Academic literature on the topic 'Ciências médicas e da saúde – Ciências da saúde'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ciências médicas e da saúde – Ciências da saúde.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ciências médicas e da saúde – Ciências da saúde"

1

Carreira, Isabel Maria Marques. "Editorial: Ciências Médicas e da Vida." Revista Internacional em Língua Portuguesa, no. 34 (April 19, 2021): 11–13. http://dx.doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.34/pp.11-13.

Full text
Abstract:
Neste volume da Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) dedicado às Ciências Médicas e da Vida foram reunidas contribuições de onze grupos académicos de diferentes proveniências geográficas: Brasil (Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Escola de Saúde Pública do Ceará, Fortaleza, Fundação Osvaldo Cruz, Rio de Janeiro), Timor Leste (Universidade Nacional Timor Lorosa’e) e Portugal (Institutos e Clínicas Universitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Da Silva, Tarciso Feijó, Denise Cristina De Oliveira, Helena Maria Scherlowski Leal David, Susana Reis Ferreira, and Tatiana Cabral da Silva Ramos. "Contribuições da antropologia para as ciências da saúde e para compreensão do processo saúde-doença." Enfermagem Brasil 17, no. 5 (November 23, 2018): 542. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v17i5.2331.

Full text
Abstract:
Introdução: A antropologia na prática dos serviços de saúde que envolve a enfermagem e nas pesquisas científicas desta área emerge como potente ferramenta por compreender que a relação entre a ciência médica biologicista/fragmentária estabelece-se no cotidiano do cuidado pela dificuldade, dos próprios cuidadores, em disponibilizar no seu fazer o holismo metodológico. Objetivo: Identificar, a partir da literatura publicada em bases de dados eletrônicas na área da saúde, a relevância da antropologia para as ciências da saúde e para compreensão do processo saúde-doença. Métodos: Revisão integrativa da literatura desenvolvida mediante levantamento das publicações científicas em bases de dados eletrônicas na área da saúde. Foram utilizados como descritores: "Antropologia”, “processo saúde-doença” e “ciências da saúde”, sendo selecionados 10 estudos publicados entre 2009 e 2016. Resultados: Verificou-se que a Antropologia apresenta um arcabouço teórico-metodológico próprio, que permite análise abrangente e compreensão crítica do pensamento científico. Conclusão: A aproximação e a articulação entre Antropologia e o campo das ciências da saúde apresenta-se como essencial para a produção de rupturas significativas no modo de pensar e fazer saúde, assim como compreender o processo saúde-doença. Neste sentido, a abordagem da saúde pela lente da antropologia pode possibilitar um novo olhar epistemológico sobre as ciências da saúde.Palavras-chave: antropologia, processo saúde-doença, ciências da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Luiz Otávio. "Negócio, política, ciência e vice-versa: uma história institucional do jornalismo médico brasileiro entre 1827 e 1843." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 11, suppl 1 (2004): 93–107. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702004000400005.

Full text
Abstract:
Ao analisar o caso dos primeiros jornais médicos brasileiros - Propagador das Ciências Médicas (1827-1828); Semanário de Saúde Pública (1831-1833); Diário de Saúde (1835-1836); Revista Médica Fluminense (1835-1841); Revista Médica Brasileira (1841-1843) -, pretendemos demonstrar como o contexto sociocultural possibilitou o surgimento desse gênero de publicação no dinâmico e conturbado ambiente do Rio de Janeiro dos anos 1820 e 1830. Nosso argumento é o de que a trajetória inicial do jornalismo médico no Brasil teve como traço distintivo a simbiose entre negócio (interesses comerciais das casas editoras instaladas na Corte), política (conflitos relacionados a disputas pela hegemonia política, no contexto de consolidação do Estado imperial) e ciência (movimento de institucionalização e afirmação científica da medicina).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mario, Camila Gonçalves de, Danilo Arnaut, and Tatiana de Andrade Barbarini. "Por uma Sociologia da Saúde – Entrevista com Nelson Filice de Barros." Idéias 4, no. 1 (July 29, 2013): 263. http://dx.doi.org/10.20396/ideias.v4i1.8649408.

Full text
Abstract:
O Prof. Dr. Nelson Filice de Barros é docente do Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e realiza pesquisas sobre práticas alternativas e complementares na saúde, ensino das ciências sociais e desenvolvimento de métodos e técnicas de pesquisa qualitativa no campo da saúde. Convidá-lo nos pareceu (e a ele também) uma possibilidade de diminuir o isolamento sentido e sofrido por aqueles que se dedicam aos estudos da saúde por meio do olhar crítico das ciências sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Queiroz, Marcos S. "O itinerário rumo às medicinas alternativas: uma análise em representações sociais de profissionais da saúde." Cadernos de Saúde Pública 16, no. 2 (June 2000): 363–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2000000200007.

Full text
Abstract:
Este artigo focaliza as representações sociais sobre o conceito de medicina alternativa de intelectuais, professores universitários da Faculdade de Ciências Médicas e profissionais da saúde (médicos e enfermeiros) na rede básica de serviços de saúde de Campinas. O artigo focaliza, também, a trajetória que levou esses profissionais a optar por uma perspectiva teórica e prática dissidente em relação ao paradigma científico positivista hegemônico. Os métodos de investigação utilizados foram principalmente aqueles produzidos pela tradição etnográfica e pela perspectiva fenomenológica. O artigo conclui, sustentando em termos teóricos, com a importância que essas dissidências apresentam para o desenvolvimento da ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rocha Bichara, Marcelo Raphael, and Carlos Benevenuto Guisard Koehler. "Paracelso e as fronteiras da ciência." Revista Scientiarum Historia 1 (November 5, 2017): 8. http://dx.doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.161.

Full text
Abstract:
A obra e a biografia do médico renascentista suíço Philip Theophrastus Bombast Von Hohenheim, mais conhecido pelo pseudônimo de Paracelso (1493 - 1541), ainda permanece obscura aos olhos do pensamento moderno. Este artigo traça um esboço da sua importância filosófica para as ciências médicas, relacionando-o com autores mais contemporâneos, como C. G. Jung, Gregory Bateson e outros. Nosso objetivo está em analisar a importância histórica da medicina paracélsica, buscando entender sua relevância crescente para o momento atual, em especial para as ciências da vida e da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Duccini, Luciana, José Hermógenes Moura, and Luzania Barreto Rodrigues. "AS CIÊNCIAS SOCIAIS EM SAÚDE: POSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS DA ANTROPOLOGIA." A Cor das Letras 14, no. 1 (February 22, 2017): 187. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v14i1.1458.

Full text
Abstract:
Noções como as de saúde e doença se referem a fenômenos com- plexos, que conjugam fatores biológicos, sociológicos, econômicos, ambien- tais e culturais. As Ciências Sociais, ao analisar práticas de manutenção da saúde, apontam para a insuficiência e limites da biomedicina no trato dos males humanos, revelando o quanto o estado de saúde da população é inti- mamente ligado ao seu modo de vida e ao seu universo social e cultural. Apesar deste artigo apresentar um apanhando bibliográfico geral, destacando os principais conceitos e posturas metodológicas com que as Ciências Sociais têm contribuído para a compreensão dos processos de saúde/doença, seu principal objetivo é discutir implicações para uma área específica: a delicada relação entre concepções médicas, normatividade, legalidade e o trato com pessoas que apresentam comportamentos “desviantes”, tal como aquelas que fazem uso de Substâncias Psicoativas. Neste sentido, o artigo destaca algumas vantagens do método etnográfico para a compreensão deste fenômeno complexo e sua pertinência para além um campo disciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nunes, Everardo Duarte, Elida Azevedo Hennington, Nelson Filice de Barros, and Miguel Ângelo Montagner. "O ensino das ciências sociais nas escolas médicas: revisão de experiências." Ciência & Saúde Coletiva 8, no. 1 (2003): 209–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232003000100015.

Full text
Abstract:
O presente artigo descreve e analisa a literatura sobre o ensino das ciências sociais nas escolas médicas em diferentes países, durante o período de 1960 a 2000. A metodologia baseia-se na análise documental/bibliográfica de estudos já sistematizados sobre o tema e de levantamento realizado nos bancos de dados Lilacs, Medline e Sociological Abstracts. Com referência às experiências de 1980 a 2000, os dados levantados de 21 artigos assinalam: objetivos - acompanhar e atender às mudanças sociais, às ocorridas na prestação de serviços de saúde, às necessidades da população; técnicas de ensino - ênfase no processo de ensino-aprendizagem ativo, atividades em pequenos grupos, problemas como ponto de partida, trabalhos de campo, pesquisas, uso de material audiovisual, dramatização e outros; conteúdos - grande diversidade temática comprovando os resultados das décadas anteriores e variando de acordo com as diferentes escolas médicas: comportamento pessoal, interpessoal, médico, comunidade e ambiente, organização do cuidado à saúde; relações saúde-sociedade; relação médico-paciente; aspectos histórico-sociais da prática médica; variáveis sociais no diagnóstico, prognóstico e tratamento; relações doença-família. As conclusões apresentam alguns aspectos gerais e os principais resultados encontrados na pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araújo, Arão Nogueira de, Eduardo Gomes Ferraz, Lorena Marcelino Cardoso, Máilla Rebouças Viana, and Marianna Guanaes Gomes Torres. "A relevância da difusão do conhecimento científico em saúde." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 10, no. 3 (January 1, 2011): 207. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v10i3.5841.

Full text
Abstract:
<div>A tarefa de docentes e pesquisadores é construir ciência, é contribuir, significativamente, para a edificação de saberes e para o desenvolvimento tecnológico da sociedade. O compromisso, portanto, é com a verdade científica que necessita ser dinamicamente anunciada para acompanhar o ininterrupto fluxo das idéias humanas e as contínuas premissas do tempo sobre as quais elas florescem.</div><div> A curiosidade científica por si só não sustenta as bases sobre as quais estão cravadas as pilastras do conhecimento. A divulgação do fruto dessa curiosidade é que se mostra como o prenúncio do surgimento de novos paradigmas ou o firmamento daqueles já instaurados. O desenvolvimento científico e tecnológico necessita se propagar para assumir as dimensões do cotidiano.</div><div>Do ambiente acadêmico partem as propostas científicas sistematizadas e contundentes. Trata-se de um espaço que investe, permanentemente, na formação de recursos humanos especializados, valorizando a criatividade e a expectativa dos jovens, assim como, a experiência e a perspectiva dos mais experientes. Responsabiliza-se, pois, pela disponibilidade de meios que possam garantir a creditação científica de seus componentes e colaboradores.</div><div>Apresentando estudos interdisciplinares como aspectos centrais de seus componentes curriculares, o Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (PPGPIOS) visa a fomentar a elaboração de produções científicas instigantes e de qualidade. Encoraja o fazer científico de maneira contundente e primordial. </div><div>Compromissado com a formação de Mestres e Doutores, o PPGPIOS objetiva difundir o conhecimento interdisciplinar e gerar tecnologia nas áreas de Ciências Morfológicas, Fisiológicas, Biomoleculares e Patológicas, campos do saber abarcados pelas Ciências da Saúde em permanente articulação com o conhecimento aplicado. Assim o faz, de maneira integrada, mediante o escopo temático intrigante e inovador dos distúrbios e processos da homeostasia.</div><div>O corpo discente tem sido constituído por biólogos, biomédicos, cirurgiões-dentistas, fisiotera-peutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, profissionais de educação física e psicólogos. Tal disposição de profissionais da saúde tem permitido uma maior conexão entre áreas, propiciando a comunicação entre campos de atuação diversificados, que passam a compartilhar entre si uma multiplicidade de questões e possibilitar ações em prol do bem comum.</div><div>A trajetória da Revista de Ciências Médicas e Biológicas, periódico institucional editado pelo Instituto de Ciências da Saúde, vem se consolidando como relevante fonte de veiculação de considerável parcela de artigos produzidos pela comunidade acadêmica. Oferece em particular, ao corpo docente e discente da Instituição, um meio eficaz para divulgação da produção científica.</div><div>A partir da disciplina Bioquímica e Fisiologia dos Órgãos e Sistemas, componente curricular que se utiliza da análise interativa entre os mecanismos biológicos do seres humanos com o propósito de fundamentar e assim possibilitar ampla compreensão das alterações que podem comprometer a saúde, os discentes ingressos neste Programa de Pós-graduação em 2011 responderam ao desafio de elaborar artigos que agregam os mais diversos aspectos que tratam da homeostasia e dos distúrbios da homeostasia, devidamente orientados por seus professores. </div><div>As temáticas abordadas foram de livre escolha dos pós-graduandos e atenderam à proposta mencionada, ressaltando a interação entre os sistemas (endócrino, nervoso, imunológico, gástrico, dentre outros) e a interdisciplinaridade. Basicamente, os temas destes artigos incidiram sobre: doenças sistêmicas, como a obesidade e o diabetes; desordens do sistema articular; transtornos mentais e doenças bacterianas e virais. </div><div>Contando com a criteriosa revisão dos professores-orientadores, os artigos que compõem esta edição especial da Revista de Ciências Médicas e Biológicas têm como finalidade contribuir para a difusão do conhecimento multi e interdisciplinar em saúde. Assim o faz, levando em conta que o fazer ciência não deve estar restrito à comunidade acadêmica, mas deve abranger os diversos segmentos que compõem a sociedade. </div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Soares da Silva, Junielson, Gisele Holanda de Sá, and Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira. "ANAIS I CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE ONLINE." Journal of Education Science and Health 1, especial (January 21, 2022): 1–136. http://dx.doi.org/10.52832/jesh.v1iespecial.84.

Full text
Abstract:
O I Congresso Nacional de Ciências Médicas e da Saúde On-line (I CONACIMES), organizado pela Bio10 Digital Cursos, com o apoio científico da revista Journal of Education, Science and Health - JESH e do Dr. Willy França, ocorreu no período de 13 a 16 de outubro de 2021, com carga horária de 40 horas, incluindo palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e menção honrosa. O CONACIMES contou com a participação de graduandos, pós-graduandos, profissionais e pesquisadores da área de saúde, dos diversos cantos do Brasil e das mais variadas Instituições de Ensino e Pesquisa do país. O evento recebeu submissões, no formato de resumos simples e expandidos. Durante a programação ocorreu exposição em e-pôster e apresentação oral, momento de debate agradável e de troca de conhecimentos que enriqueceu a experiência dos autores. Os três melhores trabalhos em cada modalidade de apresentação receberam menção honrosa. O objetivo dessa ação é incentivar a pesquisa, principalmente por autores iniciantes e estimular a produção acadêmica de graduandos, graduados e profissionais da área. Queremos agradecer a todos os envolvidos no CONACIMES: palestrantes, avaliadores, divulgadores, participantes, monitores e todos os membros da Comissão Organizadora que possibilitaram que esse evento ocorresse. Saibam que sem vocês não seria possível a realização do CONACIMES 2021. Esperamos continuar com outras edições e crescendo cada vez mais. Nosso muito obrigado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ciências médicas e da saúde – Ciências da saúde"

1

Pires-Alves, Fernando Antônio. "A Biblioteca da saúde das Américas: a Bireme e a informação em ciências da saúde 1967-1982." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2005. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6097.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-01-07T15:55:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) 11.pdf: 1003659 bytes, checksum: 93e4dc64d449d41d8154423cc7c5366b (MD5) Previous issue date: 2005
A dissertação examina a gênese e os primeiros anos de funcionamento da Biblioteca Regional de Medicina - Bireme, da Organização Pan-Americana de Saúde - Opas, hoje Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Discute os antecedentes, a sua instalação em 1967 e as gestões dos seus dois primeiros diretores, Amador Neghme e Abraham Sonis, no período compreendido entre 1969 e 1982. Ao fazê-lo, caracteriza a Bireme, simultaneamente, como aparato e como arena de negociação, inscrita nos processos mais gerais do desenvolvimento, da informação em C&T, da cooperação internacional e das políticas de saúde no contexto latino-americano, assim como expressão das posições presentes no movimento de expansão e reforma do ensino médico na região. Este percurso histórico tem como marco inicial a concepção de uma biblioteca regional de medicina para a América Latina, segundo um modelo que foi simultaneamente proposto, pela biblioteconomia médica norte-americana, para a constituição de um sistema de bibliotecas nos Estados Unidos, sob a liderança National Library of Medicine - NLM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Figueiredo, Antônio Macena de. "O ensino da bioética na pós-graduação stricto sensu da área de ciências da saúde no Brasil." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4659.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2009.
Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2010-03-16T19:03:14Z No. of bitstreams: 1 2009_AntonioMacenadeFigueiredo.pdf: 2183308 bytes, checksum: d9f71414b39988fc4422e4791bc8f61a (MD5)
Approved for entry into archive by Lucila Saraiva(lucilasaraiva1@gmail.com) on 2010-05-18T02:40:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_AntonioMacenadeFigueiredo.pdf: 2183308 bytes, checksum: d9f71414b39988fc4422e4791bc8f61a (MD5)
Made available in DSpace on 2010-05-18T02:40:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_AntonioMacenadeFigueiredo.pdf: 2183308 bytes, checksum: d9f71414b39988fc4422e4791bc8f61a (MD5) Previous issue date: 2009
Introdução Este estudo representa uma análise sobre o cenário do ensino da Bioética na Pós-Graduação no Brasil. Objetivo - Conhecer o panorama do ensino de Bioética nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu no contexto brasileiro. Método - Pesquisa documental, exploratória e descritiva com abordagens quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de levantamento dos Programas de Pós-Graduação em Bioética na área interdisciplinar, dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da grande área das Ciências da Saúde reconhecidos pela CAPES e do perfil dos professores na base da plataforma Lattes do CNPq. Foram avaliados 199 Programas de Pós-Graduação da área interdisciplinar, 691 cursos de Mestrado e de Doutorado e mapeado o perfil do corpo docente. Resultados - Existem 2 programas específicos em Bioética credenciados pela CAPES na área interdisciplinar; 163 cursos de Mestrado e Doutorado com a disciplina de Bioética; 32 disciplinas de natureza Ética deontológica com módulos de Bioética; e, em outras 36 os conteúdos estão estruturados com base nos aspectos éticos, deontológicos e legais. A frequência de instituições públicas com cursos de Mestrado e Doutorado com a disciplina de Bioética foi significativamente diferente das privadas (X2 p-valor <0,05). O maior percentual comum de horas/aulas entre os cursos é de 20 a 30h e, em regra, o ensino está sob a responsabilidade de um único professor. O ensino da Bioética tem como referência predominante a teoria principialista, sendo o modelo único em 67 (39,2%), das 171 disciplinas distribuidas nos 163 cursos. Em 13 disciplinas o ensino de Bioética é conduzido pelos fundamentos da Ética Profissional. As correntes casuística, Bioética da Intervenção, Bioética da Proteção, Contratualista, Teologia da Libertação, Reflexão Autônoma e Bioética de inspiração Feminista apareceram em 26 (15,2%) disciplinas. Na bibliografia indicada, as obras originais citadas não correspondem na mesma proporção das correntes teóricas mencionadas no conteúdo das disciplinas e vice-versa. Quanto ao perfil dos docentes, 38(39,6%) são do sexo feminino e 58(60,4%) masculino, sendo 45(46,9%) da área médica. 36(37,5%) têm duas ou mais titulações. Com formação específica nas áreas de concentração em Filosofia, Ética e Bioética foram identificados 13(13,5%) professores. 16 (n=16,7%) relataram que integram Comitês de Ética e 5 (5,2%) já haviam tido alguma participação. Conclusão O estudo sugere que a Pós-Graduação Stricto Sensu em Bioética no Brasil ainda encontra-se em fase de construção. Não obstante, se considerar as raízes da tradição moral no campo da saúde, a presença de 163 cursos com disciplinas relacionadas com a Bioética, representam um salto qualitativo. Vindo assim, suprir em parte, as lacunas das insuficiências do modelo clássico do ensino conduzido pela disciplina de Deontologia e cumprir a missão da Pós-Graduação, que é capacitar pesquisadores de diversas áreas para realizar a análise ética no cotidiano da vida prática. Restando contudo, o maior desafio, vencer a carência de profissionais qualificados para o ensino em Bioética. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Introduction - This study represents an analysis about the scenery of Bioethics teaching in Post Graduation in Brazil. Purpose - to know the panorama of the bioethics teaching in courses Post Graduation Stricto Sensu in Brazilian context. Method: Documentary, exploratory and descriptive research with quantitative and qualitative approach. The data were collected by means of survey of the post graduation programs in bioethics in interdisciplinary area, of the courses of Post Graduation Stricto Sensu of the big area of the Health Sciences recognized by CAPES and the profile of the teachers in the basis of the platform Lattes of CNPq. Were evaluated 199 Program Of Pos Graduate of the interdisciplinary area, 691 courses of Master’s degree and Ph.D. and defined the profile of the academic faculty. Results: there are 2 programs accredited by CAPES on Bioethics in interdisciplinary; 163 Masters and Ph.D. courses in the discipline of Bioethics; 32 disciplines of the deontological ethics nature with Bioethics modules; and, in 36 other disciplines the content is structured based on ethical, legal and ethical. The frequency of public institutions with master's and Ph.D. courses in the discipline of bioethics was significantly different from private(X2 p-value <0.05). The biggest common percentage of hours/class between the courses is from 20h to 30h and, in rule; the teaching is under the responsibility of a unique teacher. The education of the Bioética has as predominant reference the principialista theory, the model only in 67 (39.2%) of 171 discipline distributed in 163 courses. In 13 disciplines the teaching of bioethics is driven by fundamentals of Professional Ethics. The casuistry mainstreams, Bioethics of intervention, Bioethics of protection, Contractualist, Theology of the release, Autonomous Reflection and Feminist Bioethics of inspiration appear in 26 (15,2%) discipline. In the indicated bibliography, the original works quoted don’t correspond in the same ratio of the theoretical mainstream mentioned in the content of the subjects and vice-versa. As for the professors profile, 38(39,6%) are of the sex feminine and 58(60,4%) masculine, being 45(46,9%) of the medical area. With Ph.D. also predominates the professors of the medical area (n=22; 22,9%). 36(37,5%) possess two or more titles. With specific training in the areas of concentration in Philosophy, Ethics and Bioethics were identified 13 (13.5%) teachers. 16 (n=16,7%) tell that integrate Ethics Committees and 5 (5.2%) already had had some participation. Conclusion – The study suggests that the Post Graduation Stricto Sensu in Bioethics in Brazil is still in construction phase. However, considering the roots of the moral tradition in the health area, the presence of 163 courses that included bioethics as an autonomous subject, represent a qualitative leap. Come thus, to supply, in part, the gaps of the insufficiencies of the classic model of teaching lead by subject of deontology and to fulfill to the mission of post graduation, that is to enable researchers of diverse areas to carry through the ethical analysis in the daily of the practical life. Remaining, however, the biggest challenge, to win the lack of qualified professionals for teaching bioethics.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dória, André Luís Prado. ""Etiquetas médicas no campo da saúde mental"." Instituto de Psicologia, 2015. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18876.

Full text
Abstract:
Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2016-04-18T14:00:28Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de André Luis Prado Dória.pdf: 879221 bytes, checksum: 468ca66a39006469db2d13a42a09a401 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Portela (anapoli@ufba.br) on 2016-04-18T15:06:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de André Luis Prado Dória.pdf: 879221 bytes, checksum: 468ca66a39006469db2d13a42a09a401 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-04-18T15:06:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de André Luis Prado Dória.pdf: 879221 bytes, checksum: 468ca66a39006469db2d13a42a09a401 (MD5)
A clínica em Saúde Mental é atravessada atualmente por uma epidemia das classificações, adquirindo uma lógica protocolar, baseada em questionários diagnósticos em detrimento da escuta do sujeito. As etiquetas médicas que por vezes são coladas aos sujeitos, ou às quais os próprios sujeitos se alienam, apresentam uma lógica coletivizadora, de um nome comum para todos, que vai na contramão da clínica do caso a caso. Muitos sujeitos já chegam aos serviços de Saúde Mental com um autodiagnóstico, a partir da proliferação dos nomes oriundos da ciência. Este estudo apresentou como objetivo geral analisar os discursos e as práticas acerca dos diagnósticos psiquiátricos em usuários e técnicos de um CAPS da cidade de Salvador, a partir do referencial teórico da psicanálise. Os objetivos específicos foram descrever o funcionamento de um CAPS, analisar as possibilidades de identificação ao diagnóstico por parte dos usuários e discutir as possibilidades de institucionalização de usuários ao serviço. A própria instituição foi tomada como estudo de caso, a partir de fragmentos de casos de usuários e de acontecimentos no serviço que se relacionaram com o problema de pesquisa. O estudo trouxe a questão de que por vezes o próprio sujeito pode fazer uso do diagnóstico como forma de inserção em uma comunidade que traria um apaziguamento do seu sofrimento psíquico. O transtorno bipolar do humor foi tomado como ilustração da banalização das etiquetas médicas. Se uma das características do modelo anterior de assistência em Saúde Mental era a tendência em promover a institucionalização, esse estudo indicou que os serviços substitutivos também podem estar submetidos a esse risco. The clinic in Mental Health is currently crossed by an epidemic of the classifications, thus acquiring a protocolar logic, based on diagnostic questionnaires in detriment of listening to the individual. The medical labels which sometimes are pasted at the individuals, or to which the subjects themselves become alienated, present a collectivizing logic, of denomination common to all, that goes against the case-to-case clinic. Many individuals already come to Mental Health services with an self-diagnosis, as from the proliferation of names coming from science. This study presented as general goal to analyse the discourses and the practices concerning psychiatric diagnostics in users and technicians of a CAPS (Psychosocial Care Center) from the city of Salvador, from the theoretical referencial of Psychoanalysis. The specific objectives were to describe the functioning of a CAPS, analyze the possibilities of identification to the diagnosis by the users and discuss the possibilities of institutionalization from users of the service. The institution itself was taken as case study, from fragments of users' cases and from occurrences in the service that related with the research problem. The study brought a question that sometimes the individual himself can make use of the diagnosis as a way of insertion in a community which would bring an appeasement of his psychic suffering. The bipolar disorder was taken as illustration of the banalization of the medical labels. If one of the characteristics of the previous assistance model in Mental Health was the tendency in promoting the institutionalization, this study has indicated that the substitutive services may also be submitted to this risk.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Azevedo, Marlon Dourado de. "A influência das tecnologias na reforma curricular do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18060.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-29T14:22:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marlon Dourado de Azevedo.pdf: 573070 bytes, checksum: fc9080404396725356293b9c436d3c47 (MD5) Previous issue date: 2010-11-12
Medical training involves a series of adaptations to attend the new demands of health in Brazil, as recommended by Conselho Federal de Medicina, and Faculdade de Medicina da PUC-SP through his PPI. This exploratory study is positioned within these changes to show the influence exercised by technologies in training of new doctors. The telematics, medical informatics, telemedicine, the Internet are presented as tools that allow the creation of scenarios that aid in the construction of knowledge, and they stand out like forts allied in this process of transformation of this knowledge society. The context of this research occurs in the ambient of transformation of the Faculdade de Medicina da PUC-SP, through an analysis of its curriculum reform and technological environments of the University. The result shows that the use of technologies is still done in a shy way, but with great perspectives to explore the opportunities presented
A formação médica passa por uma série de adequações para atender às novas demandas da saúde no Brasil, conforme preconiza o Conselho Federal de Medicina, e a Faculdade de Medicina da PUC-SP através do seu PPI. Esse estudo exploratório se posiciona dentro destas mudanças para mostrar a influência exercida pelas tecnologias na formação dos novos médicos. A telemática, a informática médica, a Telemedicina, a Internet, são apresentadas como ferramentas que possibilitam a criação de cenários que auxiliam na construção do conhecimento, e se destacam como fortes aliados no processo de transformação da sociedade do conhecimento. A contextualização desta pesquisa ocorre no ambiente de transformação da Faculdade de Medicina da PUC-SP, por meio de uma análise da sua reforma curricular e dos ambientes tecnológicos da Universidade. O resultado mostra que o uso das tecnologias ainda é feito de uma forma tímida, mas com grandes perspectivas de exploração das potencialidades apresentadas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fazendeiro, Marta Proença. "Perceções dos estudantes de medicina acerca do ambiente educativo da Faculdade de Ciências da Saúde." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2011. http://hdl.handle.net/10400.6/923.

Full text
Abstract:
Introdução: A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI), tal como as restantes instituições dedicadas ao ensino de Medicina, tem um papel crucial na formação dos futuros profissionais de saúde. Para tal, as escolas médicas devem ter em conta todos os aspetos que possam influenciar a aprendizagem. O ambiente educativo tem um papel importante neste processo e o modo como é experienciado pelos alunos está intimamente relacionado com as suas realizações, satisfação e sucesso. Objetivos: 1) Caracterizar o ambiente educativo vivenciado pelos alunos de Medicina da FCS e identificar os seus pontos fortes e fracos; 2) Caracterizar o ambiente educativo vivenciado pelos estudantes dos diferentes anos curriculares; 3) Relacionar as perceções do ambiente educativo com os dados sociodemográficos dos estudantes. Métodos: Para caracterizar o ambiente educativo, aplicou-se o Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM) aos alunos do Mestrado Integrado em Medicina da FCS. Com este foi conjugada a recolha dos dados sociodemográficos dos estudantes. Os dados foram analisados de acordo com a metodologia descritiva usual (frequências, médias, desviospadrão, número máximo e número mínimo). O efeito das variáveis independentes na variável dependente foi determinado através de uma análise de variância (ANOVA) com teste de Tukey e através do teste t de Student. Os resultados consideraram-se significativos para um p<0,05. Foi ainda determinada a consistência interna do questionário e das várias dimensões deste utilizando o coeficiente alfa de Cronbach. Resultados: 472 estudantes, do universo de 683, responderam de forma completa ao questionário. A escala evidenciou uma boa consistência interna (alfa=0,9). A pontuação total média do DREEM foi 126/200 ± 21, revelando que os alunos percecionam de forma positiva o ambiente educativo da FCS. Como pontos fracos demonstrou-se que existe um insuficiente sistema de apoio para estudantes com problemas de stress. Os alunos sentem-se cansados, não desfrutando das atividades letivas. Um outro problema prende-se com o fator tempo, a sua organização e utilização durante as aulas. Os alunos revelaram ainda que se sentem aborrecidos durante as atividades letivas e parecem duvidar da preparação dos tutores para as aulas. Salienta-se que os alunos do 2º ano são os que têm perceções mais positivas, ao passo que os do 1º e 3º anos são os que têm as piores perceções do ambiente educativo. Verificou-se ainda que as habilitações literárias dos pais influenciam as perceções dos alunos, sendo que aqueles cujos pais têm habilitações literárias de nível superior têm melhores resultados. Conclusão: O ambiente educativo da FCS é percecionado de modo positivo pelos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina. Ressalva-se que algumas áreas poderão constituir prioridades de mudança. Estes dados devem ser levados em consideração em possíveis alterações efetuadas nos programas curriculares da FCS, dando especial atenção ao 1º e 3º anos, pois são os que têm piores perceções do ambiente educativo.
Introduction: The Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Universidade da Beira Interior (UBI), like other institutions dedicated to the teaching of Medicine, has a crucial role in training future health professionals. Medical schools must take into account all aspects that may influence the learning process. The educational environment has an important role in this process and the way it is experienced by students is closely related to their achievements, satisfaction and success. Objectives: 1) Characterize the learning environment experienced by medical students of the FCS and identify its strengths and weaknesses; 2) Characterize the learning environment experienced by students in different academic years; 3) Relate perceptions of the educational environment with students' sociodemographic data. Methods: To characterize the educational environment, we applied the Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM) to the medical students of the FCS. This questionnaire was combined with the collection of sociodemographic data of students. The data were analyzed according to the usual descriptive analysis (frequencies, means, standard deviation, maximum and minimum). The effect of independent variables on the dependent variable was determined through an analysis of variance (ANOVA) with Tukey's test and by t test. The results were considered significant at p value <0.05. It was also determined the internal consistency of the questionnaire and its subscales using Cronbach alpha coefficient. Results: 472 students, of the universe of 683, completed the questionnaire. It was evidenced good internal consistency of the questionnaire (alpha = 0.9). The total score of DREEM was 126/200 ± 21, revealing that students perceive positively the educational environment in the FCS. It was identified that there is a weak support system for students with stress problems. Students feel too tired to enjoy the course activities. Another problem is related to the time factor, its organization and use during the classes. Students also revealed that they feel bored during school activities and they seem to doubt the preparation of the teachers for lessons. Students of the Year 2 are those with more positive perceptions, while those of the 1st and 3rd years are those with the worst perceptions of the educational environment. It was also found that parents’ qualifications have influence on student’s perceptions. Those students whose parents have higher educational levels have better perceptions of the educational environment. Conclusion: The educational environment in the FCS is perceived positively by medical students. We must take into account that the weak areas of the educational environment must be priorities for optimization the educational environment. It should be paid particular attention to 1st and 3rd years, because they are those with worse perceptions of the educational environment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pinto, Rosemeire Rocha [UNIFESP]. "O profissional da informação em Ciências da Saúde: subsídios para o desenvolvimento de cursos de capacitação no Brasil." Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005. http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20511.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-12-06T23:05:26Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2005
A realidade atual na área da saúde demanda um profissional que esteja apto a gerenciar, buscar, selecionar e avaliar a informação adequada para contribuir no processo de tomada de decisão e para o desenvolvimento da pesquisa em saúde. Este é o bibliotecário ou profissional da informação em Ciências da Saúde também conhecido como bibliotecário médico ou clínico, que já vem atuando em vários países desenvolvidos. Identificou-se em estudo anterior a necessidade de formação adequada para este tipo de profissional, que ainda conta com poucas iniciativas no Brasil. Para fundamentar a discussão e caracterizar a atual formação do profissional da informação no Brasil frente às novas propostas educacionais, buscou-se na literatura discussões atuais sobre a importância da formação continuada na adequação ao perfil do profissional demandado pela sociedade da informação. O objetivo deste estudo foi buscar subsídios para apoiar o desenvolvimento de cursos de capacitação específica em ciencias da saúde para o profissional da informação. Para obter estes subsídios a metodologia adotada combina a revisão sistemática a partir de um estudo exploratório da literatura nacional e internacional produzida na área, com a pesquisa documental e a entrevista de alguns profissionais das áreas da saúde e da informação. O estudo foi desenvolvido sob uma abordagem qualitativa. O resultado da revisão sistemática apresenta o quadro das tendências de capacitação para o profissional da informação na área de Ciências da Saúde em âmbito internacional e identifica discussões sobre o assunto. As 199 referências analisadas foram classificadas em quatro grandes categorias: histórico profissional, capacitação do profissional da informação, educação continuada e capacitação para docência; a pesquisa documental recuperou as diretrizes para formação nos Estados Unidos e Canadá, uma proposta de currículo para América Latina e três iniciativas locais de formação para o profissional da informação em saúde. Os profissionais entrevistados contribuiram na identificação de problemas e oferecendo sugestões. Com base nos resultados, apresentam-se subsídios para o desenvolvimento de cursos para capacitar o profissional da informação em saúde, recuperados pelos diferentes instrumentos, em forma de categorias e sugestões e um modelo de curso de especialização. Os resultados podem servir como base para o desenvolvimento de outros cursos de formação para profissionais da informação que pretendem atuar nesta área especializada do conhecimento. Este estudo fornece um painel atualizado das necessidades e características da capacitação para o profissional da informação em Ciências da Saúde.
The current reality in the health area demands a professional who is able to manage, search, select and evaluate the adequate information to contribute on the decision making process, as well as the development research on health sciences. This is the health sciences librarian, also known as the medical or clinical librarian, who has already been working in several developed countries. The need for the development of training programs for health sciences librarians have been identified on previous studies in Brazil. In order to justify this discussion, the current training of the librarians in Brazil was characterized according to governmental educational proposals and through a comprehensive literature search on the internet and on current discussions about the importance of the continuing education. The objective of this study was to search for resources to support the development of specific training on health sciences for librarians. To obtain such resources the adopted methodology combined the systematic review of the national and the international literature with documental analysis as well as some interviews made with professionals in health sciences and information area. The study was developed under a qualitative approach. The results of the systematic review shows a picture of the tendencies on training of the information professional in the health sciences area on an international scope and identifies discussions about the subject; about 199 references were analyzed and classified on four general categories: professional history, health sciences librarian training, continuing education and educating training for librarians. The documental analysis recovered two documents about the educational policy statement adopted in United States and Canada, one curriculum proposal in Latin America and three local initiatives of training for the health sciences librarian. Based on the results some resources are recommended for the development of training programs for the health sciences librarian, in form of categories and suggestions. A proposal of postgraduate training course was elaborated. This study supplies an up-to-date panel of the necessities and characteristics of the abilities needed for the health sciences librarian, and may be used for structuring other training courses for librarians who intend to work in this specialized area of knowledge.
BV UNIFESP: Teses e dissertações
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barbedo, Maria da Graça Pinto de Magalhães Correia. "Relatório apresentado ao Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica." Master's thesis, 2011. http://hdl.handle.net/10400.14/17715.

Full text
Abstract:
O presente trabalho surge no âmbito da disciplina de Relatório, inserida no plano curricular do Curso de Mestrado em Enfermagem de Especialização em Enfermagem Comunitária, do Instituto das Ciências da Saúde da Universidade Católica do Porto. Este relatório pretende demonstrar de que forma se desenvolveram as capacidades e competências na identificação de problemas, raciocínios efectuados e atitudes tomadas, ou seja, evidencia o crescimento pessoal e profissional em contexto de estágio. Relaciona também as competências desenvolvidas com as actividades efectuadas. Associado á velhice surge o papel do prestador de cuidados que maioritariamente emerge do seio familiar. O desempenho do cuidado ao familiar dependente pelo cuidador familiar constituiu-se como uma tarefa difícil, conduzindo á sobrecarga, pois não existe uma preparação prévia para essa tarefa assim como a presença de laços familiares levanta questões relativas ao funcionamento familiar, quer relativamente á sua funcionalidade, quer à sua dinâmica. Cuidar de quem cuida é uma responsabilidade e deverá ser uma preocupação de todos nós, bem como dos decisores políticos. Os cuidadores familiares representam novos desafios para a sociedade, sendo o papel dos enfermeiros desenvolver competências no sentido de garantir uma resposta eficaz e adequada. Neste contexto surge o projecto “Cuidar de Quem Cuida” que pretende ser um espaço onde o cuidador terá acesso a formação e informação, com o envolvimento dos profissionais de enfermagem que prestam cuidados no domicílio a seus familiares dependentes.
This work comes under the Report discipline, included in the curriculum of the Masters Degree in Nursing Specialization in Community Nursing, Institute of Health Sciences at the Catholic University of Porto. This report aims to demonstrate the development of capabilities and skills in problem identification and reasoning made and actions taken, and to highlight the personal and professional growth in the context of probation. It also lists the skills developed through the activities performed. Associated with old age comes the role of caregiver that mainly arises from the family. The performance of the family care for dependent family caregiver was established as an essential task, leading to overload, because there is no preparedness for this task as well as the presence of family ties raises issues relating to family functioning, either with regard to its functionality, either to its dynamics Caring for the caregiver is a responsibility and should be a concern for all of us as well as policy makers. The family caregivers represent new challenges for society, being the role of nurses developing skills to ensure an effective and appropriate response. Here arises the project "Caring for the carers" which claims to be a place where the caregiver will have access to training and information, with the involvement of nurses who will provide home care to their dependents.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rodrigues, Emmanuela Sofia Ferreira. "Traumatismos dentários na população odontopediátrica da clínica da Faculdade de Ciências da Saúde." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10284/8663.

Full text
Abstract:
Objetivo: Conhecer a prevalência de traumatismos dentários numa amostra da população pediátrica que frequenta as Clínicas de Medicina Dentária da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, bem como as idades que ocorreram esses traumatismos, e se após estes houve recurso a algum tipo de tratamento. Métodos: Foi realizado um estudo observacional retrospetivo, na qual foram recolhidos dados relativos aos traumatismos dentários, constantes das fichas de triagem de Odontopediatria preenchidas entre Janeiro de 2016 a Junho de 2018, nas Clínicas de Medicina Dentária da Faculdade de Ciências da Universidade Fernando Pessoa. Os dados obtidos foram analisados através do IBM ® SPSS® v.25.0 (Statistical Package for the Social Sciences). Resultados: Na amostra houve uma prevalência de traumatismo dentário de 14%. No total dos 25 doentes que sofreram traumatismo dentário apenas 24% recorreram a tratamento. Quanto ao género, no masculino houve discreto predomínio dos traumatismos (masculino 56%; feminino 44%), não havendo, contudo, associação estatística entre género e traumatismo dentário. A faixa etária que mais traumatismos sofreu foi a pré-escolar, com 64%, porém também não se demonstrou associação entre traumatismo e idade. A idade e o género também não influenciaram o recurso ao tratamento após um traumatismo dentário. Conclusões: Os traumatismos dentários constituem um problema de saúde publica, particularmente prevalentes nas crianças. Por isso, devemos alertar a população sobre as consequências dos mesmos, a necessidade de os prevenir, procurando tratamento imediato, com o objetivo de minimizar as complicações associadas.
Aims: To assess the prevalence of dental trauma in a pediatric population sample, that attended the Dental Clinics at Faculdade de Ciências da Saúde of Universidade Fernando Pessoa, the child’s age at the time of the trauma occurrence and if treatment was sought. Methods: A retrospective observational study was carried out, using data was collected from the Pediatric Dentistry clinical records of patients attending the Faculdade de Ciências da Saúde of Universidade Fernando Pessoa Dental Clinics. Forms used had been filled between January 2016 and June 2018. The collected data were analyzed using IBM ® SPSS® v.25.0 (Statistical Package for the Social Sciences). Results: The prevalence of dental trauma obtained was14%. Only 24% of the children who suffered dental trauma sought out for treatment. The male gender (56%) and the preschool (64%) age group had a higher prevalence of dental trauma suffered. There was no association between trauma and gender nor trauma and age. Likewise, age and gender did not influence treatment search after dental trauma. Conclusion: Dental trauma are particularly prevalent in children. It’s of utmost importance to inform general population on the consequences of dental trauma, and the urgency to prevent and seek immediate treatment for these lesions, in order to minimize the associated complications.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fedak, Khrystyna Mykhaylivna. "A importância da educação interprofissional em estudantes de Ciências da Saúde." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10400.6/10740.

Full text
Abstract:
Introdução: A educação interprofissional, segundo a Organização Mundial de Saúde, “ocorre quando estudantes de duas ou mais áreas de saúde aprendem uns acerca dos outros, uns com os outros e entre si, para permitir uma colaboração eficaz e melhorar os resultados de saúde”, e tornou-se, desde finais do século XX, uma importante abordagem pedagógica destinada aos estudantes de Ciências da Saúde, em diversos países de todo o mundo, tais como os Estados Unidos, a Noruega e a Suécia. A introdução de conceitos e competências interprofissionais nas Escolas de Ensino Superior de Saúde portuguesas tem sido um objetivo bastante almejado. Neste contexto, surgiu o projeto SMART TEAM coordenado por uma equipa de docentes, investigadores e alunos das Escolas de Saúde envolvidas da Beira Interior, nomeadamente, Universidade da Beira Interior, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda e Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que criou uma jornada de intervenção interprofissional em estudantes das áreas de saúde e do qual resultou o presente trabalho de investigação. Objetivos: Explorar a importância da educação interprofissional em estudantes de Ciências da Saúde, nomeadamente estudantes de Medicina, Ciências farmacêuticas, Psicologia clínica, Enfermagem, Fisiologia clínica e Fisioterapia da Beira Interior. Com o apoio da equipa SMART TEAM, pretende avaliar-se a perceção dos participantes acerca das suas competências interprofissionais antes e após a jornada, usando como recurso o Interprofessional Collaborative Competencies Attainment Survey (questionário ICCAS). A supracitada jornada inclui sessões de formação e role play em contexto de simulação com casos clínicos discutidos por equipas interprofissionais. Materiais e métodos: Estudo de carácter observacional transversal, sendo um dos outputs do projeto SMART TEAM, no qual foi solicitado o preenchimento do questionário ICCAS, no momento inicial e final da referida jornada e do questionário de Avaliação Final da Atividade, por todos os participantes. Resultados e Discussão: Foram obtidas 65 respostas, no momento inicial, e 60 respostas no momento final, tendo sido excluídas 7 por não cumprirem os critérios de inclusão. Relativamente à tendência das respostas ao questionário ICCAS, por parte dos participantes, observa-se uma melhoria considerável entre o momento inicial – anterior à jornada – onde se verifica maior predominância, de forma aproximadamente equitativa, de seleção das opções “Concordo ligeiramente”, ”Concordo moderadamente” e “ Concordo fortemente”, em relação ao momento final - posterior à jornada- onde houve predomínio da escolha da opção “Concordo fortemente” seguida de “Concordo moderadamente”. Durante a análise da média das respostas por cada item dos domínios do ICCAS, foi verificada uma evolução positiva em todos eles. O mesmo foi notório no que concerne ao score do ICCAS dos participantes, relativo a cada curso, cada ano curricular e cada Escola de Ensino Superior de Saúde. Já na área de “opinião” é de notar que a maioria dos inquiridos, 50,9% e 45,6%, avaliou esta jornada como sendo “Muito positiva” e “Positiva”, respetivamente. Em relação às sessões, as de componente prática foram avaliadas pela maioria (67,8%) como sendo muito positivas, em contrapartida as teóricas obtiveram uma pontuação situada na opção “Razoável” (54,2%). Estes resultados indicam que as sessões práticas são mais eficazes para os estudantes. Conclusão: Os resultados deste estudo reforçam a importância de atividades de educação interprofissional nos estudantes de Ciências da Saúde. Segundo opiniões de agrado deixadas no Questionário de Avaliação Final do Programa e em comentários após o término da jornada, esta atividade constitui-se como uma experiência enriquecedora para os participantes, estudantes de três Escolas de Ensino Superior de Saúde da Beira Interior. Por limitações externas, não foi possível analisar os resultados desta investigação em termos de estatística inferencial, daí ser necessária a replicação deste estudo em projetos futuros, tendo em conta as soluções sugeridas para contornar os obstáculos.
Introduction: Interprofessional education, according to the World Health Organization, “occurs when students from two or more professions learn about, from, and with each other to enable effective collaboration and improve health outcomes”, has become, since the end of the 20th century, an important pedagogical approach aimed at Health Sciences students in several countries around the world, such as the United States, Norway, and Sweden. The introduction of interprofessional concepts and competences in the Portuguese Schools of Higher Education of Health has been a highly required goal, and in this context, the SMART TEAM project has emerged. This project is coordinated by a team of teachers, researchers, and students from the Health Schools involved in Beira Interior - Universidade da Beira Interior, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda and Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco - and was dedicated to the development of an interprofessional intervention in Health Sciences students, from which the current research work resulted. Objectives: To explore the importance of interprofessional education in Health Sciences students, specifically Medicine students, Pharmaceutical Sciences students, Psychology students, Nursing students, Clinical Physiology students, and Physiotherapy students from Beira Interior. With the support of the SMART TEAM group, it intends to assess the participants’ perception of their interprofessional skills before and after the interprofessional education program, using the Interprofessional Collaborative Competencies Attainment Survey (ICCAS survey) as a resource. This activity includes training sessions and role play in the context of clinical case simulation performed in interprofessional teams. Materials and methods: A cross-sectional observational study is one of the outputs of the SMART TEAM project. All participants were asked to complete the ICCAS survey before and after the program as well as the Final Evaluation questionnaire. Results and Discussion: 65 responses were obtained before the interprofessional education activity and 60 after, excluding 7 because they did not fit the inclusion criteria. Regarding the tendency of the responses to the ICCAS survey by the participants, there was a considerable improvement between the initial moment - before the program - where there was more predominance, approximately equally, of the selection of the options "Slightly agree", "Moderately agree" and "Strongly agree", with the final moment - after the program - where there was a predominance of the choice of the option "Strongly agree" followed by "Moderately agree". During the analysis of the average value of responses for each item of the ICCAS domains, a positive evolution was verified in all of them. The same was noticeable in the ICCAS score of the participants, for each course, each year, and each School of Higher Education of Health. In the area of "opinion" it should be noted that the majority of respondents, 50,9% and 45,6%, rated this program as "Very positive" and "Positive", respectively. About the sessions, those with a practical component were evaluated by the majority (67.8%) as very positive, while the theoretical ones obtained a score under the "Reasonable" option (54.2%). These results indicate that the practical sessions are more effective for students. Conclusion: The results of this study reinforce the importance of interprofessional education activities in Health Sciences students. According to the pleasant opinions left in the Final Evaluation Questionnaire of the Program and final comments, this activity constitutes an enriching experience for the participants, students of three Schools of Higher Education of Health of Beira Interior. Due to external limitations, it was not possible to analyse the results of this research in terms of inferential statistics. Therefore, it is necessary to replicate this study in future projects, taking into account the suggested solutions to overcome the obstacles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sousa, Ana Sofia da Silva Carvalho Pereira de. "Música e saúde: Uma arte ao serviço da Ciência Médica." Dissertação, 2013. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/71744.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ciências médicas e da saúde – Ciências da saúde"

1

Rosa, Armando, Bernardo Macedo, Darah Assunção, Gabriela Virgolino, Jair Almeida, Leonardo Rocha, Manuela Almeida, et al. Manual de Avaliação e Tratamento da Dor. Editora da Universidade do Estado do Pará - Eduepa, 2021. http://dx.doi.org/10.31792/978-65-88106-13-6.

Full text
Abstract:
O Manual de Avaliação e Tratamento da Dor conta com 8 capítulos que abordam diferentes etapas sobre o entendimento da dor, apresentados de forma clara e objetiva a fim de fornecer uma “porta de entrada” a essa extensa área de estudo nas ciências médicas. Ressalta-se que cada capítulo foi escrito por um grupo de estudantes de medicina, de diferentes instituições de ensino, de modo que a linguagem empregada objetiva a fácil compreensão do profissional da saúde não especializado em dor. Além disso, vale ressaltar que o conteúdo apresentado foi organizado pelo médico anestesiologista Mauro Rodrigues Araújo, com o objetivo de direcionar o texto para os assuntos mais importantes na prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ciências da saúde. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.268191802.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Guilherme Antônio Lopes de, ed. CIÊNCIAS DA SAÚDE. Editora Inovar, 2022. http://dx.doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-011-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ciências da Saúde 2. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.275191802.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ciências da Saúde 3. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.282191802.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ciências da Saúde 4. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.299191502.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dicionário Ciências da Saúde. Mc Graw Hill, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

AMPLAMENTE: CIÊNCIAS DA SAÚDE. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2021. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2021.13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Estudos em Ciências da Saúde. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.256200603.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Peña, Aris Verdecia. Tópicos em ciências da saúde. Pantanal Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46420/9786599064197.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Ciências médicas e da saúde – Ciências da saúde"

1

Amaral, Thatiana Lameira Maciel, and Margareth Crisóstomo Portela. "QUALIDADE DO CUIDADO DE SAÚDE NAS UNIDADES DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOB A PERSPECTIVA DOS GESTORES." In Ciências Médicas na Amazônia, 247–68. Stricto Sensu Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35170/ss.ed.9786586283235.18.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gelschleiter, Rafael Marson, Estevao Gabriel Machado Maldonado, Leonardo Boos, Gabriel Hiray Leal, and Victoria Mendes Santos. "INFLUÊNCIA DA DOR NA DECISÃO POR ATENDIMENTO MÉDICO." In AMPLAMENTE: CIÊNCIAS DA SAÚDE, 119–35. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2021. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2021.13-08.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ribeiro, Larissa Costa, Vanessa Brasil da Silva, Eduarda Gomes Bogea, and Ana Larissa Araújo Nogueira. "INTERVENÇÕES MÉDICAS NO PARTO VAGINAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." In Ciências da Saúde: Da Teoria à Prática 3, 144–55. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.95819130615.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Petrola, Luciano Morais, Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Ana Karoline Barros Bezerra, Gerardo Teixeira Azevedo Neto, Gabriel Pereira Maciel, Ismael Brioso Bastos, Wallingson Michael Gonçalves Pereira, and Maria Rocineine Ferreira da Silva. "PROMOÇÃO DA SAÚDE DA CRIANÇA NAS CONSULTAS DE PUERICULTURA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA." In Ações de Saúde e Geração de Conhecimento nas Ciências Médicas 7, 162–71. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.02920230720.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bezerra, Ceziana Cenira do Amaral, and Natália Gentil Linhares. "PROJETO “CONVERSANDO SOBRE SAÚDE”: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA." In Ações de Saúde e Geração de Conhecimento nas Ciências Médicas 7, 57–65. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0292023078.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

PÁDUA NETTO, Marcus Vinícius, Vinicius Moro Gorla, Mariana Côrtes Freitas, Lorrany de Cássia Torres Silva, Lineker Fernandes Dias, Fernanda Miranda Moisés, Giulia de Assis Queiroz, and Laura Gomes Vargas. "EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE CLÍNICAS MÉDICAS PARTICULARES: O CASO DE UMA CLÍNICA DE TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA." In Ciências da saúde: conceitos e perspectivas, 91–103. Brazilian Journals Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.000036.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Rafaela Almeida da, Diego Micael Barreto Andrade, Valéria Marques Lopes, Adriana Alves Nery, Cezar Augusto Casotti, and Maíne dos Santos Norberto. "AUTOPERCEPÇÃO DA SAÚDE DE TRABALHADORES RURAIS." In Ações de Saúde e Geração de Conhecimento nas Ciências Médicas 2, 57–68. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4782013036.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mainardes, Jéssica, Fabiana Postiglione Mansani, Laís Cristina Zinser Spinassi, Israel Marcondes, Letícia Fernanda da Silva, Wilson Schemberger Oliveira, Isabela Hess Justus, and Angélica Campos Fernandes Araújo. "LIGA ACADÊMICA DE TERAPÊUTICA MÉDICA (LATEM): MODELO DE CORRELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO." In Ciências da saúde em debate, 177–83. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.43822160218.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gutierrez, Mikelle Perboni, Thalitta Silva Cota, Wesclen Vilar Nogueira, Fernanda Bay Hurtado, and Rute Bianchini Pontuschka. "Poços rasos: diagnóstico de uso da água em Presidente Médici, Rondônia, Brasil." In Tópicos em ciências da saúde, 6–15. Pantanal Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46420/9786599064197cap1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Frankllin Ramon da, Leila Keury Costa Lima, Francisleide Chaves de Sousa Barbosa, Eder Ferreira de Arruda, and Natália da Silva Freitas Marques. "DIFICULDADES FRENTE À REALIZAÇÃO DO EXAME COLPOCITOLÓGICO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL." In Ciências Médicas na Amazônia, 302–16. Stricto Sensu Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35170/ss.ed.9786586283235.22.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ciências médicas e da saúde – Ciências da saúde"

1

Silva, Aline Roberta Herrera da Silva, Daniel Stephano Sant'Ana, Sheila Ariadine dos Santos Rodrigues, Igor Santos Cavalcante, and Luiz Faustino dos Santos Maia. "A importância da qualidade da imagem para a precisão do diagnóstico médico." In II SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. FACULDADE ESTÁCIO DE CARAPICUÍBA, 2019. http://dx.doi.org/10.24281/rremecs.2019.05.27a31.iispccs2.71.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

MARQUES DE VASCONCELOS, ALEX, AMANDA BEATRIZ PINHEIRO, RENATO SOUZA NOGUEIRA, BIATRIZ ARAÚJO CARDOSO DIAS, JOSIANA KELY RODRIGUES MOREIRA DA SILVA, and ANA JÚLIA CUNHA BRITO. "INTERFACE QUALIDADE DE VIDA E FUTEVÔLEI NA CIDADE DE BELÉM/PA." In II Semana Online Científica de Ciências da Saúde. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/pbjt5269.

Full text
Abstract:
Introdução: A prática de atividades físicas desencadeia alterações fisiológicas no corpo humano, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida de seus praticantes, visto que estimulam a aderência, a motivação e o compromisso com a saúde. Apesar de apresentar uma ampla variedade de estudos sobre os benefícios da atividade física para a saúde, o comportamento sedentário ainda é preocupante entre boa parcela da população, ocasionando consequências sobre a qualidade de vida e reforçar as evidências científicas em esportes coletivos de grande adesão destacam a relevância da manutenção de um estado de saúde desejável por meio da realização de atividade física. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de praticantes de futevôlei na cidade de Belém/PA. Metodologia: A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Metropolitana da Amazônia com CAAE nº18579019.0.0000.5701. O estudo foi do tipo descritivo e observacional transversal, realizado na Arena Copacabana Beach Sport em Belém-PA, como 37 praticantes de futevôlei, que responderam a um questionário aberto contendo nome, idade, sexo, tempo de pratica no esporte e ao instrumento World Health Organization Quality of Life (WHOQOLabreviado, versão em português) no período de agosto a setembro de 2019. Resultado: A média de idade foi de 30,7 anos, de ambos os sexos e média de 5,21 anos de prática do esporte. Quanto aos domínios avaliados pelo instrumento WHOQOL, constatou-se que 75,68% responderam ter boa qualidade de vida. Na avaliação Satisfação com sua Saúde, 43,24% informaram estarem satisfeitos. Na avaliação da energia suficiente para seu dia a dia, 43,24% responderam ter energia completamente suficiente para arcar com as atividades rotineiras do seu dia a dia. E na avaliação da satisfação com a capacidade de desempenhar atividades no dia a dia, 54,05% informaram estarem satisfeitos. Conclusão: Observa-se que a prática do futevôlei repercute positivamente na qualidade de vida de seus praticantes, trazendo benefícios físicos e de saúde mental no contexto individual e coletivo. PALAVRAS-CHAVE: Esporte, Lazer, Qualidade de Vida
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lindesay-Neto, Edgard, and Lucieny de Faria Souza. "ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NO CONTROLE DA RESISTÊNCIA BACTERIANA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1029.

Full text
Abstract:
Introdução: O farmacêutico de acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) tem pelo menos setenta e duas áreas de atuação, sendo a principal relacionada ao uso de medicamentos. A resistência bacteriana é um fenômeno natural, que preocupa as autoridades competentes como Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANIVSA). Apesar de ser um fenômeno natural, a resistência podem ser induzidas pela utilização incorreta dos antimicrobianos, drogas que até em então deveriam ter o poder de matar as bactérias. A utilização incorreta é apontada como a principal causa na disseminação da resistência aos antimicrobianos. De acordo com estudos da OMS a resistência bacteriana avança de forma rápida e se nada for feito, as drogas disponíveis não serão capazes de combater os microrganismos. Objetivo: A presente pesquisa mostra a importância do farmacêutico no controle da resistência bacteriana. Materiais e Métodos: A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica. Resultados: O uso racional de antimicrobianos é uma das metas da OMS para o século XXI, e a prescrição assertiva da droga é um dos maiores desafios, segundo OMS, 50% das prescrições de antimicrobianos são feitas de forma errada. No Brasil desde 2011, os antimicrobianos só podem ser vendidos com receita médica prescrita por médico, dentistas e médicos veterinários. O farmacêutico é o principal profissional responsável em desenvolver o uso racional de medicamentos, que utiliza da sua expertise e conhecimentos a respeito das drogas antimicrobianas ou não, devendo atuar em equipe multidisciplinar auxiliando os prescritores na escolha da droga ideal e posologia. Conclusão: O farmacêutico é um profissional essencial no desenvolvimento de políticas de uso seguro de medicamentos antimicrobianos, visando o controle do avanço da resistência bacteriana aos antibióticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araujo, Anna Júlia Papa De, Joanna D'arc Luciana De Souza Almeida De Oliveira, and Soraya Solon. "ESTÁGIO EM SAÚDE PÚBLICA: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO DE DIABETES." In III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbracif/26.

Full text
Abstract:
Introdução: O estágio obrigatório durante a graduação em farmácia possibilita a vivência da prática profissional em um ambiente supervisionado. A formação para atuação no SUS conta com estágios nos diferentes serviços de saúde pública, incluindo a atenção básica. Nesse campo, o tratamento e monitoramento da diabetes é rotineiro do farmacêutico e dos agentes comunitários de saúde (ACS´s), os quais estão próximos aos pacientes em uma área com diversidade no tratamento, visto que alguns utilizam a caneta Novo Nordisk, enquanto outros utilizam seringas com ampolas de insulina. Objetivo: Esse trabalho objetiva relatar a experiência do estágio em uma Unidade de Saúde da Família (USF) e propor uma reflexão sobre as intervenções relacionadas à distribuição e uso das canetas de insulina oferecidas no sistema de saúde público. Metodologia: O estágio ocorreu no segundo semestre e teve como requisito a disciplina Saúde da Comunidade, correlacionando a prática com a Política Nacional da Atenção Básica. As atividades foram desenvolvidas em 96 h, em uma USF, da periferia de Campo Grande-MS. O trabalho envolveu o diagnóstico do cenário, território de prática e intervenções individuais e coletivas. Realizaram-se visitas domiciliares com ACS’s e atividades na USF nos setores de acolhimento, triagem, gerência, farmácia, vacinas e testes rápidos. As visitas foram direcionadas a pacientes que necessitavam de intervenção farmacêutica de acordo com a percepção dos ACS´s e da farmacêutica preceptora. Resultados: A maioria dos pacientes era idosos, analfabetos ou com dificuldade de leitura, acometidos por diabetes, porém, com problemas na aplicação e armazenamento das canetas de insulina. Em uma visita, foram recolhidas canetas vencidas que ainda eram usadas pelo paciente e que as intercalava com a aplicação das seringas. Para cada paciente, foi realizada abordagem educativa e orientadora sobre o uso e armazenamento do dispositivo. Conclusão: Apesar do programa governamental Caneta da Saúde disponibilizar canetas de insulinas em substituição às seringas para otimizar o tratamento do diabetes, alguns idosos apresentam dificuldade para manuseá-la. Portanto, a prescrição e dispensação do referido medicamento no SUS pelos médicos e farmacêuticos devem obedecer critérios individuais considerando o caso clínico, as condições familiares além de somente a faixa etária do indivíduo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Padilha, Mariah Ferretti, Mirian Da Costa Lindolpho, Miriam Marinho Chrizostimo, Camille Rabello Ramos, and Suely Lopes De Azevedo. "NOVAS TECNOLOGIAS, REINSERÇÃO SOCIAL DOS IDOSOS E CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1488.

Full text
Abstract:
Introdução: A população idosa e sem serviços assistenciais encontra obstáculos maiores na adaptação à Era Digital por conta de limitações normais da faixa etária que promovem a dificuldade de adequação a novos cenários, tornando-se proscrita socialmente. Essa fato origina a exclusão digital, em que o indivíduo encontra obstáculos - fisiológicos, econômicos, sociais ou emocionais - para adequar-se à realidade digital e torna-se proscrito por conta da carência de serviços que atendam às suas necessidades e promovam sua reinserção na sociedade. É importante elaborar estudos e serviços que promovam a inclusão digital e a reinserção social do idoso. Cabe aos enfermeiros, que lidam diretamente com as particularidades do paciente, a concretização da Política Nacional da Pessoa Idosa que postula sobre a conquista da independência e autonomia. Objetivo: identificar nas bases de dados escritos sobre a importância da tecnologia na reinserção social dos idosos e destacar as contribuições da enfermagem nas evidências. Material e métodos: revisão integrativa da literatura realizada no período de março de 2020 a fevereiro de 2021, mediante consulta às bases de dados e/ou portais Biblioteca Virtual em Saúde, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados em Enfermagem e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, com recorte temporal de 2017 a 2021. Foram utilizados os descritores encontrados nos Descritores em Ciências da Saúde e o booleano “OR”: Tecnologia OR “Tecnologia e Aplicativos de Software”; Idosos OR “Pessoas Idosas”; Enfermagem. Resultados: Da amostra total, foram selecionados doze artigos e constituíram-se quatro categorias. Conclusão: o uso da internet e aparelhos celulares por idosos concretiza o envelhecimento ativo, ao desenvolver mecanismos compensatórios e a atualização contínua, mantendo o indivíduo socialmente ativo. A enfermagem contribui nesse cenário a partir do conhecimento do idoso em sua totalidade e da devida assistência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Thaisa Calumby, Damaris Santana Cardoso, Tamires Andrade De Oliveira, Samara Siqueira Santos Fernandes, and Júlia Santana Lisboa. "O IMPACTO DAS INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS NA AVALIAÇÃO DAS PRESCRIÇÕES MÉDICAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO." In III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbracif/45.

Full text
Abstract:
Introdução: Os erros relacionados a medicamentos são um problema de saúde pública com impacto nos resultados clínicos e econômicos. A atuação do farmacêutico contribui para garantir o acesso, uso racional, segurança dos medicamentos prescritos e redução dos problemas preveníveis relacionados a farmacoterapia. Objetivo: Esse estudo tem o objetivo de avaliar o impacto das intervenções farmacêuticas realizadas em um hospital Universitário. Material e métodos: Os dados obtidos foram do período de julho a setembro de 2021 a partir dos registros farmacêuticos disponíveis Microsoft Excel®, utilizado na rotina do farmacêutico da instituição. As variáveis de interesse analisadas foram: o número de intervenções realizadas e os problemas relacionadas a medicamentos (PRMs) detectados durante a triagem farmacêutica, bem como sua aceitabilidade. Resultados: O total de prescrições foram de 4457 e destas 4041 foram triadas. A avaliação das prescrições médicas abrangeu os seguintes setores: clínica cirúrgica (CC) 90,1%, clínica médica (CM) 90,5%, clínica pediátrica 84,6%, amarela pediátrica 94,8%, eixo crítico 97,8%, unidade azul 87,5%, unidade de terapia intensiva 99,3% e Unidade respiratória 98,4%. Dentre as 4041 prescrições triadas, cerca de 7,2% dos PRMs foram detectados, sendo em sua maioria encontrados na CM 51% e CC 25,3%. Foram notificadas 256 intervenções farmacêuticas, destas 160 (62,5%) foram aceitas, sendo em sua maioria realizadas na CM 49,6%. Conclusão: Assim, a atuação do farmacêutico além de ser fundamental para a promoção do uso racional de medicamentos, auxilia para que o paciente tenha uma farmacoterapia adequada, com melhoria e adequação da prescrição médica e controle de custos hospitalares, elevando a segurança e a qualidade da assistência prestada ao paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Soares, Jéssica Maira Santana. "AÇÃO TERAPÊUTICA DA CANNABIS SATIVA NO TRATAMENTO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1040.

Full text
Abstract:
Introdução: A Cannabis sativa vem sendo aplicada beneficamente como uma terapia alternativa em diversas patologias neurológicas como a exemplo no tratamento da esclerose múltipla, uma doença que acomete milhares de pessoas no mundo, que se caracteriza por um mau funcionamento do sistema imunológico no qual ela ataca seus próprios tecidos destruindo também de forma irreversível os neurônios. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo a revisão dos principais avanços na aplicação de alguns compostos canabinóides, na esclerose múltipla. Além das discussões farmacológicas e legislativas do uso do medicamento à base de Cannabis sativa. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa através de uma Revisão de Literatura, com a temática publicada nos últimos 10 anos no período de 2019 à 2020. Resultados: As principais descobertas nos últimos anos foram que alguns compostos canabinóides possuem resultados promissores para o tratamento da esclerose múltipla como retardação, diminuição da progressão e inflamação, juntamente com a remielização e diminuição da espasticidade. Conclusão: É cabível para melhorias nos mais diversos tratamentos de patologias o estudo mais aprofundado para se obter mais alvos terapêuticos e sucesso na saúde dos pacientes. Passos importantes estão sendo dados para o acesso cada vez mais amplo. Novas regulamentações com simplificação de importação, produto à base de canabidiol chegando às farmácias em maio de 2020 com venda sob prescrição médica, uso controlado para garantir o acesso seguro aos pacientes com direitos a obter medicamentos para tratamentos de diversas patologias. No entanto, faz-se necessário mais estudos e exposição dos efeitos e qualidade do uso medicinal o que futuramente permitirá que o canabidiol seja mais acessível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Andrade, Marinara de Medeiros, Maria Isabel Linhares, Alana Cavalcante dos Santos, Paloma Fonseca Silva, and Liziane Melo Carneiro. "UTILIZAÇÃO DE OMEPRAZOL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE SÃO BENEDITO –CE." In II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/772.

Full text
Abstract:
Introdução: O acesso ao medicamento está se tornando cada vez mais fácil. Com o passar dos anos, devido ao crescimento da Indústria Farmacêutica, este acesso nem sempre certifica que a utilização ocorra de maneira adequada. A automedicação e a polimedicação estão se tornando cada vez mais frequentes, levando, muitas vezes, ao uso irracional de medicamentos. O omeprazol é um medicamento prescrito para doenças gástricas e vem sendo utilizado de maneira empírica. Objetivos: O objetivo é realizar uma análise da utilização do omeprazol em uma Unidade Básica de Saúde através das prescrições. Material e Métodos: O estudo é de caráter documental e exploratório, descritivo e transversal, com abordagem quantitativa das prescrições que contém o omeprazol. Os dados foram coletados na Unidade Básica de Saúde do município de São Benedito – CE, durante o período de junho a setembro de 2018. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética com o Parecer Nº2.952.550 e CAAE: 87412818.80000.8133. Resultados: Foram analisadas 212 prescrições contendo omeprazol, com 61,3% sendo utilizado pelo sexo feminino. A dose de 20 mg foi encontrada em 100% das prescrições variando apenas o tempo de uso do tratamento. Em relação aos medicamentos prescritos junto com o omeprazol o Ácido Acetilsalicílico (AAS) foi o mais prescrito. Quanto a legibilidade das receitas, 93,4% mostravam-se legíveis em relação às ilegíveis, 98,11% das prescrições eram prescritas por médicos e 100% apresentavam origem de atendimento da Unidade Básica de Saúde. Conclusão: Conclui-se que por mais que o omeprazol mostre-se seguro, é necessário averiguar seus riscos, visto que há um grande consumo desse medicamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Salles, Moisés Buzaglo, Leonardo Maquiné Hermont, and Rebeca Patrícia Quereza e. Silva Faria. "RELAÇÃO DA FAIXA DE IDH DOS PAÍSES COM A POPULAÇÃO VACINADA CONTRA COVID-19." In II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/780.

Full text
Abstract:
Introdução: Segundo a OMS, a imunização é essencial na atenção primária à saúde e direito indiscutível ao ser humano, sendo vital no controle de surtos de doenças infecciosas. Ainda assim, muitas pessoas têm um acesso insatisfatório às vacinas. Um dos indicadores que utiliza o acesso à saúde, incluindo o acesso à vacinação, para medir a qualidade de vida em cada país é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em dezembro de 2020 se iniciaram as vacinas contra a COVID-19, visando a redução do impacto da pandemia atual. Entretanto, diversos países ainda não começaram a imunização. Objetivo: realizar um levantamento sobre a população totalmente vacinada contra o coronavírus mundialmente e correlacioná-la à faixa de IDH dos países. Material e Métodos: Foram analisados dados vacinais provenientes de autoridades de saúde do governo, como Centros de Controle e Prevenção de Doenças, quantificadas nas estatísticas globais da plataforma Google. Após, calculou-se a média da população totalmente vacinada, bem como a porcentagem desta em relação à população total de acordo com as faixas de IDH: Muito Alto, Alto, Médio ou Baixo, segundo o “Human Development Report 2020.” Resultados: Os dados de vacinação total foram obtidos até o presente momento somente de 46 países, 5 de IDH Alto (A) e 41 de IDH Muito Alto (MA): A - 184.716,8 mil pessoas (2,98% DP = 6.43) vacinadas/país; MA - 723.919,9 mil pessoas (2,25% DP = 4.6) vacinadas/país. Outros países também iniciaram a vacinação, porém não forneceram dados ou ainda não obtiveram esquemas vacinais completos. Conclusão: Observou-se uma velocidade maior da aplicação vacinal nos países com IDH mais elevado, expressa pelo número de nações e pela população vacinada. Os dados demonstram a necessidade de esforços para uma vacinação mais expressiva nos países de IDH mais baixo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fernandes, Verônica Regina Gomes Paes, Graziele Da Costa Martins, João Vitor Vicente Da Silva, and Edgard De Freitas Vianna. "A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO CLÍNICO NO AJUSTE DE DOSES DE ANTIMICROBIANOS." In III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbracif/25.

Full text
Abstract:
Introdução: Os antimicrobianos são normalmente prescritos contra agentes infecciosos, agindo como bactericida e/ou bacteriostático. Os esquemas posológicos dos fármacos são determinados pelos estudos farmacocinéticos, que englobam entre outros dados, a concentração mínima da droga necessária para o efeito terapêutico em função do seu tempo de eliminação do organismo. Se esta for exclusivamente ou em sua maioria pela via renal, os pacientes com insuficiência renal podem necessitar de ajuste tanto na dose diária como também de dose adicional pós-hemodiálise de acordo com as características físico-químicas do antimicrobiano em uso. Desta forma, o monitoramento da terapia pelo farmacêutico clínico contribui para a eficácia do tratamento e segurança do paciente. Objetivo: Analisar a necessidade do ajuste de doses de antimicrobianos utilizados por pacientes internados na clínica médica. Material e métodos: trata-se de um estudo exploratório descritivo transversal, realizado através da análise de prescrições médicas no período de dezembro de 2021 a janeiro de 2022, em um hospital de médio porte situado no Rio de Janeiro. Os pacientes foram analisados quanto a função renal, através do cálculo do clearance de creatinina (Clcr) pela fórmula de Cockcroft & Gault, e os ajustes de acordo com a literatura. Resultados: Foram avaliados 83 pacientes, sendo 45,8% (n=38) em uso de antimicrobianos. Os principais antimicrobianos prescritos foram ceftriaxona, piperacilina + tazobactam, vancomicina, meropenem, amoxicilina + clavulanato, clindamicina, cefepime, azitromicina, claritromicina, ciprofloxacino e sulfametoxazol + trimetoprima. Quatro (10,5%) pacientes apresentaram necessidade de ajuste de dose durante o tratamento, dois (50%) relacionados à função renal (Clcr < 30 ml/min), um (25%) referente à dose abaixo do recomendado e inclusão de dose pós-hemodiálise. Conclusão: A presença do farmacêutico clínico junto a equipe multidisciplinar contribui para otimização da terapia, segurança do paciente e melhora da assistência à saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography