Academic literature on the topic 'Classificação Angle'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Classificação Angle.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Classificação Angle"

1

Foggiato, Augusto Alberto, Antônio Carlos Pereira, Renato Castro de Almeida, Cesar Henrique Fukuji Fuziy, Douglas Fernandes da Silva, and Acácio Fuziy. "Classificação de Angle: uma sugestão de modificação pela relação sagital de caninos." Odonto 27, no. 53 (May 18, 2020): 19. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v27n53p19-27.

Full text
Abstract:
A existência de variações na má oclusão entre a relação molar e a relação dos caninos, demonstra a necessidade de agrupar os problemas de maneira clara e precisa. A grande importância dos caninos na oclusão justifica o estabelecimento de uma nomenclatura própria para descrever os desvios da normalidade, contribuindo para uma comunicação entre os ortodontistas, auxiliando no prognóstico, diagnóstico, plano de tratamento e terapêutica. Portanto, o objetivo deste artigo é sugerir uma complementação a classificação de Angle com a introdução da relação sagital de caninos na análise da má oclusão. A nomenclatura, utilizada para a classificação sagital dos caninos, pode contribuir para preencher uma lacuna existente nas classificações das más oclusões quando se avalia a relação mesiodistal dos elementos dentários, proporcionando a avaliação sagital mais precisa dos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues de Almeida, Marcio. "The Edward Hartley Angle Society of Orthodontics (EHASO)." Revista Clínica de Ortodontia Dental Press 19, no. 4 (October 6, 2020): 4–7. http://dx.doi.org/10.14436/1676-6849.19.4.004-007.edt.

Full text
Abstract:
Todos nós, ortodontistas, conhecemos um pouco da história de um dos maiores nomes da Ortodontia moderna, Edward Hartley Angle, quer seja durante o curso de graduação, por meio da sua famosa classificação das más oclusões datada de 18991 , quer na pós-graduação, pelo desenvolvimento do Aparelho Edgewise (1928)2 . Mas o que nem todos sabem é que existe uma Sociedade, criada há 90 anos, com o propósito de perpetuar o idealismo, os ensinamentos e o legado de Angle: a Edward Hartley Angle Society of Orthodontics (EHASO). Este editorial tem o fim precípuo de fazer uma reflexão acerca dessa nobre sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Garbin, Artênio José Ísper, Paulo César Pereira Perin, Cléa Adas Saliba Garbin, and Luiz Fernando Lolli. "Prevalência de oclusopatias e comparação entre a Classificação de Angle e o Índice de Estética Dentária em escolares do interior do estado de São Paulo - Brasil." Dental Press Journal of Orthodontics 15, no. 4 (August 2010): 94–102. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512010000400014.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: as oclusopatias estão entre os principais problemas de saúde bucal em todo o mundo, juntamente com a cárie dentária e a doença periodontal, e vários índices têm sido utilizados para registrá-las. OBJETIVOS: verificar a prevalência de oclusopatias utilizando a Classificação de Angle e o Índice de Estética Dentária (DAI), sua severidade e a necessidade de tratamento ortodôntico registradas pelo DAI, e comparar os resultados de ambos os índices, visando correlacionar o padrão dos dados coletados e a viabilidade de utilizá-los de forma conjunta. MÉTODOS: a amostra consistiu de 734 escolares com idade de 12 anos, de ambos os sexos, da rede pública do município de Lins/SP. Foram realizados exames nos pátios das escolas com utilização de sondas IPC a olho nu. RESULTADOS: pela Classificação de Angle, encontrou-se 33,24% das crianças com oclusão normal e 66,76% com má oclusão. Pelo DAI, observou-se que 65,26% das crianças apresentavam-se sem anormalidades ou com más oclusões leves. A má oclusão definida esteve presente em 12,81%, a má oclusão severa foi observada em 10,90% e a muito severa ou incapacitante em 11,03%. A maioria das crianças (70,57%) apresentou relação molar normal, e o overjet maxilar anterior foi a alteração mais frequentemente observada. No cruzamento dos índices houve semelhanças e divergências. CONCLUSÃO: o DAI não foi sensível a alguns problemas de oclusão detectados pela Classificação de Angle, e a recíproca foi verdadeira, demonstrando que ambos os índices possuem pontos distintos na detecção das oclusopatias, podendo ser utilizados de forma reciprocamente complementar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinto, Edvaldo de Melo, Pedro Paulo da Costa Gondim, and Niedje Siqueira de Lima. "Análise crítica dos diversos métodos de avaliação e registro das más oclusões." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 13, no. 1 (February 2008): 82–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192008000100010.

Full text
Abstract:
Desde o final do século XIX, vários sistemas de classificação tem sido propostos por diversos autores, com a finalidade, inicialmente, de facilitar o diagnóstico e o tratamento ortodôntico e, posteriormente, servir com eficácia e precisão para os estudos epidemiológicos. A classificação de Angle (1899) tornou-se o maior instrumento de medida das más oclusões durante todo o século passado. Por suas limitações, tanto na avaliação das más oclusões nos sentidos vertical e transversal como também pela falta de critérios necessários para ser considerado um instrumento epidemiológico, diversos autores propuseram outros sistemas para substituir o sistema de Angle, e para isso, realizaram testes e estudos comparativos com esses métodos e encontraram excelentes resultados. Contudo, nenhum deles foi largamente utilizado. A Organização Mundial de Saúde (OMS), a partir de 1997, passou a recomendar o uso de registro de natureza quantitativa para a avaliação de má oclusão. No futuro, novos índices deverão ser desenvolvidos e padronizados no estudo da má oclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

TEIXEIRA, Antonio Castelo Branco, Gilberto MARCUCCI, and João Gualberto Cerqueira LUZ. "Prevalência das maloclusões e dos índices anamnésicos e clínicos, em pacientes com disfunção da articulação temporomandibular." Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo 13, no. 3 (July 1999): 251–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-06631999000300008.

Full text
Abstract:
Os autores analisaram a freqüência das maloclusões e dos índices anamnésicos e clínicos de disfunção segundo HELKIMO10 (1974), e sua possível correlação em 110 pacientes avaliados independentemente da idade e do gênero, portadores de disfunção da articulação temporomandibular. Verificaram-se sinais e sintomas, níveis dos índices de Helkimo (1974), classificação de Angle (1899), medidas de sobressaliência e sobremordida, mordidas cruzadas e número de dentes ausentes. Concluiu-se que predominaram classes II de Angle e sobressaliências maiores que dois milímetros. Entre os índices de Helkimo, houve leve predomínio dos Índices Anamnésicos AiII (sintomas intensos de disfunção) e Índices Clínicos de Disfunção DiI (disfunção leve). Foi estatisticamente significante a relação entre os Índices Clínicos de Disfunção com classe de Angle, bem como entre os Índices Anamnésicos e sobremordidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nunes, Gustavo Manzon, Carlos Roberto De Souza Filho, Laerte Guimarães Ferreira, Luiz Eduardo Vicente, and Maricéia Tatiana Vilani. "Classificação Espectral de Fitofisionomias em Área de Floresta Tropical Utilizando Dados do Sensor Aster." Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde 23, no. 2 (December 9, 2019): 132. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6938.2019v23n2p132-139.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende avaliar a capacidade dos dados gerados pelo sensor Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer (ASTER)/Terra, na discriminação de fitofisionomias existentes na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (RDSA). Os dados ASTER analisados incluem os intervalos espectrais do visível (0.52-0.69 μm), infravermelho próximo (0.78-0.86 μm) e infravermelho de ondas curtas (1.60 a 2.43 μm), sendo que nas bandas destes intervalos foram aplicadas técnicas de classificação espectral adaptadas para os dados deste sensor como Spectral Angle Mapper (SAM), Mixture Tuned Matched Filtering (MTMF), além do NDVI. Através da técnica SAM foi possível a discriminação de seis fitofisionomias predominantes na RDSA. Através da técnica MTMF, que envolve um algoritmo de classificação mais robusto, informações equivalentes foram obtidas. Foi possível ainda a associação e detecção dos padrões espectrais da cobertura vegetal, mostrando a estreita relação com o índice NDVI. Palavras-chave: Mapeamento. Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã. Vegetação. Abstract This article aims to evaluate the data capacity created by a sensor named Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer (ASTER)/Terra, in the phytophysiognomies description of Amanã Sustainable Development Reserve (RDSA). The ASTER data analyzed include the spectral intervals of visible (0.52-0.69 μm), near-infrared (0.78-0.86 μm) and shortwave infrared (1.60 to 2:43 μm), wherein these intervals bands were applied the spectral classification techniques adapted to the data from this sensor as Spectral Angle Mapper (SAM), Mixture Tuned Matched Filtering (MTMF) plus NDVI. By SAM technique was possible to distinguish six predominant phytophysiognomies in the RDSA. By MTMF technique that involves a more robust classification algorithm, equivalent information was obtained. It was also possible to associate and detect spectral patterns of vegetation, showing the close relationship with the NDVI index. Keywords: Amanã Sustainable Development Reserve. Mapping. Vegetation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Duarte, Miqueias Lima, and Tatiana Acácio da Silva. "AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE TRÊS ALGORITMOS NA CLASSIFICAÇÃO DE USO DO SOLO A PARTIR DE GEOTECNOLOGIAS GRATUITAS." Revista de Estudos Ambientais 21, no. 1 (October 10, 2019): 6. http://dx.doi.org/10.7867/1983-1501.2019v21n1p6-16.

Full text
Abstract:
O uso de sensores remotos aliados ao Sistema de Informação Geográfica tem sido de suma importância na classificação e monitoramento do uso e ocupação do solo, permitindo obter importantes produtos que podem subsidiar o planejamento e gestão do território. Assim, este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho dos classificadores supervisionados Minimum Distance-MD, o Maximum Likelihood-ML e o Spectral Angle Mapping-SAM na classificação do uso do solo em uma área do sul do estado do Amazonas através do uso de geotecnologias gratuitas. Utilizou-se uma imagem do sensor Sentinel-2, na qual foram identificadas seis classes de uso e ocupação. A qualidade dos classificadores foi testada a partir de três índices, exatidão global, Kappa e Tau. Apesar do bom desempenho apresentado pelos métodos utilizados, o método ML foi o mais eficiente, apresentando valores de exatidão global, índices Kappa e Tau superiores a 92%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Leandro Félix da, Bartolomeu Israel de Souza, and Vitor Matheus Bacani. "Desempenho comparativo entre classificadores supervisionados no mapeamento de áreas de Ecótono em região de Caatinga." Caderno de Geografia 29, no. 59 (October 29, 2019): 1083–105. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2019v29n59p1083.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por finalidade avaliar o desempenho comparativo entre classificadores supervisionados no mapeamento de áreas de Ecótono em região de Caatinga entre os grandes afloramentos rochosos localizados na região da Área de Proteção Ambiental do Cariri no estado da Paraíba. Os procedimentos metodológicos se basearam nos métodos de classificação de Redes Neurais Artificiais (Neural Net), Máquina de Suporte de Vetores (Machine Support Vector - SVM); Mapeamento de Ângulo Espectral (Spectral Angle Mapper - SAM) e a Classificação Orientada a Objeto (Nearest Neighbor) que posteriormente foram validados pelos parâmetros estatísticos de Índice Kappa e Exatidão Global. Os resultados apontaram que os mapeamentos desenvolvidos pelos classificadores Neural Net e SVM foram os que apresentaram os melhores resultados, sendo ambos qualificados como excelente, seguido do SAM e Nearest Neighbor, ambos qualificados como muito bom pelo o Índice Kappa. Os resultados são importantes para criação de políticas de preservação e principalmente na gestão desses recursos naturais dentro da APA do Cariri e outras UC’s localizadas na região com as mesmas características.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Garbin, Artênio José Ísper, Cléa Adas Saliba Garbin, Fernando Yamamoto Chiba, Tânia Adas Saliba, Suzely Adas Saliba Moimaz, and Erika Kiyoko Chiba. "Oclusopatias e necessidade de tratamento ortodôntico em adolescentes de 12 anos de idade." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 9, 2021): e17610212356. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12356.

Full text
Abstract:
O tratamento das oclusopatias em um sistema de saúde pública requer o levantamento de dados sobre as necessidades ortodônticas de uma determinada população. Dessa forma, diferentes métodos de registro foram desenvolvidos para classificar os problemas de oclusão. O objetivo neste estudo foi investigar a prevalência das oclusopatias e a necessidade normativa de tratamento ortodôntico em jovens de 12 anos de idade. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal realizado com 461 escolares da rede de ensino público. Para a avaliação foram realizados exames clínicos utilizando a Classificação de Angle e o Índice de Estética Dentária (DAI). Observou-se que 8,89% apresentavam oclusão normal, 56,83% oclusopatia em Classe I, 24,08% em Classe II e 10.20% em Classe III. Nenhum ou necessidade de tratamento ortodôntico leve foi observado em 47,51%; o tratamento eletivo esteve presente em 20,61%, altamente desejável em 13,45% e obrigatório em 18,44% dos jovens. Dentre os resultados dos exames clínicos para diagnóstico de oclusopatias utilizando a Classificação de Angle foi observado associação com o Índice de Estética Dentária (DAI) (p <0,0001). Dos componentes do DAI, as principais anomalias dentofaciais observadas foram o apinhamento (63,56%), desalinhamento mandibular anterior (62,26%) e overjet maxilar (45,99%). A prevalência das oclusopatias e da necessidade normativa de tratamento ortodôntico foi elevada, sendo que aproximadamente 1/5 com necessidade de tratamento obrigatório. Os índices foram eficazes para a identificação das oclusopatias, entretanto por avaliarem aspectos clínicos distintos, poderiam ser utilizados concomitantemente para aprimorar o diagnóstico das oclusopatias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Yi, José L. R., Yosio E. Shimabukuro, and José A. Quintanilha. "Identificação e mapeamento de áreas de milho na região sul do Brasil utilizando imagens MODIS." Engenharia Agrícola 27, no. 3 (December 2007): 753–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162007000400019.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como proposta avaliar a identificação e o mapeamento das áreas de milho da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a partir de dados multitemporais do sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer) a bordo do satélite Earth Observing System - EOS-AM (Terra). O algoritmo de classificação supervisionada Spectral Angle Mapper (SAM) foi aplicado com sucesso em uma série multitemporal de imagens EVI pré-processadas. Verificou-se que as áreas classificadas como milho na imagem coincidiam plenamente com áreas mais extensas ou contínuas (> 90 ha) de milho. Áreas de menor extensão ou localizadas em encostas de morros, ao lado de vegetação arbórea, não foram detectadas pelo classificador devido à baixa resolução espacial das imagens. A maior utilidade prática da identificação e da classificação digital das áreas de milho obtidas das imagens MODIS está na sua aplicação para isolar ou complementar o mapeamento das áreas agrícolas visando ao seu monitoramento a partir de diferentes índices de vegetação, derivados de imagens de alta resolução temporal e baixa resolução espacial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Classificação Angle"

1

CORDEIRO, NETO Antonio Franklin. "Impacto da Má Oclusão na Qualidade e Satisfação Com a Vida." Universidade Federal de Pernambuco, 2012. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12095.

Full text
Abstract:
Submitted by Lucelia Lucena (lucelia.lucena@ufpe.br) on 2015-03-11T19:49:35Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Antonio Franklin.pdf: 2144390 bytes, checksum: f8b6fe9ac089d6ba7e63fb422dff99a1 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-11T19:49:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Antonio Franklin.pdf: 2144390 bytes, checksum: f8b6fe9ac089d6ba7e63fb422dff99a1 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2012-07-23
CAPES
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar se o tipo de má oclusão interfere na percepção de qualidade e na satisfação com a vida das pessoas. Materiais e Métodos: Para pesquisa foram aplicados três questionários: o primeiro avaliou os fatores sócio-econômicos e o diagnóstico do tipo de má oclusão por meio da classificação de Angle; o segundo foi o OHIP-14 que mede o impacto das condições bucais na qualidade de vida e o terceiro foi a Escala de Satisfação com a Vida (ESV).Resultados: Foram entrevistados 444 pacientes com idade variando de 18 a 72 anos, com média de 33,78 (± 12,53); 239 (53,83%) eram homens e 205 (46,17%) eram mulheres. Segundo a classificação da máoclusão 48,65% era Classe I, 22,75% era Classe II 1ª divisão, 12,16% era Classe II 2ª divisão e 16,44% Classe III. A má oclusão não obteve impacto negativo no nível de satisfação com a vida, porém em todas as dimensões analisadas pelo OHIP-14, a má oclusão obteve impacto negativo na qualidade de vida e foi estatisticamente significativa. As más oclusões mais severas, como a Classe II e III de Angle, representam um maior impacto negativo em relação aos portadores de má oclusão Classe I de Angle. Além disso, em relação às dimensões avaliadas pelo OHIP-14, a dor física e o desconforto psicológico foram as que sofreram maior impacto negativo na qualidade de vida. Conclusões: As más oclusões não interferem no julgamento do nível de satisfação com a vida das pessoas, porém elas produzem um impacto negativo na qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zanella, Edelvan Hellmann. "Uso de redes neurais e baropodômetro para classificação de escoliose e desvio lateral /." Ilha Solteira, 2019. http://hdl.handle.net/11449/182261.

Full text
Abstract:
Orientador: Aparecido Augusto de Carvalho
Resumo: O desvio lateral da coluna e a escoliose alteram o equilíbrio corporal de uma pessoa e a distribuição de seu peso nos pés. Atualmente com o auxílio do baropodômetro é possível medir a distribuição do peso corporal nos pés, trazendo inovação no que concerne sobre os impactos da escoliose nos mesmos. As alterações da coluna vertebral não são visíveis pelo baropodômetro, logo apenas mensurando a pressão dos pés não é possível determinar uma escoliose e seus possíveis ângulos. Dessa forma, adota-se o objetivo de realizar três redes neurais para classificação de escolioses com dados obtidos pelo baropodômetro do Laboratório de Instrumentação e Engenharia Biomédica (LIEB). No desenvolvimento das redes foram observadas vinte e cinco mil redes neurais feitas para cada proposta, sendo a rede neural A dividida em dois grupos que classificam o desvio lateral A1 (0º a 9º) e a escoliose A2 (10º a 20º) , a rede B foi dividida em dois grupos, B1 (10º a 13º) e B2 (14º a 20º) e a rede C1 que abrange o grupos A1, B1 e B2. A rede A (1,2) obteve uma acurácia média de 70,06%, a rede B (1,2) teve uma a acurácia média em 73,6% e a rede C (1,2,3) classificou em média 56,5% dos dados corretamente. Com os resultados obtidos conclui-se que uma classificação entre três grupos é inviável e a rede A e B podem ser utilizadas como métodos para acompanhamento de evolução ao longo do tempo.
Abstract: The lateral deviation of the spine and scoliosis alter a person's body balance and the distribution of his weight in the feet. Nowadays, with the help of the baropodometer, it is possible to measure the distribution of body weight in the feet, bringing innovation in what concerns the impact of scoliosis on them. The changes in the spine are not visible by the baropodometer, so just by measuring the pressure of the feet it is not possible to determine a scoliosis and its possible angles. Thus, we adopted the objective of performing three neural networks to classify scoliosis with data obtained by the Baropodometer of the Laboratory of Instrumentation and Biomedical Engineering (LIEB). In the development of the networks twenty-five thousand neural networks were made for each proposal, the neural network A being divided into two groups that classified the lateral deviation A1 (0º to 9º) and the scoliosis A2 (10º to 20º), the network B was divided into two groups, B1 (10º to 13º) and B2 (14º to 20º), and the C1 network encompassing groups A1, B1 and B2. The network A (1,2) obtained an average accuracy of 70,06%, the network B (1,2) had an average accuracy of 73.6% and the network C (1,2,3) classified on average 56, 5% of the data correctly. With the results obtained it is concluded that a classification between three groups is not feasible and the network A and B can be used as methods to monitor evolution over time.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Perin, Paulo César Pereira. "Prevalência de má oclusão e necessidade de tratamento ortodôntico, comparando a classificação de Angle e o índice de estética dentária, na cidade de Lins-SP /." Araçatuba, 2002. http://hdl.handle.net/11449/104213.

Full text
Abstract:
Orientador: Artênio José Isper Garbin
Banca: Renato Moreira Arcieri
Banca: Eduardo Guedes Pinto
Banca: Edgard Michel Crosato
Banca: Marcos Rogério de Mendonça
Resumo: Com a evolução da Odontologia, a ortodontia ficou numa situação de desafio, se considerar que, cada vez mais, aumenta a preocupação no sentido da extensão de serviços à comunidade. É necessário conhecer a situação epidemiológica da má oclusão para o planejamento e execução destes serviços. O objetivo do trabalho foi de verificar a prevalência de má oclusão, utilizando a classificação de Angle, a severidade da má oclusão e a necessidade de tratamento ortodôntico, utilizando o Índice de Estética Dentária e a possibilidade de cruzar os dados dos dois índices. Realizou-se levantamento epidemiológico em 734 escolares da rede pública, com doze anos de idade, de ambos os sexos. Encontrou-se 33,24% com oclusão normal e utilizando a classificação de Angle, 66,76% com má oclusão. Observou-se, usando o Índice de Estética Dentária, 65,26% sem anormalidade ou más oclusões leves. Má oclusão definida encontrou-se em 12,81%, a má oclusão severa observou-se em 10,90% e a má oclusão muito severa ou incapacitante em 11,03%. A maioria das crianças (70,57%) apresentou relação molar normal. O Índice de Estética Dentária não se mostrou sensível a alguns problemas de oclusão quando comparado com a classificação de Angle.
Abstract: Due to odontology evolution, the orthodontia has gotten into a challenge situation, if it is considering that a concerning is rising more and more, which aim is extend assistance to the community. There is the necessity of knowing the epidemiological situation of the malocclusion for planning and accomplishment of these services. The purpose of this search was estimate the prevalence of malocclusion applying the Angle classification, the severity of the malocclusion and the need of orthodontic treatment, applying the Dental Aesthetic Index and the possibility of crossing both index datum. An epidemiological survey was achieved in 734 students 12 years old both sexes from public schools. Were found 33,24% having normal occlusion and applying Angle classification 66,76% having malocclusion. Using the Dental Aesthetic Index was noticed 65,26% normal or minor malocclusion. Definite malocclusion was found in 12,81% severe malocclusion in 10,90% and very severe malocclusion or handicapping in 11,03%. Most of the children (70,57%) presented a normal molar relation. The Dental Aesthetic Index did not indicate sensibility to some occlusion problems when compared to the Angle classification.
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Perin, Paulo César Pereira [UNESP]. "Prevalência de má oclusão e necessidade de tratamento ortodôntico, comparando a classificação de Angle e o índice de estética dentária, na cidade de Lins-SP." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2002. http://hdl.handle.net/11449/104213.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2002Bitstream added on 2014-06-13T19:22:56Z : No. of bitstreams: 1 perin_pcp_dr_araca.pdf: 334471 bytes, checksum: e3d6c6ad6a9d15c81eeb54b3dc2a6013 (MD5)
Com a evolução da Odontologia, a ortodontia ficou numa situação de desafio, se considerar que, cada vez mais, aumenta a preocupação no sentido da extensão de serviços à comunidade. É necessário conhecer a situação epidemiológica da má oclusão para o planejamento e execução destes serviços. O objetivo do trabalho foi de verificar a prevalência de má oclusão, utilizando a classificação de Angle, a severidade da má oclusão e a necessidade de tratamento ortodôntico, utilizando o Índice de Estética Dentária e a possibilidade de cruzar os dados dos dois índices. Realizou-se levantamento epidemiológico em 734 escolares da rede pública, com doze anos de idade, de ambos os sexos. Encontrou-se 33,24% com oclusão normal e utilizando a classificação de Angle, 66,76% com má oclusão. Observou-se, usando o Índice de Estética Dentária, 65,26% sem anormalidade ou más oclusões leves. Má oclusão definida encontrou-se em 12,81%, a má oclusão severa observou-se em 10,90% e a má oclusão muito severa ou incapacitante em 11,03%. A maioria das crianças (70,57%) apresentou relação molar normal. O Índice de Estética Dentária não se mostrou sensível a alguns problemas de oclusão quando comparado com a classificação de Angle.
Due to odontology evolution, the orthodontia has gotten into a challenge situation, if it is considering that a concerning is rising more and more, which aim is extend assistance to the community. There is the necessity of knowing the epidemiological situation of the malocclusion for planning and accomplishment of these services. The purpose of this search was estimate the prevalence of malocclusion applying the Angle classification, the severity of the malocclusion and the need of orthodontic treatment, applying the Dental Aesthetic Index and the possibility of crossing both index datum. An epidemiological survey was achieved in 734 students 12 years old both sexes from public schools. Were found 33,24% having normal occlusion and applying Angle classification 66,76% having malocclusion. Using the Dental Aesthetic Index was noticed 65,26% normal or minor malocclusion. Definite malocclusion was found in 12,81% severe malocclusion in 10,90% and very severe malocclusion or handicapping in 11,03%. Most of the children (70,57%) presented a normal molar relation. The Dental Aesthetic Index did not indicate sensibility to some occlusion problems when compared to the Angle classification.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Godinho, Patrícia Valente. "Estudo piloto: a relação das classes de Angle com a pressão plantar." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/30802.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz
Alterações no sistema estomatognático podem provocar influências na manutenção do equilíbrio postural, assim como o sistema estomatognático pode sofrer influência de outras partes do corpo e por consequência, cada vez mais existe um interesse em corrigir as más oclusões a fim de prevenir problemas articulares e musculares no resto do corpo (Rosa, Moraes, Moraes, Filho, & Castilho, 2008). Objetivo: Analisar a relação entre a pressão plantar e as Classes de Angle. Materiais e Métodos: Foram convidados a participar neste estudo alunos da Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz. Após a fase de recrutamento, foi realizada uma triagem de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Posteriormente foi realizada uma avaliação intraoral para observar qual a Classe de Angle que o participante apresentava. Por último foi realizada uma avaliação posturográfica estática que permitiu registar a Distribuição da Pressão Plantar (DPP): ante pé e retro pé no plano ântero-posterior e pé direito e pé esquerdo no plano medio-lateral. Resultados: A amostra do estudo foi composta por 76 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, com média de idade 21,7 ± 1,55 anos. Cinquenta e nove (77,6%) participantes apresentaram Classe I, 13 (17,1%) Classe II e 4 (5,3%) Classe III. Foram encontradas relações estatisticamente significativas entre a distribuição da pressão plantar no ante pé e retro pé entre a Classe I e Classe II (p=0,034) e a Classe I e a Classe III (p=0,001) não se verificando o mesmo no plano medio-lateral. Conclusões: Foi possível observar que na nossa amostra, na Classe I e na Classe II, a força plantar exercida era superior no retro-pé e na Classe III a força plantar exercida foi superior no ante-pé. No sentido medio-lateral, tanto o pé direito como o pé esquerdo apresentaram valores semelhantes nas diferentes Classes de Angle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography