências Naturais foi discutido com esses estudantes quanto à sua abertura para os conhecimentos recentes de suas áreas de referência. Os dados coletados abrangeram respostas a um questionário, analisados com base nos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Do processo analítico, foi evidenciado uma categoria denominada “Formação docente” que revelou, em três subcategorias, as percepções dos cursistas quanto à insuficiência do debate sobre os saberes curriculares na formação inicial, a compreensão do papel dos professores na contextualização do currículo e a relevância dos conteúdos escolares na aprendizagem dos fenômenos naturais, frente à necessária abertura dos programas curriculares para as novidades científicas.Palavras-chave: Ensino; Currículo e contexto; Formação inicial de professores. The curriculum contextualization in the face of scientific news in the initial formation in biological sciences and pedagogyAbstract: The article presents the results of a research that investigated how curricular knowledge has been approached in the initial formation of a group of students of Biological Sciences and Pedagogy. The school curriculum related to the teaching of Natural Sciences was discussed with these students, in terms of their flexibility and openness to the recent knowledge of their reference areas, in a training course. The collected data included answers to a questionnaire interpreted from the assumptions of the Discursive Textual Analysis. From the analysis, a category called “Teacher education” was evidenced, which revealed, through three subcategories, the perceptions of students regarding the insufficiency of the debate on curricular knowledge in initial education, the understanding of the role of teachers in contextualizing the curriculum and the relevance of school content in the learning of natural phenomena, given the necessary opening of curricular programs to scientific news.Keywords: Teaching; Curriculum and context; Initial teacher training.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Dos Santos Oliveira, José Lucas, and Joel Silva Santos. "Ecologia Urbana: histórico, definições e abordagens interdisciplinares." Acta Brasiliensis 5, no. 3 (September 30, 2021): 116. http://dx.doi.org/10.22571/2526-4338549.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi realizar um resgate histórico do surgimento, definições, e abordagens da Ecologia Urbana. Para a realização da pesquisa, utilizou-se principalmente artigos publicados em periódicos acadêmicos nacionais e internacionais. A Ecologia Urbana foi criada em 1920 pela Escola de Chicago, emergindo da necessidade de se compreender as dinâmicas de funcionamento das cidades, abordando alterações antrópicas em áreas urbanas e sua interação com os ecossistemas naturais e o ambiente construído. As pesquisas em Ecologia Urbana podem ser estritamente biológicas (Ecologia na Cidade), ou possuir enfoque interdisciplinar com a interação das ciências naturais e sociais (Ecologia da Cidade). A abordagem interdisciplinar da Ecologia Urbana é imprescindível para a promoção da sustentabilidade ecológica e socioeconômica em áreas urbanas, servindo de base para o estabelecimento de estratégias e Políticas Públicas de planejamento e gestão sustentável das cidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sousa et al., Thalita Teresinha de. "Conscientização do bioma Cerrado em um relato de experiência do Pibid Biologia do IF Goiano – Campus Urutaí." Multi-Science Journal 1, no. 11 (February 4, 2018): 14. http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i11.558.

Full text
Abstract:
O Cerrado é uma grande formação vegetal brasileira, que apresenta nascentes e uma fauna e flora bem caracterizada e exótica, na qual atualmente, encontra grandes preocupações para sua sobrevivência, Parte dessas preocupações deve-se às ações humanas que vem afetando seriamente o bioma Cerrado. Assim, este trabalho objetivou-se relatar uma experiência vivenciada no âmbito do Subprojeto Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do IF Goiano – Câmpus Urutaí, relacionada ao projeto “Cerrado pede socorro”. O projeto foi baseado em oficinas teóricas, com os estudantes do 1º e 3º anos do ensino médio da escola conveniada ao subprojeto de Ciências Biológicas do PIBID/IF Goiano, Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira (CEPIF), Pires do Rio, GO. Durante a atividade foi trabalhado a relevância do Cerrado, tipos de formações presentes, as diferenças e consequências entre as queimadas naturais e as provocadas pelo homem. Foram utilizados data show para que os estudantes pudessem visualizar imagens da biodiversidade do Cerrado e também vídeos de curta metragem. Essa atividade se refere ao projeto “Cerrado pede socorro”, que teve como um de seus objetivos possibilitar aos alunos compreender que o Cerrado possui uma grande riqueza biológica, conscientizando-os da necessidade de preservar sua fauna e flora. Concluímos que o projeto “Cerrado pede socorro” alertou os estudantes do CEPIF, de um modo mais prático e dinâmico, sobre a importância do bioma Cerrado, promovendo reflexões sobre a necessidade de conservação do mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Luckmann, Cristiane Borba, and Natalia Aparecida Soares. "A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEEVALE." Revista Prâksis 1 (February 15, 2019): 243. http://dx.doi.org/10.25112/rpr.v1i0.1692.

Full text
Abstract:
A evolução biológica é amplamente mencionada nos documentos norteadores da educação nacional, inclusive sendo citada como eixo unificador dos conteúdos de Ciências Naturais. No entanto, observaram-se em investigações científicas que ainda são latentes as barreiras epistemológicas e didáticas para o ensino de evolução. Diante deste cenário, buscou-se, através deste estudo, analisar as concepções e saberes científicos de estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Feevale acerca da evolução biológica, seleção natural e diversidade de espécies, identificando as principais influências formadoras dessas opiniões, realizando uma análise comparativa entre as concepções de ingressantes e egressos do curso, com o objetivo de verificar a construção do conhecimento científico na graduação. Como metodologia, optou-se por uma abordagem quanti-qualitativa exploratória, através da coleta de dados com o uso de questionários semiestruturados, adaptados de pesquisas recentes. O grupo analisado foi composto por 39 estudantes, sendo 15 ingressantes e 24 egressos, a maioria bacharel (60%). Através dessa pesquisa, constatou-se que os estudantes apresentam entendimento incipiente acerca da temática, com concepções errôneas de evolução biológica e seleção natural. Os resultados, de forma geral, demonstraram que os alunos compreendem a Biologia Evolutiva como um conjunto de processos que permitem a melhoria e/ou aprimoramento de características anatômicas e fisiológicas dos organismos vivos. Observou-se, ainda, que as concepções sobre a teoria evolucionista são influenciadas pelos preceitos religiosos dos estudantes, onde há constante dicotomia entre ciência e religião e diretamente ligados ao ensino deficiente da temática na educação básica. Considera-se pertinente o fomento de discussões sobre a história da ciência e suas contribuições diretas para o desenvolvimento da sociedade contemporânea, acredita-se que este debate possa corroborar para amenizar alguns conflitos culturais apresentados por alguns estudantes que entendem a evolução como oposta às suas convicções pessoais.Palavras-chave: Biologia evolutiva. Ensino de ciências naturais. Concepções. Ensino superior. Ciências biológicas.ABSTRACTBiological evolution is widely mentioned in guiding documents of the national education, including being cited as unifying axis of the contents of the Natural Sciences. However, it was observed in scientific investigations they are still latent the barriers epistemological and didactic for the teaching of evolution. In this scenario, we sought through this study to analyze the conceptions and scientific knowledge of students in the course of Biological Sciences of Feevale University about biological evolution, natural selection and species diversity, identifying the main forming influences of these opinions, performing a comparative analysis between the conceptions of beginners and graduates of the course, with the objective of verifying the construction of scientific knowledge in the graduation. As a methodology we chose a exploratory quantitative-qualitative approach, through the collection of data with the use of structured questionnaires, adapted from recent searches. The analyzed group was composed of 39 students, being 15 beginners and 24 graduates, the majority bachelor (60%). Through this research, we found that the students have an incipient knowledge about the theme, with misconceptions of biological evolution and natural selection. The results, in general, have demonstrated that students understand the Evolutionary Biology as a set of processes that allow the improvement and/or enhancement of anatomical and physiological characteristics of living organisms It was also observed that the conceptions of evolutionary theory are influenced by religious precepts of students, where there is constant dichotomy between science and religion and are directly related to a deficiency at the teaching this topic in basic education. It is pertinent the promotion of discussions on the history of science and its direct contributions to the development of contemporary society, it is believed that this debate can corroborate to alleviate some cultural conflicts presented by some students who understand the evolution as opposition to their personal convictions.Keywords: Evolutionary biology. Teaching of natural sciences. Conceptions. Higher education. Biological sciences.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Furusawa, Guilherme, and Nathália Calegari Forcato. "Relato de Experiência: a construção da mão biônica como modelo didático no ensino de Ciências." Aquila, no. 23 (August 15, 2020): 255–66. http://dx.doi.org/10.17648/revista-aquila.v1i23.128.

Full text
Abstract:
A instrumentação do ensino com o uso de modelos didáticos, construídos pelos alunos, se mostra uma ferramenta eficaz, lúdica, capaz de auxiliar na observação e na concretização de diversos conteúdos curriculares do ensino de Ciências. Dentro da temática do Corpo Humano, para que os alunos compre-endam a relação entre os músculos e os movimentos do corpo, faz-se fundamental que conheçam o papel dos tendões, estrutura que tem a função de conectar as peças anteriores. Dessa forma, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental construíram uma mão biônica, com objetivo de simular o funciona-mento do movimento do antebraço e mão humana. Valendo-se de sucata, onde o papelão, reutilizado de caixas, deu a forma anatômica de um dos membros anteriores humano, e cordões simularam os ten-dões do antebraço e mão, proporcionando a compreensão destas importantes estruturas biológicas. Ainda trabalharam, de forma interdisciplinar, com conteúdos de Literatura e Educação Física na com-preensão da relação existente entre as Ciências Naturais e a qualidade de vida. O trabalho em tela obje-tivou relatar um exemplo bem-sucedido de aula prática, apoiado em modelo didático, de baixo custo e interdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Graffunder, Karine Gehrke, and Cíntia Moralles Camillo. "Panorama nacional de perspectivas docentes para melhoria do ensino de Ciências na Educação Básica." Research, Society and Development 10, no. 14 (November 10, 2021): e475101422271. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22271.

Full text
Abstract:
Diante de um cenário frágil, em que ‘todo mundo’ tem um palpite certeiro para resolver os problemas do ensino, divulgar a opinião dos educadores se faz essencial. Este estudo tem por objetivo investigar e analisar 64 perspectivas docentes (45 mulheres e 19 homens), com faixa etária entre 23 e 58 anos, para melhoria do ensino de Ciências na Educação Básica do Brasil. De natureza investigativa e de caráter qualitativo, esse estudo ocorreu a partir da elaboração, aplicação e análise de um questionário semiestruturado para professores que estão atuando na regência da disciplina de Ciências Naturais do 9º ano de escolas da Educação Básica do Brasil. Foram estabelecidas as categorias de análise: (1) Formação inicial e continuada de professores; (2) Estrutura e recursos escolares; e (3) Currículo. Participaram da pesquisa professores de 14 estados do Brasil, totalizando representantes das cinco regiões do país, os quais possuem uma ou mais de uma graduação em Ciências Biológicas, Matemática, Química e Pedagogia. Os docentes sugeriram reformular a formação inicial do professor, implementando disciplinas ligadas às tecnologias; e abordaram a necessidade de formação continuada relacionada às atividades experimentais, tanto para sensibilização, elaboração e realização destas em laboratórios. Outrossim, descrevem inquietudes sobre a responsabilidade do aluno perante o seu aprendizado e a falta do acompanhamento familiar; além da acomodação de alguns profissionais na prática docente. Por fim, concluímos que o professor é parte do processo de construção de uma sociedade mais humana e justa. E por isso, deve ser mais valorizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Menezes, João Paulo Cunha. "ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 9, no. 3 (June 28, 2018): 238–48. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v9i3.1304.

Full text
Abstract:
<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Arial; panose-1:2 11 6 4 2 2 2 2 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536859905 -1073711037 9 0 511 0;} @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:1; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-family:Helvetica; mso-ascii-font-family:Helvetica; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Helvetica; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} --> O trabalho expõe uma abordagem diferenciada no Ensino de Ciências, apresentando resultados de diferentes intervenções didáticas utilizando da arte do origami, permeando reflexões sobre o processo de construção e de aplicação experimental, como contribuição nas práticas pedagógicas na formação inicial de professores. A aplicação do trabalho foi desenvolvida com alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, na disciplina de Didática das Ciências Naturais. A atividade desenvolvida demostrou que trabalhar com origami no Ensino de Ciências pode ser considerada uma boa ferramenta de ensino, haja vista que estimula a participação dos alunos podendo desperta criatividade, contribuindo para a construção do conhecimento de forma prática e se mostrando como um ótimo material didático
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Ribeiro, Andre Elias Morelli. "Problemas de epistemologia entre Piaget e Maturana." Barbarói 1, no. 53 (October 21, 2019): 291–306. http://dx.doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.5537.

Full text
Abstract:
A psicologia possui várias matrizes diferentes, o que possibilitou a formação de diferentes paradigmas e interpretações. As ciências biológicas e naturais, com suas técnicas e descobertas, ofereceram à nascente ciência psicológica várias alternativas e matizes teóricas. Este trabalho propõe uma comparação crítica entre duas linhas teóricas da psicologia, que são duas explicações epistemológicas de origens semelhantes, mas com pressupostos e conclusões bastante distintas: a Epistemologia Genética de Jean Piaget e a teoria da Autopoiese de Humberto Maturana. Para tanto alguns elementos de ambas as teorias são destacados em partes separadas para, ao final, concluir criticamente sobre as semelhanças e diferenças de ambas. As principais diferenças entre ambos residem na natureza da relação sujeito/objeto, nos pressupostos do funcionamento dos seres vivos e na ontologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Machado, Bruno Abilio da Silva, Emanuel Osvaldo de Sousa, Kaio Germano Sousa da Silva, Cristina Cardoso da Silva, Mariana Pereira Barbosa Silva, Daniel Lopes Araújo, Célio Pereira de Sousa Júnior, et al. "PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS DA Aloe Vera L. NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 6 (July 22, 2021): e26487. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i6.487.

Full text
Abstract:
Introdução: Aloe Vera L. é uma planta medicinal que apresenta diversas propriedades biológicas, dentre elas atividade cicatrizante. A fitoterapia e uma alternativa de tratamento viável com baixo custo, que possuem eficácia e segurança terapêutica comprovada. Objetivo: Analisar as propriedades farmacológicas da babosa (Aloe Vera L.) na cicatrização de feridas. Metodologia: Baseou-se em uma revisão bibliográfica de cunho sistemático. Para a fundamentação teórica usou-se uma pesquisa na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) onde estavam indexadas as bases de dados Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Utilizou-se os seguintes descritores: (“Babosa” OR “Cicatrização”), (“Aloe vera” AND “Cicatrização”), (“Babosa” AND “Cicatrizante”), (“Aloe vera” OR “Cicatrizante”), (“Aloe vera” AND “Cicatrization”) e (“Aloe vera” OR “Healing”). Resultados e discussão: As contribuições farmacológicas das plantas medicinais na cicatrização de feridas estão arraigadas no conhecimento tradicional, principalmente nas culturas de populações tradicionais, como as indígenas, que se valem do que a natureza dispõe. Conclusão: Conclui-se que os princípios ativos extraídos a partir de produtos naturais, como a Aloe vera L precisam de uma tecnologia relativamente simples, é de fácil aquisição que diminui os custos, representando assim mais uma vantagem se comparamos com outros materiais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Lorensi do Canto, Fabio, and Adilson Luiz Pinto. "Disponibilidade no acervo do Portal de Periódicos CAPES dos periódicos citados em teses da Universidade Federal de Santa Catarina." Em Questão 24 (December 31, 2018): 236. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245240.236-257.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo verificar a disponibilidade no acervo do Portal de Periódicos CAPES dos periódicos científicos citados em teses da Universidade Federal de Santa Catarina. Visa também analisar os periódicos com mais artigos citados, identificando o país de origem, a indexação nas bases de dados Web of Science, Scopus, Latindex e SciELO e a classificação Qualis. Essas análises serão realizadas comparativamente a partir das nove grandes áreas do conhecimento da CAPES, visando detectar semelhanças e diferenças entre os padrões de uso de periódicos e as necessidades informacionais dos pesquisadores doutorais. Utiliza as técnicas de amostragem estratificada uniforme e aleatória simples para definir a amostra de 90 teses, sendo dez de cada grande área do conhecimento, correspondendo a 20,3% do total de 443 teses defendidas em 2015 na Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados mostram que 84,76% dos periódicos eletrônicos citados nas teses estão disponíveis no Portal, sendo Ciências Biológicas (94,15%) a área com maior disponibilidade e Linguística, Letras e Artes (69,23%), com menor disponibilidade. Periódicos estrangeiros, sobretudo dos Estados Unidos, da Inglaterra e da Holanda, são os mais utilizados na maioria das áreas, exceto nas Ciências Sociais, Humanas e Linguística, Letras e Artes, que utilizam mais periódicos nacionais. Do total de periódicos do núcleo, 71% está indexado na Web of Science, 82% na Scopus, 9% no Latindex e 16% no SciELO. Periódicos A1 e A2 são mais utilizados na média geral. Constata-se, portanto, que o acervo Portal de Periódicos CAPES é significativamente adequado as necessidades dos pesquisadores doutorais, principalmente nas ciências naturais, tecnológicas e da saúde, áreas que fazem maior uso de periódicos estrangeiros, indexados na Web of Science e na Scopus e de classificação Qualis A1 e A2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, Cinthia Lopes da, Tomeka Robinson, Natalia Libardi, Lucas Roberto Alves Ribeiro de Sordi, Milena Avelaneda Origuela, Rosana De Almeida e. Ferreira, Danny Valdez, Cody M. Clemens, and Vicent Hendershot. "Saúde e lazer." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 32, no. 3 (September 10, 2018): 391–403. http://dx.doi.org/10.11606/1807-5509201800030391.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os significados que graduandos em Educação Física e cursos afins atribuem à atuação profissional no campo da saúde e sua compreensão sobre lazer. Tradicionalmente, a área da Educação Física e cursos afins tem recebido forte influência das Ciências Naturais, e essa tradição tem influenciado a atuação do profissional no campo da saúde. O problema desta orientação, muitas vezes exclusivamente biomédica, é que os profissionais se deparam com um fazer profissional centrado na prescrição de exercícios e não entendem como lidar com a saúde das pessoas considerando aspectos como a subjetividade, a questão cultural, o cuidado à saúde. Como procedimentos metodológicos utilizamos revisão bibliográfica e pesquisa de campo, a partir de entrevistas semiestruturadas com estudantes de graduação em Educação Física e cursos afins brasileiros e americanos, caracterizando este estudo como qualitativo. Os resultados deste estudo indicam que os graduandos em Educação Física e cursos afins compreendem a finalidade de sua atuação relacionada à qualidade de vida, bem-estar, saúde e ausência de doença. Além disso, a maioria dos entrevistados compreende o lazer somente a partir do descanso, desconsiderando as possibilidades de diversão e desenvolvimento pessoal e social. Concluímos, portanto, que a visão dos participantes da pesquisa com relação a saúde e lazer mostrou-se ainda inicial, sendo fundamental para que tenham uma atuação profissional futura efetiva o acesso ao referencial tanto das ciências biológicas como das humanidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Dos Santos, Ednilza Maranhao. "Trilhas interpretativas como um potencial pedagógico:." Olhares & Trilhas 21, no. 3 (November 12, 2019): 511–26. http://dx.doi.org/10.14393/ot2019v21.n.3.45974.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo relatar uma experiência desenvolvida por alunos e professor do curso de licenciatura em ciências biológicas, com a participação de bolsista de iniciação cientifica do ensino médio de escolas públicas da região, do primeiro ano do ensino médio em uma área de Caatinga do agreste do Estado de Pernambuco. No período de dezembro de 2012 a outubro de 2013, trilhas de interpretação ambiental foram planejadas na Fazenda Fieza, no município de Santa Cruz do Capibaribe. Duas trilhas foram mapeadas e nessas, onze pontos foram considerados potenciais como paradas para reflexão, contemplação e contextualização sobre os elementos naturais do bioma Caatinga, conteúdos importantes para sensibilização e valorização do lugar. Três etapas fizeram parte do planejamento da trilha (Etapa 1: levantamento de dados; etapa 2: elaboração do roteiro pedagógico; etapa 3: execução para socialização da vivencia e avaliação do processo. Um total de 43 alunos participaram das trilhas e foi notório o interesse dos alunos sobre o bioma, observado através da percepção escrita e de desenhos feitos por eles durante as atividades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Alves, Robson Marinho, Ana Cristina Andrade de Aguiar Dias, and André dos Santos Bragança Gil. "Botânica no Ensino Superior: o que pensam os discentes do Amapá (Amazônia, Brasil)." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 16, 2021): e55210515250. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15250.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo descrever as dificuldades encontradas pelos discentes no processo ensino-aprendizagem, dos conteúdos de Botânica em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Naturais ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado do Amapá. Os dados foram coletados a partir da utilização de questionários, contendo perguntas referentes as particularidades dos discentes e do curso, os obstáculos relacionados aos conteúdos e carga horária das disciplinas, a metodologia docente e o que pode ser melhorado no ensino de Botânica. As respostas destacam os empecilhos que limitam a aprendizagem dos discentes no que se referem às estratégias didáticas aplicadas pelos docentes no ensino das disciplinas, a exiguidade de aulas práticas, a escassez de material didático e de espaços específicos para as aulas e a carga horária insuficiente para estudar as disciplinas de Botânica. Os resultados apresentados neste estudo recomendam o aperfeiçoamento do ensino de Botânica nos cursos de licenciaturas analisados, principalmente no que tange as estratégias e procedimento metodológico docente ao ensinar as disciplinas de Botânica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lizama, Maria De los Angeles Perez, Marcia Aparecida Andreazzi, Edneia Aparecida de Souza Paccola, Luiz Felipe Machado Velho, and Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia. "ANÁLISE HISTÓRICA DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ÁGUA DESENVOLVIDOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO PARANÀ, BRASIL." Revista Valore 4 (November 30, 2019): 29–40. http://dx.doi.org/10.22408/reva40201931329-40.

Full text
Abstract:
As pesquisas derivadas de projetos de iniciação científica buscam soluções para problemas em diferentes áreas do conhecimento e temáticas e, dentre essas temáticas, os recursos hídricos têm sido amplamente discutidos. Por isso, este trabalho analisou os projetos de iniciação científica desenvolvidos em uma Instituição de Ensino Superior privada, no sul do Brasil, durante um período de 15 anos, que abordaram diferentes aspectos relacionados à água. A avaliação histórica mostrou um número reduzido de projetos relacionados ao tema água (3,23%), sendo que a maioria foi da categoria Programa de Iniciação Científica-PIC (60,3%), desenvolvidos nos últimos 6 anos (74,8%), principalmente pelos cursos de Ciências Biológicas (32,4%), Engenharia Ambiental e Sanitária (29,8%), Engenharia Civil (11,8%;) e Engenharia Química (8,22%), abordando temas como monitoramento, análise físico-química e/ou microbiológica em diferentes corpos hídricos e formas alternativas de tratamento de água e/ou efluentes. Baseados nos resultados desse estudo considera-se importante que as IES promovam ações de estímulo para a execução de mais estudos sobre o tema água, buscando propiciar aos alunos uma formação científica e acadêmica, que resulte em cidadãos sensibilizados com a importância da água para a vida, com a proteção dos recursos naturais e com o desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Santos, Bernadete, Jessika Paiva Medeiros, Josilanny Araújo de Souza Alencar, Jonathan Francisco de Almeida, Júlia Kiara da Nóbrega Holanda, João Henrique Anizio de Farias, João Vieira da Silva Neto, et al. "Educação fitoterápica e ambiental como meio de propagação do seu uso racional através da extensão universitária para a comunidade: relato de experiência." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 4, 2020): e4719107617. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.7617.

Full text
Abstract:
Práticas fitoterápicas costumam utilizar plantas com potencial terapêutico voltado ao tratamento de patologias, tanto na forma “in natura”, quanto sob a forma medicamentosa no cuidado à saúde. O Brasil geralmente é caracterizado pela grande biodiversidade, com uma rica história de uso das plantas medicinais no tratamento dos problemas de saúde da população desde os grupos tribais. Por isso, é de fundamental importância conscientizar a população sobre o uso adequado das plantas medicinais já que se utilizadas de forma inadequada podem produzir substâncias potencialmente tóxicas. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo explanar a experiência sobre a disseminação do uso racional de fitoterápicos pelos discentes dos cursos de Ciências Biológicas e Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contribuindo com o conhecimento acerca das propriedades farmacológicas das plantas medicinais, formas de preparo dos chás e suas indicações. Foram explanados para a comunidade os conhecimentos, por meio de recursos tecnológicos (slides), para o auxílio na propagação da informação. Todas as etapas da oficina de produção dos fitoterápicos foram desenvolvidas pelos alunos com auxílio dos indivíduos presentes da comunidade. Realizou-se orientações sobre preparações caseiras medicinais e distribuição de materiais sobre o emprego terapêutico de algumas plantas medicinais típicas da região Nordeste. Destarte, a experiência teve sua contribuição em levar o conhecimento a comunidade sobre algumas plantas terapêuticas, contribuindo nas ações naturais e na saúde da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Azevedo, Ruberval Leone, and Andréia Santos Do Nascimento. "Observações sobre o Comportamento Predatório de Cosmoclopius nigroannulatus Stal (Hemiptera, Reduviidae) em Plantas de Feijão Guandu." EntomoBrasilis 2, no. 1 (April 20, 2009): 25–26. http://dx.doi.org/10.12741/ebrasilis.v2i1.33.

Full text
Abstract:
Os inimigos naturais são os principais responsáveis pela mortalidade de insetos-praga na maioria dos agroecossistemas, e encontram-se distribuídos principalmente nas ordens Coleoptera, Neuroptera e Hemiptera. Cosmoclopius nigroannulatus (Stål, 1860) (Hemiptera: Reduviidae) é um predador polífago presente principalmente na cultura do fumo (Nicotiana tabacum L.). Com este trabalho objetivou-se observar o comportamento predatório de C. nigroannulatus sobre plantas de feijão guandu. As observações e coletas dos insetos foram feitas semanalmente, entre julho e setembro de 2005, na área experimental de Entomologia do Centro de Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais da Universidade Federal da Bahia UFBA/UFRB. Do total de plantas observadas, 37% continham a presença do predador, com um baixo índice de predação, 7,05%, talvez influenciada pela pequena quantidade de presas presentes nas plantas. Mais pesquisas são necessárias para melhor avaliar o potencial deste predador nos agroecossistemas. Futuramente poderá ser uma alternativa potencial de controle biológico de pragas. Records of the predatory behavior of Cosmoclopius nigroannulatus (Stål, 1860) (Hemiptera, Reduviidae) in pingeonpea crop Abstract. The natural enemies are main the responsible ones for the mortality of pests in the majority of agroecosystems, and meet mainly distributed in the orders Coleoptera, Neuroptera and Hemiptera. Cosmoclopius nigroannulatus (Stål, 1860) (Hemiptera: Reduviidae) is a present predator polyphagous mainly in the crop of the tobacco (Nicotiana tabacum L.). The objective of this research it was to evaluate the predatory behavior of C. nigroannulatus on pingeonpea crop. The comments and collections of the insects had been made weekly, between July and September of 2005, in plants pingeonpea in the experimental area of Entomology of the Center of Agrarian, Biological and Ambient Sciences of the Universidade Federal da Bahia UFBA/UFRB. Of the allof observed plants, only 37% of them contained the presence of the predator, the prerestitution index were low, only 7.05%, influenced for the small amount of preys found in the plants. More research is necessary better to evaluate the potential of this predator in agroecosystems. In the future it could be a potential alternative of biological control of pests.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Santos, Luciene Alves dos, Telma Maria Oliveira Moreira, Paula Elaine Diniz dos Reis, Silvana Schwerz Funghetto, and Isabelle Pimentel Gomes. "Evaluation of universities professors on oral cancer prevention." Revista de Enfermagem UFPE on line 4, no. 2 (March 31, 2010): 764. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.946-7209-1-le.0402201039.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjective: to identify to the main knowledge on factors of related risk and protection to the cancer of mouth between universities professors. Method: this is a descriptive study, from transversal approach, using a questionnaire for data collect. The sample was composed by 50 professors of the areas of sciences human beings, accurate and biological, in Brasilia/DF city, who were acting in the units searched in the nocturnal period, of August to the September of 2008, and that had agreed to participate in this study. The programs NSEXCEL and SPSS were use to analyze the results. The project was approved by the Research Ethics Committee of the University Center UNIEURO, protocol number 038/2008, and abode by the provisions in Resolution 196/96. Results: it was observed that 80% had answered which correctly the related clinical manifestations to the mouth cancer, but the tobacco (90%) and the feeding had considered as risk factors only (10%). Conclusions: notice that even so the knowledge is satisfactory (68%) the life habits don´t consistent with the information level that was gotten. Descriptors: mouth neoplasms; disease prevention; early diagnosis; knowledge; medical oncology; oncologic nursing; dentistry.RESUMOObjetivo: identificar os principais conhecimentos sobre fatores de risco e proteção relacionados ao câncer de boca entre professores universitários. Método: estudo descritivo com delineamento transversal, utilizando questionário. A amostra foi composta por 50 docentes das áreas de ciências humanas, exatas e biológicas, na cidade de Brasília/DF, que estavam atuando nas unidades pesquisadas no período noturno, de agosto a setembro de 2008, e que concordaram em participar do estudo. Para análise dos resultados utilizou-se os programas NSEXCEL e SPSS. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário UNIEURO, sob o protocolo número 038/2008 e respeitou os requisitos da Resolução 196/96. Resultados: observou-se que 80% responderam corretamente quais as manifestações clínicas relacionadas ao câncer de boca, mas consideraram como fatores de risco apenas o tabagismo (90%) e a alimentação (10%). Conclusão: nota-se que embora o conhecimento seja satisfatório (68%) os hábitos de vida declarados pelos docentes não condizem com o nível de informação que é obtido. Descritores: neoplasias bucais; prevenção de doenças; diagnóstico precoce; conhecimento; oncologia; enfermagem oncológica; odontologia.RESUMENObjetivo: identificar los principales conocimientos sobre factores de riesgo y protección relacionados al cáncer de boca entre profesores universitarios. Método: trata-se de un estudio descriptivo con delineamiento transversal, utilizando un cuestionario. La muestra fue compuesta por 50 profesores de las áreas de las ciencias humanas, exactas e biológicas, en la ciudad de Brasilia/DF, donde estaban actuando las unidades pesquisadas en el período nocturno, de agosto hasta septiembre de 2008, y que concordaran en participar del estudio. Para analizar los resultados utilizó los programas de NSEXCEL y SPSS. El proyecto fue aprobado por lo Comité Ética en la Investigación del Centro Universitario UNIEURO, con número del protocolo 038/2008 y cumplió con los requisitos de la Resolución 196/96. Resultados: 80% responderán acertadamente cuales son las manifestaciones clínicas relacionadas al cáncer de la boca, pero consideraran como factores del riesgo solamente el tabaquismo (90%) y la alimentación (10%). Conclusión: de los profesores, 86% acertaran cuando indagados sobre las formas de prevención. Pero, en el decorrer de las respuestas, nota-se que aún el conocimiento sea satisfactorio (68%) los hábitos de vida no condicen con el nivel de informaciones que fueran obtenidas. Descriptores: neoplasias de la boca; prevención de enfermedades; diagnóstico precoz; conocimiento; oncología médica; enfermería oncológica; odontología.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Barros, Rubens Pessoa de, Glauber Feitosa Xavier de Barros, Henrique Barbosa Gonçalves, and Jhonatan David Santos das Neves. "Adubação orgânica em um plantio de citronela de Java (Cymbopogon winterianus L.), para orientações de manejo em hortas escolares." Revista Ambientale 1, no. 1 (December 21, 2017): 10. http://dx.doi.org/10.17648/ambientale.v1i1.69.

Full text
Abstract:
Hortas escolares são instrumentos que, a depender do enfoque dado pelo educador, podem ser abordados diferentes conteúdos de forma significativa e contextualizada e promover vivências e resgatar valores. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento morfo-fisiológico da espécie Citronela de Java (Cymbopogon winterianus L.), utilizando substrato natural (esterco bovino) em cinco tratamentos com solo + areia lavada + esterco bovino em diferentes concentrações, plantadas em estacas em garrafas tipo PET, para orientações pedagógicas de manejo em hortas escolares para o cultivo e auxílio no combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti). O capim-limão é uma planta da família Poaceae cultivada em quase todos os países tropicais, inclusive no Brasil, tanto para fins industriais como para uso na medicina tradicional. Em virtude da crescente demanda no consumo de plantas medicinais, práticas agronômicas têm sido estudadas para aumentar a sua produtividade e dentre elas, destacam-se a adubação orgânica. Estudos indicam que esta espécie de capim (C. winterianus L.) se propaga através da divisão de touceiras e pode ser cultivada na maioria dos solos sendo mais bem adaptado em solos areno-argilosos, porosos e férteis e em climas tropicais. Os estudos em pesquisa científica e a importância do capim-citronela (C.winterianus L.) têm crescido nos últimos anos principalmente na área de produtos naturais, a grande procura pelo seu óleo essencial, tem levado pesquisadores a fazer plantio deste capim para conhecer o manejo e suas potencialidades medicinais e de repelência contra insetos. A pesquisa foi desenvolvida por alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Química. Foram utilizados estacas com raízes de plantas cultivadas na Estufa de experimentos da Uneal – Universidade Estadual de Alagoas – Campus I, o experimento foi delineado em cinco tratamentos e cinco repetições. A pesquisa foi acompanhada a cada semana durante os meses de março a maio de 2009, num total de nove semanas sendo observados e tabulados os dados referentes à altura, número de folhas, de perfilhos por touceira e na coleta das plantas, a biomassa (matéria seca). Foram avaliados tamanhos e quantidade das folhas e seu peso. As análises de variância revelaram que houve diferença significativa nos tratamentos para as variáveis altura, número de folhas e de perfilhos por touceira e de biomassa, a 1 e 5% de probabilidade, as médias de tukey revelaram diferença significativa entre os tratamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Chiesa Bartelmebs, Roberta, Loriane Trombini Frick, Gabriela Camila Krombauer, Larissa Aguiar Moreira dos Santos, Julia Bavaresco, and Diovanna Bortoletto. "O PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO NA UFPR: RELATO DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA." REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 10, no. 1 (April 30, 2019): 19–24. http://dx.doi.org/10.24317/2358-0399.2019v10i1.10592.

Full text
Abstract:
Este texto objetiva relatar a experiência do Projeto de Extensão “Pré-Vestibular Comunitário na UFPR”, o qual foi desenvolvido para aproximar os jovens da comunidade local à Universidade e oportunizar aos graduandos a atuação em sala de aula. Considerando as históricas desigualdades sociais vivenciadas no nosso país, como membros de uma Universidade Pública, percebemos a necessidade da construção de um projeto cujo cunho social permitisse aos jovens da classe trabalhadora vislumbrar a possibilidade de acesso ao Ensino Superior. A metodologia das aulas foi pautada na interdisciplinaridade entre as Ciências Exatas e Naturais, priorizando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A realização deste trabalho proporcionou a aplicação de conhecimentos acadêmicos adquiridos na graduação aos que atuaram como professores nesta iniciativa, contribuindo diretamente em sua formação. Os resultados obtidos com a aprovação de mais de 20 ex-alunos em diferentes instituições e o feedback dos participantes, ressaltam a importância da iniciativa. Palavras-chave: Pré-vestibular; Ensino Superior; Inclusão social Community Preparatory course at UFPR: report of a university extension action Abstract: The present work aims to show the experience of an Extension Project called "Pré-Vestibular Comunitário na UFPR" (UFPR University, Palotina, Paraná State, Brazil) which was developed to bring the community youth closer to the University and create teaching opportunity to the undergraduate students. Considering the historically social inequality experienced in the country, as a Public University member, the necessity of building a social project was noted, therefore giving the working-class youth the perspective of accessing college. The class methodology has been lined by interdisciplinarity between Exact and Natural Sciences, prioritizing indissociability between teaching, research, and extension. The execution of this work provided academic knowledge application since the students had learned the content during the undergraduate period, thus contributing directly to the graduates' formation. The results were obtained with the acceptance of twenty former students in different institutions and the feedback from the participants reinforce the initiative's importance. Keywords: Preparatory Course; College; Social Inclusion Curso de Preparación Universitaria Comunitario: relato de una acción extensionista Resumen: Este texto tiene como objetivo relatar la experiencia del Proyecto de Extensión “Curso de Preparación Universitaria Comunitario”, el cual fue desarrollado para acercar a los jóvenes de la comunidad local a la universidad y dar la oportunidad a los estudiantes de la universidad de actuar en el aula. Considerando las históricas desigualdades sociales vividas en nuestro país, como miembros de una universidad pública, percibimos la necesidad de la elaboración de un proyecto cuya naturaleza social permitiese a los jóvenes de la clase trabajadora vislumbrar la posibilidad del acceso a la Enseñanza Superior. La metodología de las clases fue pautada en la interdisciplinaridad entre las Ciencias Exactas y Naturales, basada en los principios del constructivismo, priorizando la integridad entre enseñanza, investigación y extensión. La realización de este trabajo proporcionó la aplicación de conocimientos académicos adquiridos en la universidad, a los que actuaron como profesores en esta iniciativa, contribuyendo directamente en su formación. Los resultados obtenidos con la aprobación de más de 20 ex-alumnos en diferentes instituciones y la retroalimentación de los participantes, resaltan la importancia de la iniciativa. Palabras-clave: Curso preuniversitario; Enseñanza superior; Inclusión social
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Amorim, Valquiria Gila de, Maria Eulina Pessoa de Carvalho, and Jeane Félix. "“NÃO COSTUMO PERDER MEU TEMPO COM ESSE TEMA”: reflexões sobre o sexismo cotidiano na fala de um docente." Cadernos de Pesquisa 24, no. 2 (September 3, 2017): 42. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p42-55.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo parte de um enunciado de um docente da disciplina de Física, colhido em pesquisa de campo, que denota a naturalização das relações de gênero, para problematizar as práticas sexistas correntes nas relações sociais e escolares. Esse enunciado possibilita refletir sobre alguns dos aspectos dessa naturalização, tais como: sexismo e uso da linguagem sexista, violência de gênero e exclusão das mulheres em carreiras masculinizadas, cuja crítica é importante para promover uma educação para a equidade de gênero. Argumenta-se que quando um/a professor/a desconsidera questões de gênero presentes na escola, perde-se a oportunidade de combater a reprodução da desigualdade de gênero e as violências sofridas por mulheres e homens cotidianamente. Nesse contexto, destacam-se os preconceitos e estereótipos que afastam as alunas das ciências exatas e naturais, que persistem como um dos campos mais masculinizados e excludentes para as mulheres.Palavras-chave: Sexismo. Relações de Gênero. Violência de Gênero. Gendramento das Carreiras.“I DON´T USE TO WAST MY TIME WITH THIS ISSUE”: reflections on daily sexism based on a male teacher’s statementAbstract: The starting point of this paper is a statement by a male Physics teacher, collected in empirical research, which conveys the naturalization of gender relations, in order to problematize current sexist practices in social and school relations. Such a statement allows reflection on some aspects of that naturalization, such as: sexism and use of sexist language, gender violence, and the exclusion of women from masculine careers, whose critique is important to promote education for gender equity. The paper argues that when a teacher neglects gender issues that are present in school life, an important opportunity is missed to address the reproduction of gender inequality and the daily violence suffered by women and men. In this context, it stresses the prejudices and stereotypes that keep female students away from the natural and exact sciences, a field that remains as one the most masculine and exclusionary for women.Keywords: Sexism. Gender relations. Gender violence. Gendering of careers."NO SUELO PERDER MI TIEMPO CON ESE TEMA": reflexiones sobre el sexismo cotidiano en el habla de un maestro Resumen: Este articulo parte de un enunciado de un docente de la asignatura de Física, recogido en una investigación de campo, que denota la naturalización de las relaciones de género, para problematizar las prácticas sexistas corrientes en las relaciones sociales y escolares. Esa afirmación posibilita reflexionar sobre algunos de los aspectos de esa naturalización, tales como: el sexismo y el uso del lenguaje sexista, la violencia de género y la exclusión de las mujeres en careras masculinizadas, cuya crítica es importante para promocionar una educación para la equidad de género. Se argumenta que cuando uno/a profesor/a desconsidera cuestiones de género presentes en la escuela, se pierde la oportunidad de combatir la reproducción de la desigualdad de género y las violencias sufridas por mujeres y hombres cotidianamente. En ese contexto, se sobresalen los prejuicios y estereotipos que alejan las alumnas de las ciencias exactas y naturales, que persisten como uno de los campos más masculinizados y excluyentes para las mujeres.Palabras claves: Sexismo. Relaciones de Género. Violencia de Género. Generización de las Carreras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

De Araujo, Angelica Francisca, and António Manuel Águas Borralho. "Mapeamento e reflexões sobre pesquisas brasileiras com o tema comunicação matemática." REMATEC, no. 32 (December 27, 2019): 97. http://dx.doi.org/10.37084/rematec.1980-3141.2019.n32.p97-117.id206.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;">Este artigo tem por objetivo divulgar as pesquisas (dissertações e teses) desenvolvidas com o tema “comunicação matemática”, produzidas em programas de pós-graduação no Brasil e revelar os principais contributos para o estudo do tema. As contribuições estão apresentadas em tópicos: áreas de conhecimento, foco de investigação e categorias/temas. Para selecionar tais pesquisas realizaram-se buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a intenção de mapear os trabalhos que tratavam da comunicação matemática numa perspectiva de interação social. Apresentam-se, em linhas gerais, os pressupostos para a comunicação matemática na educação básica no âmbito nacional e internacional. Os resultados do mapeamento mostram um aumento no número de pesquisas realizadas com este tema. A maioria das pesquisas se desenvolveu na grande área de conhecimento multidisciplinar, na área de conhecimento da educação e na área de concentração em educação nas ciências. Uma maior quantidade de trabalhos abordou i) ambientes virtuais de aprendizagem e fóruns de discussão e ii) narrativas orais, escritas e linguagem como foco de investigação. E, quanto a categorias e temas, a maioria dos estudos analisados desenvolveu a temática da comunicação e da aprendizagem de alunos.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">ABU-JAMRA, M. E. B. A <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Matemática e suas interações com as Tecnologias da Informação e Comunicação</strong>. 2005. 213f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade ou Instituto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2005.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span>ALMEIDA, A. L. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Ensinando e aprendendo Análise Combinatória com ênfase na comunicação matemática: </strong>um estudo com o 2.º ano do Ensino Médio. 2010. 166f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Educação Matemática – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">ALMEIDA JÚNIOR, C. A. A. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Atividades matemáticas investigativas e os desdobramentos de algumas etapas: </strong>um estudo de caso exploratório-descritivo realizado com uma professora atuante nos anos finais do Ensino Fundamental.<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"> </strong>2016. Undefined f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Programa de Pós-Gradução em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2016.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">ASSIS, A. A. F. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Uma atividade socialmente Reflexiva envolvendo a Transformação Derivada e sua Inversa</strong>. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto 2013.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">ASSIS, C. F. C. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Diálogo didático matemático na Ead: uma perspectiva para o ensino e aprendizagem em fóruns no Moodle</strong>. 2010. 300f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">BERLANDA, J. C. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Mobilizações de registros de representação semiótica no estudo de trigonometria no triângulo retângulo com o auxílio do software geogebra. </strong>2017. Undefined f. Dissertação (Mestrado) – Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">BULLMANN. C. L. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Aprendizagem de conceitos de geometria espacial por estudantes do ensino médio: </strong>entendimentos produzidos a partir da teoria dos registros de representação semiótica.<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"> </strong>2018. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Pós-Graduação <em style="mso-bidi-font-style: normal;">Stricto Sensu</em> nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí,<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>2018.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Parâmetros Curriculares Nacionais: </strong>introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/ SEF, 1997. 126p.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">BRASIL. Ministério da Educação. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Base Nacional Comum Curricular</strong>. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: </span><span lang="PT-BR"><a href="http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCCpublicacao.pdf"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCCpublicacao.pdf</span></a></span><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR"> Acesso em: 30 out. 2017.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">COSTA NETO, C. D. C. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">A Comunicação matemática em fóruns de discussão no Moodle: </strong>a experiência no CAP-UFRJ. 2013. 110f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">CRUZ, W. J. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Experimentos mentais e provas matemáticas formais</strong>. 2015. 234f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2015.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">FERREIRA, J. S. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Avaliação formativa e comunicação matemática: </strong>um estudo sobre a prática na Educação de Jovens e Adultos.<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"> </strong>2017. Undefined f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Investigação em educação matemática: </strong>percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. 240p.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">FURLAN, J. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Processos de Avaliação na Resolução de Problemas em Estocástica</strong>. 2011. 273f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação <em style="mso-bidi-font-style: normal;">Stricto Sensu</em> em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba, 2011.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">HOFFMAN, B. V. S. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">O uso de diferentes formas de comunicação em aulas de matemática no Ensino Fundamental</strong>. 2012. 286f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">LACERDA, A. G. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">As práticas didático-pedagógicas no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos: </strong>horizontes reconstrutivos aos processos de formação, leitura e comunicação.<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"> </strong>2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">LUVISON, C. C. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Mobilizações e (re) significações de conceitos matemáticos em processos de leitura e escrita de gêneros textuais a partir de jogos</strong>. 2011. 209f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação <em style="mso-bidi-font-style: normal;">Stricto Sensu</em> em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba, 2011.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">LUVISON, C. C. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Narrar, dizer e vivenciar como apropriação e (re)significação de linguagens e conceitos matemáticos no 3.º ano do ensino fundamental. </strong>2017. 227f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação <em style="mso-bidi-font-style: normal;">Stricto Sensu</em> em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba, 2017.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">MINAYO, M. C. S; DESLANDES, S. F; GOMES, R. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Pesquisa social: </strong>teoria, método e criatividade. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">NACARATO, Adair Mendes. A comunicação oral nas aulas de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Revista Eletrônica de Educação</strong> – UFSCar, São Carlos, SP, v. 6, n. 1, p. 9-26, maio 2012.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">NCTM. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Normas profissionais para o ensino da Matemática</strong>. Lisboa: APM; IIE, 1994.<strong style="mso-bidi-font-weight: normal;"> </strong>Tradução portuguesa do original de 1991. </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">NEVES, M. J. B. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">A comunicação em Matemática na sala de aula: </strong>obstáculos de natureza metodológica na educação de alunos surdos. 2011. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém,<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>2011.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">NOTARE, M. R. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Comunicação e aprendizagem matemática online: </strong>um estudo com o editor científico ROODA Exata. 2009. 201f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Cento Interdisciplinar de Tecnologias da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman';" lang="PT-BR">PEIXOTO, J. L. B. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão</strong>. 2015. Undefined f. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento)</span><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR"> – Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, Faculdade de Educação, </span><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman';" lang="PT-BR">IFBA – SENAI/ CIMATEC – LNCC – UNEB – UEFS. Universidade Federal da Bahia, </span><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">Salvador, 2015</span><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman';" lang="PT-BR">.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman';" lang="PT-BR">PINTO, G. T. D. C. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Uma proposta para o ensino e aprendizagem de limite de função real. </strong>2010. 249f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino) </span><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">– Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, </span><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman';" lang="PT-BR">Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">SEVERINO, A. J. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Metodologia do trabalho científico</strong>. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">SOUZA, R. L. L. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Formação contínua em Matemática para professores dos anos iniciais no Brasil e em Portugal: </strong>caminhos para o desenvolvimento do conhecimento e da prática letiva. 2014. 463f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 6.0pt; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: normal; mso-layout-grid-align: none; text-autospace: none;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;" lang="PT-BR">VIEIRA, G. <strong style="mso-bidi-font-weight: normal;">Tarefas exploratório-investigativas e a construção de conhecimentos sobre figuras geométricas espaciais. </strong>2016. 169f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2016.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Caiana, Rodrigo Ribeiro Alves, Joyse Maria Braga dos Santos, Josivan Pereira da Silva Júnior, Jadson de Farias Silva, Wylly Araújo de Oliveira, and Juliano Carlo Rufino Freitas. "Síntese e avaliação antifúngica do benzil 2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo contra espécies de Candida spp. e estudo da associação com anfotericina B." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, no. 5 (April 20, 2020): 395–402. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i5.4867.

Full text
Abstract:
Introdução: O número crescente de infecções causadas por fungos e o surgimento de microrganismos resistentes tem sinalizado a necessidade da busca por novos agentes antifúngicos, fomentando a pesquisa em moléculas promissoras, como os O-glicosídeos. Objetivo: Partindo dessa premissa, objetivamos a síntese e investigação da atividade antifúngica do benzil 2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo isolado e quando associado com a anfotericina B. Material e métodos: Inicialmente foi sintetizado o benzil 4,6-di-O-acetil-2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo a partir da reação entre o 3,4,6-tri-O-acetil-D-glucal e álcool benzílico via catálise ácida e irradiação ultrassônica seguida por sua hidrólise em meio básico para levar ao benzil 2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo. Este foi submetido à avaliação antifúngica por meio do método da microdiluição em caldo e estudo da associação com a anfotericina B pelo método de Checkerboard. Resultados: O benzil 4,6-di-O-acetil-2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo e o benzil 2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo foram obtidos em excelentes rendimentos 91 e 94 %, respectivamente. O benzil 2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo apresentou atividade antifúngica apenas contra as cepas de Candida albicans ATCC 76615, Candida albicans ATCC 76485 e Candida guilliermondiiLM 103, e sua associação com a anfotericina B foi classificada como indiferente. Conclusão: Estes resultados possibilitam futuros estudos envolvendo esta classe de moléculas, avaliação dos possíveis mecanismos de ação e avaliar outras atividades biológicas, uma vez que esta classe molecular sustenta a expectativa de baixa toxicidade, devido ao seu padrão de biocompatibilidade. Descritores: Síntese Química; Metabolismo dos Carboidratos; Fungos; Candida. Referências Silva S, Negri M, Henriques M, Oliveira R, Williams DW, Azeredo J. Candida glabrata, Candida parapsilosis and Candida tropicalis: biology, epidemiology, pathogenicity and antifungal resistance. FEMS Microbiol Rev. 2012;36:288-305. Vieira AJH, Santos JI. Mecanismos de resistência de Candida albicans aos antifúngicos anfotericina B, fluconazol e caspofungina. RBAC. 2017;49:235-9. De Rossi T, Lozovoy MAB, Silva RV, Fernandes EV, Geraldino TH, Costa IC, et al. Interações entre Candida albicans e Hospedeiro. Semina: Cienc Biol Saude. 2011;32:15-28. Ashong CN, Hunter AS, Mansouri MD, Cadle RM, Hamill RJ, Musher DM. Adherence to clinical practice guidelines for the treatment of candidemia at a Veterans Affairs Medical Center. Int J Health Sci. 2017;11:18-23. Kung HC, Huang PY, Chen WT, Ko BS, Chen YC, Chang SC, et al. 2016 guidelines for the use of antifungal agents in patients with invasive fungal diseases in Taiwan. J microbiol Immunol infect. 2018;51:1-17. Patil S, Rao RS, Raj AT, Sanketh DS, Sarode S, Sarode G. Oral Candidal Carriage in Subjects with Pure Vegetarian and Mixed Dietary Habits. J Clin Diagn Res. 2017;11:22-4. Khan H, Khan Z, Amin S, Mabkhot YN, Mubarak MS, Hadda TB, et al. Plant bioactive molecules bearing glycosides as lead compounds for the treatment of fungal infection: A review. Biomed Pharmacother. 2017;93:498-509. Guzzetti LB, Cecília M, Vescina M, Gil F, Gatti BM. Candidemias en pediatría: distribución de especies y sensibilidad a los antifúngicos. Rev Argent Microbiol. 2017;49:320-2. Wiederhold NP. Antifungal resistance: current trends and future strategies to combat. Infect Drug Resist. 2017;10:249-59. World Health Organization. WHO/EMP/IAU/2017.11. 2017. Acesso em: 04 Fev 2019. Disponível em: www.who.int/medicines/areas/rational_use/antibacterial_agents Lúcio Neto MP. Avaliação tóxica, citotóxica, genotóxica e mutagênica do composto 3-(2-cloro-6-flurobenzil) – imidazolidina-2,4-diona em células eucarióticas. Teresina. Dissertação [Mestrado em Ciências Farmacêuticas] – Universidade Federal do Piauí; 2011. Toshima K, Ishizuka T, Matsuo G, Nakata M. Practical Glycosidation Method of Glycals Using Montmorillonite K-10 as an Environmentally Acceptable and Inexpensive Industrial Catalyst. Chem Ver. 1995;4:306-8. Freitas JCR, Freitas Filho JR, Menezes PH. Stereoselective Synthesis of 2,3-unsaturated-O-Glycosides promoted by TeBr4. J Braz Chem Soc. 2010;21:2169-72. Freitas JCR, Couto TR, Paulino AAS, Freitas Filho JR, Malvestiti I, Oliveira RA, et al. Stereoselective synthesis of pseudoglycosides catalyzed by TeCl4 under mild conditions. Tetrahedron. 2012;68:8645-54. Regueira JLLF, Dantas CR, Freitas JJR, Silva AJFS, Freitas Filho JR, Menezes PH, et al. Stereoselective Synthesis of 2,3-Unsaturated Pseudoglycosides Promoted by Ultrasound. Synthesis. 2016;48:1069-78. Moura AL, Lima LMA, Bezerra GB, Freitas JJR, Belian MF, Ramos CS, et al. O-glicosídeos 2,3-insaturados: aplicações, rearranjo de ferrier e reações. Quím Nova. 2018;41:550-66. Dantas CR. Síntese estereosseletiva e caracterização estrutural de compostos Z-eniínicos acoplados a pseudoglicosídeos. Recife. Dissertação [mestrado em química] – Universidade Federal Rural de Pernambuco; 2017. Nigudkar SS, Demchenko A,V. Stereocontrolled 1,2-cis glycosylation as the driving force of progress in synthetic carbohydrate chemistry. Chem Sci. 2015;6:2687-704. Silva RO, Freitas Filho JR, Freitas JCR. D-Glicose, uma Biomolécula Fascinante: História, Propriedades, Produção e Aplicação. Rev Virt Quim. 2018;10:875-91. Delbianco M, Bharate P, Varela-Aramburu S, Seeberger PH. Carbohydrates in Supramolecular Chemistry. Chem Rev. 2016;116:1693-752. Lima JACL, Mata MMS, Silva RG, da Silva WE, Freitas JCR, Freitas Filho JR. Avanços Recentes na Química de C-Glicosídeos: Aplicaçao, Síntese e Reaçoes. Rev. Virt. Quim. 2018;10:900-39. Silva AF, Silva DA. Fármacos anti-inflamatórios não esteroidais mais dispensados em uma farmácia comercial do município de itaocara, estado do Rio de Janeiro, Brasil. Acta Biomed Bras. 2012;3:1-14. Costa AOC. Estudo in vitro e in silico da atividade antifúngica dos isômeros r-(+) e s-(-)citronelal sobre fungos do gênero Cryptococcus. João Pessoa. Dissertação [Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos] – Universidade Federal da Paraíba; 2017. Perrin DD, Amarego WLF. Purifications of laboratory chemicals. 3 ed., Pergamon Press: Oxford, 1996. Santos CS, Dos Santos RS, Silva RO, Freitas Filho JR, Freitas JCR. Uma acetilação eficiente e econômica do 1,2:3,4-di-O-isopropilideno-α-D-galactopiranose utilizando anidrido acético ativado in situ pela argila montmorilonita K10. Ceramica. 2018;64:616-22. Santos JAM, Santos CS, Almeida CLA, Silva TDS, Freitas Filho JR, Militão GCG, et al. Structure-based design, synthesis and antitumoral evaluation of enulosides. Eur J Med Chem. 2017;128:192-201. Clinical and Laboratory Standards Institute. M27-A3: reference method for broth dilution antifungal susceptibility testing of yeasts; approved standard. 3rd ed. Wayne: Clinical and Laboratory Standards Institute; 2008. Oliveira WA, Pereira FO, Luna GCDG, Lima IO, Wanderley PA, Lima RB, et al. Antifungal activity of Cymbopogon winterianus jowitt ex bor against Candida albicans.. Braz J Microbiol. 2011;42:433-41. Pippi B. Avaliação da capacidade de Candida parapsilosis e Candida glabrata desenvolverem resistência fenotípica à própolis vermelha brasileira e ao fluconazol e avaliação de sua atividade antifúngica em associação com fluconazol e anidulafungina. Porto Alegre. Dissertação [Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente] – Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade do Rio Grande do Sul; 2014. Doern CD. When Does 2 Plus 2 Equal 5? A Review of Antimicrobial Synergy Testing. J clin microbial. 2014;52:4124-8. Melo ACN, Oliveira RN, Freitas Filho JR, Silva T G, Srivastava RM. Synthesis of anti-inflammatory 2,3-unsaturated O-glycosides using conventional and microwave heating techniques. Heterocycl Commun. 2017;23:205-11. Lima B. Anfotericina B pré-aquecida: avaliação da atividade frente a isolados clínicos de Candida spp. do HU-UFSC. Florianópolis. Dissertação [Mestrado em Farmácia] – Universidade de Santa Catarina; 2017. Cavalcanti IMF, Menezes TGC, Campos LAA, Ferraz MS, Maciel MAV, Caetano MNP, et al. Interaction study between vancomycin and liposomes containing natural compounds against methicillin-resistant Staphylococcus aureus clinical isolates. Braz J Pharm Sci. 2018;54:203-10. Targino CSPC. Estudo da atividade antifúngica e dos mecanismos de ação do peptídeo Ctn[15-34], um fragmento C-terminal da crotalicidina, derivado de uma catelicidina expressa nas glândulas de veneno de cascavéis. Fortaleza. Tese [Doutorado em Ciências Farmacêuticas] – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará; 2017. Spader TB. Avaliação da suscetibilidade de Rhodotorula mucilaginosa frente a associações de antifúngicos com fármacos diversos. Porto Alegre. Tese [Doutorado em Ciências Pneumológicas] – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2017. Guo J, Wang A, Yang K, Ding H, Hu Y, Yang Y, et al. Isolation, characterization and antimicrobial activities of polyacetylene glycosides from Coreopsis tinctoria Nutt. Phytochemistry. 2017;136:65-9. Dantas CR, de Freitas JJR, Barbosa QPS, Militão GCG, Silva TDS, da Silva TG, et al. Stereoselective Synthesis and Antitumoral Activity of Z-Enyne Pseudoglycosides Org Biomol Chem. 2016;14:6786-95. Qing-Hu W, Na-Ren-Chao-Ke-Tu H, Na-Yin-Tai D, Xiu-Lan W, Wu-Li-Ji AA. The structural elucidation and antimicrobial activities of two isoflavane glycosides from Astragalus membranaceus (Fisch) Bge. var. mongholicus (Bge) Hsiao. J mol struct. 2014;1076:535-8. Soares GL, Santos CS, Freitas JCR, Oliveira WA. Síntese e avaliação do prop-2-in-1-il 4,6-di-O-acetil-2,3-didesoxi-α-D-eritro-hex-2-enopiranosídeo contra espécies não albicans de Candida e resultados da associação com a anfotericina B ou com o cetoconazol Rev Pan-Amaz Saude. 2018;9:43-50.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Gozzi, Maria Estela, and Maria Aparecida Rodrigues. "Características da Formação de Professores de Ciências Naturais." Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, August 31, 2017, 423–49. http://dx.doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172423.

Full text
Abstract:
Este texto discute a formação de professores para a disciplina de Ciências Naturais nos anos finais do ensino fundamental. Priorizamos investigar a discussão da categoria interdisciplinaridade socializada como fundamental para a integração curricular que fundamenta essa disciplina. Nossa proposta é analisar se tal categoria tem subsidiado a formação de docentes. De nossa perspectiva, a ausência de Diretrizes Curriculares Nacionais e as dificuldades que permeiam a oferta desse curso podem indicar uma desvalorização dessa Licenciatura ao passo que, nesse mesmo contexto, encontramos as Diretrizes Curriculares para cursos específicos como Física, Química e Biologia. Elas compõem a área de Ciências e habilitam os docentes para a atuação na disciplina de Ciências do ensino fundamental. Consideramos a necessidade de uma formação docente que atenda às características de um perfil de profissional adequado aos propósitos de ensino dessa disciplina no ensino fundamental. Pautamo-nos na legislação do ensino de Ciências Naturais e da formação de professores para a educação básica. Estudamos propostas de Licenciatura em Ciências Naturais e de Ciências Biológicas de três universidades: a Universidade Estadual de Maringá (UEM); a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Universidade de São Paulo (USP). Além disso, utilizamos fontes orais, nomeadamente entrevistas a professores experientes na atuação das disciplinas que compõem essa área. A discussão dos dados levantados é orientada pela análise dos propósitos teóricos apontados pelo “ciclo de políticas” e também pela abordagem que valoriza as diferentes variáveis envolvidas no processo educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Barbosa de Sousa Ferreira, Lorena Cristina, Maria Cristina Ferreira dos Santos, Marcus Pinto Soares Silva, and Ricardo Tadeu Santori. "Percepções de estudantes do ensino fundamental sobre uma exposição didática de zoologia." Bio-grafía 13, no. 24 (January 1, 2020). http://dx.doi.org/10.17227/bio-grafia.vol.12.num24-10367.

Full text
Abstract:
A interação com materiais de coleções biológicas estimula a curiosidade dos estudantes em diferentes espaços educativos, como em exposições didáticas e científicas. Esse estudo teve como objetivos compreender as percepções de alunos do ensino fundamental sobre visitas guiadas a uma exposição didática de zoologia e refletir sobre suas contribuições no ensino de ciências e biologia. Com 46 alunos do sétimo e nono anos do ensino fundamental foram realizadas duas visitas guiadas à exposição e a espaços com modelos didáticos, vídeos e animais conservados em meio líquido, mediada por licenciandas do curso de ciências biológicas. Após a visita, foi aplicado um questionário aos 46 participantes e realizadas entrevistas com 12 deles para o levantamento de suas percepções sobre a exposição. A análise das respostas apontou que a maioria dos estudantes considerou a exposição interessante ou muito interessante, contribuindo para a compreensão de temas ensinados na escola, dos animais e da biodiversidade. Eles também mostraram maior interesse por serpentes e pelo manuseio dos materiais e indicaram que os professores não costumavam utilizar espécimes animais conservados nas aulas. Dez entrevistados afirmaram que visitas guiadas são motivadoras para o ensino e aprendizagem de ciências. A visita à exposição apresentou-se como uma prática significativa para a formação das mediadoras e dos alunos, contribuindo para aprendizagens das ciências naturais. Ressalta-se a relevância de outros estudos sobre experiências extraescolares para o ensino de ciências naturais e biologia na educação básica e na formação de professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

MACEDO, PEDRO AMARILHO ALMEIDA, and RITA DE CÁSSIA REIS. "A PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS." Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 22 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172020210136.

Full text
Abstract:
RESUMO: Neste artigo discutimos sobre a formação docente para atuar no Ensino Fundamental a partir das percepções de estudantes de dois cursos de licenciatura: um em Ciências Biológicas e outro em Ciências Naturais. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de um questionário com itens abertos e fechados que nos permitiu elencar pontos de convergência e divergência entre os dois percursos formativos investigados. Para os licenciandos, seus cursos desenvolvem os conhecimentos necessários para atuarem como docentes e reforçam sua escolha pela profissão. Por outro lado, eles sinalizam que os cursos deveriam rever suas matrizes curriculares, no que diz respeito à abordagem dos conhecimentos disciplinares. Acreditamos que essa discussão seja válida para pensarmos em processos formativos que valorizem a docência nessa etapa da escolarização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pinto, Débora Morato. "A ANÁLISE BERGSONIANA DO SOCIAL ENTRE NATUREZA E CULTURA: PSICOLOGIA, BIOLOGIA E FILOSOFIA MORAL À LUZ DA DURAÇÃO." Revista Dissertatio de Filosofia, April 15, 2017, 26. http://dx.doi.org/10.15210/dissertatio.v0i0.11011.

Full text
Abstract:
Este texto tem como objetivo descrever aspectos da filosofia moral de Bergson em sua relação direta com a renovação de metafísica estabelecida pelo filósofo. Mais explicitamente, buscamos elucidar como a biologia compreensiva de A Evolução Criadora funda a análise da moralidade na obra As Duas Fontes da Moral e da Religião, ao delinearmos as variáveis teóricas que se mobilizam na elaboração da noção de todo da obrigação (as quais envolvem o hábito e o instinto, noções que pertencem ao campo da psicologia e da biologia respectivamente). Nossa hipótese mais geral defende que a incorporação de avanços das ciências sociais no início do século XX é a etapa prevista e definitiva de uma filosofia que se relacionou intimamente com os avanços das ciências naturais (e de seu rico material empírico), especificamente as biológicas, configurando também um programa de diálogo com ciências eminentemente humanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Mizogami Santana, Natsumi. "ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA A BICO DE PENA PARA ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: TÉCNICA, DIFICULDADES E SUPERAÇÃO." Anais dos Seminários de Iniciação Científica, no. 24 (October 29, 2021). http://dx.doi.org/10.13102/semic.vi24.6967.

Full text
Abstract:
O desenho é uma das formas mais antigas empregadas para expressar e transmitir ideias, presente desde os tempos pré-históricos. No entanto, a chamada ilustração científica surgiu há cerca de cinco séculos, influenciada pelo desenvolvimento da matemática e ciências naturais, como um trabalho de representação gráfica de materiais biológicos, médicos, geológicos, entre outros, de forma a respeitar suas proporções, cores, formas e medidas (Araújo, 2009; Rapatão & Peiró, 2016).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Oliveira, Victor José Machado de, and Ivan Marcelo Gomes. "A saúde nos currículos de educação física em uma universidade pública." Trabalho, Educação e Saúde 18, no. 3 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00294.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa realizada de 2016 a 2018 que procurou investigar as configurações atuais do tema da saúde nos currículos de formação em educação física de uma universidade pública no Espírito Santo. A pesquisa contou com análise documental dos projetos pedagógicos de curso (licenciatura e bacharelado) e entrevistas semiestruturadas com sete professores que participaram das reformulações curriculares desses cursos. As análises tiveram base na teoria da estruturação de Anthony Giddens, com a qual se ressaltaram a relação agente-estrutura e a reprodução/mudanças institucionais. Observou-se que as configurações atuais do tema da saúde se vinculam, majoritariamente, às ciências naturais e biológicas (com maior evidência no curso de bacharelado) e, em menor grau, às ciências sociais e humanas/saúde coletiva (com incidência em ambos os cursos). Destaca-se o desafio de conferir maior presença das ciências sociais e humanas/saúde coletiva nos currículos de formação, uma vez que a educação física tem sido requisitada, cada vez mais, a atuar em equipes multidisciplinares e em projetos ancorados em políticas de saúde ampliadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Silva, Danyele dos Santos da, and David Santana Lopes. "Panorama da Literatura nas Ciências Naturais e na Biologia Acerca de Experiências Formativas Para a Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual no Brasil." Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática 3, no. 2 (August 6, 2020). http://dx.doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10632.

Full text
Abstract:
O diálogo entre o ensino e o processo de inclusão é ainda um desafio para educadores e o corpo estudantil em questão. Dentre os estudantes com necessidades educativas especiais, aqueles com deficiência visual representam a maioria dos matriculados nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Entretanto, muitos professores apresentam dificuldades em desenvolver suas práticas de ensino voltadas para atender tal grupo estudantil. Nas áreas das Ciências Naturais e da Biologia, inclusive nos cursos de licenciatura, a reconhecida abstração presente em seus conteúdos requer a adoção de métodos de ensino que explorem essencialmente habilidades visuais, dificultando o entendimento por parte dos estudantes com deficiência visual em diferentes espaços formativos. A partir destas problemáticas, o presente estudo tem como objetivo identificar na literatura, nas áreas das Ciências Naturais e da Biologia, experiências formativas voltadas para a inclusão de estudantes com baixa visão em interface com o ambiente universitário. Três bases de dados foram consultadas durante o levantamento de 8 trabalhos (6 Artigos, 1 Dissertação e 1 Tese), ressaltando a escassez de trabalhos vinculados a experiências formativas para estudantes com deficiência visual quando relacionados à formação inicial, continuada e, principalmente, na atuação docente no Ensino Superior. Desta forma, com base nos resultados identificados é possível apontar a necessidade de mais investimentos para o desenvolvimento de modelos pedagógicos e experiências formativas adaptadas para os estudantes com baixa visão, potencializando assim a atuação docente nas áreas das Ciências Naturais e Biológicas, principalmente, quando se menciona a importância da inclusão desses estudantes em diferentes esferas, como é o caso do ambiente universitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Hoehne, Letícia. "PROGRAMA DE USO PÚBLICO EM ÁREAS NATURAIS (SIMULADO): RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL PORTEIRA DOS ERVAIS." Revista Caderno Pedagógico 14, no. 1 (June 8, 2017). http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0882.v14i1a2017.1424.

Full text
Abstract:
As Unidades de Conservação (UCs) tratam-se de áreas de fundamental importância para a proteção da biodiversidade no planeta Terra. No intuito de ressaltar a importância destas áreas, assim como preparar os acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo para atuarem como gestores de UCs, a disciplina de Biologia da Conservação propõe um simulado da criação de uma UC. Neste trabalho, é simulada uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, denominada Porteira dos Ervais, no município de Soledade/RS, possuindo como atrativo principal uma Trilha Interpretativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Pereira, Alexandre Severino, Teresa Cristina Janes Carneiro, Gutemberg Hespanha Brasil, and Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa. "Principais características dos alunos retidos dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Espírito Santo." Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, May 2, 2016, 238–59. http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p238.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi identificar as principais características dos estudantes retidos dos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Espírito Santo. Para isso foram realizados testes estatísticos Qui-quadrado de Pearson que indicaram a existência de associação significante entre situação do aluno ao final do curso (formado ou retido) e outras 40 variáveis diferentes. Oito dessas associações foram consideradas mais importantes, indicando que as principais características do aluno retido são: duas ou mais reprovações; coeficiente de rendimento acumulado menor que 8,00; matriculado em cursos dos Centros de Artes, Ciências Exatas ou Ciências Humanas e Naturais; matriculado em cursos com duração sugerida de seis a oito períodos; relação candidato/vaga do vestibular de ingresso menor que 4,85; cursos das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e da Terra, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes; média das notas na 2ª etapa do vestibular menor ou igual a 6,00 pontos; e trancamento de curso por um semestre ou mais. Diante da complexidade do fenômeno de retenção discente nos cursos superiores, indicada pelo número de variáveis envolvidas, este estudo contribuiu para aumentar a compreensão do processo, tendo vista que identificou características típicas de estudantes de prolongam a permanência na universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Bezerra, Danielly De Sousa, Edinardo Nogueira Costa, and Jefferson Antonio Masques. "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONDADO NA FORMAÇÃO DISCENTE." Revista de Pesquisa Interdisciplinar 1, Esp (February 8, 2017). http://dx.doi.org/10.24219/rpi.v1iesp.85.

Full text
Abstract:
<p>O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada por alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG, na disciplina Estágio Supervisionado, com o objetivo de observar e analisar a importância do estágio na formação docente através da análise das ferramentas metodológicas adotadas pelas professoras, além dos possíveis recursos pedagógicos utilizados para trabalhar os conteúdos de Ciências Naturais. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede pública de ensino, sendo uma Estadual e outra Municipal, localizadas nos municípios de São João do Rio do Peixe e Cajazeiras, respectivamente, na Paraíba, em maio de 2016. A reflexão da ação e prática pedagógica são instrumentos essenciais para a formação continuada do profissional do ensino de Ciências diante de mudanças continuas nas estruturas curriculares da educação nacional. A partir dos resultados, os estagiários poderão iniciar o desenvolvimento de uma visão crítica da realidade da educação básica e reflexão sobre suas futuras práticas docente, pois a observação é vista como metodologia que possibilita um conhecimento mais próximo sobre o processo de ensino aprendizagem. O Estágio Supervisionado permite a integração da teoria e da prática; do conceitual com o concreto, do virtual com o real. É, portanto, o Estágio, uma importante parte integradora do currículo, a parte em que o licenciando vai assumir pela primeira vez a sua identidade profissional e iniciar o compromisso com o aluno, com sua família, sua comunidade, com a instituição escolar e com o sentido de profissionalismo que implique na busca de um ensino significativo.</p><p> </p><p><strong>Palavras-chave</strong>: Estágio supervisionado; Ensino de Ciências Naturais; Formação discente.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Giebelen, Edwin, Edna G. de Góes Brennand, and Joelma Fabiane Ferreira Almeida. "Educação superior a distância e a participação feminina: caso da UFPBvirtual." Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância 12 (May 24, 2013). http://dx.doi.org/10.17143/rbaad.v12i0.249.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma perspectiva histórico-conceitual da educação a distância (EaD) no Brasil e do campo dos Estudos Culturais (EC) e situa tal modalidade educacional no contexto dessa escola de pensamento. Para tanto, concepções sobre globalização e cibercultura são discutidas, visando contemplar as características inerentes à EaD que a situam como categoria de estudo dos EC. Buscamos refl etir sobre a participação feminina no ensino superior, tendo como interface de experiência os Cursos na modalidade a distância da Universidade Federal da Paraíba Virtual (UFPBVirtual) e analisamos como base a participação feminina nos Cursos de Pedagogia, Matemática, Ciências Naturais, Letras, Libras, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias, do ano letivo 2010. Este artigo resulta do acompanhamento dos relatórios gerenciais disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle do período citado acima. Identifi camos que a EaD se renova e vem proporcionar signifi cativas evolu- ções na democratização do ensino e no modelo de Universidade, passando a ampliar as possibilidades de acesso ao Ensino Superior. Além do mais, evidenciamos que a cultura de inclusão digital através de EaD pode ser considerada uma forma de romper com as barreiras de acesso à tecnologia, propiciando assim, via educação, uma mobilidade social colaborativa em rede com vistas a melhores condições de vida
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

De Paiva, Aparecida Barbosa, and Fabrício Bonfím Sudério. "Aulas de campo interdisciplinares como estratégias formativas para docentes de Ciências e Biologia." Scientia Plena 15, no. 8 (September 26, 2019). http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2019.082701.

Full text
Abstract:
A formação de professores deve ser realizada de forma contextual, levando em consideração a necessidade de formar professores que unem teoria e prática, de modo a valorizar a diversidade de espaços formativos. Nesse contexto, as aulas de campo representam uma das alternativas didáticas que podem permitir a melhoria da aprendizagem por serem realizadas em ambientes naturais. Este trabalho objetivou avaliar a percepção de licenciandos em Ciências Biológicas quanto à contribuição formativa de aulas de campo interdisciplinares realizadas no Parque Nacional de Ubajara-CE e em uma fazenda de produção orgânica em São Benedito-CE. Esta pesquisa foi baseada no processo investigativo, sendo utilizada análise qualitativa, com uso de questionários semiestruturados aplicados após a realização das aulas de campo. Os relatos dos graduandos expressos nos questionários sinalizam que as aulas de campo e as ações planejadas e adotadas pelos professores foram eficientes quanto ao processo de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo em que os estudantes revelaram a intenção de realizarem aulas de campo em suas futuras atuações como docentes. Essa pesquisa revelou que aulas de campo no ensino superior representam uma alternativa eficiente para a formação de professores reflexivos no que diz respeito às suas práticas docentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography