To see the other types of publications on this topic, follow the link: Cinética de Libertação Controlada.

Journal articles on the topic 'Cinética de Libertação Controlada'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 26 journal articles for your research on the topic 'Cinética de Libertação Controlada.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Aouada, Fauze Ahmad, Márcia Regina de Moura, Eveline de Abreu Menezes, Ana Rita de Araújo Nogueira, and Luiz Henrique Capparelli Mattoso. "Síntese de hidrogéis e cinética de liberação de amônio e potássio." Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, no. 4 (August 2008): 1643–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000400029.

Full text
Abstract:
Hidrogéis produzidos a partir de poliacrilamida (PAAm) foram sintetizados e suas eficiências para liberação controlada de NH4+ e K+ contidos em fertilizantes foram avaliadas. Os hidrogéis foram sintetizados em solução aquosa a partir da polimerização do monômero acrilamida (AAm) em duas concentrações (3,6 e 21,7 %), em presença do agente de reticulação N', N-metileno-bis-acrilamida (MBAAm) e catalisador N, N, N', N'-tetrametil etilenodiamina (TEMED). A fixação de nutrientes ocorreu submetendo-se os hidrogéis à solução aquosa com concentrações de 86 e 82 mg L-1 de K+ e NH4+. As propriedades hidrofílicas, espectroscópicas e morfológicas foram investigadas por meio de medidas de grau de intumescimento (Q), por espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e por meio de imagens obtidas por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os teores de NH4+ e K+ liberados em meio aquoso foram monitorados em intervalos de tempo de 1, 2, 4, 18, 26 e 50 h por espectrofotometria com análise por injeção em fluxo e por fotometria de chama. Os resultados de grau de intumescimento mostraram que hidrogéis com nutrientes fixados são mais hidrofóbicos. Observações em MEV revelaram decréscimo no tamanho médio dos poros para os hidrogéis com maior quantidade de acrilamida. A cinética de liberação controlada de NH4+ e K+ permitiu inferir que o hidrogel sintetizado com 21,7 % de AAm apresentou maior potencial na liberação controlada dos nutrientes, principalmente NH4+.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fernandes, Ane Josana Dantas, and Liz Jully Hiluey Correia. "Fosfatos de cálcio mesoporosos para liberação controlada de fármacos." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 28 (December 31, 2015): 78. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p78-91.

Full text
Abstract:
<p>Um dos principais objetivos na área de biomateriais é o desenvolvimento de novos compostos para serem utilizados como substituintes ósseos em implantes e enxertos. Fosfatos de cálcio modificados têm aplicações médicas e odontológicas devido a algumas propriedades, como ausência de toxicidade local e sistêmica (biocompatibilidade) e bioafinidade refletida na aparente habilidade em se ligar ao tecido hospedeiro, permitindo a neoformação óssea entre a superfície do osso e o implante. Com o surgimento, na década de 90, de uma nova classe de materiais, denominados mesoporosos, foi possível a obtenção de biocerâmicas de fosfatos de cálcio mesoporosos, sintetizados pela primeira vez em 2003. Esses materiais permitem o carreamento de fármacos, que são incorporados à estrutura porosa para serem subsequentemente liberados, de forma controlada, do enxerto ou implante ósseo para o tecido adjacente e com uma cinética bem estabelecida.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silveira, João, Miguel Oliveira, João Godinho, Joana Marques, Duarte Marques, and António Mata. "I-4. CINÉTICA DE LIBERTAÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÉNIO DE PRODUTOS DE BRANQUEAMENTO DENTÁRIO." Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial 53 (2012): e2-e3. http://dx.doi.org/10.1016/s1646-2890(12)60004-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lopes, Marta Sofia Caldeira Barata, Duarte Marques, Rúben Rocha Trindade, Andreia Bandeira Luis Vieira, Mariana Brito Cruz, and António Mata. "# 6. Cinética de libertação de flúor na saliva em pastas dentífricas: ensaio clinico aleatório." Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial 55 (October 2014): e3-e4. http://dx.doi.org/10.1016/j.rpemd.2014.11.116.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lopes, Marta Caldeira, Mariana Brito da Cruz, Rúben Rocha Trindade, Ruben Pereira, Duarte Marques, and António Mata. "I-2. COMPARAÇÃO DA CINÉTICA DE LIBERTAÇÃO DE FLÚOR EM PASTAS DENTÍFRICAS: ENSAIO CLÍNICO PILOTO." Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial 53 (2012): e1-e2. http://dx.doi.org/10.1016/s1646-2890(12)60002-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Wendel Johnson, and Laurindo Salles Leal Filho. "Importância da hidrodinâmica na cinética de flotação de partículas grossas." Rem: Revista Escola de Minas 63, no. 4 (December 2010): 615–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672010000400003.

Full text
Abstract:
Os processos básicos que governam a recuperação de partículas em uma célula de flotação compreendem os consecutivos subprocessos de colisão, adesão e estabilidade do agregado partícula/bolha. Entre eles, a colisão é controlada pelo ambiente hidrodinâmico na célula de flotação, enquanto que a adesão é dominada pelo comportamento físico-químico da interface entre partícula e bolha. Por sua vez, a eficiência da estabilidade depende, tanto dos eventos hidrodinâmicos, como dos físico-químicos. A recuperação de partículas grossas de apatita (densidade 3,08 g/cm³) e esferas de vidro (densidade 2,48 g/cm³) foi medida através de ensaios de microflotação e flotação em escala de bancada, variando-se diferentes parâmetros hidrodinâmicos na célula, como rotação e geometria do impelidor e números adimensionais (Reynolds & Froude). Os resultados indicam que velocidades apropriadas do impelidor produziram níveis de turbulência capazes de manter as partículas em completa suspensão, otimizando, assim, a eficiência de colisão entre partículas e bolhas, sem prejudicar a estabilidade dos agregados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dias Monte Blanco, Silvia Priscila, Fernando Rodolfo Espinoza-Quiñones, Aparecido Nivaldo Módenes, Carlos Eduardo Borba, Pricila Marin, Nathalia Passaia, and Lucas Silva Figueiredo. "ESTUDO DA CINÉTICA E DO EQUILÍBRIO DE ADSORÇÃO DO CORANTE AZUL REATIVO 5G PELO ADSORVENTE DOWEX™ OPTIPORE™ SD-2 (EQUILIBRIUM AND KINETIC STUDIES OF REACTIVE BLUE 5G DYE ADSORPTION ON DOWEX™ OPTIPORE™ SD-2 ADSORBENT)." Engevista 18, no. 1 (July 27, 2016): 96. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v18i1.704.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foi avaliado o potencial de adsorção do adsorvente DowexTM OptiporeTM SD-2 na remoção do corante Azul Reativo 5G. Os testes cinético e de equilíbrio foram realizados em sistema fechado e batelada sob agitação constante (120 rpm), com pH 2 e temperatura controlada (30°C). Os resultados obtidos na cinética de adsorção apontaram um tempo de equilíbrio de 96 h. Os três modelos cinéticos ajustados aos dados experimentais (difusão no filme externo, adsorção na superfície do adsorvente e difusão nos poros do adsorvente) descreveram de forma satisfatória a cinética de adsorção do corante Azul Reativo 5G, não sendo possível determinar a etapa limitante do processo. No estudo do equilíbrio, verificou-se que o modelo de Langmuir foi o que melhor se ajustou aos dados experimentais, apresentando capacidade máxima de adsorção de 315 mg L-1. O resultados obtidos demonstraram que o adsorvente estudado apresenta grande potencial para a remoção de corantes de efluentes têxteis. Palavras-chave: Adsorção, corante têxtil, DowexTM OptiporeTM SD-2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gouveia, Deyzi Santos, Sânia Mara Ugulino, Maria Elita Duarte, and Mário Eduardo Mata. "CINÉTICA DE FEIJÃO PRETO (PHASEOLUS VULGARIS, L.) EM SECADOR DE BANDEJA." HOLOS 1 (March 5, 2011): 38. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.510.

Full text
Abstract:
O presente trabalho propôs estudar a cinética de feijão preto (Phaseolus vulgaris, l.) em secador de bandeja a diferentes temperaturas do ar e posterior ajuste dos dados experimentais, obtidos com os diferentes modelos matemáticos ( Fick, Page e Cavalcante Mata). O teor de umidade inicial das sementes foi determinado pelo método padrão da estufa, 105 ± 3 °C, durante 72 h, com três repetições, de acordo com as regras do Instituto Adolfo Lutz (1985). Os tratamentos de secagem foram realizados em cinco níveis de temperaturas (40, 50, 60 ,70 e 80 ºC). Para cada tratamento de secagem foram utilizados em torno de 60 g de feijão por repetição. Para este fim utilizou-se um desidratador de frutas, Polidryer PD-25. O ar foi aquecido por meio de gás de cozinha, enquanto a temperatura foi controlada com o auxílio de um termopar, conectado ao secador. Os resultados mostraram que as equações propostas por Cavalcanti Mata e Page foram as que melhor representaram os dados experimentais, quando comparada com a equação de Fick utilizando um termo da série.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sánchez Cepeda, Ángela Patricia. "Preparación y caracterización de membranas poliméricas electrohiladas de policaprolactona y quitosano para la liberación controlada de clorhidrato de tiamina." CIENCIA EN DESARROLLO 7, no. 2 (November 15, 2016): 133. http://dx.doi.org/10.19053/01217488.v7.n2.2016.4818.

Full text
Abstract:
ResumenActualmente existen importantes investigaciones sobre la preparación de membranas porosas bioabsorbibles que permiten la liberación controlada de fármacos y vitaminas. En este estudio se propuso preparar membranas porosas a partir de policaprolactona (PCL) y quitosano (CS) bajo la técnica de electrohilado aplicando diferentes parámetros con el fin de evaluar sus características internas y propiedades para una potencial aplicación como liberador del clorhidrato de tiamina (Vitamina B1). Además se desarrolló el estudio de la cinética de liberación In vitro del TC con las membranas preparadas. Se obtuvo una membrana polimérica a partir de una disolución de PCL/CS w/w (8:1) y otra de PCL/CS w/w (10:1) con una carga del TC respecto a la PCL w/w (20:1) disueltos en TFA/DCM v/v (80:20), con mínimos defectos como bulbos y diámetros uniformes. Las fibras fueron caracterizadas con apoyo de técnicas de Microscopia Electrónica de Barrido (SEM), Espectroscopia Infrarroja (FTIR), Calorimetría Diferencial de Barrido (DSC), Análisis Termogravimétrico (TGA), Difracción de Rayos X (DRX), Ángulo de contacto (Hidrofilicidad de las fibras), Ensayos mecánicos de las membranas en estudio, Microscopía Electrónica de Transmisión (TEM), Microscopía de Fuerza Atómica (AFM). La liberación del principio activo se realizó en una solución salina amortiguada por fosfatos (PBS buffer) a 37 °C y pH= 7.4. La cinética de liberación se analizó mediante el trazado de los datos acumulativos frente al tiempo. Este sistema fue capaz de liberar desde 65% a 85% de clorhidrato de tiamina en un periodo de 60 h, aproximadamente, lo cual evidencia la potencialidad de estas membranas para liberar efectivamente a la vitamina B1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Curti, Priscila S., and Adhemar Ruvolo Fº. "Estudo cinético da reação heterogênea de despolimerização do PET pós-consumo em meio alcalino: influência da velocidade de agitação." Polímeros 16, no. 4 (December 2006): 276–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282006000400006.

Full text
Abstract:
Existe grande preocupação ambiental e econômica quanto à reutilização dos materiais poliméricos pós-consumo, devido ao grande volume de descarte destes nos lixos urbanos e ao valor agregado que esses materiais apresentam. Por isso existem vários estudos relacionados à pesquisa para o desenvolvimento de métodos de reciclagem mecânica e química dessa categoria de materiais, principalmente o PET. Neste trabalho o PET pós-consumo, obtido a partir de garrafas, foi submetido à reciclagem química usando solução de hidróxido de sódio em etilenoglicol. Foi verificado que o rendimento da reação e a cinética de despolimerização foram influenciadas pela velocidade de agitação do meio reacional. A 1360 rpm a resistência ao processo de transferência de massa do produto sólido a partir da superfície das amostras de PET não reagidas para a solução foi eliminada e a reação passou a ser controlada pela etapa química. A equação cinética deduzida a partir do modelo considerando o meio heterogêneo apresentou boa concordância com os resultados experimentais e os valores das constantes de velocidade aparentes foram altos, comparados com valores de outros trabalhos da literatura. Estes resultados sugerem que o meio alcalino usado é bastante eficiente, pois a 1360 rpm e a 170 °C apenas 6 min foram suficientes para obter 100% de tereftalato de dissódio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Barcellos, Ivonete O., Issa A. Katime, Valdir Soldi, and Alfredo T. Nunes Pires. "Influência do comonômero e do método de polimerização na cinética de liberação de fenobarbitona a partir de hidrogéis." Polímeros 10, no. 2 (June 2000): 110–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282000000200013.

Full text
Abstract:
A liberação de drogas solúveis em água a partir de matrizes de hidrogéis hidratados, geralmente envolve simultaneamente a absorção de água e a liberação da droga via mecanismo de difusão controlada. Foi analisado o comportamento difusional da fenobarbitona no hidrogel do copolímero 2-hidroxietil metacrilato (HEMA) e monoitaconato de metila (MMI). A liberação da droga no meio aquoso foi acompanhada por cromatografia líquida de alta pressão e os resultados mostraram que a liberação da fenobarbitona a partir dos hidrogéis estudados, considerando-se os valores dos coeficientes de difusão, não variou com a temperatura e com o método de polimerização. Os valores de energia de ativação sugerem um favorecimento na liberação da fenobarbitona a partir dos hidrogéis de p(HEMA-co-MMI) polimerizados em massa e em solução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Costa, Michelle L., Jane M. F. de Paiva, Edson C. Botelho, and Mirabel C. Rezende. "Avaliação térmica e reológica do ciclo de cura do pré-impregnado de carbono/epóxi." Polímeros 13, no. 3 (July 2003): 188–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282003000300009.

Full text
Abstract:
Parâmetros cinéticos e reológicos relacionados com o ciclo de cura de um sistema de pré-impregnado de resina epóxi (F584)/fibra de carbono (prepreg) foram determinados pelo uso de análises térmicas (DSC e DMA) e reológicas. Os parâmetros determinados foram utilizados para avaliar o ciclo de cura hoje utilizado industrialmente no processamento de compósitos poliméricos pelo uso do prepreg em estudo.Baseando-se nos resultados das análises térmicas realizadas foi constatado para o sistema estudado que a cinética de cura é de ordem n = 1,3 e que a razão de aquecimento mais apropriada na obtenção de compósito polimérico é de 2,5 °C/min, pois esta razão de aquecimento proporciona um ciclo de cura a temperaturas mais baixas, quando comparada às demais razões estudadas, 5 e 10°C/min, favorecendo uma cura mais homogênea e melhor controlada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Souza, D., T. E. Castillo, and R. J. S. Rodríguez. "Impacto do co-monômero hidroxivalerato na cinética de degradação térmica dos poli(3-hidroxialcanoatos)." Matéria (Rio de Janeiro) 14, no. 3 (2009): 946–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762009000300006.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto que o conteúdo do co-monômero 3-hidroxivalerato exerce na cinética de degradação térmica de copolímeros P3(HB-x%HV). Filmes dos copolímeros, com diferentes conteúdos de co-monômero 3-hidroxivalerato, foram obtidos pela evaporação controlada de solvente, a partir de suas soluções em clorofórmio (1%m/m). Para o estudo termogramétrico (TGA), foram utilizados 10±0,3 mg de cada amostra, panelas de platina e atmosfera de He (100mL/min). O estudo cinético foi realizado em condições isotérmicas e não isotérmicas. Para as duas condições de análise, foi observado que os copoliésteres estudados apresentaram uma etapa de degradação definida em um curto intervalo de tempo. A análise da cinética do processo de degradação térmica, realizado segundo os métodos isoconversionais de Friedman e Ozawa-Wall-Flynn, indica que a energia de ativação envolvida no processo de degradação térmica é dependente da fração de conversão de massa. Tal dependência pode estar relacionada à ocorrência de clivagem de ligações covalentes com diferentes energias de ligação. Outro fator que pode contribuir para este comportamento é a diferença estrutural provocada pelos co-monômeros 3HB e 3HV. Os resultados obtidos indicam a necessidade de um controle na distribuição das unidades de 3HV, com vista a uma maior estabilidade térmica dos copolímeros. O aumento da estabilidade e, assim, da processabilidade destes copolímeros a partir do fundido, amplia as possibilidades de utilização destes poliésteres ambientalmente corretos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Reis, Douglas Rodrigues dos, Philipe dos Santos, Fabrício Schawanz da Silva, and Alexandre Gonçalves Porto. "Influência das características do ar na cinética de secagem de pimenta variedade bico." Brazilian Journal of Food Technology 18, no. 2 (June 2015): 146–54. http://dx.doi.org/10.1590/1981-6723.6214.

Full text
Abstract:
ResumoA pimenta bico, pertencente à espécie Capsicum chinense, é muito utilizada na culinária brasileira no preparo de diversos pratos e também em conservas. Por se tratar de um alimento altamente perecível, faz-se necessária a utilização de métodos para a sua conservação, destacando-se o processo de secagem. O presente trabalho teve como objetivo determinar e analisar a cinética de secagem da pimenta bico em diferentes condições de temperatura e velocidade do ar de secagem. A pimenta foi submetida ao processo de secagem por meio de um secador de bandejas em camada delgada, com velocidade do ar de secagem controlada a 1,0; 1,5 e 2,0 m/s e temperatura de 40, 50 e 60 °C. As pimentas foram colocadas no interior do equipamento em bandejas removíveis de aço inoxidável e as amostras, pesadas periodicamente até o equilíbrio ser atingindo. Os modelos matemáticos de Page, Henderson e Pabis, Midilli e Kucuk, Thompson e Aproximação da difusão foram ajustados aos dados experimentais. O melhor ajuste foi determinado em função dos maiores valores do coeficiente de determinação (R2), menores valores de desvio médio relativo (P) e do erro médio estimado (SE). Os resultados obtidos mostraram que a secagem da pimenta é influenciada pela velocidade e temperatura do ar de secagem, visto que quanto maior a temperatura do ar de secagem, mais rapidamente obtém-se o equilíbrio de umidade das amostras. O modelo de Midilli e Kucuk foi o que se ajustou melhor aos dados experimentais. Os valores de difusividade efetiva encontrados variam de 1,65 × 10–10 a 5,01 × 10–10 m2/s e a energia de ativação varia de 98,42 a 108,13 kJ/mol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Guerra, D. L., J. A. Sousa, C. Airoldi, and R. R. Viana. "Avaliação da eficiência de caulinita intercalada com dimetilsulfóxido em adsorção com o Zn(II) em meio aquoso: cinética do processo de adsorção." Cerâmica 54, no. 331 (September 2008): 273–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132008000300002.

Full text
Abstract:
Amostras de caulinita oriundas da região do Rio Capim, estado do Pará, Brasil, foram intercaladas com dimetilsulfóxido - DMSO. As amostras de caulinita naturais e intercaladas foram utilizadas em processo de adsorção com Zn(II) em meio aquoso em pH 5,0 e temperatura controlada de 298 ± 1K. As propriedades físico-químicas das amostras de caulinita foram otimizadas pelo processo de intercalação, como: área superficial de 14,74 para 91,72 m²g-1 (A1) e diâmetro de poros de 2,79 para 10,72 nm (A1). A análise dos resultados experimentais de adsorção foi feita pelos modelos de Langmuir, Temkin e Freundlich. O modelo de Langmuir apresentou melhor aproximação com os dados experimentais de adsorção. Estes resultados foram bem representados pelo modelo cinético de segunda ordem de Lagergren, com a taxa constante K2 no intervalo de 4,76x10-3 a 11,81x10-3 g(mmol.min)-1 (A2). O processo de adsorção foi considerado rápido alcançando o equilíbrio em 180 min.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Ramírez Cando, Lenin Javier, Santiago Paúl Guerra Guevara, and Gabriela Alejandra Reinoso Molina. "Evaluación in vitro de la capacidad bacteriana para remover plomo en aguas residuales sintéticas." FIGEMPA: Investigación y Desarrollo 1, no. 1 (July 17, 2016): 107–14. http://dx.doi.org/10.29166/revfig.v1i1.782.

Full text
Abstract:
Con la finalidad de mitigar los impactos ambientales ocasionados por diferentes actividades industriales relacionadas con el sector minero, petroquímico, metalúrgico, entre otros, se ha realizado una caracterización in vitro de 152 microorganismos entre cepas y consorcios bacterianos. En la fase de aislamiento y bioestimulación las bacterias fueron sometidas a selección en medio de cultivo modificado, en el cual se adicionó concentraciones de 20 y 100 ppm de Pb, obteniendo finalmente cinco cepas que mostraron ser resistentes y/o tolerantes al Pb. La determinación de la capacidad bacteriana de remoción de Pb se experimentó a dos condiciones: incubación a temperatura controlada de 25˚C e incubación a temperatura ambiente (entre 5°C y 23°C para la zona sur de Quito en los meses de estudio). La caracterización bioquímica se realizó mediante el Kit Microgen GN-ID A+B, identificándose los siguientes géneros: Acinetobacter, Pseudomona, Aeromona y las especies: Aeromona hydrophila y Photobacterium damselae, la misma que obtuvo el 99,8% de certeza. En la elaboración de las curvas de cinética de crecimiento bacteriano y remoción de Pb, se utilizó técnicas de turbidimetría y absorción atómica, en donde Aeromona hydrophila presentó mayor facilidad de crecimiento a 20 ppm en incubación a temperatura ambiente, mientras que Pseudomona sp registró un porcentaje de remoción total de Pb del 96,30% a 100 ppm e incubación a temperatura ambiente. La investigación pretende servir de guía para futuros estudios de manera que pueda ser empleada como una alternativa de remediación más eficiente y económica en relación a las tecnologías de remediación convencionales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silva Junior, Paulo E., and Rodrigo L. Oréfice. "Compósitos Bioativos Obtidos a Partir da Inserção de Vidro Bioativo em Matriz de Poli(Metacrilato de Metila)." Polímeros 11, no. 3 (September 2001): 109–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282001000300009.

Full text
Abstract:
Várias biocerâmicas são capazes de se ligarem a tecidos vivos (bioatividade), no entanto apresentam propriedades mecânicas muito diferentes daquelas exibidas por tecidos naturais. Tal fato acaba por restringir o uso desses materiais em um mais extenso número de aplicações biomédicas. Compósitos de matriz polimérica reforçada com uma fase bioativa podem combinar o comportamento bioativo característico de algumas biocerâmicas com propriedades mecânicas próximas à de tecidos humanos. O presente trabalho tem como objetivo sintetizar e caracterizar compósitos de matriz polimérica reforçada por partículas de vidro bioativo. Os compósitos foram produzidos a partir da polimerização em massa de metacrilato de metila na presença de partículas de vidro bioativo (vidro de silicato de cálcio, fósforo e sódio). Partículas de vidro foram adicionadas ao monômero em diversas concentrações para permitir a variação das propriedades mecânicas e da bioatividade desses compósitos. A bioatividade dos materiais produzidos foi avaliada através de testes in vitro realizados a 37ºC em uma solução simuladora do fluido humano por períodos de tempo de 0 hora a 30 dias. Em seguida, os compósitos submetidos aos testes in vitro foram caracterizados por espectroscopia de infravermelho. O procedimento de síntese mostrou-se eficaz na produção de compósitos com diferentes frações volumétricas de partículas distribuídas homogeneamente pelo material. Os resultados dos testes in vitro revelaram a deposição de uma camada de hidroxiapatita carbonatada (HCA) na superfície dos materiais, comprovando a bioatividade dos compósitos. Foi ainda observado que a cinética de deposição da camada de HCA pode ser controlada pela fração volumétrica da fase bioativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Cando, Lenin Javier Ramirez, Santiago Guerra, and Gabriela Reinoso. "EVALUACIÓN IN VITRO DE LA REMOCIÓN DE PLOMO EN AGUAS RESIDUALES POR Photobacterium damselae." La Granja 26, no. 2 (September 1, 2017): 64. http://dx.doi.org/10.17163/lgr.n26.2017.06.

Full text
Abstract:
<p>Con la finalidad de mitigar los impactos ambientales ocasionados por plomo en aguas residuales de sectores como:<br />minero, petroquímico, metalúrgico, otros, se realizó una evaluación in vitro de la remoción de plomo utilizando Photobacterium<br />damselae. En la fase de aislamiento y bioestimulación las cepas obtenidas fueron sometidas a un proceso de<br />selección en un medio de cultivo modificado, al cual se añadieron concentraciones de 20 y 100 ppm de Pb, obteniendo<br />finalmente la cepa pura que mostró resistencia y/o tolerancia al Pb. La determinación de la capacidad para remover<br />Pb en aguas residuales se observó en dos condiciones: incubación en temperatura controlada (25C) e incubación en<br />temperatura ambiente de Quito-Ecuador (zona sur a 2 800 msnm). La caracterización bioquímica de la bacteria fue<br />realizada utilizando el Kit de Microgen GN-ID A+B. En la elaboración de las curvas de cinética de crecimiento bacteriano<br />y remoción de Pb, se utilizaron técnicas de turbidimetría y absorción atómica, se destaca que Photobacterium<br />damselae presentó una mayor facilidad de crecimiento a un máximo de 72 horas y a una concentración de 20 ppm en<br />incubación a temperatura ambiente lográndose una remoción de hasta el 69% del plomo en el medio. De lo cual se<br />infiere el potencial que tiene esta bacteria y se abren oportunidades para continuar estudios a futuro.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

A. Lupi Nogueira. "Sistemas Terapêuticos e Formas de Libertação Controlada de Uso não Parentérico." Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, December 1, 1990, 77. http://dx.doi.org/10.52590/m3.p567.a3000500.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Pedro M. F. J. Costa and Dmitri Golberg. "Libertação Controlada de Iodeto de Cobre Encapsulado em Nanotubos de Carbono." Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, June 1, 2008, 41. http://dx.doi.org/10.52590/m3.p638.a30001438.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Borba, Carlos Eduardo, Aparecido Nivaldo Módenes, Fernando Rodolfo Espinoza-Quiñones, Fernando Henrique Borba, André Fernandes Bassi, and Caroline Ribeiro. "ESTUDO DA CINÉTICA E DO EQUILÍBRIO DE ADSORÇÃO DOS CORANTES AZUL TURQUESA QG E AMARELO REATIVO 3R EM CARVÃO ATIVADO." Engevista 14, no. 2 (October 14, 2011). http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v14i2.344.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, foi avaliado o desempenho do carvão ativado na adsorção dos corantes azul turquesa QG e amarelo reativo 3R. Para tanto, foram obtidos dados experimentais da cinética e do equilíbrio de adsorção para cada corante individualmente. Os experimentos foram conduzidos em sistema batelada sob temperatura e agitação controlada. Para descrever o equilíbrio de adsorção foi utilizado o modelo de isoterma de Langmuir. Para descrever a cinética de adsorção foram utilizados modelos matemáticos baseados nos mecanismos de transferência de massa que ocorrem no processo de adsorção (difusão no filme externo, adsorção na superfície, difusão nos poros). Os dados experimentais de equilíbrio mostraram que o processo de adsorção dos corantes pelo carvão ativado é favorável, sendo que a isoterma de Langmuir descreveu satisfatoriamente o equilíbrio de adsorção dos sistemas investigados. Os dados experimentais da cinética de adsorção mostraram que o tempo de equilíbrio foi de 800 e 1200 min para os corantes azul e amarelo, respectivamente. Na descrição da cinética de adsorção, os três modelos testados representaram de forma eficiente o processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

"Cinética de libertação do peróxido de hidrogénio em produtos de branqueamento – In vitro." Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial 61, s1 (December 22, 2020). http://dx.doi.org/10.24873/j.rpemd.2020.12.781.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Chabala, Luisa Fernanda Gomez, Martha Elena Londoño Lopez, and Claudia Elena Echeverri Cuartas. "Caracterización de matrices de Polivinil alcohol-Alginato-Quitosano-Aloe vera." Revista Ingeniería Biomédica 12, no. 23 (December 10, 2018). http://dx.doi.org/10.24050/19099762.n23.2018.806.

Full text
Abstract:
El objetivo de este trabajo fue obtener un sistema que pueda ser usado para conservar de manera localizada en una herida dérmica las propiedades cicatrizantes y refrescantes del Aloe Vera usado en la medicina tradicional, integrando dicho principio activo en una matriz polimérica compuesta por alginato, quitosano y alcohol polivinílico (PVA), los cuales en conjunto poseen propiedades de resistencia mecánica, biodegradabilildad y biocompatibilidad, necesarios para este tipo de aplicación. Para llevar a cabo esta investigación, se evaluó la morfología, grupos funcionales, propiedades mecánicas y cinética de liberación de las muestras. Cada una de las matrices evidenciaron una morfología con poros interconectados y estabilidad mecánica. La liberación de Aloe vera desde la matriz de PVA-alginato-quitosano tuvo un comportamiento no fickiano, mientras la de alginato-quitosano siguió un comportamiento más cercano al fickiano. Las matrices de PVA-quitosano-alginato y alginato- quitosano por sus características, mecánicas, morfológicas de poros definidos e interconectados, y de cinética de liberación representan buenos modelos para ser tenidos en cuenta como sistemas de liberación controlada de medicamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Tolaba, Ebelia Noemi, and Hugo Alberto Destéfanis. "Estudio de la cinética de la disolución de los barros residuales de las industrias borateras con soluciones de glicerina." Matéria (Rio de Janeiro) 23, no. 2 (July 19, 2018). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620180002.0346.

Full text
Abstract:
RESUMEN En este trabajo se estudia la cinética de la disolución de los barros residuales de las industrias borateras con soluciones de glicerina (C3H8O3), efluente de la industria del biodiesel, con el objetivo de valorizar ambos remanentes. Se fundamenta en el acomplejamiento del boro con el poliol. La disolución se lleva a cabo en un reactor de tipo tanque agitado discontinuo a presión atmosférica. Se investiga el efecto de los siguientes parámetros: temperatura de reacción, concentración de glicerina, y relación sólido/líquido sobre la velocidad de disolución de los barros residuales. Se demuestra que la velocidad de disolución de los barros residuales en soluciones de glicerina aumenta con el incremento de la concentración de la glicerina y de la temperatura, y disminuye con el aumento de la relación sólido/líquido. Las mejores condiciones de trabajo son las siguientes: temperatura 80 °C, concentración de glicerina 0,4 M y relación sólido/líquido 0,1 g/ml. Bajo estas condiciones la transformación de los barros residuales es superior al 17%. Se determino la energía de activación aparente, 7,72 kJ/mol, consecuentemente la disolución de los barros es controlada por mecanismos difusivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Popiolski, Tatiane Michele, Markus Wilimzig, and Valdir Soldi. "Atividade antibacteriana de fibras têxteis contendo nanopartículas de poli (óxido de etileno-b-ácido lático) com óleos essenciais incorporados." Matéria (Rio de Janeiro) 26, no. 1 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620210001.1235.

Full text
Abstract:
RESUMO Neste estudo foi avaliada a atividade antibacteriana de fibras têxteis contendo nanopartículas de poli(óxido de etileno-b-ácido lático) com óleos essenciais incorporados. O sistema desenvolvido demonstrou atividade antibacteriana contra Staphylococcus aureus, sugerindo seu potencial uso como agente antibacteriano. Foram utilizados copolímeros dibloco baseados em um bloco fixo de PEO (5kDa) e dois segmentos de PLA diferentes (4,5 e 10kDa). A morfologia, a eficiência do encapsulamento, a interação da blenda de óleos essenciais (incluindo, lavanda, melaleuca, tomilho, cravo, cedro e capim limão) e polímero e a cinética de liberação do agente ativo nas nanopartículas foram avaliadas. O raio hidrodinâmico das nanopartículas determinado pela dispersão da luz foi afetado pelo tamanho do bloco de poli(ácido lático). A liberação in vitro sugere que a barreira polimérica é capaz de controlar a liberação de óleo. A atividade antibacteriana foi mais eficaz em tecidos com fibras arranjadas aleatoriamente. De acordo com estudos da literatura, nanopartículas obtidas de copolímeros com menor massa molar de PLA favoreceram a liberação da mistura de óleos essenciais. O processo de incorporação dos óleos essenciais nas fibras têxteis mostrou-se eficiente sugerindo viabilidade quanto ao uso desse sistema no controle antibacteriano. Os sistemas desenvolvidos oferecem uma nova estratégia para a liberação controlada com atividade antibacteriana e apresentam potenciais aplicações na indústria calçadista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Couto, Carlos Alberto de Oliveira, Bruna Cristina da Silva, Eduardo Henrique Backes, and Fábio Roberto Passador. "Propriedades mecânicas e térmicas das blendas e nanocompósitos de UHMWPE/LLDPE/CNT para aplicação balística." Matéria (Rio de Janeiro) 23, no. 4 (December 6, 2018). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620180004.0599.

Full text
Abstract:
RESUMO O desenvolvimento de placas do nanocompósito de UHMWPE/LLDPE/CNT tem como objetivo a obtenção de um material para aplicação em blindagem balística híbrida de alto impacto em forma de multicamadas de cerâmica/polímero. O compósito polimérico é utilizado na base da blindagem com a função de absorver a energia cinética residual do projétil e dos estilhaços da cerâmica após o impacto. Para atender a estes requisitos o compósito polimérico precisa ter alta tenacidade à fratura, alta resistência mecânica e deformação controlada. Uma deformação exagerada da placa polimérica pode causar lesões aos usuários de coletes balísticos de proteção pessoal, por exemplo. Neste trabalho foi realizada a mistura de polietileno linear de baixa densidade (LLDPE) com polietileno de ultra alta massa molecular (UHMWPE) utilizando um homogeneizador de alta rotação com posterior prensagem a quente com a finalidade de melhorar a mistura dos componentes fundidos e facilitar o processo de fabricação das placas poliméricas. Para compensar as perdas de propriedades mecânicas das blendas em relação ao UHMWPE puro foram produzidos compósitos com adição de 0,5; 1,0 e 2,0 % em massa de nanotubos de carbono funcionalizados com ácido nítrico. Os valores das propriedades mecânicas e térmicas dos compósitos foram comparados com as blendas poliméricas sem adição de nanotubos de carbono. As blendas poliméricas e nanocompósitos foram submetidos aos ensaios mecânicos de dureza Shore D e ensaio de tração uniaxial. Para avaliação da estabilidade térmica foram realizadas análises de calorimetria exploratória diferencial (DSC) e análise termogravimétrica (TGA), e para a avaliação morfológica dos nanocompósitos foi utilizado microscopia eletrônica de varredura (FEG-MEV).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography