To see the other types of publications on this topic, follow the link: Classificação estatística.

Journal articles on the topic 'Classificação estatística'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Classificação estatística.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Rodrigues, Aryon Dall’Igna. "A classificação do tronco linguístico Tupí." Revista Brasileira de Linguística Antropológica 3, no. 2 (2013): 197–203. http://dx.doi.org/10.26512/rbla.v3i2.16259.

Full text
Abstract:
Uma comunicação de Morris Swadesh publicada nos Anais do XXXI Congresso Internacional de Americanistas aventou um possível aperfeiçoamento da classificação das línguas americanas através do emprego da estatística lexical. Na mesma ocasião, apresentamos um trabalho sobre as chamadas línguas “impuras” do Tupí-Guaraní, servindo-nos do método léxico-estatístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leite, Ellen Flávia Weis, Jayne Garcia, Elisa Henning, and Ana Mirthes Hackenberg. "ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DADOS CLIMÁTICOS DAS CIDADES DE JOINVILLE/SC E NITERÓI/RJ." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (February 21, 2020): 207. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020207-223.

Full text
Abstract:
O conhecimento dos dados climáticos é fundamental para definir estratégias arquitetônicas adequadas ao clima local, uma vez que tais fatores influenciam no desempenho térmico da edificação e consumo de energia. Tendo isso em vista, este artigo apresenta uma análise estatística de dados climáticos de duas cidades brasileiras pertencentes ao mesmo grupo climático, conforme a classificação de climas proposta por Roriz. As cidades analisadas foram: Joinville/SC e Niterói/RJ. O método adotado no estudo envolveu duas etapas distintas. Na primeira etapa, foi realizada uma análise descritiva do conjun
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Adailson da Silva, and Leila Costa de Souza Santos. "Aplicação das classificações do sistema de informação estatística brasileiro à cadeia produtiva óleo-suco-citrícola nacional." Ciência Rural 41, no. 4 (2011): 731–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011005000033.

Full text
Abstract:
O trabalho aborda a aplicação das classificações do Sistema de Informação Estatística em vigência no Brasil na cadeia produtiva agroindustrial, preenchendo assim uma lacuna existente na literatura das ciências agrárias. Devido ao seu destaque no setor, em termos de produção/ comercialização/ exportação, selecionou-se a cadeia produtiva da indústria brasileira óleo-suco-citrícola. O objetivo é identificar o posicionamento de cada classificação na cadeia e as demandas a jusante e a montante para cada atividade e produto. Considerando o sistema estatístico, foi analisada a Classificação Nacional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Camila Rubira, and Suzi Samá. "INFOGRAFIA COM GRÁFICOS: UM ESTUDO SEMIÓTICO DA PERCEPÇÃO E DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 9, no. 2 (2018): 127–46. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v9i2.1655.

Full text
Abstract:
Nas mídias impressa e digital, frequentemente visualizamos noticiários com layouts repletos de signos que despertam a atenção do leitor, dada a maneira como este percebe e processa a informação visual. Nesse sentido, um recurso que tem sido adotado para comunicar a informação estatística é a infografia com gráficos, a qual utiliza o texto verbal (escrito) e o texto não verbal (gráficos estatísticos). Assim, no presente artigo, objetivamos investigar como os signos de um infográfico com gráficos influenciam, facilitando ou dificultando, a compreensão da informação estatística midiática. Para ta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Camargo, Alexandre de Paiva Rio. "Mensuração racial e campo estatístico nos censos brasileiros (1872-1940): uma abordagem convergente." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 4, no. 3 (2009): 361–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222009000300002.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga os sentidos assumidos pela classificação racial nos censos brasileiros. Propõe uma análise convergente entre as convenções sociopolíticas estabelecidas para a investigação (1872, 1890, 1940) ou omissão (1920) do quesito racial dos levantamentos, em diferentes momentos históricos, e o processo de emergência da comunidade técnica de estatísticos em meio às mudanças do paradigma censitário. Como método, considera-se a circularidade existente entre o sistema social de classificação racial, as obras intelectuais de interpretação da nacionalidade vinculadas ao suporte censitári
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nascimento, Gicélia Barreto, Nilvana de Oliveira Schiling, Simone Ribeiro Ubal, Eliara Pinto Vieira Biaggio, and Themis Maria Kessler. "Classificação socioeconômica e qualidade de vida de familiares de crianças e adolescentes com deficiência auditiva." Revista CEFAC 18, no. 3 (2016): 657–66. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201618313215.

Full text
Abstract:
RESUMO: Objetivo: investigar a relação da classificação socioeconômica e a percepção da qualidade de vida de pessoas que possuem um familiar com deficiência auditiva. Métodos: trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter quantitativo e descritivo desenvolvida com familiares de crianças e adolescentes com deficiência auditiva, inseridos no Sistema Único de Saúde. Foram utilizados na pesquisa o Critério de Classificação Econômica Brasil e o questionário de Qualidade de Vida WHOQOL-BREF. Todos os dados foram tabulados e submetidos à análise estatística. Foi realizada estatística descritiva e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sinadinse, José Declerk Buaca, Francisco Carlos Rocha Fernandes, Rafael Douglas Cunha-Silva, and Zuleika Auxiliadora da Luz Sodré. "ESTATÍSTICA E CLASSIFICAÇÃO DAS EMISSÕES SOLARES REGISTRADAS PELO CALLISTO-BR EM 2010 E 2011." Revista Univap 19, no. 34 (2013): 64. http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v19i34.243.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pimentel, Danyelle Siqueira, and Patrícia Kozuchovski Daré. "Aproximações entre a classificação das constituições na ayurveda e na escola alemã da iridologia." Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares 3, no. 4 (2014): 11. http://dx.doi.org/10.19177/cntc.v3e4201411-22.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi comparar as classificações da constituição psicofísica (Prakriti) da Medicina Tradicional Ayurveda com a teoria da biotipologia da escola alemã de Iridologia desenvolvida por Josef Deck. Participaram do estudo 87 pessoas 18 a 70 anos atendidos no Centro de Práticas Naturais da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL no ano de 2011/2. Os instrumentos utilizados foram um questionário de avaliação da constituição psicofísica (prakriti) para identificação do dosha e fotos da íris para verificar a biotipologia de acordo com a escola alemã de Iridologia. Os dados f
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Esteves, Leonardo Roure, Carlos Vicente Andreoli, Eduardo Antonio de Figueiredo, Paulo Santoro Belangero, Alberto de Castro Pochini, and Benno Ejnisman. "A acetabularização como fator protetor na artropatia do manguito rotador." Revista Brasileira de Ortopedia 55, no. 04 (2020): 476–82. http://dx.doi.org/10.1055/s-0039-3402475.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo Verificar se os ombros com acetabularização têm melhores resultados funcionais nos casos de artropatia do manguito rotador. Métodos Avaliação transversal clínica e radiológica de 65 ombros com artropatia do manguito rotador por meio da mensuração da amplitude de movimento (ADM) do ombro, do escore de Constant-Murley, e das classificações radiológicas de Hamada e Seebauer. Os achados clínicos foram comparados com os radiográficos. Resultados Segundo a classificação de Seebauer, com relação à ADM, observamos melhores resultados nos tipos A. Houve diferença estatística significati
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cordeiro, Jose Carlos, and Maria Rita Pontes Assumpção. "Manutenção corretiva: Um procedimento para estabelecimento de indicadores para gestão de ações na área de manutenção e operações." Exacta 14, no. 2 (2016): 173–82. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v14n2.5895.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho foi mostrar um procedimento utilizando métodos estatísticos para categorização dos equipamentos com intuito de estabelecer prioridades na gestão para área da manutenção de uma empresa de corte e distribuição de aço, que possui em seu parque industrial equipamentos com características e tempos de vida diferentes. Para isto foi sistematizado um procedimento com uso de ferramentas estatísticas para agrupamento dos equipamentos conforme suas características e histórico de manutenção. O procedimento resultou na determinação e caracterização de cada equipamento quanto ao se
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Urbanetto, Janete de Souza, Roberta Marco, Sidiclei Machado Carvalho, Marion Creutzberg, Karen Fernandes Oliveira, and Tânia Bosi de Souza Magnago. "Grau de dependência de idosos hospitalizados conforme o sistema de classificação de pacientes." Revista Brasileira de Enfermagem 65, no. 6 (2012): 950–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672012000600010.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi avaliar o grau de dependência dos idosos internados, conforme o sistema de classificação de pacientes; e identificar fatores relacionados à dependência dos pacientes para o cuidado de enfermagem. Delineamento transversal, com amostra de 161 pacientes idosos avaliados no início, meio e final da hospitalização, pela escala de classificação de pacientes. Identificou-se prevalência na classificação intermediária (52,2%); associação estatística significativa da faixa etária de 80 a 100 anos com as classes intermediária e semi-intensiva; 40% dos classificados com cuidados se
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Budek Dias, Cristiane De Fatima, Caroline Subirá Pereira, and Guataçara Dos Santos Junior. "Ensinar Estatística: uma revisão sistemática sobre a formação do professor." Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática 14 (September 27, 2019): 1–20. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62746.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar as publicações científicas a respeito da formação do professor da Educação Básica para o ensino de estatística no cenário mundial. Para tanto, recorreu-se a uma revisão sistemática da literatura, tendo como base a Methodi Ordinatio, a qual permite a ordenação das publicações por relevância. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados: Science Direct, Scielo, Scopus e Web of Science. Para esta análise foram considerados os 15 trabalhos mais relevantes, conforme a classificação dada pelo InOrdinatio. Os resultados dão indícios de que os professores da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Vera, Osmar. "A interpretação dos resultados: um elemento de significado para inferência estatística." Educar em Revista 35, no. 78 (2019): 131–52. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.69046.

Full text
Abstract:
RESUMO Em dois problemas de resposta aberta, onde um teste de hipótese e uma análise de variância elementar são modelados, analisamos as respostas de (N = 224) estudantes de psicologia da Universidade de Huelva, Espanha, em relação ao significado alcançado pelos alunos na interpretação dos resultados. Uma vez resolvidos, eles foram solicitados a interpretar os resultados em termos do problema. Utilizamos a abordagem ontosemiótica da cognição matemática como referencial teórico. Como parte do referencial, consideramos os objetos matemáticos, os processos envolvidos e os resultados, a fim de des
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Costa, Antonio de Lisboa Lopes, José Carlos Pereira, Angélica Adriana Ferreira Nunes, and Maria de Lurdes da Silva Arruda. "Correlação entre a classificação TNM, gradação histológica e localização anatômica em carcinoma epidermóide oral." Pesquisa Odontológica Brasileira 16, no. 3 (2002): 216–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-74912002000300006.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi investigar a existência de correlação da classificação clínica TNM com gradação histológica de malignidade e localização anatômica do carcinoma epidermóide oral. Selecionamos 120 casos de carcinoma epidermóide oral retirados dos arquivos do Hospital Dr. Luiz Antonio (Natal - RN). Após a análise dos prontuários, foram obtidos os dados referentes à classificação clínica TNM e localização anatômica da lesão. A gradação histológica de malignidade foi realizada de acordo com os parâmetros estabelecidos por Wahi22 (1971). A análise estatística dos dados foi realizada util
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva, Olga M. P., and Maria Lúcia Lebrão. "Comparando a Classificação Internacional de Doenças em Odontologia e Estomatologia (CID-OE) com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10)." Revista Brasileira de Epidemiologia 4, no. 2 (2001): 114–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2001000200006.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Nos estudos epidemiológicos de morbidade é necessário se adotar um sistema de classificação de doenças. Na odontologia e nos traumatismos buco-maxilo-faciais pode-se usar a Classificação Internacional de Doenças em Estomatologia e Odontologia (CID-OE) mas, em alguns casos, esta classificação não é adequada. O objetivo deste estudo é comparar a aplicação da CID-OE com a aplicação da CID-10 na classificação de diagnósticos da área. MATERIAL E MÉTODOS: Foram analisados 2.372 casos atendidos em serviços de traumatismos buco-maxilo-faciais e emergências dentais no Município de São Paulo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva, Bruno Oliveira da, Eleonardo Lucas Pereira, Geraldo Oliveira Marques, and Marlilene Silva Gomes. "Classificação geotécnica de solos e sustentabilidade: estudo aplicado à região metropolitana de Belo Horizonte." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 5 (2020): 362–75. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.005.0034.

Full text
Abstract:
Os sistemas de classificação geotécnica de solos são ferramentas imprescindíveis para proposição de soluções de pavimentação racionais e sustentáveis. Por prover os critérios de seleção dos materiais, essas metodologias impactam diretamente na viabilidade técnica, ambiental e econômica dos projetos. O presente artigo apresenta uma análise estatística comparativa entre os sistemas de classificação de solos mais utilizados no Brasil, contrastando os conceitos de classificação da escola rodoviária americana e os procedimentos desenvolvidos nacionalmente, pautados na consideração das particularida
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Cárnio, Maria Sílvia, Débora Cristina Alves, Laís Oliveira Rehem, and Aparecido José Couto Soares. "Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica." Revista CEFAC 14, no. 5 (2011): 792–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462011005000032.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: analisar a efetividade de um Programa de Promoção de Narrativas Escritas, em escolares da terceira série do Ensino Fundamental de uma escola pública. MÉTODO: vinte e um escolares de 3ª séries (14 meninas e sete meninos), entre oito anos e sete meses e 10 anos, foram avaliados quanto à produção escrita livre com base em um tema proposto antes e após um Programa de Práticas de Narrativas Escritas. As produções escritas foram analisadas qualitativa e quantitativamente por meio dos critérios das Competências Comunicativas (Genérica, Enciclopédica e Linguística), sendo o desempenho classi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Rodrigues, Mayzza Campina, Alyne Nunes Mota, Rebeca Eloy de Melo, Eduardo Espíndola Sousa, Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma, and Erika Da Silva Maciel. "Acolhimento com classificação de risco em unidades de pronto atendimento: avaliação sob a ótica do enfermeiro." Saúde em Revista 19, no. 51 (2020): 101–7. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1244/sr.v19n51p101-107.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo do trabalho foi avaliar a percepção dos enfermeiros frente ao Acolhimento com Classificação de Risco implantado em Unidades de Pronto Atendimento. Método: Trata-se de um estudo descritivo com corte transversal e abordagem quantitativa. Para análise dos dados utilizou-se de estatística padrão e a classificação se deu conforme os escores preconizados na metodologia dos instrumentos. Resultados: Participaram do estudo 35 profissionais. As dimensões estrutura e resultados, foram classificadas como Regular, assim como Classificação Geral. Conclusão: Os resultados indicam que os
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Barros, Tomás Santos Vasconcelos, Antônio José Jeha, and Guilherme Vieira Borchio Ribeiro. "Análise interobservador da classificação das lesões em dedo em martelo segundo Albertoni, utilizando-se radiografias simples: Importância do uso do goniômetro." Revista Brasileira de Ortopedia 55, no. 02 (2020): 198–202. http://dx.doi.org/10.1055/s-0039-3400518.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivos Quantificar o grau de concordância intra- e interobservador da classificação Albertoni e avaliar a importância do uso do goniômetro na diferenciação do grau da lesão. Métodos Foram selecionados 10 casos de dedo em martelo, os quais foram avaliados por 60 examinadores. Resultados A concordância interobservador sem o uso do goniômetro foi elevada. Com o uso do goniômetro, obteve-se um “kappa” ainda maior, porém sem relevância estatística. Conclusão A Classificação de Albertoni possui elevada concordância intra- e interobservador, e o uso do goniômetro se mostrou dispensável para
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Silva, Francisco Juanito Costa da, and Danival Sousa Cavalcante. "ANÁLISE CLASSIFICATÓRIA DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO AO RENDIMENTO NO ENADE E NO EXAME DE SUFICIÊNCIA." Revista Gestão em Análise 10, no. 1 (2021): 175. http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i1.p175-195.2021.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa as características dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, classificando-os quanto aos melhores e aos piores desempenhos no Enade e no Exame de Suficiência, assim como desenvolve análises descritivas e comparativas entre os desempenhos dos cursos nos dois exames e a possível associação entre os resultados dos referidos exames, fundamentando a discussão das relações à luz da Teoria da Função da Produção educacional no âmbito do curso de Ciências Contábeis. Com abordagem quantitativa e classificatória, o estudo abrange técnicas de estatística descritiva, análise de correl
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Stensjö, Iraci Pereira, Camila Carvalho Ferreira, and Rejane Magiag Loura. "Classificação e agrupamento das cidades brasileiras em graus-dia de aquecimento e resfriamento: 1960 a 2013." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 9, suppl 1 (2017): 286–300. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.009.supl1.ao03.

Full text
Abstract:
Resumo Graus-dia são usualmente utilizados no mundo para estimar o consumo de energia devido ao aquecimento e/ou resfriamento em edificações. Contudo, no Brasil, não há norma técnica que estabeleça um método de cálculo e/ou um zoneamento de graus-dia. Este trabalho apresenta uma proposta de cálculo do número de graus-dia aplicável em todo o país e um zoneamento nacional decorrente dessa classificação. A base de dados é composta pelas Normais Climatológicas e médias mensais do Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa do INMET. Esses dados juntos permitem avaliar a evolução da condiç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Paes, Neir Antunes. "Avaliação da cobertura dos registros de óbitos dos estados brasileiros em 2000." Revista de Saúde Pública 39, no. 6 (2005): 882–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102005000600003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Calcular e avaliar a cobertura dos registros de óbitos da população adulta das Unidades da Federação brasileira. MÉTODOS: Foram estudadas as estatísticas de óbitos, captadas da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Ministério da Saúde, de 1999 a 2000,comparadas por sexo. A cobertura dos óbitos dos Estados foi estimada por meio de três técnicas de mensuração do sub-registro de óbitos. A estimativa final seguiu critérios pré-determinados que resultaram na classificação dos Estados em quatro categorias de avaliação. RESULTADOS: Pela primeira vez, a Fundação Insti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

PINELLI, Camila, Leonor de Castro Monteiro LOFFREDO, and Mônica Campos SERRA. "Reprodutibilidade de um teste microbiológico para estreptococos do grupo mutans." Pesquisa Odontológica Brasileira 14, no. 1 (2000): 13–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-74912000000100003.

Full text
Abstract:
Com o desenvolvimento de testes microbiológicos salivares simplificados tornou-se mais prático o diagnóstico de pacientes com baixa atividade, porém com alto risco de cárie. O propósito desta pesquisa foi avaliar a reprodutibilidade do CARITEST-SM®, um teste específico para estreptococos do grupo mutans. Catorze voluntários participaram do estudo. A produção de saliva foi estimulada com uma goma de mascar inerte e coletada até a obtenção do volume suficiente para a execução de dois testes - pertencentes a dois conjuntos de lotes diferentes de "kits" CARITEST-SM® (1 e 2) - aplicados para um mes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Monteiro, Bruno Klinke, João Guilherme Cren Chiminazzo, and Fabrício Boscolo del Vecchio. "Mudanças de técnicos no futebol estudo com o Campeonato Paulista." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 32, no. 2 (2018): 199–206. http://dx.doi.org/10.11606/1807-5509201800020199.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito das mudanças de técnicos na classificação final das equipes de futebol. Foram analisadas as súmulas oficiais dos jogos de 60 equipes que disputaram o Campeonato Paulista de Futebol de 2009 nas três divisões. A análise dos dados empregou estatística descritiva, correlação de Spearman e regressão linear. Os resultados apontaram para total de 88 trocas de técnicos durante o campeonato, sendo 24 na série A1, 36 na série A2 e 28 na série A3. Apenas na série A1 houve relação significante (rho=0,61; p=0,003) entre a troca de técnicos e a classificaç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Oliveira Friestino, Jane Kelly, Denisa Mendonça, Pedro Oliveira, Carla M. Oliveira, Rosemeire De Olanda Ferraz, and Djalma De Carvalho Moreira Filho. "Estatística Espacial Aplicada aos Estudos de Incidência de Câncer." Tempus Actas de Saúde Coletiva 10, no. 2 (2016): 103. http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v10i2.1772.

Full text
Abstract:
O Sistema de Informação Geográfica (SIG) como ferramenta em estudos epidemiológicos tem se tornado algo frequente na área da Saúde Coletiva. Em estudos sobre incidência de câncer, o uso da análise espacial ainda é incipiente no país, entretanto possuí grande potencial para auxílio nos modelos de planejamento em saúde. O objetivo deste trabalho é apresentar um método empírico de análise de padrões espaciais para os casos de incidência de cânceres considerados raros que acometem a população com idades entre 0 e 19 anos, discutindo a aplicabilidade da estatística espacial e as possíveis utilizaçõ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva Filho, Luís Abel da, Fládia Valéria Dantas dos Santos, and William Gledson e. Silva. "Evolução das despesas municipais no Ceará: conjuntura e análise." Revista Controle - Doutrina e Artigos 10, no. 2 (2012): 202–22. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v10i2.242.

Full text
Abstract:
Objetiva-se aqui analisar as despesas municipais cearenses nos anos de 2001 e 2010, considerando grupos de entes federativos a partir da classificação presente no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo foi desenvolvido com base nos aspectos teóricos institucionais e nos ligados ao federalismo e descentralismos fiscais, focalizando-se a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Metodologicamente, o artigo lançou mão de estatísticas descritivas, que possibilitaram medir o comportamento das diferentes rubricas de gastos para os distintos grupos de municípios. Finalmente, ati
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Pereira, Stella Gonçalves, Amanda De Jesus Alvarenga Carvalho, Andrezza Gonzalez Escarce, Julie Mary Mourão Alves, Lúcia Maria Horta Figueiredo Goulart, and Stela Maris Aguiar Lemos. "Triagem auditiva na educação infantil: associação com determinantes de saúde." Distúrbios da Comunicação 31, no. 2 (2019): 285–96. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p285-296.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever os resultados da triagem auditiva em escolares da educação infantil e verificar associação com aspectos socioeconômicos e histórico de saúde. Métodos: Amostra composta por 199 crianças. A coleta de dados consistiu na aplicação de questionário estruturado de caracterização da amostra do Critério de Classificação Econômica Brasil e realização de exame de Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes. Resultados: A análise descritiva do perfil dos participantes revelou semelhança entre os sexos e média de idade de quatro anos e oito meses. No perfil auditivo observou-se que a mai
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Renato Moraes, Túlio C. Alberto, Tiago A. Almeida, and Akebo Yamakami. "MDLText e Indexação Semântica aplicados na Detecção de Spam nos Comentários do YouTube." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 10, no. 3 (2017): 49–73. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2017.346.

Full text
Abstract:
Muitos usuários do YouTube produzem conteúdo regularmente e fazem desta tarefa seu principal meio de vida. Contudo, esse sucesso vem despertando a atenção de usuários mal-intencionados, que propagam comentários indesejados para se autopromoverem ou para disseminar links maliciosos. Neste cenário, métodos tradicionais de categorização de texto podem sofrer limitações devido às características inerentes ao problema: (1) os comentários costumam ser curtos e mal redigidos e (2) o problema de classificação é naturalmente online. Este artigo avalia um método de classificação baseado no princípio da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Brito, Giovani Antonio Silva, and Alexandre Assaf Neto. "Modelo de classificação de risco de crédito de empresas." Revista Contabilidade & Finanças 19, no. 46 (2008): 18–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772008000100003.

Full text
Abstract:
O processo de gerenciamento de risco de crédito em instituições financeiras vem passando por uma revisão ao longo dos últimos anos. Nesse contexto, diversas novas técnicas de mensuração de risco de crédito e tomadores têm sido desenvolvidas e implementadas por grandes Bancos. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um modelo de classificação de risco para avaliar o risco de crédito de empresas no mercado brasileiro. O modelo foi construído com base em uma amostra de empresas de capital aberto classificadas como solventes ou insolventes no período entre 1994 e 2004. A técnica estatística utiliz
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Costa, Lucimara Alves da Conceição, and Vitória Regina Spanghero. "Estudo lexical dos nomes indígenas das regiões de Aquidauana, Corumbá e Miranda no Estado de Mato Grosso do Sul: a toponímia rural." MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 1, no. 36 (2013): 75. http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i36.1103.

Full text
Abstract:
Neste trabalho propõe-se um estudo lexical dos nomes de origem indígena que configuram a toponímia rural das regiões de Aquidauana, Corumbá e Miranda pertencentes à mesorregião dos Pantanais Sul-Mato-Grossense. Inicialmente, nossa pesquisa foi realizada por meio de cartas topográficas na escala 1: 125.000 e Mapas Rurais estatísticos (MRU), disponibilizados pelo site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), criados no ano de 2007. Como método classificatório toponímico, recorremos ao modelo taxionômico proposto por Dick (1990), no qual são apresentadas 27 categorias, divididas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Togna, Gisele dos Reis Della, Edgard Crosato, Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani, Edgard Michel-Crosato, and Maria Gabriela Haye Biazevic. "Uso da Classificação Internacional de Doenças na análise do absenteísmo odontológico." Revista de Saúde Pública 45, no. 3 (2011): 512–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102011000300009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Comparar o uso das codificações da classificação de doenças e agravos em solicitações de afastamento do trabalho por motivo odontológico. MÉTODOS: Foram analisadas 240 solicitações emitidas em um serviço público federal entre janeiro de 2008 e dezembro de 2009. O uso da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde - Décima Revisão (CID-10) foi comparado ao sistema de Classificação Internacional de Doenças em Odontologia e Estomatologia (CID-OE). Foi determinada a especificidade da codificação nas solicitações de afastamento, bem como da codifica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pontes, Ticiana Oliveira, Brena Shellem Bessa Oliveira, and Emanuella Silva Joventino. "Characterization of patients with red risk classification in a philanthropic hospital unit / Caracterização de pacientes com classificação de risco vermelha em uma unidade hospitalar filantrópica." Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 13 (March 9, 2021): 164–69. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8072.

Full text
Abstract:
Objetivo: caracterizar o perfil epidemiológico e clínico dos pacientes com classificação de risco vermelha (prioridade zero) em um hospital filantrópico. Método: estudo documental, quantitativo, realizado em um hospital filantrópico com 109 prontuários de pacientes com classificação de risco vermelha que adentraram a emergência ao longo de oito meses. Realizou-se a análise estatística descritiva. Resultados: verificou-se que 33,9% da amostra tinha idade entre 61 e 80 anos; 67,7% eram mulheres; 61,4% não fumavam; 62,4% não eram etilistas; 42,2% eram hipertensos; 16,5% apresentou rebaixamento do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Calegaro, Katia Maria dos Santos, Ana Caroline Arouche Gomes de Souza, Danielle Costa Carvalho Bartoly, and Ana Lucia Telles Fonseca. "Classificação institucional por serviços de enfermagem como alicerce para a fiscalização do exercício profissional brasileiro." Research, Society and Development 9, no. 9 (2020): e688997514. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7514.

Full text
Abstract:
A pesquisa teve como objetivos formular a classificação dos estabelecimentos com base no número de serviços de enfermagem da instituição e dispor os tempos para realização das inspeções de fiscalização do exercício profissional da Enfermagem pelos fiscais do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro. Tratou-se de um estudo de natureza descritiva, com abordagem quantitativa, subsidiado pela epidemiologia descritiva e estatística. O Departamento de Fiscalização constituiu-se local de estudo; a coleta dos dados numéricos e análise documental foram realizadas a partir de documentos lavrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Oliveira, Mariléa Da Silva, Roberta Da Silva Lopes, Guilherme Teixeira Portugal, and José Francisco Moreira Pessanha. "O ESTUDO DOS MÉTODOS ESTATÍSTICOS NA CONTABILIDADE GERENCIAL POR MEIO DA BIBLIOMETRIA ATRAVÉS DA LEI DE LOKTA." Revista de Contabilidade e Gestão Contemporânea 1, no. 2 (2018): 126. http://dx.doi.org/10.22409/rcgc2018.v1i2.a27396.

Full text
Abstract:
O estudo tem como objetivo mapear a utilização dos métodos estatísticos em contabilidade gerencial no período de 2013 a 2016. A fim de atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, exploratória, descritiva e bibliométrica baseada na Lei de Lokta, importante para se avançar nos conhecimentos científicos dos métodos estatísticos utilizados em contabilidade gerencial. A coleta de dados foi através da seleção de artigos na base de dados SPELL no quadriênio com classificação A2, B1 e B2, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Os res
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Pera, Caroline Krobath Luz, and Laura Machado de Mello Bueno. "Revendo o uso de dados do IBGE para pesquisa e planejamento territorial: reflexões quanto à classificação da situação urbana e rural." Cadernos Metrópole 18, no. 37 (2016): 722–42. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2016-3705.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo discute a classificação dos setores censitários, segundo sua situação urbana ou rural, propostos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São exploradas as contribuições que esta classificação traz para o planejamento urbano, pontuando os limites e possibilidades da utilização desses dados para mapeamento da expansão urbana contemporânea e na estruturação do território além da dicotomia urbano-rural. Pontuou-se a necessidade dos usuários das informações censitárias conhecerem o método utilizado pelo Instituto para construção das bases cartográficas utilizadas du
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Botelho, Rosangela Garrido Machado, and André Souza Pelech. "Do Mapeamento Geomorfológico do IBGE a um Sistema Brasileiro de Classificação do Relevo." Revista Brasileira de Geografia 64, no. 1 (2019): 183–201. http://dx.doi.org/10.21579/issn.2526-0375_2019_n1_183-201.

Full text
Abstract:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem sido o órgão responsável pelo levantamento geomorfológico sistemático do território brasileiro. Em quase 50 anos, o IBGE mapeou o país nas escalas de 1.1.000.000 e 1:250.000 através de uma reconhecida e difundida estrutura de taxonomia de relevo. No entanto, diversas outras metodologias têm surgido, o que tem gerado uma falta de diálogo entre os mapeamentos, com frequente incompatibilidade. Neste sentido, o presente artigo discute os caminhos metodológicos percorridos pelo IBGE ao longo das atividades de mapeamento geomorfológico, as
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Wiggers, Marina Arruda Heinzen, Louísse Tainá Tormem, Tânia Maria Sbeghen de Oliveira, and Patrícia Alves de Souza. "Classificação dos Atendimentos no Pronto Atendimento de um Hospital Pediátrico." Research, Society and Development 9, no. 10 (2020): e1669107607. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.7607.

Full text
Abstract:
Objetivo: identificar a demanda de atendimentos no serviço de pronto atendimento (PA). Metodologia: pesquisa transversal, retrospectiva e quantitativa, realizada a partir do registro do CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças) registrados no sistema G-HOSP dos pacientes atendidos no PA de um Hospital Pediátrico no ano de 2018. Foram analisados os dados mensais, sexo, idade (incluídos pacientes de 0 a 15 anos, 11 meses e 29 dias), local de residência e selecionados os 5 principais CIDs. Resultados: o maior número de atendimentos por dia ocorreu no mês de abril e o menor em janei
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Paiva, Luis Euardo Brandão, Jamille Alencar Pio, and Serafim Firmo de Souza Ferraz. "Tipologias da cultura organizacional no setor atacadista de confecção." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 10, no. 2 (2016): 141. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v10i2.749.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva investigar a cultura organizacional predominante em empresas atacadista de confecção de Fortaleza. Para tal isto, a amostra intencional da pesquisa totalizou 89 funcionários em 2 Shoppings considerados pontos de referência no setor atacadista de confecção do Estado do Ceará. Para obtenção dos resultados, aplicou-se um questionário desenvolvido por Cameron e Quinn (2006), que mensura a cultura organizacional nos termos de dimensões e valores compartilhados (cultura clã, cultura inovadora, cultura de mercado e cultura hierárquica). No tocante aos métodos estatísticos, utiliz
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Lanzillotti, Regina Serrão, and Haydée Serrão Lanzillotti. "Resultados do ENADE/2009 dos cursos de estatísticas em discussão." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 19, no. 1 (2014): 157–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772014000100008.

Full text
Abstract:
Objetiva-se confrontar os resultados do ENADE-2009/Estatística entre as IES. A avaliação para a Formação Geral (FG) abordou estudos de caso, simulações, interpretação de textos, análise gráfica e tabular, enquanto a Formação Específica (FE), estudos de casos. As notas foram padronizadas pelo desvio padrão com ajuste para variar no intervalo de zero a cinco, considerando o afastamento padronizado ao módulo do menor, dividido pela soma do maior com o módulo do menor, o quociente foi multiplicado por cinco, os inferiores a -3,0 e superior a 3,0, não foram utilizados e recebem zero e cinco, respec
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Carvalho, Leticia Renata de, Edvaldo Aparecido Amaral da Silva, and Antonio Claudio Davide. "Classificação de sementes florestais quanto ao comportamento no armazenamento." Revista Brasileira de Sementes 28, no. 2 (2006): 15–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222006000200003.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivos realizar um levantamento sobre a classificação de sementes de espécies florestais quanto ao comportamento durante o armazenamento e verificar a relação da classificação proposta com os grupos ecológicos das mesmas. Foram estudadas 39 espécies florestais presentes em remanescentes de matas ciliares na bacia do Alto e Médio Rio Grande, MG. A viabilidade das sementes e o grau de umidade foram obtidos para as sementes recém-beneficiadas; sementes recém-beneficiadas armazenadas em embalagem semipermeável a 5ºC durante 90 dias; e para sementes secas antes e após o a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Di Nubila, Heloisa Brunow Ventura, and Cassia Maria Buchalla. "O papel das Classificações da OMS - CID e CIF nas definições de deficiência e incapacidade." Revista Brasileira de Epidemiologia 11, no. 2 (2008): 324–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2008000200014.

Full text
Abstract:
A Organização Mundial de Saúde tem hoje duas classificações de referência para a descrição dos estados de saúde: a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, que corresponde à décima revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). A utilização da CIF vem sendo aguardada com grande expectativa pelas organizações de pessoas com deficiências e instituições relacionadas. A falta de definição clara de "deficiência" ou "incapacidade" tem sido apontada como um impediment
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Campos, Josmar Furtado de, Antonio Policarpo Souza Carneiro, Luiz Alexandre Peternelli, José Eustáquio de Souza Carneiro, Michele Jorge da Silva, and Paulo Roberto Cecon. "Classificação de famílias do feijoeiro sob diferentes cenários de dependência espacial e precisão experimental." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 2 (2016): 105–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000200002.

Full text
Abstract:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência da análise estatística espacial, em comparação a análises usuais em blocos ao acaso e em látice, na classificação de famílias de feijoeiro ( Phaseolus vulgaris), sob diferentes cenários de dependência espacial e de precisão experimental. Foram considerados 12 cenários, formados por quatro classes de dependência espacial entre erros (nula, baixa, média e alta) e três classes de precisão experimental (moderada, alta e muito alta). Para as três classes de precisão experimental, foram definidos os valores de acurácia seletiva de: 0,60, 0,8
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

França, Michelle Milanez. "ANÁLISE DO USO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG MEDIADO POR CLASSIFICAÇÕES SUPERVISIONADAS COM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS E MAXVER." Revista Brasileira de Geografia Física 1, no. 1 (2010): 92. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v2i3.232627.

Full text
Abstract:
A quantificação das classes de uso do solo, obtida pela classificação das imagens de satélite permite uma política mais racional de planejamento territorial, urbano e ambiental. As geotecnologias vêm sendo empregadas devido à rapidez e qualidade dos produtos gerados. A imagem do município de Viçosa, localizado na Zona da Mata de Minas Gerais, foi obtida gratuitamente na internet e foi produzida pelo satélite sino-brasileiro CBERS 2. Para a classificação supervisionada foi feita visita a campo com finalidade de reconhecimento da área e coleta de amostras de treinamento e validação. Foi utilizad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Ferreira, Viviane Lovatti, and Laurizete Ferragut Passos. "A disciplina estatística no curso de pedagogia da USP: uma abordagem histórica." Educação e Pesquisa 41, no. 2 (2015): 461–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022015041819.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma abordagem histórica acerca da disciplina estatística no curso de pedagogia da Universidade de São Paulo – USP (1939-1999). O objetivo foi investigar as origens da disciplina, os conteúdos e métodos propostos e seu papel na formação do pedagogo. A análise documental e a história oral foram utilizadas como recursos metodológicos. Fundamentando-se na história do currículo, a pesquisa dialogou especialmente com as ideias centrais de Ivor Goodson, ao compreender o currículo como construção social e investigar como e por que certo conhecimento é ensinado (ou não) em determi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Carvalho, Alana Nagai Lins de, and Joilson Pereira da Silva. "Representações Sociais de Universitários com Deficiência Física sobre a Sexualidade das Pessoas com Deficiência." Estudos e Pesquisas em Psicologia 20, no. 3 (2020): 709–28. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.54343.

Full text
Abstract:
O principal objetivo deste estudo foi identificar e analisar as representações sociais de universitários com deficiência física, sobre a sexualidade das pessoas com deficiência. Participaram voluntariamente 10 acadêmicos com deficiência física, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, que foram submetidos a um roteiro de entrevista semiestruturado, associado a um questionário sociodemográfico. A análise foi desenvolvida através do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaire (IRAMUTEQ) por meio de uma Classificação Hierárquica De
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Martins, Leila, and Walter Rodrigues da Silva. "Interpretação de dados obtidos em testes de vigor para a comparação qualitativa entre lotes de sementes de milho." Revista Brasileira de Sementes 27, no. 1 (2005): 19–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222005000100003.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi estudar, em lotes de sementes de milho, a possibilidade de estabelecer relações entre os dados de vigor obtidos em laboratório com os verificados no campo. Para tanto, foram utilizados 28 lotes (tratamentos) de sementes de milho (cv. Al Bandeirante) padronizadas em relação ao grau de umidade, à largura, ao comprimento e à germinação. Posteriormente, foram conduzidos testes de vigor em laboratório (conjunto A: frio sem solo, envelhecimento acelerado, germinação sob estresse hídrico e comprimentos da raiz, da parte aérea e da plântula com variações na disponibilidad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Versa, Gelena Lucineia Gomes da Silva, Dagmar Willamowius Vituri, José Aparecido Bellucci Júnior, Amanda Cristina Pires Zampieri, Sidnei Roberto Alves, and Laura Misue Matsuda. "Acolhimento com classificação de risco: avaliação da dimensão resultado na perspectiva de trabalhadores/ User embracement with risk rating: assessment of dimension ‘outcome’in the professionals’ perspective." Ciência, Cuidado e Saúde 15, no. 1 (2016): 85. http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v15i1.21331.

Full text
Abstract:
Estudo transversal, quantitativo, realizado entre agosto e novembro de 2011, com objetivo de avaliar a dimensão Resultado do Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) em Serviços Hospitalares de Emergência (SHE). Participaram profissionais de enfermagem; médicos; assistentes sociais; agentes operacionais; administrativos e de segurança, de quatro hospitais, que responderam ao questionário Instrumento para Avaliação do Acolhimento com Classificação de Risco. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva. Dentre os 314 sujeitos, a maioria (217 – 69,1%) avaliou a dimensão resulta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Santos, Ana Paula Paes dos, Maria Regina da Silva Aragão, Magaly de Fátima Correia, Sérgio Rodrigo Quadros dos Santos, Fabrício Daniel dos Santos Silva, and Heráclio Alves de Araújo. "Precipitação na Cidade de Salvador: Variabilidade Temporal e Classificação em Quantis." Revista Brasileira de Meteorologia 31, no. 4 (2016): 454–67. http://dx.doi.org/10.1590/0102-778631231420150048.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho tem como objetivo contribuir com o estudo da precipitação na cidade de Salvador–BA. Os totais mensais de precipitação obtidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia no período de 51 anos (1961-2011) fundamentaram esta pesquisa. A variabilidade pluviométrica foi analisada com ênfase na determinação das classes da precipitação nas escalas anual, quadrimestral e mensal. Foram utilizados os testes de significância não paramétricos de Mann-Kendall e as estimativas de inclinação pelo método da Curvatura de Sen. Na classificação pluviométrica foi utilizado o Método dos Percentis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

de Oliveira, Jose Silvio, Calinca Assis Pinto, Êmica Signato Carvalho., et al. "ANÁLISE DA CLASSIFICAÇÃO DA DIVERSIDADE DAS ÁREAS DOS PERIÓDICOS (ANO 2015) QUALIS-CAPES E AS ESPECIFICIDADES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (ANO 2015) A trajetória e estatística." Itinerarius Reflectionis 13, no. 1 (2017): 1. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v13i1.46072.

Full text
Abstract:
O objetivo dessa pesquisa, como deixa evidente o título, é analisar dois arquivos dos anos 2015 (áreas distintas) e 2015, (educação) a saber: o arquivo áreas distintas e o da área da educação respectivamente. Os arquivos foram extraídos da classificação no sistema Qualis, ferramenta essa, utilizada nos pelos Programas de Pós-Graduação mantidos pela CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), a partir da Plataforma Sucupira. Nesse interim, os periódicos são divididos por áreas científicas do conhecimento, utilizando critérios prévios, a estabelecer a estratificação de uma
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

De Souza, Cristiane Chaves, José Victor Soares Da Silva, Isabela de Souza Santana, et al. "Avaliação da dor na classificação de risco: conhecimento de estudantes de enfermagem." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 12 (2020): e5798. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e5798.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar o nível de conhecimento teórico de estudantes do curso de Enfermagem sobre a avaliação da dor durante a classificação de risco, utilizando como recurso à régua da dor. Métodos: Estudo transversal realizado com estudantes do último ano do curso de bacharelado em Enfermagem de uma universidade pública brasileira. Os dados foram coletados entre setembro e novembro de 2016, a partir de um questionário autorrespondido pelos alunos. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: A maioria dos estudantes (75,9%) referiu obter, durante a graduação, conhecimen
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!