Academic literature on the topic 'Classe operária (Rio de Janeiro, Brazil)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Classe operária (Rio de Janeiro, Brazil).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Classe operária (Rio de Janeiro, Brazil)"

1

Moraes, Renata Figueiredo, and Paulo Cruz Terra. "Entrevista com a professora Fabiane Popinigis (UFRRJ)." Revista Maracanan, no. 21 (July 11, 2019): 97–104. http://dx.doi.org/10.12957/revmar.2019.43884.

Full text
Abstract:
A entrevistada nesta edição, Fabiane Popinigis, tornou-se, em 2018, a coordenadora do Grupo de Trabalho- Mundos do Trabalho (GT-MT). Este foi criado em 2000, com a oficialização junto à diretoria da Associação Nacional de História (ANPUH), constituindo-se em um espaço, que não existia até então no Brasil, de reunião e troca entre pesquisadores, de diferentes regiões e universidades de país, interessados na história do trabalho. O tema central do presente dossiê, as relações entre trabalho livre e escravo, esteve desde o início presente na definição do escopo e da agenda de pesquisa do GT. A escolha de Popinigs como entrevistada deste número, no entanto, vai muito além do fato de ela ser coordenadora do GT-MT. Com formação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – desde a graduação até o doutorado –, sua tese, premiada no concurso Várias Histórias do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (CECULT), é um estudo de grande impacto e relevância sobre os trabalhadores no século XIX, o que quebrava uma barreira na historiografia do trabalho, já que as investigações geralmente se resumiam ao período pós-1888 por considerarem incompatível o desenvolvimento da classe operária com a existência da escravidão. Ao investigar as formas de mobilização e organização dos caixeiros no Rio de Janeiro ao longo do Império e da Primeira República, a autora foi pioneira em apontar, por exemplo, a relação dos trabalhadores com os poderes municipais. Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Popinigis tem realizado recentemente importantes reflexões que envolvem classe, raça e gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Muniz de A. Jr., Durval. "Paraíbas e Bahianos." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 8 (December 30, 1990): 27–32. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i8.176.

Full text
Abstract:
Neste artigo abordaremos um dos aspectos até hoje negligenciados pela literatura que trata da história do migrante nordestino nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, ou seja, como entender historicamente a formação de estereótipos ou mias contraditórios em torno destes migrantes na região sudeste e como estes contribuíram ou não para a inserção do trabalhador de origem nordestina no mundo do trabalho, mais particularmente como contribuíram para estes se identificarem ou não com a classe operária destas cidades.[...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pessanha, Elina, and Rodrigo Guedes. "A COLEÇÃO DE ASTROJILDO PEREIRA NO AMORJ - ARQUIVO DE MEMÓRIA OPERÁRIA DO RIO DE JANEIRO-UFRJ." Revista Trabalho Necessário 17, no. 33 (July 4, 2019): 331. http://dx.doi.org/10.22409/tn.17i33.p29382.

Full text
Abstract:
O Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro-AMORJ, fundado em 1987, é um núcleo de pesquisa e documentação voltado para a recuperação, registro e preservação do patrimônio material e imaterial referente à história do trabalho, dos trabalhadores e suas organizações. Partindo de uma perspectiva bastante abrangente, o AMORJ tem tentado cobrir as características de constituição e trajetória de diversos segmentos da classe trabalhadora, sua experiência de trabalho em diferentes ambientes, seus esforços de reprodução, suas manifestações culturais, suas várias formas de resistência e atuação política, além da história das instituições relacionadas ao mundo do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bastos Arantes, Erika. "A estiva se diverte: organizações recreativas dos trabalhadores do porto carioca nas primeiras décadas do século XX." Tempo 21, no. 37 (January 2015): 20. http://dx.doi.org/10.20509/tem-1980-542x2015v213708.

Full text
Abstract:
Os primeiros anos do século são marcados por uma intensa atividade associativa dos trabalhadores. Essas associações, que podiam ser as mais diversas, certamente contribuíram de alguma forma para que os trabalhadores se identificassem como parte de um mesmo mundo e se reconhecessem como trabalhadores. No entanto, até bem pouco tempo a historiografia tendeu a observar apenas as associações que previam a luta operária, como os sindicatos. Analisando o caso dos trabalhadores do porto do Rio de janeiro, este artigo tem por objetivo investigar outras formas de organização operária, mais especificamente, as de cunho recreativo, como as sociedades carnavalescas, os clubes dançantes, ranchos etc. Buscarei aqui demonstrar a diversidade associativa daqueles trabalhadores, chamando a aten- ção para o fato de que identidades múltiplas — percebidas na diversidade das organizações — não impediam uma identidade de classe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Arantes, Erika Bastos. "A estiva se diverte: organizações recreativas dos trabalhadores do porto carioca nas primeiras décadas do século XX." Tempo 21, no. 37 (June 2015): 22–41. http://dx.doi.org/10.1590/tem-1980-542x2015v213708.

Full text
Abstract:
Resumo Os primeiros anos do século são marcados por uma intensa atividade associativa dos trabalhadores. Essas associações, que podiam ser as mais diversas, certamente contribuíram de alguma forma para que os trabalhadores se identificassem como parte de um mesmo mundo e se reconhecessem como trabalhadores. No entanto, até bem pouco tempo a historiografia tendeu a observar apenas as associações que previam a luta operária, como os sindicatos. Analisando o caso dos trabalhadores do porto do Rio de janeiro, este artigo tem por objetivo investigar outras formas de organização operária, mais especificamente, as de cunho recreativo, como as sociedades carnavalescas, os clubes dançantes, ranchos etc. Buscarei aqui demonstrar a diversidade associativa daqueles trabalhadores, chamando a atenção para o fato de que identidades múltiplas - percebidas na diversidade das organizações - não impediam uma identidade de classe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Botaro, Luís Gustavo Martins, and Eduardo Romero de Oliveira. "Revistas de Engenharia: a opinião “scientífica da Engenharia Brasileira sobre nossas vias de comunicação” (Brasil, 1867-194?)." Revista Territórios e Fronteiras 12, no. 1 (July 30, 2019): 314. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v12i1.882.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é dissertar a respeito das revistas de engenharia publicadas no Brasil, a fim de apresentar uma discussão relativa ao transporte no país. Tomamos como objeto de estudo revistas que foram produzidas na cidade do Rio de Janeiro, capital, principal centro com instituições para a formação de novos engenheiros e associações de classe dos mesmos. Serão consultadas a Revista de Engenharia (1879-1891), Revista do Instituto Politécnico Brasileiro (1867-1906), Revista do Clube de Engenharia (1887-1934), a Revista das Estradas de Ferro (1885-1889) e a Brazil Ferro-Carril (1911-194?).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Arruda, Bertoldo Kruse Grande de, and Ilma Kruze Grande de Arruda. "Marcos referenciais da trajetória das políticas de alimentação e nutrição no Brasil." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 7, no. 3 (September 2007): 319–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292007000300011.

Full text
Abstract:
Os marcos que influenciaram a concepção e a implementação de propostas inovadoras no campo da nutrição surgiram na década de 30. O inquérito promovido por Josué de Castro no Recife, em 1933, sobre as condições de vida das classes operárias revelou a ocorrência de déficit calórico e de nutrientes e motivou o desenvolvimento de novas pesquisas acerca da situação alimentar em Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, estabelecendo as relações entre alimentação e salário mínimo. Para dar assistência ao governo na formulação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição foi criado o Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN), em 1972, e elaborado o I Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PRONAN), envolvendo 12 subprogramas das diversas estruturas governamentais e, com olhar inovador da desnutrição como uma doença social foi substituído, em 1976, pelo II PRONAN. A extinção do INAN, em 1997, conduziu ao surgimento da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição, responsável pela elaboração da Política Nacional de Alimentação e Nutrição no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional, criando em 2001 o Programa Bolsa Alimentação. A criação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, em 1993, fomentou a aprovação do Programa Fome Zero. Identifica-se que na realidade brasileira, a avaliação das políticas públicas é um campo tradicionalmente marcado pela carência de procedimentos sistemáticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Costa, Jean Carlo de Carvalho, and Maira Lewtchuk Espindola. "A universidade popular na Parahyba: circulação de ideias, sujeitos e ações." Revista HISTEDBR On-line 17, no. 71 (July 13, 2017): 158. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i71.8644641.

Full text
Abstract:
Esse artigo aborda elementos que envolvem os debates referentes à instituição de uma Universidade Popular no estado da Paraíba no início da década de 1910 durante o governo de João Pereira de Castro Pinto. A discussão será apresentada a partir da análise de fontes impressas como as Mensagens Presidenciais, as Atas da Câmara dos Deputados e os artigos publicados no Jornal A União. A ideia de uma Universidade Popular, inspirada em um modelo europeu, ao Brasil, foi introduzida embora tenha passado por uma reestruturação no contexto local. Instituída no Rio de Janeiro, no início do século XX, era destinada à disseminação do pensamento anarquista/socialista para as camadas de trabalhadores. Na Parahyba, Castro Pinto a propôs com o objetivo de afastar essa classe dos perigos das teorias externas. Fundada na Parahyba em 1913, a Universidade Popular teve como o seu público alvo não apenas operários, mas também alunos do Lyceu e toda a intelectualidade parahybana. Tratou-se de iniciativa breve, mas inovadora, que acabou atraindo e envolvendo o público local e diversos personagens em torno de temáticas educativas como higiene, instrução pública e voto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Neder, Álvaro, Daniel Barros, Daniela França, Maria Clara de Matos, Mauricio Flora, Priscilla Sued, Rodrigo Caetano, and Rui Pereira Kopp. "Música, religião e produção social de espaço em uma cidade operária - o caso da igreja da pastora Ana Lúcia em Belford Roxo, Rio de Janeiro." Per Musi, no. 34 (August 2016): 132–76. http://dx.doi.org/10.1590/permusi20163406.

Full text
Abstract:
Resumo A música utilizada em denominações religiosas neopentecostais está passando por diversas transformações na atualidade, deixando ver fissuras e heterogeneidades no que comumente se pensa ser um conjunto doutrinário relativamente coeso em torno de certos pressupostos tidos como indiscutíveis. Sustentamos aqui que a euforia em torno de um gênero musical surgido recentemente em certas igrejas neopentecostais, conhecido como "corinho de fogo" - aqui estudado em uma das primeiras abordagens na literatura acadêmica, senão a primeira -, representa uma tendência de grande propagação entre os fiéis dessas igrejas, e que envolve inclusive questionamentos à exclusão racial e desigualdade de classe. Como evidência, apresentamos o caso da igreja dirigida pela pastora Ana Lúcia. Localizada na cidade de Belford Roxo (Baixada Fluminense, RJ), em região de extrema pobreza, a igreja atrai principalmente fiéis de famílias de baixa renda, predominantemente de raça negra. Nos cultos da pastora, uma exuberante corporalidade negra se alia a uma música fortemente percussiva que é, juntamente com a dança, bastante evocativa dos rituais religiosos afro-brasileiros. Justamente por isso, a igreja, a pastora e seus fiéis e colaboradores sofrem críticas violentas, sem se deixar intimidar por isso, de fiéis e pastores de outras vertentes protestantes. Os resultados desta pesquisa evidenciam um caso específico de uma nova tendência entre as denominações neopentecostais, que vem acirrando de maneira verificável a heterogeneidade existente entre estas denominações, possibilitando que seus fiéis questionem fundamentos doutrinários em favor de lutas sociais e culturais que consideram urgentes. A agência coletiva de fiéis, músicos e pastores constituiu a igreja da pastora Ana Lúcia em um território social produzido ativa e afirmativamente como resposta e desafio à exclusão e preconceito, no qual a música é parte fundamental. A partir deste espaço musical e religioso, esse coletivo luta simbolicamente pelos direitos de inclusão e cidadania, e pelo respeito por suas crenças e práticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Amorim, José Edilson. "Cenas da precariedade de ontem e de hoje | Scenes of the precariousness of yesterday and today." Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte 3, no. 1 (June 2, 2021): 78–92. http://dx.doi.org/10.22456/2596-0911.110604.

Full text
Abstract:
ResumoA partir de uma crônica de Bráulio Tavares, este artigo reflete sobre cenas da precariedade de ontem e de hoje. A primeira cena está em Lima Barreto, em Recordações do escrivão Isaías Caminha, ao referir a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro do século XX, comparada às manifestações de 2013 e 2014 no país; a segunda é a espetacularização da mídia sobre as manifestações de rua em 2013 e 2014, e sobre o processo de impedimento do mandato presidencial de Dilma Rousseff em 2015; a terceira é uma cena da vida cotidiana de uma moça de Brasília em outubro de 2014. As três situações revelam o mundo da classe trabalhadora e seu desamparo em meio ao espetáculo midiático.Palavras-chave: Trabalho. Mídia. Política. Espetáculo. AbstractFrom a chronicle by Bráulio Tavares, this paper reflects about scenes of the precariousness of yesterday and today. The first scene is in Lima Barreto’s novel Recordações do escrivão Isaías Caminha (Memories of the scrivener Isaías Caminha), when referring to the Vaccine Revolt in the Rio de Janeiro of the 20th century, compared to the manifestations of 2013 and 2014 in Brazil; the second is about the media spectacularization of the street manifestations between 2013 e 2014 in Brazil, and also on Dilma Rousseff's impeachment process in 2015; the third one is from the everyday life of a girl from Brasília in October of 2014. All those three situations reveal the world of the working class and its helplessness in the face of the media spectacularization.Keywords: Work. Media. Politics. Spectacle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Classe operária (Rio de Janeiro, Brazil)"

1

Cruz, Marcelo Freitas Soares de Moraes. "Mercado de trabalho e classe trabalhadora em São Paulo e no Rio de Janeiro em 1920." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-04022015-104511/.

Full text
Abstract:
Este estudo contribui para a compreensão da formação dos primeiros núcleos de mercado de trabalho no Brasil, localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro. Buscamos enquadrar a formação desses mercados de trabalho nos processos de modernização socioeconômica em movimento nessas cidades entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Utilizamos os censos industrial e demográfico de 1920 para remontar a estrutura do emprego, localizar a inserção dos trabalhadores nas diversas formas de produção industrial e avaliar as dimensões tomadas pelo assalariamento nestas formações sociais. Essa análise nos levou à conclusão de que o mercado de trabalho de São Paulo era mais dinâmico que o do Rio de Janeiro no sentido de promover a constituição de relações sociais capitalistas no mundo do trabalho. Por fim, procuramos levantar reflexões sobre as formas de exercício de poder por parte dos trabalhadores a partir das diferentes posições ocupadas no mercado de trabalho.
The present work aims to understand the development of the earliest labor market centers in Brazil, located at São Paulo and Rio de Janeiro. It seeks to frame up the development of such labor markets among the socioeconomic modernization movement in these cities between the latter part of the XIXth century and the earlier decades of the XXth century. For that, the 1920 industrial and demographical censuses were used to reconstruct the labor structure and to assess the proportions taken by the impact of salary relations in these social frameworks. Such analysis brought us to the conclusion that the São Paulo labor market was more dynamical than the one in Rio de Janeiro in promoting the build-up of capitalist social relations in labor activities. Lastly, it sought to raise thoughts about the empowerment of workers and the way it was exerted from their different positions occupied in the labor market.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santiago, Silvana. "Tal Conceição, Conceição de Tal : classe, genero e raça no cotidiano de mulheres pobres no Rio de Janeiro das primeiras decadas republicanas." [s.n.], 2006. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281541.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Clementina Pereira Cunha
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-07T00:30:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santiago_Silvana_M.pdf: 616230 bytes, checksum: 4f175c8492f42eb70d191b46fb46ea4b (MD5) Previous issue date: 2006
Resumo: A partir da combinação de fontes processuais, literatura e música popular, este trabalho pretende investigar como se constituíram alguns estereótipos, em especial àqueles relacionados à sensualidade, beleza e a sexualidade das mulatas. Discutindo os conceitos de gênero, classe e raça, minha proposta é pensar como estes estereótipos podem ser percebidos no cotidiano de mulheres negras (e ¿mestiças¿), em sua maioria pobres, de fins do século XIX e início do século XX, período imediatamente posterior à abolição do trabalho escravo no Brasil, bem como da também recente proclamação da República. Utilizando processos de mulheres com a alcunha Conceição combinada a outros nomes, discuto como imagens e estereótipos sobre as mulheres negras surgem no ambiente policial e jurídico. A seguir, tomo a literatura e a música do período como palcos privilegiados para uma leitura alegórica destes estereótipos
Abstract: From the combination of legal proceedings sources, literature and popular music, this work intends an investigation on how some estereotypes were established specially those related to mulata¿s sensuality, beauty and sexuality. Examining gender, class and race concepts, my proposal is to think how these estereotypes may be noted on black (and ¿mestiças¿) women¿s everyday, mostly poor, from the end of nineteenth century and the begining of twentieth century, period just after the slavery abolition in Brazil and short after the Republic proclamation. Using women¿s legal proceedings whose name Conceição was arranged among another names, I examine how images and estereotypes about black women rise on police and juridical environments. Next, I work the period¿s literature and music as privileged stages to allegory readings of these estereotypes
Mestrado
Historia Social
Mestre em História
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Classe operária (Rio de Janeiro, Brazil)"

1

Rebelo, Apolinário. Jornal A classe operária: Aspectos da história, opinião e contribuição do jornal comunista na vida política nacional. São Paulo, SP: Anita Garibaldi, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography