To see the other types of publications on this topic, follow the link: Clínica São Vicente.

Journal articles on the topic 'Clínica São Vicente'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 15 journal articles for your research on the topic 'Clínica São Vicente.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Salles, José Ary Boechat e., Júlio César Machado Andréa, Leandro Assumpção Cortes, Filipe Goldberg, Lilian Carestiato, Felipe Camillis, and Hélio Roque Figueira. "Utilização off-label dos stents farmacológicos nas intervenções coronárias percutâneas: registro da Clínica São Vicente." Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva 16, no. 3 (2008): 295–300. http://dx.doi.org/10.1590/s2179-83972008000300009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fighera, Rafael A., Daniela B. Rozza, José V. Piazer, Marina V. Copetti, Luiz F. Irigoyen, and Claudio S. L. Barros. "Pneumonia intersticial em bovinos associada à ingestão de batata-doce (Ipomoea batatas) mofada." Pesquisa Veterinária Brasileira 23, no. 4 (December 2003): 161–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2003000400004.

Full text
Abstract:
Uma doença respiratória foi diagnosticada em cinco dentre 23 bovinos (21,7%) após terem sido alimentados com batata-doce (Ipomoea batatas) mofada em uma pequena propriedade rural em São Vicente do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Três dos cinco bovinos afetados morreram espontaneamente, e o quarto foi sacrificado para necropsia quando mostrava sinais clínicos respiratórios avançados. A manifestação clínica iniciara cerca de 24 horas após a ingestão das batatas-doces e a evolução clínica foi de 1 a 4 dias. Os sinais clínicos incluíam dispnéia (respiração laboriosa e abdominal), taquipnéia, pescoço estendido com cabeça baixa e dilatação ritmada das narinas. Dois bovinos foram necropsiados. Os achados de necropsia incluíam pulmões distendidos, pálidos e de consistência borrachenta, que não colapsavam quando o tórax era aberto; enfisema e edema acentuados eram evidentes no pulmão. Os linfonodos e o baço apresentavam alterações características de hiperplasia linfóide. Histologica-mente, as lesões eram típicas de pneumonia intersticial. Os septos alveolares estavam espessados por fibroblastos e células inflamatórias, havia hipertrofia e hiperplasia de pneumócitos tipo II; os septos interlobulares estavam distendidos por edema e enfisema. A cultura de amostras das batatas-doces mofadas produziu Fusarium solani e F. oxysporum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gräf, Tiago, Daiane Bopp Fuentefria, and Gertrudes Corção. "Ocorrência de cepas de Pseudomonas aeruginosa multirresistentes produtoras de metalo-β-lactamase blaSPM-1 em amostras clínicas." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 41, no. 3 (June 2008): 306–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822008000300017.

Full text
Abstract:
Este estudo avaliou a ocorrência de genes para metalo β-lactamases em isolados clínicos de Pseudomonas aeruginosa do Hospital São Vicente de Paulo, RS. Os genes foram pesquisados por PCR e o perfil de susceptibilidade foi avaliado por disco-difusão. Foram analisadas 46 cepas, sendo que cinco apresentaram o gene blaSPM-1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dapper, Patrícia Morgana, Gabriela Pizzolatto, Flaviane Lopes Da Silva, and Daniela Jorge Corralo. "Visão dos enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre a importância da higiene bucal em pacientes internados." Revista da Faculdade de Odontologia - UPF 25, no. 2 (June 2, 2021): 224–31. http://dx.doi.org/10.5335/rfo.v25i2.10545.

Full text
Abstract:
Objetivos: avaliar qual a visão de enfermeiros (E) e técnicos de enfermagem (TE) sobre a importância dos cuidados em higiene bucal de pacientes internados; verificar se a remoção do biofilme dental é realizada nos pacientes; e comparar a visão destes profissionais em dois hospitais de Passo Fundo, RS. Materiais e método: a seleção dos profissionais E e TE foi feita através de randomização eletrônica. A coleta dos dados foi através de questionário, aplicado na forma de entrevista. Os dados obtidos foram tabulados (Excel) e apresentados em percentuais. Foram entrevistados 31 TE e 20 E, distribuídos no Hospital de Clínicas (TE=15; E=10) e no Hospital São Vicente de Paulo (TE=16; E=10). Os profissionais eram das unidades de pediatria, oncologia, emergência, maternidade, posto de atendimento geral e outros. Resultados: todos os profissionais consideraram importante a higiene bucal dos pacientes, mas a higienização e a avaliação da cavidade bucal não são realizadas em todas as situações. Os técnicos de enfermagem e os enfermeiros de ambos os hospitais consideraram muito importante a higiene bucal dos pacientes hospitalizados. Conclusão: a realização da remoção do biofilme dental, embora relevante, não é realizada com a frequência preconizada para a manutenção da saúde bucal dos pacientes, reforçando a necessidade do profissional cirurgião-dentista na equipe hospitalar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fiore, Fabiana Alves, Erika Homem de Melo Sanchez, and Symone Cristina Teixeira. "Cooperativas de catadores em São José dos Campos: infraestrutura, perfil socioeconômico e saúde." Nature and Conservation 10, no. 1 (September 19, 2017): 26–38. http://dx.doi.org/10.6008/spc2318-2881.2017.001.0003.

Full text
Abstract:
A coleta seletiva e a reciclagem são atividades que contribuem para a sustentabilidade urbana, redução de impactos deletérios ao meio ambiente, economia do uso de recursos naturais e prolongamento da vida útil dos aterros sanitários. No território brasileiro, essa atividade ocorre com a participação de catadores, que atuam de forma autônoma ou associada. As políticas públicas voltadas à inclusão desses trabalhadores no manejo dos resíduos sólidos visam garantir não somente a geração de trabalho e renda, mas também a inclusão social e econômica dos mesmos. Em São José dos Campos, assim como na maioria dos municípios brasileiros, o trabalho realizado pelos catadores não foi (re) conhecido pelo poder público por longo período. Em vista disso, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de identificar a infraestrutura das cooperativas atuantes, avaliar o perfil socioeconômicos dos seus membros, a situação clínico-odontológica e os índices de depressão dos catadores cooperados. Para execução do projeto, foi realizado um estudo de caso descritivo com análises mistas e se obteve dados quanti-qualitativos por meio de entrevistas subsidiadas por questionários estruturados, aplicados pela equipe do projeto com os gestores e trabalhadores das cooperativas. Também foram utilizados os testes Oral Heath Impact Profile e Self-Report-Questionnaire, para anamnese odontológica e índices de depressão, respectivamente. Dentre os resultados obtidos ressalta-se a necessidade de apoio do Poder Público Municipal para potencialização dos serviços prestados pelas cooperativas. As três cooperativas atuantes no território joseense se encontram em estágios distintos no que se refere à infraestrutura e geração de renda. A cooperativa Futura, que recebe maior apoio municipal se encontra em melhor situação operacional. A cooperativa São Vicente, mesmo sendo a mais antiga do município, ainda carece de parceiros e infraestrutura adequada. A menor cooperativa do município em relação à renda, número de cooperados e infraestrutura (CooperAlfa) é também a mais nova e que realizou a maior inclusão de ex-catadores autônomos. Os índices de depressão dos membros das cooperativas mostraram-se bastante elevados, assim como a necessidade de tratamentos bucais, ou seja, a saúde mental e bucal dos catadores formais de São José dos Campos carece de tanta atenção quanto a infraestrutura de suas associações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sampaio, Verônica Porto Ramos, Diego Filipe Bezerra Silva, Flávio Marcel Pereira Barreiro, Hiarles Barreto Sampaio Brito, Francisco Juliherme Pires de Andrade, and Daliana Queiroga de Castro Gomes. "Implante imediato associado a enxerto xenógeno e provisionalização imediata em área infectada: relato de caso." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, no. 5 (April 20, 2020): 444–48. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i5.4784.

Full text
Abstract:
Introdução: A reabilitação com implantes dentários tornou-se possível de forma imediata a partir do conhecimento e aplicação da osseointegração. Esse procedimento propicia otimização entre o tempo de osseointegração e maturação óssea, além de minimizar a reabsorção alveolar, preservar a arquitetura gengival, e evitar novo procedimento cirúrgico. Objetivo: Evidenciar o sucesso de implante dentário unitário, instalado imediatamente após exodontia e curetagem de lesão periapical extensa, e a instalação da prótese com proservação de 33 meses. Relato do caso: Paciente do sexo feminino, 24 anos de idade, apresentou-se com uma parúlide na gengiva inserida acima do dente 25 e fratura coronal do mesmo. A tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) revelou uma extensa área hipodensa na região do ápice da raiz do dente 25, medindo 6,7 X 8,2 mm. A referida lesão já havia causado fenestração da parede vestibular, cerca de dois terços no sentido ápice-coroa. Foi instituído como plano de tratamento a instalação de implante dentário imediato com carga imediata. A prótese final foi instalada 13 meses após a instalação do implante. Decorridos 17 meses do procedimento cirúrgico, foi solicitada radiografia periapical de controle, onde foi possível avaliar trabeculado ósseo sadio em torno do implante. Conclusão: Tendo em vista o avanço dos biomateriais utilizados em reabilitação oral e o aprimoramento das técnicas e profissionais que a desempenham, conclui-se que é possível realizar implantes imediatos e reabilitação imediata em área infectada, mesmo em casos limítrofes, com segurança e efetividade, possibilitando a obtenção de resultado final satisfatório.Descritores: Implantes Dentários; Infecção; Regeneração Óssea.ReferênciasBrånemark PI, Adell R, Breine U, Hansson BO, Lindström J, Ohlsson A. Intra-osseous anchorage of dental prostheses. I. Experimental studies. Scand J Plast Reconstr Surg. 1969;3(2):81-100.Rosenquist B, Grenthe B. Immediate placement of implants into extraction sockets: implant survival. Int J Oral Maxillofac Implants. 1996;11(2):205-9.Peñarrocha M, Uribe R, Balaguer J. Immediate implants after extraction. A review of the current situation. Med Oral. 2004;9(3):234-42.Brånemark PI. Branemark Novum: protocolo para reabilitação bucal com carga imediata (same-day teeth): uma perspectiva global. São Paulo: Quintessence; 2001.Carlsson GE, Bergman B, Hedegård B. Changes in contour of the maxillary alveolar process under immediate dentures. A longitudinal clinical and x-ray cephalometric study covering 5 years. Acta Odontol Scand. 1967;25(1):45-75.Novaes AB Jr, Vidigal Júnior GM, Novaes AB, Grisi MF, Polloni S, Rosa A. Immediate implants placed into infected sites: a histomorphometric study in dogs. Int J Oral Maxillofac Implants. 1998;13(3):422-7.Misch CE. Implantes dentários contemporâneos. 2ªed. São Paulo: Santos; 2000.Jensen T, Schou S, Stavropoulos A, Terheyden H, Holmstrup P. Maxillary sinus floor augmentation with Bio-Oss or Bio-Oss mixed with autogenous bone as graft: a systematic review. Clin Oral Implants Res. 2012;23(3):263-73.Müller A, Silva ACBR, Schimidt LTH. Implante unitário submetido à carga imediata. RGO (Porto Alegre). 2004;52(1):27-30.de Oliveira AC, de Souza JR, Thomé G, Melo ACM, Sartori IAM. Implante imediato unitário em função imediata – relato de caso. RFO. 2008;13(1):70-4.Carvalho PFM, Ciotti DL, Silva RC, Joly JC. Implantação e temporização imediata em áreas estéticas, sem abertura de retalho, utilizando implantes de diâmetro reduzido: Relato de caso clínico. Rev ImplantNews. 2008;5(8):307-12.Ferreira LCP, Brito CR, Lehn CN, Siqueira JTT. Avaliação de implantes osseointegráveis submetidos à função imediata comparados à função tardia. Rev ImplantNews. 2010;7(1):13-20.Tazima MFGS, Vicente YAMVA, Moriya T. Biologia da ferida e cicatrização. Medicina (Ribeirão Preto) 2008;41(3):259-64.Thomé G, Borges AFS, Melo ACM, Bassi APF, Sartori IAM, Faot F. Implante imediato em local cronicamente infectado: avaliação após 12 meses. RGO (Porto Alegre). 2007;55(4):417-21.Salmen FS, Oliveira MR, Gabrielli MAC, Piveta ACG, Pereira Filho VA, Gabrielli MFR. Enxerto ósseo para reconstrução óssea alveolar. Revisão de 166 casos. Rev Col Bras Cir. 2017;44(1):33-40.Brånemark PI. Protesis tejido integradas: la osseointegración en la odontologia clínica. Berlim: Quintessence; 1987.Nunes PA, Medeiros MM, Soder MV, Klein ALL, Hasse PN, Pfau EA. Implante e provisionalização imediata com resina composta em area estética. Arq Ciênc Saúde UNIPAR. 2014;18(1):65-8.Ruskin JD, Morton D, Karayazgan B, Amir J. Failed root canals: the case for extraction and immediate implant placement. J Oral Maxillofac Surg. 2005;63(6):829-31.Esposito M, Grusovin MG, Polyzos IP, Felice P, Worthington HV. Interventions for replacing missing teeth: dental implants in fresh extraction sockets (immediate, immediate-delayed and delayed implants). Cochrane Database Syst Rev. 2010;(9):CD005968.Buser D, Mericske-Stern R, Bernard JP, Behneke A, Behneke N, Hirt HP, Belser UC, Lang NP. Long-term evaluation of non-submerged ITI implants. Part 1: 8-year life table analysis of a prospective multi-center study with 2359 implants. Clin Oral Implants Res. 1997;8(3):161-72.Sousa MAF. Considerações relativas à colocação imediata de implantes em alvéolos pós-extração. Artigo de Revisão Bibliográfica Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Faculdade de Medicina Dentária, Universidade do Porto, 2014.Chaushu G, Chaushu S, Tzohar A, Dayan D. Immediate loading of single-tooth implants: immediate versus non-immediate implantation. A clinical report. Int J Oral Maxillofac Implants. 2001;16(2):267-72.Lorenzoni M, Pertl C, Zhang K, Wimmer G, Wegscheider WA. Immediate loading of single-tooth implants in the anterior maxilla. Preliminary results after one year. Clin Oral Implants Res. 2003;14(2):180-87.Galli F, Capelli M, Zuffetti F, Testori T, Esposito M. Immediate non-occlusal vs. early loading of dental implants in partially edentulous patients: a multicentre randomized clinical trial. Peri-implant bone and soft-tissue levels. Clin Oral Implants Res. 2008;19(6):546-52.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dalabilia, Valeria, Diego José Gambin, João Paulo De-Carli, and Fabiane Zanette. "Prevalência de dor odontogênica em um serviço de pronto-atendimento odontológico público do Sul do Brasil." Dental Press Endodontics 10, no. 3 (September 24, 2020): 56–62. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2545.10.3.056-062.oar.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar as principais causas de dor odontogênica que levam à busca pelo atendimento no Serviço de Pronto Atendimento Odontológico (SPAO) da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), que funciona junto ao Hospital São Vicente de Paulo e está ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Métodos: Realizou-se um estudo epidemiológico transversal e retrospectivo, baseado em dados de prontuários odontológicos de pacientes atendidos entre novembro de 2016 e outubro de 2017. Os dados foram analisados buscando-se a prevalência das diversas origens de dor odontogênica dos pacientes atendidos no período: pulpar (pulpite reversível, pulpite irreversível, necrose); periapical (pericementite, abscesso periapical); ou periodontal (periodontite, abscesso periodontal). Além disso, foi catalogada a conduta realizada durante os atendimentos de urgência. Resultados: Ao todo, foram analisados 1.275 prontuários. Desses, 868 pacientes (68,1%) apresentavam dor ao atendimento. Dos pacientes que relataram dor, 62,3% apresentavam dor odontogênica pulpar; 11,1%, dor periapical; e 12,2%, dor periodontal. A conduta mais adotada para tratamento da dor foi a terapia com analgésicos e/ou antibióticos (21,0% dos casos), seguida por acessos endodônticos (18,7%) e exodontias (17,9%). Conclusão: No serviço de pronto atendimento analisado, prevaleceram os casos de dor de origem pulpar. Os resultados obtidos contribuem para o desenvolvimento de estratégias de controle da dor odontogênica, bem como para a melhoria dos protocolos clínicos adotados na faculdade em questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moraes, Valter Roberto de, Claudio Novelli, Eduardo Machado, Fabio da Silva Ferreira Vieira, Fernanda Turrioni Costa, Gustavo Celestino Martins, Heleise Faria dos Reis Oliveira, et al. "ORTHOQUALIS: AVALIANDO A QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES SUBMETIDOS A ARTROPLASTIA TOTAL DO QUADRIL." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida 1, no. V9 (2017): 1–10. http://dx.doi.org/10.36692/v9n1-1.

Full text
Abstract:
Introdução: As avaliações clínicas em ortopedia e qualidade de vida estão inexoravelmente associadas, dado que a natureza transfenomenal das Ciências do Movimento Humano explicita sua natureza complexa e em rede, onde fenômenos se articulam e interagem dinamicamente. Neste contexto as lesões ortopédicas são potencialmente comprometedoras da percepção da Qualidade de Vida (QV) das pessoas. Uma lesão ortopédica, aguda ou crônica, usualmente compromete as atividades cotidianas de diferentes populações. Objetivo: Avaliar a QV de pacientes submetidos à artroplastia total (ATQ) de quadril nos diversos domínios do World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-BREF). Métodos: Para a pesquisa foram aplicados dois protocolos, sendo um de QV, o WHOQOL-BREF e um para ortopedia, o Harris Hip Score (HHS). O presente estudo teve característica descritiva e transversal e com população composta por 29 indivíduos de ambos os sexos, todos pacientes do Hospital São Vicente de Paulo, Jundiaí - SP. Resultados e discussão: A média total de HHS apresentou o valor de 84.44 que representa uma classificação final boa, o que atesta a importância da ATQ na vida dos pacientes. Os domínios do WHOQOL-BREF físico, psicológico e social apresentaram uma média final regular, variando entre 58 e 63 pontos classificando a qualidade de vida destes pacientes como razoável. No domínio meio ambiente a média foi de 48.17, que representa uma média abaixo do índice para se atingir uma boa qualidade de vida. Nas correlações dos domínios, percebe-se que o domínio dor possui uma correlação significativa com os domínios físico (p=0,000), psicológico (p= 0,009) e ambiente (p=0,002). O domínio função teve correlação significativa com os domínios físico (p=0,003), psicológico (p= 0,007), social (p=0,003) e ambiente (p=0,017), assim como o domínio total do HHS com os domínios físico (p=0,000), psicológico (p=0,001), social (p=0,005) e ambiente (p=0,007). Conclusão: O estudo demonstra que a ATQ, clinicamente, melhora a saúde e QV dos pacientes. Em relação à QV, a complexidade do constructo, que depende de aspectos físicos, sociais, psicológicos e ambientais, reflete as mazelas de um país desigual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martelli, Anderson, Marcelo Studart Hunger, Lucas Rissetti Delbim, Roberto Aparecido Magalhães, and Sergio Fernando Zavarize. "Percepção dos acadêmicos dos cursos da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior acerca da Disciplina de Anatomia e sua influência na formação profissional." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 8, no. 7 (October 3, 2019). http://dx.doi.org/10.21270/archi.v8i7.3270.

Full text
Abstract:
O estudo da Anatomia Humana (AH) é uma das ciências médicas mais antigas, a qual versa sobre as estruturas e funções do corpo humano sendo de fundamental importância para o entendimento de outras disciplinas que juntas formam os profissionais da área da saúde. A Anatomia Humana faz parte do componente curricular básico, sendo observado pelos docentes as inúmeras dificuldades apresentadas pelos acadêmicos. Assim, esta pesquisa investiga a percepção dos acadêmicos dos cursos da área da saúde - Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem da Faculdade Unimogi, município de Mogi Guaçu-SP acerca da Disciplina de Anatomia. Participaram desta pesquisa 80 acadêmicos dos respectivos cursos, sendo 20 participantes de cada curso. Para tanto, a pesquisa foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada através da aplicação de um questionário, sendo os dados anotados em planilha para análise e comparação. Observou-se que grande parte da amostra se mostrou motivada nos conhecimentos anatômicos, entendendo que essa disciplina apresenta relação estreita com outras disciplinas, sendo de fundamental importância na formação acadêmica.Descritores: Anatomia; Educação Superior; Área Programática (Saúde); Metodologia.ReferênciasSalbego C, Oliveira EMD, Silva MAR, Bugança PR. Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana. Rev bras educ med. 2015;39(1):23-31.Tortora GJ. Fundamentos de anatomia e fisiologia. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas;2000.de Azambuja Montes MA, Vieira de Souza CT. Estratégia de ensino-aprendizagem de anatomia humana para acadêmicos de medicina. Ciênc cogn. 2010;15(3):2-12.Braz PRP. Método didático aplicado ao ensino da anatomia humana. ANUDO. 2010;3(4):303-10.Lima VM, Pereira KF. Processo de formação dos monitores do museu de Anatomia humana e comparativa. Itinerarius Reflectionis. 2010; 8(1). DOI:10.5216/rir.v1i8.992.Turney BW. Anatomy in a modern medical curriculum. Ann R Coll Surg Engl. 2007;89(2):104-7.Fornaziero CC, Gordan PA, Carvalho MAV, Araújo JC, Aquino JCB. O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente. Rev bras educ med. 2010;34(2):290-97.Bergman EM, Prince KJ, Drukker J, van der Vleuten CP, Scherpbier AJ. How much anatomy is enough? Anat Sci Educ. 2008;1(4):184-88.Campus Neto FH, Maia NMFS, Guerra EMD. A experiência de ensino da anatomia humana baseada na clínica. Fortaleza: Universidade Metropolitana de Fortaleza, 2008; Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Anatomia.Gomes AP, Dias-Coelho UC, Cavalheiro PO, Siqueira-Batista R. O papel dos mapas conceituais na educação médica. Rev bras educ med. 2011;35(2):275-82.Laburú CE, Barros MA, Silva OHM. Multimodos e múltiplas representações, aprendizagem significativa e subjetividade: três referenciais conciliáveis da educação científica. Ciênc educ (Bauru). 2011;17(2):469-87Barros AJS, Lehfeld NAS. Fundamentos de metodologia científica. 2ª ed. São Paulo: Pearson Makron Books; 2006.Crochemore MG, Marques AC. Disciplina de Anatomia Humana no curso de Licenciatura em Educação Física: considerações de egressos sobre sua relevância para prática docente. Thema. 2017;14(1):8-28.Azevedo ROM, Ghedin E, Silva-Fhosberg MC, Gonzaga AM. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas.Rev Diálogo Educ., Curitiba. 2012;12(37):997-1026.Arruda RM, Sousa CRA. Aproveitamento teórico-prático da disciplina anatomia humana do curso de fisioterapia. Rev bras educ med. 2014; 38(1):65–71.Willers CDA, Oliveira AP, Vicente BA, Ignatowicz CMRP, Fujitani C, Galvanini PA et al. O processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Anatomia e Fisiologia Humana direcionado a alunos do curso de Ciências Biológicas. 2013; VIIIIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar.Costa AP. Ensino da anatomia humana em cursos de graduação em educação física [dissertação]. São Paulo: Universidade São Judas Tadeu; 2007.Reis C, Martins MM, Mendes RAF, Gonçalves LB, Sampaio Filho HC, Morais MR et al. Avaliação da Percepção de Discentes do Curso Médico acerca do Estudo Anatômico. Rev bras educ med. 2013;37(3):350-58.Melo JSS, Brasil LM, Ferneda E, Balaniuk R, Costa EB, Bittencourt I et al. Uso da realidade virtual em sistemas tutores in­teligentes destinados ao ensino de anatomia humana. Workshop em Informática na Educação (sbie) 2007 XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE - Mackenzie – 2007Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 1996.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rodrigues, Talita Oliveira, Juliana Reis Godoy, Patrícia Malandrim, Vinícius Sossai, and Mariely Thaís de Souza. "Criptococose em felino - Relato de caso." Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 18, no. 3 (November 19, 2020). http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v18i3.38105.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisa um caso de criptococose em um felino doméstico, sem raça definida, com 11 anos de idade, atendido no Hospital Veterinário "Dr. Vicente Borelli" do Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos, São João da Boa Vista - SP. O animal apresentava aumento de volume em região nasal. Após exame clínico, foi realizada a colheita de material para exame de cultura fúngica e histopatológico. Neste último, observou-se uma dermatite piogranulomatosa e presença do microrganismo Cryptococcus spp., capaz de acometer humanos e animais domésticos e silvestres, confirmando o diagnóstico de Criptococose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Demeu, Andressa Juliana Martins, Larissa Pinheiro Viudes, Vanessa Rodrigues Nascimento, and Leonardo Carlini Barbosa. "Prevalência de cárie em crianças do ensino fundamental de Umuarama, Paraná." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 8, no. 10 (April 7, 2020). http://dx.doi.org/10.21270/archi.v8i10.3820.

Full text
Abstract:
Os levantamentos epidemiológicos são de extrema importância para o conhecimento da prevalência da doença cárie, que revelam a realidade social, epidemiológica e principalmente o estado de saúde atual da população estudada e a eficácia dos serviços de saúde de um determinado local. Este trabalho teve por objetivo analisar a prevalência de cárie para a população de escolares do ensino fundamental da rede municipal de Umuarama /Paraná. Foram examinados 2.350 escolares com a faixa entre 6 e 11 anos. As faixas etárias foram divididas em dois grupos: 6-8 anos, a média CPO-D para este grupo foi 0,25. Com relação à faixa etária de 9 a 11 anos foi observado uma média para o CPO-D 0,6. Para a realização do ceo-d foram examinadas 193 escolares com a faixa etária de 5 anos e a média de ceo-d para este grupo foi de 1,08. Concluindo que a classificação da prevalência de cárie para o município de Umuarama, seguindo os parâmetros da OMS (1982), baseada na média do índice CPO-D para a faixa etária estudada foi classificada como muito baixa (0,0 a 1,1) e a média para o índice ceo-d foi considerada baixa (1,08).Descritores: Cárie Dentária; Criança; Epidemiologia.ReferênciasNarvai PC. Cárie dentária e flúor: uma relação do século XX. Ciênc saúde colet. 2000;5(2):381-92.Cortelli SC, Cortelli JR, Prado JS, Aquino DR, Jorge AOC. Fatores de risco a cárie e CPOD em crianças com idade escolar. Brasil. Ciênc Odontol Bras. 2004;7(2):75-82.Mialhe FL, Melo MM, Berti M, Dobrowolski M. Contribuição das ações de educação em saúde da disciplina de odontologia em saúde coletiva na consolidação das DCN e do SUS: relato de uma experiência. Arq Ciênc Saúde Unipar. 2007;11(3):193-97.Baldani MH, Vasconcelos AGG, Antunes JLF. Associação do índice CPO-D com indicadores sócio-econômicos e de provisão de serviços odontológicos no Estado do Paraná, Brasil. Cad Saúde Pública. 2004;20(1):143-52Baldani MH, Antunes JLF, Pupo YM, Lawder JAC, Silva FFM. Determinantes individuais da utilização recente de serviços odontológicos por adolescentes e adultos jovens de baixa renda. Pesq Bras Odontoped Clin Integr. 2011;11(1):91-8.Ministério da Saúde. Brasil: Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Condições de Saúde Bucal Da População Brasileira – Projeto SB Brasil 2003 - [Citado 2010 dez.]. Disponível em: HTTP://portal,saude.gov.br/saude/arquivos/pdf/relatorio_brasil_sorridente.pdf.Geus JL, Luca CMB, Baldani MH, Czlusniak GD. Prevalência de Cárie e Autopercepção da Condição de Saúde Bucal entre Crianças de Escolas Urbanas e Rurais de Ponta Grossa – PR. Pesq Bras Odontoped Clin Integr. 2013;13(1):111-17.Lazzarin HC, Sulzler KE, Kramer IV, Camargo JB. Prevalência de cárie dentária em crianças de uma instituição pública do município de Cascavel – PR, Brasil. Arquivos do MUDI. 2016;20(3):13-24.Vicente VA, Polleto MM, Neiva IF, Pinto JVT, Braga SF, Moreira M et al. Relação entre a prevalência da doença cárie e risco microbiológico. Cienc Odontol Bras 2008;11(2):44-8.Porcelli ICS, Partyka J, Matsuura E, Fracasso MLC, Maciel SM. Prevalência e Associação Entre Cárie Dentária e Má Oclusão em Adolescentes de Londrina, Paraná, Brasil. UNICIÊNCIAS. 2015;19(2):106-11.Baltazara MMM, Giordania MT, Furlanettoa DLC, Bertia M, Bianchia FJ. Levantamento das Condições de Saúde Bucal de Crianças e Adolescentes das Comunidades Rurais Atendidas em Unidade Móvel de Saúde no Oeste do Paraná. UNOPAR Cient Ciênc Biol Saúde. 2011;13(4):257-61.Amaral MA, Ruiz DT, Simm W, Pereira JS, Luiz MAF, Matsuo T. Desgaste Dentario: Estudo Epidemiológico em uma População de Cinco Anos de Sarandi, Paraná. Saúde e Pesquisa. 2008;1(2):151-56.Caldas C, Mialhe F, Silva R. Prevalência de manchas dentais extrínsecas negras e sua relação com a cárie dentária em crianças do município de Santa Terezinha de Itaipu – PR. RFO. 2008;13(2):22-6.Vicente VA, Polleto MM, Neiva IF, Pinto JVT, Braga SF, Moreira M. Relação entre a prevalência da doença cárie e risco microbiológico. Cienc Odontol Bras. 2008;11(2):44-8.Dubinski P, Cardoso SA, Hoeppner MG. Avaliação das Causas das Substituições de Restaurações nas Disciplinas de Dentística II e Clínica Integrada do Curso de Odontologia da UNIPAR - Campus Umuarama. UEPG Ci Biol Saúde. 2005;11(1):7-14.Berti M, Furlanetto DLC, Walker MMS, Baltazar MMM, Bianchi FJ. Levantamento epidemiológico de cárie dentária em escolares de 5 e 12 anos de idade do município de Cascavel, PR. Cad Saúde Colet. 2013;21(4):403-6.Castillo LO, Moro RC, Zanatta FB, Flores DM. Prevalência de cárie dentária nos alunos da Escola Municipal Adelmo Simas Genro, Santa Maria, RS: uma análise descritiva parcial. Dis Scientia. 2016;7(1):121-25Cangussu MCT, Lopes LS. Epidemiologia da Cárie Dentária no Estado da Bahia de 1986 a 2012. Rev baiana saúde pública. 2012;36(3):640-50.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Marchetti, Débora, and Mariana Calesso Moreira. "Vivências da prematuridade: a aceitação do filho real pressupõe a desconstrução do bebê imaginário?" Revista Psicologia e Saúde, June 23, 2015. http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v7i1.408.

Full text
Abstract:
A pesquisa visa compreender o vínculo afetivo mãe-bebê, considerando a situação de prematuridade. O estudo contou com a participação de quatro mães, que por alguma intercorrência na gravidez, tiveram seus filhos prematuros, sendo estes internados no CTI Neonatal do Hospital São Vicente de Paulo. Trata-se de um estudo compreensivo de caráter qualitativo. A coleta de dados se deu mediante uma entrevista semidirigida, e os relatos foram analisados através do método de Análise de Conteúdo. Através das verbalizações, pode-se concluir que a prematuridade tende a interferir na construção do vínculo mãe-bebê, pois a hospitalização de um filho prematuro desorganiza a dinâmica familiar. A aproximação e a construção do vínculo acontecem de forma gradual, condizente com o quadro clínico do bebê. Para que o vínculo se estabeleça satisfatoriamente, o apoio da equipe multiprofissional parece fundamental e, por isso, deve-se investir no aperfeiçoamento de profissionais para o cuidado humanizado. Palavras-chaves: CTI neonatal; Prematuridade; Vínculo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Ripplinger, Tamara, Gabriela Dos Santos Pinto, Deisi Spessato, Larissa Corrêa Brusco Pavinato, and Caroline Dias Tams Riffel. "Reabilitação estética após fratura mandibular unilateral e perda precoce de dentes anteriores: relato de caso." Revista da Faculdade de Odontologia - UPF 22, no. 1 (August 28, 2017). http://dx.doi.org/10.5335/rfo.v22i1.6436.

Full text
Abstract:
Objetivo: discutir reabilitação de um caso clínico de avulsão precoce de dentes decíduos com fratura mandibular unilateral ocorrida após uma queda de três metros de altura. Relato de caso: paciente do gênero masculino, leucoderma, 2 anos e 5 meses de idade, apresentou-se na emergência do Hospital São Vicente de Paulo na cidade de Passo Fundo - RS com história de queda da laje da casa que estava em reforma. Ao exame físico intraoral, observou-se ausência dos elementos dentários 51 e 61, equimose em região mandibular unilateral e fratura mandibular. Como tratamento adotado utilizou-se um mantedor de espaço estético-funcional após a redução da fratura mandibular. Considerações finais: a ausência dos padrões de sorriso das crianças influencia a saúde e qualidade oral de vida de duas maneiras, no aspecto psicológico que inclui autopercepção da criança do seu próprio sorriso e o aspecto social que inclui a utilização do sorriso para demonstração de sentimentos. No caso relatado, o paciente embora jovem valorizava a questão estética e solicitou a reabilitação, fator importante a ser considerado, pois a autoimagem e a autoestima estão em formação e se não bem trabalhadas podem trazer consequências psicológicas para a vida adulta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Silva, Rodrigo Alberton da, Alexander Acauan de Aquino, Matheus Henrique Benin Lima, Ana Victória Coletto Reichert, Augusto Poloniato Gelain, Julia Belato Teixeira, Luiz Casemiro Krzyzaniak Grando, Louise Pietrobon, and Deison Alencar Lucietto. "Analysis of HIV/Aids notifications in a municipality of national health between 2007 and 2017: gender, age, race, schooling, neighborhood of origin, notifying units and treatment units." Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis 31, no. 4 (2019). http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-201931403.

Full text
Abstract:
Introduction: Both human immunodeficiency virus (HIV) infection and acquired immunodeficiency syndrome (AIDS) are part of the National List of Compulsory Notification of Diseases. Despite the compulsory reporting of HIV infection from 2014, there has been a drop in the detection of new cases in the last five years. Objective: Analyze the epidemiological data of HIV/AIDS case reports in the city of Passo Fundo, Rio Grande do Sul, from 2007 to 2017 in relation to gender, neighborhoods, notifying units and treatment units. Methods: Retrospective descriptive study, accomplished at the Health Surveillance Sector from the compulsory notifications available in the Information System of Notifiable Diseases (Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN). A spreadsheet was made in the Microsoft Excel® Program (2016). Data were analyzed using the SPSS® Program, descriptively through measures of prevalence, incidence and distribution. Results: There were 1,068 notifications. There was a predominance of males (55.5%) and in the age group from 27 to 43 years. Of the 31 notifying health units, three concentrated 95% of the cases: Specialized Care Service (74.7%); Hospital São Vicente de Paulo (16%); and Hospital das Clínicas of Passo Fundo (4%). The same three units concentrated 98.0% of the treatments: 88, 9 and 1%, respectively. The primary care accounted for 5.0% of the notifications. Conclusion: The higher prevalence in young adult men denotes the importance of prevention aimed at this audience. Notifications were mostly from hospitals and a public referral center, with little involvement of primary care in reporting HIV/AIDS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Torres, Luiz Henrique Soares, Marcelo Soares dos Santos, Caio Pimenteira Uchôa, Jiordanne Araújo Diniz, Joana de Ângelis Alves Silva, Valfrido Antônio Pereira Filho, and Emanuel Dias de Oliveira e Silva. "Remoção cirúrgica de sialolito em glândula submandibular: relato de caso." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 8, no. 8 (December 25, 2019). http://dx.doi.org/10.21270/archi.v8i8.4624.

Full text
Abstract:
Introdução: A sialolitíase é a desordem mais comum das glândulas salivares acometendo principalmente a glândula submandibular e o seu ducto. Caracteriza-se pela formação de cálculos ou sialólitos no interior do ducto ou do próprio parênquima glandular. A etiologia pode estar associada ao pH alcalino e aumento da concentração de cálcio na saliva, além de fatores anatómicos como estenose ou diverticulação do ducto salivar. Objetivo: relatar um caso clínico de sialólito localizado no ducto da glândula submandibular, bem como discutir a literatura pertinente sobre o tema. Métodos: Paciente do gênero masculino, compareceu ao Hospital Geral de Areias com queixa de aumento em região de soalho bucal direito. Foram solicitadas radiografias panorâmica e oclusal e observou-se massa radiopaca de formato cilíndrico e alongado na região submandibular. A excisão cirúrgica foi realizada sob anestesia local. Paciente não apresentou complicações e retomou-se o reestabelecimento da patência do ducto e normalidade do fluxo salivar. Conclusões: A conduta mostrou-se eficaz no manejo da lesão através de remoção cirúrgica por acesso intrabucal. Estas desordens são facilmente diagnosticadas através do exame clínico e de imagem.Descritores: Glândula Submandibular; Soalho Bucal; Cálculos das Glândulas Salivares.ReferênciaRibeiro J, Mourão CF, Magacho LF, Albieiri F, Vicentis G, Fernandes O, et al. Tratamento cirúrgicos dos sialolitos gigantes das glândulas submandibulares: relato de dois casos. In J Sci Dent. 2016;22(46).Acevedo JAD, Trocino BS, Mercado HR. Sialolitiasis del conducto submandibular: reporte de un caso reporte de un caso. Rev Mex Cir Bucal Maxilofac. 2017;13(3):100-7.França DCC, Facio JC, Maia CMP, Monteiro AD, Carvalhosa AA, Moi GP et al. Sialolito no ducto da glândula submandibular: relato de casa. Connection Line. 2012;7:78-89.Landgraf H, Assis AF, Klüppel LE, Oliveira CF, Grabielli MAC. Extenso sialolito no ducto da glândula submandibular : relato de caso Rev Cir Traumatol Buco-Maxilo-Fac. 2006;6(2):29-34.Kim JH, Aoki EM, Rodriguez A, Cortes ARG, Abdala-Júnior R, Asaumi J, Arita ES. Comparison of the diagnostic performance of panoramic and occlusal radiographs in detecting submandibular sialoliths. Imaging Sci Dent. 2016;46(2):87-92.Tahher AA. The incidence and composition of salivary stones (sialolithiasis) in Iran: analysis of 95 cases—a short report. Singapore Dent J. 1990:14(1):33-5.Cho S, Han J, Kim J, Lee S, Jo J, Kim C et al. Removal of submandibular calculi by surgical method and hydraulic power with curved needle : a case report. J Korean Assoc Oral Maxillofac Surg. 2017;43(3):182-85.Pereira RS, Bonardi JP, Silva JR, Mourão CFAB, Souza FI, Pimentel RM. Remoção cirúrgica de sialolito no ducto da glândula submandibular : relato de caso. Arch Health Invest. 2017;6(4):185-88.Folchini S, Stolz AB. Sialolitos na glândula submandibular : relato de caso. Odontol ClínCient. 2016;15(1):67-71.Ogura I, Hayama K, Sue M, Oda T, Sasaki Y. Submandibular sialolithiasis with CT and scintigraphy : CT values and salivary gland excretion in the submandibular glands. Imaging Sci Dent. 2017;47(4):227-32.Alves NS, Soares GG, Azevedo RS, Camisasca DR. Sialolito de grandes dimensões no ducto da glândula submandibular. Rev Assoc Paul Cir Dent. 2014;68(1):49-53.Baurmash HD. Submandibular salivary stones : current management modalities. J Oral Maxillofac Surg. 2004;62(3)369-78.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography