Academic literature on the topic 'Cinomose - Complicações e sequelas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Cinomose - Complicações e sequelas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Cinomose - Complicações e sequelas"

1

Aguiar, Evanária Cruz, Tiago Da Silva Teófilo, Anderson Cássio Campelo Costa, Nathálya Dos Santos Martins, Renata Mondego Oliveira, Isadora de Fátima Braga Magalhães, and Mylena Andréa Oliveira Torres. "Avaliação neurológica de cães infectados naturalmente pelo vírus da cinomose canina." Medicina Veterinária (UFRPE) 11, no. 3 (December 31, 2017): 157. http://dx.doi.org/10.26605/medvet-n3-1775.

Full text
Abstract:
A cinomose canina está difundida por todo o mundo e é uma das doenças virais mais graves e fatais em cães domésticos podendo acometer outros carnívoros. É uma doença multissistêmica, causa sinais clínicos respiratórios, gastrointestinais, cutâneos e neurológicos que podem ocorrer simultaneamente ou não, sendo a fase neurológica a mais grave e preocupante, pois na maioria das vezes o animal vem a óbito. Objetivou-se avaliar os sinais neurológicos da cinomose canina. Foram coletados dados de 20 cães oriundos dos atendimentos do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Maranhão - HOVET/UEMA, São Luís, MA, Brasil, no período de junho a novembro de 2015, que apresentavam sinais clínicos neurológicos e eram positivos para cinomose. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva simples e foi verificado que dos 20 animais avaliados, os sinais neurológicos mais frequentes foram: mioclonia (80%), depressão e apatia (75%), ataxia (75%) e hipertonia e espasticidade nos músculos (35%). Por meio do exame clínico e da observação das reações comportamentais dos cães estimou-se que os nervos cranianos mais afetados foram os Trigêmio (65%), Oculomotor (35%) e Acessório (25%). Concluímos que a cinomose canina causa grandes transtornos nervosos devido aos nervos afetados. Além disso, foram observadas alterações comportamentais e sequelas evidentes nos cães que sobrevivem à fase neurológica da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lopes, Thaynara de Souza, Lais Albuquerque Marengoni, Monica Cristiane Xavier Alves, Andressa Mioto Stabile, Patricia Fernandes Brito Silva, Gabriela Cristina Santin, and Marina de Lourdes Calvo Fracasso. "Estudo longitudinal dos traumatismos severos em dentes decíduos: complicações clínicas e radiográficas." Saúde e Pesquisa 13, no. 2 (June 12, 2020): 333–41. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9206.2020v13n2p333-341.

Full text
Abstract:
O objetivo é avaliar a frequência dos traumatismos em dentes decíduos, as sequelas advindas das injúrias envolvendo os tecidos de sustentação, bem como a associação destas injúrias às sequelas clínicas e radiográficas. Trata-se de um estudo clínico longitudinal, no qual foram avaliados 342 dentes traumatizados, atendidas no serviço odontológico de uma instituição pública, as avaliações foram realizadas após o traumatismo e decorrido 24 meses. Os dados foram submetidos a uma análise descritiva e ao teste Qui-quadrado (p≤0,05). A maior frequência de traumas acorreu na idade 24-35 meses, o principal fator etiológico à queda da própria altura (77,8 %), gênero masculino (59,5%), arco dentário o superior (96,5%), dente 51 (43,1%); 70,6% possuíam mais de um dente afetado e 8,2% histórico de trauma; a injúria mais prevalente foi a luxação lateral (33,6%). Na proservação, houve associação entre tipo de injúria ao tecido de suporte com a presença de sequelas radiográficas (p=0,02) e perda precoce (p=0,01). Conclui-se que as principais sequelas observadas foram a descoloração coronária e reabsorção radicular inflamatória e houve associação significante entre as variáveis tipo de injúria ao tecido de sustentação com a presença de sequelas radiográficas e a perda precoce do dente decíduo traumatizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

NATALINO, WLADIMIR, and MARIA VALERIANA L. MOURA-RIBEIRO. "Meningencefalites bacterianas agudas em crianças: complicações e sequelas neurológicas." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 57, no. 2B (June 1999): 465–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1999000300019.

Full text
Abstract:
Foram estudadas 271 crianças com idade inferior a 15 anos, com diagnóstico de meningencefalite bacteriana aguda (MBA), no período 1980 -- 1990. Os pacientes foram divididos em dois grupos, conforme não tivessem recebido tratamento prévio (STP), 153 casos, e os que receberam tratamento prévio (CTP), 118 casos. Ocorreram diferenças significativas em relação a identificação do agente etiológico, que foi maior no grupo STP, e em relação a ocorrência de ventriculite, maior no grupo CTP. Ocorreu óbito em 19,5% dos 271 casos, com predomínio em crianças de idade abaixo de 12 meses (29,7%) e nos pacientes com MBA por Streptococcus pneumoniae. As manifestações epilépticas e as paresias na fase aguda da MBA predominaram em crianças de idade abaixo de 1 ano. Foram identificados e tratados do ponto de vista neurocirúrgico as ventriculites, higroma subdural, hidrocefalia, empiema subdural e abscesso cerebral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santoro, Marina B., and Mônica V. Bahr Arias. "Complicações observadas em cães e gatos com doenças neurológicas." Pesquisa Veterinária Brasileira 38, no. 6 (June 2018): 1159–71. http://dx.doi.org/10.1590/1678-5150-pvb-4968.

Full text
Abstract:
RESUMO: Cães e gatos com problemas neurológicos estão sujeitos a várias sequelas e complicações, em decorrência das deficiências motoras, sensoriais e viscerais. Algumas complicações estão relacionadas a maior mortalidade, principalmente aquelas relacionadas ao trauma vertebromedular. O objetivo do presente estudo foi avaliar nessas espécies a frequência do aparecimento de complicações, a epidemiologia, localização da lesão e etiologia, avaliando ainda a evolução e o tempo de sobrevida. Foram acompanhados 100 cães e gatos com doenças neurológicas trazidos para atendimento no Serviço de Neurologia do Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina. Observou-se que 91% dos animais desenvolveram complicações, sendo que as mais frequentes foram atrofia muscular (n=32), retenção urinária (n=24), incontinência urinária (n=24), incontinência fecal (n=17) e feridas de decúbito (n=16). O principal local de lesão associado ao aparecimento das complicações foi medula espinhal (91,3%) e a principal etiologia foi o trauma vertebromedular (37,3%). O tempo mediano e médio de vida estimado foram, respectivamente, dois e sete meses sendo que as principais causas de morte ou eutanásia estavam relacionadas ao trauma vertebromedular, trauma cranioencefálico ou doença inflamatória/infecciosa. O tempo de vida estimado foi menor para animais mais velhos e mais pesados. Embora o índice de sobrevivência dos animais com complicações tenha sido alto, muitos permaneceram com sequelas, indicando que a sobrevivência não significou capacidade funcional normal. Cães e gatos com problemas neurológicos requerem alto grau de atenção do veterinário e de seus tutores, sendo fundamental a orientação a respeito da real expectativa de recuperação e das dificuldades de manejo que poderão ser encontradas no curso da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Anna Carolina Jaccottet, Ricardo Augusto Conci, Bruno Marques Sbardelotto, Eleonor Álvaro Garbin Júnior, and Geraldo Luiz Griza. "Tratamento cirúrgico de fratura em parede anterior do seio frontal." Research, Society and Development 9, no. 9 (September 10, 2020): e850998118. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8118.

Full text
Abstract:
Introdução: A importância do correto diagnóstico clínico e tomográfico de fraturas de face é de extrema importância para o correto tratamento, minimizando as chances de complicações a longo e curto prazo. Relato de caso: Paciente vítima de trauma de grande intensidade submetido a cirurgia para reconstrução de parede anterior de osso frontal evoluindo sem complicações e sem defeitos estéticos devido ao correto tratamento e abordagem do caso. Discussão: O exame tomográfico e clínico apurados juntamente com a correta escolha de tratamento evita complicações que quando em fraturas em região tão próxima ao encéfalo se torna de extrema importância. Complicações de difícil tratamento e solução como abscessos e osteomielites em tal região. Conclusão: A correta observação das estruturas anatômicas importantes em cada fratura permite o tratamento correto e completo com o risco minimizado de complicações ou sequelas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Luz Brazão, Maria, and Sofia Nóbrega. "Complicações/Sequelas Pós-Infeção por SARS-CoV-2: Revisão da Literatura." Medicina Interna 28, no. 2 (June 18, 2021): 184–94. http://dx.doi.org/10.24950/r/mlbrazao/snobrega/2/2021.

Full text
Abstract:
A doença COVID-19 surgiu em dezembro de 2019 e desde então disseminou-se por todo o mundo, obrigando à adaptação de estruturas e reorganização de serviços hospitalares, e colocando à classe médica o grande desafio de em tempo recorde, se atualizar e se manter em constante aprendizagem. Para os sobreviventes desta doença, a eliminação do vírus SARS-CoV-2, é apenas o começo de um caminho de recuperação incerto e desconhecido. De facto, segundo o conhecimento atual, o que se segue à fase aguda da infeção por SARS-CoV-2 depende da extensão e gravidade da invasão viral nos diferentes tipos de células e órgãos, mas apesar do número crescente de artigos publicados no último ano, ainda não existe uma descrição inequívoca, de um quadro clínico típico das consequências da COVID-19. Com o objetivo de conhecer o estado da arte sobre este tema, as autoras fazem uma revisão do que tem sido publicado sobre complicações/sequelas da infeção por SARS-CoV-2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, Carlos Umberto, and Debora Moura da Paixão Oliveira. "Hematoma Epidural Agudo." JBNC - JORNAL BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA 26, no. 2 (March 31, 2018): 162–64. http://dx.doi.org/10.22290/jbnc.v26i2.1329.

Full text
Abstract:
O hematoma epidural agudo é considerado uma emergência neurocirúrgica por ameaçar a vida e tem ocasionado problemas em Conselhos de Medicina e na justiça comum quando causa sequelas ou óbito por negligência médica. Os autores chamam atenção para o diagnóstico precoce e tratamento adequado, para evitar complicações ao paciente e transtornos médico-legais para a equipe assistente
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Freitas, Daniel Antunes, Antonio Diaz Caballero, Mayane Moura Pereira, Stephany Ketllin Mendes Oliveira, Gracielle Pinho E. Silva, and Clara Inés Vergara Hernández. "Sequelas bucais da radioterapia de cabeça e pescoço." Revista CEFAC 13, no. 6 (July 15, 2011): 1103–8. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462011005000071.

Full text
Abstract:
TEMA: cirurgia, radioterapia e quimioterapia são as modalidades terapêuticas usadas no tratamento de câncer bucal. Podem ser usadas isoladas ou conjuntamente. Radiação ionizante causa lesões nos tecidos normais localizados no campo de radiação. Isto se torna particularmente evidente nas regiões de cabeça, uma área complexa composta de várias estruturas diferentes que respondem diferentemente à radiação. As seqüelas orais resultantes podem causar problemas substanciais durante e depois da terapia de radiação e são os maiores fatores de determinação na qualidade de vida dos pacientes. Dentre as complicações da radioterapia estão a xerostomia, osteorradionecrose, mucosite e candidose. OBJETIVO: apresentar aos profissionais de saúde uma reflexão sobre as questões pertinentes às sequelas bucais da radioterapia de cabeça e pescoço. CONCLUSÃO: o acompanhamento odontológico sistemático pode minimizar os efeitos da radiação sobre os tecidos da cavidade bucal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bordallo, Maria Alice Neves, Rodrigo Martins Ferreira, and Daniel Alves Bulzico. "Atualização terapêutica no tratamento dos craniofaringiomas." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 55, no. 8 (November 2011): 520–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302011000800004.

Full text
Abstract:
O craniofaringioma é uma neoplasia de natureza benigna, pouco frequente, responsável por 1% a 3% de todos os tumores intracranianos, sendo a mais frequente neoplasia intracraniana não neuroepitelial na criança. Geralmente o tumor é restrito à região selar e ao III ventrículo, mas, em decorrência da infiltração e frequente aderência ao sistema nervoso central, apresenta comportamento clínico muitas vezes desfavorável, sendo classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como grau I, caracterizado como tumor de baixo ou incerto potencial de malignização. As sequelas endocrinológicas ganham destaque devido ao importante impacto na qualidade de vida dos pacientes, na maioria das vezes crianças. O hipopituitarismo e a obesidade hipotalâmica são complicações frequentes, sendo o tratamento desse tumor um grande desafio para endocrinologistas e neurocirurgiões. A combinação da cirurgia, radioterapia e aplicação de drogas e radioisótopos intratumorais tem como objetivo maximizar as chances de cura e tentar minimizar as sequelas pós-operatórias, mas, mesmo assim, a recidiva ainda é frequente. A escolha da modalidade de tratamento mais adequado para os craniofaringiomas é uma decisão difícil e que deve sempre ser individualizada para cada paciente. Com o objetivo de explorar as múltiplas opções terapêuticas para o craniofaringioma, foi realizada revisão na literatura com ênfase nas possibilidades terapêuticas e complicações inerentes ao tratamento dessa patologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barros, Sandy Ribeiro, Michele Matias Bandeira, and Jandra Cibele Rodrigues de Abrantes Pereira Leite. "PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES DA CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA EM CIRURGIAS CARDÍACAS EM UM HOSPITAL DA REGIÃO NORTE." SABER CIENTÍFICO 8, no. 1 (July 5, 2019): 103. http://dx.doi.org/10.22614/resc-v8-n1-1141.

Full text
Abstract:
Jonh Gibbon é o pai da Circulação Extracorpórea (CEC) e desde 1953 vários estudos vêm sendo realizados com o objetivo de diminuir a morbimortalidade desse procedimento, já que o perfil de pacientes vem mudando com a realização de cirurgias em pacientes mais idosos e acompanhados de várias comorbidades. O objetivo da pesquisa é analisar as principais complicações em pacientes submetidos a cirurgias cardíacas utilizando a circulação extracorpórea. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, realizada no hospital Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho-RO, sendo analisados 16 prontuários de pacientes que realizaram cirurgia cardíaca utilizando a CEC no período de janeiro 2016 a dezembro de 2017. Dentre as complicações encontradas no pós-operatório a algia acometeu 9 (56,3%), a hipotensão e leucocitose ambas em 8 (50,0%), arritmia/taquicardia 5 (31,3%), estes com mais frequência, tendo a ocorrência de 3 (18,8%) óbitos. Para a equipe de enfermagem, o conhecimento das complicações no pós-operatório de cirurgia cardíaca com o uso da CEC facilita a implementação de um plano de cuidados adequado, prevenindo maiores complicações, sequelas e até mesmo óbitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Cinomose - Complicações e sequelas"

1

Santos, Bianca Paiva Costa Rodrigues dos [UNESP]. "Efeito da acupuntura no tratamento de animais com sequelas neurológicas decorrentes de cinomose." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/108599.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-08-13T14:50:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-11-20Bitstream added on 2014-08-13T18:00:36Z : No. of bitstreams: 1 000757985.pdf: 8633106 bytes, checksum: 56d56656e351ac98948717891006f4dd (MD5)
A cinomose é uma enfermidade infectocontagiosa e multissistêmica de ocorrência mundial com alta morbidade e mortalidade. Quando acomete o sistema neurológico, os animais apresentam sinais clínicos severos que se tornam sequelas, quando recomenda-se comumente a eutanásia pela escassez de métodos de tratamento eficazes. O objetivo deste estudo prospectivo foi avaliar os efeitos da acupuntura no tratamento de sequelas neurológicas em cães, com diagnóstico definitivo de cinomose. Os 24 pacientes selecionados apresentavam RT-PCR positivo para cinomose, sinais neurológicos estáveis e hemograma normal 15 dias antes do início do tratamento com acupuntura associada à eletroacupuntura. Semanalmente realizou-se exame neurológico e graduação do acometimento dos sinais neurológicos de acordo com escala desenvolvida para o estudo. Para análise estatística utilizaram-se os testes de McNemar e Wilcoxon, para comparar respectivamente as proporções e medianas das alterações neurológicas antes e após o tratamento, Fisher, para comparar a porcentagem de animais com acometimento de cada par de nervos cranianos e localização da lesão e as curvas de Kaplan-Meier para avaliar a porcentagem de reversão de cada sinal neurológico ao longo do tratamento. Definiu-se se significância estatística quando P<0.05. Antes do tratamento todos os animais apresentavam alteração de deambulação (de III a V), que retornou a deambulação funcional, escore I ou II, em 79,2% e 8,3% dos animais respectivamente. A mioclonia presente em 50% dos animais, apresentou redução da severidade em todos e cura em 25% dos animais. As alterações encefálicas (18 de 24 animais), de nervos cranianos (18 de 24 animais) e de micção (5 de 24 animais) foram revertidas em todos os animais. Concluiu-se que a acupuntura associada à eletroacupuntura é eficaz no tratamento das sequelas neurológicas da cinomose e atualmente é a melhor opção terapêutica disponível ...
Canine distemper is worldwide infectious and multisystemic disease, with high morbidity and mortality. When the neurological system is affected, the animals usually show severe clinical signs and sequels. As no treatment is available, euthanasia is commonly recommended under these circumstances. This study evaluated the effects of acupuncture in the treatment of neurological sequels in dogs with clinical and laboratory diagnosis of distemper. The 24 selected patients were RT-PCR positive for canine distemper, the neurological signs were stable and the CBC was normal 15 days before the treatment with acupuncture combined to electroacupuncture. All animals underwent weekly neurological examination and clinical signs were classified by degree according to a scale developed for the study. Statistical analysis was performed using McNemar's and Wilcoxon’s test to compare the proportions and medians of neurological changes before and after treatment respectively. Fisher test compared the percentage of animals showing cranial nerve changes and localization of the lesions and Kaplan- Meier curves evaluated the percentage of reversion of each clinical sign along treatment. Differences were considered significant when p < 0.05. Grades from III to V abnormal ambulation before treatment progressed to grades I or II in 79.2% and 12.4% respectively. The myoclonus which was present in 50% of the animals (12 of 24), reduced in all animals and was cured in 25% of the animals after treatment (3 of 12). Brain (18 of 24 animals), cranial nerve (18 of 24 animals) and urination (5 of 24 animals) changes were reversed in all cases. It was concluded that acupuncture combined to electroacupuncture is effective to treat neurological sequels of distemper and is currently the best therapeutic option available due to the high cure rate provided
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Bianca Paiva Costa Rodrigues dos. "Efeito da acupuntura no tratamento de animais com sequelas neurológicas decorrentes de cinomose /." Botucatu, 2013. http://hdl.handle.net/11449/108599.

Full text
Abstract:
Orientador: Stelio Pacca Loureiro Luna
Coorientador: Jean Guilherme Fernandes Joaquim
Banca: Antônio Carlos Paes
Banca: Alexandre Mendes Amude
Resumo: A cinomose é uma enfermidade infectocontagiosa e multissistêmica de ocorrência mundial com alta morbidade e mortalidade. Quando acomete o sistema neurológico, os animais apresentam sinais clínicos severos que se tornam sequelas, quando recomenda-se comumente a eutanásia pela escassez de métodos de tratamento eficazes. O objetivo deste estudo prospectivo foi avaliar os efeitos da acupuntura no tratamento de sequelas neurológicas em cães, com diagnóstico definitivo de cinomose. Os 24 pacientes selecionados apresentavam RT-PCR positivo para cinomose, sinais neurológicos estáveis e hemograma normal 15 dias antes do início do tratamento com acupuntura associada à eletroacupuntura. Semanalmente realizou-se exame neurológico e graduação do acometimento dos sinais neurológicos de acordo com escala desenvolvida para o estudo. Para análise estatística utilizaram-se os testes de McNemar e Wilcoxon, para comparar respectivamente as proporções e medianas das alterações neurológicas antes e após o tratamento, Fisher, para comparar a porcentagem de animais com acometimento de cada par de nervos cranianos e localização da lesão e as curvas de Kaplan-Meier para avaliar a porcentagem de reversão de cada sinal neurológico ao longo do tratamento. Definiu-se se significância estatística quando P<0.05. Antes do tratamento todos os animais apresentavam alteração de deambulação (de III a V), que retornou a deambulação funcional, escore I ou II, em 79,2% e 8,3% dos animais respectivamente. A mioclonia presente em 50% dos animais, apresentou redução da severidade em todos e cura em 25% dos animais. As alterações encefálicas (18 de 24 animais), de nervos cranianos (18 de 24 animais) e de micção (5 de 24 animais) foram revertidas em todos os animais. Concluiu-se que a acupuntura associada à eletroacupuntura é eficaz no tratamento das sequelas neurológicas da cinomose e atualmente é a melhor opção terapêutica disponível ...
Abstract: Canine distemper is worldwide infectious and multisystemic disease, with high morbidity and mortality. When the neurological system is affected, the animals usually show severe clinical signs and sequels. As no treatment is available, euthanasia is commonly recommended under these circumstances. This study evaluated the effects of acupuncture in the treatment of neurological sequels in dogs with clinical and laboratory diagnosis of distemper. The 24 selected patients were RT-PCR positive for canine distemper, the neurological signs were stable and the CBC was normal 15 days before the treatment with acupuncture combined to electroacupuncture. All animals underwent weekly neurological examination and clinical signs were classified by degree according to a scale developed for the study. Statistical analysis was performed using McNemar's and Wilcoxon's test to compare the proportions and medians of neurological changes before and after treatment respectively. Fisher test compared the percentage of animals showing cranial nerve changes and localization of the lesions and Kaplan- Meier curves evaluated the percentage of reversion of each clinical sign along treatment. Differences were considered significant when p < 0.05. Grades from III to V abnormal ambulation before treatment progressed to grades I or II in 79.2% and 12.4% respectively. The myoclonus which was present in 50% of the animals (12 of 24), reduced in all animals and was cured in 25% of the animals after treatment (3 of 12). Brain (18 of 24 animals), cranial nerve (18 of 24 animals) and urination (5 of 24 animals) changes were reversed in all cases. It was concluded that acupuncture combined to electroacupuncture is effective to treat neurological sequels of distemper and is currently the best therapeutic option available due to the high cure rate provided
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Rita de Cassia Martins Alves da. "Esteatorreia pos-gastrectomia : relação com o tipo de cirurgia e possibilidades de tratamento clinico." [s.n.], 1991. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/313702.

Full text
Abstract:
Orientador : Adriana Seva Pereira
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Made available in DSpace on 2018-07-14T01:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_RitadeCassiaMartinsAlvesda_D.pdf: 1350497 bytes, checksum: a8b9d6670099edce6176eded41502561 (MD5) Previous issue date: 1991
Resumo: A mal absorção de gordura pode ocorrer em vários graus e freqüências após cirurgias gástricas e é responsável por diarréia, emagrecimento e desnutrição pós-gastrectomia. Este trabalho teve como objetivos avaliar a freqüência e os níveis da esteatorréia, sua associação com os tipos de cirurgia gástrica e as possibilidades de tratamento clínico. Foram estudados 66 pacientes com história de diarréia crônica após cirurgia gástrica, tendo sido excluídas outras causas de esteatorréia. Foram divididos em grupos conforme o tipo de cirurgia: V - vagotomia com piloroplastia (n = 5): BI- Billroth I (n = 9): BII - Billroth II (n = 37): YR - Y de Roux (n = 10) e GT - gastrectomia total (n = 5) e foram classificados quanto ao nível da esteatorréia: nível zero - gordura fecal (7g/dia (esteatorréia ausente: nível 1 - gordura fecal entre 7 e 12g/dia (esteatorréia leve) e nível 2 - gordura fecaI ) 12g/dia (esteatorréia grave. Após testes terapêuticos com antimicrobianos e com pancreatina, todos os pacientes foram reavaIiados clínica e laboratorialmente. Os resultados obtidos mostram a ocorrência de esteatorréia em 72,7% dos 66 pacien- tes, sendo que em 54,5% ela foi grave e em 18,2% foi leve. A administração de antimicrobianos provocou melhora da esteatorréia em 54.8% de 31 pacientes e a pancreatina normalizou a gordura fecal em 33.3% dos 10 pacientes que usaram essa medicação. Quanto à associação da esteatorréia com o tipo de cirurgia. os dados mostram que ela foi mais grave nos grupos BII, YR e GT enquanto foi mais leve nos grupos B1 e V. As possibilidades de tratamento clínico foram melhores no grupo B1, onde todos os pacientes normalizaram a perda fecal de gordura, sendo seguido pelos grupos BII e YR, que apresentaram melhora em 55 e 60% dos pacientes respectivamente. Nenhum paciente do grupo GT melhorou com antimicrobianos. Dos 10 pacientes que usaram pancreatina, normalizaram o balanço de gordura e eram do grupo B11. Os nossos danos chamam atenção para ocorrência de esteatorréia grave após cirurgias gástricas. Os antimicrobianos se mostraram eficazes na redução da esteatorréia. A pancreatina pode ser uma importante opção terapêutica e deve sempre ser tentada. As cirurgias gástricas extensas e a confecção de alça cega se associaram a níveis mais elevados de esteatorréia em relação às cirurgias menos mutiladoras
Abstract; Malabsorption of fat can occur at various levels after gastric surgery causing malnutrition. The aim of this study is to evaluate the frequency and the levels of steatorrhea, its associati on with types of gastric surgery and also lhe possibilites of clinical trealment. Sixty-six patients, with chronic post-gastrectomy diarrhoea, were studied. These same patients were divided into groups, depending on the type of surgery undergone: V - vagotomy with piloroplasty (n = 5); BI - Billrolh I (n = 9); BII - Billrolh II (n = 37); YR - Y de Roux (n = 10) and TG - total gastrectomy (n = 5) and were classified with regards the leveI of steatorrhoea: leveI 0 - faecal fat < 7g/day (steatorrhoea not present leveI 1 - faecal fatfrom 7 to g / day (mild steatorrhea); and leveI 2 - faecal fat> 12g/day (severe steatorrhoea). After having been submitted for therapeutic trials with antimicrobians and pancreatina, the patients were then submitted to a new clinical and laboratorial evaluaton. ...Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertations
Doutorado
Doutor em Ciências Médicas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pessin, Adriana Bueno Benito [UNESP]. "Avaliação auditiva em pacientes diabéticos do tipo 1 e do tipo 2." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2006. http://hdl.handle.net/11449/91401.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:25:19Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-04-27Bitstream added on 2014-06-13T20:53:04Z : No. of bitstreams: 1 pessin_abb_me_botfm.pdf: 882979 bytes, checksum: a0da0ddc618bdc12b15b276952dc8565 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O diabetes mellitus (DM) é uma doença sistêmica crônica, causada pela deficiência relativa ou absoluta da secreção de insulina. Em seu curso, surgem complicações estruturais em vasos e nervos que comprometem vários órgãos incluindo as vias auditivas. Objetivos: Analisar os cofatores de risco para a perda auditiva, identificar os principais sintomas cocleovestibulares e determinar as características do comprometimento das vias auditivas cocleares e retrococleares de pacientes diabéticos do tipo 1 e do tipo 2. Casuística e Métodos: O grupo amostral foi composto por 80 pacientes diabéticos divididos em dois grupos: GI (diabéticos do tipo 1) e GII (diabéticos do tipo 2). O grupo controle foi composto por 40 voluntários não diabéticos (GIII). Todos os pacientes foram submetidos a anamnese direcionada, avaliação otorrinolaringológica, audiometria clínica, imitanciometria e BERA. Para análise dos resultados dos exames laboratoriais e das comorbidades associadas ao diabetes (neuropatia, nefropatia incipiente e retinopatia) reportou-se aos prontuários médicos. Resultados: Em GI houve predomínio de pacientes de faixas etárias mais baixas (57,5% - 0 a 15 anos) ao contrário de GII (67,5% - 46-60 anos), não se observando diferenças entre os sexos. Com relação ao tempo de diagnóstico do diabetes, a maioria dos pacientes tinha a doença há mais de 11 anos (GI-55%; GII-62,5%). O uso de insulina foi referido por 100% dos pacientes de GI e por 50% dos pacientes de GII, sendo que em ambos os grupos os valores médios de glicemia de jejum estavam elevados (acima de 126 mg/dl). As dislipidemias, assim como a hipertensão arterial, a retinopatia e a neuropatia diabética incidiram com maior freqüência nos pacientes de GII, porém a nefropatia incipiente foi observada com maior freqüência nos pacientes de GI. Um número significativo de pacientes não referiu nenhum tipo...
Diabetes mellitus (DM) is a chronic systemic disease caused by relative or absolute insulin secretion deficiency. Structural complications in vessels and nerves are frequently observed and responsible for organ damage, including auditory pathways. Objectives: To study the risk co-factors for hearing loss, main vestibular and cochlear symptoms, in type 1 and type 2 diabetes patients and the damage characteristics in their cochlear and retrocochlear auditory pathways. Methods: Eighty diabetes patients were divided into two groups: GI (type 1 diabetes) and GII (type 2 diabetes). A control group was composed of 40 non-diabetic volunteers (GIII). All patients were submitted to directed anamnesis, otorhinolaryngological evaluation, audiometric and imitanciometric exams, and BERA. Laboratory examinations and comorbidities (neuropathy, nephropathy and retinopathy) were reviewed from medical records. Results: Younger patients (57.5% - 0 to 15 years of age) were prevalent in GI and older patients in GII (67.5% - 46-60 years of age); gender was not significant. Most patients had been diagnosed with diabetes for more than 11 years (GI-55%; GII-62.5%). Insulin treatment was reported by 100% of GI patients and 50% of GII patients. Both groups had high mean fast glycemia values (over 126mg/dl). Dyslipidemias, hypertension, retinopathy and neuropathy were more frequent in GII patients and incipient nephropathy in GI patients. No cochlear and vestibular symptoms were reported by 75% of GI or 65% of GII patients. Tinnitus (isolated or associated with other symptoms) was the most prevalent symptom, followed by hearing loss. Neurossensorial hearing loss was detected in 10% and 52.5 % of GI and GII ears, respectively, during audiometric exams. The hearing loss was mild, bilateral, symmetrical, and mainly high frequencies. Speech recognition indices were satisfactory in all patients... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Baldotto, Suelen Berger. "Efeitos da terapia com células estromais mesenquimais multipotentes em cães com encefalomielite pelo vírus da cinomose." Botucatu, 2019. http://hdl.handle.net/11449/180951.

Full text
Abstract:
Orientador: Rogério Martins Amorim
Resumo: As células estromais mesenquimais multipotentes (MSCs) são células adultas que residem em diversos tecidos do corpo e possuem capacidade proliferativa, imunomoduladora, anti-inflamatória e neuroregenerativa representado pela secreção de citocinas e fatores neurotróficos. O tecido neural possui baixa capacidade regenerativa após lesões traumáticas, inflamatórias e degenerativas, sendo alvo de estudos com uso de MSCs devido ao seu potencial terapêutico. A cinomose é uma doença viral infectocontagiosa comum em cães que acomete o sistema nervoso central refletindo em sinais clínicos neurológicos causadas por lesões desmielinizantes, resultantes da replicação viral no interior dos oligodendrócitos e de células da microglia, pela regulação do complexo de histocompatibilidade de classe I e infiltração de células inflamatórias. Nesse sentido, com o intuito de reduzir os sinais clínicos neurológicos, o objetivo desse estudo foi avaliar a eficácia terapêutica das MSCs derivadas do tecido adiposo canino pela via intratecal (IT) em cães com encefalomielite viral por cinomose. Foram utilizados 10 cães, sem raça definida, apresentando sinais neurológicos de início agudo e progressivo com diagnóstico positivo pelo teste de Reação em Cadeia pela Polimerase quantitativo (qPCR). No momento 0 (M0), foi realizado exame neurológico, teste qPCR, hemograma e bioquímica sérica. No momento 1 (M1), os animais foram submetidos à anestesia para exame de ressonância magnética (RM), seguido da colheita do... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Multipotent mesenchymal stromal cells (MSCs) are adult cells that reside in various tissues of the body and have proliferative, immunomodulatory, anti-inflammatory and neurooregenerative capacity represented by secretion of cytokines and neurotrophic factors. Neural tissue has low regenerative capacity after traumatic lesions, inflammatory and degenerative, being the target of studies with the use of MSCs due to its therapeutic potential. Distemper is a common viral disease, infectious and contagious of dogs that affects the central nervous system reflecting on clinical neurological signs caused by demyelinating lesions, resulting from viral replication within the oligodendrocytes and microglial cells, by regulation of the class I histocompatibility complex and infiltration of inflammatory cells. Thus, in order to reduce neurological clinical signs, the objective of this study was to evaluate the therapeutic efficacy of MSCs derived from canine adipose tissue by the intrathecal route (IT) in dogs with viral encephalomyelitis due to distemper. Ten dogs were used, mixed breed, presenting neurological signs of acute and progressive onset with positive diagnosis by quantitative Polymerase Chain Reaction (qPCR). At time 0 (M0), neurological examination, qPCR test, blood count and serum biochemistry were performed. At the moment 1 (M1), the animals were submitted to anesthesia for magnetic resonance imaging (MRI), followed by cerebrospinal fluid (CSF) harvest, and then transplantat... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cidade, Denise Gomes [UNESP]. "Obesidade e sobrepeso pré-gestacionais: prevalência e complicações obstétricas e perinatais." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/99204.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-08-25Bitstream added on 2014-06-13T20:20:19Z : No. of bitstreams: 1 cidade_dg_me_botfm.pdf: 368558 bytes, checksum: 1d1fed8b52f56286485cb9248fcf21d2 (MD5)
Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)
O objetivo desta revisão foi apresentar informações atuais sobre a prevalência do sobrepeso e da obesidade e discutir as evidências acerca do impacto desses estados nutricionais na saúde da mãe e do concepto. A busca pelos artigos foi realizada através de pesquisa nos bancos de dados MEDLINE/PUBMED e SCIELO abrangendo os últimos 5 anos e através da revisão das referências bibliográficas dos artigos selecionados. Diante de assuntos com resultados discordantes ou sem informações satisfatórias, procedemos a uma terceira etapa de busca, usando ampla variedade de termos. Os artigos encontrados foram selecionados por avaliação subjetiva, considerando metodologia, tamanho da amostra, coerência nas conclusões e o ano de publicação. Informações atuais sustentam uma prevalência elevada e crescente do sobrepeso e da obesidade. Fortes evidências associam esses estados nutricionais no período pré-gestacional ao desenvolvimento de hipertensão específica da gestação, diabete gestacional, gestação com 41 semanas ou mais, tromboembolismo, realização de cesariana, infecção puerperal, macrossomia, malformações fetais e mortes fetal e neonatal. O excesso de peso no período pré-gestacional é um dos mais importantes fatores de risco à saúde da mãe e do concepto, cuja importância aumenta por se tratar de fator de risco modificável. A gestante obesa deve ser considerada de alto risco e é recomendável que as mulheres estejam com o peso o mais próximo possível do normal antes da concepção
The goal of this review was to present up-to-date information on the prevalence of overweight and obesity and to discuss the evidence regarding the impact of these nutrition-related conditions on the health of mother and fetus. We conducted a search for articles in the MEDLINE, PUBMED and SCIELO databases covering the past 5 years, and reviewed the bibliographical references contained in the articles selected. After reviewing cases with discordant results or lacking satisfactory data, we proceeded to a third step using a wide variety of TORs. Articles were selected by subjective evaluation in terms of methodology, sample size and year of publication. We found strong evidence linking excess weight before pregnancy with the development of pregnancy-induced hypertension, gestational diabetes, pregnancy at 41 weeks or over, thromboembolism, cesarean section, puerperal infection, macrosomia, birth defects and fetal and neonatal deaths. Excess weight during pre-pregnancy is one of the major risk factors affecting the health of mother and fetus. It is especially important to realize that this is a modifiable risk factor. Since obese pregnant women must be considered at high risk it is recommended that they should focus on attaining a normal weight before conceiving
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Schellini, Silvana Artioli [UNESP]. "Retinopatia diabética experimental: estudo estrutural, ultraestrutural e morfométrico da retina de ratos normais, diabéticos e diabéticos tratados." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 1992. http://hdl.handle.net/11449/106047.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:35:13Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1992Bitstream added on 2014-06-13T21:07:35Z : No. of bitstreams: 1 schellini_sa_dr_botfm.pdf: 2039973 bytes, checksum: bbbaae322db4353ecb17be07c0abf0b2 (MD5)
Em 60 ratos da raça Wistar divididos igualmente em 3 grupos experimentais - grupo normal (GC), grupo diabético (GD) e grupo diabético tratado (GT) foram realizados exames histopatológico, ultraestrutural e morfométrico da retina. O diabetes foi induzido por Aloxana e o tratamento feito com insulina associada a hipoglicemiante oral (Acarbose). As observações foram efetuadas em 5 momentos experimentais: 11/2, 31/2, 61/2, 91/2 e 121/2 meses após a indução do diabetes, e os resultados submetidos a análise de variância, adotando-se o nível de significância de 5%. No estudo comparativo das 10 camadas retinianas, os ratos do GD apresentaram alterações do núcleo celular (cromatina descondensada e agregados cromáticos excêntricos) e do citoplasma (acúmulos de corpos densos, lisossomos, corpos residuais contendo figuras de Mielina, glicogênio e rarefação citoplasmática). As células perivasculares, principalmente as de Müller, foram as que sofreram mais alterações. Os animais do GT apresentaram alterações celulares menos intensas que os do GD. Os vasos retinianos dos ratos do GD apresentaram alterações semelhantes às das demais células retinianas. As alterações dos pericitos foram mais intensas que as das células endoteliais. A membrana basal (MB) apresentou espessamento não homogêneo, acúmulos osmiofílicos, vacuolização e maior quantidade de projeções rumo às células adjacentes. Não se observaram hemorragias ou microaneurismas. O exame morfométrico demonstrou aumento da área da MB dos vasos dos ratos do GD, principalmente os situados na camada plexiforme externa. Todas as alterações tiveram caráter progressivo, sendo mais acentuadas nos animais mais velhos. O tratamento diminuiu as alterações provocadas pelo diabetes aloxânico.
Not available.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cidade, Denise Gomes. "Obesidade e sobrepeso pré-gestacionais : prevalência e complicações obstétricas e perinatais /." Botucatu : [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/11449/99204.

Full text
Abstract:
Orientador: José Carlos Peraçoli
Coorientador: Paulo Roberto Margotto
Banca: Paulo Sérgio França
Banca: Roseli Mieko Yamamoto Nomura
Resumo: O objetivo desta revisão foi apresentar informações atuais sobre a prevalência do sobrepeso e da obesidade e discutir as evidências acerca do impacto desses estados nutricionais na saúde da mãe e do concepto. A busca pelos artigos foi realizada através de pesquisa nos bancos de dados MEDLINE/PUBMED e SCIELO abrangendo os últimos 5 anos e através da revisão das referências bibliográficas dos artigos selecionados. Diante de assuntos com resultados discordantes ou sem informações satisfatórias, procedemos a uma terceira etapa de busca, usando ampla variedade de termos. Os artigos encontrados foram selecionados por avaliação subjetiva, considerando metodologia, tamanho da amostra, coerência nas conclusões e o ano de publicação. Informações atuais sustentam uma prevalência elevada e crescente do sobrepeso e da obesidade. Fortes evidências associam esses estados nutricionais no período pré-gestacional ao desenvolvimento de hipertensão específica da gestação, diabete gestacional, gestação com 41 semanas ou mais, tromboembolismo, realização de cesariana, infecção puerperal, macrossomia, malformações fetais e mortes fetal e neonatal. O excesso de peso no período pré-gestacional é um dos mais importantes fatores de risco à saúde da mãe e do concepto, cuja importância aumenta por se tratar de fator de risco modificável. A gestante obesa deve ser considerada de alto risco e é recomendável que as mulheres estejam com o peso o mais próximo possível do normal antes da concepção
Abstract: The goal of this review was to present up-to-date information on the prevalence of overweight and obesity and to discuss the evidence regarding the impact of these nutrition-related conditions on the health of mother and fetus. We conducted a search for articles in the MEDLINE, PUBMED and SCIELO databases covering the past 5 years, and reviewed the bibliographical references contained in the articles selected. After reviewing cases with discordant results or lacking satisfactory data, we proceeded to a third step using a wide variety of TORs. Articles were selected by subjective evaluation in terms of methodology, sample size and year of publication. We found strong evidence linking excess weight before pregnancy with the development of pregnancy-induced hypertension, gestational diabetes, pregnancy at 41 weeks or over, thromboembolism, cesarean section, puerperal infection, macrosomia, birth defects and fetal and neonatal deaths. Excess weight during pre-pregnancy is one of the major risk factors affecting the health of mother and fetus. It is especially important to realize that this is a modifiable risk factor. Since obese pregnant women must be considered at high risk it is recommended that they should focus on attaining a normal weight before conceiving
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pereira, Gustavo Seva. "Avaliação da absorção de gordura apos gastrectomia total em ratos com reconstrução tipo Y de Roux e em duplo transito tipo Rosanov modificado." [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/310591.

Full text
Abstract:
Orientador : Luiz Roberto Lopes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Made available in DSpace on 2018-07-31T14:49:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pereira_GustavoSeva_M.pdf: 1331893 bytes, checksum: 10f35e657eaa1f3299a967cae884aaa0 (MD5) Previous issue date: 2001
Resumo: Introdução - Uma das principais complicações tardias da gastrectomia total com reconstrução de trânsito excluindo duodeno (Y de Roux) é a esteatorréia. Entre seus fatores causais estão o supercrescimento bacteriano do delgado, mistura ineficaz dos alimentos com enzimas, diminuição do estímulo neuro-hormonal para o pâncreas e diminuição da superfície absortiva por deixar alça intestinal excluída do trânsito. Muitas técnicas de reconstrução pós-gastrectomias total foram descritas para que se pudesse evitar esses efeitos indesejáveis, mas cada uma apresentou seus inconvenientes. Nesse estudo foi avaliada a técnica descrita por Rosanov com uma pequena modificação, que mantém o trânsito através do duodeno, para avaliar a absorção de gorduras. Objetivo - Avaliar em ratos a absorção de gorduras e o peso após gastrectomia total, comparando as técnicas utilizadas para reconstrução de trânsito: tipo Y de Roux e tipo Rosanov modificado. Método ¿ Foram utilizados 3 grupos de ratos Wistar machos, com peso semelhante. Dois grupos foram submetidos à gastrectomia total: o primeiro teve sua reconstrução com técnica de Y de Roux (grupo Y), e o segundo com Rosanov modificado (grupo R). Após a cirurgia, foi introduzida dieta com teor de gorduras conhecido (11%). Um terceiro grupo (controle) foi submetido às mesmas condições dos outros animais, sem ter sido submetido à cirurgia, e foi utilizado como parâmetro para o esteatócrito e peso pós-operatório. Após 14 dias, antes de serem sacrificados, foram submetidos a laparotomia para coleta de fezes do ceco e dosagem de esteatócrito. Os valores de esteatócrito e a perda de peso foram analisados estatisticamente pelo método de Kuskal-Wallis. Resultados ¿ A perda de peso foi semelhante nos grupos Y e C (p-valor>0,1), e maior no grupo R (p-valor=0,0001). O esteatócrito dos grupos R (média = 5,16%) e C (média = 4,15%) foram semelhantes (p-valor>0,1), enquanto o grupo Y teve valores significativamente maiores (média = 28,18%, p-valor=0.0001). Conclusão - A gastrectomia total com reconstrução tipo Rosanov modificada mostrou esteatorréia semelhante ao grupo controle, enquanto a reconstrução tipo Y de Roux apresentou menor esteatorréia que os grupos controle e Rosanov. Com relação ao peso, houve perda de peso maior no grupo operado com técnica de Rosanov modificada, que nos grupos controle e operado com reconstrução tipo Y de Roux, que foram semelhantes. Esta ocorrência foi atribuída ao fato de os animais do grupo R possuírem passagem alimentar pelo duodeno, que continua no trânsito intestinal, diminuindo as complicações previstas na reconstrução tipo Y de Roux
Abstract: Introduction - Steatorrhea is one of the most common complications of duodenum-exclusion reconstruction after total gastrectomy (Roux-en-Y). Among its causes are: small bowel bacterial overgrowth, inefficient food-enzime mixing, insufficient neuro-hormonal pancreatic stimulation, shortening of absorption surface, due to leaving excluded part of the bowel. Many post-total gastrectomy reconstruction techniques have been developed, in order to avoid these undesirable effects, but each of them has its inconvenience. In this experiment, we tested a slightly modified Rosanov technique, which keeps duodenal transit, to evaluate fat absorption after gastrectomy. Objective ¿Evaluate the intestinal post-total gastrectomy steatorrhea comparing the Roux-en-Y and the modified Rosanov techniques. Methods ¿ Three groups of rats of the same age, weight and species were used. Total gastrectomy was performed in two groups: the first one was operated and transit was reestablished by the Roux-en-Y technique (group Y), while the second, by the modified Rosanov technique. After surgery a 11% (hyperfatty) handmade diet was offered. A third group (control - group C) was not taken to surgery, but was submitted to the same conditions of the other groups, and was used as reference for steatocrit and post-operative weight values. The animals were taken to laparotomy 14 days after surgery and had their feces collected from cecum, and their steatocrit determined. Results were provided by analysis of weight loss and steatocrit values. Results ¿ Weight loss was similar in groups Y and C (p-value > 0.1), and higher in group R (p-value = 0.0001) Groups R and C steatocrit values (mean 5.16% and 4.15% respectively) were similar (p-value > 0.1), while group Y had significantly higher values (mean = 28,18%, p-value = 0.0001). This was attributed to the fact that the group R animals had their duodenal path patent, decreasing the complications expected in the Roux-en-Y reconstruction. Conclusion ¿ Steatorrhea in the modified Rosanov technique was similar to control group, while Roux-en-Y reconstruction had its values higher. Weight loss was lower in the control and Roux-en-Y group, when compared to modified Rosanov technique
Mestrado
Cirurgia
Mestre em Cirurgia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Magalhães, Claudia Garcia [UNESP]. "O coração é um orgão-alvo na pré-eclâmpsia." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. http://hdl.handle.net/11449/104164.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:32:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-07-18Bitstream added on 2014-06-13T19:03:48Z : No. of bitstreams: 1 magalhaes_cg_dr_botfm.pdf: 216705 bytes, checksum: 881a08a914c86cba7e794e4008028006 (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP)
Verificar se o coração é órgão-alvo da pré-eclâmpsia (PE) e identificar as alterações hemodinâmicas, estruturais e de função diastólica e sistólica do ventrículo esquerdo, por estudos Doppler-ecocardiográficos. Sujeitos e métodos: Foram avaliadas 29 gestantes com PE e 29 normotensas, pareadas por idades materna e gestacional, e paridade. O exame foi realizado no momento diagnóstico de PE, antes da administração de anti-hipertensivos, avaliando-se as variáveis: resistência periférica (RP), rigidez vascular (RV), diâmetro do átrio esquerdo (AE), diâmetro diastólico do ventrículo esquerdo (VE) (DDVE), diâmetro sistólico do VE (DSVE), septo interventricular (SIVd), parede posterior do VE (PPVEd), espessura relativa da parede posterior do VE (ERP), massa do VE (MVE), índice de massa do VE (iMVE), débito cardíaco (DC), volume sistólico (VS), fração de ejeção (FE%), porcentagem de variação do diâmetro VE (%HD), onda E (E), Onda A (A), relação E/A, tempo de relaxamento isovolumétrico do VE (TRIV). Os dados foram avaliados por média ± desvio-padrão e a análise estatística, pelo teste t de Student, considerando-se p < 0,05. Resultados: Gestantes com PE apresentaram aumento significativo de RV (0.86 ± 0.34 v 0.65 ± 0.17mmHg/mL, p = 0.006), RP (1900.75 ± 439.53 v 1388.14 ± 336.90dyn/s/cm-5, p < 0.001) , SIVd (9.66 ± 1.67 v 7.40 ± 0.86mm, p < 0.001), PPVEd (9.45 ± 1.63 v 7.52 ± 0.81mm, p < 0.001), ERP (0.40 ± 0.09 v 0.31 ± 0.04, p < 0.001),MVE (187.36 ± 43.89 v 132.78 ± 32.66g, p < 0.001), iMVE (52.01 ± 11.29 v 45.33 ± 11.69g/m2,7, p < 0.001), FE% (0.79 ± 0.04 v 0.74 ± 0.06%, p = 0.001), %HD (40.73 ± 4.43 v 36.69 ± 5.27%, p = 0.002) e A (62.34 ± 18.78 v 50.37 ± 10.93cm/s, p < 0.004). Gestantes normotensas apresentaram significativamente maiores valores de DSVE (30.61 ± 3.39 v 28.48 ± 4.09mm, p = 0.032) e relação E/A (1.71 ± 0.50 v 1.42 ± 0.40, p = 0.018).
Being PE a systemic disease which affects multiple organs, it is possible to infer that it also affects the heart, even in the absence of symptoms. This study proposed to verify if the heart is a target organ in PE by analyzing structural and functional variables. Methods: Left ventricular geometry and function were compared among 29 PE women and 29 normotensive pregnant women (grouped according to maternal and gestational age and parity) using Doppler-echocardiography performed when PE was diagnosed. The parameters included systemic vascular resistance (SVR), Stiffness (S), left atrial dimension (LAD), left ventricular end-diastolic diameter (LVEDD), left ventricular end-systolic diameter (LVESD), interventricular septal thickness in diastole (IVSD), left ventricular posterior wall thickness in diastole (LVPWD), relative wall thickness (RWT), left ventricular mass (LVM), left ventricular mass index (LVMi), cardiac output (CO), stroke volume (SV), ejection fraction (EF), fractional shortening (FS), peak velocity of the mitral E wave (E), peak velocity of the mitral A wave (A), E/A ratio and isovolumetric relaxation time (IVRT). Data were expressed as mean ± SD. Comparison between groups was made using the Student’s t-test. A p value of < 0.05 was considered as significant. Results: PE women showed increased: Stifnness (0.86 ± 0.34 mmHg/mL v 0.65 ± 0.17mmHg/mL, p = 0.006), SVR (1900.75 ± 439.53dyn/s/cm-5 v 1388.14 ± 336.90dyn/s/cm-5, p < 0.001), IVSD (9.66 ± 1.67 mm v 7.40 ± 0.86mm, p < 0.001), LVPWD (9.45 ± 1.63mm v 7.52 ± 0.81mm, p < 0.001), RWT (0.40 ± 0.09 v 0.31 ± 0.04, p < 0.001), LVM (187.36 ± 43.89g v 132.78 ± 32.66g, p < 0.001), LVMi (52.01 ± 11.29g/m2,7 v 45.33 ± 11.69g/m2,7, p < 0.001), EF (0.79 ± 0.04% v 0.74 ± 0.06%, p = 0.001), FS (40.73 ± 4.43% v 36.69 ± 5.27%, p = 0.002) A (62.34 ± 18.78 v 50.37 ± 10.93, p < 0.004) Normotensive women showed increased:...(Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Cinomose - Complicações e sequelas"

1

Fonteles, Victória Elizabeth Nascimento, and José Tayllan Fonteles de Lima. "MALÁRIA NA GESTAÇÃO E SUAS COMPLICAÇÕES." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/909.

Full text
Abstract:
Introdução: a malária é uma doença infecciosa, causada pelo protozoário Plasmodium. Ocorre de forma vetorial principalmente em regiões tropicais. Os sintomas mais comuns são fadiga, febre, dores de cabeça e vômito. Em casos mais graves, pode causar icterícia, convulsões, coma ou morte. No Brasil, tem maior incidência na região Amazônica, que por ano chega a registrar por volta de 500 mil novos casos. A demora no tratamento da malária por Plasmodium falciparum pode levar a uma grande piora no quadro do paciente podendo deixar sequelas e complicações. Objetivo: Observar e monitorar o efeito da malária em gestantes e os fatores de risco nessa população. Material e métodos: O presente estudo consiste em uma revisão bibliográfica. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados google acadêmico e SciELO dentre os quais foram encontrados sete artigos que, após uma análise do tema, somente dois estavam de acordo com a pesquisa. Resultados: Em mulheres no período gestacional, a malária por P. falciparum, apresenta significativas alterações nos casos estudados dentre as quais, anemia severa, choque séptico e hipoglicemia. Ademais, pode ser um agente teratogênico causando alterações intrauterinas que podem levar ao parto pré-maturo, baixo peso ao nascer, aumentando o risco de aborto e morte materna. Conclusão: embora a infecção por malária seja pequena em todas as demais regiões do país, na região amazônica a infecção das gestantes apresenta maior seriedade por ofertar riscos também ao feto, podendo nascer com malária congênita. Sendo assim, podemos observar a importância da realização de estudos em prol das gestantes infectadas de forma grave visando sua recuperação e a diminuição do risco da perda do seu concepto. Por enquanto, vale ressaltar a importância de um prénatal bem realizado atento a infecção no período gestacional e um acompanhamento médico em casos de complicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

dos Santos, Diego Esteves, Lisieux Adriene Fritsch Xavier, and Maria Carolina Araújo dos Santos Giffhorn. "Encefalopatia desmielinizante difusa pós-encefalite herpética na gestação: um relato de caso." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130273.

Full text
Abstract:
Introdução: A encefalite herpética (EH) é uma doença inflamatória caracterizada por acometimento agudo do parênquima encefálico, causada pelo herpes-vírus simples. A tríade clássica de apresentação é composta de febre, cefaleia e alterações comportamentais. O tratamento é realizado com antivirais, sendo o aciclovir o mais utilizado. Uma de suas possíveis complicações é a encefalomielite desmielinizante aguda (ADEM), a qual se manifesta por meio de febre, alterações neurológicas e disfunção da medula espinhal. Tipicamente, ocorre de 2 dias a 4 semanas após o evento infeccioso. A terapêutica se baseia em medicações anti-inflamatórias e imunomoduladoras. A incidência da EH em gestantes é incerta e raramente reportada, podendo ser mais grave em tais casos. Em razão da alta mortalidade e do prognóstico obscuro, é imprescindível que se faça o reconhecimento de ambas as patologias, bem como a instituição do tratamento precoce. Objetivo: Descrever um caso de ADEM pós-EH manifestada durante a gestação. Descrição do Caso: T.C.E.C., 22 anos, primigesta, idade gestacional de 20 semanas, procurou atendimento por queixa de cefaleia de forte intensidade, sem alterações neurológicas. Foi realizada coleta do líquor, cujo resultado foi sugestivo de processo infeccioso viral, além de ressonância magnética (RM) de crânio, a qual evidenciou dois aneurismas saculares em carótidas internas. Foi iniciado tratamento com aciclovir EV e pulsoterapia com metilprednisolona. A paciente evoluiu com melhora clínica e teve alta hospitalar após dez dias. Retornou ao serviço em dois dias, queixando-se de vertigem progressiva, febre e cefaleia intensa. Evoluiu com queda do nível de consciência, hemiparesia à direita e alteração da fala. Foi realizada nova RM, a qual demonstrou sinais de processo inflamatório, sendo então aventada a hipótese de doença desmielinizante pós-encefalite. A ecografia obstétrica não mostrou alterações. Foi reiniciada a terapia antiviral com corticoterapia e mantido o internamento até estabilização clínica. A gestação prosseguiu sem intercorrências, até a ocorrência de rotura prematura de membranas, com 35 semanas e 6 dias de idade gestacional. Optou-se pelo parto cesárea, por desejo materno, sem intercorrências. Tanto a gestante quanto a recém-nascida (RN) não apresentaram sequelas decorrentes da EH. Resultados e Conclusão: A paciente não apresentou sequelas clínicas decorrentes da EH e da ADEM, obtendo melhora gradual e recuperação total em poucas semanas, seguindo o padrão encontrado em 70% dos pacientes com ADEM. O desfecho também foi positivo para a RN, pois entre as possíveis complicações advindas de tais patologias, como restrição do crescimento intrauterino, hemorragia cortical, microcefalia, encefalomalácia megacística, atrofia cortical e prematuridade, teve apenas a última. Por tais razões, conclui-se que a rápida presunção diagnóstica, bem como a instituição do tratamento adequado, contribuíram para a resolução favorável do quadro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

da Silva, Flaviana Lopes, Layara Ribeiro Reis, Larissa Suellem Matos Araujo, Deuane Jesus Muniz Morais, and Filipe Augusto de Freitas Soares. "CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE GESTANTES SOBRE TOXOPLASMOSE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/706.

Full text
Abstract:
Introdução: A toxoplasmose é uma antopozoonose causada pelo protozoário intracelular obrigatório, o Toxoplasma gondii. A infecção pode ser adquirida através da ingestão de oocistos liberados pelas vezes de felídeos, que podem estar presentes em alimentos ou na água, ingesta de carne mal cozida ou crua, contendo os cistos teciduais ou taquizoítos e pela via transplacentária. Em se tratando de transmissão vertical pode causar sequelas imediatas ou tardias ao concepto, a depender da idade gestacional. Esta representa um importante problema de saúde pública das mulheres gestantes, que demanda medidas educativas que buscam prevenir a sua ocorrência. Objetivo: Avaliar as práticas preventivas e o conhecimento das gestantes sobre a toxoplasmose no Brasil com base na literatura. Material e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa baseada em artigos indexados no Scielo, Pubmed, LILACS e MEDLINE, usando os descritores “toxoplasmose’’, “toxoplasmagondii”, “gestantes” e “conhecimento”. Selecionou-se 10 artigos para análise, com recorte temporal de 10 anos, e nos idiomas português e inglês. Resultados: A toxoplasmose consiste em uma doença parasitária de grande relevância durante a gestação, devido complicações ao feto. A literatura aponta para o pouco conhecimento das gestantes em relação a essa problemática, podendo esta relacionado à pouca escolaridade,realização incompleta ou ineficiente do pré-natal e/ou condução das consultas de pré-natal por profissionais não qualificados para tal finalidade. Mesmo diante da falta de conhecimento sobre essa problemática, algumas gestantes executaram práticas preventivas não relacionadas diretamente a doença, como não comer carne mal cozida, consumir água tratada e filtrada, lavar alimentos, não ter contato com gatos durante a gestação.. Constata-se que a falta de conhecimento assim como as de orientações sobre a toxoplasmose pode apresentar associação significativa com a positividade para a doença, correspondendo um fator de risco importante. Conclusão: Nessa perspectiva é imprescindível a elaboração de políticas públicas, assim como a educação em saúde no âmbito as Atenção Básica de Saúde, com ênfase na prevenção, e na redução dos riscos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barud, Ana Rebecca Rodrigues, Fernando Maia Peixoto Filho, and Paulo Roberto Nassar de Carvalho. "Infecção fetal pela chikungunya." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130254.

Full text
Abstract:
Introdução: Chikungunya é uma doença arboviral, transmitida aos seres humanos pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, e que pode passar verticalmente de mãe para filho, especialmente durante o período perinatal. Os neonatos têm maior probabilidade de serem afetados quanto mais perto do termo. Objetivo: Mães com febre de Chikungunya no período perinatal podem transmitir, em até 85% dos casos, o vírus aos recém-nascidos por transmissão vertical, resultando em infecções graves em 90% dos casos. Os objetivos deste trabalho foram revisar os dados disponíveis sobre a doença e apresentar modelo de acompanhamento da gestante e do feto acometidos. Materiais e Métodos: Este trabalho é uma revisão bibliográfica contendo uma avaliação crítica dos dados publicados até a presente data. Na pesquisa, utilizaram-se as bases de dados científicas PubMed, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Bireme. Os critérios de busca foram: procura, em português e inglês, por Chikungunya em conjunto com termos relacionados à gravidez, como “gravidez”, “grávida”, “neonato”, “perinatal”, “mãe”, “congênita”, “transmissão vertical” e “aborto”. Foram incluídos todos os trabalhos que, em seu título e/ou resumo, abordassem os assuntos infecção por Chikungunya na gravidez, prognóstico e complicações fetais ou neonatais; e foram excluídos os trabalhos não relativos a seres humanos ou que não estavam disponíveis em idioma português, inglês, espanhol ou francês. Resultado e Conclusão: Segundo a literatura, o risco de transmissão fetal antes de 22 semanas parece raro, mas quando ocorre é grave. Em um estudo com 1.400 grávidas, somente a internação diferiu entre as infectadas e não infectadas (40 versus 29%). Desfechos como cesariana, hemorragia, prematuridade, natimortos, peso ao nascer e malformações foram semelhantes. Já em uma revisão da literatura realizada, prematuridade foi um desfecho em 46% dos estudos, podendo ser desencadeada pela infecção viral. Sofrimento fetal foi relatado como causa da indicação de cesárea. A raridade de lesões histológicas da placenta confirmou a ausência de infecção placentária e explicou a raridade de casos de Chikungunya fetal antes do nascimento. Um estudo de coorte avaliou imunoglobulina G e M para vírus da Chikungunya (IgM e IgG VCHIK) dos neonatos para detectar infecção precoce ou tardia e não encontrou evidências de infecção congênita em bebês nascidos vivos assintomáticos expostos ao VCHIK durante a gravidez. As crianças infectadas no período periparto nascem com viremia muito baixa ou mesmo indetectável, o que torna improvável a hipótese de microtransfusão placentária. O mecanismo presumido de transmissão viral é a passagem direta do sangue materno para a circulação fetal por meio de brechas placentárias durante o parto. A Chikungunya é uma doença que pode levar a graves consequências em bebês infectados com possíveis sequelas, principalmente neurológicas, ou óbito fetal. Visto que não há tratamento específico e as graves consequências possíveis para o recém-nascido, as orientações de medidas preventivas são de extrema importância no pré-natal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography