Academic literature on the topic 'Citopatologia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Citopatologia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Citopatologia"

1

Vilaça, Fabiana Aparecida, Ana Claudia Siqueira, and Rita Cássia Frenedozo. "O ENSINO DE CITOPATOLOGIA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO/PUBLICAÇÃO ACADÊMICA E SUA EMPREGABILIDADE COMO AÇÃO PRÁTICA DE ENSINO." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 10, no. 3 (June 21, 2019): 168–87. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v10i3.2437.

Full text
Abstract:
Como promover um Ensino de Citopatologia de forma estruturada e dinâmica que, de fato possa corroborar com a formação dos profissionais das áreas da saúde? Podemos categoricamente afirmar que, o docente quando age por meio da dinamização e efetividade de sua metodologia, mais especificamente para com as técnicas laboratoriais, ratifica um trabalho em que os resultados serão claramente positivos. Com vistas a esta dinamização o referido artigo tem o objetivo de identificar as técnicas de Citopatologia que são tendências nas produções acadêmicas e, de posse destas estabelecer relação sobre a possibilidade de emprego destas técnicas nas aulas práticas da disciplina de Citopatologia. O método empregado para mapear essas produções foi o da Análise de Conteúdo e, para tanto, elencamos como Focos temáticos: A quantidade de trabalhos e sua produção anual; A classificação dos trabalhos em suas áreas; Os IES de origem das pesquisas; O Foco temático em que os trabalhos/pesquisas foram aplicados; Os objetivos/pretensões dos trabalhos; Técnicas da Citopatologia; Técnica da Citopatologia e sua relação com a área de ensino. Os resultados revelam que é uma tendência nas publicações àquelas que se referem ao Câncer de Colo de Útero, mas que, esta não é a única empregabilidade da citopatologia. Ratificamos, portanto, a partir dos resultados que o ensino de citopatologia deve se pautar em objetivos que estejam para além da teoria, mas sim, que enalteça e intensifique ao máximo a construção das habilidades práticas que conduza ao diagnóstico.Palavras-chave: Citopatologia. Ensino. Mapeamento. Estratégias de Ensino
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Faria, Marcelo Antonio Serra de, and Luiz Augusto Casulari. "Comparação das classificações dos nódulos de tireoide ao Doppler colorido descritas por Lagalla e Chammas." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 53, no. 7 (October 2009): 811–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302009000700004.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar as classificações da vascularização dos nódulos de tireoide ao Doppler colorido descritas por Lagalla e cols. e Chammas e cols. MÉTODOS: Foram estudados 265 nódulos de tireoide com Doppler colorido e citopatologia. RESULTADOS: No diagnóstico de nódulos com citopatologia maligna, os padrões IV e V de Chammas mostraram sensibilidade de 16,7%, especificidade de 97,6%, valor preditivo positivo de 33,3%, valor preditivo negativo de 94,1% e acurácia de 92,1%. O padrão III de Lagalla mostrou sensibilidade de 44,4%, especificidade de 19,4%, valor preditivo positivo de 3,9%, valor preditivo negativo de 82,8% e acurácia de 21,1%. CONCLUSÃO: A classificação de Lagalla mostrou baixas sensibilidade e acurácia na detecção de nódulos com citopatologia maligna, enquanto a classificação de Chammas mostrou alta acurácia, porém baixa sensibilidade. O Doppler colorido mostrou-se insuficiente para substituir a punção com agulha fina e o estudo citopatológico no diagnóstico dos nódulos malignos da tireoide.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

PINTO, Tatiana Andréia Soares, Onofre Francisco de QUADROS, and Pantelis Varvaki RADOS. "Leucoplasia: condutas de diagnóstico e controle clínico." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 42, no. 1 (October 15, 2001): 38–43. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.7777.

Full text
Abstract:
Leucoplasia é um termo clínico que se refere a uma alteração localizada nas mucosas, com aspecto de mancha ou placa branca firmemente aderida, não removida por raspagem. Essa lesão pode apresentar áreas eritroplásicas e é considerada cancerizável devido ao risco de transformação maligna. Assim sendo, é necessário o estabelecimento do diagnóstico correto e precoce, além do tratamento adequado para prevenção do câncer bucal. A citopatologia é um exame baseado na observação microscópica de células obtidas por raspagem da mucosa. O controle periódico dos pacientes que apresentam leuclopasias é extremamente importante, e pode ser realizado através da citopatologia. O presente trabalho tem como objetivo revisar a literatura sobre o tema leucoplasia e apresentar um caso clínico em que foi realizado o estudo citopatológico pré-biópsia e o seu acompanhamento nos primeiros 3 meses pós-operatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tavares, Lara Cristina de Carvalho, Karina Munhoz de Paula Alves Coelho, Paulo Henrique Condeixa da França, Giuliano Stefanello Bublitz, Marcio Franciski, Jaqueline Stall, and Hercílio Fronza Júnior. "Avaliação da Utilidade da Razão ASC/SIL como Indicador de Qualidade em Citopatologia." Revista Brasileira de Cancerologia 61, no. 1 (March 31, 2015): 31–36. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2015v61n1.758.

Full text
Abstract:
Introdução: Atipia de células escamosas (ASC, atypical squamous cells) é a anormalidade epitelial mais frequente nos resultados de análises colpocitológicas e corresponde essencialmente a um grupo epidemiológico de incerteza. A razão entre as taxas de ASC e de lesões intraepitelias escamosas (SIL, squamous intraepithelial lesion) tem sido utilizada como uma ferramenta de controle de qualidade por muitos laboratórios de citopatologia. Objetivo: Avaliar a razão ASC/SIL anual, em um serviço de anatomia patológica de grande porte durante um período de dez anos, comparando com os valores preconizados pelo Colégio de Patologistas Americanos (CAP, College of American Pathologists); e averiguar sua utilidade como ferramenta de garantia da qualidade na interpretação citológica de ASC no laboratório de citopatologia. Método: Estudo transversal e retrospectivo (2002 a 2011) realizado com base nos registros de ASC e SIL do banco de dados de um serviço de anatomia patológica, em Joinville/SC. Todos os exames foram contabilizados, incluindo as citologias convencionais e as citologias em meio líquido. Foi estabelecida a razão ASC/SIL por ano e os resultados foram comparados com os índices preconizados pelo CAP. Resultados: Os índices encontrados da relação ASC/SIL apresentam-se dentro dos valores preconizados pelo CAP, com média de 1,467. Conclusão: A relação ASC/SIL oferece uma informação simples e eficaz para o laboratório de citopatologia sobre o uso de ASC como categoria diagnóstica, indicando a necessidade de adequações para elevação ou redução do índice sempre que necessário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lima, Wybson Fontinele, Sara Léa Fortes Barbosa, and Guilherme Antônio Lopes de Oliveira. "Perfil de exames de citopatologia ginecológica realizados em uma clínica do norte do Piauí: análise documental." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 14, 2020): e325974440. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4440.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar o perfil dos exames de citopatologia ginecológica encontrados em um município do norte do Piauí. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e de natureza documental no qual foram utilizados dados de registros secundários de um laboratório de citopatologia ginecológica do norte do Piauí, do período de julho a outubro de 2019. Resultados: observou-se uma maior expressão de alterações na faixa etária de 51 anos ou mais sobre a quantidade de mulheres assistidas no período estudado, além da prevalência de cocos e lactobacilos. O exame citopatológico é uma das prioridades do Ministério da Saúde, sendo importante na detecção de lesões que possam acarretar câncer do colo do útero. Conclusão: ações de divulgação e incentivo à realização deste exame pode reduzir o número de casos de câncer de colo de útero no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva Araújo, Eduardo, Flávia Moreira Barbosa, Cinara Zago Silveira Ázara, Tatyana Xavier Almeida Matteucci Ferreira, Suelene Brito do Nascimento Tavares, and Rita Goreti Amaral. "Avaliação do Seguimento de Mulheres com Exames Citopatológicos Alterados de acordo com as Condutas Preconizadas pelo Ministério da Saúde do Brasil em Goiânia, Goiás." Revista Brasileira de Cancerologia 60, no. 1 (March 31, 2014): 7–13. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2014v60n1.486.

Full text
Abstract:
Introdução: O adequado seguimento para mulheres com exames citopatológicos alterados e importante para o tratamento das lesões precursoras em sua fase inicial. Objetivo: Avaliar se as mulheres atendidas nas Unidades de Atenção Básica com exames citopatológicos alterados foram submetidas adequadamente as condutas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Método: O estudo analisou 12.208 resultados de exames citopatológicos de mulheres atendidas nas Unidades de Atenção Básica à Saúde em Goiânia, no período de 2006 a 2008, através dos prontuários das Unidades de Atenção Básica e Média Complexidade. O programa Epi-info 3.5.1 foi utilizado para análise dos dados. Resultados: Dos 12.208 resultados analisados, 90,74% foram classificados como negativos, 1,88% como insatisfatórios, 4,74% como lesões menos graves, e 2,43% como lesões de média gravidade. Do total de 579 mulheres com exames citopatológicos classificados como células escamosas atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas/lesão intraepitelial de baixo grau, 41,62% realizaram citopatologia de seguimento, 14,85% e 10,19% realizaram colposcopia e biópsia, respectivamente. Das 297 mulheres com resultados citopatológicos classificados como células escamosas atípicas de significado indeterminado, não se pode excluir lesão de alto grau/lesão intraepitelial de alto grau, 42,76% realizaram citopatologia de seguimento, 35,02% e 28,96% realizaram colposcopia e biópsia, respectivamente. Das 24 mulheres com resultado citopatológico classificado como células glandulares atípicas/adenocarcinoma invasor, 20,83% realizaram citopatologia de seguimento, e 16,67% e 12,50% das mulheres realizaram colposcopia e biópsia, respectivamente. Conclusão: A maioria das mulheres com exames citopatológicos alterados possivelmente não foi submetida às condutas preconizadas conforme as recomendações do Ministério da Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Wybson Fontinele, Marcos Roberto Nascimento Sousa, Marcelo da Silva, Ana Paula Melo Oliveira, Sabrina Sousa Barros, Gabriel Mauriz de Moura Rocha, Rossandra Ribeiro Marreiros de Araújo, Genyvana Criscya Garcia Carvalho, Neirigelson Ferreira de Barros Leite, and Guilherme Antônio Lopes de Oliveira. "Perfil de exames citopatológicos realizados pelo Centro de Saúde da Mulher de Piripiri, Piauí do período de outubro de 2018 a outubro de 2019." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 8, 2021): e22310413984. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13984.

Full text
Abstract:
Objetivo: Definir o perfil dos exames de citopatologia ginecológica realizados no Centro de Saúde da Mulher de outubro de 2018 a outubro de 2019. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e de natureza documental, no qual foram utilizados dados de registros secundários no período analisado, sendo consideradas as informações da quantidade de alterações vistas nos exames realizados, casos relacionados ao vírus HPV, a quantidade de biópsias realizadas e as faixas etárias das pacientes assistidas nos meses escolhidos. Resultados: observou-se que uma maior expressão de alterações ASC-US detectadas nos exames registrados, além de detecção de HPV em quase todos os meses analisados. Conclusão verifica-se a necessidade de acompanhar e dar valor aos dados e informações sobre os serviços assistenciais da área da citopatologia, para evitar subnotificações e proporcionar um maior controle desses dados reforçando a busca ativa de patologias relacionadas ao colo uterino, como o câncer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Robaina, Tatiana Ferreira, Antonio Carlos de Azeredo Coutinho, Carla Peixoto Valladares, Eliane Pedra Dias, and Simone de Queiroz Chaves Lourenço. "Correlação entre os diagnósticos citopatológicos e histopatológicos das lesões da mucosa oral após a punção aspirativa por agulha fina." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 34, no. 5 (October 2007): 285–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912007000500002.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Fazer um estudo retrospectivo, correlacionando os diagnósticos citopatológicos obtidos por punção aspirativa por agulha fina (PAAF) com os diagnósticos histopatológicos de lesões da região bucomaxilofacial, de pacientes que foram atendidos no Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Universitário Antonio Pedro/UFF, entre maio de 1999 e maio de 2004. MÉTODO: Foram analisados os laudos cito e histopatológicos emitidos pelo Serviço de Anatomia Patológica (SAP-HUAP), de quarenta e cinco pacientes submetidos à a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) por apresentar lesão na região bucomaxilofacial. RESULTADOS: Foi obtida uma precisão diagnóstica da citopatologia a partir da PAAF de 77,8% (35 casos), e especificidade e sensibilidade da técnica de 100%, não havendo nenhum resultado falso-positivo e falso-negativo. CONCLUSÃO: A citopatologia realizada a partir da PAAF é um método diagnóstico inicial eficiente, de baixo custo, praticamente indolor e rápido de ser realizado, que contribui para a identificação da natureza da lesão proporcionando um melhor planejamento terapêutico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Risati, Ana Carolina, Edmilson Rodrigo Daneze, and Geórgia Modé Magalhães. "COMPARAÇÃO ENTRE OS DIAGNÓSTICOS CITOPATOLÓGICO E HISTOPATOLÓGICO EM NEOPLASIAS MAMÁRIAS DE CADELAS." Science And Animal Health 4, no. 1 (May 13, 2016): 67. http://dx.doi.org/10.15210/sah.v4i1.5225.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi comparar os resultados obtidos em análises de citopatologia com os de histopatologia no diagnóstico de neoplasias mamárias de cadelas atendidas na rotina do Departamento de Clínica e Cirurgia do Hospital Veterinário da Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM/FE) e da Clínica Veterinária Faro Animal. Num período de seis meses, foi analisado material proveniente de nove cadelas, quatro Terrier Brasileiro, três Poodle e duas sem raça definida. A idade das cadelas variou entre sete e 16 anos. Duas eram castradas e as demais foram castradas durante o procedimento de mastectomia. Uma cadela apresentava três lesões distintas na cadeia mamária, outra, duas lesões, e as demais, uma lesão. Das doze amostras de neoplasias mamárias, sete (58,3%) tiveram o diagnóstico sugerido pelos achados do exame citopatológico confirmado no histopatológico, enquanto que em cinco amostras (41,7%) não houve confirmação. Os dados deste trabalho permitem concluir que a citopatologia apresentou limitações como técnica diagnóstica nos casos de neoplasias mamárias em cadelas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tavares, Suelene Brito do Nascimento, Rita Goreti Amaral, Edna Joana Cláudio Manrique, Nadja Lindany Alves de Sousa, Zair Benedida Pinheiro de Albuquerque, and Luiz Carlos Zeferino. "Controle da Qualidade em Citopatologia Cervical: Revisão de Literatura." Revista Brasileira de Cancerologia 53, no. 3 (September 28, 2007): 355–64. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2007v53n3.1803.

Full text
Abstract:
O exame citopatológico é importante ferramenta para a detecção das lesões precursoras do câncer do colo uterino que, naquele momento, são tratáveis, resultando em significante decréscimo da mortalidade. Entretanto, o exame citopatológico apresenta falhas, pois a taxa de resultados falso-negativos pode variar de 2% a 50%. Os resultados falso-negativos ocorrem principalmente devido a erro de coleta, de escrutínio e de interpretação. O controle interno e o externo da qualidade na rotina dos laboratórios têm como objetivo final melhorar o desempenho diagnóstico do exame citopatológico, além de possibilitar a avaliação do desempenho do escrutinador e a identificação de causas de erros relacionados à coleta. O controle interno da qualidade pode ser realizado regularmente e abrange o monitoramento da adequabilidade da amostra, a observação do tempo de escrutínio, o controle da carga de trabalho do escrutinador, a revisão hierárquica dos esfregaços e a revisão dos esfregaços negativos. O controle interno de qualidade também pode compreender a análise da correlação cito-histológica, a revisão de exames anteriores, o monitoramento estatístico da freqüência das lesões e da adequabilidade da amostra, a inclusão proposital de esfregaços anormais na rotina. Educação continuada, qualificação do pessoal e exame de proficiência periódico são estratégias a serem adotadas. Revisão aleatória ou total dos exames, revisão rápida ou detalhada são métodos que têm vantagens e desvantagens na detecção dos resultados falso-negativos. Cabe ao laboratório definir a melhor estratégia de controle interno da qualidade que permita a melhoria do processo técnico e, conseqüentemente, da qualidade do serviço dos laboratórios de citopatologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Citopatologia"

1

Collaço, Luiz Martins. "Monitoramento externo da qualidade em citopatologia cérvico-vaginal." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2002. http://hdl.handle.net/1884/48636.

Full text
Abstract:
Orientador : Luiz Fernando Bleggi Torres
Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna
Resumo: O objetivo deste trabalho foi relatar a metodologia empregada e os resultados obtidos na Unidade de Monitoramento Externo da Qualidade do Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Estado do Paraná, no período de outubro de 1997 a julho de 1999 (21 meses). Foram revisados 65 753 citologias cérvico-vaginais provenientes dos 52 laboratórios participantes do Programa. Os casos selecionados compreenderam todos aqueles com alterações citológicas, desde ASCUS e AGUS até carcinoma invasor, todos os insatisfatórios e os casos interpretados como negativos, estes selecionados aleatoriamente, até completarem 10 a 12% do total de exames ao mês. A releitura dos casos alterados e a revisão dos casos discordantes foram efetuadas por dois citopatologistas com maior experiência em citologia cérvico-vaginal; os negativos foram reavaliados por sete citopatologistas. A nomenclatura aplicada foi a de Bethesda, modificada, incluindo o diagnóstico isolado de efeitos citopáticos pelo HPV. O índice de discordância foi de 2,91%. A faixa etária com maior índice de discordância foi a de 30-39 anos (8,90%). O maior número de discordância ocorreu nos diagnósticos de HPV, ASCUS e NIC I. O maior redirecionamento dos diagnósticos foi para a categoria Lesão Intra-Epitelial Cervical de Alto Grau (NIC II e NIC III). A categoria ASCUS foi a mais freqüentemente supradiagnosticada, sendo os casos redirecionados para alterações reacionais e reparativas. Observou-se também que, estatisticamente, em caso de dúvida entre ASCUS e Lesão Intra-Epitelial de Alto Grau, há maior possibilidade de erro quando se alocam os casos na categoria ASCUS; o mesmo ocorre quando há dúvida entre NIC I e Lesão de Alto Grau, verificando-se maior possibilidade de erro ao alocar-se o diagnóstico em NIC I. A metodologia mostrou-se satisfatória para monitoramento externo da qualidade. Palavras chaves: Citologia, Papanicolaou, Controle de qualidade, Câncer do colo uterino.
Abstratc: The aim of this work was to report the methodology and results of the Unit for Monitoring o f External Quality established for the Cervical Cancer Screening Program of Paraná between October 1997 and July 1999 (21 months). A total of 65 753 cervical smears from the 52 participating laboratories were reviewed. All nonnegative and unsatisfactory smears and a randomically selected fraction of the negative smears were rescreened up to the completion of 10-12% of the total monthly smears. The non-negative cases were reviewed by two expert cytopathologists and the selected negative cases were reviewed by seven other cytopathologists. The disagreement cases were further rescreened by the two cytopathologists with higher expertise in the field. The diagnosis were discharged according to the reviewed Bethesda System, including the isolated diagnosis of cytopathic effects due to human papilloma virus infection. The disagreement rate was of 2,91%. The 30-39 years old age range presented the highest disagreement rate (8,90%). The highest disagreement rates were recorded in the cases previously interpreted as HPV, ASCUS and CIN I. Most of these cases were reallocated as HSIL (CIN II and CIN ID). ASCUS cases were most frequently overdiagnosed and further reclassified as reactive or reparative. A statistically significant higher possibility of error was observed when disputable ASCUS/HSIL and CIN I/HSIL cases were respectively classified as ASCUS and CIN I. The methodology was considered satisfactory for monitoring o f external quality. Key words. Cytology, Papanicolaou smear, Quality control, Cervical cancer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Miranda, Fábio Vieira de. "Estudo do efeito do fumo sobre a velocidade de proliferação da células da mucosa bucal : ação da suspensão do hábito." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2009. http://hdl.handle.net/10183/97696.

Full text
Abstract:
Uma das formas de prevenção do câncer bucal é a remoção de fatores que influenciam na ocorrência desta patologia, sendo um deles o hábito de fumar. Este estudo avaliou os efeitos do abandono do fumo nas células da mucosa bucal em um período de 3 e 6 meses em indivíduos que ingressaram do programa de abandono de fumo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A amostra foi composta por 28 indivíduos, 14 no grupo controle, 7 no grupo abandono de fumo e 7 no grupo não abandono. Como forma de investigação este trabalho analisou, através da citopatologia associada à técnica histoquímica de AgNOR, a variação do ritmo da velocidade de proliferação celular com o abandono do fumo. Os esfregaços foram obtidos da mucosa do lábio inferior, borda de língua e assoalho bucal. Foi avaliado de forma quantitativa o número de AgNORs presentes em cada núcleo do total de 50 células por sítio anatômico. Foi realizada analise da média de AgNORs por núcleo e também a porcentagem de núcleos com ≥ 3 < 5 AgNORs e ≥ 5 AgNORs. Na mucosa do lábio inferior e do assoalho bucal não observou-se diferenças estatísticas significantes. A mucosa da borda de língua mostrou diferenças estatísticas quando avaliada longitudinalmente no grupo não abandono de fumo, tanto na comparação com o grupo controle quanto com o momento inicial, observamos aumento na taxa de proliferação celular nos tempos de 3 e 6 meses. No grupo abandono houve um discreto aumento sem diferença estatística aos 3 meses com diminuição deste valor aos 6 meses. Esta avaliação sugere que o não abandono do fumo promove aumento na velocidade de proliferação em borda de língua e que a remoção do fumo começa a indicar no tempo de 6 meses a regressão da taxa de proliferação para valores próximos aos do grupo controle para a mucosa da borda de língua. Nossos dados mostram que uma percentagem de 45% de células com ≥ 3 < 5 AgNORs e 7% com ≥ 5 AgNORs por núcleo seria um “ponto de corte” para risco em indivíduos fumantes. A borda de língua apresentou maior sensibilidade para os efeitos do fumo e seu abandono no período de 6 meses, indicando que o hábito promoveu aumento da velocidade de proliferação.
One possible way to prevent oral cancer is by excluding or limiting associated risk factors, such as smoking. The present study assessed the effects of smoking cessation on cells of the oral mucosa, after 3 and 6 months, in patients attending a smoking cessation program at Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Brazil. The sample included 28 patients, as follows: 14 controls, 7 patients who had quit smoking, and 7 smokers. Cytopathology was used in association with the AgNOR histochemical technique to assess variations in cell proliferation rate caused by smoking cessation. Smears were obtained from the lower lip, border of the tongue, and floor of the mouth. Were assessed with regard to the number of AgNORs per nucleus in a total of 50 cells collected from each anatomic site. The mean number of AgNORs per nucleus and the percentage of nucleus with > 3 and ≥ 5 AgNORs were quantified. No statistically significant differences were observed in cells collected from the lower lip and floor of the mouth. Cells collected from the border of the tongue, however, showed significant differences in the long term when compared to the control group and to baseline values. An increased cell proliferation rate was observed at 3 and 6 months in the group of smokers. Patients who had quit smoking showed a slightly increased proliferation rate at 3 months (nonsignificant) and a lower result at 6 months. These findings suggest that smoking increases the rate of cell proliferation on the border of the tongue, with a gradual regression to normal (control) levels starting 6 months after cessation for the mucosa of the border of the tongue. Our data show that a percentage of 45% of cells with ≥ 3 < 5 AgNORs and 7% with ≥ 5 AgNORs for nucleus would be a “point of cut” for risk in smoking individuals. The border of the tongue showed a higher sensitivity for the effects of smoking and smoking cessation in a period of 6 months, with an increased cell proliferation rate observed in association with smoking.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Abrahim, Naíza Menezes Medeiros, and 92-99962-0222. "Contribuição da Citopatologia Esfoliativa no diagnóstico de lesões de cavidade oral." Universidade Federal do Amazonas, 2017. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6331.

Full text
Abstract:
Submitted by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2018-04-23T13:30:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Naíza ABRAHIM dissertação.pdf: 2379113 bytes, checksum: 03d17ed0d8926251d43bd117d3a16c14 (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2018-04-23T13:32:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Naíza ABRAHIM dissertação.pdf: 2379113 bytes, checksum: 03d17ed0d8926251d43bd117d3a16c14 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-23T13:32:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Naíza ABRAHIM dissertação.pdf: 2379113 bytes, checksum: 03d17ed0d8926251d43bd117d3a16c14 (MD5) Previous issue date: 2017-09-19
.
JUSTIFICATION: Oral cancer is considered worldwide as a major public health problem, more common in developing countries. The evolution can be insidious, and often diagnosed only in advanced stages with mutilating surgeries, associated or not with adjuvant treatment. As in other cancers, early diagnosis is a priority activity to perform less aggressive treatments and improving survival. An activity that can contribute to the early diagnosis of lesions with or without evident clinical repercussion is exfoliative cytology; technique is not yet implemented for the diagnosis of oral lesions in the Amazonas´s state. OBJECTIVES: The aim of this study is to evaluate the efficacy of the use of exfoliative cytology for the diagnosis of oral cavity and oropharyngeal lesions, prior to its surgical removal. MATERIAL AND METHODS: Patients with an incisional or excisional biopsy of oral cavity lesions attended at the Dental North Specialty Center and the Oncology Control Center Foundation of the State of Amazonas, both in Manaus-AM, were selected. Before completing the biopsy, and after patient's consent, a form was filled out to obtain clinical data, followed by photodocumentation of the lesion and collection of cytological material for the preparation of conventional smears and in a liquid medium. These were fixed and then stained by the Papanicolaou technique. The results of the cytology techniques were compared with each other and with those obtained in the histopathological evaluation. RESULTS: The study sample was composed of 50 patients, 30 females and 20 males. In 70% of the cases, the lesions were histological interpreted as benign and 30% as malignant. Squamous cell carcinoma was the most prevalent lesions, with 15 cases, the benign lesions preferential site was lip and the malignant lesions were tongue, the profile´s patients diagnosed with malignancy was of male patients, smoker and alcohol use. When comparing the two methods of cytology we obtained 100% sensitivity, specificity 97%, accuracy 97%, Kappa 0.91. Regarding the accuracy of the cytological and histopathological diagnosis, sensitivity was 86.6%, specificity 100%, PPV 100%, NPV 94.5%, Kappa 0.958 and accuracy 96%. CONCLUSIONS Traditional and liquid based cytology methods were able to identify and classify cell changes with characteristics of malignancy and have high sensitivity and specificity, without significant differences between the two techniques tested. Cytology techniques have proven reproducible and, if well indicated, can be routinely used for the early detection of malignant lesions.
JUSTIFICATIVA: O câncer de boca é considerado em todo o mundo como um grave problema de saúde pública, sendo mais incidente em países em desenvolvimento. Sua evolução pode ser insidiosa, sendo na maioria das vezes diagnosticado apenas em estágios avançados, em que cirurgias mutiladoras são realizadas, associadas ou não a tratamento adjuvante. Como em outras neoplasias, a precocidade do diagnóstico é atividade prioritária para a realização de tratamentos menos agressivos e na melhoria da sobrevida. Uma atividade que pode contribuir para o diagnóstico precoce de lesões orais e de orofaringe, com ou sem repercussão clínica mais evidente, é a citologia esfoliativa, técnica ainda não implementada para avaliação das referidas lesões no Estado do Amazonas. OBJETIVOS: Avaliar a eficácia do uso da citopatologia esfoliativa para diagnóstico de lesões de cavidade oral antes de sua remoção cirúrgica. MÉTODOS: Foram selecionados pacientes com indicação de biópsia incisional ou excisional de lesões de cavidade oral e orofaringe, atendidos no Centro de Especialidade Odontológica Norte e na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, ambos em Manaus-AM. Antes da realização da biópsia, e após anuência do paciente, foi realizado preenchimento de formulário para obtenção de dados clínicos, seguido de fotodocumentação da lesão e de coleta de material citológico para confecção de esfregaços convencional e em meio líquido. Estes foram fixados e então corados pela técnica de Papanicolau. Os resultados das técnicas de citologia foram comparados entre si e com aqueles obtidos na avaliação histopatológica. RESULTADOS: A amostra foi constituída de 50 pacientes, na qual 30 eram do sexo feminino e 20 do sexo masculino. E em 70% dos casos a lesão foi interpretada à histopatologia como de natureza benigna e em 30%, como maligna. A localização preferencial das lesões benignas foi em lábio e das lesões malignas, em língua, sendo que destas, a mais prevalente foi o carcinoma escamocelular, com 15 casos. O perfil dos pacientes com diagnóstico de malignidade foi de pacientes do sexo masculino, tabagistas e etilistas. Quando os dois métodos de citologia foram comparados entre si foram obtidos os seguintes resultados: sensibilidade 100%, especificidade 97%, acurácia 97%, Kappa 0,91. Com relação à acuidade do diagnóstico citológico com o histopatológico, a sensibilidade foi de 86,6%, a especificidade de 100%, o VPP 100%, o VPN 94,5%, Kappa 0,958 e acurácia 96%. CONCLUSÕES: Os métodos de citologia tradicional e em meio líquido foi capaz de identificar e classificar as alterações celulares características de malignidade e possuem alta sensibilidade e especificidade, sem que houvesse diferenças significativas entre as duas técnicas testadas. As técnicas de citologia se mostraram reprodutíveis e se bem indicadas podem ser utilizadas rotineiramente para detecção precoce de lesões malignas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Madureira, Jéssica Vencatto Senem. "Citopatologia causada pelo Alphabaculovirus no sistema traqueal de Bombyx mori (Lepidóptera: Bombycidae)." Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2014. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/658.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-07-10T14:17:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao -16.pdf: 1891470 bytes, checksum: 1b28975beba2d1e4f43d3a0f9f79a9aa (MD5) Previous issue date: 2014-02-11
Bombyx mori is an insect of the order Lepidoptera that is only found only in germplasm banks; it is used in scientific research and for commercial purposes. In the latter case, the silk cocoon, which is produced at the end of the 5th larval instar, is used in the production of various yarns and fabrics. This branch of Brazilian agribusiness, known as sericulture, is well developed in the state of Paraná, where it is a form of small-scale family farming. Several factors impact negatively on Brazilian sericulture, such as diseases during rearing, and B. mori is susceptible to a virus from the Baculoviridae family, namely, Bombyx mori multiple nucleopolyhedrovirus (BmMNPV), genus Alphabaculovirus (AlphaBV), which infects the larvae and jeopardises commercial production of the cocoon, causing losses to farmers and industry. Studies have proved that BmMNPV is polyorganotropic and there are several target organs, such as the tracheal system; however, details of its cytopathology are not known. The tracheal system is responsible for the aeration of the tissues of the insect. Thus, the present study aimed to describe the cytopathology of the tracheas of hybrid larvae of B. Mori, infected experimentally with BmMNPV, and isolated geographically in the state of Paraná. Fifth instar hybrid larvae were divided into two groups; one control, and the other inoculated. After ingestion, and on different days post-inoculation (dpi), from the 2nd to the 9th dpi, the larvae were anesthetized and dissected. Segments of organs such as the integument, muscle and silk gland, containing branches of the trachea, were collected and fixed in Karnovsky modified for transmission electron microscopy. On the 2st dpi, fresh hemolymph analysis was conducted in order to determine the susceptibility of the hemocytes. The results revealed that the hemocytes were infected from the 2nd dpi and the epithelial cells of the trachea were infected from the 4th dpi. The cytopathology of the tracheal cells showed hypertrophic nucleus, containing the viroplasm, the site of the synthesis of the nucleocapsids. Subsequently, the formation and development of the polyhedra occured, accentuating the nuclear hypertrophy and culminating in cell lysis. Virions were also observed, immersed in the basal lamina of the trachea, which appeared to be disorganized. Thus, the cytopathology of the trachea was consistent with the infection caused by AlphaBV, and the data that was obtained provides a better understanding of the infectious cycle of BmMNPV in the body of the insect. The time of infection, later for the hemocytes, and the presence of virions in the basal lamina of the trachea, indicated that this system is a secondary target for infection, and also that the hemolymph is an important dispersant of viral infection
Bombyx mori é um inseto da ordem Lepidoptera encontrado somente em bancos de germoplasma, sendo utilizado em pesquisas científicas e para fins comerciais. Neste caso, seu casulo de seda, construído ao final do 5º instar larval, é usado na produção de diversos fios e tecidos. Este ramo da agroindústria brasileira, conhecido como sericicultura, se apresenta bem desenvolvido no Estado do Paraná, estando incluído no programa de agricultura familiar. Vários são os fatores que exercem influência na sericicultura nacional, como as doenças, e B. mori é susceptível a um vírus da família Baculoviridae, o Bombyx mori multiple nucleopolyhedrovirus (BmMNPV), gênero Alphabaculovirus (AlphaBV). Ao infectar as lagartas o vírus compromete a produção comercial do casulo, causando prejuízos aos produtores rurais e a indústria. Estudos comprovam que o BmMNPV é poliorganotrófico e vários são os órgãos-alvos, como o sistema traqueal; entretanto, detalhes de sua citopatologia não são conhecidos. O sistema traqueal é responsável pela aeração dos tecidos do inseto e o presente estudo objetivou descrever a citopatologia das traqueias de lagartas híbridas de B. mori infectadas experimentalmente pelo BmMNPV, isolado geográfico do Paraná. Para tanto, lagartas híbridas de 5º instar foram divididas em dois grupos, controle e inoculado. Neste, o inóculo viral foi fornecido na alimentação e em diferentes dias pós-inoculação (dpi), do 2º ao 9º dpi, as lagartas foram anestesiadas e dissecadas; segmentos do tegumento, músculo e glândula da seda, contendo ramos da traqueia, foram coletados e fixados em Karnovsky modificado para a microscopia eletrônica de transmissão. No 2º dpi foi efetuada análise a fresco da hemolinfa, para averiguar a susceptibilidade dos hemócitos. Os resultados revelaram que os hemócitos se apresentaram infectados a partir do 2º dpi e as células epiteliais da traqueia a partir do 4° dpi. A citopatologia das células traqueais revelou núcleo hipertrófico, contendo o viroplasma, que é o local de síntese dos nucleocapsídeos. Posteriormente, houve a formação e o desenvolvimento dos poliedros, acentuando-se a hipertrofia nuclear e culminando com a citólise. Vírions também foram visualizados na lâmina basal da traqueia, que se apresentou desorganizada. Assim, a citopatologia da traqueia condiz com a infecção causada por AlphaBV, e as informações obtidas permitem um melhor entendimento do ciclo infeccioso do BmMNPV no corpo do inseto. O tempo de infecção, posterior ao dos hemócitos, e a presença de vírions na lâmina basal da traqueia, indicam que este sistema é alvo secundário e, ainda, que a hemolinfa se apresenta como um importante dispersor da infecção viral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Burzlaff, João Batista. "Estudos sobre a aplicabilidade da citopatologia no diagnóstico precoce do câncer bucal." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/11121.

Full text
Abstract:
O câncer bucal é uma doença que afeta principalmente homens acima de 40 anos com hábito de fumar e beber. Em geral, esses pacientes têm o diagnóstico da enfermidade realizado tardiamente, acarretando tratamentos complexos, mutilantes e de alto custo tanto financeiro como social e de prognóstico sombrio a ponto do câncer bucal apresentar uma taxa de sobrevida em 5 anos inferior a 50%. O diagnóstico precoce representa uma alternativa importante para alterar esse panorama. Os recursos de que os profissionais da área da saúde, principalmente os cirurgiões-dentistas, dispõem são o diagnóstico clínico de lesões estabelecidas acompanhado da biópsia com exame histopatológico.Outra alternativa para o diagnóstico precoce dos carcinomas espinocelulares ocorre quando estes são precedidos de lesões cancerizáveis. Nas duas últimas décadas, a utilização da citopatologia como método de diagnóstico de danos celulares prévios ao aparecimento de lesões clínicas possibilitou sua utilização em mucosa bucal. Os estudos apresentados tratam especificamente desta aplicação clínica, abordando: a) os aspectos genéticos do câncer bucal; b) a correlação histocitopatológica de lesões cancerizáveis em câncer bucal e na mucosa normal exposta aos carcinógenos; c) a validação das amostras citopatológicas; d) a padronização da técnica de extração de DNA em células esfoliadas da mucosa bucal.
Oral cancer affects mainly men over 40 years who are exposed to tobacco and alcohol. These patients usually receive a late diagnosis, which results in complex, mutilating treatments with high financial and social costs, poor prognosis, and, therefore, a 5-year survival rate lower than 50%. Early diagnosis is critical to change this situation. The resources currently available to healthcare professionals, particularly dentists, are the clinical diagnosis of lesions and biopsies for histopathologic examination. Another alternative for the early diagnosis of squamous cell carcinomas is the identification of precursor lesions. In the last two decades, cytopathology has been used as a method to diagnose cell damage that precedes the appearance of clinical lesions, and this use can be extended to the oral mucosa. The studies reported here deal specifically with this clinical application, and discuss: A) the genetic factors in oral cancer; B) the cytohistologic correlation of cancer precursor lesions and the normal mucosa exposed to carcinogens; C) the validation of cytopathologic samples; D) the standardization of the technique to extract DNA of cells exfoliated from the oral mucosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Futterleib, Alexandre. "Acurácia das técnicas de Papanicolaou por citomorfologia e de Feulgen por citometria digital no diagnóstico de atipias em exames citopatológicos da mucosa oral." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007. http://hdl.handle.net/10923/377.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2011-12-27T14:14:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 000397760-0.pdf: 4296178 bytes, checksum: 3ccf0ad7999b20924588139629f108bd (MD5) license.txt: 581 bytes, checksum: 44ea52f0b7567232681c6e3d72285adc (MD5)
The aim of the present study was to compare the accuracy of the methods of Papanicolaou with cytomorphology and of Feulgen with digital cytometry in the detection of cellular atypias in cytopathologic examinations of the oral mucosa. The sample comprised 68 patients with lesions as indication for biopsy, and were distributed based on clinical diagnosis as follows: 25 squamous carcinomas, one erythroplakia, three fibromas, 23 fibroepithelial hyperplasias, 14 leukoplakias and nine cases of lichen planus. The lesions were submitted to exfoliative cytology by liquid-based system, and were immediately biopsied after collection of the cytologic specimen. The cytologic specimens were processed by the methods of Papanicolaou and of Feulgen, and the histopathologic specimens by the technique of paraffin embedding and staining with hematoxylin and eosin, which totaled 225 slides, 75 for each method. The slides processed by the Papanicolaou method were submitted to cytomorphologic analysis using a light microscope and classified as positive or negative for cellular atypia. In the Feulgen method, the analysis was carried out by digital cytometry, calculating the degree of DNA ploidy. The histopathologic specimens constituted the gold standard from which were calculated the indices of sensitivity, specificity, positive predictive value, negative predictive value and accuracy for the two cytopathologic methods. The Papanicolaou method had a sensitivity of 79. 4% and specificity of 92. 1%, while for the Feulgen these indices were respectively 96. 8% and 53. 1%. The indices of positive and negative predictive value were respectively 90% and 83. 3% for the Papanicolaou and 66. 7% and 94. 4% for the Feulgen. The accuracy was 86. 1% for the Papanicolaou and 74. 6% for the Feulgen. If the leukoplakias were excluded from the evaluation, the Papanicolaou method increased in sensitivity (96. 2%) without differing significantly for the Feulgen in this respect. If all the premalignant lesions were excluded from the evaluation, the two cytopathologic methods exhibited 100% sensitivity. The results allowed us to conclude the following. (1) The methods of Feulgen combined with digital cytometry and of Papanicolaou with cytomorphology exihibit a similar accuracy in the detection of atypias in cytopathologic examinations of the oral mucosa (p=0. 093). (2) the Papanicolaou method combined with cytomorphologic analysis has a positive predictive value (p=0. 023) and specificity (p<0. 001) superior to those for Feulgen, while the latter has greater sensitivity (p=0. 037). The methods did not differ significantly with regard to the negative predictive value (p=0. 251). (3) In the Feulgen method, the cytometric nuclear variables integrated optical density, area and diameter are capable of differentiating positive and negative lesions for atypia in cytopathologic examinations of the oral mucosa. (4) The difference in sensitivity and specificity suggests that the two cytopathologic methods should be applied in combination.
A presente pesquisa teve por objetivo comparar a acurácia dos métodos de Papanicolaou por citomorfologia e de Feulgen por citometria digital na detecção de atipias celulares em exames citopatológicos da mucosa oral. A amostra foi constituída por 68 pacientes portadores de lesões com indicação de biópsia assim distribuídas de acordo com o diagnóstico clínico: 25 carcinomas espinocelulares, uma eritroplasia, três fibromas, 23 hiperplasias fibroepiteliais, 14 leucoplasias e nove casos de líquen plano. As lesões foram submetidas à citologia esfoliativa em meio líquido e, imediatamente após a coleta citológica, foram biopsiadas. As amostras citológicas foram processadas pelos métodos de Papanicolaou e de Feulgen, e as amostras histopatológicas, pela técnica da parafina e coradas com hematoxilina e eosina, o que totalizou 225 lâminas, 75 para cada método. As lâminas processadas pelo método de Papanicolaou foram submetidas à análise citomorfológica em microscópio ótico e classificadas em positivas e negativas para atipia celular. No método de Feulgen, a análise foi feita por citometria digital, calculando-se o grau de ploidia do DNA. As amostras histopatológicas constituíram o padrão-ouro, a partir do qual foram calculados os índices de sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo e acurácia para ambos os métodos citopatológicos. O método de Papanicolaou teve sensibilidade de 79,4% e especificidade de 92,1%, enquanto para o Feulgen esses índices foram, respectivamente, 96,8% e 53,1%.Os índices de valor preditivo positivo e valor preditivo negativo foram, respectivamente, de 90% e 83,3% para o Papanicolaou e de 66,7% e 94,4% para o Feulgen. A acurácia de Papanicolaou foi de 86,1% e de Feulgen 74,6%. Ao serem excluídas as leucoplasias da análise, o Papanicolaou sofreu incremento de sensibilidade (96,2%) sem diferir significativamente do Feulgen neste quesito. Ao serem excluídas todas as lesões cancerizáveis da análise, os dois métodos citopatológicos exibiram 100% de sensibilidade. Os resultados permitiram concluir que: (1) os métodos de Feulgen associado à citometria digital e de Papanicolaou por citomorfologia exibem acurácia semelhante na detecção de atipias em exames citopatológicos da mucosa oral (p=0,093); (2) o método de Papanicolaou associado à análise citomorfológica tem valor preditivo positivo (p=0,023) e especificidade (p<0,001) superiores aos do Feulgen, enquanto este exibe maior sensibilidade (p=0,037). Os métodos não diferem significativamente no quesito valor preditivo negativo (p=0,251); (3) no método de Feulgen, as variáveis citométricas nucleares densidade ótica integrada, área e diâmetro são capazes de diferenciar lesões positivas e negativas para atipia em exames citopatológicos da mucosa oral; (4) as diferenças de sensibilidade e especificidade sugerem que ambos os métodos citopatológicos sejam aplicados de forma combinada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rosa, Stephane Cássia Oliveira. "Sensibilidade da Citoinclusão para o diagnóstico de Osteossarcoma em cães." Botucatu, 2016. http://hdl.handle.net/11449/148758.

Full text
Abstract:
Orientador: Noeme Sousa Rocha
Resumo: O Osteossarcoma (OSA) refere-se ao tumor ósseo mais comum em cães. A citoinclusão compreende o ato de inserir amostras citológicas em blocos de parafina, auxiliando na qualidade do diagnóstico citológico e obtendo espécimes de reserva para serem utilizadas em outras técnicas, incluindo imunoistoquímica. Com o intuito de avaliar a sensibilidade, especificidade e descrição da técnica de citoinclusão no diagnóstico de OSA de ossos longos de cães, 11 cães de oito a 13 anos com diagnóstico de OSA foram submetidos a exames citológicos, histopatológicos e, técnica da citoinclusão. Para a citoinclusão, foi feita a punção do tumor, fixação com 1mL de álcool a 95%, deixado em repouso por cinco minutos na própria seringa e, aspirou-se aproximadamente 9 mL de formol a 10% e manteve-se fixado por mais 24 horas, mantendo a seringa posicionada para cima para decantação das células. Como imunomarcador, utilizou-se a osteopontina. Em razão da maior preservação arquitetural, a avaliação a partir das amostras de citoinclusão, verificou-se parte de relações arquiteturais mais bem estabelecidas do que em amostras de esfregaços, auxiliando na caracterização do processo. Houve concordância da citoinclusão com a histopatologia e marcação imunoistoquímica de osteopontina positiva com alta sensibilidade e especificidade. É possível afirmar, que a técnica de citoinclusão é eficaz, segura para pesquisa de marcadores prognósticos de tumores ósseos em menor espaço de tempo e baixo custo podendo ser utiliz... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zelmanovitz, Flavio. "Nódulos solitários hipercaptantes de tireóide : um estudo de prevalência, citopatologia e aspectos funcionais." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1995. http://hdl.handle.net/10183/171317.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Hosni, Elaini Sickert. "Líquen plano oral e o grau de ploidia de DNA determinado por citometria digital." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008. http://hdl.handle.net/10923/484.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2011-12-27T14:14:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 000408027-0.pdf: 1831975 bytes, checksum: 2ef27343fbfe0d71c8ec76332da61065 (MD5) license.txt: 581 bytes, checksum: 44ea52f0b7567232681c6e3d72285adc (MD5)
The aim of this research was to investigate and quantify the frequency of the DNA ploidy, established by digital cytometry, in Feulgen’s stained biopsies slides, in reticular (ROLP) and atrophic-erosive (AEOLP) oral lichen planus (OLP) forms, and still, to analyze 14 nuclear measures of the selected nuclei images of epithelial cells in each one of specimens. Forty slides of paraffin-embedded biopsies of OLP, had been evaluated, subdivided in 20 samples of Reticular Lichen Planus (ROLP - group R) and 20 samples of Atrophic-erosive (AEOLP - group AE). Group R presented 18 diploid and 2 aneuploid cases. Group AE showed 10 diploid, 1 tetraploid and 9 aneuploid cases. The more frequent DNA ploidy in LPO injuries, considering both clinical forms, was the diploid. The diploid DNA was associated with the reticular clinical form whereas the aneuploid DNA ploidy was associated with the atrophicerosive form. Among the 14 nuclear measures analyzed, the mean density, minimum density and roundness had presented significant difference between the groups R and AE.
Esta pesquisa teve o objetivo de verificar o grau e a freqüência de ploidia de DNA, pela técnica de citometria digital, em lâminas coradas pelo método de Feulgen, com espécimes de biópsias de lesões de líquen plano oral do tipo reticular (LPOR) e atrófico-erosivo (LPOAE), e, ainda, analisar 14 padrões de medidas cariométricas das imagens dos núcleos de células epiteliais selecionados em cada um dos espécimes. Foram avaliadas 40 lâminas de biópsias de LPO, emblocadas em parafina, subdivididas em 20 amostras de líquen plano reticular (LPOR - grupo R) e 20 amostras de líquen plano atrófico-erosivo (LPOAE - grupo AE). O grupo R apresentou 18 casos diplóides e 2 casos aneuplóides. O grupo AE exibiu 10 casos diplóides, 1 tetraplóide e 9 aneuplóides. Concluiu-se que o grau de ploidia de DNA mais freqüente em lesões de LPO é o diplóide. O grau de ploidia diplóide está associado a forma clínica de LPOR, enquanto que o grau de ploidia aneuplóide está associado a forma clínica de LPOAE. Entre as 14 medidas cariométricas analisadas nos núcleos das células epiteliais de LPO, a densidade média, densidade mínima e roundness apresentaram diferença significativa entre os grupos R e AE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cândido, Lisiane. "Análise citológica da mucosa oral e concentrações salivares e urinárias de 1-hidroxipireno glucoronídeo em tomadores de chimarrão." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2015. http://hdl.handle.net/10923/7230.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-08T02:02:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000468073-Texto+Completo-0.pdf: 2289187 bytes, checksum: e95cc5f55a1d9f82d97c26b1b5b34118 (MD5) Previous issue date: 2015
Carcinogenesis is a complex multifactorial process dependent on inherent to individual or environmental factors. Environmental polycyclic aromatic hydrocarbons (PAHs) have been pointed as a risk factor for different types of cancer, especially in upper aerodigestive tract. Chimarrão is a hot maté beverage containing PAHs that are incorporated to the herb during drying process of the leaves. Individuals that drink chimarrão are exposed do PAHs, which can be assessed by 1-hydroxypyrene-glucuronide levels (1-OHPG). The aim of the present study was to evaluate cytomorphometric alterations of oral mucosa epithelium in chimarrão drinkers correlating them to salivary and urinary levels of 1-OHPG. Adult males and females without history of regular alcohol use were allocated into 4 groups: (1)=39 chimarrão drinkers who did not smoke; (2)=25 chimarrão drinkers who smoked; (3)=27 smokers who did not drink chimarrão; and (4)=27 individuals who had neither of these habits. Mucosal scrapings were performed and subjected to qualitative (Papanicolaou) and quantitative (nuclear area, cytoplasmic area, nucleus/cytoplasm ratio) analysis. Urine and saliva samples were assayed for 1-OHPG by high-performance liquid chromatography (HPLC).All samples were classified into Papanicolaou class I. Nuclear and cytoplasmic areas of epithelial cells in soft palate smears did not significantly differ between the groups, whereas in buccal (cheek) mucosa they were significantly greater in the chimarrão group than in controls. The nucleus/cytoplasm ratio as well as salivary and urinary concentrations of 1-OHPG did not significantly differ. Urinary and salivary 1-OHPG concentrations were positively correlated to each other but they did not show any correlation with the cytometric variables. Nuclear and cytoplasmic areas were positively correlated to each other in either palate or buccal mucosa smears. Conclusion : Chimarrão was associated with neither cytomorphometric alterations in epithelial cells of palate smears nor urinary and salivary 1-OHPG levels. Buccal smears showed higher nuclear and cytoplasmic area in the chimarrão group, but this result does not support an association with dysplasia.
A carcinogênese é um processo complexo e multifatorial dependente de fatores que são inerentes ao indivíduo ou ambientais. A presença de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs) no meio ambiente tem sido apontada como um dos fatores de risco para o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, principalmente do trato aerodigestivo superior. O chimarrão é uma bebida quente à base de erva-mate que concentra HAPs incorporados à erva durante o processamento de secagem das folhas. Indivíduos com o hábito de tomar chimarrão estão expostos aos HAPs, exposição esta que pode ser mensurada por meio da quantificação de 1-hidroxipireno glucoronídeo (1-OHPG). O presente estudo teve por objetivo investigar alterações citomorfométricas do epitélio da mucosa oral em tomadores de chimarrão e correlacioná-las com os níveis salivares e urinários de 1-OHPG. Indivíduos adultos, de ambos os sexos e sem história de uso regular de álcool, foram distribuídos em quatro grupos: (1)=39 indivíduos tomadores de chimarrão, não-fumantes; (2)=25 fumantes tomadores de chimarrão, (3)=27 indivíduos fumantes não tomadores de chimarrão e (4)=27 indivíduos sem nenhum dos hábitos supracitados (grupo–controle). Amostras de citologia exfoliativa foram obtidas da mucosa do palato mole e mucosa jugal para avaliação qualitativa (Papanicolaou) e quantitativa (área nuclear, área citoplasmática e proporção núcleo/citoplasma). Amostras de saliva e urina foram coletadas para dosagem de 1-OHPG por meio de cromatografia líquida de alta performance (HPLC).Os resultados evidenciaram todas as amostras citológicas classificadas como classe I de Papanicolaou. As áreas nuclear e citoplasmática das células epiteliais do palato, bem como a proporção núcleo/citoplasma de ambos os sítios não diferiram significativamente entre os grupos. No grupo chimarrão, as células epiteliais da mucosa jugal exibiram área nuclear e área citoplasmática significativamente maiores que o grupo-controle. Foi observada correlação positiva entre área nuclear e citoplasmática, bem como entre concentrações salivares e urinárias de 1-OHPG. Conclusão : Não foi observada associação do chimarrão com alterações citomorfométricas das células epiteliais do palato, ou com os níveis salivares e urinários de 1-OHPG. Embora área nuclear e citoplasmática tenham sido significativamente maiores no grupo chimarrão do que no controle, o presente estudo não permite inferir que essas alterações tenham tendência displásica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Citopatologia"

1

Meisels, Alexander. Cytopathology of the uterine cervix. Chicago: ASCP Press, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

S, Erozan Yener, Bonfiglio Thomas A, Erozan Yener S, and Bonfiglio Thomas A, eds. Fine needle aspiration of subcutaneous organs and masses. Philadelphia: Lippincott-Raven, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Husain, O. A. N. A colour atlas of gynaecological cytology. London: Wolfe Medical Pub., 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

PCR in situ hybridization: Protocols and applications. 2nd ed. New York: Raven Press, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nuovo, Gerard J. PCR in situ hybridization: Protocols and applications. 3rd ed. Philadelphia: Lippincott-Raven Publishers, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

PCR in situ hybridization: Protocols and applications. New York: Raven Press, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nauth, Hans. Citopatologia Ginecologica. Marban Libros, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cuadernos de Citopatologia 5. Diaz de Santos, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Atlas de Dificultades Diagnosticas en Citopatologia. Elsevier Espana, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rodriguez, J. Cuadernos de Citopatologia 4 - Aparato Respiratorio II. Diaz de Santos, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Citopatologia"

1

Centenaro, João Rogério, Larissa Grunitzky, Natasha Rocha da Silva, and Paulo Henrique Braz. "USO DA CITOPATOLOGIA PARA O DIAGNÓSTICO DE TUMORES DE PELE EM ANIMAIS DOMÉSTICOS." In A Pesquisa nos Diferentes Campos da Medicina Veterinária 3, 229–39. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.54620071226.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Patrick Leonardo Nogueira da, Brenda Oliveira Nascimento Pinto, Luís Cláudio Cardoso Fonseca, Cláudio Luís de Souza Santos, Valdira Vieira de Oliveira, and Carolina dos Reis Alves. "PERFIL SOCIOECONÔMICO E CLÍNICO DE MULHERES CADASTRADAS EM UNIDADE DE SAÚDE COM CITOPATOLOGIA ONCÓTICA ALTERADA." In Atenção Primária à Saúde no Brasil: desafios e possibilidades no cenário contemporâneo, 202–16. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.aps276.1121-17.

Full text
Abstract:
identificar o perfil socioeconômico, demográfico e clínico de mulheres cadastradas em uma Unidade de Saúde com citopatologia oncótica alterada. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizado no Sistema de Informação do Câncer e em prontuários de mulheres que realizaram o rastreamento do câncer de colo uterino em uma Unidade de Saúde no período de 2014 a 2019 cujos resultados apresentaram alterações. Foram realizadas 1003 coletas neste período, porém a amostra foi constituída por 21 exames citopatológicos alterados. Utilizou-se um formulário como instrumento de coleta de dados. O tratamento dos dados se deu por meio de análise descritiva. Resultados: observou-se que 47,6% das mulheres investigadas apresentaram lesões intraepiteliais de baixo grau; 9,5% tiveram lesões intraepiteliais de alto grau; 33,3% desenvolveram atipias de significado indeterminado (escamosas e glandulares); 4,8% foi detectado adenocarcinoma invasor (cervical); e outros 4,8% detectou-se adenocarcinoma invasor (endometrial). Conclusão: as alterações cervicais estiveram concentradas nas mulheres com poucos filhos, casadas, com maior nível de escolaridade e sem queixas de dispareunia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vilaça, Fabiana Aparecida, Ana Claudia Siqueira, Bárbara da Rocha Pereira, Jéssica Dantas de Freitas, Mariana dos Santos, and Rita de Cássia Frenedozo. "Levantamento das principais dificuldades dos graduandos de ciências biológicas e biomedicina para o ensino de citopatologia." In Pesquisa em educação: contextos metodológicos e abordagens teóricas, 33–45. Pimenta Cultural, 2020. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2020.961.33-45.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Citopatologia"

1

Keller, Breno, Thiago D. Guimarães, Pedro Igor De S. Malaquias, Gabriel M. dos S. Ferreira, Mariana T. Resende, Claudia M. Carneiro, and Andrea G. C. Bianchi. "CitoFocus: Uma Plataforma para Colaboração e Aprendizado em Citopatologia." In Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2021.16083.

Full text
Abstract:
A natureza subjetiva e interpretativa da análise do exame de Papanicolaou requer grande conhecimento e experiência do profissional responsável. A tecnologia e a construção de ferramentas de auxílio ao citopatologista podem serúteis na busca pela excelência no diagnóstico. Usufruindo de um comportamento usual dos especialistas, de buscar apoio e discussão com outros profissionais, este trabalho propõe o aplicativo CitoFocus como um ambiente colaborativo voltado para a discussão de casos, com foco nas imagens e informações clínicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

DE ALMEIDA SOUZA, TELMA, MÔNICA NOGUEIRA DA COSTA FIGUEIREDO, MÁRCIO DA SILVA CAMILO, and THIAGO DE SOUZA CRUZ. "O USO DE ABORDAGEM HÍBRIDA PARA O ENSINO DE CITOPATOLOGIA." In 25º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2019. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed/xxvciaed.2019.30414.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Brito, Lairce Cristina Ribeiro, THAYNA PERES COSTA, and JOSÉ LOPES PEREIRA JÚNIOR. "TESTES MOLECULARES E SEU CARÁTER ADJUVANTE À CITOPATOLOGIA TIREOIDIANA INDETERMINADA." In III Congresso Brasileiro de Biologia Molecular On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2023. http://dx.doi.org/10.51161/iii-conbramol/15381.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nascimento, Acácia Eduarda de Jesus. "COMPARAÇÃO ENTRE A CITOPATOLOGIA E A HISTOPATOLOGIA NO DIAGNÓSTICO DAS NEOPLASIAS DÉRMICAS EM CANINOS- REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso Brasileiro On-line de Clínica Médica Veterinária. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/convet/11811.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, William Pereira, Vanessa Silva de Souza Borges, and Alcindo Antônio Ferla. "Citologia anal: alternativa para diagnóstico de alterações induzidas por papilomavírus humano e parasitas em apoio ao cuidado na rede de saúde." In XIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST - IX Congresso Brasileiro de AIDS - IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202133p240.

Full text
Abstract:
Introdução: A citopatologia anal é utilizada de forma similar à técnica citológica cervical para diagnosticar lesões precursoras e câncer invasor induzidos pelo papilomavírus humano. Também pode ser aplicada para diagnosticar parasitas responsáveis por outras infecções sexualmente transmissíveis e, ocasionalmente, identificar microrganismos exclusivos do trato gastrointestinal (amebas, cistos e ovos de larvas). Qualificar os laudos de diagnóstico citopatológico pode apoiar o cuidado desde a atenção primária. Objetivo: Revisar a aplicação da técnica para diagnósticos neoplásico e inflamatório no canal anal. Métodos: Revisão seletiva da literatura no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. As fontes foram recuperadas com a pergunta: “Como a citologia anal pode apoiar o cuidado nos serviços de saúde?”. Resultados: Fontes recuperadas sugerem coleta de material do canal anal nas Unidades Básicas de Saúde e o encaminhamento para laboratórios de citopatologia. Nessa fase são emitidos diagnósticos conforme alterações observadas nas células escamosas/glandulares. Parasitas devem ser descritos de forma reprodutível. No caso de herpes e papilomavírus humano, a técnica, limitada para visualização dos vírus, identifica alterações citopáticas causadas pelas infecções. Outros agentes podem ser identificados pela morfologia, além do estado inflamatório: Trichomonas, Candida, Chlamydia trachomatis. Infecções causadas por protozoários, fungos e/ou bactérias aumentam o risco de câncer anal. Algumas alterações detectadas não são patognomônicas das infecções e exames mais específicos podem ser indicados no laudo para apoiar a decisão clínica ainda na atenção primária. A descrição precisa, com laudos com sugestões complementares de diagnóstico, pode orientar as práticas clínicas nos serviços, ampliando a resolutividade e qualidade das ações desde a atenção primária, qualificando os sistemas, redes de atenção e indicadores de saúde. Conclusão: A correlação clínico-citológica no laudo diagnóstico facilita o acompanhamento e tratamento adequados. Com a definição da indicação de exames adicionais será possível traçar melhor os protocolos de cuidado à população em diferentes agravos, apoiando ações de promoção e proteção à saúde nos serviços territoriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SANTOS, L. M. C., S. LORENTE, and D. ETLIN-COLONELLIGER. "PERFIL DE QUALIDADE DOS LABORATÓRIOS QUE REALIZAM EXAMES CITOPATOLÓGICOS NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO." In III Mostra Dos Trabalhos De Conclusão De Curso Da Especialização Em Vigilância Laboratorial Em Saúde Pública. Agron Science, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/101014-2.

Full text
Abstract:
O câncer de colo uterino é um grave problema de saúde pública. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) recomenda o exame citopatológico como método de rastreamento e propõe o monitoramento periódico de indicadores de qualidade para avaliação de desempenho dos laboratórios da rede pública de saúde (SUS). O objetivo deste trabalho foi descrever o perfil de qualidade dos laboratórios de citopatologia do Estado de São Paulo que utilizaram o SISCAN, em 2019. Os dados foram obtidos na plataforma DATASUS e tabulados no Microsoft Office Excel 2016 para cálculo do índice de positividade (IP), percentuais de células escamosas atípicas (ASC) em relação ao total de exames satisfatórios e alterados, razão ASC/lesão intraepitelial (ASC/SIL), índice de insatisfatoriedade e percentual de lesão intraepitelial de alto grau (HSIL). Em 2019, dos 118 laboratórios que realizaram exames citopatológicos no SUS, 59 (50%) emitiram resultados pelo SISCAN. O IP médio do estado foi 2,9%, ASC/exames satisfatórios 1,8%, ASC/exames alterados 61,5%, ASC/SIL 1,9 e HSIL/exames satisfatórios 0,26%. Dos 829.856 exames realizados, 0,89% foram classificados como insatisfatórios, sendo o dessecamento da amostra a principal causa. Observou-se que 50% dos laboratórios utilizaram o SISCAN para emissão dos resultados, dificultando o seguimento e acompanhamento online das pacientes. O IP e o percentual de HSIL foram abaixo do recomendado. Conscientizar os profissionais sobre a importância do SISCAN para integração dos resultados, bem como a adoção de estratégias de controle de qualidade e capacitação periódica são fundamentais para a melhoria da qualidade do rastreamento do câncer de colo uterino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, Beatriz Santos, Cris Magna dos Santos Oliveira, and Marcus Valerius da Silva Peixoto. "Implementação de testes rápidos na realização do exame citopatológico em uma estratégia de saúde da família no município de Aracaju em tempos de pandemia: um relato de experiência." In XIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST - IX Congresso Brasileiro de AIDS - IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202133p087.

Full text
Abstract:
Introdução: A pandemia trouxe diversas mudanças para o mundo. No município de Aracaju (SE), essa situação não foi diferente, o que levou à suspensão de algumas atividades nas unidades de saúde, a exemplo da realização dos testes rápidos para vírus da imunodeficiência humana, sífilis, hepatite B e C, tornando ainda mais difícil diagnosticar uma infecção sexualmente transmissível. Um dos exames que não foi suspenso em meio ao caos foi a realização da citopatologia oncótica, realizada pelo enfermeiro em mulheres com vida sexual ativa. Objetivo: Relatar a implementação dos testes rápidos durante a triagem para o exame citopatológico no momento de pandemia. Métodos: Trata-se de um relato de experiência realizado por uma enfermeira residente em saúde da família que realizou 240 testes rápidos em 60 mulheres com idades entre 14 a 70 anos durante o segundo semestre de 2020 que aguardavam o procedimento citopatológico. Resultados: Foi possível identificar oito (13,33%) usuárias assintomáticas para sífilis, sendo realizada, em todas após resultado do teste, investigação por meio do Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas, FTA-ABS IgM e FTA-ABS IgG, excluindo os diagnósticos falso-positivos. Após resultados dos exames, todas foram tratadas e acompanhadas pelas mídias sociais para a resolução de possíveis dúvidas, convocação para tratamento adequado e busca ativa dos parceiros. Durante a triagem também foi possível realizar educação em saúde, identificar os riscos, sanar dúvidas, notificar os casos suspeitos, além de distribuir preservativos e incentivar seu uso. Mediante essa experiênci,a foi possível observar a dificuldade para conseguir os testes rápidos no município, o que pode contribuir para o avanço da doença. Conclusão: É importante também enfatizar a potencialidade da estratégia de saúde da família, principalmente durante a realização dos testes em diversos momentos oportunos, o que leva a identificar e tratar várias infecções de modo precoce, evitando, assim, a disseminação e o avanço da infecção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Britto, Júlia Macedo de, and Rita Maira Zanine. "Os achados da colposcopia no rastreio das lesões precursoras do carcinoma cervical uterino: experiência em um hospital universitário." In 45º Congresso da SGORJ XXIV Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-20211311070.

Full text
Abstract:
Introdução: O presente estudo tem por objetivo principal determinar a acurácia dos achados colposcópicos no diagnóstico das lesões intraepiteliais de colo uterino. Como objetivos secundários: determinar a acurácia da citologia oncótica no diagnóstico das lesões intraepiteliais de colo uterino; determinar a sensibilidade (S), a especificidade (E), o valor preditivo positivo (VPP) e o valor preditivo negativo (VPN) da citologia e da colposcopia em relação ao exame histopatológico. Métodos: Trata-se de um estudo analítico, retrospectivo, transversal e observacional, baseado na análise de prontuários de pacientes que foram encaminhadas da rede básica de saúde ao ambulatório de patologia do trato genital inferior e colposcopia de centro terciário por alteração no exame citopatológico convencional, no período de fevereiro de 2011 a agosto de 2018. As citopatologias foram classificadas pelo Sistema Bethesda, 2001. Com base nos resultados de citologia, colposcopia e histopatologia cirúrgica (cone/ cirurgia de alta frequência - CAF), foram calculados S, E, VPP e VPN, utilizando a histopatologia cirúrgica como padrão ouro. Resultados: Os valores obtidos para a citologia foram S=70,8%; E=47,8%; VPP=84,1%; e VPN=29,4%. Os resultados da colposcopia demonstraram S=79,3%; E=46,7%; VPP=85,4%; e VPN=36,4%. A acurácia, portanto, foi 66,1% da citologia e 72,7% da colposcopia. Conclusão: Apesar da pouca diferença entre as acurácias, demonstrou-se a importância da realização de ambos os exames na triagem para evitar o excesso ou a falta de diagnóstico e tratamento. Observou-se que tanto a citologia quanto a colposcopia são mais eficazes na identificação de lesões de alto grau em relação às de baixo grau, gerando um número importante de falsos negativos, que foram detectados por causa da complementação entre os exames de citologia e colposcopia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Britto, Júlia Macedo de, and Rita Maira Zanine. "Os achados da colposcopia em mulheres na perimenopausa para rastreio das lesões precursoras do carcinoma cervical uterino." In 45º Congresso da SGORJ XXIV Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-20211311069.

Full text
Abstract:
Introdução: A detecção precoce do câncer de colo uterino é essencial para a diminuição da incidência e para o tratamento do câncer. Porém, a literatura tem indicado que existem diferenças no rastreio de mulheres em período reprodutivo e pós-menopausa. O presente estudo tem por objetivo principal determinar a acurácia dos achados colposcópicos no diagnóstico das lesões intraepiteliais de colo uterino nas mulheres no pós-menopausa. Como objetivos secundários: eeterminar a acurácia da citologia oncótica no diagnóstico das lesões intraepiteliais de colo uterino; determinar a sensibilidade (S), a especificidade (E), o valor preditivo positivo (VPP) e o valor preditivo negativo (VPN) da colposcopia em relação ao exame histopatológico; determinar S, E, VPP e VPN da citologia em relação ao exame histopatológico. Metodologia: Trata-se de um estudo analítico, retrospectivo, transversal e observacional, baseado na análise de prontuários de pacientes que foram encaminhadas da rede básica de saúde ao ambulatório de patologia do trato genital inferior e colposcopia de um centro terciário em razão de alteração no exame citopatológico convencional, no período de fevereiro de 2011 a agosto de 2018, e que se encontram no pós-menopausa. As citopatologias foram classificadas pelo Sistema Bethesda, 2001. Foram coletados os resultados da citologia oncótica, da colposcopia e da histopatologia (cone/cirurgia de alta frequência - CAF). Resultados: Analisaram-se 55 mulheres com mais de 50 anos de idade. A acurácia da citologia foi de 76,3%; S=87,5%; E=43,7%; VPP=79,5% e VPN=58,3%. Os mesmos valores para a colposcopia foram, respectivamente, acurácia 60%; S=60%; E=60%, VPP=80% e VPN=36%. Conclusão: Deve-se ter cautela na realização e interpretação dos resultados dos testes de rastreio convencionais em mulheres no período pós-menopausa. Em consequência de alterações fisiológicas típicas do climatério, como a não visualização da junção escamo-colunar e a atrofia do epitélio cervicovaginal, sua efetividade é menor que em mulheres em idade reprodutiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography