Academic literature on the topic 'Climatização'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Climatização.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Climatização"

1

Cerutti, Weiler Giacomazza, Rogério Fôlha Bermudes, Julio Viégas, and Cristian Marlon de Magalhães Rodrigues Martins. "Respostas fisiológicas e produtivas de vacas holandesas em lactação submetidas ou não a sombreamento e aspersão na pré-ordenha." Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 14, no. 3 (September 2013): 406–12. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402013000300016.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, avaliar a influência de alguns recursos de climatização na produção e composição do leite e nas variáveis fisiológicas, freqüência respiratória, freqüência cardíaca, temperatura retal. Foram utilizadas 14 vacas da raça Holandesa, em um experimento com delineamento inteiramente casualizado com dois tratamentos: sala de espera com sombreamento acrescido de aspersão (climatizado) e sala de espera sem estrutura de climatização (não climatizado), sendo sete vacas por tratamento. Os dados climáticos de cada tratamento foram registrados para calcular o Índice de Temperatura e Umidade. A produção de leite diária foi significativamente superior no tratamento climatizado frente ao não climatizado, 13,97 contra 11,24kg de leite, respectivamente. Não houve diferença entre os tratamentos para os componentes do leite (proteína, extrato seco desengordurado, densidade e gordura). O índice de temperatura e umidade permaneceu dentro da zona de conforto térmico para vacas em lactação (72 a 78) no tratamento climatizado, porém o inverso ocorreu no tratamento não climatizado, 71,34 e 79,76, respectivamente. Os animais que não desfrutaram da climatização apresentaram aumento da temperatura retal, da freqüência respiratória e cardíaca, quando comparados aos animais do tratamento climatizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida Neto, Luiz A. de, Héliton Pandorfi, Gledson L. P. de Almeida, and Cristiane Guiselini. "Climatização na pré-ordenha de vacas Girolando no inverno do semiárido." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 18, no. 10 (October 2014): 1072–78. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v18n10p1072-1078.

Full text
Abstract:
Propôs-se, neste trabalho, avaliar tempos de exposição dos animais à climatização no curral de espera sobre os índices de conforto, variáveis fisiológicas e produção de leite de vacas da raça Girolando, no inverno do semiárido pernambucano. Foram utilizadas 16 vacas com composição genética de 7/8 Holandês-Gir, divididas em quatro grupos, submetidos a três tempos de climatização 10, 20, 30 min e controle (sem climatização) adotando-se delineamento em quadrado latino 4 x 4. Para determinação da eficiência térmica da climatização foram registradas as variáveis temperatura e umidade relativa do ar, frequência respiratória, temperatura de pelame, temperatura retal e produção de leite, para os dois turnos de ordenha (manhã e tarde). A climatização por 10, 20 e 30 min mostrou-se eficiente na redução da temperatura do ar no turno da tarde com redução da ordem de 1,4, 2,3 e 2,7 ºC quando comparados com o controle, respectivamente. A climatização no curral de espera promoveu a manutenção do conforto térmico de bovinos leiteiros no inverno do semiárido pernambucano, embora sem efeito contundente nas respostas fisiológicas e de produção de leite, que não apresentaram alteração com o emprego do resfriamento adiabático evaporativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, Silvia R. L. de, Irenilza A. Nääs, Francine G. Marcheto, and Douglas D. Salgado. "Análise das condições ambientais em sistemas de alojamento 'freestall' para bovinos de leite." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 8, no. 2-3 (December 2004): 299–303. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662004000200020.

Full text
Abstract:
No Brasil, em algumas regiões, as condições climáticas são desfavoráveis às raças leiteiras européias, devido às dificuldades de adaptação, fato que afeta diretamente o setor produtivo de leite e, com o desenvolvimento de novas tecnologias, torna-se imprescindível que o potencial genético seja evidenciado nos animais. Desta forma, o conhecimento das respostas da exposição das vacas em produção ao ambiente adequado, pode ter reflexo na produtividade leiteira. O experimento foi realizado na Fazenda Paraíso no município de Santo Antônio do Jardim, SP, onde foram utilizadas 470 vacas em lactação distribuídas em 6 lotes e analisadas em dois períodos, que se estenderam de setembro a novembro de 2000 e de setembro a novembro de 2001, um sem climatização e outro com climatização, respectivamente. O objetivo deste trabalho foi analisar o ambiente físico de instalações de bovinos de leite em sistema de 'freestall' com base nos índices de conforto térmico (ITU) e (ITGU). Os resultados obtidos de ITU e ITGU médios, para o grupo com climatização, foram melhores quando comparados ao grupo sem climatização, e estiveram dentro das faixas consideradas satisfatórias para estes índices ambientais, concluindo-se que, tanto o ITU quanto o ITGU foram melhores para o grupo com equipamentos de climatização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Cíntia de Souza, Luciana Costa Lima, Haydée Siqueira Santos, Elisangela Clarete Camili, Cássia Regina Yuriko Ide Vieira, Cristhiane da Silva Martin, and Rogério Lopes Vieites. "Amadurecimento da banana-prata climatizada em diferentes dias após a colheita." Ciência e Agrotecnologia 30, no. 1 (February 2006): 103–11. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542006000100015.

Full text
Abstract:
O amadurecimento induzido por climatização em bananas, é um procedimento que tem sido largamente utilizado. Ele proporciona uma maturação uniforme, já que a fruta apresenta maturação desuniforme em vista da formação dos frutos em pencas com diferentes idades. No entanto, não há para todas as cultivares de banana, estudos específicos em relação ao tempo entre a colheita e a climatização que possa afetar a qualidade dos frutos. Desta forma, com o presente trabalho objetivou-se avaliar mediante as características físicas, químicas e fisiológicas a qualidade da banana - prata climatizada em diferentes dias entre a colheita e a climatização. Foram testados três diferentes dias de climatização sendo 1, 2 e 3 dias após a colheita. Ao final da climatização, os frutos foram armazenados em temperatura ambiente por um período de 5 dias. As análises realizadas foram: perda de massa, coloração da casca, respiração, firmeza, pH, sólidos solúveis, acidez titulável e amido. Frutas climatizadas 1 dia após a colheita apresentaram-se, no 1º dia de armazenamento, com menor perda de massa, mais verdes, com maior liberação de CO2, mais firmes, com menores teores de sólidos solúveis e maior porcentagem de amido, quando comparados àqueles climatizados aos 2 e 3 dias após a colheita. Essa diferença foi reduzida com o decorrer do armazenamento praticamente se igualando os tratamentos ao final do armazenamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rossi, Luiz A., Nina M. Velloso, Marcelo T. de Lima, Juliana Sarubbi, and Luciano H. S. Vieira. "Análise do desempenho reprodutivo e do uso de energia elétrica em instalações climatizadas de cachaços." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 16, no. 10 (October 2012): 1121–27. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662012001000013.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, com este estudo, avaliar e comparar dois sistemas de climatização do ambiente com dezoito machos da linhagem genética comercial AG337, provenientes da empresa AGROCERES–PIC. Os animais do grupo A foram submetidos à climatização por meio de ventilação artificial e nebulização com acionamento automatizado enquanto os do grupo B foram submetidos apenas a ventilação, sendo o acionamento dos equipamentos feito de forma manual e de acordo com o manejo já praticado. Foram considerados aspectos de desempenho reprodutivo e conforto térmico dos animais, além das variáveis climáticas mensuradas no ambiente externo ao galpão e o uso de energia elétrica pelos equipamentos de climatização. Os principais resultados demonstraram que os animais do grupo A permaneceram em condição ambiental mais segura, porém não houve melhora nos índices de qualidade seminal dos animais deste grupo. Ressalta-se que o incremento de custo relativo ao aumento no consumo de energia elétrica, ocasionado pelo uso dos equipamentos de climatização e automação, não acarretará acréscimo significativo na conta de energia pois se trata de equipamentos de baixa demanda de energia elétrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Andrade, Gabriela Cristina Leite, Jean Kaique Valentim, Humberto Garcia De Carvalho, and Jonatan Mikhail Del Solar Velarde. "Termorregulação e produção de leite de vacas sob sombreamento e aspersão de água na pré-ordenha." Revista Acadêmica Ciência Animal 17 (February 12, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.7213/1981-4178.2019.17001.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do sombreamento e da aspersão de água na pré-ordenha sobre variáveis produtivas e fisiológicas (temperatura retal e frequência respiratória) de vacas mestiças em lactação. Foram utilizadas 16 vacas 1/4, 3/8 e 5/8 das raças Holandesa, Gir e Girolando em um experimento com delineamento inteiramente casualizado, com dois tratamentos: T1 (n = 8), sala de espera com sombreamento acrescido de aspersão de água; T2 (n = 8), sala de espera com sombreamento e sem estrutura de aspersão. Antes de ligar o sistema de aspersão, a umidade relativa do ar (UR) na sala de espera obteve média de 58,4%. Quando acionado o sistema de climatização, a UR passou a ter média de 65,46%. Os valores do índice de temperatura e umidade (ITU) encontrados para o ambiente dentro da sala de espera sem aspersão e com aspersão foram, respectivamente, 75,87 e 72,26. A temperatura retal e frequência respiratória foram diferentes (p > 0,05) nos animais submetidos ao ambiente climatizado em comparação àqueles que permaneceram em ambiente não climatizado. Não observou-se diferença (p > 0,05) na produção de leite entre os grupos. A média da temperatura do ar obtida foi de 26,63 oC, com temperatura mínima de 17,2 oC e máxima de 28,2 oC. Contudo, a temperatura média obtida dentro da sala de espera foi de 27,37 oC quando o sistema de climatização não foi acionado e de 24,26 oC ao ser acionado. Observa-se, assim, que o uso da aspersão de água para vacas em lactação reduziu a temperatura retal e a frequência respiratória, obtendo menores alterações fisiológicas. A utilização de aspersão de água e sombreamento na pré-ordenha não alterou a produção de leite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cavalcanti, André Marques, André Marques Cavalcanti filho, Gustavo Passos Fortes, Janaína Karla De Souza Neto, and Leydiana De Sousa Pereira. "Análise da qualidade do ar interno sob a abordagem da manutenção preditiva e da inovação." Exacta 13, no. 1 (August 25, 2015): 45–54. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v13n1.5259.

Full text
Abstract:
A qualidade do ar em interiores tem influência direta no bem-estar das pessoas que ocupam ou transitam nesses locais. A climatização surge da necessidade em oferecer condições de conforto para seus ocupantes, bem como dispor de sistemas que os protejam de impurezas contidas no ar. Em alguns ambientes com climatização artificial, os ocupantes podem desenvolver enfermidades, como: fadiga, infecções, irritação nos olhos e mucosas, náuseas, tonturas etc. Estes sintomas caracterizam, segundo a OMS, a “Síndrome do Edifício Doente”. Este artigo, por uma metodologia descritiva e exploratória, trata da avaliação da qualidade do ar interior, indicando a manutenção preditiva e seus aspectos de inovação como minimizadores dos agentes causadores de enfermidades que podem desenvolver-se nesses ambientes. Para tal, analisaram-se dez clientes de uma empresa especializada em climatização. Como resultado, encontraram-se inconformidades em alguns aspectos analisados, possibilitando a confecção de um plano de ação para adequação aos parâmetros legais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Welker, Janaína Schenatto, Alexandre Pires Rosa, Daniella Jorge de Moura, Lizandra Padoin Machado, Fernanda Catelan, and Rodrigo Uttpatel. "Temperatura corporal de frangos de corte em diferentes sistemas de climatização." Revista Brasileira de Zootecnia 37, no. 8 (August 2008): 1463–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982008000800018.

Full text
Abstract:
Verificou-se o efeito dos sistemas de climatização de aviários sobre a temperatura média corporal de frangos de corte (TMC). Utilizaram-se 610 fêmeas da linhagem Cobb distribuídas em delineamento de blocos ao acaso repetidos no tempo, considerando o dia como critério de bloqueamento, em esquema fatorial 2 × 5, composto de duas orientações solares (Norte-Sul, NS, e Leste-Oeste, LO) e cinco sistemas de climatização (ventilador e nebulização, VN; ventilador com nebulização e sombreamento, VNS; apenas ventilador, V; apenas sombreamento, S; e apenas nebulização, N), de modo que cada tratamento teve sete repetições (dias de coleta). Foram coletados dados meteorológicos para o cálculo de carga térmica de radiação (CTR) e monitoradas as temperaturas de superfície corporal e retal para cálculo da TMC. A associação de ventilação e nebulização melhora significativamente as condições ambientais dos aviários e as condições fisiológicas das aves. Com a utilização adequada de métodos de climatização, é possível a criação de frangos de corte em aviários com orientações solares diversas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lourenço, Sergio Ricardo. "Energia solar na climatização passiva do ambiente construído." Exacta 5, no. 2 (August 8, 2008): 253–58. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v5i2.1173.

Full text
Abstract:
O ambiente construído deve servir ao homem e ao seu conforto, proporcionando condições saudáveis de vida. Nesse ambiente, a intervenção humana remete ao ato de construir espaços internos e externos, alterando condições climáticas locais. A racionalização do uso de energia apresenta estreitos laços com a adequação da arquitetura ao clima, para evitar ou reduzir a adoção de sistemas de condicionamento artificial de aquecimento ou resfriamento. Assim, o menor consumo de energia para obtenção da climatização deve visar à melhora da eficiência energética. Neste estudo, uma das técnicas de climatização passiva é apresentada e comparada a outro método artificial que visa ao mesmo objetivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vilela, Reíssa A., Thays M. C. Leme, Cristiane G. Titto, Paulo Fantinato Neto, Alfredo M. F. Pereira, Júlio C. C. Balieiro, and Evaldo A. L. Titto. "Respostas fisiológicas e comportamentais de vacas Holandesas mantidas em sistema adiabático evaporativo." Pesquisa Veterinária Brasileira 33, no. 11 (November 2013): 1379–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2013001100015.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo avaliar a influência de recursos de climatização, ventilação e nebulização, sobre a fisiologia e o comportamento de vacas Holandesas alojadas em free-stall, durante o verão do sudeste brasileiro. Foram utilizadas 20 vacas Holandesas submetidas a dois tratamentos com e sem climatização. Os parâmetros ambientais registrados foram temperatura de bulbo seco, umidade relativa do ar e temperatura de globo negro. As variáveis fisiológicas avaliadas foram temperatura retal e frequência respiratória. As variáveis comportamentais registradas foram postura e suas atividades dentro da instalação. Para análise estatística utilizou-se a metodologia de quadrados mínimos por meio do procedimento PROC MIXED e PROC GLM. Apesar das diferenças estatísticas obtidas para as variáveis fisiológicas, as mesmas não foram biologicamente efetivas e indicaram que os animais se encontravam em conforto térmico. Os animais que dispunham de ventilação e nebulização alimentaram-se mesmo nas horas mais quentes do dia. A climatização é uma estratégia que permite maior conforto térmico aos animais e por consequência pode aperfeiçoar a produção leiteira através do aumento no consumo alimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Climatização"

1

NOGUEIRA, Fábio José Horta. "Climatização Distrital: Proposta Metodológica e Estudo de Caso." reponame:Repositório Institucional da UNIFEI, 2015. http://repositorio.unifei.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/164.

Full text
Abstract:
Submitted by repositorio repositorio (repositorio@unifei.edu.br) on 2015-11-13T17:14:15Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_nogueira_2015.pdf: 4609280 bytes, checksum: 8b1867fe5456f9958895b68e4987dd1b (MD5)
Made available in DSpace on 2015-11-13T17:14:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_nogueira_2015.pdf: 4609280 bytes, checksum: 8b1867fe5456f9958895b68e4987dd1b (MD5) Previous issue date: 2015-04
O objetivo desse trabalho é avaliar a viabilidade técnica e econômica da substituição de sistemas convencionais de ar condicionado em edifícios, que usam compressores frigoríficos acionados por motores elétricos, por sistemas empregando cogeração, com motores a gás natural acoplados a sistemas frigoríficos (chillers) usando ciclos de absorção. Dessa forma, incrementa-se a eficiência energética e se substitui o consumo de energia elétrica por gás natural, um combustível cada vez mais presente na matriz energética brasileira. Nesse sentido propõe-se um método usando imagens de satélite para localizar espacialmente onde se encontram essas demandas de energia térmica empregadas para climatização. Também são sugeridas outras alternativas para essa tarefa de localização. Como essas demandas de energia térmica podem estar distribuídas de forma muito difusa, depois de identificadas e caracterizadas, elas são agrupadas de forma a tornar essas cargas mais aptas para a implantação das centrais de cogeração. Após esse processo de concentração é feita uma seleção e ordenamento automatizado dessas centrais usando critérios tais como a proximidade das redes de dutos de gás natural, subestações de energia elétrica, e disponibilidade de terrenos vagos. São realizadas análises energéticas para determinar os montantes de energia térmica e elétrica que são transacionados. Finalmente, considerando os custos de aquisição e implantação dos equipamentos necessários, bem como as tarifas vigentes para eletricidade e gás natural, é feita uma análise econômica para verificar a viabilidade econômica dessa alternativa para atender as demandas de energia térmica para climatização. Após a apresentação da metodologia, efetua-se um estudo de caso considerando uma região do município de São Paulo, com a identificação de uma possível central e o desenvolvimento dos estudos energético e de viabilidade econômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Kodaira, Vanessa [UNESP]. "Avaliação de sistema de climatização em Poedeiras comerciais." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/126407.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-08-20T17:09:42Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-02-20. Added 1 bitstream(s) on 2015-08-20T17:26:35Z : No. of bitstreams: 1 000843905.pdf: 1181796 bytes, checksum: dc1d8a2f843fe317c24c83c90f1e64d9 (MD5)
O bem-estar animal é um dos temas mais discutidos na cadeia produtiva animal e, no que diz respeito à avicultura, muitas críticas estão voltadas para as práticas envolvidas na produção de ovos comerciais. A maioria das grandes empresas avícolas produtoras de ovos caminha para a automação completa de aviários, mas poucas oferecem às aves um ambiente adequado para que elas possam expressar sua máxima produtividade. Objetivou-se comparar a viabilidade de um aviário automatizado e climatizado para poedeiras e de um não climatizado, em uma granja produtora de ovos localizada no município de Bastos-SP. Temperatura de bulbo seco, umidade relativa e temperatura de globo negro foram registradas durante um ano, a cada 30 minutos, para a determinação do índice de conforto térmico. Mortalidade das aves, produção de ovos e consumo de ração foram registrados diariamente. As variáveis da qualidade de ovos foram registradas, analisando-se 90 ovos de cada galpão, a cada 28 dias. Os cálculos de custos de ração, depreciação de equipamentos, mão-de-obra e consumo de energia elétrica foram utilizados para análise da lucratividade dos dois galpões em estudo. Paralelamente, analisou-se a temperatura superficial de cristas e áreas empenadas das aves em diversos pontos de ambos os galpões, através de imagens termográficas e parâmetros hematológicos e bioquímicos foram analisados e posteriormente correlacionados ao índice de conforto térmico, com o intuito de monitorar o estresse térmico das aves, coletando-se sangue de 15 aves de ambos os galpões a cada 28 dias. Os resultados mostram que o sistema climatizado foi eficaz, proporcionando a redução da temperatura e um ambiente térmico mais adequado à criação de aves com maior índice de ovos por ave alojada, maior peso de ovo durante todo o período da pesquisa e melhor qualidade externa dos ovos no período do verão. Quando não...
The animal welfare is one of the most discussed topics in the animal production chain and, with respect to poultry, many critics are aimed at the practices involved in the production of commercial eggs. Most of the large poultry companies producing eggs are opting for complete automation of their aviaries, but few of them offer the birds a suitable environment so that they can express their maximum productivity. The aim of this study was to compare the feasibility of an automated and acclimated and a non-acclimated aviary for laying hens in a poultry farm located in Bastos, SP. Dry bulb temperature, relative humidity and black globe temperature were recorded every 30 minutes, for one year, to determine the index of thermal comfort. Mortality of the birds, egg production and feed consumption were recorded daily. The variable of egg quality were recorded, analyzing 90 eggs from each shed, every 28 days. The calculations of feed costs, depreciation of equipment, labor and consumption of electrical power were used for the analysis of the profitability of the two sheds in study. At the same time, the surface temperature of the crests and feathered areas of the birds in various points of both sheds were analyzed, through infrared images, and hematological and biochemical parameters were analyzed and subsequently correlated with the index of thermal comfort, with the purpose of monitoring the heat stress of the birds, collecting blood from 15 laying hens of both sheds every 28 days. The results show that the acclimated system was effective, providing a reduction in the temperature and a thermal environment more suitable for creation of hens with higher hen-housed eggs and greater egg weight during the entire period of research and better egg shell quality in the summer period. When there are no failures in the supply of electrical energy, the acclimated system has better economic feasibility, providing ...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kodaira, Vanessa. "Avaliação de sistema de climatização em Poedeiras comerciais /." Ilha Solteira, 2015. http://hdl.handle.net/11449/126407.

Full text
Abstract:
Orientador: Danilo Florentino Pereira
Co-orientador: Leda Gobbo de Freitas Bueno
Banca: Priscilla Ayleen Bustos Mac Lean
Banca: Irenilza de Alencar Naas
Resumo: O bem-estar animal é um dos temas mais discutidos na cadeia produtiva animal e, no que diz respeito à avicultura, muitas críticas estão voltadas para as práticas envolvidas na produção de ovos comerciais. A maioria das grandes empresas avícolas produtoras de ovos caminha para a automação completa de aviários, mas poucas oferecem às aves um ambiente adequado para que elas possam expressar sua máxima produtividade. Objetivou-se comparar a viabilidade de um aviário automatizado e climatizado para poedeiras e de um não climatizado, em uma granja produtora de ovos localizada no município de Bastos-SP. Temperatura de bulbo seco, umidade relativa e temperatura de globo negro foram registradas durante um ano, a cada 30 minutos, para a determinação do índice de conforto térmico. Mortalidade das aves, produção de ovos e consumo de ração foram registrados diariamente. As variáveis da qualidade de ovos foram registradas, analisando-se 90 ovos de cada galpão, a cada 28 dias. Os cálculos de custos de ração, depreciação de equipamentos, mão-de-obra e consumo de energia elétrica foram utilizados para análise da lucratividade dos dois galpões em estudo. Paralelamente, analisou-se a temperatura superficial de cristas e áreas empenadas das aves em diversos pontos de ambos os galpões, através de imagens termográficas e parâmetros hematológicos e bioquímicos foram analisados e posteriormente correlacionados ao índice de conforto térmico, com o intuito de monitorar o estresse térmico das aves, coletando-se sangue de 15 aves de ambos os galpões a cada 28 dias. Os resultados mostram que o sistema climatizado foi eficaz, proporcionando a redução da temperatura e um ambiente térmico mais adequado à criação de aves com maior índice de ovos por ave alojada, maior peso de ovo durante todo o período da pesquisa e melhor qualidade externa dos ovos no período do verão. Quando não...
Abstract: The animal welfare is one of the most discussed topics in the animal production chain and, with respect to poultry, many critics are aimed at the practices involved in the production of commercial eggs. Most of the large poultry companies producing eggs are opting for complete automation of their aviaries, but few of them offer the birds a suitable environment so that they can express their maximum productivity. The aim of this study was to compare the feasibility of an automated and acclimated and a non-acclimated aviary for laying hens in a poultry farm located in Bastos, SP. Dry bulb temperature, relative humidity and black globe temperature were recorded every 30 minutes, for one year, to determine the index of thermal comfort. Mortality of the birds, egg production and feed consumption were recorded daily. The variable of egg quality were recorded, analyzing 90 eggs from each shed, every 28 days. The calculations of feed costs, depreciation of equipment, labor and consumption of electrical power were used for the analysis of the profitability of the two sheds in study. At the same time, the surface temperature of the crests and feathered areas of the birds in various points of both sheds were analyzed, through infrared images, and hematological and biochemical parameters were analyzed and subsequently correlated with the index of thermal comfort, with the purpose of monitoring the heat stress of the birds, collecting blood from 15 laying hens of both sheds every 28 days. The results show that the acclimated system was effective, providing a reduction in the temperature and a thermal environment more suitable for creation of hens with higher hen-housed eggs and greater egg weight during the entire period of research and better egg shell quality in the summer period. When there are no failures in the supply of electrical energy, the acclimated system has better economic feasibility, providing ...
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Negrão, Cezar Otaviano Ribeiro. "Simulação dinamica do comportamento de instalações de climatização." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1992. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157743.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico
Made available in DSpace on 2016-01-08T17:38:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 85044.pdf: 3825679 bytes, checksum: 5c1a636a736b10f32c086124f93b018c (MD5) Previous issue date: 1992
O presente trabalho tem por objetivo verificar as potencialidades do código computacional HVVACSIM (Heat Ventilation and Air Conditioning Simulation plu Other). HVACSIM é um programa generalizado de simulação dinâmica envolvendo simultaneamente equipamentos de condicionamento de ar, sistemas de controle e edificações. O programa é de grande versatilidade, possibilitando a simulação de qualquer edificação com qualquer arranjo de equipamentos e sistemas de controle, com grande facilidade. Resultados para uma sala climatizada, numa condição típica de verão, dotada de um controle simultâneo de temperatura e umidade são apresentados e discutidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Marco António dos Reis. "Climatização de salas de aula com controlo de CO2." Master's thesis, Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/4325.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Energia
O parque escolar público tem vindo a ser objeto de investimentos significativos de renovação e melhoramento das infraestruturas. A recente regulamentação da qualidade do ar interior tornou-se uma exigência nos edifícios escolares levando a alterações no modo de ventilar as salas de aula, nomeadamente pela adoção de sistemas mecânicos de ventilação e climatização. Para as equipas gestoras escolares, muitas vezes desconhecedoras da importância da qualidade do ar e a braços com severas reduções orçamentais, a ventilação constitui um sorvedouro de recursos difícil de justificar. Importa, portanto, compreender formas de cumprir a regulamentação, assegurar a qualidade do ar e minimizar o custo de exploração dos sistemas de ventilação. Após a contextualização das grandes obras públicas em edifícios escolares concentra-se a atenção numa escola reabilitada pela Parque Escolar. Define-se uma sala de aula tipo e define-se sistemas de climatização com 100% de ar novo e caudal de ar constante (DOAS-CAV) ou caudal de ar variável e controlo de concentração de CO2 (DOAS-DCV). Modelam-se numericamente os conjuntos sala de aula tipo com: ventilação natural, sistema DOAS-DCV e sistema DOAS-CAV. Procede-se a estudos de validação dos modelos desenvolvidos. Apresentam-se resultados de desempenho dos três conjuntos. Concluem-se vantagens e desvantagens do sistema DOAS-DCV. Critica-se a exequibilidade de ventilar naturalmente salas de aula, face à atual legislação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Miguel José Pereira Sales Cavique. "Uma abordagem axiomática ao projecto de sistemas de climatização." Doctoral thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5408.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada para obtenção do Grau de Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia.A presente dissertação foi preparada no âmbito do protocolo de Abril de 2002 assinado entre a FCT da Universidade Nova de Lisboa e a ESTS do Instituto Politécnico de Setúbal
Nesta tese, aplicou-se a Teoria Axiomática de Projecto (AP) aos principais sistemas de climatização (AVAC). Esta teoria, desenvolvida por Nam P. Suh e publicada pela primeira vez em 1990, define dois axiomas que regem a execução de qualquer projecto:” manter a independência entre requisitos funcionais” e “minimizar a informação contida no projecto”. Aplicando o primeiro axioma da AP, classifica-se um projecto em independente, desacoplável ou acoplado. Um bom projecto será independente ou, caso não seja possível, desacoplável. A qualquer deste tipo de projectos aplica-se o segundo axioma, que assegura que o sistema possa funcionar dentro dos limites estabelecidos, sempre que a sua informação seja nula. Usando em particular as normas EN 13779, a EN 15251 e a ASHRAE 62.1, foi possível identificar as funções mais elevadas a que um sistema deve obedecer. São elas: “assegurar condições térmicas adequadas”, “assegurar ambientes interiores saudáveis” e “reduzir o consumo de energia do sistema AVAC”. Estas funções permitem construir as matrizes de projecto da AP, neste caso aplicadas aos seguintes sistemas: sistemas de volume de ar variável (VAV) e sistemas com ar novo dedicado. Para estes últimos, considera-se os sistemas com ventiloconvectores (VC), com unidades de indução (UI) e com tectos arrefecidos (TA). Estas matrizes demonstram que os sistemas VAV e os sistemas típicos com UI são projectos acoplados, enquanto que os sistemas com VC e os com TA correspondem a projectos independentes. No entanto, se as UI tiverem baterias de reaquecimento, então ao sistema pode corresponder um projecto desacoplável. Por outro lado, caso o ar seja insuflado a uma temperatura inferior à ambiente os sistemas com TA podem ser acoplados. Esta classificação tem consequências importantes, quer em termos do comportamento dos sistemas, quer em termos do seu consumo de energia. Como resultado da aplicação da AP foi possível identificar os principais axiomas do projecto de AVAC. Destes realça-se: a necessidade do tratamento do ar novo não interferir na remoção da carga térmica interna. Este trabalho identifica ainda diversas estratégias para a redução do consumo de energia no edifício e nos sistemas de climatização. Define, usando o segundo axioma, o caudal de ar novo necessário por pessoa e a classe de filtração, de acordo com um nível de satisfação. Finalmente, apresenta uma solução inovadora a que corresponde um projecto independente, que garante permanentemente a qualidade ao ar interior e o conforto térmico desejados, associados ao mais baixo consumo de energia de todos os sistemas estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Flores, José Luis Olmos. "Sistema híbrido de climatização visando conforto térmico e eficiência energética." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/8238.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2011-06-06T14:00:22Z No. of bitstreams: 1 2009_JoseLuisOlmosFlores.pdf: 2865819 bytes, checksum: 72409e7cfbe728a40697a0b4486c338a (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2011-06-06T14:06:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_JoseLuisOlmosFlores.pdf: 2865819 bytes, checksum: 72409e7cfbe728a40697a0b4486c338a (MD5)
Made available in DSpace on 2011-06-06T14:06:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_JoseLuisOlmosFlores.pdf: 2865819 bytes, checksum: 72409e7cfbe728a40697a0b4486c338a (MD5)
A motivação do presente trabalho foi a busca do uso racional de energia elétrica visando ganho de produtividade e redução de custos, através de um equipamento de climatização híbrido (convencional + evaporativo), focado na área de automação predial e industrial. O objetivo deste trabalho de pós-graduação foi desenvolver um sistema de climatização que forneça uma melhor condição de conforto térmico, tendo renovação de ar e principalmente com menor consumo de energia elétrica dentro das Normas Técnicas vigentes. Para atingir o objetivo desejado foram analisadas as instalações a climatizar, os sistemas de condicionamento de ar existentes e a forma de operação dos diversos equipamentos considerando o consumo de eletricidade. Os resultados alcançados foram melhor conforto térmico e, redução do consumo de energia elétrica através da utilização do sistema híbrido de climatização. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The motivation of the present work is the search for rational use of electric power, improving productivity and costs reduction through a hybrid climatization equipment (conventional + evaporative), focused in building and industrial automation. The objective of dissertation is to develop a climatization system that gives thermal comfort with electric power consumption reduction, aiming to the Federal Technical Norms and the environmental concerns. To reach the desired the existing air conditioning system and the operation be analyzed, and new equipment have been designed, constructed and installed. The obtained results were: better thermal comfort, as well as cost reduction with electricity through with the use of hybrid system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Paula, Juliana Ferreira Lima de. ""Aeromicrobiota do ambiente cirúrgico: princípios e peculiaridades da climatização artificial"." Universidade de São Paulo, 2003. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-13042004-094706/.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como meta primordial investigar a temática aeromicrobiota do ambiente hospitalar, especialmente, do centro cirúrgico com vistas a enfocar contaminação biológica por conseqüência da climatização artificial, bem como fornecer informações técnicas aos profissionais afins. Assim, estabeleceu-se como objetivos específicos: quantificar e categorizar a produção do conhecimento científico nacional e internacional relacionada a aeromicrobiota do ambiente hospitalar e testar um método de avaliação microbiológica do ar do ambiente cirúrgico considerando os parâmetros biológicos da legislação nacional, e o binômio custo/benefício. As autoras evidenciaram na literatura investigada que a avaliação microbiológica do ar é expressiva nos estudos, e, quanto ao tipo de microrganismo o Aspergillus sp e o Staphylococcus sp foram os mais mencionados. Em seguida, apontam a problemática da aerocontaminação biológica e discutem as alternativas de controle da qualidade do ar. Com relação a avaliação microbiólogica do ar por meio de placas Petrifilm™ AC – Aerobic Count (3M, St Paul, MN, USA) em diferentes salas cirúrgicas ortopédicas observaram que o número de amostras positivas da entrada foi menor que na saída do ar: sala1, 0,0 na entrada e 55,6 na saída; sala 2, 40 e 83,3 e na 14 de 20,0 e 60,0%, respectivamente. Quanto ao nível de contaminação (ufc) foi expressiva apenas duas amostras da sala 2. No computo geral, os gêneros isolados foram Bacillus, Micrococcus, Actinomyces. Vale acrescentar que fungos não foram detectados. Esses resultados apontam para a eficiência do sistema de climatização. Alertam para a necessidade de uma pluralidade de ações estruturadas na multidisciplinaridade, bem como, na aplicação crítica das Resoluções e Portarias vigentes.
This study has as main goal to investigate about air microbiology of hospital environment, specially, surgical center, aiming to focus biological contamination due to artificial climate, as well as to provide technical information to professionals. So, the specific goals of this study are to quantify and classify national and international production of scientific knowledge related to air microbiology of hospital environment and test an evaluation method of air contamination, taking into account biological parameters of Brazilian legislation, and the relationship between cost and benefit. The authors have pointed out into scientific literature that air microbiological evaluation is expressive and the microorganisms Aspergillus and Staphylococcus were mentioned mostly. Next, they show the problems concerning biological contamination by air and discuss about alternative ways of controlling air quality. Regarding the microbiological air evaluation applying Petrifilm™ AC – Aerobic Count plates (3M, St Paul, MN, USA) in different orthopedic surgical rooms, the results reveal a greater number of positive samples collected at the air exit compared to those at the air entry: room 1 got 0.0 at entry and 55.6 at exit; room 2, 40 and 83.3 and room 14, 20.0 and 60.0%, respectively. The contamination level (ufc) was expressive only on two samples of room number 2. The final analysis shows that the isolated genus were Bacillus, Micrococcus and Actinomyces and fungus were not detected. These results point out the efficiency of the air conditioning system and strengthen to the need of a plurality of structured actions in the multidisciplinary field, as well as in the appliance of Brazilian legislation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Claudino, Filho Vicente de Vasconcelos. "Desenvolvimento de um coletor Fresnel para sistema de climatização dessecante." Universidade Federal da Paraíba, 2016. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/8678.

Full text
Abstract:
Submitted by Morgana Silva (morgana_linhares@yahoo.com.br) on 2016-09-23T16:07:12Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 2848624 bytes, checksum: f5075c15190584601d6a5374e1d06fd7 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-23T16:07:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 2848624 bytes, checksum: f5075c15190584601d6a5374e1d06fd7 (MD5) Previous issue date: 2016-06-22
Brazil has as a main source for production of electricity the dams using water to drive the turbines and as a secondary source are used the thermoelectric power plants that use fuel oil for electric power production. Both generate a large environmental impact, due to the fact of the dams need huge areas for its construction, which often leads to destruction of important ecosystems in the region where it will be installed the hydroelectric plant, besides the fact that they need the rainfall cycle so that the dams have the operating capacity, while the thermoelectric power plants burn fossil fuels thus increasing emissions of CO2 to the atmosphere. An alternative to the solution of the problems mentioned above is the use of renewable sources of energy, with emphasis on this work. Solar energy can be divided into two parts: thermal and photovoltaic. This work it is focused on thermal use of solar energy, with a Fresnel-type solar concentrator to heat water, which will trigger a cooling system environment with the use of desiccant rotors. The choice of type Fresnel collector gave the field of development of this hub is still in constant growth and by the fact that even occupy a relatively small area when compared to other solar thermal concentrators, in addition to its construction be simple and low cost when again compared to other solar concentrators.
O Brasil tem como fonte principal para produção de energia elétrica as hidrelétricas que utilizam água para movimentar as turbinas e como fonte complementar são utilizadas as termoelétricas que usam óleo combustível para produção de energia elétrica. Ambas geram um grande impacto ambiental, devido ao fato das hidrelétricas necessitarem de enormes áreas para a construção das represas, o que muitas vezes acarreta na destruição de ecossistemas importantes para a região onde irá ser instalada a hidrelétrica, além do fato que elas necessitam do ciclo das chuvas para que as represas possuam capacidade de operação, enquanto que as termoelétricas queimam combustíveis fosseis, aumentando assim as emissões de CO2 para a atmosfera. Uma alternativa para a solução dos problemas citados anteriormente é a utilização de fontes renováveis de energia, dando ênfase neste trabalho a energia solar. A energia solar pode ser dividida em duas vertentes: térmica e fotovoltaica. Este trabalho está voltado para a utilização térmica da energia solar, através da utilização de um concentrador solar do tipo Fresnel para o aquecimento de água, a qual irá acionar um sistema de refrigeração de ambientes com a utilização de rotores dessecantes. A escolha do coletor do tipo Fresnel se deu pelo campo de desenvolvimento deste concentrador estar ainda em constante crescimento e pelo fato do mesmo ocupar uma área relativamente pequena quando comparado com outros concentradores solares térmicos, além de sua construção ser simples e de baixo custo quando novamente comparada a outros concentradores solares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Alexandre Morais de. "Climatização por resfriamento evaporativo estudo teórico e experimental de protótipos." Universidade Federal de Minas Gerais, 2007. http://hdl.handle.net/1843/SBPS-79YP8A.

Full text
Abstract:
Os sistemas evaporativos de climatização tem qualidades intrínseca importantes: melhoria da qualidade de ar, custo de fabricação, manutenção e consumo de energia baixo e são inertes ao maio ambientes. Sistema evaporativo pode ser utilizado com eficiância nas regiões onde a temperatura do bulbo umído local é inferior a 24ºC. Para o Brasil isto inclui as regiões nordeste, centro oeste, sudeste e sul. Exceção se faz às regras norte e litorâneas. Para estas regiões, a aplicação de sistemas híbrido reduziria significamente o consumo de energia eletrica em edificações climatizadas. Nesse trabalho foram concebidos quatro protótipos de condicionadores de ar do tipo evaporativos. Três foram construídos utilizando materiais cerâmicos porosos e no quarto protótipo foi utilizada luffa cylindrica (bucha natural do Brasil). Foram realizadas medições da temperatura, da umidade relativo e da velocidade do ar para expressar a eficiências de resfriamento evoparativo, a taxa de calor sensível, a vazõ mássica de ar seco, a vazão mássica de água evaporada e dos coeficientes de transferência de calor e de massa, para o processo de resfriamento evaporativo direto. O protótipo do tipo cerâmico alcançou o valor de 90,9% da eficiência de resfriamento evaporativo e potência de resfriamento de 434 W. O protótipo luffa cylindrica alcançou 110% da eficiência de resfriamento e potência de resfriamento de 678 W. Enquanto os condicionadores convencionais produzem em média 2,5 W de potência de resfriamento para cada 1 W de energia elétrica gasta, o portótipo cerâmico produziu 9,6 W e a luffa cylindrica 15,l W de potência de resfriamento. Os resultados remetem a um consumo médio de 0,5 kg/h de água. Os valores dos coeficientes de transferência de calor e de massa também concordaram com os resultados de outros pesquisadores apresentados na literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Climatização"

1

Refrigeração Comercial e Climatização Industrial. Hemus, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Climatização"

1

Santana, Fabíula Aletéia de Souza, Marielen de Souza Arguelho, José Carlos Santana Júnior, and Bruna Gardenal Fina Cicalise. "CLIMATIZAÇÃO DE RESIDÊNCIAS COM USO DE RECICLÁVEIS." In Ciências biológicas: Realidades e virtualidades 2, 50–58. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4912112076.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Gustavo D., and Theophales D. Souza. "Smart Control Center: gerenciamento de climatização de uma sala de servidores usando protocolo CoAP." In Anais do Congresso Sertanejo de Computação, 77–95. Pimenta Cultural, 2018. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2018.72.77-95.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Prestrelo, Luciano Torres, and Werônica Meira de Souza. "AVALIAÇÃO DO CONFORTO AMBIENTAL EM SALAS DE AULA COM CLIMATIZAÇÃO ARTIFICIAL NA CIDADE DE RECIFE-PE." In O Meio Ambiente Sustentável, 214–35. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.59519201217.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Marcos Vinícius Da, Gledson Luiz Pontes De Almeida, Héliton Pandorfi, Alex Souza Moraes, Gleidiana Amélia Pontes De Almeida Macêdo, Pedro Henrique Dias Batista, Rodes Angelo Batista Da Silva, et al. "ANÁLISE MULTIVARIADA DA CLIMATIZAÇÃO NA PRÉ-ORDENHA DE VACAS GIROLANDO SOBRE O ACONDICIONAMENTO TÉRMICO, FISIOLOGIA, COMPORTAMENTO E PRODUÇÃO DE LEITE." In Agronomia: Jornadas Científicas - Volume 1, 104–10. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200400017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vescovi, Luiz Gustavo, Nerandi Luiz Camerini, Hugo Von Linsingen Piazzetta, Bernardo Berenchtein, Diego Azevedo Mota, Thiago Vasconcelos Melo, and Katharine Vinholte de Araújo. "DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE PRODUZIDOS EM SISTEMA CONVENCIONAL, CLIMATIZADO E DARK HOUSE." In Inovação, desenvolvimento e tecnologia voltados para as ciências agrárias (Vol. 1), 207–17. Brazilian Journals Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000821.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Climatização"

1

Mateus Mendonça Bezerra, Alexandre. "PROJETO DE CLIMATIZAÇÃO DE UMA SALA DE CINEMA." In 20XX CONEMI. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/conemi.298874.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Martins, Sampaio, and Ana Paula Mattos. "Energia solar aplicada à climatização de um restaurante industrial." In CREEM2020. ABCM, 2020. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.creem2020.cre2020-0021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nicolau, Murilo, Letícia Maria Sathler Vianna, Mateus Giesbrecht, and Fabiano Fruett. "Sistema Iot Para Climatização Eficiente De Ambientes Em Edificações Inteligentes." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1160.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta uma Rede de Transdutores sem Fio para aplicação no conforto térmico e otimização do consumo de energia de um típico edifício de escritórios. As medições feitas foram utilizadas na identificação de um modelo térmico de primeira ordem. A comparação entre os valores de temperatura medidos e as saídas do modelo mostra que os erros quadráticos foram menores que três vezes a exatidão dos sensores de temperatura. Tendo um modelo da sala, no futuro, poderão ser feitas simulações de maneira a definir uma política de controle ótima que minimize o gasto de energia elétrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rocha, Felipe, Luís Felipe Santos, José Gameleira Neto, Alan Fernandes, Thais Batista, and Everton Cavalcante. "Um Sistema de Gerenciamento e Automação de Climatização para Eficiência Energética." In XLVI Seminário Integrado de Software e Hardware. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/semish.2019.6569.

Full text
Abstract:
O mau uso de aparelhos de ar condicionado tem sido identificado como um fator de influência significativa no desperdício de energia elétrica, devido ao seu consumo energético elevado e seu amplo uso no Brasil. Com o objetivo de otimizar o uso desses equipamentos com vistas à eficiência energética, este trabalho apresenta o Smart Place, um sistema de gerenciamento de ambientes para o controle automatizado de aparelhos de ar condicionado. Nesse sistema, sensores e câmeras de vídeo coletam dados referentes a temperatura, umidade e presença de pessoas nos espaços monitorados, de modo que tais dados são utilizados para realizar intervenções nos aparelhos de ar condicionado para evitar que eles permaneçam ligados quando o ambiente não estiver sendo realmente utilizado. Este artigo descreve o Smart Place, sua implantação e operação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal-RN, e discute alguns benefícios resultantes da intervenção automática feita pelo sistema em comparação com o tradicional controle manual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Diedrich, Carlos Henrique, Gerson Santos, Thiago Antonini Alves, and Douglas Pereira Vasconcellos. "CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA PASSIVO DE CLIMATIZAÇÃO UTILIZANDO SOLO COMO TROCADOR DE CALOR." In CREEM2020. ABCM, 2020. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.creem2020.cre2020-0213.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alencar Borges, Wênio Fhará, Igor Guilherme Nascimento Silva, kleber cezar, Petteson Linniker Carvalho Serra, and Igor Antonio de Oliveira Carvalho. "Análise Comparativa de Sistema de Climatização: Bloco 10 – Departamento de Engenharia Mecânica/UFPI." In CREEM2020. ABCM, 2020. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.creem2020.cre2020-0069.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Formiga Leite, Ana Lívia. "Dimensionamento e Análise Comparativa entre sistemas de climatização para uma igreja em Teresina, Piauí." In VI Escola de Verão de Refrigeração. ABCM, 2021. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.evr2021.evr21-0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

B. Silva Bezerra, Heitor, José Luiz da Silva Junior, and Lorena K. Agra Fernandes. "Vantagens do Sistema de Fluxo Refrigerante Variável sobre o Sistema de Refrigeração Convencional em Edifícios: Um Estudo de Caso." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2463.

Full text
Abstract:
O sistema de Fluxo Refrigerante Variável – Variable Refrigerant Flow (VRF) – vem sendo largamente usado na refrigeração de edificações. Esse sistema garante, além do menor consumo de energia elétrica, melhor conforto térmico, quando comparado com as demais tecnologias de climatização, ainda que seja mais oneroso na implementação. Este trabalho se propõe a verificar, a partir de medições elétricas, análises de investimentos e índices relacionados à qualidade de energia as vantagens da utilização desse sistema. Um estudo comparativo é realizado em edifícios da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Teixeira, Djalma, Adriano Vogel, and Dalvan Griebler. "Proposta de Monitoramento e Gerenciamento Inteligente de Temperatura em Datacenters." In XVII Escola Regional de Redes de Computadores. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/errc.2019.9209.

Full text
Abstract:
O constante crescimento e desenvolvimentos das infraestruturas computacionais, vem impulsionando uma demanda cada vez maior por monitoramento e gerenciamento inteligente. Em smart datacenters os equipamentos são controlados por meio de ações autonômicas que são executadas sob determinadas condições, sem a necessidade de intervenção humana. O objetivo deste trabalho é propor um modelo conceitual de monitoramento e gerenciamento inteligente para temperatura em smart datacenters, que pode ser aplicado tanto em estruturas básicas quanto complexas, uma vez que o mesmo pode ser adaptado a heterogeneidade dos equipamentos utilizados para climatização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Suellen Cristina Sousa Alcântara, Ana Lívia Formiga Leite, Kleber Lima Cezar, and Danilo Cesar Rodrigues Azevedo. "Modelagem de um sistema de climatização por absorção alimentado por energia solar com funcionamento contínuo." In IX Congresso Nacional de Engenharia Mecânica. Rio de Janeiro, Brazil: ABCM Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, 2016. http://dx.doi.org/10.20906/cps/con-2016-1427.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography